Boa noite, professor Aderbal posso afirmar com bastante propriedade que o serviço não é fácil, sou paraibano mas moro a 17 anos no Amazonas, tive a satisfação de passar 6 anos em um batalhão de infantaria de selva, muito conceituado E.B. e participei de alguns resgates nesse tipo de ambiente e mesmo a vítima querendo ser encontrada e nós com um efetivo bem maior que esse do caso Lázaro era difícil de localizar as vezes duravam dias e alguns em áreas de Selva bem curtos, quando o batalhão mesmo sendo referência em selva ia operar em certas árias tinha que ter alguém especialista naquela região, nesse sentido dou exemplo de navegação, existiam rios que só as pessoas que moravam lá sabiam navegar então sempre tinha um guerreiro nativo puxando as outras embarcações, atualmente sou policial militar e tenho certeza que os guerreiros que estão lá o que mais querem é cumprir essa missão, estão arriscando a vida, literalmente merecem nosso respeito e admiração, o senhor deu exemplo dos rastejadores e é válido mas lembro que lampião conseguiu fugir por 19 anos são épocas diferentes mais a guerra é guerra. Na minha humilde opinião já era para terem chamado mateiros regionais para ajudar nas buscas quando achar o meliante tenho certeza que os guerreiros vão cumprir a missão.
Rapaz, o erro de muitos é não acreditar que o caso de Lázaro, é muito complicado, pois, o Lázaro, tem entidade espírita escondendo ele, pega não meu nobre, pega não, só vai pegar ele quando ele tiver de corpo aberto, ninguém pega ele assim não.
@@gilmaralves7783 aquilo é um seboso só fala em like. Tava insentivando os inscritos a roubarem os celulares dos parentes e se inscrever no canal dele. É um babaca.
Olá Aderbal!!Muito pertinente esse seu vídeo, e fazer alusão àquela época em que se tinha homens afamados no rastejamento de cangaceiros é sensacional e oportuna. Hoje a polícia possui drones pra ampla cobertura aérea e com imagem de alta definição, binóculos de longo alcance com visão noturna, cães adestrados, veículos rápidos e tracionados, contingente de centenas de homens bem armados com fuzíl de última geração, bem treinado fisicamente e tudo mais. Naquela época a volante encontrava cangaceiro no Raso da Catarina, lugar extremamente hostil e inóspito, carregando mosquetão 1918, levando apenas carne seca e rapadura no bornal. Nessa hora a gente lembra do Tenente Zé Rufino com sua equipe, incluindo o rastejador, que segundo ele próprio, este último "era a peça principal da coluna". A polícia daquela época era realmente muito valente e competente. Lampião nunca será esquecido, mas Zé Rufino também não. O engraçado é que ninguém sabe o local exato aonde os seus corpos foram sepultados. Segundo aquele documentário sobre os rastejadores de 1970, aquele senhor de camisa azul diz que alguns homens rastejavam um gato num lajeiro.
Verdade amigo. Eu já tive o privilegio de acompanhar vaqueiros aqui no sertão em busca de bois perdidos na caatinga. Dois vaqueiros, 2 cães e eu de olheiro rrsss. Toda essa tecnologia usada que eu pensando melhor, não vai adiantar de nada nesse caso de Goiás. meia dúzia de bons rastejadores e o caso seria resolvido.
@@CangacoAderbalNogueira Agradeço por partilhar conosco seus conhecimentos e descobertas.. Parabéns mestre, Deus continue lhe abençoando sempre pelo excelente trabalho. 🙏🙌🍃
Candeeiro era muito autêntico, um dos depoimentos mais convincentes. Mas, para compreender e conhecer a história qualquer depoimento é importante, é uma peça.
É isso aí Aderbal, você não precisa tá pedindo like, pedindo para se inscrever, somos nós que temos que te agradecer por você disponibilizar o seu conteúdo, que até então desconheço, outro que tenha vídeos gravados, com entrevistas de ex- cangaceiros, ex- volantes, tô começando agora à estudar e entender a verdadeira história do cangaço, e em seu canal, eu tô encontrando todo conteúdo que preciso, vejo muito outros canais no RUclips que agem com fanatismo, tomando partido, outros até com suas teorias da conspiração, mas você é imparcial e vai atrás da verdadeira história!
Aderbal, faço também os mesmos questionamentos e perplexidades em relação a esse caso de Goiás. E olha só. Esqueça essa gente que critica seu canal. Seu trabalho é sério e com embasamento histórico. Parabéns.
@@CangacoAderbalNogueira ,verdade, e vai além do tema cangaço é uma visão sobre a vida do homem do nordeste. Mas ,Aderbal, você vem na esteira desses grandes, com muito bons documentários, com certeza.
PARABÉNS POR SEU TRABALHO E TEM MEU LIKE , POIS VEJO SINCERIDADE EM TODOS OS SEUS VÍDEOS E NÃO É ATOA QUE SOU INSCRITO NO SEU CANAL E ADQUIRIR MUITOS CONHECIMENTOS ,E SINCERAMENTE SE FOSSE PARA DAR DESLIKE NÃO ASSISTIRIA NEM TÃO POUCO ERA INSCRITO E OUTRA NÃO GOSTO DE ATRAPALHAR A VIDA DOS OUTROS , POR ISSO MEU AMIGO FIQUE TRANQUILO , VOCÊ É UM PRIVILEGIADO POR CONHECER CARA A CARA COM CANGACEIROS E VOLANTES E SÓ TENHO A AGRADECER PELAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE SEUS VIDEOS . DEUS TE ABENÇOE SEMPRE E BOLA PRA FRENTE !
Zé Ailton Mattos - Por isso o rastejador era peça fundamental para a volante policial na perseguição aos cangaceiros nas caatingas, veja o que o coronel Zé Rufino disse na reportagem: ruclips.net/video/M51rLH3wefw/видео.html. Mesmo na época atual, é preciso haver rastejador para atuar nas matas - O último acontecimento em Goiás veio a revelar que com todo aparato tecnológico utilizado na operação de captura de apenas um bandido com mais de 300 policiais levou vinte dias com muitas dificuldades!!!
Verdade Amigo Aderbal reconheço seu trabalho e sua ética profissional e com certeza é um trabalho muito bem equilibrado e importante. Aque meu abraço Tavares
Meu pai era um excelente rastejador, rastejava os ladrões da roça dele e ia parar na casa, e nós quando saímos escondidas para brincar com as meninas na vizinhança e seguia nosso rastro e ia nos buscar e o medo de levar uma corça era grande, mas não apanhamos por isso.
Nem consigo imaginar a sensibilidade aos detalhes que um rastejador deva ter. Um cachorro só vai captar as partículas de cheiro, já o rastejador deve estar atento até uma folha ou pedra virada.
O rastejador é o microcirurgião das matas. Valeu e vamos divulgar esses relatos.
3 года назад+2
É, meu amigo. O problema é que o brasileiro não muda. Já começaram o processo de "mistificação" do psicopata. Os comentários sobre o Lázaro que eu andei lendo me lembraram muito o que dizem até hoje sobre o Calais. O pessoal não percebe que a motivacao do Lázaro em nada se parece com a motivação dos cangaceiros...
Cara, não é só aqui não. Nos EUA mesmo tem vários exemplos disso. Na Europa tbm. Alguns exemplos: Jessy James, Billie The Kid, os carinhas do ataque a Colombina, etc.
Aki na minha cidade de Minas Gerais morava um senho ele dizia que era do grupo do cangaço mas eu era muito criança na época pra entender ele contava muito casos
Está mais que provado que após o recente acontecimento no interior de Goiás que mesmo que tivesse utilizado todo aparato tecnológico existente atualmente na época do cangaço não teria sucesso na captura de Lampião e seus bandos. O rastejador no passado foi peça fundamental para que a operação policial volante nas caatingas alcançasse o sucesso na captura de cangaceiros.
Certa vez o IBGE mandou um cara de camisa social e gravata recenciar a favela da Rocinha. Ele desceu de là vivo mas nù. Depois disso mudaram a tàtica, usaram o pròpio pessoal da regiao para trabalhar no Censo Demografico. Aì deu certo. Mas infelizmente ainda tem muitos que nada aprendem com a història, na regiao tem muitos caçadores e rastejadores que poderiam ser muito ùteis.Valeu Aderbal.
Estou tentando achar o documentário é não estou achando, por favor Seu Aderbal poderia me mandar o link, eu agradeço. Assisto todos seus vídeos do cangaço! Parabéns! Obg!
Amigo, sou apreciador das histórias do cangaço, porém ate hoje eu nunca vi ninguém , fazer uma pesquisa sobre, como era a voz de lampião... Se ele tinha voz fina ou voz grosa, se ele era homem que falava baixo ou alto , como era a voz dele... Como era a pessoa dele com os outros, se era um homem calado , um homem q falava muito. Algo desse tipo
Aderbal a diferenca da epoca do cangaco era que a policia muitas vezes com 20 30 pessoas a pe enfrentava 90 cangaceiros do bando de lampeao, hoje sao 400 para enfrentar 1, isso mostra a valantia do povo naquela epoca!!!!
BOA COLOCAÇÃO !!!! angico foi umas denúncias, hoje e a mesma coisa !!!! mas ele tem a comunicação tb , mas ele e um so !!!!! estou no seu canal do like 👍 em todos e não vou 🙅♀️ sair daqui 🙏🙏
Os rastreadores eram os caçadores . Existem sim caçadores de javalis que poderiam muito bem pegar o rastro do assassino Lázaro. Inclusive, o próprio Lázaro é um caçador. Aquela região é tomada por javalis, onde a caça e permitida, por serem animais nocivos às plantações. São javalis invasores, não fazem parte da fauna brasileira. .
Não foi difícil a pequena população tomar conhecimento da perigosa situação. O nervosismo tomou conta das donas de casa. Buscavam meios de escapar dos bandidos... Os bandidos invadem o povoado atirando. Amedrontam os seis soldados no quartel. Eles não reagem ao tiroteio do grupo. Montados, correndo para lá e para cá, atirando com propósito de intimidar a segurança ou a quem estivesse disposto a enfrentá-los. O perigo era visível, preocupa e amendrontava os moradores de Providência. O bando de Lampião, ele inclusive, tinha um histórico de crueldade. ...Os cangaceiros arrombaram uma porta da mercearia de "Totonho Roceiro", recolheram alguns latões de querosene, espalharam o líquido nas casas comerciais e tocaram fogo. O proprietário, sem poder salvar os seus bens, buscou salvar a pele, refugiando-se na fazenda que possuía no lugarejo chamado de "Mão Direita". A população abandonou suas casas. O fogo consumiu a mercadoria exposta à venda e a estocada. Depois de fazerem baderna, incendiarem e saquearem lojas de tecidos e roubarem joias e dinheiros de residências o grupo abandonou a cidade por volta das 20 horas. Mariano, como foi dito, chefiava "Criança", "Cruzeiro", Zepelim", "Zabelê", "Pavão", "Adelina" e Rosinha". (Texto extraído do livro Fazenda Panelas, paginas 95 a 100, do autor Pedro Menezes).
Aderbal obrigado fui procurar o vídeo do candeeiro sobre o dinheiro Lampião dava só um pouco aos candeeiro. Gosto muito do candeeiro ele conta as histórias rindo kkkkkkkkkkk Abraço Lucivan Jaboatao Pernambuco
O bem-te-vi que me refiro não é o mesmo do caso Lídia/Zé baiano, sim o rastejador cabo Bem-te-vi, que inclusive aparece em uma foto com Zé Rufino é Ângelo Roque
No início do livro O Nome da Rosa de Umberto Eco, existe toda uma exposição de como se dá a acuidade do processo lógico na observação dos sinais, em seus mínimos detalhes.
@Roger Wilker a questão essa palhaçada essa cachorrada , essa falta de respeito ✊🏿, desse toe e charles, esses DESOCUPADOS esses vagabundos , com essa situação que esta
Gostaria de sugerir que fossem colocados legendas com os nomes das pessoas entrevistadas. Pra quem não conhece fica mais fácil identificar. Vi alguns vídeos que não há essa identificação. A gente fica perdido no vídeo e as vezes até desiste de assistir. A história é muito interessante, mas pra quem não conhece os personagens fica mais difícil acompanhar. Abs
Uma verdadeira aula sobre o cangaço parabéns eu gosto é curto demais continuem por favor 👏👏👏🤝🤝🤝🤝
Agradeço a confiança, valeu.
Até que enfim uma pessoa sensata parabéns pelo trabalho
Como vc mesmo falou que nao é especialista na area da segurança pública,mas sua visão foi bem além disso,parabéns o senhor tem um grande conhecimento.
Obrigado, agradeço suas palavras
Boa noite, professor Aderbal posso afirmar com bastante propriedade que o serviço não é fácil, sou paraibano mas moro a 17 anos no Amazonas, tive a satisfação de passar 6 anos em um batalhão de infantaria de selva, muito conceituado E.B. e participei de alguns resgates nesse tipo de ambiente e mesmo a vítima querendo ser encontrada e nós com um efetivo bem maior que esse do caso Lázaro era difícil de localizar as vezes duravam dias e alguns em áreas de Selva bem curtos, quando o batalhão mesmo sendo referência em selva ia operar em certas árias tinha que ter alguém especialista naquela região, nesse sentido dou exemplo de navegação, existiam rios que só as pessoas que moravam lá sabiam navegar então sempre tinha um guerreiro nativo puxando as outras embarcações, atualmente sou policial militar e tenho certeza que os guerreiros que estão lá o que mais querem é cumprir essa missão, estão arriscando a vida, literalmente merecem nosso respeito e admiração, o senhor deu exemplo dos rastejadores e é válido mas lembro que lampião conseguiu fugir por 19 anos são épocas diferentes mais a guerra é guerra. Na minha humilde opinião já era para terem chamado mateiros regionais para ajudar nas buscas quando achar o meliante tenho certeza que os guerreiros vão cumprir a missão.
Valeu pelo depoimento, obrigado. Sou fã do exército, marinha e aeronáutica. O amigo narrou com conhecimento de causa e isso é muito importante.
Rapaz, o erro de muitos é não acreditar que o caso de Lázaro, é muito complicado, pois, o Lázaro, tem entidade espírita escondendo ele, pega não meu nobre, pega não, só vai pegar ele quando ele tiver de corpo aberto, ninguém pega ele assim não.
Muito boa essa seleção sobre o assunto dos rastejadores.
valeu camarada
@@CangacoAderbalNogueira 👍🏼
Valeu grande Aderbal pelo belo trabalho prestado
Tamo junto nessa meu amigo.
Obrigado Aderbal por lembrar das histórias do nosso nordeste
Tamo junto
Parabéns Aderbal pelo seu posicionamento a cerca do cangaço e os endeusamento dos bandidos e sua visão sobre a perseguição ao maníaco em Goias.
Sempre dei o like sem vc pedir. E admiro sua humildade que é maior qualidade do ser humano.
Tamo junto na preservação da história João, valeu.
Admiro muito a sua atitude sobre likes. 99,9% dos RUclipsres chegam a ser chato de tanto pedir like e inscrição.
Que mais faz isso é o do cangaço na literatura , tal de Robério , desisti de acompanhar o seu canal , o cara é mala !!!!!!
@@gilmaralves7783 aquilo é um seboso só fala em like. Tava insentivando os inscritos a roubarem os celulares dos parentes e se inscrever no canal dele. É um babaca.
Olá Aderbal!!Muito pertinente esse seu vídeo, e fazer alusão àquela época em que se tinha homens afamados no rastejamento de cangaceiros é sensacional e oportuna. Hoje a polícia possui drones pra ampla cobertura aérea e com imagem de alta definição, binóculos de longo alcance com visão noturna, cães adestrados, veículos rápidos e tracionados, contingente de centenas de homens bem armados com fuzíl de última geração, bem treinado fisicamente e tudo mais. Naquela época a volante encontrava cangaceiro no Raso da Catarina, lugar extremamente hostil e inóspito, carregando mosquetão 1918, levando apenas carne seca e rapadura no bornal. Nessa hora a gente lembra do Tenente Zé Rufino com sua equipe, incluindo o rastejador, que segundo ele próprio, este último "era a peça principal da coluna". A polícia daquela época era realmente muito valente e competente. Lampião nunca será esquecido, mas Zé Rufino também não. O engraçado é que ninguém sabe o local exato aonde os seus corpos foram sepultados. Segundo aquele documentário sobre os rastejadores de 1970, aquele senhor de camisa azul diz que alguns homens rastejavam um gato num lajeiro.
Verdade amigo. Eu já tive o privilegio de acompanhar vaqueiros aqui no sertão em busca de bois perdidos na caatinga. Dois vaqueiros, 2 cães e eu de olheiro rrsss. Toda essa tecnologia usada que eu pensando melhor, não vai adiantar de nada nesse caso de Goiás. meia dúzia de bons rastejadores e o caso seria resolvido.
@@CangacoAderbalNogueira isso mesmo Aderbal! Um abraço amigo!
Mais um vídeo inédito para mim. Valeu Professor Aderbal!
Valeu Daniel
Que tristeza ver um canal com grande qualidade histórica ter tão poucos inscritos... Bora apoiar os historiadores!! Aprender é sempre válido.
Obrigado Lúcia, juntos somos mais.
@@CangacoAderbalNogueira Agradeço por partilhar conosco seus conhecimentos e descobertas.. Parabéns mestre, Deus continue lhe abençoando sempre pelo excelente trabalho. 🙏🙌🍃
Está certo Aderbal ! Fui Casador, conheço de tudo que você quis explicar !!
Obrigado Mário. Eu falo apenas por pesquisar, você fala com conhecimento de causa. Obrigado pelo comentário.
Candeeiro era muito autêntico, um dos depoimentos mais convincentes.
Mas, para compreender e conhecer a história qualquer depoimento é importante, é uma peça.
Tudo q vc falou Aderbal, é pura verdade. Concordo plenamente
É isso aí Aderbal, você não precisa tá pedindo like, pedindo para se inscrever, somos nós que temos que te agradecer por você disponibilizar o seu conteúdo, que até então desconheço, outro que tenha vídeos gravados, com entrevistas de ex- cangaceiros, ex- volantes, tô começando agora à estudar e entender a verdadeira história do cangaço, e em seu canal, eu tô encontrando todo conteúdo que preciso, vejo muito outros canais no RUclips que agem com fanatismo, tomando partido, outros até com suas teorias da conspiração, mas você é imparcial e vai atrás da verdadeira história!
Agradeço suas palavras Wander, tamo junto nessa estrada em busca da história.
Boa noite! Assistindo agora 🙋🏻♀️
Valeu
Aderbal, faço também os mesmos questionamentos e perplexidades em relação a esse caso de Goiás. E olha só. Esqueça essa gente que critica seu canal. Seu trabalho é sério e com embasamento histórico. Parabéns.
Obrigado George. Tamo junto na preservação de nossa história.
Esse vídeo uma relíquia!
Muito bom seu comentário meu amigo!!
Valeu companheiro
Falou com grande sabedoria
Obrigado e tano junto
Gostei Muit desse video ..parabéns aderbal otimo trabalho
Valeu e estamos juntos pela historia.
Concordo sempre com vc Aderbal!!
Tamo junto
MUITO BOM ADERBAL GOSTEI DAS ENTREVISTAS PARABÉNS.
Uma excelente matéria
Valeu e tamo junto
esse doc. do Thomas Farkas,sobre rastejadores é excelente, já assisti.
Conseguiu achar amigo? Manda aí pfvr
@@RobertoEdu ele tá postado , por exemplo , no canal Cangaço na Literatura do Robério Santos, ou no Cangaçologia ,outro canal muito bom.
muito bom
@@RobertoEdu Caravana Farkes, deve ter na rede
@@CangacoAderbalNogueira ,verdade, e vai além do tema cangaço é uma visão sobre a vida do homem do nordeste. Mas ,Aderbal, você vem na esteira desses grandes, com muito bons documentários, com certeza.
PARABENS AMIGO NA ESPERA DA ENTREVISTA MESTRE
Saudações e fique no aguardo.
Parabéns cabra bom!!!
Tamo junto Hélio
Obrigado professor
Tamo junto
Parabéns pelo trabalho vc explica mto bem seu modo de falar é se expressar é seus conhecimentos extraordinários, Q continue asim agt agradece !!!
Valeu Felipe, tamo junto pela historia. Obrigado em seguir o canal.
Um abraço meu amigo!! Carlos Alberto, Santa Rita - PB
Saudações e tamo junto. Vamos divulgar essas historias
Parabéns Adverbial
Kkkkkkk
tamo junto
PARABÉNS POR SEU TRABALHO E TEM MEU LIKE , POIS VEJO SINCERIDADE EM TODOS OS SEUS VÍDEOS E NÃO É ATOA QUE SOU INSCRITO NO SEU CANAL E ADQUIRIR MUITOS CONHECIMENTOS ,E SINCERAMENTE SE FOSSE PARA DAR DESLIKE NÃO ASSISTIRIA NEM TÃO POUCO ERA INSCRITO E OUTRA NÃO GOSTO DE ATRAPALHAR A VIDA DOS OUTROS , POR ISSO MEU AMIGO FIQUE TRANQUILO , VOCÊ É UM PRIVILEGIADO POR CONHECER CARA A CARA COM CANGACEIROS E VOLANTES E SÓ TENHO A AGRADECER PELAS INFORMAÇÕES ATRAVÉS DE SEUS VIDEOS . DEUS TE ABENÇOE SEMPRE E BOLA PRA FRENTE !
Agradeço suas palavras e também em ter pessoas como você aqui no canal. Tamo junto e vamos em frente.
@@CangacoAderbalNogueira tamos juntos
Se hoje com mais de 300 homens, tecnologia, camionetas 4x4, helicópteros tá difícil capturar o latrocida imaginem na época do cangaço
Na Alemanha ano passado precisaram de 2500 policiais pra achar um fugitivo na Floresta Negra.
pois é.
@@JulioCesar-eu2lo interessante.
Zé Ailton Mattos - Por isso o rastejador era peça fundamental para a volante policial na perseguição aos cangaceiros nas caatingas, veja o que o coronel Zé Rufino disse na reportagem: ruclips.net/video/M51rLH3wefw/видео.html. Mesmo na época atual, é preciso haver rastejador para atuar nas matas - O último acontecimento em Goiás veio a revelar que com todo aparato tecnológico utilizado na operação de captura de apenas um bandido com mais de 300 policiais levou vinte dias com muitas dificuldades!!!
Excelente.... só sabe o quanto é difícil, quem já se embrenhou na caatinga. É difícil demais
Boa noite professor parabens aí você é nota 1000 eu sou um que gosto muito do cangaco e me apresento como o novo capitão ou lampião ou virgulino
O relato de Vinte Cinco retrata muito bem ação e importância do rastejador. Boa Noite Aderbal!
Isso. Existem muitos relatos sobre os rastejadores. Vamos divulgar esses relatos, poucas pessoas os conhecem.
Aderbal vc é sensacional nas suas colocações. Entendi perfeitamente esse paralelo q vc faz entre o cangaço e esse episódio desse Lázaro.
Valeu, obrigado e tamo junto.
Excelente e esclarecedor.
Aderbal, vc sabe colocar os pingos nos is. 👏👏👏 faz todo sentido as suas palavras.
Obrigado Fernando. Juntos vamos cuidando de nossas histórias
Aderbal sempre coerente em suas opiniões, Enciclopédia do Cangaço Lampiônico!
Aprendemos muito com vc professor.
🙏🏼🌵🏜️🏞️
Aprendemos juntos Claudevan. Valeu e vamos cuidando de nossa história
Boa noite Aderbal eu concordo com VC teria que ter botado uma forca especializada em matas
Pois é, acabaram que se perderam nessa contenda.
Que compilação perfeita.
Obrigado Rodrigo. Vamos juntos tentando difundir essa historia.
Ótimo apanhado de declarações sobre a importância desses homens altamente sensíveis a qualquer mudança nos caminhos desses marginais
Valeu. Agradeço sua ajuda em disseminar essas historias tambem
Verdade Amigo Aderbal reconheço seu trabalho e sua ética profissional e com certeza é um trabalho muito bem equilibrado e importante. Aque meu abraço Tavares
Valeu amigo e vamos fazer com que todos conheçam esses depoimentos.
Obrigado seu Aderbal, vai falar sobre Inacinha no próximo video 👍👍👍👍
Isso
Sempre muito bons os conteúdos publicados e seus comentários. Parabéns pelo trabalho.
Agradeço a confiança. Que todos possam conhecer esses relatos.
Isso sim é informação de confiança valeu Aderbal um abraço
Eu que agradeço o apoio e obrigado em ajudar a difundir nossas historias
Muito bom
obrigado
Na época era herói! Só na sensibilidade é olhar, o rastejador era o cara.
Conhecedores das matas
Ótimo vídeo Aderbal, o meliante de camarote enxerga 40 homens, 40 homens não enxergam o meliante, simples assim, não é fácil mesmo!
Pois é, simples assim.
Grande professor TMJ
Meu pai era um excelente rastejador, rastejava os ladrões da roça dele e ia parar na casa, e nós quando saímos escondidas para brincar com as meninas na vizinhança e seguia nosso rastro e ia nos buscar e o medo de levar uma corça era grande, mas não apanhamos por isso.
Rrss boa
Ótimo trabalho.
Personagens de uma rica história
Com certeza amigo.
Aderbal, é impressionante a cultura de sobrevivência e adaptação dos sertanejos, tanto do lado dos cangaceiros e volantes.
O sertanejo além de forte é um sábio. Valeu e tamo junto
Aderbal, acho que ele não está mais nas matas, mas sim, em área urbana...que acha do meu palpite?
@@haendel2004 Verdade. E se morreu, dependendo do esconderijo, as buscas poderão até serem interrompidas...
Uma grande incógnita, mas quem sabe, pode ser sim que já esteja afastado.
@@andrenazo. também essa hipótese.
@@CangacoAderbalNogueira Beleza,mestre! Também junto!
Disse tudo Aderbal,
Pra quem conhece a mata, é muito difícil capturar!!!
isso mesmo.
👏🏼👏🏼👏🏼 show professor!
Nem consigo imaginar a sensibilidade aos detalhes que um rastejador deva ter. Um cachorro só vai captar as partículas de cheiro, já o rastejador deve estar atento até uma folha ou pedra virada.
O rastejador é o microcirurgião das matas. Valeu e vamos divulgar esses relatos.
É, meu amigo. O problema é que o brasileiro não muda. Já começaram o processo de "mistificação" do psicopata. Os comentários sobre o Lázaro que eu andei lendo me lembraram muito o que dizem até hoje sobre o Calais. O pessoal não percebe que a motivacao do Lázaro em nada se parece com a motivação dos cangaceiros...
Cara, não é só aqui não. Nos EUA mesmo tem vários exemplos disso. Na Europa tbm. Alguns exemplos: Jessy James, Billie The Kid, os carinhas do ataque a Colombina, etc.
Não existe paralelo em atuação desse cara com os cangaceiros, unica semelhança é o conhecimento das matas.
@@JulioCesar-eu2lo Verdade. A diferença é que se pegarmos todos os grandes nomes do "velho oeste" americano, lampião bota todos no bolso.
Aki na minha cidade de Minas Gerais morava um senho ele dizia que era do grupo do cangaço mas eu era muito criança na época pra entender ele contava muito casos
Acho que Aderbal não sabia na época o valor dessas filmagens, todos historiadores e admiradores da história do cangaço devem muito a ele
Realmente nunca imaginei que um dia esses vídeos fossem tão importante para as pesquisas
Parabens......
Valeu
Está mais que provado que após o recente acontecimento no interior de Goiás que mesmo que tivesse utilizado todo aparato tecnológico existente atualmente na época do cangaço não teria sucesso na captura de Lampião e seus bandos. O rastejador no passado foi peça fundamental para que a operação policial volante nas caatingas alcançasse o sucesso na captura de cangaceiros.
Certa vez o IBGE mandou um cara de camisa social e gravata recenciar a favela da Rocinha. Ele desceu de là vivo mas nù. Depois disso mudaram a tàtica, usaram o pròpio pessoal da regiao para trabalhar no Censo Demografico. Aì deu certo. Mas infelizmente ainda tem muitos que nada aprendem com a història, na regiao tem muitos caçadores e rastejadores que poderiam ser muito ùteis.Valeu Aderbal.
Pois é, nada como "quem é de casa"
Angelo Caboclo, Batoque e Gervásio foram os mais afamados rastejadores do período lampiônico....
Batoque se batocou cedo
Muito bom!
Adebal Nogueira: O rastejador era para os Volantes , o que o GPS representa hoje,para os grades exercitos!
Parabéns pelo trabalho!
Em termos. GPS localização, Rastejador sinas imperceptíveis para nos outros
MUITO BOM COMO SEMPRE ADERBAL.....ABRAÇO DE FLORIPA
Obrigado meu amigo
Rapaz, este caboco é arretado.
PARABÉNS AO CANAL
Gosto muito dessas histórias parabens
Legal. As pessoas precisam conhecer as historias do nosso sertão.
Aderbal qual foram os maiores rastejadores da história do cangaço ????? Vc sabe nos dizer ????? Sou muito fã do seu trabalho , um grande abraço !!!!!
Não teve um. Várias volantes tinham bons rastejadores.
Estou tentando achar o documentário é não estou achando, por favor Seu Aderbal poderia me mandar o link, eu agradeço. Assisto todos seus vídeos do cangaço! Parabéns! Obg!
Amigo, sou apreciador das histórias do cangaço, porém ate hoje eu nunca vi ninguém , fazer uma pesquisa sobre, como era a voz de lampião... Se ele tinha voz fina ou voz grosa, se ele era homem que falava baixo ou alto , como era a voz dele... Como era a pessoa dele com os outros, se era um homem calado , um homem q falava muito. Algo desse tipo
Isso já foi falado muito, inclusive aqui no canal por remanescentes.
Porém não existe nenhum áudio dele gravado.
Aderbal a diferenca da epoca do cangaco era que a policia muitas vezes com 20 30 pessoas a pe enfrentava 90 cangaceiros do bando de lampeao, hoje sao 400 para enfrentar 1, isso mostra a valantia do povo naquela epoca!!!!
Obs. O vou citar.
Ele vai se entregar em outro estado longe pra não ser assassinado.
Apenas acho
@@haendel2004 bem lembrado
Pode ser, ou vai sumir nesse mundão.
BOA COLOCAÇÃO !!!! angico foi umas denúncias, hoje e a mesma coisa !!!! mas ele tem a comunicação tb , mas ele e um so !!!!! estou no seu canal do like 👍 em todos e não vou 🙅♀️ sair daqui 🙏🙏
Obrigado pela consideração e juntos vamos fazer com que todos conheçam essas historias do povo do sertão.
Braço imprescindível nas volantes… pouco crédito se dá para essa função tão importante ao corpo da polícia daquela época.
Verdade. Sem eles a historia não seria a mesma.
🏆
valeu
O rastejando era muito importante para as volantes.
Meu caro Aderbal já não existe mais rastreadores como antigamente, o tal do Lázaro - o fugitivo - que o diga.
Os rastreadores eram os caçadores . Existem sim caçadores de javalis que poderiam muito bem pegar o rastro do assassino Lázaro. Inclusive, o próprio Lázaro é um caçador. Aquela região é tomada por javalis, onde a caça e permitida, por serem animais nocivos às plantações. São javalis invasores, não fazem parte da fauna brasileira. .
Pois tome like
Valeu e obrigado também por divulgar esses relatos
muito sensato..
eu quase que nada sei mas desconfio de muita coisa.. O sr solta uma ideia na minha frente que pra rastrear ela sou Cão mestre. G Rosa
rrs legal tem que ser assim mesmo.
Vc e fodastico ...em seus comentários . isso prova q a polícia brasileira e incapacitada 13 dias e nada
Tamo junto meu amigo. essa historia pelo visto vai longe.
Infelizmente alguns se apoiam num poder de fogo maior e num grande número de homens e acabam sendo arrogantes.
A esperteza ainda é a melhor arma.
Acho que se colocassem o exercíto ou polícia de mato já tinham pegado. Polícias das cidades não pegam nunca.
Pois é.
Um amigo meu disse que ainda tem um rastejandor dos valadão na região dos inhamuns
Existem poucos, pois a caça não é mais permitida.
Não foi difícil a pequena população tomar conhecimento da perigosa situação. O nervosismo tomou conta das donas de casa. Buscavam meios de escapar dos bandidos... Os bandidos invadem o povoado atirando. Amedrontam os seis soldados no quartel. Eles não reagem ao tiroteio do grupo. Montados, correndo para lá e para cá, atirando com propósito de intimidar a segurança ou a quem estivesse disposto a enfrentá-los. O perigo era visível, preocupa e amendrontava os moradores de Providência. O bando de Lampião, ele inclusive, tinha um histórico de crueldade.
...Os cangaceiros arrombaram uma porta da mercearia de "Totonho Roceiro", recolheram alguns latões de querosene, espalharam o líquido nas casas comerciais e tocaram fogo. O proprietário, sem poder salvar os seus bens, buscou salvar a pele, refugiando-se na fazenda que possuía no lugarejo chamado de "Mão Direita". A população abandonou suas casas. O fogo consumiu a mercadoria exposta à venda e a estocada.
Depois de fazerem baderna, incendiarem e saquearem lojas de tecidos e roubarem joias e dinheiros de residências o grupo abandonou a cidade por volta das 20 horas. Mariano, como foi dito, chefiava "Criança", "Cruzeiro", Zepelim", "Zabelê", "Pavão", "Adelina" e Rosinha".
(Texto extraído do livro Fazenda Panelas, paginas 95 a 100, do autor Pedro Menezes).
Foi um tempo de sofrimento e aflição no sertão.
Ñ consigo entender esse pessoal q ver o seu vídeo so para criticar.tmj Aderbal
Pois é amigo.
O rastejador era um poço de conhecimentos; conhecia tudo da Caatinga; nas perseguições era um batedor de vanguarda.
Aram homens com conhecimento preciso das caatingas. Agradeço ao amigo em ajudar a divulgar essas historias.
Aderbal obrigado fui procurar o vídeo do candeeiro sobre o dinheiro
Lampião dava só um pouco aos candeeiro.
Gosto muito do candeeiro ele conta as histórias rindo kkkkkkkkkkk
Abraço
Lucivan
Jaboatao Pernambuco
Tamo junto é obrigado e ajudar a disseminar essas historias.
Era interessante que ainda pudéssemos contar com Zé Rufino é o rastejando Bem-te-vi. Já estava resolvida.
Bem-ti-vi nao era rastejador , rastejador do ze rufino era cabo leonidio
O bem-te-vi que me refiro não é o mesmo do caso Lídia/Zé baiano, sim o rastejador cabo Bem-te-vi, que inclusive aparece em uma foto com Zé Rufino é Ângelo Roque
Hj visitei o tudo de dois cangaceiros q foi jararaca e asa branca e notei q tiraram a foto de jararaca e levaram
Mossoro em dia de finados vira uma romaria no tumulo de Jararaca.
Qual foi considerado o melhor rastejador da época??
Teve vários
@@CangacoAderbalNogueira seria o do ze Rufino?
No início do livro O Nome da Rosa de Umberto Eco, existe toda uma exposição de como se dá a acuidade do processo lógico na observação dos sinais, em seus mínimos detalhes.
Uma excelente obra.
enquanto famílias estão em terror o charles e filho do tiringa fazendo brincadeiras pra servir de gargalhadas 🤭 numa hora dessas
@Roger Wilker a questão essa palhaçada essa cachorrada , essa falta de respeito ✊🏿, desse toe e charles, esses DESOCUPADOS esses vagabundos , com essa situação que esta
Só posso lamentar isso.
Gostaria de sugerir que fossem colocados legendas com os nomes das pessoas entrevistadas. Pra quem não conhece fica mais fácil identificar. Vi alguns vídeos que não há essa identificação. A gente fica perdido no vídeo e as vezes até desiste de assistir. A história é muito interessante, mas pra quem não conhece os personagens fica mais difícil acompanhar. Abs
Top
valeu