Amigo Claudio, obrigado por mais um belo video. Como eu não resisto quando o tema é História, se me permite, gostaria de lembrar que o FW-200 Condor foi o 1º quadrimotor a operar no Brasil, no Syndicato Condor, depois Cruzeiro do Sul e no acordo c/ a Alemanha assinado antes da Guerra p/ montagem de aeronaves Focke-Wulf no Brasil na fábrica do Galeão, o plano previa que depois dos FW-44 e FW-58 ( que até pouco tempo tinha o único exemplar preservado, no mundo, no Musal, mas parece que estão na Europa c/ trabalhos de restauração de 2 ) seriam montados os FW-200, mas a eclosão da guerra acabou c/ essa possibilidade. Quanto a perda de Transatlânticos na 2ªGM, mesmo sendo bem menor, o alemão Wilheim Guslöff superlotado c/ soldados e civis numa fuga desesperada das tropas soviéticas no final da guerra, foi afundado por um submarino soviético, causando a morte de mais de 9000 pessoas, sendo até hoje a maior tragédia naval da História. Abraço.
Excelentes comentários, Luciano! Sim, é fato. O Fw-200 era previsto de ser produzido licenciado no Brasil. E sobre o navio - exatamente, o maior número de vítimas no mar é sem dúvida da tragédia do Wilheim Gustöff, e foi por isso que falamos no vídeo (como você observou) do maior transatlântico, e não do número de mortes. Obrigado pelo comentário. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Caro Sr. Claudio, boa noite. Seu vídeo é muito bom e bem esclarecedor, porém tem alguns equívocos, assim como na descrição do vídeo. O maior navio transatlântico a ser afundado na 1ºGM foi na verdade o HMHS Britannic, o terceiro navio da classe Olimpic, o segundo foi o RMS Titanic, com mais de 48.000 toneladas, após bater em uma mina no mar Egeu em 21 de novembro de 1916. O maior transatlântico afundado na 2⁰GM, foi o Italiano SS Rex, com mais de 51.000 toneladas, pelos aviões bombardeiros da RAF em 27 de setembro de 1944. Atenciosamente . Marcelo Fidelis.
Oi, Marcelo! Tudo bem? Obrigado pela mensagem! Olha, no vídeo, não toco no assunto da 1ª Guerra Mundial. Mas, de qualquer jeito, te agradeço muito a informação sobre o HMHS Britannic, o "irmão" do RMS Titanic. Sobre o SS Rex, sim, ele era maior que o RMS Empress of Britain, mas de fato já estava encalhado em águas rasas quando foi atacado pela RAF, e como resultado, incendiou-se e tombou de lado, ficando com boa parte fora da água, de modo que continuou inclusive em chamas por mais quatro dias. Além disso, ao ser atacado pela RAF, o SS Rex era de fato pouco mais de um casco, pois tendo sido tomado pelos alemães após o armistício italiano, o navio, que então estava em Trieste, foi totalmente depredado - "tanto os nazistas quanto a população local, cujos recursos estavam reduzidos ao mínimo pela guerra em curso, lentamente a despojaram de seus equipamentos, acessórios e móveis. Após o fim da guerra, as autoridades iugoslavas fizeram algumas tentativas frustradas de salvar o Rex. O navio foi posteriormente sucateado pela população local e, na década seguinte, a maior parte da superestrutura foi arrancada e processada como sucata." (Giulia Montanari, in Exploring History) Por essa situação, considera-se o RMS Empress of Britain o maior transatlântico afundado na 2ª Guerra Mundial, e é assim que consta, por exemplo, no 45th Infantry Division Museum (Okhlahoma City, EUA), e consta assim em numerosas fontes, do Wikipedia à New Zealand National Library. Porém, concordo que há aí um bom espaço para discussão! Forte abraço, Claudio Lucchesi
Gosto muito quando vocês contam uma história que faz parte doutro episódio e até faz referência a estes. Estou aqui por conta do ep090 e neste vídeo aqui já fez ligação com outro vídeo que já assisti (ep073). Show, fiquem com DEUS e sucesso.
A hora do U-32 chegou rápido: Foi afundado dois dias depois. Mais de 100 navios de passageiros, convertidos ou não, foram afundados durante a II GM. Ótimo vídeo ! Não conhecia os detalhes do ataque ! Grato !
Então, Raniel, embora o Wilhelm Gustlöff tenha representado a maior perda em vidas, ele era menor que o Empress of Britain. E por isso o navio canadense ficou como o maior transatlântico afundado na guerra. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Sempre que ouço alguma coisa sobre a Nova Zelândia eu lembro da piada. "New York deriva de York na Inglaterra, assim como New Hampshire, New England, etc....e New Zeland? Aonde fica a Zelândia???" 😁😁😁😁😁😁😁😁😁
Pedro Rodrigues, tudo bem? Seguinte, como a nossa revista, este canal é de Aviação, História e Cultura. E na história da aviação militar, existe aquilo que chamamos de "aeronaval", como uma batalha aeronaval, tipo a que aconteceu em Midway. O vídeo, pra esclarecer, é de um episódio da luta aeronaval na Batalha do Atlântico, na 2ª Guerra Mundial. E, na boa, chamar um navio de 42 mil toneladas de "barco" é forçar, né não!? Tipo chamar um B-52 de "avião de ataque"... Seja bem-vindo no Canal. Abraços.
Amigo Claudio, obrigado por mais um belo video. Como eu não resisto quando o tema é História, se me permite, gostaria de lembrar que o FW-200 Condor foi o 1º quadrimotor a operar no Brasil, no Syndicato Condor, depois Cruzeiro do Sul e no acordo c/ a Alemanha assinado antes da Guerra p/ montagem de aeronaves Focke-Wulf no Brasil na fábrica do Galeão, o plano previa que depois dos FW-44 e FW-58 ( que até pouco tempo tinha o único exemplar preservado, no mundo, no Musal, mas parece que estão na Europa c/ trabalhos de restauração de 2 ) seriam montados os FW-200, mas a eclosão da guerra acabou c/ essa possibilidade.
Quanto a perda de Transatlânticos na 2ªGM, mesmo sendo bem menor, o alemão Wilheim Guslöff superlotado c/ soldados e civis numa fuga desesperada das tropas soviéticas no final da guerra, foi afundado por um submarino soviético, causando a morte de mais de 9000 pessoas, sendo até hoje a maior tragédia naval da História. Abraço.
Excelentes comentários, Luciano! Sim, é fato. O Fw-200 era previsto de ser produzido licenciado no Brasil. E sobre o navio - exatamente, o maior número de vítimas no mar é sem dúvida da tragédia do Wilheim Gustöff, e foi por isso que falamos no vídeo (como você observou) do maior transatlântico, e não do número de mortes. Obrigado pelo comentário. Abraço forte! Claudio Lucchesi
primeiro comentario pela segunda vez ! , mais belo trabalho continue assim nos presenteando com excelentes videos
Como sempre um excelente trabalho! Cláudio quando for possível conte a história de como a FAB entrou na era do jato. Um forte abraço.
Ótima história, muito grato ao Sr Cláudio!!
Parabéns
Parabéns! Aqui sempre tempos ótimos vídeos.
Sempre um excelente video , parabéns
Que história!
Cláudio, alguma chance de vc fazer um vídeo sobre o Wilhelm Gustloff e o Rex????
Sim, com certeza, Alan! E também sobre o Armenia. Abraço forte! Claudio Lucchesi
mais um show,, parabéns lucchesi
Excelente vídeo, Cláudio!!!!
Muito legal.
Muito boa a história.....
Pensar e assistir seus vídeos!
Aos 4:57 a imagem é do Queem Elisabeth (duas chamines) e a citacao é do Queem Mary! Otimo video. Parabens.
Obrigado por avisar!
Forte abraço pra ti, Luciano! Claudio Lucchesi
Caro Sr. Claudio, boa noite.
Seu vídeo é muito bom e bem esclarecedor, porém tem alguns equívocos, assim como na descrição do vídeo.
O maior navio transatlântico a ser afundado na 1ºGM foi na verdade o HMHS Britannic, o terceiro navio da classe Olimpic, o segundo foi o RMS Titanic, com mais de 48.000 toneladas, após bater em uma mina no mar Egeu em 21 de novembro de 1916.
O maior transatlântico afundado na 2⁰GM, foi o Italiano SS Rex, com mais de 51.000 toneladas, pelos aviões bombardeiros da RAF em 27 de setembro de 1944.
Atenciosamente .
Marcelo Fidelis.
Oi, Marcelo! Tudo bem? Obrigado pela mensagem!
Olha, no vídeo, não toco no assunto da 1ª Guerra Mundial. Mas, de qualquer jeito, te agradeço muito a informação sobre o HMHS Britannic, o "irmão" do RMS Titanic.
Sobre o SS Rex, sim, ele era maior que o RMS Empress of Britain, mas de fato já estava encalhado em águas rasas quando foi atacado pela RAF, e como resultado, incendiou-se e tombou de lado, ficando com boa parte fora da água, de modo que continuou inclusive em chamas por mais quatro dias.
Além disso, ao ser atacado pela RAF, o SS Rex era de fato pouco mais de um casco, pois tendo sido tomado pelos alemães após o armistício italiano, o navio, que então estava em Trieste, foi totalmente depredado - "tanto os nazistas quanto a população local, cujos recursos estavam reduzidos ao mínimo pela guerra em curso, lentamente a despojaram de seus equipamentos, acessórios e móveis.
Após o fim da guerra, as autoridades iugoslavas fizeram algumas tentativas frustradas de salvar o Rex. O navio foi posteriormente sucateado pela população local e, na década seguinte, a maior parte da superestrutura foi arrancada e processada como sucata." (Giulia Montanari, in Exploring History)
Por essa situação, considera-se o RMS Empress of Britain o maior transatlântico afundado na 2ª Guerra Mundial, e é assim que consta, por exemplo, no 45th Infantry Division Museum (Okhlahoma City, EUA), e consta assim em numerosas fontes, do Wikipedia à New Zealand National Library.
Porém, concordo que há aí um bom espaço para discussão!
Forte abraço, Claudio Lucchesi
Caro Sr. Claudio, muito obrigado pelo esclarecimento.
Parabéns pelo seu excelente trabalho.
Forte abraço para o Sr. e para o Kovalsk !
Caro Luchesi, faça uma matéria sobre o Focke Wulf F200 Condor, que era originalmente um avião de passageiros civil por favor.
Muito obrigado
Essa é uma EXCELENTE sugestão, Nomura! Vou ver isso, sim! Abraço forte, Claudio Lucchesi
Muito arigato, Danke shen
Mais uma História espetacular !!!!
História incrível .
Gosto muito quando vocês contam uma história que faz parte doutro episódio e até faz referência a estes.
Estou aqui por conta do ep090 e neste vídeo aqui já fez ligação com outro vídeo que já assisti (ep073).
Show, fiquem com DEUS e sucesso.
Bom trabalho ! Continue trazendo histórias como essa para o seu público .
Obrigado.
A hora do U-32 chegou rápido: Foi afundado dois dias depois. Mais de 100 navios de passageiros, convertidos ou não, foram afundados durante a II GM. Ótimo vídeo ! Não conhecia os detalhes do ataque ! Grato !
Sim, Alfredo, o U-32 foi afundados apenas dois dias depois! Forte abraço, Claudio Lucchesi
SC Jgua do Sul -👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼"Wilhelm Gustloff" o transatlântico de luxo..... obrigado e um forte abraço CLAUDIO 🤜🏼R•ASAS🤛🏼
Foi exatamente no Gustloff que eu pensei, Cláudio faça um vídeo sobre o Gustloff se já não tiver feito
Então, Raniel, embora o Wilhelm Gustlöff tenha representado a maior perda em vidas, ele era menor que o Empress of Britain. E por isso o navio canadense ficou como o maior transatlântico afundado na guerra. Abraço forte! Claudio Lucchesi
Top
Parabéns.
Obrigada 😃, Hernani!
Tudo de bom e forte abraço!
Claudio Lucchesi
Sempre que ouço alguma coisa sobre a Nova Zelândia eu lembro da piada. "New York deriva de York na Inglaterra, assim como New Hampshire, New England, etc....e New Zeland? Aonde fica a Zelândia???" 😁😁😁😁😁😁😁😁😁
😆😆😆Forte abraço! Claudio Lucchesi
👍👍👍
canal aviaçao tema do video barco
Pedro Rodrigues, tudo bem?
Seguinte, como a nossa revista, este canal é de Aviação, História e Cultura. E na história da aviação militar, existe aquilo que chamamos de "aeronaval", como uma batalha aeronaval, tipo a que aconteceu em Midway. O vídeo, pra esclarecer, é de um episódio da luta aeronaval na Batalha do Atlântico, na 2ª Guerra Mundial.
E, na boa, chamar um navio de 42 mil toneladas de "barco" é forçar, né não!? Tipo chamar um B-52 de "avião de ataque"...
Seja bem-vindo no Canal. Abraços.