Precisei achar esse video pra abrir minha mente e salvar meu relacionamento com um superdotado. Sou muito exigida, criticada... Nossas brigas terminam sem sentido porque ele sempre tem respostas e argumentos pra tudo. Tem vezes que me vejo isolada, porque ele me troca pelos assuntos mais interessantes que ele tem, o que me faz sentir desvalorizada. Já cheguei a me questionar se ele me traía, mas segundo ele tudo que faz é estudar dia e noite. Não entendo como ele nunca se cansa de estudar... Ultimamente tem sido mais complicado porque ele quase não tem tido paciência comigo. Tenho muita dificuldade em entender certos assuntos, até mesmo quando ele me pede pra fazer alguma coisa, porque recentemente descobri que tenho TEA, então muitas vezes preciso pedir que ele reformule ou me explique melhor, o que deixa ele irritado. É claro que no meio de tudo isso, também tem o lado bom, como quando temos conversas estimulantes, quando ele é compreensivo e empático comigo, ou quando digo que não preciso pesquisar nada porque ele é minha enciclopédia ambulante kkkk Enfim, ele também tem me ajudado muito a entender melhor as regras sociais e comportamentos humanos complexos, principalmente com relação as emoções e sentimentos (que é uma enorme problemática para mim) e no mais tem sido muito estimulante namorar com ele, porque sempre aprendo algo novo e diferente. Mas é isso. Obrigada pelo vídeo ❤❤❤ P.S: perdão pelo comentário gigante.
Tenho uma amiga com o mesmo problema que você comecei a ouvi la. E falei volte a estudar faça outra faculdade. Veja suas vitaminas celebrais e minerais. Pois ela tambem ouvia as coisas e nao entendia e isso e falta de correlações cerebrais em neuronios assim foi feito. E suas vitaminas celebrais estavam baixas. Minerais Tambem sentia algo diferente e falei era bom terapia. Na terapia ele descobriu TDHA. Ai com as reposições vitamínica ela melhorou absurdamente. E prestou vestibular e esta no terceiro ano de fono. E agora se sente mais forte e assim nos assuntos com seu esposo ela e muiiito mais segura. Então menina vá atraz não se sinta diminuida. Etu tens uma joia em casa. Entao a acompanhe estude tsmbem.desenvolva. tome vitaminas. Sugestão a vitamina da mulher tomo a 30 anos 3 vezes por ano. E o Arcaleon. A B12 b6 b1 b3. Magnesio trionato para o cerebro. Vitamina d. Caso precise. Você sentira muita diferença em tudo. E tu se sentira mais interressante. Nao pergunte as coisas a ele pesquise leia descubra..Deus te abencoe.
Oi Tairiny, eu passo examente pelo que voce passa e tem sido muito difícil sair dos impasses. Acabei de comentar abaixo na resposta do Marcelo, porque ele escreveu algo que meu marido precisa entender, porque eu estou sempre no lugar da pessoa errada, que nao entendeu, que nao tem humildade para aceitar que estou errada (EU ESTOU SEMPRE ERRADA PARA ELE) ele nunca entende meu jeito de construir o raciocínio sobre o que está nos fazendo desentender. Estou há um tempo procurando na internet informaçao para os companheiros dos superdotados, porque sempre parece que eles é que sao os "coitados" por serem mal compreendidos, mas eles também sao falhos, nao sao deuses. E nao quero soar pejorativa, é que isso realmente acontece. Qualquer conversa nossa eu preciso construir argumentos extremamente complexos para ele para ele conseguir me dar razao em algo, estou sempre esgotada intelectualmente, porque as conversas sao muito densas (e isso nao é negativo, porque conversa densa é sim muito boa). As conversas densas me fazem evoluir, pensar diferente, ampliar minha mente, meu entendimento sobre tudo e todos, mas existir e funcionar 100% desse jeito para o parceiro do superdotado é desgastante demais. E eu me sinto muito mal sobre sentir isso, evito ao máximo demonstrar meu esgotamento, porque só eu sei a solidão que ele passa e o quanto tenho valor na vida dele, por compreende-lo.... mas é muito dificil pra mim também. Preciso entender como é isso para os parceiros nao super-dotados (ou como dizem neurotípicos), e como aprendo a me proteger, me autopreservar, como consigo argumentar sem que ele, mesmo nao tendo intenção em me fazer mal, destrua a validade da minha fala para se mostrar sempre com a razao, porque as brigas hoje em dia tomam proporções tao desgastantes enquanto o tema principal dessas discussoes nem sao temas de vida ou morte, às vezes giram em torno da posição dos móveis na sala, ou sobre ter jogado tal coisa fora, ou sobre ter dado uma resposta sobre algo trivial mas que para ele soou como um ataque à honra dele..... HELP S.O.S - parceiros de superdotados, vamos nos unir!
Eu sou SD. E primeiramente, estou encantado com o interesse de vocês de buscar compreender a condição dos parceiros de vocês. Isso é uma forma de demonstrar o Amor de verdade. Na prática, demonstrem esse interesse à eles. É desgastante sim, eu imagino e respeito "o lado" de vocês, mas se tem amor, respeito e essa busca em compreender e ser uma espécie de porto seguro para o outro, vale muito a pena! Parabéns meninas.
Eu me envolvi com um e estávamos namorando, mas tenho de me afastar pois ele diz que eu não estudo para conversar sobre aquilo que ele tem interesse. Sempre gostei de estudar e fui considerada inteligente mas, com ele, me sinto frequentemente cobrada e avisada de incompetência. E costuma me diminuir e me cobrar muito. Eu estou desistindo. Se não tiver um esforço de ambas as partes tudo isso se torna mentalmente esgotante
Fontes conflitos relação amorosa! 1) Conversas banais e fúteis! 2) Impaciência com a lentidão do outro. 3) Hipersensibilidade emocional, cheiro! 4) Perfeccionismo que leva a lentidão em realizar tarefas. 5) Necessidade de ter sempre razão. 6) Necessidade de solidão. 7) Isolar-se e evitar expor sentimentos. 8) Mal-estar em situações sociais. 9) Multi potencialidades. 10) Depressão existencial!
Quase eu todinha, exceto pela (8), interação social é uma das minhas maiores habilidades, eu amo pessoas e necessito de situações sociais, apesar de também precisar dos meus momentos de solitude. A (5) eu estou educando, a gente tem q aprender a respeitar o outro, a negociar e a ceder também...nem sempre as coisas vão ser do nosso jeito.
Gostaria de encontrar uma pessoa com quem eu consiga ter uma identificação, alguém com quem eu possa me conectar intelectualmente e emocionalmente, um amor intenso e que seja verdadeiro. Encontrar o tão esperado "gênio compatível", me sinto sozinha em um mundo cheio de pessoas previsíveis, que sempre se encaixam nos mesmos padrões, é tedioso.
Olá Sthefany, um relacionamento satisfatório alem de compatibilidade, precisa ser construida de forma paulatina e abrindo espaço gradualmente. Não existe nada pronto, tudo é construido e precisa de tempo.
Sou muito privilegiada pq encontrei essa pessoa que me entende e pode passar um dia inteiro conversando. E aceita meus muitos interesses e minha intensidade. Isso há 26 anos.
Essa necessidade de muuuita conversa tem sido um empecilho pra eu me manter nos relacionamentos. Simplesmente não vejo sentido, nem consigo sentir um vínculo com pessoas com quem não tenho conversas profundas. Mas as pessoas não têm conversas profundas, ficam sempre no raso. Triste...
Essa questão da hipersensibilidade é inacreditável Eu já acordei de algumas vezes de madrugada porque senti cheiro de barata no quarto. Acendi a luz, encontrei a barata, matei e voltei a dormir Também já acordei ouvindo passos de camundongo na casa... Fui atrás, matei e voltei a dormir Acredite se quiser! Minha família que viu tudo acha que eu minto e tive sorte em encontrar o que dizia ter ouvido/sentido
É impossível não criar um outro eu! Depois de inúmeras tentativas frustradas, nasce sempre o desejo de manter este outro eternamente vivo na relação. Há sempre um traço comportamental considerado exótico que não dá para mascarar durante muito tempo. Traços quase que incontroláveis por fazer parte do perfil comportamental de cada um. Não sei viver sem meus livros, sem provocar argumentos constantes diante de meu mundo reflexivo. Meu namorado não aceita que eu os leve nas reuniões de amigos. Gosto de estudar sabendo que estou rodeado de pessoas, mesmo que eu esteja em um quarto exercitando minhas leituras. Desta forma, cria-se uma insatisfação interna de grandeza imensurável. Enfim, a luta é diária.
3 года назад+20
Perfeita colocação Gilberto. Também sou assim, carrego meus livros pra todo lugar: pra praia, pra festa, pra esperar meu filho na porta da escola ahahaha... Até andando ahahha... Faz parte de mim. Mas o falso eu, tenho abandonado aos poucos. E um longo caminho, e infelizmente para vivermos nesta sociedade temos que utiliza-lo por vezes.
Terrível. Estou lutando pelo meu relacionamento. Eu amo a personalidade da minha namorada, o apetite por sexo tbm, embora ela seja meio careta rs. Mas a superficialidade dos pensamentos, a hipocrisia, o descaso com varios assuntos, aquele papinho insuportável "é questão de opnião", me deixa maluco.
@@letrevizan12sou exatamente e o pior não socom relacionamentos com tudo, bem todo assunto de senso comum me enche o saco, parece besteira mas falar sobre teoria da relatividade e mecânica quântica acho mais legal, me sinto velho por isso
Estudar rodeado de pessoas, levar assuntos profundos em roda de amigos, angústias que achei que fossem só minhas, imagina que massa um grupo de pessoas com essas características, o papo iria além rsrsss
Eu te encontrei hoje e estou marinando seus vídeos. Caiu uma bigorna na minha cabeça e só saio daqui quando souber tudo sobre o assunto. Eu me identifiquei com 100% das características e estou sentindo uma mistura de alívio e medo. RS Muito obrigada por um conteúdo tão claro e objetivo.
Precisava dessas informações 50 anos atrás kkkkkkkkk ! ❤❤❤❤❤ Mas tá di boa !!!! Me vi nos 38 quesitos !!! como pode ? parece piada !! Poderíamos fazer um chat , só de pessoas chatas , como os superdotados...
Lorena, seus vídeos vem me auxiliando muito a me encontrar como ser humano. Tenho 17 anos e sou superdotado (Q.I 145). Por muitas vezes me sinto incompreendido ou até mesmo enfrento crises de identidade por ter um desenvolvimento acadêmico e mental muito mais veloz do que o meu desenvolvimento biológico. No meu dia a dia, tento manter amizades com qualquer pessoa desde que essas consigam se conectar comigo, o que é extremamente difícil. Meus assuntos e a minha forma de expor as minhas paixões são na maioria das vezes vistas como loucura ou são banalizadas por pessoas ao meu redor, e muitas vezes por esse motivo acabo percebendo a inferioridade das pessoas até o determinado momento em que eu me vejo mortal/limitado e então entro em crise por ter uma visão de regresso muito mais ampla em relação aos aspectos sociais e problemas humanos. Seus vídeos tem sido uma fonte de autodescoberta, desejo-lhe muito sucesso e mesmo sendo refém do meu ceticismo, acredito muito em Deus e desejo que ele te abençoe!
Que triste a os mesmo tempo incrível! Você parece ser uma pessoa maravilhosa! Se quiser eu te passo meu número, adoraria bater altos papos reflexivos kkkk tbm sou superdotado criativo.
Te entendo mto mano. A gente entra num processo de racionalização de tudo como mecanismo de defesa, até entender q o mundo não é feito só de verdades, existem sentimentos tbm, mas até lá a gente machuca mtas pessoas e alimenta uma arrogância gigante. Pelo menos pra mim, atualmente, o entendimento é por aí
Isso define a meu atual tédio em relacionamento, é dificil manter dialogos onde a gente possa aprender ou trocar conhecimentos, é dificil estar sempre 5 passos a frente mentalmente. A minha sensibilidade é muito maior musicalmente e com cheiros e sabores. Com isso fui músico por anos e dei aulas de música, mas hoje não tenho paciência para nada que seja musicalmente ruim, notas erradas ou desafino ao cantar. O perfeccionismo em coisas que eu faço e com relação aos demais que trabalham comigo por muitas vezes fere as pessoas porque acabo falando o que penso, porque aprendi não me limitar. Mas falo uma coisa amo minha esposa, mas tudo isso é desgastante, porque quando eu perco o interesse pelas coisas meu cerebro foca em outras e acabo esquecendo da relação. E o fato do meu cerebro procurar coisas cada vez mais dificeis de serem resolvidas nunca fico satisfeito mentalmente falando, acabo indo para o computador para programar coisas cada vez mais dificeis. No ultimo um ano e meio passei desenvolvendo um sistema de criação de sites para pequenas empresas para pessoas que não sabem programar, coisa essa que consumiu meu tempo todo extra, e quando eu saio desse mundo tudo parece sem graça.
Esse tédio é complicado. Por isso acaba sendo comum os superdotados se isolarem mais que as outras pessoas. A gente acaba tendo necessidade de mergulhar em assuntos desafiadores para suprir essa necessidade de satisfação intelectual, porém quem está ao redor não acompanha. Nem todo mundo entende. Ainda bem que tenho dois filhos superdotados. Aqui em casa acaba ficando cada um mergulhado no seu interesse pessoal e um respeita o espaço do outro.
Talvez estivesse tomado pelo sentimento de ter explorado todos seus horizontes e, devido a esse fato, tornar-se indiferente às outras formas abrangentes de mudanças em seu cotidiano.
Sou superdotado e fiquei muito feliz de ver uma superdotada falando sobre a superdotação! Suas interrupções na fala são típicas de um cérebro em ebulição. Muito obrigado pelo seu relato!
Descreveu meu namorado as questões existências , a questão de está sempre em diálogos fora da caixa , demorou anos para que ele se sentisse seguro comigo mas nós cremos que Deus está nos ajudando e claro sempre a procura do autoconhecimento percebemos que existe sempre a possibilidade de olharmos pro outro independente da situação . Agradecida pelo esclarecimento
A sociedade em si é doente.... não o superdotado. O superdotado EVIDENCIA os problemas. O superdotado se autorregulando e autoresponsável não vai ter dificuldades além das "normais". Tendo autoconsciência de SI detém um superpoder, e não uma deficiência. Não se enquadrar na doença social é saudável.
so falta uma coisa que seria muito conveniente pra quem é superdotado(a), um "tinder" exclusivo pra gente, pq não perderíamos tempo batendo cabeça com outras pessoas que "não falam nossa lingua". pq ta complicado. basta menos de 3 min de conversa nesses apps pra descobrir que o crush não é o que se apresenta. e se no caso do "povo comum" já dizem estar difícil encontrar alguém imagina a gente (X_ x) puts.
Olá, Kyria. Teu comentário me fez analisar a minha trajetória amorosa e percebi que meus relacionamentos mais satisfatórios começaram na escola e na faculdade! Mas também fui paquerada por caras legais em bibliotecas, vernissages, cursos... E não é porque eu não ia a outros lugares não! Tive um namorado cabeça que conheci numa "festinha" (sou antiga!...) mas foi muuuita sorte! Já comecei relacionamentos em sites, mas não rolou! Acho que sou analógica demais neste quesito!
@@lannafederico3945 enquanto não surge uma rede social pra nós recomendo o site/app boo ,la pelo menos tem classificação por mbti e enegramas pra ajudar
Fiquei muito satisfeita com esse vídeo! Recebi o "diagnóstico" há mais de um ano, mas só nos últimos meses tenho me sentido preparada pra explorar o que isso significa. Que caminho pavoroso e delicioso. É uma confirmação de que sou "peculiar" mesmo, como tem sido me falado a vida toda, mas também é uma oportunidade sem igual de autoconhecimento. Nesse vídeo, você colocou em palavras alguns pensamentos meus que ainda não tinham forma. Essa questão de relacionamentos é um pé no saco mesmo, mas essa visão equilibrada e realista (sem aquele pessimismo desesperado que às vezes bate quando pensamos nisso) fez um calorzinho no coração! Já me inscrevi no canal e estou ansiosa pra assistir mais vídeos! Valeu! :-)
Felizmente, eu sempre me aceitei enquanto diferente e leio sobre psicologia desde a infância. Isso me ajudou muito a lidar com as pessoas de modo geral. Ainda assim, eu tenho dificuldade de encontrar compatibilidade, mas não entro em conflito com as pessoas.
Lorena, seus vídeos são muito esclarecedores. Fui diagnosticada aos 4 anos porque aprendi a ler e a escrever sozinha. Aos 7 anos, apreciava ler Sherlock Holmes, Agatha Christie e Jorge Amado. Cresci na diferença, tentei camuflar-me a vida inteira, busquei esconder-me, chegava a cometer erros nas avaliações propositalmente para não ter maior visibilidade. Moro em Lisboa, faço doutoramento em educação. Estou indo para França. Quero conversar por zoom ou marcar um encontro. Gratidão!
2 года назад+3
Bom dia Alexandra, me envio um email : cerebroemebulicao@gmail.com
Aprendi a ler sozinho aos 4 anos e tirava nota máxima nos primeiros anos sem estudar. Eu lia Agatha Christie também. Kkkkk A Lorena me esclareceu muito aqui, afirmando sobre a genética. Minha mãe é inteligente, mas penso que herdei da parte do meu pai, que era considerado muito inteligente e hoje, sou muito comparado a ele. Tenho tios e primos que são parecidos nesses comportamentos, eu não pensava que era tão recorrente. O que me irrita é as pessoas forçando competição comigo, sendo que na maioria das vezes eu só estou sendo...EU.
@@ales5877 no meu caso é completamente ao contrário, sou diferente de todos, no caso com mais conhecimento..... eu n aprendi a ler sozinho mas aprendi a fazer multiplicação com 7 anos e a minha prof ate se supreendeu, eu acho q conta kkkk....
Nossa, obrigada por compartilhar! Me identifiquei com seu depoimento, que me fez lembrar de informações que tinha ignorado. Sou diagnosticada com TEA e minha terapeuta desconfia de superdotação também. Aprendi a falar, andar e a escrever antes da média. Até pulei série na escola por já saber escrever. E lembro que li todos os livros da Agatha por volta dos 10 anos e curtia Pavarotti, gostava de ouvir e traduzir as letras em italiano.
Somos dois... Errava questões de propósito pra me enturmar, deixava de usar palavras que eu considerava adequadas, pra não parecer diferente. É tenso...
Eu até achei o sentido da vida, mas eu acho que to morrendo... é muito triste não ter com quem conversar sobre tantas coisas que eu acho tão legal... a depressão é avaçaladora e não é possível resolver alguns problemas físicos com facilidade...
3 года назад+2
Luciano, é preciso encontrar pessoas que pensam como vc. Elas existem, posso te garantir.
É isso, me isolei pq cansei de tentar ser compreendida. Quando as pessoas não estão rindo de mim(pelos assuntos que me interesso) elas dão a mínima pra o que eu falo
Uau. Nunca achei que alguém pudesse me descrever tão bem. Estou amando o canal. E posso dizer que tive uma experiência um pouco incomum tive um relacionamento amoroso com outra pessoa superdotado foi ao menos tempo caótico, intenso no nível máximo, um sentimento avassalador nos separamos mas quando nos vemos acontece um turbilhão de sentimentos e não sei mais o que esperar dessa vida …
EU TBM. Mds, eu me afastei dela por achar q éramos mto diferentes, mas éramos mto iguais msm. Tudo mto intenso, mto excitante a níveis intelectuais, emocionais e sexuais, mas ao mesmo tempo mto pra se processar. É foda
Ja senti mt vontade de nao viver por ser mal compreendido por todos ate mesmo da minha familia. As vezes acho q nao pertenço a este mundo, e q nunca irei encontrar a felicidade, mas nao quero desistir
3 года назад+5
E possivel viver feliz, posso te garantir. A aceitaçao e o autoconhecimento sao etapas decisivas deste processo 🙏🏽
Sou casada a 20 anos com um não superdotado , e por muitas vezes ele não me entende e não acompanha meu modo de entender e ver as coisas, é difícil , pois muitas vezes ele diz que não se interessa por assuntos que me interesso , mas eu estou tentando não cobrar dele aquilo que ele não é e ver ele como um ser humano em constante construção.
Nossa esse vídeo me deixou muito feliz e abraçada! Porque mesmo fazendo terapia e buscando me conhecer melhor, eu vejo que na prática, exercitar esse equilíbrio, entre o sentir intensamente e a expectativa sobre o outro é um trabalho árduo. Porque nós temos uma profundidade, interesse seletivo e necessidade de compreensão tão grandes que quando não somos correspondidos, também temos que lidar com uma frustração avassaladora. E é horrível tentar explicar essa dificuldade pras pessoas, porque elas não tem muito conhecimento sobre a super dotação ou como funcionamos. Então, passa a ser exagero e imaturidade da nossa parte. Chega a ser doloroso se relacionar, pois temos inseguranças e desconfortos que preferimos evitar, por serem desgastantes emocionalmente. E quando tentamos entender a lógica de como as pessoas no geral se relacionam, para assim, também podermos vivenciar o amor, nos deparamos de novo com a sensação de sermos exacerbados e que demandamos muita atenção e energia. E então, nos dão soluções genéricas e que não abrangem a nossa complexidade, justamente por sermos neuroatipicos! Por muitas vezes, me senti bem louca, quis desistir de tudo, mas sei que é preciso aprender a lidar com essas emoções e também entender que o outro é diferente de mim!
Fui ao psiquiatra pois achava que eu "era perturbada 😅. Não demorou muito para o mesmo reafirmar um diagnóstico que uma psicóloga já havia suspeitado anos atrás. Agora estou aqui, impressionada com tudo que estou encontrando e como realmente se encaixa com minhas características e história de vida. Estou aliviada por estar descobrindo o que acontece comigo, e ao mesmo tempo, ainda um pouco assustada. Obrigada por seu conteúdo
O problema do superdotado é quando é jovem. Pq você acha muita coisa uma bobagem. Acha a maioria das pessoas estúpidas (e são mesmo, vamos combinar...) Algumas muito estúpidas. E quando você é jovem você é ousado, respondao, não respeita hierarquia... Não que isso mude, mas você aprende a fingir o respeito ao longo dos anos.
Isso traz muitos problemas. Problemas com pais, professores, irmãos etc. Não sei qual é a probabilidade genética de ser filho superdotado de pais superdotados. Acho que essa é a melhor situação. Até conheço um que é assim, mas se levar em conta minha experiência de vida, ao menos pra mim é estatisticamente raro. E aí vem os conflitos. Pq como você vai respeitar um pai e uma mãe que você acha meio burrinhos ? Que você começa a notar o déficit cognitivo em sua tenra idade ? E pior fica quando isso ocorre com pessoas que estão lá para lhe educar, como professores... Sim a imensa maioria é fraquíssima. Enfim.. é complicado. Depois que você bate ali nos 40 fica mais tranquilo. A sabedoria vem para te guiar. Mais ainda assim o desapreço pela autoridade permanece. Enfim não é esse mar de rosas como se pensa não
Mais uma coisa, ao menos comigo, perfeccionismo pra mim é sinal de burrice, desculpe. O perfeccionista tem visão curta. Não há como ter pensamento arborizado e ser perfeccionista, são coisas antagônicas. As coisas se conectam no todo e não no detalhe. O detalhe é em geral parte insignificante de um todo hiper conectado.
Me explico: exite uma imensa diferença entre ser capaz de perceber detalhes e ser perfeccionista. Ser perfeccionista é se apegar aos detalhes, o que é antagônico ao pensamento arborizado de um superdotado. Ele percebe os detalhes, mas não se apega a eles. Minha opinião
@@cristianoo2 Concordo totalmente com essa visão de perfeccionismo. Sempre achei algo bizarro e um tanto bitolado, não acho cabível e nem muito lógico um cérebro inteligente ser escravo de um conceito desses, é totalmente antagônico mesmo. E sobre professores, não poderia concordar mais. Conto nos dedos os professores bons que tive na vida. Mais me atrapalharam do que ajudaram.
Me senti identificado com a questão da superficialidade nas relações. Onde termino me satisfazendo somente sexualmente mas dificilmente intelectualmente. Isso é frustante demais.
Muito bom essa live. Passei por dois casamentos por conta de ser superdotado, já estou a 10 anos sozinho e já me acostumei, doi menos do quê perder a pessoa amada. Sou muito fiel as pessoas e atraío pessoas infieis. É chato ser superdotado sofri muito na adolecência e sofro até hoje. Me separei por ter muito aflorada e senti que minhas esposas não gostava de mim e para que elas fossem felizes resolvi separar.
Minhas amigas achava wue eu tinha mediunidade, algumas vezes olhava pras pessoas e dizia oque iria acontecer com elas e depos de tempo acontecia principalmente quando iria morrer. No relacionamento eu sinto muito as emocoes das pessoas sinto ate mesmo oque elas nao sabe que sao . Sinto barulho cheiro as vezes a varios metros de distância. Tenho dificuldade com palavras para escrever e falar. Minhas amigas que critica porque eu amo lê, quando pego um livro que gosto leio muito rápido as vezes desisto do livro porwue antes da metade do livro eu ja sei todo o conteúdo a ser falado . Quando criança tinha isso era bem mas expressivo pedia a deus pra ser uma pessoa normal,😢
Me encontrei neste canal, vc descreve tudo o que eu sou. Porque em todos os vídeos você fala de elementos que fazem parte da minha personalidade. Pena que as pessoas que conheci até agora tentam me forçar a me diminuir. Sempre soube, mas até meus pais ficavam me diminuindo, e em muitos momentos, eles se levantaram e atrasaram meu progresso. Eu aprendi a ler sozinho e a diretora da minha escola me testou e queria me adiantar, mas meus pais não permitiram. Eu tenho ensino superior, me formei praticamente sem estudar. Tem gente que me chama de louco, me rejeitam sem motivo plausível e não me entendem, por mais que eu me expresse bem. Não encontrei ainda nem um ambiente de trabalho que me valorizasse. As pessoas querem me enfrentar, quando eu só penso em ajudar. Mas jamais vou desistir. Gratidão pelos vídeos, pelo canal, esclarecimentos e pelo conhecimento compartilhado. Cheguei aqui ontem e voltei a valorizar esse meu lado que estava entristecido por causa da falta de compreensão e rejeição alheia. Um grande abraço e que Deus te abençoe grandemente!
@@CassiaSy Oi. Eu moro na minha casa. Sei que com isso, vc quer sugerir o distanciamento. É disso que tenho utilizado, sem brigas, acusações, só mantenho distância e me afasto quando querem falar algo negativo. Não sei se muda alguma coisa, mas pelo menos, hoje, ninguém tenta atrapalhar. Podem não ajudar, mas tbm não dizem nada de ruim. Obrigado por perguntar.
@@ales5877 sorte sua que hoje mora sozinho é isso? Super me identifiquei com sua história por isso perguntei... Tbm me encontrei nesse canal e claro faço terapia... Se quiser conversar... tô aqui! Fique bem pq não está só nessa 🤝
Fusão intelectual define o que eu tenho como ideal de tesão diga-se de passagem. É difícil achar alguém que tenha essa liga, na verdade é difícil achar qqr pessoa que queira profundidade
Compreendo o que você diz. Em toda minha vida, foi muito difícil encontrar pessoas com as quais eu pudesse ter 'orgasmos intelectuais'! Sabe, quando você começa com uma ideia e a outra pessoa segue o seu raciocínio e o complementa ou o instiga, ou o contraargumenta com desafios fascinantes e você segue essa dança de raciocínio e isso é inenarrável! Deixa exultante! Tive um único amigo assim. Eu o chamava de amigo transcendental... Por outro lado, infelizmente, é ignóbil e angustiante TUDO o que não é tocado holísticamente! (É o que sinto).
Eu desisti. Ser o inteligente da rodinha lhe atrai tudo, menos mulheres. Na maioria das vezes é ser visto como o chatão que estraga a conversa sobre qualquer assunto. Criei um falso eu.
As minhas relações são um fracasso total, tanto em tentar fazer amizades ou nas relações amorosas. No momento minha vida é só solidão. Preencho o vazio com muita matemática complexa.
No ponto exato desse vídeo, sinto a necessidade de fazer o teste de superdotação. Quero muito entender meu funcionamento, ter um acompanhamento. Não é nada fácil viver em uma sociedade que não foi feita pra você.
3 года назад+1
Sim Joao, vale muito a pena entender quem somos e como funcionamos. Os testes nao sao a unica solucao, mas se sente a necessidade, vale a pena tentar.
Oi Lorena! Vi que esse conteúdo foi colocado no ar há 2 anos, porém o encontrei hoje. Você... resumiu a minha vida. Desde os 14 anos sentindo ansiedade (e somatizando os sintomas físicos) e aquele "aperto no peito". Tive poucos relacionamentos e não deram muito certo. Tudo que você descreveu foi incrivelmente preciso e hoje pesquisando mais sobre eu vejo o quanto mascarei o que sou pra tentar ser neurotípico. Já pensei e já ouvi que eu queria outro de mim! Como forma de dizer que eu sou o problema... E talvez eu preciso de outra pessoa como eu, mesmo. Chorando de felicidade por ter reconhecido e validado que eu não só esquisito ou quero demais dos outros, e do outro lado me doando pra todo mundo menos pra mim. AAAA! Obrigado pelas suas palavras, de coração.
tenho 35 anos e atualmente estou me recuperando de uma relação. cai com uma parceira sociopata que fez uma destruição avassaladora, ao ponto de eu desistir de lidar com as outras pessoas. não vou dizer que estou 100% fora, estamos num mundo de possibilidades, mas não pago pra ver. sempre tive muitas pessoas ao meu redor, inteligentes, mas não superdotadas, então sempre fiz algo com alguém, nunca gostei de fazer algo só, mas ando me treinando e me reensinando a lidar com tudo independente emocionalmente e sempre me sinto mais a vontade fazendo uma simulação de falso selfie para lidar comigo e aprender a interagir com a solitude, assim tem sido menos encomodo agir sozinho.
Um problema que acontece em relacionamentos é que muitas vezes não ouvimos a parceira e tentamos *inverter a lógica* da situação ao debater a questão. Achamos que a culpa é sempre do outro
oi marcelo. eu passo por isso com meu marido, que é superdotado. e nosso casamento está ruindo. estamos num impasse muito dificil e ele está cego sobre a possibilidade de também ter falhas. como foi para voce reconhecer isso na relaçao? podemos conversar melhor? abraços.
Me identifiquei muito, obrigado! Descobri q sou superdotado em terapia, e essa questão do relacionamento amoroso sempre foi um ponto de muito sofrimento para mim, cheguei até a ficar com depressão por causa disso. Este vídeo me esclareceu muita coisa! Vou até mandar para minha psicóloga haha! Muito obrigado! Ganhou mais um seguidor! 😉
@@CassiaSy Boa Noite Cássia! Comigo já foi diferente, não foi um término, foi um amor impossível, e pelo fato de sermos superdotados pensamos muito, e ainda somos altamente sensíveis, então tbm sentimos muito kkkk. Mas graças a Deus aos poucos foi passando
O Amor é a resposta. Ame e permita que o outro te ame. A Chama Divina no coração é o Amor que procuramos. Quando gente se valoriza e se ama muito tem o transbordamento do Amor que por afinidade de vibrações se harmonisa com o outro. Como diz o Luva de Pedreiro:Receba!😎💢
É o meu caso, nas consegui superar tudo isso. Cinco relacionamentos com traições. Agora tenho uma mulher que consegue né entender no eu recebi de mais sublime de meu Criador, ou seja, a minha capacidade intelectual e cognitiva, o que as outras não conseguiam acompanhar. Ab.
Fantástico esse seu vídeo, parabéns, sempre fui consciente de meu estado pessoal e intelectual e não sabia ser uma super dotação. Desde muito pequeno sou assim e nunca me achei incomodado pela opinião dos outros simplesmente selecionava com quem iria conversar mais extensamente ou de forma simples e resumida. Percebi e ainda percebo tudo isso em silêncio nas minhas relações menos favoráveis e achava muito inapropriado manifestar porque sempre senti que as pessoas tinham valores que eram muito significativos para elas mas sem algum sentido para mim. Já com as pessoas mais compatíveis tudo florescia e hj escolhi estar feliz sozinho com meus amigos muito especiais. Hoje tento achar no meu trabalho como mentor pessoas especiais com talentos diversos e diferentes dos meus para aprender mais e ajudar mais. Acho que encontrei a felicidade pessoal, ajudo pessoas a encontrar o mesmo.. Tenho liberdade, tenho paz, então tenho felicidade, agora só falta o dinheiro rsrsrs.
Estou me descobrindo enquanto pessoa superdotada e recentemente meu esposo foi diagnosticado TDAH... Imagina a combinação hahahahahahahaha No começo deu muito certo, pois o que faltava em um, sobrava no outro, e vice-versa. Mas com o tempo fui ficando sobrecarregada e magoada. Vou passar por avaliação neuropsicológica a partir de sexta-feira, mas acredito que me conhecendo melhor e ele sabendo disso, as coisas podem melhorar, assim como estamos buscando terapia de casal.
Comecei a assistir este vídeo desconfiado. Mas de fato, você colocou pontos bem típicos que trazer problemas em relações. Parabéns pelo conhecimento reunido
Esse vídeo me ajudou bastante na auto consciência de situações que vivencio. Costumava ter alguns "eus" para tentar me adaptar melhor aos ambientes, mas isso fazia eu me sentir muito vazia e sem sentido. Procurei a terapia para tentar aprender a lidar melhor com as minhas crises existenciais, durante o processo entendi que existem pessoas felizes, condescendentes e pessoas tristes, insatisfeitas, críticas...e que está tudo bem pertencer a um perfil ou o outro. A partir disso, iniciei um processo de auto aceitação e auto consciência dos meus valores... depois disso o meu número de amigos reduziu drasticamente, porém apesar disso passei a me sentir bem menos sozinha, a valorizar mais as pessoas que gostavam de mim com todas as particularidades e a desfrutar da minha auto companhia. Também adotei um 🐈, que me acompanha nos momentos de ocio criativo
O mais estranho é a completa má vontade para o sono e o terrível desgosto de acordar pela manhã. Detestar simpatia além da página 1 e adultos com síndrome de juventude me enojam. Sinto extrema facilidade com coisas práticas, sentir necessidade de solidão e abrir discussões infindáveis com meus próprios pensamentos e teorias, não tenho uma boa relação com gente "risonha", apesar de conseguir extrair alegria de muitos momentos, não tenho tolerância com histeria e tenho sentimento de divergência em todos os ambientes. Acho que apesar de conseguir boas notas em testes de QI eles servem apenas pra provar que testes existem e que na vida real toda conformidade é por definição burra, me sinto burro por ter de me conformar com um mundo majoritário de histéricos e psicopatas e acho mais fácil lidar com o segundo exemplo(psicopatas são mais previsíveis)... ... ... Etc...
Fantástico esse conhecimento, tenho procurado entender o que acontece comigo, pois algum tempo pra cá comecei achar que posso ser superdotada. Estou investigando a mim mesmo.
Não sei se sou isso, tenho uma vida baseada em tédio! Tédio de tudo! Na escola a professora ensinava e depois repetia, repetia e repetia! Desisti de relacionamento e aprendi a controlar sentimentos e fazer coisas que eu gosto e que me fazem bem! Meu ponto e comunicação, parece que as pessoas não entendem o que eu digo! Acho que não sei me expressar! As pessoas querem sempre interpretar minha palavras, e eu apenas estou falando sem a necessidade de interpretar! Incomoda! Só socializo mesmo quando tomo bebida alcoólica e isso acontece 1x a cada 3 anos! O Cérebro da um tempo!
Ser intenso em tudo, impaciência, Lucidez, necessita de Solidão, Ser inquieto cansativo e difícil de entender por outra pessoa! Sonha com grande amor que permita uma fusão intelectual e emocional! Precisa de alguém com paciência e confiança! Anceia por descobertas.
Me fez sentir pena da ex rsss Casados por mais de uma década me veio recordações a cada pauta enumera kkk Somos muito resilientes, tolerantes e pacientes.. talvez mais aos nossos olhos.. o auto conhecimento por ambos é a chave.
Não sei se energias, universo, Deus... Mas venho me descobrindo com dupla excepcionalidade TEA/SD... 27 anos juntos, casados🙏🙏🙏 .. uma pessoa equilibrada que sempre soube me colocar no meu lugar com pontos reflexivos coerentes... Ter excepcionabilidades NÃO É SER UM RETARDADO, se fingir de louco, centro de universos.. o segredo é humanidade, humildade, resignação e bom censo😉👊, algo que tb pode ser ausente em neurotípico. NÃO SOMOS DONOS DE NENHUMA RAZÃO.
Lorena, parabéns pelo seu trabalho, seus conteúdos são bem interessantes ao abordarem esse tema. O processo de conscientização de si enquanto enquanto pessoa superdotada é quase sempre - pra maioria dos ah/sd - muito árduo, difícil, complexo, lento, gradativo. E sem sombra de dúvidas, ser uma pessoa superdotada sem conscientização dessa condição, imprime muitas dificuldades na vida do sujeito. O problema é que existem muitas pessoas que não possuem noção dessa condição, e isso por algumas questões. Primeiro porque todo indivíduo possui uma relação de naturalização e cotidianiedade com a própria consciência e psiquê, de tal modo que a nossa psique aparece sempre como o "normal", do nosso ponto de vista (ainda que, o normal seja apenas um conceito, um ideal, uma busca, o normal é a busca do sujeito pela normatividade moral, permeada pela cultura e pelo contrato social). Daí que o sujeiro não reconhece a particularidade da própria psique, não reconhece a particularidade dos próprios comportamentos e processos psíquicos. Diagnosticar é uma forma de reconhecer isso, e reconhecer enquanto algo que como "transtorno" se orienta diferentemente de uma psique dita normal. Segundo que, para se reconhecer enquanto uma pessoa com condição de superdotada é necessário conhecer o próprio conceito de superdotação. A desigualdade social afasta pessoas superdotadas pobres do acesso à recursos sociais e educacionais que são absurdos. Precisamos olhar urgentemente para como a questão da superdotação tem sido tratada no Brasil. As escolas não possuem o mínimo de estrutura de reconhecimento paras as crianças. Famílias pobres e periféricas não possuem o mínimo de instrução. As crianças superdotadas estão sofrendo sozinhas. Superdotação e altas habilidades é questão de saúde pública! Cadê o acesso às políticas públicas que garantem diagnóstico e acompanhamento para os superdotados? Imagino que essa é uma questão que toca muitos que estão aqui.
Eu conheci uma mina incrível há uns 2 anos atrás agente ficava em call por 5,6hrs direto kk conversando sobre assuntos gerais,Ela foi a primeira pessoa (Mulher/homem) q eu consegui ser eu msm...Eu curto muito conversas gerais,Enfim eu perdi o contato dela, acabei sendo roubado...Eh horrível kk pq nunca mais conheci alguem igual a ela ou melhor alguem igual a mim kk...Hoje em dia n tenho praticamente amigo nenhum,Só tenho 2...É as conversas são bem superficiais,Futebol,Mulher,Festa...É bem deprimente pra honesto ,Me sinto mto vazio...Mais...É o q tem né
Sou superdotado e aprendi dolorosamente e persistentemente que monogamia não funciona pra mim. Cansei de tentar isso. Eu já quis encontra "a pessoa certa". Atualmente elas querem me encontrar.
Amei a sua blusa, simplesmente linda. Gostei muito da combinação entre sua maquiagem, blusa e óculos. Adorei seu organizador. Tão bom saber que existe gente como a gente né❤
Exato! Como é quase impossível encontrar alguém que nos satisfaça no nível intelectual atualmente, haverá a predominância das relações voltadas sobretudo ao sexo, como uma espécie de compensação, conforme explicado no vídeo. - Em função disso, aliás, o primeiro ponto colocado sobre uma ânsia pelo amor romântico duradouro parece contraditório, quando lembramos deste outro ponto. Porque uma vez trazida à tona tais distinções colocadas, a ilusão do amor romântico em si é bem enfraquecida, embora as paixões amorosas, devido às sobre-excitabilidades do superdotado, podem sim voltar de tempos em tempos - porém isto é diferente da ideia de amor romântico corriqueira.
Até hoje eu só conheci uma pessoa capaz de me atrair intelectualmente, e para os meus amigos isso parece besteira, mas vou dizer, se a moça não conseguir me acompanhar é muito dificil para ela ouvir sobre curiosidades, multiplos interesses e etc.
Para quem interessar tem uma série da vida de Albert Einstein que foca mais a vida pessoal dele do que a profissional. Na série vemos alguns conflitos de um relacionamento relatados por Lorena. Nome da série é Genius - Albert Einstein. Vale muito apena assistir, recomendo muito!
Sempre tive dificuldade, de ter parceiras intensas e inteligentes pra conviver,mas nunca sonhei em ter um grande amor,talvez por ser homem e desejar muitas mulheres,sempre me encantou, ter a mulher desnuda da máscara social,e a ter na sua forma mais primitiva e avassaladora do seu ser,casei sabendo que não amava,que apenas podia suportar conviver,mas conviver no meio entre outras pessoas,evitando de estar só com a companheira fora da cama,sempre soube que não me encantava e nem preenchia um lugar de real parceira,na realidade o mundo social, fabrica máscaras morais e comportamentais que escondem as pessoas de fato,e as enxergando ficam na maioria das vezes nada interessantes hahahah a construção sexual feita pela sociedade,cria algumas expectativas nas mulheres que não foram criada em mim,então minha parceira precisa se libertar de conceitos, e se mostrar mais real no seu ser,hahahah tentando escrever de forma a não indelicado hahahah
Muito bom os seus vídeos, aqui consigo um compartilhamento de quem vive fora da caixa, também sou super dotado, e depois do seu canal, não me sinto tão só, a final a inteligência acima da média, nós deixa torna isolados, observando os androides ao redor.
ALÔ parceiros de superdotados, precisamos também de ajuda. É muito complexo e desgastante ser o parceiro neurotípico. Não devemos ser esquecidos e podíamos nos unir para entender quais as melhores práticas para que nosso amor nao entre em ruinas por falta de comunicação alinhada. O nível de exigência é muito alto e a eterna construção de que, nós parceiros neurotípicos, é que estamos errados e não temos razão em nada é um problema. Dói e eu simplesmente nao sei me defender, porque tudo que falo é invalidado pela lógica dele, MESMO QUANDO TENHO RAZÃO.
5 месяцев назад+1
😂 Gostei Rafaela! Se relacionar com uma pessoa com superdotação tem seus desafios. Entender que a lógica deles é diferente é o primeiro passo para uma comunicação melhor. Para entender mais sobre essa dinâmica e fortalecer seu relacionamento, confira a aula gratuita que vou publicar em breve, ofereço nela vários insights que podem ser úteis para quem se relaciona com superdotados. Acesse aqui: cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Nao adianta discutir com o super dotado ele (a) sempre tem a razao o mudo deles è diferente perca de tempo e um desgaste emocional muito grande ter relacionamento amoroso com esse tipo de ser , melhor opcao pra saude mentar do neurotipc è sair fora rapido ou mem entrar, ou fica e sofra pro resto da vida .
Afortunadamente encontrei a Cristo, a quem dedicarei meus dias estando de celibato, extremadamente feliz por ter minha maravilhosa companhia. O pior foi minha exigência, que também era física. Podemos parecer narcisistas, mas minha incansável busca por humildade e simplicidade me fez entender que é apenas auto percepção, inteligência intrapessoal. É como aprendi com a Ana Beatriz Barbosa: o resto é mar, é tudo que eu não sei contar, são coisas lindas que eu tenho pra ME dar. Fundamental é mesmo o amor, é BEM possível ser feliz sozinho.
Olá Dr.ª Lorena! Agradeço muito por todas suas explicações e orientações! 12’37” : Tenho uma dúvida e, talvez um outro ponto de vista em relação ao perfeccionismo e gostaria de compartilhar com você para saber, também, o seu ponto de vista neste assunto. Acredito que o perfeccionismo esteja em segundo plano, como que um coadjuvante. O que estaria em primeiro lugar (falando exclusivamente sobre este ponto), seria a “simetria”. Então, a simetria seria um ponto a mais que o perfeccionismo porque, algo pode não ser perfeito, MAS desde que sema simétrico, então tudo está tudo bem (para o AhSD). Andam juntos, sim, mas penso que a simetria estaria um pouco a frente do que o perfeccionismo. Vou dar um exemplo: um quarto bagunçado pode ser diferente de uma desordem (bagunça e desordem estaria seria algo assimétrico), porque se esta “bagunça” tiver um tipo de ordem, como que uma lógica”, pode haver uma simetria de informações. Outro exemplo: se olhar uma rua e estiver tudo perfeito (limpa, organizada, arborizada) mas se, ao olhar de forma macro, pode não haver simetria entre as demais paralelas ou adjacentes. Mais um exemplo: uma pessoa pode ser atraente (homem ou mulher), mas se o andar, o movimento, as gesticulações não tiverem uma simetria, é como se a beleza (aparente) perde o encanto. Outros exemplos também se encaixam, como pintura, arquitetura, marcos históricos, etc. Em resumo, seria como um "perfeccionismo assimétrico" (onde não há ordem nas informações sensoriais) ou um “perfeccionismo simétrico (onde há algum tipo de ordem nas informações), a qual o que algo pode não ser perfeito desde que seja simétrico. Neste caso, há uma compensação de forma a manter o equilíbrio de informações. Não sei se eu me fiz entender... O que você acha? Qual a sua opinião?
Mais um vídeo agora eu tenho cada vez mais certeza que sou super dotado porém eu quero fazer um teste verdadeiro de QI. Porém esse diagnóstico não me traz orgulho e sim mais angústia pois se sou super dotado porque eu não tenho sucesso na vida?
Estou refletindo sobre meu relacionamento a tantos anos, que falta eu sinto de ser enxergada e poder ser eu mesma. Sou muito grata, pois esse video me trouxe muita clareza.
Eu não sou superdotada,mas gostei muito do canal! Não sei se acredito no amor, queria saber como pessoas estudiosas e cientistas explicam o amor, se alguém puder responder me ajudaria talvez a entender!
Eu fui diagnosticado com TDAH, mas me identifico muito com características relacionadas à superdotação. A questão é que eu não acho que eu sou extremamente inteligente (não ao ponto de ser superdotado), acabo ficando nesse limbo. Falta-me maturidade para entender esse grande vazio das pessoas. Talvez nós é que sejamos preenchidos demais. 😅
Precisei achar esse video pra abrir minha mente e salvar meu relacionamento com um superdotado.
Sou muito exigida, criticada... Nossas brigas terminam sem sentido porque ele sempre tem respostas e argumentos pra tudo. Tem vezes que me vejo isolada, porque ele me troca pelos assuntos mais interessantes que ele tem, o que me faz sentir desvalorizada. Já cheguei a me questionar se ele me traía, mas segundo ele tudo que faz é estudar dia e noite. Não entendo como ele nunca se cansa de estudar...
Ultimamente tem sido mais complicado porque ele quase não tem tido paciência comigo. Tenho muita dificuldade em entender certos assuntos, até mesmo quando ele me pede pra fazer alguma coisa, porque recentemente descobri que tenho TEA, então muitas vezes preciso pedir que ele reformule ou me explique melhor, o que deixa ele irritado.
É claro que no meio de tudo isso, também tem o lado bom, como quando temos conversas estimulantes, quando ele é compreensivo e empático comigo, ou quando digo que não preciso pesquisar nada porque ele é minha enciclopédia ambulante kkkk
Enfim, ele também tem me ajudado muito a entender melhor as regras sociais e comportamentos humanos complexos, principalmente com relação as emoções e sentimentos (que é uma enorme problemática para mim) e no mais tem sido muito estimulante namorar com ele, porque sempre aprendo algo novo e diferente.
Mas é isso.
Obrigada pelo vídeo ❤❤❤
P.S: perdão pelo comentário gigante.
Tenho uma amiga com o mesmo problema que você comecei a ouvi la. E falei volte a estudar faça outra faculdade. Veja suas vitaminas celebrais e minerais. Pois ela tambem ouvia as coisas e nao entendia e isso e falta de correlações cerebrais em neuronios assim foi feito. E suas vitaminas celebrais estavam baixas. Minerais Tambem sentia algo diferente e falei era bom terapia. Na terapia ele descobriu TDHA. Ai com as reposições vitamínica ela melhorou absurdamente. E prestou vestibular e esta no terceiro ano de fono. E agora se sente mais forte e assim nos assuntos com seu esposo ela e muiiito mais segura. Então menina vá atraz não se sinta diminuida. Etu tens uma joia em casa. Entao a acompanhe estude tsmbem.desenvolva. tome vitaminas. Sugestão a vitamina da mulher tomo a 30 anos 3 vezes por ano. E o Arcaleon. A B12 b6 b1 b3. Magnesio trionato para o cerebro. Vitamina d. Caso precise. Você sentira muita diferença em tudo. E tu se sentira mais interressante. Nao pergunte as coisas a ele pesquise leia descubra..Deus te abencoe.
Oi Tairiny, eu passo examente pelo que voce passa e tem sido muito difícil sair dos impasses. Acabei de comentar abaixo na resposta do Marcelo, porque ele escreveu algo que meu marido precisa entender, porque eu estou sempre no lugar da pessoa errada, que nao entendeu, que nao tem humildade para aceitar que estou errada (EU ESTOU SEMPRE ERRADA PARA ELE) ele nunca entende meu jeito de construir o raciocínio sobre o que está nos fazendo desentender. Estou há um tempo procurando na internet informaçao para os companheiros dos superdotados, porque sempre parece que eles é que sao os "coitados" por serem mal compreendidos, mas eles também sao falhos, nao sao deuses. E nao quero soar pejorativa, é que isso realmente acontece. Qualquer conversa nossa eu preciso construir argumentos extremamente complexos para ele para ele conseguir me dar razao em algo, estou sempre esgotada intelectualmente, porque as conversas sao muito densas (e isso nao é negativo, porque conversa densa é sim muito boa). As conversas densas me fazem evoluir, pensar diferente, ampliar minha mente, meu entendimento sobre tudo e todos, mas existir e funcionar 100% desse jeito para o parceiro do superdotado é desgastante demais. E eu me sinto muito mal sobre sentir isso, evito ao máximo demonstrar meu esgotamento, porque só eu sei a solidão que ele passa e o quanto tenho valor na vida dele, por compreende-lo.... mas é muito dificil pra mim também. Preciso entender como é isso para os parceiros nao super-dotados (ou como dizem neurotípicos), e como aprendo a me proteger, me autopreservar, como consigo argumentar sem que ele, mesmo nao tendo intenção em me fazer mal, destrua a validade da minha fala para se mostrar sempre com a razao, porque as brigas hoje em dia tomam proporções tao desgastantes enquanto o tema principal dessas discussoes nem sao temas de vida ou morte, às vezes giram em torno da posição dos móveis na sala, ou sobre ter jogado tal coisa fora, ou sobre ter dado uma resposta sobre algo trivial mas que para ele soou como um ataque à honra dele..... HELP S.O.S - parceiros de superdotados, vamos nos unir!
Eu sou SD. E primeiramente, estou encantado com o interesse de vocês de buscar compreender a condição dos parceiros de vocês. Isso é uma forma de demonstrar o Amor de verdade. Na prática, demonstrem esse interesse à eles. É desgastante sim, eu imagino e respeito "o lado" de vocês, mas se tem amor, respeito e essa busca em compreender e ser uma espécie de porto seguro para o outro, vale muito a pena! Parabéns meninas.
Eu me envolvi com um e estávamos namorando, mas tenho de me afastar pois ele diz que eu não estudo para conversar sobre aquilo que ele tem interesse. Sempre gostei de estudar e fui considerada inteligente mas, com ele, me sinto frequentemente cobrada e avisada de incompetência. E costuma me diminuir e me cobrar muito. Eu estou desistindo. Se não tiver um esforço de ambas as partes tudo isso se torna mentalmente esgotante
Fontes conflitos relação amorosa!
1) Conversas banais e fúteis!
2) Impaciência com a lentidão do outro.
3) Hipersensibilidade emocional, cheiro!
4) Perfeccionismo que leva a lentidão em realizar tarefas.
5) Necessidade de ter sempre razão.
6) Necessidade de solidão.
7) Isolar-se e evitar expor sentimentos.
8) Mal-estar em situações sociais.
9) Multi potencialidades.
10) Depressão existencial!
Eu todinha
Quase eu todinha, exceto pela (8), interação social é uma das minhas maiores habilidades, eu amo pessoas e necessito de situações sociais, apesar de também precisar dos meus momentos de solitude. A (5) eu estou educando, a gente tem q aprender a respeitar o outro, a negociar e a ceder também...nem sempre as coisas vão ser do nosso jeito.
De todas, a 5 é que é chata, porque ninguém é Deus ;) . O resto é legal
Eu amo estímulos olfativos, mas auditivos são exaustivos.😢
Gostaria de encontrar uma pessoa com quem eu consiga ter uma identificação, alguém com quem eu possa me conectar intelectualmente e emocionalmente, um amor intenso e que seja verdadeiro. Encontrar o tão esperado "gênio compatível", me sinto sozinha em um mundo cheio de pessoas previsíveis, que sempre se encaixam nos mesmos padrões, é tedioso.
Procure por grupo deeles no face e é provavel q ja tenham criado no zap.
Olá Sthefany, um relacionamento satisfatório alem de compatibilidade, precisa ser construida de forma paulatina e abrindo espaço gradualmente. Não existe nada pronto, tudo é construido e precisa de tempo.
É exatamente dessa forma que penso
Sou muito privilegiada pq encontrei essa pessoa que me entende e pode passar um dia inteiro conversando. E aceita meus muitos interesses e minha intensidade. Isso há 26 anos.
que benção ter conseguido encontrar alguém que te ama do jeito que você é
Que sorte!!!
👏👏👏 Parabéns e que Deus os abençoe e os guarde. Bem difícil isso.
Wow, fico feliz demais por você, isso é perfeito, é um sonho...
Essa necessidade de muuuita conversa tem sido um empecilho pra eu me manter nos relacionamentos. Simplesmente não vejo sentido, nem consigo sentir um vínculo com pessoas com quem não tenho conversas profundas. Mas as pessoas não têm conversas profundas, ficam sempre no raso. Triste...
Essa questão da hipersensibilidade é inacreditável
Eu já acordei de algumas vezes de madrugada porque senti cheiro de barata no quarto. Acendi a luz, encontrei a barata, matei e voltei a dormir
Também já acordei ouvindo passos de camundongo na casa... Fui atrás, matei e voltei a dormir
Acredite se quiser! Minha família que viu tudo acha que eu minto e tive sorte em encontrar o que dizia ter ouvido/sentido
Gente!!!!! Eu sou assim!!!!!! Exatamente!!!!!
Uau! Kkkkk
eu também
Eu também!
Eu sou assim, eu ja acordei em quarto de hotel durante a madrugada porque ouvi uma barata andando perto de mim.
Quando ela fala impaciência eu me sinto bem em estar vendo em 2x
kkkkkkkkkkk
Kkkkkkkk e eu q sou tipica mas, esposa de um prodígio desses, também.. kkkk agente acaba pegando as manias. Haha
Eu sou típica e não suporto mais vídeos ao vivo porque não dá para avançar e acelerar 😂😂😂
Kkkkkk
É impossível não criar um outro eu! Depois de inúmeras tentativas frustradas, nasce sempre o desejo de manter este outro eternamente vivo na relação. Há sempre um traço comportamental considerado exótico que não dá para mascarar durante muito tempo. Traços quase que incontroláveis por fazer parte do perfil comportamental de cada um. Não sei viver sem meus livros, sem provocar argumentos constantes diante de meu mundo reflexivo. Meu namorado não aceita que eu os leve nas reuniões de amigos. Gosto de estudar sabendo que estou rodeado de pessoas, mesmo que eu esteja em um quarto exercitando minhas leituras. Desta forma, cria-se uma insatisfação interna de grandeza imensurável. Enfim, a luta é diária.
Perfeita colocação Gilberto. Também sou assim, carrego meus livros pra todo lugar: pra praia, pra festa, pra esperar meu filho na porta da escola ahahaha... Até andando ahahha... Faz parte de mim. Mas o falso eu, tenho abandonado aos poucos. E um longo caminho, e infelizmente para vivermos nesta sociedade temos que utiliza-lo por vezes.
Terrível. Estou lutando pelo meu relacionamento. Eu amo a personalidade da minha namorada, o apetite por sexo tbm, embora ela seja meio careta rs. Mas a superficialidade dos pensamentos, a hipocrisia, o descaso com varios assuntos, aquele papinho insuportável "é questão de opnião", me deixa maluco.
@@letrevizan12 o descaso com inúmeros assuntos é foda...🤦🏻♂️
@@letrevizan12sou exatamente e o pior não socom relacionamentos com tudo, bem todo assunto de senso comum me enche o saco, parece besteira mas falar sobre teoria da relatividade e mecânica quântica acho mais legal, me sinto velho por isso
Estudar rodeado de pessoas, levar assuntos profundos em roda de amigos, angústias que achei que fossem só minhas, imagina que massa um grupo de pessoas com essas características, o papo iria além rsrsss
Eu te encontrei hoje e estou marinando seus vídeos. Caiu uma bigorna na minha cabeça e só saio daqui quando souber tudo sobre o assunto. Eu me identifiquei com 100% das características e estou sentindo uma mistura de alívio e medo. RS
Muito obrigada por um conteúdo tão claro e objetivo.
Precisava dessas informações 50 anos atrás kkkkkkkkk !
❤❤❤❤❤ Mas tá di boa !!!!
Me vi nos 38 quesitos !!! como pode ? parece piada !!
Poderíamos fazer um chat , só de pessoas chatas , como os superdotados...
Ótima idéia!
Lorena, seus vídeos vem me auxiliando muito a me encontrar como ser humano. Tenho 17 anos e sou superdotado (Q.I 145). Por muitas vezes me sinto incompreendido ou até mesmo enfrento crises de identidade por ter um desenvolvimento acadêmico e mental muito mais veloz do que o meu desenvolvimento biológico.
No meu dia a dia, tento manter amizades com qualquer pessoa desde que essas consigam se conectar comigo, o que é extremamente difícil.
Meus assuntos e a minha forma de expor as minhas paixões são na maioria das vezes vistas como loucura ou são banalizadas por pessoas ao meu redor, e muitas vezes por esse motivo acabo percebendo a inferioridade das pessoas até o determinado momento em que eu me vejo mortal/limitado e então entro em crise por ter uma visão de regresso muito mais ampla em relação aos aspectos sociais e problemas humanos.
Seus vídeos tem sido uma fonte de autodescoberta, desejo-lhe muito sucesso e mesmo sendo refém do meu ceticismo, acredito muito em Deus e desejo que ele te abençoe!
Obrigada Danilo. Como te entendo. Coragem.
Nossa, te entendo muito. forças ai
Que triste a os mesmo tempo incrível! Você parece ser uma pessoa maravilhosa! Se quiser eu te passo meu número, adoraria bater altos papos reflexivos kkkk tbm sou superdotado criativo.
❤️ te entendo.
Te entendo mto mano. A gente entra num processo de racionalização de tudo como mecanismo de defesa, até entender q o mundo não é feito só de verdades, existem sentimentos tbm, mas até lá a gente machuca mtas pessoas e alimenta uma arrogância gigante. Pelo menos pra mim, atualmente, o entendimento é por aí
Isso define a meu atual tédio em relacionamento, é dificil manter dialogos onde a gente possa aprender ou trocar conhecimentos, é dificil estar sempre 5 passos a frente mentalmente.
A minha sensibilidade é muito maior musicalmente e com cheiros e sabores.
Com isso fui músico por anos e dei aulas de música, mas hoje não tenho paciência para nada que seja musicalmente ruim, notas erradas ou desafino ao cantar.
O perfeccionismo em coisas que eu faço e com relação aos demais que trabalham comigo por muitas vezes fere as pessoas porque acabo falando o que penso, porque aprendi não me limitar.
Mas falo uma coisa amo minha esposa, mas tudo isso é desgastante, porque quando eu perco o interesse pelas coisas meu cerebro foca em outras e acabo esquecendo da relação.
E o fato do meu cerebro procurar coisas cada vez mais dificeis de serem resolvidas nunca fico satisfeito mentalmente falando, acabo indo para o computador para programar coisas cada vez mais dificeis. No ultimo um ano e meio passei desenvolvendo um sistema de criação de sites para pequenas empresas para pessoas que não sabem programar, coisa essa que consumiu meu tempo todo extra, e quando eu saio desse mundo tudo parece sem graça.
Esse tédio é complicado. Por isso acaba sendo comum os superdotados se isolarem mais que as outras pessoas. A gente acaba tendo necessidade de mergulhar em assuntos desafiadores para suprir essa necessidade de satisfação intelectual, porém quem está ao redor não acompanha. Nem todo mundo entende. Ainda bem que tenho dois filhos superdotados. Aqui em casa acaba ficando cada um mergulhado no seu interesse pessoal e um respeita o espaço do outro.
Talvez estivesse tomado pelo sentimento de ter explorado todos seus horizontes e, devido a esse fato, tornar-se indiferente às outras formas abrangentes de mudanças em seu cotidiano.
Sou superdotado e fiquei muito feliz de ver uma superdotada falando sobre a superdotação! Suas interrupções na fala são típicas de um cérebro em ebulição. Muito obrigado pelo seu relato!
❤️
Descreveu meu namorado as questões existências , a questão de está sempre em diálogos fora da caixa , demorou anos para que ele se sentisse seguro comigo mas nós cremos que Deus está nos ajudando e claro sempre a procura do autoconhecimento percebemos que existe sempre a possibilidade de olharmos pro outro independente da situação . Agradecida pelo esclarecimento
A super dotação deveria estar classificada no CID, pelos prejuízos que trás junto.
A sociedade em si é doente.... não o superdotado. O superdotado EVIDENCIA os problemas. O superdotado se autorregulando e autoresponsável não vai ter dificuldades além das "normais". Tendo autoconsciência de SI detém um superpoder, e não uma deficiência. Não se enquadrar na doença social é saudável.
Na prática é isso mesmo. Eu apoio.
Traz é com z
so falta uma coisa que seria muito conveniente pra quem é superdotado(a), um "tinder" exclusivo pra gente, pq não perderíamos tempo batendo cabeça com outras pessoas que "não falam nossa lingua". pq ta complicado. basta menos de 3 min de conversa nesses apps pra descobrir que o crush não é o que se apresenta.
e se no caso do "povo comum" já dizem estar difícil encontrar alguém imagina a gente (X_ x) puts.
Pensei nisso! Kkkkkkk
Olá, Kyria. Teu comentário me fez analisar a minha trajetória amorosa e percebi que meus relacionamentos mais satisfatórios começaram na escola e na faculdade! Mas também fui paquerada por caras legais em bibliotecas, vernissages, cursos... E não é porque eu não ia a outros lugares não! Tive um namorado cabeça que conheci numa "festinha" (sou antiga!...) mas foi muuuita sorte! Já comecei relacionamentos em sites, mas não rolou! Acho que sou analógica demais neste quesito!
super apoio, mas queria um rede social mesmo só pra superdotados, e nessa rede social poderia ter uma aba tinder
@@lannafederico3945 enquanto não surge uma rede social pra nós recomendo o site/app boo ,la pelo menos tem classificação por mbti e enegramas pra ajudar
Seria o máximo!
São muito exigentes e críticos mas agradáveis para conversar. Mas para relacionamento tem que ter paciência
Fiquei muito satisfeita com esse vídeo! Recebi o "diagnóstico" há mais de um ano, mas só nos últimos meses tenho me sentido preparada pra explorar o que isso significa. Que caminho pavoroso e delicioso. É uma confirmação de que sou "peculiar" mesmo, como tem sido me falado a vida toda, mas também é uma oportunidade sem igual de autoconhecimento. Nesse vídeo, você colocou em palavras alguns pensamentos meus que ainda não tinham forma. Essa questão de relacionamentos é um pé no saco mesmo, mas essa visão equilibrada e realista (sem aquele pessimismo desesperado que às vezes bate quando pensamos nisso) fez um calorzinho no coração! Já me inscrevi no canal e estou ansiosa pra assistir mais vídeos! Valeu! :-)
Felizmente, eu sempre me aceitei enquanto diferente e leio sobre psicologia desde a infância. Isso me ajudou muito a lidar com as pessoas de modo geral. Ainda assim, eu tenho dificuldade de encontrar compatibilidade, mas não entro em conflito com as pessoas.
Lorena, seus vídeos são muito esclarecedores. Fui diagnosticada aos 4 anos porque aprendi a ler e a escrever sozinha. Aos 7 anos, apreciava ler Sherlock Holmes, Agatha Christie e Jorge Amado. Cresci na diferença, tentei camuflar-me a vida inteira, busquei esconder-me, chegava a cometer erros nas avaliações propositalmente para não ter maior visibilidade. Moro em Lisboa, faço doutoramento em educação. Estou indo para França. Quero conversar por zoom ou marcar um encontro. Gratidão!
Bom dia Alexandra, me envio um email : cerebroemebulicao@gmail.com
Aprendi a ler sozinho aos 4 anos e tirava nota máxima nos primeiros anos sem estudar. Eu lia Agatha Christie também. Kkkkk A Lorena me esclareceu muito aqui, afirmando sobre a genética. Minha mãe é inteligente, mas penso que herdei da parte do meu pai, que era considerado muito inteligente e hoje, sou muito comparado a ele. Tenho tios e primos que são parecidos nesses comportamentos, eu não pensava que era tão recorrente. O que me irrita é as pessoas forçando competição comigo, sendo que na maioria das vezes eu só estou sendo...EU.
@@ales5877 no meu caso é completamente ao contrário, sou diferente de todos, no caso com mais conhecimento..... eu n aprendi a ler sozinho mas aprendi a fazer multiplicação com 7 anos e a minha prof ate se supreendeu, eu acho q conta kkkk....
Nossa, obrigada por compartilhar! Me identifiquei com seu depoimento, que me fez lembrar de informações que tinha ignorado. Sou diagnosticada com TEA e minha terapeuta desconfia de superdotação também. Aprendi a falar, andar e a escrever antes da média. Até pulei série na escola por já saber escrever. E lembro que li todos os livros da Agatha por volta dos 10 anos e curtia Pavarotti, gostava de ouvir e traduzir as letras em italiano.
Somos dois... Errava questões de propósito pra me enturmar, deixava de usar palavras que eu considerava adequadas, pra não parecer diferente. É tenso...
Aí companheiros e companheiras super dotados se estiverem tristes busquem Jesus Cristo
já fiz isso, fui ateu mas não suportava mais a solidão absoluta, indico Caio fábio
Eu procuro fazer isso. Um ótimo amigo: Arcanjo São Rafael. 😊🙏
@@vdjowk prefere uma pessoa do que jesus Cristo?
@@marcosyong1871 não mano, indico ele para conhecer o verdadeiro evangelho
ISSO MESMO AMIGO BOA INDICAÇÃO ❤
Eu até achei o sentido da vida, mas eu acho que to morrendo... é muito triste não ter com quem conversar sobre tantas coisas que eu acho tão legal... a depressão é avaçaladora e não é possível resolver alguns problemas físicos com facilidade...
Luciano, é preciso encontrar pessoas que pensam como vc. Elas existem, posso te garantir.
te entendo
É isso, me isolei pq cansei de tentar ser compreendida. Quando as pessoas não estão rindo de mim(pelos assuntos que me interesso) elas dão a mínima pra o que eu falo
@@oficialkellysouzaAssim mesmo kkkk.
Uau. Nunca achei que alguém pudesse me descrever tão bem. Estou amando o canal. E posso dizer que tive uma experiência um pouco incomum tive um relacionamento amoroso com outra pessoa superdotado foi ao menos tempo caótico, intenso no nível máximo, um sentimento avassalador nos separamos mas quando nos vemos acontece um turbilhão de sentimentos e não sei mais o que esperar dessa vida …
EU TBM. Mds, eu me afastei dela por achar q éramos mto diferentes, mas éramos mto iguais msm. Tudo mto intenso, mto excitante a níveis intelectuais, emocionais e sexuais, mas ao mesmo tempo mto pra se processar. É foda
infelizmente a maioria das pessoas por falta de conhecimento julgam o superdotado como um esquizito.
Por falta de conhecimento 😔
Mas somos esquisito mesmo ué kkk.. somos 2% da população.. então sempre seremos os esquisitos e está tudo bem.. eles tbm são esquisitos pra nós.
Ja senti mt vontade de nao viver por ser mal compreendido por todos ate mesmo da minha familia. As vezes acho q nao pertenço a este mundo, e q nunca irei encontrar a felicidade, mas nao quero desistir
E possivel viver feliz, posso te garantir. A aceitaçao e o autoconhecimento sao etapas decisivas deste processo 🙏🏽
@ a parte mais dificil é a aceitacao kk mas brigada lorena seus videos me ajudam muito ♡
Te entendo perfeitamente, tenho passado por essa fase.
Sou casada a 20 anos com um não superdotado , e por muitas vezes ele não me entende e não acompanha meu modo de entender e ver as coisas, é difícil , pois muitas vezes ele diz que não se interessa por assuntos que me interesso , mas eu estou tentando não cobrar dele aquilo que ele não é e ver ele como um ser humano em constante construção.
Nossa esse vídeo me deixou muito feliz e abraçada! Porque mesmo fazendo terapia e buscando me conhecer melhor, eu vejo que na prática, exercitar esse equilíbrio, entre o sentir intensamente e a expectativa sobre o outro é um trabalho árduo. Porque nós temos uma profundidade, interesse seletivo e necessidade de compreensão tão grandes que quando não somos correspondidos, também temos que lidar com uma frustração avassaladora. E é horrível tentar explicar essa dificuldade pras pessoas, porque elas não tem muito conhecimento sobre a super dotação ou como funcionamos. Então, passa a ser exagero e imaturidade da nossa parte. Chega a ser doloroso se relacionar, pois temos inseguranças e desconfortos que preferimos evitar, por serem desgastantes emocionalmente. E quando tentamos entender a lógica de como as pessoas no geral se relacionam, para assim, também podermos vivenciar o amor, nos deparamos de novo com a sensação de sermos exacerbados e que demandamos muita atenção e energia. E então, nos dão soluções genéricas e que não abrangem a nossa complexidade, justamente por sermos neuroatipicos! Por muitas vezes, me senti bem louca, quis desistir de tudo, mas sei que é preciso aprender a lidar com essas emoções e também entender que o outro é diferente de mim!
Perfeito Leticia. Isso mesmo ☺️☺️
Fui ao psiquiatra pois achava que eu "era perturbada 😅. Não demorou muito para o mesmo reafirmar um diagnóstico que uma psicóloga já havia suspeitado anos atrás. Agora estou aqui, impressionada com tudo que estou encontrando e como realmente se encaixa com minhas características e história de vida. Estou aliviada por estar descobrindo o que acontece comigo, e ao mesmo tempo, ainda um pouco assustada. Obrigada por seu conteúdo
O problema do superdotado é quando é jovem. Pq você acha muita coisa uma bobagem. Acha a maioria das pessoas estúpidas (e são mesmo, vamos combinar...) Algumas muito estúpidas. E quando você é jovem você é ousado, respondao, não respeita hierarquia... Não que isso mude, mas você aprende a fingir o respeito ao longo dos anos.
Isso traz muitos problemas. Problemas com pais, professores, irmãos etc.
Não sei qual é a probabilidade genética de ser filho superdotado de pais superdotados. Acho que essa é a melhor situação. Até conheço um que é assim, mas se levar em conta minha experiência de vida, ao menos pra mim é estatisticamente raro. E aí vem os conflitos. Pq como você vai respeitar um pai e uma mãe que você acha meio burrinhos ? Que você começa a notar o déficit cognitivo em sua tenra idade ? E pior fica quando isso ocorre com pessoas que estão lá para lhe educar, como professores... Sim a imensa maioria é fraquíssima. Enfim.. é complicado. Depois que você bate ali nos 40 fica mais tranquilo. A sabedoria vem para te guiar. Mais ainda assim o desapreço pela autoridade permanece. Enfim não é esse mar de rosas como se pensa não
Mais uma coisa, ao menos comigo, perfeccionismo pra mim é sinal de burrice, desculpe. O perfeccionista tem visão curta. Não há como ter pensamento arborizado e ser perfeccionista, são coisas antagônicas. As coisas se conectam no todo e não no detalhe. O detalhe é em geral parte insignificante de um todo hiper conectado.
Me explico: exite uma imensa diferença entre ser capaz de perceber detalhes e ser perfeccionista. Ser perfeccionista é se apegar aos detalhes, o que é antagônico ao pensamento arborizado de um superdotado. Ele percebe os detalhes, mas não se apega a eles. Minha opinião
@@cristianoo2 Concordo totalmente com essa visão de perfeccionismo. Sempre achei algo bizarro e um tanto bitolado, não acho cabível e nem muito lógico um cérebro inteligente ser escravo de um conceito desses, é totalmente antagônico mesmo.
E sobre professores, não poderia concordar mais. Conto nos dedos os professores bons que tive na vida. Mais me atrapalharam do que ajudaram.
Estou em crise no meu casamento e este conteúdo é de grande valia! Muito obrigado pela generosidade.
Me senti identificado com a questão da superficialidade nas relações. Onde termino me satisfazendo somente sexualmente mas dificilmente intelectualmente. Isso é frustante demais.
No meu caso, se o homem não me satisfaz intelectualmente, eu perco até o tesão físico kkkk çocorro
Muito bom essa live. Passei por dois casamentos por conta de ser superdotado, já estou a 10 anos sozinho e já me acostumei, doi menos do quê perder a pessoa amada. Sou muito fiel as pessoas e atraío pessoas infieis. É chato ser superdotado sofri muito na adolecência e sofro até hoje. Me separei por ter muito aflorada e senti que minhas esposas não gostava de mim e para que elas fossem felizes resolvi separar.
Entendo!!
Também sou sd/ah, você explicou muito. O melhor do canal é quem explica ser uma superdotada quem melhor entende, estou acompanhando.
Obrigada Henri.
Acabei de descobrir que para ser um profeta ou um claro vidente é a coisa mas simples porque você a cabou de contar a vida minha vida
Minhas amigas achava wue eu tinha mediunidade, algumas vezes olhava pras pessoas e dizia oque iria acontecer com elas e depos de tempo acontecia principalmente quando iria morrer.
No relacionamento eu sinto muito as emocoes das pessoas sinto ate mesmo oque elas nao sabe que sao .
Sinto barulho cheiro as vezes a varios metros de distância.
Tenho dificuldade com palavras para escrever e falar.
Minhas amigas que critica porque eu amo lê, quando pego um livro que gosto leio muito rápido as vezes desisto do livro porwue antes da metade do livro eu ja sei todo o conteúdo a ser falado .
Quando criança tinha isso era bem mas expressivo pedia a deus pra ser uma pessoa normal,😢
Me encontrei neste canal, vc descreve tudo o que eu sou. Porque em todos os vídeos você fala de elementos que fazem parte da minha personalidade. Pena que as pessoas que conheci até agora tentam me forçar a me diminuir. Sempre soube, mas até meus pais ficavam me diminuindo, e em muitos momentos, eles se levantaram e atrasaram meu progresso. Eu aprendi a ler sozinho e a diretora da minha escola me testou e queria me adiantar, mas meus pais não permitiram. Eu tenho ensino superior, me formei praticamente sem estudar. Tem gente que me chama de louco, me rejeitam sem motivo plausível e não me entendem, por mais que eu me expresse bem. Não encontrei ainda nem um ambiente de trabalho que me valorizasse. As pessoas querem me enfrentar, quando eu só penso em ajudar. Mas jamais vou desistir. Gratidão pelos vídeos, pelo canal, esclarecimentos e pelo conhecimento compartilhado. Cheguei aqui ontem e voltei a valorizar esse meu lado que estava entristecido por causa da falta de compreensão e rejeição alheia. Um grande abraço e que Deus te abençoe grandemente!
As pessoas nos rejeitam quando algo em nós as incomoda. É inveja mesmo...
Olá Ales, mas vc mora com eles ainda?
@@CassiaSy Oi. Eu moro na minha casa. Sei que com isso, vc quer sugerir o distanciamento. É disso que tenho utilizado, sem brigas, acusações, só mantenho distância e me afasto quando querem falar algo negativo. Não sei se muda alguma coisa, mas pelo menos, hoje, ninguém tenta atrapalhar. Podem não ajudar, mas tbm não dizem nada de ruim. Obrigado por perguntar.
@@ales5877 sorte sua que hoje mora sozinho é isso?
Super me identifiquei com sua história por isso perguntei...
Tbm me encontrei nesse canal e claro faço terapia...
Se quiser conversar... tô aqui!
Fique bem pq não está só nessa 🤝
@@CassiaSy muito obrigado pelo apoio. É mto importante! Você também se precisar estou aqui.
Fusão intelectual define o que eu tenho como ideal de tesão diga-se de passagem. É difícil achar alguém que tenha essa liga, na verdade é difícil achar qqr pessoa que queira profundidade
Compreendo o que você diz. Em toda minha vida, foi muito difícil encontrar pessoas com as quais eu pudesse ter 'orgasmos intelectuais'! Sabe, quando você começa com uma ideia e a outra pessoa segue o seu raciocínio e o complementa ou o instiga, ou o contraargumenta com desafios fascinantes e você segue essa dança de raciocínio e isso é inenarrável! Deixa exultante! Tive um único amigo assim. Eu o chamava de amigo transcendental... Por outro lado, infelizmente, é ignóbil e angustiante TUDO o que não é tocado holísticamente! (É o que sinto).
Eu desisti. Ser o inteligente da rodinha lhe atrai tudo, menos mulheres. Na maioria das vezes é ser visto como o chatão que estraga a conversa sobre qualquer assunto. Criei um falso eu.
As minhas relações são um fracasso total, tanto em tentar fazer amizades ou nas relações amorosas. No momento minha vida é só solidão. Preencho o vazio com muita matemática complexa.
No ponto exato desse vídeo, sinto a necessidade de fazer o teste de superdotação. Quero muito entender meu funcionamento, ter um acompanhamento. Não é nada fácil viver em uma sociedade que não foi feita pra você.
Sim Joao, vale muito a pena entender quem somos e como funcionamos. Os testes nao sao a unica solucao, mas se sente a necessidade, vale a pena tentar.
Oi Lorena! Vi que esse conteúdo foi colocado no ar há 2 anos, porém o encontrei hoje. Você... resumiu a minha vida. Desde os 14 anos sentindo ansiedade (e somatizando os sintomas físicos) e aquele "aperto no peito". Tive poucos relacionamentos e não deram muito certo. Tudo que você descreveu foi incrivelmente preciso e hoje pesquisando mais sobre eu vejo o quanto mascarei o que sou pra tentar ser neurotípico. Já pensei e já ouvi que eu queria outro de mim! Como forma de dizer que eu sou o problema... E talvez eu preciso de outra pessoa como eu, mesmo. Chorando de felicidade por ter reconhecido e validado que eu não só esquisito ou quero demais dos outros, e do outro lado me doando pra todo mundo menos pra mim. AAAA!
Obrigado pelas suas palavras, de coração.
tenho 35 anos e atualmente estou me recuperando de uma relação. cai com uma parceira sociopata que fez uma destruição avassaladora, ao ponto de eu desistir de lidar com as outras pessoas. não vou dizer que estou 100% fora, estamos num mundo de possibilidades, mas não pago pra ver. sempre tive muitas pessoas ao meu redor, inteligentes, mas não superdotadas, então sempre fiz algo com alguém, nunca gostei de fazer algo só, mas ando me treinando e me reensinando a lidar com tudo independente emocionalmente e sempre me sinto mais a vontade fazendo uma simulação de falso selfie para lidar comigo e aprender a interagir com a solitude, assim tem sido menos encomodo agir sozinho.
Um problema que acontece em relacionamentos é que muitas vezes não ouvimos a parceira e tentamos *inverter a lógica* da situação ao debater a questão. Achamos que a culpa é sempre do outro
Me senti acolhida por ler isso, e ver que nao é neura minha. Casada com um superdotado. É muito desafiador.
oi marcelo. eu passo por isso com meu marido, que é superdotado. e nosso casamento está ruindo. estamos num impasse muito dificil e ele está cego sobre a possibilidade de também ter falhas. como foi para voce reconhecer isso na relaçao? podemos conversar melhor? abraços.
É absolutamente ASSUSTADOR saber que alguém no mundo me descreve com tanta acurácia sem nem saber que eu existo.
Eu não sei o que fazer agora
Me identifiquei muito, obrigado!
Descobri q sou superdotado em terapia, e essa questão do relacionamento amoroso sempre foi um ponto de muito sofrimento para mim, cheguei até a ficar com depressão por causa disso. Este vídeo me esclareceu muita coisa! Vou até mandar para minha psicóloga haha! Muito obrigado!
Ganhou mais um seguidor! 😉
Obrigada :)
Como chegou à conclusão de que é superdotado?👆🤔🤔
Olá Tiago, eu tbm estou me descobrindo superdotada em terapias, e tbm desencadiei depressão após um término de 7 anos e vc?
@@CassiaSy Boa Noite Cássia!
Comigo já foi diferente, não foi um término, foi um amor impossível, e pelo fato de sermos superdotados pensamos muito, e ainda somos altamente sensíveis, então tbm sentimos muito kkkk. Mas graças a Deus aos poucos foi passando
@@tiagodamas2385 nossa fiquei curiosa sobre esse "amor impossível" 😅
Convenci-me que sou normal. Pois vivo com a mesma pessoa há 42 anos e nunca senti tédio.
O Amor é a resposta. Ame e permita que o outro te ame. A Chama Divina no coração é o Amor que procuramos. Quando gente se valoriza e se ama muito tem o transbordamento do Amor que por afinidade de vibrações se harmonisa com o outro. Como diz o Luva de Pedreiro:Receba!😎💢
É o meu caso, nas consegui superar tudo isso. Cinco relacionamentos com traições.
Agora tenho uma mulher que consegue né entender no eu recebi de mais sublime de meu Criador, ou seja, a minha capacidade intelectual e cognitiva, o que as outras não conseguiam acompanhar.
Ab.
❤️❤️❤️
Caiu um cisco aqui! Que incrível! Obrigado!
Gente, como a história se repete. Aqui Tb hehe
Q bonitinho seu comentário... ❣️
Por favor!!! Fala sobre o relacionamento de um super dotado com um TDAH 🙏
Fantástico esse seu vídeo, parabéns, sempre fui consciente de meu estado pessoal e intelectual e não sabia ser uma super dotação. Desde muito pequeno sou assim e nunca me achei incomodado pela opinião dos outros simplesmente selecionava com quem iria conversar mais extensamente ou de forma simples e resumida. Percebi e ainda percebo tudo isso em silêncio nas minhas relações menos favoráveis e achava muito inapropriado manifestar porque sempre senti que as pessoas tinham valores que eram muito significativos para elas mas sem algum sentido para mim. Já com as pessoas mais compatíveis tudo florescia e hj escolhi estar feliz sozinho com meus amigos muito especiais.
Hoje tento achar no meu trabalho como mentor pessoas especiais com talentos diversos e diferentes dos meus para aprender mais e ajudar mais.
Acho que encontrei a felicidade pessoal, ajudo pessoas a encontrar o mesmo..
Tenho liberdade, tenho paz, então tenho felicidade, agora só falta o dinheiro rsrsrs.
Esse vídeo me descreve muuuitooo! Eu não sou a única kkk ai que legal 🥹
Eu simplesmente não consigo parar de traduzir suas expressões faciais e sentimentais enquanto fala. Ao mesmo tempo deu para prestar atenção. Obrigado
Se eu soubesse disso antes, teria evitado muitos problemas rsrs
😂😂😂😂
Somos dois 😅😅 3 divórcios "sem causa" kkk
@@eusoucatiacruz caramba pior q eu nem cheguei a casar, nunca dura mais de 2 meses meus relacionamentos kkk
@@vander.cortesmeus relacionamentos não passavam de três meses. Atualmente, com uma exceção recente, não passo das primeiras conversas.
Estou me descobrindo enquanto pessoa superdotada e recentemente meu esposo foi diagnosticado TDAH... Imagina a combinação hahahahahahahaha No começo deu muito certo, pois o que faltava em um, sobrava no outro, e vice-versa. Mas com o tempo fui ficando sobrecarregada e magoada. Vou passar por avaliação neuropsicológica a partir de sexta-feira, mas acredito que me conhecendo melhor e ele sabendo disso, as coisas podem melhorar, assim como estamos buscando terapia de casal.
Comecei a assistir este vídeo desconfiado. Mas de fato, você colocou pontos bem típicos que trazer problemas em relações. Parabéns pelo conhecimento reunido
Esse vídeo me ajudou bastante na auto consciência de situações que vivencio. Costumava ter alguns "eus" para tentar me adaptar melhor aos ambientes, mas isso fazia eu me sentir muito vazia e sem sentido. Procurei a terapia para tentar aprender a lidar melhor com as minhas crises existenciais, durante o processo entendi que existem pessoas felizes, condescendentes e pessoas tristes, insatisfeitas, críticas...e que está tudo bem pertencer a um perfil ou o outro. A partir disso, iniciei um processo de auto aceitação e auto consciência dos meus valores... depois disso o meu número de amigos reduziu drasticamente, porém apesar disso passei a me sentir bem menos sozinha, a valorizar mais as pessoas que gostavam de mim com todas as particularidades e a desfrutar da minha auto companhia. Também adotei um 🐈, que me acompanha nos momentos de ocio criativo
O mais estranho é a completa má vontade para o sono e o terrível desgosto de acordar pela manhã. Detestar simpatia além da página 1 e adultos com síndrome de juventude me enojam. Sinto extrema facilidade com coisas práticas, sentir necessidade de solidão e abrir discussões infindáveis com meus próprios pensamentos e teorias, não tenho uma boa relação com gente "risonha", apesar de conseguir extrair alegria de muitos momentos, não tenho tolerância com histeria e tenho sentimento de divergência em todos os ambientes. Acho que apesar de conseguir boas notas em testes de QI eles servem apenas pra provar que testes existem e que na vida real toda conformidade é por definição burra, me sinto burro por ter de me conformar com um mundo majoritário de histéricos e psicopatas e acho mais fácil lidar com o segundo exemplo(psicopatas são mais previsíveis)... ... ... Etc...
Fantástico esse conhecimento, tenho procurado entender o que acontece comigo, pois algum tempo pra cá comecei achar que posso ser superdotada. Estou investigando a mim mesmo.
Bela busca Marcia. 🥰
Não sei se sou isso, tenho uma vida baseada em tédio! Tédio de tudo! Na escola a professora ensinava e depois repetia, repetia e repetia!
Desisti de relacionamento e aprendi a controlar sentimentos e fazer coisas que eu gosto e que me fazem bem!
Meu ponto e comunicação, parece que as pessoas não entendem o que eu digo! Acho que não sei me expressar! As pessoas querem sempre interpretar minha palavras, e eu apenas estou falando sem a necessidade de interpretar! Incomoda!
Só socializo mesmo quando tomo bebida alcoólica e isso acontece 1x a cada 3 anos! O Cérebro da um tempo!
Procura um especialista na área de superdotados. O diagnostico facilita a vida
Sou igual a vc! Acho tudo um tédio! As pessoas são chatas, comuns, imprevisíveis... Meu "mundo interno" é muito mais interessante!
Obrigado de verdade por seu conteúdo. Muitas lágrimas. Muita esperança.
Ser intenso em tudo, impaciência, Lucidez, necessita de Solidão, Ser inquieto cansativo e difícil de entender por outra pessoa!
Sonha com grande amor que permita uma fusão intelectual e emocional!
Precisa de alguém com paciência e confiança!
Anceia por descobertas.
Me fez sentir pena da ex rsss
Casados por mais de uma década me veio recordações a cada pauta enumera kkk
Somos muito resilientes, tolerantes e pacientes.. talvez mais aos nossos olhos.. o auto conhecimento por ambos é a chave.
Precisei deste vídeo para entender por que sempre me entedio com meus relacionamentos.
Não sei se energias, universo, Deus... Mas venho me descobrindo com dupla excepcionalidade TEA/SD... 27 anos juntos, casados🙏🙏🙏 .. uma pessoa equilibrada que sempre soube me colocar no meu lugar com pontos reflexivos coerentes...
Ter excepcionabilidades NÃO É SER UM RETARDADO, se fingir de louco, centro de universos.. o segredo é humanidade, humildade, resignação e bom censo😉👊, algo que tb pode ser ausente em neurotípico.
NÃO SOMOS DONOS DE NENHUMA RAZÃO.
Lorena, parabéns pelo seu trabalho, seus conteúdos são bem interessantes ao abordarem esse tema. O processo de conscientização de si enquanto enquanto pessoa superdotada é quase sempre - pra maioria dos ah/sd - muito árduo, difícil, complexo, lento, gradativo. E sem sombra de dúvidas, ser uma pessoa superdotada sem conscientização dessa condição, imprime muitas dificuldades na vida do sujeito.
O problema é que existem muitas pessoas que não possuem noção dessa condição, e isso por algumas questões. Primeiro porque todo indivíduo possui uma relação de naturalização e cotidianiedade com a própria consciência e psiquê, de tal modo que a nossa psique aparece sempre como o "normal", do nosso ponto de vista (ainda que, o normal seja apenas um conceito, um ideal, uma busca, o normal é a busca do sujeito pela normatividade moral, permeada pela cultura e pelo contrato social). Daí que o sujeiro não reconhece a particularidade da própria psique, não reconhece a particularidade dos próprios comportamentos e processos psíquicos. Diagnosticar é uma forma de reconhecer isso, e reconhecer enquanto algo que como "transtorno" se orienta diferentemente de uma psique dita normal.
Segundo que, para se reconhecer enquanto uma pessoa com condição de superdotada é necessário conhecer o próprio conceito de superdotação. A desigualdade social afasta pessoas superdotadas pobres do acesso à recursos sociais e educacionais que são absurdos. Precisamos olhar urgentemente para como a questão da superdotação tem sido tratada no Brasil. As escolas não possuem o mínimo de estrutura de reconhecimento paras as crianças. Famílias pobres e periféricas não possuem o mínimo de instrução. As crianças superdotadas estão sofrendo sozinhas.
Superdotação e altas habilidades é questão de saúde pública! Cadê o acesso às políticas públicas que garantem diagnóstico e acompanhamento para os superdotados?
Imagino que essa é uma questão que toca muitos que estão aqui.
Eu conheci uma mina incrível há uns 2 anos atrás agente ficava em call por 5,6hrs direto kk conversando sobre assuntos gerais,Ela foi a primeira pessoa (Mulher/homem) q eu consegui ser eu msm...Eu curto muito conversas gerais,Enfim eu perdi o contato dela, acabei sendo roubado...Eh horrível kk pq nunca mais conheci alguem igual a ela ou melhor alguem igual a mim kk...Hoje em dia n tenho praticamente amigo nenhum,Só tenho 2...É as conversas são bem superficiais,Futebol,Mulher,Festa...É bem deprimente pra honesto
,Me sinto mto vazio...Mais...É o q tem né
Sou superdotado e aprendi dolorosamente e persistentemente que monogamia não funciona pra mim. Cansei de tentar isso. Eu já quis encontra "a pessoa certa". Atualmente elas querem me encontrar.
😂
Amei a sua blusa, simplesmente linda. Gostei muito da combinação entre sua maquiagem, blusa e óculos. Adorei seu organizador. Tão bom saber que existe gente como a gente né❤
Tem intuicao agucada tbm...
Há também sucessivas,crises existenciais por isso é importante um acompanhamento psicoterapêutico.
Exato! Como é quase impossível encontrar alguém que nos satisfaça no nível intelectual atualmente, haverá a predominância das relações voltadas sobretudo ao sexo, como uma espécie de compensação, conforme explicado no vídeo. - Em função disso, aliás, o primeiro ponto colocado sobre uma ânsia pelo amor romântico duradouro parece contraditório, quando lembramos deste outro ponto. Porque uma vez trazida à tona tais distinções colocadas, a ilusão do amor romântico em si é bem enfraquecida, embora as paixões amorosas, devido às sobre-excitabilidades do superdotado, podem sim voltar de tempos em tempos - porém isto é diferente da ideia de amor romântico corriqueira.
Aprendendo muito com os vídeos e aprendendo muito com os comentários ❤
caramba. Voce falou toda a verdade. Vivi tudo isso. um beijo!
Eu e meu parceiro somos superdotados e adoramos tanto conversar pois nos conectamos profundamente em todas as esferas.
Reconheci perfeitamente todas as relações e situações citadas, trabalho muito bem feito e abordado com muita sensibilidade, parabéns e obrigado.
Até hoje eu só conheci uma pessoa capaz de me atrair intelectualmente, e para os meus amigos isso parece besteira, mas vou dizer, se a moça não conseguir me acompanhar é muito dificil para ela ouvir sobre curiosidades, multiplos interesses e etc.
Para quem interessar tem uma série da vida de Albert Einstein que foca mais a vida pessoal dele do que a profissional. Na série vemos alguns conflitos de um relacionamento relatados por Lorena. Nome da série é Genius - Albert Einstein. Vale muito apena assistir, recomendo muito!
Lindas e bastantes acertivas as palavras iniciais desta mulher.....💕💕💆🏻♂️🤯🤯
Vai além do querer.... é preciso se conhecer em essência 🥰
Com certeza querida 🥰
Sempre tive dificuldade, de ter parceiras intensas e inteligentes pra conviver,mas nunca sonhei em ter um grande amor,talvez por ser homem e desejar muitas mulheres,sempre me encantou, ter a mulher desnuda da máscara social,e a ter na sua forma mais primitiva e avassaladora do seu ser,casei sabendo que não amava,que apenas podia suportar conviver,mas conviver no meio entre outras pessoas,evitando de estar só com a companheira fora da cama,sempre soube que não me encantava e nem preenchia um lugar de real parceira,na realidade o mundo social, fabrica máscaras morais e comportamentais que escondem as pessoas de fato,e as enxergando ficam na maioria das vezes nada interessantes hahahah a construção sexual feita pela sociedade,cria algumas expectativas nas mulheres que não foram criada em mim,então minha parceira precisa se libertar de conceitos, e se mostrar mais real no seu ser,hahahah tentando escrever de forma a não indelicado hahahah
Porque o superdotado sempre tem uma opinião,ou seja ver a vida de uma forma de diferentes das maiorias das outras pessoas.
Lorena, gosto muito de assistir seus vídeos. Vc compreende bem desse assunto. Abraço,
Muito bom os seus vídeos, aqui consigo um compartilhamento de quem vive fora da caixa, também sou super dotado, e depois do seu canal, não me sinto tão só, a final a inteligência acima da média, nós deixa torna isolados, observando os androides ao redor.
=/ Queria ter tido o diagnóstico antes. Minha vida seria bem mais feliz. =/
❤️❤️❤️
ALÔ parceiros de superdotados, precisamos também de ajuda. É muito complexo e desgastante ser o parceiro neurotípico. Não devemos ser esquecidos e podíamos nos unir para entender quais as melhores práticas para que nosso amor nao entre em ruinas por falta de comunicação alinhada. O nível de exigência é muito alto e a eterna construção de que, nós parceiros neurotípicos, é que estamos errados e não temos razão em nada é um problema. Dói e eu simplesmente nao sei me defender, porque tudo que falo é invalidado pela lógica dele, MESMO QUANDO TENHO RAZÃO.
😂 Gostei Rafaela!
Se relacionar com uma pessoa com superdotação tem seus desafios. Entender que a lógica deles é diferente é o primeiro passo para uma comunicação melhor. Para entender mais sobre essa dinâmica e fortalecer seu relacionamento, confira a aula gratuita que vou publicar em breve, ofereço nela vários insights que podem ser úteis para quem se relaciona com superdotados. Acesse aqui: cerebroemebulicao.com.br/aula-gratuita/
Nao adianta discutir com o super dotado ele (a) sempre tem a razao o mudo deles è diferente perca de tempo e um desgaste emocional muito grande ter relacionamento amoroso com esse tipo de ser , melhor opcao pra saude mentar do neurotipc è sair fora rapido ou mem entrar, ou fica e sofra pro resto da vida .
Afortunadamente encontrei a Cristo, a quem dedicarei meus dias estando de celibato, extremadamente feliz por ter minha maravilhosa companhia. O pior foi minha exigência, que também era física. Podemos parecer narcisistas, mas minha incansável busca por humildade e simplicidade me fez entender que é apenas auto percepção, inteligência intrapessoal. É como aprendi com a Ana Beatriz Barbosa: o resto é mar, é tudo que eu não sei contar, são coisas lindas que eu tenho pra ME dar. Fundamental é mesmo o amor, é BEM possível ser feliz sozinho.
Obrigada!!! Seu conteúdo está me ajudando MUITO a me compreender!!!! Vou buscar um profissional especializado essa semana! Obrigada mil vezes!!!
Olá Dr.ª Lorena! Agradeço muito por todas suas explicações e orientações!
12’37” : Tenho uma dúvida e, talvez um outro ponto de vista em relação ao perfeccionismo e gostaria de compartilhar com você para saber, também, o seu ponto de vista neste assunto.
Acredito que o perfeccionismo esteja em segundo plano, como que um coadjuvante. O que estaria em primeiro lugar (falando exclusivamente sobre este ponto), seria a “simetria”. Então, a simetria seria um ponto a mais que o perfeccionismo porque, algo pode não ser perfeito, MAS desde que sema simétrico, então tudo está tudo bem (para o AhSD). Andam juntos, sim, mas penso que a simetria estaria um pouco a frente do que o perfeccionismo.
Vou dar um exemplo: um quarto bagunçado pode ser diferente de uma desordem (bagunça e desordem estaria seria algo assimétrico), porque se esta “bagunça” tiver um tipo de ordem, como que uma lógica”, pode haver uma simetria de informações. Outro exemplo: se olhar uma rua e estiver tudo perfeito (limpa, organizada, arborizada) mas se, ao olhar de forma macro, pode não haver simetria entre as demais paralelas ou adjacentes. Mais um exemplo: uma pessoa pode ser atraente (homem ou mulher), mas se o andar, o movimento, as gesticulações não tiverem uma simetria, é como se a beleza (aparente) perde o encanto. Outros exemplos também se encaixam, como pintura, arquitetura, marcos históricos, etc.
Em resumo, seria como um "perfeccionismo assimétrico" (onde não há ordem nas informações sensoriais) ou um “perfeccionismo simétrico (onde há algum tipo de ordem nas informações), a qual o que algo pode não ser perfeito desde que seja simétrico. Neste caso, há uma compensação de forma a manter o equilíbrio de informações.
Não sei se eu me fiz entender... O que você acha? Qual a sua opinião?
Mais um vídeo agora eu tenho cada vez mais certeza que sou super dotado porém eu quero fazer um teste verdadeiro de QI. Porém esse diagnóstico não me traz orgulho e sim mais angústia pois se sou super dotado porque eu não tenho sucesso na vida?
No fim, estar só é a melhor escolha. Mesmo que uma "escolha assistida".
Estou refletindo sobre meu relacionamento a tantos anos, que falta eu sinto de ser enxergada e poder ser eu mesma. Sou muito grata, pois esse video me trouxe muita clareza.
eu 100% mas com o tempo aprendi a reverter os pontos negativos, incluindo a ansiedade mas não foi fácil não.
Amei o vídeo fica, linda de baton 💄 lorena ajudou muito
Quando vc sabe o que e amor, tudo vira um ajuste pra que as coisas fluam, n cobro nada...Minha intensidade separo pq se n,n viveria.
Nem conheço e já amo essa mulher. rs Gratidão demais!
Welissom Alves, Betim MG
Eu amei esse vídeo! ❤ Obrigada doutora!
Vou ter que tentar me tratar sozinha ninguém me ajuda,só manipulações....Querendo controlar minhas coisas,minha vida ...
mas essa forma de se relacionar, pode competir a qlq indivíduo eu acho, independente de ser superdotados
Eu sou assim mas hoje já aprendi controlar mais as minhas emoções.
Eu não sou superdotada,mas gostei muito do canal! Não sei se acredito no amor, queria saber como pessoas estudiosas e cientistas explicam o amor, se alguém puder responder me ajudaria talvez a entender!
Eu fui diagnosticado com TDAH, mas me identifico muito com características relacionadas à superdotação. A questão é que eu não acho que eu sou extremamente inteligente (não ao ponto de ser superdotado), acabo ficando nesse limbo. Falta-me maturidade para entender esse grande vazio das pessoas. Talvez nós é que sejamos preenchidos demais. 😅