5 Coisas que você irá estranhar em Portugal (2022)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 1 ноя 2021
  • Seja membro deste canal e faça parte desta grande comunidade.
    Clique no botão "SEJA MEMBRO".
    Siga nossas redes sociais:
    Instagram: / portuguiando
    Facebook: / portuguiando
    Telegram: t.me/joinchat/ScK0e0MlqMzSMQd1
    PodCast: open.spotify.com/show/3FBMPs7...

Комментарии • 82

  • @ameliamagalhaes
    @ameliamagalhaes 2 года назад +9

    Quero agradecer a forma como ambos transmitem a vossa experiência em Portugal. Muito carinhosa, muito clara e, sobretudo, muito respeitosa relativamente ao país que escolheram para viver. É isso mesmo! Embora falemos a mesma língua, temos aspetos culturais diferentes. Não há certo nem errado, mas diferente. E há que respeitar o local e suas tradições.👍. Já assisti aos vossos videos há imenso tempo e considero-vos exemplares embaixadores da nossa cultura. Só há uma pequena sugestão: conheçam mais um pouco deste "jardim à beira mar plantado", porque temos poucos kilometros quadrados, mas muitas diferenças (de região para região). Continuem com o magnífico trabalho e muitas Felicidades pessoais e profissionais 👍👍👍👍👍

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +1

      Olá, Amélia. Obrigada pelo comentário. Ficamos muito felizes em saber que nosso conteúdo é compreendido e bem aceito também pelos portugueses. Somos mesmo muito apaixonados por esse país e gratos pelas oportunidades que encontramos aqui.
      Obrigada pela sugestão, queremos realmente explorar mais o território português e suas maravilhas. Beijinhos!

  • @carloscibrao6171
    @carloscibrao6171 2 года назад +6

    Assoar é um hábito saudável.
    Fungar e engolir o ranho é precisamente o contrário. Até porque o corpo em vez de expelir as secreções pelo nariz ou boca, vai expelir pelos rins, o que é mais nocivo para o corpo humano.

  • @fernandojssousa
    @fernandojssousa 2 года назад +1

    Ola gosto de os ouvir , são um casal simpático educados e cautelosos, eu a pouco tempo critiquei a rede nas varandas mas a comunicação entre nos não foi a melhor ou não foi bem compreendida , mas hoje deram um rumo a questão mais convincente, ainda que não goste de ver as redes , mas em prédios de grande altura provavelmente é a melhor solução , tendo em conta o clima tropical .
    Tenho uma prima em Santarém que o gato caiu do 4º andar por ironia não foi pela varanda foi na bomba da escada , não sei o nome dado no Brasil ao vão entre andares da escada aquele espaço interior que se vê desde o teto ao rés-do- Chão
    Obrigado
    Tudo de bom para vos e restante família .

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад

      Olá, Fernando! Obrigada por deixar seu comentário.
      Realmente ouvimos muitas questões relacionadas a gatos, principalmente, e infelizmente também casos pontuais com crianças. Realmente é algo cultural, mas que os brasileiros nos perguntam muito por aqui, por isso trouxemos o debate para o vídeo.
      Nossos sinceros cumprimentos e que bom saber que você gosta do nosso conteúdo! :)

  • @sergiovieira5851
    @sergiovieira5851 2 года назад

    Em Portugal à uns anos atrás faziam as marquises nas varandas e cada um fazia á sua maneira e mudava a estética do predio , ainda bem que é proibido .

  • @davidlguerr
    @davidlguerr 2 года назад +7

    Estranho que os brasileiros não acham problema em escovar os dentes em local público, mas acham estranho alguém assoar o nariz num lenço em local público... Em relação ao sal, eu acho que a comida dos restaurante tem muito sal, e a processada ainda mais.

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +2

      Obrigada pelo comentário, David. Realmente questões de diferenças culturais...

  • @luisaguardao5060
    @luisaguardao5060 10 месяцев назад

    Só para ajudar a compreenderem. A maioria das janelas e portas, nos edifícios mais actuais têm janelas e portas de batente, que inclinam, não havendo necessidade de colocar rede de protecção pois as crianças têm dificuldade em as abrir já que obedecem a um certo tipo de manipulação, não muito fácil. Até nos edifícios mais antigos já estão aoptar por este tipo de portas e janelas pois isolam as casas dos ruídos exteriores e preservam a temperatura.

  • @SarahBarbosaJuzt
    @SarahBarbosaJuzt 2 года назад +1

    Muito bom! O pouco sal e o evitar parcelamento já estamos adaptados daqui do Brasil mesmo! rs
    Agora, a tela na janela ainda é uma angústia para mim! Tenho 3 gatos e não pretendo deixa-los sair... Como é isso por aí? Os portugueses tem por hábito deixar os gatos domésticos darem voltinhas?? Não vejo conteúdo sobre isso....
    Como disse, MUITO bom o conteúdo do vídeo, só que o áudio estava muuuito baixo! Nem consegui assistir pelo celular!
    Beijos, sucesso e até logo!

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +3

      Oi, Sara! Não é muito comum onde eu moro, não... até porque todos os animais são chipados, então você pode pagar uma multa se o seu animal for recolhido na rua... mas claro que acontece, principalmente nas cidades do interior.
      Obrigada pelo feedback! Vamos ficar de olho no áudio. Beijinhos!

  • @consultorandrefurtado
    @consultorandrefurtado  2 года назад

    Deixe seu comentário. Vamos conversar! \o/

  • @alineCarvalho.S
    @alineCarvalho.S 2 года назад

    Estou a pouco tempo em PT e realmente estranhei a escola não pedir escova e pasta de dente, uma vez que as crianças almoçam na escola. Nunca questionei, mas agora vocês me esclareceram rsrsrs
    Quanto ao sal, nossa! O sal de cozinha não salga a comida kkkk

  • @jabuca8434
    @jabuca8434 2 года назад +1

    Interessaqnte.......Acho que depois deste vídeo tão importante, diria mesmo fundamental, para elucidar os brasileiros que têm o ojetivo de viver em Portugal......atrevo-me a sugerir um outro tema igualmente importante, nesta época em que se discute muito a questão do "gênero"....Que tal um vídeo sobre O SEXO DOS ANJOS ??? Acho que seria tão relevante quanto este, não acham ?

    • @lxportugal9343
      @lxportugal9343 2 года назад

      Os Anjos não têm sexo... aliás nem têm corpo

    • @jabuca8434
      @jabuca8434 2 года назад

      @@lxportugal9343 Exatamente !!!!!

  • @vitorpimenta1655
    @vitorpimenta1655 2 года назад +1

    Vcs são muito aimpáticos.

  • @Theberto63
    @Theberto63 2 года назад +1

    Ninguém pode alterar um prédio sem autorização prévia da própria câmara e condomínio se cada um colocar o que quer na janela altera a estética não só em Portugal toda europa é assim....

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад

      Resposta do Pedro em outro comentário: ..."uma rede amovível não equivale a “obra nova”. É possível avançar com a colocação sem autorização prévia da assembleia de condóminos. Mas, para evitar conflitos, é desejável chegar a uma solução de consenso com os condóminos".

  • @pedrotrepa5814
    @pedrotrepa5814 2 года назад +1

    Ainda sou do tempo do lenço de assoar de pano ! Concordo que não é muito agradável principalmente para quem os tem que lavar ! Como residente no Brasil, também estranhei muito as redes nas varandas, é realmente muito estranho para nós portugueses mas, entendo a utilidade . O mais "esquesito" para mim é o á vontade de cortar as unhas de pés e mãos na sala ou na cozinha !!!!! Para mim, é inaceitável, só na casa de banho ou banheiro....Quanto ao sal e eu sou um ...saleiro tá, vejo as pessoas a por sal mesmo antes de provar, inclusive no prato das crianças. Sou um consumista moderado, já fui muito pior mas igual ao brasileiro, é muito difícil !!!! A minha primeira experiência foi em Londres em 1981 com uma "miúda brasileira" a quem ajudei a fazer umas compritas mas com etiqueta obrigatóriamente inglesa !!!!!! Cada um com os seus cada quais !!!!

  • @jpriver8062
    @jpriver8062 2 года назад +2

    Pelo que leio e assisto, o hábito do Brasileiro escovar os dentes em banheiros públicos como no local que trabalha, em intervalos de almoço, por exemplo, não é bem visto pelos europeus em geral. Lembro de trabalhar em um órgão público no Brasil e uma alemã que fazia uma pesquisa no local chegou a comentar conosco que achava muito estranho escovarmos os dentes após o almoço e lanches. Achava estranho que tivéssemos escova, creme e fio dental na bolsa/mochila, o que é muito comum para quem passa longo período do dia no local de trabalho ou escola aqui no Brasil! Cultura diferente!

    • @helenagracio7556
      @helenagracio7556 2 года назад +3

      Jp River - As pessoas não lavam, por via de regra, os dentes em WC's públicos. São coisas que se fazem em privado. No trabalho, basta ter a escova e pasta de dentes a "viverem" numa gaveta e utilizá-las nos WC's destinados ao pessoal, sempre que necessário. Quanto às crianças nas escolas, é só mandar os "materiais" nas suas mochilas...

    • @carloscibrao6171
      @carloscibrao6171 2 года назад +2

      Sou português, e sempre lavei a boca no trabalho. É um hábito que conheço em muitos portugueses que conheci em todos os empregos por onde passei durante décadas.
      Há sim higiene dentária em Portugal, é na Europa. O que não há é o hábito de mostrar um dentes "branqueados " por tratamentos no dentista...
      Usamos o dentista por questão de saúde e higiene, sim ... não usamos os dentistas por vaidade, como "esteticistas" da boca, só para mostrar sorrisos "Pepsodent".
      Aliás, o brasileiro em geral, a primeira preocupação que faz sobre a saúde em Portugal, é sobre a "hotelaria " dos hospitais públicos em Portugal. Esquece se que os hospitais públicos ou privados, são unidades para tratamento de doenças,... não são hotéis!...
      Os impostos dos portugueses são para sustentar a saúde aos portugueses,... não são para sustentar os "luxos" das elites...

    • @m.goncalves8376
      @m.goncalves8376 2 года назад

      @@carloscibrao6171 Grande comentário.

  • @grazielacake
    @grazielacake 2 года назад

    Não tive problema nenhum pra colocar a rede de proteção. O instalador me disse q a questão aqui é que não querem gastar é não porq N pode. De escovar os dentes eu estranhei mesmo N pedirem escova na escola. E o sal, eu jatinha o hábito de comer pouquíssimo, então N notei essa diferença.

  • @terezarasera7244
    @terezarasera7244 2 года назад

    Não sou português, nem mesmo moro aí, mas não gosto de comprar nada, parcelado, prefiro juntar

  • @santoscrispe
    @santoscrispe 2 года назад

    Sal e açucar

  • @joseantoniocruz9486
    @joseantoniocruz9486 2 года назад

    Se viajarem pelos outros países da Europa, também não vão ver redes nas janelas.

  • @user-le7wi8ec5l
    @user-le7wi8ec5l Год назад

    Qtos acidentes acontecem com crianças portuguesas, pela falta de telas nas janelas??? Mesmo com poucos meses de calor, não teria o aumento desse tipo de acidente na época de verão??
    Acho que passa por uma questão de educação, desses filhos obedecerem mais a regras, de dar limites para as crianças e sustentar esses limites, mesmo com as birras provenientes desses limites. Nós brasileiros de uma forma geral, não damos limites, ou relegamos à escola a educação e a instrução.

  • @1Thaiis
    @1Thaiis 2 года назад +1

    No meu trabalho de 30 pessoas no meu turno, só eu e outra brasileira escova os dentes depois do almoço. Todas colegas nos elogiam por isso 🤔🤷‍♀️ não julgo, é o jeito deles

  • @pedrovieira24
    @pedrovieira24 2 года назад

    ..."uma rede amovível não equivale a “obra nova”. É possível avançar com a colocação sem autorização prévia da assembleia de condóminos. Mas, para evitar conflitos, é desejável chegar a uma solução de consenso com os condóminos".

  • @bobteixeira9843
    @bobteixeira9843 9 месяцев назад

    Você é subserviente!

  • @lxportugal9343
    @lxportugal9343 2 года назад

    A única pessoa que estranhou que eu estivesse a lavar os dentes ao almoço no local de trabalho pasmem-se... foi uma *Brasileira*
    Perguntou-me "você vai andar por aí?"
    rsrsrsrsrsrsrs

  • @mariaauxiliadora1658
    @mariaauxiliadora1658 10 месяцев назад

    Evito sal, ja parcelei; não mais; moro 7 andar , e tenho tela...

  • @antoliv2668
    @antoliv2668 2 года назад +1

    A questão das redes e outras alterações exteriores em prédios constituídos em propriedade horizontal (condomínio) tem a ver com diversos assuntos legalmente previstos.
    Um deles é a estética exterior e a diminuição do valor da fração autónoma só porque alguns vizinhos decidiram alterar a fachada, mesmo que só na parte deles. Qualquer alteração necessita do acordo unânime de todos os condóminos, desde que a autarquia o autorize também. A autarquia está mais preocupada com a harmonia estética do conjunto completo de prédios no local assim como das questões de segurança em caso de incêndio ou de socorro a pessoas.
    O aspeto exterior de prédios concebidos e assinados por arquitetos é propriedade intelectual do arquiteto. Qualquer alteração necessita também do acordo expresso do "artista", o que nem sempre é fácil.
    O Cristiano Ronaldo bem que pode explicar melhor como isso funciona...😂😂😂

  • @ticopipa
    @ticopipa 2 года назад

    O sal utilizado em Portugal é marinho e não e igual ao utilizado no Brasil. Os parcelamentos brasileiros promovem o endividamento que é alvo de combate por parte das entidades reguladoras quer europeias quer portuguesas.

  • @user-vm6mw7qu9u
    @user-vm6mw7qu9u Месяц назад

    Mentalidade brasileira e deplorável. 😢

  • @amigadasandra
    @amigadasandra 2 года назад +1

    1ª Existem algumas cidades do Brasil que criaram leis municipais proibindo o sal na mesa de restaurantes e bares.
    2ª Atualmente são 70 milhões de brasileiros inadimplentes, falta ainda muita educação financeira!
    3ª Manter à saúde bucal é importante, continuo escovando seja em um banheiro do shopping ou restaurante, em qualquer lugar do mundo carrego meu kit escovação, não espero chegar em casa ou no hotel que estou hospedada.
    4ª Assoo meu nariz em qualquer lugar, sempre tive esse hábito.
    5ª Segurança quanto maior, melhor é.

  • @danielantunesfreitas5793
    @danielantunesfreitas5793 2 года назад

    Eu estranhei duas coisas: a barba do gajo e o cabelo da gaja

  • @antoniobragancamartins3165
    @antoniobragancamartins3165 2 года назад

    Sou português e não tenho que concordar com tudo:
    -Vou andar com meu pote de sal no bolso! Há pessoas que para manter a pressão em 12x8 precisam consumir muito sal! Como eu!
    -A criança caindo de 3 andares vai morrer do mesmo jeito quer caindo de 10 andares!
    -Quando aos dentes, explica porque portugueses têm dentes piores que brasileiros!

  • @portugaldossonhos3276
    @portugaldossonhos3276 2 года назад

    Na verdade o parcelamento / financiamento em Portugal é comum como em todas economias modernas, mas em Portugal o imigrante é barrado, tanto que muitos brasileiros que fazem vídeos no RUclips no começo diziam que NÂO existia parcelamento em Portugal, na verdade eram discriminados e não sabiam...kkkkk

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +1

      Posso estar errada, mas pelo que entendi, não se faz tão facilmente com o cartão de crédito, como é comum no Brasil. O que dificulta o processo. Mas realmente é ainda mais difícil para o imigrante...

    • @carloscarvalho8384
      @carloscarvalho8384 2 года назад

      No Brasil, se não for parcelado, não se compra! Parcelar por aqui é quase como uma obrigação, infelizmente!

    • @helenagracio7556
      @helenagracio7556 2 года назад +5

      "Parcelamento" em Portugal, não existe. O que existe é pagamento a prestações, para electrodomésticos etc., incluindo automóveis, estes através de financiamento. Não existe qualquer discriminação relativamente a emigrantes. O que existe é a necessidade de garantir o pagamento das prestações!

    • @lxportugal9343
      @lxportugal9343 2 года назад

      @@helenagracio7556 " *O que existe é a necessidade de garantir o pagamento das prestações* "
      Pois... há aquela pessoa que depois baza e "esquece-se"
      Há um vídeo aqui no youtube que dizia que no Japão imigrantes chegaram a comprar 10 telemóveis e depois ião-se embora

    • @m.goncalves8376
      @m.goncalves8376 2 года назад +1

      É mais difícil para o emigrante, pq ele vasa de um dia para o outro.

  • @cezarbis803
    @cezarbis803 2 года назад

    @Helder Almeida
    Estás completamente equivocado quando dizes k os interruptores da luz se encontram no lado exterior da casa/quarto de banho como em todo o mundo.
    Na Suiça eles estão no interior tal e qual como no Brasil e não no exterior.
    Falta de conhecimento sem dúvida da tua parte !!
    Informa-te primeiro antes de opinares e caíres em erros.

    • @joseantoniocruz9486
      @joseantoniocruz9486 2 года назад +3

      Suíça não faz parte da união europeia,por isso não segue as normas europeias.

    • @cezarbis803
      @cezarbis803 2 года назад

      @@joseantoniocruz9486
      A Suiça tem os acordos bilaterais com a União Europeia que é/são praticamente a mesma coisa.
      Aliás, no teu comentário utilizaste a expressão "é em todo o mundo", daí até ser verdade...!!!
      Reparei k gostas imenso de generalizar as coisas.
      Entre a realidade e a ficção, há uma tremenda diferença/distância.
      É exactamente como a noite e o dia.
      O teu planeta onde vives é completamente distinto, diverso, diferente...entre outros...do meu...🤣🤣🤣
      Nada a ver...😂😂😂

  • @oricardomiranda
    @oricardomiranda 2 года назад +1

    A saúde oral do brasileiro é 100x melhor que a do português. No meu trabalho tenho de pedir para as pessoas retirarem as próteses dentárias e ainda não conheci um único brasileiro que tivesse uma.

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад

      Obrigada pela informação, Ricardo! Notamos que existe uma busca para que isso melhore no país, principalmente com a iniciativa do cheque-dentista para crianças e gestantes. Abraços!

    • @fernandojssousa
      @fernandojssousa 2 года назад +1

      Estou de acordo consigo , existe uma questão principal : a falta dentistas , a ruralidade do país vilas ,aldeias , cidades pequenas , com poucos profissionais de qualidade para o efeito , casos devido a falta de meios transporte, distancias dos centros contribuíram para isso , o meu filho foi assistido com qualidade e preço em Lisboa mesmo assim tinha de fazer 150km para cada lado , e a pagar bilhete na CP, ficou mais barato que nas clinicas aqui na zona ,nunca teve qualquer problema de dentição .
      Convém acrescentar que isto melhorou a cerca de 25, anos para cá .
      A saúde oral não estava nem esta acessível a maioria das bolças dos portugueses , nem mesmo com as medidas de Antonio Arnaut , quando começaram a aparecer técnicos de serviço oral brasileiros a situação mudou, bem como o aparecimento de seguros para o efeito.
      A alimentação excesso de açucares , cocas , gaseificados e outras porcarias que fazem mal aos dentes não se usava cá em casa .

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +1

      @@fernandojssousa Obrigada pelo comentário, Fernando. Isso é algo muito importante de conhecermos para sabermos também as dificuldades que os próprios portugueses encontram ou encontravam no acesso à saúde dental.

    • @piramideinvertida1251
      @piramideinvertida1251 2 года назад +5

      Ricardo Miranda....tem razão meu caro, só é pena que essas "maravilhas" do seu país não sejam para a maioria da população......enquanto uns tem dentes lindos, tem milhões sem dentes que precisam roubar e matar para comer.

    • @rogerionunes7353
      @rogerionunes7353 2 года назад +1

      Isso é que é uma porra!!??

  • @paesDalmeida
    @paesDalmeida 2 года назад +8

    não é só aqui em Portugal que não é comum as pessoas estarem a escovar os dentes nos lugares públicos umas com as outras. É em todo o mundo civilizado menos no Brasil. Em todo lado o escovar dos dentes é considerado um acto intimo e como tal não deve ser feito em lugares públicos, para além de emporcalhar o local com os restos de comida dos dentes. Só no Brasil é que não. Não é só aqui que os interruptores das casas de banho são no exterior. É em todo mundo, menos no Brasil. Não é só aqui que não há ralo nas casas de banho e as pessoas limpam os WC com esfregona e produtos de limpeza. É em todo mundo menos no Brasil. Os brasileiros fazem-me lembrar aquela pessoa que entra em contramão no acesso à auto estrada e que quando se cruza com os outros automobilistas aflitos, que seguem em sentido contrário lhes apita e gestualizando dizendo que eles é vão no sentido errado.

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +10

      Que bom que nosso vídeo é voltado exatamente para os brasileiros e não para o resto do mundo, não é mesmo? ;)

    • @SarahBarbosaJuzt
      @SarahBarbosaJuzt 2 года назад

      affe

    • @paesDalmeida
      @paesDalmeida 2 года назад +2

      @@consultorandrefurtado tal qual o meu comentário. 😀

    • @marialuizacarriao2742
      @marialuizacarriao2742 2 года назад +3

      Quanta amargura, credo!

    • @paesDalmeida
      @paesDalmeida 2 года назад +3

      @@marialuizacarriao2742 verdade. a ignorância deprime-me.

  • @portugaldossonhos3276
    @portugaldossonhos3276 2 года назад +1

    Se uma criança cai do segundo andar ou do décimo é a mesma desgraça. Portugal precisa se atualizar neste quesito! Absurdo...

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад

      Para os brasileiros é algo impensável, para os portugueses é normal... uma questão cultural mesmo

    • @hernanisousa247
      @hernanisousa247 2 года назад

      Não é hábito caírem crianças pela janela. Já aconteceu e há de continuar a acontecer, de facto, mas não é tão habitual como talvez no Brasil.

    • @zeliaaraujo5576
      @zeliaaraujo5576 Год назад

      Quantas crianças caiem dos predios em Portugal? Por aquilo que eu sei nao á nenhuma... o motivo é um só, as nossas crianças crescem com regras e como tal esses acidentes nao existem por aqui.

  • @rogerionunes7353
    @rogerionunes7353 2 года назад +5

    Se forem para qualquer outro país da Europa também é estranho, diferente, etc. Vocês Brasileiros, só estranham em relação a Portugal! Se for a China, Islândia, Mongólia, Bielorussia, esta tudo bem. .

    • @consultorandrefurtado
      @consultorandrefurtado  2 года назад +7

      Certamente se eu morasse em algum desses países, eu estaria comentando também. Não entendi o porquê do incômodo, já que o vídeo trata de todos os assuntos de maneira respeitosa.

    • @TheDenis1110
      @TheDenis1110 2 года назад

      Acho que vcs interpretam a palavra "estranho" diferente do Brasil!! Minha mãe é portuguesa de Braga e ela se irrita quando fala que algo é estranho em Portugal, acho que por isso que teve tanto Português bravo com esse video! Kkkkkk