Caetano brinca com as palavras , a coerência, coesão, de uma forma que faz a gente se sentir perdido querendo entender tanta inteligência na arte de compor lindas canções que falam de uma realidade latente e que insiste em não mudar e por isso se torna sempre atual. Os problemas sociais em forma de poesia. Esse Caetano é demais!
+Fernando Graça serio? Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, Chico Science, Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Ivete Sangalo ta bom, ou quer uma Lista maior ??
Na boa... Caetano é patrimônio da nação! Nação em processo, nação em fermentação, em contradição e violência. E a ternura da moça baiana com sorriso de criança. A moça estampada contra o céu da tarde pendente acima dos muros do Desterro. Cidade velha. Tempus, substância e memória.
Acho impressionante neguinho dizer que as letras do Caetano são herméticas ou que não fazem sentido, às vezes. Até "Qualquer coisa" ou "Outras palavras" fazem completo sentido pra mim ou pelo menos me permitem a constituição de significados lúcidos. Essa, "Eu sou neguinha", mais uma obra prima entre muitas do mestre, é sobre a busca da identificação social de alguém que tem um sexo biológico que não corresponde à sua identidade sexual. É o Caetano, há três, quase quatro décadas, falando de coisas desses tempos. Um gigante!
A música - que é uma pergunta a si mesm*, "Eu sou neguinha?" - nasceu quando Caetano viu uma capa ou um pôster do Prince nos anos 80. Ele estava todo andrógino. Aproveitou para discutir situação social, classe, gênero, sexo, etnia etc. numa letra instigante. O arranjo intelectualizou e potencializou ainda mais a canção.
Cara, não sei se é verdade ou não a dedicação ao Prince como vc falou, mas a música foi gravada em 1984, e não no fim da década de 80.. Verifica aí. Abraços.
Faz sentido. Mas existem também viagens psicodélicas em quase toda a letra ( "via o que é visível, via o que não via " / " um crente, uma lente era uma visão" etc. A sonoridade é completamente ácida
No livro "Caetano, uma biografia", de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, consta que essa música foi inspirada em um bilhete escrito a ele por Arto Lindsay, por volta de 1987: "Caetano, eu sou neguinha?" (em referência à música "Eu sou negão", de Gerônimo). Caetano é em sempre será um gênio.
Eu tava encostad'ali minha guitarra No quadrado branco vídeo papelão Eu era o enigma, uma interrogação Olha que coisa mais que coisa à toa, boa boa boa boa boa Eu tava com graça... Tava por acaso ali, não era nada Bunda de mulata, muque de peão Tava em Madureira, tava na bahia No Beaubourg no Bronx, no Brás e eu e eu e eu e eu A me perguntar: Eu sou neguinha? Era uma mensagem lia uma mensagem Parece bobagem mas não era não Eu não decifrava, eu não conseguia Mas aquilo ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia Eu me perguntava: era um gesto hippie, um desenho estranho Homens trabalhando, pare, contramão E era uma alegria, era uma esperança E era dança e dança ou não ou não ou não ou não ou não tava perguntando: Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu tava rezando ali completamente Um crente, uma lente, era uma visão Totalmente terceiro sexo totalmente terceiro mundo terceiro milênio carne nua nua nua nua nua nua nua Era tão gozado Era um trio elétrico, era fantasia Escola de samba na televisão Cruz no fim do túnel, becos sem saída E eu era a saída, melodia, meio-dia dia dia Era o que dizia: Eu sou neguinha? Mas via outras coisas: via o moço forte E a mulher macia den'da escuridão Via o que é visível, via o que não via O que a poesia e a profecia não vêem mas vêem, vêem, vêem, vêem, vêem, É o que parecia Que as coisas conversam coisas surpreendentes Fatalmente erram, acham solução E que o mesmo signo que eu tenho ler e ser É apenas um possível ou impossível em mim em mim em mil em mil em mil E a pergunta vinha: Eu sou neguinha? Eu sou neguinha?
Essa música, na voz de Caetano, libera uma adrenalina tão intensa no meu corpo, que eu sinceramente não sei explicar. Simplesmente (com a licença da palavra) DO CARALHO
Legal essa versão de "Eu Sou Neguinha" !!! Aquele albúm era tudo uma beleza total ("Caetano", em 1987)... Também tem nele 'Noite de Hotel', 'Guilietta Masina', 'O Ciúme', 'Vamo' Comê', em parceria com Luiz Melodia, e muitas outras... Para mim, ê um dos melhor do Caetano, o que não é nada ! Ele abre uma nova fase (mais uma !!) na careira dele, já que vão seguir "Estrangeiro", "CirculadÔ", "Tropicalia 2" (com Gilberto Gil), "Fina Estampa" e "Livros", que são albúms bem mais 'modernos', com muita ousadia musical ; e que vão levar a gente até os anos 2000 !...Agora, entre nós, que figurasse este Caetano Veloso !!!
Essa interpretação dele é fantástica...e a banda é do caralho. ArrepiÔ.
8 лет назад+48
cara' uma melodia sem igual, dai ainda junta com essa letra, meu, isso é fora do comum! Já não é mais música, é outra definição que não sei se existirá daqui 100 anos, palavras para descrever, parabéns ao nobre Caetano Veloso!
Um artística fantástico! Que Interpretação! poesia! energia! alegria! arte! Musica pros ouvidos, filosofia para a mente e felicitações para o coração..
Melhor performance que eu ja vi de caetano ate agora ,entre muitas que ja vi.....muitooooo genialllll.....a melhor interpretacao eh claro eh de vanessa da mata.....mas essa choqueiiiiii.....
Essa musica ainda é um enigma para mim. Li várias coisas e nada fez com que eu acreditasse que aquilo que li era a mensagem da musica. E é isso que me faz gostar tanto dessa canção, Caetano sempre maravilhoso com as palavras e causando duvidas nas nossas cabeças.
Bom Dia Ana Vitória! Você Fez Uma Ótima Resenha Dessa Que É Uma Linda , Mas Enigmático Musica. Há Quem Acredite Na Versão Que Diz Que Certa Vez ,Caetano Deparou -se Dinte De Uma Vitrine De Música Pop, Ou Mesmo Numa Capa De Disco dos Prince e Ficou Com O seu Gênio Peculiar à Moda Metro- Retro-Andrigino Que Sugeria Aquele Visual De Mercado Do Então, Outro Astro- Pop ,Considerado Como A Sombra De Michael Jackson !
Maluco! Esse rock and roll tá maneiro pra caralho! Mudou minha opinião dele com força! E as pessoas reclamando da dancinha... como pode tão pouca sensibildade? Quer saber? Eu sou neguinha! Tem DVD disso aí?
8 лет назад+10
voce definitivamente nao conhece o caetano do disco transa, araçá azul e da tropicália com os mutantes...
***** como assim? até parece que caetano não foi um dos principais da tropicália, não fez uma interpretação bem herética de 'eu quero essa mulher', não fez o álbum Transa, não fez o álbum Caetano Veloso no exílio, ele já flerta com o rock há tempos
Uma performance espetacular, é incrível,quando penso que Caetano chegou no limite, ele surpreende , ele é uma fonte inesgotável de muito talento. Ufa! Parabéns pra todos que estão envolvidos nesse projeto, a banda é espetacular. Só tenho que agradecer e parabenizá-los. Meu muito obrigado!!
Que MARAVILHOSOOOOOOO. Como não adorar essa interpretação e essa letra?
8 лет назад+5
há um caetano experimental dos anos 70 que as pessoas nao conhecem. o caetano do album "transa", das gravações de poesia concreta, da versão herege de "eu quero essa mulher", e antes disso tudo em 68 o caetano da tropicalia junto com os mutantes!!!
Conheci essa música através da Cássia Eller. E, desde então, preferia a sua versão acústica. Até ver o show Zii & Zie. Esse número é o último do show antes do bis. Sempre tentei entender a poesia desta canção. Na minha humilde interpretação e com ajuda da própria performance de Caê, percebi que ele fundiu várias fotografias e imagens de mulheres negras num ambiente urbano. Percebam que a cada verso ele faz uma foto. Uma imagem. E no final ele dedica a dança do samba de roda do Recôncavo baiano, ao funk ( mais uma imagem da mulher negra no espaço urbano ) e por fim bem ao final da música quando ele dança curvado, ele está imitando e homenageando Gilberto Gil ( como o próprio afirma no making off do dvd, de onde saiu esse vídeo ).
+Andre Avellar Tudo bem. Gosto de continuar aprendendo nesta vida e lhe agradeço pela postagem mas procurei ser mais objetiva e ir direto ao assunto. Valeu André.
Eu tava encostada, ali minha guitarra No quadrado branco-vídeo-papelão Eu era o enigma, uma interrogação Olha que coisa mais Que coisa à toa, boa boa boa boa boa Eu tava com graça... Tava por acaso ali, não era nada Bunda de mulata, muque de peão Tava em Madureira, tava na Bahia No Beaubourg, no Bronx, no Brás E eu e eu e eu e eu A me perguntar: Eu sou neguinha? Era uma mensagem, lia uma mensagem Parece bobagem mas não era não Eu não decifrava, eu não conseguia Mas aquilo ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia Eu me perguntava... Era um gesto hippie, um desenho estranho Homens trabalhando, pare, contramão E era uma alegria, era uma esperança E era dança e dança ou não ou não ou não ou não ou não Tava perguntado: Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu tava rezando ali, completamente Um crente, uma lente, era uma visão Totalmente terceiro sexo Totalmente terceiro mundo Terceiro milênio Carne nua nua nua nua nua Era tão gozado... Era um trio elétrico, era fantasia Escola de samba na televisão Cruz no fim túnel, becos sem saída Eu era a saída, melodia, meio-dia dia dia dia Era o que eu dizia: eu sou neguinha Mas e outras coisas via um moço forte E a mulher macia dentro da escuridão Via o que é visível, via o que não via E o que a poesia e a profecia não vem mais vem vem vem vem É o que parecia que as coisas conversam Coisas supreendentes Fatalmente erram, acham solução E que o mesmo signo que eu tento ler e ser É apenas o possível ou o impossível em mim em mil em mil em mil e a pergunta vinha : Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu sou neguinha?
ele é foda! fodástico! mais que a bossa nova! Caetano é sempre novo, cada vez melhor.. penso que ele não é - pois além de ser um poeta fingidor da maior grandeza - quem se pergunta se é, é porque não é. dizem: quem é, sabe q é. Pra mim Caetano foi andrógino (no coraçãovagabundo dele), que escolheu sinceramente ser homem.. e como disse o Drummond: "O andrógino, que deveria saber das coisas, também não sabe." (In: O avesso das coisas. Record, 1990, p. 11) E quem são esses meninos/banda com ele? santa ignorância minha, como tocam! são foda tbm! bravo!!!
Como explicar um gênio? Mas que essa é a maior manifestação política ! ELEGANTE ! SUTIL! INCISIVO ! DIRETO! CIRURGICO! LETAL! Um sacode em nossa cara e um tapa nesse sistema preconceituoso! Dizendo a todos que o SER É O MAIS IMPORTANTE! E que os RÓTULOS são apenas ( o bater de línguas descompromissadas) ! Mas rápidas e ágeis em " atirar no próximo" acertando o próprio pé! OBRIGADO CAETANO!👏👏 GENIAL!!
Sem mistérios. Caetano é filósofo e cria a letra, depois compõe a melodia! Qto à interrogação sexual de Caê, ele próprio se definiu. ( Esse sexo equívoco, esse mico_leão) Ele brinca com as palavras e com toda propriedade. É um homem com dois casamentos e três filhos, um espírito evoluído. Amo o jeito dele ser!
Caetano brinca com as palavras , a coerência, coesão, de uma forma que faz a gente se sentir perdido querendo entender tanta inteligência na arte de compor lindas canções que falam de uma realidade latente e que insiste em não mudar e por isso se torna sempre atual. Os problemas sociais em forma de poesia. Esse Caetano é demais!
Não é voz, bobinhos, é interpretação e genialidade.
Caetano é um ET, só pode! Essa música é de outra dimensão. Que coisa maravilhosa!
Ave, Caetano!
Nordeste: útero cultural do Brasil. Orgulho!
verdade
Não há esse sectarismo regional. A genialidade de Caetano e dessa letra só foi possível pelo contato dele com o sul e sudeste. Ele não é provinciano.
+Fernando Graça serio?
Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil, Luiz Gonzaga, Gonzaguinha, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, Chico Science, Vanessa da Matta, Carlinhos Brown, Margareth Menezes e Ivete Sangalo
ta bom, ou quer uma Lista maior ??
jhow Araujo preguiça...
Sou da metrópole paulista e tenho que concordar contigo... Brasil chama-se Nordeste
Na boa... Caetano é patrimônio da nação!
Nação em processo, nação em fermentação, em contradição e violência.
E a ternura da moça baiana com sorriso de criança. A moça estampada contra o céu da tarde pendente acima dos muros do Desterro. Cidade velha.
Tempus, substância e memória.
Acho impressionante neguinho dizer que as letras do Caetano são herméticas ou que não fazem sentido, às vezes. Até "Qualquer coisa" ou "Outras palavras" fazem completo sentido pra mim ou pelo menos me permitem a constituição de significados lúcidos. Essa, "Eu sou neguinha", mais uma obra prima entre muitas do mestre, é sobre a busca da identificação social de alguém que tem um sexo biológico que não corresponde à sua identidade sexual. É o Caetano, há três, quase quatro décadas, falando de coisas desses tempos. Um gigante!
samukagoes perfect ☝️
Perfeito mesmo. Olha como essas indagações são antigas.
Se pesquisarmos suas composições e o contexto em que foram escritas, todas contam alguma história. O cara é genial!
EXATAMENTE.....só quem enxerga apenas amplidão na amplidão não consegue entender as letras de caetano.
Eis o melhor cantor-compositor vivo da MPB.
De fato, e que tenha saúde para nos presentear com suas poesias musicais por muitos anos ainda.
Sempre acho....sempre achei...sempre acharei
A música - que é uma pergunta a si mesm*, "Eu sou neguinha?" - nasceu quando Caetano viu uma capa ou um pôster do Prince nos anos 80. Ele estava todo andrógino. Aproveitou para discutir situação social, classe, gênero, sexo, etnia etc. numa letra instigante. O arranjo intelectualizou e potencializou ainda mais a canção.
E por que é dedicada a Arto Lindsay?
Hahahah que legal! O Prince é Neguinha!
@@Bemtevibirdwatching Porque ele foi quem enviou a foto do Prince à Caetano na época
Cara, não sei se é verdade ou não a dedicação ao Prince como vc falou, mas a música foi gravada em 1984, e não no fim da década de 80.. Verifica aí. Abraços.
Faz sentido. Mas existem também viagens psicodélicas em quase toda a letra ( "via o que é visível, via o que não via " / " um crente, uma lente era uma visão" etc. A sonoridade é completamente ácida
se vivesse milênios cantaria em qualquer tempo você é do futuro, tenho que afirmar e reafirmar, CAETANO É FODA!
love from Poland
Não posso morrer sem ir no show do Caetano!
Que coisa "fenomenal" como diz meu querido Pai que me ensinou a ouvir ele e outros... :)
Isdo é um nível alto da Cultura ..da musca ,da arte, é genial ..incrivel
No livro "Caetano, uma biografia", de Carlos Eduardo Drummond e Marcio Nolasco, consta que essa música foi inspirada em um bilhete escrito a ele por Arto Lindsay, por volta de 1987: "Caetano, eu sou neguinha?" (em referência à música "Eu sou negão", de Gerônimo). Caetano é em sempre será um gênio.
Eu tava encostad'ali minha guitarra
No quadrado branco vídeo papelão
Eu era o enigma, uma interrogação
Olha que coisa mais que coisa à toa, boa boa boa boa boa
Eu tava com graça...
Tava por acaso ali, não era nada
Bunda de mulata, muque de peão
Tava em Madureira, tava na bahia
No Beaubourg no Bronx, no Brás e eu e eu e eu e eu
A me perguntar: Eu sou neguinha?
Era uma mensagem lia uma mensagem
Parece bobagem mas não era não
Eu não decifrava, eu não conseguia
Mas aquilo ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia
Eu me perguntava: era um gesto hippie, um desenho estranho
Homens trabalhando, pare, contramão
E era uma alegria, era uma esperança
E era dança e dança ou não ou não ou não ou não ou não tava perguntando:
Eu sou neguinha?
Eu sou neguinha?
Eu sou neguinha?
Eu tava rezando ali completamente
Um crente, uma lente, era uma visão
Totalmente terceiro sexo totalmente terceiro mundo terceiro milênio carne nua nua nua nua nua nua nua
Era tão gozado
Era um trio elétrico, era fantasia
Escola de samba na televisão
Cruz no fim do túnel, becos sem saída
E eu era a saída, melodia, meio-dia dia dia
Era o que dizia: Eu sou neguinha?
Mas via outras coisas: via o moço forte
E a mulher macia den'da escuridão
Via o que é visível, via o que não via
O que a poesia e a profecia não vêem mas vêem, vêem, vêem, vêem, vêem,
É o que parecia
Que as coisas conversam coisas surpreendentes
Fatalmente erram, acham solução
E que o mesmo signo que eu tenho ler e ser
É apenas um possível ou impossível em mim em mim em mil em mil em mil
E a pergunta vinha:
Eu sou neguinha?
Eu sou neguinha?
Rock in Roll puro!
Essa música, na voz de Caetano, libera uma adrenalina tão intensa no meu corpo, que eu sinceramente não sei explicar. Simplesmente (com a licença da palavra) DO CARALHO
Legal essa versão de "Eu Sou Neguinha" !!! Aquele albúm era tudo uma beleza total ("Caetano", em 1987)... Também tem nele 'Noite de Hotel', 'Guilietta Masina', 'O Ciúme', 'Vamo' Comê', em parceria com Luiz Melodia, e muitas outras... Para mim, ê um dos melhor do Caetano, o que não é nada ! Ele abre uma nova fase (mais uma !!) na careira dele, já que vão seguir "Estrangeiro", "CirculadÔ", "Tropicalia 2" (com Gilberto Gil), "Fina Estampa" e "Livros", que são albúms bem mais 'modernos', com muita ousadia musical ; e que vão levar a gente até os anos 2000 !...Agora, entre nós, que figurasse este Caetano Veloso !!!
isso eh incrivelmente forte, provocador, insano e muito muito muito belo. caetano eh um alienígena. puta merda
kkkkkkkk
Como não amar esse homem? Só pessoas como ele me fazem cultivar o amor pelo Brasil.
Que performance!! Que apresentação. Caetano é necessário!!
Essa interpretação dele é fantástica...e a banda é do caralho. ArrepiÔ.
cara' uma melodia sem igual, dai ainda junta com essa letra, meu, isso é fora do comum! Já não é mais música, é outra definição que não sei se existirá daqui 100 anos, palavras para descrever, parabéns ao nobre Caetano Veloso!
Há um quê de grunge em algumas músicas do Caetano. Aqui em Portugal, para quem gosta de boa música, há sempre espaço para este grandioso homem
Uma vez me disseram assim: "Nossa que baianão!" Achei tão fofo que, agradeci e dei um abraço na pessoa. Baianos
Um artística fantástico! Que Interpretação! poesia! energia! alegria! arte! Musica pros ouvidos, filosofia para a mente e felicitações para o coração..
Que bom q existe o RUclips pra nos presentiar com essas pérolas
É verdade
Nao saberia existir sem reviver essas emoções que não vivi❤
Esse é o cara. .. presença de palco 100%
Caetano Veloso é uma dádiva
Melhor performance que eu ja vi de caetano ate agora ,entre muitas que ja vi.....muitooooo genialllll.....a melhor interpretacao eh claro eh de vanessa da mata.....mas essa choqueiiiiii.....
Rock puro Caetano é top demais!
uma letra sem igual,uma viagem psicodelica da nata da genialidade.
Essa musica ainda é um enigma para mim. Li várias coisas e nada fez com que eu acreditasse que aquilo que li era a mensagem da musica. E é isso que me faz gostar tanto dessa canção, Caetano sempre maravilhoso com as palavras e causando duvidas nas nossas cabeças.
Bom Dia Ana Vitória! Você Fez Uma Ótima Resenha Dessa Que É Uma Linda , Mas Enigmático Musica. Há Quem Acredite Na Versão Que Diz Que Certa Vez ,Caetano Deparou -se Dinte De Uma Vitrine De Música Pop, Ou Mesmo Numa Capa De Disco dos Prince e Ficou Com O seu Gênio Peculiar à Moda Metro- Retro-Andrigino Que Sugeria Aquele Visual De Mercado Do Então, Outro Astro- Pop ,Considerado Como A Sombra De Michael Jackson !
00
0l0
L)p
@@emanuelnazarenodossantos3944 l
Então, vc entendeu a canção. É um enigma!
...eu sou é neguinha ...Bom demais Caetanear...
Caetano Veloso é simplesmente genial.
Essa letra e esses gestos são incrivelmente misteriosos...
Caetano é um dos poetas brasileiros mais respeitado e o que encanta também o público os passinhos que ele inventa
Essa banda é phoda!
Maluco! Esse rock and roll tá maneiro pra caralho! Mudou minha opinião dele com força! E as pessoas reclamando da dancinha... como pode tão pouca sensibildade? Quer saber? Eu sou neguinha!
Tem DVD disso aí?
voce definitivamente nao conhece o caetano do disco transa, araçá azul e da tropicália com os mutantes...
+Fernando Graça
Vou resolver isso.
Procura o dvd Zii e Zie MTV Ao Vivo
Foi pra lista! Obrigado. :D
A Dança é a letra.
Lindo demais..nem todo chucro entende
Porra!Essa música é muito foda!Que letra inteligente e a versão Rock and Roll tá dú caralho!!Coisas de Caetano Veloso!!!
CAETANO EU AMOOOO A VOCE 🫶❤️😹❤️!!!
Caetano é um artista que está muito além do seu tempo.Que maravilha.
Que interpretação !!!!
Sinistro da musica !!!
Nunca vi essa música tão rock n' roll na minha vida. Caêzinho tá roqueirasso!!!!
Caêzinho tá ficando revolts de novo depois de velho! xD
Amém! \o/ iauhsdiuahsd
***** como assim? até parece que caetano não foi um dos principais da tropicália, não fez uma interpretação bem herética de 'eu quero essa mulher', não fez o álbum Transa, não fez o álbum Caetano Veloso no exílio, ele já flerta com o rock há tempos
Essa banda Cê é foda!
Uma performance espetacular, é incrível,quando penso que Caetano chegou no limite, ele surpreende , ele é uma fonte inesgotável de muito talento. Ufa! Parabéns pra todos que estão envolvidos nesse projeto, a banda é espetacular. Só tenho que agradecer e parabenizá-los. Meu muito obrigado!!
Divino, completo!! Orgulho de poder contemplar um musico 100% brasileiro, sem precisar usar arranjos americanizado como muitos fazem!!
GÊNIO ABSOLUTO!!
Inclusive sempre me recordo de um outro baiano quando ouço essa música, um novo baiano, com seu Masculino e Feminino...
Caetano, simplesmente um gênio.❤
eu sou neguinha. música linda cantada em várias vozes como Vanessa da mata e cássia Eller é perfeito ouçam na voz dessas mulheres!
Guilherme Vitor Amo a versão da Vanessa. É linda demais!
+Wara Arroyo eu também☺
Performance e banda excelente! Viva a poesia!
Essa bateria ♡
Caetano ao vivo quase sempre soa melhor que em estúdio
É muuuuuuuiiitooooooo primor, talento e perfeição num contexto só minha gente!!!! S2
Simplesmente fantástico!!!
Caetano fazendo Rock de primeira.
Caetano é gênio D+. Que interpretação maravilhosa, Show Caetano👏👏👏
O nosso amado numa performance IMPECÁVEL, ESPETACULAR, amo, ponho na tela e fico imitando
Só vale se olhar pro vídeo, q performance!❤
Caetano não pode ser humano. Impossível!
a música fala de identidade pessoal.
O Gênio.
Que MARAVILHOSOOOOOOO. Como não adorar essa interpretação e essa letra?
há um caetano experimental dos anos 70 que as pessoas nao conhecem. o caetano do album "transa", das gravações de poesia concreta, da versão herege de "eu quero essa mulher", e antes disso tudo em 68 o caetano da tropicalia junto com os mutantes!!!
Fernando Graça Transa é uma das mais geniais obras de Caetano!
Português perfeito cabe a cada um interpretar
Nunca vi um arranjo mais perfeito pra essa música! E sou fãzona da Cássia, gosto mto da Vanessa... Mas essa di Caetano...
"Totalmente TERCEIRO"🎉❤😢😮
Que Pedrada do Carambaaaaaaaaa!!!
Conheci essa música através da Cássia Eller. E, desde então, preferia a sua versão acústica. Até ver o show Zii & Zie. Esse número é o último do show antes do bis. Sempre tentei entender a poesia desta canção. Na minha humilde interpretação e com ajuda da própria performance de Caê, percebi que ele fundiu várias fotografias e imagens de mulheres negras num ambiente urbano. Percebam que a cada verso ele faz uma foto. Uma imagem. E no final ele dedica a dança do samba de roda do Recôncavo baiano, ao funk ( mais uma imagem da mulher negra no espaço urbano ) e por fim bem ao final da música quando ele dança curvado, ele está imitando e homenageando Gilberto Gil ( como o próprio afirma no making off do dvd, de onde saiu esse vídeo ).
+Andre Avellar Tudo bem. Gosto de continuar aprendendo nesta vida e lhe agradeço pela postagem mas procurei ser mais objetiva e ir direto ao assunto. Valeu André.
E claro...essas "mulheres negras" remetem a transexual idade.
Ele faz alguns gestos semelhantes aos de Ney Matogrosso...
Caramba. Essa música da um livro 👏👏👏👏👏
Tava em MADUREIRA tava na Bahia 🎉🎉🎉🎉
Sem noção essa versão ... Best ever !!!
Caetano, você já viu a bahiana, radicada em Niterói, Amanda Chaves, cantando sua música? :) Vale ouvir. Abs Wladimir
Artista completo: grande compositor, músico, intérprete e poeta!
Caetano é lindo, é louco; ele pode. Neguinha que rebola ou careta. Caetano é massa e é nosso!
muito som.... caetano é foda
Eu tava encostada, ali minha guitarra No quadrado branco-vídeo-papelão Eu era o enigma, uma interrogação Olha que coisa mais Que coisa à toa, boa boa boa boa boa Eu tava com graça... Tava por acaso ali, não era nada Bunda de mulata, muque de peão Tava em Madureira, tava na Bahia No Beaubourg, no Bronx, no Brás E eu e eu e eu e eu A me perguntar: Eu sou neguinha? Era uma mensagem, lia uma mensagem Parece bobagem mas não era não Eu não decifrava, eu não conseguia Mas aquilo ia e eu ia e eu ia e eu ia e eu ia Eu me perguntava... Era um gesto hippie, um desenho estranho Homens trabalhando, pare, contramão E era uma alegria, era uma esperança E era dança e dança ou não ou não ou não ou não ou não Tava perguntado: Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu tava rezando ali, completamente Um crente, uma lente, era uma visão Totalmente terceiro sexo Totalmente terceiro mundo Terceiro milênio Carne nua nua nua nua nua Era tão gozado... Era um trio elétrico, era fantasia Escola de samba na televisão Cruz no fim túnel, becos sem saída Eu era a saída, melodia, meio-dia dia dia dia Era o que eu dizia: eu sou neguinha Mas e outras coisas via um moço forte E a mulher macia dentro da escuridão Via o que é visível, via o que não via E o que a poesia e a profecia não vem mais vem vem vem vem É o que parecia que as coisas conversam Coisas supreendentes Fatalmente erram, acham solução E que o mesmo signo que eu tento ler e ser É apenas o possível ou o impossível em mim em mil em mil em mil e a pergunta vinha : Eu sou neguinha? Eu sou neguinha? Eu sou neguinha?
Que ator que músico cantor enfim tudo de melhor.
Tudo é marcante nesse vídeo
Amo Caetano
Desde que encontrei este vídeo, nunca mais o esqueci.
Esse cara é muito coerente viva caetano e seu português é para poucos
ele é foda! fodástico! mais que a bossa nova! Caetano é sempre novo, cada vez melhor..
penso que ele não é - pois além de ser um poeta fingidor da maior grandeza - quem se pergunta se é, é porque não é. dizem: quem é, sabe q é.
Pra mim Caetano foi andrógino (no coraçãovagabundo dele), que escolheu sinceramente ser homem.. e como disse o Drummond: "O andrógino, que deveria saber das coisas, também não sabe." (In: O avesso das coisas. Record, 1990, p. 11)
E quem são esses meninos/banda com ele? santa ignorância minha, como tocam! são foda tbm! bravo!!!
É a banda Cê, soraia, tbm os acho fodásticos, eles e Caê são a combinação perfeita!!!
"totalmente terceiro sexo, totalmente terceiro mundo,TERCEIRO MILÊNIO", essas são as ambições de um gênio.
Caetano, mestre na observação das possibilidades do ser... :)
Brutal! Extremamente David Bowie!
extremadamente Caetano¡¡¡¡
Eu sou neguinha!!!
Caetano te admiro ao extremo!!! Obrigada por sua arte!!!
Vc e tao fantastico que nao encontro palavras pra dizer o quanto vc e lindo maravilhoso profissional talentoso....
A melhor interpretação de Caetano da vida. Amo , amo!
Caetano é um extraterrestre, tenho certeza disso...rsrsrsrs
Que música "du carélio"...!!!!
Genial das palavras, maravilhoso!!!!!!!
Essa música tem uma mensagem muito bonita. Poucos entendem o que ela realmente quer dizer.
Como explicar um gênio?
Mas que essa é a maior manifestação política ! ELEGANTE ! SUTIL! INCISIVO ! DIRETO! CIRURGICO! LETAL! Um sacode em nossa cara e um tapa nesse sistema preconceituoso! Dizendo a todos que o SER É O MAIS IMPORTANTE! E que os RÓTULOS são apenas ( o bater de línguas descompromissadas) ! Mas rápidas e ágeis em " atirar no próximo" acertando o próprio pé!
OBRIGADO CAETANO!👏👏
GENIAL!!
Puta que pariu, que espetáculo!!! Como eu demorei para ver essa apresentação...
Caetano! !! Gênio!!!! Obrigado!!!! Exorcista!!!
Perfeito amooo!!! Eu sou nêguinha...totalmente eu!!
Seria um pecado ignorar o arranjo, cordas, bateria...acho que é nessas horas que Deus sorri
Que homem inteligente!
Amooooooo
É demais lindo. É Caetano. É foda!
Caê é foda mesmo .... ❤️🎶❤️
Sem mistérios. Caetano é filósofo e cria a letra, depois compõe a melodia! Qto à interrogação sexual de Caê, ele próprio se definiu. ( Esse sexo equívoco, esse mico_leão) Ele brinca com as palavras e com toda propriedade.
É um homem com dois casamentos e três filhos, um espírito evoluído. Amo o jeito dele ser!
eu sou neguinha! as danças de Caetano são simplesmente maravilhosas💜
Caetano é bom demais!!!
Lenda viva da mpb
Admiro bastante o trabalho do Caetano Veloso,um grande compositor .
Com canções harmônicas .
Grande cantor e compositor
Obrigado por fazer músicas top