Maria de Lourdes Resende e a Orquestra Típica Portuguesa - Alcobaça (Belo Marques)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 сен 2024
  • Esta gravação data de 1954 e pertence à Banda 1 da Face A do disco EP de 45 R.P.M. editado pela marca "Estoril", da editora luso-espanhola "Ibéria", intitulado "Belo Marques", em que a cançonetista Maria de Lourdes Resende, acompanhada pela Orquestra Típica Portuguesa, sob a direcção de Belo Marques, interpreta os seus 4 temas mais bem sucedidos da sua carreira artística.
    Esta canção é o "ex-libris" da carreira de Maria de Lourdes Resende, e intitula-se "Alcobaça", uma composição de Belo Marques, sobre versos de Silva Tavares, Director dos Serviços de Produção da Emissora Nacional.
    Esta canção foi criada por Cidália Meireles aos microfones da Emissora Nacional, e depois foi entregue pela mesma a Maria de Lourdes Resende, em 1949, que a gravou na "Melodia" pouco tempo depois, num disco de 78 rotações com a Orquestra Típica Portuguesa da Emissora Nacional, sob a direcção do autor.
    No ano seguinte da gravação, em 1955, esta canção ganhou o 1º prémio da Canção de Sucesso, em Génova, ganhando também a cançonetista o título de "Rainha da Rádio", eleita pelos leitores da revista "Flama".
    Esta canção foi um sucesso altamente esmagador na Emissora Nacional, e as principais frases ficaram célebres por todo o país:
    "QUEM PASSA POR ALCOBAÇA
    NÃO PASSA SEM LÁ VOLTAR"
    Tornou-se num grande sucesso em Portugal e além-fronteiras, sendo muitas vezes reutilizada por outros cançonetistas como Francisco José, e sendo regularmente transmitida nas rádios portuguesas, fosse na Emissora Nacional, fosse no Rádio Clube Português, fosse na Rádio Renascença, fosse nos Postos Centralizados de Lisboa, fosse na Rádio Altitude da Guarda, fosse na Rádio Ribatejo, fosse na Rádio Alto Minho, em Peso da Régua, fosse onde fosse.
    Em 1965, Maria de Lourdes Resende viria a regravar este tema com a Orquestra de Joaquim Luís Gomes, num registo que foi considerado como o Oficial de todas as rádios, e depois, em 1973, regravou para a "Riso e Ritmo", com a Orquestra de Ferrer Trindade.
    Em 1959, no dia 29 de Julho, a Emissora Nacional incluiu esta gravação na rubrica "Canções de Portugal", do programa de propaganda fascista "Voz de Portugal", emitido no Emissor de Ondas Curtas da Emissora Nacional, e exclusivamente destinado aos ouvintes dos Estados Unidos da América.
    Hoje, a versão mais transmitida nas rádios é a versão de 1966 da "Alvorada", gravada por ela com o acompanhamento pela Orquestra de Joaquim Luís Gomes, e ainda hoje passa frequentemente na Rádio Sim.
    Foi precisamente esta canção que deu à Orquestra Típica e Coral de Alcobaça a inspiração necessária para a sua fundação. E em todos os concertos da célebre Orquestra Típica, este número nunca era dispensado do seu reportório, sempre cantado por Maria de Lourdes Resende, constituindo um momento de emoção, comoção e choro para todos os presentes nos espectáculos onde a O.T.C.A. esteve.
    Esta é a gravação original de 1954, e há horrores de tempo que eu estava à sua procura. Finalmente consegui-a graças à amabilidade do sr. Sérgio Ribeiro da Silva, que me enviou para o meu email os registos de Maria de Lourdes Resende gravados nessa época, editados pela primeira vez em CD na Discoteca Amália, em 1993, ano do meu nascimento. Este disco já não está à venda em lugar nenhum, a não ser na Discoteca Amália e na Fundação Manuel Simões, mas só por Paypal.
    Espero que gostem.

Комментарии • 26

  • @antoniocalhau
    @antoniocalhau Год назад +4

    Obrigado Maria de Lourdes Resende. Descansa em paz.

  • @mariamillton5159
    @mariamillton5159 2 года назад +3

    Música lírica linda. Voz maravilhosa. A letra descreve perfeitamente Alcobaça. Gratidão!

  • @josesaraiva9566
    @josesaraiva9566 4 года назад +5

    Boa noite Amigo Miguel,
    Este "vibrato" de Maria de Lourdes Resende nesta célebre e muito ouvida canção "Alcobaça", é realmente a sua marca registada.
    Outras vozes e outros tempos.
    Recordações, mais uma pérola, pena os mais novos não terem conhecido esses tempos e a popularidade destes artistas.
    Abraço.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  4 года назад +1

      Boa noite, Amigo José. É facto garantido, e o mais impressionante é que foi uma canção escrita sem nenhum critério, sem nenhum gosto, somente para matar a fome dos filhos do autor... Uma música à qual Maria de Lourdes Resende deu-lhe vida, e que NÃO FOI ELA a cantar pela 1ª vez, foi a CIDÁLIA MEIRELES.
      É verdade. E o pior é que os mais novos, ao ouvirem coisas assim, só sentem vergonha e nojo. Não digo "pena" porque para muitos jovens foi bom não ter conhecido esses tempos, onde atrás da popularidade destes grandes artistas, existia um cenário de "austera, apagada e vil tristeza" no qual todos nós éramos obrigados a viver.
      Um grande abraço, amigo.

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 3 месяца назад

    Maria de Lourdes Resende uma voz fantástica! Tudo era harmonia na sua voz.Presença habitual,nos espectáculos de variedades. Nunca poderá ser esquecida.....

  • @AntonioSousa-oo2ev
    @AntonioSousa-oo2ev 7 месяцев назад

    LINDO! Obrigado D. Lurdes.

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 2 месяца назад

    Uma linda voz que ganhou o seu espaço,no panorama musical,português.Em cançonetista uma das melhores vozes,do nosso país.

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 11 месяцев назад

    Tinha uma voz bem timbrada e agradavel. Sempre a passar na rádio em todos os programas de variedades.É terna.

  • @herrprofessor
    @herrprofessor 6 лет назад +3

    Esta canção é um auténtico postal desta localidade do distrito de Leiria que ainda não visitei infelizmente!!!
    Um abraço
    Carlos M.S.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  6 лет назад

      É um facto garantido, amigo.
      Um abraço.
      Miguel A.C.V.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  4 года назад

      Postal esse que não teve objectivo nenhum que não fosse matar a fome da família do Belo Marques, que só a escreveu para dar de comer aos filhos, para a voz de Cidália Meireles, e ficou sempre amargurado por esta canção ter sido o seu maior sucesso de compositor, e ter-lhe comprado a casa onde viria a morar com os seus filhos.
      Um abraço.
      Miguel A.C.V.

  • @rodriguesyvonne7122
    @rodriguesyvonne7122 6 лет назад +3

    Excelente Música e. linda voz. !!! Obrigado

  • @marilitaventura9524
    @marilitaventura9524 Месяц назад

    Uma voz sem igual. Que pena não ter sido mais acarinhada. Bjs.

  • @fntavora
    @fntavora 6 лет назад +2

    Palavras para quê ? Quem clica o canal "Miguel Ângelo Catarino Vaquinhas", não deixa de lá voltar a clicar!

  • @delfinamota329
    @delfinamota329 4 года назад +1

    Canção escrita pelo Estremocense Silva Tavares.

  • @manuelbarragon2738
    @manuelbarragon2738 3 года назад

    Será que actualmente não existem vozes deste kilate ou é moda cantar-se mal? Deixo aqui esta interrogação.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  3 года назад

      Fica a pergunta. Afirmo pessoalmente que devem haver por aí vozes deste quilate espalhadas pelo mundo inteiro, mas talvez não tenham o sucesso e o reconhecimento que merecem. Agora, cada um pense o que quiser.