Eu acordo todos os dias às 5h da manhã ( o que não é um sacrifício já que durmo às 8h da noite). Passo um café e leio até umas 6h30. As leituras passam por clássicos e contemporâneos. Saio para trabalhar plena e altiva depois dessa meditação literária. Agora, no dia que eu não consigo ter meu momento no cantinho do sofá, quem me vir na rua talvez seja melhor dar um passo para o lado e liberar o caminho para o Mr Hyde aqui passar. Viro uma arara. Ler é meu dardo tranquilizante.
Oi Lívia. Menina, você mora no paraíso!!!! Para mim, ler, estudar e viajar são as melhores coisas da vida. Sou professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação e meu salário é baixíssimo. Todo dinheiro que eu consigo guardar compro em livros. Adoro seus vídeos Lívia. Um beijo.
@@godzilacarnivoro6292 O Gambito da Rainha, do Walter Tevis. Por falar em livros e séries, este livro serviu de base para a famosa série homônima na Netflix! Tô na metade do livro e estou gostando muito!
Apesar de não enxergar, graças ao constante avanço da tecnologia consigo entrar em vídeos do RUclips. Parabéns pelo crescimento do seu canal e pelo conteúdo, espero que cresça cada vez mais e que seu canal continue chegando a mais pessoas. Eu também tenho um canal em conjunto com um amigo, onde mostro para as pessoas que enxergam a adaptação do RUclips para quem não enxerga usar e também mostro aplicativos de leitura de tela, para que eu possa usar o celular e o computador sem a ajuda de outras pessoas que enxergam.
Posso te dar uma justificativa Boa para ler: É uma excelente forma de higiene mental. Arrume tempo e leia; alivie a ansiedade, tenha uma saúde mental melhor, lendo. Será um tempo muito bem investido. Vale a pena.
Comecei a ler do final do ano pra cá, comecei lendo fahrenheit 451 de forma online e demorei muito uns 2 se não 3 meses, mas quando terminei e olhei pra trás e vi como foi boa a história e a sensação de ter conseguido terminar um livro, já fui correndo buscar outro, " eu robô ", do Azimov, que eu li em 2 semanas, daí pra frente só fui lendo
O mais legal do hábito da leitura é que, como ocorre com qualquer exercício de repetição, você começa a ler mais rápido e melhor. A interpretação de pontuação e acentos passa a ser mais natural. E assuntos que antes poderiam parecer difíceis de absorver parecem mais fáceis de assimilar. Adoro o fato de conseguir ler a Ilíada e a Odisséia, por exemplo, que usa padrões de linguagem totalmente diferentes das que são comumente usadas hoje em dia.
Só queria comentar que graças aos videos no youtube de você e outros criadores, eu estou conseguindo ler cada vez mais, embora bem lentamente kkk ler 13 livros esse ano já é um grande avanço pra mim! Que venham mais🤩💗💗
Uma das minhas maiores frustrações foi não ter conseguido ler tanto durante o ano de 2020 e metade deste ano. Mas... Eu comecei a fazer um exercício praticamente diário de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Pensei "Acho que não vai funcionar, não estou conseguindo ler nem uma obra completa quem dirá mesclar leituras!". No entanto, tenho me surpreendido, dia após dia, devagarinho, com meu andamento nesses livros que escolhi. Os temas são diferentes, tem livro de contos, didático e romance. Dando um pouco de atenção a cada uma dessas leituras tenho tentando manter esse ritmo, como posso, dentro da minha rotina possível. Outra coisa que tem me feito prosseguir nesse intuito foi reler livros que amo. E assim vou caminhando numa vida mais próxima dos livros ♥
Eu nunca li livro de auto ajuda ou assisti vídeos de coach, não gosto. Tempo é um recurso não renovável , precisamos saber aproveitá-lo pois pra cada um de nós ele é individual. Gosto muito de ler, e isso vem desde a infância, e não foi nada incentivado pelos meus pais, veio de mim mesmo esse interesse. Procuro estabelecer um horário do dia pra ler, pois se não for assim, a gente vai deixando pra lá e ocupando o tempo com coisas não produtivas. Não tenho redes sociais, mas uma vida bem ocupada. Também compro roupas usadas, e livros usados sem nenhum problema.
Sempre fui uma leitora voraz. Formei em literatura, fiz mestrado em linguística, porém, nos últimos anos, a literatura não fazia mais parte da diversão (passei essa função para os filmes, séries e redes sociais). Só lia textos técnicos da minha área (artigos, trechos de livro para dar uma aula...). Porém, o isolamento, durante a pandemia, ressuscitou minha antiga paixão. Não estou lendo tanto quanto poderia (cansaço, sono, redes sociais...), pois voltei a vida normal, mas tenho conseguido ler uns dois livros por mês.
Boa tarde a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Graças a Deus, meus pais e alguns amigos meus, meu hábito de ler, começou na adolescência com HQs e livros interessantes para adolescentes. Graças a leitura, me tornei professor de História. Minha afilhada já está imersa no mundo da literatura. Depois que mostrei à ela o vídeo da Antofagica, falando da Jane Austen, ela que tem 14 anos, já leu "Razão e Sensibilidade", já está lendo "Orgulho e Preconceito" e em breve algum autor brasileiro. Essa foi o começo da minha relação com o mundo da leitura e assim, está sendo a experiência da minha afilhada. Beijos e abraços hoje e sempre para todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘
Lívia eu leio todos os dias, mas para isso abandonei algumas redes sociais, pois elas drenam nossas energias e nossa disposição para leitura. Procuro ler a noite e na hora do meu almoço, pois são horas que disponho de mais tempo. Acho importante também sempre andar com um livro a mão, pois quando a vontade vem, ele está ali para nós fazer companhia. Também tenho o hábito de ler em salas de espera, consultórios, enfim em todos os lugares que porventura tenho que ficar esperando por um determinado tempo, por isso a importância de sempre ter um livro conosco.
Uma ótima estratégia para desenvolver o hábito de leitura é começar por histórias breves, como crônicas, contos, poesia e até mesmo cartas. Esse tipo de texto é terminado mais rapidamente, o que traz um reforço positivo de curto prazo, isto é, você não precisa passar horas investindo tempo e atenção para ter aquela sensação satisfatória de terminar a leitura. Tendo essa satisfação mais rápida ao ler uma história curta, o leitor acaba reforçando o ato de ler livros e vai fazer isso mais vezes, aumentando gradativamente o tamanho das histórias, até que ler um livro de até 300 páginas, por exemplo, se torne algo mais fácil.
Eu detestava ler. Mas na escola eu amava a disciplina de literatura brasileira aí me encontrei no mundo da leitura. Eu amo a Literatura brasileira, amo os clássicos ❤❤
Adorei as dicas, Lívia! Desde pequena gosto de ler. Infelizmente, percebi que o que antes era um prazer, veio sendo substituído por horas e horas entre um EP e outro numa dessas assinaturas. E isso me trouxe um incômodo. Fui "extremista" (ou como queiram nomear), cancelei a assinatura e investi no Forest, um app que me ajuda a controlar o tempo enquanto realizo meus afazeres. E, para mim, deu certo. Faz quase um ano que adquiri a versão Premium e agora consigo ler ao menos 3 livros ao mês - e sempre querendo aumentar a meta, claro. Enfim. Espero que consigamos, cada qual com seu planejamento e hábitos de leitura, desfrutar desse prazer inenarrável que é ler.
Na verdade gostaria de saber como eu me apaixonei pelos livros, sendo que na minha casa ninguém nunca foi leitor, aprendi a ler aos 10 anos e nunca mais parei, tenho uma biblioteca em casa, amo os livros, tenho todos os clássicos lidos e hj aos 42 anos ainda não sei como chegou essa paixão na minha vida. Gostaria muito de um vídeo seu, de como as pessoas se tornam leitoras sem o incentivo da família ou escola.
O hábito da leitura acredito piamente que nasça conosco. Porque aos 7 anos comecei com as histórias em quadrinhos, que eu devorava. Depois passei para os gibis de faroeste, que acredito não existirem mais. E hoje leio romances policiais, ensaios, biografias...Ufa, leio de tudo. E a propósito, não existe desculpa para não ler. Há sites de livros gratuitos, que podem ser lidos até no celular.
Eu tenho 18 anos, comecei a ler aos 14 anos graças a biblioteca que tem perto do meu bairro. Na pandemia eu literalmente parei de ler e esse ano voltei aos poucos, decidi que quero prestar vestibular e a leitura ajuda demaais! ps: meus pais não é de ler, minha mãe por não saber ler direito e o meu pai por conta da vista (eles tem 60 anos) Gostei do seu conteúdo! :D
Eu tenho um problema com livros: não consigo ficar sem ter o que ler, mas... sou viciado em RELER. De fato, quando temos um livro realmente bom nas mãos, construído com esmero, rico em detalhes - uma leitura só não é o suficiente para dar conta do que ele tem a oferecer. Mas eu fico relendo; incontáveis vezes... Acabei de emprestar um a um amigo, e esse me emprestou outro, que já tinha me emprestado antes. É tão bom reler! Vários romances e livros de contos (só gosto de prosa narrativa) já passei das dez re-lidas (mesmo calhamaços como "As Brumas de Avalon" da M. Z. Bradley). Outro calhamaço, "A Montanha Mágica" do Thomas Mann - foi este último que emprestei no meio da releitura, para reler "A Obra em Negro" da Marguerite Yourcenar. Baseando-me em minha experiência pessoal: ler é muito bom; mas reler é melhor! Talvez, eu deixe pra reler de dia, e ler de primeira só à noite. É, pode ser que dê certo assim. O problema é que é a vida é uma só, e é curta; e eu já estou, tecnicamente, no meio dela. Acho que, entre os arrependimentos no leito de morte pelo que deixei de fazer, fora o beijo na Heloíse (que eu não dei naquela festa em 2009), vai estar a consciência das literaturas maravilhosas que terei deixado passar batido. Não vai dar pra descansar em paz - mesmo.
Nunca tive interesse em ler livros, até março desse ano criei o hábito só que nesse mês foi quando me acostumei, leio todo dia umas 20 e 30 páginas, ler é fundamental para o nosso conhecimento e eu agradeço as influências na internet. Obs: eu ainda enrolo pra ler sksksk
Quando criança era alucinado por revistas, livros, bancas e livrarias mas infelizmente as aulas de português do ensino médio mudaram esse quadro. Passei a ler pouquíssimo!! Voltei a ler com prazer muitos anos depois quando conheci a livraria Cultura que fica na avenida paulista durante uma viagem de férias. Na ocasião comprei o IT a coisa para ter de recordação.
A cidade que eu moro tinha biblioteca, mas fecharam ela e sebo não tem. Eu comprei um Kindle pra poder ler, pois ebooks são bem mais em conta. E eu sou viciada em literatura brasileira. O Kindle é o que me salva nesta pequenina cidade de interior.
A única rede social onde passo tempo demais é aqui no RUclips, vendo vídeos da Antofágica, de booktubers e outros assuntos.😆 Sobre as bibliotecas, são realmente muito importantes. Eu lia mais e muito mais rápido quando tinha acesso a bibliotecas. A biblioteca te força a terminar logo ou renovar o empréstimo do livro. Quando a gente compra o livro, não se apressa muito para começar a leitura, nem para terminar.
Sim. Já leio, porém, não na frequência que eu gostaria - sempre tenho que dividir este tempo para a literatura e as leituras da faculdades, que pesam e são enormes. Mas todo dia leio um pouquinho. Contos ou novelas - e até mesmo, romances curtos -, nessas horas, são enormes aliados - deixo os calhamaços para as férias. Geralmente não consigo ler mais que vinte páginas, a depender do livro, texto, e do como ele fluí. Mas creio que ele está melhor agora, do que quando eu comecei. Creio que gradativamente, eu consigo driblar as dificuldades, como com Os Sertões do Euclides - eu me entreguei ao texto, e ele correu como água. Talvez, a um ano, eu nunca teria ousado! Mas hoje, para ter caminhado a ele, e a outros, eu tive a teimosia da insistência.
Quando eu era mais nova, eu lia por horas a fio. Com a faculdade e o trabalho, essas horas diminuíram drasticamente e haviam longos períodos que passava sem ler um livro sequer. Depois me reconcilei com o tempo e cortei muitas coisas para dedicar mais horas a leitura. Porém desde que minha mãe faleceu em abril, aconteceram muitos outros problemas e eu não tenho mais conseguido me concentrar em nada, nem na leitura. Isso me deixa muito frustrada, as vezes passo muito tempo chorando pq começo a ler e não consigo continuar.
Lívia, o canal Antofágica tem me ajudado muito a pensar em formas de estimular o hábito de leitura dos que me rodeiam. Tentei com meus pais e venho falhando, depois minha irmã e com ela estou tendo certo êxito, mas o que eu tive mais retorno foram dos adolescentes. Um grupo de amigos meus entre 14 e 15 anos tem sido incentivado a adquirir esse hábito da seguinte forma: eu formulei uma estratégia onde dependendo do número de páginas eles tem X dias para ler. Por exemplo, o último que eu dei para eles foi o Pequeno Príncipe e o prazo foi de 20 dias (para a minha surpresa eles terminaram em bem menos que isso, ficou em torno de 10 dias no máximo). Ao término de cada leitura, eu faço um questionário para eles perguntando sobre passagens relevantes contidas no início, meio e fim do livro. É interessante porque cada um deles tem uma interpretação diferente. Nisso, deixo uma recompensa para aqueles que não só leram o livro inteiro mas captaram mensagem que o livro quis passar adaptando a sua própria interpretação. Estou percebendo o quão interessados, curiosos e imaginativos eles vêm demonstrando ser. Com eles estou sentindo que a semente da leitura vem se germinando a cada nova experiência, espero que floresça e traga bons frutos a partir desse sentimento aprazível e plural que a literatura nos proporciona.
Sobre a questão do tempo: Eu tenho 4 turmas de ensino médio, 2 turmas de cursinho, 1 clube de leitura e estou no último semestre do curso de letras. Solução para continuar a ler com frequência? Eu passei a acordar 30 minutos mais cedo, todos os dias, assim eu tenho cerca de 25 minutos de leitura por dia. É difícil no início, mas temos que tirar o casmurro que sussurra indisposição na nossa mente e ter a disciplina de um esportista. Leitura é prazer, mas o ato de iniciar pode nem sempre ser, garanto, em duas semanas, fazendo isso todo dia, fica mais fácil e por fim muito tranquilo.
Eu gosto muito de ler. E estou no momento. O mundo de Sofia A menina que roubava livros. O segundo da trilogia Millenium. Obrigada. Vc tem contribuído pra esse hábito também. Belém do Pará.
Lívia: ADORO seus vídeos e incentivo à leitura.Trabalho em uma Biblioteca e vivo divulgando seus vídeos que são de excelente qualidade! "PARABÉNS!" BJ GDE!
No meu caso preciso de um lugar tranquilo, bem iluminado e longe do celular! Evito ao máximo qualquer coisa que me desvie a atenção. Tenho um certo grau de hiperatividade e a leitura ajuda a "treinar" meu cérebro no aprimoramento da atenção. O fato de não ter redes sociais também me ajuda.
Oii Lívia! Eu já leio, começei com o habito em 2019 e hoje é algo indispensável no meu cotidiano. Quando por algum motivo fico um dia sem ler sinto que meu dia não tá completo. A leitura também se tornou um dos meus passatempos preferidos, antes eu via muito mais filmes e séries, mas hoje leio bem mais (Não que a leitura seja melhor que filmes ou séries, apenas gosto mais de ler). O próximo passo que quero tomar nessa vida de leitor é adquirir o hábito de ler mais de um livro por vez! Obrigado pelos ótimos vídeos sempre!!
Assino embaixo das suas dicas, principalmente quanto a ler livros usados e usar roupas de brechó. Falando em roupa, essa blusa, essa cor, você tá linda nesse vídeo, Livia!
Se eu não leio pelo menos 40min durante o período da manhã, parece que o dia está faltando algo. Como estou lendo um livro muito longo (o adolescente do Dostoiévski) tem dias que não consigo ler mais que dois capítulos (média de 40 páginas ou mais). Quando isso ocorre, faço uma pausa e deixo para ler em outro momento. A leitura tem que ser prazerosa e não algo forçado. Eu não me importo se demorar semanas ou meses para terminar, gosto de seguir o meu tempo. Depois que terminar esse, já irei ler o O Processo do Kafka, que chegou de uma editora que amo 🥰. Depois irei assistir ao filme baseado no livro hehe.
Livia, vc é quase minha xará (me chamo Lídia) e te acho muito incrível! Vc parece ser uma pessoa muito legal e divertida, espero um dia conhecê-la pessoalmente. Otimo vídeo!!!!!!
Olá Lívia ! A leitura está na minha vida já faz um tempo, todos os dias eu leio, não consigo ficar um dia sem ler... Bate um vazio. Geralmente eu leio dois livros ao mesmo tempo, um de leitura rápida e outro com mais páginas. Também neste hábito incluo as leituras que compartilho com meu filho. Amuh suas dicas de leitura. 💕👏👏
Lívia, querida, confesso que ultimamente só andava lendo assuntos relacionados à graduação, mas graças a você e a outros incentivos que me apareceram, e ando buscando, voltei com força para os braços da literatura e tenho lido muito conteúdo nacional, o que tem me feito muito bem.
Ler para mim é um momento que traz paz, um tempo só meu , com um cafezinho do lado … e adoro comprar em sebos , livros com dedicatória , anotações … E sim, eu também compro em brechós roupas para mim e meus filhos , o japonês tem um termo “mottainai” que diz algo como desperdício , valorizar o objeto , por isso reutilizar ou dar uma outra utilidade é muito comum à cultura japonesa 😉
Comecei a ler nos horários de refeição do meu serviço, então ler muito nós trajetos ida e vinda de qualquer lugar, ler no ebook facilita muito dessa maneira já estou no meu décimo primeiro livro deste ano E modéstia a parte bons livros Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros atualmente Júlia Lopes de Almeida, com a Falência e me sinto muito orgulhosa por isso 😀.
@@tommagnifico2664 eu também gosto muito dos livros físicos mas o e-book facilita principalmente a noite e em ônibus ajuda bastante. Mas se for pra escolher ler eu também prefiro o de papel ☺️
Gosto de de ler, tenho conseguido finalizar um livro por mês. Eu, como tantos outros brasileiros venho de uma família que não cultivava esse hábito, foi a escola e especificamente as aulas de literatura que despertaram esse interesse. Sigo alguns perfis e canais literário, mas confesso que eles atacam minha ansiedade com suas listas e metas. As vezes me sento frustrado por não ler tanto como eles, mas tbm caio na real de que muitas dessas pessoas vivem pra isso. Bom, enfim, esse é meu relato. Adoro o canal!
Oi, Lívia! Minha paixão pela leitura começa aos 7 anos de idade, ouvindo minha professora da escola ler "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato (o primeiro escritor que eu conheci). Eu quis aprender a ler a partir das histórias que ele escreveu sobre as férias de Narizinho e Pedrinho no Sítio do Pica-Pau Amarelo. No ano passado, eu e minhas irmãs criamos um clube de leitura porque acreditamos que seria uma boa forma de ampliarmos o nosso olhar sobre a vida e o mundo em que vivemos. Até agora só lemos 8 livros, mas estamos perseverando.
comecei a ler assiduamente fazem uns dois ou três anos e minha vida mudou desde então. sei que parece clichê essa história de que os livros mudam sua vida mas é muito real
Um obstáculo que eu coloco para leitura é acreditar que preciso dispor de muito tempo de qualidade pra fazê-la. Pelo menos uma hora. E quantas vezes, quando, a gente tem uma hora inteira por dia para sentar e ler sem pensar em nada mais? Estou tentanto aproveitar janelas de minutos para ler o que consigo...
Só de assistir seus vídeos fico morrendo de vontade de devorar diversos livros 🤩❤️. Gratidão por dedicar seu tempo para compartilhar conosco suas dicas e todo conteúdo que vc proporciona 😘.
Parabéns Lívia!!!!! Sigo seu canal e considero seu trabalho maravilhoso. A maneira como você explana os assuntos é de uma riqueza de detalhes inigualável. E ler é tudo. Como diz Pedro Bom Jesus: " Leitura é a chave para se ter um universo de idéias e uma tempestade de palavras. " Forte abraço.
Se for um livro superficial e ruim eu me recuso a ler. Fiquei mais seletiva com o passar dos anos. Atualmente estou lendo Contágio, um livro que aborda como os humanos se infectam com vírus extremamente virulentos. Assunto bem atual.
Eu leio muito, porém quando eu estudava integral e ainda trabalhava não me sobrava tempo, então eu colocava o ebook pra tocar e ouvia no transporte público, limpando casa, etc. Foi a forma que achei pra não endoidar sem meu lazer preferido. Eu comecei a ler com aqueles livros da Talita Rebouças e outros infanto juvenis, mas pra quem não é muito fã, mangás e hqs são ótimas pq tem pouco diálogo.
Olá, Livi! Sou sua admiradora, voltei a ler depois de assistir os seus vídeos. Queria sentir o entusiasmo e prazer com que você fala dos livros. Neste vídeo você deu uma dica valiosa, pesquisar para descobrir qual o meu gênero de leitura. Não vou me esquecer disso na próxima escolha! Abraços.
Lívia, todos estamos saturados de coachs kkkkkk Mas uma técnica que uso para ler grandes autores, principalmente os clássicos, é começar por seus textos curtos:contos, crônicas, poemas, etc. Assim você já consegue adentrar na literatura daquele autor, e "cria coragem" para ir lendo mais e mais.
Eu quase não acesso redes sociais e assisto apenas séries e filmes que me interessam muito mesmo. De forma que li, até o momento, 14 livros esse ano, mas poderia ter lido mais.
@@LiviaPiccolo Ratos e Homens, do Steinbeck. Meu Deus, que livro! Eu sorri, chorei, sofri... enfim, um livro maravilhoso! Já estou providenciando "As Vinhas da Ira".
Melhor aquisição da minha vida foi o Kindle. Esse ano já li ao todo mais livros do que nos últimos 5 anos. Segunda melhor aquisição foi esse canal da Antofágica, com seus vídeos-aula excelentes. E sabe qual vai ser a terceira melhor aquisição? Fausto do Goethe, edição da Antofágica (na espera...). Obrigado Livia e demais antofagenses.
Eu sou viciada em leitura. Leio de tudo: livros acadêmicos, clássicos, lançamentos, best sellers, livro cabeçudo, etc. Pra mim, o mais importante foi romper o preconceito que eu tinha em relação a alguns autores ou gêneros literários. Participar de clubes de leituras ou leituras coletivas também ajuda a expandir os horizontes.
Amo ler! Ultimamente, tenho lido e relido,muitas distopias. Aliás, elas estão fazendo parte da nossa atual realidade. Autores como: Aldous Huxley; George Orweel; Margaret Atwood....
Olá Lívia boa tarde... Que dicas excelentemente, minha experiência de leitura começou tarde ao 23 anos, antes disso não queria saber de leituras de livros achava estranho ficar ali quentinho em silêncio, digo isso porque vim.de um família conturbada entre desordeira cachaça entre outras coisas. Contudo, quando arrumei meu primeiro emprego, na empresa tinha biblioteca e podia pegar livros para leituras durante um mês e adiar mais tempo se for preciso. Um dia meu companheiro de serviço que lia muito me disse vamos comigo ali na biblioteca vou devolver o livro, fui com ele de fato ele devolveu e pegou outro, a bibliotecaria me disse e você vai pegar qual, eu disse nem um não gosto de ler, então ela me disse faz uma experiência começa pode ser que goste, eu disse qual você indicaria então ela disse vou te incar um romance classico da literatura mundial, eu claro bonhado rsss, ela me desafio a le e dizer se gostou ou não, eu aceitei o desafio . Ela entra lá pelas estantes e me traz um calhamaço eu ri que isso ela disse é Anna karinna, de Tolstoi, Lívia, rsss, Pra encurtar, levei comecei no primeiro dia que levei o livro pra casa. Lívia, preciso te dizer que esse livro mecheu tanto comigo que chorava eu amei a história , descrição que Tolstoi, dava da Anna, eu ficava absorto rsss, Mas as lágrimas correram soltas foi quando ela morreu na linha do trem a esse final me desmanches em lágrimas ,dila pra cá, nunca mais deixei de ler livros amo ❤rsss, e sempre te acompanho com dicas maravilhosas de novos livro. Beijos Lívia....
@@maycastro4834 bom dia, Mayara, A empresa existe ainda rss Porém não sei te dizer se ainda tem esse incentivo de leituras, pois já faz algum tempo....rss
Sou uma leitora regular, mas tenho uma certa dificuldade de me manter concentrada ao longo de muitas páginas. Leio atenta, mas não por muito tempo. Tenho experimentado ler sentada à mesa, em ambiente bem iluminado e silencioso. E, claro, SEMPRE bem distante do celular. hahaha
Achar um gênero no qual que se identifique é um bom caminho. No meu caso, eu iniciei mais pelo assunto que gostaria de ler, independentemente do gênero. Amo o que esparra na autobiografia, no que é confessional, do intimo do real. Tenho excitações pelo que é do cotidiano; acho material incrível para literatura. Daí, foi fácil depois encontrar os gêneros que mais trabalham em cima disso.
Eu me considero um leitor recente, 4~5 anos. E às vezes há muita competição no meu caso, especialmente a rotina corrida. Estranhamente, acho eu, minha vontade de leitura deve ter vindo por causa de um jogo, Bloodborne, no qual a história não é dada explicitamente, você é que tem que descobrir por meio do ambiente, personagens e outros detalhes, e é um jogo de ação, facilmente é possível ignorar a história, mas não foi meu caso e parece que é o caso da maioria. A arte daquele jogo me gerou uma vontade de buscar qualidade. O jogo tem grande inspiração da literatura lovecraftiana, isso me fez buscar Lovecraft e daí comecei minha aventura por livros. Hoje leio de um tudo.
Boa tarde, Lívia. Meu gosto pela leitura começou pelas crônicas. Acho que esse é um bom caminho para iniciantes. Muito importante é ler não para "matar" o tempo, e sim para gastar o tempo com textos que nos dão prazer. Pelo menos prá começar a desenvolver o hábito. Abraço.
Adoro ler, mas me considero um leitor muito relacionado, leio um livro aq e outro só daqui a 6 meses, agora decidi comprar acumular um dinheiro pra comprar varios livros do meu gosto pessoal (incluindo varios antofagica) para ver se consigo ser mais frequente kkk, espero q funcione
Ainda ontem comecei a ler um livro e li só por 10 minutos...... pois não consigo ficar sem se mexer pra lá e pra cá, a mente avoada ..... a Internet também atrapalha e muito., mas amo ler.
Sabe por que a mente voa? Justamente por causa da internet. Nossa capacidade de concentração tá se fragmentando por causa disso e ler é justamente o remédio. Tem um vídeo da Antofágica sobre isso.
Eu acordo todos os dias às 5h da manhã ( o que não é um sacrifício já que durmo às 8h da noite). Passo um café e leio até umas 6h30. As leituras passam por clássicos e contemporâneos. Saio para trabalhar plena e altiva depois dessa meditação literária. Agora, no dia que eu não consigo ter meu momento no cantinho do sofá, quem me vir na rua talvez seja melhor dar um passo para o lado e liberar o caminho para o Mr Hyde aqui passar. Viro uma arara. Ler é meu dardo tranquilizante.
Viro uma arara. Dei risada!
Eu ri no "Mr Hyde" kkk
"Mr Hyde" kkkkkk adorei.
Hahahaha, dei muita risada com o Hayde! kkk
Oi Lívia.
Menina, você mora no paraíso!!!!
Para mim, ler, estudar e viajar são as melhores coisas da vida.
Sou professora aposentada da Secretaria Estadual de Educação e meu salário é baixíssimo. Todo dinheiro que eu consigo guardar compro em livros.
Adoro seus vídeos Lívia.
Um beijo.
Melhor compra
Entre uma série modinha na Netflix e um livro, prefira um livro. Não precisa abdicar das séries e filmes não, mas selecionar um tempo para ler ficção.
Ei mano me fala um livro bom aí que tu tá curtindo por nenhuma razão
@@godzilacarnivoro6292 O Gambito da Rainha, do Walter Tevis. Por falar em livros e séries, este livro serviu de base para a famosa série homônima na Netflix! Tô na metade do livro e estou gostando muito!
Muito obrigado pela dica, mano. Os livros me livraram do tédio e da depressão. Sou devedor dos mesmos em gratidão.
Importante ter esse equilíbrio mesmo...
Apesar de não enxergar, graças ao constante avanço da tecnologia consigo entrar em vídeos do RUclips. Parabéns pelo crescimento do seu canal e pelo conteúdo, espero que cresça cada vez mais e que seu canal continue chegando a mais pessoas. Eu também tenho um canal em conjunto com um amigo, onde mostro para as pessoas que enxergam a adaptação do RUclips para quem não enxerga usar e também mostro aplicativos de leitura de tela, para que eu possa usar o celular e o computador sem a ajuda de outras pessoas que enxergam.
Incrível a iniciativa!
Posso te dar uma justificativa Boa para ler: É uma excelente forma de higiene mental. Arrume tempo e leia; alivie a ansiedade, tenha uma saúde mental melhor, lendo. Será um tempo muito bem investido. Vale a pena.
Verdade, ajuda muito na higiene mental
Comecei a ler do final do ano pra cá, comecei lendo fahrenheit 451 de forma online e demorei muito uns 2 se não 3 meses, mas quando terminei e olhei pra trás e vi como foi boa a história e a sensação de ter conseguido terminar um livro, já fui correndo buscar outro, " eu robô ", do Azimov, que eu li em 2 semanas, daí pra frente só fui lendo
Que história mais legal!!!
Leitura para mim é vida! Leio todos os dias,principalmente antes de dormir e pela manhã.Minha motivação é afetiva e curativa...amo ler!
É vida!!!
Você é muito querida, adoro!! Também gosto muito de ler!!
O mais legal do hábito da leitura é que, como ocorre com qualquer exercício de repetição, você começa a ler mais rápido e melhor. A interpretação de pontuação e acentos passa a ser mais natural. E assuntos que antes poderiam parecer difíceis de absorver parecem mais fáceis de assimilar. Adoro o fato de conseguir ler a Ilíada e a Odisséia, por exemplo, que usa padrões de linguagem totalmente diferentes das que são comumente usadas hoje em dia.
É verdade! Com o tempo vamos melhorando como leitores
Só queria comentar que graças aos videos no youtube de você e outros criadores, eu estou conseguindo ler cada vez mais, embora bem lentamente kkk ler 13 livros esse ano já é um grande avanço pra mim! Que venham mais🤩💗💗
Ahhh!!! Fico imensamente feliz sabendo disso
Uma das minhas maiores frustrações foi não ter conseguido ler tanto durante o ano de 2020 e metade deste ano. Mas... Eu comecei a fazer um exercício praticamente diário de ler mais de um livro ao mesmo tempo. Pensei "Acho que não vai funcionar, não estou conseguindo ler nem uma obra completa quem dirá mesclar leituras!". No entanto, tenho me surpreendido, dia após dia, devagarinho, com meu andamento nesses livros que escolhi. Os temas são diferentes, tem livro de contos, didático e romance. Dando um pouco de atenção a cada uma dessas leituras tenho tentando manter esse ritmo, como posso, dentro da minha rotina possível. Outra coisa que tem me feito prosseguir nesse intuito foi reler livros que amo. E assim vou caminhando numa vida mais próxima dos livros ♥
Conteúdo muito bom, sempre me incentivando a ler mais e buscar melhorar o hábito da leitura. Leitura é vida! Viva a cultura.
Eu nunca li livro de auto ajuda ou assisti vídeos de coach, não gosto.
Tempo é um recurso não renovável , precisamos saber aproveitá-lo pois pra cada um de nós ele é individual. Gosto muito de ler, e isso vem desde a infância, e não foi nada incentivado pelos meus pais, veio de mim mesmo esse interesse. Procuro estabelecer um horário do dia pra ler, pois se não for assim, a gente vai deixando pra lá e ocupando o tempo com coisas não produtivas. Não tenho redes sociais, mas uma vida bem ocupada.
Também compro roupas usadas, e livros usados sem nenhum problema.
Falou tudo, Patrícia!
Viva o consumo consciente
Sempre fui uma leitora voraz. Formei em literatura, fiz mestrado em linguística, porém, nos últimos anos, a literatura não fazia mais parte da diversão (passei essa função para os filmes, séries e redes sociais). Só lia textos técnicos da minha área (artigos, trechos de livro para dar uma aula...). Porém, o isolamento, durante a pandemia, ressuscitou minha antiga paixão. Não estou lendo tanto quanto poderia (cansaço, sono, redes sociais...), pois voltei a vida normal, mas tenho conseguido ler uns dois livros por mês.
Boa tarde a todos do canal Antofagica e para Lívia Piccolo. Graças a Deus, meus pais e alguns amigos meus, meu hábito de ler, começou na adolescência com HQs e livros interessantes para adolescentes. Graças a leitura, me tornei professor de História. Minha afilhada já está imersa no mundo da literatura. Depois que mostrei à ela o vídeo da Antofagica, falando da Jane Austen, ela que tem 14 anos, já leu "Razão e Sensibilidade", já está lendo "Orgulho e Preconceito" e em breve algum autor brasileiro. Essa foi o começo da minha relação com o mundo da leitura e assim, está sendo a experiência da minha afilhada. Beijos e abraços hoje e sempre para todos da Antofagica e para Lívia Piccolo. 😘😘😘😘😘
Lívia eu leio todos os dias, mas para isso abandonei algumas redes sociais, pois elas drenam nossas energias e nossa disposição para leitura. Procuro ler a noite e na hora do meu almoço, pois são horas que disponho de mais tempo. Acho importante também sempre andar com um livro a mão, pois quando a vontade vem, ele está ali para nós fazer companhia. Também tenho o hábito de ler em salas de espera, consultórios, enfim em todos os lugares que porventura tenho que ficar esperando por um determinado tempo, por isso a importância de sempre ter um livro conosco.
Uma ótima estratégia para desenvolver o hábito de leitura é começar por histórias breves, como crônicas, contos, poesia e até mesmo cartas. Esse tipo de texto é terminado mais rapidamente, o que traz um reforço positivo de curto prazo, isto é, você não precisa passar horas investindo tempo e atenção para ter aquela sensação satisfatória de terminar a leitura. Tendo essa satisfação mais rápida ao ler uma história curta, o leitor acaba reforçando o ato de ler livros e vai fazer isso mais vezes, aumentando gradativamente o tamanho das histórias, até que ler um livro de até 300 páginas, por exemplo, se torne algo mais fácil.
Eu detestava ler. Mas na escola eu amava a disciplina de literatura brasileira aí me encontrei no mundo da leitura. Eu amo a Literatura brasileira, amo os clássicos ❤❤
Adorei as dicas, Lívia! Desde pequena gosto de ler. Infelizmente, percebi que o que antes era um prazer, veio sendo substituído por horas e horas entre um EP e outro numa dessas assinaturas. E isso me trouxe um incômodo. Fui "extremista" (ou como queiram nomear), cancelei a assinatura e investi no Forest, um app que me ajuda a controlar o tempo enquanto realizo meus afazeres. E, para mim, deu certo. Faz quase um ano que adquiri a versão Premium e agora consigo ler ao menos 3 livros ao mês - e sempre querendo aumentar a meta, claro.
Enfim. Espero que consigamos, cada qual com seu planejamento e hábitos de leitura, desfrutar desse prazer inenarrável que é ler.
Que boa iniciativa Sabrina! Fiquei curiosa com esse app
Na verdade gostaria de saber como eu me apaixonei pelos livros, sendo que na minha casa ninguém nunca foi leitor, aprendi a ler aos 10 anos e nunca mais parei, tenho uma biblioteca em casa, amo os livros, tenho todos os clássicos lidos e hj aos 42 anos ainda não sei como chegou essa paixão na minha vida. Gostaria muito de um vídeo seu, de como as pessoas se tornam leitoras sem o incentivo da família ou escola.
O hábito da leitura acredito piamente que nasça conosco. Porque aos 7 anos comecei com as histórias em quadrinhos, que eu devorava. Depois passei para os gibis de faroeste, que acredito não existirem mais. E hoje leio romances policiais, ensaios, biografias...Ufa, leio de tudo. E a propósito, não existe desculpa para não ler. Há sites de livros gratuitos, que podem ser lidos até no celular.
Eu tenho 18 anos, comecei a ler aos 14 anos graças a biblioteca que tem perto do meu bairro. Na pandemia eu literalmente parei de ler e esse ano voltei aos poucos, decidi que quero prestar vestibular e a leitura ajuda demaais!
ps: meus pais não é de ler, minha mãe por não saber ler direito e o meu pai por conta da vista (eles tem 60 anos)
Gostei do seu conteúdo! :D
Fico muito feliz que vc tenha gostado do conteúdo
Eu tenho um problema com livros: não consigo ficar sem ter o que ler, mas... sou viciado em RELER. De fato, quando temos um livro realmente bom nas mãos, construído com esmero, rico em detalhes - uma leitura só não é o suficiente para dar conta do que ele tem a oferecer. Mas eu fico relendo; incontáveis vezes... Acabei de emprestar um a um amigo, e esse me emprestou outro, que já tinha me emprestado antes. É tão bom reler! Vários romances e livros de contos (só gosto de prosa narrativa) já passei das dez re-lidas (mesmo calhamaços como "As Brumas de Avalon" da M. Z. Bradley). Outro calhamaço, "A Montanha Mágica" do Thomas Mann - foi este último que emprestei no meio da releitura, para reler "A Obra em Negro" da Marguerite Yourcenar. Baseando-me em minha experiência pessoal: ler é muito bom; mas reler é melhor! Talvez, eu deixe pra reler de dia, e ler de primeira só à noite. É, pode ser que dê certo assim. O problema é que é a vida é uma só, e é curta; e eu já estou, tecnicamente, no meio dela. Acho que, entre os arrependimentos no leito de morte pelo que deixei de fazer, fora o beijo na Heloíse (que eu não dei naquela festa em 2009), vai estar a consciência das literaturas maravilhosas que terei deixado passar batido. Não vai dar pra descansar em paz - mesmo.
Nunca tive interesse em ler livros, até março desse ano criei o hábito só que nesse mês foi quando me acostumei, leio todo dia umas 20 e 30 páginas, ler é fundamental para o nosso conhecimento e eu agradeço as influências na internet.
Obs: eu ainda enrolo pra ler sksksk
Quando criança era alucinado por revistas, livros, bancas e livrarias mas infelizmente as aulas de português do ensino médio mudaram esse quadro. Passei a ler pouquíssimo!! Voltei a ler com prazer muitos anos depois quando conheci a livraria Cultura que fica na avenida paulista durante uma viagem de férias. Na ocasião comprei o IT a coisa para ter de recordação.
Já fiz muitos passeios prazerosos pela Cultura da Paulista também, rs...
Mais uma quinta abençoada com esta mulher 🙏🏻
A cidade que eu moro tinha biblioteca, mas fecharam ela e sebo não tem. Eu comprei um Kindle pra poder ler, pois ebooks são bem mais em conta.
E eu sou viciada em literatura brasileira. O Kindle é o que me salva nesta pequenina cidade de interior.
A única rede social onde passo tempo demais é aqui no RUclips, vendo vídeos da Antofágica, de booktubers e outros assuntos.😆 Sobre as bibliotecas, são realmente muito importantes. Eu lia mais e muito mais rápido quando tinha acesso a bibliotecas. A biblioteca te força a terminar logo ou renovar o empréstimo do livro. Quando a gente compra o livro, não se apressa muito para começar a leitura, nem para terminar.
Sim. Já leio, porém, não na frequência que eu gostaria - sempre tenho que dividir este tempo para a literatura e as leituras da faculdades, que pesam e são enormes. Mas todo dia leio um pouquinho. Contos ou novelas - e até mesmo, romances curtos -, nessas horas, são enormes aliados - deixo os calhamaços para as férias. Geralmente não consigo ler mais que vinte páginas, a depender do livro, texto, e do como ele fluí. Mas creio que ele está melhor agora, do que quando eu comecei. Creio que gradativamente, eu consigo driblar as dificuldades, como com Os Sertões do Euclides - eu me entreguei ao texto, e ele correu como água. Talvez, a um ano, eu nunca teria ousado! Mas hoje, para ter caminhado a ele, e a outros, eu tive a teimosia da insistência.
Quando eu era mais nova, eu lia por horas a fio. Com a faculdade e o trabalho, essas horas diminuíram drasticamente e haviam longos períodos que passava sem ler um livro sequer. Depois me reconcilei com o tempo e cortei muitas coisas para dedicar mais horas a leitura. Porém desde que minha mãe faleceu em abril, aconteceram muitos outros problemas e eu não tenho mais conseguido me concentrar em nada, nem na leitura. Isso me deixa muito frustrada, as vezes passo muito tempo chorando pq começo a ler e não consigo continuar.
Lívia, o canal Antofágica tem me ajudado muito a pensar em formas de estimular o hábito de leitura dos que me rodeiam. Tentei com meus pais e venho falhando, depois minha irmã e com ela estou tendo certo êxito, mas o que eu tive mais retorno foram dos adolescentes.
Um grupo de amigos meus entre 14 e 15 anos tem sido incentivado a adquirir esse hábito da seguinte forma: eu formulei uma estratégia onde dependendo do número de páginas eles tem X dias para ler. Por exemplo, o último que eu dei para eles foi o Pequeno Príncipe e o prazo foi de 20 dias (para a minha surpresa eles terminaram em bem menos que isso, ficou em torno de 10 dias no máximo). Ao término de cada leitura, eu faço um questionário para eles perguntando sobre passagens relevantes contidas no início, meio e fim do livro. É interessante porque cada um deles tem uma interpretação diferente. Nisso, deixo uma recompensa para aqueles que não só leram o livro inteiro mas captaram mensagem que o livro quis passar adaptando a sua própria interpretação. Estou percebendo o quão interessados, curiosos e imaginativos eles vêm demonstrando ser. Com eles estou sentindo que a semente da leitura vem se germinando a cada nova experiência, espero que floresça e traga bons frutos a partir desse sentimento aprazível e plural que a literatura nos proporciona.
Sobre a questão do tempo:
Eu tenho 4 turmas de ensino médio, 2 turmas de cursinho, 1 clube de leitura e estou no último semestre do curso de letras. Solução para continuar a ler com frequência? Eu passei a acordar 30 minutos mais cedo, todos os dias, assim eu tenho cerca de 25 minutos de leitura por dia.
É difícil no início, mas temos que tirar o casmurro que sussurra indisposição na nossa mente e ter a disciplina de um esportista.
Leitura é prazer, mas o ato de iniciar pode nem sempre ser, garanto, em duas semanas, fazendo isso todo dia, fica mais fácil e por fim muito tranquilo.
Eu gosto muito de ler. E estou no momento. O mundo de Sofia A menina que roubava livros. O segundo da trilogia Millenium. Obrigada. Vc tem contribuído pra esse hábito também. Belém do Pará.
Entrei no mundo da leitura quando tinha 12 anos e não sai até hoje. Incentivo a minha filha a ler desde quando tinha meses de vida.
Lívia: ADORO seus vídeos e incentivo à leitura.Trabalho em uma Biblioteca e vivo divulgando seus vídeos que são de excelente qualidade!
"PARABÉNS!"
BJ GDE!
Que legal!!! Qual biblioteca você trabalha?
@@LiviaPiccolo trabalho na Biblioteca Affonso Taunay na Mooca sempre si julgo seus vídeos que são sempre de excelente qualidade!!!
Bj Gde pra Vc!!!
@@LiviaPiccolo escrevi mas saiu errado: digo sempre divulgo seus vídeos ( desculpe-me)
No meu caso preciso de um lugar tranquilo, bem iluminado e longe do celular! Evito ao máximo qualquer coisa que me desvie a atenção. Tenho um certo grau de hiperatividade e a leitura ajuda a "treinar" meu cérebro no aprimoramento da atenção. O fato de não ter redes sociais também me ajuda.
Oii Lívia!
Eu já leio, começei com o habito em 2019 e hoje é algo indispensável no meu cotidiano. Quando por algum motivo fico um dia sem ler sinto que meu dia não tá completo. A leitura também se tornou um dos meus passatempos preferidos, antes eu via muito mais filmes e séries, mas hoje leio bem mais (Não que a leitura seja melhor que filmes ou séries, apenas gosto mais de ler). O próximo passo que quero tomar nessa vida de leitor é adquirir o hábito de ler mais de um livro por vez!
Obrigado pelos ótimos vídeos sempre!!
Assino embaixo das suas dicas, principalmente quanto a ler livros usados e usar roupas de brechó. Falando em roupa, essa blusa, essa cor, você tá linda nesse vídeo, Livia!
Obrigada Denise
Se eu não leio pelo menos 40min durante o período da manhã, parece que o dia está faltando algo. Como estou lendo um livro muito longo (o adolescente do Dostoiévski) tem dias que não consigo ler mais que dois capítulos (média de 40 páginas ou mais). Quando isso ocorre, faço uma pausa e deixo para ler em outro momento. A leitura tem que ser prazerosa e não algo forçado. Eu não me importo se demorar semanas ou meses para terminar, gosto de seguir o meu tempo.
Depois que terminar esse, já irei ler o O Processo do Kafka, que chegou de uma editora que amo 🥰. Depois irei assistir ao filme baseado no livro hehe.
Livia, vc é quase minha xará (me chamo Lídia) e te acho muito incrível! Vc parece ser uma pessoa muito legal e divertida, espero um dia conhecê-la pessoalmente. Otimo vídeo!!!!!!
Lídia, minha quase xará, muito obrigada pelo carinho
Olá Lívia ! A leitura está na minha vida já faz um tempo, todos os dias eu leio, não consigo ficar um dia sem ler... Bate um vazio. Geralmente eu leio dois livros ao mesmo tempo, um de leitura rápida e outro com mais páginas. Também neste hábito incluo as leituras que compartilho com meu filho. Amuh suas dicas de leitura. 💕👏👏
Adoro ler, leio em ônibus numa espera para consulta. E finais de semana a única forma que encontro.
Para mim ler sempre foi abrir um portal. Foi por meio dos livros que eu descobri a minha verdadeira vocação. Valeu Antofágica!
Amo demais esse portal
@@LiviaPiccolo somos iniciadas !!!
Que bacana esse vídeo! Tema relevantíssimo, tratado com maestria!
Fico feliz que ele faça sentido pra vc
Lívia, querida, confesso que ultimamente só andava lendo assuntos relacionados à graduação, mas graças a você e a outros incentivos que me apareceram, e ando buscando, voltei com força para os braços da literatura e tenho lido muito conteúdo nacional, o que tem me feito muito bem.
Fico muito feliz sabendo disso
Eu adoro este canal! Estou a cada dia mais fã. Obrigado pela generosidade.🙏
Nós que agradecemos!
Obg você tb
Ler para mim é um momento que traz paz, um tempo só meu , com um cafezinho do lado … e adoro comprar em sebos , livros com dedicatória , anotações …
E sim, eu também compro em brechós roupas para mim e meus filhos , o japonês tem um termo “mottainai” que diz algo como desperdício , valorizar o objeto , por isso reutilizar ou dar uma outra utilidade é muito comum à cultura japonesa 😉
Que lindo termo
@@LiviaPiccolo 💕
Vc tem que gostar ou ter interesse. Não há outro caminho. Não existe mágica.
Verdade.
Verdade, não existe mágica
Ótimo vídeo, Lívia!
p.s. saudades Livrogram
Eu Adoro ver seus Vídeos sempre legais e bacana demais que Deus e Jesus lhe Abençoe Beijos no Coração
Comecei a ler nos horários de refeição do meu serviço, então ler muito nós trajetos ida e vinda de qualquer lugar, ler no ebook facilita muito dessa maneira já estou no meu décimo primeiro livro deste ano E modéstia a parte bons livros Machado de Assis, Clarice Lispector, entre outros atualmente Júlia Lopes de Almeida, com a Falência e me sinto muito orgulhosa por isso 😀.
Ler no celular é horrível...prefiro livro de papel mesmo....
@@tommagnifico2664 eu também gosto muito dos livros físicos mas o e-book facilita principalmente a noite e em ônibus ajuda bastante. Mas se for pra escolher ler eu também prefiro o de papel ☺️
Eu li meu primeiro livro esse ano há algumas semanas e to lendo outros...arrasou na blusa Livia
Gosto de de ler, tenho conseguido finalizar um livro por mês. Eu, como tantos outros brasileiros venho de uma família que não cultivava esse hábito, foi a escola e especificamente as aulas de literatura que despertaram esse interesse. Sigo alguns perfis e canais literário, mas confesso que eles atacam minha ansiedade com suas listas e metas. As vezes me sento frustrado por não ler tanto como eles, mas tbm caio na real de que muitas dessas pessoas vivem pra isso. Bom, enfim, esse é meu relato. Adoro o canal!
Também sinto ansiedade com as metas de leitura... :/
Adoro um livro e gosto demais das suas dicas..
Oi, Lívia! Minha paixão pela leitura começa aos 7 anos de idade, ouvindo minha professora da escola ler "Reinações de Narizinho" de Monteiro Lobato (o primeiro escritor que eu conheci). Eu quis aprender a ler a partir das histórias que ele escreveu sobre as férias de Narizinho e Pedrinho no Sítio do Pica-Pau Amarelo. No ano passado, eu e minhas irmãs criamos um clube de leitura porque acreditamos que seria uma boa forma de ampliarmos o nosso olhar sobre a vida e o mundo em que vivemos. Até agora só lemos 8 livros, mas estamos perseverando.
comecei a ler assiduamente fazem uns dois ou três anos e minha vida mudou desde então.
sei que parece clichê essa história de que os livros mudam sua vida mas é muito real
Um obstáculo que eu coloco para leitura é acreditar que preciso dispor de muito tempo de qualidade pra fazê-la. Pelo menos uma hora. E quantas vezes, quando, a gente tem uma hora inteira por dia para sentar e ler sem pensar em nada mais? Estou tentanto aproveitar janelas de minutos para ler o que consigo...
Na verdade eu não gosto de ler, mas quando começo não quero mais parar , então se torna prazeroso o hábito.
Adoro a forma que você faz os vídeos! Não pare, você é incrível!
Muito obrigada 😊
Só de assistir seus vídeos fico morrendo de vontade de devorar diversos livros 🤩❤️. Gratidão por dedicar seu tempo para compartilhar conosco suas dicas e todo conteúdo que vc proporciona 😘.
Parabéns Lívia!!!!!
Sigo seu canal e considero seu trabalho maravilhoso.
A maneira como você explana os assuntos é de uma riqueza de detalhes inigualável.
E ler é tudo.
Como diz Pedro Bom Jesus:
" Leitura é a chave para se ter um universo de idéias e uma tempestade de palavras. "
Forte abraço.
Se for um livro superficial e ruim eu me recuso a ler. Fiquei mais seletiva com o passar dos anos. Atualmente estou lendo Contágio, um livro que aborda como os humanos se infectam com vírus extremamente virulentos. Assunto bem atual.
Basta gostar e ter tempo. E também depende de nosso estado de espírito, eu, nem sempre tenho paciência para ler.
Eu leio muito, porém quando eu estudava integral e ainda trabalhava não me sobrava tempo, então eu colocava o ebook pra tocar e ouvia no transporte público, limpando casa, etc. Foi a forma que achei pra não endoidar sem meu lazer preferido.
Eu comecei a ler com aqueles livros da Talita Rebouças e outros infanto juvenis, mas pra quem não é muito fã, mangás e hqs são ótimas pq tem pouco diálogo.
Ficou ótimo esse vídeo
Olá, Livi! Sou sua admiradora, voltei a ler depois de assistir os seus vídeos. Queria sentir o entusiasmo e prazer com que você fala dos livros. Neste vídeo você deu uma dica valiosa, pesquisar para descobrir qual o meu gênero de leitura. Não vou me esquecer disso na próxima escolha! Abraços.
Obrigada pelo carinho Elizabeth
Mulher linda!e inteligente ...
Adoreiiiii o vídeo! Lívia, você é incrível ⭐⭐⭐⭐⭐
Amo este canal!!! Fundamental!!!!
Lívia, todos estamos saturados de coachs kkkkkk
Mas uma técnica que uso para ler grandes autores, principalmente os clássicos, é começar por seus textos curtos:contos, crônicas, poemas, etc. Assim você já consegue adentrar na literatura daquele autor, e "cria coragem" para ir lendo mais e mais.
Não tem passos mágicos, a questão é perseverança mesmo e força de vontade. Se o celular te atrapalha acho uma boa tirar um tempo pra ficar off.
Eu quase não acesso redes sociais e assisto apenas séries e filmes que me interessam muito mesmo. De forma que li, até o momento, 14 livros esse ano, mas poderia ter lido mais.
Que legal!!! Qual foi o preferido até agora?
@@LiviaPiccolo Ratos e Homens, do Steinbeck. Meu Deus, que livro! Eu sorri, chorei, sofri... enfim, um livro maravilhoso! Já estou providenciando "As Vinhas da Ira".
Foi bom assistir a este vídeo!!
Melhor aquisição da minha vida foi o Kindle. Esse ano já li ao todo mais livros do que nos últimos 5 anos. Segunda melhor aquisição foi esse canal da Antofágica, com seus vídeos-aula excelentes. E sabe qual vai ser a terceira melhor aquisição? Fausto do Goethe, edição da Antofágica (na espera...). Obrigado Livia e demais antofagenses.
Leio todos os dias. Mínimo páginas lidas 100 . Uns 70 livros por ano.
Eu sou viciada em leitura. Leio de tudo: livros acadêmicos, clássicos, lançamentos, best sellers, livro cabeçudo, etc. Pra mim, o mais importante foi romper o preconceito que eu tinha em relação a alguns autores ou gêneros literários. Participar de clubes de leituras ou leituras coletivas também ajuda a expandir os horizontes.
Que mistura mais linda de gêneros e formatos!
Amo ler! Ultimamente, tenho lido e relido,muitas distopias. Aliás, elas estão fazendo parte da nossa atual realidade.
Autores como: Aldous Huxley; George Orweel; Margaret Atwood....
Olá Lívia boa tarde...
Que dicas excelentemente, minha experiência de leitura começou tarde ao 23 anos, antes disso não queria saber de leituras de livros achava estranho ficar ali quentinho em silêncio, digo isso porque vim.de um família conturbada entre desordeira cachaça entre outras coisas.
Contudo, quando arrumei meu primeiro emprego, na empresa tinha biblioteca e podia pegar livros para leituras durante um mês e adiar mais tempo se for preciso.
Um dia meu companheiro de serviço que lia muito me disse vamos comigo ali na biblioteca vou devolver o livro, fui com ele de fato ele devolveu e pegou outro, a bibliotecaria me disse e você vai pegar qual, eu disse nem um não gosto de ler, então ela me disse faz uma experiência começa pode ser que goste, eu disse qual você indicaria então ela disse vou te incar um romance classico da literatura mundial, eu claro bonhado rsss, ela me desafio a le e dizer se gostou ou não, eu aceitei o desafio .
Ela entra lá pelas estantes e me traz um calhamaço eu ri que isso ela disse é Anna karinna, de Tolstoi, Lívia, rsss,
Pra encurtar, levei comecei no primeiro dia que levei o livro pra casa.
Lívia, preciso te dizer que esse livro mecheu tanto comigo que chorava eu amei a história , descrição que Tolstoi, dava da Anna, eu ficava absorto rsss,
Mas as lágrimas correram soltas foi quando ela morreu na linha do trem a esse final me desmanches em lágrimas ,dila pra cá, nunca mais deixei de ler livros amo ❤rsss, e sempre te acompanho com dicas maravilhosas de novos livro. Beijos Lívia....
Que bacana sua história, Nilson
👏👏👏 Que história linda a sua! Posso saber o nome dessa empresa, que está de parabéns? É uma iniciativa incrível!
@@maycastro4834 bom dia, Mayara,
A empresa existe ainda rss
Porém não sei te dizer se ainda tem esse incentivo de leituras, pois já faz algum tempo....rss
Tô me preparando pra ser professora de literatura e gosto muito da sua abordagem. Abração!
Meu pai me ensinou a ler! É minha diversão!
Ler é como o ar que respiro, não dá para viver sem...Para quem ama os livros essa história de estar sem tempo para leitura não existe.📚🙏
O que seria de nós sem o ar?
Muito bons os vídeos de vocês.
Tu é um amor
Mais um belo vídeo 👋👋👋💥✨😀 boas leituras!!😁👍
Vídeo maravilhoso. Gravei um assim também. Acredito também nessa tese.
Sou uma leitora regular, mas tenho uma certa dificuldade de me manter concentrada ao longo de muitas páginas. Leio atenta, mas não por muito tempo. Tenho experimentado ler sentada à mesa, em ambiente bem iluminado e silencioso. E, claro, SEMPRE bem distante do celular. hahaha
Achar um gênero no qual que se identifique é um bom caminho. No meu caso, eu iniciei mais pelo assunto que gostaria de ler, independentemente do gênero. Amo o que esparra na autobiografia, no que é confessional, do intimo do real. Tenho excitações pelo que é do cotidiano; acho material incrível para literatura. Daí, foi fácil depois encontrar os gêneros que mais trabalham em cima disso.
nossa que legal, poderia deixar algumas indicações desse estilo que você citou?
ai livia, amei o vídeo, mas queria saber mesmo onde vc comprou essa blusa 👉🏼👈🏼🥺 tô apaixonada
Eu me considero um leitor recente, 4~5 anos. E às vezes há muita competição no meu caso, especialmente a rotina corrida. Estranhamente, acho eu, minha vontade de leitura deve ter vindo por causa de um jogo, Bloodborne, no qual a história não é dada explicitamente, você é que tem que descobrir por meio do ambiente, personagens e outros detalhes, e é um jogo de ação, facilmente é possível ignorar a história, mas não foi meu caso e parece que é o caso da maioria. A arte daquele jogo me gerou uma vontade de buscar qualidade. O jogo tem grande inspiração da literatura lovecraftiana, isso me fez buscar Lovecraft e daí comecei minha aventura por livros. Hoje leio de um tudo.
Vocês poderiam fazer um podcast da Antofágica, amaria ficar ouvir sobre seus ensaios e dicas, o trabalho de vocês é simplesmente incrível 🤧💖
Ótima sugestão
Livia, parece até mentira, mas eu comecei o hábito de ler os clássicos com “Os Miseráveis’, que história maravilhosa minha gente!!!🌸📚😘
Que legal!!!!
Boa tarde, Lívia.
Meu gosto pela leitura começou pelas crônicas.
Acho que esse é um bom caminho para iniciantes.
Muito importante é ler não para "matar" o tempo, e sim para gastar o tempo com textos que nos dão prazer.
Pelo menos prá começar a desenvolver o hábito.
Abraço.
Com certeza, Laudicea!
Esse vídeo tá perfeito! E eu adorei sua roupa
Adoro ler, mas me considero um leitor muito relacionado, leio um livro aq e outro só daqui a 6 meses, agora decidi comprar acumular um dinheiro pra comprar varios livros do meu gosto pessoal (incluindo varios antofagica) para ver se consigo ser mais frequente kkk, espero q funcione
Obrigada!
A briga aqui em casa é pra eu parar de ler rsrsr. A leitura faz parte da minha vida. Amo ler. Me divido em dez pra ler um pouco todos os dias
Quem briga com você?
@@LiviaPiccolo meu esposo!! Diz que eu leio muito e fico aérea depois rsrs
Ainda ontem comecei a ler um livro e li só por 10 minutos...... pois não consigo ficar sem se mexer pra lá e pra cá, a mente avoada ..... a Internet também atrapalha e muito., mas amo ler.
Sabe por que a mente voa? Justamente por causa da internet. Nossa capacidade de concentração tá se fragmentando por causa disso e ler é justamente o remédio. Tem um vídeo da Antofágica sobre isso.
Passo olhos no BookReview NYIMES
logo seleciono my faves.
Semana devagar leio NYTIMES.
NOTO A DIFERENÇA
Eu também compro livros usados e nem ligo muito para o estado de conservação, para mim não precisa estar como novo.
Sinceramente, o canal da Antofagica reúne os melhores conteúdos literários da internet. Eu sou fã! Será que rola um feat? ❤️👀
Obrigada pelo carinho Daniel!