Consagracionismo X recepcionismo: Divergências eucarísticas dentro do luteranismo?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 ноя 2024

Комментарии • 9

  • @yannbelmont1166
    @yannbelmont1166 Месяц назад

    O monsenhor Giovanni Giavini escreveu muito sobre Lutero e a Eucaristia numa perspectiva muito generosa e de profundo diálogo. Na pandemia, escreveu inclusive sobre a necessidade de revisão de questões eclesiais do catolicismo romano que visivelmente incorpora o espírito de vocês luteranos.

  • @pedropinheiro9755
    @pedropinheiro9755 5 месяцев назад

    Muito bom! Obrigado pelo conteúdo.

  • @isaquerodrigues1424
    @isaquerodrigues1424 5 месяцев назад +1

    Estou apaixonado pelo luteranismo, mas fico com pé atrás com eleição incondicional, por isso adorei melanchton. Nasci em um lar protestante pentecostal tradicional e estou entre o luteranismo e o anglicanismo, este último admite uma eleição condicional. Vocês são ótimos e o podcast de vocês também.

    • @pastormoacyr
      @pastormoacyr 5 месяцев назад +3

      Opa! Pastor Moacyr aqui. Se você está usando a terminologia calvinista, você vai ficar em dúvida. O Luteranismo não crê em eleição incondicional desse jeito calvinista aí. Recomendo muito a leitura da Fórmula de Concórdia, Artigo XI. Você pode encontrá-la no Livro de Concórdia. Outro lugar para ler isso seria as dogmáticas luteranas.
      Grande abraço!

    • @isaquerodrigues1424
      @isaquerodrigues1424 5 месяцев назад

      @@pastormoacyr mas Lutero não ensinou que a salvação não depende de nós e não tem nossa participação? Isso não seria incondicional? Por favor me explique, eu admiro muito o luteranismo estou quase me convertendo.

    • @pastormoacyr
      @pastormoacyr 5 месяцев назад +2

      @@isaquerodrigues1424 Opa! É difícil explicar num comentário do RUclips, mas posso tentar. O primeiro problema é tratar Luteranismo como se fosse uma vertente calvinista, usando termos calvinistas para definir luteranismo.
      Quando se fala de eleição incondicional/condicional, o que está por detrás é justamente a terminologia calvinista, a qual pressupõe uma doutrina de eleição infra ou sublapsariana etc. Esses termos estão tentando responder o "como" alguém é salvo e não propriamente o "como" alguém se converte. Ou seja, um outro pressuposto por detrás desses termos é a graça irresistível/resistível.
      A dúvida que você parece ter está mais ligada à conversão do que à eleição propriamente dita. Ela também parece estar ligada justamente à resistência à graça de Deus/Espírito Santo.
      Se a pergunta é: o ser humano pode resistir a Deus? A resposta é: Sim.
      Se a pergunta é: como o ser humano é salvo? Então não há participação humana, pois são os méritos de Cristo que nos salvam (Justificação pela Fé). Isto é, você não contribui com "obras" para ser salvo.
      Se a pergunta é: há participação humana na conversão? A resposta é: Não. Isso porque é o Espírito Santo que opera no coração "tanto o querer quanto o agir", para usar a linguagem de Paulo. Agora, você pode resistir à ação do Espírito e decidir continuar rebelde contra Deus.
      Quanto à eleição em si, no luteranismo, essa questão não é para tentar responder "por que uns são salvos e outros não?" como no calvinismo. Nós cremos que a eleição é o plano de Deus para a salvação como um todo, que vai desde a promessa a Eva até a consumação dos séculos. O fato de Deus ter mantido sua promessa de redenção, de ter enviado Cristo etc.
      Se você quer realmente conhecer os posicionamentos luteranos sobre estas questões de modo mais profundo, por favor, leia o Livro de Concórdia. Muita coisa será lá respondida, e aquilo que não for, estou aqui para ajudar.
      Espero ter ajudado.

    • @isaquerodrigues1424
      @isaquerodrigues1424 5 месяцев назад

      @@pastormoacyr muitíssimo obrigado pela resposta! Vou estudar mais sobre com as fontes que você disse.

  • @teologia6137
    @teologia6137 5 месяцев назад

    Muito bom

  • @daviribeiro7519
    @daviribeiro7519 4 месяца назад

    Uma dúvida: existe dentro do luteranismo algum problema com a comunhão na mão?