Aqui na empresa toda segunda tem a "hora deschamps" reunimos todos os envolvidos com o desenvolvimento para assistir suas "palestras". Já ganha like no primeiro segundo de vídeo! Parabéns pelo trabalho Filipe!
1. Qual Framework eu vou usar daqui pra frente e porquê. - 01:25 2. Tranformar o Brasil em uma API - 04:26 3. O jeito novo (porém velho) de Desenvolvimento WEB - 09:13
Impressionante o quanto esse vídeo envelheceu bem de 2020 pra cá! Uso a versão 14 do Next.js, muita coisa mudou pra melhor no framework, mas o conceito que o Filipe explica aí permanece basicamente o mesmo.
Como completo leigo, e que pela empolgacao do Filipi, aos 60 anos me fez voltar aos livros, e motivacao para estudar algo completamente novo para mim, sempre leio os comentarios, ate para aprender um pouco mais. Me tornei membro do canal, para ter acesso mesmo aos videos e aprender pois esta vibe do Filipe, me anima a estudar e aprofundar no assunto. E sempre compartilho com conhecidos os videos, indepentente do assunto, pois sempre mostro para meus amigos a paixao que motiva voce estudar, evoluir. Parabens Filipe, e se estiver fazendo propaganda, ou nao, o que importa, se no final quem vai decidir se compra ou nao e o cliente. Sucesso para seu canal, e os seus.
Sensacional Luiz, muito obrigado pelo comentário! E de fato não estou fazendo propaganda neste vídeo, pois se fosse propaganda eu não estaria conseguindo falar de uma forma tão apaixonada pelo assunto 👍 🤝 vamo que vamo e temos muito o que aprender! Obrigado novamente pelo apoio no Membros 🤝 👍
Coloquei o video pra rodar em um monitor e já criei uma acc na vercel e importei um projeto simples de react com redux. Fantástico!!! Nem terminou o video e já estou com a app rodando. Parabéns pelo conteúdo.
Muito engraçado sair de um video do Akita e "Escutar uns tapas na cara" e depois chegar aqui e escutar o jeito paizão Deschamps haha. Ambos tem feito um trabalho muito bom youtube =)
Filipe! Você fala com muita clareza, gostei muito. Trabalho como programador há 14 anos e também moro no Canadá. Estou entrando nesse mercado de criação de conteúdo agora, como você focado no mercado Brasileiro. Meu primeiro curso vai ser pra ajudar os Devs a mandar bem em entrevistas. O foco inicial vai ser no conteúdo já que no começo eu não vou ter a mesma qualidade de produção que você (edição, luz, som) 😅. Você está me dando um ânimo pra continuar com essa ideia, essa ideia de ajudar a tecnologia do Brasil a crescer me inspira muito! ❤️ Abraço,
Confesso que fiquei bem resistente a esse conteúdo, com toda a minha experiência não seria possivel que só uma empresa, ou um framework achou a solução ideal. Mas o CDN da API em 17:25 explodiu a minha cabeça. Mas ao mesmo tempo eu ainda acho que toda essa arquitetura vai demorar para ser tendência. Mas acho que os conceitos vão impactar o mundo do desenvolvimento instantaneamente. Nesse periodo de quarentena eu sinto muita falta de conversar sobre esse tipo de coisa.
Ainda acho que para muita empresas o controle da stack e da infra é muito importante, mas vou dar o braço a torcer dizendo que a grande maioria das coisas que eu faço hoje poderia ser melhorada usando esses conceitos do Next.js
cara, eu estou louco pra reassistir esse vídeo daqui 1, 2, 3, 6, 12 meses.. sério, deve ter conteúdo pra caralho ai q eu nem tenho tempo de vida o suficiente pra absorver...
Parabéns pela aula e clareza na apresentação. Uma empolgação que nos contagia. Quero absorver mais conhecimentos na área de TI, para trabalhar com bastante motivação e assim, colaborar com a humanidade, como vcs estão a fazer.
Caraca, que explosão de informações!! Finalmente pude por a prova os 9 períodos de Engenharia de Computação já completados e ver que valeram a pena demais!! E que ainda assim eu ainda tenho bastante coisa para aprender hahahahaha
Tô bem no começo da vida de programador, e algumas vezes achei/acho que não é minha área. E alguns vídeos do Deschamps me ajudaram a fortalecer minha vontade de programar, em outros, como esse. Me faz sentir um asno, sem entender porra nenhuma kkkkkkkk...
Algumas coisas não ficaram muito claras. Por favor, me tire essas dúvidas, Filipe: - Por que mandar revalidar um cache pelo cliente da API? - Por que dar um prazo de tempo e não de modificação para os caches? O que estou tentando dizer é que o cache não deveria ser invalidado apenas se os dados do servidor mudarem e, não, de tempos em tempos? E, se mudam, a ordem para invalidar (refresh) não deveria vir do Servidor para o CDN ou invés do cliente para o CDN? Ou eu tô viajando na maionese?? (acontece... Rsrs)
Filipe, não conheço ainda o Next.js, mas sua apresentação foi FANTÁSTICA. Parabéns pela sua capacidade de dissertar sobre diversas tecnologias - e terminologias - envolvidas de uma forma praticamente coloquial, totalmente inteligível ! Parabéns !
Sou novo na área de programação (estudo ADS) e fico admirado como o Felipe fala tão bem sobre o assunto. Ainda preciso aprender bastante sobre e fico as vezes meio perdido nas explicações kkkk. Muito bom. parabéns pelo vídeo.
Eu desenvolvi uma stack inteira já usando muito desse conceito, noBanckend. Já venho estudando e analisando esse tipo de abordagem a alguns anos e é sensacional. MeteorJs, Deployd, Hood.ie são alguns exemplos de frameworks que utilizam essa abordagem. . Na minha stack, eu uso deployd para Backend, mas esse back é abstraído automaticamente pelo meu front, fica transparente. Já tenho sistemas de grande por utilizando essa stack de maneira sensacional.
Cara, até hoje, desde o começo do seu canal, não conheço UM ÚNICO vídeo seu que eu descartaria da playlist. Obrigado por produzir conteúdo de qualidade. Obrigado mesmo! Nossa comunidade precisa de mais Felipes, menos Dev de palco ou Experts de RUclips que, ou apresentam conteúdo extremamente técnico, cansativo, mais denso que petróleo cru, ou apresentam "conteúdos" tão superficiais ou tutoriais de programação de "aprenda linguagem X em 20 minutos". Obrigado por todo seu tempo e toda sua disposição! Tenho certeza que não haverá uma única pessoa aqui que vá discordar disso. Obrigado!
A minha escola tá com os problemas de app dela eu queria programa um app como fosse o plurall, é uma boa ideia para um vídeo, e seu canal é ótimo cara obrigado por me mostrar a área de ti que tanto amo!!!
Cara lembro de quando estava na faculdade em 2016/2017 fui assistir uma palestra onde o palestrante falou sobre o Now, na época eu estava passando por dificuldades em realizar deploys em um sistema que estava criando para uso próprio e estudo. Ouvir e ver como era simples realizar essas coisas no Now me deu um animo tremendo, porque na época eu não tinha tanto Know-how para realizar um deploy bem feito em algumas das ferramentas existentes até então. Era um aplicação simples e ver o que eu fiz no ar com apenas algumas linhas de comando foi tão gratificante e tão animador que eu mostrei pra todo mundo na época haha, meus pais, minha namorada, meus amigos e até meu professor na faculdade kkkk. Porém hoje eu vejo tudo isso como algo a se pensar e analisar, pois você usar uma "configuração/padrão" seja frameworks ou qualquer coisa do tipo, te deixa muito engessado aos problemas do Framework, claro para casos Mid tiers usar soluções digamos "prontas" podem servir como uma luva, mas para aplicações mais sofisticadas, talvez depender menos do framework e bater mais pesado em cima de uma arquitetura traga uma vida mais útil para o seu sistema. Claro na minha humilde opinião... Mas que esse combo da Vercel me salvou de muitas coisas ah isso não tem como negar hahaha.
Ao escutar o inicio do video, achei que estava falando da plataforma online GITPOD. Mut boa suas dicas... como estudante iniciante no assunto, tenho acompanhado todas as suas dicas. Obrigada por ser essa pessoa que ate nos anima a estudar mais!
Legal Filipe. Já tinha passado pelo Next uma vez mas não dei muita atenção. Mas usamos algo na Amazon AWS que é bem parecido. Usando o Amplify, ele já faz o deploy automático de tudo, bastando selecionar o repositório e sempre que alterar algo ele já atualiza e fez deploy de tudo. Inclusive o painel é bem parecido com o da Vercel.
Video sensacional!! Estou numa startup que está bem no começo e vou dar uma chance pro Next, pois o fato de ter uma infra sensacional sem precisar ter uma mega equipe pra isso me pareceu muito bom, pois é complicado quando a empresa ainda é bem pequena conseguir contratar devs de todas as áreas diferentes do desenvolvimento web pra chegar nesse mesmo resultado
Tirando o fato de que parece o início da construção de um monopólio, a ideia de ter tudo otimizado e de simples implementação é uma boa! E ainda me parece uma projeção do futuro do caminho a percorrer dos frameworks "concorrentes" se é que podemos dizer assim.
[DISCLAIMER: O texto a seguir não é crítica direta a ninguém. Apenas uma reflexão sobre o contexto do vídeo do Filipe.] Torço o nariz pra isso, mas sei que é o inexorável futuro. Trabalhei por 7 anos numa empresa alemã que atende o segmento Enterprise (Daimler, Airbus, Thyssen-Krupp, etc.) e vi que é osso duro de roer convencer as grandes indústrias a aposentarem a infra proprietária e ir pra enterprise cloud. Pra definir termos de contrato e ajustar todas as expectativas e responsabilidades vai mais de ano. Isso no mercado B2B. Acho maravilhoso demais essas possibilidades de descentralização e atingir o mundo todo com poucos cliques, mas isso pra mim ainda é muito pioneirismo e vai ter que se provar por um bom tempo até ter uma adoção pesada. Desde Setembro trabalho numa empresa que desenvolve para diversos tribunais de justiça do BR. E sabe o que eles aceitam colocar na nuvem? N-A-D-A. Pra dizer que a gente hospeda alguma coisa na nuvem, sei que tem umas imagens e uns JSON de tradução que ficam na S3. De resto é tudo na nossa infra e na infra do cliente. Esse conceito todo funciona muito bem em um mundo ideal, mas eu fico imaginando quantos "níveis de terceirização" tem nesse serviço da Vercel. O que acontece se meus dados trafegam por 45 serviços diferentes, divididos em 3 vendors diferentes. Quem se responsabiliza por um suposto vazamento? Por ter trabalhado lá, eu sei que no caso dessa empresa alemã que trabalhei, ela se responsabiliza por tudo porque tem domínio end-to-end da infra. Construíram um data-center na Europa que nem se sabe direito onde fica, tem um fosso em volta (sim, igual de castelo), trocentas certificações de segurança operacional, de dados, de contenção de desastres e ainda assim tá lutando pra conseguir puxar serviço. Aguardo ansioso pelo futuro. O dia que isso for possível e confiável pra grande maioria dos negócios, vai ser massa demais!
Eu estou muito interessado neste novo modo de distribuir conteúdo. Há uns meses que eu buscava uma forma "barata" de manter o meu portfólio online. Já tinha ouvido falar do JAM Stack mas não tinha dado grande importância. Acabei por descobrir o HUGO e Netlify. Os meus custos com o site foi apenas o domínio, em vez do servidor, db, fw, etc... Adoro! Só uns dias mais tarde me apercebi que aquilo era JAM Stack! A verdade é que o custo de manter um site como este com um CMS tipo wordpress eram muito mais elevados e cresciam exponencialmente com o aumento da escala, simplesmente pq o mesmo conteúdo estava sempre a ser recomputado. Agora não. Eu faço um push para o Github, o Netlify gera os ficheiros estáticos HTML e distribui na sua CDN! Fantástico. E eu olho para este corte de gastos de uma maneira muito própria, porque se torna possível alguns projetos de existir (tipo o meu portfólio) dá também aos projetos que tinham capacidade de comportar aqueles custos de redirecionar aqueles recursos para fazer coisas ainda mais incríveis. Para concluir: Esta abordagem é para todos? Não, mas nenhuma tecnologia/framework/lib/"coisa" é! Mas que é uma forma de fazer isto e ter alternativas é muito bom, não estamos estagnados! Aproveito para vos convidar a visitar o site que referi a cima: jgabriel.eu É um site simples onde eu me apresento, apresento alguns dos meus projetos e publico alguns artigos com coisas que aprendi e que não quero esquecer e quero partilhar com os outros.
Sensacional esse vídeo! Muita coisa importante sendo dita em apenas 20 minutos. E sinceramente muitos desses problemas eu nunca lidei, mas acredito que a solução que esse framework trouxe é realmente fantástica. Conheço pouco das demais soluções que prometem resolver esses problemas. Mas, independente disso, gostei demais da facilidade como o Next.js abstrai todos esses conceitos pra gente. Realmente, vale meu investimento.
olha ai a solução mais pratica do que eu ja tinha implantado nos meus sistemas. Eu fazia um cache no localstorage de algumas requisições pra diminuir o peso no servidor e melhorar a performace para requisições mais estaticas (pesquisa de cep/estado/configurações/informações do usuário) sempre deixando uma data de expiração no cache em si...
Vou fazer igual o vídeo das 3 técnicas de como aprendeu programação... Eu vi, revisei, revisei outra vez e.... nao entendi nada, zero... mas, vou preparar o terrero e voltar novamente depois. Hehehe!!! você e demais. Aprendendo muitão!
Gislainy, pelo que vi, achei sensacional! 👍 e sobre ter as mesmas funcionalidades, talvez esse seja o grande problema dele se for pensar (a longo prazo falando)
Felipe, beleza! Acho que do ponto de vista do desenvolvedor, o que importa de fato é o framework que você esta usando para codar. Já há algum tempo temos auto scaling na nuvem, e funciona muito bem. Qualquer empresa que tenha o minimo de maturidade, possui ambientes de teste e homologação automatizados. Todo produto que trabalhei que precisasse resolver tantos problemas de infra, sempre tinha a equipe de infra para cuidar disso. Mesmo que o desenvolvedor conheça de infra, para produtos que necessitem dessa atenção, é prudente deixar essa parte para especialistas focados nessa área.
Um problema que você não se dá conta que terá usando Next é que o ambiente pra homologação que ele cria é apenas o frontend... Se o seu app tiver que se comunicar com o Backend através de um api por examplo nem sempre isso irá funcionar perfeitamente.. Pq por examplo caso vc tenha modificado um api existente já em produção.. Vc provavelmente não poderá modificá-lo só pra que funcione no staging.. Aí vc acaba tendo q ter um ambiente pra homologação do backend também... Gerando assim uma gama nova de problemas..
Vendo estes vídeos, me questiono se faz sentido estudar para ser fullstack, ao meu ver é impossível ser tão diversificado como o desenvolvimento profissional exige. Acredito que este possa ser um tema futuro, "Diversificar ou focar, o futuro do desenvolvedor" kkkk No mais, ótimo vídeo, como sempre, parabéns Filipe.
Voltando nesse vídeo só pra falar que o Next.Js 10 lançou e tá uma delicinha as novas features(!) que só reforçam os assuntos abordados nesse vídeo. Eles estão revolucionando o jeito de desenvolver pra web e trabalhar com front-end.
Uau!! Eu usei o Zeit numa POC tem uns 2 meses, achei incrível como é facil "configurar"essa infra. Rodei um app Angular e um backend com Nest.js. Achei sensacional!
Achei bem interessante o que foi falado, o problema disso ao meu ver é algo simples, você perde o controle do próprio sistema, por exemplo desenvolver algo em nodejs por exemplo, caso queira subir em sua infra local você pode, se o criador quiser cobrar o dobro do valor que cobra hoje, você pode migrar pra outra empresa provedora de serviços. Porém vou dar uma lida em como funciona e realmente muita coisa que tem no sistema deles pode ser agregada por outros sistemas em nuvem, quem sabe isso não se torna padrão em outras plataformas também!
Gostei muito da abordagem, na verdade, dá pra abstrair ainda mais esse tópico, porque a Jamstack não se limita somente ao Next.js. Eu estava explorando a Jamstack com Nuxt.js (o Next.js com Vue.js haha) e a plataforma da Netlify (não confundir com Netflix), gostei bastante do resultado e estou até pensando em migrar meu blog do Wordpress criando uma camada GraphQL (pro Rest do WP) e manter os deployments, “cacheamento” e CI pelo Netlify (pra mim um plus eh que a plataforma da Netfly oferece uma key pra você usar no Wordpress que te diz se o build passou ou não na barra do Wordpress Admin)
É válido demais um framework como este, onde várias partes de uma aplicação, normalmente sejam negligenciado, pois normalmente o programador ou a equipe que seja, é focada em criar a aplicação, e certamente não são capazes de criar a infra de forma correta, não porque são incapazes, mas porque não faz parte da expertise da equipe, e todos os cenários que vemos hoje, principalmente no Brasil, é sempre de abrir mão de uma infra bem feita, sem falar de outras partes como o banco, por exemplo, uma lib dessas realmente nos brinda, com a chance de continuarmos sendo "negligentes" com a infra, afinal está sendo cuidada pelo framework, e nos deixa livre e tranquilos em realizar o trabalho que, inicialmente de fato, irá trazer resultados para a empresa ou startup, não que uma startup não seja um empresa, e discordo quando se fala que a lib irá desaparecer, mas sim que ela irá evoluir, afinal hoje, vivemos de empresas que nos prestam diversos serviços que tiram de nós a responsa de fazermos tudo, exemplo básico, awd, google, azure e etc, pensar em não usar um framework irá desaparecer é o mesmo que comprar servidores por acha que o google irá fechar.
Bahh, não ouvia sobre CDN desde quando estudei Redes na universidade. Excelente vídeo Deschamps, de verdade, fico admirado como você explica bem e é extremamente assertivo nos exemplos!
Adriel, MUITO obrigado pelo comentário meu caro!! Eu to fazendo um novo banner pro canal e selecionando alguns comentários para destacar. Você se importaria caso eu selecionasse o seu? Abração!!! 🤝
Sobre usá-lo em sistemas corporativos relacionais, onde os dados mudam continuamente, onde a empresa mantém sua própria infraestrutura, e que muitas soluções operam para o público interno, que se quer estão publicadas na WEB. Há ganho nessa situação?
Caramba, Deschamps! Em algum momento do vídeo pensei que o meu pensamento sobre o futuro da web era bem diferente do seu. Contudo em alguns momentos e, principalmente no final, você revelou que o seu pensamento entra em sintonia com o meu! Nós desenvolvedores precisamos de uma maior comodidade no desenvolvimento das nossas aplicações no que se diz respeito aos servidores e as hospedagem delas. A nossa preocupação deve ser somente com o lado do desenvolvimento delas, até porque somos profissionais de desenvolvimento. Sou um desenvolvedor Júnior e não tenho experiência pra está falando muito a fundo sobre isso, porém já vi muitas queixas de profissionais de desenvolvimento sobre os problemas que encontram quando vão subir seus projetos para a produção e isso me deixava com uma pulga atrás da orelha. Só que hoje já existem "startups" que tentam resolver essa bronca pra nós desenvolvedores e isso é muito bom. Parabéns pelo vídeo. 👏🏾😊
Isso não chega a ser "Futuro" já é presente, ou para uns mais "tiozinho" (como eu :D) passado. O mais legal do video é a "layer" que vercel fornece, facilitando a implementação da camada de CDN. Mas isso nem de longe chega a ser novidade. Existem serviços como o cloudflare que fazem o mesmo e ainda oferece proteção adicional contra ataques de DDoS. Pra quem é usuario de AWS o Cloudfront faz essa camada transparentemente com a opção de "combar" um APIGateway como "layer" extra recebendo a maior parte do trafego antes de rotear pra dentro das maquinas e/ou containers. Curti bastante o vídeo e o conteúdo Filipe, um ótimo ponto de partida pra quem está começando a se envolver com deploys e alta disponibilidade.
Show Maiquel!! E de fato, tudo isso já existe e eu acho que se for destacar uma empresa que inovou nesse ponto foi de fato a AWS, foi a primeira que deu acesso a abstrações componentizadas da Web. A Vercel apenas conseguiu colocar isso com código 👍
Muito bacana Filipe! Estou desenvolvendo uma aplicação web (com um backend um pouco complexo), porém o Front-End é praticamente estático. Como eu sou leigo na parte de Front, conhecer algo tão legal (e parece simples) vai ajudar muito!
Eu prefiro rodar tudo da máquina local, ficar dependendo de outros locais, para aumentar velocidade e tempo de resposta, é uma grande idéia, que so é válida para grandes sites e volumes enormes de request. Mais eu não recomendaria para grandes clientes por motivos de segurança, eu sou muito "pé atrás"! Se este modelo se tornar popular e escalonável e evoluir o desempenho do teu negócio seria abalado e dependente de políticas globais. Prefiro esperar e dar tempo ao tempo e ver se realmente é seguro! É muito boa a idéia!
Acabei de testar a infra da Vercel e cara, é impressionante MESMO a facilidade de utilizar. Em menos de 5 minutos eu já estava com minha aplicação no ar, rodando em um domínio bonitinho até. Com certeza farei mais testes e vou dar uma olhada no next.js sim (depois de assistir o próximo vídeo do lado obscuro kkkk)
Primeiro quero dizer que a análise nos vídeos é sempre muito bem fundamentada e a ideia muito bem transmitida. Ouvindo tudo até ao fim realmente fiquei com vontade de testar toda a solução. Pareceu-me muito simples todo o flow, realmente é uma grande evolução tal como a cloud quando surgiu. A ideia de transformar os problemas comuns em commodities sempre foi um grande passo para evolução em qualquer área, porém há algumas contrapartidas mas primeiro quero ouvir a sua análise no próximo vídeo! Obrigado por compartilhar connosco a sua visão.
Sempre trabalhei com Vue, no inicio de um projeto (que no fim não fomos para frente) utilizei o Nuxt.js (acredito ser baseado no Next.js mas para vue) e achei sensacional. Ele me parecia ter bastante a melhorar no quesito documentação, exemplos e algumas funcionalidades, mas achei incrível as funcionalidades do framework e sua fácil utilização. Já que você gostou do Next, por acaso teria como trazer um comparativo ou até mesmo algum vídeo sobre o Nuxt? Acho que seria bem interessante a opinião de alguém com bastante experiência como você. Abraçoos
Só vendo seu vídeo, me parece incrível isso tudo que ele está trazendo. Isso me lembra muito do que aconteceu com o Rails: um novo conceito para o dev web. E aqui não falo da tecnologia, mas do impacto. Ele fez a régua subir de tal forma que o framework em si já não é o mais importante, mas a mudança de paradigma que ele trouxe. Vendo seu vídeo me parece que o Next segue no mesmo caminho. Isso força (de maneira positiva) as outras tecnologias a se adaptarem. E que bom. Espero conseguir mandar PR no BrasilAPI em breve. Parabéns! : )
Felipe, na época do Clipper tinha alguns geradores de códigos que deixava alguns programadores preocupados, mas a vida continuou. Com todo respeito, eu acho que é mais uma nova técnica ou ferramenta que veio somar. JQuery foi uma coqueluche que vc não vai precisar programar no Bootstrap 5. O que eu sei é que se alguém em qq época da vida se afastar da área de programação por 5 anos ou menos, tem que aprender tudo de novo. Isso passa e outros passarão.
Filipe, muito bom o vídeo! Queria te dar uma dica massa que vai ajudar muita gente. Imagina uma cor para cada "tópico" que você citou no início e quando você começar a falar, deixa o tópico durante aquele tempo que vc tá falando dele e pra gente ficaria mais massa e sabermos onde vai começar tal assunto. No próprio "índice" você já coloca as cores e em forma de lista, vai ficar mão na roda. Espero que curta! Valeu pelo conteúdo cada vez mais top.
Eu achei bem massa o vídeo. Única coisa que me preocupa nisso tudo e nem tem a ver com a infra e sim com o framework em si é acessibilidade! Por sinal é um tópico pouco levantado e testado ao meu ver.
Como já bem citado pelo Vinicius, também concordo com alguns pontos dele, agora, 1° essa distribuição de conteúdo, já é a muito tempo muito bem feita com pouco configuração e custo zero pelo cloudflare a uns 5 anos, eu tenho uma api com php e utiliza técnicas da cloudflare, primeira requisição, 300ms, sim pra muitos conteúdos dinâmicos e uma base de dados beirando uns 6 milhões de registros, tudo json, quando uma nova requisição é feita, voilá, 87ms, ficou tão bom, tão bom, que o sistema pode "desbancar" numa determinada região softwares que funcionavam na própria maquina, porque os clientes não sentiam delay, pra eles estava instalado no pc, 2° algumas modas infelizmente só ganham novos nomes, poucas técnicas já conseguem entregar o mesmo resultado, é preciso esforço, explorar os limites e entender o que realmente da pra fazer com o tanto de infra que temos hoje e boa parte dela, de "graça", 3° nextjs é muito lindo e um dia eu testarei :)
Excelente video e na minha opinião, junto com o video sobre 'Futuro da Web', se alinha muito com as minhas expectativas também. Tenho utilizado soluções como Gatsby a alguns anos, migrando websites em wordpress para sites estáticos. Os racks wordpress são removidos de produção e passaram a se tornar meras ferramentas locais. Adeus "Wordpress/plugins são inseguros". Deve ser muito frustrante para um hacker bater de cara num site estático pensando que vai explorar alguma falha de wordpress.
Fala filipe, cara mexo com react.js, e native, e estou adorando o flutter. É incrivel o que dá pra fazer ele e com react.js e native, acho essas tecnologias sensacionais.
Com tudo isso conseguiu me deixar curioso sobre o next.js e ver mais sobre a zeit (não decorei novo nome, ainda). Sou backend python (as vezes php) que fica de olho nas tendencias de frontend (tipo o deno) e agora você me fez querer ir um passo a mais pra entender alguns pontos sobre frontend moderno principalmente usando o next.js e todos esses conceitos :)
Felipe vc já fez alguma analise do elixir e phoenix ? Em tempo, não sei se o next.js + vercel é isso tudo, mas dá gosto ver a sua empolgação. É contagiante, parabéns.
Gostei do vídeo. muito pertinente. Imagino isso funcionando delicinha como e-commerce. A página de cada produto não muda com frequência, poderia ficar numa boa numa CDN. No esquema stale while refresh creio eu que daria pra atualizar os estoques ou comentários por exemplo. A aplicação iria ser chamada via API pro carrinho (e fazer re-marketing dos abandonados depois) e pro checkout. Isso deve economizar uma grana preta de servidor, principalmente em Black Friday por exemplo, que quem tomaria porrada seria a CDN, que é feita pra isso.
Já venho ouvindo falar muito da Next.js... Em diversos videos da Rocketseat mesmo. Agora esse avanço todo... Essa ajuda TODA onde o programador precisa entender, mas não fazer um estudo graduado em data science... Agora vou ver a parte 'ruim' da beleza..
Que massa, não sabia que eles estavam falando de Next.js lá dentro 😍 fiquei sabendo por um comentário no último vídeo que para o NLW eles usaram Next.js e Vercel 👍
Cara, a cada video que assisto no canal do Filipe eu descubro o quanto eu vou ter que estudar...kkk tem termos q ainda nem ouvir nem li em lugar nenhum, vlw msm Deschamps! vc é fera, ficou uma delicinha o video, matou a pau! hehehe
É muita dependência de uma só empresa, mesmos grandes provedores abrem e fecham em períodos relativamente curtos! Então será difícil arrumar um provedor com suporte aos mesmos softwares! Seria até difícil criar um servidor proprio com o mesmo ambiente? A escalabilidade mundial é interessante, mas geralmente os preços são altos para manter replicação do sistema em servidores espalhados pelo mundo. Pensando em Brasil, poucos projetos necessitariam escalabilidade mundial!
Estou desenvolvendo um website em NextJS e gostaria de dizer que a Vercel não foi zero-configuration para mim.. E o Netlify foi de uma tacada só, apenas tive que associar meu repositório no GitHub e pimba!
Não entendi foi nada, simplifica isso por favor, explica os termos que você está usando, sou novato na programação mas quero ficar antenado também! Valeu Filipe, tmj!
Filipe... você é incrível... queria te dizer que depois de acompanhar muito o seu canal e descobrir como você tinha montado o seu cenário azulzinho que tanto amo, tomei coragem para tirar do papel (com a ajuda da quarentena tbm...) um projeto que sempre tive vontade de fazer! Criei a BUZZWORD TECH para transmitir o que conheço sobre Robotic Process Automation (ou criação de bots pra ficar mais facil nee...) e tentar tornar popular essa tecnologia pelo Brasil. Espero que eu consiga um dia chegar a esse nivel de didatica que você tem e poder mudar a vida de muitas pessoas. Inclusive... queria te agradecer por ter visto meus stories onde te mencionei! :) Er... talvez eu tenha utilizado seu instagram como exemplo para um video meu... kkkkk! Obrigada pela força e forte abraço!
Cara, sou só eu que me sinto um pouco "charlatão" por ficar um pouco zonzo com tanta informação? Caramba! é muita coisa, parece coisa de outro mundo, chego ao ponto de me questionar se sou desenolvedor ou não.
Passo por isso há 17 anos. Coloquei na minha cabeça que há coisas que vc precisa dominar como as tecnologias que vc escolheu se especializar por questões de mercado, coisas que vc precisa compreender (está na veia) os fundamentos (estrutura de dados, padrões e boas práticas, etc ...) e atenção às coisas (implementações) como as descritas no vídeo, pois abrem horizontes nas nossas mentes quando deparamos com situações específicas. Por volta de 2010 fiquei extremamente frustrado achando que ia conseguir sair estudando tudo aparecia. No máximo arranhava uma coisa ali e aqui e estava sendo um programador mais orientado a exemplos do que de fato criando soluções. O trabalho do Deschamps e do Akita considero fantástico pois lidam com esses aspectos que citei. São muito úteis para a comunidade. Abcs!
Estou começando a aprender desenvolvimento web agora, estou estudando html5, css e JavaScript... Não faço nenhum curso superior ainda, estou aprendendo basicamente no RUclips e em um curso online na yudemi... Mas também tô procurando outras fontes para aprender mais... Porém, estou meio perdido nisso tudo. Queria algumas dicas de onde eu poderia investir mais, além de apenas aprender a linguagem é claro kkk Mas também o que eu posso fazer com o que eu tô aprendendo.
Também sou iniciante, o que me deu um norte e novas possibilidades foi desenvolver pequenos projetos como sites pequenos, jogos simples e outros apps, tente fazer você mesmo pesquisando o que não lembrar ou conseguir. Aprender Git e Github é indispensável, com o Github você pode colocar esses projetos como um portfólio online, o que anima bastante.
Não faz muito tempo que ingressei no desenvolvimento web! Mas a dica que posso te dar, depois de pouca experiência que já tenho, é que você sempre que terminar ou estiver terminando de aprender algo, aplique os conteúdos aprendidos em algum projeto pessoal. Absorva todos os conteúdos aprendidos onde estiver os aprendendo, e você está indo bem, estudando pela Udemy e RUclips, mas para que o conhecimento se torne algo enriquecedor em sua vida, transforme-o em algo utilitário, faça-o fazer sentido. A tecnologia serve para resolver nossas vidas e problemas!
Eduardo, sugiro implementar o desafio desse vídeo: ruclips.net/video/HCjDjsHPOco/видео.html e depois se você quiser algo mais longo com MUITO mais conhecimento, sugiro seguir essa playlist: ruclips.net/video/0sTfIZvjYJk/видео.html
Muito top toda a apresentação, e com fundamento. Eu ainda estou engatinhando e aprofundando meus conhecimentos e seus vídeos contribuem muito para a abertura da mente. Parabéns, vou me tornar membro já!
Parabéns por mais um vídeo de extrema qualidade de informação. Gostaria de tirar uma dúvida, não sei se terei a resposta, mais vamos lah: - Hoje tenho utilizado AWS cloudfront com S3 usando Git Hub como repositório padrão. Gostaria que cada solicitação de Pull Request (PR) ele já gerar o link na sequência com o build realizado. Assim facilitaria a vida do processo de Homologação das features. Valew 👍
Já pensou num vídeo colab com o Gustavo Guanabara do Curso em Vídeo? Tem nada a ver com o vídeo, mas pensei aqui naquela live sua com a galera do Linux e veio isso na mente.
Sem delongas, achei sensacional a forma de impor essa opnião do NextJS, afirmo que não conhecia, mas vale a pena dar uma estudada. hahaha Você é sensacional Felipe!
Primeiro, excelente vídeo, bem conceitual, porém existem alguns pontos que eu não concordo e acho legal levantar o debate. Acho o Framework legal ele pode facilitar o desenvolvimento para o desenvolvedor da ponta e de fato facilita muito, mas utilizando ferramentas de automação, container para poder isolar processo de desenvolvimento e uma arquitetura de solução boa para a sua aplicação e para o fluxo de desenvolvimento não tem pq acoplar um framework com uma plataforma de infra inteira, até pq por exemplo se eles utilizam AWS o custo da sua infra provavelmente vai ser maior do que na AWS pois eles devem fazer o repasse, outro ponto é que aparentemente não da pra migrar utilizando o framework ele ta acoplado com a plataforma portando o LockIn é gigante, todos os conceitos de CDN, isolamento de ambientes, criação de URL personalizada para testar multiplas versões, tudo isso você consegue fazer, por isso existem times de DevOps e SREs para entregar uma experiência melhor para o desenvolvedor, gosto de dizer que o trabalho de um SRE é deixar o mais abstrato possivel para o desenvolvedor na ponta poder desenvolver de forma mais tranquila, utilizando esse framework e a plataforma deles vc consegue isso porém com alto acoplamento, acredito que ele funciona bem para projetos pequenos e equipes reduzidas sem skill de DevOps (To usando buzzword mesmo hahaha), abs.
*PERA!!!!!* - Antes de ler os comentários, olha que *massinha* que ficou meu *Curso de Programação* curso.dev To muito orgulhoso, sério 🤝 🤝 🤝
Aqui na empresa toda segunda tem a "hora deschamps" reunimos todos os envolvidos com o desenvolvimento para assistir suas "palestras". Já ganha like no primeiro segundo de vídeo! Parabéns pelo trabalho Filipe!
1. Qual Framework eu vou usar daqui pra frente e porquê. - 01:25
2. Tranformar o Brasil em uma API - 04:26
3. O jeito novo (porém velho) de Desenvolvimento WEB - 09:13
se der, poe os timestamps na descricao, pro video ficar com chapters (claro que a mensagem é pro autor do video e não deste comentario huhu)
Impressionante o quanto esse vídeo envelheceu bem de 2020 pra cá! Uso a versão 14 do Next.js, muita coisa mudou pra melhor no framework, mas o conceito que o Filipe explica aí permanece basicamente o mesmo.
Como completo leigo, e que pela empolgacao do Filipi, aos 60 anos me fez voltar aos livros, e motivacao para estudar algo completamente novo para mim, sempre leio os comentarios, ate para aprender um pouco mais. Me tornei membro do canal, para ter acesso mesmo aos videos e aprender pois esta vibe do Filipe, me anima a estudar e aprofundar no assunto. E sempre compartilho com conhecidos os videos, indepentente do assunto, pois sempre mostro para meus amigos a paixao que motiva voce estudar, evoluir. Parabens Filipe, e se estiver fazendo propaganda, ou nao, o que importa, se no final quem vai decidir se compra ou nao e o cliente. Sucesso para seu canal, e os seus.
Sensacional Luiz, muito obrigado pelo comentário! E de fato não estou fazendo propaganda neste vídeo, pois se fosse propaganda eu não estaria conseguindo falar de uma forma tão apaixonada pelo assunto 👍 🤝 vamo que vamo e temos muito o que aprender! Obrigado novamente pelo apoio no Membros 🤝 👍
Coloquei o video pra rodar em um monitor e já criei uma acc na vercel e importei um projeto simples de react com redux. Fantástico!!! Nem terminou o video e já estou com a app rodando. Parabéns pelo conteúdo.
Muito engraçado sair de um video do Akita e "Escutar uns tapas na cara" e depois chegar aqui e escutar o jeito paizão Deschamps haha. Ambos tem feito um trabalho muito bom youtube =)
Estou aprendendo na vida que só testando. Não adianta inviezar o negocio se antes não testou.
Filipe! Você fala com muita clareza, gostei muito.
Trabalho como programador há 14 anos e também moro no Canadá.
Estou entrando nesse mercado de criação de conteúdo agora, como você focado no mercado Brasileiro.
Meu primeiro curso vai ser pra ajudar os Devs a mandar bem em entrevistas.
O foco inicial vai ser no conteúdo já que no começo eu não vou ter a mesma qualidade de produção que você (edição, luz, som) 😅.
Você está me dando um ânimo pra continuar com essa ideia, essa ideia de ajudar a tecnologia do Brasil a crescer me inspira muito! ❤️
Abraço,
Confesso que fiquei bem resistente a esse conteúdo, com toda a minha experiência não seria possivel que só uma empresa, ou um framework achou a solução ideal. Mas o CDN da API em 17:25 explodiu a minha cabeça.
Mas ao mesmo tempo eu ainda acho que toda essa arquitetura vai demorar para ser tendência. Mas acho que os conceitos vão impactar o mundo do desenvolvimento instantaneamente.
Nesse periodo de quarentena eu sinto muita falta de conversar sobre esse tipo de coisa.
Ainda acho que para muita empresas o controle da stack e da infra é muito importante, mas vou dar o braço a torcer dizendo que a grande maioria das coisas que eu faço hoje poderia ser melhorada usando esses conceitos do Next.js
Não manjo nada de programação, mas assisto só pelo jeito que vc explica. parabéns.
cara, eu estou louco pra reassistir esse vídeo daqui 1, 2, 3, 6, 12 meses.. sério, deve ter conteúdo pra caralho ai q eu nem tenho tempo de vida o suficiente pra absorver...
aahhahhaha justíssimo Henrique 👍
Parabéns pela aula e clareza na apresentação. Uma empolgação que nos contagia. Quero absorver mais conhecimentos na área de TI, para trabalhar com bastante motivação e assim, colaborar com a humanidade, como vcs estão a fazer.
Faltou umas imagens e uns desenhos na tela srsrsr, muita informação "BOA" oral ... foi difícil pegar tudo!! Mas show de conteúdo!!!
Concordo plenamente
Caraca, que explosão de informações!! Finalmente pude por a prova os 9 períodos de Engenharia de Computação já completados e ver que valeram a pena demais!! E que ainda assim eu ainda tenho bastante coisa para aprender hahahahaha
Tô bem no começo da vida de programador, e algumas vezes achei/acho que não é minha área. E alguns vídeos do Deschamps me ajudaram a fortalecer minha vontade de programar, em outros, como esse. Me faz sentir um asno, sem entender porra nenhuma kkkkkkkk...
Algumas coisas não ficaram muito claras. Por favor, me tire essas dúvidas, Filipe:
- Por que mandar revalidar um cache pelo cliente da API?
- Por que dar um prazo de tempo e não de modificação para os caches?
O que estou tentando dizer é que o cache não deveria ser invalidado apenas se os dados do servidor mudarem e, não, de tempos em tempos? E, se mudam, a ordem para invalidar (refresh) não deveria vir do Servidor para o CDN ou invés do cliente para o CDN? Ou eu tô viajando na maionese?? (acontece... Rsrs)
Se de alguma maneira esse vídeo for um ad, parabéns. Tu sabe muito bem como vender seu peixe.
hahahah não é um ad 👍
Filipe, não conheço ainda o Next.js, mas sua apresentação foi FANTÁSTICA. Parabéns pela sua capacidade de dissertar sobre diversas tecnologias - e terminologias - envolvidas de uma forma praticamente coloquial, totalmente inteligível ! Parabéns !
Boa. Sempre quando trabalhamos aqui na empresa. Incentivo aos programadores a terem já ambiente de testes no servidor.
Curti demais.
Sou novo na área de programação (estudo ADS) e fico admirado como o Felipe fala tão bem sobre o assunto. Ainda preciso aprender bastante sobre e fico as vezes meio perdido nas explicações kkkk. Muito bom. parabéns pelo vídeo.
Eu desenvolvi uma stack inteira já usando muito desse conceito, noBanckend. Já venho estudando e analisando esse tipo de abordagem a alguns anos e é sensacional. MeteorJs, Deployd, Hood.ie são alguns exemplos de frameworks que utilizam essa abordagem.
.
Na minha stack, eu uso deployd para Backend, mas esse back é abstraído automaticamente pelo meu front, fica transparente. Já tenho sistemas de grande por utilizando essa stack de maneira sensacional.
Cara, até hoje, desde o começo do seu canal, não conheço UM ÚNICO vídeo seu que eu descartaria da playlist. Obrigado por produzir conteúdo de qualidade. Obrigado mesmo! Nossa comunidade precisa de mais Felipes, menos Dev de palco ou Experts de RUclips que, ou apresentam conteúdo extremamente técnico, cansativo, mais denso que petróleo cru, ou apresentam "conteúdos" tão superficiais ou tutoriais de programação de "aprenda linguagem X em 20 minutos".
Obrigado por todo seu tempo e toda sua disposição!
Tenho certeza que não haverá uma única pessoa aqui que vá discordar disso.
Obrigado!
A minha escola tá com os problemas de app dela eu queria programa um app como fosse o plurall, é uma boa ideia para um vídeo, e seu canal é ótimo cara obrigado por me mostrar a área de ti que tanto amo!!!
Cara lembro de quando estava na faculdade em 2016/2017 fui assistir uma palestra onde o palestrante falou sobre o Now, na época eu estava passando por dificuldades em realizar deploys em um sistema que estava criando para uso próprio e estudo. Ouvir e ver como era simples realizar essas coisas no Now me deu um animo tremendo, porque na época eu não tinha tanto Know-how para realizar um deploy bem feito em algumas das ferramentas existentes até então. Era um aplicação simples e ver o que eu fiz no ar com apenas algumas linhas de comando foi tão gratificante e tão animador que eu mostrei pra todo mundo na época haha, meus pais, minha namorada, meus amigos e até meu professor na faculdade kkkk.
Porém hoje eu vejo tudo isso como algo a se pensar e analisar, pois você usar uma "configuração/padrão" seja frameworks ou qualquer coisa do tipo, te deixa muito engessado aos problemas do Framework, claro para casos Mid tiers usar soluções digamos "prontas" podem servir como uma luva, mas para aplicações mais sofisticadas, talvez depender menos do framework e bater mais pesado em cima de uma arquitetura traga uma vida mais útil para o seu sistema. Claro na minha humilde opinião...
Mas que esse combo da Vercel me salvou de muitas coisas ah isso não tem como negar hahaha.
hahahahahhah show Eduardo! É isso aí, um framework sempre vai ter um tradeoff 👍 mas muito massa saber um pouco da sua história com o Now!
Ta loco bixo, next level week + essa paulada de conteúdo maravilhoso tudo na mesma semana, n tem coronga que desanime nóis, avuaaaaaa
hahahahahahahah sensacional 😍
Ao escutar o inicio do video, achei que estava falando da plataforma online GITPOD. Mut boa suas dicas... como estudante iniciante no assunto, tenho acompanhado todas as suas dicas. Obrigada por ser essa pessoa que ate nos anima a estudar mais!
Legal Filipe. Já tinha passado pelo Next uma vez mas não dei muita atenção. Mas usamos algo na Amazon AWS que é bem parecido. Usando o Amplify, ele já faz o deploy automático de tudo, bastando selecionar o repositório e sempre que alterar algo ele já atualiza e fez deploy de tudo. Inclusive o painel é bem parecido com o da Vercel.
Video sensacional!! Estou numa startup que está bem no começo e vou dar uma chance pro Next, pois o fato de ter uma infra sensacional sem precisar ter uma mega equipe pra isso me pareceu muito bom, pois é complicado quando a empresa ainda é bem pequena conseguir contratar devs de todas as áreas diferentes do desenvolvimento web pra chegar nesse mesmo resultado
Show Matheus!! Vamos trocando ideias das nossas experiências 👍
Tirando o fato de que parece o início da construção de um monopólio, a ideia de ter tudo otimizado e de simples implementação é uma boa! E ainda me parece uma projeção do futuro do caminho a percorrer dos frameworks "concorrentes" se é que podemos dizer assim.
[DISCLAIMER: O texto a seguir não é crítica direta a ninguém. Apenas uma reflexão sobre o contexto do vídeo do Filipe.] Torço o nariz pra isso, mas sei que é o inexorável futuro. Trabalhei por 7 anos numa empresa alemã que atende o segmento Enterprise (Daimler, Airbus, Thyssen-Krupp, etc.) e vi que é osso duro de roer convencer as grandes indústrias a aposentarem a infra proprietária e ir pra enterprise cloud. Pra definir termos de contrato e ajustar todas as expectativas e responsabilidades vai mais de ano. Isso no mercado B2B. Acho maravilhoso demais essas possibilidades de descentralização e atingir o mundo todo com poucos cliques, mas isso pra mim ainda é muito pioneirismo e vai ter que se provar por um bom tempo até ter uma adoção pesada. Desde Setembro trabalho numa empresa que desenvolve para diversos tribunais de justiça do BR. E sabe o que eles aceitam colocar na nuvem? N-A-D-A. Pra dizer que a gente hospeda alguma coisa na nuvem, sei que tem umas imagens e uns JSON de tradução que ficam na S3. De resto é tudo na nossa infra e na infra do cliente. Esse conceito todo funciona muito bem em um mundo ideal, mas eu fico imaginando quantos "níveis de terceirização" tem nesse serviço da Vercel. O que acontece se meus dados trafegam por 45 serviços diferentes, divididos em 3 vendors diferentes. Quem se responsabiliza por um suposto vazamento? Por ter trabalhado lá, eu sei que no caso dessa empresa alemã que trabalhei, ela se responsabiliza por tudo porque tem domínio end-to-end da infra. Construíram um data-center na Europa que nem se sabe direito onde fica, tem um fosso em volta (sim, igual de castelo), trocentas certificações de segurança operacional, de dados, de contenção de desastres e ainda assim tá lutando pra conseguir puxar serviço. Aguardo ansioso pelo futuro. O dia que isso for possível e confiável pra grande maioria dos negócios, vai ser massa demais!
Eu estou muito interessado neste novo modo de distribuir conteúdo. Há uns meses que eu buscava uma forma "barata" de manter o meu portfólio online. Já tinha ouvido falar do JAM Stack mas não tinha dado grande importância. Acabei por descobrir o HUGO e Netlify. Os meus custos com o site foi apenas o domínio, em vez do servidor, db, fw, etc... Adoro! Só uns dias mais tarde me apercebi que aquilo era JAM Stack!
A verdade é que o custo de manter um site como este com um CMS tipo wordpress eram muito mais elevados e cresciam exponencialmente com o aumento da escala, simplesmente pq o mesmo conteúdo estava sempre a ser recomputado. Agora não. Eu faço um push para o Github, o Netlify gera os ficheiros estáticos HTML e distribui na sua CDN! Fantástico.
E eu olho para este corte de gastos de uma maneira muito própria, porque se torna possível alguns projetos de existir (tipo o meu portfólio) dá também aos projetos que tinham capacidade de comportar aqueles custos de redirecionar aqueles recursos para fazer coisas ainda mais incríveis.
Para concluir: Esta abordagem é para todos? Não, mas nenhuma tecnologia/framework/lib/"coisa" é! Mas que é uma forma de fazer isto e ter alternativas é muito bom, não estamos estagnados!
Aproveito para vos convidar a visitar o site que referi a cima: jgabriel.eu
É um site simples onde eu me apresento, apresento alguns dos meus projetos e publico alguns artigos com coisas que aprendi e que não quero esquecer e quero partilhar com os outros.
muito legal, já estou te seguindo lá no githube e acompanhando seu crescimento para eu também crescer, abs
Supimpa, estou usando o Netlify para uns projetos pessoais, quando estava vendo o vídeo do Felipe, saquei na hora esse lance de JAM.
Venho usando Netlify também, mas com o GatsbyJS (SSG). Olha um estudo de caso em andamento aqui: newshiro.netlify.app
Muito massa 😍 eu fiquei assustado com a rapidez da evolução de soluções para sites estáticos 👍
Sensacional esse vídeo! Muita coisa importante sendo dita em apenas 20 minutos. E sinceramente muitos desses problemas eu nunca lidei, mas acredito que a solução que esse framework trouxe é realmente fantástica. Conheço pouco das demais soluções que prometem resolver esses problemas. Mas, independente disso, gostei demais da facilidade como o Next.js abstrai todos esses conceitos pra gente. Realmente, vale meu investimento.
Showww Hugo 😍
olha ai a solução mais pratica do que eu ja tinha implantado nos meus sistemas. Eu fazia um cache no localstorage de algumas requisições pra diminuir o peso no servidor e melhorar a performace para requisições mais estaticas (pesquisa de cep/estado/configurações/informações do usuário) sempre deixando uma data de expiração no cache em si...
Vou fazer igual o vídeo das 3 técnicas de como aprendeu programação...
Eu vi, revisei, revisei outra vez e.... nao entendi nada, zero... mas, vou preparar o terrero e voltar novamente depois. Hehehe!!! você e demais. Aprendendo muitão!
É isso ai meu caro 💪 🤝 👍
Não programo uma linha mas estou aqui direto e procurando desenvolvedor web para um projeto
O que você acha do Nuxt? Pelo que saiba ele oferece a grosso modo as mesmas funcionalidades do Next.
A curva de aprendizado do Nuxt é bem rápida.
Gislainy, pelo que vi, achei sensacional! 👍 e sobre ter as mesmas funcionalidades, talvez esse seja o grande problema dele se for pensar (a longo prazo falando)
Isso é novo pra mim esse novo framework é preciso estudar mais um pouco para ter mais conhecimentos sobre esse assunto.
Felipe, beleza!
Acho que do ponto de vista do desenvolvedor, o que importa de fato é o framework que você esta usando para codar.
Já há algum tempo temos auto scaling na nuvem, e funciona muito bem.
Qualquer empresa que tenha o minimo de maturidade, possui ambientes de teste e homologação automatizados.
Todo produto que trabalhei que precisasse resolver tantos problemas de infra, sempre tinha a equipe de infra para cuidar disso.
Mesmo que o desenvolvedor conheça de infra, para produtos que necessitem dessa atenção, é prudente deixar essa parte para especialistas focados nessa área.
Parabéns pelo video Filipe, show de bola. Em relação à aplicações com banco de dados, é possível ?
Um problema que você não se dá conta que terá usando Next é que o ambiente pra homologação que ele cria é apenas o frontend... Se o seu app tiver que se comunicar com o Backend através de um api por examplo nem sempre isso irá funcionar perfeitamente.. Pq por examplo caso vc tenha modificado um api existente já em produção.. Vc provavelmente não poderá modificá-lo só pra que funcione no staging.. Aí vc acaba tendo q ter um ambiente pra homologação do backend também... Gerando assim uma gama nova de problemas..
Filipe só me mostrou o seguinte: "continua estudando e aplicando teus conhecimentos, cara. O que você sabe é só uma sombra do que está por vir."
Poxa Fellipe, poderias lancar um curso especifico dessa stack next.js + deploy com vercel ;)
Vendo estes vídeos, me questiono se faz sentido estudar para ser fullstack, ao meu ver é impossível ser tão diversificado como o desenvolvimento profissional exige.
Acredito que este possa ser um tema futuro, "Diversificar ou focar, o futuro do desenvolvedor" kkkk
No mais, ótimo vídeo, como sempre, parabéns Filipe.
Voltando nesse vídeo só pra falar que o Next.Js 10 lançou e tá uma delicinha as novas features(!) que só reforçam os assuntos abordados nesse vídeo. Eles estão revolucionando o jeito de desenvolver pra web e trabalhar com front-end.
Total Igor 😍 se tudo der certo, nessa segunda tem vídeo de React e na semana seguinte tem de Next.js 10 😍 👍
Uau!!
Eu usei o Zeit numa POC tem uns 2 meses, achei incrível como é facil "configurar"essa infra.
Rodei um app Angular e um backend com Nest.js. Achei sensacional!
Que massaaaa 😍
Achei bem interessante o que foi falado, o problema disso ao meu ver é algo simples, você perde o controle do próprio sistema, por exemplo desenvolver algo em nodejs por exemplo, caso queira subir em sua infra local você pode, se o criador quiser cobrar o dobro do valor que cobra hoje, você pode migrar pra outra empresa provedora de serviços.
Porém vou dar uma lida em como funciona e realmente muita coisa que tem no sistema deles pode ser agregada por outros sistemas em nuvem, quem sabe isso não se torna padrão em outras plataformas também!
Gostei muito da abordagem, na verdade, dá pra abstrair ainda mais esse tópico, porque a Jamstack não se limita somente ao Next.js. Eu estava explorando a Jamstack com Nuxt.js (o Next.js com Vue.js haha) e a plataforma da Netlify (não confundir com Netflix), gostei bastante do resultado e estou até pensando em migrar meu blog do Wordpress criando uma camada GraphQL (pro Rest do WP) e manter os deployments, “cacheamento” e CI pelo Netlify (pra mim um plus eh que a plataforma da Netfly oferece uma key pra você usar no Wordpress que te diz se o build passou ou não na barra do Wordpress Admin)
É válido demais um framework como este, onde várias partes de uma aplicação, normalmente sejam negligenciado, pois normalmente o programador ou a equipe que seja, é focada em criar a aplicação, e certamente não são capazes de criar a infra de forma correta, não porque são incapazes, mas porque não faz parte da expertise da equipe, e todos os cenários que vemos hoje, principalmente no Brasil, é sempre de abrir mão de uma infra bem feita, sem falar de outras partes como o banco, por exemplo, uma lib dessas realmente nos brinda, com a chance de continuarmos sendo "negligentes" com a infra, afinal está sendo cuidada pelo framework, e nos deixa livre e tranquilos em realizar o trabalho que, inicialmente de fato, irá trazer resultados para a empresa ou startup, não que uma startup não seja um empresa, e discordo quando se fala que a lib irá desaparecer, mas sim que ela irá evoluir, afinal hoje, vivemos de empresas que nos prestam diversos serviços que tiram de nós a responsa de fazermos tudo, exemplo básico, awd, google, azure e etc, pensar em não usar um framework irá desaparecer é o mesmo que comprar servidores por acha que o google irá fechar.
Samuel, muito bem colocado caro, obrigado pelo comentário!! 👍
Bahh, não ouvia sobre CDN desde quando estudei Redes na universidade. Excelente vídeo Deschamps, de verdade, fico admirado como você explica bem e é extremamente assertivo nos exemplos!
Adriel, MUITO obrigado pelo comentário meu caro!! Eu to fazendo um novo banner pro canal e selecionando alguns comentários para destacar. Você se importaria caso eu selecionasse o seu? Abração!!! 🤝
Sobre usá-lo em sistemas corporativos relacionais, onde os dados mudam continuamente, onde a empresa mantém sua própria infraestrutura, e que muitas soluções operam para o público interno, que se quer estão publicadas na WEB. Há ganho nessa situação?
Caramba, Deschamps! Em algum momento do vídeo pensei que o meu pensamento sobre o futuro da web era bem diferente do seu. Contudo em alguns momentos e, principalmente no final, você revelou que o seu pensamento entra em sintonia com o meu! Nós desenvolvedores precisamos de uma maior comodidade no desenvolvimento das nossas aplicações no que se diz respeito aos servidores e as hospedagem delas. A nossa preocupação deve ser somente com o lado do desenvolvimento delas, até porque somos profissionais de desenvolvimento. Sou um desenvolvedor Júnior e não tenho experiência pra está falando muito a fundo sobre isso, porém já vi muitas queixas de profissionais de desenvolvimento sobre os problemas que encontram quando vão subir seus projetos para a produção e isso me deixava com uma pulga atrás da orelha. Só que hoje já existem "startups" que tentam resolver essa bronca pra nós desenvolvedores e isso é muito bom. Parabéns pelo vídeo. 👏🏾😊
Isso não chega a ser "Futuro" já é presente, ou para uns mais "tiozinho" (como eu :D) passado.
O mais legal do video é a "layer" que vercel fornece, facilitando a implementação da camada de CDN. Mas isso nem de longe chega a ser novidade.
Existem serviços como o cloudflare que fazem o mesmo e ainda oferece proteção adicional contra ataques de DDoS. Pra quem é usuario de AWS o Cloudfront faz essa camada transparentemente com a opção de "combar" um APIGateway como "layer" extra recebendo a maior parte do trafego antes de rotear pra dentro das maquinas e/ou containers.
Curti bastante o vídeo e o conteúdo Filipe, um ótimo ponto de partida pra quem está começando a se envolver com deploys e alta disponibilidade.
Show Maiquel!! E de fato, tudo isso já existe e eu acho que se for destacar uma empresa que inovou nesse ponto foi de fato a AWS, foi a primeira que deu acesso a abstrações componentizadas da Web. A Vercel apenas conseguiu colocar isso com código 👍
E quando digo código não digo Terraform, digo framework backend e frontend 👍
Melhor framework, já faz um tempo que estou trabalhando com ele e estou amando.
Muito bacana Filipe! Estou desenvolvendo uma aplicação web (com um backend um pouco complexo), porém o Front-End é praticamente estático. Como eu sou leigo na parte de Front, conhecer algo tão legal (e parece simples) vai ajudar muito!
Eu prefiro rodar tudo da máquina local, ficar dependendo de outros locais, para aumentar velocidade e tempo de resposta, é uma grande idéia, que so é válida para grandes sites e volumes enormes de request. Mais eu não recomendaria para grandes clientes por motivos de segurança, eu sou muito "pé atrás"! Se este modelo se tornar popular e escalonável e evoluir o desempenho do teu negócio seria abalado e dependente de políticas globais. Prefiro esperar e dar tempo ao tempo e ver se realmente é seguro! É muito boa a idéia!
Acabei de testar a infra da Vercel e cara, é impressionante MESMO a facilidade de utilizar. Em menos de 5 minutos eu já estava com minha aplicação no ar, rodando em um domínio bonitinho até.
Com certeza farei mais testes e vou dar uma olhada no next.js sim (depois de assistir o próximo vídeo do lado obscuro kkkk)
hahahahah show!!!! 😍
Primeiro quero dizer que a análise nos vídeos é sempre muito bem fundamentada e a ideia muito bem transmitida. Ouvindo tudo até ao fim realmente fiquei com vontade de testar toda a solução. Pareceu-me muito simples todo o flow, realmente é uma grande evolução tal como a cloud quando surgiu. A ideia de transformar os problemas comuns em commodities sempre foi um grande passo para evolução em qualquer área, porém há algumas contrapartidas mas primeiro quero ouvir a sua análise no próximo vídeo! Obrigado por compartilhar connosco a sua visão.
Showww xará!!! É isso ai, nos vídeos mais pra frente eu quero mostrar a parte do mão na massa 👍
Felipe, rolaria um video fazendo uma API simples em Next js para mostrar uma introdução mesmo que basica a ferramenta
Comecei usando o nextjs 8 e a evolução é gritante a cada nova versão
Sempre trabalhei com Vue, no inicio de um projeto (que no fim não fomos para frente) utilizei o Nuxt.js (acredito ser baseado no Next.js mas para vue) e achei sensacional. Ele me parecia ter bastante a melhorar no quesito documentação, exemplos e algumas funcionalidades, mas achei incrível as funcionalidades do framework e sua fácil utilização. Já que você gostou do Next, por acaso teria como trazer um comparativo ou até mesmo algum vídeo sobre o Nuxt? Acho que seria bem interessante a opinião de alguém com bastante experiência como você. Abraçoos
Felipão, já pensou em lançar cursos de sei la, JS, next, react ? Sua didática e oratória é tão boa, seria top.
Feito: curso.dev To muito orgulhoso, sério 🤝 🤝 🤝
@@FilipeDeschamps QUEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEE, como assim.
Só vendo seu vídeo, me parece incrível isso tudo que ele está trazendo. Isso me lembra muito do que aconteceu com o Rails: um novo conceito para o dev web.
E aqui não falo da tecnologia, mas do impacto. Ele fez a régua subir de tal forma que o framework em si já não é o mais importante, mas a mudança de paradigma que ele trouxe.
Vendo seu vídeo me parece que o Next segue no mesmo caminho. Isso força (de maneira positiva) as outras tecnologias a se adaptarem.
E que bom. Espero conseguir mandar PR no BrasilAPI em breve. Parabéns! : )
Show Daniel, você descreveu perfeitamente o "impacto" do framework!! Valeu por esse comentário meu caro!!! 👍
Eu fiz um projeto no inicio do ano com o Next, fiquei mt feliz com essa evolução que ele teve, nao faço mais nada sem ele :)
Felipe, na época do Clipper tinha alguns geradores de códigos que deixava alguns programadores preocupados, mas a vida continuou. Com todo respeito, eu acho que é mais uma nova técnica ou ferramenta que veio somar. JQuery foi uma coqueluche que vc não vai precisar programar no Bootstrap 5. O que eu sei é que se alguém em qq época da vida se afastar da área de programação por 5 anos ou menos, tem que aprender tudo de novo. Isso passa e outros passarão.
Filipe, muito bom o vídeo!
Queria te dar uma dica massa que vai ajudar muita gente. Imagina uma cor para cada "tópico" que você citou no início e quando você começar a falar, deixa o tópico durante aquele tempo que vc tá falando dele e pra gente ficaria mais massa e sabermos onde vai começar tal assunto. No próprio "índice" você já coloca as cores e em forma de lista, vai ficar mão na roda.
Espero que curta! Valeu pelo conteúdo cada vez mais top.
Eu achei bem massa o vídeo. Única coisa que me preocupa nisso tudo e nem tem a ver com a infra e sim com o framework em si é acessibilidade! Por sinal é um tópico pouco levantado e testado ao meu ver.
Jefferson, eu mostro sobre a acessibilidade no vídeo e o score do Google Lighthouse é de 100% nesse ponto 👍
Como já bem citado pelo Vinicius, também concordo com alguns pontos dele, agora, 1° essa distribuição de conteúdo, já é a muito tempo muito bem feita com pouco configuração e custo zero pelo cloudflare a uns 5 anos, eu tenho uma api com php e utiliza técnicas da cloudflare, primeira requisição, 300ms, sim pra muitos conteúdos dinâmicos e uma base de dados beirando uns 6 milhões de registros, tudo json, quando uma nova requisição é feita, voilá, 87ms, ficou tão bom, tão bom, que o sistema pode "desbancar" numa determinada região softwares que funcionavam na própria maquina, porque os clientes não sentiam delay, pra eles estava instalado no pc, 2° algumas modas infelizmente só ganham novos nomes, poucas técnicas já conseguem entregar o mesmo resultado, é preciso esforço, explorar os limites e entender o que realmente da pra fazer com o tanto de infra que temos hoje e boa parte dela, de "graça", 3° nextjs é muito lindo e um dia eu testarei :)
Felipe, tudo bem? Você faz freela?
Excelente video e na minha opinião, junto com o video sobre 'Futuro da Web', se alinha muito com as minhas expectativas também. Tenho utilizado soluções como Gatsby a alguns anos, migrando websites em wordpress para sites estáticos. Os racks wordpress são removidos de produção e passaram a se tornar meras ferramentas locais. Adeus "Wordpress/plugins são inseguros". Deve ser muito frustrante para um hacker bater de cara num site estático pensando que vai explorar alguma falha de wordpress.
Fala filipe, cara mexo com react.js, e native, e estou adorando o flutter. É incrivel o que dá pra fazer ele e com react.js e native, acho essas tecnologias sensacionais.
Com tudo isso conseguiu me deixar curioso sobre o next.js e ver mais sobre a zeit (não decorei novo nome, ainda). Sou backend python (as vezes php) que fica de olho nas tendencias de frontend (tipo o deno) e agora você me fez querer ir um passo a mais pra entender alguns pontos sobre frontend moderno principalmente usando o next.js e todos esses conceitos :)
De fato mudou a minha. E pensar que isso começou #nextlevelweek4
Felipe vc já fez alguma analise do elixir e phoenix ? Em tempo, não sei se o next.js + vercel é isso tudo, mas dá gosto ver a sua empolgação. É contagiante, parabéns.
Gostei do vídeo. muito pertinente. Imagino isso funcionando delicinha como e-commerce.
A página de cada produto não muda com frequência, poderia ficar numa boa numa CDN. No esquema stale while refresh creio eu que daria pra atualizar os estoques ou comentários por exemplo.
A aplicação iria ser chamada via API pro carrinho (e fazer re-marketing dos abandonados depois) e pro checkout. Isso deve economizar uma grana preta de servidor, principalmente em Black Friday por exemplo, que quem tomaria porrada seria a CDN, que é feita pra isso.
Exato meu caro!!! Muita gente já está colocando o Next.js (ou outras soluções similares) na frente dos seus ecommerces como camada de cache 👍
Já venho ouvindo falar muito da Next.js... Em diversos videos da Rocketseat mesmo.
Agora esse avanço todo... Essa ajuda TODA onde o programador precisa entender, mas não fazer um estudo graduado em data science...
Agora vou ver a parte 'ruim' da beleza..
Que massa, não sabia que eles estavam falando de Next.js lá dentro 😍 fiquei sabendo por um comentário no último vídeo que para o NLW eles usaram Next.js e Vercel 👍
Nossa, percebi que não sei absolutamente nada e desenvolvimento é muito maior do que eu imaginava
Aguardando ansioso mais vídeos sobre Next.js!
Vai ser massa 😍
CARACA, tá dando aulas irmão
Meu problema é saber se dá para usar sem hospedar na Vercel. Como funcionário público, eu devo hospedar nos servidores próprios!
Rapaz, eu tava usando tudo isso nem sem notar todos esses benefícios assim... dessa forma =)
Obrigado por essa dica da API com CDN! Sensacional!
Mete a cara! Já estou vendo um novo Fabio Akita com Laravel!!!
Cara, a cada video que assisto no canal do Filipe eu descubro o quanto eu vou ter que estudar...kkk tem termos q ainda nem ouvir nem li em lugar nenhum, vlw msm Deschamps! vc é fera, ficou uma delicinha o video, matou a pau! hehehe
Pensando seriamente em migrar do php para o node, a comunidade de vcs me atraem muito e quero participar dela
É muita dependência de uma só empresa, mesmos grandes provedores abrem e fecham em períodos relativamente curtos! Então será difícil arrumar um provedor com suporte aos mesmos softwares!
Seria até difícil criar um servidor proprio com o mesmo ambiente?
A escalabilidade mundial é interessante, mas geralmente os preços são altos para manter replicação do sistema em servidores espalhados pelo mundo.
Pensando em Brasil, poucos projetos necessitariam escalabilidade mundial!
Estou desenvolvendo um website em NextJS e gostaria de dizer que a Vercel não foi zero-configuration para mim.. E o Netlify foi de uma tacada só, apenas tive que associar meu repositório no GitHub e pimba!
Não entendi foi nada, simplifica isso por favor, explica os termos que você está usando, sou novato na programação mas quero ficar antenado também!
Valeu Filipe, tmj!
Eu sou programador web sênior e não entendi que nada do que ele disse rs
Filipe... você é incrível... queria te dizer que depois de acompanhar muito o seu canal e descobrir como você tinha montado o seu cenário azulzinho que tanto amo, tomei coragem para tirar do papel (com a ajuda da quarentena tbm...) um projeto que sempre tive vontade de fazer! Criei a BUZZWORD TECH para transmitir o que conheço sobre Robotic Process Automation (ou criação de bots pra ficar mais facil nee...) e tentar tornar popular essa tecnologia pelo Brasil.
Espero que eu consiga um dia chegar a esse nivel de didatica que você tem e poder mudar a vida de muitas pessoas.
Inclusive... queria te agradecer por ter visto meus stories onde te mencionei! :) Er... talvez eu tenha utilizado seu instagram como exemplo para um video meu... kkkkk!
Obrigada pela força e forte abraço!
Aaaaahhhh que vídeo incrível, aprendi tanto com ele!!! O Teló é f*da d++
Cara, sou só eu que me sinto um pouco "charlatão" por ficar um pouco zonzo com tanta informação? Caramba! é muita coisa, parece coisa de outro mundo, chego ao ponto de me questionar se sou desenolvedor ou não.
Passo por isso há 17 anos. Coloquei na minha cabeça que há coisas que vc precisa dominar como as tecnologias que vc escolheu se especializar por questões de mercado, coisas que vc precisa compreender (está na veia) os fundamentos (estrutura de dados, padrões e boas práticas, etc ...) e atenção às coisas (implementações) como as descritas no vídeo, pois abrem horizontes nas nossas mentes quando deparamos com situações específicas. Por volta de 2010 fiquei extremamente frustrado achando que ia conseguir sair estudando tudo aparecia. No máximo arranhava uma coisa ali e aqui e estava sendo um programador mais orientado a exemplos do que de fato criando soluções. O trabalho do Deschamps e do Akita considero fantástico pois lidam com esses aspectos que citei. São muito úteis para a comunidade.
Abcs!
Gente, isso foi um lapso de síndrome do impostor pós conhecimento de novos horizontes. Estou melhor e afirmado como desenvolver hahaha
Turma do Vue não deixem de olhar o Nuxt. Utilizo a um bom tempo e confesso que sou fã :metal
Go Vue!
Dá pra integrar esse Next.js com Google APIs?
Estou começando a aprender desenvolvimento web agora, estou estudando html5, css e JavaScript... Não faço nenhum curso superior ainda, estou aprendendo basicamente no RUclips e em um curso online na yudemi... Mas também tô procurando outras fontes para aprender mais...
Porém, estou meio perdido nisso tudo. Queria algumas dicas de onde eu poderia investir mais, além de apenas aprender a linguagem é claro kkk
Mas também o que eu posso fazer com o que eu tô aprendendo.
Também sou iniciante, o que me deu um norte e novas possibilidades foi desenvolver pequenos projetos como sites pequenos, jogos simples e outros apps, tente fazer você mesmo pesquisando o que não lembrar ou conseguir. Aprender Git e Github é indispensável, com o Github você pode colocar esses projetos como um portfólio online, o que anima bastante.
Não faz muito tempo que ingressei no desenvolvimento web! Mas a dica que posso te dar, depois de pouca experiência que já tenho, é que você sempre que terminar ou estiver terminando de aprender algo, aplique os conteúdos aprendidos em algum projeto pessoal. Absorva todos os conteúdos aprendidos onde estiver os aprendendo, e você está indo bem, estudando pela Udemy e RUclips, mas para que o conhecimento se torne algo enriquecedor em sua vida, transforme-o em algo utilitário, faça-o fazer sentido. A tecnologia serve para resolver nossas vidas e problemas!
Eduardo, sugiro implementar o desafio desse vídeo: ruclips.net/video/HCjDjsHPOco/видео.html e depois se você quiser algo mais longo com MUITO mais conhecimento, sugiro seguir essa playlist: ruclips.net/video/0sTfIZvjYJk/видео.html
Obrigado pelas dicas, vão ajudar muito
@@FilipeDeschamps Tô quase terminando o editor WYSIGWYG! Como faço pra te mandar depois o GIF de demonstração?
Muito top toda a apresentação, e com fundamento. Eu ainda estou engatinhando e aprofundando meus conhecimentos e seus vídeos contribuem muito para a abertura da mente. Parabéns, vou me tornar membro já!
Showww Rafaaaaa 😍 muito obrigado pelo comentário e seja super bem vindo!!
Parabéns por mais um vídeo de extrema qualidade de informação. Gostaria de tirar uma dúvida, não sei se terei a resposta, mais vamos lah:
- Hoje tenho utilizado AWS cloudfront com S3 usando Git Hub como repositório padrão. Gostaria que cada solicitação de Pull Request (PR) ele já gerar o link na sequência com o build realizado. Assim facilitaria a vida do processo de Homologação das features.
Valew 👍
Eu já estava decidido a dedicar meu tempo para me aprofundar no Next.js, depois desse vídeo não tenho mais duvidas.
Showww Rodrigão 👍
Já pensou num vídeo colab com o Gustavo Guanabara do Curso em Vídeo?
Tem nada a ver com o vídeo, mas pensei aqui naquela live sua com a galera do Linux e veio isso na mente.
Sem delongas, achei sensacional a forma de impor essa opnião do NextJS, afirmo que não conhecia, mas vale a pena dar uma estudada. hahaha Você é sensacional Felipe!
Primeiro, excelente vídeo, bem conceitual, porém existem alguns pontos que eu não concordo e acho legal levantar o debate.
Acho o Framework legal ele pode facilitar o desenvolvimento para o desenvolvedor da ponta e de fato facilita muito, mas utilizando ferramentas de automação, container para poder isolar processo de desenvolvimento e uma arquitetura de solução boa para a sua aplicação e para o fluxo de desenvolvimento não tem pq acoplar um framework com uma plataforma de infra inteira, até pq por exemplo se eles utilizam AWS o custo da sua infra provavelmente vai ser maior do que na AWS pois eles devem fazer o repasse, outro ponto é que aparentemente não da pra migrar utilizando o framework ele ta acoplado com a plataforma portando o LockIn é gigante, todos os conceitos de CDN, isolamento de ambientes, criação de URL personalizada para testar multiplas versões, tudo isso você consegue fazer, por isso existem times de DevOps e SREs para entregar uma experiência melhor para o desenvolvedor, gosto de dizer que o trabalho de um SRE é deixar o mais abstrato possivel para o desenvolvedor na ponta poder desenvolver de forma mais tranquila, utilizando esse framework e a plataforma deles vc consegue isso porém com alto acoplamento, acredito que ele funciona bem para projetos pequenos e equipes reduzidas sem skill de DevOps (To usando buzzword mesmo hahaha), abs.