Boa tarde Ricardo. Parabéns pela sua análise fiel e verdadeira do seu ponto de vista, que vejo ser sempre bem parecida com a minha opinião. A minha primeira moto foi uma Sahara 350😂 e provavelmente a Himalayan 450 vai ser uma ótima opção, quando vier!
Quando embarquei na nova Sahara a primeira coisa que veio na minha cabeça foi Tenere 250 sem dúvidas, mas pode ser só coisa da minha percepção. Gostei da moto? Sim, mas a Rally deveria ter bolha alta, sanfona nas bengalas e faróis auxiliares, seria mais harmonioso ao seu estilo. Do que não gostei? Iluminação do farol, podia ser melhor. Se ela for durável vai sucesso entre os viajantes, e espero que seja.
Oiiii João, boa tarde. Gosto muito dos seus vídeos porque vc fala a verdade e não enganação, parabéns. João acho que a Honda deveria ter colocado uns 30 cavalos nessa moto tinha ficado muito top. U q vc acha?
Acho que a Honda olhou pro futuro pensando no passado. Essa Sahara 300 é meio simplória. O motor consome pouco, é econômico. Quase tudo nela lembra uma moto de rally dos anos 90, isso se traduz em economia, menos intervenções mecânicas e sim muita confiabilidade.
Na parte técnica tem bastante diferença da XRE, com algumas boas melhorias, mas visualmente nada a ver com a Sahara, em motorização pior ainda . Parece um projeto feito às pressas ou projeto econômico. Mas pro meu uso, eu teria, pois já tenho XRE, mas pelo valor que estão pedindo nas concessionárias e pelo pneu com câmara, não pretendo comprar. Quero guardar a grana e pegar uma com motor mais forte, com rodas raiadas, mas com pneus sem câmaras, tipo uma V-Strom 650. Mas já vi que o preço também está foda, 57mil a V-Strom. Acho que vou é usar a XRE mesmo até ela se desmanchar pelo tempo kkkkk Boas avaliações, Ricardo!
tenho uma teneré 250 com 156k rodados modelo 2013. estava super empolgado em ver o que seria a "nova Sahara" pois esse ano quero trocar de moto. a Teneré é muito boa, mas queria um pouco mais de motor sem abrir mão de um off de vez em quando pois ando bastante em estradas de terra por aqui. mas devido a região que moro, não terei outra opção de moto além da Sahara visto que a manutenção da G310 e Versys não acompanha meu bolso e não tenho como rodar 400km para trocar óleo para me manter na garantia. infelizmente se paga caro demais e ainda está amarrado à monopólios.
Se for pensar bem, uma Tenere 250 hoje zero km com faróis de led e freios abs não ficaria com preço tão distante dessa nova Sahara, então se a moto for durável a longo prazo ela valerá a pena.
@@jonathan_pereira86 Também compro para mim não para os outros, tenho uma Nmax 2018 desde zero e agora já com seus 85.000km rodados, não estou nem aí se a moto vai desvalorizar bastante com a quilometragem alta ou se o valor investido em acessórios não vai ser considerado depois, minha preocupação é manter ela rodando comigo em cima dela kkkk
Peguei uma Sahara adventure por 31,5, tentei por 15 dias pegar uma BMW gs310 nas consecionarias de sp e sjc, mas nao tinha disponivel neste valor 33,5 nem por encomentada, a resposta que recebia era que nao sabiam se a promocao iria se manter para fev/2024. Tentei uma semi nova com pouca km, mas nao tive coragem, a galera pedindo tabela, 33 a 35 mil, o que nao fazia sentido se na concessionaria estaria supostamente sendo vendida por 33,5. Esta historia me gerou uma inseguranca na Marca BMW, imagina quem pegou a em dezembro/23, olha o tamanho da desvalorizacao, visto que as concessionárias haviam baixado os precos, onde o valor original seria 38 mil. A versy,s nao considerei uma opcao, visto que nao gosto da ideia de ter que ficar esguelando (alto giro) a moto o tempo todo . Fato é que falta de uma a duas opcoes nesta categoria. Se a BMW conseguisse manter em 33,5 seria minha opcao para regioes que possuem concessinarias. Mas hoje por tudo que mencionei, considero que a honda foi a melhor opcao. Meu uso sera apenas para trabalhar e pequenas correrias no dia a dia e as vezes um pulinho na roça.
Uma colocação importante, na minha opinião, seria comparar avaliando a relação peso X potência em relação as concorrentes. A Hymalaian 450 com 40 cv tem 198 kg. E a Sahara com 24,8 cv tem somente 147-149 kg. A diferencia em potencia fica menor que 20%. Fora que quanto menos peso no fora de estrada melhor de lidar. Mas é claro que nós motociclistas sempre queremos mais. Se tivesse 30cv a diferença com a Hymalaian mesmo com 100 cc a menos seria zero.
Não entendi seu cálculo. Creio que se você citou peso e potênciba você se refere a essa relação. Na Hima são 5kg/cv. Na Sahara são 6. Os 20% de diferença não são de potência. São da massa por cv. E analisando massa/cv, 20% a mais de peso na Honda por cv são bem consideráveis.
Realmente, o desempenho dessa moto deixa muito a desejar, a Honda só empurra esse motor até hoje pois as pessoas continuam comprando. Mais de 30K numa moto básica q tem um desempenho muito inferior ao de uma GS310 (Que é equivalente considerando a categoria trail) ou uma Versys X 300 (Não tão confortável para buracos, mas muito mais moto). O design sim ficou legal, mas faltou motorização, colocaram mais uma marcha, embreagem assistida e deslizante, um painel daora, tomada 12V, mas esqueceram de potência, o principal.
Ricardo, voltei para lhe pedir um grande favor, você produz conteúdo bem detalhado, sendo a pessoa mais indicada para falar de um modelo bem específico. Por favor, consiga em alguma concessionária Kawazaki a *Z650RS* , modelo retrô da marca. Faça um vídeo detalhado outro opinativo. Ja adianto que não tem no Brasil acessórios para essa moto, mas no site da Kawasaki nos Estados Unidos é possível encontrar diversos para ela, inclusive um chicote para instalação de uma porta USB que fica debaixo do banco. Pouca gente sabe disso. Não tem conteúdo dessa moto no Brasil.
Não tem mesmo. Aí vai de prioridades... Não ter torque em baixa deixa a moto mais lenta principalmente em uso urbano. Mas, isso pode facilmente ser resolvido se reduzir marcha e acelerar. Agora, falta de força em altas velocidades, como na Sahara não tem escapatória, será sempre refém disso, independente da marcha ou situação que esteja.
É. Não vejo necessidade de desfazer da minha Tenere 2015 com seus 75000km para comprar essa moto por esse preco. Eu teria a sensação de apenas atualizar minha moto
Grande Ricardo, tudo bem jovem? Espero que você esteja bem. Já o elogiei pelo formato dos seus vídeos, bem detalhista principalmente os vídeos mostrando as motos em detalhes. Já li alguns o criticando pelo formato, não os leve em consideração, quem achar o vídeo cansativo vá para outro canal. Sobre a Sahara 300, acho uma moto muito cara, muito plástico que sabemos resseca, fica esbranquiçado, não vale o valor cobrado pela Honda, não questiono a qualidade de motor e durabilidade deste, mas os acabamentos em plástico é muito ruim em durabilidade. Assisti um vídeo onde o proprietário esticava o máximo da moto, o problema não é velocidade final, mas falta de torque para ultrapassagens, outro ponto negativo dessa moto. Vejo a Sahara como uma moto para uso em cidade e viagens curtas, mas sei que tem gente que vai com ela até para outros países vizinho ao nosso, mesmo assim não vale o valor cobrado. Infelizmente muita gente comprar a moto, dando a Honda o entendimento que a moto atende o mercado, mas o que falta no consumidor brasileiro é conhecimento, discernimento do valor cobrado e o que a moto entrega. Para mim valor máximo dessa moto é na casa dos R$24.000,00 reais. É só minha opinião, por favor os demais não me crucifique. E como você apontou, realmente ela não vai passar de 140 estourando 150, falta torque.
Ricardo eu achei que esse motor está esquentando mais do que a xre 300, já tive uma xre 300 2021 se não me engano e achei que está bem mais perceptível o aquecimento da sahara, ontem rodei em torno de 70 a 80 km/h talvez até mais o clima estava quase 30 graus e eu sentia a perna incomodar as canelas sabe eu estava de bermuda, mais tarde o clima amenizou eu senti menos mas ainda sim senti esquentando, medi o nível do oleo depois de uns 10 minutos que estacionei a moto e estava no meio das duas riscas talvez pouca coisa pra baixo da metade sera que pode ser nivel de oleo? A moto está com 100 kms
@@ricardobarros5 a entendi, eu fiquei preocupado porque acaba incomodando as vezes você tem que desgrudar as pernas do tanque pra tentar resfriar mais as canelas e é chatinho isso, vou passar na concessionária pra completar o óleo então, esse nível foi com o que eles abasteceram e me entregaram zero km
Também notei que ela tá esquentando muito, tenho uma com pouco km, chega a encomodar, mas se o nivel do óleo tá normal provavelmente deve ser que ainda não tá amaciado.
A questão do preço é complicado, porque eu penso que a facilidade de se encontrar uma concessionária da honda em "qualquer" canto do Brasil é um aspecto que com certeza é embutido no preço. O consumidor não paga somente pelo bem, mas também pela facilidade de ter uma concessionária perto. O mesmo não pode ser dito da BMW ou Kawasaki. Infelizmente é assim que acontece quando se tem a maior fatia do mercado. Dito isso, na minha opinião essa moto seria quase perfeita se tivesse o tanque de 16 litros da Tenere 250 e pelo menos 30 cavalos de potência. A questão do pneu com câmara também é um fator negativo, mas que pode ser modificado, diferente da capacidade do tanque e da potência. Ótimo vídeo. Abraço!
Sinceramente, não existe Honda que valha a pena. Ou o produto não presta (vide CG, Sahara) ou presta mas não condiz com o preço (NC e Africa, por exemplo). No caso das que não prestam, o preço também é muito acima do que deveria ser.
Por isso a Honda não vende nada aqui no Brasil. Vcs que não tem dinheiro, quer pagar o que acha que vale. Tudo caro, motos carros… aí vc quer pagar 10 mil em uma moto dessa? Viaja não
Na verdade nemhuma moto vale o que é cobrado! Ou você acha que a lander vale 30k, ou a versys vale 38k? O pessoal pegou uma birra com Honda. Tudo bem é cara, assim como todas a motos de marcas conhecidas. Você tem a bajaj, mas ainda é nova no Brasil, eu tenho uma bros 160, não sou hondeiro, quero pegar uma maior estilo trail, e a sahara é uma opção, assim como a lander, versys, e bmw, tenho essas 4 opções, a versys e a bmw são mais fortes porém tenho que ver o custo.
Muito boa avaliação. Porém, tudo que é correto e acertado é super redondo e não quadrado. Para começar, o quadrado tem 4 quinas e o redondo é uma figura perfeita sem nenhuma quina.
Me inscrevi no seu canal a poucos dias, e estou gostando, você explicar de forma detalhada e sincera sobre as motos. Parabéns Ricardo!
Parabéns pela sinceridade, tomara que no futuro não faça igual outros RUclipsrs que vendem opiniões.
Melhor análise do RUclips sobre a Sahara
Gostei dos seus esclarecimentos, parabéns.
Boa tarde Ricardo. Parabéns pela sua análise fiel e verdadeira do seu ponto de vista, que vejo ser sempre bem parecida com a minha opinião. A minha primeira moto foi uma Sahara 350😂 e provavelmente a Himalayan 450 vai ser uma ótima opção, quando vier!
Parabéns foi o mais sincero e realista
João faz um vídeo da Scrambler 400X com tudo de bom que vc sabe. Obrigado !
Quando embarquei na nova Sahara a primeira coisa que veio na minha cabeça foi Tenere 250 sem dúvidas, mas pode ser só coisa da minha percepção. Gostei da moto? Sim, mas a Rally deveria ter bolha alta, sanfona nas bengalas e faróis auxiliares, seria mais harmonioso ao seu estilo. Do que não gostei? Iluminação do farol, podia ser melhor. Se ela for durável vai sucesso entre os viajantes, e espero que seja.
Oiiii João, boa tarde.
Gosto muito dos seus vídeos porque vc fala a verdade e não enganação, parabéns.
João acho que a Honda deveria ter colocado uns 30 cavalos nessa moto tinha ficado muito top. U q vc acha?
Acho que a Honda olhou pro futuro pensando no passado. Essa Sahara 300 é meio simplória. O motor consome pouco, é econômico. Quase tudo nela lembra uma moto de rally dos anos 90, isso se traduz em economia, menos intervenções mecânicas e sim muita confiabilidade.
Gostaria que vc avaliasse a NH 300. Abraços
Cara seu conteúdo eh muito bom. Sou dono da nova Sahara adventure. Faz um tumb melhor pra vc ter mais visualizações.
Valeu cara! Preciso sim evoluir as Tumbs. Vou pensar nisso!
Esse sim sab fazer o vídeo direito ❤
Na parte técnica tem bastante diferença da XRE, com algumas boas melhorias, mas visualmente nada a ver com a Sahara, em motorização pior ainda . Parece um projeto feito às pressas ou projeto econômico.
Mas pro meu uso, eu teria, pois já tenho XRE, mas pelo valor que estão pedindo nas concessionárias e pelo pneu com câmara, não pretendo comprar.
Quero guardar a grana e pegar uma com motor mais forte, com rodas raiadas, mas com pneus sem câmaras, tipo uma V-Strom 650. Mas já vi que o preço também está foda, 57mil a V-Strom.
Acho que vou é usar a XRE mesmo até ela se desmanchar pelo tempo kkkkk
Boas avaliações, Ricardo!
tenho uma teneré 250 com 156k rodados modelo 2013. estava super empolgado em ver o que seria a "nova Sahara" pois esse ano quero trocar de moto. a Teneré é muito boa, mas queria um pouco mais de motor sem abrir mão de um off de vez em quando pois ando bastante em estradas de terra por aqui. mas devido a região que moro, não terei outra opção de moto além da Sahara visto que a manutenção da G310 e Versys não acompanha meu bolso e não tenho como rodar 400km para trocar óleo para me manter na garantia. infelizmente se paga caro demais e ainda está amarrado à monopólios.
Se for pensar bem, uma Tenere 250 hoje zero km com faróis de led e freios abs não ficaria com preço tão distante dessa nova Sahara, então se a moto for durável a longo prazo ela valerá a pena.
@@Nomad_91 sim, concordo. Compro coisas pra usar de verdade. E em questão de manutenção, já temos ideia de como será.
@@jonathan_pereira86 Também compro para mim não para os outros, tenho uma Nmax 2018 desde zero e agora já com seus 85.000km rodados, não estou nem aí se a moto vai desvalorizar bastante com a quilometragem alta ou se o valor investido em acessórios não vai ser considerado depois, minha preocupação é manter ela rodando comigo em cima dela kkkk
Peguei uma Sahara adventure por 31,5, tentei por 15 dias pegar uma BMW gs310 nas consecionarias de sp e sjc, mas nao tinha disponivel neste valor 33,5 nem por encomentada, a resposta que recebia era que nao sabiam se a promocao iria se manter para fev/2024. Tentei uma semi nova com pouca km, mas nao tive coragem, a galera pedindo tabela, 33 a 35 mil, o que nao fazia sentido se na concessionaria estaria supostamente sendo vendida por 33,5. Esta historia me gerou uma inseguranca na Marca BMW, imagina quem pegou a em dezembro/23, olha o tamanho da desvalorizacao, visto que as concessionárias haviam baixado os precos, onde o valor original seria 38 mil. A versy,s nao considerei uma opcao, visto que nao gosto da ideia de ter que ficar esguelando (alto giro) a moto o tempo todo . Fato é que falta de uma a duas opcoes nesta categoria. Se a BMW conseguisse manter em 33,5 seria minha opcao para regioes que possuem concessinarias. Mas hoje por tudo que mencionei, considero que a honda foi a melhor opcao. Meu uso sera apenas para trabalhar e pequenas correrias no dia a dia e as vezes um pulinho na roça.
Uma colocação importante, na minha opinião, seria comparar avaliando a relação peso X potência em relação as concorrentes. A Hymalaian 450 com 40 cv tem 198 kg. E a Sahara com 24,8 cv tem somente 147-149 kg. A diferencia em potencia fica menor que 20%. Fora que quanto menos peso no fora de estrada melhor de lidar. Mas é claro que nós motociclistas sempre queremos mais. Se tivesse 30cv a diferença com a Hymalaian mesmo com 100 cc a menos seria zero.
Excelente colocação, mas a nova Hima mesmo sendo mais pesada, atinge velocidades próximas de 160km/h. A Sahara não passa de 140km/h.
@@ricardobarros5 sim, por isso não foi feita para rodovias
Não entendi seu cálculo. Creio que se você citou peso e potênciba você se refere a essa relação. Na Hima são 5kg/cv. Na Sahara são 6. Os 20% de diferença não são de potência. São da massa por cv. E analisando massa/cv, 20% a mais de peso na Honda por cv são bem consideráveis.
Realmente, o desempenho dessa moto deixa muito a desejar, a Honda só empurra esse motor até hoje pois as pessoas continuam comprando. Mais de 30K numa moto básica q tem um desempenho muito inferior ao de uma GS310 (Que é equivalente considerando a categoria trail) ou uma Versys X 300 (Não tão confortável para buracos, mas muito mais moto). O design sim ficou legal, mas faltou motorização, colocaram mais uma marcha, embreagem assistida e deslizante, um painel daora, tomada 12V, mas esqueceram de potência, o principal.
Ricardo, voltei para lhe pedir um grande favor, você produz conteúdo bem detalhado, sendo a pessoa mais indicada para falar de um modelo bem específico.
Por favor, consiga em alguma concessionária Kawazaki a *Z650RS* , modelo retrô da marca. Faça um vídeo detalhado outro opinativo.
Ja adianto que não tem no Brasil acessórios para essa moto, mas no site da Kawasaki nos Estados Unidos é possível encontrar diversos para ela, inclusive um chicote para instalação de uma porta USB que fica debaixo do banco. Pouca gente sabe disso.
Não tem conteúdo dessa moto no Brasil.
Infelizmente não tenho parceria com a Kawasaki. Pra fazer vídeo dela, só se algum seguidor disponibilizar a própria moto.
Sim verdade Sahara 300 é fraca seu preço é abusivo Royal Himalayan 452 essa sim um espetáculo maravilhosa show
É fraco mesmo de final a XRE Sahara 300 devria ter mais final , mas a pergunta é a versys e a 310 tem torque em baixa igual a XRE? Não.
Não tem mesmo. Aí vai de prioridades... Não ter torque em baixa deixa a moto mais lenta principalmente em uso urbano. Mas, isso pode facilmente ser resolvido se reduzir marcha e acelerar. Agora, falta de força em altas velocidades, como na Sahara não tem escapatória, será sempre refém disso, independente da marcha ou situação que esteja.
É. Não vejo necessidade de desfazer da minha Tenere 2015 com seus 75000km para comprar essa moto por esse preco. Eu teria a sensação de apenas atualizar minha moto
Vídeo incrivelmente detalhado, muito bom mesmo, em sua opinião o motor do Forza 350 iria melhor na Sahara?
Grande Ricardo, tudo bem jovem? Espero que você esteja bem.
Já o elogiei pelo formato dos seus vídeos, bem detalhista principalmente os vídeos mostrando as motos em detalhes. Já li alguns o criticando pelo formato, não os leve em consideração, quem achar o vídeo cansativo vá para outro canal.
Sobre a Sahara 300, acho uma moto muito cara, muito plástico que sabemos resseca, fica esbranquiçado, não vale o valor cobrado pela Honda, não questiono a qualidade de motor e durabilidade deste, mas os acabamentos em plástico é muito ruim em durabilidade.
Assisti um vídeo onde o proprietário esticava o máximo da moto, o problema não é velocidade final, mas falta de torque para ultrapassagens, outro ponto negativo dessa moto.
Vejo a Sahara como uma moto para uso em cidade e viagens curtas, mas sei que tem gente que vai com ela até para outros países vizinho ao nosso, mesmo assim não vale o valor cobrado. Infelizmente muita gente comprar a moto, dando a Honda o entendimento que a moto atende o mercado, mas o que falta no consumidor brasileiro é conhecimento, discernimento do valor cobrado e o que a moto entrega.
Para mim valor máximo dessa moto é na casa dos R$24.000,00 reais. É só minha opinião, por favor os demais não me crucifique.
E como você apontou, realmente ela não vai passar de 140 estourando 150, falta torque.
Concordo Ricardo palhaçada de frete e Le Lezando o cliente ( Roubo)
Ricardo eu achei que esse motor está esquentando mais do que a xre 300, já tive uma xre 300 2021 se não me engano e achei que está bem mais perceptível o aquecimento da sahara, ontem rodei em torno de 70 a 80 km/h talvez até mais o clima estava quase 30 graus e eu sentia a perna incomodar as canelas sabe eu estava de bermuda, mais tarde o clima amenizou eu senti menos mas ainda sim senti esquentando, medi o nível do oleo depois de uns 10 minutos que estacionei a moto e estava no meio das duas riscas talvez pouca coisa pra baixo da metade sera que pode ser nivel de oleo? A moto está com 100 kms
Moto está amaciando ainda, motor tem menos eficiência e esquenta mais. E Sim, eu completaria o óleo até ficar na marcação máxima.
@@ricardobarros5 a entendi, eu fiquei preocupado porque acaba incomodando as vezes você tem que desgrudar as pernas do tanque pra tentar resfriar mais as canelas e é chatinho isso, vou passar na concessionária pra completar o óleo então, esse nível foi com o que eles abasteceram e me entregaram zero km
@@ricardobarros5 obrigado meu amigo, um forte abraço
Também notei que ela tá esquentando muito, tenho uma com pouco km, chega a encomodar, mas se o nivel do óleo tá normal provavelmente deve ser que ainda não tá amaciado.
Então prefiro motor com menos performance e menos manutenção pq tanto a versys e a 310 gs tem uma manutenção mais cara e mais complicada
Justo, compre uma Sahara então. Cada um tem suas prioridades.
apenas minha opinião:
feia , fraca , e caríssima!!!!!
A antiga SAHARA que parou de ser fabricada em 1999 é muito mais moto que esse cocô!!!!!
A questão do preço é complicado, porque eu penso que a facilidade de se encontrar uma concessionária da honda em "qualquer" canto do Brasil é um aspecto que com certeza é embutido no preço. O consumidor não paga somente pelo bem, mas também pela facilidade de ter uma concessionária perto. O mesmo não pode ser dito da BMW ou Kawasaki. Infelizmente é assim que acontece quando se tem a maior fatia do mercado.
Dito isso, na minha opinião essa moto seria quase perfeita se tivesse o tanque de 16 litros da Tenere 250 e pelo menos 30 cavalos de potência. A questão do pneu com câmara também é um fator negativo, mas que pode ser modificado, diferente da capacidade do tanque e da potência.
Ótimo vídeo. Abraço!
Foi patrocinado?
Sinceramente, não existe Honda que valha a pena. Ou o produto não presta (vide CG, Sahara) ou presta mas não condiz com o preço (NC e Africa, por exemplo). No caso das que não prestam, o preço também é muito acima do que deveria ser.
Por isso vende pouco...
Cara a lander aqui em Minas tá 30 mil a sahara 32 a mais top,posso citar no mínimo 10 coisa que a sahara tem de melhor, moto todas estão caras!
Por isso a Honda não vende nada aqui no Brasil. Vcs que não tem dinheiro, quer pagar o que acha que vale. Tudo caro, motos carros… aí vc quer pagar 10 mil em uma moto dessa? Viaja não
Na verdade nemhuma moto vale o que é cobrado! Ou você acha que a lander vale 30k, ou a versys vale 38k? O pessoal pegou uma birra com Honda. Tudo bem é cara, assim como todas a motos de marcas conhecidas. Você tem a bajaj, mas ainda é nova no Brasil, eu tenho uma bros 160, não sou hondeiro, quero pegar uma maior estilo trail, e a sahara é uma opção, assim como a lander, versys, e bmw, tenho essas 4 opções, a versys e a bmw são mais fortes porém tenho que ver o custo.
É pq vc n tem cacife pra bancar kkkkkk. Moto Honda virou luxo e, por isso, muitos não têm e ficam de mimimi na internet 😂
Muito boa avaliação. Porém, tudo que é correto e acertado é super redondo e não quadrado. Para começar, o quadrado tem 4 quinas e o redondo é uma figura perfeita sem nenhuma quina.
Entendi não. Tá falando do que?