Eu percebi mais a questão da sensação de segurança. No início eu ficava 100% em alerta e depois fui relaxando mais. Uma coisa que percebi também, foi em relação as bicicletas que muitos usam e as vezes nem colocam cadeado ao deixá-las na rua.
Só estive em Berlim como turista, mas fiquei em longas temporadas e uma das primeiras coisas que eu percebi tb, foi esse lance do pedestre ser muito respeitado! Uma vez achei que um caminhoneiro fosse me atropelar em Schönenberg, mas ele super parou na minha frente e sinalizou que estava tudo bem, acho que ele notou que me assustei e deve ter achado graça haha...
Quando eu ouvi o lance de “usar máscaras” fiquei em choque. Mal sabíamos que agora essa é a realidade. Bom, agora não vai ser esquisito usar máscara na primavera.
Yan Lucas Martins aqui no vale europeu o que mais tem são sobrenomes alemão. Sem falar nas milhares de empresa que a galera também coloca o sobrenome, eu diria que é até comum.
Esqueci minha bolsa dentro do ônibus em Tübigen uma vez, voltei pra casa da minha Gastfamilie mega triste. Aí eles ficaram "Não, sem problemas, esse ônibus passa aqui de novo daqui a meia hora". Voltaram cmg pro ponto e quando o ônibus parou o motorista já estava descendo do ônibus com a minha bolsa na mão pra devolver, fiquei chocada.
o que mais me choca é como eles não ligam pra higiene kkkkkk no meu treino de vôlei as meninas começam a comer uma maçã por exemplo na hora de tomar água e aí quando acaba o tempo elas deixam a maçã no banco ou até mesmo no chão ou jogado em cima da mochila e no próximo intervalo voltam a comer como se nada tivesse acontecido
Sobre atravessar parque de noite no escuro. Quando fui a Hamburgo, em jan/16, tivemos que cortar caminho passando por um parque, estava com minha irmã e meu ex-cunhado e foi uma sensação bem esquisita pra mim. Atravessar um parque todo branco da neve e completamente escuro. Mas nada aconteceu, era só a minha cabeça de brasileira com medo mesmo. Adendo: que linda a gata 😍
Gente, tô vindo aqui dar meu depoimento de ter passado o ano novo de 2018 em Berlim. Eu fui pra Berlin pra passar na casa de uma amiga. Acabei indo pra passar no portão (o que eu achei muito mixuruca kkkk) mas qual não foi a minha surpresa quando lá pela 3h da manhã quando estava me encaminhando pro after party eu passo pela Alexander Platz! Ja saindo no métro eu tava notando o clima The Walking Dead. Tudo quebrado, várias garrafas no chão, muito mas muito vidro. Quando cheguei na praça tava uma verdadeira zona de guerra. Eu lembro q tava meio bêbado e só evitava uns grupos grandes de gente soltando bombinhas! Acabei indo pra casa dessa amiga e dai a festa continuou. Mas no dia seguinte a cidade parecia q tava destruída! Fiquei bem assustado, confesso. O mais engraçado era ver todo mundo no metro com a cara mais blase possível, como se tudo estivesse normal, mais um dia comum, e eles nunca encostaram as mãos em uma bombinha.
Quando passei pela Europa, no começo tinha a sensação que ia ser roubada a qualquer momento (como aqui em Salvador), quando escutava uns passos atrás de mim a noite já me imaginava entregando o celular kkkk Essa segurança é muito loka e muito incrível 😍 E o lance do trânsito também foi bem estranho, os pedestres respeitam muito sinal fechado, mesmo que não estiver vindo um carro num raio de 100 km.
Quando estive em outras cidades da Alemanha vi que Berlin perde no clima, segurança e educação para a maioria das cidades. As melhores e simpáticas aos estrangeiros são da região oriental , especialmente Dresden na Saxônia. O maior e excelente museu histórico é dirigido por um alemão casado com brasileira e fala português .
Depois de 01 ano morando por aqui, posso dizer que também me surpreendi com as exatas mesmas coisas! Parabéns pelo canal! Adoro acompanhar vocês!! Schöne Grüße aus München 😘
Kk lembro que meu pai morava em Berlim logo na época da queda do muro, ele diz que quando viu tanta gente reunida lá no Portão de Brandenburgo ele nem notou que aquilo ia representar um marco na história alemã, achou que era um protesto de estudantes, só caiu a ficha para ele quando viu o povo derrubando o muro e ele ficou meio perdido nesse acontecimento histórico kk
Vendo esse vídeo hoje em dia, e reparando no Rodrigo falando sobre a questão do uso de máscara ser algo não comum na Alemanha há um ano atrás, que as pessoas pensariam que você está com uma peste ou algo do tipo. Porém, ver que um ano depois é super comum e um dever de todos usar máscara fora de suas casas ahhahahah curioso o mundo se adaptando à realidade pandêmica.
Aqui em Portugal os apartamentos são "numerados" em função da orientação do apartamento em relação a entrada do prédio, por exemplo moro no apartamento 3° direito frente.
Incrível que tudo o que vcs falaram sobre segurança também me impactaram aqui no interior de Portugal hahaha andar em ruas ""sombrias"" de noite, sozinho e usando celular ainda é algo que demorei pra me acostumar kkkk a mesma coisa com atravessar a rua e os motoristas pararem e esperarem. Bem legal saber que mesmo em Berlim, que é bem maior que onde eu moro aqui, essas coisas se mantém.
Posso lhe dizer que isso é um mal de cidades grandes, eles são de Porto Alegre, portanto faz sentido o medo sobre criminalidade, porem no interior tanto do RS quanto de SC é muuuito mais tranquilo, as pessoas saem de noite dom celular na mão isso é normal. O mesmo vale para parar na faixa de pedestres no interior é comum os carros pararem na faixa.
Eu morei 4 anos em Blumenau SC e o pedestre são bem respeitado. Se vc estiver numa faixa sem sinal. MSM que vc esteja sozinho na faixa 3les param pra vc independente de ser homem ou mulher eles vão parar pra vc. Faz sentido pois pra passar em uma faixa sem sinal. Vc não passaria nunca. Talvez essa educação vem com seu colonizadores sejam alemãs. A segurança tbm é assim. Eu sempre ficava até meia noite ou mas mexendo no celular na rua e ninguém mexe com ninguém.
Em João Pessoa todo mundo para quando o pedestre quer atravessar... mas na Alemanha me choca é ninguem atravessar a rua sem ter carro nenhum só porque o semáforo tá fechado para os pedestres...
Voces podiam falar sobre os roubos de bicicleta. O que nao tem de violencia nas ruas, sobra em furtos de bike. Eu ja tive 2x furtadas em 6 meses e esse mes entraram no predio atras da minha terceira bicicleta mas agora guardo ela dentro do apto kk
Daniel Pereira , aqui tem muito roubo de bicicleta, mas do que se imagina furtam qdo você deixa na rua ou quando entram no prédio ou casa e levam e vc nem percebe, infelizmente as pessoas não dão queixa na polícia ou não tem os dados da bike, o que a própria polícia indica e que você guarde o número individual das bikes e ter uma foto, em caso de roubo vc vai ate a polícia e faz um boletim de ocorrência e leva estes dados, já soube de um caso que a bike foi a encontrada e devolvida pela Polícia.( detalhe cidade grande). Ah outro detalhe dependendo da bike faça um Versicherung ( seguro), vale a pena!!!!
@@van5985 você pode registrar também a bicicleta no ADFC que entra num banco de dados da polícia e faz com que os bandidos evitem furtá-las: www.adfc.de/artikel/fahrrad-codierung-1/
Sim! Eu sinceramente já enchi o saco dessa visão romantizada que brasileiro vende de segurança quase perfeita na Europa. Além de furto de bicicleta ser bem comum, outra coisa bem comum em muitas cidades grandes da Europa é invasão à domicílio. Recomendo procurarem estatísticas de invasão a domicílio de lugares da Europa, muitos vão se surpreender.
Morei na Itália por 16 anos e 2 vezes minha casa foi invadida, ainda bem que nunca roubaram coisas de valor. A primeira vez ainda não tínhamos conta em banco e não encontraram o esconderijo, a outra já tínhamos conta e roubaram comida.
Meu Deuss, nunca sentir um desejo tão profundo de viver na Alemanha como agora vendo esse vídeo!!! É surreal imaginar todas essas qualidades sendo vivenciada aqui no Brasil.
O que foi mais marcante pra mim quando estive na Alemanha é a sensação de liberdade que você tem quando entra em um ambiente com sua mochila por exemplo e ninguém fica te observando ou te julgando, pode abrir, pegar suas coisas, e está tudo bem, você não é marginalizado como no Brasil, ou obrigado a colocar em guarda-volumes, claro que tem exceções como em passeios guiados, mas fora isso você nem é notado e isso é muito libertador.
O que mais me deixou apavorado foi, não ter comanda no bar, o respeito a faixa de segurança, e os carros esperando até o sinal abrir na faixa de segurança mesmo não tendo ninguém, a velocidade das auto estradas.. Na verdade foi tudo.. hahahaha
Essa segurança que a gente sente quando vem morar na Europa é indescritível!!! Libertadora, na verdade! :) Eu tbm estranhei quando cheguei aqui em Madrid, demorei para me acostumar com essa falta de medo, com esperar o sinal verde pra cruzar a rua (mesmo que nao tenha carro na rua) ou colocar o pé na faixa e os carros pararem (eu ainda agradeço, levantando a mão, o motorista que parou o carro sem o farol). É lindo esse sentimento de educação e liberdade...um dos motivos que não volto pro Brasil.....besos...adoro voces e o canal de vcs, ainda nao conheço Berlim, quando for os aviso!!! :)
Lembrei da Times Square de NY, la literalmente não existe quem respeita semáforo, é bem aquele clima de pressa mesmo (mas eu amo acho vibesss). Se da p atravessar, atravessam, se da p carro passar, eles passam, diferente daí (e também de Santa Catarina kkkk) q o pedestre é propridade.
Após 1 ano morando em Berlim me choca ainda o dia longo, e fico encantada ver pessoas andando de madruga tranquilamente! Amo Berlim 💕e vocês são maravilhosos 😘
Os fogos realmente me deixaram chocada! Tantas regras de segurança o ano todo e o ano novo vira uma batalha d fogos! Mto bacana notar que senti os mesmos choques culturais que vocês! Moro em bremen a 2 anos e meio agora!
Descobri o canal de vocês hoje e já assisti vários...adorei....Sou gaúcha como vocês e moro numa cidade chamada Idstein desde 2017. E o que vocês falam sobre a Alemanha, e os alemães é bem assim mesmo...kkkk
Isso de andar na rua sem medo pra mim foi um choque em Tóquio. Ver criança pequena de noite sozinha, mexendo no celular andando na rua da boa. Foi muito chocante pra mim
Não dá a menor vontade de assistir os vídeos de vocês com a velocidade aumentada como faço com todos os outros canais q sigo aqui. Sempre assisto normal, com calma. 😘
Já visitei algumas vezes Balneário Camboriú e lá o respeito aos pedestres é muito grande também. Não houve exceções, toda vez que atravessei a rua por lá, nas diferentes idas, sempre fui respeitado pelos veículos. Mas né, é a única cidade no Brasil que eu vi isso hahah
Quando cheguei aqui na Alemanha (há apenas dois anos atrás ) também ficava chocada com o fato das pessoas não terem medo de andar na rua a noite ou com o fato dos homens não mexerem com as mulheres na rua (claro que existem excessões). Hoje em dia trabalho de madrugada e preciso ficar às 03:30 da manhã sozinha na rua esperando minha carona para o trabalho (pego carona com 3 homens). Às vezes fico chocada como não tenho mais tanto medo.
Uma amiga minha, coreana, ligou para a polícia na virada do ano para reclamar dos fogos de artifício na rua. Eu não tenho certeza, mas acho que deram gargalhadas antes de desligar o telefone...
olá! obrigada pelas dicas. maravilhosas do canal...me serviram muito nos meus poucos 5 dias em Berlim....moro há 10 anos na Itália...em milão.....e tinha muita vontade de conhecer Berlin....sou transsexual e o meu maior choque cultural foi o fato de me sentir pela primeira vez em toda minha vida...e olha que já tenho alguns anos de aniversário....ehehe.....me sentir mais uma pessoa no meio da multidão..sem olhares de desejo sexual ou julgamentos.....eu amei Berlin..e com certeza voltarei ainda inumeras vezes!
Eu também acho interessante a gente ir na fazenda e comprar leite e pagar na maquininha sem ninguém tá lá, as plantações de verduras girassóis, flores em geral a gente pode pegar e deixar o dinheiro lá sem ninguém lá pra atender 😀
roubo é diferente de furto ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. ... O Sinônimos. Canal top demais .
Quando fui morar na Itália, meu maior choque cultural foi o horário do comércio. Depois das 21 e Domingo é difícil achar um mercado aberto. Feriado então só lojinha de posto de gasolina.
Fui numa Primark em Berlim, fui ver umas coisas e deixei meu celular em uma prateleira de roupas. Fui experimentar uma camiseta e lembrei do celular, voltei, ele estava lá, pleno. Tinha gente vendo coisas ali, mas ninguém pegou.
Como já trabalhei com escolta de segurança, conheço o trânsito de alguns municípios... De fato, em Porto Alegre, não há esse costume de parar na faixa de segurança, que não tenha semáforo, quando o pedestre estiver esperando para atravessar. Contudo, o que surpreende, é que logo ali em Viamão, esse costume é bastante respeitado, principalmente na área central. Lembro que em Caxias do Sul e muitos municípios nos vales do Caí e dos Sinos, também há esse hábito de parar na faixa quando houver pedestre aguardando para atravessar.
Gente por favor não me entenda mal. Mais durante todo o vídeo me lembrei da frase. Cão mordido por cobra tem medo de linguiça. Digo pela descrição dos semáforos,produtos externos na loja. Vou completar 38 no verão e levo 14 anos fora do Brasil e as faixas de pedestres sim!!!!! Me davam medoooo. Vivo na Suécia e a questão dos motoristas é bem parecida com os alemães. Na questão clima aqui ainda é mais extremo ;(.
Quando fui morar na Itália, meu maior choque cultural foi o horário do comércio de muitas cidades na Europa. Depois das 21 e Domingo é difícil achar um mercado aberto. Feriado então só lojinha de posto de gasolina. Passei o Natal de 2012 na Alemanha e nem o restaurante do hotel estava aberto. Ps: este ano passei o Ano Novo em Hannover e fiquei apavorada com os fogos. Aliás, umas pessoas na minha frente se queimaram com os doidos soltando fogos pra frente e pra baixo.
Com relação a coisas de loja que ficam para fora... Eu sou de São Paulo, e uma vez fui no Rio de Janeiro, passei por um posto de gasolina e peguei o refrigerante na geladeira, quando me virei pra pagar o frentista já estava COLADO em mim me cobrando. Deve ser essa mesma coisa de confiança. Eu fiz por costume, aqui GERALMENTE você pega na geladeira, senta na mesa para consumir e depois paga.
Na primeira semana fui mais tarde pra casa e sol já tinha se posto, eu precisava cruzar um parque no escura de bicicleta, fiquei com muito medo, mas deu tudo certo. Em Porto Alegre eu nunca faria isso (atravessar um parque sozinha)
Sobre o correio deixar a encomenda do lado de fora, eu cadastrei a instrução no site da DHL e tudo o que eu compro é entregue e deixado do lado de fora. Pacotes já ficaram dias assim, enquanto eu estava viajando.... amo!
Morei em Budapeste por 1 ano e senti MUITO a diferença de sensação de segurança. Eu percebi que tava tudo bem quando voltei sozinha de uma festa, bêbada, de madrugada, mexendo no celular e não aconteceu nada... Já aqui no Brasil, roubaram o celular da minha namorada da mão dela, em plena luz do dia, na porta de uma loja... Totalmente diferentes, né? Haha
Quem diria que a "moda das máscaras" chegaria a Alemanha e ao mundo inteiro ne! Eu passei pelo mesmo na Ucrânia, pólen pra todo lado e rinite gritando 😆🤦🏻♂️ Um abraço a vocês e parabéns pelo canal!
Gostaria muito que vocês fizessem um vídeo sobre empreendimentos alemães da área ambiental! Soube que na Alemanha existem alguns mercados que não usam embalagens pra nada. Também existe um mercado/rede de mercados 100% veganos!
Aqui no prédio, moro no Rio, roubaram um chinelo que a pessoa deixou pra não entrar com o sapato sujo da rua.... é muito diferente mesmo!!! Quando tive em Berlim, Copenhagen, etc achei muito estranho também, tanto atravessar a rua quanto andar de madrugada de metrô. Nossa, essa parada dos fogos é bizarra!! Assim que Adam ficou daquele jeito no Dark? haushaushuahsua
Nossa! Eu senti exatamente as mesmas surpresas com essas coisas. E eu sou do nordeste, não do sul. Acho que qualquer brasileiro vai ter esse sentimento ao ver o pedestre ser respeitado, por exemplo. E eu ajo da mesma forma quando vejo mercadoria exposta fora da loja, haha, vou lá dentro procurar. Mas o maior susto foi na noite de ano-novo. Fiquei sem palavras!
O primeiro ano passamos a virada na Marienplatz e achamos uma loucura no meio daquele mundaréu de gente o povo sacando rojão e outros artigos explosivos do bolso e estourando pra todo lado, toda direção, sem nenhum critério. Alguns estouravam nos prédios históricos, outros no chão. Foi tenso e para nós meio "noção zero de segurança"
Eu lembro de andar em Colônia pois foi o primeiro lugar da Alemanha que fui, e 10hs da noite, aquela escuridão, eu tava morrendo de medo porque tinha um parque florestal onde tava passando, depois peguei um trem errado, quando desci era no meio do nada, só a estação, floresta e uns adolescentes bebendo e quebrando garrafas, pensei que ia morrer alí mesmo, mas depois percebi que é muito seguro, a gente fica com o rançinho do medo que temos aqui Brasil né hahah.
Aqui no Japão tb temos problemas de alergia por pólen, pólen de um Pinheiro! 🤦🏻♀️ no começo eu ficava com olhos inchados, nariz entupido e espirrando... até q me rendi às máscaras 😅😅 hj uso máscara o ano inteiro 😂 para evitar alergia de primavera, gripe de inverno, alergia de outono e gripes de verão (sim, temos gripe de verão 🤦🏻♀️😂)
@@WreathOlJ Sério? Que saco... Eles poderia sei lá, numerar nesse caso Família 1 e Família 2. O sistema em si é interessante, mas tem esse problema então.
Eu sou divorciado moro no número 77 de um prédio na mesma rua mora minha ex,número 75. Minha filha vive 50/50 do tempo pai e mãe. Como ela tem meu sobrenome recebo muitas cartas dela na minha casa.
Olá pessoal! Identifiquei-me muito com vocês. Primeiramente, também sou gaúcha (da Serra), mas estudei e morei muitos anos em Porto Alegre. Amo aquela cidade e sou muito grata ao que vivi lá. Foi uma pena, contudo, ver ela decair tanto ano a ano e tornar-se tão violenta. Ocorre que hoje moro em Estocolmo, então quase tudo que disseram, aplica-se à minha experiência aqui. Exceto em relação à franqueza dos alemães. Os suecos são o extremo do politicamente correto, de modo que, socialmente, muitos não falam o que realmente pensam. Engraçado que esse choque com a franqueza alemã eu sofri na faculdade em POA, quando conheci (hoje uma grande amiga) a Dani, de Venâncio Aires. De língua materna e aparência alemãs, ela era bem assim: franca e direta, sem rodeios. Isso, à primeira vista, pareceu-me rude, mas, com o tempo, passei a adorar. Eles são sinceros, genuínos, confiáveis, razão porque gostei tanto da Dani que nos tornamos grandes amigas. No mais, só teria uma pergunta para o canal: aprenderam bem alemão? Como foi o processo de aprendizado e integração de vocês? Da minha parte, considerando que todo sueco fala inglês, acabei-me demorando no estudo da língua, mas senti que, depois de um tempo, não há como prosseguir ou viver plenamente aqui sem falar sueco (por óbvio). E eu estou penando para aprender. Por fim, só gostaria de registrar que adoro ver gaúchos descolados como vocês pelo mundo! High Five!
Muitas das coisas faladas neste vídeo são iguais em Portugal. fiquei chocado por estranharem verem uma menina a passear na rua de noite. É super normal isso
Eu já acho a diferença na duração do dia entre inverno e verão no Sul bem angustiante. Aqui no Ceará a diferença no ano todo acho que não chega bem a 1h, o Sol sempre se põe por volta das 17h45. E na Serra Gaúcha já me choquei com o respeito à faixa de pedestre. 😂
Este vídeo tinha que compartilhando em todos os grupos , muito bom este vídeo , eu vivo aqui na Alemanha já tem uns 25 anos mais ou menos , e sempre sozinha com os alemão meu esposo e alemão não tivemos filhos , e família pequena eu logo me a acostumei com a vida aqui com eles graca Deus , eu agora com o tempo tenho recebido visita do Brasil familiar e amigos que se hospeda aqui na minha casa , e quando eu coloco estas ordem , me clamam de enjoada que eu sou muito exigente etc.. E quando eu conto que assim mesmo que os alemão são , eles reclamar , acham que eu estou exigindo etc...!!! Principalmente na ordem na casa , na cozinha nos sapatos 🤣🤣enfim é uma stress últimamente , e agora minha sobrinha que está aqui por 3 meses e está estudado alemão , eu disse a ela venhar assistir este vídeo , viu só como é verdade aqui tem muitas ordem , enfim agradeço por este vídeo ajudou muito a tira a stress por aqui , principalmente com o nariz 🤣🤣🤣😩😩😩e a mania do nariz na minha cara toda 😩😩horrível muito obrigado pelo vídeo , valeu tudo de bom para vocês ajudou muito 💋
Nossa, que esquisito, aqui no DF, basta vc esticar o braço na faixa de pedestre, acho até curioso, mas não me surpreendo que nos outros estados sejam diferentes
o item 5 fiquei bem chocado mesmo, no aeroporto pessoas colocando celular carregar e saindo de perto.. e meu irmão no mercado realmente colocou a mercadoria na mochila e depois passou no caixa, morri de medo de sermos presos por furto, kkkkk
O que também chamou a minha atenção foram: trocar de calçado na entrada do apto e colocar uma pantufa; tomar água potável diretamente da torneira da cozinha; e ter de operar as maçanetas das janelas com três funções. Abração de Porto Alegre.
Sobre atravessar na faixa e todos pararem realmente é algo bem comum em alguns lugares na Europa, estranhei a dinâmica em Roma na Itália , existem faixas e semáforos mas existe a regra de atravessar em qualquer lugar onde não tem faixa nem semáforo, mas aí o carro não para apenas desacelera e no fim tudo dá certo kkkk, e outra coisa de Roma foi a quantidade de fila dupla que o pessoa faz para estacionar e aí vira e mexe as pessoas ficam buzinando para que possam sair com o carro.
Eu tb estranhei muitooooo o negócio de atravessar a rua! Mas acabou que eu adotei depois que voltei pro Brasil! O negócio do sol eu estranhei no começo tb, mas me acostumei rápido. O que me chocou mesmo foi o negócio do supermercado! Principalmente o fato de os supermercados em geral não terem aquela BARREIRA de caixas entre os produtos e a saída. Não sabia nem o que fazer na primeira vez 😂😂😂 andar de noite sozinha era estranho tb, não deu tempo de me acostumar 100%, mas ano passado voltei com o meu namorado foi tranquilo, mas acho que pq não andei em lugar deserto e escuro sozinha hehehe eu achei bem tranquilo me adaptar aí, penso em passar um tempo aí novamente, mas agora no início da educação médica eu não sei bem como/quando vai ser
Qual foi o seu maior choque cultural ao chegar na Alemanha?
Gente parada esperando o sinal de pedestres abrir haha inimaginável no Brasil pois camarão que dorme a onda leva
Eu percebi mais a questão da sensação de segurança. No início eu ficava 100% em alerta e depois fui relaxando mais. Uma coisa que percebi também, foi em relação as bicicletas que muitos usam e as vezes nem colocam cadeado ao deixá-las na rua.
Acho q foi a caixa do supermercado não pegar o dinheiro da minha mão, ela ficou batendo no suporte pra colocar o dinheiro 😂😂😂
Rafaela Souza eu tb!!!! Fui a única a atravessar com o sinal de pedestres fechado 😳
Só estive em Berlim como turista, mas fiquei em longas temporadas e uma das primeiras coisas que eu percebi tb, foi esse lance do pedestre ser muito respeitado! Uma vez achei que um caminhoneiro fosse me atropelar em Schönenberg, mas ele super parou na minha frente e sinalizou que estava tudo bem, acho que ele notou que me assustei e deve ter achado graça haha...
Quando eu ouvi o lance de “usar máscaras” fiquei em choque. Mal sabíamos que agora essa é a realidade. Bom, agora não vai ser esquisito usar máscara na primavera.
Exato kkkkkkkkkk
Nada mais chique que uma alergia ao pólen da primavera. Aqui em SP eh de poeira e ácaro mesmo 😂
Isso do sobrenome não daria certo aqui no Brasil, metade da população tem sobrenome Silva ! Kkkk
Silva,Pereira,Oliveira,Santos metade do condomínio ;))
Eu.kkkk
Eu fiquei aguardando eles falarem como faz se 2 famílias no condomínio tiverem o mesmo sobrenome 😂😂
@Rafael Diga por Rio Grande do Sul. Aqui em SC é tudo Silva também!
Yan Lucas Martins aqui no vale europeu o que mais tem são sobrenomes alemão. Sem falar nas milhares de empresa que a galera também coloca o sobrenome, eu diria que é até comum.
Impossivel nao ficar olhando o gatinho hehe 🙃
cadê o gatinho? achei ele feio. gosto de homens morenos, são mais quentes na cama
@@donadecasa7662 WTF MANO AIJAIJAIJAIJAIJA Ela estava se referindo ao animal
@@donadecasa7662 apaga q dá tempo
Só depois que li seu comentário notei o gato KKKKK
dona decasa acho que esse foi o comentário mais radioativo que eu li no youtube e
O gatinho parece o Banguela de "Como treinar o seu dragão" 😍😍
"A moda de usar máscaras, não chegou aqui ainda"
Comentários que envelhecem mal kkkkkkk. Levem na brincadeira
já ia comentar isso kkk
Esse gato está ciente de que está sendo gravado. A maneira como ele fica encarando a câmera... gente... #medo.
Paulo Steiner Dorta hahahahhaha adorei
Kkkkkkk pior
Assistindo em 2020 e essa "moda japonesa de máscara" chegou no mundo todo 😂
eu pensei a mesma coisa kkk
Kkkk
pois é!
Esqueci minha bolsa dentro do ônibus em Tübigen uma vez, voltei pra casa da minha Gastfamilie mega triste. Aí eles ficaram "Não, sem problemas, esse ônibus passa aqui de novo daqui a meia hora". Voltaram cmg pro ponto e quando o ônibus parou o motorista já estava descendo do ônibus com a minha bolsa na mão pra devolver, fiquei chocada.
Não consigo me concentrar essa gata é muito linda véi
A Elissa é muito bonita mesmo. Mas foquei na gatinha preta pra concentrar
@@rodrigoschaefer5878 mas ela ta falando do gato
A Pierogui foi o melhor upgrade do canal, ela é muito fofa, que sorte ela gostar de colo.
o que mais me choca é como eles não ligam pra higiene kkkkkk no meu treino de vôlei as meninas começam a comer uma maçã por exemplo na hora de tomar água e aí quando acaba o tempo elas deixam a maçã no banco ou até mesmo no chão ou jogado em cima da mochila e no próximo intervalo voltam a comer como se nada tivesse acontecido
Kkk
credo isso é nojento
Vai ver ai não existe bactérias e virus kkkk
Sobre atravessar parque de noite no escuro. Quando fui a Hamburgo, em jan/16, tivemos que cortar caminho passando por um parque, estava com minha irmã e meu ex-cunhado e foi uma sensação bem esquisita pra mim. Atravessar um parque todo branco da neve e completamente escuro. Mas nada aconteceu, era só a minha cabeça de brasileira com medo mesmo.
Adendo: que linda a gata 😍
Gente, tô vindo aqui dar meu depoimento de ter passado o ano novo de 2018 em Berlim. Eu fui pra Berlin pra passar na casa de uma amiga. Acabei indo pra passar no portão (o que eu achei muito mixuruca kkkk) mas qual não foi a minha surpresa quando lá pela 3h da manhã quando estava me encaminhando pro after party eu passo pela Alexander Platz! Ja saindo no métro eu tava notando o clima The Walking Dead. Tudo quebrado, várias garrafas no chão, muito mas muito vidro.
Quando cheguei na praça tava uma verdadeira zona de guerra. Eu lembro q tava meio bêbado e só evitava uns grupos grandes de gente soltando bombinhas!
Acabei indo pra casa dessa amiga e dai a festa continuou.
Mas no dia seguinte a cidade parecia q tava destruída! Fiquei bem assustado, confesso.
O mais engraçado era ver todo mundo no metro com a cara mais blase possível, como se tudo estivesse normal, mais um dia comum, e eles nunca encostaram as mãos em uma bombinha.
Como assim???
Quando passei pela Europa, no começo tinha a sensação que ia ser roubada a qualquer momento (como aqui em Salvador), quando escutava uns passos atrás de mim a noite já me imaginava entregando o celular kkkk Essa segurança é muito loka e muito incrível 😍 E o lance do trânsito também foi bem estranho, os pedestres respeitam muito sinal fechado, mesmo que não estiver vindo um carro num raio de 100 km.
Quando estive em outras
cidades da Alemanha vi que Berlin perde no clima, segurança e educação para a maioria das cidades. As melhores e simpáticas aos estrangeiros são da região oriental , especialmente Dresden na Saxônia. O maior e excelente museu histórico é dirigido por um alemão casado com brasileira e fala português .
Depois de 01 ano morando por aqui, posso dizer que também me surpreendi com as exatas mesmas coisas! Parabéns pelo canal! Adoro acompanhar vocês!! Schöne Grüße aus München 😘
A gatinhaaaaa
Kk lembro que meu pai morava em Berlim logo na época da queda do muro, ele diz que quando viu tanta gente reunida lá no Portão de Brandenburgo ele nem notou que aquilo ia representar um marco na história alemã, achou que era um protesto de estudantes, só caiu a ficha para ele quando viu o povo derrubando o muro e ele ficou meio perdido nesse acontecimento histórico kk
Elisa !!! Quando eu e minha família formos para Berlim , vamos querer vc como nossa Guia Turística !!! ✌🏻👍🏻🙏🏻
Vou pra Munique em Julho
Vendo esse vídeo hoje em dia, e reparando no Rodrigo falando sobre a questão do uso de máscara ser algo não comum na Alemanha há um ano atrás, que as pessoas pensariam que você está com uma peste ou algo do tipo. Porém, ver que um ano depois é super comum e um dever de todos usar máscara fora de suas casas ahhahahah curioso o mundo se adaptando à realidade pandêmica.
Esse gato maravilhoso, não consigo parar de olhar pra ele. 😍🐱🐱
Aqui em Portugal os apartamentos são "numerados" em função da orientação do apartamento em relação a entrada do prédio, por exemplo moro no apartamento 3° direito frente.
Verdade. Aqui em Portugal, não sei se é em todos os prédios, mas no meu também tem os nomes e sobrenomes das pessoas.
Incrível que tudo o que vcs falaram sobre segurança também me impactaram aqui no interior de Portugal hahaha andar em ruas ""sombrias"" de noite, sozinho e usando celular ainda é algo que demorei pra me acostumar kkkk a mesma coisa com atravessar a rua e os motoristas pararem e esperarem.
Bem legal saber que mesmo em Berlim, que é bem maior que onde eu moro aqui, essas coisas se mantém.
Nao e bem assim ;) Berlim e a cidade com a maior criminalidade na alemanha... ai no interior de Portugal e muito mais seguro.
Moro em Lisboa e aqui tbm é muito seguro. Já vim pra casa às 4h da manhã, sozinha, e foi tranquilo.
Posso lhe dizer que isso é um mal de cidades grandes, eles são de Porto Alegre, portanto faz sentido o medo sobre criminalidade, porem no interior tanto do RS quanto de SC é muuuito mais tranquilo, as pessoas saem de noite dom celular na mão isso é normal. O mesmo vale para parar na faixa de pedestres no interior é comum os carros pararem na faixa.
5:30 em 2020 essa moda já chegou Rodrigo
Eu morei 4 anos em Blumenau SC e o pedestre são bem respeitado. Se vc estiver numa faixa sem sinal. MSM que vc esteja sozinho na faixa 3les param pra vc independente de ser homem ou mulher eles vão parar pra vc. Faz sentido pois pra passar em uma faixa sem sinal. Vc não passaria nunca. Talvez essa educação vem com seu colonizadores sejam alemãs. A segurança tbm é assim. Eu sempre ficava até meia noite ou mas mexendo no celular na rua e ninguém mexe com ninguém.
Conhecer a Alemanha e aprender alemão tornaram-se as coisas que mais quero realizar na vida.
Em João Pessoa todo mundo para quando o pedestre quer atravessar... mas na Alemanha me choca é ninguem atravessar a rua sem ter carro nenhum só porque o semáforo tá fechado para os pedestres...
Voces podiam falar sobre os roubos de bicicleta. O que nao tem de violencia nas ruas, sobra em furtos de bike. Eu ja tive 2x furtadas em 6 meses e esse mes entraram no predio atras da minha terceira bicicleta mas agora guardo ela dentro do apto kk
Fiquei pasma com esta informação, não que eu aqui onde moro(P.Alegre)esteja melhor em segurança que na ALEMANHA.KKK
Daniel Pereira , aqui tem muito roubo de bicicleta, mas do que se imagina furtam qdo você deixa na rua ou quando entram no prédio ou casa e levam e vc nem percebe, infelizmente as pessoas não dão queixa na polícia ou não tem os dados da bike, o que a própria polícia indica e que você guarde o número individual das bikes e ter uma foto, em caso de roubo vc vai ate a polícia e faz um boletim de ocorrência e leva estes dados, já soube de um caso que a bike foi a encontrada e devolvida pela Polícia.( detalhe cidade grande). Ah outro detalhe dependendo da bike faça um Versicherung ( seguro), vale a pena!!!!
@@van5985 você pode registrar também a bicicleta no ADFC que entra num banco de dados da polícia e faz com que os bandidos evitem furtá-las: www.adfc.de/artikel/fahrrad-codierung-1/
Sim! Eu sinceramente já enchi o saco dessa visão romantizada que brasileiro vende de segurança quase perfeita na Europa.
Além de furto de bicicleta ser bem comum, outra coisa bem comum em muitas cidades grandes da Europa é invasão à domicílio.
Recomendo procurarem estatísticas de invasão a domicílio de lugares da Europa, muitos vão se surpreender.
Morei na Itália por 16 anos e 2 vezes minha casa foi invadida, ainda bem que nunca roubaram coisas de valor. A primeira vez ainda não tínhamos conta em banco e não encontraram o esconderijo, a outra já tínhamos conta e roubaram comida.
Meu Deuss, nunca sentir um desejo tão profundo de viver na Alemanha como agora vendo esse vídeo!!! É surreal imaginar todas essas qualidades sendo vivenciada aqui no Brasil.
O que foi mais marcante pra mim quando estive na Alemanha é a sensação de liberdade que você tem quando entra em um ambiente com sua mochila por exemplo e ninguém fica te observando ou te julgando, pode abrir, pegar suas coisas, e está tudo bem, você não é marginalizado como no Brasil, ou obrigado a colocar em guarda-volumes, claro que tem exceções como em passeios guiados, mas fora isso você nem é notado e isso é muito libertador.
5:45 Vocês fizeram uma previsão para 2020!
5:53 A doença muito grave chegou
Ótimo vídeo! Maratonando o canal na quarentena .
kkkkkkkk Profetizaram mesmo haha
Que coisa mais linda esse gatinho pretinho, muito lindo e carinhoso!
O que mais me deixou apavorado foi, não ter comanda no bar, o respeito a faixa de segurança, e os carros esperando até o sinal abrir na faixa de segurança mesmo não tendo ninguém, a velocidade das auto estradas.. Na verdade foi tudo.. hahahaha
Essa segurança que a gente sente quando vem morar na Europa é indescritível!!! Libertadora, na verdade! :) Eu tbm estranhei quando cheguei aqui em Madrid, demorei para me acostumar com essa falta de medo, com esperar o sinal verde pra cruzar a rua (mesmo que nao tenha carro na rua) ou colocar o pé na faixa e os carros pararem (eu ainda agradeço, levantando a mão, o motorista que parou o carro sem o farol). É lindo esse sentimento de educação e liberdade...um dos motivos que não volto pro Brasil.....besos...adoro voces e o canal de vcs, ainda nao conheço Berlim, quando for os aviso!!! :)
eu estou morando aqui em Berlim para estudar ... eu adoro essa seguranca... muito legal
Lembrei da Times Square de NY, la literalmente não existe quem respeita semáforo, é bem aquele clima de pressa mesmo (mas eu amo acho vibesss). Se da p atravessar, atravessam, se da p carro passar, eles passam, diferente daí (e também de Santa Catarina kkkk) q o pedestre é propridade.
Em Brasília as faixas de pedestre funcionam 💖
Após 1 ano morando em Berlim me choca ainda o dia longo, e fico encantada ver pessoas andando de madruga tranquilamente! Amo Berlim 💕e vocês são maravilhosos 😘
Na minha cidade as faixas de pedestre são igual na Alemanha, somos uma das cidades mais desenvolvidas do estado do PA, graças a Deus! 😊
Gente, que gato mais fofo!!!!!!! Apaixonado aqui!!!!
Os fogos realmente me deixaram chocada! Tantas regras de segurança o ano todo e o ano novo vira uma batalha d fogos! Mto bacana notar que senti os mesmos choques culturais que vocês! Moro em bremen a 2 anos e meio agora!
Descobri o canal de vocês hoje e já assisti vários...adorei....Sou gaúcha como vocês e moro numa cidade chamada Idstein desde 2017. E o que vocês falam sobre a Alemanha, e os alemães é bem assim mesmo...kkkk
Impossível não tirar os olhos da Gatiiiiiiiiiiiínea!!! Fofinhaaaaaa demais!
Isso de andar na rua sem medo pra mim foi um choque em Tóquio. Ver criança pequena de noite sozinha, mexendo no celular andando na rua da boa. Foi muito chocante pra mim
Ainda bem que aqui no Brasil eles não pega o objeto seu deixando na calçada eles toma pega a força kk
Não dá a menor vontade de assistir os vídeos de vocês com a velocidade aumentada como faço com todos os outros canais q sigo aqui. Sempre assisto normal, com calma. 😘
5:47 parece que a moda chegou (queria que fosse só moda msm)
Amor e emoção do coronga. A moda das máscaras ficou tendência mundial, agora. kkkkkkkk (rindo pra não chorar)
Já visitei algumas vezes Balneário Camboriú e lá o respeito aos pedestres é muito grande também. Não houve exceções, toda vez que atravessei a rua por lá, nas diferentes idas, sempre fui respeitado pelos veículos. Mas né, é a única cidade no Brasil que eu vi isso hahah
Esse canal ta demais, é tanto conteúdo que não consigo acompanhar. O watch later ta cheio kkkkkkkkkk mas o like ja fica.
Quando cheguei aqui na Alemanha (há apenas dois anos atrás ) também ficava chocada com o fato das pessoas não terem medo de andar na rua a noite ou com o fato dos homens não mexerem com as mulheres na rua (claro que existem excessões). Hoje em dia trabalho de madrugada e preciso ficar às 03:30 da manhã sozinha na rua esperando minha carona para o trabalho (pego carona com 3 homens). Às vezes fico chocada como não tenho mais tanto medo.
Uma amiga minha, coreana, ligou para a polícia na virada do ano para reclamar dos fogos de artifício na rua. Eu não tenho certeza, mas acho que deram gargalhadas antes de desligar o telefone...
olá! obrigada pelas dicas. maravilhosas do canal...me serviram muito nos meus poucos 5 dias em Berlim....moro há 10 anos na Itália...em milão.....e tinha muita vontade de conhecer Berlin....sou transsexual e o meu maior choque cultural foi o fato de me sentir pela primeira vez em toda minha vida...e olha que já tenho alguns anos de aniversário....ehehe.....me sentir mais uma pessoa no meio da multidão..sem olhares de desejo sexual ou julgamentos.....eu amei Berlin..e com certeza voltarei ainda inumeras vezes!
Nossa, que maravilhosa essa sensação! Berlim é realmente um abraço carinhoso 😍
Para o polem "tem que usar máscaras " ..pré covid 19...Foi uma visão. ..saludos desde Argentina. .
Amando a volta do Alemanizando!!! Não parem!
Essa gatinha é muito fofa 😍
Eu também acho interessante a gente ir na fazenda e comprar leite e pagar na maquininha sem ninguém tá lá, as plantações de verduras girassóis, flores em geral a gente pode pegar e deixar o dinheiro lá sem ninguém lá pra atender 😀
roubo é diferente de furto ocorre com ameaça e violência. Ex: Assalto com arma... O crime de é descrito como subtração, ou seja, diminuição do patrimônio de outra pessoa, sem que haja violência. ... O Sinônimos. Canal top demais .
@alemanizando
Quando fui morar na Itália, meu maior choque cultural foi o horário do comércio. Depois das 21 e Domingo é difícil achar um mercado aberto. Feriado então só lojinha de posto de gasolina.
Fui numa Primark em Berlim, fui ver umas coisas e deixei meu celular em uma prateleira de roupas. Fui experimentar uma camiseta e lembrei do celular, voltei, ele estava lá, pleno. Tinha gente vendo coisas ali, mas ninguém pegou.
Como já trabalhei com escolta de segurança, conheço o trânsito de alguns municípios...
De fato, em Porto Alegre, não há esse costume de parar na faixa de segurança, que não tenha semáforo, quando o pedestre estiver esperando para atravessar.
Contudo, o que surpreende, é que logo ali em Viamão, esse costume é bastante respeitado, principalmente na área central.
Lembro que em Caxias do Sul e muitos municípios nos vales do Caí e dos Sinos, também há esse hábito de parar na faixa quando houver pedestre aguardando para atravessar.
Gente por favor não me entenda mal. Mais durante todo o vídeo me lembrei da frase. Cão mordido por cobra tem medo de linguiça.
Digo pela descrição dos semáforos,produtos externos na loja. Vou completar 38 no verão e levo 14 anos fora do Brasil e as faixas de pedestres sim!!!!! Me davam medoooo. Vivo na Suécia e a questão dos motoristas é bem parecida com os alemães. Na questão clima aqui ainda é mais extremo ;(.
Quando fui morar na Itália, meu maior choque cultural foi o horário do comércio de muitas cidades na Europa. Depois das 21 e Domingo é difícil achar um mercado aberto. Feriado então só lojinha de posto de gasolina. Passei o Natal de 2012 na Alemanha e nem o restaurante do hotel estava aberto. Ps: este ano passei o Ano Novo em Hannover e fiquei apavorada com os fogos. Aliás, umas pessoas na minha frente se queimaram com os doidos soltando fogos pra frente e pra baixo.
Com relação a coisas de loja que ficam para fora... Eu sou de São Paulo, e uma vez fui no Rio de Janeiro, passei por um posto de gasolina e peguei o refrigerante na geladeira, quando me virei pra pagar o frentista já estava COLADO em mim me cobrando. Deve ser essa mesma coisa de confiança. Eu fiz por costume, aqui GERALMENTE você pega na geladeira, senta na mesa para consumir e depois paga.
Gente, fico passada como a gatinha fica quieta no colo de vcs, passei o vídeo hipnotizada hahahaha 🥰
Nossa,quando nós do Brasil vamos ter essa educação de respeito pelo espaço do outro.video super legal🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪🇩🇪
Na primeira semana fui mais tarde pra casa e sol já tinha se posto, eu precisava cruzar um parque no escura de bicicleta, fiquei com muito medo, mas deu tudo certo. Em Porto Alegre eu nunca faria isso (atravessar um parque sozinha)
Sobre o correio deixar a encomenda do lado de fora, eu cadastrei a instrução no site da DHL e tudo o que eu compro é entregue e deixado do lado de fora. Pacotes já ficaram dias assim, enquanto eu estava viajando.... amo!
5:48 Rodrigo o Profeta!
Morei em Budapeste por 1 ano e senti MUITO a diferença de sensação de segurança. Eu percebi que tava tudo bem quando voltei sozinha de uma festa, bêbada, de madrugada, mexendo no celular e não aconteceu nada...
Já aqui no Brasil, roubaram o celular da minha namorada da mão dela, em plena luz do dia, na porta de uma loja... Totalmente diferentes, né? Haha
5:47 vocês quase que previram o que viria no ano seguinte
A Philips tem um despertador com uma luz que imita a luz solar que melhorou muito a minha qualidade de vida no outono/inverno. :)
Quem diria que a "moda das máscaras" chegaria a Alemanha e ao mundo inteiro ne! Eu passei pelo mesmo na Ucrânia, pólen pra todo lado e rinite gritando 😆🤦🏻♂️ Um abraço a vocês e parabéns pelo canal!
Gostaria muito que vocês fizessem um vídeo sobre empreendimentos alemães da área ambiental!
Soube que na Alemanha existem alguns mercados que não usam embalagens pra nada. Também existe um mercado/rede de mercados 100% veganos!
Senti isso da faixa quando vim morar em Brasília. kkkkk
Aqui no prédio, moro no Rio, roubaram um chinelo que a pessoa deixou pra não entrar com o sapato sujo da rua.... é muito diferente mesmo!!! Quando tive em Berlim, Copenhagen, etc achei muito estranho também, tanto atravessar a rua quanto andar de madrugada de metrô.
Nossa, essa parada dos fogos é bizarra!! Assim que Adam ficou daquele jeito no Dark? haushaushuahsua
Nossa! Eu senti exatamente as mesmas surpresas com essas coisas. E eu sou do nordeste, não do sul. Acho que qualquer brasileiro vai ter esse sentimento ao ver o pedestre ser respeitado, por exemplo.
E eu ajo da mesma forma quando vejo mercadoria exposta fora da loja, haha, vou lá dentro procurar.
Mas o maior susto foi na noite de ano-novo. Fiquei sem palavras!
Passei por algo parecido, quando fui pro RS, no nordeste o horário é levemente diferente, em relação a começar a escurecer
Faz sentido, perto do equador quase não varia
O primeiro ano passamos a virada na Marienplatz e achamos uma loucura no meio daquele mundaréu de gente o povo sacando rojão e outros artigos explosivos do bolso e estourando pra todo lado, toda direção, sem nenhum critério. Alguns estouravam nos prédios históricos, outros no chão. Foi tenso e para nós meio "noção zero de segurança"
Eu lembro de andar em Colônia pois foi o primeiro lugar da Alemanha que fui, e 10hs da noite, aquela escuridão, eu tava morrendo de medo porque tinha um parque florestal onde tava passando, depois peguei um trem errado, quando desci era no meio do nada, só a estação, floresta e uns adolescentes bebendo e quebrando garrafas, pensei que ia morrer alí mesmo, mas depois percebi que é muito seguro, a gente fica com o rançinho do medo que temos aqui Brasil né hahah.
Me surpreendo com o jeito “brusco” que eles acabam as festas. No carnaval de rua eles entram com as maquinas de limpeza e tocam em cima, rs.
Aqui no Japão tb temos problemas de alergia por pólen, pólen de um Pinheiro! 🤦🏻♀️ no começo eu ficava com olhos inchados, nariz entupido e espirrando... até q me rendi às máscaras 😅😅 hj uso máscara o ano inteiro 😂 para evitar alergia de primavera, gripe de inverno, alergia de outono e gripes de verão (sim, temos gripe de verão 🤦🏻♀️😂)
A gatinha é linda demais! 😍🖤🐈♥️
E se duas famílias do prédio tiverem o mesmo sobrenome, como faz???
Geralmente eles colocam o sobrenome do casal, se a pessoa mora sozinha, eles colocam sobrenome e nome para não confundir com outra pessoa.
eles mandam pra casa errada haha! acontece comigo direto
@@WreathOlJ Sério? Que saco... Eles poderia sei lá, numerar nesse caso Família 1 e Família 2. O sistema em si é interessante, mas tem esse problema então.
Acontece muito,de mandarem errado si tiver sobrenome igual
Eu sou divorciado moro no número 77 de um prédio na mesma rua mora minha ex,número 75. Minha filha vive 50/50 do tempo pai e mãe.
Como ela tem meu sobrenome recebo muitas cartas dela na minha casa.
Olá pessoal! Identifiquei-me muito com vocês. Primeiramente, também sou gaúcha (da Serra), mas estudei e morei muitos anos em Porto Alegre. Amo aquela cidade e sou muito grata ao que vivi lá. Foi uma pena, contudo, ver ela decair tanto ano a ano e tornar-se tão violenta. Ocorre que hoje moro em Estocolmo, então quase tudo que disseram, aplica-se à minha experiência aqui. Exceto em relação à franqueza dos alemães. Os suecos são o extremo do politicamente correto, de modo que, socialmente, muitos não falam o que realmente pensam. Engraçado que esse choque com a franqueza alemã eu sofri na faculdade em POA, quando conheci (hoje uma grande amiga) a Dani, de Venâncio Aires. De língua materna e aparência alemãs, ela era bem assim: franca e direta, sem rodeios. Isso, à primeira vista, pareceu-me rude, mas, com o tempo, passei a adorar. Eles são sinceros, genuínos, confiáveis, razão porque gostei tanto da Dani que nos tornamos grandes amigas.
No mais, só teria uma pergunta para o canal: aprenderam bem alemão? Como foi o processo de aprendizado e integração de vocês? Da minha parte, considerando que todo sueco fala inglês, acabei-me demorando no estudo da língua, mas senti que, depois de um tempo, não há como prosseguir ou viver plenamente aqui sem falar sueco (por óbvio). E eu estou penando para aprender.
Por fim, só gostaria de registrar que adoro ver gaúchos descolados como vocês pelo mundo! High Five!
Muitas das coisas faladas neste vídeo são iguais em Portugal. fiquei chocado por estranharem verem uma menina a passear na rua de noite. É super normal isso
Eu já acho a diferença na duração do dia entre inverno e verão no Sul bem angustiante. Aqui no Ceará a diferença no ano todo acho que não chega bem a 1h, o Sol sempre se põe por volta das 17h45. E na Serra Gaúcha já me choquei com o respeito à faixa de pedestre. 😂
Este vídeo tinha que compartilhando em todos os grupos , muito bom este vídeo , eu vivo aqui na Alemanha já tem uns 25 anos mais ou menos , e sempre sozinha com os alemão meu esposo e alemão não tivemos filhos , e família pequena eu logo me a acostumei com a vida aqui com eles graca Deus , eu agora com o tempo tenho recebido visita do Brasil familiar e amigos que se hospeda aqui na minha casa , e quando eu coloco estas ordem , me clamam de enjoada que eu sou muito exigente etc.. E quando eu conto que assim mesmo que os alemão são , eles reclamar , acham que eu estou exigindo etc...!!! Principalmente na ordem na casa , na cozinha nos sapatos 🤣🤣enfim é uma stress últimamente , e agora minha sobrinha que está aqui por 3 meses e está estudado alemão , eu disse a ela venhar assistir este vídeo , viu só como é verdade aqui tem muitas ordem , enfim agradeço por este vídeo ajudou muito a tira a stress por aqui , principalmente com o nariz 🤣🤣🤣😩😩😩e a mania do nariz na minha cara toda 😩😩horrível muito obrigado pelo vídeo , valeu tudo de bom para vocês ajudou muito 💋
A cara da gata no colo do Rodrigo tá sensacional!
Nossa, que esquisito, aqui no DF, basta vc esticar o braço na faixa de pedestre, acho até curioso, mas não me surpreendo que nos outros estados sejam diferentes
o item 5 fiquei bem chocado mesmo, no aeroporto pessoas colocando celular carregar e saindo de perto.. e meu irmão no mercado realmente colocou a mercadoria na mochila e depois passou no caixa, morri de medo de sermos presos por furto, kkkkk
Sobre a alergia da Primavera, assisti em um vídeo que tomar mel local ajuda o corpo a não ter alergia
o melhor frame do vídeo inteiro é a gata travada nos 0:33 hahah
O que também chamou a minha atenção foram: trocar de calçado na entrada do apto e colocar uma pantufa; tomar água potável diretamente da torneira da cozinha; e ter de operar as maçanetas das janelas com três funções. Abração de Porto Alegre.
5:45 Previram o corongas
Aqui em Curitiba muitos motoristas aceleram pro pedestre não atravessar na faixa.
Sobre atravessar na faixa e todos pararem realmente é algo bem comum em alguns lugares na Europa, estranhei a dinâmica em Roma na Itália , existem faixas e semáforos mas existe a regra de atravessar em qualquer lugar onde não tem faixa nem semáforo, mas aí o carro não para apenas desacelera e no fim tudo dá certo kkkk, e outra coisa de Roma foi a quantidade de fila dupla que o pessoa faz para estacionar e aí vira e mexe as pessoas ficam buzinando para que possam sair com o carro.
Eu tb estranhei muitooooo o negócio de atravessar a rua! Mas acabou que eu adotei depois que voltei pro Brasil! O negócio do sol eu estranhei no começo tb, mas me acostumei rápido. O que me chocou mesmo foi o negócio do supermercado! Principalmente o fato de os supermercados em geral não terem aquela BARREIRA de caixas entre os produtos e a saída. Não sabia nem o que fazer na primeira vez 😂😂😂 andar de noite sozinha era estranho tb, não deu tempo de me acostumar 100%, mas ano passado voltei com o meu namorado foi tranquilo, mas acho que pq não andei em lugar deserto e escuro sozinha hehehe eu achei bem tranquilo me adaptar aí, penso em passar um tempo aí novamente, mas agora no início da educação médica eu não sei bem como/quando vai ser
Q fofa essa Gatinha Preta.