Acho que atuar em direito de família em Westeros é bem mais difícil do que aqui no Brasil... kkkkk Imagina a partilha de bens dos Targaryens???? Além da briga pelo trono de ferro tem a treta pra saber quem vai ficar com o o crânio do Balerion... kkkkk
Eu sempre lembro do argumento da mikann na live na época: a Cersei explode o “Vaticano” do povo e não tem consequência, mata a corte inteira e os transeuntes em volta do septo e ninguém questiona isso depois. Daí na 7/8 temporada o povo aparenta continuar apoiando ela mesmo com tudo, mesmo com a exposição do incesto dela com o irmão e ela ser humilhada na caminhada nua por Porto Real. E ela continua tendo uma moral com o povo lá como se o que ela fizesse já não fosse motivo suficiente para as pessoas virarem a cara para ela e ela continua soberana e aparentemente amada pelo povo ?!?!?!?!?
Sem falar dela não ter absolutamente nenhuma reivindicação e virar Rainha. O erro aí ao meu ver foi matarem o Tommen. Se ele continuasse vivo, poderia até dizer que o povo não se revoltou porque ama o Rei e sabem que foi a regente e não ele a responsável pela morte do "papa".
@@DonMadruga72 mas daí eu até relevo pq a série praticsmente não mostrou a complexidade da corte e o restante das casa, partiu do pressuposto de que todos morreram, então claramente ela deu um golpe de estado, tinha a força militar na mão e provavelmente quem questionasse iria se dar mal, mas sim, isso não faria que ela fosse amada pelas pessoas, kkk, ao menos temida. Mas depois mostra a população a favor dela e da família dela, tipo, com a serpente de areia lá... o povo puto com elas pq mataram a princesa sendo que todo mundo sabia que Myrcella era bastarda, não faz sentido aquela cena.
@@ProgramaIntera Aí é um parentesco muito distante de alguém pra poder reivindicar algo, sem falar que ainda tem a parte de explodir o Vaticano e matar o próprio tio, primo, Rainha Consorte e lordes da Campina.
Vou te falar: se nós não morássemos no Brasil em 2022, eu realmente concordaria e diria “como podem concordar/aceitar um governante que faz esse tipo de coisa?!” Mas, infelizmente, a história só faz nos provar que é isso aí que acontece mesmo 🥲
Senti falta de comentarem sobre Olenna Tyrell, a Rainha dos Espinhos da Campina, que teve papel sempre destacada e livrou Westeros de Joffrey Baratheon.
Importante lembrar que mesmo no Norte, apesar do homem ter prioridade eles seguem algumas regras. Por exemplo a Lyanna Mormont e tinha uma outra senhora de outra casa (não lembro o nome), que casou forçada e ficou prisioneira na torre. Ela era a herdeira da sua família. Tem também a menina que foge para Castelo Negro, buscando ajudando do Jon. O tio quer se casar com ela para ter direito a governar a casa, e Jon diz a ele que uma filha tem mais direito que um tio. E ela se casa com um selvagem com a ajuda dele. Quanto ao direito da Daenerys, a família dela perdeu o trono, então ela não tinha direito nenhum na minha opinião. Nem o Jon por ser Targeryen. Por isso ela precisaria reconquistar lutando mesmo.
@@pabloaugusto2880 tendo em mente que o Martin teoricamente contou o final que ele planejava para os livros aos D&D, não duvido nada que ele fosse matar a Dany mesmo no final. Entretanto, certamente, após todas as críticas, ele irá melhorar o final. É bem provável que os livros teram mais ênfase nas profecias, com a Dany sendo o príncipe prometido
Uma coisa que me deixa embasbacada é como os personagens acreditarem de primeira que o jon é targaryen, ngm questionou essa info.. Parece até que os personagens assistiram a série e viram o casamento do rhaegar e da lyana e o nascimento do jon O trabalho de vcs continua impecável, como sempre. Tô amando voltar a rotina de esperar live e vídeos desse universo que gosto tanto ❤
Pq estava documentado, o Sam encontrou os relatos do casamento da Lyanna Stark e do Rhaegar, e todos já confiavam nas visões do Bran, e ele já tinha provado que realmente tinha o dom.
@@viniciusbarreto2211 quando foi que ele provou para OS PERSONAGENS que já tinha esse dom? Porque foi do nada, todo mundo acreditou no cadeirante sem nem questionar. Bran nunca provou seu poder, nunca fez nenhuma revelação que ninguém já não soubesse e tão pouco foi revelante na Longa Noite. Acreditaram nele porque o roteiro quis. Mas nos livros, um cadeirante? Alegando ver o passado? O povo ia fazer uma CHACOTA com ele sem tamanho. Iriam dizer que é louco, no mínimo, até se provar de fato. Oque não rolou na série.
@UC_JsU1sz8HxNbpvV5ScrLcw tem um monte de erro aí no que vc disse, primeiro daenerys tomou o trono e estava certíssima, cumpriu oq acreditava, não foi ela chegar e entregarem o trono a ela pq ela é Targaryen, ela lutou por ele, Jon nem queria ser rei, segundo Bran provou, várias vezes, pra Sansa, ora Arya, pra todos os lordes do Norte que ele tinha visões, e o Sam pegou um documento importante na cidadela e um lugar reservado.
O pessoal de Dorne querendo colocar a Myrcella Baratheon no trono de ferro é tudo hahahah. Acho que já existem brechas na Westeros (da atual época da Daenerys) que vão abrir espaço pra uma mulher se sentar no trono de ferro.
Na verdade, na minha opinião, GoT é sobre protagonismo feminino (principalmente na série). Temos Dany conquistora, a protagonista dos livros e também da série; Arya assassina (matou até o Rei da Noite na versão da história da série); Sansa extremamente inteligente (salvou até o Jon na série durante a batalha dos bastardos); e Brienne guerreira (usada pelo Martin para fazer ótimas comparações entre atributos físicos masculinos e femininos). Também existem outras mulheres super relevantes para a história, como a Melisandre.
@@LucasMartins-wq8mp sim com certeza. mas no quesito dos reinos, o reino de Dorne e a Casa Martell já ficam na frente por não retirarem o direito das mulheres na sucessão.
@@juliaemiliasousafonsecanun1874 e isso é maravilhoso! Fico impressionado como o Martin criou uma história extremamente rica e diversificada ainda na década de 90
O problema na série nisso é que estragam muito o plot de Dorne. Não faz absolutamente nenhum sentido a Elaria assumir o comando de Dorne, ela é uma bastarda sem nenhuma conexão com uma casa real.
Uma das coisas mais interessantes quando a gente estuda o papel da mulher na Era Medieval (e que é refletido em ASOIAF), é que ele é de fato mais complexo do que parece: as mulheres, em regra, não tinham direito a herdar os títulos e propriedades de suas famílias assim como não podiam ascender os tronos e serem Rainhas reinantes (por conta da Lei Salíca), MAS elas ainda podiam articular e ter grande influência sobre decisões políticas por trás dos panos. Mas até mesmo isso tinha excessões interessantes: Leonor da Aquitânia foi uma das mulheres mais ricas e poderosas da Idade Média, foi casada com um Rei da França e também com o Rei da Inglaterra, foi Duquesa por seu próprio direito de nascimento. A mulher era fodona…
A primeira grande rainha reinante foi Isabel de Castela que expulsou os mouros da Península ibérica e patrocinou as viagens pra América. Ela se casou com Fernando de Aragão, unindo as duas coroas, porém as conquistas eram feitas em nome de Castela. Conta-se que ela montava a cavalo pra guiar as tropas pra batalha grávida de cinco meses.
Também temos muitos reis fodões como Ricardo Coração de Leão que liderou a 3° cruzada sozinho, Carlos Martel o rei que salvou a Europa cristã dos mulçumanos, Balduino IV de Jerusalém que com 4 mil derrotou 26 mil, Aureliano O "Restitutor Orbis" que salvou o império romano da eminente destruição em 284 d.c, Alexandre o grande que conquistou todo o oriente médio até a índia, enfim, us cara era brabo.
Mulheres poderem governar foi a primeira coisa que me chamou atenção em Dorne, e um dos motivos que me fez amar tanto essa casa e considera-la a melhor de Westeros❤️
Sempre me perguntei como fica a linhagem de mulheres no poder. Os filhos levam o sobrenome do pai? Se a Sansa casar e tiver herdeiros, vai ser Stark por ela ser rainha ou leva o nome do pai por ser o homem? No caso do Laenor Velaryon, se a votação tivesse sido a favor dele, os Targaryen iam aceitar que fosse um Velarion no trono em vez de um Targaryen "raiz"?
@@juliaaragao7015 se a rhaenys tivesse no trono não teria a guerra civil e o trono nega o viserys fazendo referência clara que não deveria ser ele ali a rhaenys de fato e mulher inteligente para tá no trono
A Lei Salica, a qual George R.R. Martin se inspira para sucessão é o guia para os acontecimentos em seu livro. Mas resumindo a sucessão é do mais forte político ou militarmente. Tem os casos de Alfred em Wessex que assumiu o trono depois do irmão morrer mesmo seu irmão Etereldo ter descendente homem. William da Normandia que assumiu o trono inglês depois de fazer uma guerra e assumir o trono e a linhagem dele era feminina.
No caso de Wessex Etereldo ascendeu pq os saxoes votavam no rei. E Guilherme o conquistador tinha como argumento uma promessa feita pelo rei anterior, que ele era o herdeiro. A lei salica é posterior aos dois.
Estou lendo os livros, e cheguei numa parte bem interessante onde a Aryanne Martell tem a estratégia de fazer a Myrcela filha da Cersei como a nova rainha de Westeros. O argumento q ela usa é pelas leis de dorne.
As leis de Dorne não se aplicam ao resto dos 7 Reinos, até prq a Myrcela era mulher, e tinha o irmão dela no trono o Tommen baratheon, e ele teria teoricamente mais "Direito ao trono que ela" Que foi o caso em Got. Isso na série!(Game of thrones).
A Raehnira já me ganhou só pelo nome dela... Gente esse nome eh muito a cara do Nelson Rodrigues. Eu imagino o saudoso Zé Wilker entrando pela sala e gritando: Reiniiiiira, cadê vc?! Reiniiira vc precisa tomar tenência heheeh
Como não, Zulmira, Alaide, Moema, Dorotéia... Raehnira não deixa nada a desejar... Sem falar q estão todas metidas em histórias com incesto, traição, hipocrisia ou tudo misturado hehehehe
Infelizmente o Hodor é um projeto difícil de manter, tanto financeiramente quanto pelo tempo gasto. Uma pena as meninas não terem recebido patrocínio por um trabalho tão bem feito 🥺
O incrível é que essas coisas que parecem medievais são tão próximas de nós, na mossa história real. Por exemplo, até cento e poucos anos atrás nós tivemos problemas de sucessão por causa do gênero tanto em Portugal, como aqui no Brasil, com os casos da sucessão de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil, especialmente na sucessão em Portugal onde a filha mulher dele quase não conseguia ser rainha em detrimento de seu tio homem; e também D. Pedro II do Brasil que tinha uma sucessora mulher, mas a elite preferiu um golpe de estado e deixar o governo na mão de um Marechal senil do que nas mãos da jovem princesa libertadora dos escravos. Além disso, posso citar também o caso da Espanha, que até hoje tem a preferência masculina como regra e que hoje possui uma princesa herdeira, que já está se preparando para reinar desde que nasceu há 18 anos, mas que se por um acaso, tivesse um irmão homem mais novo hoje ele passaria a ser o herdeiro e ela perderia seu direito ao trono inclusive para uma possivel filha mulher que um dia o hipotético irmão mais novo viesse a ter (isso parece muito improvável, mas legalmente funciona assim). Ou seja, o negócio é complicado mesmo e sempre foi a fonte de muitas grandes histórias.
No caso da princesa Isabel o principal incômodo não era ser mulher, era marido dela ser francês. Se vc procurar jornais da época e documentos percebe que a elite queria um casamento interno e população não via com bom olhos o Marques.
A princesa Isabel foi um conjunto de coisas, na verdade. O fato dela ser mulher era grande sim, mas também tinha outros. Um deles, já dito aqui, é o marido dela ser o Conde D'eu. Ele era muito mal visto por todos na corte e pela população. Tinha também o fato dela ser muito religiosa, que por algum motivo incomodava os políticos, e também que ela em si não tinha interesse em governar - fazia pouco caso disso. Por fim, tinha a vontade de Dom Pedro. Perder dois filhos ainda crianças é algo difícil pra um pai, independente de se é monarca ou não. Pra ele foi um "sinal" de que a Monarquia não teria futuro no Brasil, por isso o pouco caso dele sustentar ela. E pra finalizar, o caso da Leonor da Espanha é algo estabelecido por lá: não querem passar pelo trabalho de mudar a lei, e só fariam isso caso o Rei tivesse o tal filho homem. Como isso é improvável hoje em dia, só mudaram a lei caso isso ocorra com os filhos da Leonor. E no Japão, a lei salica prevalece e não vai mudar, a não ser que não sobre mais homens na família.
Cersei no trono nunca fez o menor sentido, segundo nenhum tipo de lei de Westeros. Era só a rainha mãe, sem direito nenhum. Provavelmente inventaram isso ma série pra substituir o plot do Faegon. Por isso nada faz sentido.
Fico pensando se o Georginho vai enfiar a Myrcella ou Fake aegon no trono depois do enredo do septo explodindo(que provavelmente deve rolar) no Dream of spring... Eu não suporto o Fake aegon kkkkkk Concordo que o George provavelmente n vai colocar Cersei rainha pq: 1- ela é odiada pelo povo e pelas casas 2- ela vai ser humilhada em público pela Fé dos sete 3- provavelmente Myrcella ou até mesmo Daenerys vai ficar no trono antes da guerra contra os white walkers
@@Carolina-bw6gy acredito que o Faegon vai tirar os Lanister do trono, e a última guerra antes da Longa Noite vai ser de Targaryen vs Targaryen (o que poderia chamar de mais uma rebelião blackfire talvez?), Daenerys vs Faegon. Não sei onde o Jon entra nisso tudo, mas acredito que o lance dele é mais sobre White Walters e não o trono. E os Lanister já eram faz tempo rsrs acho que a Cersei não vai durar muito e morre já em Ventos do Inverno. Mas isso tudo é especulação, é bem provável que o Martin nos surpreenda com alguma reviravolta.
E oq eu disse esses dias no Twitter, q tipo vcs já pararam pra pensar q tudo q dá errado na história de GOT e de HOTD é simplesmente pq decidiram tirar o trono q é de uma MULHER??!!! Puta q pariu!!! É Rhaenys, e Rhaenyra e a Daenerys!!
Tecnicamente, o trono nunca foi da Daenerys. A dinastia dela foi tirada do poder e ela tentou retomar (o que é justo), mas na série não deu certo e no livro ainda nao sabemos. Os casos de Rhaenys e Rhaenyra são bem diferentes porque se tratam de sucessão. Rhaenys passada pra trás quando tinha o melhor direito ao trono. E Rhaenyra sofreu um golpe de sua própria casa. Mas é tudo muito mais complexo as motivações que fizeram essas injustiças, em House of the Dragon simplificaram dizendo que é porque são mulheres. É um dos motivos, mas tá longe de ser o único e nem o principal.
@@DonMadruga72 sério ??? Eu não li o livro apesar de saber que no livro era o filho dela brigando pelo trono e não ela. Mas pela série achei que ela tinha um destaque maior nos livros
@@stefanivarella7326 Ela tem muito destaque sim, e luta em batalhas com a dragão Meleys. Acho que ele quis dizer que ela não foi muito considerada no conselho de 101. Porém, na primeira vez que ela foi passada pra trás, quando o pai dela morreu e o seu tio (pai do Vicerys I) virou herdeiro, ela realmente era uma escolha relevante para o trono, e muita gente ficou chateada quando ela foi passada pra trás, inclusive a rainha Alysanne que ficou revoltada. Na serie fez sentido colocarem a Rhaenys no conselho em vez do filho, porque meio que "resume" a injustiça com ela feita nessas duas ocasiões. E afinal, ela que tem o apelido de rainha que nunca foi, não seu filho.
O norte também não ligou muito da Sansa virar rainha no final. Não dá pra entender oq eles fizeram na série kkkk a Cersei da até pra entender, pq ela explodiu quem não curtia ela kkkk.
O mais sem sentido foi a Sansa ter virado Rainha do Norte mas a Yara não ter virado Rainha das Ilhas de Ferro, sendo que os Greyjoys sempre quiseram ser independentes.
Fico pensando se depois que a Cercei explodiu o alto septão, alguém realmente iria questionar em voz alta o direito dela ao trono, pelo menos em Porto Real. Westeros tinha péssimas experiências com a loucura Aerys II, não sei se na visão do povo, entre Cercei e Daenerys no trono, era trocar uma doida por outra. E o Jon Snow era o que tinha o histórico menos pior?
pensando aqui o vídeo inteiro... direito de sucessão monárquico é uma parada muito antiquada bagaraio ne? tão antiquada que a discussão sobre se uma mulher pode ter esse poder ou não soa tão alienígena pra gente hoje. vcs são fodas, meninas. o nível de apuro e detalhe das discussões aqui são incríveis. tope TOPE TO PE!!! e outra coisa: os targaryen garotearam, pq eles tinham a faca e o queijo na mão. não precisava brigar por sucessão. era só casar um primo com o outro e ficava tudo certo. família feliz. reinado garantido. 😂
Não exatamente. Isso porque, culturalmente, o nome da família que é carregado pelos filhos é sempre o do pai. Logo, essa discussão vale muito pras famílias reais porque, caso a mulher sucedesse, o nome da dinastia se perderia. Quando a Rainha Elizabeth teve os filhos dela, por exemplo, o Duque Phillip ficou putasso que não pode dar o nome deles pros filhos, nessa de manter o nome dos Windsor que os Ingleses trabalharam pra fazer.
Casas que já tiveram rainhas/representante da casa: Dorne- super normal, tem várias rainhas e princesas com poder. Greyjoy- Yara e deve ter outras. Stark- na série é a Sansa, nos livros eu n sei se ela vai ser rainha do norte ou ficar no Vale.... Targaryens- de cabeça lembro da Rhaenyra, Daenerys e Visenya? Deve ter outras. Lannisters- na série Cersei e a Myrcella poderiam ser rainhas mas nos livros eu não sei se o George vai seguir esse enredo. Arryns- eu não sei dizer se teve. Baratheons- por lógica, seria a Shireen...coitada da menina na série. Tullys- nenhuma rainha da casa. Tyrells- a Olenna que mandava nos livros e série, logo ela representava os Tyrells né??
O que eu acho interessante disso tudo é que o Viserys, ao nomear a Rhaenyra como sua herdeira, quebra o precedente que fez ele próprio rei. Então tipo... ele é meio hipócrita, né? O precedente serve pra ele mas não serve pros outros. É por isso que eu acho que apesar da Rhaenyra ser de fato a herdeira legítima, os Verdes não estão totalmente errados.
no conselho mesmo, o corlys apoiou o daemon e depois apoiou a rhaennys, que veja só, era a esposa dele. E o próprio Otto, que apontou a hipocrisia de corlys e preferiu ver rhaennyra no trono, está prestes a mudar de ideia.
Na série ficou meio confuso, parece que foi uma retaliação ao Daemon. Mas no livro ele sempre quis ela no trono tanto que não abre mão dela mesmo após os filhos homens nascerem.
@@brunoleite797 na série, até pelas próprias falas da rhaenyra, parece que ela nunca foi cogitada como herdeira e o pai estava desesperado por um filho homem por causa disso.
Na verdade a Cersei se escondeu atrás dos filhos e tinha bons aliados, então se contrariassem ela, morria. E tinha o James para garantir isso se necessario.
Gente imagine esse final pra got: daenerys descobre a traição do jon e mata ele, tempos depois descobre esta grávida, no parto ela tem trigêmeos: aegon, visenya e rhaenys, imagina o plot twist no caso , ela quase morreria no parto, e depois descobrem q drogon na verdade eh femea e botoa ovos, daenerys depois colocaria 1 ovo em cada berço dos 3 filhos , renascendo de novo a era dos dragões.
Lysa Arryn foi a senhora regente do vale, governando em nome do seu filho Robin Arryn. Acredito que ela não se encaixe nesse assunto citado pela mikannn porquê o vale(pelo menos em GOT)não se rebelou, nem declararam independência, acredito que eles permaneceram "neutros" pelo menos assim lysa fazia. Itt não o vale nesse tempo não tinha um Rei, nem Rainha.
As pessoas não questionaram Cersei no poder pq Cersei sabia que o que era poder. E todos ali sabiam o que aconteceriam se ousassem questionar algo. Algumas pessoas têm o privilégio de nascerem príncipes. Outras conquistam o direito na marra. E quando alguém tem poder suficiente pra tomar algo na marra, ninguém vai questionar o que ela tem no meio das pernas.
As pessoas não questionaram Cersei no poder por erro e preguiça de roteiro mesmo. A mulher explodiu o maior centro da maior religião do continente, e ninguem se revolta. Se o roteiro tivesse sido minimamente bom, por mais que algumas casas a apoiariam por medo, muitas casas se rebelariam.
Cersei não tinha exército de relevância. Não tinha aliados poderosos. Era odiada pelo povo. Não tinha nenhum tipo de direito pra usar de desculpa pra estar no trono. Cersei no trono nunca aconteceria nos livros, pq não faz sentido. Se tiver, tiram ela no dia seguinte, impossível manter o poder.
Nada haver. Pra mim a série morreu no dia que fizeram a decisão porca de matar o Tommen e fazer ela virar Rainha. Primeira coisa que iria acontecer depois da explosão do Septo era uma revolta popular e de nobres pra derrubar ela em prol da Daenerys - ela era mulher, mas tinha 3 DRAGÕES e uma reivindicação ao trono valida.
@@DonMadruga72 tu realmente acha que os nobres arriscariam alterar o status quo de algo que já tava bom pra eles, só pq uma estranha que eles nunca viram na vida, vindo de outro continente, outra cultura, diz ter sangue real? As pessoas não estão dispostas a mudar o jogo quando estão ganhando, a prova disso é que a conquista de Aegon, o Conquistador não foi algo pacífico. Ainda mais nos "dias atuais" onde as pessoas possuem armamento contra dragões. Se antes não se curvaram por vontade (como os Stark), mesmo sem ter condições de lutar contra dragões, pq fariam agora?
A moral era escolher a pessoa mais apta pra herdar o trono ao invés de ligar se é homem ou mulher. Isso já começou a dar problema lá quando o Aegon O Conquistador escolheu o Aenys de herdeiro, mesmo o Aenys sendo um frouxo sem a mínima condição de ser rei. Lendo os livros fica claro que nesse momento específico da história a Rhaenyra é a melhor opção, porque além dela ter sido nomeada e preparada pelo Viserys pra ser a herdeira, o meio irmão dela o Aegon (filho da Alicent) é um baita babaca.
Martin apenas trouxe para o universo de GoT o que acontecia no mundo real da época medieval. Mulher não tinha vez e nem voz! Felizmente, pelo menos em GoT, temos mulheres fortes fazendo coisas importantes e também sendo protagonistas, como a Dany
"Escolher a pessoa mais apta" é muito subjetivo. Séria o mais guerreiro? O mais tranquilo? O com mais conhecimento? O com personalidade mais forte? O que sabe conciliar e não causa guerra? Ou o que faz guerra e conquista novas terras? Etc etc etc E quem que escolhe? Se for o rei, entao um rei guerreiro vai preferir um guerreiro , um rei da paz prefere um rei da paz e assim por diante. Isso desconsiderando os favoritismos que não consideram tanto as qualidades. Quem escolhe então são os lordes? Veja o que ocorreu com o caso da Rhaenys. Quem escolhe é o povo? Aí temos a democracia, e ela funciona muito bem como podemos ver nesse nosso país... (Ironia)
@@Nihilanth O Maegor se tivesse sido nomeado herdeiro antes não teria que chegar ao ponto de fazer as bizarrices que fez e na pior das hipóteses ele pelo menos não deixaria ninguém desafiar os Targaryen abertamente como o Aenys deixou a Fé dos Sete cagar nele. Pelo menos lendo Fogo e Sangue essa é impressão que dá, tanto que ele herdou as duas espadas da família e montou o Balerion, sendo o perfeito sucessor, já que o Aegon era um cara legal mas não deixava questionar o seu domínio em Westeros punindo traidores. O problema é que o Aegon queria o filho da Rhaenys no trono porque era ela que ele amava e não a Visenya (que ele casou só porque era obrigado a fazer isso pela tradição da família).
@@TheMarizanebogdan meu deus do céu, o cara desde criança torturava, matava animais e era maldoso, isso já era a bandeira vermelha. os primeiros sinais de psicopatia
Uma coisa que acho curioso (e que me irrita demais) é que o Martin nunca deixa que uma mulher de fato governe o Trono de Ferro por longos anos, como aconteceu com Elizabeth I na Inglaterra do século XVI. Parece-me que suas histórias são sempre um 'coito interrompido' no que concerne mulheres no Trono de Ferro: ele cria toda uma expectativa de que uma mulher - em tese forte, empoderada, inteligente - irá ascender e permanecer no Trono de Ferro, mas ao final nada disso acontece e nós, leitores ou telespectadores, ficamos a ver navios. Minha decepção foi enorme ao ler sobre a Dança dos Dragões em "Fogo e Sangue". Até parece que os roteiristas de GoT se inspiraram em Rhaenyra para criarem o final da Dany. Inclusive, quero só ver o que o pessoal que está todo empolgado agora torcendo pra Rhaenyra vai achar com o final da série com a personagem tendo a mesma jornada de ser vista como louca, tirana e sendo substituída por um moleque no Trono. Enfim, ando cansado demais dessa repetição e fico com pena do pessoal que está no hype com a nova série sem saber que o mesmo final ruim de GoT os espera...
Acho a msm coisa com relação ao Martin e as personagens femininas ambiciosas, q n se contentam em ficar na sombra de um homem. E é nesse momento fico no dilema de assistir ou n já sabendo o q esperar, só tô assistindo house of dragons pq até agora tá bem interessante e a personagem da Raehnyra tá incrível, mas tô com dor no coração p ela
Mano, você disse TUDO o que vem me aflingindo nessa longa expectativa pelo rumo que vai tomar as crônicas. Por esse histórico dele de sempre deixar a gente na mera expectativa, tenho medo dessa possibilidades do final ser "como o da série só que bem desenvolvido". Não importa se vai ser bem desenvolvido ou não, se ele fizer a história da Dany sair de 0 pra acabar em 0 de novo, tornando toda essa tragetória dela em vão, eu vou odiar do mesmo jeito. E esse medo tem me feito até ter medo do que vem por aí quando ele lançar os próximos livros.
Primeira vez que vi algo desse universo. Era virgem de GOT rs. Muito bom. Violência, nudez, intriga, só coisa top. Achei que ia rolar até um incesto (tio com sobrinha tem esse nome?) ali mas talvez fique mais pra frente. Aconteceu tanta coisa num episódio que daria para ser uma temporada inteira de outras séries por aí. Espero que continue assim.
Acho que atuar em direito de família em Westeros é bem mais difícil do que aqui no Brasil... kkkkk Imagina a partilha de bens dos Targaryens???? Além da briga pelo trono de ferro tem a treta pra saber quem vai ficar com o o crânio do Balerion... kkkkk
Olha!!! eu fico embasbacada com a inteligência da #Mikannn. E os comentários divertidos da Carol. sao de uma ironia refinada
Elas se completam inclusive eu acho que deveria ter um canal das duas adoro elas comecei a assistir got por causa delas e acabei amando
Eu sempre lembro do argumento da mikann na live na época: a Cersei explode o “Vaticano” do povo e não tem consequência, mata a corte inteira e os transeuntes em volta do septo e ninguém questiona isso depois. Daí na 7/8 temporada o povo aparenta continuar apoiando ela mesmo com tudo, mesmo com a exposição do incesto dela com o irmão e ela ser humilhada na caminhada nua por Porto Real. E ela continua tendo uma moral com o povo lá como se o que ela fizesse já não fosse motivo suficiente para as pessoas virarem a cara para ela e ela continua soberana e aparentemente amada pelo povo ?!?!?!?!?
Sem falar dela não ter absolutamente nenhuma reivindicação e virar Rainha. O erro aí ao meu ver foi matarem o Tommen. Se ele continuasse vivo, poderia até dizer que o povo não se revoltou porque ama o Rei e sabem que foi a regente e não ele a responsável pela morte do "papa".
@@DonMadruga72 mas daí eu até relevo pq a série praticsmente não mostrou a complexidade da corte e o restante das casa, partiu do pressuposto de que todos morreram, então claramente ela deu um golpe de estado, tinha a força militar na mão e provavelmente quem questionasse iria se dar mal, mas sim, isso não faria que ela fosse amada pelas pessoas, kkk, ao menos temida. Mas depois mostra a população a favor dela e da família dela, tipo, com a serpente de areia lá... o povo puto com elas pq mataram a princesa sendo que todo mundo sabia que Myrcella era bastarda, não faz sentido aquela cena.
@@DonMadruga72 na verdade, ela tinha uma reivindicação pela linhagem, ela era prima de um baratheon. tem algum vídeo das duas falando sobre isso.
@@ProgramaIntera Aí é um parentesco muito distante de alguém pra poder reivindicar algo, sem falar que ainda tem a parte de explodir o Vaticano e matar o próprio tio, primo, Rainha Consorte e lordes da Campina.
Vou te falar: se nós não morássemos no Brasil em 2022, eu realmente concordaria e diria “como podem concordar/aceitar um governante que faz esse tipo de coisa?!” Mas, infelizmente, a história só faz nos provar que é isso aí que acontece mesmo 🥲
Senti falta de comentarem sobre Olenna Tyrell, a Rainha dos Espinhos da Campina, que teve papel sempre destacada e livrou Westeros de Joffrey Baratheon.
@Romulo Castelo Branco é mais sobre mulheres governantes, n necessariamente do trono de ferro
Importante lembrar que mesmo no Norte, apesar do homem ter prioridade eles seguem algumas regras. Por exemplo a Lyanna Mormont e tinha uma outra senhora de outra casa (não lembro o nome), que casou forçada e ficou prisioneira na torre. Ela era a herdeira da sua família. Tem também a menina que foge para Castelo Negro, buscando ajudando do Jon. O tio quer se casar com ela para ter direito a governar a casa, e Jon diz a ele que uma filha tem mais direito que um tio. E ela se casa com um selvagem com a ajuda dele. Quanto ao direito da Daenerys, a família dela perdeu o trono, então ela não tinha direito nenhum na minha opinião. Nem o Jon por ser Targeryen. Por isso ela precisaria reconquistar lutando mesmo.
Lembrar de Daenerys doidona no final de GoT ou aquele arco das Serpentes de Areia de Dorne é maior deprê.
Verdade! Era melhor ter deixado a Dany governar e pronto.
Acho que o das Serpentes é pior pq tem os livros pra comparar,o rolê da Dany ainda não se sabe como vai ser nos livros.
@@pabloaugusto2880 tendo em mente que o Martin teoricamente contou o final que ele planejava para os livros aos D&D, não duvido nada que ele fosse matar a Dany mesmo no final. Entretanto, certamente, após todas as críticas, ele irá melhorar o final. É bem provável que os livros teram mais ênfase nas profecias, com a Dany sendo o príncipe prometido
Deu pra ver o brilho no olho da Mikannn se esvaindo quando ela falou de GoT kkkkkkkkk e voltando quando ela falou das crônicas
@@pabloaugusto2880 vdd
A dedicação de vocês é tudooo, amo ver os olhinhos de vcs brilhando falando das crônicas, dá pra ver o quanto vocês gostam desse universo
Olá, Brasil, hj eu não vou sair de casa real 😂 vou sextar assistindo essa dupla Power ❤️
Uma coisa que me deixa embasbacada é como os personagens acreditarem de primeira que o jon é targaryen, ngm questionou essa info.. Parece até que os personagens assistiram a série e viram o casamento do rhaegar e da lyana e o nascimento do jon
O trabalho de vcs continua impecável, como sempre. Tô amando voltar a rotina de esperar live e vídeos desse universo que gosto tanto ❤
Pq estava documentado, o Sam encontrou os relatos do casamento da Lyanna Stark e do Rhaegar, e todos já confiavam nas visões do Bran, e ele já tinha provado que realmente tinha o dom.
@@viniciusbarreto2211 quando foi que ele provou para OS PERSONAGENS que já tinha esse dom? Porque foi do nada, todo mundo acreditou no cadeirante sem nem questionar. Bran nunca provou seu poder, nunca fez nenhuma revelação que ninguém já não soubesse e tão pouco foi revelante na Longa Noite. Acreditaram nele porque o roteiro quis. Mas nos livros, um cadeirante? Alegando ver o passado? O povo ia fazer uma CHACOTA com ele sem tamanho. Iriam dizer que é louco, no mínimo, até se provar de fato. Oque não rolou na série.
@UC_JsU1sz8HxNbpvV5ScrLcw tem um monte de erro aí no que vc disse, primeiro daenerys tomou o trono e estava certíssima, cumpriu oq acreditava, não foi ela chegar e entregarem o trono a ela pq ela é Targaryen, ela lutou por ele, Jon nem queria ser rei, segundo Bran provou, várias vezes, pra Sansa, ora Arya, pra todos os lordes do Norte que ele tinha visões, e o Sam pegou um documento importante na cidadela e um lugar reservado.
É tosco mesmo. Veremos como será nos livros (qualquer um que nega que ele seja filho da Lyanna a esse ponto é por ranço, tá óbvio isso)
O pessoal de Dorne querendo colocar a Myrcella Baratheon no trono de ferro é tudo hahahah. Acho que já existem brechas na Westeros (da atual época da Daenerys) que vão abrir espaço pra uma mulher se sentar no trono de ferro.
Verdade, o caso da Myrcela seria perfeito de exemplo pra esse vídeo.
12:36 chorei imaginando a daenara chegando no Dragão e os homi falando : ai uma mulher... Como faz?
amo Dorne por isso, desde sempre dando o protagonismo q as mulheres merecem
Na verdade, na minha opinião, GoT é sobre protagonismo feminino (principalmente na série). Temos Dany conquistora, a protagonista dos livros e também da série; Arya assassina (matou até o Rei da Noite na versão da história da série); Sansa extremamente inteligente (salvou até o Jon na série durante a batalha dos bastardos); e Brienne guerreira (usada pelo Martin para fazer ótimas comparações entre atributos físicos masculinos e femininos). Também existem outras mulheres super relevantes para a história, como a Melisandre.
@@LucasMartins-wq8mp sim com certeza. mas no quesito dos reinos, o reino de Dorne e a Casa Martell já ficam na frente por não retirarem o direito das mulheres na sucessão.
@@juliaemiliasousafonsecanun1874 e isso é maravilhoso! Fico impressionado como o Martin criou uma história extremamente rica e diversificada ainda na década de 90
@@LucasMartins-wq8mp simm, o universo é mto rico e ele deu mta relevância pras mulheres, criando personagens memoráveis.
O problema na série nisso é que estragam muito o plot de Dorne.
Não faz absolutamente nenhum sentido a Elaria assumir o comando de Dorne, ela é uma bastarda sem nenhuma conexão com uma casa real.
Uma das coisas mais interessantes quando a gente estuda o papel da mulher na Era Medieval (e que é refletido em ASOIAF), é que ele é de fato mais complexo do que parece: as mulheres, em regra, não tinham direito a herdar os títulos e propriedades de suas famílias assim como não podiam ascender os tronos e serem Rainhas reinantes (por conta da Lei Salíca), MAS elas ainda podiam articular e ter grande influência sobre decisões políticas por trás dos panos.
Mas até mesmo isso tinha excessões interessantes: Leonor da Aquitânia foi uma das mulheres mais ricas e poderosas da Idade Média, foi casada com um Rei da França e também com o Rei da Inglaterra, foi Duquesa por seu próprio direito de nascimento. A mulher era fodona…
Felizmente, no universo de GoT temos mulheres que não aceitam ser apenas ajudantes de reis, mas sim as próprias governantes.
A primeira grande rainha reinante foi Isabel de Castela que expulsou os mouros da Península ibérica e patrocinou as viagens pra América. Ela se casou com Fernando de Aragão, unindo as duas coroas, porém as conquistas eram feitas em nome de Castela. Conta-se que ela montava a cavalo pra guiar as tropas pra batalha grávida de cinco meses.
Eu venho nos comentários é pra ler comentários assim. Obrigado.
Também vale mencionar a Rainha Matilda e a Rainha Isabella (consorte do rei Eduardo II)❤️ duas lendas
Também temos muitos reis fodões como Ricardo Coração de Leão que liderou a 3° cruzada sozinho, Carlos Martel o rei que salvou a Europa cristã dos mulçumanos, Balduino IV de Jerusalém que com 4 mil derrotou 26 mil, Aureliano O "Restitutor Orbis" que salvou o império romano da eminente destruição em 284 d.c, Alexandre o grande que conquistou todo o oriente médio até a índia, enfim, us cara era brabo.
no final é como maegor, o cruel disse: "o trono de ferro pertence a quem tem força pra toma-lo"...
Mulheres poderem governar foi a primeira coisa que me chamou atenção em Dorne, e um dos motivos que me fez amar tanto essa casa e considera-la a melhor de Westeros❤️
Amo o fato das meninas saberem de tudo que irá rolar e mesmo assim ainda moldam uma tensão pras pessoas assistirem à série ksksk maravilhosass
Sempre me perguntei como fica a linhagem de mulheres no poder. Os filhos levam o sobrenome do pai? Se a Sansa casar e tiver herdeiros, vai ser Stark por ela ser rainha ou leva o nome do pai por ser o homem? No caso do Laenor Velaryon, se a votação tivesse sido a favor dele, os Targaryen iam aceitar que fosse um Velarion no trono em vez de um Targaryen "raiz"?
Sempre vou apoiar Rhaenys!!! Teria sido uma grande rainha!!!!
Teria
Sei não
até o cogumelo governaria melhor. Viserys foi um bundão sem noção.
@@juliaaragao7015 se a rhaenys tivesse no trono não teria a guerra civil e o trono nega o viserys fazendo referência clara que não deveria ser ele ali a rhaenys de fato e mulher inteligente para tá no trono
Sim! Eu apoio também ❤️
Não me canso de assistir vocês, parabéns pelo trabalho maravilhoso que vocês fazem, se dedicam 100%.... sucesso pra vocês meninas❤
Aí, como queria Daenerys nos poder… faltou na minha opinião.
Nossa mas ela nem nasceu ainda, falta uns anos kk
@@belleville1805 o loco kkkkkkk
@@belleville1805 uns anos? Falta é século kkkkkkkkkkkk
*que saudades ♥️ imensas que eu tava de MIKAROL ao vivaço!*
Sou fan do canal ansioso pela analise do 02 episódio
Estava com saudades dos vídeos sobre GoT. House of the Dragon foi a melhor estreia de Agosto
Acompanho vcs dês das primeiras temporadas de GOT e vocês são incríveis 🥰 não poderia deixar acompanhar agora !!!!
Meninas, vocês são incríveis, amo o trabalho de vocês e tenho uma paixão platônica pela Carol ❤
Lindas.
Falando em mulheres fortes so me vem na cabeça Ollena Tyrell.
Olenna era braba! Maravilhosa!
@@Laramaria2 "Conte a Cersei,quero que ela saiba que fui eu".
A Lei Salica, a qual George R.R. Martin se inspira para sucessão é o guia para os acontecimentos em seu livro.
Mas resumindo a sucessão é do mais forte político ou militarmente. Tem os casos de Alfred em Wessex que assumiu o trono depois do irmão morrer mesmo seu irmão Etereldo ter descendente homem.
William da Normandia que assumiu o trono inglês depois de fazer uma guerra e assumir o trono e a linhagem dele era feminina.
No caso de Wessex Etereldo ascendeu pq os saxoes votavam no rei. E Guilherme o conquistador tinha como argumento uma promessa feita pelo rei anterior, que ele era o herdeiro. A lei salica é posterior aos dois.
Também é legal falar da ilha dos ursos
Amoooo vários vídeos na semana!!! Ícones de meninas
C@r41ho a produção do bagulho meu...o cenário 😮
Carol e Mikannn, donas eternas do meu coração ❤
Eu to amando a quantidade de vídeos Mikarol! 😍😍😍😍
Achei esse brasão de Aegon II aforntoso com o tema! 😏😏😏
Eu adoro a sutileza do fim desse roteiro de dizer coisas sem dizer coisas 😛
ai que lindas vocês!!!!
amooooo esses vídeos
Meninas adoraria se vocês fizessem uma analise sobre a abertura de house of The dragon o significado que ela quer passar
Adorei a blusa da Mikannn, bem temática!
Seria bom um vídeo sobre o brasão da família targaryen, que em GOT tinha 2 patas, e em House of The Dragon tem 4.
Falando em basear na era medieval eu gostei do video que a Marcia postou no canal dela arqueologia pelo mundo
As que dominam Westeros: Mikannn e Carol. ❤️❤️❤️
Ryha e Daimon no trono juntos = Meta ❤
O momento 8:26 merece um meme 😁
Meuuuuu deusssss que saudadeeeeeeee
Vocês duas são demais demais ❣️❣️
Tá muito lindo esse cenário.
Adorei o vídeo! O conteúdo de vocês deve dar o maior trabalho para construir, pois é muito bem embasado na literatura de GOT. Parabéns 👏👏👏
Gente,a mikannn é muito pitica de fofa né
Estou lendo os livros, e cheguei numa parte bem interessante onde a Aryanne Martell tem a estratégia de fazer a Myrcela filha da Cersei como a nova rainha de Westeros. O argumento q ela usa é pelas leis de dorne.
As leis de Dorne não se aplicam ao resto dos 7 Reinos, até prq a Myrcela era mulher, e tinha o irmão dela no trono o Tommen baratheon, e ele teria teoricamente mais "Direito ao trono que ela" Que foi o caso em Got.
Isso na série!(Game of thrones).
Elas não estão mais desempregadas, caraleonmn 😂😂❤️❤️❤️❤️
Parabéns pelo 900K!!!
QUE LINDOOOO ESSE CENÁRIO
oi carol quando vai fazer a critica da ultima temporada de westworld?
A Raehnira já me ganhou só pelo nome dela... Gente esse nome eh muito a cara do Nelson Rodrigues. Eu imagino o saudoso Zé Wilker entrando pela sala e gritando: Reiniiiiira, cadê vc?! Reiniiira vc precisa tomar tenência heheeh
Nada a ver kkkkkkkk viajou legal
Como não, Zulmira, Alaide, Moema, Dorotéia... Raehnira não deixa nada a desejar... Sem falar q estão todas metidas em histórias com incesto, traição, hipocrisia ou tudo misturado hehehehe
A minha notificação preferida 🌷👏
Sinto tanta falta de vcs no HODOR CAVALO
Infelizmente o Hodor é um projeto difícil de manter, tanto financeiramente quanto pelo tempo gasto. Uma pena as meninas não terem recebido patrocínio por um trabalho tão bem feito 🥺
@@mauriciojr.4428 pois é vc esta certíssimo
O incrível é que essas coisas que parecem medievais são tão próximas de nós, na mossa história real. Por exemplo, até cento e poucos anos atrás nós tivemos problemas de sucessão por causa do gênero tanto em Portugal, como aqui no Brasil, com os casos da sucessão de D. Pedro IV de Portugal e I do Brasil, especialmente na sucessão em Portugal onde a filha mulher dele quase não conseguia ser rainha em detrimento de seu tio homem; e também D. Pedro II do Brasil que tinha uma sucessora mulher, mas a elite preferiu um golpe de estado e deixar o governo na mão de um Marechal senil do que nas mãos da jovem princesa libertadora dos escravos. Além disso, posso citar também o caso da Espanha, que até hoje tem a preferência masculina como regra e que hoje possui uma princesa herdeira, que já está se preparando para reinar desde que nasceu há 18 anos, mas que se por um acaso, tivesse um irmão homem mais novo hoje ele passaria a ser o herdeiro e ela perderia seu direito ao trono inclusive para uma possivel filha mulher que um dia o hipotético irmão mais novo viesse a ter (isso parece muito improvável, mas legalmente funciona assim). Ou seja, o negócio é complicado mesmo e sempre foi a fonte de muitas grandes histórias.
No caso da princesa Isabel o principal incômodo não era ser mulher, era marido dela ser francês. Se vc procurar jornais da época e documentos percebe que a elite queria um casamento interno e população não via com bom olhos o Marques.
Brasil nunca se deu bem com a França e o Don Pedro tinha que arrumar marido francês
A princesa Isabel foi um conjunto de coisas, na verdade.
O fato dela ser mulher era grande sim, mas também tinha outros. Um deles, já dito aqui, é o marido dela ser o Conde D'eu. Ele era muito mal visto por todos na corte e pela população. Tinha também o fato dela ser muito religiosa, que por algum motivo incomodava os políticos, e também que ela em si não tinha interesse em governar - fazia pouco caso disso.
Por fim, tinha a vontade de Dom Pedro. Perder dois filhos ainda crianças é algo difícil pra um pai, independente de se é monarca ou não. Pra ele foi um "sinal" de que a Monarquia não teria futuro no Brasil, por isso o pouco caso dele sustentar ela.
E pra finalizar, o caso da Leonor da Espanha é algo estabelecido por lá: não querem passar pelo trabalho de mudar a lei, e só fariam isso caso o Rei tivesse o tal filho homem. Como isso é improvável hoje em dia, só mudaram a lei caso isso ocorra com os filhos da Leonor. E no Japão, a lei salica prevalece e não vai mudar, a não ser que não sobre mais homens na família.
Mikannn, sua linda! 😍😍❤❤❤❤❤❤❤❤
Aí cara muito eu amo essas duas
Dorne sempre a frente
Cersei no trono nunca fez o menor sentido, segundo nenhum tipo de lei de Westeros. Era só a rainha mãe, sem direito nenhum. Provavelmente inventaram isso ma série pra substituir o plot do Faegon. Por isso nada faz sentido.
Fico pensando se o Georginho vai enfiar a Myrcella ou Fake aegon no trono depois do enredo do septo explodindo(que provavelmente deve rolar) no Dream of spring...
Eu não suporto o Fake aegon kkkkkk
Concordo que o George provavelmente n vai colocar Cersei rainha pq: 1- ela é odiada pelo povo e pelas casas 2- ela vai ser humilhada em público pela Fé dos sete 3- provavelmente Myrcella ou até mesmo Daenerys vai ficar no trono antes da guerra contra os white walkers
@@Carolina-bw6gy acredito que o Faegon vai tirar os Lanister do trono, e a última guerra antes da Longa Noite vai ser de Targaryen vs Targaryen (o que poderia chamar de mais uma rebelião blackfire talvez?), Daenerys vs Faegon. Não sei onde o Jon entra nisso tudo, mas acredito que o lance dele é mais sobre White Walters e não o trono. E os Lanister já eram faz tempo rsrs acho que a Cersei não vai durar muito e morre já em Ventos do Inverno. Mas isso tudo é especulação, é bem provável que o Martin nos surpreenda com alguma reviravolta.
Conselho de "101"
a quinta série em mim não aguenta kkkkkkkkkkkkkkkk
E oq eu disse esses dias no Twitter, q tipo vcs já pararam pra pensar q tudo q dá errado na história de GOT e de HOTD é simplesmente pq decidiram tirar o trono q é de uma MULHER??!!!
Puta q pariu!!! É Rhaenys, e Rhaenyra e a Daenerys!!
Tecnicamente, o trono nunca foi da Daenerys. A dinastia dela foi tirada do poder e ela tentou retomar (o que é justo), mas na série não deu certo e no livro ainda nao sabemos.
Os casos de Rhaenys e Rhaenyra são bem diferentes porque se tratam de sucessão. Rhaenys passada pra trás quando tinha o melhor direito ao trono. E Rhaenyra sofreu um golpe de sua própria casa. Mas é tudo muito mais complexo as motivações que fizeram essas injustiças, em House of the Dragon simplificaram dizendo que é porque são mulheres. É um dos motivos, mas tá longe de ser o único e nem o principal.
A Rhaenys é insignificante nos livros, praticamente. ela nem é considerada no Grande Conselho, mudaram isso na série.
@@DonMadruga72 sério ??? Eu não li o livro apesar de saber que no livro era o filho dela brigando pelo trono e não ela. Mas pela série achei que ela tinha um destaque maior nos livros
@@stefanivarella7326 Ela tem muito destaque sim, e luta em batalhas com a dragão Meleys. Acho que ele quis dizer que ela não foi muito considerada no conselho de 101. Porém, na primeira vez que ela foi passada pra trás, quando o pai dela morreu e o seu tio (pai do Vicerys I) virou herdeiro, ela realmente era uma escolha relevante para o trono, e muita gente ficou chateada quando ela foi passada pra trás, inclusive a rainha Alysanne que ficou revoltada. Na serie fez sentido colocarem a Rhaenys no conselho em vez do filho, porque meio que "resume" a injustiça com ela feita nessas duas ocasiões. E afinal, ela que tem o apelido de rainha que nunca foi, não seu filho.
Sim eu tava vendo uns vídeos sobre ela e o conselho e tals e é bem oq vc disse mesmo
Live top!!!
Muito bom meninas
O norte também não ligou muito da Sansa virar rainha no final. Não dá pra entender oq eles fizeram na série kkkk a Cersei da até pra entender, pq ela explodiu quem não curtia ela kkkk.
O mais sem sentido foi a Sansa ter virado Rainha do Norte mas a Yara não ter virado Rainha das Ilhas de Ferro, sendo que os Greyjoys sempre quiseram ser independentes.
Chora
Realmente... Até onde eu sei nunca tinha tido uma rainha no Norte, e o povo lá é bem patriarcal, alguém deve ter reclamado kkkk
@@AndreLuiz-sv5me Né mano kkkkkkkk faz sentido algum.
@@fernandopbordoni2385 Sim, nunca teve, inclusive, eles achavam péssimo o fato da Arya não querer ser uma "Lady".
Maravilhosas 🐲🔥
💖
Bom, eu imagino que siga a mesma história de Fogo e Sangue, então já sabemos pra quem vai ficar o trono...
"mulheres no trono" minha mente bem 5 série nao me deixa ouvir isso sem dar uma risadinha. kkkkkkkkkkkk
Fico pensando se depois que a Cercei explodiu o alto septão, alguém realmente iria questionar em voz alta o direito dela ao trono, pelo menos em Porto Real. Westeros tinha péssimas experiências com a loucura Aerys II, não sei se na visão do povo, entre Cercei e Daenerys no trono, era trocar uma doida por outra. E o Jon Snow era o que tinha o histórico menos pior?
Nossa falando de novo da sucessão do Jaehaerys
esse blusão da mikannn é muito lindo alguém sabe de onde é?
pensando aqui o vídeo inteiro... direito de sucessão monárquico é uma parada muito antiquada bagaraio ne? tão antiquada que a discussão sobre se uma mulher pode ter esse poder ou não soa tão alienígena pra gente hoje. vcs são fodas, meninas. o nível de apuro e detalhe das discussões aqui são incríveis. tope TOPE TO PE!!! e outra coisa: os targaryen garotearam, pq eles tinham a faca e o queijo na mão. não precisava brigar por sucessão. era só casar um primo com o outro e ficava tudo certo. família feliz. reinado garantido. 😂
Depende do Reino a regra de sucessão variam muito.
Não exatamente. Isso porque, culturalmente, o nome da família que é carregado pelos filhos é sempre o do pai. Logo, essa discussão vale muito pras famílias reais porque, caso a mulher sucedesse, o nome da dinastia se perderia. Quando a Rainha Elizabeth teve os filhos dela, por exemplo, o Duque Phillip ficou putasso que não pode dar o nome deles pros filhos, nessa de manter o nome dos Windsor que os Ingleses trabalharam pra fazer.
Casas que já tiveram rainhas/representante da casa:
Dorne- super normal, tem várias rainhas e princesas com poder.
Greyjoy- Yara e deve ter outras.
Stark- na série é a Sansa, nos livros eu n sei se ela vai ser rainha do norte ou ficar no Vale....
Targaryens- de cabeça lembro da Rhaenyra, Daenerys e Visenya? Deve ter outras.
Lannisters- na série Cersei e a Myrcella poderiam ser rainhas mas nos livros eu não sei se o George vai seguir esse enredo.
Arryns- eu não sei dizer se teve.
Baratheons- por lógica, seria a Shireen...coitada da menina na série.
Tullys- nenhuma rainha da casa.
Tyrells- a Olenna que mandava nos livros e série, logo ela representava os Tyrells né??
A Sansa é rainha do Norte no final
Eu amei que a Alissane largou o JJ
A matéria sucessões também é muito difícil no direito civil brasileiro kkkk
Amoooo esse canal 🌷💙❤
Também tem a Sansa !
O que eu acho interessante disso tudo é que o Viserys, ao nomear a Rhaenyra como sua herdeira, quebra o precedente que fez ele próprio rei. Então tipo... ele é meio hipócrita, né? O precedente serve pra ele mas não serve pros outros. É por isso que eu acho que apesar da Rhaenyra ser de fato a herdeira legítima, os Verdes não estão totalmente errados.
Me pareceu que ele nomeou ela por impulso pela raiva do Daemon
@@G.R.I.L.O Exatamente isso. Foi impulso de raiva pelo Daemon e impulso por arrependimento pela morte da Aemma.
no conselho mesmo, o corlys apoiou o daemon e depois apoiou a rhaennys, que veja só, era a esposa dele.
E o próprio Otto, que apontou a hipocrisia de corlys e preferiu ver rhaennyra no trono, está prestes a mudar de ideia.
Na série ficou meio confuso, parece que foi uma retaliação ao Daemon. Mas no livro ele sempre quis ela no trono tanto que não abre mão dela mesmo após os filhos homens nascerem.
@@brunoleite797 na série, até pelas próprias falas da rhaenyra, parece que ela nunca foi cogitada como herdeira e o pai estava desesperado por um filho homem por causa disso.
Amo que eu e Mikarol temos em comum ranço pelo final de GOT.
Daenerys a maior 🔥🔥
Acha possível um remake da série depois da conclusão dos livros?
Dorne sempre a frente do seu tempo
Eu amo como elas sempre entregam um conteúdo maravilhoso. Realmente eu tinha ate esquecido desse pano que passaram pra Cersei na série.
Daenerys tem que ressuscitar com a chama de dragão
Ai menina queria mto viu
Sonhando que um dia aconteça
Na verdade a Cersei se escondeu atrás dos filhos e tinha bons aliados, então se contrariassem ela, morria. E tinha o James para garantir isso se necessario.
Que saudades do olá brasil eu não vou sair de casa
Gente imagine esse final pra got: daenerys descobre a traição do jon e mata ele, tempos depois descobre esta grávida, no parto ela tem trigêmeos: aegon, visenya e rhaenys, imagina o plot twist no caso , ela quase morreria no parto, e depois descobrem q drogon na verdade eh femea e botoa ovos, daenerys depois colocaria 1 ovo em cada berço dos 3 filhos , renascendo de novo a era dos dragões.
E um dos ovos é um pouco maior que os outros e totalmente negro ....
Olá. Faltou Lisa Arryn (Reino do Vale)! 🤔🤔🤔
Lysa Arryn foi a senhora regente do vale, governando em nome do seu filho Robin Arryn. Acredito que ela não se encaixe nesse assunto citado pela mikannn porquê o vale(pelo menos em GOT)não se rebelou, nem declararam independência, acredito que eles permaneceram "neutros" pelo menos assim lysa fazia.
Itt não o vale nesse tempo não tinha um Rei, nem Rainha.
Essa foto do Aegon lembra muito o Henry Cavill
Tô na esperança de refazer a 8 temporada.
Mimos ❤️
toda vez que falam "jaehaerys" eu lembro do "ja rule" kkkkk
Esse é da minha época kkkkkkkk
Vão comentar a serie aneis do poder???
As pessoas não questionaram Cersei no poder pq Cersei sabia que o que era poder. E todos ali sabiam o que aconteceriam se ousassem questionar algo. Algumas pessoas têm o privilégio de nascerem príncipes. Outras conquistam o direito na marra. E quando alguém tem poder suficiente pra tomar algo na marra, ninguém vai questionar o que ela tem no meio das pernas.
As pessoas não questionaram Cersei no poder por erro e preguiça de roteiro mesmo. A mulher explodiu o maior centro da maior religião do continente, e ninguem se revolta. Se o roteiro tivesse sido minimamente bom, por mais que algumas casas a apoiariam por medo, muitas casas se rebelariam.
Cersei não tinha exército de relevância. Não tinha aliados poderosos. Era odiada pelo povo. Não tinha nenhum tipo de direito pra usar de desculpa pra estar no trono.
Cersei no trono nunca aconteceria nos livros, pq não faz sentido. Se tiver, tiram ela no dia seguinte, impossível manter o poder.
Nada haver. Pra mim a série morreu no dia que fizeram a decisão porca de matar o Tommen e fazer ela virar Rainha. Primeira coisa que iria acontecer depois da explosão do Septo era uma revolta popular e de nobres pra derrubar ela em prol da Daenerys - ela era mulher, mas tinha 3 DRAGÕES e uma reivindicação ao trono valida.
@@nadias.mariano2196 Tá esquecendo do exército dos Lannister? Pode até não ser relevante nos livros, mas aqui estamos falando da série.
@@DonMadruga72 tu realmente acha que os nobres arriscariam alterar o status quo de algo que já tava bom pra eles, só pq uma estranha que eles nunca viram na vida, vindo de outro continente, outra cultura, diz ter sangue real? As pessoas não estão dispostas a mudar o jogo quando estão ganhando, a prova disso é que a conquista de Aegon, o Conquistador não foi algo pacífico. Ainda mais nos "dias atuais" onde as pessoas possuem armamento contra dragões. Se antes não se curvaram por vontade (como os Stark), mesmo sem ter condições de lutar contra dragões, pq fariam agora?
Podiam ter falado de Lady Jeyne Arryn senhora por direito próprio do Vale
A moral era escolher a pessoa mais apta pra herdar o trono ao invés de ligar se é homem ou mulher. Isso já começou a dar problema lá quando o Aegon O Conquistador escolheu o Aenys de herdeiro, mesmo o Aenys sendo um frouxo sem a mínima condição de ser rei.
Lendo os livros fica claro que nesse momento específico da história a Rhaenyra é a melhor opção, porque além dela ter sido nomeada e preparada pelo Viserys pra ser a herdeira, o meio irmão dela o Aegon (filho da Alicent) é um baita babaca.
Martin apenas trouxe para o universo de GoT o que acontecia no mundo real da época medieval. Mulher não tinha vez e nem voz! Felizmente, pelo menos em GoT, temos mulheres fortes fazendo coisas importantes e também sendo protagonistas, como a Dany
"Escolher a pessoa mais apta" é muito subjetivo. Séria o mais guerreiro? O mais tranquilo? O com mais conhecimento? O com personalidade mais forte? O que sabe conciliar e não causa guerra? Ou o que faz guerra e conquista novas terras? Etc etc etc E quem que escolhe? Se for o rei, entao um rei guerreiro vai preferir um guerreiro , um rei da paz prefere um rei da paz e assim por diante. Isso desconsiderando os favoritismos que não consideram tanto as qualidades. Quem escolhe então são os lordes? Veja o que ocorreu com o caso da Rhaenys. Quem escolhe é o povo? Aí temos a democracia, e ela funciona muito bem como podemos ver nesse nosso país... (Ironia)
mas quem ele iria escolher? ele só tinha o aenys de filho e o maegor era 300x pior
@@Nihilanth O Maegor se tivesse sido nomeado herdeiro antes não teria que chegar ao ponto de fazer as bizarrices que fez e na pior das hipóteses ele pelo menos não deixaria ninguém desafiar os Targaryen abertamente como o Aenys deixou a Fé dos Sete cagar nele. Pelo menos lendo Fogo e Sangue essa é impressão que dá, tanto que ele herdou as duas espadas da família e montou o Balerion, sendo o perfeito sucessor, já que o Aegon era um cara legal mas não deixava questionar o seu domínio em Westeros punindo traidores. O problema é que o Aegon queria o filho da Rhaenys no trono porque era ela que ele amava e não a Visenya (que ele casou só porque era obrigado a fazer isso pela tradição da família).
@@TheMarizanebogdan meu deus do céu, o cara desde criança torturava, matava animais e era maldoso, isso já era a bandeira vermelha. os primeiros sinais de psicopatia
Só acho que vai dar muita treta kkk
Dany rainha ❤️ nunca vou perdoar o que fizeram .
Uma coisa que acho curioso (e que me irrita demais) é que o Martin nunca deixa que uma mulher de fato governe o Trono de Ferro por longos anos, como aconteceu com Elizabeth I na Inglaterra do século XVI. Parece-me que suas histórias são sempre um 'coito interrompido' no que concerne mulheres no Trono de Ferro: ele cria toda uma expectativa de que uma mulher - em tese forte, empoderada, inteligente - irá ascender e permanecer no Trono de Ferro, mas ao final nada disso acontece e nós, leitores ou telespectadores, ficamos a ver navios. Minha decepção foi enorme ao ler sobre a Dança dos Dragões em "Fogo e Sangue". Até parece que os roteiristas de GoT se inspiraram em Rhaenyra para criarem o final da Dany. Inclusive, quero só ver o que o pessoal que está todo empolgado agora torcendo pra Rhaenyra vai achar com o final da série com a personagem tendo a mesma jornada de ser vista como louca, tirana e sendo substituída por um moleque no Trono. Enfim, ando cansado demais dessa repetição e fico com pena do pessoal que está no hype com a nova série sem saber que o mesmo final ruim de GoT os espera...
Acho a msm coisa com relação ao Martin e as personagens femininas ambiciosas, q n se contentam em ficar na sombra de um homem. E é nesse momento fico no dilema de assistir ou n já sabendo o q esperar, só tô assistindo house of dragons pq até agora tá bem interessante e a personagem da Raehnyra tá incrível, mas tô com dor no coração p ela
Mano, você disse TUDO o que vem me aflingindo nessa longa expectativa pelo rumo que vai tomar as crônicas. Por esse histórico dele de sempre deixar a gente na mera expectativa, tenho medo dessa possibilidades do final ser "como o da série só que bem desenvolvido". Não importa se vai ser bem desenvolvido ou não, se ele fizer a história da Dany sair de 0 pra acabar em 0 de novo, tornando toda essa tragetória dela em vão, eu vou odiar do mesmo jeito. E esse medo tem me feito até ter medo do que vem por aí quando ele lançar os próximos livros.
Primeira vez que vi algo desse universo. Era virgem de GOT rs. Muito bom. Violência, nudez, intriga, só coisa top. Achei que ia rolar até um incesto (tio com sobrinha tem esse nome?) ali mas talvez fique mais pra frente. Aconteceu tanta coisa num episódio que daria para ser uma temporada inteira de outras séries por aí. Espero que continue assim.
Ainda teremos cenas de sexo gay! Amoooo ❤️
Dando uns spoilers, sim, vai ter esse incesto que você falou. Acho que tão querendo deixar de surpresa pra quem não conhece a história.
As herdeiras do trono. 👑 👑