as cores não existem na realidade, cores são emoções mas se alguem pode perceber a cor ela existe, dizer qua o sol é branco ou roxo, ou rosa não faz a menor diferença no espaço não exise cor, a luz é produzida pela atmosfera e não pelo sol, o sol não emite luz vizível
Velho, continua. Um dos poucos canais de divulgação científica que passa a ser um mero canal de curiosidades! Excelente! E vc ainda fala os nomes das coisas, até pra gnt procurar saber mais! Perfeito!
Com certeza. Inclusive eu tinha acabado de dizer algo parecido no meu comentário logo antes de ler o seu. Espero realmente que este canal cresça mais 🙏🏻
15:00 Primeira vez que vejo alguém comentar sobre isso, geralmente param na parte de que a expansão acumulada é maior que a velocidade da luz. Se fizer as contas utilizando a taxa expansão do universo pra cada megaparsec, essa distância máxima seria aproximadamente 13,7 bi de anos luz (curiosamente bateu a idade do universo)... nada além dessa distância é alcançável nem com as teorias atuais. Qualquer objeto que a gente observe e que esteja além dessa distância, surgiu antes de o esticamento do universo colocar o objeto além dessa distancia limite de 13,7bi. Objetos que surgiram além dessa distância limite são invisíveis para nós, hoje estão além do objeto observável Aliás, como a constante de hubble varia com o tempo (é constante no espaço), esse valor de distância limite já foi maior no passado, e vem caindo com o tempo.
@@levileosan na verdade o q chamamos d "vazio" é o próprio espaço... Tudo q vemos no Universo (matéria bariônica) compõe 4% d tudo o q está no Universo...
Cara, esse vídeo é uma aula de valor inestimável, muito mais eficiente que qualquer instituição de ensino e... GRATUITA! Como eu queria que todos percebessem a riqueza que estão desperdiçando...
O efeito doppler me fez lembrar o Sheldon de fantasia listrada no episódio do Halloween. E todos os que não eram nerds achavam que ele estava de zebra. Kkk
Sua didática é muito boa, já está entre os meus canais favoritos. Eu já conhecia o tema, mas agora só vou indicar o seu vídeo para meus amigos que querem conhecê-lo.
Este canal é muito bom! Tem muito pouca audiência proporcionalmente à qualidade. Mas sabemos que é fato que o que dá audiência são outras coisas. Parabéns pelo trabalho. Obrigado por compartilhar conhecimento e tomara que o canal cresça e se expanda assim como o espaço. Até breve!
Sou estudante de física e meu professor sempre diz que a gente tem que ser muito rígido quanto aos canais de divulgação científica que a gente acompanha. Ele sempre diz que para falar sobre física a pessoa tem que no mínimo ser formada em física. Comecei a assistir os seus vídeos por causa dos vídeos de matemática, que são muito bons por sinal. Os vídeos de física são excelentes também, mas devo adverti-lo para tomar cuidado com alguns erros que você acaba cometendo ao falar sobre. Segue agora uma lista de afirmações que deveriam ser reajustadas para ficar mais de acordo com os conhecimentos atuais da ciência: 4:20 - Você diz que atualmente não sabemos se o universo é infinito mas desconfiamos que seja. Na verdade não, o modelo padrão descreve um universo inflacionário (assim como você descreve mais para frente no vídeo). Na verdade os modelos que descrevem o universo sendo infinito não são muito levado à sério na comunidade científica. 7:45 - Ao falar sobre a gravitação de Newton você diz que se o Universo fosse finito não poderia haver equilíbrio gravitacional. Na verdade o problema não é o universo ser infinito ou finito mas sim estático. O modelo padrão atual lida com um universo finito e inflacionário. Um pouco mais tarde no vídeo você sugere que uma alternativa para o problema do equilíbrio gravitacional seria o Universo ser infinito e estático, entretanto como eu já disse anteriormente, o problema não é se o Universo é infinito ou não, mas sim se ele é estático ou dinâmico. Para o caso do Universo infinito e estático o problema do equilíbrio gravitacional permanece. Resumindo, o problema do equilíbrio gravitacional tem haver com a dinamicidade do universo e não com a sua finitude. 10:40 - Você fala que a luz está sujeita ao efeito Doppler. Na verdade não, o efeito Doppler se aplica apenas para ondas mecânicas como o som. Apesar de a Luz ser uma onda eletromagnética o efeito observado por Hubble não é o efeito Doppler. Mesmo que o resultado observado seja igual ao do efeito Doppler e ser muito intuitivo que seja ação desse efeito, o que causa o desvio para o vermelho e azul nas galáxias não é a mesma coisa que causa o efeito Doppler nas ondas mecânicas. De qualquer forma, parabéns pelo vídeo, esse são erros muito comuns e detalhes que muitas pessoas deixam passar, seria realmente muito difícil se ater a todos o detalhes e não deixar nada escapar. Continuo sendo fã do canal principalmente pelos vídeos de matemática, obrigado por ajudar na divulgação científica no Brasil que é tão fraca.
O efeito que desvia a luz para o vermelho ou azul é chamado de desvio para o vermelho (redshift) ou para o azul (blueshift), respectivamente. Esses desvios ocorrem quando a fonte de luz se afasta ou se aproxima do observador, alterando o comprimento de onda da luz emitida. O desvio para o vermelho é observado quando a fonte se afasta do observador, enquanto o desvio para o azul é observado quando a fonte se aproxima do observador. Este efeito é conhecido como efeito Doppler relativístico, que é causado pela mudança na frequência da luz em relação à velocidade relativa entre a fonte e o observador.
@@jonatassantanasouza1195 Sim amigo, a explicação que conheço também é essa. O colega do comentário tinha dito que o motivo pelo qual esse fenômeno acontece não é o efeito Doppler ( por isso fiquei intrigado e perguntei )
Por acaso a explicação seria algo como: na onda mecânica o som é emitido a partir de um ponto esfericamente proporcional e equidistante em relação a atmosfera. Enquanto que com a luz, a emissão é esfericamente proporcional e equidistante em relação ao ponto de emissão? Dessa forma um objeto que se move emitindo som, por mais rápido que passe por a gente, ao se afastar poderemos ouvir o som lá na faixa do "infrassom", enquanto que um objeto que emite luz se movendo mais rápido que a luz, nunca poderíamos ver a luz quando ele se afasta pois a luz, no ponto do observador está dando ré?
Errado. O efeito Doppler se aplica a todo fenômeno de natureza ondulatória, inclusive a luz e o Doppler relativístico é apenas um Doppler que leva em conta a relatividade, assim como o Doppler mecânico leva em conta o meio onde a onda se propaga. Em nenhum momento do vídeo ele insinua que o cálculo para o som é o mesmo que o cálculo para a luz; apenas ilustrou que o efeito ocorre de forma análoga para ambos, o que é verdade. Pra quem se diz "estudante", você deveria estudar mais e ser mais atento antes de pensar em "corrigir" os outros por aí.
Ótimo vídeo, mas o que realmente é interessante é a sua forma de explicar que torna algo que é bem complicado em uma forma mais simples para ser entendido. Obrigado por compartilhar conhecimento.
SOU INSCRITO EM OUTROS CANAIS SOBRE O MESMO TEMA E TENHO PESQUISADO MUITOS SOBRE O UNIVERSO, MAS, ESSA SUA EXPLICAÇÃO FOI UM SHOW! CARA, VOCÊ FOI TÃO CLARO E OBJETIVO QUE EU ENTENDI TUDO PERFEITAMENTE, JUSTAMENTE PORQUE VC NEM PRECISOU USAR LINGUAGEM TÉCNICA. JÁ ME INSCREVI, LIKE E SININHO. CERTAMENTE FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE JÁ VI! PARABÉNS!
Amei a analogia com a cebola para explicar porque o espalhamento da luz não resolve o paradoxo. Meus parabéns pelo vídeo. Está incrível. Tudo muito bem explicado.
Olá, Daniel Nunes, achei a sua explicação perfeita e muito clara. Quanto a mim, faltaria só explicar como o telescópio Hubble ao fim de cerca de 10 dias, á mesma hora, apontando para a mesma zona do espaço negro consegue ver centenas de galáxias onde numa só vez apenas estava o céu negro. Precisamente onde se poderia admitir nada se ver porque as galáxias se afastariam mais velozes que a luz que emite delas. Eu acho que isso cria implicações explicativas que não estão contempladas na sua explicação. Se me consegui fazer entender, talvez você me pudesse responder. Obrigada.
Só queria fazer uma pequena correção. Aos 12:40 você diz que as galáxias distantes têm sua luz desviada para a faixa infravermelha ou de microondas, e por isso a gente não consegue enxergá-las. Mas na verdade, a gente continua consegueguindo enxergá-las pois ondas como ultraviolta vão para o espectro visível. A gente sabe que elas estão se afastando devido às linhas de emissão/absorção do espectro eletromagnético.
Perfeito. É um canal de ciência para TODOS. 🏆✨👏👏👏🙏🙏🙏 Não é um canal para somente cientistas. 🧐 Então, é mais que louvável👏👏👏o uso de linguagem simples, comparações SIMPLIFICADAS apropriadas para nós, pobres mortais, entendermos.☠️😁 😉Se as simplificações não estão boas para você, é porque VOCÊ está no canal errado; e com certeza, o canal estará certo para todos os outros. 🗽🥰🙏 O canal contém ciência complexa☀️divulgada de maneira descomplicada o que o torna INTERESSANTE.🏆🙏 👨🎓O dr. Daniel Nunes😇 tem autorização de usar suas ironias, 🙂humor altamente apreciado por todos,😁 simplificações e analogias quaisquer para o bom entendimento dos temas incomuns, principalmente, aos mais humildes de conhecimento.👊tamojunto. Por fim, concordando ou não, só tenho bençãos e agradecimentos. Sucesso! 🙏🙏🙏😇💪💪💪👊
Achei ótima a explicação do fenômeno do céu ser azul durante o dia e a noite ser escura. Isto só foi entendido pelo homem na década de 1920, graças às observações do universo pelo astrônomo Edwin Hubble.
Lembrando que a expansão do espaço não é uma velocidade de deslocamento igual a velocidade da luz pois não é algo que viaja pelo espaço v = Δs/Δt então não seria mais rápido que a luz em deslocamento e sim o espaço se expandir levando tudo nele junto na mesma taxa o que muda a velocidade disso é a referência de observação a distância que estamos do objeto sendo assim: v = H0d, onde H0 é a constante de proporcionalidade entre a velocidade de afastamento da galáxia e a sua distância até nós.
Acabei de conhecer seu canal e sua forma de explicar eh mto boa, parabens! Ja vi em varias videos, inclusive neste, falando q as galaxias mais distantes se afastam mais rapido, mas nao entendo pq. Sabe onde consigo achar a explicacao disso?
Eai fera, isso acontece porque o universo está crescendo (se expandindo), até ai blz. Porém, o universo por algum motivo (que nem os cientistas ainda nao sabem bem), o universo ta se expandindo de forma ACELERADA! Então a cada dia que passa, ele não só está maior, como aumentou mais do que ele aumentou no dia anterior!! Por isso as galaxias estao se afastando cada vez mais rapido, pq o espaço entre elas ta se expandindo (tambem cada vez mais rapido)! (Me alonguei um pouco mas espero ter ajudado😉)
Ah! E só pra ligar A com B, a teoria que os cientistas usam hoje pra explicar essa expansão acelerada é a “misteriosa” energia escura! Uma energia que ainda nao sabemos de onde vem, mas que faz o universo ter esse comportamento
Excelente conteúdo, Daniel! Sua didática me lembra a do Richard Feynman. Estou na torcida pelo seu merecido reconhecimento, divulgar a ciência de maneira tão divertida é um serviço de utilidade pública pelo desenvolvimento das gerações vindouras. Parabéns!!! :)
Tenho uma dúvida... Como foi determinado que o movimento de expansão das galáxias é de expansão a partir de um ponto, e não vários movimentos "aleatórios" ... Foram observadas e estudado os movimentos de todas as galáxias que existem?... tipo .. se for um movimento de expansão, porque Andrômeda está se aproximando ao invés de se aproximar?... As duas galáxias não se expandiram de um mesmo ponto?
Por conta da ação da gravidade presente entre Andrômeda e a Via Láctea. Por ambas estarem muito próximas uma da outra a força da gravidade prevalece. Lembrando que as duas galáxias nunca estão paradas, as duas ainda sim se movimentam pelo universo por conta de sua expansão.
Se o espaço está em expansão e todas as galáxias estão se adaptando pq Andrômeda está vindo em nossa direção? E se existem outras galáxias em rota de colisão não seria pretensão acreditar que existe uma expansão e não uma força atraem e expande essas galáxias?
das infinitas questoes minhas fica uma ai se o universo se expande e tudo fica mais longe entao n deveriamos perder estrelas e ao que parece cada vez mais conseguimos adicionar, entao seria o fato de se usar um telescopio a quebra dessas leis supostamente feitos pelos humanos de tempo espaço distancia etc entao nosso universo observavel nao esta maior com os potentes telescopios mas ao mesmo tempo n deveria diminuir pelo afastamento isso seria um paradoxo? e ja q se movemos tambem em alguma direçao entao devemos perder estrelas a direçao mais distante e ganhar novas a direçao em que caminhamos?
Na cidade de Araxá, Minas Gerais, o céu é claro e quase não aparecem estrelas no céu. É como se muitas galáxias com bilhões de estrelas brilhassem ao redor da cidade.
Se fosse só o Big Bang mesmo o céu tinha que ser claro de noite pois deveríamos ver as estrelas se afastando, mas essa outra proposta que afirma que existe um espaço expandindo entre os corpos é o que realmente tenta explicar o céu escuro. Continua bastante vago mas é criativo. Tenho certeza que um dia a ciência terá uma resposta melhor. Belo vídeo, a qualidade de seus vídeos é o que realmente parece formidável.
Cara, teu canal é sensacional. A forma que os temas são explorados, sempre me faz sentir uma ignorância, quebrando algumas das minhas certezas. Me sinto burro, mas feliz.
Muito bom o vídeo, mas....é uma pena não ter comentado que antes de Hubble, Lemaitre já havia proposto o modelo de expansão do universo baseado apenas em cálculos matemáticos.
Se a gravidade é a força que puxa tudo para um único ponto em comum, a antigravidade não seria uma força expelente, por exemplo, que faz o universo se expandir?
Tomara que esse canal cresça bastante pois é muito bom... Faça um parceira com um canal semelhante para arrecadar inscritos Mano. E faça vídeo um pouco menor rsrs.
Conteúdo muito completo, uma síntese de muita qualidade sobre o assunto. Em diversos pontos, eu pensei em alguns tópicos associado, como o espectro de radiação eletromag. e o redshif, e você citou todos!
*Seja membro* e me ajude a continuar produzindo esse tipo de conteúdo: ruclips.net/user/temcienciajoin
as cores não existem na realidade, cores são emoções mas se alguem pode perceber a cor ela existe, dizer qua o sol é branco ou roxo, ou rosa não faz a menor diferença no espaço não exise cor, a luz é produzida pela atmosfera e não pelo sol, o sol não emite luz vizível
Que vídeo incrível, cheguei atrasado, mas que bom que cheguei. Ótimo canal!
Velho, continua. Um dos poucos canais de divulgação científica que passa a ser um mero canal de curiosidades!
Excelente! E vc ainda fala os nomes das coisas, até pra gnt procurar saber mais! Perfeito!
Caraaca, quanto mais pontos você coloca, mais detalhado vai ficando a explicação... Parabéns pelo vídeo.
Nossa, muito bom, merece muito mais reconhecimento!! Muito bom!!
Valeu, obrigado!
Com certeza. Inclusive eu tinha acabado de dizer algo parecido no meu comentário logo antes de ler o seu. Espero realmente que este canal cresça mais 🙏🏻
Kkkkk
15:00 Primeira vez que vejo alguém comentar sobre isso, geralmente param na parte de que a expansão acumulada é maior que a velocidade da luz. Se fizer as contas utilizando a taxa expansão do universo pra cada megaparsec, essa distância máxima seria aproximadamente 13,7 bi de anos luz (curiosamente bateu a idade do universo)... nada além dessa distância é alcançável nem com as teorias atuais.
Qualquer objeto que a gente observe e que esteja além dessa distância, surgiu antes de o esticamento do universo colocar o objeto além dessa distancia limite de 13,7bi. Objetos que surgiram além dessa distância limite são invisíveis para nós, hoje estão além do objeto observável
Aliás, como a constante de hubble varia com o tempo (é constante no espaço), esse valor de distância limite já foi maior no passado, e vem caindo com o tempo.
É incrível como o espaço que abriga tudo é enorme...
E está em expansão...
@@danielzanellasocorro3680 É verdade! Então, além do espação que está em expansão ainda tem uma espaço vazio para que esse se expanda. Fantástico!
@@levileosan na verdade o q chamamos d "vazio" é o próprio espaço... Tudo q vemos no Universo (matéria bariônica) compõe 4% d tudo o q está no Universo...
@@levileosan Vazio é alguma coisa
@@dotaprime2273 po isso eu digo:”nunca houve um tempo onde não havia nada “.
Cara, esse vídeo é uma aula de valor inestimável, muito mais eficiente que qualquer instituição de ensino e... GRATUITA!
Como eu queria que todos percebessem a riqueza que estão desperdiçando...
Virei fã, conheci seu canal a pouco tempo. Melhor exploração que ja vi, e olha que acompanho muitos canais de ciência!!!
Explicação *
vddeu tbm
Disparadamente o melhor vídeo que assisti sobre o paradoxo de Olbers. Extramente didático, rico em informações e empolgante. 🌌💜
O efeito doppler me fez lembrar o Sheldon de fantasia listrada no episódio do Halloween. E todos os que não eram nerds achavam que ele estava de zebra. Kkk
kkkkkkkkkkkkkkkklkkkkkkkkkkkkkk
Sua didática é muito boa, já está entre os meus canais favoritos. Eu já conhecia o tema, mas agora só vou indicar o seu vídeo para meus amigos que querem conhecê-lo.
Realmente a didática é muito boa.
Cara, você prendeu minha tenção do inicio ao fim. Ganhou um inscrito. Por favor, continua fazendo vídeos.
Tanto a explicação quando os exemplos em imagens ficaram ótimos. Canal massa demais!
Parabéns!
Você tem o dom de falar de modo simples desses assuntos tão distantes da compreensão da maioria das pessoas.
Amei ouvi-lo! ❤
Você é Otimo❤suas demonstrações....educador nato
Seu canal é maravilhoso, parabéns!!! Já estou maratonando e compartilhando :D
Muito obrigado!!
Amigo ,parabéns ótima didática,ótimo conteúdo
Entendi perfeitamente, e show de aula, magnífica, parabéns!
Atiçando a curiosidade de futuros cientistas e inventores. Obrigado em nome deles ainda anônimos.
Este canal é muito bom! Tem muito pouca audiência proporcionalmente à qualidade. Mas sabemos que é fato que o que dá audiência são outras coisas.
Parabéns pelo trabalho. Obrigado por compartilhar conhecimento e tomara que o canal cresça e se expanda assim como o espaço. Até breve!
Não restam dúvidas após ver esse vídeo!! Tá mto bom!!👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Vdd
Sou estudante de física e meu professor sempre diz que a gente tem que ser muito rígido quanto aos canais de divulgação científica que a gente acompanha. Ele sempre diz que para falar sobre física a pessoa tem que no mínimo ser formada em física. Comecei a assistir os seus vídeos por causa dos vídeos de matemática, que são muito bons por sinal. Os vídeos de física são excelentes também, mas devo adverti-lo para tomar cuidado com alguns erros que você acaba cometendo ao falar sobre. Segue agora uma lista de afirmações que deveriam ser reajustadas para ficar mais de acordo com os conhecimentos atuais da ciência:
4:20 - Você diz que atualmente não sabemos se o universo é infinito mas desconfiamos que seja. Na verdade não, o modelo padrão descreve um universo inflacionário (assim como você descreve mais para frente no vídeo). Na verdade os modelos que descrevem o universo sendo infinito não são muito levado à sério na comunidade científica.
7:45 - Ao falar sobre a gravitação de Newton você diz que se o Universo fosse finito não poderia haver equilíbrio gravitacional. Na verdade o problema não é o universo ser infinito ou finito mas sim estático. O modelo padrão atual lida com um universo finito e inflacionário. Um pouco mais tarde no vídeo você sugere que uma alternativa para o problema do equilíbrio gravitacional seria o Universo ser infinito e estático, entretanto como eu já disse anteriormente, o problema não é se o Universo é infinito ou não, mas sim se ele é estático ou dinâmico. Para o caso do Universo infinito e estático o problema do equilíbrio gravitacional permanece. Resumindo, o problema do equilíbrio gravitacional tem haver com a dinamicidade do universo e não com a sua finitude.
10:40 - Você fala que a luz está sujeita ao efeito Doppler. Na verdade não, o efeito Doppler se aplica apenas para ondas mecânicas como o som. Apesar de a Luz ser uma onda eletromagnética o efeito observado por Hubble não é o efeito Doppler. Mesmo que o resultado observado seja igual ao do efeito Doppler e ser muito intuitivo que seja ação desse efeito, o que causa o desvio para o vermelho e azul nas galáxias não é a mesma coisa que causa o efeito Doppler nas ondas mecânicas.
De qualquer forma, parabéns pelo vídeo, esse são erros muito comuns e detalhes que muitas pessoas deixam passar, seria realmente muito difícil se ater a todos o detalhes e não deixar nada escapar. Continuo sendo fã do canal principalmente pelos vídeos de matemática, obrigado por ajudar na divulgação científica no Brasil que é tão fraca.
Consegue me explicar de forma resumida qual seria o efeito responsável por esse fenômeno já que não é o efeito Doppler ?
O efeito que desvia a luz para o vermelho ou azul é chamado de desvio para o vermelho (redshift) ou para o azul (blueshift), respectivamente. Esses desvios ocorrem quando a fonte de luz se afasta ou se aproxima do observador, alterando o comprimento de onda da luz emitida. O desvio para o vermelho é observado quando a fonte se afasta do observador, enquanto o desvio para o azul é observado quando a fonte se aproxima do observador. Este efeito é conhecido como efeito Doppler relativístico, que é causado pela mudança na frequência da luz em relação à velocidade relativa entre a fonte e o observador.
@@jonatassantanasouza1195 Sim amigo, a explicação que conheço também é essa. O colega do comentário tinha dito que o motivo pelo qual esse fenômeno acontece não é o efeito Doppler ( por isso fiquei intrigado e perguntei )
Por acaso a explicação seria algo como: na onda mecânica o som é emitido a partir de um ponto esfericamente proporcional e equidistante em relação a atmosfera. Enquanto que com a luz, a emissão é esfericamente proporcional e equidistante em relação ao ponto de emissão? Dessa forma um objeto que se move emitindo som, por mais rápido que passe por a gente, ao se afastar poderemos ouvir o som lá na faixa do "infrassom", enquanto que um objeto que emite luz se movendo mais rápido que a luz, nunca poderíamos ver a luz quando ele se afasta pois a luz, no ponto do observador está dando ré?
Errado. O efeito Doppler se aplica a todo fenômeno de natureza ondulatória, inclusive a luz e o Doppler relativístico é apenas um Doppler que leva em conta a relatividade, assim como o Doppler mecânico leva em conta o meio onde a onda se propaga. Em nenhum momento do vídeo ele insinua que o cálculo para o som é o mesmo que o cálculo para a luz; apenas ilustrou que o efeito ocorre de forma análoga para ambos, o que é verdade.
Pra quem se diz "estudante", você deveria estudar mais e ser mais atento antes de pensar em "corrigir" os outros por aí.
Ótimo vídeo, mas o que realmente é interessante é a sua forma de explicar que torna algo que é bem complicado em uma forma mais simples para ser entendido. Obrigado por compartilhar conhecimento.
Como sempre, impecável. Parabéns por mais um ótimo vídeo.
✌️
Faça um vídeo comentando os livros que você tem na estante do cenário.
fico extasiada assistindo esses vídeos sobre o universo! ❤
Assisti um vídeo, já estou apaixonado. Como tá tarde, vou salvar pra assistir outro dia. Tem um novo inscrito, parabéns ❤
Muito bom!!!! Primeira vez que entendi tudo sobre esse assunto, ótima didática
Vídeo fantástico, já me inscrevi. Parabéns!!
Até agora a melhor explicação para o paradoxo de Olbers de todo o RUclips
SOU INSCRITO EM OUTROS CANAIS SOBRE O MESMO TEMA E TENHO PESQUISADO MUITOS SOBRE O UNIVERSO, MAS, ESSA SUA EXPLICAÇÃO FOI UM SHOW! CARA, VOCÊ FOI TÃO CLARO E OBJETIVO QUE EU ENTENDI TUDO PERFEITAMENTE, JUSTAMENTE PORQUE VC NEM PRECISOU USAR LINGUAGEM TÉCNICA. JÁ ME INSCREVI, LIKE E SININHO. CERTAMENTE FOI A MELHOR EXPLICAÇÃO QUE JÁ VI! PARABÉNS!
Outro vídeo muito interessante.
Parabéns pela idéia, pelo trabalho de pesquisa e apresentação.
Obrigado!!
Excelente a sua didática. Nunca tinha visto uma forma tão clara e leve de se explicar assuntos tão complexos. Sensacional 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻❤
Cara muito bom. quando ele falou sobre o espectro de luz visível para o ser humano parece que acendeu uma luz na minha cabeça. fascinante
Conectar o efeito doppler com a escuridão do universo foi genial.
Amei a analogia com a cebola para explicar porque o espalhamento da luz não resolve o paradoxo. Meus parabéns pelo vídeo. Está incrível. Tudo muito bem explicado.
Olá, Daniel Nunes, achei a sua explicação perfeita e muito clara. Quanto a mim, faltaria só explicar como o telescópio Hubble ao fim de cerca de 10 dias, á mesma hora, apontando para a mesma zona do espaço negro consegue ver centenas de galáxias onde numa só vez apenas estava o céu negro. Precisamente onde se poderia admitir nada se ver porque as galáxias se afastariam mais velozes que a luz que emite delas.
Eu acho que isso cria implicações explicativas que não estão contempladas na sua explicação.
Se me consegui fazer entender, talvez você me pudesse responder. Obrigada.
Canal foda, conheci há pouco e estou apaixonado!
Acabo de conhecer seu canal e assistindo só um vídeo já me inscrevi. Sua didática é fascinante. Sucesso.
Muito obrigado 😃
Muito bom o vídeo e o tema, só uma correção, a estação espacial ISS e os satélites ainda estão dentro da atmosfera.
Só queria fazer uma pequena correção. Aos 12:40 você diz que as galáxias distantes têm sua luz desviada para a faixa infravermelha ou de microondas, e por isso a gente não consegue enxergá-las. Mas na verdade, a gente continua consegueguindo enxergá-las pois ondas como ultraviolta vão para o espectro visível. A gente sabe que elas estão se afastando devido às linhas de emissão/absorção do espectro eletromagnético.
Muito bom o vídeo parabéns amigo!
Parabéns, conteúdo excelente
Conteúdo e apresentação lembram muito o canal Ponto Em Comum kkk muito bom.👏👏🥂
Podia completamentar fazendo um vídeo sobre o grande atrator gravitacional e super aglomerados ❤😊
Parabéns e obrigada pelo excelente conteúdo!❤
Cai de paraquedas aqui e já me tornei novo astronauta nessa viagem incrível ❤❤
Perfeito. É um canal de ciência para TODOS.
🏆✨👏👏👏🙏🙏🙏
Não é um canal para somente cientistas. 🧐
Então, é mais que louvável👏👏👏o uso de linguagem simples, comparações SIMPLIFICADAS apropriadas para nós, pobres mortais, entendermos.☠️😁
😉Se as simplificações não estão boas para você, é porque VOCÊ está no canal errado; e com certeza, o canal estará certo para todos os outros. 🗽🥰🙏
O canal contém ciência complexa☀️divulgada de maneira descomplicada o que o torna INTERESSANTE.🏆🙏
👨🎓O dr. Daniel Nunes😇 tem autorização de usar suas ironias, 🙂humor altamente apreciado por todos,😁 simplificações e analogias quaisquer para o bom entendimento dos temas incomuns, principalmente, aos mais humildes de conhecimento.👊tamojunto.
Por fim, concordando ou não, só tenho bençãos e agradecimentos. Sucesso!
🙏🙏🙏😇💪💪💪👊
Show! Parabéns!
Agora que terminei de maratonar o canal, é esperar por mais vídeos e maratonar novamente.
Boa narração, veio!
Seguindo por recomendação do químico do trabalho. Ótimo conteúdo mano!
Sensacional o vídeo..desde o conteúdo a edição!👏🏻👏🏻👏🏻
Muitos parabéns pela explicação, ainda não tinha percebido essa razão. Muito obrigado.
Achei ótima a explicação do fenômeno do céu ser azul durante o dia e a noite ser escura. Isto só foi entendido pelo homem na década de 1920, graças às observações do universo pelo astrônomo Edwin Hubble.
Parabéns, vídeo fascinante 👏👏
Excelente vídeo, tem fluidez, didática e conteúdo.
Caramba Parabéns pelo conteúdo !
Lembrando que a expansão do espaço não é uma velocidade de deslocamento igual a velocidade da luz pois não é algo que viaja pelo espaço v = Δs/Δt então não seria mais rápido que a luz em deslocamento e sim o espaço se expandir levando tudo nele junto na mesma taxa o que muda a velocidade disso é a referência de observação a distância que estamos do objeto sendo assim:
v = H0d, onde H0 é a constante de proporcionalidade entre a velocidade de afastamento da galáxia e a sua distância até nós.
Caramba, impressionado com essa didática, muito bom!!
Acabei de conhecer seu canal e sua forma de explicar eh mto boa, parabens!
Ja vi em varias videos, inclusive neste, falando q as galaxias mais distantes se afastam mais rapido, mas nao entendo pq. Sabe onde consigo achar a explicacao disso?
Eai fera, isso acontece porque o universo está crescendo (se expandindo), até ai blz. Porém, o universo por algum motivo (que nem os cientistas ainda nao sabem bem), o universo ta se expandindo de forma ACELERADA! Então a cada dia que passa, ele não só está maior, como aumentou mais do que ele aumentou no dia anterior!!
Por isso as galaxias estao se afastando cada vez mais rapido, pq o espaço entre elas ta se expandindo (tambem cada vez mais rapido)!
(Me alonguei um pouco mas espero ter ajudado😉)
Ah! E só pra ligar A com B, a teoria que os cientistas usam hoje pra explicar essa expansão acelerada é a “misteriosa” energia escura! Uma energia que ainda nao sabemos de onde vem, mas que faz o universo ter esse comportamento
Este vídeo é uma obra de arte!
O espaço pode expandir a uma velocidade superior à velocidade da luz?!!! Essa é nova para mim e é impressionante! Parabéns pelo vídeo!
Seus vídeos são ótimos, tu merece 1 milhão de inscritos! Valeu!
Excelente conteúdo, Daniel! Sua didática me lembra a do Richard Feynman. Estou na torcida pelo seu merecido reconhecimento, divulgar a ciência de maneira tão divertida é um serviço de utilidade pública pelo desenvolvimento das gerações vindouras. Parabéns!!! :)
Muito obrigado 😃
J
@ Quando é mulher vc responde ,né
Que vídeo incrível, tanta informação em tão pouco tempo, como eu não achei esse canal antes?
Olha que acompanho alguns canais de conhecimento.
Muito didático
Parabéns
Outro excelente vídeo. Parabéns!
Ganhou um inscrito ❤
Que edição primorosa
Abriu a mente, show de bola
Nossa, embora eu já soubesse de muitas dessas coisas, você me levou a uma viagem 👏👏
Tenho uma dúvida... Como foi determinado que o movimento de expansão das galáxias é de expansão a partir de um ponto, e não vários movimentos "aleatórios" ... Foram observadas e estudado os movimentos de todas as galáxias que existem?... tipo
.. se for um movimento de expansão, porque Andrômeda está se aproximando ao invés de se aproximar?... As duas galáxias não se expandiram de um mesmo ponto?
Por conta da ação da gravidade presente entre Andrômeda e a Via Láctea.
Por ambas estarem muito próximas uma da outra a força da gravidade prevalece. Lembrando que as duas galáxias nunca estão paradas, as duas ainda sim se movimentam pelo universo por conta de sua expansão.
Se o espaço está em expansão e todas as galáxias estão se adaptando pq Andrômeda está vindo em nossa direção? E se existem outras galáxias em rota de colisão não seria pretensão acreditar que existe uma expansão e não uma força atraem e expande essas galáxias?
Excelente vídeo.
além de inteligente ainda é lindo, fogooo. ahhaha. Adorei o conteúdo do vídeo. Obrigada!
Melhor video de astronomia que eu ja vi
só hj entendi que o que está além do universo observável é apenas inalcansável aos nossos olhos 👀
das infinitas questoes minhas fica uma ai se o universo se expande e tudo fica mais longe entao n deveriamos perder estrelas e ao que parece cada vez mais conseguimos adicionar, entao seria o fato de se usar um telescopio a quebra dessas leis supostamente feitos pelos humanos de tempo espaço distancia etc entao nosso universo observavel nao esta maior com os potentes telescopios mas ao mesmo tempo n deveria diminuir pelo afastamento isso seria um paradoxo? e ja q se movemos tambem em alguma direçao entao devemos perder estrelas a direçao mais distante e ganhar novas a direçao em que caminhamos?
Na cidade de Araxá, Minas Gerais, o céu é claro e quase não aparecem estrelas no céu. É como se muitas galáxias com bilhões de estrelas brilhassem ao redor da cidade.
Tô inscrito, gatão! Abraço:)
PARABÉNS PELA MATÉRIA 👏👏👏
TOP,REALMENTE MUITO BOM!!!!
Se fosse só o Big Bang mesmo o céu tinha que ser claro de noite pois deveríamos ver as estrelas se afastando, mas essa outra proposta que afirma que existe um espaço expandindo entre os corpos é o que realmente tenta explicar o céu escuro. Continua bastante vago mas é criativo. Tenho certeza que um dia a ciência terá uma resposta melhor. Belo vídeo, a qualidade de seus vídeos é o que realmente parece formidável.
Excelente vídeo parabéns pelo conteúdo.
Cara, teu canal é sensacional. A forma que os temas são explorados, sempre me faz sentir uma ignorância, quebrando algumas das minhas certezas. Me sinto burro, mas feliz.
que video completo hein, parabéns
Cara q canal incrível, vim como recomendado, já me inscrevi
Excelente vídeo, explicação muito clara... a única coisa que perturba é ver um guri tão inteligente falando "lúiz" e "nóis"... kkk
Excelente vídeo, ótima explicação de conceitos complexos!
Parabéns pelo vídeo incrível!! ❤
Muito bom o vídeo, mas....é uma pena não ter comentado que antes de Hubble, Lemaitre já havia proposto o modelo de expansão do universo baseado apenas em cálculos matemáticos.
Perfeito!! Parabéns!!
Se a gravidade é a força que puxa tudo para um único ponto em comum, a antigravidade não seria uma força expelente, por exemplo, que faz o universo se expandir?
A gravidade não é uma força apenas se comporta como uma
Tomara que esse canal cresça bastante pois é muito bom...
Faça um parceira com um canal semelhante para arrecadar inscritos Mano. E faça vídeo um pouco menor rsrs.
Valeu!! Parceria seria uma boa mesmo.
Ótima vídeo cara valeu mesmo!
Mas tem gravidade no espaço?? Cm as Estrelas, astros encolheriam??!😮❤
Olha que o algoritmo do RUclips funcionou perfeitamente comigo hoje, vídeo sensacional!
Conteúdo muito completo, uma síntese de muita qualidade sobre o assunto. Em diversos pontos, eu pensei em alguns tópicos associado, como o espectro de radiação eletromag. e o redshif, e você citou todos!