Muito boa discussão, mas pra ficar melhor... deveria ter uma presença de um psicólogo para falar desses assuntos. Nada como um especialista em mente humana, para falar desses assuntos com propriedade.
O debate foi riquíssimo. Tô muito contemplado pelas falas do Bosco e do Emicída. Discutir esses fenômenos de massacre trás a tona a velha discussão individuo versos sociedade. É esvaziado culpabilizar unicamente o sujeito que comete o crime, principalmente por não se tratar de fenômenos isolados, mas sim de uma ação que se reatualiza a cada novo massacre em crueldade, na afirmação do ódio e numas questão muito seria que é a necessidade de se fazer notar desse modo tão desarticulado onde a possibilidade de resolução já não há, e por isso se matam depois. Mas é preciso dizer q Ñ é uma ação suicida simplesmente, é o desejo de silenciar o outro, a angustia pessoal - potencializada pelo ódio e legitimada pelo q se faz espelho em reafirmação - é direcionada ao outro no desejo de aniquilar a diferença.
Emicida é muito culto esse rapaz lê muito, parabéns ! Os outros da roda também são como Francisco Bôsco, Fábio Pochat, João Vicente e me surpreendi com Chay Sued! Emicida sou da Freguesia do Ó como você ZN de São Paulo Vocês são o meu orgulho ver jovens tão engajados!
Amei a discussão! Só gostaria que Emicida falasse um pouco mais, ele é extremamente inteligente e acredito que tenha muito a acrescentar nas discussões. 💞👏🏾
ENCANTADA COM ESSE PROGRAMA DE DEBATE... eu sentia, ha tempos, falta de conteúdo motivador e instrutivo, e principalente debates INTELIGENTES, entre pessoas que se respeitam, que sabem ouvir e esperar sua vez de falar, que não tem ataque de estrelismo, interrompendo a fala do outro para "aparecer mais" Parabéns a todos pela inteligência, cultura e principalmente pela humildade...Virei fã!!!! Fazendo maratona...assistindo a todos os videos
Francisco como já foi, ou ainda é, professor universitário possui uma didática e forma de expressão muito bem elaborada e de fácil compreensão. Parabéns!
Gostei muito desse debate. Meus parabéns . Vocês pontuaram muitas informações que explicam bem claramente o que aconteceu e o que poderá vir a acontecer se não mudarmos como pessoas . Obrigado por esse aprendizado . E só quero ressaltar que ainda existe muitos desses fórum que cultivam e insitam o ódio. Por isso devemos ensinar a paz e o respeito, ajuda psicologica a pessoas que estão sofrendo bullyng ou discriminação, seja de qualquer natureza. E educar a nós e nossas famílias a cuidar com amor uns dos outros .
Está faltando psicólogos nas escolas, para trabalhar a questão do bullying entre os coleguinhas, fazer um acompanhamento com o aluno que está se sentindo excluído, mostrar para os coleguinhas como é triste ser excluído. Mas infelizmente educação de qualidade ainda não é prioridade nesse país.
o atual governo quer acabar com educação pública e nunca fará isso que você está indicando e sem contar que nosso atual presidente é partidário dessas ideias extremista de matar minorias, arabes e comunistas.
Além das escolas, eu acho necessário também que as famílias tenham maior conhecimento de como entender que seus filhos passam por isso e como ajudá-los.
Que programa inteligente! A tv precisa desse nível de debate e acho maravilhoso que os homens estejam se ocupando desse tipo de discussão que repensar o masculinismo. Parabéns!
Completamente apaixonada por esse programa. Trazer pessoas de diferentes setores,, profissões pra discutir assuntos e temas necessários e urgentes. Acredito que o diálogo é a chave, a partir dele somos capazes de exercer o altruísmo e empatia para aceitar e respeitar as diferenças e caminhar rumo a um mundo mais humano. Além de assistir, compartilho e convido aos meus amigos para assistir. Meus parabéns!
Super importante este debate. Tragam sempre este tema na roda. Acredito, como educador, que este debate deveria ser curriculum em todas as escolas e em todas as séries.
O João comenta que esses jovens se sentem acolhidos por esses grupos, mas na verdade não é bem assim. Eles não criam laços individuais, amizades, não se consideram companheiros. São apenas pessoas reunidas para repudiar tudo que odeiam em comum, geralmente se mantêm anônimos. Não é a toa que a maioria deles continuam tendo pensamentos suicidas: os grupos oferecem um lugar para expor o ódio, mas ninguém para acolher a pessoa.
As considerações sobre o assunto o elucidam muito bem, e me parece que a maneira de combater esse mal é com tolerância, compreensão, amor, aproximação ao invés da EXCLUSÃO.
Gente, amo esse programa porque eles começam a abordagem com pessoas com opiniões mais senso comum e depois vão desconstruindo isso de maneira muito bacana e de fácil entendimento.
Sensacional! Muito importante ter consciência de que estamos em tempos de banalização e legitimação dos discursos de ódio, incentivados inclusive por nossos governantes. Achei também fundamental a fala do Emicida sobre equiparar injustamente movimentos de oprimidos/minorias com os dos opresssores, como dois extremos. Primeira vez que assisto ao programa. Estou surpreso com a qualidade. Parabéns.
Falaram tudo, é exatamente isso. Nos noticiários se foca nos criminosos, e se esquece daquelas pessoas que foram vítimas. Isso faz parecer justificável o que eles fizeram
Achei super importante o debate sobre o assunto. Atualmente mesmo com todas as opções de comunicação, é difícil (infelizmente) ver reportagens ou algo do gênero, repudiando a violência, mostrando o que ela causa e a consequência disso tudo, explicando o quão esse “momento de fama” dos causadores desses ataques é passageiro, nada positivo mas altamente influenciado. Ainda mais importante mostrar que a demanda da população é mais pelo lado ruim, porque todos nós temos essa curiosidade e entender que o outro lado é o que realmente importa nunca foi tão correto!
Muito Bom! Quando o que comete o bullyng for tratado como um sem noção, isso vai acabar. Na verdade o adolescente quer estar a onde ele se sente reconhecido não se importando muito se é bom ou ruim.
Concordo muito com vocês! Acho que muitos de nós sofremos e chegamos nesse extremo, mas a gente tinha o que perder (seja um agregado familiar saudável ou qualquer outra coisa). A partir do momento que um jovem é socialmente excluído e não tem um ambiente seguro (seja ele familiar ou até mesmo escolar) para o apoiar, tem acesso às armas e encontra na internet uma grande representatividade da sua dor ele entende que é perfeitamente compreensível como ele chegou até isso. Claro que em momento algum isso justifica ou torna menos grave seus atos, mas deveríamos aprender com isso e melhorar, sendo não divulgando esse menino da mentira que foi divulgado até investir em colocar psicólogos nas escolas. A escola é uma maquete da sociedade que nos aguarda, rola preconceito, hierarquia, exclusão, tudo! É fundamental um acompanhamento profissional para quem não saiba lidar com tudo isso.
Incrível discussão! Os pontos citados são bastante pertinentes. Acho que realmente deveríamos começar a olhar para esses acontecimentos em busca de uma causa social que encontra-se no nosso dia a dia e não apenas chamar os autores de loucos. Pois essa justificativa de insanidade finaliza uma discussão que , como feita no vídeo, é bem mais profunda e complexa.
Acho tudo tão complexo, mesmo com acompanhamento e educação nas escolas, levando em consideração o nosso país, acho difícil prevenir algo do tipo. Às vezes não dá pra saber o que se passa na mente humana.
Vendo na madrugada do natal de 2019. Quem mais tá vendo no natal de 2019? E bullying coletivo na escola ou universidade ou trabalho junto com famílias disfuncionais , desestruturadas e desunidas é frustração é senhores ? Pessoas q tem familias esestruturadas, funcionais e unidas jamais fariam isso. A culpa é do pai e mãe desses adolescentes que não dão amor , carinho, atenção, afeto a esses adolescentes que cometeram esse massacre na escola. Falta um psicólogo ou psicóloga neste programa . Excelente tema.
que depoimento sincero e corajoso do Fábio parabéns ...
Ele é incrível né? Amo o Fábio.
Eu pensei o mesmo... muito corajoso o relato do Fábio! Aumentou ainda mais minha admiração. hehe
Apoiava muito disponibilizar um podcast no Spotify
Nossa, demais. Eu ia ouvir no trajeto casa-trabalho e não perderia uma discussão.
Excelente discussão... Gostaria de ouvir mais o Emicida
O Emicida é esse cara. Ouve bastante, fala bem pouco, mas quando fala, expõe toda a sabedoria que tem.
Todos gostariam! S2
Eliane C Silva 🥰
Eu tbm
Eu tb
Um papo que poderia durar horas... o Brasil (e o mundo, certamente) precisam de mais exemplos de conscientização. Parabéns a todos!
Um dos melhores papos de segunda que já vi até agora. Excelente discussão!
Esse Francisco quando abre a boca já penso no meu casamento com ele! 👏🏻👏🏻👏🏻
Kkkkkk
😂😂😂
Cio
Jose marcelo Marcelo cuida do seu cio e deixa outros ;)
Miga, bó fazer um casamento coletivo?! Me bota nessa kkkk
emicida é assim, ouve bastaaaante e fala pouco, mas quando fala... é só sabedoria !!!!!
Mano.. Emicida e Francisco são fora do comum
Verdade!
bem importante o depoimento do Fábio ! o ódio cresce e com estimulo, sai tragédia !
Muito boa discussão, mas pra ficar melhor... deveria ter uma presença de um psicólogo para falar desses assuntos. Nada como um especialista em mente humana, para falar desses assuntos com propriedade.
podia ser o Fred Mattos ele é muito bom
O Bosco é psicanalista, se não me engano.
Pedro Calabrez
Isso que eu ia falar
@@solangelamacie8807 Ele é filósofo. Psicanálise e Psicologia dependem da filosofia.
O debate foi riquíssimo. Tô muito contemplado pelas falas do Bosco e do Emicída.
Discutir esses fenômenos de massacre trás a tona a velha discussão individuo versos sociedade. É esvaziado culpabilizar unicamente o sujeito que comete o crime, principalmente por não se tratar de fenômenos isolados, mas sim de uma ação que se reatualiza a cada novo massacre em crueldade, na afirmação do ódio e numas questão muito seria que é a necessidade de se fazer notar desse modo tão desarticulado onde a possibilidade de resolução já não há, e por isso se matam depois. Mas é preciso dizer q Ñ é uma ação suicida simplesmente, é o desejo de silenciar o outro, a angustia pessoal - potencializada pelo ódio e legitimada pelo q se faz espelho em reafirmação - é direcionada ao outro no desejo de aniquilar a diferença.
Emicida é muito culto esse rapaz lê muito, parabéns ! Os outros da roda também são como Francisco Bôsco, Fábio Pochat, João Vicente e me surpreendi com Chay Sued! Emicida sou da Freguesia do Ó como você ZN de São Paulo
Vocês são o meu orgulho ver jovens tão engajados!
Amei a discussão! Só gostaria que Emicida falasse um pouco mais, ele é extremamente inteligente e acredito que tenha muito a acrescentar nas discussões. 💞👏🏾
ENCANTADA COM ESSE PROGRAMA DE DEBATE...
eu sentia, ha tempos, falta de conteúdo motivador e instrutivo, e principalente debates INTELIGENTES, entre pessoas que se respeitam, que sabem ouvir e esperar sua vez de falar, que não tem ataque de estrelismo, interrompendo a fala do outro para "aparecer mais"
Parabéns a todos pela inteligência, cultura e principalmente pela humildade...Virei fã!!!! Fazendo maratona...assistindo a todos os videos
Excelente! Gostaria de ouvir mais o Emicida.
Francisco como já foi, ou ainda é, professor universitário possui uma didática e forma de expressão muito bem elaborada e de fácil compreensão. Parabéns!
Maravilhosos! O mundo precisa de mais homens que nem vocês!
Emicida, eu te amo. Tu é muito foda!
Gostei muito desse debate. Meus parabéns .
Vocês pontuaram muitas informações que explicam bem claramente o que aconteceu e o que poderá vir a acontecer se não mudarmos como pessoas .
Obrigado por esse aprendizado .
E só quero ressaltar que ainda existe muitos desses fórum que cultivam e insitam o ódio. Por isso devemos ensinar a paz e o respeito, ajuda psicologica a pessoas que estão sofrendo bullyng ou discriminação, seja de qualquer natureza. E educar a nós e nossas famílias a cuidar com amor uns dos outros .
Chico Bosco é perfeito, sem defeitos 👏🏻
Emicida fica quietinho, quando abre a boca dá vontade de bater palmas. Como eu amo o debate entre esses meninos!
Está faltando psicólogos nas escolas, para trabalhar a questão do bullying entre os coleguinhas, fazer um acompanhamento com o aluno que está se sentindo excluído, mostrar para os coleguinhas como é triste ser excluído. Mas infelizmente educação de qualidade ainda não é prioridade nesse país.
o atual governo quer acabar com educação pública e nunca fará isso que você está indicando e sem contar que nosso atual presidente é partidário dessas ideias extremista de matar minorias, arabes e comunistas.
Além das escolas, eu acho necessário também que as famílias tenham maior conhecimento de como entender que seus filhos passam por isso e como ajudá-los.
@@phantoones ele não disse nada de retardado. Comentário coerente e super real! Só não vê quem não quer!
Tbm acho, precisamos de segurança e de Amor.
@@victorrosa3312 Hahahahahahahhahahaha okay cospaly do Jean Willys...vcs cagam pela boca, pqp
Amo ver uma boa discussão... ❤️
O mundo precisa mais de diálogo!❤
Amo os vídeos de vocês! Vivências, essências e histórias diferentes.. debatendo, compartilhando e aprendendo sobre o mundo. Não parem por favor!!
Aguardando ansiosamente pelo encontro de papo de segunda e saia justa. Façam por favor!
Aprendo muito com vocês.
Todas as discussões ,são interessantes!!
Que programa inteligente! A tv precisa desse nível de debate e acho maravilhoso que os homens estejam se ocupando desse tipo de discussão que repensar o masculinismo. Parabéns!
Completamente apaixonada por esse programa. Trazer pessoas de diferentes setores,, profissões pra discutir assuntos e temas necessários e urgentes. Acredito que o diálogo é a chave, a partir dele somos capazes de exercer o altruísmo e empatia para aceitar e respeitar as diferenças e caminhar rumo a um mundo mais humano. Além de assistir, compartilho e convido aos meus amigos para assistir. Meus parabéns!
Otimo canal... Porchat vc esta de parabens, nao vejo um trabalho seu que nao seja Bom.
Meus parabéns pela matéria! Excelente!!!
MUITO BOM! Obrigada pelo conteúdo!!!
Uma das melhores discussões que este grupo já nos presenteou. Parabéns!
Super importante este debate. Tragam sempre este tema na roda. Acredito, como educador, que este debate deveria ser curriculum em todas as escolas e em todas as séries.
Que programa maravilhoso!
Depoimento do Fábio foi forte.
Programa sem palavras.
Gente, esta turma é muito boa, boa demais, mas o Emicida é fora da curva. Adoro vocês.
Isso precisa passar na TV aberta! Por favor!!!!
Magnífico
O João comenta que esses jovens se sentem acolhidos por esses grupos, mas na verdade não é bem assim. Eles não criam laços individuais, amizades, não se consideram companheiros. São apenas pessoas reunidas para repudiar tudo que odeiam em comum, geralmente se mantêm anônimos. Não é a toa que a maioria deles continuam tendo pensamentos suicidas: os grupos oferecem um lugar para expor o ódio, mas ninguém para acolher a pessoa.
Eu sou de Suzano. Moro próximo a escola e eu e meu irmão chegamos a fazer curso lá. Uma grande tristeza aqui na nossa cidade. 😔
Concordo com todos!!!!!✌️✌️✌️✌️
Arrasou!!!
Adoro esse programa não pode acabar jamais
Chico Bosco ❤️
Ótimo debate esse Francisco e Emicida são de uma inteligência falam com propriedade ....
Muito boa a discussão sobre tal assunto.
Muito interesse esse papo.
Gente por favor continuem assim, ótimo programa, ótimo assunto que papo legal ?! Gostei muito de alto nível, qualidade 100%.
muito bom esse papo
Vocês são maravilhosos
Chico, te amo ❤️
O João Vicente poderia falar menos. Já o Emicida e o Francisco poderiam falar mais.
Sim. Sempre com brincadeirinhas sem graça...
Acho importante ouvir opiniões de todos os tipos, mesmo que sejam diferêntes das minhas outras visões com bons argumentos me enriquecem
Hahaha João sobra real kkkl mas até q ele foi meio coerente hj. Já o Chay estava sobrando mesmo kkkk
As considerações sobre o assunto o elucidam muito bem, e me parece que a maneira de combater esse mal é com tolerância, compreensão, amor, aproximação ao invés da EXCLUSÃO.
Maravilhosos demais 👏🏽👏🏽👏🏽
Ótimo debate!
Gente, amo esse programa porque eles começam a abordagem com pessoas com opiniões mais senso comum e depois vão desconstruindo isso de maneira muito bacana e de fácil entendimento.
João Vicente, estaria interessado num projeto em Portugal? No caso, eu?
Na dúvida, responda sim.
Pede ao João Vicente não interromper tanto o Francisco, please....
Teresa Oliveira ele fica querendo mostrar q sabe mais que ele...
Concordo e sempre pontuo isso nos meus comentários.
Francisco e Emicida arrasando nas pontuações.
Sensacional!
Muito importante ter consciência de que estamos em tempos de banalização e legitimação dos discursos de ódio, incentivados inclusive por nossos governantes. Achei também fundamental a fala do Emicida sobre equiparar injustamente movimentos de oprimidos/minorias com os dos opresssores, como dois extremos.
Primeira vez que assisto ao programa. Estou surpreso com a qualidade. Parabéns.
Ótimo esse debate 👏👏👏
certíssimos.
Eu amo canal que desconstrói, obrigado pelo vídeo senhores! 🔱👏🏾👏🏾👏🏾
Falaram tudo, é exatamente isso. Nos noticiários se foca nos criminosos, e se esquece daquelas pessoas que foram vítimas. Isso faz parecer justificável o que eles fizeram
Achei super importante o debate sobre o assunto. Atualmente mesmo com todas as opções de comunicação, é difícil (infelizmente) ver reportagens ou algo do gênero, repudiando a violência, mostrando o que ela causa e a consequência disso tudo, explicando o quão esse “momento de fama” dos causadores desses ataques é passageiro, nada positivo mas altamente influenciado. Ainda mais importante mostrar que a demanda da população é mais pelo lado ruim, porque todos nós temos essa curiosidade e entender que o outro lado é o que realmente importa nunca foi tão correto!
Os jovens adolescentes são muito passionais, super valorizam os fatos e sofrem muito com isso, boa abordagem, parabéns!
Muito Bom! Quando o que comete o bullyng for tratado como um sem noção, isso vai acabar. Na verdade o adolescente quer estar a onde ele se sente reconhecido não se importando muito se é bom ou ruim.
Acho que a tolerância à frustração está cada vez menor!
Gosto muito desse programa.acho inteligente com assuntos muito ricos e necessário.
Esse tipo de debate deveriam ser feitos nas escolas,mudaria a vida de muitos jovens.
Parabéns so suceaso so os cabeça
Concordo muito com vocês!
Acho que muitos de nós sofremos e chegamos nesse extremo, mas a gente tinha o que perder (seja um agregado familiar saudável ou qualquer outra coisa). A partir do momento que um jovem é socialmente excluído e não tem um ambiente seguro (seja ele familiar ou até mesmo escolar) para o apoiar, tem acesso às armas e encontra na internet uma grande representatividade da sua dor ele entende que é perfeitamente compreensível como ele chegou até isso. Claro que em momento algum isso justifica ou torna menos grave seus atos, mas deveríamos aprender com isso e melhorar, sendo não divulgando esse menino da mentira que foi divulgado até investir em colocar psicólogos nas escolas. A escola é uma maquete da sociedade que nos aguarda, rola preconceito, hierarquia, exclusão, tudo! É fundamental um acompanhamento profissional para quem não saiba lidar com tudo isso.
Não conhecia o Francisco, amei a oportunidade de pensar diferente com ele! Me mostrou coisas que não enxergava, um grande pensador!
Eu amo um programa de tv 📺 ❤️♥️
Incrível discussão! Os pontos citados são bastante pertinentes. Acho que realmente deveríamos começar a olhar para esses acontecimentos em busca de uma causa social que encontra-se no nosso dia a dia e não apenas chamar os autores de loucos. Pois essa justificativa de insanidade finaliza uma discussão que , como feita no vídeo, é bem mais profunda e complexa.
João Vicente é bem esperto...pagando de foda kkk
Ótimo vídeo
Chocada
14:32 um ano depois e a história se repete, triste
"Frustação, máquina de fazer vilão "
-racionais
Baitaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa DEBATE
Conversa boa, vocês me representam ;)
São grandes pensadores, admiráveis. Fanzoca
Parte muito importante 12:50
Acho tudo tão complexo, mesmo com acompanhamento e educação nas escolas, levando em consideração o nosso país, acho difícil prevenir algo do tipo. Às vezes não dá pra saber o que se passa na mente humana.
Francisco é muito foda tá maluco!
Virei fã do Fábio ...
Poxa, o Chay não cansa de ser lindo por fora e tem que ser ainda mais lindo por dentro. Assim fica difícil não se apaixonar por este homem
Vendo na madrugada do natal de 2019. Quem mais tá vendo no natal de 2019? E bullying coletivo na escola ou universidade ou trabalho junto com famílias disfuncionais , desestruturadas e desunidas é frustração é senhores ? Pessoas q tem familias esestruturadas, funcionais e unidas jamais fariam isso. A culpa é do pai e mãe desses adolescentes que não dão amor , carinho, atenção, afeto a esses adolescentes que cometeram esse massacre na escola. Falta um psicólogo ou psicóloga neste programa . Excelente tema.
Disse tudo...
Achei muito legal o bate papo de hoje. Argumentos honestos e sinceros. Posso até não concordar com tudo, mas respeito todos vcs. Abs
chocada, mas pq nao acaba com o bullying coletivo em ambientes escolas ?
Eu fico encantada com os videos desse programa... são gatos demais, inteligentes demais... sen orr.... fantastico
O que é esse Francisco Bosco? Quero pra mim! 💁🏼♀️
D A e td de bom é excelente psicanalista
Excelente visão sobre a violência, como por exemplo os massacres ocorridos nos Estados Unidos; “ há a autorização da violência por entidades” .
João Vicente, seu lindo.
emicida é o ser vivo mais inteligente q existe