Até hoje a pior experiência que tive com um jogo foi Hogwarts Legacy, paguei 300 conto e no segundo dia já tava igual igual um robô no jogo de tanta coisa padronizada e multiplicada por 100 no mapa pra ficar "interativo", só nesse Early Acess do Baldurs Gate 3 eu fiz mais horas que no Hogwarts de tão absurdo que o jogo está, 200 reais ainda está barato demais pra um jogo dessa magnitude, mas isso faz você refletir que ainda existem pessoas mais preocupadas com a experiência do jogador do que com os lucros das vendas. Nunca joguei 1 jogo de turno na vida, e tb sempre torci o nariz qnd via Baldurs Gate 3, mas não tinha nada pra jogar e fui dar uma chance, foi uma sensação q não sentia a tempos, o jogo te abraça e te deixa quentinho, com ctz vai quebrar tudo, furou totalmente a bolha.
A liberdade que BD3 te dá é imensa, além de te recompensar por ser inteligente. Fora que o jogo é imersivo pra caramba, tudo que eu faço realmente resulta em algo, não é igual o Hogwarts Legacy, q ce tu decide ser do ''mal'', não fica realmente do mal. É muito interessante ver o mundo REALMENTE reagindo as minhas decisões.
E vou te falar cara, sou gamer desde 1994 e pra mim o ultimo jogo que me pegou foi Skyrim, mas o BG3 eu estou evitando qualquer spoiler, qualquer tipo de dica ou coisa que dê vantagem ou informação do jogo, não tem coisa mais deliciosa que descobrir as coisas sozinho e BG3 te recompensa muito por fazer isso.
Tava literalmente pensando em formas de passar o tempo num fastfood esperando uma pessoa e o RUclips me recomendou seu vídeo. Que surpresa agradável bixo, opinião sólida e bem embasada, áudio de qualidade, edição bem feita. Ganhou um inscrito irmão
Estou jogando o acesso antecipado do Baldur's Gate 3, o jogo é incrível, o maior concorrente a jogo do ano até então. História inovadora, personagens cativantes, capricho nos diálogos e gráficos, efeito borboleta absurdo. Isso incomoda essa indústria preguiçosa. Minha maior decepção foi a declaração da Obsidian, dela espero algo no nível de BG3, das outras que reclamaram não espero mais nada.😅
Sem contar que o Baldurs Gates 3 é bem mais barato que outros triplo A. Hoje tem um monte de 💩 genérica por 350 reais e o BG3 está saindo por 199,90 reais, mesmo sendo muito melhor.
Cara seu video só apareceu para mim agora, mas concordo com o que vc falou em tudo. Um ponto que quero reforçar é o exemplo do KOF XV não sei pq pra mim achei graficamente fraco e pior as DLCs são tudo caro que somados é outro jogo. não sou idiota e dou valor ao meu dinheiro e trabalho suado para ter. Agora um jogo que gostei e pelo menos valeu meu investimento foi MAD MAX que peguei na promoção.
Boa tarde, não referente ao assunto deste vídeo mas por ser o mais atual com a finalidade de chamar sua atenção, eu notei uma coisa no starfild diract no vídeo original 45:00 que no minuto 16:21 uma dica de para onde devemos ir foi dada, dê um ZOOM no canto inferior direto da imagem, pra notar um humanoide e uma estrutura que foi mostrada também no direct ela é a mesma que possue partes flutuando como se não houvesse gravidade no planeta, e mais pra direita o símbolo do portão/ artefatos completos e funcional...se puder dá mais explicações eu agradeceria
@@GabrielWars obrigado, na lousa de um zoom no canto inferior direito bem no canto vai notar uma estrutura e um humanoide também o portal está bem no canto da lousa
7:00 Mas ai tbm é foda, porque tipo, todo jogo tem que ser melhor que o anterior sendo que nem foi aquela pessoa ou aquele time que fez só porque o povo quer? talvez o que nós teremos que entender é que jogo não se faz mais em 2-3 anos e talvez o ps5 e o xbox series seja o teto do alcance dos videos games pelos proximos 10-15 anos. Parece até aquele pessoal que reclama que o cinema morreu pq todo filme é igual a outro que saiu anos atras sendo que o jeito que se faz as coisas não mudou, as pessoas não mudaram muito menos a sociedade. E quantas dessas pessoas vão atras de jogos diferentes dos que estão nos holofotes tbm? quem vai jogar um FUGA:Memories of stell por exemplo ou um sword and fairy que são jogos diferentes da maioria dos jogos que temos hoje em dia no mercado?
Cara, eu jogo de tudo, tanto que zerei Fuga a pouco tempo, tô esperando sair a tradução do 2 pra jogar ele. Inclusive consegui o melhor final sem matar ninguém, acho que você tá reclamando com a pessoa errada, o que não faltam são vídeos defendendo indie aqui. Inclusive tenho vídeo falando sobre jogadores de AAA.
Não é dever do consumidor se preocupar sobre essas questão. é dever da empresas. fazer um jogo bom não é um favor pro publico, é o minimo esperado, visto que o consumidor gasta dinheiro.
15:10 esqueceu de falar que o jogo demorou quas 10 anos pra ser feito por uma empresa que tem dinheiro infinito e que aumenta a cada ano mesmo não teno lançado nada. Outro jogo completamente fora da curva.
Isso é verdade, a Rockstar se divide em vários estúdios, tem recursos e tempo a vontade para fazer seus blockbusters, pois sabem que seus jogos se pagam em poucos dias após o lançamento. E também tem o fato de que eles não fizeram mais nada na geração, puderam se concentrar apenas no Red Dead 2, enquanto GTA online enchia os cofres deles dia após dia, então, era uma situação confortável para a Rockstar. Já a Larian Studios, nesses 10 anos desde que a Rockstar lançou GTA 5, fez três grandes jogos, o Divinity 1 (2014), o Divinity 2 (2017) e agora o Baldur's Gate 3, sendo que a série Divinity, principalmente o segundo jogo, é considerado um dos melhores RPGs da história. E o Baldur's Gate 3 vem muito mais ambicioso e com certeza vai ser um marco. E a Larian fez tudo isso mesmo sendo uma dev indie.
Esse problema é bastante visível nos jogos de futebol por exemplo, hoje em dia o FIFA 23 é extremamente inferior na jogabilidade quando comparado aos FIFA's antigos (FIFA 14, 16, 18, por exemplo). Os hardwares evoluem mas a maioria dos jogos não evoluíram.......em alguns casos até pioraram.
Pior que não adianta, a galera nunca vai boicotar, o caso do FIFA é algo absurdo de grave. Porém sempre vai vender que nem água pq a galera ama futebol e não tem um competidor a altura por enquanto. Eu mudei pra NBA2K, apesar de gostar do futebol. Mas no NBA pelo menos no modo carreira vejo um jogo infinitamente mais imersivo e com variedades dentro.
@@frazaoo9881 Concordo. Eu tive que parar de jogar o FIFA 23, desisti da franquia, a jogabilidade desse jogo é algo deprimente, extremamente arcade. Os FIFA's antigos eram muito melhores, todas as funções da jogabilidade funcionavam e era um bom equilíbrio entre simulador e arcade. Mas infelizmente essa jogabilidade bisonha de atualmente não vai mudar, pois os gados continuarão comprando o EA FC. Tomara que o futuro UFL seja jogável.
Salve GW. Sabe o que eu acho? Pra mim a larian está portando o jogo do Pc pro séries S e por isso encontrou problema. Quando um dev faz um jogo focado no console esses problemas são minimizados. O problema é o porte, vide SF6.
0:50 Uma hora o teto tecnologico do que uma emprega consegue fazer chega né cara. No mundo capitalista em que vivemos não se pode ficar um tempo infinito fazendo um jogo que vai ser sempre o topo do que aquele jogo poderia ser pq: 1 não vai dar retorno, 2 é melhor fazer um jogo com jogabilidade interessante ou historia legal e 3 nem todo mundo tem ideias totalmente originais pq tudo que se faz hoje alguém já fez parecido antes
Por isso que curto a isonimic tipo tanto no sunset overdriver quanto no spider Man, por mais que seja repetitivo é gostoso de jogar e não tenta remodelar a roda. E sempre bem otimizados. Infelizmente vivemos em uma época aonde o hardware está compensando a má otimização que é feita. Por isso curto muito a geração do XONE e PS4 pois tiraram leite de pedra
Eu entendo o teu argumento, e concordo. Mas não consigo aceitar Obsidian e InXile dizendo que a Larian tem mais liberdade de desenvolvimento do que eles, que estao dentro do guarda-chuva da MS!!
Verdade, antigamente (época dos cartuchos e CDs de play 1, 2 e até o 3) a gente comprava um jogo e jogava, o jogo já vinha pronto e funcionando 100%, não tinha necessidade de corrigir nada. Hoje em dia, os caras já lançam o jogo junto com um patch de correção e que na maioria das vezes não corrige quase nada. Virou normal lançar jogo inacabado e lançar patch por vários meses seguidos pra ir arrumando o jogo 🤦🏻♂️
Não comprei Jedi Survivor pq o jogo tava rodando de maneira porca nos consoles. Só vou comprar agora em uma promo de no mínimo 50% provavelmente. Receber jogo jamais deveria ser motivo para influenciar opinião, mas infelizmente sabemos que nem todos tem caráter como o presente canal para ser sincero com o seu público. A preocupação maior de cada jogador deve ser justamente seu bolso mesmo, especialmente qnd falamos de Brasil. Vou comprar o baldur's gate 3 pois realmente é perceptível o cuidado que tiveram na produção do jogo.
Eu acho que as pessoas entendem sim o lado das devs, a grande massa de jogadores casuais não, mas jogadores que acompanham o que acontece na indústria entendem sim. A gente entende, por exemplo, que uma dev como a Obsidian não vai ter os mesmos recursos, nem o mesmo tempo que a Rockstar tem para fazer seus blockbusters. Sobre o Red Dead 2, tecnicamente ele é sim o jogo mais impressionante até hoje, mesmo com a chegada da nova geração, porém, em outros aspectos ele é bem datado, principalmente na jogabilidade. Não acho que a Rockstar é o melhor exemplo a ser seguido, ela realmente faz superproduções caríssimas de deixar todos de queixo caído, com muito realismo, detalhes e gráficos insanos, mas deixa a desejar em coisas básicas para um jogo. Se vc pega RDR2, vc vê que ele repete a mesma fórmula e os mesmos problemas que existem em GTA há gerações, porém, com um salto técnico enorme.
É verdade ultimo jogo bem otimizado AAA foi doom eternal ate para PC. O elden ring no pc veio peidando, enfim varios outros. Os dev e as grandes empresas EA, Ubsoft, sony, microsoft e outras estão muito relaxadas, red fall veio zuado, grafico bem fraquinho pra nova geração e a 30 fps. Agora baldur gates 3 esta incomodando os dev pela grandeza do game, esta expondo a preguiça dos dev.
GW, posso estar totalmente leigo no pensamento, mas quando um estudio anuncia o desenvolvimento do game, ele estipula um lançamento para os investidores certo? N seria o caso de colocar um praso com uma folga boa? Jogo de 3 anos o cara joga pra 6...
Eu não vi nada demais nos comentários dos devs. Porque o que eles pontuam é que BG3 assim como DOS2 são jogos muito, mas muito nichados. O mundo inteiro do game é construído para você ter uma experiência de RPG de mesa mas otimizado para a conveniência digital. Acreditar que dá pra fazer o que eles fazem em TODO jogo e não fazem porque são preguiços e burros é meio coisa de quinta série. Eles estão dizendo algo apenas óbvio. E eles dizem isso porque tem um monte de gente DERRUBANDO bons jogos porque supostamente não fazem o "mesmo" que BG3, quando a proposta deles nunca foi fazer isso. É só pega o jogo Pathfinder Kingmaker que é ainda mais hardcore no sentido RPG de mesa que você vai achar absurdo TODO jogo ser igual ele.
[Desculpe o texto longo] Sobre o tema do vídeo, eu como programador de profissão que de vez em quando me aventuro em fazer games, vejo como se o mercado atual tivesse em uma crise silenciosa ou prestes a estourar uma grande crise no mercado, tipo a historia de como a Nintendo conseguiu a hegemonia dos games numa época que os games estavam na sua maior baixa histórica com o cliente se sentindo enganado pelas produtoras vide o exemplo clássico do jogo do filme ET, a Nintendo escapou e criou o seu império nos games vendendo a ideia que eram diferentes de todos os outros que oque eles vendiam não eram games e sim brinquedos por incrível que pareça hoje ouvir isso, eles se focaram em fingir que não eram do ramo e com um controle rígido de quem poderia publicar algo na plataforma reconquistaram a confiança do publico(oque depois se tornaria um problema), hoje é um momento igual a pré-crise dos games do passado, com cliente se sentindo enganado,ofendido,marketing enganoso em cima de um monte de putarias, esquema de cassino em games, preço elevado, etc ou seja nos sentimos otários comprando jogos, e ao mesmo tempo que eu vejo as grandes empresas do ramo que firmaram suas companhias em bases solidas pelos últimos 10 a 20 anos em crise e os exemplos não faltam como a Blizzard,Square,Bioware,Bethesda,Ubisoft a própria EA que no lançamento de Apex escondia o logo dela, todas essas estão meio balançadas e pulam de fiasco em fiasco, com raros casos sucessos de publico para citar por exemplo a Blizzard que vão dizer que o Diablo4 e o mobile está sendo sucesso mas se olhar o histórico recente da empresa não engana com fracassos enormes como foi o Wacrath3 Reforged as expansões de WoW, o fim do Moba deles a liga Overwath que vai morrer e o Overwath2 que já é um game natimorto, tudo isso suja a imagem da empresa como foi com a EA que foi considerava pior empresa dos USA, e exemplos não faltam de todas elas e se as cagadas de gerencia de projetos e praticas abusivas fosse só de uma seria tudo certo ela ia sumir do mercado com o tempo, mas quando todas as grandes tem problemas vem essa sensação de que o mercado esta podre, que ninguém inova em nada, que Baldurs Gate3 é um oásis em meio a um deserto de ideias, pq todas a estrutura das grandes é cara e não tem margem para inovação, mas por outro lado eu vejo que a propria Larian é um exemplo de uma mudança onde as indies estão destronando as Big's do mercado, na Steam mesmo todo mês vem uma bomba nova que refresca o mercado, minhas considerações finais são acho que o mercado só esta passando por um ponto de inflexão onde as grandes empresas que não se adaptarem aos novos tempo que não são mais a moda de competitivo online vão pro buraco, e os indies que já a anos vem fazendo um corre foda vão tomar o lugar.
Única coisa que eles não conseguiram desenvolver com todo esse tempo foi a versão pra Xbox né. Bizarro demais . Meu hype pra esse jogo caiu por terra quando eles praticamente pularam a plataforma.
Boa tarde meu querido! Entendo o que você disse concordo em parte, mas descordo bastante. Não acho que o assunto em questão tem alguma relação com o conhecimento que os jogadores tem sobre o processo de desenvolvimento, porque isso nem faz sentido. O jogador vai comprar e jogar, quem tem que se preocupar com o desenvolvimento do jogo são os desenvolvedores. Portanto sobre essa questão concordamos. Sobre algumas empresas serem picaretas e fazer trabalho porco, também concordamos. Agora sobre o argumento de que a Larian tem vantagens sobre os outros desenvolvedores e pode fazer o que ninguem mais pode... Porra! Acho isso um absurdo! Tem algum Estúdio Grande que faz jogo AAA que não tem as condições técnicas para desenvolver jogo tão bom quanto BG3? A resposta é NÃO! Todos tem condições técnicas! Todos tem grandes programadores, excelentes artistas e tecnologia topo de linha. Então o problema é o que? A grana? Aí já está de sacanagem... A Larian não é uma empresa grande, e não tem nem de longe, menos ainda de perto, a grana que uma Activision Blizzard (que está sendo vendida pelo preço de um país) tem para desenvolver aquela bosta de Diablo 4 que me custou 350 Reais e não me deu 10% da diversão que o primeiro ato do BG3 já me deu. Os donos da Larian tiraram dinheiro do próprio bolso pra bancar um game foda porque eles acreditaram no projeto. E isto não é estar numa situação confortável, pelo contrário, é ter coragem de ariscar muito, num projeto que eles se dedicaram muito, eles deram tudo que tinham. Se tivesse dado errado a empresa quebrava. Concordo que outros Estúdios pequenos e independentes não tenham condições de fazer o que a Larian fez. Mas grandes desenvolvedores com esse papinho! O que eles querem é continuar vendendo lixo pelo preço de ouro. O custo de produção do BG3 é muito menor que a fortuna que a Microsoft Studios gasta com as propagandas que ela faz daquele monte de tranqueira que ela vende no Xbox Pass. Enfim, a Larian merece o reconhecimento pelo bom trabalho e nós temos que cobrar das outras empresas que tentem fazer melhor.
Pô mas o red dead só saiu no final da geração, se parar pra pensar assim a geração ps4 e one foi um lixo no começo até o meio assim como essa, só veremos algo impressionante do meio pro final
Goty ? kkkkkkkk . Jogo lixo , só conversinhas e mais conversinhas , jogo parado , graficos mais ou menos , e os combates meu deus , demora 1 ano para da um golpe nos inimigos . Jogos assim , com esse genero , ja são ultrapassados . A unica coisa que salva nessa PORCARIA , são as Cutscenes , de resto puro suco do lixo
Na minha opinião a industria de arte/ jogos n soube educar o cliente alvo, falo isso pq se olhar os outros mercados/ industria o consumidor é bem educado... marca de luxo cobra absurdo e ngm reclama, farmácia cobra absurdos e ngm reclama, arquitetura cobra absurdos e ngm reclama, medicina cobra absurdos e ngm reclama, advogados cobram absurdos e ngm reclama... o ponto é q como falei kkkk n souberam educar os clientes, dai hj em dia o povo quer MAIS e MAIS pagando MENOS e MENOS... por isso tbm n sou 100% a favor de serviços de assinatura / streaming a preço irrisório, já se provou n ser sustentável... luxo é pra ser caro, compra qm pode, reclama q não pode, e usa pirata e meios ilegais qm n pode...
Antes fosse se os produtos estivessem saindo com qualidade de luxo, mas nem isso. Tá tudo cada vez pior, mal otimizados e mais caro. As empresas querem cobrar cada vez mais entregando menos, tanto que o consumidor paga com gosto se for algo genuinamente bom/polido.
Até hoje a pior experiência que tive com um jogo foi Hogwarts Legacy, paguei 300 conto e no segundo dia já tava igual igual um robô no jogo de tanta coisa padronizada e multiplicada por 100 no mapa pra ficar "interativo", só nesse Early Acess do Baldurs Gate 3 eu fiz mais horas que no Hogwarts de tão absurdo que o jogo está, 200 reais ainda está barato demais pra um jogo dessa magnitude, mas isso faz você refletir que ainda existem pessoas mais preocupadas com a experiência do jogador do que com os lucros das vendas.
Nunca joguei 1 jogo de turno na vida, e tb sempre torci o nariz qnd via Baldurs Gate 3, mas não tinha nada pra jogar e fui dar uma chance, foi uma sensação q não sentia a tempos, o jogo te abraça e te deixa quentinho, com ctz vai quebrar tudo, furou totalmente a bolha.
Hogwarts foi uma decepção total e tem gente ainda que acha que merece goty, jogo totalmente genérico e sistema de RPG ridículo
A liberdade que BD3 te dá é imensa, além de te recompensar por ser inteligente. Fora que o jogo é imersivo pra caramba, tudo que eu faço realmente resulta em algo, não é igual o Hogwarts Legacy, q ce tu decide ser do ''mal'', não fica realmente do mal. É muito interessante ver o mundo REALMENTE reagindo as minhas decisões.
E vou te falar cara, sou gamer desde 1994 e pra mim o ultimo jogo que me pegou foi Skyrim, mas o BG3 eu estou evitando qualquer spoiler, qualquer tipo de dica ou coisa que dê vantagem ou informação do jogo, não tem coisa mais deliciosa que descobrir as coisas sozinho e BG3 te recompensa muito por fazer isso.
Não vi jogo melhor que o EA de BG 3 em anos, talvez só Starfield supere. 200 reais é barato demais.
@@Borgatiger com ctz!! tive uma experiência bem parecida com elden ring, jogo não te fala porr4 nhm e descobrir tudo na raça é inexplicável
Tava literalmente pensando em formas de passar o tempo num fastfood esperando uma pessoa e o RUclips me recomendou seu vídeo. Que surpresa agradável bixo, opinião sólida e bem embasada, áudio de qualidade, edição bem feita. Ganhou um inscrito irmão
Seja muito bem vindo Guilherme, espero que goste, os vídeos são +- nessa pegada.
Estou jogando o acesso antecipado do Baldur's Gate 3, o jogo é incrível, o maior concorrente a jogo do ano até então. História inovadora, personagens cativantes, capricho nos diálogos e gráficos, efeito borboleta absurdo.
Isso incomoda essa indústria preguiçosa. Minha maior decepção foi a declaração da Obsidian, dela espero algo no nível de BG3, das outras que reclamaram não espero mais nada.😅
Com ctz Baldurs gate 3 vai ser GOTY 2023, o unico que poderia bater de frente é GTA6 mas só vai lançar ano que vem
Menos de 14h 🤤
@@GabrielWars pior que vou ter que esperar mais, só chegando do trampo pra jogar 😢
Vi a 2 anos que Baldur's Gate 3 será uma diferença de mercado. Joguei Solasta entre outros estou totalmente afim de ver esse jogo PRONTO amanhã.
Tomara que mude pelo menos um pouco o mercado de jogos
Sem contar que o Baldurs Gates 3 é bem mais barato que outros triplo A. Hoje tem um monte de 💩 genérica por 350 reais e o BG3 está saindo por 199,90 reais, mesmo sendo muito melhor.
@@JVMauro Concordo 100%
Comprei com gosto
Quanto à padronização de jogos, senti isso depois de The Witcher 3 em relação aos assassin's creed atuais...
Cara seu video só apareceu para mim agora, mas concordo com o que vc falou em tudo. Um ponto que quero reforçar é o exemplo do KOF XV não sei pq pra mim achei graficamente fraco e pior as DLCs são tudo caro que somados é outro jogo. não sou idiota e dou valor ao meu dinheiro e trabalho suado para ter. Agora um jogo que gostei e pelo menos valeu meu investimento foi MAD MAX que peguei na promoção.
Ótima análise. É exatamente o que está acontecendo com o mercado.
Se até hj o maior exemplo gráfico é RDII, imagina quando lançar GTAVI. A Rockstar de fato será imbatível ......
Os caras são foda, não tem como
Boa tarde, não referente ao assunto deste vídeo mas por ser o mais atual com a finalidade de chamar sua atenção, eu notei uma coisa no starfild diract no vídeo original 45:00 que no minuto 16:21 uma dica de para onde devemos ir foi dada, dê um ZOOM no canto inferior direto da imagem, pra notar um humanoide e uma estrutura que foi mostrada também no direct ela é a mesma que possue partes flutuando como se não houvesse gravidade no planeta, e mais pra direita o símbolo do portão/ artefatos completos e funcional...se puder dá mais explicações eu agradeceria
Vou dar uma olhada
@@GabrielWars obrigado, na lousa de um zoom no canto inferior direito bem no canto vai notar uma estrutura e um humanoide também o portal está bem no canto da lousa
7:00 Mas ai tbm é foda, porque tipo, todo jogo tem que ser melhor que o anterior sendo que nem foi aquela pessoa ou aquele time que fez só porque o povo quer? talvez o que nós teremos que entender é que jogo não se faz mais em 2-3 anos e talvez o ps5 e o xbox series seja o teto do alcance dos videos games pelos proximos 10-15 anos.
Parece até aquele pessoal que reclama que o cinema morreu pq todo filme é igual a outro que saiu anos atras sendo que o jeito que se faz as coisas não mudou, as pessoas não mudaram muito menos a sociedade. E quantas dessas pessoas vão atras de jogos diferentes dos que estão nos holofotes tbm? quem vai jogar um FUGA:Memories of stell por exemplo ou um sword and fairy que são jogos diferentes da maioria dos jogos que temos hoje em dia no mercado?
Cara, eu jogo de tudo, tanto que zerei Fuga a pouco tempo, tô esperando sair a tradução do 2 pra jogar ele.
Inclusive consegui o melhor final sem matar ninguém, acho que você tá reclamando com a pessoa errada, o que não faltam são vídeos defendendo indie aqui.
Inclusive tenho vídeo falando sobre jogadores de AAA.
fez falta nessa pequena ausencia, meu amigo grego. teu conteúdo é muito bom e sempre estou por aqui a acompanhar, abs
Valeu demais Alexandre, amanhã tem mais 😏
O mesmo aconteceu com Zelda Breath of the Wild e Zelda Tears of the Kingdom!
Concordo
Não é dever do consumidor se preocupar sobre essas questão. é dever da empresas. fazer um jogo bom não é um favor pro publico, é o minimo esperado, visto que o consumidor gasta dinheiro.
Concordo
15:10 esqueceu de falar que o jogo demorou quas 10 anos pra ser feito por uma empresa que tem dinheiro infinito e que aumenta a cada ano mesmo não teno lançado nada. Outro jogo completamente fora da curva.
Isso é verdade, a Rockstar se divide em vários estúdios, tem recursos e tempo a vontade para fazer seus blockbusters, pois sabem que seus jogos se pagam em poucos dias após o lançamento. E também tem o fato de que eles não fizeram mais nada na geração, puderam se concentrar apenas no Red Dead 2, enquanto GTA online enchia os cofres deles dia após dia, então, era uma situação confortável para a Rockstar. Já a Larian Studios, nesses 10 anos desde que a Rockstar lançou GTA 5, fez três grandes jogos, o Divinity 1 (2014), o Divinity 2 (2017) e agora o Baldur's Gate 3, sendo que a série Divinity, principalmente o segundo jogo, é considerado um dos melhores RPGs da história. E o Baldur's Gate 3 vem muito mais ambicioso e com certeza vai ser um marco. E a Larian fez tudo isso mesmo sendo uma dev indie.
Eu também, estou do lado do meu bolso mermão, parabéns pelo vídeo.
Esse problema é bastante visível nos jogos de futebol por exemplo, hoje em dia o FIFA 23 é extremamente inferior na jogabilidade quando comparado aos FIFA's antigos (FIFA 14, 16, 18, por exemplo). Os hardwares evoluem mas a maioria dos jogos não evoluíram.......em alguns casos até pioraram.
Isso é exatamente o mercado atual
Pior que não adianta, a galera nunca vai boicotar, o caso do FIFA é algo absurdo de grave. Porém sempre vai vender que nem água pq a galera ama futebol e não tem um competidor a altura por enquanto. Eu mudei pra NBA2K, apesar de gostar do futebol. Mas no NBA pelo menos no modo carreira vejo um jogo infinitamente mais imersivo e com variedades dentro.
@@frazaoo9881 Concordo. Eu tive que parar de jogar o FIFA 23, desisti da franquia, a jogabilidade desse jogo é algo deprimente, extremamente arcade.
Os FIFA's antigos eram muito melhores, todas as funções da jogabilidade funcionavam e era um bom equilíbrio entre simulador e arcade.
Mas infelizmente essa jogabilidade bisonha de atualmente não vai mudar, pois os gados continuarão comprando o EA FC.
Tomara que o futuro UFL seja jogável.
Sobre fazer o jogo sem ouvir a comunidade. Lembrei do Exoprimal da Capcom.
Mano zerei e digo: Que jogo FALHO! Ainda bem que joguei pelo XBOX Gamepass.
Salve GW. Sabe o que eu acho? Pra mim a larian está portando o jogo do Pc pro séries S e por isso encontrou problema. Quando um dev faz um jogo focado no console esses problemas são minimizados. O problema é o porte, vide SF6.
0:50 Uma hora o teto tecnologico do que uma emprega consegue fazer chega né cara. No mundo capitalista em que vivemos não se pode ficar um tempo infinito fazendo um jogo que vai ser sempre o topo do que aquele jogo poderia ser pq: 1 não vai dar retorno, 2 é melhor fazer um jogo com jogabilidade interessante ou historia legal e 3 nem todo mundo tem ideias totalmente originais pq tudo que se faz hoje alguém já fez parecido antes
Excelente! É exatamente isso! Quem dera se os engravatados pensassem assim: "Vender com qualidade, para vender sempre!"
Excelente vídeo!
Jogo na tela... Red Dead, música de fundo, Skyrim
Kkkkk
Por isso que curto a isonimic tipo tanto no sunset overdriver quanto no spider Man, por mais que seja repetitivo é gostoso de jogar e não tenta remodelar a roda. E sempre bem otimizados. Infelizmente vivemos em uma época aonde o hardware está compensando a má otimização que é feita. Por isso curto muito a geração do XONE e PS4 pois tiraram leite de pedra
A Insomniac é muito justa no que eles querem entregar.
Acho aquela Respawn que é da EA boa também, fez Titanfall e Jedi: Fallen Order.
Você ainda tá fazendo seu RPG gw? tem alguma atualização pra gente?
Está em pré-produção ainda, tive que mudar coisas do roteiro e planejamento.
Caraco em! Falou a verdade sobre Red Dead... Ninguém chegou aos pés dele ainda.
Eu entendo o teu argumento, e concordo. Mas não consigo aceitar Obsidian e InXile dizendo que a Larian tem mais liberdade de desenvolvimento do que eles, que estao dentro do guarda-chuva da MS!!
Pior que eu acho que a Larian tem mais liberdade, porque o dinheiro é 100% deles.
Verdade, antigamente (época dos cartuchos e CDs de play 1, 2 e até o 3) a gente comprava um jogo e jogava, o jogo já vinha pronto e funcionando 100%, não tinha necessidade de corrigir nada.
Hoje em dia, os caras já lançam o jogo junto com um patch de correção e que na maioria das vezes não corrige quase nada.
Virou normal lançar jogo inacabado e lançar patch por vários meses seguidos pra ir arrumando o jogo 🤦🏻♂️
Não comprei Jedi Survivor pq o jogo tava rodando de maneira porca nos consoles. Só vou comprar agora em uma promo de no mínimo 50% provavelmente. Receber jogo jamais deveria ser motivo para influenciar opinião, mas infelizmente sabemos que nem todos tem caráter como o presente canal para ser sincero com o seu público. A preocupação maior de cada jogador deve ser justamente seu bolso mesmo, especialmente qnd falamos de Brasil. Vou comprar o baldur's gate 3 pois realmente é perceptível o cuidado que tiveram na produção do jogo.
Sim, eu tento ser o mais justo possível, e é maior jogão, mas o estado dele é deplorável
Eu acho que as pessoas entendem sim o lado das devs, a grande massa de jogadores casuais não, mas jogadores que acompanham o que acontece na indústria entendem sim. A gente entende, por exemplo, que uma dev como a Obsidian não vai ter os mesmos recursos, nem o mesmo tempo que a Rockstar tem para fazer seus blockbusters. Sobre o Red Dead 2, tecnicamente ele é sim o jogo mais impressionante até hoje, mesmo com a chegada da nova geração, porém, em outros aspectos ele é bem datado, principalmente na jogabilidade. Não acho que a Rockstar é o melhor exemplo a ser seguido, ela realmente faz superproduções caríssimas de deixar todos de queixo caído, com muito realismo, detalhes e gráficos insanos, mas deixa a desejar em coisas básicas para um jogo. Se vc pega RDR2, vc vê que ele repete a mesma fórmula e os mesmos problemas que existem em GTA há gerações, porém, com um salto técnico enorme.
É verdade ultimo jogo bem otimizado AAA foi doom eternal ate para PC. O elden ring no pc veio peidando, enfim varios outros. Os dev e as grandes empresas EA, Ubsoft, sony, microsoft e outras estão muito relaxadas, red fall veio zuado, grafico bem fraquinho pra nova geração e a 30 fps.
Agora baldur gates 3 esta incomodando os dev pela grandeza do game, esta expondo a preguiça dos dev.
Simplesmente Baldur's GOTY rs
GW, posso estar totalmente leigo no pensamento, mas quando um estudio anuncia o desenvolvimento do game, ele estipula um lançamento para os investidores certo? N seria o caso de colocar um praso com uma folga boa? Jogo de 3 anos o cara joga pra 6...
Eu não vi nada demais nos comentários dos devs. Porque o que eles pontuam é que BG3 assim como DOS2 são jogos muito, mas muito nichados. O mundo inteiro do game é construído para você ter uma experiência de RPG de mesa mas otimizado para a conveniência digital. Acreditar que dá pra fazer o que eles fazem em TODO jogo e não fazem porque são preguiços e burros é meio coisa de quinta série. Eles estão dizendo algo apenas óbvio. E eles dizem isso porque tem um monte de gente DERRUBANDO bons jogos porque supostamente não fazem o "mesmo" que BG3, quando a proposta deles nunca foi fazer isso. É só pega o jogo Pathfinder Kingmaker que é ainda mais hardcore no sentido RPG de mesa que você vai achar absurdo TODO jogo ser igual ele.
O primeiro jogo de Nova Geração vai ser starfield
Penso o mesmo que voce
Tamo junto
Fazer jogo complexo mas por turno é fácil, se starfield fosse por turno daria para fazer um jogo extremamente complexo e quase infinito
Salve Gabriel.
Salve Flavio
[Desculpe o texto longo]
Sobre o tema do vídeo, eu como programador de profissão que de vez em quando me aventuro em fazer games, vejo como se o mercado atual tivesse em uma crise silenciosa ou prestes a estourar uma grande crise no mercado, tipo a historia de como a Nintendo conseguiu a hegemonia dos games numa época que os games estavam na sua maior baixa histórica com o cliente se sentindo enganado pelas produtoras vide o exemplo clássico do jogo do filme ET, a Nintendo escapou e criou o seu império nos games vendendo a ideia que eram diferentes de todos os outros que oque eles vendiam não eram games e sim brinquedos por incrível que pareça hoje ouvir isso, eles se focaram em fingir que não eram do ramo e com um controle rígido de quem poderia publicar algo na plataforma reconquistaram a confiança do publico(oque depois se tornaria um problema), hoje é um momento igual a pré-crise dos games do passado, com cliente se sentindo enganado,ofendido,marketing enganoso em cima de um monte de putarias, esquema de cassino em games, preço elevado, etc ou seja nos sentimos otários comprando jogos, e ao mesmo tempo que eu vejo as grandes empresas do ramo que firmaram suas companhias em bases solidas pelos últimos 10 a 20 anos em crise e os exemplos não faltam como a Blizzard,Square,Bioware,Bethesda,Ubisoft a própria EA que no lançamento de Apex escondia o logo dela, todas essas estão meio balançadas e pulam de fiasco em fiasco, com raros casos sucessos de publico para citar por exemplo a Blizzard que vão dizer que o Diablo4 e o mobile está sendo sucesso mas se olhar o histórico recente da empresa não engana com fracassos enormes como foi o Wacrath3 Reforged as expansões de WoW, o fim do Moba deles a liga Overwath que vai morrer e o Overwath2 que já é um game natimorto, tudo isso suja a imagem da empresa como foi com a EA que foi considerava pior empresa dos USA, e exemplos não faltam de todas elas e se as cagadas de gerencia de projetos e praticas abusivas fosse só de uma seria tudo certo ela ia sumir do mercado com o tempo, mas quando todas as grandes tem problemas vem essa sensação de que o mercado esta podre, que ninguém inova em nada, que Baldurs Gate3 é um oásis em meio a um deserto de ideias, pq todas a estrutura das grandes é cara e não tem margem para inovação, mas por outro lado eu vejo que a propria Larian é um exemplo de uma mudança onde as indies estão destronando as Big's do mercado, na Steam mesmo todo mês vem uma bomba nova que refresca o mercado, minhas considerações finais são acho que o mercado só esta passando por um ponto de inflexão onde as grandes empresas que não se adaptarem aos novos tempo que não são mais a moda de competitivo online vão pro buraco, e os indies que já a anos vem fazendo um corre foda vão tomar o lugar.
A Rockstar é igual a Larian, leva o tempo que precisa e faz oq queer e por isso os são bons!
RDR2 é o melhor jogo de todos os tempos, na minha opinião.
Calma colega, tente comprar um Atari e jogar Enduro que seu humor melhora!👍
EA é uma praga, matou a Bioware, vem destruindo a franquia dragon age. Fez aqueles jogos vazios do star wars battlefront.
por isso que não compro nada no lançamento.
Justo
Discordo de uma coisa, Horizon Forbidden west burning shores tem gráficos superiores a Red Dead, e é um DLC da nova geração.
gráficos mais bonitos mas tem interações e imersões inferiores
Pior que eu acho Red Dead mais bonito, mas a nível técnico não tem como, Red Dead é bizarro nisso.
@@GabrielWars verdade, o nível técnico Red Dead é de outro mundo
Única coisa que eles não conseguiram desenvolver com todo esse tempo foi a versão pra Xbox né. Bizarro demais . Meu hype pra esse jogo caiu por terra quando eles praticamente pularam a plataforma.
Boa tarde meu querido! Entendo o que você disse concordo em parte, mas descordo bastante. Não acho que o assunto em questão tem alguma relação com o conhecimento que os jogadores tem sobre o processo de desenvolvimento, porque isso nem faz sentido. O jogador vai comprar e jogar, quem tem que se preocupar com o desenvolvimento do jogo são os desenvolvedores. Portanto sobre essa questão concordamos. Sobre algumas empresas serem picaretas e fazer trabalho porco, também concordamos. Agora sobre o argumento de que a Larian tem vantagens sobre os outros desenvolvedores e pode fazer o que ninguem mais pode... Porra! Acho isso um absurdo! Tem algum Estúdio Grande que faz jogo AAA que não tem as condições técnicas para desenvolver jogo tão bom quanto BG3? A resposta é NÃO! Todos tem condições técnicas! Todos tem grandes programadores, excelentes artistas e tecnologia topo de linha. Então o problema é o que? A grana? Aí já está de sacanagem... A Larian não é uma empresa grande, e não tem nem de longe, menos ainda de perto, a grana que uma Activision Blizzard (que está sendo vendida pelo preço de um país) tem para desenvolver aquela bosta de Diablo 4 que me custou 350 Reais e não me deu 10% da diversão que o primeiro ato do BG3 já me deu. Os donos da Larian tiraram dinheiro do próprio bolso pra bancar um game foda porque eles acreditaram no projeto. E isto não é estar numa situação confortável, pelo contrário, é ter coragem de ariscar muito, num projeto que eles se dedicaram muito, eles deram tudo que tinham. Se tivesse dado errado a empresa quebrava. Concordo que outros Estúdios pequenos e independentes não tenham condições de fazer o que a Larian fez. Mas grandes desenvolvedores com esse papinho! O que eles querem é continuar vendendo lixo pelo preço de ouro. O custo de produção do BG3 é muito menor que a fortuna que a Microsoft Studios gasta com as propagandas que ela faz daquele monte de tranqueira que ela vende no Xbox Pass. Enfim, a Larian merece o reconhecimento pelo bom trabalho e nós temos que cobrar das outras empresas que tentem fazer melhor.
Pô mas o red dead só saiu no final da geração, se parar pra pensar assim a geração ps4 e one foi um lixo no começo até o meio assim como essa, só veremos algo impressionante do meio pro final
argumento meh
estamos vendo jogos piores que os de ps4/xbx one no início da geração
Olha, o início da última geração foi bem impressionante.
Goty ? kkkkkkkk . Jogo lixo , só conversinhas e mais conversinhas , jogo parado , graficos mais ou menos , e os combates meu deus , demora 1 ano para da um golpe nos inimigos . Jogos assim , com esse genero , ja são ultrapassados . A unica coisa que salva nessa PORCARIA , são as Cutscenes , de resto puro suco do lixo
Na minha opinião a industria de arte/ jogos n soube educar o cliente alvo, falo isso pq se olhar os outros mercados/ industria o consumidor é bem educado... marca de luxo cobra absurdo e ngm reclama, farmácia cobra absurdos e ngm reclama, arquitetura cobra absurdos e ngm reclama, medicina cobra absurdos e ngm reclama, advogados cobram absurdos e ngm reclama... o ponto é q como falei kkkk n souberam educar os clientes, dai hj em dia o povo quer MAIS e MAIS pagando MENOS e MENOS... por isso tbm n sou 100% a favor de serviços de assinatura / streaming a preço irrisório, já se provou n ser sustentável... luxo é pra ser caro, compra qm pode, reclama q não pode, e usa pirata e meios ilegais qm n pode...
Antes fosse se os produtos estivessem saindo com qualidade de luxo, mas nem isso.
Tá tudo cada vez pior, mal otimizados e mais caro.
As empresas querem cobrar cada vez mais entregando menos, tanto que o consumidor paga com gosto se for algo genuinamente bom/polido.
o que define luxo? um game super bonito que quando vc joga o gameplay é uma bosta?
Tá ai uma reflexão que nunca tive, gostei
a melhor resposta para seu comentário idiota é a mesma de Thomas Jefferson a ataques de seu oponente na eleição presidencial de 1800:
O Silencio