O doutor Mário Novello é realmente um grande cientista. Suas abordagens em cosmologia são profundas e elucidativas! Um orgulho e uma inspiração para todos nós!
Ótimo professor, o tipo que a gente não cansa de ouvir. Não sou estudante de física mas entendi tudo muito bem. Para quem está boiando, recomendo a leitura de alguns livros de iniciação científica paradidáticos e tudo vai ficar claro.
Devo acrecentar nas minhas observações sobre esta palestra que o que mais me agradou é uma certa intolerância ao Big bang , além da capacidade do palestrante de espor sua visão e dúvidas sobre o tema, meus parabéns ao palestrante, ótimo..
Gostei da palestra mas devo confessar, que concordo com o professor da platéia, essa teoria sobre o ponto de vista da entropia original do universo, ela desaba, sem falar que o tempo antes da singularidade n existia, outro ponto estranho que ele fala, é que essa estrutura pré bing bang é puramente gravitacional, mas pela Teoria da Relatividade a gravidade é apenas uma deformação do espaço tempo, como a gravidade é infinita a espaço e o tempo estão curvado infinitamente, e o tempo não pode existir. Mas... sempre é bom ver idéias diferentes para pensar.
E a primeira vez que vejo esse Sr e esse vídeo Entendir perfeitamente tudo o que ele disse porque não so penso nisso como já resolvir por mim mesmo esse problema acredite quem quiser
Sol funde hidrogênio em hélio e há as forças resultantes de radiações, provavelmente sempre que há uma estrela há força de radiação e provavelmente há magnetismo, eletro/magnetismo é eletricidade provinda do magnetismo
É bem possível que ocorre um big lump, a matéria comprimida deu um salto quântico e apareceu dispersa e expandida... parece que os buracos negros produz esse efeito, porem o salto quântico não dispersa alem do horizonte de eventos
Eu "chuto" que não existe energia escura; que a gravidade não é uma força e que, por isso, não há que se falar em "unificação" da gravidade com as forças eletromagnéticas; suponho que a gravidade e a energia escura são propriedades do espaço-tempo; que a relatividade geral é uma teoria incompleta que representa apenas a aproximação com a natureza do espaço-tempo assim como a Física newtoniana era anteriormente. O "espaço-tempo" é o grande mistério.
As estrelas perdendo sua capacidade de emanar luz e a energia escura ganhando mais do espaço que é sagrado para o raiar de um novo ano cósmico com o farfalhar da última a permanecer ativa.
Um universo eterno seria eternamente inerte. A ausência de tempo faz com que o movimento não exista, logo, se estivesse certo, estariamos travados eternamente.
@@God-fl2hf O tempo é a quarta dimensão. A existência da quarta dimensão teve seu início no big bang. Na teoria do universo eterno, não tem big bang, então nós seriamos uma imagem eternamente travada no espaço.
" A ausência de tempo faz com que o movimento não exista..." Acho que é o contrário disso mano. A ausência de tempo é a não interação da matéria com o meio. Ou seja, para um ser humano hipotético que é imutável e capaz de se locomover no espaço não há necessidade intrínseca de contar o tempo, entretanto se esse ser humano estiver em um meio que é submetido ao tempo por conta da degradação o mesmo terá que se expor a contagem de tempo se quiser de fato interagir com os outros mutáveis. Ou seja, o tempo surge como uma necessidade por conta da degradação e por questões sociais. Então se por acaso nesse cenário hipotético esse tal ser humano escolher não interagir com os outros ao seu redor o tempo pra ele não passará, já que sua substância é imutável. Papo de maluco rsrs
@@iniciativatube9007 O tempo é a soma das imagens que juntas representam um movimento. Um vídeo é um conjunto de fotos que formam um filme. Mesmo um humano imutável não seria capaz de percorrer de um ponto "A" a um ponto "B" sem o tempo, pois seria uma mera imagem no espaço.
@@O.illuminado Mas essas imagens só existem porque existe espaço. Acho mais racional conceber um corpo movendo-se no espaço sem interagir com ele do que um corpo sem espaço. Na verdade nem faz sentido essa última opção.
Entre as perguntas eu gostei especialmente da que envolve religião,, eu como a maioria das pessoas antes de ter uma visão científica da realidade fui dogmatisado pela religião hebraico cristã através da bíblia católica,, ao contrário do professor eu gosto de misturar o tema relativo aos textos bíblicos com ciência, para mim com certos ajustes linguísticos a bíblia é uma obra acadêmica que se relaciona com história, arqueologia , física, biologia entre outros temas filosóficos e poéticos tipo sociologia , etc.. tudo menos religião que é uma criação das políticas humanas..
Gosto muito desse canal. Uma dica pra ficar ainda melhor: o áudio do palestrante geralmente é muito baixo. Talvez não daria pra aumentar a intensidade na edição?
Matéria e energia é a mesma coisa. Formas diferentes de exprimir uma mesma substância. Einstein demonstrou que existe equivalência entre matéria e energia com a sua famosa equação em que energia = massa (matéria) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
Antes do Big Bang existe outra coisa que a ciência precisa saber pra acabar com esse dilema e por incrível que pareça e a parte mas fácil de se entender kkkk
resumindo: o "nosso" universo teve um começo, uma interrupção, e um recomeço, e vai ter um fim, quando ele vai voltar ao ponto de onde tudo começou: DEUS Resumo: houve um inicio, um colapso e um recomeço; este professor está a explicar o livro de GENESIS 1:1-3 No princípio criou (Deus) o céu e a terra, mas a terra era sem forma e vazia, além de escura. Deus interrompeu essa criação, para dar uma forma a terra, e só depois Ele fez explodir tudo, quando disse. Haja Luz (energia) essa energia é que fez surgir tudo na terra e no céu.
Clarissimo. Sou Advogado, tenho 80 anos, tenho cada vez mais a conviccao de que o Universo é infinito e sendo infinito espacial e temporalmente é Deus. Nao o Deus pessoal judaico cristao. Mas um Deus imanente. O Ser..
Tomando-se a Figura e a Imagem da E S P I R A L .... Torna-se mais difícil conceber e imaginar a I N F I N I T U D E ... I n t e r i o r ... Do que a Infinitude E X T E R I O R ... Porém, assim como a Ideia da E T E R N I D A D E ... A " i m p l i c a ç ã o " existe em ambos os S E N T I D O S .... De forma e condições ... S I M U L T Â N E A S ...
Estas palestras são extremamente educativas. No entanto este tema é extremamente controversso. O Big Bang é realmente um fator necessário para explicar o tempo e a 4° dimenção. No entanto o espaço não depende do Big Bang , e certamente é anterior ao mesmo. É importante entender que a infinitude do espaço não é uma condição possível de negar, assim como sua eternidade. O própio tempo é anterior ao Big Bang, pois se o espaço hoje tem o status de expansivo, o óbvio é pensar que antes do Big Bang este mesmo espaço encolheu até atingir as condições críticas de pressão e temperatura. Assim como da para afirmar com certeza que a expansão não vai durar para sempre. O espaço sim é, sempre foi e sempre será. A falha da cosmologia é querer manter idéias retrógradas. A singularidade é uma impossibilidade se partir da idéia de infinito. A idéia de explosão é realmente um processo localizado, no entanto tentar colocar o infinito na singularidade e estupidez, não cabe kk. Para a explosão funcionar basta aumentar o tamanho dela. Ninguém pode saber este tamanho mas ele existe e é enorme. No entanto da para saber porcentagems, e uma quantidade importante é a denssidade de massa no universo, que é estimado em 5%. Então o que a cosmologia sabe de fato é que a 13,7 bilhões de anos toda massa visível estava juntas, no entanto isto é uma limitação de velocidade (tempo) isto é o que o tempo deixa ver, o espaço não impõe limites, e o volume do Big Bang pode ser de bilhões de bilhões de anos luz, e nossa localização observavel de 13, 7 bilhões de anos luz raio equivalente a um quadrante de uma esféra expasiva. Se o Big Bang é a 4° dimensão do espaço, certamente esta se expandindo para a 5° dimenção, e certamente é de lá mesmo que ouve a retração até juntar os 5% de massa numa área definida. No final surgiu a questão da física quântica explicar ou definir a cosmogonia. Eu diria que Einstein já definiu a cosmogonia incluindo flexibilidade ao espaço. Simples entender, basta entender que tudo que existe é um tipo de espaço, ou que o ingrediente primário da massa é o espaço, visto que a massa é praticamente espaço, eu diria que uma particula primordial é uma película de espaço esférico recheada com vácuo .
Eh isso ae prof. de FÍSICA......"ACEITA QUE DÓI MENOS!!!"...sim ..JAMAIS vcs físicos aceitaram o infinito imensurável ...pq JAMAIS se pode desvendar o Criador Deus acima de qq inteligencia máxima em todo o Cosmos
+Mario kitana de Akis Pois o campo gravitacional da espaçonave é mais fraco que o da Terra. Lembre-se que quanto menor a massa e maior a distância de um objeto, menor será a atração gravitacional. De qualquer jeito, a espaçonave seria atraída também pelos próprios tripulantes (de maneira muito débil axiomaticamente) e também seria atraída por todos os corpos existentes do universo, desde a lua e o Sol, até o grande buraco negro no centro da galáxia.
O universo teve um início e fim de papo. Big Bang (Friedman-Lamaître), teorema BGV (Borde-Guth-Vilenkin [2003]) espaço e tempo vindo à existir num ponto em que as distâncias entre quaisquer ponto é 0, ou seja, volume 0, NADA, há 14 bilhões de anos atrás. Deus o abençoe!
Traga os dados históricos desses 400 mil DEUSES e quais deles possuem em seus livros 25000 sítios arqueológicos, depois disso, comece a fazer comparação com os que conseguirem se equivaler.
Deus criou a ciência e os cientistas. Fica frio bb
7 лет назад
serei franco... o assunto é instigando,o palestrante mostra que conhece o assunto. Infelizmente não mostra que se preparou para dar a palestra, não sabe quando começou, quanto tempo tem, para que tipo de publico apresenta a matéria e esse não é o único palestrante da IFCS/USP assim.
O doutor Mário Novello é realmente um grande cientista. Suas abordagens em cosmologia são profundas e elucidativas! Um orgulho e uma inspiração para todos nós!
Cientista sério. Merece total respeito.
Ótimo professor, o tipo que a gente não cansa de ouvir. Não sou estudante de física mas entendi tudo muito bem. Para quem está boiando, recomendo a leitura de alguns livros de iniciação científica paradidáticos e tudo vai ficar claro.
Devo acrecentar nas minhas observações sobre esta palestra que o que mais me agradou é uma certa intolerância ao Big bang , além da capacidade do palestrante de espor sua visão e dúvidas sobre o tema, meus parabéns ao palestrante, ótimo..
Prof. explicou bem didaticamente como é o ESPAÇO-TEMPO e seu efeito com a GRAVIDADE
Hoje 2023, após pandemia!! Sobrevivemos alguns, outros não.
Fotografamos por meio computacional um buraco negrooooo,
Gostei da palestra mas devo confessar, que concordo com o professor da platéia, essa teoria sobre o ponto de vista da entropia original do universo, ela desaba, sem falar que o tempo antes da singularidade n existia, outro ponto estranho que ele fala, é que essa estrutura pré bing bang é puramente gravitacional, mas pela Teoria da Relatividade a gravidade é apenas uma deformação do espaço tempo, como a gravidade é infinita a espaço e o tempo estão curvado infinitamente, e o tempo não pode existir. Mas... sempre é bom ver idéias diferentes para pensar.
E a primeira vez que vejo esse Sr e esse vídeo Entendir perfeitamente tudo o que ele disse porque não so penso nisso como já resolvir por mim mesmo esse problema acredite quem quiser
Qual problema vc conseguiu resolver?
A sua resolução não foi que o homem veio de um bonequinho de barro né?
o cuidado dele aos ouvintes, isso é muito sofisticado. aos 11 minutos
PARABÉNS PELO VÍDEO
ME SINTO 1 GRÃO DE AREIA PERANTE O #MAGNÍFICO PROF MÁRIO
NOVELLO .
ciencia é uma maravilha !, a cosmologia é uma das que mais aprecio
Fernando Reis Você por aqui, ermão? kkk
Sol funde hidrogênio em hélio e há as forças resultantes de radiações, provavelmente sempre que há uma estrela há força de radiação e provavelmente há magnetismo, eletro/magnetismo é eletricidade provinda do magnetismo
É bem possível que ocorre um big lump, a matéria comprimida deu um salto quântico e apareceu dispersa e expandida... parece que os buracos negros produz esse efeito, porem o salto quântico não dispersa alem do horizonte de eventos
Mísero é o governo que não prioriza investimento na ciência...
Eu "chuto" que não existe energia escura; que a gravidade não é uma força e que, por isso, não há que se falar em "unificação" da gravidade com as forças eletromagnéticas; suponho que a gravidade e a energia escura são propriedades do espaço-tempo; que a relatividade geral é uma teoria incompleta que representa apenas a aproximação com a natureza do espaço-tempo assim como a Física newtoniana era anteriormente. O "espaço-tempo" é o grande mistério.
As estrelas perdendo sua capacidade de emanar luz e a energia escura ganhando mais do espaço que é sagrado para o raiar de um novo ano cósmico com o farfalhar da última a permanecer ativa.
Faz muito sentido , partindo do ponto vista que o universo está se expandindo.
Qual seria o volume atual do universo?
Um universo eterno seria eternamente inerte. A ausência de tempo faz com que o movimento não exista, logo, se estivesse certo, estariamos travados eternamente.
Não?! O tempo não existe. O tempo depende da gravidade.
@@God-fl2hf O tempo é a quarta dimensão. A existência da quarta dimensão teve seu início no big bang. Na teoria do universo eterno, não tem big bang, então nós seriamos uma imagem eternamente travada no espaço.
" A ausência de tempo faz com que o movimento não exista..."
Acho que é o contrário disso mano.
A ausência de tempo é a não interação da matéria com o meio.
Ou seja, para um ser humano hipotético que é imutável e capaz de se locomover no espaço não há necessidade intrínseca de contar o tempo, entretanto se esse ser humano estiver em um meio que é submetido ao tempo por conta da degradação o mesmo terá que se expor a contagem de tempo se quiser de fato interagir com os outros mutáveis.
Ou seja, o tempo surge como uma necessidade por conta da degradação e por questões sociais. Então se por acaso nesse cenário hipotético esse tal ser humano escolher não interagir com os outros ao seu redor o tempo pra ele não passará, já que sua substância é imutável.
Papo de maluco rsrs
@@iniciativatube9007 O tempo é a soma das imagens que juntas representam um movimento. Um vídeo é um conjunto de fotos que formam um filme. Mesmo um humano imutável não seria capaz de percorrer de um ponto "A" a um ponto "B" sem o tempo, pois seria uma mera imagem no espaço.
@@O.illuminado Mas essas imagens só existem porque existe espaço.
Acho mais racional conceber um corpo movendo-se no espaço sem interagir com ele do que um corpo sem espaço.
Na verdade nem faz sentido essa última opção.
O cara vai a uma palestra de qualidade e dorme(48:25) ....só brasil mesmo!
Entre as perguntas eu gostei especialmente da que envolve religião,, eu como a maioria das pessoas antes de ter uma visão científica da realidade fui dogmatisado pela religião hebraico cristã através da bíblia católica,, ao contrário do professor eu gosto de misturar o tema relativo aos textos bíblicos com ciência, para mim com certos ajustes linguísticos a bíblia é uma obra acadêmica que se relaciona com história, arqueologia , física, biologia entre outros temas filosóficos e poéticos tipo sociologia , etc.. tudo menos religião que é uma criação das políticas humanas..
Gosto muito desse canal. Uma dica pra ficar ainda melhor: o áudio do palestrante geralmente é muito baixo. Talvez não daria pra aumentar a intensidade na edição?
Melhorem o áudio nas gravações
muito bom
Gênio
Entender o antes deve ser como bucar compreender como o ovo era antes da fritura, sem saber como o ovo é antes.
Todos falam universo da matéria, esqueceram o principal ENERGIA.
Matéria e energia é a mesma coisa. Formas diferentes de exprimir uma mesma substância. Einstein demonstrou que existe equivalência entre matéria e energia com a sua famosa equação em que energia = massa (matéria) multiplicada pela velocidade da luz ao quadrado.
46:11 O Universo Eterno...
Obrigada
Como esta isto hoje?
Quem sabe...
Antes do Big Bang existe outra coisa que a ciência precisa saber pra acabar com esse dilema e por incrível que pareça e a parte mas fácil de se entender kkkk
resumindo:
o "nosso" universo teve um começo, uma interrupção, e um recomeço, e vai ter um fim, quando ele vai voltar ao ponto de onde tudo começou: DEUS Resumo: houve um inicio, um colapso e um recomeço; este professor está a explicar o livro de GENESIS 1:1-3 No princípio criou (Deus) o céu e a terra, mas a terra era sem forma e vazia, além de escura. Deus interrompeu essa criação, para dar uma forma a terra, e só depois Ele fez explodir tudo, quando disse. Haja Luz (energia) essa energia é que fez surgir tudo na terra e no céu.
Clarissimo. Sou Advogado, tenho 80 anos, tenho cada vez mais a conviccao de que o Universo é infinito e sendo infinito espacial e temporalmente é Deus. Nao o Deus pessoal judaico cristao. Mas um Deus imanente. O Ser..
O Deus de Baruch Spinoza.
Tomando-se a Figura e a Imagem da E S P I R A L .... Torna-se mais difícil conceber e imaginar a I N F I N I T U D E ... I n t e r i o r ... Do que a Infinitude E X T E R I O R ... Porém, assim como a Ideia da E T E R N I D A D E ... A " i m p l i c a ç ã o " existe em ambos os S E N T I D O S .... De forma e condições ... S I M U L T Â N E A S ...
TEREMOS QUE REMONTAR À ORIGEM DO ÁTOMO ... E ISSO SE TORNA IMPOSSÍVEL .
TUDO AQUILO QUE QUISERMOS DEFINIR SERÁ MERA ESPECULAÇÃO .
Estas palestras são extremamente educativas.
No entanto este tema é extremamente controversso.
O Big Bang é realmente um fator necessário para explicar o tempo e a 4° dimenção.
No entanto o espaço não depende do Big Bang , e certamente é anterior ao mesmo.
É importante entender que a infinitude do espaço não é uma condição possível de negar, assim como sua eternidade.
O própio tempo é anterior ao Big Bang, pois se o espaço hoje tem o status de expansivo, o óbvio é pensar que antes do Big Bang este mesmo espaço encolheu até atingir as condições críticas de pressão e temperatura.
Assim como da para afirmar com certeza que a expansão não vai durar para sempre.
O espaço sim é, sempre foi e sempre será.
A falha da cosmologia é querer manter idéias retrógradas.
A singularidade é uma impossibilidade se partir da idéia de infinito.
A idéia de explosão é realmente um processo localizado, no entanto tentar colocar o infinito na singularidade e estupidez, não cabe kk.
Para a explosão funcionar basta aumentar o tamanho dela.
Ninguém pode saber este tamanho mas ele existe e é enorme.
No entanto da para saber porcentagems, e uma quantidade importante é a denssidade de massa no universo, que é estimado em 5%.
Então o que a cosmologia sabe de fato é que a 13,7 bilhões de anos toda massa visível estava juntas, no entanto isto é uma limitação de velocidade (tempo) isto é o que o tempo deixa ver, o espaço não impõe limites, e o volume do Big Bang pode ser de bilhões de bilhões de anos luz, e nossa localização observavel de 13, 7 bilhões de anos luz raio equivalente a um quadrante de uma esféra expasiva.
Se o Big Bang é a 4° dimensão do espaço, certamente esta se expandindo para a 5° dimenção, e certamente é de lá mesmo que ouve a retração até juntar os 5% de massa numa área definida.
No final surgiu a questão da física quântica explicar ou definir a cosmogonia.
Eu diria que Einstein já definiu a cosmogonia incluindo flexibilidade ao espaço.
Simples entender, basta entender que tudo que existe é um tipo de espaço, ou que o ingrediente primário da massa é o espaço, visto que a massa é praticamente espaço, eu diria que uma particula primordial é uma película de espaço esférico recheada com vácuo .
TIRE ESSE RELEGIOSO PARA FORA
O Prof. Novello é o Fred Hoyle tupiniquim... Na cabecinha dele o Big Bang, a expansão acelerada do universo, matéria e energia escura são lendas...
Adorei a palestra, sabe muito de cosmologia. Mas não muito bom na língua portuguesa, não existe a conjugação fazem 10 anos e, sim, faz no singular.
Eh isso ae prof. de FÍSICA......"ACEITA QUE DÓI MENOS!!!"...sim ..JAMAIS vcs físicos aceitaram o infinito imensurável ...pq JAMAIS se pode desvendar o Criador Deus acima de qq inteligencia máxima em todo o Cosmos
Muleke burro.kkkkkl
Se o campo gravitacional é tão fraco, pq os astronautas, não são atraídos pela massa das espaçonaves em que eles estão, quando fora da terra?
+Mario kitana de Akis Pois o campo gravitacional da espaçonave é mais fraco que o da Terra. Lembre-se que quanto menor a massa e maior a distância de um objeto, menor será a atração gravitacional. De qualquer jeito, a espaçonave seria atraída também pelos próprios tripulantes (de maneira muito débil axiomaticamente) e também seria atraída por todos os corpos existentes do universo, desde a lua e o Sol, até o grande buraco negro no centro da galáxia.
Porra o cara respondendo a própria pergunta O.o
❤🎉😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮😮
Graças!! Não apareceu nenhum Evangelico decoreba!!! kkkk
O universo teve um início e fim de papo. Big Bang (Friedman-Lamaître), teorema BGV (Borde-Guth-Vilenkin [2003]) espaço e tempo vindo à existir num ponto em que as distâncias entre quaisquer ponto é 0, ou seja, volume 0, NADA, há 14 bilhões de anos atrás.
Deus o abençoe!
UAU 🤩🙃UaU*UAU*😘...🤔...👀👁️❔❓❓❓*
Deus existe! Querem excluir Deus da criaçao, mas nao conseguem.
QUAL DEUS??? SÃO 400 MIL DEUSES !! E 200 MIL RELIGIÕES!! vS DEVE SER DECOREBA E EVANGELICO!
Traga os dados históricos desses 400 mil DEUSES e quais deles possuem em seus livros 25000 sítios arqueológicos, depois disso, comece a fazer comparação com os que conseguirem se equivaler.
Vai tomar banho
Burro sei lá qual deus
Deus criou a ciência e os cientistas. Fica frio bb
serei franco... o assunto é instigando,o palestrante mostra que conhece o assunto. Infelizmente não mostra que se preparou para dar a palestra, não sabe quando começou, quanto tempo tem, para que tipo de publico apresenta a matéria e esse não é o único palestrante da IFCS/USP assim.
Faça física na USP e depois venha opinar
Muito bom