Vídeo do Prof. Alexandre Soares, Ex Sargento de Infantaria, para o DP podcast falando a mesma coisa: ruclips.net/video/FiK0PJEJvcU/видео.htmlsi=mXFXq9sElwmsMUCj
Rapaziada tem que entender que dá sim para passar em concurso foda sendo Sargento da ESA, mas depende de muitos fatores, inclusive alguns você não consegue controlar, sorte mesmo. Outro problema é a concorrência, hoje em dia está cada vez mais profissionalizante, vc vai concorrer com cara que nunca nem trabalhou na vida, só estuda o dia todo, com cara concursado em Tribunal, Prefeitura, Estadual, ganhando por vezes até mais que um PRF, pessoas que conseguem estudar tranquilamente no trabalho, entre outros fatores. Ganha quem acerta mais na prova, mas quem tem mais tempo e descanso tb está bem disparado nessa concorrência.
@@matheuspierre8857 rapaz,eu já tenho 3 anos estudados para espcex,afa e epcar.Quase fui aprovado este ano na espcex,estou com 17 anos.Estava pensando em fazer a ESA pra juntar uma grana,preciso de no mínimo uns 60 mil reais,e investir na carreira de piloto comercial.Você acha que dá pra juntar esse valor,ainda servindo em região de fronteira e depois pedir dispensa.Qual seria o bizu pra juntar o máximo de dinheiro mais rápido possível e depois sair?
Se alguém tivesse me dado esse papo 4 anos atras eu teria feito tudo diferente, vim da geração que concurso militar era o futuro, em plena pandemia, passei no concurso da Marinha e graças a isso vocês não sabem quantas oportunidades incrivelmente melhores eu perdi por está lotado de Faxina diariamente, acreditem, esse Papo faz a diferença.
As pessoas tem um sonho, mas o EB pode se tornar um pesadelo. Fui Sargento durante um bom tempo, depois fui para a PMMG. Mas era Sargento Temporário, depois prestei concurso na ESA e depois para a PM. Acredito que a pessoa tem um choque de realidade se for civil e entrar na vida militar. Um Sargento Lobinho pega todas a missões podres, tudo que é ruim dentro da OM cai no mais moderno. Dito isto, é complicado conciliar estudos e as atribuições do Sargento. Neste momento o sonho pode se tornar um pesadelo. Vi muitos Sargentos saindo do EB frustrados, a carreira é lenta, em comparação com a dos Oficiais. Um Oficial chega a Major em pouco mais de uma década. O Sargento chega a 1° Sargento com mais de 15 anos dependendo da Arma ou Serviço. Na PMMG cheguei a Subtenente e amigos de turma ainda eram Sargentos. Aprendam com o vídeo.
Fato! Quem é novo igual eu e não mora sozinho é foda estudar… além de escola e trabalho também você acaba não tendo privacidade nenhuma e nem paz pra estudar
Quem me dera se em 2016 tivesse um video desse, meu caro. Rapaiiiz, achei que tava pegando um atalho, por ser assalariado e "fudido", e acabou que paguei pra ver: 1 ano estudando pra ESA, 2 anos de formação, 5 anos de sgt (8 anos). Estudar com escala, missao, ambiente pesado e longe da família foi foda, mas deu certo!!! Muitos nao imaginam, mas pelo menos metade dos sgt de carreira sao desesperados pra ir embora. É surreal!
Falou a verdade. O que eu fico maluco é nego reclamando do EB, mas não quer saber mais de estudar só porque acha que não consegue mais voltar na rotina dos papiro.... ou até muitas vezes é pelo motivo de, depois de 8 anos, sair 2º SGT e achar que indo para a escala de ADJ vai melhorar tanto assim, sem falar tbm que tem o FUSEX... esse ai segura muita gente.
Tenho 19 anos e curso Engenharia em uma Universidade Federal. Não me identifiquei com o curso e recentemente tive a possibilidade de mudar para Direito, em uma instituição privada, através do prouni. Optei por essa mudança. Meu foco sempre foi a carreira militar, talvez pelo prestígio, entre outros benefícios, entretanto, recentemente ando repensando sobre o que de fato busco para o meu futuro. Vi que a carreira militar não se enquadra no que desejo. Sempre admirei a área de segurança pública, em especial a carreira policial e com esse diploma de Direito eu posso me tornar delegado e quem sabe até almejar algo maior. Enfim, agradeço pelos seus conteúdos, você ajuda muitos jovens a de fato entender os dois lados das Forças Armadas. Se só existissem maravilhas, dono de cursinho continuava na Força. Daqui a 5 anos te convido para minha formatura. Abraços.
Disse tudo, passa em concurso sem muito prestigio, mas está ali, estudando firme e forte, aí vem o concurso da PF ou PRF, faz e passa!! Exemplo é o Felipe Machado,largou o exército como 2 SGT e hoje é Agente da PF, história incrível! Tmj, wesley!!
A humildade desse cara é incrível, te acompanho desde o inicio, acabou me motivando tbm pra entrar pra ESA, é pura vdd oq ele fala, se o cara quer usar pra trampolim e nao vibra se quer com nada do do EB, cai fora, so vai estar se enganando, vai sangrar de mais na carreira e até msm se adoecendo psicologicamente devido a rotina corrida do militarismo, agr o cara q vibra com a atividade militar, gosta de estar ali no meio, vai conseguir estudar sim, vai ser dificil vai mas a vida é assim, nd vem facil........
O que você falou nesse vídeo é uma grande verdade... eu tava pensando em usar a ESA de trampolim mas parei pra refletir, analisei e cheguei a conclusão que é melhor prestar um concurso administrativo qualquer e fazer um tecnólogo, já se preparando pro concurso do sonho que é PF/PRF... Rapaziada pode parecer que pela ESA vai ser o caminho mais rápido, mas como ele falou, é muita missão e trabalho pro sargento moderno, você não vai ter cabeça e nem tempo pra focar no papiro pra outro concurso !!
Essa ideia aí de fazer trampolim na ESA surgiu do Evandro Guedes ( já admirei muito ele ) mas hoje, até ele saiu fora do ramo de concursos. Hoje parando pra pensar, parece ser mais algo pra vender preparatório militar, já que a maioria da galera de 17, 18 anos tá perdida na vida e não tem perspectiva de ganhar bem como uma ESA poderia oferecer.
Top, tô com 28 anos e custei a aprender as lições do papiro. Se hoje tivesse meus 17/18 anos nesse exato momento, papirava pro concurso de atendente dos correios que exige nível médio e deve ter edital publicado em Setembro, garantindo 4.5mil no mês e partindo pra um tecnólogo. Depois, emendava numa boa polícia penal ou polícia civil (essa costuma cobrar nível superior) e aumentaria os ganhos pra 6mil de salário. Garantido isso, o concurseiro escolhe se faz uma faculdade de Direito já direcionada pra concurso (Delegado, Ministério Público, Tribunal) ou se foca direto em concursos de alto nível como auditor fiscal, PRF, Agente PF etc. Nesse pique, antes dos 30 já estará ganhando seus 20mil reais no mês sem amolação extra. É o tipo de visão que a maturidade e a vivência nos concursos escadas trás.
@@marquesherminio5589 se prepara pra sair, o exército não vai ter pena quando bater seus 8 anos, fora a mixaria da pecuniária...Se prepare mesmo, saia até antes, caso consiga
Mano já pensei muito fazer pra ESA, mas eu passei no enem fui fazer direito, terminei fiz a OAB agora estou com 24 anos advogando em um escritório home office, e papirando para policial civil sonho desde muleke.
Fui soldado por 2 anos, depois cabo por 4 anos, sargento tempori o , 8 anos limite, cara 2 anos sargento temporario, sair pq era temporário, hoje sou auxiliar de limpeza na rua, isso que aprendi no quartel, borA pra cima🎉
Exército só é bom para oficial em tudo, entre cargos e remuneração, praça é só ralação, tem mais chefe do que índio, a remuneração não chega aos pés do oficial da Espcex e também as carreira, EXEMPLO; você se formou na Esa, com dez anos você já é 2 Sargento, já a carreira de um oficial que saiu da AMAM, com dez anos ele já é capitão e próximo para major, um oficial que se forma na Amam por pior que ele for ele chega a Coronel, já a ESA tem que ser muito bom e ter sorte para chegar a topo máximo que é Capitão, e se não for bom e não tiver sorte só chegar a Sub tenente, (Eu falo sorte porque para você sair de praça, para ser um Oficial, o seu comandante tem que autorizar para você fazer o Q.A.O (*Quadro Auxiliar de Oficial*) e depois tem que esperar aparecer vagas) para mim a carreira militar só presta para oficial, praça é sem futuro. *ESTUDE MAIS UM POUCO E FAÇA A ESPCEX, DEPOIS QUE VOCÊ ENTRAR, POR PIOR QUE VOCÊ SEJA VOCÊ CHEGAR A CORONEL* CAVALARIA AÇOOO BRASIL. 23 ESQUADRÃO DE CAVALARIA DE SELVAAAAA .
Sou sgt do EB /22 e estou forçando o papiro num quartel piruadíssimo, comecei no final do ano passado e realmente é um desafio. Eu mesmo larguei a vida, ou eu estou estudando ou estou no expediente no quartel ou de serviço ou missão. Precisava de um canal igual o seu cara, pq o cara que quer sair geralmente é mal visto na OM e falta conteúdo sobre isso. Vc teve que pagar alguma multa por sair?
Irmão, me escrevi e curti. Parabéns pelo vídeo. Sugiro que continue passando bizus , pois ajuda muitos jovens e se possível, conte as histórias de quartel.
Só verdade W.Ribeiro , fiz qualificação contigo na Eslog, estou servindo na fronteira com paraguai estudo desde que sai da escola , e entrei no EB pensando em usar como trampolim , se eu soubesse como era o dia a dia depois de formado com certeza não teria entrado para o concurso de sgt do Eb, pra quem quer seguir carreira é uma boa, mas pra quem pensa em usar como trampolim não vale a pena. Eu ainda não pedi pra sair, mas o estudo que faço não é da mesma qualidade de quem tem uma rotina no trabalho que consegue fazer planejamento nos estudos e seguir esse planejamento.
Falou tudo, mano. Eu agora estou focando em um concurso municipal aqui da Bahia. Já faço graduação e vou usar isso tudo como trampolim para mirar oportunidades maiores. Aos poucos vamos prosperando!
Minha opinião como ex sargento do Eb de carreira! Fiquei de 2007 a 2012. Pra mim depende da situação econômica de cada um. Se você tem uma família que te permita só estudar não faça ESA pois talvez você fique preso. Se seu objetiv0 é ir crescendo aos poucos faça um concurso de estado ou prefeitura que te dê uma grana pra se manter e tempo pra estudar. Eu, por sorte, fui para um batalhão mais tranquilo e era de comunicações. Mas iss0 é raridade
Sou polícial militar há 18 anos. Conheço alguns que vieram das forcas armadas para PM. Nao é so no EB que é assim, marinha e aeronáutica é a mesma realidade. Cabe cada um escolher o que é melhor.
Rapaz... Estou quase desistindo da ESA agora para fazer STT, pois estou no meu último semestre na faculdade e vou focar meus 7 anos de temporário para estudar pra Polícia Civil ou algo maior.
Sabe o que não dá? Trabalhar 3-4 anos de clt + 4-5 de faculdade com dependência de trasporte público pra buscar um concurso bom. Ir para ESA é sim uma opção viável.
É sim, por isso eu fui. Já passei por tudo isso, CLT, faculdade, subemprego, etc. Esse vídeo, caso vc tenha assistido até o fim, é pra quem quer coisas maiores. abraços.
Quem já foi militar e quer voltar é porque gosta. Porém, se você for a pessoa "sonhador" que ver fotinha bonita de campo de exército, foto fardado, com isso, com aquilo e acha isso "BOM" é porque realmente, isso não é pra você! Se você quer ir para o Exército Brasileiro apenas como ponte de migração, não vá!!!! Deixe pra quem gosta dessa porra. Seja humilde com você mesmo. Seu sono, saúde mental, familia não vale dinheiro!! Caso os senhores acham irá suportar viver a base de um regulamento antigo e engolindo calado certas coisas, boa sorte.
Boa tarde, Wesley. O senhor acha viável/recorrente um sargento formado na ESA exercer função no setor de TI, como programador (desenvolvedor), analista de sistemas e etc. ou isso é mais coisa de cargos mais altos como oficiais? Se eu fosse aprovado na ESA eu gostaria muito de trabalhar nesse setor, abraços!
Fala, não sei ao certo como funciona, mas tem sgts que trabalham nessa parte sim, porém não sei qual a chance de conseguir e onde. Mas todo quartel tem a área de comunicação e lá vc pode acabar atuando em sites.
Eu diria que concurso Militar é pro cara que quer sair da pobreza, um cara assalariado ou desempregado, a partir daí quando passar tem que dar um jeito de planejar a vida e sair, querendo ou não sendo ruim como é muda a vida da pessoa.
Tem usado material de qual cursinho irmão? Qual cargo vc exerce hoje? Eu passei aqui 1° lugar fiscal de obras e posturas, município perto aqui do DF, salário podia ser melhor, mas tô satisfeito. @@WesleyRibeiro
É aquilo, muitos vão continuar nas forças armadas pq gosta, outros pelo fato de acomodar e tem aqueles que vão tentar sair e não vão conseguir, de sgt a st não terá uma vida financeira tão ruim.
Em 2021 eu estava ,em dúvida entre entrar na ESA ou, ir para a faculdade fiz a prova da ESA e fiquei reprovado por 3 questões em matematica pensei em tentar de novo porém conheci um sargento da antiga que me falou como é a carreira e como é difícil sair de lá para outro concurso ai preferi entrar para a faculdade e hoje penso em concursos maiores e principalmente seguir a minha carreira na area privada. Eu acho que a carreira de sargento é boa mas para aqueles que desejam siguila e, não para quem quer usar de escada.
Tenho dois conhecidos que se formaram na ESA em 2021 e um deles conseguiu passar pra oficial da PM no 1° ano como SGT, o outro tá no sanhaço em Manaus querendo sair do EB
Estou me preparando por 1 ano para prestar meu segundo concurso público, e estou melhorando em meus estudos. Mas eu fico pensativo às vezes pensando se eu vou passar em algum concurso algum dia, e mesmo que eu demore anos estudando vou estudar minha base de ensino médio pelo menos por 10 anos. Você já passou por isso que estou passando? Tipo, ficar pensando se algum dia vai ser aprovado mesmo sem ter passado em nenhum?
Mais um gênio frustrado. Ele é tão bommmmm que ser sargento do exército é muito pouco pra ele. Ser sargento é pouco pro rapaz. Pessoal, vão na ideia dele e vão pro barro.
Irmão do nada seu video apareceu pa mim, sou PM e tenho 22 anos, fiz o concurso da policia achando que ia ser um concurso escada pra me alcançar meu foco final q é PRF, mas na real o serviço te suga totalmente, um serviço extremamente estressante e depressivo e que no final acaba que tu não consegue estudar pra nada... unica coisa positiva nesses 2 anos dentro da PM que consegui até agora foi terminar meu tecnologo e dar uma estabilizada financeiramente, de resto só stress. estou dando uma olhada em outros concursos mais tranquilos como o do TJ, expediente de seg a sex e remuneração boa... so assim irei conseguir voltar com minha rotina com foco total para meu concurso final, fora isso , dentro da pm não irei conseguir...
@@ruancardoso4636 cara eu fiz todas etapas da Brigada Militar, por fim não quis mais, longe aqui do Goiás e não curti muito o RS... Não arrependo não, muitos amigos meus estão em POA fazendo aquele PB, parado 8h olhando pro além kkk, quem se safou foi quem não ficou em POA, mas mesmo assim é foda véi....
Sempre te acompanhei, acho que teve um movimento natural e orgânico das carreiras policiais e militares com o advento do Evandro Guedes e com a ascensão do Bolsonaro. Vale lembrar que o Bolsonaro barrou muitos concursos e ficaram represados! Agora está tendo um movimento inverso do que teve a uns 6 anos atrás, tanto que as carreiras policiais não estão tento tanta procura quanto antigamente isso é notório quando observamos a concorrência destes concursos atualmente! Abraço guerreiro!
Amigo, comentei no seu vídeo passado e esperei sua resposta, gostaria de sua ajuda para tomar uma decisão. Passei na EFOMM e estou entre ela e o CFO bombeiro da Bahia. Sempre visei a outros concursos mais tops, como o de auditor, controladoria… Bombeiro é algo muito honrado, mas penso sobre o fato de ser sugado e atrapalhar os estudos. Na efomm teria condições e grana pra estudar concursos de alto nível logo quando me formar(3 anos de formação) as escala de trabalho e a qualidade de vida são excelentes, além de sair com 2 diplomas(ciências náuticas e adm, que ajudaria muito em concursos).
fala aí brother. eu passei por uma situação parecida com a sua. Prestei a ESA com objetivo de usar como trampolim , porém meu foco era o CFO cbmerj e no final eu acabei saindo. Pelo o que vc falou , vc tá mais pra EFOMM do que pra Bombeiro. Avalia os benefícios do CBMBA e suas reais chances de passar na prova. conheço um camarada bivak militar que era da EFOMM e migrou para o CBMERJ e ele fala muito sobre isso. pode ser que te ajude. Boa sorte e lembre-se que independente da sua escolha vai dar tudo certo.
Acho que respondi. Procura o vídeo do "Renê aprovado auditor fiscal" vai ver no canal da Laura Amorim e no estrategia, é um conhecido meu que foi pra effom. Ctza que o relato dele vai te ajudar.
Boa noite! Consegue me dá um norte, por favor? Tenho 19 anos e tenho idade pra ESPCEX. O que o senhor da carreira da Espcex em comparação a essas outras carreiras como PF, PRF, etc.? Já entendi que a ESA não é tão vantajoso pra quem quer buscar algo a mais. O oficial tem o ônus de demorar pra ser formar, 1 ano na espcex e 4 na Aman, porém na tropa, no dia a dia, como é? Compensa o esforço? Se conseguir me dá uma direção, vai ajudar muito! Obrigado!
Fica difícil falar pois não fui oficial, mas é uma boa carreira tbm, acredito que é mais questão de perfil comparado a polícias. Vê o que vc se imagina sendo.
Tenho sua idade irmão, e penso em me preparar para Especex, dizem que a Especex é sacerdócio né? Se tem que dedicar a vida a a ser militar, mas é bizu por estar com 26/27 anos ganhando 7 mil reais limpo, penso em me dedicar a ela ou tentar fazer uma faculdade em direito almejando pf ou prf.
Quem ao menos já serviu sabe que a vida de sgt nao é fácil: Rotina saturada e cheio de "mesmices"; peruar recruta, supervisionar faxina de recruta; tirar guarda; ganhar pouco; raramente operar (e quando aparece uma glo mal dá um tiro kk); brincar de policia e ladrao com armamento de tiro de festim; prestar continência por segundo para oficiais; marchar e ficar cantando que nem robô. Fica o aviso para quem ainda tá vibrando com vídeo motivacional de comandos e F.Es
Vejo uns amg meus q não são de carreira trabalhando no exército e vivem uma "vida tranquila"... Uns conseguem fazer faculdade, outros até trabalham em outro lugar, ent acho que consegueria estudar para o concurso da PRF estando lá dentro. O ruim é q estudar 5/6h por dia não seria de muita vantagem, como vc disse no vídeo, mas vale a pena a tentativa. Tenho a opção de fazer o tecnólogo por fora e dps estudar para a PRF tranquilamente, mas qr poder ter a experiência.
Aí entra a questão da sorte de pegar um quartel mais bizurado após se formar ou de chegar novos sargentos lobinhos pra dividir a sugação com você, porém não há nenhuma garantia de que isso ocorrerá. Eu estava no básico da ESA e resolvi sair dia desses, já na metade do básico. Preferi não contar com essa sorte de cair em um lugar bom. Além disso, saí para estudar para o CFO Bombeiro do meu estado, sendo que tbm poderei passar para soldado bombeiro antes de fazer o CFO. Como soldado bombeiro vou ganhar o mesmo que um sargento, ter mais reconhecimento e trabalhar 24x72. Além disso, dá pra fazer mais dinheiro tirando serviços extras. E se eu passar no CFO depois será melhor ainda.
Além disso, você disse que seus amigos não são de carreira. Então eles não têm a gigantesca responsabilidade que um sargento tem nas costas. E na formação é uma desgraça. Eu escolhi um básico na minha cidade mas eu só ia para casa nos fins de semana e olhe lá, era final de semana sim e outro não em casa. E depois de formado o sgt tem uma grande carga de trabalho. Eu cansei de ver os recrutas, soldados e alunos do npor indo pra casa 16 hrs todo dia, quando não estavam de serviço. Enquanto isso, os alunos do CFGS lá presos a semana toda.
@@alyssonsouza1106 Então, para vc, não é vantagem? Nem como forma de emprego temporário para pular para a PRF depois? Ainda está na ESA ou já saiu e fez outra coisa?
@@kariny_ribeiro6838 Para mim, vale mais a pena prestar outro concurso da área de segurança pública. Próximo ano irei prestar 4 concursos da área: oficial e soldado bombeiro, soldado PM e investigador da polícia civil. Estudando pra esses concursos já acabo estudando boa parte dos conteúdos do meu concurso fim: PF. Acredito que ESA vale a pena pra quem realmente quer seguir carreira, pra quem vibra e quer muito fazer cursos operacionais do exército, pra quem não tem nenhuma outra opção de concurso ou pra quem quer outro concurso de longo prazo ( para depois de uns 5-6 anos). Para quem quer só trampolim, acho importante a pessoa entrar sabendo que vai ficar muito atrás da concorrência, pois vai perder muitos anos de estudo de qualidade. Imagina aí 2 amigos que querem a PF como concurso fim, um passou nos bombeiros e outro na ESA. O que passou nos bombeiros ficou só 6 meses de curso sem internato e o da ESA passaria por 2 anos. O dos bombeiros vai trabalhar 24x72 ganhando tanto quanto um sargento e vai ter tempo pra estudar enquanto faz tecnólogo ou outra graduação; o da ESA vai ter que se dedicar 100% no curso e nas responsabilidades de sargento por um longo tempo. No fim, o que passou nos bombeiros vai estar bem mais adiantado e terá mais chances de passar.
@@kariny_ribeiro6838 além disso, alguém que já estuda para PM, para oficial bombeiro, guarda municipal ou polícia civil, já está adiantando matérias para PF e PRF. Pelo oq vejo teu foco é PRF e talvez terá concurso em 2027. Tu acha que seria mais eficiente tu entrar na ESA em 2025 pra formar 2027 enquanto estuda totalmente atarefada e sendo sugada até a alma, ou seria mais interessante passar num concurso de menor curso de formação ou em outro que sequer tenha curso de formação, fazer um tecnólogo por fora e isso tudo enquanto já estuda pra PRF?
@@davidgomes4840 É uma decisão muito arriscada, e a depender de alguns fatores é mais arriscado ainda, o dinheiro que você você juntou teria um prazo pra acabar e não é garantido que você conseguiria passar em um concurso durante essa tempo, ou seja, a chance de você sair com uma mão na frente e outra atrás seria grande
Eu, digo por experiência própria, sai da EsPCEx há umas 3 semanas e não vale a pena, hoje em dia, carreira nas forças armadas. Muita rolhagem, muita injustiça, dedicação 24hrs longe da família, remuneração mal dá para comprar os equipamentos e kits para o campo. Eu sai e, em algumas semanas, começo as aulas em Medicina na Federal. Como uma vez me disse um aspira recém formado: Se tiver qualquer outra coisa pea fazer aqui fora, faça um favor a si mesmo, não entre, é furada.
@@Cunha2318 Você saiu da espcex? Tu é muito doido kkkkk. Aspira sabe de porra nenhuma. A rotina no quartel quando formado, depois de se estabilizar no batalhão é MUITO tranquila. Melhor que qualquer outro trabalho no paisano. E dá pra estudar tranquilamente. Medicina você vai gastar a mesma coisa que você não queria gastar na formação. Acha que vai ficar 6 anos sem gastar nada? Passagem, alimentação, até mesmo gastos com seus materiais. E a ajuda de custo de aluno dá e sobra pros kits, nem vem com essa. O problema é que aluno é jumento e quer gastar com outras bobagens e não sobra pra ele mesmo. Quer ir pra saca, quer comprar notebook, celular, gastar com namoradinha, depois tá aí, pendurado. Espero que você realmente goste de Medicina, e não tenha pensado somente nas dificuldades no início da carreira, pois se foi o caso, foi a maior besteira que tu fez na sua vida.
Vc foi da intendência como eu quero ela pq parece ser tranquila lider de rancho responsável pelas rações essas coisa o que acha mas pra foca em outro consurso depois que pega o tecnólogo
Tenho amigos na EsPCEx, ESA e formados já. Fico imaginando essa rotina com filho, pqp, por isso tem cara que fica a vida toda no EB. Conheço Precursor pqd, oficial, que diz que só não sai do EB pq daqui uns 10 anos já aposenta.. Triste, o cara fica infeliz por 30 35 anos só pq fez AMAN, Prec, tem um carreira "consolidada". Ele mesmo diz que queria ter ido pra PF e que todos brilham os olhos pra PF e PRF, pelas condições de trabalho e vida.
2 месяца назад+7
Realmente. Eu era aluno da EsPCEx até 2 meses atrás, algumas coisas que aconteceram lá me fizeram pedir o trancamento da matrícula, mas olhando melhor eu não me arrependo, talvez tenha sido uma espécie de livramento, senti um alívio muito grande, pretendo prestar outro concurso.
Pois é irmão, eu cheguei a ficar próximo da majoração no meu último ano pra EsPCEx, passei na ESA e não fui e hoje vejo que acho que realmente não era pra mim. As vezes penso em fazer o CFO CBMERJ, mas to bem desanimado em enfrentar internato pra receber menos que um Tribunal, Polícia Civil, entre outros que o curso de formação é 3 4 meses, ou no caso do tribunal nem tem. Acho muito maneiro algumas carreiras, mas quando vc põe no papel os momentos com a família, oportunidades, entre outros, não vale nada a pena. Só ver o quanto de Capitão, Major, Tenente saindo das Forças Armadas e Auxiliares, geralmente pessoal sustenta 5 10 anos e já sai, só a adrenalina inicial ali mesmo e depois já quer ficar tranquilão. A internet ajudou muito nesse quesito, a gente já entra sabendo, hoje todos querem dinheiro no bolso, ninguém quer ficar se matando por um Estado onde os líderes políticos estão com tudo do bem e do melhor e vc com o rabo cheio de empréstimo e financiamento, mal conseguindo comer num restaurante maneiro e ter tempo pra família.
O mesmo aqui irmão, saí no final de abril. Felizmente tudo se alinhou e já estou nas etapas de outro concurso, mas um grande alívio ter saído da Preparatória.
@@Edsh002 Qual concurso? Tou só esperando a matrícula no CFP da PM do meu estado, ainda bem que larguei esa, um soldado aqui tira 5.000 e com extras pode chegar aos 7.500, progressão de carreira automática a cada 6 ano.
Ser militar é um propósito de vida, ninguém entra enganando no edital fala sobre o salário, quer dinheiro buscou a profissão errada, pra mim essa ladainha só mostra que vc é fraco sem ideal é está fazendo um desserviço ao país. Boa sorte na vida , pois seu caso é dinheiro e não ideal de vida.
Militar não é só exército não filhão. Vejo mts saindo pra ir pra bombeiros ou polícia cumprirem MISSÕES ÚTEIS para a sociedade. Vai dizer que são sem ideal? Ninguém é obrigado a ficar no exército pra sempre não. Vc achando ruim ou não não muda o fato.
Vídeo do Prof. Alexandre Soares, Ex Sargento de Infantaria, para o DP podcast falando a mesma coisa: ruclips.net/video/FiK0PJEJvcU/видео.htmlsi=mXFXq9sElwmsMUCj
Por incrível que pareça a melhor carreira escada se chama pm , trabalha em escala e quem não prende ninguém não tem dor de cabeça.....
Rapaziada tem que entender que dá sim para passar em concurso foda sendo Sargento da ESA, mas depende de muitos fatores, inclusive alguns você não consegue controlar, sorte mesmo. Outro problema é a concorrência, hoje em dia está cada vez mais profissionalizante, vc vai concorrer com cara que nunca nem trabalhou na vida, só estuda o dia todo, com cara concursado em Tribunal, Prefeitura, Estadual, ganhando por vezes até mais que um PRF, pessoas que conseguem estudar tranquilamente no trabalho, entre outros fatores. Ganha quem acerta mais na prova, mas quem tem mais tempo e descanso tb está bem disparado nessa concorrência.
@@papiro1700 comentário lúcido! Exatamente, tudo é possível, só que existem sim caminhos faceis e dificeis.
Só acredita quem tá dentro. Tem gente que aprende no amor e tem gente que aprende na dor. Tmj mano
tmj irmao, exatamente.
@@matheuspierre8857 rapaz,eu já tenho 3 anos estudados para espcex,afa e epcar.Quase fui aprovado este ano na espcex,estou com 17 anos.Estava pensando em fazer a ESA pra juntar uma grana,preciso de no mínimo uns 60 mil reais,e investir na carreira de piloto comercial.Você acha que dá pra juntar esse valor,ainda servindo em região de fronteira e depois pedir dispensa.Qual seria o bizu pra juntar o máximo de dinheiro mais rápido possível e depois sair?
Se alguém tivesse me dado esse papo 4 anos atras eu teria feito tudo diferente, vim da geração que concurso militar era o futuro, em plena pandemia, passei no concurso da Marinha e graças a isso vocês não sabem quantas oportunidades incrivelmente melhores eu perdi por está lotado de Faxina diariamente, acreditem, esse Papo faz a diferença.
Mas N é tarde, vms indo!
@@WesleyRibeiro sim, estou em busca da melhora, Tmj irmão 💪🏽
eu tbm sou marinheiro e dando 2x1 nao tem futuro nenhum, e a marinha está mandando muitos cabos e marinheiros embora
tudo isso pra ganhar 1800 por mes e ser incerto
Mesma situação.. 2x1 e faxina full
As pessoas tem um sonho, mas o EB pode se tornar um pesadelo. Fui Sargento durante um bom tempo, depois fui para a PMMG. Mas era Sargento Temporário, depois prestei concurso na ESA e depois para a PM. Acredito que a pessoa tem um choque de realidade se for civil e entrar na vida militar. Um Sargento Lobinho pega todas a missões podres, tudo que é ruim dentro da OM cai no mais moderno. Dito isto, é complicado conciliar estudos e as atribuições do Sargento. Neste momento o sonho pode se tornar um pesadelo. Vi muitos Sargentos saindo do EB frustrados, a carreira é lenta, em comparação com a dos Oficiais. Um Oficial chega a Major em pouco mais de uma década. O Sargento chega a 1° Sargento com mais de 15 anos dependendo da Arma ou Serviço. Na PMMG cheguei a Subtenente e amigos de turma ainda eram Sargentos. Aprendam com o vídeo.
O mais importante para o concurso é rotina e cabeça fresca.
Quando a gente tá em um ambiente estressante e rotina bagunçada eh muito complicado.
Fato!
Quem é novo igual eu e não mora sozinho é foda estudar… além de escola e trabalho também você acaba não tendo privacidade nenhuma e nem paz pra estudar
Exato! Concurseiro quer paz pra estudar!
Quem me dera se em 2016 tivesse um video desse, meu caro. Rapaiiiz, achei que tava pegando um atalho, por ser assalariado e "fudido", e acabou que paguei pra ver: 1 ano estudando pra ESA, 2 anos de formação, 5 anos de sgt (8 anos). Estudar com escala, missao, ambiente pesado e longe da família foi foda, mas deu certo!!! Muitos nao imaginam, mas pelo menos metade dos sgt de carreira sao desesperados pra ir embora. É surreal!
Só quem viveu sabe como é!
Falou a verdade. O que eu fico maluco é nego reclamando do EB, mas não quer saber mais de estudar só porque acha que não consegue mais voltar na rotina dos papiro.... ou até muitas vezes é pelo motivo de, depois de 8 anos, sair 2º SGT e achar que indo para a escala de ADJ vai melhorar tanto assim, sem falar tbm que tem o FUSEX... esse ai segura muita gente.
Tenho 19 anos e curso Engenharia em uma Universidade Federal. Não me identifiquei com o curso e recentemente tive a possibilidade de mudar para Direito, em uma instituição privada, através do prouni. Optei por essa mudança.
Meu foco sempre foi a carreira militar, talvez pelo prestígio, entre outros benefícios, entretanto, recentemente ando repensando sobre o que de fato busco para o meu futuro. Vi que a carreira militar não se enquadra no que desejo. Sempre admirei a área de segurança pública, em especial a carreira policial e com esse diploma de Direito eu posso me tornar delegado e quem sabe até almejar algo maior.
Enfim, agradeço pelos seus conteúdos, você ajuda muitos jovens a de fato entender os dois lados das Forças Armadas. Se só existissem maravilhas, dono de cursinho continuava na Força.
Daqui a 5 anos te convido para minha formatura. Abraços.
Tmj irmão obg
Disse tudo, passa em concurso sem muito prestigio, mas está ali, estudando firme e forte, aí vem o concurso da PF ou PRF, faz e passa!!
Exemplo é o Felipe Machado,largou o exército como 2 SGT e hoje é Agente da PF, história incrível!
Tmj, wesley!!
A humildade desse cara é incrível, te acompanho desde o inicio, acabou me motivando tbm pra entrar pra ESA, é pura vdd oq ele fala, se o cara quer usar pra trampolim e nao vibra se quer com nada do do EB, cai fora, so vai estar se enganando, vai sangrar de mais na carreira e até msm se adoecendo psicologicamente devido a rotina corrida do militarismo, agr o cara q vibra com a atividade militar, gosta de estar ali no meio, vai conseguir estudar sim, vai ser dificil vai mas a vida é assim, nd vem facil........
O que você falou nesse vídeo é uma grande verdade... eu tava pensando em usar a ESA de trampolim mas parei pra refletir, analisei e cheguei a conclusão que é melhor prestar um concurso administrativo qualquer e fazer um tecnólogo, já se preparando pro concurso do sonho que é PF/PRF... Rapaziada pode parecer que pela ESA vai ser o caminho mais rápido, mas como ele falou, é muita missão e trabalho pro sargento moderno, você não vai ter cabeça e nem tempo pra focar no papiro pra outro concurso !!
Essa ideia aí de fazer trampolim na ESA surgiu do Evandro Guedes ( já admirei muito ele ) mas hoje, até ele saiu fora do ramo de concursos. Hoje parando pra pensar, parece ser mais algo pra vender preparatório militar, já que a maioria da galera de 17, 18 anos tá perdida na vida e não tem perspectiva de ganhar bem como uma ESA poderia oferecer.
Antes dele já tinha, porém depois do tecnólogo que começou.
Top, tô com 28 anos e custei a aprender as lições do papiro. Se hoje tivesse meus 17/18 anos nesse exato momento, papirava pro concurso de atendente dos correios que exige nível médio e deve ter edital publicado em Setembro, garantindo 4.5mil no mês e partindo pra um tecnólogo.
Depois, emendava numa boa polícia penal ou polícia civil (essa costuma cobrar nível superior) e aumentaria os ganhos pra 6mil de salário.
Garantido isso, o concurseiro escolhe se faz uma faculdade de Direito já direcionada pra concurso (Delegado, Ministério Público, Tribunal) ou se foca direto em concursos de alto nível como auditor fiscal, PRF, Agente PF etc.
Nesse pique, antes dos 30 já estará ganhando seus 20mil reais no mês sem amolação extra. É o tipo de visão que a maturidade e a vivência nos concursos escadas trás.
estou com 18 e fazedo exatamente isso
to com 24, atualmente cabo do exercito e vou começar a focar em concursos
@@marquesherminio5589 se prepara pra sair, o exército não vai ter pena quando bater seus 8 anos, fora a mixaria da pecuniária...Se prepare mesmo, saia até antes, caso consiga
Polícia penal não é bizu. O cara fica doido da cabeça
Tenho 18 e pensando sobre
Mano já pensei muito fazer pra ESA, mas eu passei no enem fui fazer direito, terminei fiz a OAB agora estou com 24 anos advogando em um escritório home office, e papirando para policial civil sonho desde muleke.
Fui soldado por 2 anos, depois cabo por 4 anos, sargento tempori o , 8 anos limite, cara 2 anos sargento temporario, sair pq era temporário, hoje sou auxiliar de limpeza na rua, isso que aprendi no quartel, borA pra cima🎉
Fala um pouco mais sobre concursos fora do nicho militar, as matérias que normalmente caem, aonde conseguir material e meios de estudos para tal.
Tô elaborando um vídeo sim.
Exército só é bom para oficial em tudo, entre cargos e remuneração, praça é só ralação, tem mais chefe do que índio, a remuneração não chega aos pés do oficial da Espcex e também as carreira, EXEMPLO; você se formou na Esa, com dez anos você já é 2 Sargento, já a carreira de um oficial que saiu da AMAM, com dez anos ele já é capitão e próximo para major, um oficial que se forma na Amam por pior que ele for ele chega a Coronel, já a ESA tem que ser muito bom e ter sorte para chegar a topo máximo que é Capitão, e se não for bom e não tiver sorte só chegar a Sub tenente, (Eu falo sorte porque para você sair de praça, para ser um Oficial, o seu comandante tem que autorizar para você fazer o Q.A.O (*Quadro Auxiliar de Oficial*) e depois tem que esperar aparecer vagas) para mim a carreira militar só presta para oficial, praça é sem futuro. *ESTUDE MAIS UM POUCO E FAÇA A ESPCEX, DEPOIS QUE VOCÊ ENTRAR, POR PIOR QUE VOCÊ SEJA VOCÊ CHEGAR A CORONEL* CAVALARIA AÇOOO BRASIL. 23 ESQUADRÃO DE CAVALARIA DE SELVAAAAA .
Sou sgt do EB /22 e estou forçando o papiro num quartel piruadíssimo, comecei no final do ano passado e realmente é um desafio. Eu mesmo larguei a vida, ou eu estou estudando ou estou no expediente no quartel ou de serviço ou missão. Precisava de um canal igual o seu cara, pq o cara que quer sair geralmente é mal visto na OM e falta conteúdo sobre isso. Vc teve que pagar alguma multa por sair?
Não irmão, é teve gente antes de mim que não pagou. Mas tem q ver a legislação.
Cara... Vejo sinceridade nas palavras do Wesley!
Sucesso nos seus objetivos, amigo!
Obgg
Irmão, me escrevi e curti. Parabéns pelo vídeo. Sugiro que continue passando bizus , pois ajuda muitos jovens e se possível, conte as histórias de quartel.
Tmj
Sou da tua turma, WESLEY! Super necessário esse vídeo! Quem dera se tivesse um vídeo desse em 2018 kk
Só verdade W.Ribeiro , fiz qualificação contigo na Eslog, estou servindo na fronteira com paraguai estudo desde que sai da escola , e entrei no EB pensando em usar como trampolim , se eu soubesse como era o dia a dia depois de formado com certeza não teria entrado para o concurso de sgt do Eb, pra quem quer seguir carreira é uma boa, mas pra quem pensa em usar como trampolim não vale a pena. Eu ainda não pedi pra sair, mas o estudo que faço não é da mesma qualidade de quem tem uma rotina no trabalho que consegue fazer planejamento nos estudos e seguir esse planejamento.
Exato irmão, mas com garra a gente consegue chegar la
Falou tudo, mano. Eu agora estou focando em um concurso municipal aqui da Bahia. Já faço graduação e vou usar isso tudo como trampolim para mirar oportunidades maiores. Aos poucos vamos prosperando!
É real moçada, o camarada ai fala a verdade. Pensem bem .
Sinceridade total, parabéns! Estar Sgt da PM não muda muita coisa não!
Excelente vídeo irmão, faz outro falando sobre as atividades que um sargento recém formado irá fazer, escala de serviço e etc. tmj
Tá na lista.
Video extremamente necessário! Muitos entram sem saber a realidade. É fácil entrar, difícil é sair depois.
Minha opinião como ex sargento do Eb de carreira! Fiquei de 2007 a 2012. Pra mim depende da situação econômica de cada um. Se você tem uma família que te permita só estudar não faça ESA pois talvez você fique preso. Se seu objetiv0 é ir crescendo aos poucos faça um concurso de estado ou prefeitura que te dê uma grana pra se manter e tempo pra estudar. Eu, por sorte, fui para um batalhão mais tranquilo e era de comunicações. Mas iss0 é raridade
Saiu para qual área?
Sou polícial militar há 18 anos. Conheço alguns que vieram das forcas armadas para PM. Nao é so no EB que é assim, marinha e aeronáutica é a mesma realidade. Cabe cada um escolher o que é melhor.
Ótimo vídeo cara! Faz um vídeo ensinando a procurar esses tipo de concursos que voce mencionou no final!
seria bom o video falando sobre concursos bons, sou do pr
Excelente vídeo
Rapaz... Estou quase desistindo da ESA agora para fazer STT, pois estou no meu último semestre na faculdade e vou focar meus 7 anos de temporário para estudar pra Polícia Civil ou algo maior.
Sabe o que não dá? Trabalhar 3-4 anos de clt + 4-5 de faculdade com dependência de trasporte público pra buscar um concurso bom.
Ir para ESA é sim uma opção viável.
É sim, por isso eu fui. Já passei por tudo isso, CLT, faculdade, subemprego, etc. Esse vídeo, caso vc tenha assistido até o fim, é pra quem quer coisas maiores. abraços.
Canal de extrema importância, mestre! Bons vídeos!!!
muito bom, ajudou demais !
Quem já foi militar e quer voltar é porque gosta. Porém, se você for a pessoa "sonhador" que ver fotinha bonita de campo de exército, foto fardado, com isso, com aquilo e acha isso "BOM" é porque realmente, isso não é pra você! Se você quer ir para o Exército Brasileiro apenas como ponte de migração, não vá!!!! Deixe pra quem gosta dessa porra. Seja humilde com você mesmo. Seu sono, saúde mental, familia não vale dinheiro!! Caso os senhores acham irá suportar viver a base de um regulamento antigo e engolindo calado certas coisas, boa sorte.
Wesley teria como você fazer um video de como planejar seus estudos?
Tem sim, aos poucos vou retomando os vídeos.
Por irmão, se você fizer um vídeo explicando conde conseguir achar concursos estaduais, seria um ótimo vídeo
Boa tarde, Wesley. O senhor acha viável/recorrente um sargento formado na ESA exercer função no setor de TI, como programador (desenvolvedor), analista de sistemas e etc. ou isso é mais coisa de cargos mais altos como oficiais? Se eu fosse aprovado na ESA eu gostaria muito de trabalhar nesse setor, abraços!
Fala, não sei ao certo como funciona, mas tem sgts que trabalham nessa parte sim, porém não sei qual a chance de conseguir e onde. Mas todo quartel tem a área de comunicação e lá vc pode acabar atuando em sites.
Pretendo fazer o concurso dos correios para no futuro fazer a prova de tribunais
Eu diria que concurso Militar é pro cara que quer sair da pobreza, um cara assalariado ou desempregado, a partir daí quando passar tem que dar um jeito de planejar a vida e sair, querendo ou não sendo ruim como é muda a vida da pessoa.
Qual concurso está na sua mira agora meu brother? Te acompanhei na saga de estudos para entrar na ESA eu estudava tbm mas infelizmente não passei
Eu estudo para area de tribunais, mas faço os que dá pra aproveitar matérias tbm
Tem usado material de qual cursinho irmão? Qual cargo vc exerce hoje? Eu passei aqui 1° lugar fiscal de obras e posturas, município perto aqui do DF, salário podia ser melhor, mas tô satisfeito. @@WesleyRibeiro
É aquilo, muitos vão continuar nas forças armadas pq gosta, outros pelo fato de acomodar e tem aqueles que vão tentar sair e não vão conseguir, de sgt a st não terá uma vida financeira tão ruim.
Em 2021 eu estava ,em dúvida entre entrar na ESA ou, ir para a faculdade fiz a prova da ESA e fiquei reprovado por 3 questões em matematica pensei em tentar de novo porém conheci um sargento da antiga que me falou como é a carreira e como é difícil sair de lá para outro concurso ai preferi entrar para a faculdade e hoje penso em concursos maiores e principalmente seguir a minha carreira na area privada. Eu acho que a carreira de sargento é boa mas para aqueles que desejam siguila e, não para quem quer usar de escada.
Exatamente!
Tenho dois conhecidos que se formaram na ESA em 2021 e um deles conseguiu passar pra oficial da PM no 1° ano como SGT, o outro tá no sanhaço em Manaus querendo sair do EB
tenho um amigo que tá em manaus e querendo sair do EB tb kk
@@daniloalves2770 É missão até o talo, não é fácil manter uma rotina de estudos
Esse que passou pro CFO já adiantou o estudos na formação provavelmente, deu o gás extra e coleu os frutos.
@@WesleyRibeiro Provavelmente sim, ele sempre foi um cara muito estudioso e esforçado, tanto é que ele passou na ESA com 17 anos
Oficial da onde n tá cobrando Direito? Acho que só Barro Branco
faz um vídeo sobre como procurar concursos público, por favor!
Estou me preparando por 1 ano para prestar meu segundo concurso público, e estou melhorando em meus estudos. Mas eu fico pensativo às vezes pensando se eu vou passar em algum concurso algum dia, e mesmo que eu demore anos estudando vou estudar minha base de ensino médio pelo menos por 10 anos. Você já passou por isso que estou passando? Tipo, ficar pensando se algum dia vai ser aprovado mesmo sem ter passado em nenhum?
Já, é normal. Depois que tu passa no primeiro, vc tem mais fé.
Irmão, e a Esslog? É a mesma piruação? Ou em tese para o lobinho seria mais tranquila?
A situação que falei é a vivência da tropa, pós formado. Em tese pode ser dependendo do quartel, mas o exercito é o mesmo pra quase todos.
Mais um gênio frustrado. Ele é tão bommmmm que ser sargento do exército é muito pouco pra ele. Ser sargento é pouco pro rapaz. Pessoal, vão na ideia dele e vão pro barro.
Irmão do nada seu video apareceu pa mim, sou PM e tenho 22 anos, fiz o concurso da policia achando que ia ser um concurso escada pra me alcançar meu foco final q é PRF, mas na real o serviço te suga totalmente, um serviço extremamente estressante e depressivo e que no final acaba que tu não consegue estudar pra nada... unica coisa positiva nesses 2 anos dentro da PM que consegui até agora foi terminar meu tecnologo e dar uma estabilizada financeiramente, de resto só stress. estou dando uma olhada em outros concursos mais tranquilos como o do TJ, expediente de seg a sex e remuneração boa... so assim irei conseguir voltar com minha rotina com foco total para meu concurso final, fora isso , dentro da pm não irei conseguir...
Você é PM de qual estado amigo?
@@thorbr9341 RS
pois é, mas não é nossa culpa, a gente quando é novo não sabe muita coisa.
@@thorbr9341 RS amigo
@@ruancardoso4636 cara eu fiz todas etapas da Brigada Militar, por fim não quis mais, longe aqui do Goiás e não curti muito o RS... Não arrependo não, muitos amigos meus estão em POA fazendo aquele PB, parado 8h olhando pro além kkk, quem se safou foi quem não ficou em POA, mas mesmo assim é foda véi....
Sempre te acompanhei, acho que teve um movimento natural e orgânico das carreiras policiais e militares com o advento do Evandro Guedes e com a ascensão do Bolsonaro. Vale lembrar que o Bolsonaro barrou muitos concursos e ficaram represados! Agora está tendo um movimento inverso do que teve a uns 6 anos atrás, tanto que as carreiras policiais não estão tento tanta procura quanto antigamente isso é notório quando observamos a concorrência destes concursos atualmente! Abraço guerreiro!
Amigo, comentei no seu vídeo passado e esperei sua resposta, gostaria de sua ajuda para tomar uma decisão. Passei na EFOMM e estou entre ela e o CFO bombeiro da Bahia. Sempre visei a outros concursos mais tops, como o de auditor, controladoria… Bombeiro é algo muito honrado, mas penso sobre o fato de ser sugado e atrapalhar os estudos. Na efomm teria condições e grana pra estudar concursos de alto nível logo quando me formar(3 anos de formação) as escala de trabalho e a qualidade de vida são excelentes, além de sair com 2 diplomas(ciências náuticas e adm, que ajudaria muito em concursos).
fala aí brother. eu passei por uma situação parecida com a sua. Prestei a ESA com objetivo de usar como trampolim , porém meu foco era o CFO cbmerj e no final eu acabei saindo. Pelo o que vc falou , vc tá mais pra EFOMM do que pra Bombeiro. Avalia os benefícios do CBMBA e suas reais chances de passar na prova. conheço um camarada bivak militar que era da EFOMM e migrou para o CBMERJ e ele fala muito sobre isso. pode ser que te ajude. Boa sorte e lembre-se que independente da sua escolha vai dar tudo certo.
O cfo bmba tem previsão quando será?
Acho que respondi. Procura o vídeo do "Renê aprovado auditor fiscal" vai ver no canal da Laura Amorim e no estrategia, é um conhecido meu que foi pra effom. Ctza que o relato dele vai te ajudar.
Irmão, EFOMM é papo de mudança de vida TOTAL
É muita grana e não falta trabalho, eu aconselharia tu ir seguir esse caminho se vc quer dinheiro.
@@WesleyRibeiro obrigado pela resposta, amigo, se ele conseguiu, eu também consigo
Pode fazer um video sobre como encontrar esses outros concursos??
Vou sim, com calma vou soltando os vídeos.
Boa noite! Consegue me dá um norte, por favor? Tenho 19 anos e tenho idade pra ESPCEX.
O que o senhor da carreira da Espcex em comparação a essas outras carreiras como PF, PRF, etc.?
Já entendi que a ESA não é tão vantajoso pra quem quer buscar algo a mais.
O oficial tem o ônus de demorar pra ser formar, 1 ano na espcex e 4 na Aman, porém na tropa, no dia a dia, como é? Compensa o esforço?
Se conseguir me dá uma direção, vai ajudar muito!
Obrigado!
Fica difícil falar pois não fui oficial, mas é uma boa carreira tbm, acredito que é mais questão de perfil comparado a polícias. Vê o que vc se imagina sendo.
@@WesleyRibeiro certo. Obrigado!
Tenho sua idade irmão, e penso em me preparar para Especex, dizem que a Especex é sacerdócio né? Se tem que dedicar a vida a a ser militar, mas é bizu por estar com 26/27 anos ganhando 7 mil reais limpo, penso em me dedicar a ela ou tentar fazer uma faculdade em direito almejando pf ou prf.
@@JoaoMarcos-oh8ez boa, show. Tá estudando faz quanto tempo já? Já prestou algum concurso?
Quem ao menos já serviu sabe que a vida de sgt nao é fácil: Rotina saturada e cheio de "mesmices"; peruar recruta, supervisionar faxina de recruta; tirar guarda; ganhar pouco; raramente operar (e quando aparece uma glo mal dá um tiro kk); brincar de policia e ladrao com armamento de tiro de festim; prestar continência por segundo para oficiais; marchar e ficar cantando que nem robô.
Fica o aviso para quem ainda tá vibrando com vídeo motivacional de comandos e F.Es
Vejo uns amg meus q não são de carreira trabalhando no exército e vivem uma "vida tranquila"... Uns conseguem fazer faculdade, outros até trabalham em outro lugar, ent acho que consegueria estudar para o concurso da PRF estando lá dentro. O ruim é q estudar 5/6h por dia não seria de muita vantagem, como vc disse no vídeo, mas vale a pena a tentativa. Tenho a opção de fazer o tecnólogo por fora e dps estudar para a PRF tranquilamente, mas qr poder ter a experiência.
Aí entra a questão da sorte de pegar um quartel mais bizurado após se formar ou de chegar novos sargentos lobinhos pra dividir a sugação com você, porém não há nenhuma garantia de que isso ocorrerá. Eu estava no básico da ESA e resolvi sair dia desses, já na metade do básico. Preferi não contar com essa sorte de cair em um lugar bom. Além disso, saí para estudar para o CFO Bombeiro do meu estado, sendo que tbm poderei passar para soldado bombeiro antes de fazer o CFO. Como soldado bombeiro vou ganhar o mesmo que um sargento, ter mais reconhecimento e trabalhar 24x72. Além disso, dá pra fazer mais dinheiro tirando serviços extras. E se eu passar no CFO depois será melhor ainda.
Além disso, você disse que seus amigos não são de carreira. Então eles não têm a gigantesca responsabilidade que um sargento tem nas costas. E na formação é uma desgraça. Eu escolhi um básico na minha cidade mas eu só ia para casa nos fins de semana e olhe lá, era final de semana sim e outro não em casa. E depois de formado o sgt tem uma grande carga de trabalho. Eu cansei de ver os recrutas, soldados e alunos do npor indo pra casa 16 hrs todo dia, quando não estavam de serviço. Enquanto isso, os alunos do CFGS lá presos a semana toda.
@@alyssonsouza1106 Então, para vc, não é vantagem? Nem como forma de emprego temporário para pular para a PRF depois? Ainda está na ESA ou já saiu e fez outra coisa?
@@kariny_ribeiro6838 Para mim, vale mais a pena prestar outro concurso da área de segurança pública. Próximo ano irei prestar 4 concursos da área: oficial e soldado bombeiro, soldado PM e investigador da polícia civil. Estudando pra esses concursos já acabo estudando boa parte dos conteúdos do meu concurso fim: PF. Acredito que ESA vale a pena pra quem realmente quer seguir carreira, pra quem vibra e quer muito fazer cursos operacionais do exército, pra quem não tem nenhuma outra opção de concurso ou pra quem quer outro concurso de longo prazo ( para depois de uns 5-6 anos). Para quem quer só trampolim, acho importante a pessoa entrar sabendo que vai ficar muito atrás da concorrência, pois vai perder muitos anos de estudo de qualidade. Imagina aí 2 amigos que querem a PF como concurso fim, um passou nos bombeiros e outro na ESA. O que passou nos bombeiros ficou só 6 meses de curso sem internato e o da ESA passaria por 2 anos. O dos bombeiros vai trabalhar 24x72 ganhando tanto quanto um sargento e vai ter tempo pra estudar enquanto faz tecnólogo ou outra graduação; o da ESA vai ter que se dedicar 100% no curso e nas responsabilidades de sargento por um longo tempo. No fim, o que passou nos bombeiros vai estar bem mais adiantado e terá mais chances de passar.
@@kariny_ribeiro6838 além disso, alguém que já estuda para PM, para oficial bombeiro, guarda municipal ou polícia civil, já está adiantando matérias para PF e PRF. Pelo oq vejo teu foco é PRF e talvez terá concurso em 2027. Tu acha que seria mais eficiente tu entrar na ESA em 2025 pra formar 2027 enquanto estuda totalmente atarefada e sendo sugada até a alma, ou seria mais interessante passar num concurso de menor curso de formação ou em outro que sequer tenha curso de formação, fazer um tecnólogo por fora e isso tudo enquanto já estuda pra PRF?
Você foi de que Arma , Quadro ou Serviço?
Intendência.
@@WesleyRibeiro você foi de serviço, muito bom.
E para quem tem 17 anos e é desempregado não sou herdeiro e de família humilde vale a pena?
Decisão sua. Cada um sabe onde o calo aperta, na época eu tive que ir e me formar.
Mas pra quem tem interesse em viver um pouco da experiência militar,juntar uma grana e depois sair para só estudar para concurso,acha que vale a pena?
Todos pensavam assim no começo, rs
@@davidgomes4840 É uma decisão muito arriscada, e a depender de alguns fatores é mais arriscado ainda, o dinheiro que você você juntou teria um prazo pra acabar e não é garantido que você conseguiria passar em um concurso durante essa tempo, ou seja, a chance de você sair com uma mão na frente e outra atrás seria grande
Eu, digo por experiência própria, sai da EsPCEx há umas 3 semanas e não vale a pena, hoje em dia, carreira nas forças armadas. Muita rolhagem, muita injustiça, dedicação 24hrs longe da família, remuneração mal dá para comprar os equipamentos e kits para o campo. Eu sai e, em algumas semanas, começo as aulas em Medicina na Federal. Como uma vez me disse um aspira recém formado: Se tiver qualquer outra coisa pea fazer aqui fora, faça um favor a si mesmo, não entre, é furada.
@@Cunha2318 Você saiu da espcex? Tu é muito doido kkkkk.
Aspira sabe de porra nenhuma. A rotina no quartel quando formado, depois de se estabilizar no batalhão é MUITO tranquila. Melhor que qualquer outro trabalho no paisano. E dá pra estudar tranquilamente. Medicina você vai gastar a mesma coisa que você não queria gastar na formação. Acha que vai ficar 6 anos sem gastar nada? Passagem, alimentação, até mesmo gastos com seus materiais.
E a ajuda de custo de aluno dá e sobra pros kits, nem vem com essa. O problema é que aluno é jumento e quer gastar com outras bobagens e não sobra pra ele mesmo. Quer ir pra saca, quer comprar notebook, celular, gastar com namoradinha, depois tá aí, pendurado. Espero que você realmente goste de Medicina, e não tenha pensado somente nas dificuldades no início da carreira, pois se foi o caso, foi a maior besteira que tu fez na sua vida.
Vc jurnta agora? Quem junta com pouco, junta com muito. Seu salário aumenta, seu padrão de vida tbm, as vzs isso pode ser ilusão.
Em quanto tempo posso pedir o curso de comandos ?
QUAL E A MELHOR ARMA MAIS TRANQUILA LA DENTRO DA ESA PRA ESCOLHER
Depende, teria que fazer um vídeo pois são muitas variáveis.
classifiquei agr no ultimo concurso da eear, dizem q a fab é bem mais tranquila, vdd?
Geralmente falam que é sim
Minha amiga ta la e diz que e sim
fab é felpudo, até mesmo eslog é mais leve, agora ESA é desgraceira
Corra do eb e da Mb, fab é mt tranquilo
Sim, a carreira na EEAR é bem melhor tbm
MELHO MARINHA
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Confia
Pior entre as 3 forças
EB é melhor que a Marinha.
Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ESA é trampolim, pro fundo do poço😂
Q isso N é pra tanto
E está uma desgraça para entrar.
@@Donnie12592 claro que tá o povo tá na miséria ….
Vc foi da intendência como eu quero ela pq parece ser tranquila lider de rancho responsável pelas rações essas coisa o que acha mas pra foca em outro consurso depois que pega o tecnólogo
Meu foco e esa miro na intendencia que e mais tranquilo pra dop2oies mira ne auditor ou outro concurso
Tenho amigos na EsPCEx, ESA e formados já. Fico imaginando essa rotina com filho, pqp, por isso tem cara que fica a vida toda no EB. Conheço Precursor pqd, oficial, que diz que só não sai do EB pq daqui uns 10 anos já aposenta.. Triste, o cara fica infeliz por 30 35 anos só pq fez AMAN, Prec, tem um carreira "consolidada". Ele mesmo diz que queria ter ido pra PF e que todos brilham os olhos pra PF e PRF, pelas condições de trabalho e vida.
Realmente. Eu era aluno da EsPCEx até 2 meses atrás, algumas coisas que aconteceram lá me fizeram pedir o trancamento da matrícula, mas olhando melhor eu não me arrependo, talvez tenha sido uma espécie de livramento, senti um alívio muito grande, pretendo prestar outro concurso.
Pois é irmão, eu cheguei a ficar próximo da majoração no meu último ano pra EsPCEx, passei na ESA e não fui e hoje vejo que acho que realmente não era pra mim. As vezes penso em fazer o CFO CBMERJ, mas to bem desanimado em enfrentar internato pra receber menos que um Tribunal, Polícia Civil, entre outros que o curso de formação é 3 4 meses, ou no caso do tribunal nem tem. Acho muito maneiro algumas carreiras, mas quando vc põe no papel os momentos com a família, oportunidades, entre outros, não vale nada a pena. Só ver o quanto de Capitão, Major, Tenente saindo das Forças Armadas e Auxiliares, geralmente pessoal sustenta 5 10 anos e já sai, só a adrenalina inicial ali mesmo e depois já quer ficar tranquilão. A internet ajudou muito nesse quesito, a gente já entra sabendo, hoje todos querem dinheiro no bolso, ninguém quer ficar se matando por um Estado onde os líderes políticos estão com tudo do bem e do melhor e vc com o rabo cheio de empréstimo e financiamento, mal conseguindo comer num restaurante maneiro e ter tempo pra família.
@@papiro1700Aqui no meu estado um aspirante a oficial ganha 8.500, 2º tenente mais de 9 mil, mas preciso ter ensino superior em direito.
O mesmo aqui irmão, saí no final de abril. Felizmente tudo se alinhou e já estou nas etapas de outro concurso, mas um grande alívio ter saído da Preparatória.
@@Edsh002 Qual concurso? Tou só esperando a matrícula no CFP da PM do meu estado, ainda bem que larguei esa, um soldado aqui tira 5.000 e com extras pode chegar aos 7.500, progressão de carreira automática a cada 6 ano.
EEAR SERIA MELHOR DO A ESA??
Alguns dizem que é mais tranquilo, mas vou levantar essa informação.
N tem tecnólogo
@@concurseiro774 Só fazer um tecnólogo de qualquer porcaria
Ou seja, trabalho infinito kkkk,oh loco kkkkk
QUERO UMA CAMISA DESSA
Quais concursos vcs indicam? Estou no 3⁰ ano do ensino médio e estou bastante perdida!
Procura no Site PCI concursos, concursos na sua região que só exigem ensino médio.
Forcas armadas no brasil e uma porcaria nao. Dao valor ao soldado
.
Ser militar é um sacerdócio vc tem q amar .
A Esa você passa muitos ano como sargento vai até Sub..dizem que pra chegar a capitão é já velho,e não são todos que chegam!!
É o militarismo é isso ai hahahaha antiguidade é posto pelo menos ainda hahahahahhah
Ser militar é um propósito de vida, ninguém entra enganando no edital fala sobre o salário, quer dinheiro buscou a profissão errada, pra mim essa ladainha só mostra que vc é fraco sem ideal é está fazendo um desserviço ao país.
Boa sorte na vida , pois seu caso é dinheiro e não ideal de vida.
@@jeffersontorquatodacunhato7158 obg pelo comentário, boa sorte na vida tbm.
Militar não é só exército não filhão. Vejo mts saindo pra ir pra bombeiros ou polícia cumprirem MISSÕES ÚTEIS para a sociedade. Vai dizer que são sem ideal? Ninguém é obrigado a ficar no exército pra sempre não. Vc achando ruim ou não não muda o fato.
Qual concurso está na sua mira agora meu brother? Te acompanhei na saga de estudos para entrar na ESA eu estudava tbm mas infelizmente não passei
Estudo pra tribunais, mas faço alguns que tenham mesma matérias em comum.