A SURPREENDENTE CARACTERÍSTICA DO CÉREBRO SUPERDOTADO | Dra. Olzeni Ribeiro

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • ⚡️ CURSO PARA ADULTOS - CLUBE TDAH EM AÇÃO: bit.ly/3TWOxjA
    🌟 CURSO PARA PAIS COM FILHOS TDAH - PROGRAMA MEU TDAH: bit.ly/3U3jxP0
    🎙 PODCAST COMPLETO:
    Tudo sobre Altas Habilidades e Superdotação com Psi. Carolina e Dra. Olzeni Ribeiro : • Tudo sobre Altas Habil...
    #altashabilidades #superdotação #mentehumana
    🌐Sigam a Carolina em: / psi_carolinarodrigues
    🌐Sigam a Dra. Olzeni em: / dra.olzeniribeiro
    📲 ANFITRIÃO
    - Yuri Maia do canal TDAH Descomplicado: / tdahdescomplicado
    🎥 QUER PARTICIPAR DO PODCAST?
    Entre em contato para fazer parcerias e participar do nosso podcast Tudo em Mente:
    - Instagram Tudo em Mente Podcast: / tudoemmentepodcast
    - E-mail: tudoemmentepodcast@gmail.com
    📚 LIVROS QUE INDICO PARA TDAH E PRODUTIVIDADE: amzn.to/3i32AXR
    🎬 EQUIPAMENTOS QUE INDICO PARA AJUDAR NO COTIDIANO: amzn.to/3GvWZU6
    🌐 ME ACOMPANHE NAS REDES:
    - Instagram: Tudo em Mente Podcast: / tudoemmentepodcast
    - Instagram: TDAH Descomplicado: / tdahdescomplicado

Комментарии • 174

  • @NeurotonicoTV
    @NeurotonicoTV  5 месяцев назад +6

    🏆 CURSO VOCÊ APROVADO por LUCIANA LIMA: bit.ly/3xFi8bQ
    Aprenda a estudar para ser aprovado em concursos públicos em apenas 1 dia!

  • @dea9065
    @dea9065 5 месяцев назад +110

    Qdo eu era jovem, na faculdade, eu ia muito bem nas notas até a professora de direito reclamar comigo que eu ficava desenhando enqto ela explicava a matéria. Tempos depois, qdo ela veio falar comigo pra saber o motivo das minhas notas terem despencado, falei pra ela, que sem desenhar, eu nao conseguia prestar atençao no que ela falava. Isso foi em 1990. Ano passado fui diagnosticqda com TDAH com hiperatividade mental aos 50 anos de idade.

    • @gabeeviolet
      @gabeeviolet 5 месяцев назад +12

      MANO. Q dor de ler isso. Olha que trava gerada por algo que não fazia mal a ninguém. Um desenho... 😪

    • @VitorAugustoVTR
      @VitorAugustoVTR 5 месяцев назад +4

      É doido perceber que os que deveriam ser os maiores incentivadores do aprendizado acabam por se tornar as maiores barreiras para o mesmo... O sistema de educação brasileiro está contaminado por atitudes e formas de pensar como essa até hoje.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 4 месяца назад +3

      Eu sou assim tb. Ainda bem q atualmente os professores nao ligam tanto. Mas eu fiu assim desde a primeira serie ateh formar na faculdade agora. Vou continuar sendo na pós.

    • @fabiolasteigleder
      @fabiolasteigleder 4 месяца назад +2

      Aconteceu o mesmo comigo. Eu nao entendia nada, então resolvi desenhar pra passar o tempp. Ali consegui entender tudo o que o professor falava. Porém quando viam eu desenhando, mandavam eu parar e olhar. Era frustrante

    • @7thDIMENSIONOFMUSIC
      @7thDIMENSIONOFMUSIC 4 месяца назад +2

      @@VitorAugustoVTR Um professor agir dessa forma em 1990 é compreensível. Apesar que dos anos 90 para os dias atuais serem relativamente pouco tempo, mas em compensação há um abismo de conhecimento referente a estes assuntos. Antigamente as coisas eram mais cartesianas, mais rusticas.

  • @gabrielbassman1
    @gabrielbassman1 2 месяца назад +7

    Exatamente, sempre fui o aluno que tirava 10 nas provas mas tinha média baixa pq não fazia dever de casa. Nunca anotei nada e lembrava de toda matéria que o professor passava em aula enquanto lia quadrinhos no celular ou jogava. Me formei em engenharia civil sem nenhuma dp, com extrema facilidade em cálculo e física mas fiquei retido por não conseguir estágio (graças a Deus fiz depois de um ano e me formei). Depois fui pra faculdade de ciência de dados sem nem ter noção de TI, fiquei um ano e meio e só tomei DP em uma matéria que o professor não dava prova mas um trabalho semestral que eu não fiz. No primeiro semestre de TI meus colegas de turma me pediam ajuda porque eu entendia tudo, mesmo sem base anterior nenhuma. Tranquei a faculdade por desânimo e hoje estou desempregado.
    26 anos e é exatamente como a psicóloga do vídeo falou, não sei quem eu sou

  • @lilianebastos6239
    @lilianebastos6239 5 месяцев назад +17

    Eu sempre lia de cabeça pra baixo😢 gravava rapido 😂😂
    Até hj meus jogos são de caça palavras, encaixe, números

  • @raquelfaria9740
    @raquelfaria9740 7 месяцев назад +20

    meu filho precisa estar desenhando ou fazendo algo com as mãos para aprender algo na escola

  • @gefett
    @gefett 5 месяцев назад +14

    Eu, moro ao lado do Autódromo de Interlagos, e quando era criança 88/89, ia no autódromo sempre e por várias vezes vi o piloto Carlos Cunha, treinando andar em 2 rodas com o carro. Eu na escola, pra "imitar" comecei equilibrar a cadeira em 2 pernas e a partir daí, comecei a conseguir acompanhar a escrita da professora na lousa, eu sempre era o ultimo. Outro detalhe, enquanto tudo aconteia, eu estava com o apontador desmontado usando a lamina pra picotar o caderno, mastigava papel, fazia aviãozinho, colava casca de apontador no meu caderno. E sempre fui taxado de problema.

    • @ladymorwendaebrethil-feani4031
      @ladymorwendaebrethil-feani4031 4 месяца назад

      Quando eu tava na segunda serie, eu pintei minha mesa de preto com o grafite, de tanto que eu ficava riscando ela. E tinha isso de ficar inclinando a mesa tb, tremendo a perna e desenhando.

  • @MultiSenhor
    @MultiSenhor 6 месяцев назад +22

    Em casa eu caminho em círculos, na escola/faculdade eu desenhava enquanto acompanhava as aulas (mas conseguia lembrar de tudo)

    • @soniafiorillo4831
      @soniafiorillo4831 5 месяцев назад +1

      Fui professora de desenho geométrico e certa vez, explicando uma divisão de circunferência, o João ( aluno) estava quase de costas para mim, na primeira carteira, conversando com os dois irmãos gêmeos, uma menina e um menino. Não chamei a atenção dele, mas quando terminei a explicação, falei para ele repetir o exercício na lousa e ele fez tudo igual ao que eu tinha feito.

    • @MultiSenhor
      @MultiSenhor 5 месяцев назад

      @@soniafiorillo4831
      Faz sentido.
      Sabe, poucos acreditam quando eu falo, mas até uma certa idade eu conseguia acompanhar várias conversas ao mesmo tempo, compreender e gravar tudo, das palavras, aos gestos e tom de voz. Sabe numa festa que tem vários grupos de duas ou três pessoas conversando ao mesmo tempo?
      Também conseguia resolver dois deveres de casa de matérias diferentes de cabeça ao mesmo tempo, e, às vezes, raciocinar em Inglês e Português ao mesmo tempo (aprendi Inglês já mais velho)
      Hoje não consigo mais pensar desse jeito e/ou ter esse nível de atenção, mas acredito que existam outras pessoas assim. Também é possível que um dia eu recupere essas capacidades, da mesma forma que perdi a sensação de sede e recuperei, a libido e depois recuperei, mas na prática do dia-a-dia não faz tanta diferença.

    • @VitorAugustoVTR
      @VitorAugustoVTR 5 месяцев назад +2

      Eu faço a mesma coisa! Caminho em círculos! Parece que ajuda a organizar os pensamentos certos entre inúmeros pensamentos acelerados.

    • @becagb
      @becagb 3 месяца назад

      @@MultiSenhor Vc pode ser um alien encarnado e nem sabe então, eles tem o pensamento mais 'acelerado' creio eu.

  • @Pegabalao
    @Pegabalao 5 месяцев назад +18

    Na teoria tudo é lindo, mas não esqueçamos que existe a realidade de um mundo que não está nem ai para a forma diferente em que nossos cérebros funcionam e como enxergamos o mundo. A criança se sente mais confortável lendo de ponta cabeça? Ok ela acha mais confortável, mas na vida adulta ela vai poder fazer isso na frente de todos? Pode até fazer só que vai ser ridicularizado e uma pessoa com altas habilidade sente tudo com uma extrema intensidade. A criança pode ler assim, mas vamos ensinara a fazer de outra forma, vamos aproveitar esse cérebro que aprende e se adapta rapido, vamos criar repertório para que no futuro essa criança não sofra, o mundo não é perfeito como os profissionais pintam, as pessoas vão achar estranho um comportamento que é estranho. Quando eu estudava só conseguia aprender desenhando não tinha nada escrito no caderno, chegava na prova e eu ia bem, o professor claramente ia questionar se eu colei, ai tinha que provar que não, o professor estava certo, um aluno que só desenha em sala de aula tirando as mesmas notas que um aluno que estuda muito é estranho e levanta dúvidas. Tem que ensinar que na casa pode ter X comportamento só que em sociedade não

    • @Inspirenauta
      @Inspirenauta 5 месяцев назад +1

      Amei seu comentário ❤ Usar o tempo pra aprender a adaptação! Eu também tenho um cérebro com funcionamento "diferente". Vivemos em sociedade, e hoje percebo que existem muitos direitos e poucos deveres. Todos nós precisamos nos submeter em algum momento. Existem regras e comportamentos sociais pra não virar bagunça.

    • @1carlos.w
      @1carlos.w 4 месяца назад

      O comentário mais "pé-no-chão", para questões sem "pé-nem-cabeça" (só uma metáfora). É importantíssimo que compreendamos a diversidade da vida. Eis que temos a "oportunidade de aprender de outro jeito, de várias formas, para ter um vasto repertório". A VIDA VAI COBRAR. O jeito que se estuda não importa, desde que respeite as regras daquele ambiente, por certo período de tempo.

    • @juniordesigner22
      @juniordesigner22 4 месяца назад +1

      Por isso é muito importante a criança ser consciente da sua diferença e entender que nem todo mundo vai aceitar suas diferenças por ignorancia. Cedo que aprendí que o que é diferente é odiado, então tentei entrar num padrão, mas no meu intimo eu sempre fui diferente. Eu desenhei nas aulas, mas na hora onde não tinha nada pra fazer, e quando o professor perguntava porque eu tava desenhando eu respondia que era porque eu tinha terminado toda a tarefa, e as vezes ele me dava outras e mesmo assim eu terminava rapido, depois ele não tinha escolha, mas eu sempre respeitei esse professor em particular à pesar que outros alunos criticavam ele, e sempre tirei notas boas e até hoje 17 anos depois lembro dessas aulas. Mas claro por ter um pouco analizado quem eu era eu aprendí à entender melhor como eram as outras pessoas e as vezes eu fazia o que tava no padrão e respondia o que os professores queriam ouvir.

    • @keilafranco7410
      @keilafranco7410 3 месяца назад +3

      Concordo. Tenho facilidade em escrever com a mão esquerda, e da direita para a esquerda. Mas aprendi de bom grado a fazer como todos, com uma certa adaptação. Dá menos trabalho viver assim! Também já fui colocada para fora de sala por estar desenhando. Aprendi a fazer anotações belíssimas, substituindo os desenhos. Comecei a vender minhas anotações aos colegas. Rsrs... Na universidade fazia prova com monitores ao meu lado para garantir que meu desempenho não era fruto de cola. Mas isso foi no início, até entenderem que não. Resumindo... Tudo bem! Somos diferentes e isso assusta. Precisamos dar tempo aos outros também. Mas entendi que também precisamos estabelecer limites para que nos respeitem. E assim vamos caminhando

    • @carolineresende8402
      @carolineresende8402 2 месяца назад

      ​@@keilafranco7410, olá! Também tenho comportamentos peculiares, como escrever da direita para a esquerda, com o caderno de cabeça para baixo e outras habilidades que me deixam mais à vontade, mas, ainda assim, para me enquadrar e ser bem aceita pelos padrões do sistema (ou sobreviver nele), aprendi que temos que agir conforme as normas estabelecidas. Porém, não abandono minha essência e autenticidade quando posso me expressar sem a opressão ou imposição da nossa sociedade.

  • @marjoriericci9565
    @marjoriericci9565 8 месяцев назад +13

    Eu entendo perfeitamente a especialista quando ela orienta prezar pelo conforto da pessoa neurotipica, porém, temos que convir que no dia a dia, precisamos viver de forma social e nosso conforto poderá trazer grandes problemas!
    Imaginem alguém acostumado a ler de quatro numa mesa, e por se sentir bem, reproduzir tal comportamento na escola ou em outros ambientes com pessoas!
    Eu por exemplo, para produzir meu trabalho em minha casa na frente do computador, preciso antes, organizar tudo em minha volta, e não me pergunte o motivo! (rsrs) O que sei, é que isso me trás bem estar, segurança e concentração! Porém, quando estou no ambiente corporativo, mesmo me sentindo desconfortável, me disciplino a realizar minhas tarefas, sem realizar o tal "ritual", pois seria complicado no ambiente de trabalho, eu ficar organizando toda a sala de forma metódica, para depois produzir!
    Penso que a terapia e a orientação de um profissional, ajudaria bastante, no sentido de orientar os neurotipicos de como lidarem com Tais dilemas!

    • @selmaholanda4316
      @selmaholanda4316 5 месяцев назад +3

      Neurotípicos, não. São os neurodivergentes que infelizmente precisam se "encaixar".

    • @gabrielbassman1
      @gabrielbassman1 2 месяца назад

      Ainda não existem estudos estatísticos mas tem se observado que determinadas pessoas, quando tem liberdade para executar o trabalho da maneira que acharem melhor entregam resultados mais satisfatórios em menos tempo.
      Infelizmente o sistema de ensino industrial exige padrões que hoje já não são os mais eficases pra todos, é necessário uma atualização desse sistema

  • @annapaulla8484
    @annapaulla8484 4 месяца назад +5

    Imagina uma criança q cresce engessada. A filha boazinha é simplesmente uma criança moldada ao comportamento certinho. Não digo q os pais está errados oela disciplina. Afinal são pais q querm o bem de seus filhos, mas quem tem essência de multipotencialidade e cresce podado. É como um rio q tem sua curso alterado.

  • @ritas435
    @ritas435 5 месяцев назад +7

    Proximo podcast... imaginem uma saa com 40 alunos. Ha excelentes, otimos, bons, regulares, superdotados, os tdha, os tocs, o autista e etc e tal. Trabalhem com a sala, por favor...

    • @ritas435
      @ritas435 4 месяца назад +1

      Tá vendo como é difícil.

    • @gabrielbassman1
      @gabrielbassman1 2 месяца назад +1

      Com certeza é difícil, mas o problema aí não está em quem estuda esses casos de pessoas neurodivergentes, o problema está no sistema de ensino que não da conta de atender a necessidade de todos

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante7278 9 месяцев назад +12

    Faço três ou mais coisas ao mesmo tempo e consigo resolver na maioria das vezes.

  • @fernandodcbk938
    @fernandodcbk938 6 месяцев назад +6

    Eu na escola nunca podia ter lapiseira, porque eu ficava desmontando e montando a lapiseira enquanto o professor falava (e acabava estragando a lapiseira).
    Depois, durante as aulas, eu segurava a caneta pela ponta e ficava balançando. Manchava toda a mão.
    Já escrever, eu aprendi segurando o lápis de uma maneira bem horrível. Já pensei que na verdade eu deveria ser canhoto. A minha letra nunca foi muito boa. E na primeira série eu simplesmente não conseguia escrever rápido.
    Antes de ter um astigmatismo alto, eu sentava no fundão. Eu prestava atenção na professora, em tudo o que os colegas estavam fazendo e ainda passava bilhetinho.

  • @elizabethdossantos2363
    @elizabethdossantos2363 Месяц назад +2

    Vixi... meu marido é muito engraçado, trabalha e estuda com a TV ligada vendo um vídeo ou pregação no PC fazendo os projetos de arquitetura kkkkkk quando não está ouvindo aula das 5 pós graduação que está fazendo kkkkkk socorro!!

  • @liliandecastrojunqueira5100
    @liliandecastrojunqueira5100 5 месяцев назад +7

    A “pega do lápis”, “preensão do lápis”, requer o desenvolvimento da praxia motora fina. 🙋‍♀️

    • @gabrielbassman1
      @gabrielbassman1 2 месяца назад +1

      Sim, é importante saber das técnicas mais eficazes e desenvolvee habilidades motoras, mas se alguém consegue o mesmo resultado com métodos diferentes também é válido. Eu escrevia códigos de programação digitando apenas com os indicadores. Desde que não tenha risco de lesão o resultado final independe do método utilizado pela pessoa

  • @aprendizdouniverso6731
    @aprendizdouniverso6731 4 месяца назад +3

    Discordo de ser necessário dar toda essa liberdade p as crianças só por serem superdotados, pq amanhã no mercado de trabalho e no convívio social será um ser sem limites e muito mais desajustado. Há um exagero no discurso dessas profissionais.

  • @gabrielangelo3638
    @gabrielangelo3638 10 месяцев назад +22

    Olha, discordo em alguns pontos: Sobre a questão de segurar o lápis, a criança precisa também desenvolver sua motricidade fina. Entende o problema? É confortável que ele escreva com a mão fechada, mas acaba sendo prejudicial em diversos aspectos. Claro que se poderia mitigar isso com outros tipos de atividades, mas a gente não pode olhar pras coisas dessa forma simplista "é confortável, deixa fazer"

    • @gabrielangelo3638
      @gabrielangelo3638 10 месяцев назад +8

      Não é porque algo é confortável que seja bom pra pessoa necessariamente, tem que se analisar cada situação como ela é.

    • @divinaordem844
      @divinaordem844 6 месяцев назад

      Concordo!!!

    • @wevertonferreira2673
      @wevertonferreira2673 6 месяцев назад +11

      Se vc tem um funcionário que produz 5 vezes mais de 4 vc vai prejudicar o desempenho fazendo ele escrever sentado? No fim das contas oq importa é o resultado

    • @priscilasales9874
      @priscilasales9874 5 месяцев назад +6

      Meu filho escreve exatamente assim, a coordenação fina é muito boa, só é a forma q ele s sente bem p escrever, eu tentei muito fazer ele escrever padrão, mas quando eu percebi q era uma ficha a ser gasta sem propósito eu aceitei, e a letra dele é linda
      Superfuncional a escrita e forma de escrever

    • @gabrielangelo3638
      @gabrielangelo3638 5 месяцев назад

      @@wevertonferreira2673 colega, não é questão de produção, é questão de desenvolvimento psicomotor. Como eu citei anteriormente, esse problema pode ser mitigado com outras atividades análogas.

  • @ildenete3235
    @ildenete3235 8 месяцев назад +10

    Sendo destra até hoje eu uso a tesoura na mão esquerda para cortar. A professora desde a pré-escola tentou corrigir mas desistiram 😁

    • @fernandodcbk938
      @fernandodcbk938 6 месяцев назад +1

      É difícil porque você precisa forçar conscientemente uma lâmina contra a outra, e muitas tesouras acabam estragando rápido.

    • @lilianebastos6239
      @lilianebastos6239 5 месяцев назад

      Eu tbm, sou destra pra escrever mas o resto é mão esquerda 😂😂😂 força, carro😂😂

  • @wili7446
    @wili7446 5 месяцев назад +4

    Eu sempre estou jogando xadrez, ouvindo musica e estudando no intervalo entre os jogos. E as vezes ainda escuto podcasts enquanto estou jogando xadrez

  • @syllasw
    @syllasw Месяц назад +1

    Essa mulher me entende.

  • @arteirakai
    @arteirakai 5 месяцев назад +5

    Meu Deus, essas mulheres descreveram minha infância e como eu me sinto hoje, caí nesse vídeo de paraquedas, estava pesquisando sobre os itans da cultura Afro Brasileira e do nada estou aqui, perplexa! Obrigado pelo conteúdo... Fui diagnosticada com Autismo após 25 anos de idade, mas existem muitas coisas dentro da minha personalidade que não era compreendido nem mesmo por mim, e após o diagnóstico, parece que TUDO na minha vida se resume às condições do TEA, e nem tudo, deve ser levado tão ao pé da letra, minha psico por exemplo nunca falou sobre superdotação, eu nem sabia que esse termo se referia à TUDO ISSO!

    • @julianakoerich8501
      @julianakoerich8501 5 месяцев назад +3

      Investigue melhor esse possível autismo, pois este e superdotação frequentemente são confundidos entre si.

    • @lilianebastos6239
      @lilianebastos6239 5 месяцев назад

      Autistas são inteligentes até de mais fora da curva. Veja Elon musk, nikola tesla

  • @ZancanellaNardi
    @ZancanellaNardi 5 месяцев назад +7

    Eu tinha que jogar candy crush pra prestar atenção na aula da pós. Ninguém entendia

  • @DeboraVieira-g2j
    @DeboraVieira-g2j 5 месяцев назад +3

    Eita estudei dois idiomas ao mesmo tempo. Quiz fazer o mesmo no proximo ano a diretora nao deixou.

  • @jonasrodrigues5026
    @jonasrodrigues5026 4 месяца назад +1

    Nós conseguimos, e precisamos estar fazendo algo, o problema é que agente custa muito mais tempo para terminar as coisas, principalmente por causa da ansiedade que bate

  • @AntonioCarlos-gd6df
    @AntonioCarlos-gd6df 4 месяца назад +2

    Leio e estudo ouvindo música, e cada livro tem sua trilha sonora 😅

  • @aprigio64
    @aprigio64 4 месяца назад +3

    Aqui observo que o Brasill está cheio de superdotados, mudar para melhor que é bom, nada.

  • @Mariamacrameiaarte
    @Mariamacrameiaarte 5 месяцев назад +1

    Eu lutei a vida inteira pra que minha essencia nao fosse mudada , e continuo.lutando🥱

  • @Abraosportais
    @Abraosportais 5 месяцев назад +1

    Sempre fui assim ! E cérebro veloz ! Funcionamento ✔️

  • @ritas435
    @ritas435 5 месяцев назад +6

    Vão me desculpar. Numa sala de 40 alunos temos todos os tipos de alunos. Até os especiais de todo o tipo. Se cada um fizer o que quer, não há professor que aguente. Precisamos de um padrão.
    Para aprender e necessário norma. Para qualquer outro ambiente existe regra.. na escola, nao pode. A vida nao funciona assim, nao.

    • @karine_703
      @karine_703 5 месяцев назад +1

      Concordo, a falta de disciplina atrapalha demais mesmo quem tem tdah ou é superdotado

    • @karine_703
      @karine_703 5 месяцев назад +4

      Eu lembro que não copiava nada na sala aí chegava em casa deitava na cama e lia os livros sozinha, não conseguia aprender na escola só sozinha

    • @Neurovergente
      @Neurovergente 4 месяца назад +4

      Os extremos devem ser evitados!
      Nem liberar tudo, nem padronizar tudo.
      Nem são animais irracionais, nem são robôs.
      A educação brasileira e muitas outras necessitam de coisas que em um comentário é bem difícil de discutir.

    • @gersonroj
      @gersonroj 2 месяца назад

      Tem que encaminhar os alunos problemáticos para psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos fazerem o diagnóstico ! Sim, existem muitos ou maioria que não tem disciplina e nem autoridade dentro de casa e acreditam poder fazer o quer do jeito e na hora que quer pois os pais ignorantes do Brasil acreditam que é função do Estado educar quando a função do Estado é dar a instrução formal ! É nessa hora que entra Gransc pra corromper tudo e o país acabar na Ditadura comunista, primeira doutrina Professor e este o aluno no Socialismo, e agora já estamos na fase ll liberando droga, aborto, presidiários, etc. fase Ill começando com a censura, prisão, tortura e morte

    • @gabrielalouvorescarneiro165
      @gabrielalouvorescarneiro165 Месяц назад +2

      A escola já vive em um único padrão faz tempo 💕 precisamos é de algo diferente 💕 não adianta achar que um único padrão vai funcionar para todos 🌷 somos semelhantes e não iguais então não existe chance de um padrão único ter sucesso para todos 🌷

  • @gersonroj
    @gersonroj 5 месяцев назад +3

    Esta explicado o porque tenho que ler 20 livros ao mesmo tempo 😮😅😊

    • @soniafiorillo4831
      @soniafiorillo4831 5 месяцев назад +1

      Tinha um santo católico, monge, infelizmente não lembro o nome, que ditava vários livros de sua autoria ao mesmo tempo, para os outros monges escreverem Um livro diferente do outro.

  • @bbc7095
    @bbc7095 4 месяца назад +1

    Interessante, sempre usei a música para pensar de maneira mais profunda e concentrada, como se o fluxo do pensamento sincronizasse com a pulsação do ritmo. Mas, para isso, tem que ser música instrumental, pois as mensagens nas letras de músicas com vocal acabam concorrendo com a atenção fixada no conteúdo pensado.

  • @Gothwolverine
    @Gothwolverine 3 месяца назад

    Tenho TDAH e a procrastinação me envolve como se fosse um escudo invisível. Quanto mais eu tento fazer, mas forte fica a barreira.
    Tomando Atentah eu procrastino um pouco menos, mas estou longe do desejado. Quanto aos milhões de pensamentos ao mesmo tempo, isso o remédio ajudou muito. Calou aquele furacão de imagens, sons e pedaços do passado que se alternavam em alta velocidade.

  • @irmaolek
    @irmaolek 9 месяцев назад +5

    Mas a atitude de qualquer pessoa deve ser no mínimo socialmente aceita pelas outras, seja ela superdotada, ou não; caso contrário ela será vista de forma negativa. Se um amiguinho de escola vir o outro lendo um livro de quatro em cima de uma mesa, ele vai contar para todos os outros e eles com certeza farão bullying com a criança. Colocar limites sociáveis à um superdotado é uma forma de protegê-lo.

    • @gabrielbassman1
      @gabrielbassman1 2 месяца назад

      Aí se protege em um aspecto mas gera prejuízos em outros. É um problema complexo demais para ter uma solução simples como restringir um comportamento. Necessita de uma solução mais elaborada

    • @irmaolek
      @irmaolek 2 месяца назад

      @@gabrielbassman1 todo ser humano precisa entender que existem limites sociais a serem respeitados.

    • @gabrielbassman1
      @gabrielbassman1 2 месяца назад

      @@irmaolek sim, é verdade. A questão é que existem comportamentos condenados em sala de aula que não tem relevância, como o escrever de maneira diferente. Se não há prejuizo ergonomico pra pessoa nem afeta o ambiente não há motivo pra uma prática rígida

    • @irmaolek
      @irmaolek 2 месяца назад

      @@gabrielbassman1 mas isso é óbvio. agora, se eu sou professor e vejo um moleque lendo de quatro em cima da mesa eu mando ele descer na hora, pô!

  • @zibifavaro
    @zibifavaro 5 месяцев назад +1

    Nossa Dra. Olzeni! A senhora me lembrou que eu só ia bem nas provas quando eu estudava escutando jazz (Miles Davis, John Coltrane) e fusion (um estilo de jazz rock moderno), esses gêneros musicais são bem "bagunçados"... eu consigo estudar melhor assim.

  • @dianapnoleto
    @dianapnoleto 4 месяца назад +1

    Meu Deus, que vídeo libertador! Obrigada por disponibilizar essas informações publicamente

  • @EdisonStraitenberger
    @EdisonStraitenberger 4 месяца назад +4

    Esse povo está viajando na maionese!
    As crianças quando são inteligentes de verdade, adquirem facilmente a capacidade de seguir regras e normas.
    Estão assistindo demais o seriado do Sheldon e levando isso para os consultórios.
    Eu tenho todos esses “probleminhas ” aí e já fiz duas faculdades de engenharia e uma pós-graduação. “Seguindo regras” Embora eu não goste de seguir regras

    • @user-vw6be2bt3q
      @user-vw6be2bt3q 3 месяца назад +1

      Assiste a entrevista completa, a superdotação diferente do que as pessoas imaginam é um tipo de atipia a forma que o cérebro processa informações é diferente de pessoas típicas inteligentes por exemplo

    • @marcocosta7347
      @marcocosta7347 3 месяца назад

      ​@@user-vw6be2bt3qexatamente.

  • @geraldoalexandre861
    @geraldoalexandre861 3 месяца назад

    Para aumentar a produtividade, tenha um tv ligada. Você vai aprender mais rápido e irá produzir mais; se é algo escrito, p. ex., irá dobrar...

  • @drestagiario
    @drestagiario 4 месяца назад

    Eu acho que tenho também... vou ver com meu psicólogo.. aprendo tudo muito rápido e me entedio muito rápido.. pra tudo.. mecânica.. eletrônica... carpintaria.. serralheria... tudo eu aprendo muito fácil.... e não consigo fazer uma coisa só.. tenho que fazer duas coisas ao mesmo tempo.. na escola eu fazia prova só com as revisões dos professores.. e ainda tirava nota melhor que todo mundo.. eu ficava muito entediado quando os professores ficavam repetindo as coisas milhões de vezes.. na faculdade, também.. do mesmo jeito!

  • @joseliamello6437
    @joseliamello6437 5 месяцев назад +6

    Falem sempre...a sociedade precisa conhecer o que é ser assim...absurdo é o professor que não está disposto a compreender seus alunos...pronto falei

    • @soniafiorillo4831
      @soniafiorillo4831 5 месяцев назад +1

      Absurdo é achar que um professor, dentro da sala de aula, com mais de trinta alunos, vai ter tempo de se ocupar com um aluno somente e depois enfrentar mais classes, vários períodos, outros alunos com o mesmo comportamento.

  • @rodrigovieiravieira2434
    @rodrigovieiravieira2434 5 месяцев назад +4

    HÃ HÃ, DISCORDO, DIVIRJO, E REFUTO PORQUE O SD (SUPERDOTADO) É MUITO PREGUIÇOSO, MAS ENFIM, SOMOS GÊNIOS..NÓS RIMOS POR DENTRO E MANTEMOS POR FORA A COLMÉIA SÉRIA..

    • @rodrigovieiravieira2434
      @rodrigovieiravieira2434 5 месяцев назад

      @@lionB.162 MAS EU SOU...E SE VC NÃO SE CONTA NÃO PODE CHEGAR A ENÉSIMO..SE NÃO SABES O QUE É ENÉSIMO, ENTÃO NÃO É GENIAL E, SE NÃO É GÊNIO, PORQUE ESTÁS A PASSAR-SE POR UM?

    • @rodrigovieiravieira2434
      @rodrigovieiravieira2434 5 месяцев назад

      @@lionB.162 NOSSA, IMBECIL, VOCÊ GOSTA DE "ESCRIVINHAR" HEIN, JÁ EU SOU ESCRITOR, MAS TENHO UMA PREGUIÇA..

    • @marcoshenriquekaminski8906
      @marcoshenriquekaminski8906 4 месяца назад

      ​​@rodrigovieiravieira2434 ...rótulos rótulos e mais rótulos...pode ser que sejas superdotado e preguiçoso, e o outro sd é nada preguiçoso, no seu caso além de preguiçoso é arrogante, se for superdotado de verdade com o tempo se tornará sábio e nada preguiçoso

  • @nancydias3568
    @nancydias3568 4 месяца назад

    Finalmente alguém que entende este tipo de comportamento. Que bom que a Dra. disse isso.

  • @OBuddha-iw9gd
    @OBuddha-iw9gd 5 месяцев назад

    Esclarecedor. Realmente me sinto em uma terapia assistindo esses cortes envolto do assunto psicologia. Anda estudando profundamente minhas características, e se for para me autoavaliar, consigo reconhecer em mim padrões de pessoas superdotadas, com TDAH e a sensação de despersonalização. Isso em si, faz com que me questione muito sobre minha capacidade e inteligência, porém conteúdos como esse, me ajudam de verdade! Obrigado!

  • @alanlealferreira4929
    @alanlealferreira4929 4 месяца назад

    esse detalhe de ter que ficar batendo em algum lugar, ate pra almoçar as vezes preciso fazer isso, quando vejo algo se nao for muito bom tenho que fazer outra coisa junto, no computador costumo ver duas telas, uma fazendo trabalho outra asistindo algo, e as vezes to tao "agitando" que preciso por uma musica pra nao ficar entendiante , se vou jogar tambem gosto de no minimo ouvir um podcast tambem, fora querer ver mais de um video ao mesmo tempo e sempre alternar muitas abas no navegador, agora tem uma coisa que descobri que consegue prender melhor minha atenção de nao precisar fazer mais de uma coisa junto que é ler, apesar de que as vezes tambem fico melhor se por musica

  • @v1n1c1u55anto5
    @v1n1c1u55anto5 5 месяцев назад

    Eu assisti alguns vídeos dessa senhora e finalmente entendi o que tenho, "superdotamento" mas fiquei desconfiado pois não me acho fazer multitarefa tão bem. Questionei isso enquanto abrindo esse vídeo pra ter algo pra escutar enquanto trabalho em análise de dados pra uma multinacional kkkk. Simplesmente só trabalho escutando podcast ou música.

  • @carlaguerra7447
    @carlaguerra7447 4 месяца назад

    Virei expert em masking aos 47 estou começando a me conhecer/reconhecer.

  • @paulacosta5687
    @paulacosta5687 4 месяца назад

    Desenhando no caderno, fazendo origames, etc ❤

  • @RomuloCastroManaus
    @RomuloCastroManaus 5 месяцев назад

    Caramba! Essa sequência de vídeos foram impactantes!
    Me fez jogar um olhar diferente para o meu filho.

  • @Sergio-p5k
    @Sergio-p5k 4 месяца назад

    Agora que vi tenho calo na minha mao de tanto escrever ate hoje!

  • @felipefmedina
    @felipefmedina 4 месяца назад

    Eu descobri minha superdotação em 1997 aos 17 anos de idade por causa de um professor de matemática que me encaminhou pra psicologia da escola. Hoje tenho 44 anos e quando converso com minha esposa no telefone tenho que estar vendo outras coisas no telefone durante a conversa, quando estamos em casa ela sempre me pergunta: vc esta prestando atenção ou eu tô conversando com as paredes? Então eu falo pra ela tudo que ela me falou só pra mostrar pra ela que eu estou ouvindo enquanto faço outras coisas. Há 6 meses e duas semanas atrás eu comprei meu primeiro iPhone e por isso uso muito menos o RUclips, no Android tem o RUclips haqueado que roda em 2 plano, dá pra mexer em outras coisas enquanto assiste ou escuta, já no IOS o RUclips não roda em segundo plano.

  • @joacirsoledade8706
    @joacirsoledade8706 9 дней назад +1

    Será que o tema abordado é só da atualidade?

  • @May.Marquez
    @May.Marquez 4 месяца назад

    Eu lembro que eu estava pra apresentação um trabalho pra escola memorizar o texto, balançando na rede e andando falando em voz alta é normal isso, nunca tinha pensado nisso

  • @pauloalvarengaeafamilia5317
    @pauloalvarengaeafamilia5317 4 месяца назад

    Não é uma questão de capacitar apenas, as salas tem 40 50 adolescentes. Você tem ideia do que é isso. Não há como atender todos de maneira individual…

    • @Neurovergente
      @Neurovergente 4 месяца назад

      O problema vai além de meras quantidades ou individualidades.
      Começa de assuntos que nem sequer sabemos e chega em coisas que pensamos ser o problema, e não é.
      Tanto Olzeni quanto os professores que estão questionando lidar com as individualidades de 50 alunos numa sala são as vítimas.

  • @chaplinolouco
    @chaplinolouco 4 месяца назад +1

    Alguém aqui fica batendo as coisas na mesa como se fosse em ritmo de uma música algo assim, e o professor olha para você e diz para de bater que estou dando aula?.

  • @SabedoriaDoCristão.NaaraCastro
    @SabedoriaDoCristão.NaaraCastro 4 месяца назад

    0:31 é assim mesmo
    Eu fico fazendo 3 coisas ao mesmo tempo, sem me perder nas coisas.

  • @SraCarolPacheco
    @SraCarolPacheco 4 месяца назад +1

    Eu fiz um teste de QI, em casa à noite, e deu 139. Repeti no dia seguinte, no trabalho, no meio de atividades e com colegas me chamando (não consegui focar e perdi tempo). Deu 126. Em um eu sou superdotada e no outro não. Existem condições ideais pra fazer o teste? E quais são as metodologias mais confiáveis?

  • @beatrizcarli6304
    @beatrizcarli6304 2 месяца назад

    só consigo ver video de neurociencia ou filosofia se eu estiver jogando tetris (com obstaculos), e na faculdade só consigo prestar atenção se eu desenhar , um desenho ainda escolhido a dedo e cheio de significado, só consigo sentar na cadeira se eu poder sentar igual um cantor de rap

  • @anapaulacarvalho8238
    @anapaulacarvalho8238 7 месяцев назад +3

    Dra me tira uma dúvida, a senhora disse que é necessário deixar o aluno atípico a vontade, ou seja deixar esse aluno andar pela sala de aula enquanto estuda, se for necessário deixar o aluno estudar de quatro em cima da mesa. Minha pergunta é: como um professor em sala de aula vai conseguir controlar os demais alunos, para que a sala de aula não vire uma bagunça? porque os demais alunos certamente farão o mesmo.....o que fazer para que isso não aconteça?

    • @renato7999
      @renato7999 5 месяцев назад +1

      Tem aluno que é "bonzinho", aí ele pede para ouvir música enquanto copia a matéria. Se eu deixo, o aluno que não faz nada vai querer brincar no celular e não fazer mais nada. Se eu for brigar com ele, vai reclamar porque não tem "direitos iguais". Não adianta explicar que direitos implicam em deveres, pois a própria diretora/vice/coordenadora vai dar razão pro pedacinho de estrume. É muito difícil fazer um bom trabalho como professor hoje.

    • @simonemadureiracavali2341
      @simonemadureiracavali2341 4 месяца назад

      As exceções tem que ser muito bem estudadas. Fui diagnosticada aos 51 anos com TDAH. Perdi muito por causa disso mas, por outro lado desenvolvi muitas outras habilidades. Tem que se tomar cuidado com melindres... Termos cérebro plástico. Temos capacidade de adaptação. Somos criativos e podemos resolver nosso problema de inadequação com essa mesma inteligência. Caso contrário, será um tiro no pé. A pessoa pode perder um excelente trabalho, porque não aprendeu a se adequar ao ambiente e à sociedade...

    • @gabrielalouvorescarneiro165
      @gabrielalouvorescarneiro165 Месяц назад

      @@renato7999 nossa que coisa mais horrível vc comparar uma criança com estrume 😭 decepcionada.

  • @antoniapereiradossantos3399
    @antoniapereiradossantos3399 10 месяцев назад +2

    Muito bom excelente!!

  • @ladymorwendaebrethil-feani4031
    @ladymorwendaebrethil-feani4031 4 месяца назад

    Nossa, muito eu isso.
    Se eu estou lendo, eu preciso escutar musica. Se eu estou ouvindo algo eu preciso fazer algo cono jogar ou modelar em 3D. Se eu estou pensando ou imaginando/criando eu preciso andar.
    Eu tenho superdotação - testada quando eu tinha 9 anos, mas eu tb tenho muitos sintomas de TDAH, especialmente essa hiperatividade onde eu preciso de um segundo estimulo para fazer algo se nao eu n consigo concentrar. Nao comsigo esperar nada (n consigo ficar em fila, n consigo esperar onibus - eu começo a andar e quando eu vejo eu fui a pé). Esqueço e perco as coisas. Nao consigo concentrar em coisas que nao sejam legais e tenho hiperfoco - geralmente variavel (nao consigo concentrar no que eu pre programei, mas sim na primeira coisa interessante q eu me deparo). Dificuldade pra dormir por excesso de pensamentos. Tenho dificuldades de comunicação, costumo interromper as pessoas e tb nao consigo ler expressoes corporais direito pq eu estou focando em tres ou quatro raciocinios diferentes enquanto ainda tem algo aleatorio no ambiente me chamando atenção. Minha memoria de curto prazo é horrivel,nao consigo gravar um numero de telefone, porque eu me distraio e ele some. Porém minha memória de longo prazo é absurda, eu formei na faculdade sem anotar uma linha em um caderno em nenhuma aula, simplesmente processava tudo e assimilava. Meu raciocínio logico-matemático é muito bom, meu raciocínio espacial e temporal é absurdo. Tenho muita criatividade. Só linguagem que não é boa, mas eu consegui aprender inglês praticamente sozinha pelo menos. Mas tem um problema em tudo isso, eu quero fazer um monte de coisas todos os dias, mas eu acabo me distraindo com algo aleatório toda vez que eu acordo e quando eu vejo já é 8 horas da noite. O dia que eu faço algo que eu planejo é por mera sorte. Outra coisa é que eu não suporto tédio. Por sorte existe internet. Antes de ter acesso desimpedido a internet, quando eu era criança e meus pais me impediam, eu passava horas horriveis em tedio.
    Minha hipotese eh que minha superdotação mascarou meu TDAH, porque eu sempre tirei notas boas. Nao fazia nenhum dever de casa na escola, mas fechava as provas. Só que agora, que eu sou adulta, o fato de eu não conseguir fazer meus dias serem produtivos, o fato de eu perder coisas e o fato de eu ter problemas de sociabilização, isso me prejudica demais. Na escola essa parte social me prejudicava tb, mas ninguem queria saber da minha saude emocional, já que eu entregava notas boas que era o que queriam.

  • @dantesaggin1148
    @dantesaggin1148 4 месяца назад

    engraçado, ouvir isto,
    especialmente a ultima parte, a pessoa vai se segurando para poder se encaixar,

  • @kathiamarin865
    @kathiamarin865 5 месяцев назад

    Conheci hj essa dra... Tenho uma filha Autista nível 1 e sempre me vejo em muitas coisas nela. Há algum tempo desconfio de uma super dotação, até mesmo em mim. Facilidade em observar e desenvolver tarefas, hiperfocos absurdos e se chego no ponto em q julgo ser o auge, sai de mim como uma roupa velha e pulo para outro possível interesse e Dale se aprofundar de novo, um ciclo q nunca acaba. Sempre leio livros, por exemplo, escutando instrumental de músicas clássicas para conseguir concentrar. Assisto sempre desenhando ou executando alguma tarefa, não consigo fazer só uma coisa isolada. Tenho medo da minha filha passar por isso, pq não dei conta até hj nem em mim. Alguém conhece um especialista em super dotação em Curitiba???

  • @Seu_Lunga
    @Seu_Lunga 5 месяцев назад +3

    Sempre gostei de estudar com música, mas hoje em dia uso youtube, porém em 2x, pq a maioria do país é meio boca mole, demora pra falar. (inclusive neste vídeo)

    • @juniordesigner22
      @juniordesigner22 4 месяца назад +1

      Assisto tudo e até video aulas em x2, só em inglês que deixo ×1.5.

    • @telapreta1907
      @telapreta1907 3 месяца назад +1

      Vdd.. povo pra demorar soltar a voz..aff cansa demais... por isso que me irrito..
      Só ouço em velocidade 2×.. patetos demais...
      Tira a linha de raciocínio... parecem que estão rezando, mangando kkk povo lerdo pra caralho...
      Só uma que fala rápido pra eu poder acompanhar o raciocínio se nao.. nao dá.
      Cade os autistas ? Kkkk só eles pra ter segurança e habilidade grau leve ou moderado
      Ou ansiosos... bocas moles nao da kkk

    • @Seu_Lunga
      @Seu_Lunga 3 месяца назад

      @@telapreta1907 Concordo, boca mole não dá, melhor uma boca aveludada. 😆

  • @joaopaulodmmusic
    @joaopaulodmmusic 4 месяца назад

    Na escola eu sofria demais, tirava nota máxima em todas as provas com caderno em branco e ninguém aceitava um negócio desse, mas eu também não abaixava a cabeça e enfrentava todo mundo, cheguei até a ser suspenso por xingar a diretora kkkkkkkkk

  • @Patricia-yt3ip
    @Patricia-yt3ip 13 дней назад

    Vendo opiniões bem contrárias aqui, fiquei pensando:
    A turma que acha que optar pelo conforto da criança, em detrimento da adaptação ou adequação à realidade social não é a melhor opção, não está exatamente errada.
    O pessoal da turma que acha que a criança precisa ter a chance de se desenvolver da forma como é mais confortável pra ela, em detrimento do que a sociedade tenta impor também não não está completamente errado.
    Também não acho que o que esteja sendo proposto pelas profissionais nesse vídeo seja uma completa alienação da criança em relação à realidade das normas sociais. Acho que estão usando exemplos para ilustrar a necessidade de se olhar para a diferença no formato de aprendizado dessas crianças e tentar acolher o que for possível.
    É lógico que um adulto não vai chegar em uma reunião de trabalho ou na sua mesa da empresa e plantar bananeira pra funcionar cognitivamente. Ninguém está propondo isso.
    O que me parece que está implícito nessa discussão é que há momentos em que os acolhimentos são necessários para permitir um aprendizado que, de outra forma, seria bloqueado ou severamente prejudicado. Diante de uma exigência sócio cultural de que todos se encaixem de tri do mesmo quadradinho, ter um espaço onde a criança se se te acolhida e respeitada no seu formato divergente, é fundamental para que a identidade dessa criança não sucumba completamente e se desmantele, simplesmente porque isso incomoda as pessoas.
    Tem também os momentos em que se faz necessário desenvolver habilidades sociais e emocionais para conviver e interagir com um mundo neurotípico.
    A criança pequena, ainda que superdotada, não tem ainda a capacidade cognitiva para uma construção mental coesa da sociedade e seus julgamentos, interações, regras e normas. Isso nós explicamos a elas ao longo do tempo, diante de situações que se apresentam, através do nosso exemplo, leituras, etc. É assim com qualquer criança. Talvez essa não seja a melhor hora de forçar uma adequação no único espaço em que ela pode ser ela mesma - em casa, com a família.
    O que, LOGICAMENTE, não elimina a necessidade de também explicar sobre os desafios externos que essa criança vai, inevitavelmente, enfrentar e dar a ela ferramentas emocionais e práticas para isso. Para uma adequação, que não destrua completamente sua identidade.
    Mas isso se constrói com o tempo e conforme a capacidade cognitiva da criança compreender que, em maior ou menor grau, todos precisam se adequar de alguma forma. Ou então viveríamos em um uma ao circo social.
    Talvez esteja aí a confusão entre os dois grupos dando opiniões aqui nos comentários: assumir que uma possibilidade exclui a outra. E não exclui.
    Dá pra acolher a divergência onde isso cabe, ao mesmo tempo em que se fornece ferramental de existência social.
    Não acho que ninguém esteja propondo, nesse vídeo, criar crianças achando que quando forem adultas poderão trabalhar de cabeça pra baixo. E sim que, enquanto são criança e ,enquanto aprendem sobre os códigos sociais, elas sejam acolhidas para conseguirem desenvolver habilidades acadêmicas que lhes são exigidas, sem que pra isso exista completo abandono de suas identidades e formatos de aprendizagem.

  • @Sergio-p5k
    @Sergio-p5k 4 месяца назад

    Me lembro de um colega de infancia o cara dormia dentro da aula e mentia falava que tava trabalhando ajudando o pai na padaria

  • @alexcavalcante7278
    @alexcavalcante7278 9 месяцев назад +2

    Fui alfabetizado em casa 🏠 e escrevo com os cinco dedos da mão. 😅😅😅😅😅😅

  • @fabimonteiro2473
    @fabimonteiro2473 5 месяцев назад +1

    País tem uma, duas crianças em casa. Professor brasileiro tem 30, 35 em sala...

  • @lilianebastos6239
    @lilianebastos6239 5 месяцев назад

    Eu sempre escrevo qndo falo ao celular. Ou mesmo quando converso, expressando uma ideia, tenho q estar rabiscando

  • @paulafernandesdeoliveira4122
    @paulafernandesdeoliveira4122 5 месяцев назад

    Boa tarde...meu filho Diego é super dotado ele faz tudo isso...escreve com a mão fechada , e pra eles dizem que atrasa 😢😢😢...é muito difícil são tantas barreiras ...

  •  5 месяцев назад

    Me assustei um pouco pq me identifiquei. Eu simplemente não consigo ler livros e absorver sem estar ouvindo música, na vdd não faço quase nada sem música. Comecei a faculdade EAD e na maioria das vezes só consigo prestar atenção quando tô jogando paciência .-.

  • @vitorcunha4206
    @vitorcunha4206 4 месяца назад +1

    Fico imaginando meninos dentro de um ambiente equalizado para atender meninas. Assim é a escola hoje

  • @augustoguto5133
    @augustoguto5133 4 месяца назад

    nem me fale 🤦😂
    até hj sou assim 😂
    nas conversas eu sempre interrompo o interlocutor pois já sei os meandros da conversa e todos os padrões de resposta, comportamento do mesmo, e a maioria fica p da vida 🤦😂
    agora se eu me focar, por exemplo em meditação, vou a transe fácil, e remote viewing é coisa fácil
    engraçado tbm é quando sou rotulado de estranho, pelo gado zumbi 🤦😂
    meu hardware não tem nada pré definidos, nenhum condicionamento que passa despercebido e fora do meu controle
    gosto tbm de pegar livros de áreas diferente e ler ao mesmo tempo, concatenando as idéias, a mente criativa me dá cada idéia
    mas a pior frustração é ter constatado o determinismo, a ausência de livre arbítrio e que essa bosta de vida humana é apenas pra satisfazer os maus "deuses"

  • @josessapo
    @josessapo 4 месяца назад

    Agora entendi minha cabeça.

  • @marcusviniciusdasilvaferre6757
    @marcusviniciusdasilvaferre6757 4 месяца назад +1

    Sao escola e pais despreparados. Minha familia acha que sou doente mental 😅

  • @talvida9093
    @talvida9093 5 месяцев назад +2

    Cria uma escola para cada situação ai resolve o problema , fora disso e só discurso.

  • @teresaqueirozaliberti3151
    @teresaqueirozaliberti3151 5 месяцев назад

    Já sou idosa, canhota (reprimida quando criança pelos professores, amarravam meus dedos, os da minha irmã também), sempre gostei de multitarefas ao mesmo tempo, ninguém me compreendia, muito menos eu! 😔

    • @Neurovergente
      @Neurovergente 4 месяца назад

      Sinto sua dor.
      Espero que você esteja bem!

    • @teresaqueirozaliberti3151
      @teresaqueirozaliberti3151 4 месяца назад

      ​@@NeurovergenteSim estou super bem, graças a Deus superei tudo, ainda rendendo bastante, amo a Deus, a familia, as pessoas e a natureza. Obrigada e Deus te abençoe!

  • @saab5687
    @saab5687 Месяц назад

    Eu ando dentro da Igreja p prestar atenção na Missa! Rs

  • @EmillyDPena
    @EmillyDPena 5 месяцев назад

    Até um relógio parado está certo duas horas por dia, esse vídeo é o oposto. Tem coisa que tá errada. A pega é importante sim. O conforto não é sempre bom.

    • @Neurovergente
      @Neurovergente 4 месяца назад

      Gostaria de saber o porquê é importante. Pergunto para ter ciência sobre isso, não é deboche.
      Qual argumento para a pega ser importante?

  • @orestedeoliveira
    @orestedeoliveira 4 месяца назад

    Bah. Percebi um rendimento infinitamente superior ao escrever enquanto viajava de ônibus 😳.

  • @MatheusSchubert
    @MatheusSchubert 4 месяца назад +1

    Todo mundo é super dotado no RUclips. 😂😂😂

    • @friollyaaa
      @friollyaaa 3 месяца назад

      E não é kkkk. Pior que tem gente que nunca gostou de estudar, só fazia presepada em sala e agora quer ser superdotado.😅

  • @Abraosportais
    @Abraosportais 5 месяцев назад

    Isso mesmo as duas a mesmo tempo 🔻🔺

  • @mauriciogarcia8845
    @mauriciogarcia8845 5 месяцев назад +1

    Sempre estudei com TV ou rádio ligado. Achava muito mais interessante.

  • @antiantas
    @antiantas 4 месяца назад +2

    A suposta "essência" precisa ser educada ou teremos uma sociedade anarquista.

    • @gabrielalouvorescarneiro165
      @gabrielalouvorescarneiro165 Месяц назад

      Não se muda uma essência 💕 é como vc querer transformar um humano em um cachorro ❤️ele pode até latir como um 💕 mais sempre será um humano 🌷

    • @antiantas
      @antiantas Месяц назад

      @@gabrielalouvorescarneiro165 Por esse comentário percebo a sua confusão mental e insegurança... E não falei "mudar" nada.

  • @ariel_sabao_capoeira
    @ariel_sabao_capoeira 4 месяца назад

    Ouvindo musica e ouvindo o audio ao mesmo tempo é muito eu kkkkkkkkkkkkkkkk

  • @andremellooficial
    @andremellooficial 5 месяцев назад

    Eu apanhei para virar destro. 😕

  • @cristinaajo
    @cristinaajo 3 месяца назад

    Acho que ficou muito confuso a explicação sobre superdotação, ficou parecendo TDAH.

  • @pauloalvarengaeafamilia5317
    @pauloalvarengaeafamilia5317 4 месяца назад

    Eu leio muito mais e melhor dentro de ônibus e metrôs…

  • @antiantas
    @antiantas 4 месяца назад +2

    Quem se deixa "abalar" na "auto-estima", não é superdotado.

  • @clone3dflex
    @clone3dflex 5 месяцев назад

    Não me acho inteligente, mas, os outros fica irritado comigo.
    😂😂😂😂😂

  • @raquelmenezes3588
    @raquelmenezes3588 4 месяца назад

    Esse é o problema com o argumentação reducionista. Se fosse assim nao existiria psicomotricidade. Concordo que nao da p colocar todo mundo na mesma caixa, mas... Nao foi isso que fizeram nesse video?Deixa fazer o que quiser?