Seria legal se vc criasse um grupo no discord ou em outra plataforma do seu agrado, onde todos pudessemos compartilhar e discutir nossas ideias de worldbuilding.
Já tem um tempo que penso sobre isso, tenho receio de não conseguir tempo para administrar e interagir. Talvez não agora, mas quero criar em algum momento.
Ótimo vídeo. Narrando a explicação como se tivesse contando uma história. Tolkien tem muito conteúdo que pode virar vídeo. Recomendo também falar sobre reinados de povos e como se diferenciam.
Isso do impacto da longevidade na sociedade me deixa pensando muito. Algumas linhagens de organismos reais vivem muito, algumas espécies reais não envelhecem. Ciência, conhecimento e tecnologia podem favorecer os indivíduos mais longevos, porque eles podem aprender mais e fazer mais com isso. O contrário também, linhagens mais longevas podem selecionar os exemplares mais inteligentes. Assim, é de se esperar que apareçam juntas. Mas tem muitas implicações.
A longevidade, mesmo em uma mudança mais sutil (como pessoas vivendo 300 anos), é algo que afetaria muito a sociedade e com tantas possibilidades, que criaria um mundo bem diferente do mundo real (só minha suposição). Se a humanidade alcançar a imortalidade um dia, transformaria completamente nossa sociedade.
@@GuiadeWorldbuilding Você tem toda razão, certamente afetaria muito. Olhando para as formar vivas reais, que podem não envelhecer mas continuam sofrendo de doenças, acidentes e violência, a longevidade acaba não tão longa assim. De todo modo, como você disse, uma pequena diferença já faria um grande efeito.
Antes de conhecer seu canal fiz algusn textos sobre um mundo para rpg que to criando e tenho isso aqui Athelorn: Características: Um reino próspero, conhecido por suas florestas densas e cidades arborizadas. Economia: Baseada na agricultura, caça e comércio de madeira. Governante: Rei Thrandor, um líder sábio, mas que enfrenta problemas de sucessão devido à falta de herdeiros.
O FINAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Novamente gostaria de te parabenizar pelo conteúdo. O assunto realmente foi ganhando força e ficou muito interessante de se pensar. No geral eu concordo plenamente com você, se a história é boa eu não me prendo a idade ou tempo, principalmente se conseguem ser fidedignos ao que propõe desde o começo.
Se não me engano, Anomander Rake lidera os Tiste Andii por centenas de milhares de anos (talvez milhão ou mais). É um ser extremamente antigo (participou de praticamente tudo) e sua raça continua viva no presente do império malazano, então não é absurdo cogitar que ele de fato tenha liderado desde os primórdios com seus 2 irmãos...
Não sei o contexto porque não conheço a obra, mas esses tipos de personagens são praticamente divindades. Durar centenas de milhares de anos, vai além do "nível elfo". (é só uma observação, não tenho nada contra seres mitológicos.)
@@GuiadeWorldbuilding Apesar de ser um Ascendente (divindade) extremamente poderoso, ele é tão mortal quanto qualquer outro ser. Sim, é bem difícil dar cabo do cidadão, só que ele não está sozinho no parquinho; inclusive, seres de poder similar já foram literalmente esmagados. Só que sei lá, tem divindades e divindades em Malazan. O próprio Anomander é filho da própria Mãe Escuridão. Outro exemplo: tem um ser que literalmente se sacrificou para gerar os Labirintos (fonte refinada de poder mágico) e suplantar os Holds; o sangue dele é a magia usada pelos mortais, é outro nível de divindade. A obra em si tem diversas eras, mas nos últimos 300.000 anos as coisas tomaram um rumo mais "seguro" pra Anomander; enfiado entre mortais, trollando e sendo um mistério (e ainda é para mim).
Eu me espelho na forma de narrativa Tolkeniana sobre castas étnicas, aonde homens tem vantagem do amadurecimento mais rápida como sua própria longevidade efêmera ao contrário do continue infinito élfico (apelação que tanto almejo "riso maléfico"), mais numa narrativa criando cultura e seus governantes que cria as maiores camadas de cada obra, beijos na alma elfa questionadora. Sobre meu ponto de vista apenas poderíamos dar maiores detalhes sobre variação de cultura que mescla seus dogmas religiosos para cada tipo de governo e seus tipos de representantes, apesar que daria mais de três vídeos, (imagino seu olhar com seus memes em tratado de guerra).
Quando falou dessa situação de uma dinastia de milhares de anos, do que poderia acontecer nesse tempo e tal, eu lembrei do Asimov e da Grande Fundação, do que acontece no decorrer dos milhares de anos de história desde Eu, Robô até Fundação e Terra. No caso dos Elfos e uma dinastia de milhões de anos, poderia acontecer algo como o que aconteceu com o Império Galático de Trantor, a sociedade élfica acabaria entrando em decadência e a dinastia sumiria. Só que é bem complicado de relacionar uma coisa a outra também, já que os elfos são seres fantásticos num mundo completamente diferente do nosso e um jeito de pensar diferente dos humanos, enquanto que o universo de Asimov é baseado no nosso universo mesmo, somente com humanos de vida curta.
Intrigante essa forma de pensar que os elfos podem ser "imortais" por longevidade, mas fico imaginando se eles não iriam *suicidar-se* por perder princípios e motivos para viver de séculos atrás. Porque pense: para uma pessoa ir em frente e viver ela precisa de um objetivo e princípios para seguir, a não ser que o cara deixe a vida levar por baladas e curtição... Seja "eu quero criar a cura para a maldição que assola tal vila" ou um eu quero conquistar todo o continente através da diplomacia, aí o elfo consegue fazer isso e consegue deixar "automatizado" o sistema para não ocorrer revoltas nem nada, mas nesses séculos que se passaram ele já concluiu tudo o que dá para fazer, a maioria dos seus amigos "não elfos" tá na cova, antigos arrependimentos e medos sempre vem a rodar pela cabeça - traições, morte de algum ente querido próximo - e um sentimento de vazio por já ter feito tudo... Iai, o que vai consolar um indivíduo que já fez tudo? Logo, a morte vem em sua casa como amiga para lhe oferecer uma opção curiosa, não acha? No meu mundo uso esse conceito com os elfos, e além desse, imagino formas para fazer as outras raças aja de forma "natural" em relação aos elfos - seja os humanos desconfiarem muitos dos elfos, ou os orc odiarem/invejarem eles. Acho que é isso por hoje... E como eu disse no outro vídeo: eu tenho uma dinastia elfica antiga que dura desde as eras primordiais do meu mundo, porém vivem em um continente bem isolado do resto do mundo.
No mundo do Tolkien a mortalidade é uma dádiva. Essas raças que vivem muito são bem interessantes. Também criei uma que vive (em maior parte) isolada em uma "ilha paraíso". Não são elfos, mas o conceito é parecido.
NAo, em o silmarilion deixa claro que a imortalidae deles é diferente de se um humano se tornar imortal, os elfos sao ligados a Arda e ate o fim dela viverão, sem se cansar da vida ou desejar a morte, exceto quando na 3 era estes deviam voltar a amam ou fenescer como uma flor na terra media
@@guilhermehadespallas4172 não tou falando na terra média literalmente, estou falando no geral. A terra média tem um grande sistema fazendo os elfos de lá interessante, mas em geral, os elfos são imortais - ou tem grande longevidade, uns 750 por aí - e Geralmente vivem na floresta. Mas eles apenas vão só "viver" e "existir" até quando? Afinal TUDO precisa de um propósito, então qual sería o propósito de seres que vivem eternamente? No universo de Tolkien, os elfos tem esse objetivo que você falou. Fazendo-os viver com o propósito de viver por "arda", sem perder o amor a vida e nem desejar a morte. Mas aí seu fim, eles também perecerão... Um destino "pacato", mas ao mesmo tempo agitante para os olhares centenários deles. Ah, e a "imortalidade" dos elfos é por Longevidade. Nunca disse que são imortais no geral. Agora voltando ao assunto dos elfos nós universos em geral: o elfo precisa de um propósito, e eu só consegui pensar em dois. Um seria um propósito perene com uma entidade ou uma "arda" de seus mundos por exemplo, para servir até o fim dá mesma. A outra seria um propósito coligado e ao mesmo tempo individual, cada um tem seus motivos para viver, mas todas as raças, línguas e nações elficas tem uma vaga noção de propósito perene em seus corações, algo que não saibam ainda - o que já saibam porém vagamente. Caso eu tenha falado alguma besteira me avise ok?
@@joaopauloleitemelo-paulin ok, no universo de tolkien assim como em nossa vida, nem tudo precisa de um proposito nao, e no legendario de tolkien ele deixa claro que a vida dos elfos é interligado a arda eles viverao enquanto arda viver e depois se unirao a iluvatar leia com mais atençao o silmarilion e contos inacabados
Uma vez eu pensei em seres "imortais" cujo o tempo para eles é bidimensional. Uma linha do tempo é a nossa, eles têm a mesma idade nela, sempre tiveram e sempre terão. A segunda linha temporal é onde eles nascem, crescem, envelhecem e morrem.
Uma pergunta especulativa. Qual teria tendência a uma mente mais aberta, um ser de pouca longevidade (como os Homens) ou seres de alta longevidade (como os Elfos)?
oii eu sou nova no canal, suas explicações sobre wordbuilding, eu queria saber a sua opinião sobre o livro "os Magos" a história é interessante e a série parece não fazer jus ao enredo
@@GuiadeWorldbuilding sinceramente Não li, Eu vi uma resenha dele e a pessoa dizia que apesar de parecer uma mistura de Nárnia, hobbit e Percy Jackson a história era legal, a serie não me segurou por muito tempo mais a ideia parecia promissora
Seria legal se vc criasse um grupo no discord ou em outra plataforma do seu agrado, onde todos pudessemos compartilhar e discutir nossas ideias de worldbuilding.
Já tem um tempo que penso sobre isso, tenho receio de não conseguir tempo para administrar e interagir. Talvez não agora, mas quero criar em algum momento.
A cena do gato transcendental com milhões de anos foi incrivel AISHioauhsiUAHSUIahisohA :V
pelo menos alguém riu com meu humor bobo!
@@GuiadeWorldbuilding Eu amo seus memes kkkk
Parabéns pelo trabalho! Ficaram excelentes os vídeos sobre essa discussão, as teorias e possíveis explicações tbm!
Ótimo vídeo. Narrando a explicação como se tivesse contando uma história. Tolkien tem muito conteúdo que pode virar vídeo. Recomendo também falar sobre reinados de povos e como se diferenciam.
Tolkien criou as bases da fantasia moderna, e as suas raças/povos dariam um bom vídeo. Valeu pela sugestão!
Isso do impacto da longevidade na sociedade me deixa pensando muito. Algumas linhagens de organismos reais vivem muito, algumas espécies reais não envelhecem. Ciência, conhecimento e tecnologia podem favorecer os indivíduos mais longevos, porque eles podem aprender mais e fazer mais com isso. O contrário também, linhagens mais longevas podem selecionar os exemplares mais inteligentes. Assim, é de se esperar que apareçam juntas. Mas tem muitas implicações.
A longevidade, mesmo em uma mudança mais sutil (como pessoas vivendo 300 anos), é algo que afetaria muito a sociedade e com tantas possibilidades, que criaria um mundo bem diferente do mundo real (só minha suposição). Se a humanidade alcançar a imortalidade um dia, transformaria completamente nossa sociedade.
@@GuiadeWorldbuilding Você tem toda razão, certamente afetaria muito. Olhando para as formar vivas reais, que podem não envelhecer mas continuam sofrendo de doenças, acidentes e violência, a longevidade acaba não tão longa assim. De todo modo, como você disse, uma pequena diferença já faria um grande efeito.
Antes de conhecer seu canal fiz algusn textos sobre um mundo para rpg que to criando e tenho isso aqui Athelorn:
Características: Um reino próspero, conhecido por suas florestas densas e cidades arborizadas.
Economia: Baseada na agricultura, caça e comércio de madeira.
Governante: Rei Thrandor, um líder sábio, mas que enfrenta problemas de sucessão devido à falta de herdeiros.
O FINAL KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Puxa, um verdadeiro brinde a inteligência, obrigado por postar. Certamente vou recomendar!
E eu agradeço pela audiência e pelo apoio como membro! Sinta-se à vontade para interagir lá no grupo do Telegram.
Novamente gostaria de te parabenizar pelo conteúdo. O assunto realmente foi ganhando força e ficou muito interessante de se pensar. No geral eu concordo plenamente com você, se a história é boa eu não me prendo a idade ou tempo, principalmente se conseguem ser fidedignos ao que propõe desde o começo.
sim, se manter fiel as próprias regras é o mais importante
Se não me engano, Anomander Rake lidera os Tiste Andii por centenas de milhares de anos (talvez milhão ou mais).
É um ser extremamente antigo (participou de praticamente tudo) e sua raça continua viva no presente do império malazano, então não é absurdo cogitar que ele de fato tenha liderado desde os primórdios com seus 2 irmãos...
Alguém que leu esse livro. Finalmente, pensei que eu estava louco (nunca encontro ninguém pra debater essa maravilha hehe)
Não sei o contexto porque não conheço a obra, mas esses tipos de personagens são praticamente divindades. Durar centenas de milhares de anos, vai além do "nível elfo". (é só uma observação, não tenho nada contra seres mitológicos.)
@@GuiadeWorldbuilding Apesar de ser um Ascendente (divindade) extremamente poderoso, ele é tão mortal quanto qualquer outro ser. Sim, é bem difícil dar cabo do cidadão, só que ele não está sozinho no parquinho; inclusive, seres de poder similar já foram literalmente esmagados.
Só que sei lá, tem divindades e divindades em Malazan. O próprio Anomander é filho da própria Mãe Escuridão. Outro exemplo: tem um ser que literalmente se sacrificou para gerar os Labirintos (fonte refinada de poder mágico) e suplantar os Holds; o sangue dele é a magia usada pelos mortais, é outro nível de divindade.
A obra em si tem diversas eras, mas nos últimos 300.000 anos as coisas tomaram um rumo mais "seguro" pra Anomander; enfiado entre mortais, trollando e sendo um mistério (e ainda é para mim).
Eu me espelho na forma de narrativa Tolkeniana sobre castas étnicas, aonde homens tem vantagem do amadurecimento mais rápida como sua própria longevidade efêmera ao contrário do continue infinito élfico (apelação que tanto almejo "riso maléfico"), mais numa narrativa criando cultura e seus governantes que cria as maiores camadas de cada obra, beijos na alma elfa questionadora. Sobre meu ponto de vista apenas poderíamos dar maiores detalhes sobre variação de cultura que mescla seus dogmas religiosos para cada tipo de governo e seus tipos de representantes, apesar que daria mais de três vídeos, (imagino seu olhar com seus memes em tratado de guerra).
Quando falou dessa situação de uma dinastia de milhares de anos, do que poderia acontecer nesse tempo e tal, eu lembrei do Asimov e da Grande Fundação, do que acontece no decorrer dos milhares de anos de história desde Eu, Robô até Fundação e Terra.
No caso dos Elfos e uma dinastia de milhões de anos, poderia acontecer algo como o que aconteceu com o Império Galático de Trantor, a sociedade élfica acabaria entrando em decadência e a dinastia sumiria. Só que é bem complicado de relacionar uma coisa a outra também, já que os elfos são seres fantásticos num mundo completamente diferente do nosso e um jeito de pensar diferente dos humanos, enquanto que o universo de Asimov é baseado no nosso universo mesmo, somente com humanos de vida curta.
Acho que um império de elfos entraria em colapso em algum momento. Eles vivem muito, mas não são imunes a todas as aleatoriedades do universo.
Faz um vídeo sobre os viltrumitas de Invincible que vivem por milhares de anos(apesar de morrerem de velhice) tem um império galático!
Intrigante essa forma de pensar que os elfos podem ser "imortais" por longevidade, mas fico imaginando se eles não iriam *suicidar-se* por perder princípios e motivos para viver de séculos atrás. Porque pense: para uma pessoa ir em frente e viver ela precisa de um objetivo e princípios para seguir, a não ser que o cara deixe a vida levar por baladas e curtição... Seja "eu quero criar a cura para a maldição que assola tal vila" ou um eu quero conquistar todo o continente através da diplomacia, aí o elfo consegue fazer isso e consegue deixar "automatizado" o sistema para não ocorrer revoltas nem nada, mas nesses séculos que se passaram ele já concluiu tudo o que dá para fazer, a maioria dos seus amigos "não elfos" tá na cova, antigos arrependimentos e medos sempre vem a rodar pela cabeça - traições, morte de algum ente querido próximo - e um sentimento de vazio por já ter feito tudo...
Iai, o que vai consolar um indivíduo que já fez tudo? Logo, a morte vem em sua casa como amiga para lhe oferecer uma opção curiosa, não acha?
No meu mundo uso esse conceito com os elfos, e além desse, imagino formas para fazer as outras raças aja de forma "natural" em relação aos elfos - seja os humanos desconfiarem muitos dos elfos, ou os orc odiarem/invejarem eles.
Acho que é isso por hoje... E como eu disse no outro vídeo: eu tenho uma dinastia elfica antiga que dura desde as eras primordiais do meu mundo, porém vivem em um continente bem isolado do resto do mundo.
No mundo do Tolkien a mortalidade é uma dádiva.
Essas raças que vivem muito são bem interessantes. Também criei uma que vive (em maior parte) isolada em uma "ilha paraíso". Não são elfos, mas o conceito é parecido.
@@GuiadeWorldbuilding entendi
NAo, em o silmarilion deixa claro que a imortalidae deles é diferente de se um humano se tornar imortal, os elfos sao ligados a Arda e ate o fim dela viverão, sem se cansar da vida ou desejar a morte, exceto quando na 3 era estes deviam voltar a amam ou fenescer como uma flor na terra media
@@guilhermehadespallas4172 não tou falando na terra média literalmente, estou falando no geral. A terra média tem um grande sistema fazendo os elfos de lá interessante, mas em geral, os elfos são imortais - ou tem grande longevidade, uns 750 por aí - e Geralmente vivem na floresta. Mas eles apenas vão só "viver" e "existir" até quando? Afinal TUDO precisa de um propósito, então qual sería o propósito de seres que vivem eternamente?
No universo de Tolkien, os elfos tem esse objetivo que você falou. Fazendo-os viver com o propósito de viver por "arda", sem perder o amor a vida e nem desejar a morte. Mas aí seu fim, eles também perecerão... Um destino "pacato", mas ao mesmo tempo agitante para os olhares centenários deles.
Ah, e a "imortalidade" dos elfos é por Longevidade. Nunca disse que são imortais no geral.
Agora voltando ao assunto dos elfos nós universos em geral: o elfo precisa de um propósito, e eu só consegui pensar em dois. Um seria um propósito perene com uma entidade ou uma "arda" de seus mundos por exemplo, para servir até o fim dá mesma. A outra seria um propósito coligado e ao mesmo tempo individual, cada um tem seus motivos para viver, mas todas as raças, línguas e nações elficas tem uma vaga noção de propósito perene em seus corações, algo que não saibam ainda - o que já saibam porém vagamente.
Caso eu tenha falado alguma besteira me avise ok?
@@joaopauloleitemelo-paulin ok, no universo de tolkien assim como em nossa vida, nem tudo precisa de um proposito nao, e no legendario de tolkien ele deixa claro que a vida dos elfos é interligado a arda eles viverao enquanto arda viver e depois se unirao a iluvatar leia com mais atençao o silmarilion e contos inacabados
Sua edição é fantástica kkkk
thanks!
Uma vez eu pensei em seres "imortais" cujo o tempo para eles é bidimensional. Uma linha do tempo é a nossa, eles têm a mesma idade nela, sempre tiveram e sempre terão. A segunda linha temporal é onde eles nascem, crescem, envelhecem e morrem.
Amo ficção especulativa, porque tira as limitações ao pensar em uma história, ou qualquer coisa.
Se todo mundo vive muito tempo, as dinastias duram mais. Tolkien apelão demais.
E olha que eu nem citei as raças que existem desde o início dos tempos, como o Gandalf
Ta escrito no silmarillion q os elfos podem viver tranquilamente por cem mil anos.. mt coisa
sim e eles sao imutaveis caso a influencia de melkor nao caia sobre eles, logo eles nunca se tornariam uma super nação com milhares de anos.
E como se sabe que vivem cem mil anos, se a idade de Arda (mundo do Tolkien) é bem menor do que isso? Fake news de elfo! (to só zoando haha)
Uma pergunta especulativa. Qual teria tendência a uma mente mais aberta, um ser de pouca longevidade (como os Homens) ou seres de alta longevidade (como os Elfos)?
É uma questão bastante filosófica. Acho que nunca saberemos a resposta. Seria um tema interessante para explorar em uma ficção.
Ótimo vídeo!
Excelente video!!
ahhhhhh faz um video de Baahubali s2
Baahubali é uma obra de arte!
@@GuiadeWorldbuilding kkkk ss, pena q é pra poucos
Tava animadaço pra esse video
oii eu sou nova no canal, suas explicações sobre wordbuilding, eu queria saber a sua opinião sobre o livro "os Magos" a história é interessante e a série parece não fazer jus ao enredo
Não consigo dar a minha opinião porque nunca li. Você recomenda?
@@GuiadeWorldbuilding sinceramente Não li, Eu vi uma resenha dele e a pessoa dizia que apesar de parecer uma mistura de Nárnia, hobbit e Percy Jackson a história era legal, a serie não me segurou por muito tempo mais a ideia parecia promissora
Entendi, é algo que passou meio batido, não vi ninguém falando sobre o livro e a série. Acho que não sou o público alvo, mas vou ficar mais atenta.
Só uma dúvida: qual o nome do filme q aparece em 2:52?
Baahubali 2, prefiro o 1, mas o segundo também é muito bom, recomendo os dois.
@@GuiadeWorldbuilding vlw
o numero nao é exagerado, eles tem uma vida mais longa por ter sangue elfo nas veias da parte de earendil
Show Dinastia élfica
E claro q uma dinastia longa e possível. A rainha elizabeth está no poder há mais de 8000 anos.
Um elfo maluco que causa uma maldição para seu povo, né? Feanor.... falando nisso tenho q voltar com meu canal...
Sim! Alguém entendeu a referencia ao maldito Feanor!
feanor somente fez isso por influencia de melkor, os elfos tem natureza imutavel em aman exeto pela mamipulaçao de um valar.
eu não tenho amigos
E mesmo quando os elfos morrem podem voltar a vida, ai é de fuder kkkkk