O início da análise se dá naturalmente sem entrar direto nela . Deixando o paciente a vontade pra ele iniciar de acordo com sua expectativa e necessidade. Ele sabe o o que foi buscar no consultório. A partir da sua fala vamos desvendando seus medos traumas e decepções. Estou cursando ainda mais essa parte eu essimilei bem. Tudo no início deve ser espontâneo e leve. Assim como entramos no mar. Aos poucos
Antes mesmo de saber o que é psicanálise eu já usava esta estratégia de falar sobre mim para criar uma empatia e extrair a mesma informação da outra pessoa porém com muito mais detalhes. Situações, opiniões, traços de personalidade... Essa são as informações que eu consigo obter. Lembrando que o ser humano gosta de participar, votar, dar sua opinião, reclamar, discordar. São participações naturais e culturais. Basta saber lidar com cada pessoa. Obrigado pelo vídeo.
Olá, Doutor. Sou estudante de psicanálise e só agora descobri seus vídeos. Sinto que irão contribuir muito com minha formação, pois são bastante esclarecedores. Vou ver todos, sem dúvida.
Olá Dr.Alexandre! Me formei recentemente como Psicóloga e durante meu período de estágio atuei na área clínica utilizando a Psicanálise e pude perceber q na pratica essa abordagem é ainda mais fantástica! Parabéns pelas excelentes explicações sobre essa temática , pois considero de grande valia principalmente para os novos psicanalistas ... Forte abraço!!!
Deixo aqui meus agradecimentos pela CONTRIBUIÇÃO e ELUCIDAÇÃO que o Sr., Alexandre, tem proporcionado a mim e certamente àquelas pessoas que também acompanham seu trabalho neste canal de compartilhamento de conhecimento.
Grato por existir e se dispor a fazer estes vídeos. Somente esta semana tomei conhecimento deles e estou assistindo um a um com todo cuidado e atenção. O senhor está lavando a minha alma. Eu explico por que: antigamente eu tinha muitos problemas. Em 1983, eu trabalhava concursado em uma empresa de economia mista e não conseguia me entender. Ai, procurei por um famoso psicanalista em Porto Alegre. Não sei porque ele era famoso. O que sei é que já na primeira sessão ele me tratou como se eu fosse um estúpido. Eu era piloto de avião e sentia uma nostalgia, um vazio interior, toda vez que a aeronave decolava ou aterrizava e eu me sentia muito mal, pois me vinham pensamentos muito ruins durante o vôo. Ai, na primeira sessão, o mencionado começou a me atacar, a me chamar de louco, a questionar minha profissão e, enfim, tacitamente me expulsou do consultório, quando comecei a lhe colocar meus problemas. Por fim, ele perguntou quantas vezes por semana eu transava. Eu disse que não tinha namorada e ele me mandou procurar um prostíbulo. No final da sessão, eu perguntei quando eu deveria voltar e ele me respondeu grosseiramente: "volta se tu quiser, eu não procuro paciente como tu". Eu saí de lá decidido: encerrei minha carreira de piloto, pedi demissão do emprego e fui fazer outra coisa. Nunca mais procurei um psicanalista. Agora, depois que todos aqueles problemas se dissiparam com o tempo, tive a graça/merecimento de me encontrar com seus vídeos. Graças a Deus pelo seu trabalho esclarecedor, profundamente humano, didático e educado. Quero continuar assistindo seus vídeos e lavando minha alma com suas belíssimas, claras e respeitosas explicações.
Caro Afranyo, obrigado pelo seu cuidadoso e detalhado retorno! Fico muito satisfeito ao saber da interlocução de meus vídeos com o seu percurso. Vamos avante! Se desejar ficar sempre à par dos seminários ou cursos que estarei oferecendo, basta me enviar seu contato por meio de meu Whatsapp profissional: 37 99902-9230. Abc!
Você fala de uma forma muito didática, facilitando a compreensão de quem assiste! Parabéns! Tentei ver vídeos a respeito de psicanálise em outros canais do RUclips e senti muita dificuldade em entender o que se falava... obrigada!
Oi, Sr. Alexandre, descobri seu canal hoje. Seus vídeos contribuirão muito para meu aprendizado, pois estou fazendo curso de Psicanálise! Gostei muito da forma como usa a palavra com tranquilidade, objetividade, sendo simples, porém técnico e claro! Muito obrigado pelo carinho de suas explicações!
Muito boa explicação, sou estudante de Psicanálise e preciso muito de aprender, e eu soube que até quando somos formados, ainda temos que aprender muito, abraço
@@luizhenriquesalucci9776 quando achar me avisa por favor.
3 года назад+4
Sou recém formada e esses vídeos ajudam muito. Acredito que para todos iniciantes exista essa insegurança, o que fazer, o que falar como colocar em prática todo conhecimento adquirido.
Vídeo ótimo! Conteúdo muito elucidado, voz e dicção agradáveis, iluminação impecável e acima de tudo, calma. Assim que eu gostaria que minhas análises deveriam ter sido iniciadas. Os encontros preliminares são tão importantes quanto a maneira como esse vídeo foi feito! Parabéns Alexandre.
Gosto de suas explanações Alexandre Simões. Sou psicanalista, novo na clínica e claro, pouco receoso. Com suas considerações busco refrescar sempre mais as teorias e unir isso à prática. Este seu canal é muito interessante e por demais indispensável.
Olá, Evson! Fico contente ao saber que os vídeos lhe têm sido úteis e que, assim, podem também lhe auxiliar em sua relação com a Psicanálise. Espero que seus passos iniciais possam lhe trazer consequências duradouras e que se desdobrem em não só em passos, mas em um caminho! Abç.
Bom dia, sou psicóloga a alguns anos e estudo psicanálise. Adoro seus vídeos pois existem muitos profissionais que fazem vídeos sem conteúdo. Você é extremamente didático e transmite efetivamente muito conhecimento. Obrigada!
Você fala tanto para o analista quando para o paciente. Eu gostei muito Alexandre. Vai de encontro com alguns dos meus atravessamentos. Estou no final da graduação e pela primeira vez iniciei a análise (até então fazia terapia em outra abordagem). Seus vídeos me clarificam tanto quanto acadêmica de psicologia como quanto paciente. Abraços!
Boa noite Alexandre Simões. Sou aluno iniciante de psicanálise; acabei descobrindo-lhe e estou gostando de seus vídeos. Esse curso é a distância pela clínica psicanálise,São Paulo, e seus vídeos são excelentes, muito obrigado.
Perfeito Alexandre Simões, reconheço em sua explanação o mundo psíquico do analista e do analisando, plenamente bem situados no que se refere a anaminésia preliminar de uma análise e, as estruturas estabelecidas no início de uma da mesma quanto ao trabalho futuro a se realizar em conjunto. Gostei muito. Obrigado.
Olá! Muito bom o vídeo, esclarece bem e fala muito bem, o Dr. Alexandre. Emprego correto do português e muita fluência e conhecimento ao se colocar. Parabéns!!
Estudo psicanálise de uma forma autodidata, tenho as obras completas de Freud. Seus videos são muitos didáticos, ótimos, me ajuda muito. Muito obrigado pelos seus videos.
Não é possível estudar psicanálise "autodidata" já que antes de fazer um curso de psicanálise é OBRIGATÓRIO uma análise por um psicanalista experiente para analisar você. Estudar psicanálise por hobby se chama coach e não psicanálise.
ChromeOS Brasil Não necessariamente antes. Pode ser durante, visto que a psicanálise se apóia num tripé. Entendo que a pessoa quis dizer que gosta, lê e se informa sobre a Psicanálise. Isso é bom.
Fantástico....Estou iniciando meu estágio de intervenção em psicologia, com enfase em psicanálise, e busquei material, que me posicione melhor....este vídeo, não poderia se melhor.....Muito obrigada Alexandre!!!! Vou indica-los aos meus colegas....Parabéns pela iniciativa....Precisamos de mais profissionais assim....Espero, em minha profissionalização poder colaborar também com meus colegas....Vejo como é importante.....Sucesso....Abraços
Kely2830 Cara Kely, fico contente em saber que os argumentos apresentados no vídeo foram úteis para você. Trata-se de um recorte, que tentei desenvolver, tendo de necessariamente deixar alguns outros pontos que também são importantes de fora. Mas, espero ter conseguido expor os elementos imprescindíveis para se localizar este momento tão importante da análise. Desejo-lhe ótimos frutos em seu estágio. Abç!
Oi doutor! Descobri hj o seu canal, e achei de grande valia as suas colocações! Quero acompanhar todos os seus vídeos! Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!
Muito bom. A forma como o senhor organiza a sua fala torna tudo muito ilustrativo. Sou formado em Psicologia e desejo atuar na clínica como psicanalista, e as suas exposições me estão sendo bastante elucidativas.
Há pouco mais de um ano comecei a me interessar por Psicanálise e iniciei a leitura de livros mas encontrei dificuldades com a terminologia. Sua didática e os temas abordados estão sendo um estímulo a retomada das leituras que interrompi. Grato.
Assisti um vídeo seu e gostei tanto que assisti vários, um atrás do outro. Parabéns pelo trabalho e por esclarecer a forma como a psicanálise funciona! Gostei muito! Sucesso!
Pode me explicar por favor como é feita a análise? Estou um trabalho que não consigo desenvolver O que está faltando no trabalho • Desenvolver como é feita a análise • falar sobre a associação livre • atenção flutuante • contrato Me ajudem por favor essas perguntas precisa estar em uma entrevista para um psicanalista
Caro Dr. Alexandre ficou bem claro para mim a questão do analista enquanto alguém que pode perfeitamente se transmutar em outro em relação a duas estâncias ou momentos da análise. Tive esta experiência de forma singular: Comentei com amigo que estava fazendo psicanálise que minha terapeuta, por ser dia de meu aniversário, havia ido comigo após a sessão à uma doceria e comemos duas fatias de bolo de chocolate. Ele então disse, e até rimos: Isto não é uma analista é uma fada. Regressando ao consultório narrei o acontecido a ela que com seriedade afirmou: Fale para ele que a fada pode perfeitamente se tornar bruxa. Deveras vivência mais de um momento em que ela se apresentava perante mim como que revestida de determinada "roupagem" impondo diferença tão profunda de situações que me assombrava. Agora voltando ao incio sobre as quatro fases, a fala do paciente, a anaminese e ponderando as "transferências e transformações", ao paciente filtrar o resultado do processo ele conseguiria chegar ao ponto de, revelar-se lançando como que um monólito de encontro ao psicanalista uma confissão da ordem de admitir-se um psicopata em potencial devido a uma mania. Como a cleptomania por exemplo alegando-se capaz de matar como um serial Killer aqueles os quais foram vítimas de seu roubo, pelo peso insuportável da culpa e medo de ser preso pelos roubos? De minha parte acredito isso possível não só na cleptomania como em outro processo compulsivo incidente mecanicista de delitos. Fica-me a pergunta, como agiria o psicnalista na continuidade da psicanálise. Qual rota de tratamento se delinearia? Confesso que por vezes na minha cleptomania pensei em armar-se e assinar vítimas de meus roubos. Hoje isto é superado.
Para além do conteúdo que me parece sensato, quero realçar o português que em todos os videos do autor é perfeito. Nunca vi um português com sotaque brasileiro tão bem falado e cuidado. Parabéns...
Liane Cabral fiz só uma observação porque, aqui, num canal de psicanálise, é importante entender o papel da linguística... entender um pouco de cultura e etc. não me senti provocada por você. Mas, pelo visto, você se sentiu provocada pelo meu comentário. Está levando a sério demais! Rs
Liane Cabral estude Lacan. Ele aborda muito a linguística como constituinte conceitual na psicanálise. Mas se formos pensar por aqui mesmo, a linguagem construiu estruturas da mente, só para vc fzr ideia da importância.
Muito interessante seus vídeos e bem esclarecedores. Eu vejo a terapia muito pelo lado de se falar dos seus problemas, de buscar respostas em suas atitudes, enquanto a analise me parece algo mais profundo, que faz talvez eliminar seus " monstros" internos. Eu ando querendo entender mais sobre meu próprio conhecimento pessoal e interno, conflitos do dia-a-dia, você acha que seria mais adequado uma analise ou terapia? Desde ja agradeço Dr. videos maravilhosos. Abrç.
Oi Dr. Alexandre, primeiramente parabéns pelos vídeos, sou estudante de Psicologia do INESP, mas não tive aula com você, somente com sua esposa. Se possível gostaria de ver um vídeo sobre diagnóstico diferencial entre neurose e psicose. Obrigada!
Olá pode me tirar uma dúvida? Eu queria saber se existe mais tipos de pensamentos fora (conciente/ subconsciente/ inconsciente) e se existe, como se chama os terapeutas, ex. (Conciente-psicologo, subconsciente-hipnologo, inconsciente-psicanalista) e os outros?
O início da análise se dá naturalmente sem entrar direto nela . Deixando o paciente a vontade pra ele iniciar de acordo com sua expectativa e necessidade. Ele sabe o o que foi buscar no consultório. A partir da sua fala vamos desvendando seus medos traumas e decepções. Estou cursando ainda mais essa parte eu essimilei bem. Tudo no início deve ser espontâneo e leve. Assim como entramos no mar. Aos poucos
Boa explicação! Sou estudante de Psicologia e vim ver esse vídeo por sugestão da minha professora de Psicologia Clínica para o trabalho de curso.👏❤️
Olá Dr.. obrigado sem palavras
Sou Eva, estou no nono período de psicologia, encontrei seus vídeos hoje estou bastante alegre, pós é de grande valia seus ensinamentos
Ótimo vídeo!! Gratidão!!
Excelente o vídeo. Vou assistir a todos.🌷
Gratidão muito bom !
Gostei bastante
Disciplina da ORAÇÃO é o maior aprendizado de se fazer análise, p resultado é surpreendente, e cheio de GRAÇA.❤
Antes mesmo de saber o que é psicanálise eu já usava esta estratégia de falar sobre mim para criar uma empatia e extrair a mesma informação da outra pessoa porém com muito mais detalhes.
Situações, opiniões, traços de personalidade... Essa são as informações que eu consigo obter.
Lembrando que o ser humano gosta de participar, votar, dar sua opinião, reclamar, discordar. São participações naturais e culturais.
Basta saber lidar com cada pessoa.
Obrigado pelo vídeo.
tambem acho
Olá, Doutor. Sou estudante de psicanálise e só agora descobri seus vídeos. Sinto que irão contribuir muito com minha formação, pois são bastante esclarecedores. Vou ver todos, sem dúvida.
+Eliana Carvalho Olá, Eliana! Fico contente ao saber desta interlocução entre sua formação e os vídeos. Vamos mantendo a nossa interlocução. Abç.!
Olá, concluiu o curso? Estou iniciando e queria orientações, Eliana.
@@homemsigma.brasil você pode me ajudar?
@@mariaanjo.7799 oi, vc conseguiu a ajuda que precisava ?
Também sou estudante de psicologia e faço parte de grupo de estudos em psicanálise na faculdade. Os vídeos do canal são ótimos!
Muito esclarecedor🙏
Ótimo vídeo!!!!
Muito esclarecedor!!! Muito obrigado por se dispor a ensinar de uma maneira tão clara!!!
Olá Dr.Alexandre! Me formei recentemente como Psicóloga e durante meu período de estágio atuei na área clínica utilizando a Psicanálise e pude perceber q na pratica essa abordagem é ainda mais fantástica! Parabéns pelas excelentes explicações sobre essa temática , pois considero de grande valia principalmente para os novos psicanalistas ... Forte abraço!!!
Mel Souza Olá, Mel Souza! É com satisfação que recebo seu retorno. Vamos mantendo a nossa interlocução. Abç.!
Mércia Souza passa o whts
ola Doutor sou estudante de psicanalise,ja esta clareando muito sobre suas teses.
António Pimenta,Santa Luzia MG.
Uma palestra melhor que a outra. Passo o dia inteiro e não canso. Principalmente quando ele fala dos problemas psíquicos. Parabéns 🎉Dr.
Excelente profissional
Que profissional excelente, didática incrível. Sou Assistente-Social e Teóloga, cursando psicanálise, amando seus videos.
Sou estudante de psicanálise es Ti no comecinho. Seus vídeos são muito bom bem esclaleridos é exatamente o que eu procurava. Onrigada
Alexandre, eu amo seus vídeos. Quando que vc vai fazer uma live?
Deixo aqui meus agradecimentos pela CONTRIBUIÇÃO e ELUCIDAÇÃO que o Sr., Alexandre, tem proporcionado a mim e certamente àquelas pessoas que também acompanham seu trabalho neste canal de compartilhamento de conhecimento.
Gostei imensamente do vídeo.👏👏👏👏
Boa tarde gostei muito desse video sobre como se inicia uma analise obrigada.
Grato por existir e se dispor a fazer estes vídeos. Somente esta semana tomei conhecimento deles e estou assistindo um a um com todo cuidado e atenção. O senhor está lavando a minha alma. Eu explico por que: antigamente eu tinha muitos problemas. Em 1983, eu trabalhava concursado em uma empresa de economia mista e não conseguia me entender. Ai, procurei por um famoso psicanalista em Porto Alegre. Não sei porque ele era famoso. O que sei é que já na primeira sessão ele me tratou como se eu fosse um estúpido. Eu era piloto de avião e sentia uma nostalgia, um vazio interior, toda vez que a aeronave decolava ou aterrizava e eu me sentia muito mal, pois me vinham pensamentos muito ruins durante o vôo. Ai, na primeira sessão, o mencionado começou a me atacar, a me chamar de louco, a questionar minha profissão e, enfim, tacitamente me expulsou do consultório, quando comecei a lhe colocar meus problemas. Por fim, ele perguntou quantas vezes por semana eu transava. Eu disse que não tinha namorada e ele me mandou procurar um prostíbulo. No final da sessão, eu perguntei quando eu deveria voltar e ele me respondeu grosseiramente: "volta se tu quiser, eu não procuro paciente como tu". Eu saí de lá decidido: encerrei minha carreira de piloto, pedi demissão do emprego e fui fazer outra coisa. Nunca mais procurei um psicanalista. Agora, depois que todos aqueles problemas se dissiparam com o tempo, tive a graça/merecimento de me encontrar com seus vídeos. Graças a Deus pelo seu trabalho esclarecedor, profundamente humano, didático e educado. Quero continuar assistindo seus vídeos e lavando minha alma com suas belíssimas, claras e respeitosas explicações.
Caro Afranyo, obrigado pelo seu cuidadoso e detalhado retorno! Fico muito satisfeito ao saber da interlocução de meus vídeos com o seu percurso. Vamos avante! Se desejar ficar sempre à par dos seminários ou cursos que estarei oferecendo, basta me enviar seu contato por meio de meu Whatsapp profissional: 37 99902-9230. Abc!
É admirável o respeito, sem dúvida houve um erro por parte desse seu encontro com esse analista .
E
A diferença entregue o conhecimento e o Amor ao que se faz, resulta em profissionais estúpidos assim.
Gratidão! 🌻🙏🏼
Um prazer te encontrar,estarei entrando no estágio e muito me será útil os seus vídeos! Obrigada
Olá dr, o vídeo foi muito esclarecedor. Sou psicanalista. Obrigada
Você fala de uma forma muito didática, facilitando a compreensão de quem assiste! Parabéns! Tentei ver vídeos a respeito de psicanálise em outros canais do RUclips e senti muita dificuldade em entender o que se falava... obrigada!
É verdade Camila. Eu senti absolutamente a mesma coisa!
Estou gostando bastante dos vídeos. Sou estudante de psicologia, e tenho me direcionado para a psicanálise. Excelente aprendizado!
Oi felipe, você já se formou?
@@mfn2475 não! Ele é estudante
@@dezio419 Ele fez comentário há 5 anos, Provavelmente já está formado.
Ótima explicação!
Muito bom.. Sou psicóloga e amo a psicanálise!
Olá, Dani! Muito obrigado pelo seu retorno. Fico satisfeito ao saber da interlocução dos vídeos com o seu percurso. Abç.!
@@alexandresimoespsicanalistanu nu nu
Oi, Sr. Alexandre, descobri seu canal hoje. Seus vídeos contribuirão muito para meu aprendizado, pois estou fazendo curso de Psicanálise! Gostei muito da forma como usa a palavra com tranquilidade, objetividade, sendo simples, porém técnico e claro! Muito obrigado pelo carinho de suas explicações!
Parabéns por esclarecer tão bem em pouco tempo um assunto tão amplo👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Muito bom
Gratidão ! Amo a psicanalise.
Por favor, fale do paciente de difícil acesso.
Muito boa explicação, sou estudante de Psicanálise e preciso muito de aprender, e eu soube que até quando somos formados, ainda temos que aprender muito, abraço
Aldemir bom dia , vc faz o curso online ou presencial , vc poderia indicar um que seja sério
@@luizhenriquesalucci9776 quando achar me avisa por favor.
Sou recém formada e esses vídeos ajudam muito. Acredito que para todos iniciantes exista essa insegurança, o que fazer, o que falar como colocar em prática todo conhecimento adquirido.
Verdade. Estou bem perdida
Vídeo ótimo! Conteúdo muito elucidado, voz e dicção agradáveis, iluminação impecável e acima de tudo, calma. Assim que eu gostaria que minhas análises deveriam ter sido iniciadas. Os encontros preliminares são tão importantes quanto a maneira como esse vídeo foi feito! Parabéns Alexandre.
Sou estudante da psicanálise e de psicologia e adorei seus videos. Parabéns!
Gosto de suas explanações Alexandre Simões. Sou psicanalista, novo na clínica e claro, pouco receoso. Com suas considerações busco refrescar sempre mais as teorias e unir isso à prática. Este seu canal é muito interessante e por demais indispensável.
Olá, Evson! Fico contente ao saber que os vídeos lhe têm sido úteis e que, assim, podem também lhe auxiliar em sua relação com a Psicanálise. Espero que seus passos iniciais possam lhe trazer consequências duradouras e que se desdobrem em não só em passos, mas em um caminho! Abç.
Professor você é de+. Assisti-lo é como se estivesse dando uma aula particular.
Parabéns pela sua postura, didática e apresentação.
Concordo em grau e gênero!
Bom dia, sou psicóloga a alguns anos e estudo psicanálise. Adoro seus vídeos pois existem muitos profissionais que fazem vídeos sem conteúdo. Você é extremamente didático e transmite efetivamente muito conhecimento. Obrigada!
ótimo vídeo
Sou estudante de psicanálise e agradeço muito seus vídeos, ganhou mais uma seguidora! Obrigada!
Vou fazer um curso de psicanálise e estou buscando todas as infos possíveis.Já me inscrevi aqui e vou continuar acmpanhando os vídeos.
Meu Deus que homem mais lindooooo
Você fala tanto para o analista quando para o paciente. Eu gostei muito Alexandre. Vai de encontro com alguns dos meus atravessamentos. Estou no final da graduação e pela primeira vez iniciei a análise (até então fazia terapia em outra abordagem). Seus vídeos me clarificam tanto quanto acadêmica de psicologia como quanto paciente. Abraços!
Gilma Godinho
Parabéns Alexandre , muito bom.
Maravilhoso!
Boa noite Alexandre Simões. Sou aluno iniciante de psicanálise; acabei descobrindo-lhe e estou gostando de seus vídeos. Esse curso é a distância pela clínica psicanálise,São Paulo, e seus vídeos são excelentes, muito obrigado.
Olá Eduardo Moura Lima tudo bom? Tb comecei a fazer por essa mesma escola, o que vc está achando desse curso?
Olá Eduardo, tudo bem? Estou querendo começar estudar nessa escola. O que vc achou do curso?
Muito bom! 👍👍👍
Obrigado pela breve aula.
Maravilhoso! Sou apaixonada pela psicanálise, muito embora, não seja a minha atuação em psicoterapia.
Esse é o pior. Só quer o seu dinheiro.
E qual é tua atuação?
Boa tarde
Obrigado pelo excelente video Dr.Alexandre.
Perfeito Alexandre Simões, reconheço em sua explanação o mundo psíquico do analista e do analisando, plenamente bem situados no que se refere a anaminésia preliminar de uma análise e, as estruturas estabelecidas no início de uma da mesma quanto ao trabalho futuro a se realizar em conjunto. Gostei muito. Obrigado.
Muito bom colega! também sou Psicanalista e suas explicações são bem didáticas.
Olá! Muito bom o vídeo, esclarece bem e fala muito bem, o Dr. Alexandre. Emprego correto do português e muita fluência e conhecimento ao se colocar. Parabéns!!
Que explicação maravilhosa!
Excelente
Excelente video! Belíssima explicação sobre as entrevistas preliminares e seus desdobramentos!
Estudo psicanálise de uma forma autodidata, tenho as obras completas de Freud. Seus videos são muitos didáticos, ótimos, me ajuda muito. Muito obrigado pelos seus videos.
Não é possível estudar psicanálise "autodidata" já que antes de fazer um curso de psicanálise é OBRIGATÓRIO uma análise por um psicanalista experiente para analisar você. Estudar psicanálise por hobby se chama coach e não psicanálise.
ChromeOS Brasil Não necessariamente antes. Pode ser durante, visto que a psicanálise se apóia num tripé.
Entendo que a pessoa quis dizer que gosta, lê e se informa sobre a Psicanálise. Isso é bom.
Fantástico....Estou iniciando meu estágio de intervenção em psicologia, com enfase em psicanálise, e busquei material, que me posicione melhor....este vídeo, não poderia se melhor.....Muito obrigada Alexandre!!!! Vou indica-los aos meus colegas....Parabéns pela iniciativa....Precisamos de mais profissionais assim....Espero, em minha profissionalização poder colaborar também com meus colegas....Vejo como é importante.....Sucesso....Abraços
Kely2830 Cara Kely, fico contente em saber que os argumentos apresentados no vídeo foram úteis para você. Trata-se de um recorte, que tentei desenvolver, tendo de necessariamente deixar alguns outros pontos que também são importantes de fora. Mas, espero ter conseguido expor os elementos imprescindíveis para se localizar este momento tão importante da análise. Desejo-lhe ótimos frutos em seu estágio. Abç!
Tenho vontade de fazer análise. Muito bom esse vídeo!
Muito obrigada mais uma vez.
bom bom este vídeo, sou analista já a alguns anos e gostei de seus videos meu amigo Dr. Alexandre Simões...
Sou apaixonada pela psicanálise e amoooo estudar sempre.... Obr. pela exelente contribuição
Parabéns 🍾 vc explica muito bem! Bem claro e didático
Oi doutor! Descobri hj o seu canal, e achei de grande valia as suas colocações! Quero acompanhar todos os seus vídeos!
Obrigada por compartilhar conosco seu conhecimento!
Muito bom. A forma como o senhor organiza a sua fala torna tudo muito ilustrativo. Sou formado em Psicologia e desejo atuar na clínica como psicanalista, e as suas exposições me estão sendo bastante elucidativas.
Uma aula espetacular. Muito obrigado!
muito bom. Está sendo muito útil nas minhas pesquisas e trabalho.
Há pouco mais de um ano comecei a me interessar por Psicanálise e iniciei a leitura de livros mas encontrei dificuldades com a terminologia. Sua didática e os temas abordados estão sendo um estímulo a retomada das leituras que interrompi. Grato.
Assisti um vídeo seu e gostei tanto que assisti vários, um atrás do outro.
Parabéns pelo trabalho e por esclarecer a forma como a psicanálise funciona!
Gostei muito!
Sucesso!
+Dioney Ramos Prezado Dioney, obrigado pelo seu gentil retorno. Abç.!
Pode me explicar por favor como é feita a análise? Estou um trabalho que não consigo desenvolver O que está faltando no trabalho
• Desenvolver como é feita a análise
• falar sobre a associação livre
• atenção flutuante
• contrato
Me ajudem por favor essas perguntas precisa estar em uma entrevista para um psicanalista
Formada há 32 anos, ainda aprendendo e muito! há grupos de estudos ofertados por você?
Bom hein. Muito bom.
Arrasou! ❣️
Alexandre, adoro seus videos.. Bom podia fazer um vídeo falando sobre clarificação, interpretação etc..técnicas de atendimento
Dr.você e muito lindo. e seu ensino e muito bom, eu gosto muito
gostei muito desse canal é bem esclarecedor. Faço psicologia e ainda tenho curiosidades em psicanálise.
Olá, Wandina! Obrigado pelo seu retorno. Abç.!
***** Não sei se vou atuar com psicanálise ainda, mas com certeza vou colher muito de suas informações, pois considerei muito validas.
DR ESTOU ESTUDANDO PSICANALISE E GOSTO MUITO DE ESTUDAR SEU ENSINO AJUDA MUITO>
Boa noite Dr. Alexandre, interessante seus vídeos.
Comecei a análise a pouco tempo. E às vezes, me sinto perdida. Falo aleatoriamente.
Muito esclarecedor parabéns.
Ameeeeiiiiiii!!! Obrigada!!! Continue publicando, é de excelente ajuda para nós, estudantes! ;)
Muito esclarecedor o trabalho, que eu ouvi. (3) vídeos. Ouvirei outros, certamente. Obrigada, Doutor.
+Analia S Monteiro Olá, Analia, grato pelo seu retorno. Vamos mantendo a interlocução. Abç.!
Sim, obrigada. Gostaria de maiores esclarecimentos, sobre "Transferência ", e "Amor Transferencial", em casos como " Ana O", entre outros. Obrigada.
Adorei seus vídeos, parabéns!
Caro Dr. Alexandre ficou bem claro para mim a questão do analista enquanto alguém que pode perfeitamente se transmutar em outro em relação a duas estâncias ou momentos da análise. Tive esta experiência de forma singular: Comentei com amigo que estava fazendo psicanálise que minha terapeuta, por ser dia de meu aniversário, havia ido comigo após a sessão à uma doceria e comemos duas fatias de bolo de chocolate. Ele então disse, e até rimos: Isto não é uma analista é uma fada. Regressando ao consultório narrei o acontecido a ela que com seriedade afirmou: Fale para ele que a fada pode perfeitamente se tornar bruxa. Deveras vivência mais de um momento em que ela se apresentava perante mim como que revestida de determinada "roupagem" impondo diferença tão profunda de situações que me assombrava. Agora voltando ao incio sobre as quatro fases, a fala do paciente, a anaminese e ponderando as "transferências e transformações", ao paciente filtrar o resultado do processo ele conseguiria chegar ao ponto de, revelar-se lançando como que um monólito de encontro ao psicanalista uma confissão da ordem de admitir-se um psicopata em potencial devido a uma mania. Como a cleptomania por exemplo alegando-se capaz de matar como um serial Killer aqueles os quais foram vítimas de seu roubo, pelo peso insuportável da culpa e medo de ser preso pelos roubos? De minha parte acredito isso possível não só na cleptomania como em outro processo compulsivo incidente mecanicista de delitos. Fica-me a pergunta, como agiria o psicnalista na continuidade da psicanálise. Qual rota de tratamento se delinearia? Confesso que por vezes na minha cleptomania pensei em armar-se e assinar vítimas de meus roubos. Hoje isto é superado.
P.S. Disse armar-me contra as vítimas de meus roubos, porém o conflito vivido foi na verdade em relação a um só dos casos.
Perfeito sua linguagem.
Para além do conteúdo que me parece sensato, quero realçar o português que em todos os videos do autor é perfeito.
Nunca vi um português com sotaque brasileiro tão bem falado e cuidado. Parabéns...
Edgar Correia cuidado com o preconceito linguístico. O português brasileiro não é, precisamente, o português de Portugal.
@@nathaliaaires6246 pense o que seria preconceito na sua cabeça.
Liane Cabral não é questão de opinião.
Liane Cabral fiz só uma observação porque, aqui, num canal de psicanálise, é importante entender o papel da linguística... entender um pouco de cultura e etc. não me senti provocada por você. Mas, pelo visto, você se sentiu provocada pelo meu comentário. Está levando a sério demais! Rs
Liane Cabral estude Lacan. Ele aborda muito a linguística como constituinte conceitual na psicanálise. Mas se formos pensar por aqui mesmo, a linguagem construiu estruturas da mente, só para vc fzr ideia da importância.
Adorei a apresentação...parabéns...
Muito interessante seus vídeos e bem esclarecedores. Eu vejo a terapia muito pelo lado de se falar dos seus problemas, de buscar respostas em suas atitudes, enquanto a analise me parece algo mais profundo, que faz talvez eliminar seus " monstros" internos. Eu ando querendo entender mais sobre meu próprio conhecimento pessoal e interno, conflitos do dia-a-dia, você acha que seria mais adequado uma analise ou terapia? Desde ja agradeço Dr. videos maravilhosos. Abrç.
Dr, porque as pessoas têm medo de fazer terapia?
Excelente exposição, parabéns!
Muito esclarecedor.
Oi Dr. Alexandre, primeiramente parabéns pelos vídeos, sou estudante de Psicologia do INESP, mas não tive aula com você, somente com sua esposa. Se possível gostaria de ver um vídeo sobre diagnóstico diferencial entre neurose e psicose. Obrigada!
Olá, Talita! Boa sugestão. Mais adiante, pensarei em um vídeo com este tema. Obrigado! Abç.
Olá pode me tirar uma dúvida? Eu queria saber se existe mais tipos de pensamentos fora (conciente/ subconsciente/ inconsciente) e se existe, como se chama os terapeutas, ex. (Conciente-psicologo, subconsciente-hipnologo, inconsciente-psicanalista) e os outros?
Que homem! Perfeito