História de Major Izidoro - Alagoas

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 окт 2024

Комментарии •

  • @lucash.vitorino7933
    @lucash.vitorino7933 3 года назад

    Fiquei bastante feliz com a reportagem, apesar de isidorense nato, havia várias informações que não tinha conhecimento. Show de bola!

  • @AdelsonSantos-c1q
    @AdelsonSantos-c1q 8 месяцев назад +2

    Vir aqui depois do story de camilo

  • @claudialinne
    @claudialinne 5 лет назад +7

    Para os izidorenses mais jovens e para pessoas de fora que hoje moram no município de Major Izidoro e não conhecem a centenária história da nossa cidade e a verdadeira história de Major Izidoro/AL.
    Em meados de 1910, um abastado fazendeiro de família nobre de Bom Conselho/PE (descendente de Ângelo Tomás do Amaral, que era filho do professor e jornalista Antônio José do Amaral, o qual exerceu diversos cargos públicos no Rio de Janeiro. Foi deputado geral pelo Amazonas. Foi presidente das províncias do Amazonas, em 1857, em Alagoas, de 1857 a 1859, e Pará, de 8 de agosto de 1860 a 4 de maio de 1861. Escreveu na Folha da Tarde do Rio de Janeiro, entre 1869 e 1872. Foi agraciado comendador da Imperial Ordem de Cristo e da Ordem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa), Major Antônio Amaral, patenteado Major, pelo governo de Pernambuco, com intensão de investir no Sertão de Alagoas, encantou-se com as terras do semi agreste alagoano, precisamente, Sertãozinho, tanto que decidiu comprar a Fazenda Brás e, no povoado Sertãozinho, construiu um sobrado para residir com sua família no local onde funcionou a boate “O Casarão”, hoje funciona a Loja Célia Elétron, na Rua Sargento Benevides Montes. Comprou ainda as terras em frente e ali construiu um vapor de algodão (era o nome dado, na época, a usina de beneficiamento de algodão), este foi o marco inicial para o crescimento e desenvolvimento de Sertãozinho. Construiu também o Cemitério São Vicente.
    Entre os filhos de Major Amaral, um deles, Demuriês Amaral, manifestou vocação sacerdotal e desejo de se tornar padre, seu pai o enviou para estudar Teologia, em Roma, na Itália e lá se ordenou Padre. Em uma de suas viagens de férias, seu pai recebeu recado de Lampião, que estava na Fazenda Brás e que, se o Major Amaral não mandasse determinada quantia em dinheiro, o mesmo entraria em Sertãozinho e a saquearia deixando um rastro de sangue no povoado, preocupado com a situação, o Major Amaral, homem pacífico, providenciou a alta soma em dinheiro, pedida por Lampião e o seminarista Demuriês, logo se prontificou em levar ao cangaceiro para que este não fizesse perecer a população de Sertãozinho. Assim, Sertãozinho prosseguiu sua história em paz, respeitando e admirando a família Amaral.
    Após ordenar-se Padre, em Roma, Demuriês voltou para Sertãozinho e foi nomeado padre na paróquia de Mata Grande/AL. Anos depois, apaixonou-se por uma donzela da família Malta, D. Lourdes Malta e, deixando o celibato, com ela casou-se e foi nomeado Juiz de Direito daquela comarca, até aposentar-se. Dentre seus filhos, nasceu José Jorge Malta Amaral, o qual foi Prefeito de Mata Grande e Cezar Malta Amaral, o qual foi eleito Prefeito em Mata Grande e também Deputado Estadual.
    Avançado da idade, o Major Amaral, no ano de 1928, mandou buscar seu sobrinho, Leopoldo Tíndaro da Amaral, um jovem próspero que morava em Correntes/PE, para que este comprasse a Fazenda Brás, o negócio foi feito, o Major Amaral retornou para Bom Conselho com a família e, seu sobrinho Leopoldo Amaral, veio morar em Sertãozinho com sua esposa D. Liberalina Guedes do Amaral (D. Bela) e os filhos: Sílvio Guedes do Amaral, Mair Guedes do Amaral, Edon Guedes do Amaral, Iracy Guedes do Amaral e Emídia Guedes do Amaral. Os filhos, José Luís Guedes do Amaral, Vanildo Guedes do Amaral e Antônio Guedes do Amaral são filhos nasceram nas terras de Sertãozinho, precisamente na Fazenda Brás.
    Em Pernambuco, na centenária Olinda, foi eleito Prefeito, o advogado Dr. José Arnaldo Amaral e, na cidade de Correntes o prefeito Ronaldo Amaral que, em sua posse, em 1.º de janeiro de 2005, celebrou 100 anos que seu bisavô Calombé Amaral, irmão do Major Amaral e tio de Leopoldo Amaral, tomou posse como primeiro prefeito de Correntes/PE.
    O Coronel Leopoldo Amaral, gostando das terras de Sertãozinho, anos depois incentivou seu irmão, Luís Alapenha do Amaral, para vir aqui também investir, o qual aceitou o convite de bom grado e nesta terra também veio morar.
    Leopoldo Amaral herdou as amizades influentes do tio (Major Amaral) e recebeu a patente de Coronel, sua casa sempre frequentada pelos grandes e ilustres políticos da época, os saudosos, Campos Teixeira, Lamenha Filho, Silvestre Péricles de Góis Monteiro, Aloísio Nonô, Rui Palmeira e Arnon de Melo dentre outros.
    Com sua influência política, lutou para que o povoado de Sertãozinho se elevasse a categoria de Município e, em 1949 foi concedida a emancipação, desmembrando Sertãozinho dos municípios de Batalha, Santana do Ipanema e Palmeira dos Índios. Após a emancipação, o Coronel Leopoldo Amaral indicou como prefeito interino um próspero jovem que nesta terra residia, Agenor Vieira Lima.
    Chegada às eleições, o Coronel Leopoldo precisava apresentar e apoiar um candidato a prefeito e apresentou seu irmão Luís Alapenha do Amaral, o qual saiu vitorioso e foi o primeiro Prefeito eleito pelo povo. O recém-prefeito Luís Amaral, para homenagear o primeiro morador de Sertãozinho, o Sr. Izidoro da Rocha, deu o nome da recém-nascida cidade, Major Izidoro.
    Anos mais tarde, o filho do Coronel Leopoldo, Mair Amaral casou-se com uma elegante dama da família Rodrigues, D. Adelina Rodrigues e decidiu ir morar em Batalha/AL, seu pai, com sua força politica, prestigio e influência, rompia as fronteiras de Major Izidoro e elegeu Mair Amaral prefeito da cidade de Batalha/AL. Em 1953, Mair Amaral realizou a 1.ª Exposição de Vaca Leiteira em sua Fazenda Boa Vista, naquele município, com a presença de várias autoridades estaduais como governador, senadores e deputados federais e estaduais bem como vários prefeitos, contou ainda com autoridades de outros estados. Foi o único prefeito que conseguiu trazer 09 Ministros para Exposição de Batalha, Construiu a antiga Santa Maria (CAMILA), trouxe o Banco do Nordeste, Banco do Brasil. Doou os terrenos para construção da Maternidade e para o Hospital de Batalha. Por falta de recursos públicos, emprestou ao Estado de Alagoas dinheiro para concluir a enorme ponte de Batalha. Para sua surpresa, foi publicado na antiga Revista Cruzeiro, que o fazendeiro Mair Amaral era o maior fornecedor de leite individual do mundo (morreu como o maior fornecedor de leite individual da América Latina). Anos mais tarde Mair Amaral apoiou e elegeu seu genro, Dr. João Batista (pai de Mozart Amaral), como prefeito de Arapiraca/AL e seu filho Leopoldo Tíndaro do Amaral Neto, como Prefeito de Batalha/AL.
    O Coronel Leopoldo colocou o filho Antônio Amaral para estudar na capital alagoana, onde lá conheceu a linda jovem Sônia Suruagy, por quem se apaixonou e com ela casou-se tendo 09 filhos. Juntamente com sua esposa formou-se em Direito e, como presente de formatura de seus pais ganhou a Fazenda Pilões. Assim, já casado, retornou para Major Izidoro, indo morar na Fazenda Pilões. Apoiado por seu pai, foi eleito prefeito de Major Izidoro, nascia alí o grande político Antônio Amaral, dois anos depois, entendendo que Major Izidoro precisava de maior força política para que sua população fosse mais beneficiada e para um maior desenvolvimento da cidade e da região, pelo excelente Prefeito que estava sendo, com o apoio de seu pai, da família, dos amigos e correligionários, foi eleito o mais jovem Deputado Estadual do país. Na eleição municipal seguinte apresentou e elegeu como prefeito, seu irmão caçula, Vanildo Amaral. Anos depois apoiou e elegeu sua irmã Emídia Guedes do Amaral (D. Dora) como Prefeita de Major Izidoro.

  • @ivofrancisco9660
    @ivofrancisco9660 8 месяцев назад +8

    Vim aqui depois dos storys de Camilo

  • @uzieloficial4651
    @uzieloficial4651 5 лет назад

    Nasci nesta linda pacata e Maravilhosa Cidade sou Nordestino de Major Isidoro Alagoas.linda a História da Minha Cidade Natal,hoje moro em Recanto Das Emas Brasília saudades ainda vou comprar umas terras ai

  • @josevaleriano8864
    @josevaleriano8864 5 лет назад +3

    Nossa que legal eu fiquei muitooh feliz e agradecido por ter conhecido ah história da cidade Major Izidoro Alagoas taah👏👏👏👏

  • @silvaniamoraes5650
    @silvaniamoraes5650 6 лет назад +7

    Moro em Cuiabá MT e meu primo mandou esse vídeo pra eu conhecer a história de nossa família, minha mãe nasceu em Major Izidoro e é da família Rocha, gostei muito de saber de nosso passado. obg Jackson Matias por postar

    • @rogeriocorrope2446
      @rogeriocorrope2446 5 лет назад +4

      Minha Maí também era dessa cidade q si chamava Sertãozinho ela era da familia rocha e foi para Recife hoje somos Pernambucano e tive o prazer d conhecer a cidade dos meus antepassados Peña q não conheci com minhã Mamai maior respeito pelos povo dessa cidade

    • @rocha7773
      @rocha7773 5 лет назад +4

      Eu sou um Rocha

    • @silvanamarinhomarinho2267
      @silvanamarinhomarinho2267 2 года назад +1

      Vcs são meus parentes. Moro em campo Grande ms. Meu nome é Silvana Marinho. Meu pai era Antonio marinho da rocha.

  • @carlos_aju38
    @carlos_aju38 Год назад +2

    Saudades do meu tio Silvio alves da Rocha...um senhor é uma lenda

  • @edivaniodasilvadefariasneg1844
    @edivaniodasilvadefariasneg1844 5 лет назад +3

    Meus parabéns pela postagem

  • @claudialinne
    @claudialinne 5 лет назад +2

    Dr. Antônio Amaral foi o 2.º Prefeito eleito de Major Izidoro, foi Deputado por 06 mandatos, foi governador e vice-governador do Estado, em exercício, foi Secretário Estadual de Administração, Presidente do IPASEAL, 1.º Secretário da Assembleia Legislativa, Promotor de Justiça da comarca de Major Izidoro. Foi o único Deputado, na época, que obteve votos em todos os municípios de Alagoas. Com seu prestígio político, indicou o Coronel Amaral, como Secretário de Segurança Pública do Estado, no governo Divaldo Suruagy. Elegeu ainda, seu filho Luciano Suruagy do Amaral, como Deputado Estadual, elegeu também, seu filho, Antônio Guedes do Amaral Filho (Tonico Amaral), como Prefeito de Major Izidoro. Em 2000, Antônio Amaral candidatou-se Prefeito em Major Izidoro, mas devido a um grave problema de saúde, retirou sua candidatura e apoiou sua esposa Dra. Sônia Suruagy do Amaral, a qual foi eleita Prefeita. Dra. Sônia Amaral, formada em Direito, foi Vice-prefeita de Major Izidoro, na época os votos eram contados em chapas separadas, e ela teve sua votação muito maior que a do prefeito, foi Procuradora do IPASEAL, era conhecida, como a “mãe da pobreza”, transformou sua casa, em Maceió, em ponto de apoio da população Izidorense, sempre de portas abertas, para quem precisava lá se hospedavam para fazerem tratamento de saúde e não se poupava em receber pessoas, até mesmo com doenças contagiosas, colocando em risco sua saúde, de seu esposo e de seus próprios filhos. Estas pessoas tinham toda assistência, desde um lugar a mesa e a dormida, como acompanhante e carro para deslocamento para médicos, hospitais e laboratórios e isto não era só em tempo de eleição não, quem do casal Antônio e Sônia Amaral precisou são testemunhas disso e não era com dinheiro público que faziam isso, era com recursos próprios, até porque faziam com ou sem mandato. Lamentavelmente, com apenas com 11 dias de sua posse como prefeita, Dra. Sônia Amaral, teve seu mandato frustrado por um trágico acidente que lamentávelmente, ceifou-lhe a vida.
    Dr. Antônio Amaral, infelizmente, faleceu em outubro do ano 2000. Dr. Antônio Amaral é o filho mais ilustre do município de Major Izidoro, deixou um legado de orgulho para toda família Amaral, passou sua vida inteira dedicada aos seus conterrâneos, não medindo esforços para bem servir a toda população, deixou de herança para os filhos apenas sua casa de Maceió e a fazenda Pilões, isto se chama honestidade, um exemplo a ser seguido, pois o que tinha não foi conquistado com recursos dos cofres públicos.
    Em 2008, o filho mais velho de Dr. Antônio Amaral, Dr. Ítalo Amaral, médico cirurgião, aclamado pela população, foi eleito prefeito de Major Izidoro por conterrâneos, amigos e correligionários do saudoso Antônio Amaral.
    Com seu prestígio, o saudoso Antônio Amaral, ajudou a eleger vários prefeitos e vereadores, não só na cidade de Major Izidoro, mas também nas cidades circunvizinhas, a exemplo de Olivença, Dois Riachos, Batalha, Cacimbinhas etc Beneficiou a população izidorense, contribuiu para o desenvolvimento desta terra, deu emprego no Município a muita gente, a grande maioria dos funcionários públicos estaduais de Major Izidoro foram empregados por ele, para que pudessem sobreviver e educar seus filhos, infelizmente muitos, hoje, cospe no prato que comeram.
    Amaral nesta terra chegou para investir e não para se usufruir! Chegou para contribuir, não para explorar e enriquecer as custas da população izidorense.

    • @manoelsoares2618
      @manoelsoares2618 3 года назад

      Boa noite meu amigos dé manoel Izidoro meu pai Anastácio que era morador dó povoado dé agreste dé baixo eu sou manoel soares

    • @manoelsoares2618
      @manoelsoares2618 3 года назад

      Mau pai Anastácio era eleitor dó deputado Antonio Amaral eu ainda votei nó deputado Luciano amaral

  • @ilzalima3980
    @ilzalima3980 5 лет назад +3

    Parabéns pela reportagem 👏👏👏foi muito bom ver imagens da cidade em que passei minha infância 😊

  • @marceloalexandredasilvasil4309
    @marceloalexandredasilvasil4309 2 года назад +1

    QUE. HISTORIA. MAIS. BONITA. SOU. DE. ESTRELA. DE. ALAGOAS. AL

  • @JoseAlves-gw5up
    @JoseAlves-gw5up 4 года назад +1

    Olá minha prima Jamile Rocha sou José Alves da Rocha Arapiraca Alagoas valeu

  • @ananerymachado
    @ananerymachado 2 года назад +1

    Meu tio é dessa cidade, eu vou mostrar esse vídeo pra ele. 😍

  • @julyanaferreira
    @julyanaferreira 5 лет назад +3

    minha terra ..Amooo

  • @JoseAlves-gw5up
    @JoseAlves-gw5up 4 года назад +1

    Olá gente eu sou José Alves da Rocha nasci aí em Major Izidoro moro em Arapiraca tá me dando uma saudade de tomar uma cachaça aí breve eu vou aí

  • @ElianePereira-dk6ef
    @ElianePereira-dk6ef 4 года назад +1

    Gente!!!!!, eu sou de Aracaju e ja fui ai em Major Izidoro, mais essa cidade é muito violenta ninguém sab quem é que mandar nessa cidade eu ouvir diser q até a porta da prefeitura foi quebrada com chutes

  • @claudialinne
    @claudialinne 5 лет назад +1

    Relação de algumas obras construídas ou conseguidas na gestão da família Amaral, em Major Izidoro, fora as obras em sítios e povoados:
    • Emancipação de Major Izidoro/Al
    • A verba de construção do cais foi conseguida pelo coronel Leopoldo Amaral na gestão interina do prefeito Agenor Vieira;
    • Construção da Prefeitura Municipal;
    • Grupo Escolar Constança de Góis Monteiro;
    • Prédio da Emater;
    • Praça Divaldo Suruagy;
    • Praça Padre Cícero;
    • Calçamento e asfalto em várias ruas da cidade;
    • Praça Leopoldo Amaral;
    • Grupo Escolar Luís Alapenha do Amaral;
    • Grupo Escolar Paulo Leite;
    • Conjunto Habitacional Sílvio Guedes do Amaral (COHAB);
    • Hospital Ezequias da Rocha;
    • Ampliação do Hospital Ezequias
    • Construção da Delegacia de Polícia;
    • Asfalto que liga Cacimbinhas/Major Izidoro/ Batalha
    • Entroncamento de Major Izidoro
    • Conjunto Habitacional no Alto do Cruzeiro
    • Galpão da farinha
    • Calçamento de todas as ruas por trás do clube Acre
    • Calçamento da Rua Antônio Wanderley
    • Energia Elétrica;
    • Água encanada;
    • Linha de Telefone;
    • A antiga TELASA;
    • Açougue Público.
    • Banco do Brasil, Antigo Banco do Estado de Alagoas/Produban
    • O Centro Educacional (CEMA) foi projeto da Prefeita Dora Amaral, que deixou a verba e a planta pronta, belíssima, a qual foi posteriormente modificada por seu sucessor;
    • Creche Sônia Suruagy do Amaral, no Alto do Cruzeiro;
    • Construção do Posto de Saúde Dr. José Hermínio Amaral Neto, no Alto do Cruzeiro;
    • Entrega de aproximadamente 100 cisternas e concluindo mais 900;
    • Passagem Molhada do Riacho dos Cavalos;
    • Reforma da Creche Mãe Linda, na Capelinha;
    • Posto de Saúde Dr. Getúlio Rocha;
    • Construção do Fórum Eleitoral;
    • Reforma do Açougue Público;
    • Calçamento de mais de 4.000m de calçamento na Rua São João;
    • Construção de casas populares na Puxinanã e na Bela Aurora;
    • Construção de 156 banheiros;
    • Reforma das praças dos povoados São Marcos e Capelinha;
    • Construção de quadra poliesportiva no Riachão dos Alexandres;
    • Aquisição de 03 ônibus escolares com apoio do Programa Caminho da Escola do Governo Federal;
    • Ampliação da Escola Sílvio Amaral no povoado Riachão dos Alexandres;
    • Ampliação da Escola Rita Ferreira de Souza, no povoado Lagoa dos Cágados;
    • Construção de mais uma sala de aula na Escola Antônio Ferreira de Brito e reativação de suas atividades;
    • Construção de 01 fossa séptica e um banheiro na Escola Vereador Ederlindo Tenório, em São Marcos;
    • Reforma e ampliação da Escola José Lopes Sobrinho, em Capelinha;
    • Sala de Leitura e informática, em Capelinha;
    • Quadra Esportiva, no Riachão dos Alexandres;
    • Quadra Esportiva, no povoado Pé de Serra;
    • Entrega de 198 módulos sanitários distribuídos no Bairro de Fátima, São Marcos e Nova Aparecida;
    •Aproximadamente 1000 barragens limpas e ampliadas, para pequenos produtores rural;
    • Aquisição de:
    1) 02 tratores e implementos agrícolas
    2) 01 retroescavadeira
    3) 01 caminhão pipa
    4) 01 caminhão compactado
    5) Distribuição de ovinos;
    6) Distribuição de sementes
    • Reforma da Escola Antônio Rodrigues, no povoado Paraíso;
    • Reforma das instalações do CEMA;
    • Reforma da Associação Comunitária do Riachão dos Alexandres, sendo implantado o Cinema Itinerante Municipal;
    • Galpão da Festa do Leite, em Capelinha;
    • Calçamento na Rua Dra. Lívia Pedrosa e nas Travessas Tributino Wanderley I e II, no bairro de Fátima;
    • Reforma da Escola Paulo Leite, no bairro de Fátima;
    • Projeto água para quem mais precisa no bairro de Fátima;
    • 600 agricultores recebendo garantia SAFRA R$ 680,00 para cada um;
    • Como médico bateu o recorde: 1000 cirurgias, em izidorenses, em 03 anos.
    Não se pode, simplesmente, apagar o nome da família AMARAL, em Major Izidoro.

  • @josefaconceicao1318
    @josefaconceicao1318 5 лет назад +1

    Quero manda um forte abraço para uma pessoa que conheci aí é lembro dele até hoje roberio roberinho a trinta anos atrás 🙅🙅

  • @rogeriocorrope2446
    @rogeriocorrope2446 5 лет назад +5

    Sou da família rocha santos e minha Maí si chamava geovete rocha santo ela nasceu ai q si chamava Sertãozinho hoje somos Pernambucano mais nao Déu para conher nossa família ela faleceu e nunca mais voltou na cidade q ela nasceu

  • @j.b2046
    @j.b2046 3 года назад +2

    Minha cidade

  • @josefaconceicao1318
    @josefaconceicao1318 5 лет назад

    Tenho família ainda aí muito bom mim mandaram esse vidio voltei no passado

  • @rayanethaisa4388
    @rayanethaisa4388 8 месяцев назад +1

    Vim aqui depois dos Storys de Camilo 1pra1 😂😂

  • @JoseAlves-gw5up
    @JoseAlves-gw5up Год назад +2

    RochaArapiraca

  • @georgesantos8039
    @georgesantos8039 8 месяцев назад +1

    Vim ver Tonho depois dos storys de Camilo 1 pra 1

  • @waltermariano7332
    @waltermariano7332 5 лет назад +4

    É muito triste ver pessoas mal informadas, insistindo em dizer que Sertãozinho (atual Major Izidoro) foi fundada por Major Izidoro. Na verdade foi seu pai, Antonio Jerônimo da Rocha, em 7-9-l857, quando Major Izidoro tinha 5(cinco) anos. Qual é a vantagem em querer apagar uma história tão digna, que enriquece a todos, principalmente a família
    Rocha. . Walter Mariano. Emaill; walter-marianao@bol.com.br.

  • @uzieloficial4651
    @uzieloficial4651 5 лет назад

    Sou Natural de minha linda e querida Major Izidoro

  • @Diiviino8
    @Diiviino8 6 лет назад +6

    Eu acho q o major e o município sofreu e sofre o mesmo q eu:
    Izidoro com " Z " ou "S" , o meu sobrenome é com "Z"
    Na entrada da cidade está escrito " Izidoro" mas na reportagem temos vários Isidoro com "S"

  • @luizfreitas7199
    @luizfreitas7199 3 года назад +1

    Alagoas estado muito violento e de gente traiçoeiras.Nao quero conta com essa gente, claro que existe pessoas boas também mas há muita gente ruim também.

  • @roberiosilva1871
    @roberiosilva1871 5 лет назад

    Minha cidade que eu amo tanto

  • @naohater5656
    @naohater5656 5 лет назад

    Meus antepassados os Alexandres tinham muitas terras em Major Izidoro

  • @josenildomelo9141
    @josenildomelo9141 4 года назад +1

    Eu sou alagoana