Como sempre, estou muito grato por compartilhar conhecimento de qualidade e de muita utilidade prática. Uma pessoa que se dedicou a adquirir conhecimento em várias áreas da eletrica como você merece e terá o retorno merecido. Deus o abençoe em nome de Jesus Cristo.
..amigo mais um Like aqui 🎉😮🎉...por favor, uma dúvida, ... como dimensiono o Capacitor e, qual o Circuito que possibilitaria isolar a alimentação de um Som de um carro de outros componentes como Ar condicionado .....existe oscilação quando estão ligados ao mesmo tempo........quero isolar o som que as vezes desliga por não ter potência ........do meu carro do resto dos componentes, sendo que ambos são alimentados pela mesma bateria 12V ....PS tenho bateria nova de 60A..... muito obrigado e, parabéns 🎉🎉🎉pelo Tutorial... hehe
Para fazer o cálculo, é necessário ter algumas informações do transformador. Eu ensino nesse curso gratuito de correção de fator de potência: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d Abraço, Christian!
Excelente! Ao definir o carregamento de um TF , consideramos dentre as variáveis aplucáveis, o FP das cargas E, sempre, o indutivo, não é isso? No caso de uma leitura de memória de massa, por exemplo, ao lermos "x" kW, com FP CAPACITIVO em diversos momentos, como devo calcular o kVA demandado neste momento? O TF ou o gerador, que eventualmente o substitui, como "enxerga", em termos de KVA, esse momento? Se puder me ajudar fico-lhe grato.
Fiz da seguinte forma: tínhamos 2 transformadores alimentando as barras de BT. Desligamos metade deles numa manutenção e depois acessei os dados de massa da concessionária. Verifiquei quantos kVAr houve de redução e deixei esse valor fixo no meu banco de capacitores (o controlador tem essa opção, deixar um valor na base). Depois disso, zeramos os reativos cobrados pela concessionária.
Sugiro primeiramente assistir o curso gratuito que gravei sobre correção de fator de potência. Lá ensino a analisar um relatório de memória de massa, que você também deve analisar para saber qual a potência ideal do banco de capacitores: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Boa tarde Doutor. Nao é possivel calcular o reativo do trafo do lado da baixa obtendo a tensão, corrente seno teta e pegar a relação de espiras para obter a potência? Assim nao preciso medir com analisador, mas pego as amostras de tensoes do medidor de energia? Obs: sei que no medidor tem o FP, mas quis analisar para o lado de obter calculando.
Boa noite, tenho uma duvida professor, como encontrar o FP de um transformador de 2.000 KVA ? Na placa de identificação do transformador não tenho essa informação, grato !!
Para calcular é necessário ter os dados do trafo, porque isso não depende apenas da potência. Então quando entrar em contato com o fabricante, ao invés de pedir esses dados, é mais fácil perguntar a potência do capacitor de uma vez, que certamente eles terão anotado. Pela proporção, da pra saber que deve ficar entre 17,5 e 20 kVAr, e uma das alternativa é testar. Eu ligaria 17,5 kVAr pra evitar de ser multado pelo capacitivo na madrugada, ou colocaria um timer para desligar esse capacitor entre 0h e 6h. Abraço, Jose!
Ola blz. Tipo e se ja tiver um banco de capacitor instalado mas o fator de potencia no controlador estiver 0.72 como faz para aumentar para no minimo 0.92 ?pois la tem varios capacitores de varios valores kvar. No caso seria so aumentar o numero de capacitores ou trocar por outros
Isso, precisa aumentar o número de capacitores ou substituí-los por células de maior potência. Sugiro a primeira opção, pois ficará mais barato. De preferência faça uma análise do que há instalado e monte um banco automático para suprir o que falta. Abraço!
Falo sobre isso nos primeiros vídeos dessa série sobre correção de fator de potência. Acredito que conseguirá entender assim que assistir: ruclips.net/video/BK8TM4vX2NA/видео.html Abraço!
Boa tarde professor. Parabéns pelas explicações e pelo curso de correção. Conteúdo muito bom. Uma dúvida: tenho um cliente com um BC automático de 140kVAr, com um capacitor de 12,5kVAr corrigindo um trafo de 500kVA através do programador horário (exceto de 00:00 as 06:00). Está funcionando bem a cerca de 1 ano. O cliente ainda paga uma valor bem pequeno de energia reativa, mas desprezível. Todavia, neste período, o cliente foi cobrado em duas oportunidades por DEMANDA REATIVA no HFP. Você poderia me ajudar a entender o que pode ser isso? Já pedi a memória de massa na concessionária. Obrigado
Valeu, Mauricio! Muito obrigado! HPF significa Horário Fora Ponta, então quer dizer que esse consumo não ocorreu no período que a concessionária denomina como horário de pico, ou horário de ponta. O motivo da cobrança acredito que só poderá ser descoberto analisando o relatório de memória de massa. Abraço!
Uma dúvida. Um transformador superdimensionado que trabalha 7 dias por semana em vazio( 3% do carregamento), tem a possibilidade de queimar (curto circuito no primário) por baixo FP e baixa carga. Corrigir o FP evitaria a queima do mesmo? A queima seria em um curto espaço de tempo? Ou longo ?
Ok professor, estou fazendo retrofit de todos os bancos de capacitores da empresa onde eu trabalho, nos temos 29 transformadores espalhados na planta, um em cada setor e estou fazendo todos esses bancos chegando ter banco ate 320kvar, então mesmo com esses bancos, ainda vou ter FP baixo antes do trafo e para corrigir eu posso usar uma celula capacitiva para BT antes do TC correto ? Por exemplo uma celula de 20kvar de acordo com a potência do Trafo
Exatamente! É isso mesmo. Precisa ser antes do TC porque o controlador não vai ler o reativo indutivo do trafo, então também não deve ler o reativo capacitivo do capacitor. Abraço!
@@Brasiltec outra dúvida, se eu não fazer essa correção do Trafo, será que pode ocasionar um baixo FP na leitura da MT da concessionária mesmo com banco de capacitores na BT ?
@@fic-frioarcondicionadomarc7464 Com certeza, especialmente quando houver pouca carga no trafo e o seu consumo reativo se tornar proporcionalmente maior.
Uma dúvida. Um transformador superdimensionado que trabalha 7 dias por semana em vazio( 3% do carregamento), tem a possibilidade de queimar (curto circuito no primário) por baixo FP e baixa carga. Corrigir o FP evitaria a queima do mesmo?
Minha duvida é, se durante a 00:00 e as 06:00 é cobrado por excedente capacitivo e não indutivo, por que não desligar todo o banco de capacitores e só religar as 06:00 hr?
@@Brasiltec Uma dúvida sobre essa pergunta do nosso colega, mesmo com um controle automático do banco, mesmo nesse horário entre as 00:00 e as 06:00 , ainda vai ser cobrado por excedente capacitivo, o controlador já não vai fazer esse trabalho de desligar os bancos nesse horário?
@@fic-frioarcondicionadomarc7464 Ele continuará corrigindo, então vai desligar sim. Acontece que caso o banco não tenha células capacitivas de pequena potência para realizar a correção no momento de baixa demanda, vai acaba ligando uma célula de potência maior e isso pode tornar o FP capacitivo.
É quando a potência reativa indutiva e reativa capacitiva se equilibram ao ponto de conseguirem se suprir, e caso estejam instalados perto e com poucas percas, a tendência é que a corrente se eleve como em um curto circuito (mas em menor proporção). Abraço, Eric!
@@ericdsb1 A distorção harmônica está relacionada à ressonância paralela, que acontece entre o banco de capacitores e a carga. A ressonância que acontece entre o transformador e o capacitor é a ressonância série, e esta depende da igualdade entre a potência reativa do transformador e do capacitor. Abraço, Eric!
@@Brasiltec Top de mais vocês são os melhores. Se não for pedir demais conseguiriam me ajudar a entender esse trecho : A energia reativa indutiva pode ser medida no período das 6 às 24 horas a intervalos de 1 hora. Já a energia reativa capacitiva pode ser medida no período de 0 às 6 horas, também em intervalos de 1 hora. Fico no dúvida sobre essa medição em intervalos de 1 hora, o que seria isso? Já li também que o faturamento da conta de energia é feito de hora em hora e eu não consigo entender isso, ele lê a cada uma hora e só considera aquele consumo lido naquele momento , independente se a 5 minutos atrás estava com consumo mais elevado?
@@ericdsb1 Obrigado, Eric! Esse intervalo é definido pela concessionária, então não necessariamente será de uma hora. Em relação às medições, não são feitas de maneira instantânea, e sim em forma de cálculo integral. Falando de maneira mais simples, é como se fosse uma média do intervalo de integração.
Minha dúvida é se o transformador sempre consome sua potência total, independentemente da carga que esteja ligada nele. Por exemplo: um MRT5KVA alimenta uma geladeira de 500VA. Isso siginifica que ele está gerando 4,5KVAR em si mesmo e 500VA para a geladeira?
Não. O consumo reativo é praticamente o mesmo, independente da quantidade de carga, mas trata-se de uma parcela relativamente pequena da potência aparente (total). Usando seu exemplo, o consumo será de pouco mais que 500VA, bem longe dos 5000VA que ele suporta. Abraço!
Bom dia, Alan! Não. Demanda reativa é o pico máximo de energia reativa. Eventualmente posso acabar trocando um termo pelo outro, mas saiba então que não são de fontes diferentes. Abraço!
Como sempre, estou muito grato por compartilhar conhecimento de qualidade e de muita utilidade prática. Uma pessoa que se dedicou a adquirir conhecimento em várias áreas da eletrica como você merece e terá o retorno merecido. Deus o abençoe em nome de Jesus Cristo.
Boa explicação, ótimo vídeo!
Obrigado, Luciano!
Abraço!
..amigo mais um Like aqui 🎉😮🎉...por favor, uma dúvida, ... como dimensiono o Capacitor e, qual o Circuito que possibilitaria isolar a alimentação de um Som de um carro de outros componentes como Ar condicionado .....existe oscilação quando estão ligados ao mesmo tempo........quero isolar o som que as vezes desliga por não ter potência ........do meu carro do resto dos componentes, sendo que ambos são alimentados pela mesma bateria 12V ....PS tenho bateria nova de 60A..... muito obrigado e, parabéns 🎉🎉🎉pelo Tutorial... hehe
bom-dia professor ficou ótimo sua explicação sobre banco de capacitor para carga indutiva blz
Muito obrigado, Adelson!
Abraço!
É um assunto que eu gosto de mais
Correção do fator de potência é fantástico mesmo. Parece que quanto mais se aprende, mais se gosta.
Nota 12!! muito bom
Obrigado!
Abraço!
Bom dia ❗
Ótima explicação
👍👍
que explicação top .... eu gostaria muito de aprender a fazer este calculo , seria possível fazer um vídeo fazendo este calculo ?
Para fazer o cálculo, é necessário ter algumas informações do transformador. Eu ensino nesse curso gratuito de correção de fator de potência: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Abraço, Christian!
Excelente!
Ao definir o carregamento de um TF , consideramos dentre as variáveis aplucáveis, o FP das cargas E, sempre, o indutivo, não é isso?
No caso de uma leitura de memória de massa, por exemplo, ao lermos "x" kW, com FP CAPACITIVO em diversos momentos, como devo calcular o kVA demandado neste momento? O TF ou o gerador, que eventualmente o substitui, como "enxerga", em termos de KVA, esse momento?
Se puder me ajudar fico-lhe grato.
Obrigado meu amigo. Parabéns pelo belo trabalho. Abraço.
Obrigado! Abraço!
top aula
Fazendo a correção do trafo ,preciso também fazer o banco de capacitores automático para os motores?
Ou já serve para os motores?
Precisa do banco para os motores também.
Abraço!
Fiz da seguinte forma: tínhamos 2 transformadores alimentando as barras de BT. Desligamos metade deles numa manutenção e depois acessei os dados de massa da concessionária. Verifiquei quantos kVAr houve de redução e deixei esse valor fixo no meu banco de capacitores (o controlador tem essa opção, deixar um valor na base). Depois disso, zeramos os reativos cobrados pela concessionária.
Essa é uma excelente maneira, Werveson.
Abraço!
top parabens
Obrigado!
Ótimo
Obrigado, Emilio!
Abraço!
Boa noite eu presto serviço de manutenção a uma marmoraria.Qual os passo que sigo para corrigir o FP dessa marmoraria
Sugiro primeiramente assistir o curso gratuito que gravei sobre correção de fator de potência. Lá ensino a analisar um relatório de memória de massa, que você também deve analisar para saber qual a potência ideal do banco de capacitores:
universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Boa tarde Doutor.
Nao é possivel calcular o reativo do trafo do lado da baixa obtendo a tensão, corrente seno teta e pegar a relação de espiras para obter a potência? Assim nao preciso medir com analisador, mas pego as amostras de tensoes do medidor de energia? Obs: sei que no medidor tem o FP, mas quis analisar para o lado de obter calculando.
Boa noite, tenho uma duvida professor, como encontrar o FP de um transformador de 2.000 KVA ? Na placa de identificação do transformador não tenho essa informação, grato !!
Para calcular é necessário ter os dados do trafo, porque isso não depende apenas da potência. Então quando entrar em contato com o fabricante, ao invés de pedir esses dados, é mais fácil perguntar a potência do capacitor de uma vez, que certamente eles terão anotado. Pela proporção, da pra saber que deve ficar entre 17,5 e 20 kVAr, e uma das alternativa é testar. Eu ligaria 17,5 kVAr pra evitar de ser multado pelo capacitivo na madrugada, ou colocaria um timer para desligar esse capacitor entre 0h e 6h.
Abraço, Jose!
Ola blz. Tipo e se ja tiver um banco de capacitor instalado mas o fator de potencia no controlador estiver 0.72 como faz para aumentar para no minimo 0.92 ?pois la tem varios capacitores de varios valores kvar. No caso seria so aumentar o numero de capacitores ou trocar por outros
Isso, precisa aumentar o número de capacitores ou substituí-los por células de maior potência. Sugiro a primeira opção, pois ficará mais barato. De preferência faça uma análise do que há instalado e monte um banco automático para suprir o que falta.
Abraço!
Show de bola, como corrigir o fator de potencia de 3 ou mais motores com fatores diferentes??
Falo sobre isso nos primeiros vídeos dessa série sobre correção de fator de potência. Acredito que conseguirá entender assim que assistir: ruclips.net/video/BK8TM4vX2NA/видео.html
Abraço!
@@Brasiltec Ok, obrigado!
Boa tarde professor. Parabéns pelas explicações e pelo curso de correção. Conteúdo muito bom. Uma dúvida: tenho um cliente com um BC automático de 140kVAr, com um capacitor de 12,5kVAr corrigindo um trafo de 500kVA através do programador horário (exceto de 00:00 as 06:00). Está funcionando bem a cerca de 1 ano. O cliente ainda paga uma valor bem pequeno de energia reativa, mas desprezível. Todavia, neste período, o cliente foi cobrado em duas oportunidades por DEMANDA REATIVA no HFP. Você poderia me ajudar a entender o que pode ser isso? Já pedi a memória de massa na concessionária. Obrigado
Valeu, Mauricio! Muito obrigado!
HPF significa Horário Fora Ponta, então quer dizer que esse consumo não ocorreu no período que a concessionária denomina como horário de pico, ou horário de ponta.
O motivo da cobrança acredito que só poderá ser descoberto analisando o relatório de memória de massa.
Abraço!
@@Brasiltec Sim, sobre o HFP tudo certo. Vou aguardar a memória para analisar. Você tem algum contato comercial?
@@mauriciosabino5554
(47) 3521-0448
(47) 3525-4790
(47) 99973-5737
(47) 99988-0010
Como faço pra trocar a estalacao do inversor adleepower AS2 por um inversor metaltex if10-201
SHOW!
Bom diaa.... Eu posso utilizar disjuntor Din para proteção de capacitor?desde já agradeço
Bom dia, Sergio!
Sim, mas precisa ter o dobro da corrente nominal do capacitor.
Abraço!
Uma dúvida.
Um transformador superdimensionado que trabalha 7 dias por semana em vazio( 3% do carregamento), tem a possibilidade de queimar (curto circuito no primário) por baixo FP e baixa carga.
Corrigir o FP evitaria a queima do mesmo?
A queima seria em um curto espaço de tempo? Ou longo ?
Ok professor, estou fazendo retrofit de todos os bancos de capacitores da empresa onde eu trabalho, nos temos 29 transformadores espalhados na planta, um em cada setor e estou fazendo todos esses bancos chegando ter banco ate 320kvar, então mesmo com esses bancos, ainda vou ter FP baixo antes do trafo e para corrigir eu posso usar uma celula capacitiva para BT antes do TC correto ? Por exemplo uma celula de 20kvar de acordo com a potência do Trafo
Exatamente! É isso mesmo.
Precisa ser antes do TC porque o controlador não vai ler o reativo indutivo do trafo, então também não deve ler o reativo capacitivo do capacitor.
Abraço!
@@Brasiltec outra dúvida, se eu não fazer essa correção do Trafo, será que pode ocasionar um baixo FP na leitura da MT da concessionária mesmo com banco de capacitores na BT ?
@@fic-frioarcondicionadomarc7464 Com certeza, especialmente quando houver pouca carga no trafo e o seu consumo reativo se tornar proporcionalmente maior.
@@Brasiltec ok, obrigado pelas dicas, vou implantar isso no projeto do retrofit dos bancos que estou montando
Boa tarde, você sabe como faço cálcular valor da multa através dados coletado no medidor?
Uma dúvida.
Um transformador superdimensionado que trabalha 7 dias por semana em vazio( 3% do carregamento), tem a possibilidade de queimar (curto circuito no primário) por baixo FP e baixa carga.
Corrigir o FP evitaria a queima do mesmo?
Minha duvida é, se durante a 00:00 e as 06:00 é cobrado por excedente capacitivo e não indutivo, por que não desligar todo o banco de capacitores e só religar as 06:00 hr?
Essa é uma das possibilidades, Lucas!
@@Brasiltec Uma dúvida sobre essa pergunta do nosso colega, mesmo com um controle automático do banco, mesmo nesse horário entre as 00:00 e as 06:00 , ainda vai ser cobrado por excedente capacitivo, o controlador já não vai fazer esse trabalho de desligar os bancos nesse horário?
@@fic-frioarcondicionadomarc7464 Ele continuará corrigindo, então vai desligar sim. Acontece que caso o banco não tenha células capacitivas de pequena potência para realizar a correção no momento de baixa demanda, vai acaba ligando uma célula de potência maior e isso pode tornar o FP capacitivo.
Muito boa aula... O que seria essa ressonância?
É quando a potência reativa indutiva e reativa capacitiva se equilibram ao ponto de conseguirem se suprir, e caso estejam instalados perto e com poucas percas, a tendência é que a corrente se eleve como em um curto circuito (mas em menor proporção).
Abraço, Eric!
@@Brasiltec boa, valeu. Ouvi falar também que as harmônicas contribuem para essa ressonância, como seria isso?
@@ericdsb1 A distorção harmônica está relacionada à ressonância paralela, que acontece entre o banco de capacitores e a carga. A ressonância que acontece entre o transformador e o capacitor é a ressonância série, e esta depende da igualdade entre a potência reativa do transformador e do capacitor.
Abraço, Eric!
@@Brasiltec Top de mais vocês são os melhores. Se não for pedir demais conseguiriam me ajudar a entender esse trecho : A energia reativa indutiva pode ser medida no período das 6 às 24 horas a intervalos de 1 hora. Já a energia reativa capacitiva pode ser medida no período de 0 às 6 horas, também em intervalos de 1 hora. Fico no dúvida sobre essa medição em intervalos de 1 hora, o que seria isso? Já li também que o faturamento da conta de energia é feito de hora em hora e eu não consigo entender isso, ele lê a cada uma hora e só considera aquele consumo lido naquele momento , independente se a 5 minutos atrás estava com consumo mais elevado?
@@ericdsb1 Obrigado, Eric!
Esse intervalo é definido pela concessionária, então não necessariamente será de uma hora. Em relação às medições, não são feitas de maneira instantânea, e sim em forma de cálculo integral. Falando de maneira mais simples, é como se fosse uma média do intervalo de integração.
Muito bem explicado 👍👍👍
Mais se a medição fosse na baixa tensão precisaria instalar um branco fixo ou não se puder responder desde já agradeço?
Se o medidor da concessionária for na baixa tensão, não é necessário fazer a correção individual.
Abraço, Wlisses!
Minha dúvida é se o transformador sempre consome sua potência total, independentemente da carga que esteja ligada nele. Por exemplo: um MRT5KVA alimenta uma geladeira de 500VA. Isso siginifica que ele está gerando 4,5KVAR em si mesmo e 500VA para a geladeira?
Não. O consumo reativo é praticamente o mesmo, independente da quantidade de carga, mas trata-se de uma parcela relativamente pequena da potência aparente (total). Usando seu exemplo, o consumo será de pouco mais que 500VA, bem longe dos 5000VA que ele suporta.
Abraço!
Professor, no caso uam SE própria com medição na BT como identificar se o TRAFO está com baixo FP ?
Se o medidor está na BT, ele não irá ler o consumo reativo do transformador e portanto você não precisa corrigi-lo.
Abraço, Givanilson!
Mas sendo o consumidor grupo A4,optante B,ele tem sim que cumprir o ajuste do fator de potência em 0,92. 13:16
Podemos dizer que o que for ENERGIA REATIVA é oriunda das cargas e o que for DEMANDA REATIVA é oriunda do reativo do transformador?
Bom dia, Alan!
Não. Demanda reativa é o pico máximo de energia reativa. Eventualmente posso acabar trocando um termo pelo outro, mas saiba então que não são de fontes diferentes.
Abraço!
Eu não entendo nada sobre correção do fator de potência.
Sugiro assistir os primeiros vídeos da playlist aqui do canal com esse tema.
Abraço, Cícero!
@@Brasiltec vou assistir sim, pode deixar.
Obrigado meu amigo ❗