Boa noite, Jose! Para acessá-lo, utilize o link: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d Domingo sai mais um vídeo sobre correção de fator de potência aqui no canal. Caso ainda não seja inscrito, sugiro que se inscreva e ative o sino de notificações para não perder. Abraço!
..amigo mais um Like aqui 🎉😮🎉...por favor, uma dúvida, ... como dimensiono o Capacitor e, qual o Circuito que possibilitaria isolar a alimentação de um Som de um carro de outros componentes como Ar condicionado .....existe oscilação quando estão ligados ao mesmo tempo........quero isolar o som que as vezes desliga por não ter potência ........do meu carro do resto dos componentes, sendo que ambos são alimentados pela mesma bateria 12V ....PS tenho bateria nova de 60A..... muito obrigado e, parabéns 🎉🎉🎉pelo Tutorial... hehe
Boa noite AK na empresa aonde eu trabalho eu instalei capacitor junto com as máquinas . E estão trabalhando dia e a noite poderá pagar pelo reativo capacitivo pq está trabalhando 7 da manhã até as 5 da tarde e 7 da noite até 7 da manhã com os capacitores ligado
Se o dimensionamento estiver correto e os capacitores estiverem ligados junto com as máquinas, o fator de potência ficará próximo de 1 e portanto não será cobrado pelo reativo capacitivo na madrugada. Porém, sem um controlador de FP, existe a possibilidade do FP ficar abaixo de 0,92 e então você pagará sim, pelo reativo capacitivo na madrugada. Sugiro instalar um controlador automático, que hoje em dia é bem barato e evitará esses problemas, já que um mês de multa as vezes já paga o controlador. Abraço!
Excelente a série! Uma dúvida: no caso correção de FP com controlador automático, se a empresa funciona durante a madrugada é necessário desligar o Banco de capacitores?
O desligamento é uma maneira de garantir que a instalação não vai ficar capacitiva e é sim uma alternativa. Mas se a correção estiver bem feita, com opção de capacitores de pequena potência pra suprir os momentos de menor demanda, não há essa necessidade de desligar. Outro detalhe é que não pode haver capacitores fixos perdidos pela instalação, como costuma acontecer em algumas empresas mais antigas. Abraço!
em uma situação onde o banco de capacitores está ligado diretamente num painel com uma chave de partida estrela-triângulo, qual seria o local mais adequado para ligar os capacitores: na entrada de alimentação da chave de partida ou na saída da chave de partida, junto aos cabos que seguem para o motor?
Boa noite, Felipe! Presumo que essa banco está calculado para corrigir o fator de potência do motor, certo? Nesse caso pode ligar a bobina do contator que aciona o banco em paralelo com a bobina do contator responsável pelo fechamento em triângulo. Quanto aos cabos de força, sugiro que faça a conexão o mais próximo possível do motor, porque assim aproveitará melhor os benefícios da redução da corrente. Se for depois do relé de sobrecarga, lembre-se de ajustar a corrente, porque ela vai diminuir. Se for antes do relé de sobrecarga não será necessário ajustar, e também vai funcionar bem. Abraço!
Ótima aula. Mas acho que banco de capacitor quando temos inversor de frequência a aplicação já muda. Já que não podemos instalar banco de capacitor na saída do inversor. Mas assim que você puder você faz um vídeo relacionado ao meu comentário. 👍
Bom dia! Excelente sugestão, muito obrigado! Certamente nas próximas semanas será postado um vídeo relacionado a esse tema. Continue acompanhando nosso canal. Abraço!
Bom dia , recentemente instalei um banco de capacitores , com disjuntores e contatores com controlador de demanda ,porém os disjuntores estão aquecendo e desarma ,o que posso fazer ?
Boa tarde sr. Aparecido! Os disjuntores de curva C são projetados para tolerar a corrente de partida de um motor, que não costuma ultrapassar 8x a corrente nominal. No caso dos capacitores, a corrente de inrush pode chegar a 100x a corrente nominal. Mesmo usando um contator adequado para acionar, o disjuntor pode interpretar como uma corrente de curto circuito e desarmar. Nesse caso o recomendado é dimensionar o disjuntor com 2x a corrente nominal do capacitor. Pode ser também que os capacitores estão sendo alimentados antes da descarga completa, e isso gera um curto que também tende a desligar o disjuntor. Sugiro verificar se os capacitores têm resistor de descarga e se o controlador está configurado para esperar cerca de 30 segundos antes de um novo acionamento. Outra possibilidade é que as conexões dos cabos nos disjuntores não estejam proporcionando o contato adequado. Isso gera calor e pode acabar desarmando também. E ainda pode ser que o painel não tenha a ventilação adequada e/ou os disjuntores estão muito próximos, não permitindo que a dissipação de calor ocorra. Sugiro assistir esse vídeo que poderá ajudar também: ruclips.net/video/FA9ZdjqBlWY/видео.html
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao melhor local de instalação do banco de capacitor em uma granja que dispõe de uma usina de microgeração fotovoltaica. Caso real. Por gentileza, envie um contato. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo canal.
Bom dia Alessandro! Quanto mais próximo da carga, melhor. Aí os benefícios da correção de fator de potência serão maximizados. Meu contato é treinamentos@brasiltec.ind.br Abraço!
Se tenho dois painéis, um com inversor de frequência e o outro com softstar e quero colocar um banco de capacitores para cada um, o certo é colocar antes ou depois dos equipamentos?
Uma questão que sempre me deixou com a pulga atrás da orelha: por que em vez de ter que fazer toda essa Parafernalha pra corrigir o fator de potência da instalação, não seria mais fácil se os motores e demais cargas indutivas já viessem com capacitores acoplados de fábrica dimensionados pra deixar o fator de potência do equipamento o mais próximo possível de 1? Dessa forma não haveria potência reativa e nem a necessidade de banco de capacitores.
É mais caro corrigir o FP individualmente, e a correção em si nem sempre é necessária, então essa metodologia não costuma ser usada. Mas sim, seria muito eficaz e quem sabe um dia ainda veremos isso acontecer. Abraço!
Boa tarde, primeiramente parabéns pelos vídeos, se eu quiser fazer uma correção diretamente na carga,por exemplo, um motor de 100cv, seria seguro fazer fcom um banco que acione junto com este motor, ou teria que fazer um banco automático? Grati
Bom dia, Tiago! O ideal é corrigir o motor individualmente, com um capacitor ou um conjunto de capacitores dedicados, e ter um banco automático para ajuste fino e extinção da multa. Dessa forma você aproveita todos os benefícios da correção de fator de potência. Mas se quiser ir pelo mais prático, coloca um banco automático na entrada que vai resolver o problema da multa da mesma forma. Abraço!
Boa tarde, Janilton! Obrigado pelo feedback. Conseguimos melhorar bastante o áudio nos vídeos mais novos. Sugiro que continue nos acompanhando caso o conteúdo tenha lhe agradado. Abraço!
Amigo, seja ser até covardia da sua parte falar que o eletricista irá calcular banco de capacitor e fazer o projeto. Existe lei, um eletricista jamais poderá fazer isso, somente engenheiro ou eletrotécnico pode fazer esse tipo de serviço e nunca um eletricista.
@@zoldirrocha9606 Qualquer serviço feito dentro de uma fabrica, precisa de uma ART ou TRT, à lei é federal, refere-se as atribuições de cada profissional: à lei federal determina que qualquer serviço elétrico feito nas dependências de fábrica terá de ter acompanhamento na execução de um responsável técnico, esse responsável deverá ser habilitado e registrado em conselho de classe, no caso, somente Eng. eletricista e eletrotécnico podem executar e projetar esse tipo de serviço, o eletricista nessa situação só pode fazer serviço de operário.
Boa noite amigo gostaria muito de fazer o curso correção de fator de potência
Boa noite, Jose!
Para acessá-lo, utilize o link: universidade.brasiltec.ind.br/buscar/detalhes/7501e5d4da87ac39d782741cd794002d
Domingo sai mais um vídeo sobre correção de fator de potência aqui no canal. Caso ainda não seja inscrito, sugiro que se inscreva e ative o sino de notificações para não perder.
Abraço!
Muito bom professor
..amigo mais um Like aqui 🎉😮🎉...por favor, uma dúvida, ... como dimensiono o Capacitor e, qual o Circuito que possibilitaria isolar a alimentação de um Som de um carro de outros componentes como Ar condicionado .....existe oscilação quando estão ligados ao mesmo tempo........quero isolar o som que as vezes desliga por não ter potência ........do meu carro do resto dos componentes, sendo que ambos são alimentados pela mesma bateria 12V ....PS tenho bateria nova de 60A..... muito obrigado e, parabéns 🎉🎉🎉pelo Tutorial... hehe
Show
Como ligar o capacitor no motor 75 cv
Mano, que conhecimento top deste jovem, gratidão, já tô seguindo e vou me aprofundar
Boa noite AK na empresa aonde eu trabalho eu instalei capacitor junto com as máquinas . E estão trabalhando dia e a noite poderá pagar pelo reativo capacitivo pq está trabalhando 7 da manhã até as 5 da tarde e 7 da noite até 7 da manhã com os capacitores ligado
Se o dimensionamento estiver correto e os capacitores estiverem ligados junto com as máquinas, o fator de potência ficará próximo de 1 e portanto não será cobrado pelo reativo capacitivo na madrugada. Porém, sem um controlador de FP, existe a possibilidade do FP ficar abaixo de 0,92 e então você pagará sim, pelo reativo capacitivo na madrugada.
Sugiro instalar um controlador automático, que hoje em dia é bem barato e evitará esses problemas, já que um mês de multa as vezes já paga o controlador.
Abraço!
Bom dia , Mestre
Bom dia Sergio!
Este pata sim que sabe. Like.
Conteúdo quê agrega valor,parabéns
Muito obrigado, Marcos!
Abraço!
Sensacional a explicação, curti muito. Não conhecia o canal, já me inscrevi!
Valeu Henrique!
Caso tenha sugestões sinta-se à vontade para comentar.
Abraço!
Sucesso
Excelente a série! Uma dúvida: no caso correção de FP com controlador automático, se a empresa funciona durante a madrugada é necessário desligar o Banco de capacitores?
O desligamento é uma maneira de garantir que a instalação não vai ficar capacitiva e é sim uma alternativa. Mas se a correção estiver bem feita, com opção de capacitores de pequena potência pra suprir os momentos de menor demanda, não há essa necessidade de desligar. Outro detalhe é que não pode haver capacitores fixos perdidos pela instalação, como costuma acontecer em algumas empresas mais antigas.
Abraço!
Como ligar o capacitor
Top
Demais hein 👏🏻👏🏻👏🏻
Obrigado, Leandro!
Abraço!
muito útil e simples as palavras para entendimento
Muito obrigado!
Agradeço também por nos acompanhar.
Abraço!
Show de bola
O melhor do Brasil
Obrigado Paulo!
em uma situação onde o banco de capacitores está ligado diretamente num painel com uma chave de partida estrela-triângulo, qual seria o local mais adequado para ligar os capacitores: na entrada de alimentação da chave de partida ou na saída da chave de partida, junto aos cabos que seguem para o motor?
Boa noite, Felipe!
Presumo que essa banco está calculado para corrigir o fator de potência do motor, certo? Nesse caso pode ligar a bobina do contator que aciona o banco em paralelo com a bobina do contator responsável pelo fechamento em triângulo. Quanto aos cabos de força, sugiro que faça a conexão o mais próximo possível do motor, porque assim aproveitará melhor os benefícios da redução da corrente. Se for depois do relé de sobrecarga, lembre-se de ajustar a corrente, porque ela vai diminuir. Se for antes do relé de sobrecarga não será necessário ajustar, e também vai funcionar bem.
Abraço!
Ótima aula. Mas acho que banco de capacitor quando temos inversor de frequência a aplicação já muda. Já que não podemos instalar banco de capacitor na saída do inversor. Mas assim que você puder você faz um vídeo relacionado ao meu comentário. 👍
Bom dia!
Excelente sugestão, muito obrigado!
Certamente nas próximas semanas será postado um vídeo relacionado a esse tema.
Continue acompanhando nosso canal.
Abraço!
Boa noite vc é de São Paulo
Santa Catarina.
Abraço, Gilberto!
Bom dia , recentemente instalei um banco de capacitores , com disjuntores e contatores com controlador de demanda ,porém os disjuntores estão aquecendo e desarma ,o que posso fazer ?
Boa tarde sr. Aparecido!
Os disjuntores de curva C são projetados para tolerar a corrente de partida de um motor, que não costuma ultrapassar 8x a corrente nominal. No caso dos capacitores, a corrente de inrush pode chegar a 100x a corrente nominal. Mesmo usando um contator adequado para acionar, o disjuntor pode interpretar como uma corrente de curto circuito e desarmar. Nesse caso o recomendado é dimensionar o disjuntor com 2x a corrente nominal do capacitor.
Pode ser também que os capacitores estão sendo alimentados antes da descarga completa, e isso gera um curto que também tende a desligar o disjuntor. Sugiro verificar se os capacitores têm resistor de descarga e se o controlador está configurado para esperar cerca de 30 segundos antes de um novo acionamento.
Outra possibilidade é que as conexões dos cabos nos disjuntores não estejam proporcionando o contato adequado. Isso gera calor e pode acabar desarmando também.
E ainda pode ser que o painel não tenha a ventilação adequada e/ou os disjuntores estão muito próximos, não permitindo que a dissipação de calor ocorra.
Sugiro assistir esse vídeo que poderá ajudar também: ruclips.net/video/FA9ZdjqBlWY/видео.html
Boa noite vc e de são Paulo
Boa noite! Gostaria de tirar uma dúvida com relação ao melhor local de instalação do banco de capacitor em uma granja que dispõe de uma usina de microgeração fotovoltaica. Caso real. Por gentileza, envie um contato. Desde já agradeço pela atenção e parabéns pelo canal.
Bom dia Alessandro!
Quanto mais próximo da carga, melhor. Aí os benefícios da correção de fator de potência serão maximizados.
Meu contato é treinamentos@brasiltec.ind.br
Abraço!
Se tenho dois painéis, um com inversor de frequência e o outro com softstar e quero colocar um banco de capacitores para cada um, o certo é colocar antes ou depois dos equipamentos?
Falo sobre isso nesse vídeo: ruclips.net/video/ZT2HnkvnWZY/видео.html
Abraço!
Uma questão que sempre me deixou com a pulga atrás da orelha: por que em vez de ter que fazer toda essa Parafernalha pra corrigir o fator de potência da instalação, não seria mais fácil se os motores e demais cargas indutivas já viessem com capacitores acoplados de fábrica dimensionados pra deixar o fator de potência do equipamento o mais próximo possível de 1? Dessa forma não haveria potência reativa e nem a necessidade de banco de capacitores.
É mais caro corrigir o FP individualmente, e a correção em si nem sempre é necessária, então essa metodologia não costuma ser usada. Mas sim, seria muito eficaz e quem sabe um dia ainda veremos isso acontecer.
Abraço!
Boa tarde, primeiramente parabéns pelos vídeos, se eu quiser fazer uma correção diretamente na carga,por exemplo, um motor de 100cv, seria seguro fazer fcom um banco que acione junto com este motor, ou teria que fazer um banco automático?
Grati
Bom dia, Tiago!
O ideal é corrigir o motor individualmente, com um capacitor ou um conjunto de capacitores dedicados, e ter um banco automático para ajuste fino e extinção da multa. Dessa forma você aproveita todos os benefícios da correção de fator de potência. Mas se quiser ir pelo mais prático, coloca um banco automático na entrada que vai resolver o problema da multa da mesma forma.
Abraço!
Os vídeos são tops e o conteúdo também, porem o áudio deixa muito a desejar. Detalhe eu estudo com fone de ouvido e o áudio esta muito eco.
Obrigado pela dica, Alberto!
Nos vídeos mais recentes conseguimos otimizar bastante, mas ainda assim tem margem para melhora.
Abraço!
Péssimo áudio
Boa tarde, Janilton!
Obrigado pelo feedback. Conseguimos melhorar bastante o áudio nos vídeos mais novos. Sugiro que continue nos acompanhando caso o conteúdo tenha lhe agradado.
Abraço!
Amigo, seja ser até covardia da sua parte falar que o eletricista irá calcular banco de capacitor e fazer o projeto. Existe lei, um eletricista jamais poderá fazer isso, somente engenheiro ou eletrotécnico pode fazer esse tipo de serviço e nunca um eletricista.
Qual lei?
@@zoldirrocha9606 Qualquer serviço feito dentro de uma fabrica, precisa de uma ART ou TRT, à lei é federal, refere-se as atribuições de cada profissional: à lei federal determina que qualquer serviço elétrico feito nas dependências de fábrica terá de ter acompanhamento na execução de um responsável técnico, esse responsável deverá ser habilitado e registrado em conselho de classe, no caso, somente Eng. eletricista e eletrotécnico podem executar e projetar esse tipo de serviço, o eletricista nessa situação só pode fazer serviço de operário.