Tati vc precisa repensar seus métodos. Do jeito que vc contou pareceu interessantíssimo! Quero ler!!😂😂 Fiquei vidrada. Seu nome funciona mesmo quando vc não gosta: TLT ligando pessoas a livros 😘
A Tati está nessa fase de ler e resenhar escritores russos que está maravilhosa. Só livros bons, meus Deus eu não aguento, cada vídeo que ela lança uma pessoa morre e sempre essa pessoa sou eu. E cada tiro no meu coração que eu não aguento, vai com calma mulheeeeer!
A insegurança, ansiedade, confusão mental e submissão de Golyádkin são agoniantes. Da vontade de dar uns tapas nele e falar: "Acorda pra vida, rapaz!" Como você mesma diz, Tatiana, esse livro possui uma carga psicológica muito grande. O que torna compreensível o fato de não ter sido aceito por grande parte do público na época. Sem contar as repetições na fala do personagem principal. Mas ainda assim, gostei da obra. Dostoiévski se mostrou genial ao criar um personagem assim e aprofundar tanto na psique humana. O personagem pode ser irritante devido aos seus problemas, mas a obra é uma oportunidade de refletirmos e nos colocarmos no lugar do próximo, pois se olharmos bem, existem vários Golyádkins por aí passando pelas mesmas guerras internas que o personagem. E sem saber, através dos nossos julgamentos precipitados, acabamos por confundí-los ainda mais, quando na verdade um pouco de empatia poderia fazer toda a diferença. Dostoiévski é uma verdadeira escola para a vida.
Engraçado isso de gosto né. Eu gostei demais. A leitura voou. Li em dois dias e fiquei vidrada na história e na tensão crescente. Na verdade, quanto mais leio sobre o livro, mais penso sobre ele, mais acho ele genial. Rsrs. Mas adorei a resenha, Tati.
O enredo me lembrou muito o filme Cisne Negro. Inclusive pela questão de eles trabalharem juntos e serem opostos e a situação de ele dizer que ama o outro e depois o outro fazer piada com isso. Não me lembro de ter visto comentários de que o roteiro se inspirou nesse livro, mas agora vou até procurar. Amei o vídeo, Tati, principalmente suas risadas!
Barbara Menezes Sim, essa temática é universal e vai se repetir muito ao longo da história. Freud escreve bem sobre esses "pares", estudando a histeria. Tem muito a ver com Cisne Negro
Será que o Chuck Palahniuk se inspirou nesse livro ao escrever o Clube da Luta? Ainda não li esse livro do Dostoiévski, mas sei lá, essa questão de "conviver com seu próprio duplo" me lembrou o Tyler Durden
Parabéns Tatiana, o legal do seu canal é que você dá as dicas de outros canais que estão realizando ou já fizeram a leitura do livro, você socializa as informações para àqueles que tiverem interesse tirar suas próprias conclusões. Conheci o canal do Nikolas por meio de suas indicações, assim como você ele é fantástico, com abordagens diferente, mas de igual maneira muito instrutivas.
Adoro os vídeos do Nicolas para cozinhar, deixo lá e vou fazendo o almoço. Tati seus vídeos melhoram a cada dia, é interessante ver a sua evolução, a sua desenvoltura diante da câmera, assisti muitos dos seus vídeos antigos e digo com muita certeza: que você melhorou muito! Parabéns
Parabéns, outro video sensacional. Nossa é fantástico que pessoas como você existam, toda vês que sinto que não sou capaz o suficiente de compreender certo texto; me lembro de você " sou uma leitora comum" e me lembro de quanto amor e dedicação você poe nos seus videos, e que apesar de ser uma pessoa formada e muitooo inteligente; você é uma pessoa simples e humilde e isso me faz ter coragem e determinação para ler e falar sobre tudo ; por que eu posso e agora sei disso.
É justamente o que amo nesse livro, o tratamento do tão incrível tema do Doppelgänger, uma temática usada em muitos grandes títulos da história da literatura europeia. Grande vídeo, como sempre Tati.
Há uma sensação de constrangimento ao ler as aventuras do personagem, é brilhante como suas duas personalidades interagem, a personalidade real e a personalidade idealizada. Eu adorei, um personagem no auge da loucura e do descontrole mental, como sou fascinado por esse tipo de coisa, pessoalmente inclusive, achei fantástico e não posso negar que é um romance que me identifico.
Isso dos inimigos me lembrou aquelas pessoas que ficam postando indiretas pra invejosos da vida dele no facebook. Eu sempre acho que isso deve ser mais coisa da cabeça da pessoa do que inveja de alguém mesmo. Pelo menos as pessoas que vejo fazendo isso não tem nada a se invejar, só a pessoa acha mesmo.
Tem um conto do Edgar Allan Poe com esse mesmo tema: William Wilson. Ok, é um conto, é mais fácil de engolir, mas gostei um pouco mais do que o Duplo. Acho que vale a pena ler os dois, pq o O Duplo é mais detalhista.
Ganhei O Duplo de um amigo querido há exatos 3 anos, que adorou e me passou depois de ler. Acho que sua notificação de resenha do livro (e a própria resenha) foram um sinal para eu tirar o livro da estante e iniciar logo essa leitura. Te admiro, Tati!
Ouvindo seus comentários, logo me lembrei sobre o tema autoafirmação (acho que sem hífem, pfv: corrija-me se escrevi incorretamente) e como é penoso acompanhar quem necessita, a cada minuto se autoafirmar...Seria o duplo dos tempos atuais a pessoa que somos e a que postamos no instagram? Viajei muito. Lerei o livro! Obrigada pela resenha, Tati!
Não vejo o Golyádkin desta forma, não vejo ele como alguém mascarada, que finge ser o que não é, ele realmente acredita que deveria ser aquilo que pensa que é, que é merecedor de uma posição melhor.
Tati, eu li e até gostei, ainda que tenha preferido "Gente Pobre", mas o legal é que se você não diz que não gostou, seu entusiasmo ao falar dele, dá impressão que adorou! :)
Adoro sua honestidade, chato eh chato e pronto. Depois de acabar o segundo capitulo e achar que nao estava entendo NADA, deparei-me com a seu video. Obrigada Tati. Nao vou desistir, depois desse video ate me senti encorajada a termina-lo.
Quem assistia a tv aberta nos anos 90 deve se lembrar de um crítico de cinema chamado Celso Sabadin. Ele nunca dizia " tal filme é uma perda de tempo", ou algo do tipo. Sempre dizia "pra quem gosta desse ou desse tipo de enredo..." ou algo assim, e sempre fazia resenhas que despertavam a vontade de ver o filme, não importa o estilo. Assim também são as resenhas da Tati: Até um livro que não funcionou pra ela fica tentador e aciona a nossa curiosidade.
Tatiana, leia Uma História Lamentável, do Dostoiévski. Eu já estou terminando a obra dele completa e esse é um dos melhores! E é curtinho. Aguardo ansiosamente sua resenha. Aliás: amei essa do Duplo. Não sei se você se interessa muito sobre o autor, mas há uma biografia sobre ele em quatro volumes gigantescos, feita por Joseph Frank, que conta muito também sobre a história da Rússia, em si.
O Duplo está na minha TBR desse mês. Estou bem atrasado. Depois desse vídeo, fiquei mais instigado pela leitura. Sobre o livro não funcionar pra você, Tati, as pessoas deveriam entender que experiência de leitura é individual e não revela qualidade ou defeito de um livro. Simplesmente não funcionou! Parabéns pelo vídeo incrível!
Tati, sua resenha sobre esse livro está incrível. Já tinha lido, mas não percebi todas as nuances que você ressaltou. É como se estivesse lendo de novo, e apreendendo.mais coisas. Compartilho do sentimento de agonia, e dificuldade em certas partes, mas concordo com você que este efeito é intencional do Autor. Por ser pioneiro, por discorrer sobre os labirintos da mente humana, sobre a degradação que pode levar a loucura, e por nos fazer sentir uma variedade de sentimentos, em relação às situações vivenciadas pela personagem, creio que essa obra é genial!
Eu conheci esse autor através de você, Tati!! Foi uma alegria imensa ler "Crime e Castigo", que leitura boaaa❤ Agora fiquei com vontade de ler o livro que você apresentou.
Eu assisti o filme "O duplo" e me deu curiosidade de lê o livro. Achei a história muito profunda e um nado nas profundezas da alma da personagem. Dá uma sensação muito angustiante o fim e passei um dia todo pensando nessa história. Mas amo histórias psicológicas porque trabalho nessa área, parece que a personagem tem transtorno dissociativo.
Tati, já devem ter sugerido isso mas creio que seria muito interessante ver um vídeo mostrando todo o seu processo de leitura de um livro: desde o motivo da escolha do livro, passando pelas impressões que teve ao ler as frases e em que baseou suas conclusões. A diferença dos vídeos que você já faz é que nestes acompanharíamos toda a leitura e impressões assim que elas surgem. Claro, deve ser um livro curtinho pra não te cansar. Valeu!
Quando ela não fala " hoje vamos falar sobre o incrível... ", sabemos que ela gostou ! O jeito que vc fala do livro, me deixa com vontade de ler, mesmo vc dizendo que não gostou ! 🎙️😍😘😉
Eu li esse livro na época que saiu Cisne Negro e o diretor mencionou O Duplo como uma das inspirações. Algumas passagens do livro são claras referências, como se elas mesmas tivessem sido adaptadas para o cinema.
Dessa mesma temática, um livro que gostei muito foi "O homem duplicado", do Saramago. Recomendo até pra quem já viu o filme, pois a pegada do livro é outra, a resolução é outra, as questões discutidas são outras... Vale muito a pena, é um romance que te prende do início ao fim.
Confesso que não tinha pensado em vários aspectos que você levantou!! 👏🏻 Já quero os próximos vídeos do #dostôesselindo ahaha (por favor continue o projeto). Adoro seus vídeos, Tati 😘
Sempre volto a esse episódio do seu canal. Acho muito legal a forma como você reconta a história. Saramago tem um livro intitulado "O homem duplicado" (uma fanfic?). Já pensou em fazer um vídeo comparando as duas obras?
Tati, como vc falou, me lembrou muito o Memórias do subsolo do Dostô, q é bem mais curto q O Duplo, e também tem essa questão psicológica. Entendo quando vc diz q a vergonha alheia foi sofrível, tive isso qdo li Memórias, mas é um personagem que ao invés de projetar suas questões aqui ou acolá, se fecha do mundo e agride tudo e todos de forma feroz. E o positivo é q a leitura é bem mais leve hehe beijoss
Gente....este é um dos meus livros preferidos rsrs... foi uma experiência muito psicodélica entrar na cabeça de uma personagem que está enlouquecendo. Foi super fluido e quase pirei junto rs
Tati, tem um filme do Richard Ayoade que se chama O Duplo e não me lembro se aparece nos créditos do filme, mas eu acredito que foi inspirado neste livro. É angustiante assim como o livro então talvez você não se interesse, mas caso aconteça, tá aí. Amei o vídeo, té mais.
Eu também sou fã do Dostoiévski, amo vários livros, mas esse também não amei não. Foi uma leitura arrastada. Sei lá, eu li meio picado e talvez isso tenha atrapalhado, mas não me envolvi com a história. Bom, ele escreveu muito, gostar de todos os livros dele seria difícil. Sem mágoas. =)
Tatiana fala sobre os livros - Dois irmãos, uma guerra (eu ameiii demais esse) e - a casa dos budas ditosos (esse me causou estranheza rsrs). Bjos, vc é ótima!
Oi Tati, você poderia fazer uma analise A Reliquia - Eça de queiros? entrou esse ano na lista obrigatoria de livros para FUVEST, acredito que ajudaria muita gente :)
Não duvido nem um pouco dessa dificuldade de continuar a leitura, mas ainda tenho interesse de ler kk Acho que é uma boa mencionar q o livro tem uma adaptação cinematográfica, bem recente até. Vale muito a pena conferir
Oi Tati, tem um vídeo muito bom também de uma pessoa que gostou, a Aline Aimeè, vale a pena pra quem quiser, hehehe. Mas é igual o pessoal falou, vendo seu vídeo ainda dá vontade de ler, rs!
Concordo totalmente contigo, me irritei com os diálogos e o uso dos vocativos, e achei a leitura cansativa e irritante. Mas também penso como tu, acho que foi exatamente isso que Dostoiévski quis que a gente sentisse. Como ficaríamos felizes e contentes lendo um livro cujo personagem é doido e irritante? Não dá, né?! hahaha Mas no geral achei uma boa obra! E adorei tua resenha! :)
Estou tentando ler esse livro a mais de um mês e infelizmente, eu tbm não conseguia gostar dele, mas depois desta resenha incrível, vou dar mais uma chance kkkkk
É verdade, chega uma hora que a confusão mental do personagem se confunde com a nossa. A sensação é de empacamento, mas depois tudo faz sentido e vc vê que foi intencional do autor.
Comprei este livro ontem. Estou louco para ler desde que li que a monografia da Sylvia Plath foi a respeito do duplo nas obras de Dostoievski (Os Irmãos Karamazov e O Duplo).
Gostei que não fui o único que sofreu com a "vergonha alheia" rs. As cenas das trapalhadas são difíceis de ler, me imaginava na mesma situação. De todo modo, achei o livro incrível. Parabéns pela resenha detalhada.
Eu gostei do livro, mesmo com as loucuras e repetições de Golyádkin eu me apeguei a ele,... queria saber como tudo aquilo ia acabar... morria de dó de Golyádkin e odiava seu Duplo 😁
Gostei mais desse livro do que Gente Pobre, esse me lembrou Kafka, situações absurdas, e a degradação psicológica da lersonagem é muito interessante. Tati faz uma playlist de Dostoiévski. Estou lendo pela cronologia, e sempre venho aqui depois ver a resenha. Obrigado.
Esse livro certamente é um dos mais interessantes sobre o tema, estudá-lo deve ser legal. Mas não morri de amores por ele; gostei muito de alguns momentos pontuais. Concordo com você, Tati, é chato meeeeesmo!
Tati tem realmente a arte de fazer uma resenha incrível! Gostando ou não do livro, haha 💙 Eu comecei o livro hoje e pensei, "vou ver se Tati já resenhou", haha. Eu estava odiando o livro, até ver a resenha! 😂 Estou mais interessada agora.
vídeo show! Gostei da sua análise! Tati, seria bacana também o " Memórias do Subsolo" do Dostoiévski, li recentemente e achei muito bom mesmo! Ele também é um dos meus autores prediletos. PS: O "Duas narrativas Fantásticas" também seria legal uma resenha sua! forte abraço! Inté! kk
Eu vi a adaptação para o cinema que foi feita relativamente recentemente com o Jesse Eisenberg e a Mia Wasikowska. Eu achei o filme bem interessante por ter um ritmo narrativa bem particular e por passar uma sensação de estranheza constante, além de trazer um humor peculiar que se entrelaça muito bem com o ritmo diferente e o clima de estranheza. Recomendo, quem sabe não te dá uma perspectiva diferente da obra !
Tati, resenha O processo do Kafka.. Geralmente quando alguém diz que não gostou de um livro de um autor clássico eu tenho mais vontade ainda de ler e tirar minhas próprias conclusões.. Mas O Processo não teve jeito. Que livro chato!! Queria ver do seu ponto de vista para quem sabe entender melhor porque é considerado um livro importante...
Estou lendo esse livro. Muito boa a sua resenha. O livro realmente é sufocante. O personagem principal, apesar de ser sacaneado, é narcisista, confuso e arrogante. Vc fica na dúvida se ele não “merece” o que lhe está acontecendo. Como diz um amigo meu: igualzinho à vida.
6 лет назад+1
Tati, ate quando você não gosta muito do livro, e faz uma crítica sequer, nos instiga a le-lo. Quero ler ele agora.. Me veio uma idéia aqui agora: por que nao fazer um vídeo indicando livros com essa característica?! Duplos. Ia ser bem legal.
Interessante. Fiquei com vontade de ler. Depois de gente pobre, porque vou começar com esse autor agora rsrs e não queria primeiramente partir de Crime e Castigo.
Achei fantástica a parte em que o duplo aparece e o final, mas sofri também com o personagem. Só pensava: Fala, logo, pelo amor de Deus! Hahaha Pensando de forma geral, achei um bom livro, principalmente pensando na parte psicológica, como você pontuou.
Kkkkkkkkk... eu adorei esse livro, Tati! É claro que também fiquei cansada e irritada com o Golyádkin, mas acho o personagem é isso mesmo, chato e irritante. E o que dizer desse final... fiquei extremamente triste e com pena do Golyádkin, coitado.. 😓 Quanto aos pastéis, acho que vou me dar essa desculpa também... vou arrumar um duplo, comer 11 pastéis e colocar a culpa nele!! 😂😂😂 Também adorei o Conselho do médico... Aliás, estou seguindo-o rigorosamente todas as sextas-feiras!!!😂😂😂 Brincadeiras à parte, eu realmente gostei muito do livro... e o vídeo do Nícolas está incrível, realmente. Vale a pena conferir! Bjs! 😘😘
Oi, Tati! vi q vc n comentou mas existe um filme desse livro, de mesmo nome, quem interpreta o protagonista é o Jesse Eisenberg (A Rede Social), tb é super parado haha mas vale a pena assistir, é um quebra-cabeça e tanto!! bjs
Nossa, concordo com você, taty. Foi uma leitura arrastaaaaada, demorei pra caramba para terminar. O personagem principal irrita demais, v.a. eterna HAHAHAH 😑
Ah, eu achei O Duplo maravilhoso, justamente pq já saquei no início da leitura "os problemas" do personagem e pra mim não foi massante, na verdade eu dava risada . Dostoiévski é um mestre ❤️❤️❤️
Cara até um livro que você não gosta, você consegue resenhar de um jeito que da vontade de ler lol
Verdade!😂
Tati vc precisa repensar seus métodos. Do jeito que vc contou pareceu interessantíssimo! Quero ler!!😂😂 Fiquei vidrada. Seu nome funciona mesmo quando vc não gosta: TLT ligando pessoas a livros 😘
FernandaGiffoni Também senti o mesmo interesse!!!
Ela nos enganou certinho 😂😂😂😂😂
Realmente, dá vontade. Mas não é bom mesmo!
@@jessy_reis15 eu gostei bastante do livro.
A Tati está nessa fase de ler e resenhar escritores russos que está maravilhosa. Só livros bons, meus Deus eu não aguento, cada vídeo que ela lança uma pessoa morre e sempre essa pessoa sou eu. E cada tiro no meu coração que eu não aguento, vai com calma mulheeeeer!
A insegurança, ansiedade, confusão mental e submissão de Golyádkin são agoniantes. Da vontade de dar uns tapas nele e falar: "Acorda pra vida, rapaz!"
Como você mesma diz, Tatiana, esse livro possui uma carga psicológica muito grande. O que torna compreensível o fato de não ter sido aceito por grande parte do público na época. Sem contar as repetições na fala do personagem principal. Mas ainda assim, gostei da obra. Dostoiévski se mostrou genial ao criar um personagem assim e aprofundar tanto na psique humana. O personagem pode ser irritante devido aos seus problemas, mas a obra é uma oportunidade de refletirmos e nos colocarmos no lugar do próximo, pois se olharmos bem, existem vários Golyádkins por aí passando pelas mesmas guerras internas que o personagem. E sem saber, através dos nossos julgamentos precipitados, acabamos por confundí-los ainda mais, quando na verdade um pouco de empatia poderia fazer toda a diferença. Dostoiévski é uma verdadeira escola para a vida.
Engraçado isso de gosto né. Eu gostei demais. A leitura voou. Li em dois dias e fiquei vidrada na história e na tensão crescente. Na verdade, quanto mais leio sobre o livro, mais penso sobre ele, mais acho ele genial. Rsrs. Mas adorei a resenha, Tati.
Nossa! Em dois dias?
O enredo me lembrou muito o filme Cisne Negro. Inclusive pela questão de eles trabalharem juntos e serem opostos e a situação de ele dizer que ama o outro e depois o outro fazer piada com isso. Não me lembro de ter visto comentários de que o roteiro se inspirou nesse livro, mas agora vou até procurar. Amei o vídeo, Tati, principalmente suas risadas!
Barbara Menezes Sim, essa temática é universal e vai se repetir muito ao longo da história. Freud escreve bem sobre esses "pares", estudando a histeria. Tem muito a ver com Cisne Negro
Será que o Chuck Palahniuk se inspirou nesse livro ao escrever o Clube da Luta? Ainda não li esse livro do Dostoiévski, mas sei lá, essa questão de "conviver com seu próprio duplo" me lembrou o Tyler Durden
@@leonardo3005 O filme "O duplo" é bem interessante.
Só você mesmo pra dizer que não gostou de um livro e fazer uma resenha na qual o livro pareca ótimo! rs.
Eliane Inglat verdade!
Parabéns Tatiana, o legal do seu canal é que você dá as dicas de outros canais que estão realizando ou já fizeram a leitura do livro, você socializa as informações para àqueles que tiverem interesse tirar suas próprias conclusões. Conheci o canal do Nikolas por meio de suas indicações, assim como você ele é fantástico, com abordagens diferente, mas de igual maneira muito instrutivas.
Elisangela da Silva qual o nome do canal do Nikolas? É literário também?
Sim é literário. Nome : las hojas muertas y otras hojas
Adoro os vídeos do Nicolas para cozinhar, deixo lá e vou fazendo o almoço. Tati seus vídeos melhoram a cada dia, é interessante ver a sua evolução, a sua desenvoltura diante da câmera, assisti muitos dos seus vídeos antigos e digo com muita certeza: que você melhorou muito! Parabéns
Parabéns, outro video sensacional. Nossa é fantástico que pessoas como você existam, toda vês que sinto que não sou capaz o suficiente de compreender certo texto; me lembro de você " sou uma leitora comum" e me lembro de quanto amor e dedicação você poe nos seus videos, e que apesar de ser uma pessoa formada e muitooo inteligente; você é uma pessoa simples e humilde e isso me faz ter coragem e determinação para ler e falar sobre tudo ; por que eu posso e agora sei disso.
É justamente o que amo nesse livro, o tratamento do tão incrível tema do Doppelgänger, uma temática usada em muitos grandes títulos da história da literatura europeia. Grande vídeo, como sempre Tati.
"É chato. O que é que eu vou fazer". hahaha
Com a sua resenha eu fiquei tão empolgada que fui ler ele e gostei bastante! Dei 4,5 estrelas hahhahaa
Há uma sensação de constrangimento ao ler as aventuras do personagem, é brilhante como suas duas personalidades interagem, a personalidade real e a personalidade idealizada. Eu adorei, um personagem no auge da loucura e do descontrole mental, como sou fascinado por esse tipo de coisa, pessoalmente inclusive, achei fantástico e não posso negar que é um romance que me identifico.
Isso dos inimigos me lembrou aquelas pessoas que ficam postando indiretas pra invejosos da vida dele no facebook. Eu sempre acho que isso deve ser mais coisa da cabeça da pessoa do que inveja de alguém mesmo. Pelo menos as pessoas que vejo fazendo isso não tem nada a se invejar, só a pessoa acha mesmo.
Ss
Tem um conto do Edgar Allan Poe com esse mesmo tema: William Wilson. Ok, é um conto, é mais fácil de engolir, mas gostei um pouco mais do que o Duplo. Acho que vale a pena ler os dois, pq o O Duplo é mais detalhista.
Ganhei O Duplo de um amigo querido há exatos 3 anos, que adorou e me passou depois de ler. Acho que sua notificação de resenha do livro (e a própria resenha) foram um sinal para eu tirar o livro da estante e iniciar logo essa leitura. Te admiro, Tati!
oi, xará! espero que goste do livro mais do que eu, rs. bjo!
Ouvindo seus comentários, logo me lembrei sobre o tema autoafirmação (acho que sem hífem, pfv: corrija-me se escrevi incorretamente) e como é penoso acompanhar quem necessita, a cada minuto se autoafirmar...Seria o duplo dos tempos atuais a pessoa que somos e a que postamos no instagram? Viajei muito. Lerei o livro! Obrigada pela resenha, Tati!
Interessante esse teu ponto de vista, Natallia; vários duplos rolando aí, nas redes sociais, com certeza, rs. 1 abç!
Não vejo o Golyádkin desta forma, não vejo ele como alguém mascarada, que finge ser o que não é, ele realmente acredita que deveria ser aquilo que pensa que é, que é merecedor de uma posição melhor.
Tati, eu li e até gostei, ainda que tenha preferido "Gente Pobre", mas o legal é que se você não diz que não gostou, seu entusiasmo ao falar dele, dá impressão que adorou! :)
O Dostoiévski é genial !!! Eu adorei a história !!! Acredito que as pessoas tímidas tem uma grande chance de gostar da leitura.
Agora tem q ler o homem duplicado do Saramago. Ele trabalha de um jeito bem original com a questão do duplo
Leandro Pileggi sou louco pra ler esse livro, pena que só tenha em livro físico.
Como pode um ser tão maravilhoso? A literatura fica tão linda com pessoas como você!
Adoro sua honestidade, chato eh chato e pronto. Depois de acabar o segundo capitulo e achar que nao estava entendo NADA, deparei-me com a seu video. Obrigada Tati. Nao vou desistir, depois desse video ate me senti encorajada a termina-lo.
Quem assistia a tv aberta nos anos 90 deve se lembrar de um crítico de cinema chamado Celso Sabadin. Ele nunca dizia " tal filme é uma perda de tempo", ou algo do tipo. Sempre dizia "pra quem gosta desse ou desse tipo de enredo..." ou algo assim, e sempre fazia resenhas que despertavam a vontade de ver o filme, não importa o estilo. Assim também são as resenhas da Tati: Até um livro que não funcionou pra ela fica tentador e aciona a nossa curiosidade.
Tatiana, leia Uma História Lamentável, do Dostoiévski. Eu já estou terminando a obra dele completa e esse é um dos melhores! E é curtinho. Aguardo ansiosamente sua resenha. Aliás: amei essa do Duplo. Não sei se você se interessa muito sobre o autor, mas há uma biografia sobre ele em quatro volumes gigantescos, feita por Joseph Frank, que conta muito também sobre a história da Rússia, em si.
O Duplo está na minha TBR desse mês. Estou bem atrasado. Depois desse vídeo, fiquei mais instigado pela leitura.
Sobre o livro não funcionar pra você, Tati, as pessoas deveriam entender que experiência de leitura é individual e não revela qualidade ou defeito de um livro. Simplesmente não funcionou!
Parabéns pelo vídeo incrível!
Tati, eu amei ler O Duplo. Até agora é um dos meus favoritos!!!
Tati, sua resenha sobre esse livro está incrível. Já tinha lido, mas não percebi todas as nuances que você ressaltou. É como se estivesse lendo de novo, e apreendendo.mais coisas. Compartilho do sentimento de agonia, e dificuldade em certas partes, mas concordo com você que este efeito é intencional do Autor. Por ser pioneiro, por discorrer sobre os labirintos da mente humana, sobre a degradação que pode levar a loucura, e por nos fazer sentir uma variedade de sentimentos, em relação às situações vivenciadas pela personagem, creio que essa obra é genial!
Eu conheci esse autor através de você, Tati!! Foi uma alegria imensa ler "Crime e Castigo", que leitura boaaa❤ Agora fiquei com vontade de ler o livro que você apresentou.
A primeira pagina desse livro me lembra A Metamorfose por causa da descrição do protagonista acordando, não sei se alguém já comentou isso
Verdade, foca bastante no ato de acordar. E faz a gente se identificar tbm ne? Quem nunca acordou assim sem saber se é realidade ou devaneio kkkkkk
Tava esperando ela falar sobre esse livrooooo
Eu assisti o filme "O duplo" e me deu curiosidade de lê o livro. Achei a história muito profunda e um nado nas profundezas da alma da personagem. Dá uma sensação muito angustiante o fim e passei um dia todo pensando nessa história. Mas amo histórias psicológicas porque trabalho nessa área, parece que a personagem tem transtorno dissociativo.
Amei esse livro. E o texto de apoio no final também é muito bom! ♡♡ tati te admiro muito!
Tati, já devem ter sugerido isso mas creio que seria muito interessante ver um vídeo mostrando todo o seu processo de leitura de um livro: desde o motivo da escolha do livro, passando pelas impressões que teve ao ler as frases e em que baseou suas conclusões. A diferença dos vídeos que você já faz é que nestes acompanharíamos toda a leitura e impressões assim que elas surgem. Claro, deve ser um livro curtinho pra não te cansar. Valeu!
Caramba, tu não gosta do livro e mesmo assim explica tão bem que tô doido pra ler! kkkk
Abraços!
Quando ela não fala " hoje vamos falar sobre o incrível... ", sabemos que ela gostou !
O jeito que vc fala do livro, me deixa com vontade de ler, mesmo vc dizendo que não gostou ! 🎙️😍😘😉
Eu li esse livro na época que saiu Cisne Negro e o diretor mencionou O Duplo como uma das inspirações. Algumas passagens do livro são claras referências, como se elas mesmas tivessem sido adaptadas para o cinema.
Essa foi a inspiração para a novela A Usurpadora kkkkk
Dessa mesma temática, um livro que gostei muito foi "O homem duplicado", do Saramago. Recomendo até pra quem já viu o filme, pois a pegada do livro é outra, a resolução é outra, as questões discutidas são outras... Vale muito a pena, é um romance que te prende do início ao fim.
Confesso que não tinha pensado em vários aspectos que você levantou!! 👏🏻 Já quero os próximos vídeos do #dostôesselindo ahaha (por favor continue o projeto). Adoro seus vídeos, Tati 😘
Sempre volto a esse episódio do seu canal. Acho muito legal a forma como você reconta a história. Saramago tem um livro intitulado "O homem duplicado" (uma fanfic?). Já pensou em fazer um vídeo comparando as duas obras?
Tati, como vc falou, me lembrou muito o Memórias do subsolo do Dostô, q é bem mais curto q O Duplo, e também tem essa questão psicológica. Entendo quando vc diz q a vergonha alheia foi sofrível, tive isso qdo li Memórias, mas é um personagem que ao invés de projetar suas questões aqui ou acolá, se fecha do mundo e agride tudo e todos de forma feroz. E o positivo é q a leitura é bem mais leve hehe beijoss
Impossível não querer ler depois que você faz essa resenha maravilhosa 🖤
Rainha do booktuber ❤ melhores resenhas.
Gente....este é um dos meus livros preferidos rsrs... foi uma experiência muito psicodélica entrar na cabeça de uma personagem que está enlouquecendo. Foi super fluido e quase pirei junto rs
To com esse medo rsrs
Tô pra finalizar esse livro maravilhoso em um projeto igual ao lido lendo, tô indo aos poucos na minha leitura de Dostoiévski. Valeu pelo vídeo!! 🙌💛
Tati, tem um filme do Richard Ayoade que se chama O Duplo e não me lembro se aparece nos créditos do filme, mas eu acredito que foi inspirado neste livro. É angustiante assim como o livro então talvez você não se interesse, mas caso aconteça, tá aí. Amei o vídeo, té mais.
Eu também sou fã do Dostoiévski, amo vários livros, mas esse também não amei não. Foi uma leitura arrastada. Sei lá, eu li meio picado e talvez isso tenha atrapalhado, mas não me envolvi com a história. Bom, ele escreveu muito, gostar de todos os livros dele seria difícil. Sem mágoas. =)
Tatiana fala sobre os livros - Dois irmãos, uma guerra (eu ameiii demais esse) e - a casa dos budas ditosos (esse me causou estranheza rsrs). Bjos, vc é ótima!
o Dois irmãos já tem vídeo, Annaaaa!!! os outros ainda não conheço, vou dar uma olhada ;)
Serioooo? Vou vê agora, é que sou nova no canal 😁 mas tô amando os seus vídeos 😍
Não, acabei de vê, vc fez o vídeo de dois irmãos, esse que tô Falando é Dois irmãos, uma guerra de Ben Elton
Oi Tati, você poderia fazer uma analise A Reliquia - Eça de queiros? entrou esse ano na lista obrigatoria de livros para FUVEST, acredito que ajudaria muita gente :)
Não duvido nem um pouco dessa dificuldade de continuar a leitura, mas ainda tenho interesse de ler kk
Acho que é uma boa mencionar q o livro tem uma adaptação cinematográfica, bem recente até. Vale muito a pena conferir
Oi Tati, tem um vídeo muito bom também de uma pessoa que gostou, a Aline Aimeè, vale a pena pra quem quiser, hehehe. Mas é igual o pessoal falou, vendo seu vídeo ainda dá vontade de ler, rs!
Adorei o livro. Nem foi sofrido assim. Muito boa resenha
Eu também estou ultra atrasada com a leitura, parei na metade do livro kkkk. Tati este vídeo me deu forças pra continuar 😁😁😁😁
Tatiana, lê "mutações", da Liv Ullmann. É um dos meus livros favoritos e tenho certeza que você vai amá-lo.
Adorei sua sinceridade, Tati! Parabéns!
Concordo totalmente contigo, me irritei com os diálogos e o uso dos vocativos, e achei a leitura cansativa e irritante. Mas também penso como tu, acho que foi exatamente isso que Dostoiévski quis que a gente sentisse. Como ficaríamos felizes e contentes lendo um livro cujo personagem é doido e irritante? Não dá, né?! hahaha Mas no geral achei uma boa obra! E adorei tua resenha! :)
É impressionante como ela deixa a gente com muita vontade de ler os livros rsrsrsr
Estou tentando ler esse livro a mais de um mês e infelizmente, eu tbm não conseguia gostar dele, mas depois desta resenha incrível, vou dar mais uma chance kkkkk
É verdade, chega uma hora que a confusão mental do personagem se confunde com a nossa. A sensação é de empacamento, mas depois tudo faz sentido e vc vê que foi intencional do autor.
Nossa, odeio quando me dizem que "não entendi a obra" só pq não gostei. A vontade de dar uma resposta nada simpática
Comprei este livro ontem. Estou louco para ler desde que li que a monografia da Sylvia Plath foi a respeito do duplo nas obras de Dostoievski (Os Irmãos Karamazov e O Duplo).
José Luis Pedroso "Os irmãos Karamazov" também é do Dostoievski.
Nossa! Sim! De onde tirei Tolstoi? kkkkkkkkkk
Valeu Olivaine!
Seu jeito de comentar os livros é muito cativante. Dá vontade de ler todos!
elcio mendes verdade!
"é um livro muito importante, mas... é chato !" Hahahahahahahaha
O Clube da Luta filosófico hehehe. O livro, pela ponte que vc traçou nos faz desejar lê-lo.
Tati, está difícil assistir aos vídeos seus sem colocar os livros sugeridos em minhas lista de desejos!!! :-)
Gostei que não fui o único que sofreu com a "vergonha alheia" rs. As cenas das trapalhadas são difíceis de ler, me imaginava na mesma situação. De todo modo, achei o livro incrível. Parabéns pela resenha detalhada.
Eu gostei do livro, mesmo com as loucuras e repetições de Golyádkin eu me apeguei a ele,... queria saber como tudo aquilo ia acabar... morria de dó de Golyádkin e odiava seu Duplo 😁
Para quem leu O duplo e não curtiu muito, recomendo o filme (com o mesmo nome) com o ator Jesse Eisenberg. Achei muito bom!
Gostei mais desse livro do que Gente Pobre, esse me lembrou Kafka, situações absurdas, e a degradação psicológica da lersonagem é muito interessante.
Tati faz uma playlist de Dostoiévski. Estou lendo pela cronologia, e sempre venho aqui depois ver a resenha. Obrigado.
'Ser amigo da garrafa '; porque nunca pensei nisso?! Kkkkk
Esse livro certamente é um dos mais interessantes sobre o tema, estudá-lo deve ser legal. Mas não morri de amores por ele; gostei muito de alguns momentos pontuais. Concordo com você, Tati, é chato meeeeesmo!
Tati tem realmente a arte de fazer uma resenha incrível! Gostando ou não do livro, haha 💙 Eu comecei o livro hoje e pensei, "vou ver se Tati já resenhou", haha. Eu estava odiando o livro, até ver a resenha! 😂 Estou mais interessada agora.
Adorei....♥ ri muito com a sua resenha
vídeo show! Gostei da sua análise! Tati, seria bacana também o " Memórias do Subsolo" do Dostoiévski, li recentemente e achei muito bom mesmo! Ele também é um dos meus autores prediletos. PS: O "Duas narrativas Fantásticas" também seria legal uma resenha sua! forte abraço! Inté! kk
Ja gostei da história... creio q vai me fazer pensar em muitas coisas
Eu vi a adaptação para o cinema que foi feita relativamente recentemente com o Jesse Eisenberg e a Mia Wasikowska. Eu achei o filme bem interessante por ter um ritmo narrativa bem particular e por passar uma sensação de estranheza constante, além de trazer um humor peculiar que se entrelaça muito bem com o ritmo diferente e o clima de estranheza. Recomendo, quem sabe não te dá uma perspectiva diferente da obra !
Adorei a resenha! Preciso ler esse livro! Haha
Como faz pra ser incrível igual essa mulher?
Tati, resenha O processo do Kafka.. Geralmente quando alguém diz que não gostou de um livro de um autor clássico eu tenho mais vontade ainda de ler e tirar minhas próprias conclusões.. Mas O Processo não teve jeito. Que livro chato!! Queria ver do seu ponto de vista para quem sabe entender melhor porque é considerado um livro importante...
Estou lendo esse livro. Muito boa a sua resenha. O livro realmente é sufocante. O personagem principal, apesar de ser sacaneado, é narcisista, confuso e arrogante. Vc fica na dúvida se ele não “merece” o que lhe está acontecendo. Como diz um amigo meu: igualzinho à vida.
Tati, ate quando você não gosta muito do livro, e faz uma crítica sequer, nos instiga a le-lo. Quero ler ele agora.. Me veio uma idéia aqui agora: por que nao fazer um vídeo indicando livros com essa característica?! Duplos. Ia ser bem legal.
Tati, vc é maravilhosa hahahaha Manda mais video!!!
Pois é, Dosto mostra o íntimo do ser humano.
Interessante. Fiquei com vontade de ler. Depois de gente pobre, porque vou começar com esse autor agora rsrs e não queria primeiramente partir de Crime e Castigo.
Achei fantástica a parte em que o duplo aparece e o final, mas sofri também com o personagem. Só pensava: Fala, logo, pelo amor de Deus! Hahaha Pensando de forma geral, achei um bom livro, principalmente pensando na parte psicológica, como você pontuou.
Seus vídeos são ótimos até quando vc não gosta da obra.
tb tive essa impressão, tati. pior q foi meu primeiro dostoievski! viu o filme com jesse eisenberg e mia wasikowska? bjo.
TE AMOOOOOOO MULHER!!!!!!!!
Kkkkkkkkk... eu adorei esse livro, Tati! É claro que também fiquei cansada e irritada com o Golyádkin, mas acho o personagem é isso mesmo, chato e irritante.
E o que dizer desse final... fiquei extremamente triste e com pena do Golyádkin, coitado.. 😓
Quanto aos pastéis, acho que vou me dar essa desculpa também... vou arrumar um duplo, comer 11 pastéis e colocar a culpa nele!! 😂😂😂
Também adorei o Conselho do médico... Aliás, estou seguindo-o rigorosamente todas as sextas-feiras!!!😂😂😂
Brincadeiras à parte, eu realmente gostei muito do livro... e o vídeo do Nícolas está incrível, realmente. Vale a pena conferir!
Bjs! 😘😘
Pela resenha o livro parece ser bem legal.
Oi, Tati! vi q vc n comentou mas existe um filme desse livro, de mesmo nome, quem interpreta o protagonista é o Jesse Eisenberg (A Rede Social), tb é super parado haha mas vale a pena assistir, é um quebra-cabeça e tanto!! bjs
Só quem vem na mesma hora que a notificação chega 😂😭
Nossa, concordo com você, taty. Foi uma leitura arrastaaaaada, demorei pra caramba para terminar. O personagem principal irrita demais, v.a. eterna HAHAHAH 😑
Tatiana é incrível! Ela nos convence a ler até livro chato (na opinião dela).
Beber um gorozinho 😂😂😂
A abertura do romance me lembrou "A metamorfose" de Kafka.
Eu ri tanto com seu vídeo, Tati. Rs... Você é uma figura! Sim, podemos não gostar dos livros que lemos. Às vezes não rola.
Ah, eu achei O Duplo maravilhoso, justamente pq já saquei no início da leitura "os problemas" do personagem e pra mim não foi massante, na verdade eu dava risada . Dostoiévski é um mestre ❤️❤️❤️
Você não gostou muito do livro mas a resenha foi muito boa, gostei do bom humor, e é isso, ninguém precisa gostar de todos os livros que lê.