Bom dia! Eu li Quo Vadis neste janeiro de 2025 também e para mim esse foi um dos melhores livros que li na vida. Me emocionei demais. Gostei da escrita, do enredo, chorei e sorri, foi incrível!
24:48 respondendo a pergunta: Paulo e Pedro são contemporâneos. Por mais que Paulo tenha se tornado apóstolo somente depois da sua experiência com Jesus (anos depois da ressurreição de Cristo), eles eram da mesma época. Paulo fala no primeiro capítulo da carta aos Gálatas que passou duas semanas com Pedro em Jerusalém. Também no livro dos atos dos apóstolos eles se encontram no capítulo 15, quando acontece o Concílio de Jerusalém, primeiro concílio da igreja. Pedro ainda vai ficar uns anos em Jerusalém, depois vai pra Antioquia, volta pra Jerusalém e só depois se estabelece em Roma. Alguns anos depois é que Paulo chega lá
Muito feliz em saber que você leu este livro e gostou! No ano passado, foi a obra de literatura que mais me arrebatou - uma verdadeira joia literária. Sinto-me como uma pregadora da palavra, tentando convencer todos ao meu redor a lerem também! hahahaha. Além de ser um exemplo sublime de literatura, para mim, como católica, foi uma experiência transcendental. Este livro me fez refletir profundamente sobre a verdade de que "a vida não é aqui" e sobre como a distância temporal pode nos fazer esquecer valores essenciais. Os cristãos primitivos têm muito a nos ensinar, não é? Suas vidas, tão impregnadas de fé e coragem, me fazem perceber o quanto ainda tenho a evoluir. Que leitura transformadora!
Li essa grande obra quando ainda era bem jovem, pois um exemplar está em minha família há algumas gerações: meu avô materno, que era filho e neto de poloneses, o adquiriu no começo do século passado, tendo o mesmo sido publicado em 1901, em Portugal. Meus pais colocaram o nome de Marcus Vinícius em meu único irmão por causa do personagem principal desse romance extraordinário.
Esse livro gerou o meu épico Bíblico favorito, o Quo Vadis de 1951, no qual Peter Ustinov fez um Nero magistral, que deveria ser tão lembrado quanto o Curinga de Heath Ledger.
Tatiana, do jeito que você descreve esse livro (e outros também) dá vontade de correr para a livraria mais perto da minha casa pra adquirir um exemplar. Você é ótima “contadora de histórias”.👏👏👏
Grande vídeo! Ainda não li o livro, embora tenha um exemplar aqui em casa. Assisti o filme antigo e me emocionei muito. Uma correção: o Coloseu não existia ainda, pois ele foi inaugurado pelo imperador Tito Flavius em 80 dC. A arena onde os cristãos foram jogados era o Circus Maximus.
Saulo de Tarso , depois Paulo , foi contemporâneo de Simão Pedro e os apóstolos. Mas só encontrou Jesus na estrada de Damasco. Era perseguidor dos cristãos, judeu nobre do Templo. Ia a Damasco prender o lider dos cristãos Ananias. Na estrada de Damasco viu uma luz mais forte que o Sol e caiu do cavalo. Jesus teve um diálogo espiritual com ele. Saulo , Saulo , por que me persegues... Ficou cego, foi curado por Ananias e começa a sua conversão a Jesus . Foi o maior divulgador do cristianismo aos povos pagãos. Sao Paulo. Pregou e fundou as Casas do Caminho em diversos países do Oriente Médio e Ásia. São Paulo é maravilhoso❤
Oi, Tati! 25:26 Sobre o apostolado de Paulo, ele e Pedro conviveram sim durante os primeiros anos da igreja primitiva, e algumas passagens da Bíblia esclarecem isso no Novo Testamento, principalmente nos livros de Atos e nas cartas. Ainda que Paulo não tenha caminhado fisicamente com Jesus, conforme os outros apóstolos de Cristo fizeram, ele foi nomeado apóstolo por ter sido chamado pessoalmente pelo próprio Jesus, enquanto estava à caminho de Damasco, na passagem de Atos 9. Sou cristã mas não sou a maior teóloga do mundo, portanto, se alguém quiser complementar a explicação, fique a vontade! 😉 Espero ter ajudado. Parabéns pelo excelente vídeo e conteúdo rico de sempre! 🤎
Paulo é considerado Apóstolo, embora não faça parte dos "12". Ele defende seu apostolado nos capítulos 1º e 2º de Gálatas. Explicando que pra ser considerado apóstolo você precisaria ter testemunhado Cristo ressurreto, ser comissionado diretamente por Ele para lançar os fundamentos da Igreja, receber poderes para realizar sinais e prodígios e ser inspirado por Deus para escrever as Escrituras, requisitos que Paulo preenche. E sim, ele conviveu com Pedro e os outros apóstolos, inclusive participou de reuniões nas quais estratégias para a evangelização foram compartilhadas entre eles. Paulo, inclusive, é chamado de apóstolo dos gentios, pois foi incumbido de lançar os fundamentos da igreja entre os gentios (não judeus), enquanto os apóstolos o fizeram entre judeus. (Atos 15:6-12)
Eu tenho este livro, mas ainda não li. Lembro que assisti ao filme bem antigo e achei maravilhoso, o ator que fez Nero, achei maravilhoso, deu um tom bem sarcástico ao personagem. Incrível.
Oi Tati. Eu nunca li o livro mas me lembro de ter ouvido uma novela radiofonica quando crianca(hoje tenho 68 anos) e pareceu-me ouvir a voz dos atores. Pura nostalgia.
Foi a melhor indicação que eu já recebi na vidaaaaa!!!! Eu tenho várias impressões, mas o que eu acho mais lindo é a essência cristã tão bem descrita, dando uma nova perspectiva da sua grande importância em um tempo tão louco como a Roma de Nero. Eu ameeeei, obrigado de verdade pela indicação! ❤❤❤
Como vou dormir agora? ... PRECISO ler esse livro kkkkk amooooo cada dia mais Taty sua linda ... Te indico assistir ao filme "Apostolo Paulo" mostra essa cena dos cristãos como "tochas humanas" 😢
Ótima resenha Tati! A primeira parte do livro foi arrastada para mim também, na verdade não simpatizei muito com Vinício e achei o amor dele pela Lígia mais uma obsessão mesmo, mas quando comecei a segunda parte e Vinício vai passando pelo processo de conversão ele foi se tornando gradativamente melhor, e seus sentimentos mais genuínos. A terceira parte é sem dúvida o auge do livro! As narrações do incêndio, da carnificina, a conversão de Chilon, Lígia e Ursus na arena, o encontro de Pedro com Jesus, foram os melhores momentos do romance.
Paulo é contemporâneo de Pedro e eles se encontraram algumas vezes. Recomendo a trilogia A marca do Leão, da Francine Rivers, que tem a mesma vibe e se passa pouco tempo depois da morte de Nero, tbm aborda a igreja primitiva e tem romance impossível entre um romano e uma escrava judia cristã.
O livro é maravilhoso, só leiam! Se você for católico poderá ser uma experiência transcendental com a mater eclesia! Sobre os personagens, o que mais me impressionou foi a conversão do Chilon, impossivel não se emocionar! Obrigada pelo ótimo conteúdo de sempre Tati ❤
Tati acompanho seu canal há alguns anos, não de forma assídua, mas já fiz leitura conjunta do Senhor dos Anéis, acompanhei a leitura literária da Bíblia e recomendo sempre que posso às pessoas e aos meus alunos. Este ano me dispus a acompanhar suas indicações de leituras, mês a mês. Quando vi os calhamaços do ano pensei que eu pudesse falhar, mas pensei " vamos tentar" e encarei Quo Vadis. Que livro! Trouxe muitas reflexões sobre minha fé, sobre a humanidade, sobre o papel do cristianismo na formação e desenvolvimento moral da sociedade até os dias de hoje. Apesar de seu um calhamaço a leitura fluiu muito bem e foi rápida. Eu não conhecia a história e me vi obrigada a pesquisar sobre Nero, os personagens históricos e os acontecimentos. Obrigada pela indicação! Sigamos para Os Bórgias!
Já li esse livro muitas vezes, é viciante. Petrônio é meu personagem favorito, tenho muita pena dele, por causa de seu final. Como Petrônio conheceu Paulo e foi exposto à sua pregação, mas se recusou a sair de Roma e ir morar com Vinício e Lígia, ele morre como um romano, não como um cristão. Pensar em Petrônio no inferno me deprime terrivelmente... 😢
Tenho esse livro da Coleção Saraiva de junho de 1949 em 2 volumes(número 12) coleção que meu pai fazia. Está na pilha de livros para serem lidos, lá embaixo, mas depois dessa resenha MARAVILHOSA, será o próximo. Sim, depois de conhecer Tatiana resgatei todos esses livros antigos. Pena que demorei muito.
Lindo livro, me emocionei bastante, cadê detalhe, cada momento são maravilhosos, a última carta de petronio para nero foi o melhor, obrigada por proporcionar essa leitura ❤ vai ser um dos meus preferidos da vida .
Essa transformação de Vinícius é muito bonita, tenho exemplos desse tipo de transformação espiritual, pessoal, difícil e profunda na familia, seja na parte cartolica ou na evangélica., Tá aí uma dos objetivos morais da religião. No entanto, não é somente religião, a pessoa precisa querer por ela mesma e entender esse momento cartático da sua vida, independente de crença religiosa ou amor por alguém que comunga da mesma fé. Hoje não frequento nenhuma religião, mas cresci observando o quanto fazia diferença na vida de muitas pessoas e crianças com uma familia disfuncional, ali era o local onde conheciam um mundo para além do material, aprendiam o caminho do amor e da caridade. Sou defensora de uma educação cristã, mas me assusta também o quanto algumas são tanto alienantes e fanáticas.
Li Quo Vadis em 2024 e foi eleito o preferido do ano e ouso dizer, da vida! E eu enquanto católica usei este livro também como uma leitura espiritual. Vi o quão minha fé era fraca e que eu deveria fortalecê-la e também entregar a minha vida se fosse preciso! Simplesmente sensacional! Obrigada pela resenha excepcional, Tati! ❤
Bom dia. Paulo não era romano. Era judeu e perseguia cristãos. Inclusive é muito famosa aquela frase que ele ouve de Jesus depois que fica cego: "Paulo, porque me persegues?". Provavelmente foi o principal responsável por espalhar a palavra de Jesus pelo mundo através de suas viagens e cartas. Preso pelos romanos, perto de sua morte, diz a célebre frase: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.
Paulo era judeu, fariseu e da tribo de Benjamim, mas também possuía cidadania romana, por isso é enviado a Roma, onde fica em prisão domiciliar, enquanto aguarda julgamento. Se não tivesse cidadania romana, não teria sido enviado a Roma para isso. Sua morte é por decapitação, um "privilégio" dos cidadãos romanos, enquanto Pedro é crucificado.
Olá, Tatiana! Que pérola é este canal, parabéns! Paulo é um judeu helenizado, e sim, perseguidor da Igreja. Mas ele era um perfeito judeu - irrepreensível, em suas próprias palavras - e não partilhava da cosmovisão e cultura romanas. Paulo não conheceu Jesus histórico, ele tem uma experiência sobrenatural e se converte. Seu nome original era Saulo e depois de sua conversão ele toma o nome de Paulo, que em latim significa pequeno, "o menor"; Ele é sim considerado um apóstolo, não por ser um dos 12 escolhidos por Cristo, mas sim por sua missão de evangelizar os "gentios". Conviveu sim com Pedro, chegando a confrontá-lo sobre a marginalização dos não judeus convertidos.
Li esse livro em dezembro passado. Um dos melhores romances que já li. Uma obra de arte de se emocionar mesmo. O interessante desse livro é que a maioria dos personagens desse livro são reais, existiram de verdade.
Ainda bem que adquiri esse livro assim que você liberou a sua lista dos 12 livros para 2025 ❤ Eu estou com a minha lista dos 12 (tem vídeo aqui no meu canal 😉 para quem quiser saber) e a sua que está maravilhosa como sempre e estou de olho em adquirir outros títulos que estou com altas expectativas. Fiquei ainda mais animada somente com o início da resenha: "um livraço". Já vou colocar para ler! Feliz de estar no clubão e com tantos materiais incríveis sobre livros. Beijão, Tati
Um dos melhores livros que li em 2024. Quem consegue passar da primeira parte não vai se arrepender. Um grande livro, não apenas para os cristãos, nos ensina muito sobre história, humanidade e virtude ❤
Que livro interessante! Quão rico devem ser os detalhes sobre a época dos martírios contra os cristãos por parte dos romanos. Obrigada pela recomendação! Está na lista de leituras futuras 😄📚
Paulo não foi discípulo de Jesus direto. Ele teve aquela experiência no caminho de Damasco. Ele chegou a conviver com Pedro, tanto que ele critica Pedro em uma de suas epístolas.
Boa tarde! Eu estou lendo e amando, estou bem na parte que Nero está saindo com sua corte de Roma e a cidade está pegando fogo. Quando terminar volto para ver o vídeo ❤
Quo Vadis, obrigada Tatiana. Que bom ouví-la nas suas impressões. Tenho este livro na Estante de minha Biblioteca por tantas décadas. Tirei e iniciei a leitura. Obrigada por disponibilizar estas suas impressões que nos ajudam a querer ler mais. Abraços.
O romance entre Lídia e Vinicio é impecável.Ela é colocada em dado momento a uma santa. E sua fuga lembra a simblogia de Maria mãe de Jesus. É uma escrita impecável. E os personagens muito bem desenhados. Petrônio e o velho Chilón um representa o epicurismo e o outro o estoicismo em seu declínio. É sensacional.
Eu resolvi ler esse livro em janeiro, e sinceramente, desde o começo da leitura eu amei, se não fosse pela Tati eu nunca teria dado uma chance pra esse livro maravilhoso
Acho interessante compartilhar que ouvindo a Tatiana narrar a história, é possível ser ver dentro dela, como se assistisse um filme bem nítido. Maravilhosa sempre! ❤
Tatiana, Paulo não conheceu com Jesus, mas conviveu com Pedro, com o qual discutia os passos do Cristianismo. Um queria ficar em Roma, o outro desejava ir outros lugares. Paulo expandiu a Igreja.
Essa obra é fantástica! Está nos meus livros favoritos. Esse e Ben Hur ( uma dica de leitura, hein Tati?). E essa edição de Quo Vadis é texto integral, tem que ser lido dessa forma para a experiência ser completa de fato. Ótimo vídeo, ótima dica.
Não sabia que existia uma história assim, inspirada no cristianismo e com termos históricos. Achei lindo o livro, pela sua resenha, vou comprar para ler 🥰
Paulo não é bem posterior, é do primeiro século, tanto que escreveu suas cartas só 20 anos após a crucificação entre os anos 50 e 65, e sim, conviveu com Pedro, e também foi apóstolo por também ter sido escolhido diretamente por Jesus, o que é o requisito para ser chamado apóstolo.
Tati, isso mesmo. São Paulo não conheceu Jesus Cristo. Ele teve um encontro com Jesus Cristo depois da sua morte e ressurreição. E com Pedro, Paulo teve pouco contato
Os vídeos da Tati são primorosos, nunca pensei em ler esse livro mas depois dessa resenha não vou deixar essa experiência escapar, bora já adquirir pelo link.
Acho que você não vai lembrar, fui eu que sugeri esse autor. Na verdade havia pedido a resenha de um outro título dele, A Ferro e Fogo. De qualquer forma fico feliz que seja de Quo Vadis.
Eu cresci assistindo ao filme (e ainda tenho os DVDs) e a conversão de Marcos Vinícios e a transformação dele lembra a conversa de Jesus e Nicodemos (importa renascer) qd chegar aos evangelhos esse livro fica mt maior
Li durante a adolescência, no final da década de 80, em uma versão da Ediouro. Guardei a imagem da beleza, imaginada, de Lígia, e especialmente o episódio do touro.
🔹 Este vídeo faz parte da lista de 12 Livros para 2025!
Para a lista completa, veja o vídeo: ruclips.net/video/3ICtX-sGDYA/видео.html
@@tatifeltrin Infelizmente, não está na lista. Mesmo assim, obrigado!
Adoro quando ela começa o vídeo falando , que hoje vamos falar sobre este livraaaço. ❤
Um clássico!!!
Verdade. Eu fico na expectativa tb. Kkkkkk 🥰
Falou livraço já pego um café!
👏👏👏
Assino embaixo
Bom dia! Eu li Quo Vadis neste janeiro de 2025 também e para mim esse foi um dos melhores livros que li na vida. Me emocionei demais. Gostei da escrita, do enredo, chorei e sorri, foi incrível!
24:48 respondendo a pergunta: Paulo e Pedro são contemporâneos. Por mais que Paulo tenha se tornado apóstolo somente depois da sua experiência com Jesus (anos depois da ressurreição de Cristo), eles eram da mesma época. Paulo fala no primeiro capítulo da carta aos Gálatas que passou duas semanas com Pedro em Jerusalém. Também no livro dos atos dos apóstolos eles se encontram no capítulo 15, quando acontece o Concílio de Jerusalém, primeiro concílio da igreja. Pedro ainda vai ficar uns anos em Jerusalém, depois vai pra Antioquia, volta pra Jerusalém e só depois se estabelece em Roma. Alguns anos depois é que Paulo chega lá
Vi duas pessoas no metrô lendo este livro no mesmo dia.
É um chamado pra vc ler tbm kk
É o fenômeno Tati Feltrin 😂
Devem ser seguidores, a Tati falou q esse livro estaria aqui
Seria o termo COVARDE advindo desses dois verbetes latinos?😅
Muito feliz em saber que você leu este livro e gostou! No ano passado, foi a obra de literatura que mais me arrebatou - uma verdadeira joia literária. Sinto-me como uma pregadora da palavra, tentando convencer todos ao meu redor a lerem também! hahahaha.
Além de ser um exemplo sublime de literatura, para mim, como católica, foi uma experiência transcendental. Este livro me fez refletir profundamente sobre a verdade de que "a vida não é aqui" e sobre como a distância temporal pode nos fazer esquecer valores essenciais.
Os cristãos primitivos têm muito a nos ensinar, não é? Suas vidas, tão impregnadas de fé e coragem, me fazem perceber o quanto ainda tenho a evoluir. Que leitura transformadora!
Li essa grande obra quando ainda era bem jovem, pois um exemplar está em minha família há algumas gerações: meu avô materno, que era filho e neto de poloneses, o adquiriu no começo do século passado, tendo o mesmo sido publicado em 1901, em Portugal.
Meus pais colocaram o nome de Marcus Vinícius em meu único irmão por causa do personagem principal desse romance extraordinário.
Esse livro gerou o meu épico Bíblico favorito, o Quo Vadis de 1951, no qual Peter Ustinov fez um Nero magistral, que deveria ser tão lembrado quanto o Curinga de Heath Ledger.
Tatiana, do jeito que você descreve esse livro (e outros também) dá vontade de correr para a livraria mais perto da minha casa pra adquirir um exemplar. Você é ótima “contadora de histórias”.👏👏👏
Tati vc é única nessa internet. Me emocionei com a passagem do quo vadis. Uma contadora de histórias fantástica
Grande vídeo! Ainda não li o livro, embora tenha um exemplar aqui em casa. Assisti o filme antigo e me emocionei muito. Uma correção: o Coloseu não existia ainda, pois ele foi inaugurado pelo imperador Tito Flavius em 80 dC. A arena onde os cristãos foram jogados era o Circus Maximus.
Sim, no livro isso é explicado, a Tati apenas confundiu os nomes, assim como Troia/Roma.
Saulo de Tarso , depois Paulo , foi contemporâneo de Simão Pedro e os apóstolos. Mas só encontrou Jesus na estrada de Damasco. Era perseguidor dos cristãos, judeu nobre do Templo. Ia a Damasco prender o lider dos cristãos Ananias. Na estrada de Damasco viu uma luz mais forte que o Sol e caiu do cavalo. Jesus teve um diálogo espiritual com ele. Saulo , Saulo , por que me persegues...
Ficou cego, foi curado por Ananias e começa a sua conversão a Jesus .
Foi o maior divulgador do cristianismo aos povos pagãos.
Sao Paulo.
Pregou e fundou as Casas do Caminho em diversos países do Oriente Médio e Ásia. São Paulo é maravilhoso❤
Oi, Tati!
25:26 Sobre o apostolado de Paulo, ele e Pedro conviveram sim durante os primeiros anos da igreja primitiva, e algumas passagens da Bíblia esclarecem isso no Novo Testamento, principalmente nos livros de Atos e nas cartas.
Ainda que Paulo não tenha caminhado fisicamente com Jesus, conforme os outros apóstolos de Cristo fizeram, ele foi nomeado apóstolo por ter sido chamado pessoalmente pelo próprio Jesus, enquanto estava à caminho de Damasco, na passagem de Atos 9.
Sou cristã mas não sou a maior teóloga do mundo, portanto, se alguém quiser complementar a explicação, fique a vontade! 😉
Espero ter ajudado. Parabéns pelo excelente vídeo e conteúdo rico de sempre! 🤎
Li ano passado e foi minha melhor leitura.
Estava ansiosa por essa resenha e não menos pela resenha de Médico de Homens e de Almas.
Se te interessar, já que gostou tanto de O EGÍPCIO, recomendo, do Mika Waltari, O ROMANO, que se passa nessa mesma época durante o reinado do Nero.
Up
Paulo é considerado Apóstolo, embora não faça parte dos "12".
Ele defende seu apostolado nos capítulos 1º e 2º de Gálatas. Explicando que pra ser considerado apóstolo você precisaria ter testemunhado Cristo ressurreto, ser comissionado diretamente por Ele para lançar os fundamentos da Igreja, receber poderes para realizar sinais e prodígios e ser inspirado por Deus para escrever as Escrituras, requisitos que Paulo preenche.
E sim, ele conviveu com Pedro e os outros apóstolos, inclusive participou de reuniões nas quais estratégias para a evangelização foram compartilhadas entre eles. Paulo, inclusive, é chamado de apóstolo dos gentios, pois foi incumbido de lançar os fundamentos da igreja entre os gentios (não judeus), enquanto os apóstolos o fizeram entre judeus. (Atos 15:6-12)
Eu tenho este livro, mas ainda não li. Lembro que assisti ao filme bem antigo e achei maravilhoso, o ator que fez Nero, achei maravilhoso, deu um tom bem sarcástico ao personagem. Incrível.
Oi Tati. Eu nunca li o livro mas me lembro de ter ouvido uma novela radiofonica quando crianca(hoje tenho 68 anos) e pareceu-me ouvir a voz dos atores. Pura nostalgia.
Foi a melhor indicação que eu já recebi na vidaaaaa!!!! Eu tenho várias impressões, mas o que eu acho mais lindo é a essência cristã tão bem descrita, dando uma nova perspectiva da sua grande importância em um tempo tão louco como a Roma de Nero. Eu ameeeei, obrigado de verdade pela indicação! ❤❤❤
Como vou dormir agora? ... PRECISO ler esse livro kkkkk amooooo cada dia mais Taty sua linda ... Te indico assistir ao filme "Apostolo Paulo" mostra essa cena dos cristãos como "tochas humanas" 😢
Ótima resenha Tati! A primeira parte do livro foi arrastada para mim também, na verdade não simpatizei muito com Vinício e achei o amor dele pela Lígia mais uma obsessão mesmo, mas quando comecei a segunda parte e Vinício vai passando pelo processo de conversão ele foi se tornando gradativamente melhor, e seus sentimentos mais genuínos. A terceira parte é sem dúvida o auge do livro! As narrações do incêndio, da carnificina, a conversão de Chilon, Lígia e Ursus na arena, o encontro de Pedro com Jesus, foram os melhores momentos do romance.
Paulo é contemporâneo de Pedro e eles se encontraram algumas vezes.
Recomendo a trilogia A marca do Leão, da Francine Rivers, que tem a mesma vibe e se passa pouco tempo depois da morte de Nero, tbm aborda a igreja primitiva e tem romance impossível entre um romano e uma escrava judia cristã.
Legal sua recomendação vou procurar amo esse tipo
de livros ❤❤❤
O livro é maravilhoso, só leiam! Se você for católico poderá ser uma experiência transcendental com a mater eclesia! Sobre os personagens, o que mais me impressionou foi a conversão do Chilon, impossivel não se emocionar! Obrigada pelo ótimo conteúdo de sempre Tati ❤
Tati acompanho seu canal há alguns anos, não de forma assídua, mas já fiz leitura conjunta do Senhor dos Anéis, acompanhei a leitura literária da Bíblia e recomendo sempre que posso às pessoas e aos meus alunos. Este ano me dispus a acompanhar suas indicações de leituras, mês a mês. Quando vi os calhamaços do ano pensei que eu pudesse falhar, mas pensei " vamos tentar" e encarei Quo Vadis. Que livro! Trouxe muitas reflexões sobre minha fé, sobre a humanidade, sobre o papel do cristianismo na formação e desenvolvimento moral da sociedade até os dias de hoje. Apesar de seu um calhamaço a leitura fluiu muito bem e foi rápida. Eu não conhecia a história e me vi obrigada a pesquisar sobre Nero, os personagens históricos e os acontecimentos. Obrigada pela indicação! Sigamos para Os Bórgias!
Já li esse livro muitas vezes, é viciante. Petrônio é meu personagem favorito, tenho muita pena dele, por causa de seu final. Como Petrônio conheceu Paulo e foi exposto à sua pregação, mas se recusou a sair de Roma e ir morar com Vinício e Lígia, ele morre como um romano, não como um cristão. Pensar em Petrônio no inferno me deprime terrivelmente... 😢
Petronio também é meu personagem favorito e o fim dele, apesar de triste, é a cara dele, e muito elegante e até romântica.
Tenho esse livro da Coleção Saraiva de junho de 1949 em 2 volumes(número 12) coleção que meu pai fazia. Está na pilha de livros para serem lidos, lá embaixo, mas depois dessa resenha MARAVILHOSA, será o próximo. Sim, depois de conhecer Tatiana resgatei todos esses livros antigos. Pena que demorei muito.
Paula é considerado Apóstolo por ter tido um encontro pessoal com Jesus depois que Ele ressuscitou.
Lindo livro, me emocionei bastante, cadê detalhe, cada momento são maravilhosos, a última carta de petronio para nero foi o melhor, obrigada por proporcionar essa leitura ❤ vai ser um dos meus preferidos da vida .
Meu Deus, que vídeo! Que livro! Preciso ler ele pra ontem! Vai furar a fila grandão!
O melhor canal de livro do RUclips Brasil, parabéns Tati. Suas indicações são as melhores ❤
Eu li Quo Vadis quando tinha 15 anos com uma edicao da biblioteca publica da minha cidade. Um novelao. Nao conseguia largar
Essa transformação de Vinícius é muito bonita, tenho exemplos desse tipo de transformação espiritual, pessoal, difícil e profunda na familia, seja na parte cartolica ou na evangélica., Tá aí uma dos objetivos morais da religião. No entanto, não é somente religião, a pessoa precisa querer por ela mesma e entender esse momento cartático da sua vida, independente de crença religiosa ou amor por alguém que comunga da mesma fé. Hoje não frequento nenhuma religião, mas cresci observando o quanto fazia diferença na vida de muitas pessoas e crianças com uma familia disfuncional, ali era o local onde conheciam um mundo para além do material, aprendiam o caminho do amor e da caridade. Sou defensora de uma educação cristã, mas me assusta também o quanto algumas são tanto alienantes e fanáticas.
Li Quo Vadis em 2024 e foi eleito o preferido do ano e ouso dizer, da vida! E eu enquanto católica usei este livro também como uma leitura espiritual. Vi o quão minha fé era fraca e que eu deveria fortalecê-la e também entregar a minha vida se fosse preciso! Simplesmente sensacional!
Obrigada pela resenha excepcional, Tati! ❤
Leia Médico de Homens e de Almas, OI Grande amigo de Deus e Os Servos de Deus, todos de Taylor Caldwell. Leitura prá mais de metro.
Bom dia. Paulo não era romano. Era judeu e perseguia cristãos. Inclusive é muito famosa aquela frase que ele ouve de Jesus depois que fica cego: "Paulo, porque me persegues?". Provavelmente foi o principal responsável por espalhar a palavra de Jesus pelo mundo através de suas viagens e cartas. Preso pelos romanos, perto de sua morte, diz a célebre frase: “combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé”.
Paulo era judeu, fariseu e da tribo de Benjamim, mas também possuía cidadania romana, por isso é enviado a Roma, onde fica em prisão domiciliar, enquanto aguarda julgamento. Se não tivesse cidadania romana, não teria sido enviado a Roma para isso. Sua morte é por decapitação, um "privilégio" dos cidadãos romanos, enquanto Pedro é crucificado.
Era cidadao romano sim.
Agora sim posso tomar meu cafezinho ☕☺️
A Tati, sendo agnóstica, expressa uma profunda admiração pela História da Igreja Católica. Parabéns pela sua sincera busca pela Verdade!
Um bom complemento para o Quo Vadis é o "História Eclesiástica" de Eusébio de Cesareia.
Vale a pena ler todo, ou você recomenda algum trecho específico? É um livrão, tô intimidada para começar. 😂
@@annamattos8627 você pode focar nos Livros I, II e III que ajudam a contextualizar o Quo Vadis. O livro II sobretudo.
Eu amei esse livro, uma leitura muito impactante ainda mais para quem é cristão.
Pretendo ler este livro ainda este ano e após ver também o filme. Sou batista e já ouvi falar muito bem do filme.
Olá, Tatiana! Que pérola é este canal, parabéns!
Paulo é um judeu helenizado, e sim, perseguidor da Igreja. Mas ele era um perfeito judeu - irrepreensível, em suas próprias palavras - e não partilhava da cosmovisão e cultura romanas. Paulo não conheceu Jesus histórico, ele tem uma experiência sobrenatural e se converte. Seu nome original era Saulo e depois de sua conversão ele toma o nome de Paulo, que em latim significa pequeno, "o menor"; Ele é sim considerado um apóstolo, não por ser um dos 12 escolhidos por Cristo, mas sim por sua missão de evangelizar os "gentios". Conviveu sim com Pedro, chegando a confrontá-lo sobre a marginalização dos não judeus convertidos.
Eu li quando tinha doze anos e adorei. Lembro de ter ficado muito emocionada.
Li esse livro em dezembro passado. Um dos melhores romances que já li. Uma obra de arte de se emocionar mesmo.
O interessante desse livro é que a maioria dos personagens desse livro são reais, existiram de verdade.
Tati lendo e amando Quo Vadis nunca fui triste
Ainda bem que adquiri esse livro assim que você liberou a sua lista dos 12 livros para 2025 ❤ Eu estou com a minha lista dos 12 (tem vídeo aqui no meu canal 😉 para quem quiser saber) e a sua que está maravilhosa como sempre e estou de olho em adquirir outros títulos que estou com altas expectativas. Fiquei ainda mais animada somente com o início da resenha: "um livraço". Já vou colocar para ler! Feliz de estar no clubão e com tantos materiais incríveis sobre livros. Beijão, Tati
Assisti ao filme, muito lindo, o personagem do Petronius é carismático
Eu assisti boa parte deste filme há muuuito tempo. Tenho 68 anos.
Um dos melhores livros que li em 2024. Quem consegue passar da primeira parte não vai se arrepender. Um grande livro, não apenas para os cristãos, nos ensina muito sobre história, humanidade e virtude ❤
O que eu estava mais ansiosa! 😊❤😂
Que livro interessante! Quão rico devem ser os detalhes sobre a época dos martírios contra os cristãos por parte dos romanos. Obrigada pela recomendação! Está na lista de leituras futuras 😄📚
Um livro que proporcionou um grande filme. Vale a pena a leitura e ver o filme.
Livro favorito da minha mãe. Vou começar a leitura.
Li quando era criança, depois q vi o filme da década de 50. Li várias vezes
Paulo não foi discípulo de Jesus direto. Ele teve aquela experiência no caminho de Damasco. Ele chegou a conviver com Pedro, tanto que ele critica Pedro em uma de suas epístolas.
Boa tarde! Eu estou lendo e amando, estou bem na parte que Nero está saindo com sua corte de Roma e a cidade está pegando fogo. Quando terminar volto para ver o vídeo ❤
Valeu!
Esse livro foi maravilhoso e muito emocionante, a parte III é realmente a melhor.
Quo Vadis, obrigada Tatiana. Que bom ouví-la nas suas impressões. Tenho este livro na Estante de minha Biblioteca por tantas décadas. Tirei e iniciei a leitura. Obrigada por disponibilizar estas suas impressões que nos ajudam a querer ler mais. Abraços.
Agora a Tati sabe porque esse é meu livro da vida...
O romance entre Lídia e Vinicio é impecável.Ela é colocada em dado momento a uma santa. E sua fuga lembra a simblogia de Maria mãe de Jesus. É uma escrita impecável. E os personagens muito bem desenhados. Petrônio e o velho Chilón um representa o epicurismo e o outro o estoicismo em seu declínio. É sensacional.
Eu resolvi ler esse livro em janeiro, e sinceramente, desde o começo da leitura eu amei, se não fosse pela Tati eu nunca teria dado uma chance pra esse livro maravilhoso
Acho interessante compartilhar que ouvindo a Tatiana narrar a história, é possível ser ver dentro dela, como se assistisse um filme bem nítido. Maravilhosa sempre! ❤
Estou lendo Tigre De Sharpe, Bernard Cornwell.
Boas leituras 👏👏👏👏👏
Livraaaço! Leitura emocionante. E mais uma grande resenha. É assim que começo o meu domingo: café delicioso e resenha da Tati enriquecedora.
Ansiosa por fazer essa leitura! Também está nos meus 12 livros para 2025!😊
Tirando do baú de minhas memórias. Eu li esse livro com meus 15 anos, Que maravilha! Com certeza vou ler mais uma vez..
Bom dia 🌹, este já está na minha lista,Tati cada dia mais linda,e seu trabalho cada dia mais maravilhoso ❤
Eu duvido que a Tati leia um outro livro que vai superar Quo Vadis esse ano. Já começou o ano com régua lá em cima.
Que parte realmente linda desse encontro de Pedro com Jesus
Tatiana, Paulo não conheceu com Jesus, mas conviveu com Pedro, com o qual discutia os passos do Cristianismo. Um queria ficar em Roma, o outro desejava ir outros lugares. Paulo expandiu a Igreja.
Antes era café e TLT no domingo, agora é esteira e TLT para mim. Conteudaço! ❤
Essa obra é fantástica! Está nos meus livros favoritos. Esse e Ben Hur ( uma dica de leitura, hein Tati?). E essa edição de Quo Vadis é texto integral, tem que ser lido dessa forma para a experiência ser completa de fato. Ótimo vídeo, ótima dica.
Eu amo esse livro. Os personagens são muito bem construídos.
É maravilhoso, começou muito bem o ano!
Que propriedade você fala, é encantador.
Resenha maravilhosa!! Estava aguardando por ela! Livro incrível!
Bom dia, um bom domingo a todos e uma ótima semana.
Boas leituras!
📚📓🔖📖
Um dos melhores livros que li até hoje.
Não sabia que existia uma história assim, inspirada no cristianismo e com termos históricos. Achei lindo o livro, pela sua resenha, vou comprar para ler 🥰
Usei e uso este livro como um auxílio na catequese com meus filhos!!
Tati, espero que tenha se convertido.
Li ano passado.Já tinha visto o filme.Livraço!! Mas adoro ouvir a análise da Tati! ❤
domingo, cafezinho e vídeo da tati. paz. kkkk
Que resenha maravilhosa!
É sempre bom ver a Tati falando de livros.
Está na minha lista deste ano e, depois do vídeo, já vai furar a fila. kkk
Eu assisto todos os vídeos e tudo que ela ler eu também quero. A minha lista da Amazon está enorme
Paulo não é bem posterior, é do primeiro século, tanto que escreveu suas cartas só 20 anos após a crucificação entre os anos 50 e 65, e sim, conviveu com Pedro, e também foi apóstolo por também ter sido escolhido diretamente por Jesus, o que é o requisito para ser chamado apóstolo.
Atualmente, somos “homens de pouca fé”…
Que livraço! Amei ❤
Sem dúvidas, essa será uma das melhores leituras do ano. Ótima escolha, eu amei ❤
Tati, isso mesmo. São Paulo não conheceu Jesus Cristo. Ele teve um encontro com Jesus Cristo depois da sua morte e ressurreição.
E com Pedro, Paulo teve pouco contato
Mas ainda assim é apóstolo
Os vídeos da Tati são primorosos, nunca pensei em ler esse livro mas depois dessa resenha não vou deixar essa experiência escapar, bora já adquirir pelo link.
Vc é única. Suas resenhas e comentários são sensacionais.
Tatiana Feltrin está radiante. Parabéns 😊❤🙂
Tai, você leu meus pensamentos em fazer este vídeo sobre "Quo Vadis"❤❤
Tati, saudade dos vlogs literários!! Voltaaa❤
Acho que você não vai lembrar, fui eu que sugeri esse autor. Na verdade havia pedido a resenha de um outro título dele, A Ferro e Fogo. De qualquer forma fico feliz que seja de Quo Vadis.
Do que se trata esse outro livro?
@@alessandradejtiar3659 É um romance de cavalaria.
Vou comprar,achei interessantíssimo ❤
Eu cresci assistindo ao filme (e ainda tenho os DVDs) e a conversão de Marcos Vinícios e a transformação dele lembra a conversa de Jesus e Nicodemos (importa renascer) qd chegar aos evangelhos esse livro fica mt maior
Tati, você é maravilhosa ❤
Como não querer ler tudo que a Tati indica? 😮💨
Obrigada pelo vídeo ❤
Realmente, vai ser difícil superar esse livraço!
Li durante a adolescência, no final da década de 80, em uma versão da Ediouro. Guardei a imagem da beleza, imaginada, de Lígia, e especialmente o episódio do touro.