Ela era uma alma cansada, cansada de buscar razao e sentindo no mundo que vivemos hoje. Cansada dos porquês, cansada de viver sozinha em um vazio profundo do seu ser. Dentro de mim tem muito de Clarice.
Nunca foi uma alma cansada! Talvez... Muito provavelmente sem acreditar no ser vivo e humano (de fato...). Ela era intensa e real! Nunca fez de conta!!!
Ela mesma dizia: quem quiser me conhecer por dentro, basta ler minhas obras! Não tem nada de mistério quando seus livros são simplesmente diários da sua vida!
Definir Clarisse,seus pensamentos é impossível, somente ela pra dizer. Se ela se comportava com descrição significava que ela não queria ser definida,ter um significado. Todos dizem as mesmas coisas,que ela era misteriosa e blá blá. Clarisse só era uma mulher diferente de muitas e com esse diferencial se tornou tão maravilhosa. Hoje, não vejo muitas clarisse's.
Sinto que essa grande escritora tinha muito mais pra dizer. Mas era complicado dizer e escrever sobre tudo, então seu corpo falou por ela. O corpo fala mais que a própria boca e quando se escreve e porque transbordou o sentimento. Sabe quando, alguém tem vontade imensa de por no papel, o seu mundo, o momento histórico e a sua própria história. Tem gente que quer apenas mostrar para os outros o que se sabe, o que vê e o que vai pretender vivenciar no futuro. Toda vez que alguém tem o desejo e oportunidade de escrever, a mão cria vida própria. É verdade, eu sei disso! "Me ajude a aliviar essa compulsão pela escrita! Antes me recusava a escrever por medo de que as palavras saíssem erradas ou pontuação incorreta. Mas agora não consigo, se errada ou não, não importa o importante é que alguém tenha acesso a mensagem. Desde já peço perdão por isso!" Por causa dos livros muitos souberam a realidade da vida, muitos choram ao terminar um livro pela linda história de amor, pelos fatos reais que aconteceram nos tempos idos, muitos também leram por apenas curiosidade, outros para ter conhecimento ou simplesmente para passar na prova. Eu gostaria que o mundo mesmo diante de toda história de grandes feitos pela humanidade, ou o que causou muita dor e sofrimento, podesse causar uma comoção global e entender de uma vez por todas que as palavras, os jornais, revistas e livros surgiram para esclarecer um comunicado importante atravéz da escrita. O conhecimento real que transforma o ser humano ainda é para poucos, e as vezes quando é usado, se usa para benefício próprio. Que tal mudar esse jeito de ser o conhecimento, que seja para todos, sem distorcer nada. O grande problema da escrita atualmente é que esse maravilhoso instrumento se transforma em uma ferramenta que pode informar, mas que também pode ou não prejudicar alguém. Que tal transformar dom em a primeira maravilha do mundo? Mas ao torna-se a primeira se faria um juramento, de fidelidade à os fatos ocorridos, sem fazer como se faz geralmente, para dar um efeito mais elegante, sensível ou romântico. Por causa disso as vezes história muda um pouco. Quando um leigo assiste um filme por exemplo, corre um risco de tomar aquilo como verdade absoluta. O espectador geralmente não vai traz de saber a verdade e na maioria das vezes se conforma com a informação dada, toma como verdade e pronto!
Podemos adjetivar de diversas formas o que sentimos ao ler e ao conhecer um pouco dessa mulher enigmática. Mas, seria, ainda, insuficiente, pois ela, em si, é indizível. De infância pura e feliz a um lento e penoso amadurecimento, culminando, paulatinamente, numa mulher de tristeza e frustração profundas, que a corroía a cada dia. Foi a esposa e mãe solitária, luta pela família, o divórcio ( o pior ), o acidente com fogo ... tudo conspirou pra uma introspecção marcante e perene, onde via o mundo humano de forma robótica, superficial e hipócrita.
Correção: Clarice não veio em 1920 para o Brasil, e sim em 1921, pois ela nasceu em dezembro de 1920, e aos dois meses veio pra cá. (Lembrando que esta data não é 100% correta, é apenas o que a maioria dos estudos apontam, pois Clarice nunca chegou a falar sobre a data de seu nascimento. Ela, na verdade, falava muito pouco sobre si) Parabéns pelo vídeo!
@@thamarsoares70 Opinião de cada um não é? Acho que a obra dela é que a faz bonita. Ela se achava feia, lembro de uma entrevista dela com o Vinicius de Moraes, ela era a entrevistadora.
Não sei se sou besta, mas senti MT de mim na clarice ou da clarice em mim. Ela morreu um dia antes do meu aniversário, coincidentemente o mesmo dela, eh uma coincidência legal.
O problema que a maioria da humanidade pensa e age como você, e olhe para onde estamos indo... (direto rumo ao abismo). Tudo tem um preço, ela pagou o dela com louvor.
Acho que a maioria das mulheres têm um pouco de Clarice na sua personalidade. Eu sou muito Clarice, me questiono muito sobre a minha existência e utilidade nesse mundo.
As vezes eu penso,como seria se eu tivesse uma máquina do tempo,com certeza eu voltaria no tempo para ter o prazer de conhecê-la. Mesmo se ela não dissesse nenhuma palavra,só o prazer de vê-la,seus olhos grandes,seu rosto enigmático.
Eu sou assim tbm Mostro no meu olhar o que sinto Tem gente que se incomoda e fala que eu tenho que demonstrar menos minhas angústias,mas acho que isso é de todo descendente árabe e judeu, e igualmente ela que era judia eu sou descendente de árabe.
Ela tinha um pouco de dificuldade em falar português, apesar de tantos anos no Brasil. Tem muitos russos que falam português perfeito, como um nativo. Talvez porque morou em outros países. Eu nem sabia que ela era nordestina além de ucraniana
A Clarice é tão igual Flor de Lis: misteriosa, um produto especial do melhor dos sonhos... Ela encantou e encanta e estará sempre presente, em cada canto da alma brasileira, como um lindo presente novo. - M. S. C.
Nascer de mim mesmo, que parto difícil! Tenho um livro na garganta, cheio de palavras entaladas que não consigo dizer. A diferença entre Clarice e eu? Ela sabia dizer o que sentia, eu não.
Eu sentia uma necessidade imensa de ensinar, escrever, deixar algo para a posteridade, mas penso não ter essa obrigação, depois de ler centenas de autores, poetas. Depois de ler Fernando pessoa, Clarice, Machado, penso não ter muito a acrescentar, pois todos estes são parte de mim. Talvez eu mesmo seja formado pelos grandes autores que continham algo que o mundo perde um pouco mais a casa dia, a CONSCIÊNCIA
Ela era uma alma cansada, cansada de buscar razao e sentindo no mundo que vivemos hoje.
Cansada dos porquês, cansada de viver sozinha em um vazio profundo do seu ser.
Dentro de mim tem muito de Clarice.
Nunca foi uma alma cansada! Talvez... Muito provavelmente sem acreditar no ser vivo e humano (de fato...). Ela era intensa e real! Nunca fez de conta!!!
Quem não faz de conta... (Finge sentimentos...) é taxado de louco!!!!
Ela não era sozinha , como ela mesmo disse , eu sou uma pessoa muito alegre , eu tenho amigos , além disso ela tinha filhos
Eu também
@@melinalima9795 ela era muito vaidosa ou gananciosa porque só de olha pra ele tá pra ver o q o rosto dela quer dizer .
Que mulher intensa!! não precisa falar nada, apenas seu olhar já diz muito
Ela era tão triste!!
Minha musa introspectiva
@@eu-su2xp NE
" Falar o menos possível "
Eu adotei essa filosofia a mais de 3 anos e têm sido muito bom.
Falar menos e ouvir mais......👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
" O falar é de prata, o calar é de ouro"
Que bom, já eu não consigo ficar calado
@@TilpexX 😄
Eu falo demais
Tenho que aprender a adotar isso pra minha vida.
Ela mesma dizia: quem quiser me conhecer por dentro, basta ler minhas obras! Não tem nada de mistério quando seus livros são simplesmente diários da sua vida!
Aqui estou eu em pleno 2022 conhecendo mais sobre os pensamentos e sobre a vida dessa mulher incrível.
Sinceramente me identifiquei muito com ela.❤️🥺
"Faço questão de não ser uma profissional, pra manter minha liberdade." Que mulher! ♡
Que mulher incrível! A partir de hoje quero ler todas as obras.
2
Leu ?
@@julianaregina7511 será que leu???
Muito foda ela...
Leia sim, comece pelas crônicas, vá aos contos e depois os romances... Não tem arrependimento, só de ter demorado a experimentar
Ela entendia o que todo artista de verdade sabe: Quando se coloca obrigação industrial sobre o artista, a arte dele desanda.
Isso mesmo!!!
Ela aparece na entrevista com postura inegmatica, misteriosa e também firme no que "quer responder.
Verdade purissima
Perfeito 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Conheço as obras de Clarice há mais de 20 anos e até hoje me encanta.
me de algumas
O único ser introspectivo e absurdamente intenso que vamos conhecer nessa vida!!!!!!!
Macabéa: "É que eu não sei explicar. Será que eu sou Eu?" Maravilhosa Clarice!
Definir Clarisse,seus pensamentos é impossível, somente ela pra dizer. Se ela se comportava com descrição significava que ela não queria ser definida,ter um significado.
Todos dizem as mesmas coisas,que ela era misteriosa e blá blá.
Clarisse só era uma mulher diferente de muitas e com esse diferencial se tornou tão maravilhosa.
Hoje, não vejo muitas clarisse's.
Eu me vejo na Clarice. Profunda, talvez triste e com toda certeza misteriosa
Estou adorando essa série! Melhor que Netflix haha!
Obrigado. Aproveite os exercícios e materiais extras na nossa plataforma gratuita; www.vestibuler.com.br
Eu conheço as obras de Clarice já muito tempo e n me canso de ler...
uma pessoa incrível!!!!! um mistério sem disfarce.
Ela era foda e humilde
Amo a obra dessa escritora , Clarice Lispector, um ícone no mundo da literatura . Simples assim !!!!!
Além de belas obras era uma mulher linda !
Me identifiquei....me sinto estranha no mundo.
Ouça Cartola! 😊
"Preciso me encontrar"
Ela sofria de depressão e conflitos internos. É visível a melancolia.
Assistam o vídeo da análise que o Ricardo Ventura fez da entrevista dela no canal do RUclips Não Minta Pra Mim.
O olhar dessa mulher penetra na alma. Muito bom!
A Beth Goulart é muito linda!
Verdade. E parece muito com a Clarice. Engraçado.
Kkk eu achei a mesma coisa. Parece a Clarice uma versão mais jovem
Ela era uma mulher belíssima, que rosto lindo !!!!!!
Sinto que essa grande escritora tinha muito mais pra dizer. Mas era complicado dizer e escrever sobre tudo, então seu corpo falou por ela.
O corpo fala mais que a própria boca e quando se escreve e porque transbordou o sentimento.
Sabe quando, alguém tem vontade imensa de por no papel, o seu mundo, o momento histórico e a sua própria história. Tem gente que quer apenas mostrar para os outros o que se sabe, o que vê e o que vai pretender vivenciar no futuro. Toda vez que alguém tem o desejo e oportunidade de escrever, a mão cria vida própria.
É verdade, eu sei disso!
"Me ajude a aliviar essa compulsão pela escrita!
Antes me recusava a escrever por medo de que as palavras saíssem erradas ou pontuação incorreta. Mas agora não consigo, se errada ou não, não importa o importante é que alguém tenha acesso a mensagem.
Desde já peço perdão por isso!"
Por causa dos livros muitos souberam a realidade da vida, muitos choram ao terminar um livro pela linda história de amor, pelos fatos reais que aconteceram nos tempos idos, muitos também leram por apenas curiosidade, outros para ter conhecimento ou simplesmente para passar na prova.
Eu gostaria que o mundo mesmo diante de toda história de grandes feitos pela humanidade, ou o que causou muita dor e sofrimento, podesse causar uma comoção global e entender de uma vez por todas que as palavras, os jornais, revistas e livros surgiram para esclarecer um comunicado importante atravéz da escrita.
O conhecimento real que transforma o ser humano ainda é para poucos, e as vezes quando é usado, se usa para benefício próprio.
Que tal mudar esse jeito de ser o conhecimento, que seja para todos, sem distorcer nada.
O grande problema da escrita atualmente é que esse maravilhoso instrumento se transforma em uma ferramenta que pode informar, mas que também pode ou não prejudicar alguém.
Que tal transformar dom em a primeira maravilha do mundo?
Mas ao torna-se a primeira se faria um juramento, de fidelidade à os fatos ocorridos, sem fazer como se faz geralmente, para dar um efeito mais elegante, sensível ou romântico. Por causa disso as vezes história muda um pouco. Quando um leigo assiste um filme por exemplo, corre um risco de tomar aquilo como verdade absoluta.
O espectador geralmente não vai traz de saber a verdade e na maioria das vezes se conforma com a informação dada, toma como verdade e pronto!
Podemos adjetivar de diversas formas o que sentimos ao ler e ao conhecer um pouco dessa mulher enigmática. Mas, seria, ainda, insuficiente, pois ela, em si, é indizível.
De infância pura e feliz a um lento e penoso amadurecimento, culminando, paulatinamente, numa mulher de tristeza e frustração profundas, que a corroía a cada dia.
Foi a esposa e mãe solitária, luta pela família, o divórcio ( o pior ), o acidente com fogo ... tudo conspirou pra uma introspecção marcante e perene, onde via o mundo humano de forma robótica, superficial e hipócrita.
Entrevista mais louco do mundo!
Meu respeito a memória de Clarice Lispector. Que DEUS a tenha por CRISTO. Figura Emblemática. Me parecia uma entidade falando e triste.
Gostei muito do documentário o narrador também é muito bom 👍💋💓😘💯👍
Complicada e perfeita.
Melhor nome de Canal do RUclips com a proposta de leituras para o vestibular
Correção: Clarice não veio em 1920 para o Brasil, e sim em 1921, pois ela nasceu em dezembro de 1920, e aos dois meses veio pra cá. (Lembrando que esta data não é 100% correta, é apenas o que a maioria dos estudos apontam, pois Clarice nunca chegou a falar sobre a data de seu nascimento. Ela, na verdade, falava muito pouco sobre si) Parabéns pelo vídeo!
Só compreende Clarice quem conhece a arte.
Exatamente!!! quem não conhece a arte jamais vai conhecer essa autora incrível.
Clarice até velha e linda demais.
Linda? Oh povo hipócrita viu ..aff
@@thamarsoares70 KKKKKKKKKKKKKK
@@thamarsoares70 Opinião de cada um não é? Acho que a obra dela é que a faz bonita. Ela se achava feia, lembro de uma entrevista dela com o Vinicius de Moraes, ela era a entrevistadora.
@@thamarsoares70 Concordo c vc.
@@thamarsoares70 ela linda sim!
Bom dia❤ minha eterna autora será 😍😍😍😍 autora que escreve com o coração no seu olhar como ela vê o mundo.😘😘😘😘🌹🌹🌹
Não sei se sou besta, mas senti MT de mim na clarice ou da clarice em mim.
Ela morreu um dia antes do meu aniversário, coincidentemente o mesmo dela, eh uma coincidência legal.
Também me sinto muito assim. Ja eu nasci no dia 9 de dezembro e me chamo Clarice.
Eu também nasci dia 09/12/97 e me sinto muito na clarice..
Já serviu para meu estudo !!!
Obrigado. Aproveite os exercícios e materiais extras na nossa plataforma gratuita; www.vestibuler.com.br
Inteligentissima.
Prefiro ser besta e um pouco mais alegre; a ser inteligentíssima e exalar essa tristeza e solidão absoluta
Deveras
Melhor ser besta que parecer um ET um ser de outro mundo essa mulher nao era normal
Concordo plenamente, era tão grandiosa nos pensamentos, mas era profundamente triste e sozinha
O problema que a maioria da humanidade pensa e age como você, e olhe para onde estamos indo... (direto rumo ao abismo).
Tudo tem um preço, ela pagou o dela com louvor.
@@edisone.7212 amigo; vc não tá muito diferente de mim , vindo aqui discutir 😄😄 é nois! 🐴
Vídeo incrível, obrg pelo conteúdo
Pra ler a Clarice vc tem que ser a Clarice.
Acho que a maioria das mulheres têm um pouco de Clarice na sua personalidade. Eu sou muito Clarice, me questiono muito sobre a minha existência e utilidade nesse mundo.
As vezes eu penso,como seria se eu tivesse uma máquina do tempo,com certeza eu voltaria no tempo para ter o prazer de conhecê-la.
Mesmo se ela não dissesse nenhuma palavra,só o prazer de vê-la,seus olhos grandes,seu rosto enigmático.
1:27 Até 2:28 Eu preciso desse livro😢❤️
Uma mulher triste,visivelmente infeliz,q não faz força alguma p mostrar ser ao contrário. Gostei!
Eu sou assim tbm
Mostro no meu olhar o que sinto
Tem gente que se incomoda e fala que eu tenho que demonstrar menos minhas angústias,mas acho que isso é de todo descendente árabe e judeu, e igualmente ela que era judia eu sou descendente de árabe.
Que mulher sensacional!!
Gostei. Muito parabéns pelo video
Ela tinha um pouco de dificuldade em falar português, apesar de tantos anos no Brasil. Tem muitos russos que falam português perfeito, como um nativo. Talvez porque morou em outros países. Eu nem sabia que ela era nordestina além de ucraniana
Acredito que ela tinha a língua presa
Ela tinha a Língua presa. Por isso fala assim.
Ela tinha lingua presa e não queria fazer a cirurgia por que achava que era muito dolorida,foi uma amiga dela quem falou numa entrevista.
ela tinha língua presa. Dá pra perceber na fala dela, mas também ela falou isso numa entrevista. Tem essa entrevista no RUclips
Ela tinha a lingua travada e nunca operou porque disseram a ela que a cirurgia doía muito até se recuperar,preferiu ficar com a língua travada.
Foi o ar de Pernambuco!
Simples assim.
Amo os textos de Clarice
Muito linda ela.
Misteriosa sim. Talento indiscutível. Parecia tipo mulher rebento soviética. Imagino que não era fácil praticar com ela a arte do botar pra dentro.
Ela não sorri, passa uma pessoa triste
Pessoas de extrema inteligêncial emocional maioria ñ ri e ñ so ri. Só ñ me pergunte o pq
Eu achei ela cm cara de triste tambem
@@viniciusfilipkowski2491 melhor comentário
Pois é,tão melancólica
Ela é maravilhosa demais 😍
A Clarice é tão igual Flor de Lis: misteriosa, um produto especial do melhor dos sonhos... Ela encantou e encanta e estará sempre presente, em cada canto da alma brasileira, como um lindo presente novo. - M. S. C.
A que matou o maridoooo?? 😄
Vc não sabe fazer comparação.
Maravilhosa 💗💗👏👏
Amo muito, me vejo!!!🥰😍
Me identifico!
*Me senti lisonjeada ao saber que Clarice, mulher culta, curtia consultar cartomantes, hj em dia tem muitos charlatões e isso nos desonra*
Nascer de mim mesmo, que parto difícil!
Tenho um livro na garganta, cheio de palavras entaladas que não consigo dizer.
A diferença entre Clarice e eu?
Ela sabia dizer o que sentia, eu não.
Alguém aí ta aí por causa de trabalho?
Uma pena que muito pouca gente de fato entendeu o que ela escreveu. Sem conhecer a melancolia e a alegria nao se pode entender Clarice.
Me sinto sozinha e acompanhada ao mesmo tempo....
MT bom.👍👍👍👍👍
Eu sentia uma necessidade imensa de ensinar, escrever, deixar algo para a posteridade, mas penso não ter essa obrigação, depois de ler centenas de autores, poetas. Depois de ler Fernando pessoa, Clarice, Machado, penso não ter muito a acrescentar, pois todos estes são parte de mim. Talvez eu mesmo seja formado pelos grandes autores que continham algo que o mundo perde um pouco mais a casa dia, a CONSCIÊNCIA
Todos temos algo a acrescentar
“Falar o menos possível “
👏🏻👏🏻👏🏻
❤❤❤❤
gente ela veio com dois meses ou dois anos?? todo canto que eu vejo tá diferente
A Beth Goulart parece demais com a Clarice
Confesso que quando li A Hora da Estrela fiquei desconcertado, perdido e nem gostei. Agora vendo os vídeos estou entendendo...
Uma mulher inteligente e no mesmo tempo triste
Eu me sinto parecida com Clarice, estou a procura de quem eu sou o que faco no.mundo...Nao quero ser entendida...
Que inferno de comerciais!
❤️
👏12/01/2021
Eu sou uma Clarice
No minuto 3:11 mostra a data de 28/12/1977 porem a muie morreu em 09/12/1977. Teria sido exibido nesta data não gravado...apenas uma dúvida??
Foi gravado antes. Mas ela pediu q só fosse exibido depois de sua morte, e n antes.
Vim pelo cosmo
muitos sites falam que ela veio em 1922
Morreu tão jovem😔. Infelizmente eu vi em sua voz um vazio, meio que perdida por aqui.
Achei o olhar dela de uma pessoa com raiva sei lá
Vrdd
Será que teremos outra Clarice, tão clara ou obscura como ela? Ela me deixou desnorteado e confuso.
Ela parece o Charle Maison falando kkkkkkk
Eu tenho medo dela.
Pq??
A Beth é a cara da Clarice, olhos puxadinhos
❤️❤️❤️💯
Artistas plásticos e literário, são deprimentes, acho isso espantoso
Verdade, a descoberta da arte faz isso com todos.
Deprimente e ser hipocrita com as suas emoções
Inteligente. Emblemática, fascinante. Porém triste. Aja Vista Leonardo da vinci.
Isso mesmo ,ela era deprimida
.
Não consigo ver mistério nessa mulher
Pra mim ela está totalmente vazia e deprimida
A arte da vida só os artistas entendem.
E qual é o motivo do vazio dela? Você só olhou sua capa,isso qualquer um faz,concorda?
Fato
Vim pelo o EAD da escola
Se ela faleceu dia 9 de dezembro de 1977 então a data da entrevista está errada. 22 de dezembro de 77
Essa data é quando a entrevista foi ao ar.
Mulher esquisita..
E se me achar esquisita,
respeite também.
até eu fui obrigada a me respeitar.
Clarice Lispector
@@stefaniesouza6683
Podemos até respeitar mas continua sendo esquisita e você usar uma frase dela não muda nada, kkkk
@@evoluindo369 problema seu
NAO DIGO ESQUISITA, MAIS MISTERIOSA, EXÓTICA. E MUITO INTERESSANTE.
As pessoas "esquisitas" são as melhores
Me parece depressiva, extremamente melancólica