Sou motorista! Rodo são Paulo inteiro, já percebi a diferença, entre uma cidade litorânea e uma cidade do interior. As cidades do interior vem se destacando na sua infraestrutura, principalmente em saneamento básico!
Boa parte do litoral de São Paulo é depressivo. Estou pra ver cidade mais feia da região que São Vicente. Porém as coisas mudam radicalmente ao ir para o interior. Sem favelas, urbanização decente, infra-estrutura básica funcional. Parece até outro país.
A desgraça das péssimas infraestruturas e desorganizações das cidades litorâneas, deve-se, principalmente, por incentivo do ex presidente JK, o qual incentivara o crescimento urbano.
É um ciclo infinito: o pessoal do interior vem pro litoral pois a vida é melhor. O litoral cresce e fica caro demais. As pessoas voltam pro interior. É incrivel como coisas simples como aluguel são reflexo de um passado mal organizado
Ninguém do interior vai morar em litoral não, pelo menos em sp ninguem faz isso. E outra decadência do país é por causa dessas cidades litorânea aí que ninguém quer trabalhar, só querem ficar fumando maconha e andando na orla.
Sou de Sinop-MT, e confirmo, o crescimento é absurdo. Morava lá desde 1982, nesse tempo nunca vi os aluguéis e preços das casas baixarem, e a procura é sempre alta...
Maior parte das cidades costeiras no Brasil vivem apenas de comercio e hotelaria, sendo que a parte industrial fica mais a dentro do continente, o contrario de paises desenvolvidos, tambem temos poucos portos de grande porte e uma industria muito cara que nao compete com paises ate mais pobres que o Brasil.
O grande problema são os altos impostos que o povo paga e nas grandes cidades, os valores municipais são ainda mais caros, até pelos custos de segurança, urbanidade, saúde, infraestrutura, serviços gerais.
Estado do espírito santo aonde vivo , tem seu principal PIB sendo da indústria e tbm com os melhores níveis de vida do país ! Vale , arcelormital e entre outras mineradoras que exportam para o mundo todo !
Cara, que vídeo fantástico! Seu canal é muito necessário no Brasil atualmente. Além de entregar um conteúdo de altíssima qualidade, você informa e traz conscientização. Você faz parte de um movimento que ajuda o nosso país à crescer intelectualmente e à nos tornarmos cidadãos melhores. Parabéns.
Sou do Paraná e digo, Maringá é uma cidade do interior e está passando Curitiba de forma impressionante: qualidade de vida, custo-benefício, aluguéis e etc. A capital aqui já foi boa, há uns 15 anos. Hoje é só alto custo, insegurança e sujeira.
Conheço as 2x cidades já trabalhei ai e nao foi pouco nao em , sou de sp capital. Curitiba é infinitamente melhor e maior em tudo comparado a Maringa, mesmo assim maringa é 🔝 junto com londrina que também conheço bem
Curitiba já alguns anos não é aquela brastemp, referência absoluta de qualidade de vida, embora esteja a frente se comparada a outras capitais brasileiras. Infelizmente, a capital paranaense vem sofrendo um processo INTENSO DE GENTRIFICAÇÃO. Eu já morei por muitos anos lá em momentos diferentes. Ainda tenho uma irmã que mora lá e ela sempre fala como nos últimos 17 anos, a cidade decaiu.
bom dia ! muito obrigado por video! Eu sou russo. eu estudo português um ano mas pode ententer quase todo que voce disse. Seu portugues é muito claro. Lingua portuguesa é muito linda
O problema e que muitas coisas no Brasil não é tratada ou dadá a atenção que merece , como por exemplo muitas pessoas tratam as favelas como símbolo e cultura do nosso país e esquece totalmente que as favelas são estruturas precárias de difícil acesso e um dos lugares que mais se tem crimes, miséria e uma das piores taxas de alfabetização e desenvolvimento, mas que continua do mesmo jeito por ser muito romantizado, além de outros problemas como a corrupção e má gestão do dinheiro público gastando dinheiro onde não precisa e esquecendo dos princípios fundamentais que são infraestrutura, educação, qualidade vida e segurança
@@diegodnt5638se é favela realmente geralmente é precário de urbanização, são construções irregulares, geralmente de ruas estreitas, isso quando há ruas, pois normalmente são becos e não é possível passar carros, ambulância, nenhum tipo de transporte, etc, as favelas que ele se refere são essas, que para receber uma geladeira vc tem que carregar nas costas, normalmente favelas em morros, não as favelas planas, essas geralmente são mais acessíveis, mas nem sempre totalmente, ruas demasiadas estreitas, sem calçadas etc, é esse tipo de favela que ele tá falando, deveria haver uma política pública de ordenamento, a cidade só ser permitida crescer em uma determinada região, quem construir fora das regras não ser possível ter água, luz etc e a prefeitura ir lá e derrubar a construção ilegal, o ordenamento nas cidades do Brasil é péssimo!!!! Quanto mais a população se espraia, quanto mais se espalha, mais caro fica levar os serviços básicos, saneamento, transporte, saúde, educação etc,,mas tbm os próprios gobernantes estimulam isso, os impostos, IPTU por exemplo e outros deveriam ser de acordo com a renda de cada família, possibilitando assim quem é realmente pobre a viver em um lugar melhor, não afastado de tudo e de todos, sem que a pessoa para conseguir um trabalho um pouco melhor tenha que percorrer mais de 50 km por exemplo, mas não é o que acontece, infelizmente!
O problema daqui é o povo. Quando não tiver mais nenhum brasileiro nem cantando, falando e andando nas ruas só daí esse território vai ter a chance de se desenvolver. Enquanto houver brasileiros vai ser um lixo, e a burrice e falta de educação( moral e cívica, além dá acadêmica) vai imperar nesse território. É triste mas é a realidade.
Geralmente, quem vai morar nas favelas não tem condições para arcar com uma moradia melhor localizada. Aliás, estas moradias são inacessíveis exatamente por estar concentradas nas mãos de especuladores imobiliários.
O Brasil é agro, os investimentos das grandes fazendas acabam indo e beneficiando o interior agora, Já as cidade litorâneas não conseguem mais suportar a quantidade de gente pra pouco emprego que elas produzem.. Isso é falta de industrialização.. Enquanto o Brasil não se industrializar de verdade essas cidades vão continuar assim
Qualquer pessoa q tenha frequentado as aulas de geografia no ensino médio, sabe que áreas superpovoadas criam inúmeras dificuldades para seus moradores. Por isso, não é necessário morar no interior do MT, ou GO para ter qualidade de vida. Atibaia fica +- 50km de São Paulo, e tem um dos melhores índices de qualidade de vida do país (educação, saúde e segurança pública muito superiores aos de Sinop)!
Acabo de me mudar do Guarujá no litoral Paulista para uma cidade do interior. Insustentável a falta de segurança naquela linda cidade que já foi a Pérola do Atlântico. Nunca pensei que aos 65 anos tivesse que sair do lindo Guarujá por causa da violência e criminalidade. Lamentável!!!!
João pessoa é muito bom mesmo. Melhor cidade do nordeste, tem muito potencial e uma das melhores pessoas/culturas do pais, amigaveis estão ali. Um verdadeiro oasis. Espero que mais ''joaõ pessoas'' surjam no nordeste e inspire as cidades daí. Cuide da cidade para não acontecer o que aconteceu com RJ@dudulima291
Litoral inteiro de SP não presta pra morar. Morei em Santo André e tinha bem menos ladrão e as coisas duravam bem mais. Vim pra praia grande, o pessoal fala que as coisas não duram por causa da maresia, mas a verdade que as pessoas aqui não prestam. Quer descansar, fuja do litoral, tem muito dinheiro e não liga de ficar trocando as coisas então venha pro litoral. Aqui em praia grande a bicicleta parada no coberto com 6 meses está em estado de velha e as vezes nem compensa consertar, em Santo André a bicicleta com 5 a 10 anos está em estado de nova.
Litoral inteiro de SP não presta pra morar. Morei em Santo André e tinha bem menos ladrão e as coisas duravam bem mais. Vim pra praia grande, o pessoal fala que as coisas não duram por causa da maresia, mas a verdade que as pessoas aqui não prestam. Quer descansar, fuja do litoral, tem muito dinheiro e não liga de ficar trocando as coisas então venha pro litoral. Aqui em praia grande a bicicleta parada no coberto com 6 meses está em estado de velha e as vezes nem compensa consertar, em Santo André a bicicleta com 5 a 10 anos está em estado de nova.
Mas infelizmente, pra isso, levam no mínimo 5 décadas de muito investimento em educação... E se depender dos poderosos da nação: esquece fi kkkk. É um ciclo vicioso, de um país condenado ao fracasso
Moro em Campo Grande (MS) e, por razões de família, também em Navegantes (SC); fico alternando entre uma e outra. Até há algums anos, pensava em me mudar, em definitivo, para Santa Catarina, mas hoje já não estou tão propenso a isso. Navegantes, apesar de ficar há apenas 20 Km de Balneário Camboriú e ao lado de Itajaí, por muito tempo, manteve uma tranquilidade provinciana, uma beleza de situação; ultimamente, tudo vem mudando e a cidade está crescendo demais. Em Campo Grande, apesar de ser uma capital, somos bem provincianos: a Policia Militar e as demais instituições de segurança funcionam muito bem; os serviços públicos funcionam; os políticos atuais estão melhores do que antes; o povo é trabalhador e fechado; não somos dados a grandes demonstrações de alegria e, por isso, o Carnaval aqui é, praticamente, inexistente e até os times de futebol daqui não conseguem angariar torcedores. Somos felizes assim e, um aviso, se você busca alegrias e festas agitadas; vindo aqui ficará frustrado e sairá falando mal de nós. Se vier aqui, saiba disso; aliás, o interior é do mesmíssimo jeito, com raríssimas exceções.
@@danilonogueiradasilva7539Por que do "hoje em dia"? Você sabe dizer quando foi que o tal "fenômeno" começou? Quem foi que disse que a tediosa, triste e lúgubre Campo Grande não tem também problemas com drogas e abuso de álcool? Pior, pela descrição moralista acima, é presumível que além de drogas ilícitas o consumo de antidepresivos e ansiolíticos deve ser altíssimo
De tão bom que é esse vídeo de auto conhecimento, vou fazer o download do vídeo pra nunca mi esquecer desse roteiro tão bom, parabéns para o criador desse canal ficou muito bom, dificilmente eu elogio alguma coisa, mais esse canal merece meu respeito. Show de bola 👏👏👏👏👏👏
@@AnimaVida. Nem de João Pessoa sou, falo o que vejo, o progresso chegou aqui e continua, talvez um dia mude. Nada de bairrismos! Se vc se dói com isso vá fazer uma terapia.
Estive recentemente no Brasil e fui a João Pessoa, realmente evolui desde a ultima vez que lá estive, porem não vi esse deslumbre todo, tudo muito caro e a cidade muito suja enfim retrato do brasil.
A capital de SC, Florianópolis, tem cerca de 540 mil habitantes, porém, como a ilha é de fato pequena, é cercada por outros 9 municípios, que juntos compõem a Região Metropolitana de Florianópolis. Sendo assim já temos mais de 1.3 milhão. Com esse crescimento desordenado, a cidade hoje colhe frutos amargos... E isso daria um belo tema para mais um vídeo aqui do canal. Abs
O centro de Palhoça virou um inferno, moradores de rua, ladrões, etc, simplesmente horrível... Totalmente diferente de quando eu era pequeno@@Megaomg00
Concordo, nossa qualidade de vida caiu muito, crescimento desorganizado, alto custo de vida, trânsito, moradora de rua e aumento do tráfico entre outras coisas . Em comparação as cidades citadas estamos pouco melhor, mas já a caminho de ficar igual.
Morei em Florianopolis, próximo ao sambodromo, tinha tiroteios todos os final de semana, policia vivia passando de helicóptero, fora as mortes que acontecia naquele bairro, José mendes. Nunca vi uma reportagem sobre os acontecimentos, muitas pessoas nem sabia dessas guerras entre traficantes e a policia, só quem morava próximo sabia, midia de Santa Catarina, vivia escondendo a realidade, acredito que seja pra não afetar o turismo na ilha.
O problema que o custo de vida nas cidades do interior já vem aumentando de uns anos pra cá. No vídeo foi citada a cidade de sinop. Em algumas cidade no interior do Mato Grosso como Sinop o custo de vida e está maior que muitas cidades grandes. Pra se ter uma ideia o aluguel médio gira em torno de 1800 reais para uma casa de dois quartos e 65m2. Fora alimentação etc...
Em Extrema no Sul de MG a cidade tem aluguel caros na zona urbana e as pessoas buscam casas na zona rural que é mais barato eu mesmo moro em zona rural em um processo de urbanização que pode ser chamado de favelização pois tá aumentando o números de casas pequenas próximas as outras e sem saneamento básico adequado
Na Época do Governo Juscelino, existia um Governo Desenvolvimentista, e dinâmico, cujo foco principal, era a construção de obras públicas faraônicas, como ferrovias, rodovias, Portos, aeroportos, etc. Hoje, isso, não é destaque, pois, o que realmente interessa, para os Governos atuais é, tão somente, o incentivo ao Capitalismo privado, para posteriores, arrecadações de Impostos.
Lembrando p autor da matéria que 80% da população brasileira mora em cidades pq não tem maos condições viver no campo. Além de não ter tido no Brasil a necessária reforma agrária e distribuição de riqueza, a mão de obra no campo foi substituída por máquinas.
Isso não é verdade. a vinda para as cidades foi justamente porque pagavam mais. Máquinas no setor agrícola e algo dos anos 2000. E não, não vai ser uma reforma agrárias e distribuição de renda que vai melhorar o PAÍS. e
Excelente vídeo, e retrata muito do que tenho visto em minhas experiências morando no interior de SC e a capital desse estado, o interior está muitíssimo melhor p se morar em termos de qualidade de vida em todos os aspectos que se possa imaginar, a sensação que tenho é que no interior encontro a parte boa do que era Florianópolis 30 anos atrás.. parabéns pelo vídeo, continue publicando mais conteúdos sobre esse tema amigo
Agradeçam ao funk também 💩 Apologia às drogas, violência, bebedeira, gritaria, confusões, veículos roubados, etc. Nos últimos 20 anos estão destruindo qualquer lugar que tinha seus problemas, mas tinham um pouco de paz.
@@Relaxx034 não gosto de nenhum, mas pelo menos trap/rap tem senso crítico, tem um disfarce de um gênero musical. Funk carioca, pelo amor de deus... tem que melhorar muito
@@GuilhermeRDias-gm2ieKKKK Trap "Domingão queimando gasolina, foi mal por comer a sua prima" mt senso crítico 🤣 E é do Trapper mais famoso do Brasil ent sem choro
@@GuilhermeRDias-gm2ie Se tivesse senso critico de vdd nessas musicas iria ser proibido, ou tu acha que quem manda no pais quer que o povo tenha senso critico? kkkkkkkkkkkkk os manezao ai fazem musica falando mal da policia e do aumento da passagem do onibus achando que tao lutando contra o sistema ainda
Desde que cheguei em Sinop há 11 anos, a população simplesmente dobrou! Não saio daqui tão cedo, tenho crescido junto com a cidade, aqui só não trabalha quem não quer.
@@ReneLacorte-ex3dsjá surgiu a primeira durante a pandemia, tem umas 4 quadras, sem infraestrutura nenhuma mas parou de crescer pois tudo em volta é particular ou APP, fora que tem uns bairros bem humildes, mas possuem a infraestrutura básica.
@@italonarovi é quente mesmo, principalmente nos meses de agosto a novembro, mas acho mais fácil lidar com calor do que com frio, pra quem nasceu na região ou vem do norte/nordeste é tranquilo, quem vem do sul/sudeste sofre pra acostumar.
Nem sempre isso basta. É só ver a quantidade de diplomados desempregados que tem no Brasil. Com a educação de baixíssimo nível e contaminada de ideologia que temos, estar ba escola ou universidade não garante nada.
Sou do Interior de Rondônia, custo de vida aqui é maior em algumas cidades do que na capital, pela qualidade de vida e infraestrutura, porto velho foi uma dessas cidades que sofreram com rápido crescimento democrático brasileiro, hoje sofreu para ser arrumada, eu fico imaginando como é a demais cidades brasileiras do tamanho de pvh ou até maiores. 😢😢😢
Essa zona e um dos maiores absurdos que foi inventado no Brasil pois atrapalha a Amazonia e prejudica principalmente São Paulo que sustenta esse absurdo
@@MariaGuedes2022 o Brasil e o mundo são feito de imigrantes, precisamos abrir mais nossa mente. Tenho certeza que se estudar a história da sua cidade teve pessoas que vieram de fora e fizeram parte da construção da cidade! Eu culpo a falta de educação do norte e nordeste aos governantes, ninguém nasce educado!
Eu moro em Campo Novo - MT, minha cidade tem 36 anos de idade e segue o mesmo rumo de Sinop como mostrado no vídeo. Crescimento populacional, oportunidade de emprego e qualidade de vida muito superiores que as cidades litorâneas, comparado a sua idade de existência. Bom, se o pessoal ainda prefere morar em favelas pra ficar perto da praia, pra mim não se justifica, afinal apenas no meu município tem 12 balneários e cerca de 7 rios de água cristalina/verde. Escolhas...
Essa obsessão com mar é idiota. O cara compra Uma casa na Praia. Mas aí quer Ter empregadas, pedreiros, que não tem onde morar e acabam criando essas favelas
As cidades do norte do Mato Grosso sao uma das melhores pra se viver atualmente, a emprego de sobra e uma qualidade de vida mto boa, o defeito e que o valor do aluguel esta subindo rapidamente
Enquanto não tivermos grandes projetos de construção de habitações em lugares afastados dos centros, abastecidos com transporte público de qualidade (entenda trens) para lebar os trabalhadores às áreas industriais, continuaremos nessa precarização das cidades. É mais fácil e barato construir novas cidades planejadas do que consertar as mal feitas.
Faltou citar a máfia que é o setor imobiliário, eles inflam propositalmente o M², oque culmina em maiores lucros para eles. Isso não ocorre só no Brasil, Em Portugal, Inglaterra, Irlanda e Canadá também sofrem com mesmo problema.
Minas Gerais cresce tanto em infraestrutura como em econômia: Uberlândia, Uberaba juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valladares Ipatinga Divinópolis Sete Lagoas, Poços de Caldas, e Pouso Alegre, e centenas de cidades entre 50 a150 mil habitantes, faz de Minas Gerais um gigante fora do litoral, mesmo eu não mencionando região metropolitana de Belo Horizonte. 9:46
@@felipecorreavieira374 O estado de MG, tem a segunda maior economia do país, ficando atrás do estado de São Paulo. MG abriga quase 21 milhões de habitantes, distribuídos em seus 853 municípios, o que representa para o Brasil, um Recorde Mundial, e todos seus municípios são auto-sustentáveis. Se fosse um governador sério, esta dívida já estaria paga no seu primeiro ano de governo. O PIB de MG, está na casa de um trilhão de Reais, maior que centenas de países. Abraços.
Sensacional vídeo muito explicação dá uma olhada nisso , tendência que os litorais não cresça mais e os interiores do Brasil inicia uma nova tendência população centralizadora fora dos litorais, mais infraestrutura, industrialização, mais empregos etc.
O que acontece nas metrópoles litorâneas no Brasil parece ser regra na maioria das áreas urbanas mundo afora. Muita gente no mesmo lugar, no longo prazo encarece excessivamente itens básicos como moradia, transporte, segurança e saúde. A sequência é a gentrificação e degradação das áreas centrais, o aumento da violência associada ao consumo de drogas. Esta novela é longa mas parece ser o mesmo roteiro, independente do país.
Vc diz que a favelização NÃO é um problema? Moradias de condições sub-humanas e indignas não deveria ser algo aceitável e tampouco considerado. Sem contar os outros problemas consequentes, como vc bem disse, de segurança e tantos outros causados pelas pela existência de favelas.
Do 2:03 a 2:18 você resumiu um pouco do porque o nordeste ser historicamente "mais pobre", espero que isso sirva de aprendizado para os "cidadãos de bem" sudestinos e sulistas que tanto atacam o nordeste.
Isso explica pq a jovem, plana e moderna Goiânia, virou destaque nacional! Crescendo 3x mais q a média nacional, tanto em população quanto economia. Em 5 anos, passará Recife e Curitiba, se tornará a 8° maior capital do Brasil. E o melhor, com preços baixos, grande oferta de empregos, 5° capital mais segura do Brasil, 1° maior polo de moda, confecção, medicina e música do BR. 2° cidade mais arborizada do mundo, 2° capital com maior número de arranha céus do BR, e 1° menos fvlizada e desigual do BR. Obrigado Pedro Ludovico Teixeira, a tão discriminada "roça", virou destaque e sonho de consumo de MUITOS💚🌴🌇🙌
@@edsonfurtado876 kkkkkkk, Goiânia tem a temperatura normal, 6 meses de chuva e 6 meses de estiagem! Quente está em todo país, a diferença é que Goiânia é uma selva arborizada kkk, repleta de nascentes, parques, lagos, bosques e reservas florestais. Ribeirão João Leite, de água pura e cristalina, é melhor, mais tranquilo e limpo que muitas praias do Litoral Brasileiro. Kkkk
Aqui na região da Grande Florianópolis está tenebroso. Aumentaram o número de pessoas vindo para cá e o crime simplesmente explodiu, moradores de rua então nem se fala... É simplesmente nojento ver o que SC está se tornando.
Após assistir ao vídeo fiquei com uma dúvida. Quais os indicadores de saúde e educação dos "ascendentes" municípios do interior do país? Outra dúvida, por quê um membro da minha família teve q viajar 1000 km pra ter atendimento médico na capital do estado do mato grosso?
O projeto de Jucelino, com Brasilia como foco, era justamente interiorizar. Ele não teve culpa nenhuma nesse processo. De resto o vídeo é fantástico. abs
verdade....a idéia do Jucelino era desenvolver o interior do Brasil... E construir estradas para interligar as capitais. O problema foi depois que ele saiu veio o maluco do Janio. E João Goulart, ditadura.... o resto da história todos sabemos.
veja lá : "Juscelino conseguiu despertar o desejo por cidades litorâneas e imigrantes rurais e outros foram se deslocando para lá, mas que seriam um pesadelo no futuro " sim ele errou feio.
As cidades grandes são inchadas, cada vez mais aumento de violência pois não geram riqueza. A riqueza é gerada nas áreas rurais tanto na indústria como como no agronegócio. Cidades grandes são, principalmente, prestação de serviços, que mais distribuem a riqueza do que geram a riqueza. As cidades menores possuem área para implantação de indústria e para o agronegócio. Essa é a principal diferença e que torna a vida nas cidades menores melhor que nas grandes cidades.
Se a maioria da população brasileira estivesse no interior, teríamos um ENORME ganho ambiental. As produções de alimentos são no interior e não precisaríamos gastar bilhões de toneladas de diesel para levar até às cidades litorâneas.
Tomara que isso aconteça, nessas últimas decadas de crescimento população do Brasil, que a população se mude pra cdd de interior, fazendo chegar indústrias e pra assim o Brasil não ficar dependente, só de são paulo em questão de indústria !
No Brasil, o setor que ainda possui alguma competitividade no mercado mundial é a agropecuária. Este segmento não apenas se mantém resiliente, mas também desempenha um papel crucial no impulsionamento do crescimento sustentável de regiões inteiras do interior do país. Fora isso, o dinheiro circula apenas, sem um crescimento real. Como acontece em São Paulo, por exemplo, onde a 20 anos o PIB é o mesmo.
Com incentivo de dinheiro publico qualquer coisa cresce, de Getulio passando por Juscelino e até metade do periodo militar investiasse muito mais na industria do que na agropecuaria. Só esse ano o plano safra foi o maior da historia, 364 bilhões,
@@gustavol2977 desmata ? Vai estudar 😂 vc quer comer ou morrer de fome ? Alimentamos um quinto da população! Isso é o verdadeiro significado de sustento
Era professor concursado aí ate 3 meses atrás. Quanto a natureza e sossego de casa até a praia, a melhor cidade que já vivi. Mas hora de dar aula, é o inferno, perfil de alunos que não posso expressar aqui senão falarei obscenidades. Por questão de infraestrutura, moradia e oportunidade e perfil de aluno voltei para região de campinas. Hora de dar aula é um prazer.
Meu primo morava em Rio Preto no interior e falou que lá a criminalidade tá muito alta, muita gente que mora lá reclama, morei em Santo André e era melhorzinho, hj moro em praia grande e não é bom pra morar, tudo estraga e o pessoal coloca a culpa na maresia, pelo visto litoral inteiro é assim com exessão de boraceia pra que mora no conjunto de condominio residencial morada do sol ,como meu colega ,pode ter mais socego mas uma casa lá é uma nota$$$$.
8:36 Essa parte das serras brasileiras realmente acontecem. O que era para ser motivo de orgulho, por ser uma beleza natural, vem se tornando um problema. Achei que era só no Sul e sudeste, mas fiz recentemente uma viagem de carro de Recife para Caruaru, e fiquei impressionado com Vitória de santo Antão. Cidade encravada no relevo típico de mares de morros do litoral Leste do Nordeste. É uma cidade com grande favelização. Mas pelo menos, Recife e Caruaru têm poucas favelas. Igarassu, é outra cidade de PE na região metropolitana do Recife e com muitas favelas nos morros. Isso tudo não seria problema se o Brasil fosse um país sério no combate a violência e pobreza.
Não se preocupem com isso, ou com qualquer outra coisa, pois tudo ocorre exatamente conforme o Plano. Então, seja como for e como puder, Relaxe e Divirta-se com a Piada Existencial !!! Amém !!
O que vai mudar o Brasil é um político de caráter respeitável e que pense em fazer o Brasil crescer, não essas joças que se elegeram nos últimos tempos.
Impossível. Esse povo é condenado ao fracasso. O brasil é o imã de fracassos, e o povo é igual. Esse país vai sempre ser a merda que sempre foi, e com riscos de piorar.
Sou de João pessoa, eu sinceramente gosto muito daqui, não existe lugar perfeito só o céu, e a desigualdade é o unânime no mundo todo. Enquanto não amarmos ao Criador acima de tudo e de todas as coisas, e Amar ao nosso próximo como a nós mesmo, só vai de mal a pior a humanidade. Comecem a fazer o bem, plantar o Amor para colhermos futuramente, pois ou é isso ou é cedo ou mais tarde sermos destruídos pelos nossos próprios pecados.
@@vieirafa99 não está como em alguns estados, mais fica um mormaço no ar e está bem mais quente do que já estávamos acostumados.😊 Deus é fiel e tem o controle de tudo, continuemos confiando, breve tudo nos será revelado.Deus te abençoe ❤️
O mercado imobiliário está crescendo nesse sentido do vídeo. As grandes cidades estão valorizando pouco e as boas cidades do interior estão explodindo no preço
Sou de Cuiabá-MT e tenho parentes em Sinop. Sinop já está em decadência, está tendo muita criminalidade, custo de vida muito alto, taxa de homicídio é a maior do estado atualmente. Enfim, Sinop tinha capacidade de ser a nova Capital de Mato Grosso, porém, isso foi apenas um sonho que foi pelo ralo.
Aqui no RS na regiao metropolitana vc simplesmente pena pra conseguir vender ou alugar um imovel no centro de grandes cidades. Tenho um kitnet de 34m2 e nao consigo vender por R$80k e nem alugar por R$600 ja com condomínio e agua incluso. E outro imovel tbm no centro de uma outra cidade metropolitana, com 300m2 de area nao vende por R$600k. Essa é a realidade hj. Enquanto area rural está vendendo muito mais fácil, pois hj a realidade é diferente de 20 anos atrás, principalmente depois da fraudemia, os mais despertos que tem uma reserva finacneira viram que investir em grandes centros urbanos é a propria prisão! Fora aumento absurdo de IPTU, fiscalização e outras roubalheiras estatais!
As favelas tão cedo não vão deixar de fazer parte do cenário das grandes cidades, pois muita gente está ganhando rios de dinheiro com a existência delas.
Esse vídeo é incrível e fala a verdade sobre a decadência que vive o litoral, e em alguns aspectos, o litoral paulista. Se você tem anseio de se desenvolver profissionalmente ou trabalhar em uma grande empresa, o litoral não é o lugar mais indicado. É uma região que gera poucos empregos e a esmagadora maioria no comércio, ou no setor de prestação de serviços, onde pagam-se baixos salários. Os aluguéis são caros, e pioram absurdamente de outubro a fevereiro, já que a demanda de pessoas dispostas a pagar altos valores em alugueis para temporada dispara e a disponibilidade dos imóveis despenca em igual proporção. Na temporada de verão os turistas extrapolam a capacidade de infraestrutura das cidades deixando-as completamente destruídas, além de infernizar a vida dos moradores locais com excesso de sujeira, barulho, trânsito, superlotação dos hospitais, além das filas intermináveis em mercados, farmácias. Os preços disparam tanto que assustam até os moradores já acostumados a isso. A violência da região é proporcionalmente maior que a existente na capital. É uma região que está tendo um aumento na sua população, em contrapartida, um aumento da favelização em algumas cidades. Cidades como São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém por exemplo estão entre as 10 cidades mais violentas do Estado de São Paulo. Furtos, invasões a residências e assaltos a mão armada contra pedestres e motoristas a qualquer hora do dia ou da noite são muito comuns. Há arrastões nas praias e nas avenidas da orla e, também é comum arrastões nas rodovias que dão acesso ao litoral quando o transito para. Isso faz com que muitas pessoas pensem em se mudar daqui. No entanto, apesar de todos os problemas a região é muito bonita. A exuberância da serra do mar, em contraste com o azul esverdeado do mar dá a região um aspecto belo e único. O ar é limpo, o céu é bem azul e a brisa que vem do mar é um refresco em dias quentes. Há uma descontração implícita no ambiente, e a vida aqui é mais simples e desacelerada, não há aquele estresse das grandes cidades e tem-se por vezes a impressão de se viver em férias eternas. Mas infelizmente a região enfrenta sim muitos problemas.
Concordo em quase tudo ,menos com o ritmo de vida ,Santos está cada dia que passa mais insuportável,cidade cheia não tem mais para aonde crescer , trânsito quase todos os dias e a cidade anda imunda ,o ar fede a lixo e urina ,sem mencionar o altíssimo custo de vida .
Outros planos de JK pareciam bons no começo mas se mostraram ruins futuramente, como o incentivo a rodovias . Hoje temos péssimas rodovias e a malha ferroviária ficou abandonada, a logística de transporte para escoar a produção é ineficaz aumentando o custo
Guarujá/SP está um caos, poluição há muitas pessoas estão vindo morar no litoral, mas sem nenhuma estrutura, hospitais lotados, carros, motos cheios 24 horas. muita sujeira e favelas crescendo.
Morei no Rio de 1974 a 1986, cidade segura! Morei em Salvador de 1986 e 1994, cidade segura! As duas mudaram para muito pior em segurança, duas cidades fantasticas, Salvador, a melhor de todas, que pena!
O Rio hoje tem seu menor índice de violência dos últimos 34 anos. Então o problema tem sido resolvido, a cidade do Rio hoje não entra no top 100 cidades mais perigosas também
Assisti a um video há uns 15 dias de um humorista, o Carioca, aconselhando aos entrevistados dele não à rua à noite de jeito nenhum, mesmo na zona sul, a não de taxi!
@@juliocesarpimentaguedes5679 O achismo do humorista carioca (uma pessoa que está longe de ser muito sabia) definitivamente não vale mais que pesquisas sérias feitas por institutos.
Faz um vídeo falando do crescimento do Mato Grosso esses últimos anos, não apenas Sinop, mas Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e até Cuiabá estão crescendo de forma absurda. O IDH vem subindo ano após ano, vem se desenvolvendo rapidamente, e uma qualidade de vida boa
Sou de Brasília mais a 7 anos estou morando em bertioga litoral de São Paulo e vejo um alto crescimento de bertioga não só em população como em desenvolvimento
O problema de Vitória não é nem o relevo. É que ela é uma Ilha e acabou cercada por seus municípios vizinhos, que compõem a Grande Vitória. Então, Vitória já está bem limitada em crescimento. Uma outra questão, agora é opinião, é que Vitória concentra renda e a valorização da região, por ser limitada, acaba atraindo as pessoas com mais poder aquisitivo e também a maior atenção do Governo do Estado e da iniciativa privada. Acaba que, indústrias se instalam nos municípios vizinhos e a parte mais burocrática se instala na região central. Então, enquanto o Estado se mostra presente em Vitória, ele deixa a desejar nos municípios vizinhos, que tem população maior e desafios maiores..
Se o Brasil não começar a iniciar a popularização de novo, iremos ter muito menos habitantes em breve, hoje as pessoas idosas são muito mais, tem que investir num programa para ajudar casais a ter mais filhos
O problema não é casais que tem filhos não, isso tem muito kkkkkk O problema é casais corretos e estáveis com dinheiro não tendo filhos, esse pessoal decide não ter filhos mesmo e dúvido que algum auxílio vai estimular eles a terem filhos, sendo que eles não tem interesse nisso mesmo tendo condições. Acaba nascendo só os improdutivos de casais que não deveriam ter filhos, é isso.
@@iiiiiiiivranpor isso temos que mudar o sistema do INSS urgentemente. Atualmente o salário de quem está trabalhando paga a aposentadoria dos idosos de agora, mas é necessário mudar pra que o dinheiro da pessoa que trabalha seja a aposentadoria dela no futuro, cada um por si
@@ALESSANDRAAAAAAAAAAA Pois é, deveria ser privado. Vai ocasionar em menos jovens produzindo, menos dinheiro sendo contribuído para os idosos do futuro e esse sistema quebra.
Juscelino não é culpado da corrupção e dos desgovernos após o mandato dele. Ele fez o que pode. Coube aos seus continuadores na direção do país adaptarem ao projeto grandioso feito por ele. Se ele continuasse a ser presidente e o Brasil sempre ruim, aí vc poderia falar mau dele. Juscelino foi um visionário bom. Ajudou o Brasil. Sem ele, o RJ seria um grande atraso para o Brasil.
A narrativa que as favelas surgiram por conta da abolição da escravidão ou, que após a abolição, todos os libertos foram automáticamente morar em favelas é de uma leviandade absurda. E a reprodução da incoerência continua e vai contiar eternamente porque caiu no gosto do freguês.
Só investem em especulação imobiliária. A economia não circula para q o mercado imobiliário valorize. Morei em recife e Maceió. São ótimas cidades, mas o dinheiro se concentra numa bolha. *Em recife há mais distribuição q Maceió. Mas me mudei pra zona rural há anos e não me arrependo. Para mim, foi a melhor coisa que fiz na vida. Há anos não sinto depressão. Sou mais pobre em dinheiro, mas bem mais rico em bens (alimento, água, segurança, cozinho à lenha, liberdade, passear c celular despreocupado, posso dormir de porta aberta, amanheço c pássaros incríveis cantando, sou mais ativo, banho de sol no bosque sem hora pra acabar, é como se eu tivesse eternamente de férias. Banhos de lagoa, pescaria, jogar bola com meus filhos na estrada de terra aonde não passa carro. Tudo começou quando comprei um terreno de 1hec por 70 mil reais. C esse dinheiro numa cidade grande, vc só compra uma casinha numa comunidade pobre ou um lote apertado p construir.
@karloseduardo7176 tu achou q seria uma boa ideia, ir até alguém q vc não conhece, e, sem pudor, tentar baixar a auto estima dela??? 😂😂😂 Oxente "-perai, preciso dizer pra aquela pessoa q ela é esquisita" 😂😂😂 Do neida...
@adrianocostacabral Olha cara vendo seus vídeos e notei que vc envelheceu muito em apenas 9 anos, no vídeo vc tocando piano tá bem garotão jovem já um vídeo recente vc tá bem acabado oq que aconteceu na sua vida?
O brasileiro se habituou a tratar a desigualdade social, assim como a pobreza, a precariedade e a indigência como fatores normais do dia a dia, não percebendo as consequências perversas que isso traz para a sociedade e para o país de modo geral.
Eu sou de Aracaju e sei a tempos que a segurança publica aqui não é uma das melhores, porém ela está localizado nos bairros periféricos da cidade. Vale ressaltar que Aracaju tem a cesta básica mais barato do Brasil, entre as capitais
Ter a cesta basica mais barata do país não é um grande mérito 😅 de que adianta se Aracaju não tem uma boa infraestrutura, saneamento e transportes precários uma população que sofre .. .
Quer dizer que a violência ser periférica está tudo bem, né? Desde que ela não atinja os moradores das zonas nobres da cidade, a população mais pobre pode se ferrar à vontade. Típico pensamento de pessoas de terceiro mundo.
Ja foi demonstrado em uma pesquisa acadêmica, que o controle de natalidade em determinado local, contribuiu a longo prazo para a queda na criminalidade. Isso faz sentido, pois pessoas que nascem em áreas pobres e convivência frequente com marginais, tendem a se tornar como eles e a situação nunca se resolve. Permitir o aborto, especialmente se pensando em pessoas pobres, seria uma possibilidade de redução da violência urbana a longo prazo.
parabéns pelo vídeo! esclarecedor para um assunto que importa muito, o resumo sobre o governo Jucelino e consequênciaspara o Brasil. Rio de Janeiro perdeu a capital sem que houvesse nenhuma compensação do governo federal, foi aquela deprimente expressão " perdeu mano".
O caso do RJ é o seguinte. Dois grandes problemas históricos. Primeiro a escravidão, aliás do RJ e muitas outras cidades do Brasil. Depois a perda da Capital para Brasilia. A mudança foi até correta, mas tinha que ter tido uma contrapartida para o Rio. Hj paga a consequência desses erros do passado.
Muito pelo contrário. Gracas a ele que nossa política foi contaminada pelo pensamento de desenvolvimentismo, estatismo e protecionismo que só encarece tudo e favorece a corrupção.
Eu sou Mineiro de Lafaiete e graças a deus a demografia aq é equilibrada mas não adianta no país cidades litorânes sofrerem tanto assim,precisamos de projetos para resolver esses problemas
precisamos de politicas de estado meu amigo ... e não de politicas governamentais apenas. A China veio no Brasil nos anos 80 pra entender o crescimento industrial brasileiro que era 48 % do PIB, o Brasil iniciou seu programa espacial junto com o Indiano, na mesma época. Hoje a indústria brasileira corresponde a 28% do PIB e a Índia esse ano pousou uma sonda lunar sendo o 5 país no mundo a conseguir isso. EU DE VERDADE ENTENDO QUEM VAI EMBORA DESSE PAIS.
@@leonardoananda916 não é só o Brasil que sofreu uma desindustrialização. Vários outros grandes países. Motivos migração para países de mão de obra mais barata. E tbm pelo processo de automação que reduz a necessidade de grande quantidade de mão de obra. Inclusive a própria China, empresas migrando para Vietnam e outros países asiáticos. Temos que focar mais nos ramos de tecnologia, ciência e serviços.
É uma lógica natural de quanto maior a densidade demográfica maiores são os conflitos e disputas por recursos. Povoar o litoral é uma regra em todos países assim como as margens dos rios foi num passado não muito distante, recursos. Por outro lado a verticalização, que favorece a oferta de infraestrutura, de serviços, maximiza a ocupação do solo e a mesma que aumenta os custos de moradias forçando o modelo horizontal se expandir. A solução é tornar o interior cada vez mais atrativo e de preferência estrategicamente bem distribuido.
Meu sonho é sair do ABC Paulista e poder ir embora pro interior de SP... O interior de SP tem qualidade de vida e uma estrutura de dar inveja em muita capital
A propria região do ABC tem mais estrutura que quase todas as capitais e ate superior ao interior de SP a questão da qualidade de vida no interior ser melhor e por causa da população ser menor do que a região metropolitana.
O Brasil só presta de São Paulo pra baixo e algumas cidades isoladas de outras regiões e Estados, quanto mais sobe pra cima pior é, a qualidade de vida, a miséria, a violência, as pessoas tenho pavor.
@@MariaGuedes2022teu cú, tem muita cidade com qualidade de vida acima na região centro oeste nem se fala então cidades novas organizada e bem planejada principalmente em mato grosso, sinop e exemplo, lucas do rio verde, sorriso, campo novo do parecis, nova mutum, alta floresta primavera do leste, goias cidades q exemplo rio verde, jataí, uruaçu entre outras dentre varias outras, o povo agora fazendo reverso, saindo desse amontoado das grandes metropoles indo pro interior, os paulistas tudo indo pro goias kkk principalmente para goiania e campo grande, cidades essas exemplo de organização, que não tem essas favelas horriveis como cultura do lugar como RJ e SP e coisa cultural pobresa e miseria tão rico e tão pobre e precarios, tnc e agora vcs querem vir favelar o interior, quanto prencoceito esse seu viu, típico babaca sulistas e paulista, vc fala como se SP ou alguma do suldeste sul não tivesse violençia, as região sul suas capitais esta entre a lista da mais violentas do brasil sua encubada sai da bolha preconceituosa.😂😂😂
@@MiriamS-e8q Subindo pra cima as coisas são tudo isso aí que você disse, e é multiplicado por 10X+ até porque as capitais principais que tem mais favelas e feiúra a vista, outros lugares pode ter mas não é tanto e nem se compara com muitíssimas cidades pobres e violentas do norte e nordeste, aceita que dói menos.
Sou motorista! Rodo são Paulo inteiro, já percebi a diferença, entre uma cidade litorânea e uma cidade do interior.
As cidades do interior vem se destacando na sua infraestrutura, principalmente em saneamento básico!
Boa parte do litoral de São Paulo é depressivo. Estou pra ver cidade mais feia da região que São Vicente. Porém as coisas mudam radicalmente ao ir para o interior. Sem favelas, urbanização decente, infra-estrutura básica funcional. Parece até outro país.
@@technoir-1984 , Litoral é sempre problematico. Tem muitos mais favelas que o interior.
Eu amo o interior de SP. Um povo decente, trabalhador, educado e focado na família. Um povo que tem valores que se destacam.
A desgraça das péssimas infraestruturas e desorganizações das cidades litorâneas, deve-se, principalmente, por incentivo do ex presidente JK, o qual incentivara o crescimento urbano.
@@technoir-1984 Não Generalize. O litoral norte de SP é ótimo
É um ciclo infinito:
o pessoal do interior vem pro litoral pois a vida é melhor.
O litoral cresce e fica caro demais.
As pessoas voltam pro interior.
É incrivel como coisas simples como aluguel são reflexo de um passado mal organizado
Vou pra montes claros e vitória da conquista. São 2 cidades com eixo muito bom rpra crescer
Terra barata e muita qualidade de vida
Ninguém do interior vai morar em litoral não, pelo menos em sp ninguem faz isso. E outra decadência do país é por causa dessas cidades litorânea aí que ninguém quer trabalhar, só querem ficar fumando maconha e andando na orla.
aq no paraná tambem não@@emersonlima8033
@@leotsukino VDC é uma das cidades mais violentas do Brasil. Apesar de estar sempre em exponente crescimento, sofre com a falta de gestão pública.
Sou de Sinop-MT, e confirmo, o crescimento é absurdo. Morava lá desde 1982, nesse tempo nunca vi os aluguéis e preços das casas baixarem, e a procura é sempre alta...
E a criminalidade,como é por aí?
@@flaflapaz Bem baixa, na minha opinião
E o custo de vida altíssimo nessa porcaria
Se depender do LULARAPIO SINOP DESAPARECE COM O AGRONEGOCIO, uma pena
Calor insuportável.
Maior parte das cidades costeiras no Brasil vivem apenas de comercio e hotelaria, sendo que a parte industrial fica mais a dentro do continente, o contrario de paises desenvolvidos, tambem temos poucos portos de grande porte e uma industria muito cara que nao compete com paises ate mais pobres que o Brasil.
O grande problema são os altos impostos que o povo paga e nas grandes cidades, os valores municipais são ainda mais caros, até pelos custos de segurança, urbanidade, saúde, infraestrutura, serviços gerais.
Estado do espírito santo aonde vivo , tem seu principal PIB sendo da indústria e tbm com os melhores níveis de vida do país ! Vale , arcelormital e entre outras mineradoras que exportam para o mundo todo !
O que mata as empresas é a lei trabalhista burra.
@@CanalGVT espírito santo e litorâneo e é industrial amigo ! Pesquise mais sobre
Manaus e SP são as maiores produtoras do ramo industrial
Cara, que vídeo fantástico! Seu canal é muito necessário no Brasil atualmente. Além de entregar um conteúdo de altíssima qualidade, você informa e traz conscientização. Você faz parte de um movimento que ajuda o nosso país à crescer intelectualmente e à nos tornarmos cidadãos melhores. Parabéns.
Altíssima qualidade citando Porto velho como cidade litorânea? 🤦🏻♂️
@@rocafeliz5807 o sistema fluvial do Arco Norte pode ser comparado a um litoral interno
Sou do Paraná e digo, Maringá é uma cidade do interior e está passando Curitiba de forma impressionante: qualidade de vida, custo-benefício, aluguéis e etc. A capital aqui já foi boa, há uns 15 anos. Hoje é só alto custo, insegurança e sujeira.
Mais isso é normal Pôr que no Brasil sempre cidades médias tiveram uma qualidade de vida superior as cidades grandes ou pequenas
Adoro Maringá, já passei as férias aí
Conheço as 2x cidades já trabalhei ai e nao foi pouco nao em , sou de sp capital. Curitiba é infinitamente melhor e maior em tudo comparado a Maringa, mesmo assim maringa é 🔝 junto com londrina que também conheço bem
Curitiba já alguns anos não é aquela brastemp, referência absoluta de qualidade de vida, embora esteja a frente se comparada a outras capitais brasileiras.
Infelizmente, a capital paranaense vem sofrendo um processo INTENSO DE GENTRIFICAÇÃO. Eu já morei por muitos anos lá em momentos diferentes. Ainda tenho uma irmã que mora lá e ela sempre fala como nos últimos 17 anos, a cidade decaiu.
Terra do marreco facista!
bom dia ! muito obrigado por video! Eu sou russo. eu estudo português um ano mas pode ententer quase todo que voce disse. Seu portugues é muito claro. Lingua portuguesa é muito linda
Você ainda mora na Rússia ou tá em outro país?
@@Chinaballedits24 moro na Russia
@@Dm.Harding Na Sibéria ou na parte europeia?
@@Chinaballedits24 vivo na região de Moscou
@@Dm.Harding tá perigoso aí na onde você mora?
O problema e que muitas coisas no Brasil não é tratada ou dadá a atenção que merece , como por exemplo muitas pessoas tratam as favelas como símbolo e cultura do nosso país e esquece totalmente que as favelas são estruturas precárias de difícil acesso e um dos lugares que mais se tem crimes, miséria e uma das piores taxas de alfabetização e desenvolvimento, mas que continua do mesmo jeito por ser muito romantizado, além de outros problemas como a corrupção e má gestão do dinheiro público gastando dinheiro onde não precisa e esquecendo dos princípios fundamentais que são infraestrutura, educação, qualidade vida e segurança
A favela onde eu moro não tem dificil acesso
@@diegodnt5638isso é uma raridade
@@diegodnt5638se é favela realmente geralmente é precário de urbanização, são construções irregulares, geralmente de ruas estreitas, isso quando há ruas, pois normalmente são becos e não é possível passar carros, ambulância, nenhum tipo de transporte, etc, as favelas que ele se refere são essas, que para receber uma geladeira vc tem que carregar nas costas, normalmente favelas em morros, não as favelas planas, essas geralmente são mais acessíveis, mas nem sempre totalmente, ruas demasiadas estreitas, sem calçadas etc, é esse tipo de favela que ele tá falando, deveria haver uma política pública de ordenamento, a cidade só ser permitida crescer em uma determinada região, quem construir fora das regras não ser possível ter água, luz etc e a prefeitura ir lá e derrubar a construção ilegal, o ordenamento nas cidades do Brasil é péssimo!!!! Quanto mais a população se espraia, quanto mais se espalha, mais caro fica levar os serviços básicos, saneamento, transporte, saúde, educação etc,,mas tbm os próprios gobernantes estimulam isso, os impostos, IPTU por exemplo e outros deveriam ser de acordo com a renda de cada família, possibilitando assim quem é realmente pobre a viver em um lugar melhor, não afastado de tudo e de todos, sem que a pessoa para conseguir um trabalho um pouco melhor tenha que percorrer mais de 50 km por exemplo, mas não é o que acontece, infelizmente!
O problema daqui é o povo. Quando não tiver mais nenhum brasileiro nem cantando, falando e andando nas ruas só daí esse território vai ter a chance de se desenvolver. Enquanto houver brasileiros vai ser um lixo, e a burrice e falta de educação( moral e cívica, além dá acadêmica) vai imperar nesse território. É triste mas é a realidade.
Geralmente, quem vai morar nas favelas não tem condições para arcar com uma moradia melhor localizada. Aliás, estas moradias são inacessíveis exatamente por estar concentradas nas mãos de especuladores imobiliários.
O Brasil é agro, os investimentos das grandes fazendas acabam indo e beneficiando o interior agora, Já as cidade litorâneas não conseguem mais suportar a quantidade de gente pra pouco emprego que elas produzem.. Isso é falta de industrialização.. Enquanto o Brasil não se industrializar de verdade essas cidades vão continuar assim
Qualquer pessoa q tenha frequentado as aulas de geografia no ensino médio, sabe que áreas superpovoadas criam inúmeras dificuldades para seus moradores. Por isso, não é necessário morar no interior do MT, ou GO para ter qualidade de vida.
Atibaia fica +- 50km de São Paulo, e tem um dos melhores índices de qualidade de vida do país (educação, saúde e segurança pública muito superiores aos de Sinop)!
Acabo de me mudar do Guarujá no litoral Paulista para uma cidade do interior. Insustentável a falta de segurança naquela linda cidade que já foi a Pérola do Atlântico. Nunca pensei que aos 65 anos tivesse que sair do lindo Guarujá por causa da violência e criminalidade. Lamentável!!!!
João pessoa é muito bom mesmo. Melhor cidade do nordeste, tem muito potencial e uma das melhores pessoas/culturas do pais, amigaveis estão ali. Um verdadeiro oasis. Espero que mais ''joaõ pessoas'' surjam no nordeste e inspire as cidades daí. Cuide da cidade para não acontecer o que aconteceu com RJ@dudulima291
Litoral inteiro de SP não presta pra morar. Morei em Santo André e tinha bem menos ladrão e as coisas duravam bem mais.
Vim pra praia grande, o pessoal fala que as coisas não duram por causa da maresia, mas a verdade que as pessoas aqui não prestam.
Quer descansar, fuja do litoral, tem muito dinheiro e não liga de ficar trocando as coisas então venha pro litoral.
Aqui em praia grande a bicicleta parada no coberto com 6 meses está em estado de velha e as vezes nem compensa consertar, em Santo André a bicicleta com 5 a 10 anos está em estado de nova.
Litoral inteiro de SP não presta pra morar. Morei em Santo André e tinha bem menos ladrão e as coisas duravam bem mais.
Vim pra praia grande, o pessoal fala que as coisas não duram por causa da maresia, mas a verdade que as pessoas aqui não prestam.
Quer descansar, fuja do litoral, tem muito dinheiro e não liga de ficar trocando as coisas então venha pro litoral.
Aqui em praia grande a bicicleta parada no coberto com 6 meses está em estado de velha e as vezes nem compensa consertar, em Santo André a bicicleta com 5 a 10 anos está em estado de nova.
enquanto continuarem tratando anitta e ludmilla como artista, tratando favela e pobreza como cultura e etc, é claro que o brasil nunca vai crescer.
Aff, que besteira
Verdade
ENQUANTO O POVO CONTINUAR PERMITIDO SER ENGANADO PELA A ESQUERDALHA ESSA NAÇÃO JAMAIS SERÁ GRANDE 😢
Mas infelizmente, pra isso, levam no mínimo 5 décadas de muito investimento em educação... E se depender dos poderosos da nação: esquece fi kkkk. É um ciclo vicioso, de um país condenado ao fracasso
Falou pouco e falou bosta, parabéns!
Moro em Campo Grande (MS) e, por razões de família, também em Navegantes (SC); fico alternando entre uma e outra.
Até há algums anos, pensava em me mudar, em definitivo, para Santa Catarina, mas hoje já não estou tão propenso a isso.
Navegantes, apesar de ficar há apenas 20 Km de Balneário Camboriú e ao lado de Itajaí, por muito tempo, manteve uma tranquilidade provinciana, uma beleza de situação; ultimamente, tudo vem mudando e a cidade está crescendo demais.
Em Campo Grande, apesar de ser uma capital, somos bem provincianos: a Policia Militar e as demais instituições de segurança funcionam muito bem; os serviços públicos funcionam; os políticos atuais estão melhores do que antes; o povo é trabalhador e fechado; não somos dados a grandes demonstrações de alegria e, por isso, o Carnaval aqui é, praticamente, inexistente e até os times de futebol daqui não conseguem angariar torcedores.
Somos felizes assim e, um aviso, se você busca alegrias e festas agitadas; vindo aqui ficará frustrado e sairá falando mal de nós.
Se vier aqui, saiba disso; aliás, o interior é do mesmíssimo jeito, com raríssimas exceções.
A “alegria” hoje é confundida com consumo de drogas (inclusive álcool). Alegria verdadeira é paz de espírito e saúde própria e da família.
Verdade. Morei 3 meses Ribas do Rio Pardo. Povo pacato
Vale do médio itajai aqui em sc é assim.
@@danilonogueiradasilva7539Por que do "hoje em dia"? Você sabe dizer quando foi que o tal "fenômeno" começou?
Quem foi que disse que a tediosa, triste e lúgubre Campo Grande não tem também problemas com drogas e abuso de álcool?
Pior, pela descrição moralista acima, é presumível que além de drogas ilícitas o consumo de antidepresivos e ansiolíticos deve ser altíssimo
MS é insosso 😆
De tão bom que é esse vídeo de auto conhecimento, vou fazer o download do vídeo pra nunca mi esquecer desse roteiro tão bom, parabéns para o criador desse canal ficou muito bom, dificilmente eu elogio alguma coisa, mais esse canal merece meu respeito. Show de bola 👏👏👏👏👏👏
João Pessoa na Paraíba só tem crescido e o custo de vida ainda é muito bom em relação às outras da região.
O bonde de atrair novos moradores ricos já passou. Menos no bairrismo, vc tão piores que a gelera do Recife com auto propaganda intrusa.
@@AnimaVida. Nem de João Pessoa sou, falo o que vejo, o progresso chegou aqui e continua, talvez um dia mude. Nada de bairrismos! Se vc se dói com isso vá fazer uma terapia.
Estive recentemente no Brasil e fui a João Pessoa, realmente evolui desde a ultima vez que lá estive, porem não vi esse deslumbre todo, tudo muito caro e a cidade muito suja enfim retrato do brasil.
@@ursoarabe Se vc achou caro, imagina em cidades como Rio, Florianópolis ou São Paulo ein?
@@WellviajanteDeixa ele ir na Paulista e pagar 5 CINCO reais numa garrafa de água mineral de 500ml, aí ele verá o que é caro.
Morei um Jundiaí -SP por 5 anos, que cidade maravilhosa, bem interior e bem completa.
Jundiaí é incrível, ainda tem trem pra chegar na capital
E sobre a criminalidade, o que tem a dizer?
sp e rj por pior que estejam, não tem como dizer são cidades lindas, com muitos recursos financeiros. Mesmo com toda essa precariedade.
bem interior?
Entao continue lá, bonitão.
A capital de SC, Florianópolis, tem cerca de 540 mil habitantes, porém, como a ilha é de fato pequena, é cercada por outros 9 municípios, que juntos compõem a Região Metropolitana de Florianópolis. Sendo assim já temos mais de 1.3 milhão. Com esse crescimento desordenado, a cidade hoje colhe frutos amargos... E isso daria um belo tema para mais um vídeo aqui do canal. Abs
O centro de palhoça mesmo... Sou de São José e tem muito morador de rua aqui, mesmo eu sendo de bairro "nobre", até Floripa não se salva.
O centro de Palhoça virou um inferno, moradores de rua, ladrões, etc, simplesmente horrível... Totalmente diferente de quando eu era pequeno@@Megaomg00
Concordo, nossa qualidade de vida caiu muito, crescimento desorganizado, alto custo de vida, trânsito, moradora de rua e aumento do tráfico entre outras coisas . Em comparação as cidades citadas estamos pouco melhor, mas já a caminho de ficar igual.
Morei em Florianopolis, próximo ao sambodromo, tinha tiroteios todos os final de semana, policia vivia passando de helicóptero, fora as mortes que acontecia naquele bairro, José mendes. Nunca vi uma reportagem sobre os acontecimentos, muitas pessoas nem sabia dessas guerras entre traficantes e a policia, só quem morava próximo sabia, midia de Santa Catarina, vivia escondendo a realidade, acredito que seja pra não afetar o turismo na ilha.
Floripa seguindo o rumo do Rio de Janeiro?
Que pena. Eu tinha esperanças de sair do Rio pra um lugar melhor e tinha pensado em Florianópolis.
Parabéns pelo vídeo!
Uma verdadeira aula de história e geografia e política.
Mais de 400 comentários e apena 5 likes? Muito estranho🤔
O problema que o custo de vida nas cidades do interior já vem aumentando de uns anos pra cá. No vídeo foi citada a cidade de sinop. Em algumas cidade no interior do Mato Grosso como Sinop o custo de vida e está maior que muitas cidades grandes. Pra se ter uma ideia o aluguel médio gira em torno de 1800 reais para uma casa de dois quartos e 65m2. Fora alimentação etc...
Moro em sinop e concordo, especulação imobiliária aqui tá destruindo a cidade
Em Extrema no Sul de MG a cidade tem aluguel caros na zona urbana e as pessoas buscam casas na zona rural que é mais barato eu mesmo moro em zona rural em um processo de urbanização que pode ser chamado de favelização pois tá aumentando o números de casas pequenas próximas as outras e sem saneamento básico adequado
Na Época do Governo Juscelino, existia um Governo Desenvolvimentista, e dinâmico, cujo foco principal, era a construção de obras públicas faraônicas, como ferrovias, rodovias, Portos, aeroportos, etc. Hoje, isso, não é destaque, pois, o que realmente interessa, para os Governos atuais é, tão somente, o incentivo ao Capitalismo privado, para posteriores, arrecadações de Impostos.
Pago 1800 pra morar na região central de SP, nunca pagaria esse valor pra morar num fim de mundo como Sinop
Se o pessoal não abandonar essa ideia de enriquecer com imóvel, vai acontecer igual na crise de imóveis dos EUA
Lembrando p autor da matéria que 80% da população brasileira mora em cidades pq não tem maos condições viver no campo. Além de não ter tido no Brasil a necessária reforma agrária e distribuição de riqueza, a mão de obra no campo foi substituída por máquinas.
Isso não é verdade. a vinda para as cidades foi justamente porque pagavam mais. Máquinas no setor agrícola e algo dos anos 2000. E não, não vai ser uma reforma agrárias e distribuição de renda que vai melhorar o PAÍS. e
A qualidade do conteúdo sempre evoluindo. Continue firme Capital Finaceiro. Um dos melhores canais que descobri ultimamente.
Cuidado! O conteúdo é mais propaganda do que informação!
@@weberwalves5729Ué como assim?
Show de bola.. Por favor faz mais videos como esse com graficos também vise.
Excelente vídeo, e retrata muito do que tenho visto em minhas experiências morando no interior de SC e a capital desse estado, o interior está muitíssimo melhor p se morar em termos de qualidade de vida em todos os aspectos que se possa imaginar, a sensação que tenho é que no interior encontro a parte boa do que era Florianópolis 30 anos atrás.. parabéns pelo vídeo, continue publicando mais conteúdos sobre esse tema amigo
Agradeçam ao funk também 💩 Apologia às drogas, violência, bebedeira, gritaria, confusões, veículos roubados, etc. Nos últimos 20 anos estão destruindo qualquer lugar que tinha seus problemas, mas tinham um pouco de paz.
Melhor q a bosta do Trap e Rap
@@Relaxx034Não, não mesmo
@@Relaxx034 não gosto de nenhum, mas pelo menos trap/rap tem senso crítico, tem um disfarce de um gênero musical. Funk carioca, pelo amor de deus... tem que melhorar muito
@@GuilhermeRDias-gm2ieKKKK Trap "Domingão queimando gasolina, foi mal por comer a sua prima" mt senso crítico 🤣 E é do Trapper mais famoso do Brasil ent sem choro
@@GuilhermeRDias-gm2ie Se tivesse senso critico de vdd nessas musicas iria ser proibido, ou tu acha que quem manda no pais quer que o povo tenha senso critico? kkkkkkkkkkkkk os manezao ai fazem musica falando mal da policia e do aumento da passagem do onibus achando que tao lutando contra o sistema ainda
Desde que cheguei em Sinop há 11 anos, a população simplesmente dobrou! Não saio daqui tão cedo, tenho crescido junto com a cidade, aqui só não trabalha quem não quer.
Só não pode deixar formar favelas
@@ReneLacorte-ex3dsjá surgiu a primeira durante a pandemia, tem umas 4 quadras, sem infraestrutura nenhuma mas parou de crescer pois tudo em volta é particular ou APP, fora que tem uns bairros bem humildes, mas possuem a infraestrutura básica.
Sinop não da de viver, é muito quente.
@@italonarovi vc mora por lá?
@@italonarovi é quente mesmo, principalmente nos meses de agosto a novembro, mas acho mais fácil lidar com calor do que com frio, pra quem nasceu na região ou vem do norte/nordeste é tranquilo, quem vem do sul/sudeste sofre pra acostumar.
Na minha opinião investir em educação é tudo para o crescimento de um país.
Na minha opinião é educação, qualidade de vida e infraestrutura,
Nem sempre isso basta. É só ver a quantidade de diplomados desempregados que tem no Brasil. Com a educação de baixíssimo nível e contaminada de ideologia que temos, estar ba escola ou universidade não garante nada.
O brasileiro não cobra de seu político, só elege por eleger!
Educação ideológica não salva pais nenhum muito pelo contrário
Isso o PT nao quer
Sou do Interior de Rondônia, custo de vida aqui é maior em algumas cidades do que na capital, pela qualidade de vida e infraestrutura, porto velho foi uma dessas cidades que sofreram com rápido crescimento democrático brasileiro, hoje sofreu para ser arrumada, eu fico imaginando como é a demais cidades brasileiras do tamanho de pvh ou até maiores. 😢😢😢
Moro em Manaus e é um caos, muitos bairros são grandes favelas. Esse crescimento se intensificou com a chegada da zona franca nos anos 70
Essa zona e um dos maiores absurdos que foi inventado no Brasil pois atrapalha a Amazonia e prejudica principalmente São Paulo que sustenta esse absurdo
@@MariaGuedes2022 o Brasil e o mundo são feito de imigrantes, precisamos abrir mais nossa mente. Tenho certeza que se estudar a história da sua cidade teve pessoas que vieram de fora e fizeram parte da construção da cidade! Eu culpo a falta de educação do norte e nordeste aos governantes, ninguém nasce educado!
Eu moro em Campo Novo - MT, minha cidade tem 36 anos de idade e segue o mesmo rumo de Sinop como mostrado no vídeo. Crescimento populacional, oportunidade de emprego e qualidade de vida muito superiores que as cidades litorâneas, comparado a sua idade de existência. Bom, se o pessoal ainda prefere morar em favelas pra ficar perto da praia, pra mim não se justifica, afinal apenas no meu município tem 12 balneários e cerca de 7 rios de água cristalina/verde. Escolhas...
Essa obsessão com mar é idiota. O cara compra Uma casa na Praia. Mas aí quer Ter empregadas, pedreiros, que não tem onde morar e acabam criando essas favelas
As cidades do norte do Mato Grosso sao uma das melhores pra se viver atualmente, a emprego de sobra e uma qualidade de vida mto boa, o defeito e que o valor do aluguel esta subindo rapidamente
moro no interior do mato grosso a 220 Km de Sinop , e sensaçao qur tenho é que moramos em outro pais , bem diferente do que paça nos noticiarios.
Boa mano tmj, Um salve do Pará meu mano👊🤭
Enquanto não tivermos grandes projetos de construção de habitações em lugares afastados dos centros, abastecidos com transporte público de qualidade (entenda trens) para lebar os trabalhadores às áreas industriais, continuaremos nessa precarização das cidades. É mais fácil e barato construir novas cidades planejadas do que consertar as mal feitas.
Faltou citar a máfia que é o setor imobiliário, eles inflam propositalmente o M², oque culmina em maiores lucros para eles. Isso não ocorre só no Brasil, Em Portugal, Inglaterra, Irlanda e Canadá também sofrem com mesmo problema.
Bem vindo ao capitalismo compra quem pode quem não pode sacode 😂
Seus vídeos são excelentes!!! Meus parabéns !!! É um primor !!! Uma verdadeira aula de Geografia!!!
Minas Gerais cresce tanto em infraestrutura como em econômia: Uberlândia, Uberaba juiz de Fora, Montes Claros, Governador Valladares Ipatinga Divinópolis Sete Lagoas, Poços de Caldas, e Pouso Alegre, e centenas de cidades entre 50 a150 mil habitantes, faz de Minas Gerais um gigante fora do litoral, mesmo eu não mencionando região metropolitana de Belo Horizonte. 9:46
MAS MG está endividada.
@@felipecorreavieira374 O estado de MG, tem a segunda maior economia do país, ficando atrás do estado de São Paulo. MG abriga quase 21 milhões de habitantes, distribuídos em seus 853 municípios, o que representa para o Brasil, um Recorde Mundial, e todos seus municípios são auto-sustentáveis. Se fosse um governador sério, esta dívida já estaria paga no seu primeiro ano de governo. O PIB de MG, está na casa de um trilhão de Reais, maior que centenas de países.
Abraços.
Sensacional vídeo muito explicação dá uma olhada nisso , tendência que os litorais não cresça mais e os interiores do Brasil inicia uma nova tendência população centralizadora fora dos litorais, mais infraestrutura, industrialização, mais empregos etc.
O que acontece nas metrópoles litorâneas no Brasil parece ser regra na maioria das áreas urbanas mundo afora. Muita gente no mesmo lugar, no longo prazo encarece excessivamente itens básicos como moradia, transporte, segurança e saúde.
A sequência é a gentrificação e degradação das áreas centrais, o aumento da violência associada ao consumo de drogas. Esta novela é longa mas parece ser o mesmo roteiro, independente do país.
Vc diz que a favelização NÃO é um problema? Moradias de condições sub-humanas e indignas não deveria ser algo aceitável e tampouco considerado. Sem contar os outros problemas consequentes, como vc bem disse, de segurança e tantos outros causados pelas pela existência de favelas.
Ele tem que falar isso por obrigacao para ser politicamente correto
Ótimo vídeo, só um ajuste, na tumb Alagoas está no lugar errado, está em Sergipe, e falto também a sigla de Sergipe...
Do 2:03 a 2:18 você resumiu um pouco do porque o nordeste ser historicamente "mais pobre", espero que isso sirva de aprendizado para os "cidadãos de bem" sudestinos e sulistas que tanto atacam o nordeste.
Ninguém aqui no sul ataca o nordeste. Politicos e nordestinos é que contribuem para perpetuar a miséria e drenar recursos do sul é sudeste.
Isso explica pq a jovem, plana e moderna Goiânia, virou destaque nacional! Crescendo 3x mais q a média nacional, tanto em população quanto economia. Em 5 anos, passará Recife e Curitiba, se tornará a 8° maior capital do Brasil. E o melhor, com preços baixos, grande oferta de empregos, 5° capital mais segura do Brasil, 1° maior polo de moda, confecção, medicina e música do BR. 2° cidade mais arborizada do mundo, 2° capital com maior número de arranha céus do BR, e 1° menos fvlizada e desigual do BR. Obrigado Pedro Ludovico Teixeira, a tão discriminada "roça", virou destaque e sonho de consumo de MUITOS💚🌴🌇🙌
@@edsonfurtado876 kkkkkkk, Goiânia tem a temperatura normal, 6 meses de chuva e 6 meses de estiagem! Quente está em todo país, a diferença é que Goiânia é uma selva arborizada kkk, repleta de nascentes, parques, lagos, bosques e reservas florestais. Ribeirão João Leite, de água pura e cristalina, é melhor, mais tranquilo e limpo que muitas praias do Litoral Brasileiro. Kkkk
Aqui na região da Grande Florianópolis está tenebroso. Aumentaram o número de pessoas vindo para cá e o crime simplesmente explodiu, moradores de rua então nem se fala... É simplesmente nojento ver o que SC está se tornando.
Deixaram os nordestinos entrar...
Rio de janeiro branco 😅
@@ReneLacorte-ex3dsnordestinos estão é voltando pro nordeste, segundo IBGE.
@@ReneLacorte-ex3dse daí? Tu tem preconceito?
Sou recifense e digo, o interior de PE é mto melhor de se morar, n sinto um pingo de saudades daquele caos.
Bom 📶 🛸 domingo pra todos abraço 🤗
Eu moro em Miranda no Mato grosso do sul e aqui tem a população aproximada 40 mil abitante
Após assistir ao vídeo fiquei com uma dúvida. Quais os indicadores de saúde e educação dos "ascendentes" municípios do interior do país?
Outra dúvida, por quê um membro da minha família teve q viajar 1000 km pra ter atendimento médico na capital do estado do mato grosso?
O projeto de Jucelino, com Brasilia como foco, era justamente interiorizar. Ele não teve culpa nenhuma nesse processo. De resto o vídeo é fantástico. abs
verdade....a idéia do Jucelino era desenvolver o interior do Brasil... E construir estradas para interligar as capitais.
O problema foi depois que ele saiu veio o maluco do Janio. E João Goulart, ditadura.... o resto da história todos sabemos.
Também acho que o roteiro pecou nessa parte...
ELE TEM TUDO HAVER COM ESSA MERDA!
INCENTIVOU A IMIGRAÇÃO PRAS CAPITAIS SEM SE PREOUCUPAR COM A ESTRUTURA.
MAS ELE NÃO É O ÚNICO CULPADO.
veja lá : "Juscelino conseguiu despertar o desejo por cidades litorâneas e imigrantes rurais e outros foram se deslocando para lá, mas que seriam um pesadelo no futuro " sim ele errou feio.
As cidades grandes são inchadas, cada vez mais aumento de violência pois não geram riqueza. A riqueza é gerada nas áreas rurais tanto na indústria como como no agronegócio. Cidades grandes são, principalmente, prestação de serviços, que mais distribuem a riqueza do que geram a riqueza. As cidades menores possuem área para implantação de indústria e para o agronegócio. Essa é a principal diferença e que torna a vida nas cidades menores melhor que nas grandes cidades.
Diga assim as cidades grandes manda muito dinheiro pra as regiões do agro negócio 😮
Se a maioria da população brasileira estivesse no interior, teríamos um ENORME ganho ambiental. As produções de alimentos são no interior e não precisaríamos gastar bilhões de toneladas de diesel para levar até às cidades litorâneas.
Nada há vê
Tomara que isso aconteça, nessas últimas decadas de crescimento população do Brasil, que a população se mude pra cdd de interior, fazendo chegar indústrias e pra assim o Brasil não ficar dependente, só de são paulo em questão de indústria !
No Brasil, o setor que ainda possui alguma competitividade no mercado mundial é a agropecuária. Este segmento não apenas se mantém resiliente, mas também desempenha um papel crucial no impulsionamento do crescimento sustentável de regiões inteiras do interior do país. Fora isso, o dinheiro circula apenas, sem um crescimento real. Como acontece em São Paulo, por exemplo, onde a 20 anos o PIB é o mesmo.
Sustentável? Os estados que mais desmatam são estados como MT e Rondônia.
Com incentivo de dinheiro publico qualquer coisa cresce, de Getulio passando por Juscelino e até metade do periodo militar investiasse muito mais na industria do que na agropecuaria. Só esse ano o plano safra foi o maior da historia, 364 bilhões,
@@gustavol2977 desmata ? Vai estudar 😂 vc quer comer ou morrer de fome ? Alimentamos um quinto da população! Isso é o verdadeiro significado de sustento
@@drgigliobernini8559 🤣
Moro em Bertioga litoral Paulista a mais de 20 anos e estou de mudança para São Jose do Rio Preto o mercado imobiliário em Bertioga esta impraticável.
Era professor concursado aí ate 3 meses atrás. Quanto a natureza e sossego de casa até a praia, a melhor cidade que já vivi. Mas hora de dar aula, é o inferno, perfil de alunos que não posso expressar aqui senão falarei obscenidades. Por questão de infraestrutura, moradia e oportunidade e perfil de aluno voltei para região de campinas. Hora de dar aula é um prazer.
Meu primo morava em Rio Preto no interior e falou que lá a criminalidade tá muito alta, muita gente que mora lá reclama, morei em Santo André e era melhorzinho, hj moro em praia grande e não é bom pra morar, tudo estraga e o pessoal coloca a culpa na maresia, pelo visto litoral inteiro é assim com exessão de boraceia pra que mora no conjunto de condominio residencial morada do sol ,como meu colega ,pode ter mais socego mas uma casa lá é uma nota$$$$.
8:36 Essa parte das serras brasileiras realmente acontecem. O que era para ser motivo de orgulho, por ser uma beleza natural, vem se tornando um problema. Achei que era só no Sul e sudeste, mas fiz recentemente uma viagem de carro de Recife para Caruaru, e fiquei impressionado com Vitória de santo Antão. Cidade encravada no relevo típico de mares de morros do litoral Leste do Nordeste. É uma cidade com grande favelização. Mas pelo menos, Recife e Caruaru têm poucas favelas. Igarassu, é outra cidade de PE na região metropolitana do Recife e com muitas favelas nos morros. Isso tudo não seria problema se o Brasil fosse um país sério no combate a violência e pobreza.
Mas a serra não é ruim pq como a serra é alta geograficamente faz com que a temperatura fique mais fria
A construção mais importante da história do Brasil foi Brasília. Com a capital no interior, veio também a interiorização do progresso.
Não se preocupem com isso, ou com qualquer outra coisa, pois tudo ocorre exatamente conforme o Plano. Então, seja como for e como puder, Relaxe e Divirta-se com a Piada Existencial !!! Amém !!
Como já dizia Rita Lee, tudo vira bosta.
Como Deve Ser !!!@@doralicemariareis8757
Quem é gay deixa like ou comenta
Por um mundo sem política e políticos 😮
O que vai mudar o Brasil é um político de caráter respeitável e que pense em fazer o Brasil crescer, não essas joças que se elegeram nos últimos tempos.
Impossível. Esse povo é condenado ao fracasso. O brasil é o imã de fracassos, e o povo é igual. Esse país vai sempre ser a merda que sempre foi, e com riscos de piorar.
Sim coloque os judeus no Maranhão pra vc ver
@@eduolv78 não existe mudança política sem mudança de mentalidade.
Sou de João pessoa, eu sinceramente gosto muito daqui, não existe lugar perfeito só o céu, e a desigualdade é o unânime no mundo todo.
Enquanto não amarmos ao Criador acima de tudo e de todas as coisas, e Amar ao nosso próximo como a nós mesmo, só vai de mal a pior a humanidade. Comecem a fazer o bem, plantar o Amor para colhermos futuramente, pois ou é isso ou é cedo ou mais tarde sermos destruídos pelos nossos próprios pecados.
Penso como vc .,E como está essa onda calor em João pessoa?
@@vieirafa99 não está como em alguns estados, mais fica um mormaço no ar e está bem mais quente do que já estávamos acostumados.😊
Deus é fiel e tem o controle de tudo, continuemos confiando, breve tudo nos será revelado.Deus te abençoe ❤️
@@Minaoriente obrigada a ti também ❤️
Sou de Goiânia e conheci JP , achei uma cidade super tranquila , parece bom viver ai.
O mercado imobiliário está crescendo nesse sentido do vídeo. As grandes cidades estão valorizando pouco e as boas cidades do interior estão explodindo no preço
Sou de Cuiabá-MT e tenho parentes em Sinop. Sinop já está em decadência, está tendo muita criminalidade, custo de vida muito alto, taxa de homicídio é a maior do estado atualmente. Enfim, Sinop tinha capacidade de ser a nova Capital de Mato Grosso, porém, isso foi apenas um sonho que foi pelo ralo.
Sinop tem vantagens, por ser Mais nova, é Mais facil planejar sua expansão
Grande contribuição esse vídeo.bom estudo parabéns
Aqui no RS na regiao metropolitana vc simplesmente pena pra conseguir vender ou alugar um imovel no centro de grandes cidades. Tenho um kitnet de 34m2 e nao consigo vender por R$80k e nem alugar por R$600 ja com condomínio e agua incluso. E outro imovel tbm no centro de uma outra cidade metropolitana, com 300m2 de area nao vende por R$600k. Essa é a realidade hj. Enquanto area rural está vendendo muito mais fácil, pois hj a realidade é diferente de 20 anos atrás, principalmente depois da fraudemia, os mais despertos que tem uma reserva finacneira viram que investir em grandes centros urbanos é a propria prisão! Fora aumento absurdo de IPTU, fiscalização e outras roubalheiras estatais!
Essa máxima nao vale para paraíba, joao pessoa atrai investimento como um buraco negro e o interior vive de migalhas.
As favelas tão cedo não vão deixar de fazer parte do cenário das grandes cidades, pois muita gente está ganhando rios de dinheiro com a existência delas.
FAVELA no Brasil so acaba com controle de natalidade
Esse vídeo é incrível e fala a verdade sobre a decadência que vive o litoral, e em alguns aspectos, o litoral paulista.
Se você tem anseio de se desenvolver profissionalmente ou trabalhar em uma grande empresa, o litoral não é o lugar mais indicado.
É uma região que gera poucos empregos e a esmagadora maioria no comércio, ou no setor de prestação de serviços, onde pagam-se baixos salários.
Os aluguéis são caros, e pioram absurdamente de outubro a fevereiro, já que a demanda de pessoas dispostas a pagar altos valores em alugueis para temporada dispara e a disponibilidade dos imóveis despenca em igual proporção.
Na temporada de verão os turistas extrapolam a capacidade de infraestrutura das cidades deixando-as completamente destruídas, além de infernizar a vida dos moradores locais com excesso de sujeira, barulho, trânsito, superlotação dos hospitais, além das filas intermináveis em mercados, farmácias. Os preços disparam tanto que assustam até os moradores já acostumados a isso.
A violência da região é proporcionalmente maior que a existente na capital.
É uma região que está tendo um aumento na sua população, em contrapartida, um aumento da favelização em algumas cidades.
Cidades como São Vicente, Guarujá, Praia Grande, Mongaguá e Itanhaém por exemplo estão entre as 10 cidades mais violentas do Estado de São Paulo.
Furtos, invasões a residências e assaltos a mão armada contra pedestres e motoristas a qualquer hora do dia ou da noite são muito comuns.
Há arrastões nas praias e nas avenidas da orla e, também é comum arrastões nas rodovias que dão acesso ao litoral quando o transito para. Isso faz com que muitas pessoas pensem em se mudar daqui.
No entanto, apesar de todos os problemas a região é muito bonita. A exuberância da serra do mar, em contraste com o azul esverdeado do mar dá a região um aspecto belo e único. O ar é limpo, o céu é bem azul e a brisa que vem do mar é um refresco em dias quentes.
Há uma descontração implícita no ambiente, e a vida aqui é mais simples e desacelerada, não há aquele estresse das grandes cidades e tem-se por vezes a impressão de se viver em férias eternas.
Mas infelizmente a região enfrenta sim muitos problemas.
Concordo em quase tudo ,menos com o ritmo de vida ,Santos está cada dia que passa mais insuportável,cidade cheia não tem mais para aonde crescer , trânsito quase todos os dias e a cidade anda imunda ,o ar fede a lixo e urina ,sem mencionar o altíssimo custo de vida .
que poético descrever a beleza da natureza, gostei !!!!!
Outros planos de JK pareciam bons no começo mas se mostraram ruins futuramente, como o incentivo a rodovias . Hoje temos péssimas rodovias e a malha ferroviária ficou abandonada, a logística de transporte para escoar a produção é ineficaz aumentando o custo
Guarujá/SP está um caos, poluição há muitas pessoas estão vindo morar no litoral, mas sem nenhuma estrutura, hospitais lotados, carros, motos cheios 24 horas. muita sujeira e favelas crescendo.
Um país tão lindo e com tanto potencial, vendido para governos estrangeiros. É triste.
Bolsonaro acabou com o País mas Lula ta salvando cara
Sempre fomos explorados ao longo da história...
Coloque isso na conta da indústria musical bilionária que lucra com isso.
Nada a ver com forças estrangeiras. É só o Brasil se auto sabotando kkkkkkkk
vídeo massa, parabéns ficou show de bola, aprendi muito com esse vídeo. 👏👏👏👏
Já sou escrito do canal. Muito bom esse canal bem didático .
Salve irmão mais um vídeo top 🔥
Excelente vídeo, rapaz.
Bela síntese.
Parabéns!
Morei no Rio de 1974 a 1986, cidade segura! Morei em Salvador de 1986 e 1994, cidade segura! As duas mudaram para muito pior em segurança, duas cidades fantasticas, Salvador, a melhor de todas, que pena!
Mas o rio está até que tá melhorando
Salvador está só um pouquinho melhorando
O Rio hoje tem seu menor índice de violência dos últimos 34 anos. Então o problema tem sido resolvido, a cidade do Rio hoje não entra no top 100 cidades mais perigosas também
@@andre_cinelli Vou rir até fazer 100 anos!!! Você é da turma da terra plana, da crença religiosa, da turma do Vai com Deus, da musica sertaneja...
Assisti a um video há uns 15 dias de um humorista, o Carioca, aconselhando aos entrevistados dele não à rua à noite de jeito nenhum, mesmo na zona sul, a não de taxi!
@@juliocesarpimentaguedes5679 O achismo do humorista carioca (uma pessoa que está longe de ser muito sabia) definitivamente não vale mais que pesquisas sérias feitas por institutos.
Fortaleza não seria a capital com maior densidade demográfica? Tem a ver com a verticalização.
Faz um vídeo falando do crescimento do Mato Grosso esses últimos anos, não apenas Sinop, mas Lucas do Rio Verde, Sorriso, Nova Mutum e até Cuiabá estão crescendo de forma absurda. O IDH vem subindo ano após ano, vem se desenvolvendo rapidamente, e uma qualidade de vida boa
Sou do RS e amo o MT!
Centro oeste é tá crescendo muito... principalmente cidades médias!
O IDH de Mato Grosso foi um dos que mais caíram nos últimos anos. O Ceará chegou perto
Sou de Brasília mais a 7 anos estou morando em bertioga litoral de São Paulo e vejo um alto crescimento de bertioga não só em população como em desenvolvimento
SE ESSE BRASIL NÃO FOSSE UMA NAÇÃO TÃO CORRUPTA SERÍAMOS UMA SUPER POTÊNCIA 😢
Verdade
Hoje em dia com a conectividade tecnológica é mais fácil impedir corrupção
verdade
E vocês teriam a sabotado e votando na esɔerda!
@@EmptyKing23fácil com todo o sistema político brasileiro sendo corrupto? Até mesmo a justiça no Brasil é falha.
O problema de Vitória não é nem o relevo. É que ela é uma Ilha e acabou cercada por seus municípios vizinhos, que compõem a Grande Vitória. Então, Vitória já está bem limitada em crescimento.
Uma outra questão, agora é opinião, é que Vitória concentra renda e a valorização da região, por ser limitada, acaba atraindo as pessoas com mais poder aquisitivo e também a maior atenção do Governo do Estado e da iniciativa privada. Acaba que, indústrias se instalam nos municípios vizinhos e a parte mais burocrática se instala na região central.
Então, enquanto o Estado se mostra presente em Vitória, ele deixa a desejar nos municípios vizinhos, que tem população maior e desafios maiores..
Se o Brasil não começar a iniciar a popularização de novo, iremos ter muito menos habitantes em breve, hoje as pessoas idosas são muito mais, tem que investir num programa para ajudar casais a ter mais filhos
A real é que classe baixa faz mais filho que classe média.
O problema não é casais que tem filhos não, isso tem muito kkkkkk
O problema é casais corretos e estáveis com dinheiro não tendo filhos, esse pessoal decide não ter filhos mesmo e dúvido que algum auxílio vai estimular eles a terem filhos, sendo que eles não tem interesse nisso mesmo tendo condições. Acaba nascendo só os improdutivos de casais que não deveriam ter filhos, é isso.
@@iiiiiiiivran exatamente, quem pode deveria ter uns 3 ou 4 filhos, mas alguns tem plblenas
@@iiiiiiiivranpor isso temos que mudar o sistema do INSS urgentemente. Atualmente o salário de quem está trabalhando paga a aposentadoria dos idosos de agora, mas é necessário mudar pra que o dinheiro da pessoa que trabalha seja a aposentadoria dela no futuro, cada um por si
@@ALESSANDRAAAAAAAAAAA Pois é, deveria ser privado. Vai ocasionar em menos jovens produzindo, menos dinheiro sendo contribuído para os idosos do futuro e esse sistema quebra.
Juscelino não é culpado da corrupção e dos desgovernos após o mandato dele. Ele fez o que pode. Coube aos seus continuadores na direção do país adaptarem ao projeto grandioso feito por ele. Se ele continuasse a ser presidente e o Brasil sempre ruim, aí vc poderia falar mau dele. Juscelino foi um visionário bom. Ajudou o Brasil. Sem ele, o RJ seria um grande atraso para o Brasil.
Me fala uma coisa, o q ñ está decadente no Brasil?
A corrupção 😅
Lucro das empreiteiras e construtoras principalmente aqui em SC
A narrativa que as favelas surgiram por conta da abolição da escravidão ou, que após a abolição, todos os libertos foram automáticamente morar em favelas é de uma leviandade absurda. E a reprodução da incoerência continua e vai contiar eternamente porque caiu no gosto do freguês.
foi o que eu sempre ouvi tambem. O que houve entao?
Só investem em especulação imobiliária. A economia não circula para q o mercado imobiliário valorize. Morei em recife e Maceió. São ótimas cidades, mas o dinheiro se concentra numa bolha. *Em recife há mais distribuição q Maceió.
Mas me mudei pra zona rural há anos e não me arrependo. Para mim, foi a melhor coisa que fiz na vida. Há anos não sinto depressão. Sou mais pobre em dinheiro, mas bem mais rico em bens (alimento, água, segurança, cozinho à lenha, liberdade, passear c celular despreocupado, posso dormir de porta aberta, amanheço c pássaros incríveis cantando, sou mais ativo, banho de sol no bosque sem hora pra acabar, é como se eu tivesse eternamente de férias. Banhos de lagoa, pescaria, jogar bola com meus filhos na estrada de terra aonde não passa carro.
Tudo começou quando comprei um terreno de 1hec por 70 mil reais. C esse dinheiro numa cidade grande, vc só compra uma casinha numa comunidade pobre ou um lote apertado p construir.
Tu é bem esquisito seus videos
@karloseduardo7176 tu achou q seria uma boa ideia, ir até alguém q vc não conhece, e, sem pudor, tentar baixar a auto estima dela??? 😂😂😂 Oxente
"-perai, preciso dizer pra aquela pessoa q ela é esquisita" 😂😂😂
Do neida...
@@adrianocostacabral sim
@@karloseduardo7176 deve ser ruim estar no seu lugar. Q pessoa deprimente 😂 slk q sensação de fracasso pesada
@adrianocostacabral Olha cara vendo seus vídeos e notei que vc envelheceu muito em apenas 9 anos, no vídeo vc tocando piano tá bem garotão jovem já um vídeo recente vc tá bem acabado oq que aconteceu na sua vida?
Parabéns pelo excelente qualidade do trabalho!
Infelizmente, o problema da violencia no Brasil, e a falta de investimentos na educcacao brasileira.
L
O brasileiro se habituou a tratar a desigualdade social, assim como a pobreza, a precariedade e a indigência como fatores normais do dia a dia, não percebendo as consequências perversas que isso traz para a sociedade e para o país de modo geral.
Eu sou de Aracaju e sei a tempos que a segurança publica aqui não é uma das melhores, porém ela está localizado nos bairros periféricos da cidade. Vale ressaltar que Aracaju tem a cesta básica mais barato do Brasil, entre as capitais
Ter a cesta basica mais barata do país não é um grande mérito 😅 de que adianta se Aracaju não tem uma boa infraestrutura, saneamento e transportes precários uma população que sofre .. .
Quer dizer que a violência ser periférica está tudo bem, né? Desde que ela não atinja os moradores das zonas nobres da cidade, a população mais pobre pode se ferrar à vontade. Típico pensamento de pessoas de terceiro mundo.
@@alexandregomes6284Falta oportunidade também, não tem muitos empregos.
Moro em Camaçari e não sabia dessa, realmente é muito perigoso mas sempre bom andar atento. Parabéns pela informação
Ótimo vídeo 👏👏 👏
Parabéns pelo vídeo, adorei o conteúdo..
Ja foi demonstrado em uma pesquisa acadêmica, que o controle de natalidade em determinado local, contribuiu a longo prazo para a queda na criminalidade. Isso faz sentido, pois pessoas que nascem em áreas pobres e convivência frequente com marginais, tendem a se tornar como eles e a situação nunca se resolve. Permitir o aborto, especialmente se pensando em pessoas pobres, seria uma possibilidade de redução da violência urbana a longo prazo.
parabéns pelo vídeo! esclarecedor para um assunto que importa muito, o resumo sobre o governo Jucelino e consequênciaspara o Brasil. Rio de Janeiro perdeu a capital sem que houvesse nenhuma compensação do governo federal, foi aquela deprimente expressão " perdeu mano".
O caso do RJ é o seguinte. Dois grandes problemas históricos.
Primeiro a escravidão, aliás do RJ e muitas outras cidades do Brasil.
Depois a perda da Capital para Brasilia. A mudança foi até correta, mas tinha que ter tido uma contrapartida para o Rio. Hj paga a consequência desses erros do passado.
FOI UM DESATRE a capital ter saído do RJ.
@@davidz6614sim, O RJ tinha muito, mas muitos escravos, aí com o fim da escravidão não teve jeito, favelas a rodo
*Juscelino Kubitschek realmente está na lista de melhores presidentes do 🇧🇷 Brasil 🇧🇷!*
Muito pelo contrário. Gracas a ele que nossa política foi contaminada pelo pensamento de desenvolvimentismo, estatismo e protecionismo que só encarece tudo e favorece a corrupção.
Por coincidência, são cidades que pertencem a estados que votam Ou votaram por muitos anos na esquerda... Caso encerrado 🎉
Jucelino Kubitschek foi o brabo 😢
Melhor presidente que esse país já teve
Leia qualquer livro de biografia serio sobre ele de 500 paginas que vc muda de ideia
Prefiro o Getulio mas com ressalvas, pois abandonou o nordeste, como os outros da republica café com leite.
Fortaleza? Não vejo assim, mas se estudos e pesquisas... então deixa! 😃😎
Sugestão: agora faz um vídeo sobre a ascensão do interior brasileiro.
Up
Up
Up
Up
Up
9:46 a imagem apresentada é da cidade de Fortaleza... e não das mecionadas aí.
Eu sou Mineiro de Lafaiete e graças a deus a demografia aq é equilibrada mas não adianta no país cidades litorânes sofrerem tanto assim,precisamos de projetos para resolver esses problemas
precisamos de politicas de estado meu amigo ... e não de politicas governamentais apenas. A China veio no Brasil nos anos 80 pra entender o crescimento industrial brasileiro que era 48 % do PIB, o Brasil iniciou seu programa espacial junto com o Indiano, na mesma época. Hoje a indústria brasileira corresponde a 28% do PIB e a Índia esse ano pousou uma sonda lunar sendo o 5 país no mundo a conseguir isso. EU DE VERDADE ENTENDO QUEM VAI EMBORA DESSE PAIS.
@@leonardoananda916 não é só o Brasil que sofreu uma desindustrialização. Vários outros grandes países.
Motivos migração para países de mão de obra mais barata. E tbm pelo processo de automação que reduz a necessidade de grande quantidade de mão de obra.
Inclusive a própria China, empresas migrando para Vietnam e outros países asiáticos.
Temos que focar mais nos ramos de tecnologia, ciência e serviços.
É uma lógica natural de quanto maior a densidade demográfica maiores são os conflitos e disputas por recursos.
Povoar o litoral é uma regra em todos países assim como as margens dos rios foi num passado não muito distante, recursos.
Por outro lado a verticalização, que favorece a oferta de infraestrutura, de serviços, maximiza a ocupação do solo e a mesma que aumenta os custos de moradias forçando o modelo horizontal se expandir.
A solução é tornar o interior cada vez mais atrativo e de preferência estrategicamente bem distribuido.
Meu sonho é sair do ABC Paulista e poder ir embora pro interior de SP... O interior de SP tem qualidade de vida e uma estrutura de dar inveja em muita capital
A propria região do ABC tem mais estrutura que quase todas as capitais e ate superior ao interior de SP a questão da qualidade de vida no interior ser melhor e por causa da população ser menor do que a região metropolitana.
O Brasil só presta de São Paulo pra baixo e algumas cidades isoladas de outras regiões e Estados, quanto mais sobe pra cima pior é, a qualidade de vida, a miséria, a violência, as pessoas tenho pavor.
@@MariaGuedes2022teu cú, tem muita cidade com qualidade de vida acima na região centro oeste nem se fala então cidades novas organizada e bem planejada principalmente em mato grosso, sinop e exemplo, lucas do rio verde, sorriso, campo novo do parecis, nova mutum, alta floresta primavera do leste, goias cidades q exemplo rio verde, jataí, uruaçu entre outras dentre varias outras, o povo agora fazendo reverso, saindo desse amontoado das grandes metropoles indo pro interior, os paulistas tudo indo pro goias kkk principalmente para goiania e campo grande, cidades essas exemplo de organização, que não tem essas favelas horriveis como cultura do lugar como RJ e SP e coisa cultural pobresa e miseria tão rico e tão pobre e precarios, tnc e agora vcs querem vir favelar o interior, quanto prencoceito esse seu viu, típico babaca sulistas e paulista, vc fala como se SP ou alguma do suldeste sul não tivesse violençia, as região sul suas capitais esta entre a lista da mais violentas do brasil sua encubada sai da bolha preconceituosa.😂😂😂
@@MiriamS-e8q Subindo pra cima as coisas são tudo isso aí que você disse, e é multiplicado por 10X+ até porque as capitais principais que tem mais favelas e feiúra a vista, outros lugares pode ter mas não é tanto e nem se compara com muitíssimas cidades pobres e violentas do norte e nordeste, aceita que dói menos.
@@MiriamS-e8q Não é xenofobia são fatos meu caro.
Porque o canal se chama “capital financeiro” ?
Quase todo conteúdo é sobre geofísica e geopolítica…. Fiquei na dúvida