Li esse livro qdo tinha 14 anos sentada na escadinha defronte à estante de literatura brasileira , na antiga Biblioteca Municipal de São Caetano do Sul, meu refúgio. Ainda hj me lembro do que senti e com ele aprendi o que era Angústia! Claro que depois de sua resenha vou ter que ler , de novo, hj aos 66 anos !!! Obrigada Isa, a Bela ! Vc é um bálsamo !!
Embora o mestre Graciliano seja muito mais conhecido por "Vidas Secas" e "São Bernardo", "Angústia" é sua obra prima. Aqui ele demonstra sua maior qualidade, a capacidade de extrair a palavra exata, a descrição perfeita e o contexto irretocavel. A palavra para ele era como uma gota de água no sertão. Necessária, deliciosa e colocada exatamente onde era urgente. Esse livro não tem sequer uma palavra além do vital.
Que livro! Graciliano é fantástico nessa obra, o sentimento de injustiça do protagonista com a vontade de vingar as vítimas foi transmitido com êxito. Traduzido pela angústia do personagem e sua obsessão pela amada que o trocou por dinheiro. Realmente vale muito a leitura!
"Nada teme a morte quem vive em derradeira desesperança". Grande livro. Um dos poucos que escolhe por no papel o que usualmente se omite. Bela análise, Isa ❤
Sou aluno de História, mas fui arrebatado pela Literatura. Inclusive conheci Tolstoi e Hemingway por causa da Isabella. Estou engatinhando nesse universo e, com certeza, vou colocar "Angústia" na minha lista interminável de livros para "ler antes de morrer". SUCESSO!
Esse livro é maravilhoso, um dos mais chocantes que já li, uma das melhores partes do livro são as reflexões que ele faz na Rua da lama e na sua casa, chegam a ser doentias. Você realmente consegue sentir o desespero dele quando o livro vai chegando ao final com suas comparações do Cirilo de Engrácia e o velho, recomendo demais.
O que um boa resenha não faz, né? Na faculdade, tive a oportunidade de ler "Angústia", mas não curti e abandonei. Depois dessa excelente resenha senti a vontade de retomar a leitura. Muito bom vídeo! Bjks, Isa!
Muito boa a sua análise do livro, ao contrário daquela de outra blogueira arqui-famosa que me deu a impressão de que não leu o livro, ou se o fez, foi há muito tempo atrás. Tua crítica é minuciosa e correta, feita sobre um suporte muiito forte, o que nos dá segurança: você LEU o livro, e anotou tudo para nos informar.
Angústia é um primor(já lido 2 vezes)!!...Um livro de um homem atormentado pela ausência de companheirismo amoroso, levando à triste tortura da solidão!...E VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!!
Nossa!!! Você falou com tanta convicção de que esse livro tem que ser lido que até me senti mal em não tê-lo ainda na minha estante. Vou comprar para lê-lo imediatamente!!!!
Grande Graciliano. Comecei a ler por ser livro da Fuvest; fiquei fascinado com a escrita. Fiquei emocionado e deliciado com a obra. Realmente, lendo uma segunda vez, fica menos confuso o ritmo e as digressões. Por conta deste livro que finalmente li o Vidas Secas e agora o S. Bernado. Ótimo, ótimo esse livro. Ótimo autor. Valeu Isabella.
Gosto muito de ler. Eu era um leitor voraz durante toda minha estudantil, do Ensino Fundamental até minha pos-graduação. Entretanto, passei um período prolongado de tímida leitura que não passava de uns 15 artigos anuais. Depois que comecei a seguir você, a vontade de intensa leitura em mim foi reavivada. Leio com muita voracidade e este ano de 2019, graças a Deus e a você, consegui ler 26 livros. Para mim é considerado um dos melhores passatempos para mim. Não leio por obrigação, leio por prazer mesmo. Muito obrigado pela motivação! Beijos!
Oi Isa, se tiver oportunidade leia os relatórios de Graciliano enquanto prefeito do município de Palmeira dos índios, antes de se tornar esse maravilhoso escritor. São considerados os responsáveis pelo início de sua carreira. Enquanto relata e presta contas ao governador da época, 1929, em um relato oficial, já se identificava o talento que se revelaria posteriormente.
ótima resenha que me fez pensar em alguns pontos que não tinha captado de cara. [leves spoilers] Um deles e acho que é o ponto central do romance é justamente essa ideia do protagonista Luís da Silva se encontrar sem identidade e não saber se progride ou se retorna para os tempos arcaicos e conservadores. Uma ideia que pode simbolizar essa transição do próprio país e que me remeteu muito ao meu autor favorito, Faulkner. Muito porque em romances como "O som e a fúria", "Enquanto agonizo" e "Absalão, Absalão!" ele retrata justamente esses indivíduos perdidos em meio a falta de identidade. Indivíduos na transição, onde os pais ou avós tem uma face clara de quem são e o que representam e eles tentam se achar e batalham internamente por causa disso. E como nos romances citados do Faulkner, pra mim o que o Graciliano Ramos faz é justamente expor essa vertente moderna e do pensamento constante. Nossos avós não tinham tempo para pensar, eles agiam e simplesmente viviam, a gente não tem tempo para viver porque estamos constantemente pensando em como seria a melhor forma de fazer isso. E todos os principais personagens, como em Faulkner representam algo da sociedade. No caso do trio principal, a Marina pode representar a liberdade feminina, a mulher que nesses novos tempos não quer e nema ceita se ver presa pelo patriarcado da época do avô de Luís e que quer experimentar sexualmente e não se manter trancada no que a sociedade deseja que ela seja, como por exemplo manter uma gravidez que não trará nenhum bem para a sua vida. Já Julião Tavares com a sua burguesia inconsequente e a sua safadeza pode representar esse Brasil cada vez mais liberal, que por causa do dinheiro abandona qualquer forma de moral e que acha que pode passar por cima de tudo e todos de forma impune. O desfecho do personagem acaba representando, talvez, o desejo de Graciliano Ramos de acabar com esse tipo de país que, de certa forma, é o causador de toda a a angústia de seu povo, que tem que se preocupar constantemente com os problemas consequentes desse molde de Estado. E Luís claramente representa o povo, perdido, sem identidade, apenas tentando sobreviver, que deseja diversas coisas e coisas que acabam levando para caminhos negativos e nada puritanos que podem chocar até o mais liberal dos liberais. Ele é o homem que sente um inimigo constante e invisível na sua cola (esse formato político e econômico que suprime o mais vulnerável) e que uma hora não aguenta mais e parte para a ação que muitas vezes pode ser uma ação condenável e eticamente errada. Tudo isso narrada nesse fluxo de consciência que lembra muito todos os romances que citei do Faulkner. Não sei se o autor foi influência clara em Graciliano Ramos, afinal de contas esse foi o meu primeiro romance de Ramos que tenho contato, mas acredito que essas semelhanças enriqueçam ainda mais a história para mim. Valeu pelas resenhas sempre esclarecedoras. Um abração (e desculpa o textão).
Que resenha maravilhosa Extasiado aqui Eu estou impactado com a leitura de " Angústia", e teu vídeo completou a minha viagem pela mente de Luís da Silva Obrigado Parabéns 👏👏👏🌹
8:08 Isa, eu fiz o mesmo! Enquanto li o início da primeira vez parecia que não absorvia as informações. Tudo muito fora de lugar. Então, penei. Fui à casa, retirei um tempo para a leitura com atenção-fiz anotações e marcações do que me era pertinente-, assim, logo apaixonei pelo livro. Com certeza uma das melhores obras brasileiras do século XX.
Li esse livro ano passado quando prestei fuvest. De longe, um dos MELHORES da lista. Eu AMO de paixão, vou comprar a versão de capa dura pra colecionar, de tanto que amei!!! 💕💕💕💕
A caracterização do Luís nesse livro, principalmente de seu passado, me lembrou DEMAIS do poema fantástico do Drummond, "Os Bens e o Sangue". Vale à pena conferir!
Flor !!!!!! Vi que vc tem o livro Flores para Algernon na sua estante Um clássico norte- americano E eu estou lendo nesse exato momento e estou AMANDO !!!!! Você precisa muito ler esse livro É uma dica de amiga !!!!
Eu comecei a ler mas, achei muito confuso e ja estava achando que o problema era eu. Quando ouvi vc falar que também teve que voltar ao início, me senti aliviado kkkkkk Vim ao seu vídeo para entender um pouco para seguir a leitura. Obrigado!
Prezada senhora Na Estante: Obrigado por esclarecer-nos sobre o significado do título desse livro. Pensávamos que se tratavam de recordações de alguma viagem, ou de uma estadia na praia, ou coisa do gênero. É sempre instrutivo ler as palavras de uma pessoa inteligente com a senhora, dona Na Estante. A gente fica menos burro.
@@joaobarbosa6262 É um prazer, disponha sempre que precisar de algum esclarecimento, fico muito feliz em deixar os seres humanos "menos burros". Inclusive posso lhe auxiliar nessa meia duzia de erros grotescos que você cometeu escrevendo essas palavras tão gentis e elogiosas. 😂😂😂
@@joaobarbosa6262 E é por isso que pessoas que possuem o costume de ler muito tendem a se tornar insuportáveis. A pessoa que fez o comentário só escreveu uma frase inocente, mas o senhor "intelectual" precisava encarnar a personificação do babaca e vir pagar de espertalhão sem motivo algum. Se quer confirmar seu conhecimento vá descutir com você mesmo no espelho, ninguém merece aguentar gente do seu tipo por perto não, Deus nos livre.
ooi amoree, só passando pra Recomendar a você ler ''Democracia, O Deus que Falhou'' de Hans-Hermann Hoppe, ele traz muitos insights interessantes e ele faz um retrospecto desde antes do surgimento da democracia ocidental até a atualidade. Um livro muito atual para a nossa realidade. Da joia pra ela ver rsrs.
Acabei de terminar e achei uma leitura bem difícil... chegou um momento em que só queria chegar logo ao fim, e quando finalmente cheguei, olhei para essa história com muito gosto. É realmente muito boa... embora eu não tenha amado a leitura, gostei da experiência. Prefiro ainda Vidas Secas, e preciso agora ler São Bernardo.
Graciliano é um gênio. Confesso que demorei uma semana inteira pra atravessar as primeiras páginas, qual foi minha surpresa quando me vi arrebatado pelo romance e li todo o resto em 2 dias
@@guilherme_willahelmm Não tem uma linguagem fácil, mas se você prestar bastante atenção na história, você vai se envolver nela e o texto fara sentido mesmo que você não saiba o real significado de muitas palavras..
É isso, eu estou viciada. Conheço o canal desde os primeiros 50k de inscritos e até hoje nenhuma das resenhas que essa mulher fez deixou de me convencer. Absolutamente todos os livros que ela me apresentou estão na minha wishlist. Agora até meus jogos eu jogo ouvindo ela me convencer a ler. Socorro.
Isa, como você disse, é um livro de leitura truncada, mas quando nos encontramos na leitura, percebemos que é um bom livro, mesmo a leitura nos causando uma certa angústia. Penso em fazer um releitura, pois sei que esse livro tem muito a oferecer, do que eu absorvi na primeira leitura.
Melhor livro do Graciliano! Também sou fã da Geração de 30 e tem um muito famoso pouco conhecido do autor Cornélio Penna titulado de A Menina Morta. Considerado por pesquisadores um romance gótico. GENIAL!
Nada do que Graciliano escreveu é divertido (exceção honrosa para «Alexandre e outros heróis», mas é tudo forte, sofrido, angustiado, atormentado e desafiador de se ler. Mestre insubstituível! Não é à toa que foi nele que o crítico Antônio Cândido se especializou. PS. Dizer que «Alexandre e outros heróis» é obra infanto-juvenil é subestimar a inteligência e a sensibilidade dos adultos.
Isa, uma ideia seria pensar na possibilidade de completar a sua lista de leituras desse ano com os livros mais solicitados pelo ENEM e vestibulares que talvez ainda não tenham resenha no canal, para dar esse apoio para os alunos que estão fora da sala de aula e têm menos condições financeiras ❤
É interessante também destacar a forma como os pais da Marina a enxergam. Seu Ramalho faz os piores juízos da filha, enquanto d. Adélia a acoberta e tenta justificar os atos da moça a todo momento. Na verdade, é possível entender que d. Adélia foi um dia como Marina, mas foi sugada pelo tempo, pelo casamento e pelo machismo estrutural que transforma mulher “de bem” em propriedade do pai e, em seguida, propriedade do marido.
Você tem alguma dica pra decorar os nomes dos personagens? Eu tenho uma dificuldade imensa, ainda mais quando são nomes gringos, as vezes são chamados pelo primeiro nome, as vezes pelo sobrenome, eu fico maluco em livros com muitos personagens...
Sinto essa dificuldade com livros russos. Costumo fazer um esquema com nomes dos personagens e alguma característica, tipo, "Fulano, médico, irmão de Sicrano, marido de Fulana.." Depois de umas páginas já consigo decorar.
Isa,um grande parabéns.!!! Você resenha perfeitamente,de maneira que nos faz querer ler o livro. Eu já assisti várias vezes essa resenha,e não me canso.!!!! 👍✨😄📔
Li esse livro qdo tinha 14 anos sentada na escadinha defronte à estante de literatura brasileira , na antiga Biblioteca Municipal de São Caetano do Sul, meu refúgio. Ainda hj me lembro do que senti e com ele aprendi o que era Angústia! Claro que depois de sua resenha vou ter que ler , de novo, hj aos 66 anos !!! Obrigada Isa, a Bela ! Vc é um bálsamo !!
Bia G. . Não sei Bia. Sai de lá aos 17 anos e não voltei .
e essa sua resposta é igualmente linda
Embora o mestre Graciliano seja muito mais conhecido por "Vidas Secas" e "São Bernardo", "Angústia" é sua obra prima. Aqui ele demonstra sua maior qualidade, a capacidade de extrair a palavra exata, a descrição perfeita e o contexto irretocavel. A palavra para ele era como uma gota de água no sertão. Necessária, deliciosa e colocada exatamente onde era urgente. Esse livro não tem sequer uma palavra além do vital.
Que bela descrição 👏👏👏comprei esse livro pois só li ótimas resenhas
Muito melhor que vidas secas!
Todos os romances de Graciliano Ramos são obras primas, disparado o melhor escritor de seu tempo.
Eu já li umas 3 vezes. Esse livro é bárbaro. Bár-ba-ro. Luís, às vezes, lembra a mim mesmo indo pegar metrô lotado de manhã. 😅
Que livro! Graciliano é fantástico nessa obra, o sentimento de injustiça do protagonista com a vontade de vingar as vítimas foi transmitido com êxito. Traduzido pela angústia do personagem e sua obsessão pela amada que o trocou por dinheiro. Realmente vale muito a leitura!
"Nada teme a morte quem vive em derradeira desesperança".
Grande livro. Um dos poucos que escolhe por no papel o que usualmente se omite.
Bela análise, Isa ❤
Sou aluno de História, mas fui arrebatado pela Literatura. Inclusive conheci Tolstoi e Hemingway por causa da Isabella. Estou engatinhando nesse universo e, com certeza, vou colocar "Angústia" na minha lista interminável de livros para "ler antes de morrer". SUCESSO!
Esse livro é maravilhoso, um dos mais chocantes que já li, uma das melhores partes do livro são as reflexões que ele faz na Rua da lama e na sua casa, chegam a ser doentias. Você realmente consegue sentir o desespero dele quando o livro vai chegando ao final com suas comparações do Cirilo de Engrácia e o velho, recomendo demais.
O que um boa resenha não faz, né? Na faculdade, tive a oportunidade de ler "Angústia", mas não curti e abandonei. Depois dessa excelente resenha senti a vontade de retomar a leitura. Muito bom vídeo! Bjks, Isa!
Muito boa a sua análise do livro, ao contrário daquela de outra blogueira arqui-famosa que me deu a impressão de que não leu o livro, ou se o fez, foi há muito tempo atrás. Tua crítica é minuciosa e correta, feita sobre um suporte muiito forte, o que nos dá segurança: você LEU o livro, e anotou tudo para nos informar.
Que nariz lindooooooo!!!!!!!!!!!!!!!!!
Suas resenhas estão cada vez melhores. Te admiro muito
Angústia é um primor(já lido 2 vezes)!!...Um livro de um homem atormentado pela ausência de companheirismo amoroso, levando à triste tortura da solidão!...E VAMOS QUE VAMOS COM AS NOSSAS LEITURAS!!
Que orgulho desse alagoano! 👏♥️
Nossa!!! Você falou com tanta convicção de que esse livro tem que ser lido que até me senti mal em não tê-lo ainda na minha estante. Vou comprar para lê-lo imediatamente!!!!
a Isa fazendo cara de brava na miniatura do vídeo
COISA MAIS FOFA DO MUNDO GENTE!!!!!
Chego dando like porque o trabalho da Isa é maravilhoso!!!
Idem
Grande Graciliano. Comecei a ler por ser livro da Fuvest; fiquei fascinado com a escrita. Fiquei emocionado e deliciado com a obra. Realmente, lendo uma segunda vez, fica menos confuso o ritmo e as digressões. Por conta deste livro que finalmente li o Vidas Secas e agora o S. Bernado. Ótimo, ótimo esse livro. Ótimo autor. Valeu Isabella.
Gosto muito de ler. Eu era um leitor voraz durante toda minha estudantil, do Ensino Fundamental até minha pos-graduação. Entretanto, passei um período prolongado de tímida leitura que não passava de uns 15 artigos anuais. Depois que comecei a seguir você, a vontade de intensa leitura em mim foi reavivada. Leio com muita voracidade e este ano de 2019, graças a Deus e a você, consegui ler 26 livros. Para mim é considerado um dos melhores passatempos para mim. Não leio por obrigação, leio por prazer mesmo. Muito obrigado pela motivação! Beijos!
Oi Isa, se tiver oportunidade leia os relatórios de Graciliano enquanto prefeito do município de Palmeira dos índios, antes de se tornar esse maravilhoso escritor. São considerados os responsáveis pelo início de sua carreira. Enquanto relata e presta contas ao governador da época, 1929, em um relato oficial, já se identificava o talento que se revelaria posteriormente.
ótima resenha que me fez pensar em alguns pontos que não tinha captado de cara.
[leves spoilers]
Um deles e acho que é o ponto central do romance é justamente essa ideia do protagonista Luís da Silva se encontrar sem identidade e não saber se progride ou se retorna para os tempos arcaicos e conservadores. Uma ideia que pode simbolizar essa transição do próprio país e que me remeteu muito ao meu autor favorito, Faulkner. Muito porque em romances como "O som e a fúria", "Enquanto agonizo" e "Absalão, Absalão!" ele retrata justamente esses indivíduos perdidos em meio a falta de identidade. Indivíduos na transição, onde os pais ou avós tem uma face clara de quem são e o que representam e eles tentam se achar e batalham internamente por causa disso.
E como nos romances citados do Faulkner, pra mim o que o Graciliano Ramos faz é justamente expor essa vertente moderna e do pensamento constante. Nossos avós não tinham tempo para pensar, eles agiam e simplesmente viviam, a gente não tem tempo para viver porque estamos constantemente pensando em como seria a melhor forma de fazer isso.
E todos os principais personagens, como em Faulkner representam algo da sociedade. No caso do trio principal, a Marina pode representar a liberdade feminina, a mulher que nesses novos tempos não quer e nema ceita se ver presa pelo patriarcado da época do avô de Luís e que quer experimentar sexualmente e não se manter trancada no que a sociedade deseja que ela seja, como por exemplo manter uma gravidez que não trará nenhum bem para a sua vida.
Já Julião Tavares com a sua burguesia inconsequente e a sua safadeza pode representar esse Brasil cada vez mais liberal, que por causa do dinheiro abandona qualquer forma de moral e que acha que pode passar por cima de tudo e todos de forma impune. O desfecho do personagem acaba representando, talvez, o desejo de Graciliano Ramos de acabar com esse tipo de país que, de certa forma, é o causador de toda a a angústia de seu povo, que tem que se preocupar constantemente com os problemas consequentes desse molde de Estado.
E Luís claramente representa o povo, perdido, sem identidade, apenas tentando sobreviver, que deseja diversas coisas e coisas que acabam levando para caminhos negativos e nada puritanos que podem chocar até o mais liberal dos liberais. Ele é o homem que sente um inimigo constante e invisível na sua cola (esse formato político e econômico que suprime o mais vulnerável) e que uma hora não aguenta mais e parte para a ação que muitas vezes pode ser uma ação condenável e eticamente errada.
Tudo isso narrada nesse fluxo de consciência que lembra muito todos os romances que citei do Faulkner. Não sei se o autor foi influência clara em Graciliano Ramos, afinal de contas esse foi o meu primeiro romance de Ramos que tenho contato, mas acredito que essas semelhanças enriqueçam ainda mais a história para mim.
Valeu pelas resenhas sempre esclarecedoras. Um abração (e desculpa o textão).
Uma resenha maravilhosa.
Isa, por favor faça resenha de Rubem Fonseca ! Por favor
Incrível esse Graciliano .
Valeu! Excelente!
Genial Graciliano Ramos !
Ansiosa pelo sorteio, mesmo sabendo que não ganharei.
Ainda não li este romance do Graciliano Ramos, adorei "Vidas Secas", me destes uma ótima sugestão de presente. Ótimo resenha, parabéns!
Que resenha maravilhosa
Extasiado aqui
Eu estou impactado com a leitura de " Angústia", e teu vídeo completou a minha viagem pela mente de Luís da Silva
Obrigado
Parabéns 👏👏👏🌹
Terminei de ler recentemente e doeu de mais.
Quero super ler esse livro
aaaaa mais um pra minha lista
Vc conseguiu me deixar com vontade de ler kkkkk. Vou colocar na minha lista!!
Melhor canal de livros e resenha
Mulher, você é muito maravilhosa!!! Que resenha perfeita!!! Esse livro é top das galáxias! 👏👏👏👏👏👏👏👏❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️❤️
8:08 Isa, eu fiz o mesmo! Enquanto li o início da primeira vez parecia que não absorvia as informações. Tudo muito fora de lugar. Então, penei. Fui à casa, retirei um tempo para a leitura com atenção-fiz anotações e marcações do que me era pertinente-, assim, logo apaixonei pelo livro. Com certeza uma das melhores obras brasileiras do século XX.
Acabei de reler. Espetacular a dureza do texto. Graciliano era o cara. Muito de "Crime e Castigo" nesse livro.
Li esse livro ano passado quando prestei fuvest. De longe, um dos MELHORES da lista. Eu AMO de paixão, vou comprar a versão de capa dura pra colecionar, de tanto que amei!!! 💕💕💕💕
Isabella, faz resenha do livro Um defeito de cor, de Ana Maria Gonçalves.
Simmmmmm.
Meu sonho junto com resenhas de Kundera e Dostoiévski.
esse livro eh maravilhoso
gostaria da resenha d do conto Angústia, Tchecov.
Eu tenho esse costume de recomeçar o livro sempre para entender melhor o enredo.
Oii bela princesa grato querida por mais este belo video,voce e uma graça menina.....
Primeiro clássico lido na vida, épocas da escola😍😍😍😍
A caracterização do Luís nesse livro, principalmente de seu passado, me lembrou DEMAIS do poema fantástico do Drummond, "Os Bens e o Sangue". Vale à pena conferir!
Já tinha lido Vidas Secas e Memórias do Cárcere. Adorei sua resenha, vai entra numa listinha interminável de futuras leituras.😊
Flor !!!!!!
Vi que vc tem o livro Flores para Algernon na sua estante
Um clássico norte- americano
E eu estou lendo nesse exato momento e estou AMANDO !!!!!
Você precisa muito ler esse livro
É uma dica de amiga !!!!
Já li, e também fiz resenha:
ruclips.net/video/ncKuEYgE3TI/видео.html
Assista e me diga o que achou.
Beijo :)
Já li, e também fiz resenha:
ruclips.net/video/ncKuEYgE3TI/видео.html
Assista e me diga o que achou.
Beijo :)
Se a Isa teve q voltar no início, já tô me vendo sem sair da primeira página haha
🌷🌹Achei !!! Graciliano Ramos Meu escritor preferido !! Que bom, você vai comentar sobre a obra dele !!
Sempre um da Silva no centro das questões sociais !
Verdade ✔️
Livro maravilhoso!
Amei sua resenha!
Eu comecei a ler mas, achei muito confuso e ja estava achando que o problema era eu. Quando ouvi vc falar que também teve que voltar ao início, me senti aliviado kkkkkk
Vim ao seu vídeo para entender um pouco para seguir a leitura. Obrigado!
Memórias do cárcere conta o tempo que ele passou na prisão.
Prezada senhora Na Estante:
Obrigado por esclarecer-nos sobre o significado do título desse livro. Pensávamos que se tratavam de recordações de alguma viagem, ou de uma estadia na praia, ou coisa do gênero.
É sempre instrutivo ler as palavras de uma pessoa inteligente com a senhora, dona Na Estante. A gente fica menos burro.
@@joaobarbosa6262 É um prazer, disponha sempre que precisar de algum esclarecimento, fico muito feliz em deixar os seres humanos "menos burros". Inclusive posso lhe auxiliar nessa meia duzia de erros grotescos que você cometeu escrevendo essas palavras tão gentis e elogiosas. 😂😂😂
@@joaobarbosa6262 E é por isso que pessoas que possuem o costume de ler muito tendem a se tornar insuportáveis. A pessoa que fez o comentário só escreveu uma frase inocente, mas o senhor "intelectual" precisava encarnar a personificação do babaca e vir pagar de espertalhão sem motivo algum. Se quer confirmar seu conhecimento vá descutir com você mesmo no espelho, ninguém merece aguentar gente do seu tipo por perto não, Deus nos livre.
Acabei de ler agora. Obra incrível e que me fez refletir bastante sobre o poder de nossas decisões, especialmente em momentos de efervescência mental.
Quero ler clássicos. O que a Isabela recomenda? Mais um para a longa listinha.
ooi amoree, só passando pra Recomendar a você ler ''Democracia, O Deus que Falhou'' de Hans-Hermann Hoppe, ele traz muitos insights interessantes e ele faz um retrospecto desde antes do surgimento da democracia ocidental até a atualidade. Um livro muito atual para a nossa realidade. Da joia pra ela ver rsrs.
A este livro ele é fantástico muito bom já faz um tempo que eu li mas mas vale a pena ser lido
Minha lista de leitura só aumenta. Ótimo vídeo Isa
Faz um vídeo sobre livros que seriam mais obrigatórios para os amantes de literatura.
Me interessei, parece muito bom.
Acabei de terminar e achei uma leitura bem difícil... chegou um momento em que só queria chegar logo ao fim, e quando finalmente cheguei, olhei para essa história com muito gosto. É realmente muito boa... embora eu não tenha amado a leitura, gostei da experiência. Prefiro ainda Vidas Secas, e preciso agora ler São Bernardo.
Graciliano é um gênio. Confesso que demorei uma semana inteira pra atravessar as primeiras páginas, qual foi minha surpresa quando me vi arrebatado pelo romance e li todo o resto em 2 dias
aquele momento em que ele finalmente usa a corda que ele ganhou pra fazer *aquilo* é sensacional!
Livros 😍😍😍
O autor constitui um tesouro em nossa literatura nordestina . Parabéns linda
Conheci hoje seu canal. Sério! É o melhor canal sobre livros do mundo!😍
Mas olha quem está aqui!
Tadinho kskss
Angústia é muito bomm!! Gostei demais da leitura...
A leitura é muito complexa? No sentido de palavras difíceis? Ou não? Kkkk é pq tô começando agr na leitura
@@guilherme_willahelmm Não tem uma linguagem fácil, mas se você prestar bastante atenção na história, você vai se envolver nela e o texto fara sentido mesmo que você não saiba o real significado de muitas palavras..
Um dos meus romances favoritos! 🌹
É isso, eu estou viciada. Conheço o canal desde os primeiros 50k de inscritos e até hoje nenhuma das resenhas que essa mulher fez deixou de me convencer. Absolutamente todos os livros que ela me apresentou estão na minha wishlist. Agora até meus jogos eu jogo ouvindo ela me convencer a ler. Socorro.
Isa, como você disse, é um livro de leitura truncada, mas quando nos encontramos na leitura, percebemos que é um bom livro, mesmo a leitura nos causando uma certa angústia. Penso em fazer um releitura, pois sei que esse livro tem muito a oferecer, do que eu absorvi na primeira leitura.
Me apaixonei por esse livro aos 14 anos....grande autor!
Gosto muito de acompanhar, seu canal Isabella Lubrano.♥️
Bom livro.
Tava inspirada pra fazer esse video, heim!? Muito bom!👍🤩
E eu na pandemia decidindo ler as obras... Você foi incrível na sua resenha!!
Troquei a aula do cursinho sobre este livro para assistir seu vídeo. Parabéns
Melhor livro do Graciliano!
Também sou fã da Geração de 30 e tem um muito famoso pouco conhecido do autor Cornélio Penna titulado de A Menina Morta.
Considerado por pesquisadores um romance gótico. GENIAL!
Livro incrível, esse título é perfeito para a descrição dessa história!!
eu descobri seu canal semana passada e eu tô AMANDO seu conteúdo, muito bom mesmo 💜
Nada do que Graciliano escreveu é divertido (exceção honrosa para «Alexandre e outros heróis», mas é tudo forte, sofrido, angustiado, atormentado e desafiador de se ler.
Mestre insubstituível! Não é à toa que foi nele que o crítico Antônio Cândido se especializou.
PS. Dizer que «Alexandre e outros heróis» é obra infanto-juvenil é subestimar a inteligência e a sensibilidade dos adultos.
"ele está moralmente em farrapos, e não está conseguindo identificar seu lugar nessa sociedade em transformação"
Descrição mais precisa impossível
Isa, uma ideia seria pensar na possibilidade de completar a sua lista de leituras desse ano com os livros mais solicitados pelo ENEM e vestibulares que talvez ainda não tenham resenha no canal, para dar esse apoio para os alunos que estão fora da sala de aula e têm menos condições financeiras ❤
Lendo essa obra pela primeira vez.
Ótima resenha.
Senti a angústia da alma do personagem principal. Brilhante resenha!
Um dos livros mais diferentes e intrigantes que eu já li
É interessante também destacar a forma como os pais da Marina a enxergam. Seu Ramalho faz os piores juízos da filha, enquanto d. Adélia a acoberta e tenta justificar os atos da moça a todo momento.
Na verdade, é possível entender que d. Adélia foi um dia como Marina, mas foi sugada pelo tempo, pelo casamento e pelo machismo estrutural que transforma mulher “de bem” em propriedade do pai e, em seguida, propriedade do marido.
minha nossa..Não conhecia esse canal..como pode?! Obrigada pelo conteúdo!. Amei!
Um dos poucos livros que não consegui terminar ..... Realmente me causou uma angústia sem igual. Graciliano é gênio.
Amei de mais esse livro.
Ahh, 1 vídeo seu que eu vejo é igual a 1 novo livro na lista para ler!
Literatura 😍😍😍
Resenha espetacular!
Preciso reler essa obra prima.
Resenha mais linda❤😍. Este podia entrar no Box club. 😊👏👏
Esse é meu livro favorito do Graciliano e, pra mim, um dos melhores da literatura brasileira.
Você tem alguma dica pra decorar os nomes dos personagens? Eu tenho uma dificuldade imensa, ainda mais quando são nomes gringos, as vezes são chamados pelo primeiro nome, as vezes pelo sobrenome, eu fico maluco em livros com muitos personagens...
Eu tbm! Às vezes anoto qm é qm e, dependendo da complexidade da história, até uso umas setas pra indicar a relação entre os personagens
Sinto essa dificuldade com livros russos. Costumo fazer um esquema com nomes dos personagens e alguma característica, tipo, "Fulano, médico, irmão de Sicrano, marido de Fulana.." Depois de umas páginas já consigo decorar.
Muito obrigada prof
Graciliano é fantástico e esse livro é imarcescível!
Isa,um grande parabéns.!!!
Você resenha perfeitamente,de maneira que nos faz querer ler o livro.
Eu já assisti várias vezes essa resenha,e não me canso.!!!!
👍✨😄📔
💚💚💚🍃🌹🍃🌹nossa, fiquei emocionada com a sua resenha.
Obrigada