Eu lembro que jogava um jogo de um robozinho que atirava umas bola vermelha... Não consigo me lembrar o nome kkkk... Muito antigo Os mapas eram todos cinzas quadriculados kkkk
A minha foi com os jogos de navegador:Iquinho,ojogos, clickjogos...ou talvez tenham sido os que viam instalados no computador: campo minado,o de fazer bolo,paint...
Você não está entendo, esse canal devia de ser patrimônio universal, como você aprende tanto vendo um vídeo bem explicado, com conteúdo relevante e ainda trás soluções para os problemas relacionado ao tema.
Fui na bibliografia para ver se tinha os inovadores do Walter Isaacson (tem!) e fiquei empolgada e desesperada ao mesmo tempo, muita coisa legal! Adoro o trabalho de vcs.
Minha primeira experiência com um "microcomputador" foi em 1989 em um MSX da Gradiente jogando alguns jogos e programando programas pequenos de soma em BASIC. De lá até hoje, os computadores tem sido a minha vida, a minha paixão e o meu trabalho! ;)
O lazer "queima" a superfície do cd q pode ou não refletir de volta. Daí vc tem zeros e uns pra trabalhar. Por isso eles não são regraváveis. Os dvds regraváveis funcionam de um jeito diferente. O lazer muda a forma como a superfície do disco reflete a luz. Dessa forma vc pode escrever por cima de outra informação, mas é algo bem limitado.
Como o dispositivo é "queimado" para possibilitar a gravação dos dados, daí vinha o nome daquele famoso software de gravação, Nero, em alusão ao imperador de Roma que teria supostamente ordenado o grande incêndio de Roma ;)
Ei, nerdologia, sugestão de vídeo; A entropia de Madoka Magica e Os Parsocom de Chobits. São dois temas que são interessantes demais e creio que sao ótimas sugestões, mas principalmente o primeiro.
Ótimo para vídeo, parabéns pelo trabalho. E para quem tem mais curiosidade sobre como foram os processos de criação dos primeiros computadores pessoais, aconselho o filme "Os Piratas do Vale do Silício", no qual explica as estratégias e ideias para a criação. O filme é muito focado em Steven Jobs e Bill Gates, mas vale cada minuto.
Jobs sem dúvida deixou um grande legado desde computadores e celulares, até na animação. Uma dica para o nerdologia de história, é falar sobre a história de Jobs e seu legado
Que tal falar sobre a primeira rede de computadores no Brasil, o Projeto Ciranda, idealizada pela Embratel lá no começo dos anos 80. Meu pai trabalhou lá e nossa primeira experiência foi em 1982 com um computador CP-500, inclusive acessando a "internet" da época. Muito pouca gente sabe disso. 🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Nossa atila, eu fico muito triste quando vejo um video maravilhoso desses e lembro que vc ta passando por um linchamento horrível so por fazer o que você acha ser sua responsabilidade, força Atila, continue fazendo esse trabalho maravilhoso
Minha primeira experiência com computador foi em meados dos anos 90. Meu PC não tinha Windows e eu tinha que fazer tudo pelo DOS, inclusive instalar os jogos que levavam dezenas de disquetes!
Usei MS-DOS tbm em meados dos anos 1990 na minhas aulas de "computação", que hoje chamam de curso de informática 😅 Monitor de tubo, disquetes, mouse bolinha, duas crianças por máquina, e o famigerado módulo-isolador-estabilizado-cuidado-onde-bota-pé 😅😂
Atila, eu tenho uma pergunta, nas séries e filmes sobre sereias, elas quase sempre sao retratadas como seres anfíbios, que podem tanto viver na terra com uma forma humana, e quando elas tem contato com a agua, elas voltam a sua forma original, essas transformações seriam possiveis na vida real ????
Minha primeira experiência com computador foi em uma feira de informática no Recife em 1994, onde fiquei encantado e lá comprei meu primeiro computador (não lembro o modelo), na época era disquete gigante e Windows 3.0, internet eu só tive acesso dois anos depois em 1997.
Minha primeira experiência foi Lotus 123 sobre MS-DOS 2.0 em 1988 no escritório do meu pai. Acabei começando a trabalhar no mesmo ano como auxiliar de operação em um bureau que tinha um "mainframe" Burroughs B7300 com 48K de RAM e 3MB de disco. Um avião!
meu primeiro contato foi no escritório do meu pai, ele precisou trabalhar no sábado e me levou aí me deixou jogando pcman. Era tela de fósforo tbm, mas o que me imprecionou realmente foi que ele usou "palavras" digitadas na tela para iniciar o jogo. Aquilo me marcou tanto que foi o que determinou o que seria da minha vida e é o que faço hoje
Minha primeira experiência foi com o computador da minha tia, ela emprestava para mim e minha irmã para jogarmos no Friv(que não sei se ainda existe), vivíamos jogando fireboy e watergirl.
Meu primeiro contato com um computador, pelo que me lembro foi em meados dos anos 80 com o clone do ZX Spectrum, o TK90X da Microdigital. O programa era justamente o que vinha na fita k7 demonstrando como era o funcionamento do teclado.
Meu primeiro contato com o computador foi com o ms-dos no escritório de contabilidade da minha irmã, tinha um programa que fazia uns desenhos com linhas e imprimia em impressora matricial, era ultra tecnologia na época, década de 80
Primeira experiência com computador foi em um cursinho de informática aprendendo programação em BASIC no ambiente DOS. Na época em que curso de introdução à informática era de lógica de programação em uma tela preta com letras verdes.
Só uma curiosidade à mais: a unidade de processamento do Xerox Alto utilizava o integrado 74181, primeira unidade lógica e aritmética integrada em um único chip, que foi importantíssimo na corrida espacial, uma vez que equipava o AGC(Apollo Guidance Computer).
Minha primeira experiência com um computador foi com o 486 com Ms.Dos. Sugestão para vídeo: Armazenamento de informações. ( HD, CD, DVD, Pendrive, entre outros)
Caraca, que episódio. Meu primeiro contato com um PC foi com um MSX Hotbit da Sharp que ganhei do meu pai aos 12 anos. Ali aprendi a programar em Basic e joguei meus primeiros jogos. Que saudades...
Minha primeira experiência com um computador foi num curso comunitário em 1999, simplesmente abrindo o explorador de arquivos no Windows 98 (nem então SE ainda), criando e movendo pastas, copiando para um disquete de 3½” com incríveis 1,44MB de armazenamento, digitando meu nome continuamente no Word 97 e colocando-o em WordArt. Não existia Internet aqui na cidade naquele tempo.
Minha primeira experiência com PCs foi em 1990 ou 1991, quando eu ganhei um CP-500 (Prológica) do meu tio. Ele veio com uns 6 disquetes de 5,25” com varios jogos tipo Atari... Comecei a programar em BASIC nele e depois passei para um MSX, 286, 386, 486 e assim por diante!
3:51 talvez um erro contextual, mas para que fique claro para todos, o Apple II não usava mouse, nem tinha uma GUI (interface gráfica como Macintosh ou Lisa). Aparentemente o Atila se refere a Apple em sí.
em 1999 minha mãe começou o mestrado e comprou um PC Windows 98. Passei horas admirando a proteção de tela da casa mal assombrado e do labirinto 3d. Além de jogar muito Galacta Battle for Saturn
Átila, muito bom mas senti falta de falar um pouco da Commodore. Ela simplesmente foi responsável por popularizar computadores muito antes da Apple com máquinas como o Commodore PET, o lendário Commodore 64 e até o AMIGA, que usava uma interface semelhante a do NEXT
Atila, tem um livro fantástico chamado "Inovadores uma biografia da revolução digital" que narra a história da origem da computação desde Ada Lovelace, passando por Alan Turing entre outros até os modernos computadores pessoais, um livro extremamente agradável. Outro livro que também ajuda a entender mais sobre a origem da computação atual é "Os Heróis da Revolução" e se você quiser aprender mais sobre a criação dos atuais computadores pessoais e da criação da Apple, recomendo muito a leitura do livro "I Woz," biografia Steve Wozniak. Muito obrigado pelos conteúdos e um abraço.
Minha primeira experiencia com um PC foi em 2002, meu irmão ligou uma caixa em uma TV diferente e apareceu a logo do Windows XP, dsd então sou fascinado pela computação
Minha mãe fazia um trabalho no computador pro meu tio, que não lembro bem o que era, mas lembro que às vezes, quando ela não tava trabalhando, eu jogava Carmen Sandiego no DOS ainda. Tinha que digitar os códigos pra abrir o jogo.
Minha primeira experiência com computador foi com o windows XP mesmo. A minha tia comprou um (com muito sacrificio) na época da faculdade lá em meados de 2006 (eu acho). Ela me deixava usar as vezes, mas como a internet era discada e de graça só nos fins de semana eu acabava jogando pinball, paciência spider e desenhando no Paint, eu também curtia muito brincar de fazer slide usando as imagens que o próprio Power point oferecia.
Meu primeiro contato com PC foi um windows que agora é um 7, porém era Xp, é um Pentium 4 com 1 giga e meio de ram onde jogava Chess Titans. Ainda tenho ele e é de 2002, eu nasci em 2008, então é muito mais velho que eu.
Meu primeiro contato com um computador foi quando eu tinha 05 anos, jogando Prince Of Persia em um 386 com Windows 3.1 na casa dos meus padrinhos. Foi nele que aprendi o que é um computador de fato. Alguns anos depois eu ganharia este PC de presente, e no mesmo ano entraria para um cursinho de informática básica com o então recém lançado Windows 98
Minha primeira experiência foi com um programa do DOS chamado banner, muitas fontes mas todas verdes, simultaneamente um tk85 chegou em casa, tinha que programar os jogos e ainda tinha que salvar num gravador de fita de música.
Minha primeira experiência com computador foi na escola em 1999, computador com windows 98 aprendendo a usar o Paint, a maioria dos PCs davam problema, também foi meu primeiro contato com a tela azul.
Minha primeira experiência com um PC foi em 1986, no meu primeiro emprego. Eu tinha 15 anos e fui auxiliar administrativo numa empresa de contabilidade. Usávamos PCs importados onde rodava o DOS, sem qualquer interface gráfica. Quando era necessário transmitir dados para a filial da empresa (a 30km de distância), um dos telefones da sede era desativado (chamávamos "matar o telefone") para a tarefa, que levava horas. A rigor, o que fazíamos então equivalia a mandar um email hoje.
Minha primeira experiência foi na década de 80.... fiquei tão impressionado que trabalho com isso até hoje. Fiz graduação, mestrado e só não terminei o doutorado pq a depressão não deixou....
Meu primeiro contato foi com pimball e paint no windows xp que meu pai tinha no escritório dele, tinha paciência e paciência spider também, o que me fez adorar carteado desde novinho, eu devia ter uns seis, sete anos no máximo. Tinha até aquele vidro emoldurado que você pendurava pra diminuir o brilho da tela. Mouse branco de bolinha e tudo
A historia que eu li foi de que o Jobs comprou as patentes da xerox do mouse e da interface muito barato pois ela não estava em ai para produção em massa de algo popular e tinha mais como prova de conceito!
So por curiosidade: 0:50 - A mesma linguagem utilizada pelos computadores que liam o cartão perfurado é usada até hoje na evolução desses supercomputadores, hoje os Mainframes e é chamada de JCL (Job Control Language). É muito usada no sistema operacional que eu suporto la na IBM o z/OS. 4:30 - e antes de a microsoft produzir o sistema operacional para os computadores da IBM a IBM ja tentava competir contra microsoft e apple com seu sistema operacional para computador pessoal: o OS/2 Vocês são incríveis, parabéns pelo trabalho!
*Atila, se o Zero Absoluto, -273,15 é a temperatura mais baixa possível, teoricamente, então qual séria a maior temperatura possível que se poderia atingir?*
Só fui ter contato com computador mesmo fazendo curso de informática lá pelo ano de 2003, na época era no Windows 98, migrando pra o Windows XP. E logo em seguindo no meu curso técnico, o Instituto que eu estava estudando possuía um CP500, que ficava encostado no estoque, nunca vi funcionando.
Minha primeira experiência foi na casa dos primos, nas férias. Assistia eles jogarem Resident Evil de madrugada, lembro de tudo perfeitamente! Isso em 99!!!
Tenho só uma lembrança muito vaga da minha primeira experiência com um computador. Era alguma versão demo de alguns dos tomb raider, provavelmente o 1, em que a personagem já começava cercada por lobos, e eu não sabia sacar as pistolas, daí eu ficava apenas pulando no mesmo lugar, até que eventualmente a barra de vida se esgotava e a Lara morria.
É muito doido pensar que toda essa historia tem aproximadamente 50 anos e que o ápice dela foi a 20 anos atras mais ou menos, o que é basicamente minha idade. Acho que a Internet a níveis evolutivos pode ser comparada ao fogo ou a roda e é incrível como viviamos sem isso antes.
Minha primeira vez foi com um Tk-85 lá pelo início dos anos 90. Eu tinha uns 3 ou 4 anos e meu pai comprou ele e copiou o código do jogo da cobrinha durante o fim de semana. Gravou na fita magnética e me ensinou como colocar para jogar rs
Minha primeira experiência foi com o 1130 da IBM. De lá´para cá , não parei mais: calculadoras científicas programáveis, microcomputadores desde quando surgiram. Tenho todos os modelos funcionando.
Joguei um jogo de perguntas e mistério do CP 400, mais ou menos na época que o Atari chegava aqui no Brasil. Era ligado numa televisão e, ao invés de cartucho, tinha que ligar o gravador e rodar (dar "play") uma fita para chegar até o jogo desejado.
Com toda certeza foi jogando algum joguinho de Atari que hoje em em dia não lembro exatamente qual foi (bom como videogames essencialmente são computadores feitos especificamente para jogos, logo acho que ta valendo né?)
Wozniak ficou bastante conhecido por desenvolver a Blue Box juntamente com Jobs - ambos era phrakers (Phone Freaks - malucos por telefones) e graças a essa invenção, hoje temos iphones e smartphones.
Acho que meu primeiro contato com computador não foi com um PC e sim um video game, o Intellivision da Matel jogando Super Pro Skiing, BurguerTime e Donkey Kong. Depois disso de PC mesmo eu tive um Pentium 100 com botão de Turbo, mas muitos anos depois... pt.wikipedia.org/wiki/Intellivision . Um episódio fácil pra vc fazer é sobre o anime Parasyte! Alteram comportamento? Dão novas habilidades? Transformam o corpo do hospedeiro pra melhor e/ou pra pior? Quais as melhores simbioses conhecidas? (Daquelas que daria até vontade de ter uma! rs)
Minha primeira experiência com um computador foi em um MSX Hotbit da gradiente, pra que eu não visse ele como um videogame, meu pai disse que eu so poderia usar se fosse pra programar, me deu revistas input, entao passei a criar os jogos nele e me divertir.
Ufa ainda bem que inventaram o computador, graças a ele hoje temos a internet, e o entretenimento ficou muito mais acessível pra todos que usam inclusive aqui no RUclips, sem contar quem graças a isso hoje sou RUclipsr e descobri nessa profissão a minha paixão de vida que é compartilhar meus conhecimentos com os outros. Execelente video como sempre Atila. Espero um dia ter sucesso tbm. Abração!!!
Massa demais! Minha primeira experiência com CPU eu não lembro pois era muito novo, com 3 anos tinha um Master System, com 4 anos ganhei um NES e com 5 anos já tinha meu próprio CPU no meu quarto, então fui incluído no meio digital be cedo, mas lembro que antes de ganhar meu próprio CPU eu jogava jogos como Rei Leão, Carmen Sandiego, Doom e Prince of Persia no computador de um primo meu (meus pais não tinham jogos nos deles, ou falavam que nã tinha como rs) em torno de 1994.
Minha primeira experiencia foi lá em 2012 quando meu pai comprou meu primeiro pc, foi usado, mas pensa na alegria, primeiro game aberto nele foi um de sinuca kkkkk quase não jogava, depois que descobri cs 1.6 joguei demais, bons tempos...
Sobre a ~inspiração~ de Jobs com o Alto da Xerox, recomendo que assistam o documentário "Tudo é Remix", que inclusive trata de um assunto bastante interessante para o Nerdologia, que é a discussão sobre a cópia como elemento criativo. Nesse filme, é mostrado que Steve Jobs não teve nenhum receio em admitir que copiou muitas funcionalidades do computador da Xerox, mas que iria fundo numa "guerra termonuclear" contra o Android, sistema operacional que, na visão dele, roubou a ideia do IOS.
Tbm senti, mas como o cara falou ali em cima ele realmente não fez parte dessa história, fez parte de outra história igualmente interessante que acho muito improvável que o pessoal do Nerdologia faça.
@Victor Santos Toda a história envolvendo a criação do Unix, do nascimento do software livre e da criação de clones de código aberto do Unix (Linux, BSD etc).
@@spyritwalker Mano, ai tem um equivoco, torvalds trabalhou com MINIX, do minix ele criou o Kernel Linux, que foi posteriormente juntado ao trabalho de Richard Stallman e a FSF (Free Software Fundation), e da junção do projeto GNU da FSF com o projeto Kernel Do Linux, surgiram as distribuições GNU/Linux (sim esse é o termo correto para referenciar) . Então não é debian redhat, archlinux, kannopix, suse, e sim GNU/Linux Debian GNU/Linux RedHat . Projeto Gnu (ambiente grafico e um caminhão de ferramentas incluindo compilador gcc) e o projeto Linux Kernel (camada de abstração do interface com o usuario GNU e os componentes de Hardware) JA o BSD vem da mesma arvore, que é o minix, assim como os Mcintosh, mas o que diferenciava é a arquitetura de hardware , e as licenças e maneira de disponibilizar o código é a maior diferença. Sem conta que hardware tem os sparc, powerpc ... No momento, aguardo para rir da cara de todo empurrador de mouse, quando a Microsoft, chegar com seu Gnu/Linux Windows (tamo perto) abraços
Minha primeira experiência com computador foi em 2005 na sala de informática da minha escola quando eu tinha 11 anos. Meu primeiro computador eu ganhei com 12 e foi um Celeron D com 256mb1 de RAM, 40GB de hd e uma distro Linux genérica que nem tinha nome
Ótimo vídeo como sempre, parabéns à toda equipe! Uma ótima curiosidade sobre o começo destes computadores pessoais é que existiu um movimento que se popularizou na Europa chamado "DemoScene", onde os primeiros programadores para estes tipos de máquina criavam programas que focavam em puxar o máximo dos computadores. Primeiramente era mais focado na parte gráfica, mas aos poucos vieram pessoas que também criavam músicas utilizando os limitados chips de áudio da época. Este movimento chegava a reunir vários entusiastas em um mesmo centro para produzir, durante um certo período, uma "Demo". Era quase um campeonato. E uma curiosidade sobre esta curiosidade, também é dito o movimento da DemoScene popularizou a forma como os vídeo-games foram surgindo, principalmente com os primeiros tipos de trilha sonora de video-game. O artigo da Wiki sobre a DemoScene: en.wikipedia.org/wiki/Demoscene Exemplo de uma animação desta do ano de 1993 (Que por sinal tem um trilha sonora das boas hehe): ruclips.net/video/iw17c70uJes/видео.html Um grande abraço!
Primeira experiência com um pc foi uma "aula" de informática no recém chegado pc win95 na escola que eu fazia a primeira série, lá tbm foi o primeiro contato com RPG e com bullying.
Nerdologia: Hot wheeels accelerecers explicando as tecnologias usadas nos carros como: invisibilidade, camuflagem holográfica, teleporte que teleporta o piloto é o carro para o lugar de onde eles vieram, turbo propulsores a jato que fazem os carros flutuar em no ar, sistema de som que faz dono de saveiro com paredão de som ficar com inveja, lanças chapas e carapaça de metal que saem de dentro dos carros, pneus que mudam de acordo com o terreno ao apertar de um botão, accelecharges que sao acessórios ganhos para quem terminar primeiro que dão habilidades especias para os carros como: andar no teto, criar uma pista de grama debaixo do carro, andar na velocidade da som, deixar o carro em 2D para poder passar por lugares estreitos, etc e estragar os meus sonhos de infância.
Minha primeira vez.... foi no Paint, rabiscando e usando a ferramenta do balde pra colorir espaços. Ou jogando Prince of Persia 2? Ou meu coroa me ensinando o que era uma planilha no Excel? Nosso PC era um Windows 3.11 e o Brasil era tetra há bem pouco tempo.
Cara eu fico até surpreso em pensar que eu venho dos primórdios da computação. Minha primeira experiência com um computador foi o IBM 486DX2 com o MS-DOS onde eu já usava alguns programas como o Lotus 123 é um programa pra criar banners horríveis para meus trabalhos de colégio. Usei todos os Windows até o pavoroso Windows Millenium Edition... puuuuutz. Foi quando saí do Windows e até hoje uso para, literalmente, tudo, distribuições baseadas do Linux. Sinceramente, já sobre o Windows, acho que não volto mais.
Minha primeira experiência com um computador foi quando eu tinha 3 anos de idade, e incrivelmente eu me lembro dela. Meu pai, comigo no colo, usando um PC daqueles quadradões rodando o bom e velho Windows XP
Comigo, o primeiro contato com um computador foi jogando Prince of Persia, em um daqueles PCs com a tela verde e preta! Se não me engano, ainda nem tinha mouse. E era tão complicado de mexer, que eu precisava da ajuda do meu irmão mais velho para usar... >.
Atila faz um nerdologia de como seria a biologia do sub-zero, do scorpion, liu kang, da sheeva ou do gooro, ou de Avatar a Lenda de Aang ou do que seria o Ki de Dragon Ball, do Nem de Hanter×Hunter ou do Chakara de Naruto, por favor
Minha experiência foi em 96 acho, jogando MarioBros e aquele jogo do Sapinho. Foi mexendo no Paint também! Mas ainda era na escola e na casa do meu Tio que é médico, e ele já tinha computador! Mas só fui ter o meu, em 2003! E nos últimos 11 anos, Troquei a plataforma de desktop, para notebook!!!
Que coincidência em Atila, hoje tenho prova da Faculdadede de Arquitetura da computação, e vc resumiu muito bem, valeu 🤙
Sei lá, ter um pc é muito bom. Detesto navegar no celular. Só uso quando é para uma pesquisa rápida. O mesmo jogar, não consigo jogar no celular
Eu também não troco meu computador por nada, meu celular serve no máximo só pra conversar ou assistir video quando eu não esteja usando o PC
Se eu tivesse um computador falaria a mesma coisa kkkk 😢
Prefiro totalmente mexer em PC, notebook que celular. Celular é só mais pra redes sociais pra mim.
Iden
Kartman, seu como se sente
Átila, faz um Nerdologia sobre a tecnologia dos Metal Gears e sobre a viabilidade/inviabilidade de tanques bípedes!
Minha primeira experiencia foi jogar Age of Empires em um windows 98, com um monitor de tubo. hehe
Saudades Age of empires no Windows 95 XD
Eu lembro que jogava um jogo de um robozinho que atirava umas bola vermelha... Não consigo me lembrar o nome kkkk... Muito antigo
Os mapas eram todos cinzas quadriculados kkkk
A minha foi com os jogos de navegador:Iquinho,ojogos,
clickjogos...ou talvez tenham sido os que viam instalados no computador: campo minado,o de fazer bolo,paint...
😪😪😪😪
Comecei no Windows 98 também
Você não está entendo, esse canal devia de ser patrimônio universal, como você aprende tanto vendo um vídeo bem explicado, com conteúdo relevante e ainda trás soluções para os problemas relacionado ao tema.
Sugiro o filme "Piratas do Vale do Silício", explica um pouco sobre os primeiros computadores e um pouco da importância do Steve Jobs e do Bill Gates.
Tem um filme legal sobre isso: Piratas do Vale do Silício.
Tem o documentário " tudo é um remix " também, que mostra não só a história do computador, mas outras invenções da humanidade, como filmes e músicas.
Sugestão de vídeo: Origem da internet. Outra sugestão: Origem dos sites como scratch
Scratch é um site para ensinar programação para crianças ou amadores para entender a lógica da programação.
Óla o Scratch não é um site, ele é um "compilador", mas ótima ideia apesar q ele destruiria meu artigo...
PC sempre terá um espaço no coração de um programador!
e dos gamers
Fui na bibliografia para ver se tinha os inovadores do Walter Isaacson (tem!) e fiquei empolgada e desesperada ao mesmo tempo, muita coisa legal! Adoro o trabalho de vcs.
Minha primeira experiência com um "microcomputador" foi em 1989 em um MSX da Gradiente jogando alguns jogos e programando programas pequenos de soma em BASIC. De lá até hoje, os computadores tem sido a minha vida, a minha paixão e o meu trabalho!
;)
Sempre tive a dúvida de como cria um CD. Tipo... como que algo material pode armazenar e gravar dados virtuais e serem interpretado por um leitor.
O lazer "queima" a superfície do cd q pode ou não refletir de volta. Daí vc tem zeros e uns pra trabalhar. Por isso eles não são regraváveis.
Os dvds regraváveis funcionam de um jeito diferente. O lazer muda a forma como a superfície do disco reflete a luz. Dessa forma vc pode escrever por cima de outra informação, mas é algo bem limitado.
Como o dispositivo é "queimado" para possibilitar a gravação dos dados, daí vinha o nome daquele famoso software de gravação, Nero, em alusão ao imperador de Roma que teria supostamente ordenado o grande incêndio de Roma ;)
@@Diego01201 Que massa
@@Diego01201 carai só agora entendi porque na logo tinha um coliseu pegando fogo
Já eu não consigo entender como microchips funcionam, vc quebra um no meio e oq tem é silício
Ei, nerdologia, sugestão de vídeo; A entropia de Madoka Magica e Os Parsocom de Chobits.
São dois temas que são interessantes demais e creio que sao ótimas sugestões, mas principalmente o primeiro.
Ótimo para vídeo, parabéns pelo trabalho.
E para quem tem mais curiosidade sobre como foram os processos de criação dos primeiros computadores pessoais, aconselho o filme "Os Piratas do Vale do Silício", no qual explica as estratégias e ideias para a criação.
O filme é muito focado em Steven Jobs e Bill Gates, mas vale cada minuto.
Eu e minha mãe jogávamos Bubble & Bubble no Master System da SEGA! Me fez relembrar a infância!
Excelente episódio!!! Que saudade de um nerdologia bom como esse!!!
Jobs sem dúvida deixou um grande legado desde computadores e celulares, até na animação. Uma dica para o nerdologia de história, é falar sobre a história de Jobs e seu legado
Que tal falar sobre a primeira rede de computadores no Brasil, o Projeto Ciranda, idealizada pela Embratel lá no começo dos anos 80. Meu pai trabalhou lá e nossa primeira experiência foi em 1982 com um computador CP-500, inclusive acessando a "internet" da época. Muito pouca gente sabe disso.
🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰🥰
Nossa atila, eu fico muito triste quando vejo um video maravilhoso desses e lembro que vc ta passando por um linchamento horrível so por fazer o que você acha ser sua responsabilidade, força Atila, continue fazendo esse trabalho maravilhoso
Minha primeira experiência com computador foi em meados dos anos 90. Meu PC não tinha Windows e eu tinha que fazer tudo pelo DOS, inclusive instalar os jogos que levavam dezenas de disquetes!
eu sou seu fã
Usei MS-DOS tbm em meados dos anos 1990 na minhas aulas de "computação", que hoje chamam de curso de informática 😅 Monitor de tubo, disquetes, mouse bolinha, duas crianças por máquina, e o famigerado módulo-isolador-estabilizado-cuidado-onde-bota-pé 😅😂
Atila, eu tenho uma pergunta, nas séries e filmes sobre sereias, elas quase sempre sao retratadas como seres anfíbios, que podem tanto viver na terra com uma forma humana, e quando elas tem contato com a agua, elas voltam a sua forma original, essas transformações seriam possiveis na vida real ????
Minha primeira experiência com computador foi em uma feira de informática no Recife em 1994, onde fiquei encantado e lá comprei meu primeiro computador (não lembro o modelo), na época era disquete gigante e Windows 3.0, internet eu só tive acesso dois anos depois em 1997.
Minha primeira experiência foi Lotus 123 sobre MS-DOS 2.0 em 1988 no escritório do meu pai. Acabei começando a trabalhar no mesmo ano como auxiliar de operação em um bureau que tinha um "mainframe" Burroughs B7300 com 48K de RAM e 3MB de disco. Um avião!
meu primeiro contato foi no escritório do meu pai, ele precisou trabalhar no sábado e me levou aí me deixou jogando pcman. Era tela de fósforo tbm, mas o que me imprecionou realmente foi que ele usou "palavras" digitadas na tela para iniciar o jogo. Aquilo me marcou tanto que foi o que determinou o que seria da minha vida e é o que faço hoje
Sou do interior, demorou muito pra eu ter contato com computadores mas, acho que meu primeiro foi jogar paciência !
Minha primeira experiência foi com o computador da minha tia, ela emprestava para mim e minha irmã para jogarmos no Friv(que não sei se ainda existe), vivíamos jogando fireboy e watergirl.
Ainda existe
Existe, eu jogo. É massa
Meu primeiro contato com um computador, pelo que me lembro foi em meados dos anos 80 com o clone do ZX Spectrum, o TK90X da Microdigital.
O programa era justamente o que vinha na fita k7 demonstrando como era o funcionamento do teclado.
Meu primeiro contato com o computador foi com o ms-dos no escritório de contabilidade da minha irmã, tinha um programa que fazia uns desenhos com linhas e imprimia em impressora matricial, era ultra tecnologia na época, década de 80
Primeira experiência com computador foi em um cursinho de informática aprendendo programação em BASIC no ambiente DOS.
Na época em que curso de introdução à informática era de lógica de programação em uma tela preta com letras verdes.
Só uma curiosidade à mais: a unidade de processamento do Xerox Alto utilizava o integrado 74181, primeira unidade lógica e aritmética integrada em um único chip, que foi importantíssimo na corrida espacial, uma vez que equipava o AGC(Apollo Guidance Computer).
Minha primeira experiência com um computador foi com o 486 com Ms.Dos.
Sugestão para vídeo: Armazenamento de informações. ( HD, CD, DVD, Pendrive, entre outros)
Caraca, que episódio. Meu primeiro contato com um PC foi com um MSX Hotbit da Sharp que ganhei do meu pai aos 12 anos. Ali aprendi a programar em Basic e joguei meus primeiros jogos. Que saudades...
Minha primeira experiência com um computador foi num curso comunitário em 1999, simplesmente abrindo o explorador de arquivos no Windows 98 (nem então SE ainda), criando e movendo pastas, copiando para um disquete de 3½” com incríveis 1,44MB de armazenamento, digitando meu nome continuamente no Word 97 e colocando-o em WordArt.
Não existia Internet aqui na cidade naquele tempo.
Minha primeira experiência com PCs foi em 1990 ou 1991, quando eu ganhei um CP-500 (Prológica) do meu tio. Ele veio com uns 6 disquetes de 5,25” com varios jogos tipo Atari... Comecei a programar em BASIC nele e depois passei para um MSX, 286, 386, 486 e assim por diante!
Esse video era tudo o que eu precisava. Estou fazendo um trabalho sobre isso.
eu gostaria de ver um nerdologia sobre fofocas e o porquê de as pessoas gostarem de fofoca
3:51 talvez um erro contextual, mas para que fique claro para todos, o Apple II não usava mouse, nem tinha uma GUI (interface gráfica como Macintosh ou Lisa). Aparentemente o Atila se refere a Apple em sí.
Mas ele cita que no 3:15 que foi usado no Lisa e no Macintosh q usaram o mouse e interface gráfica
em 1999 minha mãe começou o mestrado e comprou um PC Windows 98. Passei horas admirando a proteção de tela da casa mal assombrado e do labirinto 3d. Além de jogar muito Galacta Battle for Saturn
Átila, muito bom mas senti falta de falar um pouco da Commodore. Ela simplesmente foi responsável por popularizar computadores muito antes da Apple com máquinas como o Commodore PET, o lendário Commodore 64 e até o AMIGA, que usava uma interface semelhante a do NEXT
Atila, tem um livro fantástico chamado "Inovadores uma biografia da revolução digital" que narra a história da origem da computação desde Ada Lovelace, passando por Alan Turing entre outros até os modernos computadores pessoais, um livro extremamente agradável. Outro livro que também ajuda a entender mais sobre a origem da computação atual é "Os Heróis da Revolução" e se você quiser aprender mais sobre a criação dos atuais computadores pessoais e da criação da Apple, recomendo muito a leitura do livro "I Woz," biografia Steve Wozniak. Muito obrigado pelos conteúdos e um abraço.
Minha primeira experiencia com um PC foi em 2002, meu irmão ligou uma caixa em uma TV diferente e apareceu a logo do Windows XP, dsd então sou fascinado pela computação
Minha mãe fazia um trabalho no computador pro meu tio, que não lembro bem o que era, mas lembro que às vezes, quando ela não tava trabalhando, eu jogava Carmen Sandiego no DOS ainda. Tinha que digitar os códigos pra abrir o jogo.
Minha primeira experiência com computador foi com o windows XP mesmo. A minha tia comprou um (com muito sacrificio) na época da faculdade lá em meados de 2006 (eu acho). Ela me deixava usar as vezes, mas como a internet era discada e de graça só nos fins de semana eu acabava jogando pinball, paciência spider e desenhando no Paint, eu também curtia muito brincar de fazer slide usando as imagens que o próprio Power point oferecia.
Atila, faz um nerdologia sobre o trem de 1001 vagões e o contexto da série Expresso do Amanhã
Meu primeiro contato com PC foi um windows que agora é um 7, porém era Xp, é um Pentium 4 com 1 giga e meio de ram onde jogava Chess Titans. Ainda tenho ele e é de 2002, eu nasci em 2008, então é muito mais velho que eu.
Meu primeiro contato com um computador foi quando eu tinha 05 anos, jogando Prince Of Persia em um 386 com Windows 3.1 na casa dos meus padrinhos. Foi nele que aprendi o que é um computador de fato. Alguns anos depois eu ganharia este PC de presente, e no mesmo ano entraria para um cursinho de informática básica com o então recém lançado Windows 98
Minha primeira experiência foi com um programa do DOS chamado banner, muitas fontes mas todas verdes, simultaneamente um tk85 chegou em casa, tinha que programar os jogos e ainda tinha que salvar num gravador de fita de música.
Como sempre uma aula show ! 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Minha primeira experiência com computador foi na escola em 1999, computador com windows 98 aprendendo a usar o Paint, a maioria dos PCs davam problema, também foi meu primeiro contato com a tela azul.
Minha primeira experiência com um PC foi em 1986, no meu primeiro emprego. Eu tinha 15 anos e fui auxiliar administrativo numa empresa de contabilidade. Usávamos PCs importados onde rodava o DOS, sem qualquer interface gráfica. Quando era necessário transmitir dados para a filial da empresa (a 30km de distância), um dos telefones da sede era desativado (chamávamos "matar o telefone") para a tarefa, que levava horas. A rigor, o que fazíamos então equivalia a mandar um email hoje.
Minha primeira experiência foi na década de 80.... fiquei tão impressionado que trabalho com isso até hoje.
Fiz graduação, mestrado e só não terminei o doutorado pq a depressão não deixou....
Meu primeiro contato foi com pimball e paint no windows xp que meu pai tinha no escritório dele, tinha paciência e paciência spider também, o que me fez adorar carteado desde novinho, eu devia ter uns seis, sete anos no máximo. Tinha até aquele vidro emoldurado que você pendurava pra diminuir o brilho da tela. Mouse branco de bolinha e tudo
A historia que eu li foi de que o Jobs comprou as patentes da xerox do mouse e da interface muito barato pois ela não estava em ai para produção em massa de algo popular e tinha mais como prova de conceito!
So por curiosidade:
0:50 - A mesma linguagem utilizada pelos computadores que liam o cartão perfurado é usada até hoje na evolução desses supercomputadores, hoje os Mainframes e é chamada de JCL (Job Control Language). É muito usada no sistema operacional que eu suporto la na IBM o z/OS.
4:30 - e antes de a microsoft produzir o sistema operacional para os computadores da IBM a IBM ja tentava competir contra microsoft e apple com seu sistema operacional para computador pessoal: o OS/2
Vocês são incríveis, parabéns pelo trabalho!
*Atila, se o Zero Absoluto, -273,15 é a temperatura mais baixa possível, teoricamente, então qual séria a maior temperatura possível que se poderia atingir?*
Só fui ter contato com computador mesmo fazendo curso de informática lá pelo ano de 2003, na época era no Windows 98, migrando pra o Windows XP. E logo em seguindo no meu curso técnico, o Instituto que eu estava estudando possuía um CP500, que ficava encostado no estoque, nunca vi funcionando.
Minha primeira experiência foi na casa dos primos, nas férias. Assistia eles jogarem Resident Evil de madrugada, lembro de tudo perfeitamente! Isso em 99!!!
Tenho só uma lembrança muito vaga da minha primeira experiência com um computador. Era alguma versão demo de alguns dos tomb raider, provavelmente o 1, em que a personagem já começava cercada por lobos, e eu não sabia sacar as pistolas, daí eu ficava apenas pulando no mesmo lugar, até que eventualmente a barra de vida se esgotava e a Lara morria.
Uso Pc pra jogar e pra renderizar projetos de arquitetura, muito bom episódio Átila
Obrigado pelos esclarecimentos em relação a bexiga natatória. Concordo contigo, a Biologia é legal de mais.
Abraços
É muito doido pensar que toda essa historia tem aproximadamente 50 anos e que o ápice dela foi a 20 anos atras mais ou menos, o que é basicamente minha idade. Acho que a Internet a níveis evolutivos pode ser comparada ao fogo ou a roda e é incrível como viviamos sem isso antes.
Minha primeira vez foi com um Tk-85 lá pelo início dos anos 90. Eu tinha uns 3 ou 4 anos e meu pai comprou ele e copiou o código do jogo da cobrinha durante o fim de semana. Gravou na fita magnética e me ensinou como colocar para jogar rs
Minha primeira experiência foi com o 1130 da IBM. De lá´para cá , não parei mais: calculadoras científicas programáveis, microcomputadores desde quando surgiram. Tenho todos os modelos funcionando.
Joguei um jogo de perguntas e mistério do CP 400, mais ou menos na época que o Atari chegava aqui no Brasil. Era ligado numa televisão e, ao invés de cartucho, tinha que ligar o gravador e rodar (dar "play") uma fita para chegar até o jogo desejado.
Com toda certeza foi jogando algum joguinho de Atari que hoje em em dia não lembro exatamente qual foi (bom como videogames essencialmente são computadores feitos especificamente para jogos, logo acho que ta valendo né?)
detalhe pra cena que eles mostram em 5:20 como sendo do filme "A liga da Justiça", na verdade é do filme "Batman vs Superman"
Wozniak ficou bastante conhecido por desenvolver a Blue Box juntamente com Jobs - ambos era phrakers (Phone Freaks - malucos por telefones) e graças a essa invenção, hoje temos iphones e smartphones.
Acho que meu primeiro contato com computador não foi com um PC e sim um video game, o Intellivision da Matel jogando Super Pro Skiing, BurguerTime e Donkey Kong. Depois disso de PC mesmo eu tive um Pentium 100 com botão de Turbo, mas muitos anos depois...
pt.wikipedia.org/wiki/Intellivision
.
Um episódio fácil pra vc fazer é sobre o anime Parasyte! Alteram comportamento? Dão novas habilidades? Transformam o corpo do hospedeiro pra melhor e/ou pra pior? Quais as melhores simbioses conhecidas? (Daquelas que daria até vontade de ter uma! rs)
Minha primeira experiência com um computador foi em um MSX Hotbit da gradiente, pra que eu não visse ele como um videogame, meu pai disse que eu so poderia usar se fosse pra programar, me deu revistas input, entao passei a criar os jogos nele e me divertir.
Ufa ainda bem que inventaram o computador, graças a ele hoje temos a internet, e o entretenimento ficou muito mais acessível pra todos que usam inclusive aqui no RUclips, sem contar quem graças a isso hoje sou RUclipsr e descobri nessa profissão a minha paixão de vida que é compartilhar meus conhecimentos com os outros. Execelente video como sempre Atila. Espero um dia ter sucesso tbm. Abração!!!
Me lembro do primeiro pc com W98, e quando consegui colocar o Wxp foi uma novidade gigantesca, isso ja nas vesperas do lançamento do Wvista...
Massa demais! Minha primeira experiência com CPU eu não lembro pois era muito novo, com 3 anos tinha um Master System, com 4 anos ganhei um NES e com 5 anos já tinha meu próprio CPU no meu quarto, então fui incluído no meio digital be cedo, mas lembro que antes de ganhar meu próprio CPU eu jogava jogos como Rei Leão, Carmen Sandiego, Doom e Prince of Persia no computador de um primo meu (meus pais não tinham jogos nos deles, ou falavam que nã tinha como rs) em torno de 1994.
Minha primeira experiencia foi lá em 2012 quando meu pai comprou meu primeiro pc, foi usado, mas pensa na alegria, primeiro game aberto nele foi um de sinuca kkkkk quase não jogava, depois que descobri cs 1.6 joguei demais, bons tempos...
Minha primeira experiência foi assistir a um vídeo de Minecraft no RUclips com meu irmão,lembro disso até hoje pra mim foi mágico
Sobre a ~inspiração~ de Jobs com o Alto da Xerox, recomendo que assistam o documentário "Tudo é Remix", que inclusive trata de um assunto bastante interessante para o Nerdologia, que é a discussão sobre a cópia como elemento criativo. Nesse filme, é mostrado que Steve Jobs não teve nenhum receio em admitir que copiou muitas funcionalidades do computador da Xerox, mas que iria fundo numa "guerra termonuclear" contra o Android, sistema operacional que, na visão dele, roubou a ideia do IOS.
Uma ótima indicação sobre esse tema: Halt and Catch Fire (uma série)
Comentando porque vídeo com conteúdo útil merece ibope.
uma sugestão de video: como surgiu a fibra optica
2:31 Realmente essa máquina de Xerox parece alta hahaha
Python é vida!
Ora ora, Pythonistas!
@Felipe Vitor Barreto Ribeiro Sai daqui adorador de C#
:(((
senti a falta de um nome nesse Nerdologia: Linus Torvalds
Ele nao fez parte dessa historia
Tbm senti, mas como o cara falou ali em cima ele realmente não fez parte dessa história, fez parte de outra história igualmente interessante que acho muito improvável que o pessoal do Nerdologia faça.
@Victor Santos Toda a história envolvendo a criação do Unix, do nascimento do software livre e da criação de clones de código aberto do Unix (Linux, BSD etc).
Sim Torvalds do coração, mas na parte do ambiente grafico ele realmente não deu muita contribuição, mas senti falta do XORG, comentei a cima sobre
@@spyritwalker Mano, ai tem um equivoco, torvalds trabalhou com MINIX, do minix ele criou o Kernel Linux, que foi posteriormente juntado ao trabalho de Richard Stallman e a FSF (Free Software Fundation), e da junção do projeto GNU da FSF com o projeto Kernel Do Linux, surgiram as distribuições GNU/Linux (sim esse é o termo correto para referenciar) . Então não é debian redhat, archlinux, kannopix, suse, e sim
GNU/Linux Debian
GNU/Linux RedHat
.
Projeto Gnu (ambiente grafico e um caminhão de ferramentas incluindo compilador gcc) e o projeto Linux Kernel (camada de abstração do interface com o usuario GNU e os componentes de Hardware)
JA o BSD vem da mesma arvore, que é o minix, assim como os Mcintosh, mas o que diferenciava é a arquitetura de hardware , e as licenças e maneira de disponibilizar o código é a maior diferença.
Sem conta que hardware tem os sparc, powerpc ...
No momento, aguardo para rir da cara de todo empurrador de mouse, quando a Microsoft, chegar com seu Gnu/Linux Windows (tamo perto)
abraços
Minha primeira experiência com computador foi em 2005 na sala de informática da minha escola quando eu tinha 11 anos. Meu primeiro computador eu ganhei com 12 e foi um Celeron D com 256mb1 de RAM, 40GB de hd e uma distro Linux genérica que nem tinha nome
A partir do momento em que Douglas Elgelbart foi mencionado, foi o momento em que esse vídeo mereceu o like.
Ótimo vídeo como sempre, parabéns à toda equipe!
Uma ótima curiosidade sobre o começo destes computadores pessoais é que existiu um movimento que se popularizou na Europa chamado "DemoScene", onde os primeiros programadores para estes tipos de máquina criavam programas que focavam em puxar o máximo dos computadores. Primeiramente era mais focado na parte gráfica, mas aos poucos vieram pessoas que também criavam músicas utilizando os limitados chips de áudio da época. Este movimento chegava a reunir vários entusiastas em um mesmo centro para produzir, durante um certo período, uma "Demo". Era quase um campeonato.
E uma curiosidade sobre esta curiosidade, também é dito o movimento da DemoScene popularizou a forma como os vídeo-games foram surgindo, principalmente com os primeiros tipos de trilha sonora de video-game.
O artigo da Wiki sobre a DemoScene: en.wikipedia.org/wiki/Demoscene
Exemplo de uma animação desta do ano de 1993 (Que por sinal tem um trilha sonora das boas hehe): ruclips.net/video/iw17c70uJes/видео.html
Um grande abraço!
Primeira experiência com um pc foi uma "aula" de informática no recém chegado pc win95 na escola que eu fazia a primeira série, lá tbm foi o primeiro contato com RPG e com bullying.
sugestão: "Como surgiram as primeiras naves espaciais", como a apollo da nasa : )
O nome do foguete utilizado nas missões Apolo ( e em outro projeto pelo qual não me recordo ) foi o Saturno V
@@pedroigorifto9563 oh, disto eu não sabia. Eu acreditava que a missão era também o nome do foguete : )
Nerdologia "Fomos à Lua?" fala um pouco sobre isso.
@@MarceloAlves-ru2zi humm... irei ver então :)
Nerdologia: Hot wheeels accelerecers explicando as tecnologias usadas nos carros como: invisibilidade, camuflagem holográfica, teleporte que teleporta o piloto é o carro para o lugar de onde eles vieram, turbo propulsores a jato que fazem os carros flutuar em no ar, sistema de som que faz dono de saveiro com paredão de som ficar com inveja, lanças chapas e carapaça de metal que saem de dentro dos carros, pneus que mudam de acordo com o terreno ao apertar de um botão, accelecharges que sao acessórios ganhos para quem terminar primeiro que dão habilidades especias para os carros como: andar no teto, criar uma pista de grama debaixo do carro, andar na velocidade da som, deixar o carro em 2D para poder passar por lugares estreitos, etc e estragar os meus sonhos de infância.
Depois faz um nerdologia sobre o Sherlock Holmes e suas técnicas de memorização
Atila, sou seu fã
Faz um video explicando sobre o zero absoluto
Acho que um Nerdologia sobre a viabilidade das cidades da série BioShock seria deveras interessante!
Minha primeira vez.... foi no Paint, rabiscando e usando a ferramenta do balde pra colorir espaços. Ou jogando Prince of Persia 2? Ou meu coroa me ensinando o que era uma planilha no Excel? Nosso PC era um Windows 3.11 e o Brasil era tetra há bem pouco tempo.
Cara eu fico até surpreso em pensar que eu venho dos primórdios da computação. Minha primeira experiência com um computador foi o IBM 486DX2 com o MS-DOS onde eu já usava alguns programas como o Lotus 123 é um programa pra criar banners horríveis para meus trabalhos de colégio. Usei todos os Windows até o pavoroso Windows Millenium Edition... puuuuutz. Foi quando saí do Windows e até hoje uso para, literalmente, tudo, distribuições baseadas do Linux. Sinceramente, já sobre o Windows, acho que não volto mais.
De uma forma ou de outra, ainda é melhor escrever e receber e-mails no PC. Tem tela maior e os programas para isso são mais flexíveis e completos.
Ontem fiquei 5 horas fazendo trabalho sobre isso, e o Nerdologia faz vídeo no dia seguinte, Faço Desenvolvimento de Sistemas
Minha primeira experiência com um computador foi quando eu tinha 3 anos de idade, e incrivelmente eu me lembro dela. Meu pai, comigo no colo, usando um PC daqueles quadradões rodando o bom e velho Windows XP
Comigo, o primeiro contato com um computador foi jogando Prince of Persia, em um daqueles PCs com a tela verde e preta! Se não me engano, ainda nem tinha mouse. E era tão complicado de mexer, que eu precisava da ajuda do meu irmão mais velho para usar... >.
Atila faz um nerdologia de como seria a biologia do sub-zero, do scorpion, liu kang, da sheeva ou do gooro, ou de Avatar a Lenda de Aang ou do que seria o Ki de Dragon Ball, do Nem de Hanter×Hunter ou do Chakara de Naruto, por favor
Nunca tinha parado pra pensar nisso. Quem tem pc hj em dia ou eh pra trabalhar ou pra jogar. Todo o resto da pra fazer no celular
Minha experiência foi em 96 acho, jogando MarioBros e aquele jogo do Sapinho. Foi mexendo no Paint também! Mas ainda era na escola e na casa do meu Tio que é médico, e ele já tinha computador! Mas só fui ter o meu, em 2003! E nos últimos 11 anos,
Troquei a plataforma de desktop, para notebook!!!
Nerdologia, sugestão de vídeo:fala sobre aquele chiclete do programa Henry Danger.
Eu ouvi esse Nerdcast semana passada