O triste é que os trauma das criança continua, mesmo a gente não lembrando, as vezes coisas bobas que é para gente hoje em dia, foi muito triste para a criança que a gente era......
Minha mãe me conta uma história que sempre me comoveu mto... Qdo eu era bebê , minha mãe recebeu , certa tarde , uma ligação da minha avó, no trabalho , informando à ela q eu não parava de chorar , há mtas horas. Minha mãe voltou pra casa , fez tudo o que estava ao seu alcance , me levou ao médico e aquilo não passou. Depois de , sei lá, um mês peregrinando em hospitais, ela encontrou um especialista que lhe disse " Minha senhora , a sua filha está chorando de saudades de vc ! Qtas hras por dia a senhora trabalha ? O nome desta dor que ela sente é saudade ! " Minha mãe ficou mto impactada com o que ele disse , mas resolveu agir : tirou uma semana de folga e passou a semana inteira comigo. Me levou pra passear... Ao final de uma semana , em que nós passamos juntas , todo aquele desconforto havia desaparecido ! Eu voltei a ser o bebê tranquilo e fácil de lidar q havia sido até então. A sensibilidade desse médico me comove mto , até hj , pq minha mãe jamais teria chegado à essa conclusão sozinha.
Emocionante! Hj em dia parece praticamente impossível encontrar um médico assim... A maioria só se preocupa em ouvir correndo os sintomas e prescrever um remédio paliativo pra poder chamar o próximo paciente pra ganhar mais.
Provavelmente vc estava na "angústia da separação", minha bebê está passando por isso. Graças a Deus eu estudei antes e aprendi sobre. Ainda bem que seu médico ajudou sanar sua dor. 🙏❤
Acho mais fácil ser criança nos tempos atuais. Na minha época de criança na década de 80 era mais difícil ser criança. Ninguém ouvia o que a criança tinha a dizer...eu tinha raiva de ser criança. Hoje eu vejo as pessoas pararem pra ouvir a criança. Que bom que isso mudou!
Moro nos EUA e um dia meu marido levou meu filho no medico e a enfermeira estava tirando os sinais vitais e meu filho bem preocupado perguntou: o que está acontecendo? A enfermeira olhou para ele e respondeu: estou tirando seus sinais vitais para colocar no computador, para o medico olhar depois. E ele falou: ah ta. Meu marido ficou impressionado com a naturalidade com que a enfermeira respondeu meu filho como se ele fosse um adulto.
Eu estou aprendendo a ser mais verdadeira com meu filho, claro que de formas que ele entenda. A "tivó" dele, minha madrinha, está internada com covid e eu decidi contar pra ele (ele tem 2a e 8m). Expliquei do bichinho do corona que estava no peito dela, mas que o bichinho já estava saindo e que era pra pedirmos pro papai do céu pra cuidar dela. Ele agora pergunta sempre se o bichinho já saiu, e quando digo que não, ele fala: SAI LOGO BICHINHO! Ele entendeu e conversa com ela, perguntando se ela está dodói, falando que "vai passar" Crianças são incríveis, a gente que estraga elas.
Mas você tem que ser claro e conversar com a criança explica o mundo pra ela mesmo. A gente tem uma ideia fraca que criança é bobinha e não vai entender. Pelo contrario! Entendem melhor que muitos adultos a muitas coisas
poxa, que vídeo bom! tenho apenas 17 anos e me encontro cometendo alguns erros com a minha irmã de 2 anos, obrigada! eu até mandaria para os meus pais, mas eles provavelmente diriam que eu estou querendo mandar na criação deles, realmente escutei várias vezes “você não tem que querer nada” uma pena
Eu sou extremamente teimosa, bocuda e cabeçuda. Minha mãe sempre me diz que ninguém gosta de gente assim. Se alguém não gosta de mim, paciência. Não mudarei meu jeito de ser para ser como ela ou como os outros querem que eu seja e não tenho medo de me opor.
Siim! 6:00 O problema nesse ser humaninho se chama *NATUREZA PECAMINOSA* ! Recomendo se aprofundar nisso, especialmente, através da Teologia Reformada.
Exatamente, também to longe de ser mãe e to perplexa que nunca percebi essa "rejeição" á crianças. Só fico em dúvidas sobre evitar da criança ser mimada
O Senhor Op Uip poupou para oportunidade p poupou por oportuno Piologo o Op ok Ipu oportunidade por poupou Popper PP Ippo para outro op oportunidade para ok op isso o o opportunity Ippo Ippo Op para oo Op oh por Oi Op por look por ordem p o primeiro jo é isso optei Jó i Photoshop Op ojo para op a partir olha por up pilotagem j Pujo i para oportunidade hj a partir Op ópio Olook Ippo Op o pagamento oo oportunidade popo Op oi oi oi p a op por parte Ippo oh j para ópio Oi Op Op oportunidade p OCC o Op
Lembro de quando era criança, as pessoas realmente tratam crianças como se fossem burros ou incompletos. Nunca entendi adultos que não gostavam de crianças. Crianças merecem respeito. Amei.
Se você assistiu ao vídeo e teve qualquer tipo de pensamento como: "Mas ai a criança pode fazer o que quiser!", "Criança precisa de disciplina!", "Se for assim a criança fica cheia de vontade e quer mandar no adulto", "A vida não é fácil e se vc não criar frustrações na vida da criança, ela não vai aprender a lidar com o mundo lá fora!", você não entendeu o recado. Por favor! Assista novamente e tente entender o que ela disse! E caso assistiu novamente e ainda assim não entendeu, sinto muito pela criação que você teve, mas ainda dá tempo de fazer diferente com sua criança. Fica bem!
Talles eu vi duas vezes, e algumas coisa faladas soam como se as crianças nao tivessem que viver a infância de forma diferente da forma adulta. Crianca precisa ter limites, ela precisa aprender isso....temos uma geração que acha que tem muitos direitos e poucos deveres....quando chegam no mercado de trabalho, estão totalmente despreparadoss porque talvez nao tenham entendido com se comportar no ambiente corporativo. A palestra na se trata de empatia...um adulto que nao cumprimenta uma crianca, é apenas uma pessoa sem educação. Em relação a minha criança, ela esta bem, tem 28 anos , trabalha, continua estudando e esta prosperando pelo seus meritos.....crianca tem que ser respeitada como qual, tem que ser ouvida, mas algumas coisas faladas chegam a ser tristes de ouvir de uma pessoa que tem a formação que ela tem...so uma opiniao minha que é pessoal , fique bem.
@@mamedesa7228 uma criança não precisa ser LIMITADA, ela precisa de educação. Muitas vezes criamos frustrações desnecessárias que são refletidas na vida adulta e não fazemos a conexão que as causas são na infância. Uma criança que passa a infância ouvindo "Vc não tem que querer nada.." quando chega na adolescência os pais reclama e falam " Meu filho não quer nada com nada.. é um preguiçoso" . Quando gritamos com nossos filhos para eles pararem de gritar. Batemos para eles não baterem nos amiguinhos, mentimos para eles não mentirem (Se vc mentir, seu nariz vai crescer), coisas que ouvimos durante a nossa criação. Não é atoa que hoje o número de pessoas com depressão e outras doenças psicológicas são os mais altos de todos os tempos. Educação e Limite são coisas bem diferentes.. No mercado de trabalho, eu como gestor, não quero um funcionário ou um colega que não tenha autonomia e que não seja autogerenciável. Essas habilidades sao desenvolvidas na infância, e quando os pais fazem tudo pelos filhos, não os deixam tomar as próprias decisões dentro das opções dadas pelos adultos, as crianças crescem sem autonomia, dependentes. Minha mãe acha que eu estou super bem com 33 anos, bem sucedido financeiramente (na visão dela rsrs), porém ela não sabe dos meus problemas invisíveis que eu luto todo dia psicologicamente falando.
Por isso eu acho que todo mundo deveria fazer faculdade de Pedagogia. Uma formação enriquecedora para olhar as crianças como indivíduos completos hoje, que merecem atenção e respeito ❤️
Infelizmente, isso deveria ajudar, mas não ajuda. Muitos desses equívocos citados pela Isabela, acontecem em escolas de educação infantil exatamente por pedagogos.
@@marilisavieiradeliria9561 Exato, eu vim pelo tik tok, uma mulher que fez uma faculdade sobre pedagogia e não retratava essas coisas, ela disse que aprendeu em um vídeo como esse do que em uma faculdade.....
A faculdade foi o caminho que eu fiz e que me abriu os olhos para muitas coisas. Mas, não só. Aprendi muito na prática e na minha própria força de vontade e busca. Pessoas acomodadas e mal intencionadas existem em qualquer profissão dentro e fora das universidades. No entanto, não acho que desqualifica quem se propõe a aprender a fazer o melhor, principalmente pelas crianças
Eu com 15 anos, amante de psicologia, fiquei chocada. Eu nunca tinha parado pra pensar nesses aspectos que ela citou no vídeo - mesmo que eu seja uma pessoa muito reflexiva- e fiquei sinceramente impressionada. Parabéns!
As vezes não nos damos conta da importância da pluralidade de conteúdos que há no tiktok. Vi um trecho desse vídeo dividido em mais de 12 partes no meu ‘for you’ no momento em que ela fala sobre a criatividade da criança e aquilo me motivou muito a ver o vídeo completo.
Caí aqui pelo mesmo motivo. E o melhor... Sou pai de um adolescente de 14 anos e tô com meu segundo filho a caminho, com 8 semanas de gestação e ainda aprendendo muito!
Estava hoje mesmo conversando com meu marido sobre isso, não é difícil ser pai ou mãe se você se dedica a intender que é um ser que está em processo de aprendizado, tenho 2 filhas uma de 5 e outra de 1 ano, Agatha com 3 anos chegou da escola sem intender o porque de as outras crianças estarem zombando da amiguinha que fez xixi na roupa, ela me olhou e disse "é só xixi mamãe, não tem graça!" Sentei e conversei com ela, e em certo momento parecia que estava conversando com um adulto de tão incrível que foi o bate papo, naquele momento percebi que era assim que seguiria com a educação dela, ouvindo as dúvidas as ideias e debatendo sobre tudo, ela nem cresceu ainda e já me sinto orgulhosa do ser humano que ela está se tornando... Com a maternidade as 21 eu descubri em mim que jamais ficaria em um ambiente onde minha filha não fosse bem vinda ou que não tivesse espaço pra ela e isso refletiu muito na minha vida social, pois nós ficamos conhecido como os pais frescos, perdi amizade com muita gente que não entendia a importância que eu sempre dei pra minhas filhas Eu sei que ainda erro em muitos pontos, mas por vício da crianção que tive, porém me esforço ao máximo em tratar elas como iguais, não como acessórios... Adorei o vídeo me deixou claro que estou no caminho certo...
@@brunopadilha1920 fico grata, uma grande amiga sempre diz, " se vc quer que o mundo seja diferente comece dentro da sua casa", levo essas palavras pra vida, faço o meu melhor pra dar a uma boa criação e educação possível pra elas...
As crianças precisam ser respeitadas! E isso não tem nada a ver com deixar elas tomarem o controle da situação..! E sim em ter a sensibilidade de se colocar no lugar delas e identificar suas reais necessidades e demandas. Depois a sociedade vive lamentando por se deparar com tanta gente problemática por aí.. Tudo começa na infância! Uma fase preciosíssima, que tem total influência na fase adulta de um indivíduo. Palestra enriquecedora! 👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu acho que este lance de tomar controle da situação é que os pais oprimem seus filhos de coisas banais e até mesmo ridículas em certas situações e em outras situações dão liberdade pra criança já querer ser um adulto e daí se vem a agressividade se é que me entendi
"Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porquanto essa atitude é agradável ao Senhor. 21Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados." Colossenses 3:21. Infelizmente nós só lemos a primeira parte e ensinamos isso, mas esquecemos do resto. O que eu mais odiava em ser criança era que não podia nada, nem bagunçar. Isso precisa acabar.
A bíblia sempre tem algo pra nos ensinar, seja em qualquer época ou aspecto! A palavra de Deus é perfeita, muito bom você ter lembrado desse versículo.
"Educar não é cortar as asas e sim orientar o voo!!! "Gratidão pelo vídeo .Às vezes nem nos damos conta de que os pequenos são indivíduos como nós; que por isto, devemos agir de certo modo com igualdade e acima de tudo: empatia!
A minha filha sempre deu bom dia, boa tarde, boa noite quando mais nova... mas muitos adultos não a respondiam e hoje com 6 anos tivemos que começar novamente a ensinar e a dialogar o quão importante é dar um BOM DIA. Acredito que ela cansou por não ter o retorno das palavrinhas mágicas desses adultos. Talvez por ser uma criança eles não a respondia. :( Hoje no aguardo de uma consulta um rapaz passou e deu boa tarde e ela mais que depressa o respondeu. O rapaz ficou muito surpreso e achou a maior graça dela o responder e disse: Chega a ser engraçado uma criança dar boa tarde!
Simone Andrade Não faz isso ...Minha mãe SEMPRE chamava minha atenção pra dar bom dia.. boa tarde..Etc bença ..Eu fazia obrigada!!! Hoje eu não gosto de fazer isso parece que escuto minha mãe me enchendo a saco falando FALA BOM DIA AlICE menina mal educada.... Pra mim isso tem que ser natural. .Se vc quer que seu filho seja gentil e viva falando bom dia por aí.. ele tem ver VOCÊ fazendo isso com as pessoas e se ele achar uma coisa legal vai te copiar ..Fica cobrando cobrando cobrando . Não muda ninguém.. Só estressa.
Eu tentava impor ao meu filho que falasse bom dia, tive empatia a ele e não exijo mais isso, somente dou exemplo e tento mostrar os benefícios de estabelecer conexões com as pessoas. Tem gente que foi tão domesticada para falar bom dia que nem sabe para que serve estabelecer rapport/conexão, só faz por obrigação
Simone Andrade os meus filhos tb cumprimentam e ficam no vácuo por alguns adultos. Eu imediatamente falo que nem todo mundo eh educado mas a eles continuem sendo.
Que riqueza de conteúdo! Eu sempre sofri quando criança porque nem chorar eu tinha direito, minha mãe mandava eu engolir o choro! Por isso , quando comecei a trabalhar com as crianças sempre tentei usar o olhar humanizado, e por várias vezes fui rotulada de besta, principalmente quando fazia isso com a minha filha! Amei o vídeo! Obrigada!!
Muito bom "você não tem que querer nada"... cresci com esta frase e quando me tornei mãe fui criticada inúmeras vezes por respeitar os "quereres" da minha filha.... Parabéns pelo conteúdo! "Faça pelo outro o que o outro, sendo assim como ele é, estando no momento de vida que ele esta, estando na faixa etária que ele está gostaria que fizessem por ele".. linda lição de empatia
Eu simplesmente amo assistir a esse vídeo. Já assisti mais de 10 vezes. Sou mãe de uma menina de 13 e de um menino de 9, como eu passei a respeitar os meus filhos a partir das suas palavras... Muito obrigada!
Não devemos nos culpar AGORA!que ouvimos esta palestra (muito boa amei aprender isto.)pois somos edições dos nossos pais....Agora devemos ensinar o certo pra frente. Pra atualidade.ok.parabéns a palestrante.
Quantas vezes eu já ouvi "os seus irmãos não eram assim", "e pecado isso q vc está fazendo", "tds as outras mininas na sua idade fazer isso e vc e assim, esquisita desse jeito", "eu fiz das tripas a coração, para você agora fazer isso", "eu não sei mais oq fazer por vc", "essa geração de hj e muito esquisita" ...
Eu como estudante de pedagogia estou encantada com a sua palestra. O aspecto humano da didática sempre se mostrou o mais encantador aos meus olhos, e os métodos de ensino, seja como pais ou professores, devem levar em conta que estamos lidando com SERES HUMANOS. É fantástico perceber no desenvolvimento de uma criança como ela percebe que nos importamos com ela, com suas decisões e percepção do mundo. Meus parabéns!
Hoje você me fez chorar. O meu filho de quase 3 anos me falou que ia embora e que me deixaria em casa porque eu não gosto de brincar com ele....e é verdade , ele me chama e quase sempre eu estou ocupada.
O meu de 8 anos quando fala isso eu respondo pra ele antes de sair de casa vc tem que saber pra onde vai, se vai ter um teto e se vai ter comida e tem que ser em lugar seguro.
Eu me sentia exatamente assim quando era criança, talvez seja por isso que algumas pessoas se "revoltam" na adolescência, quando elas finalmente podem escolher alguma coisa, mesmo que sejam Poucas, crianças tem opiniões é ideias, elas pensam, assim como nós, eu queria que todos entendessem isso é tratassem os seus filhos de uma forma mais respeitosa, talvez desse jeito cresçam adultos mas humanos é menos confusos.
No princípio achei a criança do vídeo muito esperta, mas não havia pensado com a perspectiva que você apresentou, foi um tapa para olhar de uma forma diferente para o maior tesouro da minha vida!!! Foi muito valioso ver sua apresentação, pois abriu uma janela em minha cabeça!!! Gratidão!!!
6 лет назад+189
Noossa, como a gente errou e como erraram connosco!
Eu apanhei e nao morri. Eu nao fui atendida e minha opinião não foi ouvida e não morri. O que ru fazia de certo não foi reconhecido, só o que eu fazia de errado e não morri. Não me explicaram o por quê das coisas e não morri. Estou bem viva colhendo os frutos dessa educação que não mata. Sabe que frutos? Casar com qualquer um porque eu nao era importante, aceitar ofensa porque eu nao era importante, conviver sendo ignorada porque eu nao era importante, andar toda desarrumada porque eu não era importante. Viver querendo aprovação dos outros para me sentir bem... e me decepcionar com facilidade por depender dessa aprovação... Educação que recebi nos anos 90 nao será essa que minha filha vai receber. Graças a você Isa Minatel. Minha filha será respeitada, ouvida, valorizada, ensinada.
nossa ela disse tudo,as vezes não nos damos conta das coisas que fazemos e dissemos para as crianças,mas temos que começar a enxergar as crianças com respeito e amor.
Incrível! Está aí uma necessidade humana atual: entender que as crianças são pessoas e não pequenas pessoas. Elas não são o futuro, elas já são o presente! Elas são o Reino de Deus. Elas são amadas por Cristo. Que possamos buscar aprender como elas pensam e qual a melhor forma de ensiná-las.
Se todos os futuros pais lessem 2 livros apenas seriam pais melhores. O primeiro é "Nascer Sorrindo", do Dr. Leboyer; o segundo é "Liberdade sem medo", do prof. A. S. Neil. Uma outra coisa que os ''civilizados'' esquecem é o exemplo vindo dos indígenas, de como eles agem em sociedade e com as crianças. Ah, sim, grata pelo seu vídeo, adorei. Meu filho chorava demais, mesmo de barriguinha cheia. Hoje é adulto, e eu perguntei: Por que vc chorava tanto? Resposta: Mãe, eu só queria ficar pertinho de vc...
Eu queria curtir mais de uma vez, mas como não há essa possibilidade, rsrs, sinta se imensamente prestigiada pela sua sensibilidade humana, aprendi muito contigo.
Que Bela Reflexão! " Realmente, há muito o que se aprender da vida, pois vemos aqui nessa mensagem, que até nos tornamos adultos" Más, que ironicamente, ainda não crescemos! Em termos da evolução humanitária. Belos conceitos adqueridos! Obrigado por compartilhar. Prossiga adiante: Parabéns... Nota 1000.
Criança é gente. E o adulto é responsável, por ensinar e orientar. O exemplo é o melhor ensinamento. E crianças educadas com limites , fazem a diferença nesse mundo... Se não tiver limites.... sinto muito! Não dá. ....
Menina, fantástico seu vídeo. Sabe que até hoje meu filho diz, você não me ouve mãe, não me deixa falar, talvez este seja um outro assunto que podia abordar, entre tantos...Muito obrigada pela sensibilização...repassando
Linda palestra! Convertemos uma criança a um ser humano adulto . Quando vc vê alguém chorar um adulto vc quer saber o motivo e tentar ajudar. E com crianças a máxima é "deixa chorar"
Eu me emocionei tanto com esse vídeo que ele acabou e meus olhos estavam cheios de lágrimas. Espero que eu consiga por em prática tudo isso na vida do meu filho.
Uau!!!!!! Sem palavras!!!! Todos os pais tem obrigação de assistir um vídeo como este, pois o futuro da humanidade está em nossas casas e deixar filhos melhores para o mundo, está em nossas mãos!!!!
Trabalho com crianças, tenho netos de 3 anos e recém nascido e, sempre que vejo crianças fazendo essas coisas, me pergunto: o que será que ela quer? Começo a imaginar o que podderia ser, tento descobrir chegando perto pra ouvir, então descubro que elas realmente precisam ser ouvidas. Às vezes não consigo, mas sempre tento.
O vídeo que mudou minha vida para sempre! Há mais ou menos 1 ano e meio atrás, enfrentava muitos problemas no relacionamento com meu filho de 4 anos na época. Foi quando decidi que não era normal viver daquela forma, e comecei a minha pesquisa, pedindo orientação de Deus para encontrar as respostas que me ajudassem. Foi assim que conheci a Isa Minatel e seus conhecimentos incríveis, que é sem dúvidas um dos melhores presentes que a vida me deu! Gratidão 🙏 ❤️❤️❤️
Fora a parte que falou da Escola, muito bom(crítica construtiva). Criança, também, precisa de direcionamento, de aprender que há começo, meio e fim. Parabéns por se dedicar às crianças. Deus abençoe.
Não entendi pq não se pode falar da escola? O ponto é o piloto automático, as coisas são como são pq sempre foram assim e ninguém para pra pensar que há outra forma de fazer. Há mais de uma forma de fazer a mesma coisa. E agora uma provocação: escolas, presídios e fábricas são muito parecidas. Todos vestidos da mesma forma, ficam em salas/celas e saem para o pátio somente quando toca um sinal autorizando. Escolas matam a criatividade e a aprendizagem. Procure o Ted do Murilo.
Olá Isabela Minatel. Poderia ficar horas lhe ouvindo falar sobre crianças, você se refere às crianças com amor, pelo que eu pude perceber. Criei meus três filhos pensando do mesmo modo como você relatou. Graças a Deus, tive uma mãe não com muito conhecimento acadêmico, mas com muita sabedoria de vida e amor. Sempre me ensinava a me colocar no lugar do outro e ensinava também que respeito não tem idade, que tanto o adulto quanto a criança, o adolescente, o jovem ou o idoso deve ser tratado com muito respeito e nunca constranger ninguém. Isso faz toda a diferença até hoje em minha vida como também na dos meus filhos. Parabéns pela sua palestra. Oxalá o coração das pessoas que a ouviram estejam abertos para esse ensinamento tão importante, tanto pros pequenos quanto pros seus pais, avós, tios, professores, etc.
Claro, conselhos a serem seguidos com moderação para que se consiga o respeito dos filhos e a imposição de limites. Ainda assim, ótimas reflexões e muita clareza para uma educação compreensiva e fundamental para um bom desenvolvimento da criança. Sensacional 👏🏽
02:55 "Podemos suportar qualquer coisa dê errado na nossa vida, agora, um filho que dê "errado" a gente nunca vai superar. Vamos pra sempre nos perguntar: Onde foi que eu errei? O que eu poderia ter feito de diferente?" 😲
Quando eu era crianças eu tinha várias bonecas, muitas mesmo. Sempre que chegava uma criança na minha casa ela ia direto pras minhas bonecas. Eu lembro que eu sentia muito ciúmes delas, eu cuidava das minhas bonecas como algo precioso ( meu tesouro em outras palavras). Quando eu falavá "NÃO!" minha mãe fazia uma cara feia pra mim e dizia: "Não pode ser assim! Tem que dividir." e ela sempre pegava uma boneca e dava pra criança. Eu coitada ficava com raiva, mas o que eu podia fazer? Minha mãe deu não posso fazer nada! Eu pensava assim. Hoje eu sou uma adolescente e tenho muita dificuldade de falar "Não!". Minha mãe fala que eu tenho que ser esperta e fala não. Mas como eu vou fazer isso? Sempre foi reprimida quando eu era criança.
Então, mas você mesma disse que tinha MUITAS bonecas. Sua mãe tava tentando, mesmo que Talvez erroneamente, te ensinar a compartilhar. Afinal, se você guardasse sempre todas as bonecas pra você e Nunca compartilhasse, você cresceria sim egoísta
Lara você tem, criou ou acredita em algum método ?? Eu trabalho com crianças, tenho irmãos e simplesmente sou até hoje apaixonada pelo conhecimento. Buscando sempre desenvolvimento pessoal. Se estiver trabalhando com alguma pesquisa me solidarizo a ajudar respondendo perguntas ou aplicando e avaliando crianças.
Minha filha, hoje com 24 anos, quando tinha 3 aninhos teve uma febre que não cedia. Levei a vários médicos e nada, então levei ela ao DR. Mario Dias, um pediatra que atendia as crianças da comunidade. Ao chegar la, ele a examinou e depois perguntou : O que vc sente? eu já me preparava para responder quando ele me calou, e disse: Perguntei a ela! Minha pequena Victoria disse: dor de cabeça, dor na barriga e saudade do meu avô ( que era diretor da escola que eu trabalhava e morava e neste período gozava de férias) então o medico gentilmente disse-me: leve ela para visitar o avo. E ela ficou boa depois da visita!
Você erra em ser radical! Sejamos flexíveis, amorosos, empáticos... começando com a gente para depois conseguirmos nos sensibilazarmos com o outro. Adorei💓
Excelentes reflexões sobre o mundo da criança, não há uma receita pronta e perfeita para educar . Pratiquemos a empatia e que possamos olhar o mundo na perspectiva da criança.
"Na nossa cultura a gente desrespeita a criança". Eu tenho isso muito claro pra mim, desde a época que o CRUJ me ensinou que eu era ultra-jovem e merecia respeito. Muito obrigado pela palestra, apesar de que pareceu ter um tom de raiva junto 😂 Mas eu concordo com cada uma das palavras, e vou compartilhar e ter a esperança de que os pais pra quem eu vou mandar vão assistir de ouvidos abertos. Assim como temos movimentos pelos direitos de negros, mulheres, índios, LGBTs, da fauna, da flora, etc eu sinto a falta de termos movimentos que defendam também as crianças, como é feito nesse vídeo. Eu luto por cada bandeira que mencionei, e luto também pela bandeira da criança que eu desconheço se já existir. Obrigado pelo vídeo!
Eu durante a gravidez li livros de psicologia, revistas e tive sorte de cuidar de dois irmãos hoje casados. Mesmo assim minha filha não coube em situação nenhuma dentro dos contextos do livros , revistas etc.... ela nasceu com várias doenças e os médicos teimavam igual criança dizendo que era manha, mas era dor de verdade, era doença de verdade e até hoje os médicos sofrem para saber o que fazer porque as doenças juntas não é comum. Enfim... seguimos lutando. E a primeira coisa que ensinei minha filha quando notei que ela conseguia prestar atenção e entender algo eu disse duas coisas que ela carrega consigo "argumente" e se conquista "com açúcar e não com vinagre" e as chances de abrir as portas podem aumentar. Eu sempre ouvi minha filha. E esse meu jeito bem peculiar ajudou minha filha a se desenvolver, hoje considerada uma criança super dotada. Mas ainda sou considerada paranóica, obssessiva e qq coisa ... por insistir que os adultos repensem em suas decisões e tentem com algum esforço a encontrar outras soluções para, no caso, as dores e mal estares que ela sentia... terrivel ser uma mãe que só quer o bem estar e alguma qualidade para sua filha, afinal ela quem sente as dores 24 horas por dia... não eu e nem os médicos. Ritalina kkkk já tentaram , nem pensar , e um dia um outro médico depois de anos disse, ainda bem que a senhora não deixou dar a ritalina. Viu como esses adultos não se entendem? E aí nossos filhos viram cobaia , e continuamos cobaias na fase adulta porque não detectamos esses comportamentos , porque são adultos, porque são medicos. Pelo amor de Deus não são todos os médicos, eu tenho verdadeira gratidão eterna a alguns médicos e enfermeiros que incrivelmente me ajudam nessa tarefa de ajudar minha filha ter alguma qualidade de vida. bjsss
Sandra Lopes Que relato maravilhoso. Eu tmb vivi uma experiência semelhante. O "fogo cruzado" de médicos adultos que não se entendiam , mesmo tendo a mesma formação. Tmb lutei mto contra a dor... E aprendi que é mto importante criar indivíduos que acreditem na sua capacidade de raciocínio, que não saiam acreditando em tudo o que a outra pessoa fala só porque esta pessoa está em posição de autoridade.
O conhecimento que temos hj, os nossos pais ou avós nao não tiveram oportunidades de ter. E nunca souberam como educar uma criança, foi na porrada que criaram o seu próprio método. E fora o peso que a cultura colocava e continua colocando. Fico feliz que existe pessoas incomodadas e que buscam conhecimento atrás das experiências e compartilham isso com a sociedade. Sempre tem que ter um para levantar e levar o conhecimento. Tudo o que se tem hj foi através de pesquisa aprofundadas. Se tem um bom livro pq alguém resolveu investigar afundo e procurar entender e resolver o que estava acontecendo e etc....
Maravilhosa!!!! Estou emocionada!!! Eu continuaria assistindo ( se não tivesse um bebê de 7 meses rsrs) o resto do dia , faça mais palestras assim, por favor !!!!!!🙏🙏🙏 O mundo precisa ver esse vídeo !!!!
Uau, que vídeo! Muito importante para olharmos para as crianças da forma certa, sabendo que elas tem quereres, dores, sentimentos, necessidades afetivas... De fato temos que aprender a olhar para as crianças, olhar de verdade.
Hj numa consulta descobrir que minha filha de 4 anos está a sofrer de ansiedade e que pode desencadear uma depressão por ausência de alguns familiares. E isso mexeu mto comigo por me sentir incapaz e perceber o qnto sou péssima mae prós meus meu filhos, pois tbm ja sofri de depressão e sinto uma dependência parental imensa... Sinto que sou um fracasso com os dois seres humanos que mais precisa de mim... 💔
Moça vc é uma ótima mãe apenas por estar procurando sobre isso, as crianças q nascem hoje em dia tem televisão, internet, escola e pressão social, com isso elas adquirem uma quantidade enorme de informações q tornam delas uma geração evoluída dms para idade delas, a culpa não é sua, quando disse para minha mãe que achava q estava deprimida ela me bateu e disse que não me dá um teto para eu ficar deprimida, quem me dera ter uma mãe como você
Não se sinta assim ! Às vezes achamos que a educação que estamos dando é a certa ! Passei por isso também e infelizmente o tempo não volta . É tentarmos fazer diferente! Deus te abençoe c sabedoria e leveza para direcionar da melhor forma as coisas !
“Todas as pessoas grandes foram um dia crianças - mas poucas se lembram disso.”
O pequeno Príncipe
O triste é que os trauma das criança continua, mesmo a gente não lembrando, as vezes coisas bobas que é para gente hoje em dia, foi muito triste para a criança que a gente era......
Minha mãe me conta uma história que sempre me comoveu mto... Qdo eu era bebê , minha mãe recebeu , certa tarde , uma ligação da minha avó, no trabalho , informando à ela q eu não parava de chorar , há mtas horas. Minha mãe voltou pra casa , fez tudo o que estava ao seu alcance , me levou ao médico e aquilo não passou. Depois de , sei lá, um mês peregrinando em hospitais, ela encontrou um especialista que lhe disse " Minha senhora , a sua filha está chorando de saudades de vc ! Qtas hras por dia a senhora trabalha ? O nome desta dor que ela sente é saudade ! " Minha mãe ficou mto impactada com o que ele disse , mas resolveu agir : tirou uma semana de folga e passou a semana inteira comigo. Me levou pra passear... Ao final de uma semana , em que nós passamos juntas , todo aquele desconforto havia desaparecido ! Eu voltei a ser o bebê tranquilo e fácil de lidar q havia sido até então. A sensibilidade desse médico me comove mto , até hj , pq minha mãe jamais teria chegado à essa conclusão sozinha.
😭😭😭😭😭
Emocionante! Hj em dia parece praticamente impossível encontrar um médico assim... A maioria só se preocupa em ouvir correndo os sintomas e prescrever um remédio paliativo pra poder chamar o próximo paciente pra ganhar mais.
Provavelmente vc estava na "angústia da separação", minha bebê está passando por isso. Graças a Deus eu estudei antes e aprendi sobre. Ainda bem que seu médico ajudou sanar sua dor. 🙏❤
Nossa muito comovente👏👏👏
Eu fiquei com o coração quentinho
Se os pais e pedagogos vissem o mundo sob a perspectiva da criança, teríamos um mundo bem melhor.
E qdo respeitamos as crianças, dizem q estamos mimando elas. A mesma coisa para os bichinhos. Parabéns pela consciência e clareza.
Acho mais fácil ser criança nos tempos atuais.
Na minha época de criança na década de 80 era mais difícil ser criança. Ninguém ouvia o que a criança tinha a dizer...eu tinha raiva de ser criança. Hoje eu vejo as pessoas pararem pra ouvir a criança. Que bom que isso mudou!
Moro nos EUA e um dia meu marido levou meu filho no medico e a enfermeira estava tirando os sinais vitais e meu filho bem preocupado perguntou: o que está acontecendo? A enfermeira olhou para ele e respondeu: estou tirando seus sinais vitais para colocar no computador, para o medico olhar depois. E ele falou: ah ta. Meu marido ficou impressionado com a naturalidade com que a enfermeira respondeu meu filho como se ele fosse um adulto.
Eu estou aprendendo a ser mais verdadeira com meu filho, claro que de formas que ele entenda. A "tivó" dele, minha madrinha, está internada com covid e eu decidi contar pra ele (ele tem 2a e 8m). Expliquei do bichinho do corona que estava no peito dela, mas que o bichinho já estava saindo e que era pra pedirmos pro papai do céu pra cuidar dela. Ele agora pergunta sempre se o bichinho já saiu, e quando digo que não, ele fala: SAI LOGO BICHINHO!
Ele entendeu e conversa com ela, perguntando se ela está dodói, falando que "vai passar"
Crianças são incríveis, a gente que estraga elas.
Mas você tem que ser claro e conversar com a criança explica o mundo pra ela mesmo. A gente tem uma ideia fraca que criança é bobinha e não vai entender. Pelo contrario! Entendem melhor que muitos adultos a muitas coisas
poxa, que vídeo bom! tenho apenas 17 anos e me encontro cometendo alguns erros com a minha irmã de 2 anos, obrigada!
eu até mandaria para os meus pais, mas eles provavelmente diriam que eu estou querendo mandar na criação deles, realmente escutei várias vezes “você não tem que querer nada”
uma pena
A mesma situação que minha mas a diferença é que minha mãe está aberta a novas ideias , ela é solo
“Persistência na infância é conhecido como teimosia”
Sim...
E " teimosia" na verdade é algo bom!!
Tipo" Tomé "que é algo bom!!
E ter dúvida e querer ter conhecimento!
Eu sou extremamente teimosa, bocuda e cabeçuda. Minha mãe sempre me diz que ninguém gosta de gente assim. Se alguém não gosta de mim, paciência. Não mudarei meu jeito de ser para ser como ela ou como os outros querem que eu seja e não tenho medo de me opor.
Siim!
6:00 O problema nesse ser humaninho se chama *NATUREZA PECAMINOSA* ! Recomendo se aprofundar nisso, especialmente, através da Teologia Reformada.
Minha mãe falava que eu era teimoso como uma caracteristica horrivel para uma criança.
Verdade!
Que vídeo sensacional. Tenho 23 anos, ainda estou longe de ser pai, mas já aprendi que tenho que estudar muito ainda pra ser um.
Exatamente, também to longe de ser mãe e to perplexa que nunca percebi essa "rejeição" á crianças. Só fico em dúvidas sobre evitar da criança ser mimada
O Senhor Op Uip poupou para oportunidade p poupou por oportuno Piologo o Op ok Ipu oportunidade por poupou Popper PP Ippo para outro op oportunidade para ok op isso o o opportunity Ippo Ippo Op para oo Op oh por Oi Op por look por ordem p o primeiro jo é isso optei Jó i Photoshop Op ojo para op a partir olha por up pilotagem j Pujo i para oportunidade hj a partir Op ópio Olook Ippo Op o pagamento oo oportunidade popo Op oi oi oi p a op por parte Ippo oh j para ópio Oi Op Op oportunidade p OCC o Op
Gostaria de saber pq as pessoas dão deslike num vídeo desses?
Coisa mais linda, gente que se reconhece como gente que ainda tá aprendendo!
eu ia comentar exatamente a mesma coisa ahahhaa
Lembro de quando era criança, as pessoas realmente tratam crianças como se fossem burros ou incompletos. Nunca entendi adultos que não gostavam de crianças. Crianças merecem respeito. Amei.
Se você assistiu ao vídeo e teve qualquer tipo de pensamento como: "Mas ai a criança pode fazer o que quiser!", "Criança precisa de disciplina!", "Se for assim a criança fica cheia de vontade e quer mandar no adulto", "A vida não é fácil e se vc não criar frustrações na vida da criança, ela não vai aprender a lidar com o mundo lá fora!", você não entendeu o recado. Por favor! Assista novamente e tente entender o que ela disse! E caso assistiu novamente e ainda assim não entendeu, sinto muito pela criação que você teve, mas ainda dá tempo de fazer diferente com sua criança. Fica bem!
Talles eu vi duas vezes, e algumas coisa faladas soam como se as crianças nao tivessem que viver a infância de forma diferente da forma adulta. Crianca precisa ter limites, ela precisa aprender isso....temos uma geração que acha que tem muitos direitos e poucos deveres....quando chegam no mercado de trabalho, estão totalmente despreparadoss porque talvez nao tenham entendido com se comportar no ambiente corporativo. A palestra na se trata de empatia...um adulto que nao cumprimenta uma crianca, é apenas uma pessoa sem educação. Em relação a minha criança, ela esta bem, tem 28 anos , trabalha, continua estudando e esta prosperando pelo seus meritos.....crianca tem que ser respeitada como qual, tem que ser ouvida, mas algumas coisas faladas chegam a ser tristes de ouvir de uma pessoa que tem a formação que ela tem...so uma opiniao minha que é pessoal , fique bem.
Incrivel seu comentario!!!!!
@@mamedesa7228 uma criança não precisa ser LIMITADA, ela precisa de educação. Muitas vezes criamos frustrações desnecessárias que são refletidas na vida adulta e não fazemos a conexão que as causas são na infância. Uma criança que passa a infância ouvindo "Vc não tem que querer nada.." quando chega na adolescência os pais reclama e falam " Meu filho não quer nada com nada.. é um preguiçoso" . Quando gritamos com nossos filhos para eles pararem de gritar. Batemos para eles não baterem nos amiguinhos, mentimos para eles não mentirem (Se vc mentir, seu nariz vai crescer), coisas que ouvimos durante a nossa criação. Não é atoa que hoje o número de pessoas com depressão e outras doenças psicológicas são os mais altos de todos os tempos. Educação e Limite são coisas bem diferentes.. No mercado de trabalho, eu como gestor, não quero um funcionário ou um colega que não tenha autonomia e que não seja autogerenciável. Essas habilidades sao desenvolvidas na infância, e quando os pais fazem tudo pelos filhos, não os deixam tomar as próprias decisões dentro das opções dadas pelos adultos, as crianças crescem sem autonomia, dependentes. Minha mãe acha que eu estou super bem com 33 anos, bem sucedido financeiramente (na visão dela rsrs), porém ela não sabe dos meus problemas invisíveis que eu luto todo dia psicologicamente falando.
Concordo plenamente com você Talles Ivan Nicácio, os limites fazem de uma criança um homem ou mulher honrada e honesta.
@@tallesoliveira5216 obrigada pelo seu comentário. Visões como essa estão fazendo muita falta na sociedade atual.
Por isso eu acho que todo mundo deveria fazer faculdade de Pedagogia. Uma formação enriquecedora para olhar as crianças como indivíduos completos hoje, que merecem atenção e respeito ❤️
Infelizmente, isso deveria ajudar, mas não ajuda. Muitos desses equívocos citados pela Isabela, acontecem em escolas de educação infantil exatamente por pedagogos.
@@marilisavieiradeliria9561 Exato, eu vim pelo tik tok, uma mulher que fez uma faculdade sobre pedagogia e não retratava essas coisas, ela disse que aprendeu em um vídeo como esse do que em uma faculdade.....
@@sabrinaborges7323 Vc não viu nada... Posso te afirmar com toda segurança que o RUclips oferece muito mais conteúdo que muitas faculdades por aí.
♥️
A faculdade foi o caminho que eu fiz e que me abriu os olhos para muitas coisas. Mas, não só. Aprendi muito na prática e na minha própria força de vontade e busca. Pessoas acomodadas e mal intencionadas existem em qualquer profissão dentro e fora das universidades. No entanto, não acho que desqualifica quem se propõe a aprender a fazer o melhor, principalmente pelas crianças
Eu com 15 anos, amante de psicologia, fiquei chocada.
Eu nunca tinha parado pra pensar nesses aspectos que ela citou no vídeo - mesmo que eu seja uma pessoa muito reflexiva- e fiquei sinceramente impressionada.
Parabéns!
As vezes não nos damos conta da importância da pluralidade de conteúdos que há no tiktok. Vi um trecho desse vídeo dividido em mais de 12 partes no meu ‘for you’ no momento em que ela fala sobre a criatividade da criança e aquilo me motivou muito a ver o vídeo completo.
Também vim pelo TikTok e já vou procurar mais conteúdos dela e sobre o tema. Excelente!!
Eu também, acabei de vim do, tiktok tenho uma bebê de 4m.
Caí aqui pelo mesmo motivo. E o melhor... Sou pai de um adolescente de 14 anos e tô com meu segundo filho a caminho, com 8 semanas de gestação e ainda aprendendo muito!
Tbm vim pelo TikTok
Simmmmm. Eu também.
"A gente planta na infância e colhe na vida adulta"
Estava hoje mesmo conversando com meu marido sobre isso, não é difícil ser pai ou mãe se você se dedica a intender que é um ser que está em processo de aprendizado, tenho 2 filhas uma de 5 e outra de 1 ano,
Agatha com 3 anos chegou da escola sem intender o porque de as outras crianças estarem zombando da amiguinha que fez xixi na roupa, ela me olhou e disse "é só xixi mamãe, não tem graça!" Sentei e conversei com ela, e em certo momento parecia que estava conversando com um adulto de tão incrível que foi o bate papo, naquele momento percebi que era assim que seguiria com a educação dela, ouvindo as dúvidas as ideias e debatendo sobre tudo, ela nem cresceu ainda e já me sinto orgulhosa do ser humano que ela está se tornando...
Com a maternidade as 21 eu descubri em mim que jamais ficaria em um ambiente onde minha filha não fosse bem vinda ou que não tivesse espaço pra ela e isso refletiu muito na minha vida social, pois nós ficamos conhecido como os pais frescos, perdi amizade com muita gente que não entendia a importância que eu sempre dei pra minhas filhas
Eu sei que ainda erro em muitos pontos, mas por vício da crianção que tive, porém me esforço ao máximo em tratar elas como iguais, não como acessórios...
Adorei o vídeo me deixou claro que estou no caminho certo...
Que lindo ver a humanidade em suas palavras. Ainda bem que o mundo tem pessoas como você!
💛
Foi muito importante para mim ler as suas palavras, concordo com você, quero ser assim com meus filhos💙
@@brunopadilha1920 fico grata, uma grande amiga sempre diz, " se vc quer que o mundo seja diferente comece dentro da sua casa", levo essas palavras pra vida, faço o meu melhor pra dar a uma boa criação e educação possível pra elas...
@@simonelima1112 com certeza será ainda melhor ❤️
As crianças precisam ser respeitadas!
E isso não tem nada a ver com deixar elas tomarem o controle da situação..!
E sim em ter a sensibilidade de se colocar no lugar delas e identificar suas reais necessidades e demandas.
Depois a sociedade vive lamentando por se deparar com tanta gente problemática por aí..
Tudo começa na infância!
Uma fase preciosíssima, que tem total influência na fase adulta de um indivíduo.
Palestra enriquecedora!
👏👏👏👏👏👏👏👏
Eu acho que este lance de tomar controle da situação é que os pais oprimem seus filhos de coisas banais e até mesmo ridículas em certas situações e em outras situações dão liberdade pra criança já querer ser um adulto e daí se vem a agressividade se é que me entendi
"Filhos, obedecei em tudo a vossos pais, porquanto essa atitude é agradável ao Senhor. 21Pais, não irriteis vossos filhos, para que eles não fiquem desanimados." Colossenses 3:21. Infelizmente nós só lemos a primeira parte e ensinamos isso, mas esquecemos do resto. O que eu mais odiava em ser criança era que não podia nada, nem bagunçar. Isso precisa acabar.
Comentário perfeito!
Lemos o que nos convém
A bíblia sempre tem algo pra nos ensinar, seja em qualquer época ou aspecto! A palavra de Deus é perfeita, muito bom você ter lembrado desse versículo.
"Educar não é cortar as asas e sim orientar o voo!!! "Gratidão pelo vídeo .Às vezes nem nos damos conta de que os pequenos são indivíduos como nós; que por isto, devemos agir de certo modo com igualdade e acima de tudo: empatia!
Uma das melhores palestras. Eu assisti fazer quase 4 anos e nunca me esqueço do tanto que aprendi e reaprendo cada vez que revejo essa aula! ❤
A minha filha sempre deu bom dia, boa tarde, boa noite quando mais nova... mas muitos adultos não a respondiam e hoje com 6 anos tivemos que começar novamente a ensinar e a dialogar o quão importante é dar um BOM DIA. Acredito que ela cansou por não ter o retorno das palavrinhas mágicas desses adultos. Talvez por ser uma criança eles não a respondia. :(
Hoje no aguardo de uma consulta um rapaz passou e deu boa tarde e ela mais que depressa o respondeu. O rapaz ficou muito surpreso e achou a maior graça dela o responder e disse: Chega a ser engraçado uma criança dar boa tarde!
Que mundo este que nós vivemos, Meu Deus... Como conseguir não responder ao "bom dia" de uma criança? Feliz pela existência deste rapaz...
Simone Andrade Não faz isso ...Minha mãe SEMPRE chamava minha atenção pra dar bom dia.. boa tarde..Etc bença ..Eu fazia obrigada!!! Hoje eu não gosto de fazer isso parece que escuto minha mãe me enchendo a saco falando FALA BOM DIA AlICE menina mal educada.... Pra mim isso tem que ser natural. .Se vc quer que seu filho seja gentil e viva falando bom dia por aí.. ele tem ver VOCÊ fazendo isso com as pessoas e se ele achar uma coisa legal vai te copiar ..Fica cobrando cobrando cobrando . Não muda ninguém.. Só estressa.
Eu tentava impor ao meu filho que falasse bom dia, tive empatia a ele e não exijo mais isso, somente dou exemplo e tento mostrar os benefícios de estabelecer conexões com as pessoas. Tem gente que foi tão domesticada para falar bom dia que nem sabe para que serve estabelecer rapport/conexão, só faz por obrigação
Simone Andrade os meus filhos tb cumprimentam e ficam no vácuo por alguns adultos. Eu imediatamente falo que nem todo mundo eh educado mas a eles continuem sendo.
Simone Andrade temos que tê sensibilidade para entender as crianças e explicar sempre a razão do "porquê não".
Que riqueza de conteúdo! Eu sempre sofri quando criança porque nem chorar eu tinha direito, minha mãe mandava eu engolir o choro! Por isso , quando comecei a trabalhar com as crianças sempre tentei usar o olhar humanizado, e por várias vezes fui rotulada de besta, principalmente quando fazia isso com a minha filha! Amei o vídeo! Obrigada!!
rotula essas pessoas que te rotularam de besta pra pecadora
Muito bom "você não tem que querer nada"... cresci com esta frase e quando me tornei mãe fui criticada inúmeras vezes por respeitar os "quereres" da minha filha.... Parabéns pelo conteúdo! "Faça pelo outro o que o outro, sendo assim como ele é, estando no momento de vida que ele esta, estando na faixa etária que ele está gostaria que fizessem por ele".. linda lição de empatia
Não tenho filhos,mas conheço muitas crianças que tem medo de serem crianças. Fantástica essa palestra.
Eu simplesmente amo assistir a esse vídeo. Já assisti mais de 10 vezes. Sou mãe de uma menina de 13 e de um menino de 9, como eu passei a respeitar os meus filhos a partir das suas palavras... Muito obrigada!
“A gente virou o que pra ter que fazer curso pra humanizar?”
Desumanos !
Somos humanos. Mas muitos perderam o senso de humanidade. São piores que os animais.
Somos seres ignorantes e prepotentes, mas que jamais reconhecemos☹️
Ah! Meninas, parem com isso agora.
Estamos apenas com os programas errados, simples assim. Bora desprogramar. rsrsrs Eu já comecei, e estou amando.
“A gente virou o que pra ter que fazer curso pra humanizar?” Animais
Não devemos nos culpar AGORA!que ouvimos esta palestra (muito boa amei aprender isto.)pois somos edições dos nossos pais....Agora devemos ensinar o certo pra frente. Pra atualidade.ok.parabéns a palestrante.
Quantas vezes eu já ouvi "os seus irmãos não eram assim", "e pecado isso q vc está fazendo", "tds as outras mininas na sua idade fazer isso e vc e assim, esquisita desse jeito", "eu fiz das tripas a coração, para você agora fazer isso", "eu não sei mais oq fazer por vc", "essa geração de hj e muito esquisita" ...
Sensacional!!!!!! 👏👏👏👏
Eu como estudante de pedagogia estou encantada com a sua palestra. O aspecto humano da didática sempre se mostrou o mais encantador aos meus olhos, e os métodos de ensino, seja como pais ou professores, devem levar em conta que estamos lidando com SERES HUMANOS. É fantástico perceber no desenvolvimento de uma criança como ela percebe que nos importamos com ela, com suas decisões e percepção do mundo. Meus parabéns!
Hoje você me fez chorar. O meu filho de quase 3 anos me falou que ia embora e que me deixaria em casa porque eu não gosto de brincar com ele....e é verdade , ele me chama e quase sempre eu estou ocupada.
O meu de 8 anos quando fala isso eu respondo pra ele antes de sair de casa vc tem que saber pra onde vai, se vai ter um teto e se vai ter comida e tem que ser em lugar seguro.
Eu me sentia exatamente assim quando era criança, talvez seja por isso que algumas pessoas se "revoltam" na adolescência, quando elas finalmente podem escolher alguma coisa, mesmo que sejam Poucas, crianças tem opiniões é ideias, elas pensam, assim como nós, eu queria que todos entendessem isso é tratassem os seus filhos de uma forma mais respeitosa, talvez desse jeito cresçam adultos mas humanos é menos confusos.
No princípio achei a criança do vídeo muito esperta, mas não havia pensado com a perspectiva que você apresentou, foi um tapa para olhar de uma forma diferente para o maior tesouro da minha vida!!! Foi muito valioso ver sua apresentação, pois abriu uma janela em minha cabeça!!! Gratidão!!!
Noossa, como a gente errou e como erraram connosco!
Erramos mesmo
QUE PALESTRA MEUS AMIGOS. QUE PALESTRA.
Uma palestra diferente de todas que já ouvi.... foi realmente uma viajem ao mundo da criança ... parabens Isabela
daniel silva este é o ponto! É novidade pararmos para perceber a perspectiva da criança! Loucura né?
Sob o ponto de vista de educar, mas me parece mais um trabalho para aceitarmos adolescentes rebeldes e cheios de razão como os que já existem
Eu apanhei e nao morri. Eu nao fui atendida e minha opinião não foi ouvida e não morri. O que ru fazia de certo não foi reconhecido, só o que eu fazia de errado e não morri. Não me explicaram o por quê das coisas e não morri. Estou bem viva colhendo os frutos dessa educação que não mata. Sabe que frutos? Casar com qualquer um porque eu nao era
importante, aceitar ofensa porque eu nao era importante, conviver sendo ignorada porque eu nao era importante, andar toda desarrumada porque eu não era importante. Viver querendo aprovação dos outros para me sentir bem... e me decepcionar com facilidade por depender dessa aprovação... Educação que recebi nos anos 90 nao será essa que minha filha vai receber. Graças a você Isa Minatel. Minha filha será respeitada, ouvida, valorizada, ensinada.
Maravilhoso.
Não tenho interesse na maternidade, mas eu mesma gostaria que meus pais tivessem esse conhecimento quando eu era criança!!
Este video demonstra o nosso olhar para a criança
nossa ela disse tudo,as vezes não nos damos conta das coisas que fazemos e dissemos para as crianças,mas temos que começar a enxergar as crianças com respeito e amor.
Impressionante ver dessa forma 👏🫶
Essa mulher me arrepiou ! Muito tocante essa fala, estudar sobre ser pais é uma coisa TAO importante mesmo ne? nossa....
Incrível! Está aí uma necessidade humana atual: entender que as crianças são pessoas e não pequenas pessoas. Elas não são o futuro, elas já são o presente! Elas são o Reino de Deus. Elas são amadas por Cristo. Que possamos buscar aprender como elas pensam e qual a melhor forma de ensiná-las.
*Elas não são apenas o futuro.
Se todos os futuros pais lessem 2 livros apenas seriam pais melhores. O primeiro é "Nascer Sorrindo", do Dr. Leboyer; o segundo é "Liberdade sem medo", do prof. A. S. Neil. Uma outra coisa que os ''civilizados'' esquecem é o exemplo vindo dos indígenas, de como eles agem em sociedade e com as crianças. Ah, sim, grata pelo seu vídeo, adorei. Meu filho chorava demais, mesmo de barriguinha cheia. Hoje é adulto, e eu perguntei: Por que vc chorava tanto? Resposta: Mãe, eu só queria ficar pertinho de vc...
❤
Vou procurar esse livro, eu tenho uma filha de 3 meses e quero educa -la da melhor forma possível.
"Verdade, vide exemplo dos yanomamis"
Q lindo seu filho. Crianças não choram a toa. É a forma de comunicação deles já q ñ sabem se expressar direito.
Essa foi a melhor resposta! 😍
Ótima palestra, muito didática amei parabéns pelo conteúdo
Depois deste vídeo,vou ser uma mãe diferente, me iluminou lugares que eu nunca havia olhado.Obrigada.
Excelente ! Vou vigiar minhas atitudes com as crianças e aprender com elas.
As crianças precisam ser respeitadas! As pessoas precisam ter empatia pelas crianças e sempre comprimentá-las são serem humanos também
Quer inspiração!!! Cada palavra virou uma sementinha plantada.
Eu queria curtir mais de uma vez, mas como não há essa possibilidade, rsrs, sinta se imensamente prestigiada pela sua sensibilidade humana, aprendi muito contigo.
Que Bela Reflexão! " Realmente, há muito o que se aprender da vida, pois vemos aqui nessa mensagem, que até nos tornamos adultos" Más, que ironicamente, ainda não crescemos! Em termos da evolução humanitária. Belos conceitos adqueridos! Obrigado por compartilhar. Prossiga adiante: Parabéns... Nota 1000.
Muito bom! Estudamos pra tudo na vida, menos pra sermos pai e mãe.
Criança é gente. E o adulto é responsável, por ensinar e orientar.
O exemplo é o melhor ensinamento.
E crianças educadas com limites , fazem a diferença nesse mundo...
Se não tiver limites.... sinto muito! Não dá. ....
Amei! A última colocação dela eu repito já muito tempo. Perfeita a palestra.
Maravilhosa. Perfeito
Menina, fantástico seu vídeo. Sabe que até hoje meu filho diz, você não me ouve mãe, não me deixa falar, talvez este seja um outro assunto que podia abordar, entre tantos...Muito obrigada pela sensibilização...repassando
Excelente vídeo. As crianças precisam ser respeitadas!
Linda palestra! Convertemos uma criança a um ser humano adulto . Quando vc vê alguém chorar um adulto vc quer saber o motivo e tentar ajudar. E com crianças a máxima é "deixa chorar"
Melhor palestra que já vi!
Que fala potente! Respeitemos as crianças! 💜
Muito bom! "A gente planta na infância e colhe na vida adulta"
Eu me emocionei tanto com esse vídeo que ele acabou e meus olhos estavam cheios de lágrimas. Espero que eu consiga por em prática tudo isso na vida do meu filho.
Nossa muito obrigado mesmo esse vídeo mudou a forma de eu ver meu filho muito obrigado mesmo 🙏
Uau!!!!!! Sem palavras!!!! Todos os pais tem obrigação de assistir um vídeo como este, pois o futuro da humanidade está em nossas casas e deixar filhos melhores para o mundo, está em nossas mãos!!!!
Juliana Pires
Disse tudo!!!! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻
Parabéns Isabela. Sua apresentação foi humanamente linda.
PERFEITO
Trabalho com crianças, tenho netos de 3 anos e recém nascido e, sempre que vejo crianças fazendo essas coisas, me pergunto: o que será que ela quer? Começo a imaginar o que podderia ser, tento descobrir chegando perto pra ouvir, então descubro que elas realmente precisam ser ouvidas. Às vezes não consigo, mas sempre tento.
O vídeo que mudou minha vida para sempre! Há mais ou menos 1 ano e meio atrás, enfrentava muitos problemas no relacionamento com meu filho de 4 anos na época.
Foi quando decidi que não era normal viver daquela forma, e comecei a minha pesquisa,
pedindo orientação de Deus para encontrar as respostas que me ajudassem.
Foi assim que conheci a Isa Minatel e seus conhecimentos incríveis, que é sem dúvidas um dos melhores presentes que a vida me deu!
Gratidão 🙏 ❤️❤️❤️
Fora a parte que falou da Escola, muito bom(crítica construtiva). Criança, também, precisa de direcionamento, de aprender que há começo, meio e fim. Parabéns por se dedicar às crianças. Deus abençoe.
Não entendi pq não se pode falar da escola? O ponto é o piloto automático, as coisas são como são pq sempre foram assim e ninguém para pra pensar que há outra forma de fazer. Há mais de uma forma de fazer a mesma coisa.
E agora uma provocação: escolas, presídios e fábricas são muito parecidas. Todos vestidos da mesma forma, ficam em salas/celas e saem para o pátio somente quando toca um sinal autorizando. Escolas matam a criatividade e a aprendizagem. Procure o Ted do Murilo.
Olá Isabela Minatel. Poderia ficar horas lhe ouvindo falar sobre crianças, você se refere às crianças com amor, pelo que eu pude perceber.
Criei meus três filhos pensando do mesmo modo como você relatou. Graças a Deus, tive uma mãe não com muito conhecimento acadêmico, mas com muita sabedoria de vida e amor. Sempre me ensinava a me colocar no lugar do outro e ensinava também que respeito não tem idade, que tanto o adulto quanto a criança, o adolescente, o jovem ou o idoso deve ser tratado com muito respeito e nunca constranger ninguém. Isso faz toda a diferença até hoje em minha vida como também na dos meus filhos. Parabéns pela sua palestra. Oxalá o coração das pessoas que a ouviram estejam abertos para esse ensinamento tão importante, tanto pros pequenos quanto pros seus pais, avós, tios, professores, etc.
Perfeito...até q enfim alguém viu a situação da criança q sofria enqto o adulto achou q era manha...
Claro, conselhos a serem seguidos com moderação para que se consiga o respeito dos filhos e a imposição de limites. Ainda assim, ótimas reflexões e muita clareza para uma educação compreensiva e fundamental para um bom desenvolvimento da criança. Sensacional 👏🏽
02:55 "Podemos suportar qualquer coisa dê errado na nossa vida, agora, um filho que dê "errado" a gente nunca vai superar.
Vamos pra sempre nos perguntar: Onde foi que eu errei? O que eu poderia ter feito de diferente?" 😲
Nossa, que ponto de vista interessante. Obrigado por estudar a respeito e disseminar suas experiências, Prof. Isabela!
Amo esse vídeo, já vi várias vezes e não canso de rever. Ele me fez pensar em como quero educar meus filhos quando tiver eles.
Que maravilhosa... você é TOP!!! 👏👏👏
Quando eu era crianças eu tinha várias bonecas, muitas mesmo. Sempre que chegava uma criança na minha casa ela ia direto pras minhas bonecas. Eu lembro que eu sentia muito ciúmes delas, eu cuidava das minhas bonecas como algo precioso ( meu tesouro em outras palavras). Quando eu falavá "NÃO!" minha mãe fazia uma cara feia pra mim e dizia: "Não pode ser assim! Tem que dividir." e ela sempre pegava uma boneca e dava pra criança. Eu coitada ficava com raiva, mas o que eu podia fazer? Minha mãe deu não posso fazer nada! Eu pensava assim. Hoje eu sou uma adolescente e tenho muita dificuldade de falar "Não!". Minha mãe fala que eu tenho que ser esperta e fala não. Mas como eu vou fazer isso? Sempre foi reprimida quando eu era criança.
Então, mas você mesma disse que tinha MUITAS bonecas. Sua mãe tava tentando, mesmo que Talvez erroneamente, te ensinar a compartilhar. Afinal, se você guardasse sempre todas as bonecas pra você e Nunca compartilhasse, você cresceria sim egoísta
É muita doideira né?
Incrível !!!
Ainda darei minha palestra no TED .E não deixarei de compartilhar aquilo que o mundo precisa enxergar.
Lara Gomes 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
Seria nessa mesma área?
Lara Gomes Couting seria Coaching?
Lara você tem, criou ou acredita em algum método ?? Eu trabalho com crianças, tenho irmãos e simplesmente sou até hoje apaixonada pelo conhecimento. Buscando sempre desenvolvimento pessoal. Se estiver trabalhando com alguma pesquisa me solidarizo a ajudar respondendo perguntas ou aplicando e avaliando crianças.
Lara Gomes legal da sua parte
Talita Prates
Creio que sim.
Muito obrigado. Sua exposição é de grande ajuda. Precisamos, sim, nos tornar menos mecânicos e nos lembrarmos mais de ser humanos
Recomendo a todos o curso da Isabela sobre o Método Montessori. Muito enriquecedor!
Valeu, André!
Como faço pra adquirir esse curso?
Todos os cursos dela são incríveis
Como assistir os cursos ?
Que palestra incrível, que conteúdo riquíssimo. Parabéns Isa Minatel. Amei...
UAU! Simplesmente uau! Não dava nada pro vídeo no começo..., me surpreendi no meio, bati palmas no final!
Eu amo esse vídeo.
Este foi sem dúvida um dos melhores vídeos que já vi! É uma perspectiva que eu jamais tive! Obrigada por compartilhar este conhecimento conosco!
Minha filha, hoje com 24 anos, quando tinha 3 aninhos teve uma febre que não cedia. Levei a vários médicos e nada, então levei ela ao DR. Mario Dias, um pediatra que atendia as crianças da comunidade. Ao chegar la, ele a examinou e depois perguntou : O que vc sente? eu já me preparava para responder quando ele me calou, e disse:
Perguntei a ela!
Minha pequena Victoria disse: dor de cabeça, dor na barriga e saudade do meu avô ( que era diretor da escola que eu trabalhava e morava e neste período gozava de férias) então o medico gentilmente disse-me: leve ela para visitar o avo.
E ela ficou boa depois da visita!
Você erra em ser radical! Sejamos flexíveis, amorosos, empáticos... começando com a gente para depois conseguirmos nos sensibilazarmos com o outro. Adorei💓
Melhor vídeo que eu já vi na minha vida, ainda dá tempo de mudar !!!
Como a gente erra sem saber! Vc foi fantástica ... abriu nossos olhos ... Criança tem querer Sim!
Nao canso de assistir essa video
Nossa é a terceira vez que assisto e como fico emocionada.
Portanto percebo o quanto erramos com nossas criança😔😔
Excelentes reflexões sobre o mundo da criança, não há uma receita pronta e perfeita para educar . Pratiquemos a empatia e que possamos olhar o mundo na perspectiva da criança.
"Na nossa cultura a gente desrespeita a criança". Eu tenho isso muito claro pra mim, desde a época que o CRUJ me ensinou que eu era ultra-jovem e merecia respeito.
Muito obrigado pela palestra, apesar de que pareceu ter um tom de raiva junto 😂
Mas eu concordo com cada uma das palavras, e vou compartilhar e ter a esperança de que os pais pra quem eu vou mandar vão assistir de ouvidos abertos.
Assim como temos movimentos pelos direitos de negros, mulheres, índios, LGBTs, da fauna, da flora, etc eu sinto a falta de termos movimentos que defendam também as crianças, como é feito nesse vídeo. Eu luto por cada bandeira que mencionei, e luto também pela bandeira da criança que eu desconheço se já existir.
Obrigado pelo vídeo!
MUITO BOM!
Eu durante a gravidez li livros de psicologia, revistas e tive sorte de cuidar de dois irmãos hoje casados. Mesmo assim minha filha não coube em situação nenhuma dentro dos contextos do livros , revistas etc.... ela nasceu com várias doenças e os médicos teimavam igual criança dizendo que era manha, mas era dor de verdade, era doença de verdade e até hoje os médicos sofrem para saber o que fazer porque as doenças juntas não é comum. Enfim... seguimos lutando. E a primeira coisa que ensinei minha filha quando notei que ela conseguia prestar atenção e entender algo eu disse duas coisas que ela carrega consigo "argumente" e se conquista "com açúcar e não com vinagre" e as chances de abrir as portas podem aumentar. Eu sempre ouvi minha filha. E esse meu jeito bem peculiar ajudou minha filha a se desenvolver, hoje considerada uma criança super dotada. Mas ainda sou considerada paranóica, obssessiva e qq coisa ... por insistir que os adultos repensem em suas decisões e tentem com algum esforço a encontrar outras soluções para, no caso, as dores e mal estares que ela sentia... terrivel ser uma mãe que só quer o bem estar e alguma qualidade para sua filha, afinal ela quem sente as dores 24 horas por dia... não eu e nem os médicos. Ritalina kkkk já tentaram , nem pensar , e um dia um outro médico depois de anos disse, ainda bem que a senhora não deixou dar a ritalina. Viu como esses adultos não se entendem? E aí nossos filhos viram cobaia , e continuamos cobaias na fase adulta porque não detectamos esses comportamentos , porque são adultos, porque são medicos. Pelo amor de Deus não são todos os médicos, eu tenho verdadeira gratidão eterna a alguns médicos e enfermeiros que incrivelmente me ajudam nessa tarefa de ajudar minha filha ter alguma qualidade de vida. bjsss
Sandra Lopes Que relato maravilhoso. Eu tmb vivi uma experiência semelhante. O "fogo cruzado" de médicos adultos que não se entendiam , mesmo tendo a mesma formação. Tmb lutei mto contra a dor... E aprendi que é mto importante criar indivíduos que acreditem na sua capacidade de raciocínio, que não saiam acreditando em tudo o que a outra pessoa fala só porque esta pessoa está em posição de autoridade.
O conhecimento que temos hj, os nossos pais ou avós nao não tiveram oportunidades de ter. E nunca souberam como educar uma criança, foi na porrada que criaram o seu próprio método. E fora o peso que a cultura colocava e continua colocando. Fico feliz que existe pessoas incomodadas e que buscam conhecimento atrás das experiências e compartilham isso com a sociedade. Sempre tem que ter um para levantar e levar o conhecimento. Tudo o que se tem hj foi através de pesquisa aprofundadas. Se tem um bom livro pq alguém resolveu investigar afundo e procurar entender e resolver o que estava acontecendo e etc....
Maravilhosa!!!! Estou emocionada!!! Eu continuaria assistindo ( se não tivesse um bebê de 7 meses rsrs) o resto do dia , faça mais palestras assim, por favor !!!!!!🙏🙏🙏 O mundo precisa ver esse vídeo !!!!
Uau, que vídeo! Muito importante para olharmos para as crianças da forma certa, sabendo que elas tem quereres, dores, sentimentos, necessidades afetivas... De fato temos que aprender a olhar para as crianças, olhar de verdade.
Hj numa consulta descobrir que minha filha de 4 anos está a sofrer de ansiedade e que pode desencadear uma depressão por ausência de alguns familiares. E isso mexeu mto comigo por me sentir incapaz e perceber o qnto sou péssima mae prós meus meu filhos, pois tbm ja sofri de depressão e sinto uma dependência parental imensa... Sinto que sou um fracasso com os dois seres humanos que mais precisa de mim... 💔
Moça vc é uma ótima mãe apenas por estar procurando sobre isso, as crianças q nascem hoje em dia tem televisão, internet, escola e pressão social, com isso elas adquirem uma quantidade enorme de informações q tornam delas uma geração evoluída dms para idade delas, a culpa não é sua, quando disse para minha mãe que achava q estava deprimida ela me bateu e disse que não me dá um teto para eu ficar deprimida, quem me dera ter uma mãe como você
Não se sinta assim ! Às vezes achamos que a educação que estamos dando é a certa ! Passei por isso também e infelizmente o tempo não volta . É tentarmos fazer diferente! Deus te abençoe c sabedoria e leveza para direcionar da melhor forma as coisas !