Sou psiquiatra faz mais de 35 anos e qdo discuto o “tratamento” medicamentoso de crianças q não se ajustam ao padrão , sou questionada por meus pares . Mas , continuo firme discutindo o diagnósticos de TDHA e estas medicações para deixar a criança “paralisada” perante o mundo .
@Maria Pierce ,o que pode nos falar sobre o assunto? Pois isso é extremamente complexo diante de uma adolescente minha filha por exemplo com T21 e TDHa e necessita não ser se realmente do medicamentos?Eu tenho muitas dúvidas,o que poderia me indicar, orientar!!!
Hoje, com essa palestra, consegui identificar que meu filho é uma criança do movimento, de fato, ele é cheio de energia desde quando acorda, até a hora de dormir (e acredite, quando dorme também é agitado). E até mesmo minha mãe já fez o "diagnóstico" que ele era uma criança hiperativa, pois não parava quieto. Eu sempre percebi que ele na verdade é um menino "ativo", e hoje com essa palestra tive essa constatação. E quer saber? Dá trabalho, consome todas as minhas energias, pois eu sou uma adulta que ama o sossego e a introversão. Mas eu amo meu menino e seu jeitinho como ele é, e todo esforço vale a pena para vê-lo vivendo sua infância de forma plena. Gratidão, virei sua fã, Cecília!
e esse final ? ..."eu também atendo adultos no meu consultório de psicologia que não sabem do que gostam, no que são bons, quais suas habilidades naturais e suas potências. Adultos inseguros e fragilizados emocionalmente, CHEIO DE SONHOS GUARDADOS, cheios de medo de viverem a vida como pede e pulsa o coração. Alguns precisam tomar medicação pra conseguir dormir. Alguns precisam tomar medicação pra conseguir acordar e levantar. Adultos desconectados de quem são, de suas essências. E ESSA DESCONEXÃO NÃO ACONTECEU DE UMA HORA PRA OUTRA. UMA DAS FONTES ESTÁ LÁ, NA INFÂNCIA, QUANDO QUERIAM E PRECISAVAM FALAR, EXPRESSAR, MAS TIVERAM QUE CALAR" SHOW!!!! BRAVO CECÍLIA!!!
Eu sou mãe com muito orgulho de uma criança do MOVIMENTO... Nosso DANIEL se movimenta todo o tempo. E percebo em seus olhos uma alegria indescritível, ele contagia por onde passa, também incomoda a muitos. E Eu como mãe, nunca pensei em medicação para deixa-lo letárgico, pois AAAAAAAAMO meu menino assim, cheio de vida e movimento. Sou muito feliz pelo meu menino lindo...
Me emocionei do começo ao fim. Tenho uma “criança do movimento”, e ela é tão amadaaaa. Mas há um mês tive que escutar uma conhecida falar: “será que ela não tem um transtorno mental?” Me magoou tanto pelo “diagnóstico” dela, simplesmente p porque minha filha é uma criança curiosa e que ama brincar. Essa palestra tem que viralizar. Há muitas crianças sofrendo por ignorância das pessoas em volta. Obrigada 🙏🏻
Cecilia a 6 anos eu tenho entender o que acontece na minha casa. Obrigada pelo seu compartilhamento. Você descreveu o motivo da minha exaustão e as várias reclamações da escola e dos familiares. Babá nem se fala. Nunca deu certo. Obrigada! Esse seu video mudoi algo dentro de mim, trouxe a resposta que eu precisava. ❤❤
Chorei e me emocionei diversas vezes te ouvindo. É muito desafiador ser mãe de uma criança do movimento que estuda num sistema educacional arcaico e conteudista. As escolas construtivistas e que valorizam o movimento são muito caras e não conheço nenhuma acessível no RJ. Sofro ao ver meu filho ser rotulado de agitado, preguiçoso, não gosta de estudar etc
Que palestra maravilhosa que grandiosa e sua sabedoria, facilidade de explicar Que por muitas das vezes o problema esta no adulto e nao em uma criança que n precisa ser um relogio com tempo exato para tudo.
Gratidão, que alívio ter a constatação que meu filho é sim do movimento. Levei na neuro e, graças a Deus, ela concorda que ele não precisa de medicamentos e sim mais atenção da família.
Que vídeo incrível. Sou pediatra e recebo casos quase que diários encaminhados "de qualquer forma", prontos para receberem um diagnóstico que eu me nego em fazer sozinha e muito menos em uma consulta de 20 ou 30 minutos (se estiver com sorte). Trabalho em uma unidade básica com uma rede multi de difícil acesso (e claro, sem uma formação adequada para esses casos) e quantas vezes já deitei a cabeça no travesseiro pensando na responsabilidade que eu carregaria em cada diagnóstico feito de forma inadequada. Quantos futuros brilhantes nós vetamos ao carimbar um CID e liberar uma receita sem conhecer adequadamente indivíduo, família, contexto? E com o aumento da procura e boom de casos, procurei cursos para melhorar o meu olhar. Me questinei diversas vezes se estava sendo negligente. Vi responsáveis procurarem clínicas populares e conseguirem o tal do CID em primeiras consultas rápidas e sigo sem entender como se faz isso sem ao menos conhecer quem está ali. Confesso que é exaustivo lutar contra um sistema que sequer me dá tempo para abordar pais, mães / responsáveis de forma adequada. Assistir a esse vídeo me trouxe paz em ver que eu não estou sozinha nessa exaustiva luta.
Que bom ouvir você, aprender com você. Com certeza você faz diferença na vida de muitas crianças, de muitas famílias com esse olhar humanizado, precioso e afetuoso.
Eu estou maravilhosamente presa nesse vídeo. Me vi em cada descrição de quando era criança. Hoje, adulta, estou na mesma descrição também de desconectada comigo mesma. A vida toda ouvi, que eu não parava quieta, falava demais. Meus pais sempre tinham que ir na escola, gostava de futebol, jogava na infância as fui proibida quando virei "mocinha" pois só jogava com meninos. Sou mãe de um bebê de 4 meses, tenho vivido pra estudar e me encher de possibilidades que eu quero que ele tenha. Espaço pra falar e expressar o que sente. Vídeo super necessário.
Tenho uma mãe com o filho-família maneira como diz. Ela faz como diz , entra no movimento do filho de 2,6 meses e ela nao dorme, pois o filho nao dorme como outras crianças dormem. Se deita e acorda 5 a 6 x por noite e se levanta às 5:40 da manhã. Ela não pode nem ir ao banheiro se nao levar ele junto que fica muito bravura se joga no chão e chora e berra se contorcendo no chão. Faz isso o dia todo, se a mãe tira algo que apresenta perigo ele se joga no chão gritando e chorando. O dia todo . Sai correndo e a mãe atrás nao consegue acompanhar. Ele corre , sobe em lugares perigosos qdo tem um muro ele escala se nao pegar rápido ele vai levar um tombo e se machucar. A mãe é muito carinhosa e está com as 24 hs por minuto . Não sei se ela vai sobreviver. O pai não ajuda em nada. Está esgotado fisicamente e emocionalmente. O que vc acha? Me parece pelo que vc fala e pelos depoimentos tem mães nesse conflito com seus filhos até sempre.
Infância é a melhor fase da vida!!! Por isso, como pais e responsáveis, temos a obrigação de tornar feliz e leve esta fase tao linda, essa parte tão primordial de cuidados e liberdade com amor bjos
Achei incrível, descrição exata do meu filho ele não andou, ele correu!!! Carrinho só no primeiro mês e muito pequeno no colo já esperneava buscando movimento, tinta no corpo, muito ele!!!
Confesso aqui que descobri nas palavras da Cecília que meu caçula de 7 anos é uma criança do movimento. Tenho muito o q aprender. Obrigado pelo tapa na cara.
Parabéns Cecília. Estou encaminhando em todos grupos pois o considero como utilidade pública ! Principalmente num mundo em que adultos são cansados e desinteressados no tocante ao mundo infantil. Quanta sabedoria. Gratidão.
Meu Deus, que alívio essas palavras ♥ Este é o meu filho também ! Uma usina hidrelétrica de energia pura ! Eu que lute...kkkkk lutemos juntos ! Obrigada doutora por este relato.
Nossa essa palestra foi exatamente oque eu precisava ouvir, foi como um abraço ao meu coração. Mudou minha visão quanto ao meu filho e certamente produzirá frutos maravilhosos em nossa convivência. Muito obrigada!
Esse vídeo me emociona demais... eu fui uma criança tão criativa, cheia de ideias mas sempre silenciada, tinha que ficar quieta. Agora minha filha já se apresenta como uma criança do movimento e é nítido como as pessoas ficam incomodadas, perguntam se ela tem algum transtorno. Como a Cecília fala, nós pais realmente somos os guardiões das crianças. 😢
Amém aqui em casa tenho 3 crianças em movimentos uma tem 8 anos e 2 tem 3 anos aprontam muito está sempre em movimento. Só sossegam na hora de dormir . É crianças estao sendo crianças mesmo q alguns se incomodam por não ficarem quietas . Mas agradeço de coração a Deus por ser crianças saudáveis alegres feliz com a vida q brincam se divertindo com suas fantasias de crianças.
Mas infelizmente meu pequeno de 3 anos levando a pediatra pois sofria de transtorno do sono. As madrugadas era um tormentos pois quase não dormia gastava muita energia durante o dia o tempo todo nada parava . Nem pra dormir direito eu só observando até q aos três anos tive q levar na pediatra lá depois de uma avaliação meu pequeno foi diagnosticado com TDAH o autismo foi descartado. Mim passou um elétron da cabeça lêvando pra outro acompanhamento com o neuropediatrico graça a Deus o TDAH foi descartado tbm. Mas depois feito o elétron descobrimos q havia sim um probleminha q havia uma alteração no cérebro do meu pequeno. O neuro muito profissional no. Disse com todas as letras q por ele ser bem novo e o cérebro ainda está em desenvolvimento q não tinha muito com q preocupar era só cuidar amar e educar impor limites sempre. Ms q deixassem crianças ser crianças. Foi passado uma medicação o neuleptil 1% pra ajudar no transtorno do sono pra acalmar mas durante o sono. Graça a Deus DEUS mim guiou pra o profissional certo na hora certa agora só tenho a agradecer q agora está dormindo bem melhor e toda família tbm. Pois imagine vc ter duas crianças da mesma idade em casa agindo praticamente do meus jeito a única diferença era q não sofri do transtorno do sono apronta muito mesmo mas a noite quando caí na cama é uma maravilha só no outro dia cedo. Então eu tinha q,procurar mesmo o profissional pois meu filho tinha q se aquietar um pouco pra pelo menos dormir. Eu só tenho a agradecer dessas crianças em movimentos em minha casa e em minha vida filhos são bênçãos do senhor AMÉM então nunca desista do maiores tesouros q Deus nos deu AMÉM
Na VERDADE este meu filho Amado é meu subrinho meu filho do coração q amo q Deus mim Deu pois a mãe q deveria amar cuidar . O abadonou aos 2 mês de idade e eu ja grávida de 7 mês do meu pequeno Raphael. Tive q pegar aquele bebê tão pequenino e idefeso pra criar como meu filho Amado. É só DEUS pra tirar dos meus braços pois eu o amo aceito do jeito q ele é. Se eu procurei um profissional foi pra cuidar melhor da saúde dó meu pequeno. É graça a Deus eu não fiquei só no diagnóstico da pediatra eu fui mas além. Então nunca desista de procurar o melhor pra bênça q Deus lhe deu. É obrigada dr a matéria mim ajudou muito foi como se estivesse vendo Vinícius todinho e meu pequeno Raphael e REBECA q são bênção na minha vida.
Meu filho é hiperativo e realmente as pessoas querem crianças robotizadas, só é boa se for quieta, meu filho tem diagnóstico de TDAH e TOD e a medição está sendo fundamental para nossa melhor convivência.... criança com Trastorno TOD é vingativa, provocativa, nossas atitudes em casa tem melhorado muito para que ele tenha hambiente saudável, de motivação, insentivo.... reforço positivo! ❤
Tenho um filho do Movimento. É uma criança muito feliz, hoje ele tem 9 aninhos. Quando nasceu , ao sair do hospital até os 4 aninhos ele ñ dormia, simplesmente ñ dormia, durante o dia quando muito, 20 minutos, e a noite, das 5hrs às 09hrs da manhã, acordava muito feliz, sorridente e ñ parava mais o resto do dia.
Eu tenho uma criança do movimento , e sei o quanto e duro ouvir críticas de pessoas ,porque meu filho e vibrante inteligente , e uma pipa bailando no ar 😅😅😅muito amado e com o vídeo dessa mulher que abre nossos olhos para ver as dádivas que temos em casa cheio de energia e alegria super emocionada .obrigado❤❤❤❤
Que Ted Talk necessário e tão pertinente! Precisamos começar a olhar as crianças como indivíduos e usar a régua deles para medir suas necessidades e não as nossas. Meu bebê é sempre observado como alguém que não pára e eu sempre lembro àqueles que comentam, que sim, ele não pára, é uma criança sadia e curiosa. Ele não veio ao mundo para ficar parado... ele veio para fazer a diferença,
Essa palestra era tudo o que eu precisava!!! GRATIDÃO!! Tenho uma filha de 5 anos QUE AGORA ENTENDO que ela é do movimento e eu sempre me culpava por ela nao parar quieta, acreditando que eu que não estava educando direito.E me culpava muito por isso a ponto de não saber mais oq fazer. Muito obrigada por suas palavras!!🙏
Já passei por isso é entendo sua situação muitos críticas e poucos ajudam a verdade é essa. Só Deus pra nos dar força e muita paciência e todo conhecimento ja nos ajuda bastante agradeço a Deus por meus pequenos ser saudáveis melhor assim do q jogando encima de uma cama e nos pais desejando ver nossos pequenos correndo e brincando muito sem pagar . Crianças tem q ser crianças claro sendo diciplinada educada e muito amada temos q convevir muito com nossos pequenos tesouros.
Quero agradecer por esse vídeo pois esses dias na escola do meu filho tem reclamado dele pedido para levá-lo ao neuro pois ele precisa de medicamento pq ele não para. As 4 anos ele aprendeu a ler so, gosta de pintar, desenhar e de blocos lógicos mais não para então para escola ele precisa de medicamento. Ouvindo esse vídeo o que me dei conta é eles não querem trabalho. Mas hoje eu percebi que em meio a crítica diária de não ser uma boa mãe , para o meu filho eu sou incrível.
Meu filho foi diagnosticado com TDHA e queriam que eu medicasse ele , eu não dei ... Levei pra atividade física , estou tentando alimentar melhor e entendi que ele precisa de movimentos
Já comecei a chorar nos 3 minutos….qdo ela falou do carrinho de bebe, o item de enxoval que eu rarissimas vezes usei e morria de inveja de uma mãe que carregava o bebe num carrinho no shopping….
Tempos modernos . Mas Einstein e todos os gênios que desenvolveram a física clássica e quântica, desenvolveram as tecnologias da informação , engenharia etc. e os grandes filósofos e psicólogos eram enquadrados , mas com certeza sofriam mais . De qualquer forma viva a evolução e as novas formas de pensamento 🫣🫣🫣🤣🤣.
Eu gostaria de AGRADECER imensamente por essa palestra. Me emocionei do começo ao fim! Você é maravilhosa, Cecília!!! Que bom que te encontrei! Eu tenho uma criança do movimento. Uma potência enorme! Como guardiões da vida desse pequeno, eu e meu esposo nós adotamos para proporcionar condições favoráveis para ele explorar o mundo e suas possibilidades. Sempre fomos julgados é essa palestra veio como um abraço! ❤
Eu tenho uma filha com este comportamento...agora eu sei que eu o pai, que é o errado na relação...Muito obrigado por iluminar o meu conhecimento! Minha filha terá um pai muito diferente agora!!!
👏👏👏👏 Não sou profissional da área, mas sempre acreditei nisso. Que algumas crianças dão mais trabalho que outras e que isso não é um problema, é apenas uma característica dela. Filhos dão trabalho e é injustiça querer resolver isso dando remédios para acalmar a criança.
O meu filho e muito elétrico muito inteligente ouço muitas vezes que ele tem algum probleminha... Levei ele no neuropediatra ele nem olhou pro meu filho e passou um remédio rispiridona pra da pra ele mas eu não senti de Deus pra dar esse remédio pra ele... Eu tenho um filho do movimento ❤
Maravilhoso! Minha vizinha uma vez me disse: _ Leva ele ao médico, ele é muito agitado. E eu levei, inclusivo no que ela me indicou. Para minha surpresa o médico me disse: _ Seu filho esta bem, é apenas uma criança saudável!
Nossa! Muito interessante. Amei a aula. Tenho um filho do movimento, e agora, depois desse vídeo, vou tentar fazer dessa forma, e creio que isso fará a diferença e trará resultados positivos. Gratidão!🥰
Eu tenho uma criança em movimento e não está sendo fácil no colégio. Dizem que ele não se aquieta,eu converso muito com ele e sei que isso faz parte de seu desenvolvimento. Ele tem 4 anos e muitos pais que também tem filhos de 4 anos sabem o quanto a criança tá na fase da não contrariedade,de perguntas,de querer sempre algo mais. Essa palestra é um calmante para mim e me ajuda a entender meu filho e saber que há outras criancas iguais a ela "em movimento". Muitas vezes a falha estar em nós por não nos dedicar as necessidades delas que é o brincar,levar ao ar livre,atenção,conversar olhando no olho. Não adianta fazer só o basico tem que fazer sempre mais um pouco.
Sou professora, pedagoga e psicopedagoga. Me preocupa a quantidade de crianças medicadas com ritalina, penso que deveria haver uma maior restrição antes de prescrever esse medicamento. Por outro lado, gostaria que a sociedade se atentasse ao número de estudantes em sala de aula - trabalho com sextos anos com 35 ou mais alunos em sala. É muito difícil para o professor dar conta de tantas crianças assim de uma só vez, passou da hora de termos no máximo 20 alunos por sala.
A escola que minha filha estudou, vive fazendo um terror na vida dos pais.Qualquer comportamento diferente, afirma que a criança é TEA.Sou Fisio Pediátrica e sei bem como funciona esse contexto.Não foi fácil, mas consegui proteger a minha filha, mas sinto pelas outras crianças que não tem essa oportunidades e muitas estão sendo tratada como doentes.Infelizmente essa irresponsabilidade é comum em algumas escolas.
Estou realmente tocada com essa palestra. A escola da minha filha toda hora chama pra dizer que minha filha é muito agitada, que quer fazer tudo rápido demais, que eles tem medo dela machucar as outras crianças. Outro dia me entristeci de ouvir ela falar pra mim, quase chorando, que ela era grande demais e machucava os outros (depois de acidentalmente ter batido a cabeça em meu queixo). Graças a Deus, eu encontrei uma psicóloga que compartilhava com minha opinião de que ela é apenas uma criança muito feliz
Que sensacional! Parabéns pela clareza e muito obrigado por esta aula e orientação. Vi e senti na pele alguns exemplos próximos de como muitas crianças podem estar sendo “rotuladas” e de como devemos todos nós adaptar e entendê-las melhor.
Força querida ! Essa mesma mensagem precisa chegar e fortalecer as mães que sem fôlego aceitam a medicar nossas crianças em movimento! Também tenho o Lucas e hoje sei como agir nas inúmeras reuniões de coordenação de escola , estudo muito assunto e me orgulho em dizer que meu lindo tem 12 anos e nunca usei alopatia , ainda na área da saúde a homeopatia é muito útil pra ajudar equilibrar a saúde emocional. Que Deus abençoe sua mensagem!
Meu netinho Apolo de 2 anos e 8 meses é assim nunca usou carrinho pois poderia cais dele assiste desenho brincando pulando vira cambalhotas corre pra lá e pra cá eu acho o espaço pequeno precisa de um campo pra ele correr melhor quebra o brinquedo e tenta concertar ,canta decora os movimentos e falas do desenho e muito inteligente conta até 10 conheci números letras cores
Eu acho que nunca chorei tanto vendo um vídeo, gratidão gratidão, as vezes a gente se cobra tanto se perguntando se tá fzd o certo, escuta terceiros e acaba se frustando, ter uma criança do movimento real não é fácil, ms gratidão por um vídeo tão maravilhoso ❤ afinal o cérebro maduro somos nós e não eles
Me emocionei do começo ao fim vendo você descrever meu filho, e me fazendo ter a certeza de que o que eu já pensava é real. Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e sua experiência de uma forma linda, leve e que entra no nosso coração ❤
❤amei. Hoje em dia, muitas pessoas que acham que sabem tudo que é bom pros outros, só querem ter paz e menos trabalho... Medicar e pronto. Amei essa visão. Nunca concordei com tanto medicamento, inclusive, muitos casos a gente nota que é mais por preguiça de lidar com a criança mesmo.
Que lindo, como e necessário está palestra, eu tenho uma criança do movimento, ouço sempre isto seu filho e elétrico, não para nunca, tem que dá um remédio para ele fica menos agitado. Como você alguém tá etc... Meu filho e benção ❤🙌
Quando eu era criança a gente brincava na rua, passava um mês na fazenda dos avós e a energia tinha pra onde ir. Hoje as crianças estão limita das a apartamentos e portões fechados por causa do medo dos tempos atuais. Tenho pena da maioria das crianças modernas. Não tem pra onde ir e brincar livremente, ser criança.😢
Sou psiquiatra faz mais de 35 anos e qdo discuto o “tratamento” medicamentoso de crianças q não se ajustam ao padrão , sou questionada por meus pares . Mas , continuo firme discutindo o diagnósticos de TDHA e estas medicações para deixar a criança “paralisada” perante o mundo .
@Maria Pierce ,o que pode nos falar sobre o assunto? Pois isso é extremamente complexo diante de uma adolescente minha filha por exemplo com T21 e TDHa e necessita não ser se realmente do medicamentos?Eu tenho muitas dúvidas,o que poderia me indicar, orientar!!!
Hoje, com essa palestra, consegui identificar que meu filho é uma criança do movimento, de fato, ele é cheio de energia desde quando acorda, até a hora de dormir (e acredite, quando dorme também é agitado). E até mesmo minha mãe já fez o "diagnóstico" que ele era uma criança hiperativa, pois não parava quieto. Eu sempre percebi que ele na verdade é um menino "ativo", e hoje com essa palestra tive essa constatação. E quer saber? Dá trabalho, consome todas as minhas energias, pois eu sou uma adulta que ama o sossego e a introversão. Mas eu amo meu menino e seu jeitinho como ele é, e todo esforço vale a pena para vê-lo vivendo sua infância de forma plena. Gratidão, virei sua fã, Cecília!
e esse final ? ..."eu também atendo adultos no meu consultório de psicologia que não sabem do que gostam, no que são bons, quais suas habilidades naturais e suas potências. Adultos inseguros e fragilizados emocionalmente, CHEIO DE SONHOS GUARDADOS, cheios de medo de viverem a vida como pede e pulsa o coração. Alguns precisam tomar medicação pra conseguir dormir. Alguns precisam tomar medicação pra conseguir acordar e levantar. Adultos desconectados de quem são, de suas essências. E ESSA DESCONEXÃO NÃO ACONTECEU DE UMA HORA PRA OUTRA. UMA DAS FONTES ESTÁ LÁ, NA INFÂNCIA, QUANDO QUERIAM E PRECISAVAM FALAR, EXPRESSAR, MAS TIVERAM QUE CALAR" SHOW!!!! BRAVO CECÍLIA!!!
Eu sou mãe com muito orgulho de uma criança do MOVIMENTO... Nosso DANIEL se movimenta todo o tempo. E percebo em seus olhos uma alegria indescritível, ele contagia por onde passa, também incomoda a muitos. E Eu como mãe, nunca pensei em medicação para deixa-lo letárgico, pois AAAAAAAAMO meu menino assim, cheio de vida e movimento. Sou muito feliz pelo meu menino lindo...
Me emocionei do começo ao fim. Tenho uma “criança do movimento”, e ela é tão amadaaaa. Mas há um mês tive que escutar uma conhecida falar: “será que ela não tem um transtorno mental?” Me magoou tanto pelo “diagnóstico” dela, simplesmente p porque minha filha é uma criança curiosa e que ama brincar. Essa palestra tem que viralizar. Há muitas crianças sofrendo por ignorância das pessoas em volta. Obrigada 🙏🏻
Uau verdade 😭
Te entendo, na escola do meu filho passei por isso
Conceitos e valores invertidos né
Não amada, isso não é diagnóstico é achisto, não fique triste siga seu jeito e os palpiteiros que se calem.
Cecilia a 6 anos eu tenho entender o que acontece na minha casa. Obrigada pelo seu compartilhamento. Você descreveu o motivo da minha exaustão e as várias reclamações da escola e dos familiares. Babá nem se fala. Nunca deu certo. Obrigada! Esse seu video mudoi algo dentro de mim, trouxe a resposta que eu precisava. ❤❤
Não é fácil ouvir que nosso filho é "impossível" e ver os outros olhando feio, mas eles nos dão um orgulho inenarrável!
Quanta lucidez na contra mão do mercado voraz. Parabéns
Chorei e me emocionei diversas vezes te ouvindo. É muito desafiador ser mãe de uma criança do movimento que estuda num sistema educacional arcaico e conteudista. As escolas construtivistas e que valorizam o movimento são muito caras e não conheço nenhuma acessível no RJ. Sofro ao ver meu filho ser rotulado de agitado, preguiçoso, não gosta de estudar etc
Que palestra maravilhosa que grandiosa e sua sabedoria, facilidade de explicar
Que por muitas das vezes o problema esta no adulto e nao em uma criança que n precisa ser um relogio com tempo exato para tudo.
Chorei em ver esse vídeo. Eu tenho 2 crianças em movimentos. O mundo precisa ouvir isso.
Estou tão emocionada, porque parece que estavas a falar da minha história, de tudo o que passei com o meu filho... obrigada 💖👏👏
Sensacional!!! Se todas as escolas e pais pudessem assistir esse vídeo a condução seria melhor para termos crianças e adultos felizes.
Gratidão, que alívio ter a constatação que meu filho é sim do movimento. Levei na neuro e, graças a Deus, ela concorda que ele não precisa de medicamentos e sim mais atenção da família.
Que vídeo incrível. Sou pediatra e recebo casos quase que diários encaminhados "de qualquer forma", prontos para receberem um diagnóstico que eu me nego em fazer sozinha e muito menos em uma consulta de 20 ou 30 minutos (se estiver com sorte). Trabalho em uma unidade básica com uma rede multi de difícil acesso (e claro, sem uma formação adequada para esses casos) e quantas vezes já deitei a cabeça no travesseiro pensando na responsabilidade que eu carregaria em cada diagnóstico feito de forma inadequada. Quantos futuros brilhantes nós vetamos ao carimbar um CID e liberar uma receita sem conhecer adequadamente indivíduo, família, contexto? E com o aumento da procura e boom de casos, procurei cursos para melhorar o meu olhar. Me questinei diversas vezes se estava sendo negligente. Vi responsáveis procurarem clínicas populares e conseguirem o tal do CID em primeiras consultas rápidas e sigo sem entender como se faz isso sem ao menos conhecer quem está ali. Confesso que é exaustivo lutar contra um sistema que sequer me dá tempo para abordar pais, mães / responsáveis de forma adequada. Assistir a esse vídeo me trouxe paz em ver que eu não estou sozinha nessa exaustiva luta.
Que bom ouvir você, aprender com você. Com certeza você faz diferença na vida de muitas crianças, de muitas famílias com esse olhar humanizado, precioso e afetuoso.
Chorei. Emocionante quando encontramos alguém com conhecimento que nos entende e nos fala coisas positivas sobre nosso filho.
Eu estou maravilhosamente presa nesse vídeo. Me vi em cada descrição de quando era criança. Hoje, adulta, estou na mesma descrição também de desconectada comigo mesma. A vida toda ouvi, que eu não parava quieta, falava demais. Meus pais sempre tinham que ir na escola, gostava de futebol, jogava na infância as fui proibida quando virei "mocinha" pois só jogava com meninos.
Sou mãe de um bebê de 4 meses, tenho vivido pra estudar e me encher de possibilidades que eu quero que ele tenha. Espaço pra falar e expressar o que sente. Vídeo super necessário.
incrível!!! palestra extremamente potente, que agregou muito conhecimento. 👏🏻
Tenho uma mãe com o filho-família maneira como diz. Ela faz como diz , entra no movimento do filho de 2,6 meses e ela nao dorme, pois o filho nao dorme como outras crianças dormem. Se deita e acorda 5 a 6 x por noite e se levanta às 5:40 da manhã. Ela não pode nem ir ao banheiro se nao levar ele junto que fica muito bravura se joga no chão e chora e berra se contorcendo no chão. Faz isso o dia todo, se a mãe tira algo que apresenta perigo ele se joga no chão gritando e chorando. O dia todo . Sai correndo e a mãe atrás nao consegue acompanhar. Ele corre , sobe em lugares perigosos qdo tem um muro ele escala se nao pegar rápido ele vai levar um tombo e se machucar. A mãe é muito carinhosa e está com as 24 hs por minuto . Não sei se ela vai sobreviver. O pai não ajuda em nada. Está esgotado fisicamente e emocionalmente. O que vc acha? Me parece pelo que vc fala e pelos depoimentos tem mães nesse conflito com seus filhos até sempre.
Infância é a melhor fase da vida!!! Por isso, como pais e responsáveis, temos a obrigação de tornar feliz e leve esta fase tao linda, essa parte tão primordial de cuidados e liberdade com amor bjos
Eu tenho uma Criança do movimento e que bom que ela nasceu nessa família que entende, aceita e dá liberdade para ser ela mesma na sua potencialidade❤
Achei incrível, descrição exata do meu filho ele não andou, ele correu!!! Carrinho só no primeiro mês e muito pequeno no colo já esperneava buscando movimento, tinta no corpo, muito ele!!!
Confesso aqui que descobri nas palavras da Cecília que meu caçula de 7 anos é uma criança do movimento. Tenho muito o q aprender. Obrigado pelo tapa na cara.
Nossa!!!!!
Que lição!!!!
Obrigado por nós chamar à outras conexões absolutamente possíveis e fecundas!!!
Ual me emocionei do início ao fim
Parabéns Cecília. Estou encaminhando em todos grupos pois o considero como utilidade pública ! Principalmente num mundo em que adultos são cansados e desinteressados no tocante ao mundo infantil. Quanta sabedoria. Gratidão.
Meu Deus, que alívio essas palavras ♥ Este é o meu filho também ! Uma usina hidrelétrica de energia pura ! Eu que lute...kkkkk lutemos juntos ! Obrigada doutora por este relato.
Esse vídeo tem que viralizar logo...pq nossas crianças não tem problema não...meu filho e uma criança tranquila na escola
Espetacular!!!!!!
Nossa essa palestra foi exatamente oque eu precisava ouvir, foi como um abraço ao meu coração. Mudou minha visão quanto ao meu filho e certamente produzirá frutos maravilhosos em nossa convivência. Muito
obrigada!
Esse vídeo me emociona demais... eu fui uma criança tão criativa, cheia de ideias mas sempre silenciada, tinha que ficar quieta. Agora minha filha já se apresenta como uma criança do movimento e é nítido como as pessoas ficam incomodadas, perguntam se ela tem algum transtorno. Como a Cecília fala, nós pais realmente somos os guardiões das crianças. 😢
Escola uma instituição criada no século 19, conduzida por pessoas do século 20, ensinando crianças do século 21!
Vou levar pra ela essa mulher da palestra. Cuidar da criança
Amém aqui em casa tenho 3 crianças em movimentos uma tem 8 anos e 2 tem 3 anos aprontam muito está sempre em movimento. Só sossegam na hora de dormir . É crianças estao sendo crianças mesmo q alguns se incomodam por não ficarem quietas . Mas agradeço de coração a Deus por ser crianças saudáveis alegres feliz com a vida q brincam se divertindo com suas fantasias de crianças.
Mas infelizmente meu pequeno de 3 anos levando a pediatra pois sofria de transtorno do sono. As madrugadas era um tormentos pois quase não dormia gastava muita energia durante o dia o tempo todo nada parava . Nem pra dormir direito eu só observando até q aos três anos tive q levar na pediatra lá depois de uma avaliação meu pequeno foi diagnosticado com TDAH o autismo foi descartado. Mim passou um elétron da cabeça lêvando pra outro acompanhamento com o neuropediatrico graça a Deus o TDAH foi descartado tbm. Mas depois feito o elétron descobrimos q havia sim um probleminha q havia uma alteração no cérebro do meu pequeno. O neuro muito profissional no. Disse com todas as letras q por ele ser bem novo e o cérebro ainda está em desenvolvimento q não tinha muito com q preocupar era só cuidar amar e educar impor limites sempre. Ms q deixassem crianças ser crianças. Foi passado uma medicação o neuleptil 1% pra ajudar no transtorno do sono pra acalmar mas durante o sono. Graça a Deus DEUS mim guiou pra o profissional certo na hora certa agora só tenho a agradecer q agora está dormindo bem melhor e toda família tbm. Pois imagine vc ter duas crianças da mesma idade em casa agindo praticamente do meus jeito a única diferença era q não sofri do transtorno do sono apronta muito mesmo mas a noite quando caí na cama é uma maravilha só no outro dia cedo. Então eu tinha q,procurar mesmo o profissional pois meu filho tinha q se aquietar um pouco pra pelo menos dormir. Eu só tenho a agradecer dessas crianças em movimentos em minha casa e em minha vida filhos são bênçãos do senhor AMÉM então nunca desista do maiores tesouros q Deus nos deu AMÉM
Na VERDADE este meu filho Amado é meu subrinho meu filho do coração q amo q Deus mim Deu pois a mãe q deveria amar cuidar . O abadonou aos 2 mês de idade e eu ja grávida de 7 mês do meu pequeno Raphael. Tive q pegar aquele bebê tão pequenino e idefeso pra criar como meu filho Amado. É só DEUS pra tirar dos meus braços pois eu o amo aceito do jeito q ele é. Se eu procurei um profissional foi pra cuidar melhor da saúde dó meu pequeno. É graça a Deus eu não fiquei só no diagnóstico da pediatra eu fui mas além. Então nunca desista de procurar o melhor pra bênça q Deus lhe deu. É obrigada dr a matéria mim ajudou muito foi como se estivesse vendo Vinícius todinho e meu pequeno Raphael e REBECA q são bênção na minha vida.
Meu filho é hiperativo e realmente as pessoas querem crianças robotizadas, só é boa se for quieta, meu filho tem diagnóstico de TDAH e TOD e a medição está sendo fundamental para nossa melhor convivência.... criança com Trastorno TOD é vingativa, provocativa, nossas atitudes em casa tem melhorado muito para que ele tenha hambiente saudável, de motivação, insentivo.... reforço positivo! ❤
Queria que o mundo assistisse esse vídeo, em especial pais e escolas.
Que maravilhoso! Que mais mães possam ter acesso a esse tipo de informações ❤️
Tenho um filho do Movimento. É uma criança muito feliz, hoje ele tem 9 aninhos. Quando nasceu , ao sair do hospital até os 4 aninhos ele ñ dormia, simplesmente ñ dormia, durante o dia quando muito, 20 minutos, e a noite, das 5hrs às 09hrs da manhã, acordava muito feliz, sorridente e ñ parava mais o resto do dia.
Eu tenho uma criança do movimento , e sei o quanto e duro ouvir críticas de pessoas ,porque meu filho e vibrante inteligente , e uma pipa bailando no ar 😅😅😅muito amado e com o vídeo dessa mulher que abre nossos olhos para ver as dádivas que temos em casa cheio de energia e alegria super emocionada .obrigado❤❤❤❤
que demais... amei este video.. parabéns Dra Cecilia pela linda abordagem
Que suas palavras possam chegar ao mundo!! Gratidão! ❤
Nossa chorei e reconhecia muitas coisas nas tuas falas @cecilianatipoffi. Eu tenho um filho do movimento.
Parabéns Cecília, sua palestra é fantástica e nos faz refletir sobre as atitudes de nossas Escolas.
PERFEITA!!!!!! OBRIGADA DOUTORA POR CALAR A BOCA DE MUITA MULHER QUE VIVE JULGANDO NOSSAS CRIANÇAS!
Que Ted Talk necessário e tão pertinente! Precisamos começar a olhar as crianças como indivíduos e usar a régua deles para medir suas necessidades e não as nossas. Meu bebê é sempre observado como alguém que não pára e eu sempre lembro àqueles que comentam, que sim, ele não pára, é uma criança sadia e curiosa. Ele não veio ao mundo para ficar parado... ele veio para fazer a diferença,
Essa palestra era tudo o que eu precisava!!! GRATIDÃO!! Tenho uma filha de 5 anos QUE AGORA ENTENDO que ela é do movimento e eu sempre me culpava por ela nao parar quieta, acreditando que eu que não estava educando direito.E me culpava muito por isso a ponto de não saber mais oq fazer. Muito obrigada por suas palavras!!🙏
Já passei por isso é entendo sua situação muitos críticas e poucos ajudam a verdade é essa. Só Deus pra nos dar força e muita paciência e todo conhecimento ja nos ajuda bastante agradeço a Deus por meus pequenos ser saudáveis melhor assim do q jogando encima de uma cama e nos pais desejando ver nossos pequenos correndo e brincando muito sem pagar . Crianças tem q ser crianças claro sendo diciplinada educada e muito amada temos q convevir muito com nossos pequenos tesouros.
Estou passando por isso com meu filho de 5 anos. E hoje descobri que ele é uma criança do movimento. Tudo que você falou também senti.
Quero agradecer por esse vídeo pois esses dias na escola do meu filho tem reclamado dele pedido para levá-lo ao neuro pois ele precisa de medicamento pq ele não para.
As 4 anos ele aprendeu a ler so, gosta de pintar, desenhar e de blocos lógicos mais não para então para escola ele precisa de medicamento.
Ouvindo esse vídeo o que me dei conta é eles não querem trabalho. Mas hoje eu percebi que em meio a crítica diária de não ser uma boa mãe , para o meu filho eu sou incrível.
👏🏻👏🏻👏🏻💙
Meu filho com 10 anos é exatamente assim.
A Escola vive reclamando dele e eu não sabia o que fazer e falar... Agora sei.
Meu filho foi diagnosticado com TDHA e queriam que eu medicasse ele , eu não dei ... Levei pra atividade física , estou tentando alimentar melhor e entendi que ele precisa de movimentos
Estou toda arrepiada! Que maravilhoso ver dessa maneira, como me ajudou a compreender melhor tudo isso!💕
Já comecei a chorar nos 3 minutos….qdo ela falou do carrinho de bebe, o item de enxoval que eu rarissimas vezes usei e morria de inveja de uma mãe que carregava o bebe num carrinho no shopping….
Eu tbem me vi e chorei...
Tempos modernos . Mas Einstein e todos os gênios que desenvolveram a física clássica e quântica, desenvolveram as tecnologias da informação , engenharia etc. e os grandes filósofos e psicólogos eram enquadrados , mas com certeza sofriam mais . De qualquer forma viva a evolução e as novas formas de pensamento 🫣🫣🫣🤣🤣.
Eu gostaria de AGRADECER imensamente por essa palestra. Me emocionei do começo ao fim! Você é maravilhosa, Cecília!!! Que bom que te encontrei! Eu tenho uma criança do movimento. Uma potência enorme! Como guardiões da vida desse pequeno, eu e meu esposo nós adotamos para proporcionar condições favoráveis para ele explorar o mundo e suas possibilidades. Sempre fomos julgados é essa palestra veio como um abraço! ❤
Vc é maravilhosa! Precisamos de mais profissionais como vc. Amo a sua vida! Deus te abençoe muito!!
Maravilhosa! Estou aplaudindo de pé!
Eu tenho uma filha com este comportamento...agora eu sei que eu o pai, que é o errado na relação...Muito obrigado por iluminar o meu conhecimento! Minha filha terá um pai muito diferente agora!!!
👏👏👏👏
Não sou profissional da área, mas sempre acreditei nisso. Que algumas crianças dão mais trabalho que outras e que isso não é um problema, é apenas uma característica dela.
Filhos dão trabalho e é injustiça querer resolver isso dando remédios para acalmar a criança.
Meu filho de 8 anos , não sei mas oq fazer ele não se controla não para queto ,mas é muito inteligente mas é forte dmais o comportamento dele
O meu filho e muito elétrico muito inteligente ouço muitas vezes que ele tem algum probleminha... Levei ele no neuropediatra ele nem olhou pro meu filho e passou um remédio rispiridona pra da pra ele mas eu não senti de Deus pra dar esse remédio pra ele... Eu tenho um filho do movimento ❤
Você poderia falar sobre o autismo.
Pra mim seria mto útil. Acredito que para mtas mães tbm.
Poxa vida! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏
Maravilhoso!
Minha vizinha uma vez me disse:
_ Leva ele ao médico, ele é muito agitado.
E eu levei, inclusivo no que ela me indicou.
Para minha surpresa o médico me disse:
_ Seu filho esta bem, é apenas uma criança saudável!
Como isso é real! Muito triste por causa do movimento que incomoda os adultos medicando as crianças para ter sossego.🥲
Espetácular. Obrigada 🙏♥️
Nossa! Muito interessante. Amei a aula. Tenho um filho do movimento, e agora, depois desse vídeo, vou tentar fazer dessa forma, e creio que isso fará a diferença e trará resultados positivos. Gratidão!🥰
Que vídeo sensacional!
Eu tenho uma criança em movimento e não está sendo fácil no colégio. Dizem que ele não se aquieta,eu converso muito com ele e sei que isso faz parte de seu desenvolvimento. Ele tem 4 anos e muitos pais que também tem filhos de 4 anos sabem o quanto a criança tá na fase da não contrariedade,de perguntas,de querer sempre algo mais. Essa palestra é um calmante para mim e me ajuda a entender meu filho e saber que há outras criancas iguais a ela "em movimento". Muitas vezes a falha estar em nós por não nos dedicar as necessidades delas que é o brincar,levar ao ar livre,atenção,conversar olhando no olho. Não adianta fazer só o basico tem que fazer sempre mais um pouco.
Emocionante
Que fala maravilhosa, aqui por ironia tenho uma criança do movimento chamada Ian também. Furacão Ian ❤
Sou professora, pedagoga e psicopedagoga. Me preocupa a quantidade de crianças medicadas com ritalina, penso que deveria haver uma maior restrição antes de prescrever esse medicamento. Por outro lado, gostaria que a sociedade se atentasse ao número de estudantes em sala de aula - trabalho com sextos anos com 35 ou mais alunos em sala. É muito difícil para o professor dar conta de tantas crianças assim de uma só vez, passou da hora de termos no máximo 20 alunos por sala.
EU SOU MERECEDOR DE TODO VOCE E ESTE TUDO
Triste também quando negamos o autismo e o tdh precocemente.
meu Deus... chorando do começo ao fim...
Cecília, professora maravilhosa ❤ obrigada!!!
Que recado potente e essencial!
Fui aluna da Cecília Antipof na graduação e lembro de suas aulas até hoje, profissional incrível...
Eu tenho um Ian, de 4 anos, a descrição do seu Ian é a mesma do meu :) Gratidão!!!
A escola que minha filha estudou, vive fazendo um terror na vida dos pais.Qualquer comportamento diferente, afirma que a criança é TEA.Sou Fisio Pediátrica e sei bem como funciona esse contexto.Não foi fácil, mas consegui proteger a minha filha, mas sinto pelas outras crianças que não tem essa oportunidades e muitas estão sendo tratada como doentes.Infelizmente essa irresponsabilidade é comum em algumas escolas.
Estou realmente tocada com essa palestra. A escola da minha filha toda hora chama pra dizer que minha filha é muito agitada, que quer fazer tudo rápido demais, que eles tem medo dela machucar as outras crianças. Outro dia me entristeci de ouvir ela falar pra mim, quase chorando, que ela era grande demais e machucava os outros (depois de acidentalmente ter batido a cabeça em meu queixo). Graças a Deus, eu encontrei uma psicóloga que compartilhava com minha opinião de que ela é apenas uma criança muito feliz
Impossível não se emocionar com as palavras dela. Valeu muito a pena conhecer você!
Que incrível!!!! Muito obrigado por compartilhar. Ajuda muito nós educadores conseguir de alguma forma ajudar as crianças sem reprimir elas ...
Obrigado , pelas palavras, 🌹
Que sensacional! Parabéns pela clareza e muito obrigado por esta aula e orientação. Vi e senti na pele alguns exemplos próximos de como muitas crianças podem estar sendo “rotuladas” e de como devemos todos nós adaptar e entendê-las melhor.
Obrigada por tanto. 💗
Amei o vídeo!!! Tbm tenho uma criança do movimento.
Sem palavras 😢
Força querida ! Essa mesma mensagem precisa chegar e fortalecer as mães que sem fôlego aceitam a medicar nossas crianças em movimento! Também tenho o Lucas e hoje sei como agir nas inúmeras reuniões de coordenação de escola , estudo muito assunto e me orgulho em dizer que meu lindo tem 12 anos e nunca usei alopatia , ainda na área da saúde a homeopatia é muito útil pra ajudar equilibrar a saúde emocional. Que Deus abençoe sua mensagem!
⁰
Meu netinho Apolo de 2 anos e 8 meses é assim nunca usou carrinho pois poderia cais dele assiste desenho brincando pulando vira cambalhotas corre pra lá e pra cá eu acho o espaço pequeno precisa de um campo pra ele correr melhor quebra o brinquedo e tenta concertar ,canta decora os movimentos e falas do desenho e muito inteligente conta até 10 conheci números letras cores
Eu acho que nunca chorei tanto vendo um vídeo, gratidão gratidão, as vezes a gente se cobra tanto se perguntando se tá fzd o certo, escuta terceiros e acaba se frustando, ter uma criança do movimento real não é fácil, ms gratidão por um vídeo tão maravilhoso ❤ afinal o cérebro maduro somos nós e não eles
Me emocionei do começo ao fim vendo você descrever meu filho, e me fazendo ter a certeza de que o que eu já pensava é real.
Muito obrigada por compartilhar seu conhecimento e sua experiência de uma forma linda, leve e que entra no nosso coração ❤
Obrigado Cecília, minha pequena Luiza do movimento vai ser muito mais compreendida depois do aprendi aqui. Até chorei!
❤amei. Hoje em dia, muitas pessoas que acham que sabem tudo que é bom pros outros, só querem ter paz e menos trabalho... Medicar e pronto.
Amei essa visão. Nunca concordei com tanto medicamento, inclusive, muitos casos a gente nota que é mais por preguiça de lidar com a criança mesmo.
Que lindo, como e necessário está palestra, eu tenho uma criança do movimento, ouço sempre isto seu filho e elétrico, não para nunca, tem que dá um remédio para ele fica menos agitado. Como você alguém tá etc...
Meu filho e benção ❤🙌
Maravilhoso Cecilia!! Sou contra a medicar e as vezes me questiono se é o caminho certo a seguir. Obrigada, obrigada, obrigada!
🥺 Cecília, você clareou minha vida... Chorei muito com seu vídeo..
Deus abençoe imensamente ❤️
Gratidão por esse conteúdo incrível
Quando eu era criança a gente brincava na rua, passava um mês na fazenda dos avós e a energia tinha pra onde ir. Hoje as crianças estão limita das a apartamentos e portões fechados por causa do medo dos tempos atuais. Tenho pena da maioria das crianças modernas. Não tem pra onde ir e brincar livremente, ser criança.😢
Concordo plenamente com tudo o que foi falado. 👏👏🥰😉
Obrigada preciso agendar um horário...
Perfeito ❤
Perfeita!!!! Obrigada por trazer esse olhar e mencionar as altas habilidades nesse contexto.
Incriiiivel!!!
Muito bom!