Perdi meu pai e cada vez que tento tocar essa música, chego no refrão e tenho que parar pois a emoção me destrói. É a maior obra de arte do Rio Grande do Sul.
Sou Paranaense, mas adoro e admiro a música e a cultura gaúcha. Obrigado pelo seu trabalho. Pesquisei sobre a vida do Cézar Passarinho, viveu pouco tempo, mas do jeito que queria , foi livre como um passarinho
Meu nome e Roberto e sou uruguaio e esse libro Queres ler foi o primeiro que conheci quando comece na escola, parabéns por tudo o trabalho de cultura que tu faz.
Eu estava nessa Califórnia da canção nativa , quando o Cesar Passarinho , cantou que eu nunca saia daqui , o povo enlouqueceu , e pensar que essa é a parte da qual tanto gosto , mas acabei saindo de Uruguaiana
Che fui vizinho do "Tio Júlio" como era chamado no prédio, nos seus último anos de vida. Ele era um enciclopédia gaudéria, quantas horas de conversa e até tocou umas inéditas nós finzito de tarde.
Só para registrar, botar as vacas também tem o sentido de um serviço dos piás muito comum naquela época que era recolher as vaca leiteiras pelas cinco horas da tarde, todos os dias, para prender os terneiros que daí as vacas iriam encher o úbere para fazer a ordenha no outro dia de manhã cedo. Durante o dia os terneiros ficavam com as vacas no campo. Era feito só uma ordenha por dia e de manhã cedo para o café dos peões. Fiz muito esse serviço quando piá montado num cavalo mansinho. Muito bom teus vídeos. Parabéns
Um esclarecimento, o trecho "pra me ajudar a botar as vacas é "com o meu petiço sogueiro". Correto ? Li em uma postagem e até outros cantando 'no meu petiço sogueiro'. Se petiço sogueiro é um "cavalo pequeno pros padrões da raça" e que fica na soga, as vacas não serão colocadas nele mas recolhidas do campo com o peão montado nele e com a ajuda do cão.
Buenas Lucas, só fui buscar os significados da letra de Guri quando tinha uns 28 anos, quando estava a minha filha de 4 anos cantarolando essa música, e se virou pra mim e pediu o que era "Ibiucai". Que falta fazia teu canal naquele tempo. Baita abraço.
Boa noite linha campeira ,uma vez UN professor me apresentou um livro, que era do Uruguai, que foi traduzido para o português para alfabetização aqui no Brasil,na capa tinha uma menina um cacho de uva um cachorro.....
Essa era a música favorita da minha falecida mãe, hoje 26/03 ela estaria completando 66 anos, abro o RUclips e me deparo com esse vídeo, foi perfeito. Obrigado, amigo.
Salve, Lucas! Olha eu aqui, de novo, peruzeando e dando as minhas pinceladas. Bueno... no caso da citação "botar as vacas", prá nós, na região missioneira, sempre foi trazer as vacas de leite prá perto das casas, encerrar os terneiros e deixá-las prontas prá ordenha do amanhecer do dia seguinte. Não sei se em outras regiões tem outra definição da ação "botar as vacas". Já sobre as "botas Feitio do Alegrete" posso te garantir que "Feitio do Alegrete" também é uma marca consagrada de calçados campeiros. Trata-se da marca criada pelo Sr. Wilson Floriano Villaverde, e eu te dou um resumo de como surgiu a marca. Com cerca de 17 anos, o jovem Wilson começou a fazer pequenos consertos em calçados numa sapataria, em Alegrete - RS. Foi seu primeiro emprego. Passado algum tempo, o dono do estabelecimento, impressionado com o esforço do rapaz, decidiu fazer algo a mais por ele. "Eu vou te dar uma máquina, e tu vai abrir uma sapataria para ti." - disse pro rapazote. Com a máquina de costura que ganhou de presente, continuou nos pequenos reparos, até que o negócio foi crescendo, e Wilson - que exerceu a profissão por mais de 50 anos - passou a fabricar seus próprios produtos. No RS, ficaram populares as alpargatas coloridas que levam os escudos do Grêmio e do Internacional, times que formam a legendária Dupla Grenal. Seu Wilson Floriano Villaverde faleceu em 6 de abril de 2009. Já Ibirocai trata da estação de trem do Ibirocai, que foi inaugurada em 1907. Tinha esse nome por ficar junto ao arroio do mesmo nome, que faz a divisa dos municípios de Uruguaiana e Alegrete. Está desativada desde que os trens de passageiros da linha Porto Alegre - Uruguaiana pararam de fazer a linha, em 2 de fevereiro de 1996. Bueno, parceiro, a colaboração, por ora, era esta. Um abraço de todo o lombo, xiru!
Mas esse José é uma fonte! Que luxo esses complementos. Eu pesquisei um monte sobre o tema e em nenhum lugar a grafia de "Feitio do Alegrete" dando a ideia de que fosse uma marca. Mas agora me classifiquei com essa informação. Mil gracias pela parceria de sempre!
Não fazia ideia que tinha um livro chamado queres ler, interessante. Meu tio me falou que "amor gaúcho" era um perfume antigo, que tem na letra lá do césar "me encharco de amor gaúcho".
Ameiiii a história deste verdadeiro clássico da nossa música!!!💜 Realmente as botas fabricadas no Alegrete eram bem famosas . Eu passei a adolescência lá e afirmo ! 👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘💜
ESSA MÚSICA É DIVINA, E SOU UM APAIXONADO POR NOSSAS MÚSICAS GAÚCHA. QUE NOSSOS GOVERNANTES RESPEITEM ESSE SONHO QUE TODOS NÓS TEMOS, POIS EU JÁ ME MANDEI DO RS POR CAUSA DESTE DESRESPEITO.
Minha família materna é toda gaúcha, e essa música me traz muitas boas lembranças de quando eu era criança e dançávamos ela na cozinha da minha avó. Que delícia, que saudade!
Feitio do Alegrete é uma fábrica de alpargatas, botas, botinas, chinelos e cintos localizada, obviamente, em Alegrete. Por isso ele menciona na música que quer botas Feitio do Alegrete.
É interessante esclarecer duas coisas. 1. Sobre a dita Taboada. 2. As esporas (de onde mesmo?). Obrigado. Moro em São Paulo, mas amo o Rio Grande do Sul. Dr. Ózio.
Descobri agora, com 49 anos, do livro 'queres ler",mas que báh!.Lucas, parabéns pelo canal! tbem descobri agora. Quando puder explica a letra Laços de Estrelas. Não sei quem éo compositor, mas eu aprecio na voz do Leopoldo Rassier. Obrigado! Abraço!
Ouvi parte da Califórnia pelo rádio, sou paranaense, mas cursava medicina veterinária na UFPel em Pelotas. Uma pérola essa canção, sempre faço um churrasco e ouço essa baita música!
Perfeito a história deu pra entender melhor essa bela canção parabéns! Só faltou dizer que foi inspirado no Próprio Neto Fagundes, e que os compositores eram primos da família Fagundes! Abraço parabéns pelo projeto
Toda vez que ouço está canção as lágrimas vem, pois me lembra do meu velho pai, um dia espero encontrar, a saudade que sinto e tão grande que muitas vezes desejei ir ao encontro deste.
"Guri", é uma música que toca o coração de todos que que amam ou amaram, de verdade , o seu pai. Perdi meu querido pai muito cedo, esta música penetra lá no fundo da minha memória e, me faz relembrar os inesquecíveis momentos de convívio com ele. O genial, Cesar Passarinho, interpretou com um sentimento d'alma que nenhum outro interprete conseguiu alcançar , até hoje.
O termo botar as vacas, aqui na nossa região significa recolher as vacas do leite a tardinha pra posar apartadas dos terneiros, pra tirar o leite demanhã. Pro terneiro não mamar a noite é claro. Moro em Canguçu-RS
minha cidade tava numa quebradeira danada na época da dilma, juntei uns pila, me preparei pra mudar de estado. A ultima musica q ouvi com meu pai foi essa musica, enquanto a gente fazia um ultimo churrasco de despedida, morro de saudade dele, sempre digam tudo q tem pra dizer pros seus pais, pode ser que não tenha uma segunda chance.
Seus vídeos seguem um padrão de espalhar a nobre Cultura do Rio Grande do Sul. É uma satisfação ser inscrito no seu canal. A primeira vez que ouvi essa música foi na voz de Sérgio Reis, mas hoje realmente compreendo tão bela poesia. Parabéns.
Tchê Lucas,descobri do livro aqui,a marca "feitio do Alegrete"existe!! Já encontrei umas alpargatas dessa marca,essa música é uma coisa de louco!!! Mais uma pra nós aprender com essa enciclopédia do nativistmo,Lucas!!!
Tudo bem tche Negri ?? Boa explanação. . Vamo revivendo nossos tempos de guri. . Guri Arteiro Tioso Medonho Bons sonhos qe não voltam mais. . Fiquei em dúvida sobre Calhandra de ouro. . valeeeeuuuu Forte abraço de TCHE GARAY. .
Essa música é uma obra de arte, a letra é tão linda e tão perfeita, Cesar Passarinho interpreta ela com maestria
Sou apaixonada pela letra e música do Guri..
Perdi meu pai e cada vez que tento tocar essa música, chego no refrão e tenho que parar pois a emoção me destrói. É a maior obra de arte do Rio Grande do Sul.
Eu tbm
Todas vezes que escuto essa música me lembro do meu velho que partiu e me ensinou a amar a cultura gaúcha um dia eu vou te ver de novo meu pai 😢😢😢
Sou Paranaense, mas adoro e admiro a música e a cultura gaúcha. Obrigado pelo seu trabalho. Pesquisei sobre a vida do Cézar Passarinho, viveu pouco tempo, mas do jeito que queria , foi livre como um passarinho
Meu nome e Roberto e sou uruguaio e esse libro Queres ler foi o primeiro que conheci quando comece na escola, parabéns por tudo o trabalho de cultura que tu faz.
mil gracias!
Eu estava nessa Califórnia da canção nativa , quando o Cesar Passarinho , cantou que eu nunca saia daqui , o povo enlouqueceu , e pensar que essa é a parte da qual tanto gosto , mas acabei saindo de Uruguaiana
uma das mais emocionante marcas ..flor especial
César imortal Passarinho
Q classico
Essa é minha Musica Top 1 na lista!! Nasci em 82 e ela me acompanha desde sempre!!! Parabéns pela pesquisa e conteudo do video!!
❤.Idem
Che fui vizinho do "Tio Júlio" como era chamado no prédio, nos seus último anos de vida. Ele era um enciclopédia gaudéria, quantas horas de conversa e até tocou umas inéditas nós finzito de tarde.
Uma das músicas mais lindas de todas
Era o toque do celular do meu pai, depois que ele faleceu eu não consigo ouvir essa música sem chorar, é um clássico da nossa cultura
Só para registrar, botar as vacas também tem o sentido de um serviço dos piás muito comum naquela época que era recolher as vaca leiteiras pelas cinco horas da tarde, todos os dias, para prender os terneiros que daí as vacas iriam encher o úbere para fazer a ordenha no outro dia de manhã cedo. Durante o dia os terneiros ficavam com as vacas no campo. Era feito só uma ordenha por dia e de manhã cedo para o café dos peões. Fiz muito esse serviço quando piá montado num cavalo mansinho. Muito bom teus vídeos. Parabéns
Mil gracias pelo complemento, meu galo! Baita abraço!
Um esclarecimento, o trecho "pra me ajudar a botar as vacas é "com o meu petiço sogueiro". Correto ? Li em uma postagem e até outros cantando 'no meu petiço sogueiro'. Se petiço sogueiro é um "cavalo pequeno pros padrões da raça" e que fica na soga, as vacas não serão colocadas nele mas recolhidas do campo com o peão montado nele e com a ajuda do cão.
Essa música é de arrepiar. Uma emoção só.
A mais linda.
Essa música é uma pérola da tradição gaúcha barbaridade!!
Faz explicando a letra da música Santo CHÃO dos NATIVOS E canta CATARINA TB.
Buenas Lucas, só fui buscar os significados da letra de Guri quando tinha uns 28 anos, quando estava a minha filha de 4 anos cantarolando essa música, e se virou pra mim e pediu o que era "Ibiucai". Que falta fazia teu canal naquele tempo. Baita abraço.
Canção top emocionante e muito bem explicada por ti! Um forte abraço meu amigo e viva sempre nos nossos corações o grande intérprete Cesar Passarinho!
Letra simples e ainda assim profunda.
Boa noite linha campeira ,uma vez UN professor me apresentou um livro, que era do Uruguai, que foi traduzido para o português para alfabetização aqui no Brasil,na capa tinha uma menina um cacho de uva um cachorro.....
Baita música, clássica! Obrigado pelo excelente canal, que Deus te abençoe!
Essa era a música favorita da minha falecida mãe, hoje 26/03 ela estaria completando 66 anos, abro o RUclips e me deparo com esse vídeo, foi perfeito. Obrigado, amigo.
Poesia pura , valor verdadeiro
Parabéns pelo seu trabalho abraços Genezio lofy Blumenau santa Catarina
Me gusta muchísimo de esta canción, para mí es de una de las más lindas
Gosto muito fa interpretação do Dante Ramon Ledesma.
Salve, Lucas! Olha eu aqui, de novo, peruzeando e dando as minhas pinceladas. Bueno... no caso da citação "botar as vacas", prá nós, na região missioneira, sempre foi trazer as vacas de leite prá perto das casas, encerrar os terneiros e deixá-las prontas prá ordenha do amanhecer do dia seguinte. Não sei se em outras regiões tem outra definição da ação "botar as vacas". Já sobre as "botas Feitio do Alegrete" posso te garantir que "Feitio do Alegrete" também é uma marca consagrada de calçados campeiros. Trata-se da marca criada pelo Sr. Wilson Floriano Villaverde, e eu te dou um resumo de como surgiu a marca.
Com cerca de 17 anos, o jovem Wilson começou a fazer pequenos consertos em calçados numa sapataria, em Alegrete - RS. Foi seu primeiro emprego.
Passado algum tempo, o dono do estabelecimento, impressionado com o esforço do rapaz, decidiu fazer algo a mais por ele. "Eu vou te dar uma máquina, e tu vai abrir uma sapataria para ti." - disse pro rapazote. Com a máquina de costura que ganhou de presente, continuou nos pequenos reparos, até que o negócio foi crescendo, e Wilson - que exerceu a profissão por mais de 50 anos - passou a fabricar seus próprios produtos. No RS, ficaram populares as alpargatas coloridas que levam os escudos do Grêmio e do Internacional, times que formam a legendária Dupla Grenal.
Seu Wilson Floriano Villaverde faleceu em 6 de abril de 2009.
Já Ibirocai trata da estação de trem do Ibirocai, que foi inaugurada em 1907. Tinha esse nome por ficar junto ao arroio do mesmo nome, que faz a divisa dos municípios de Uruguaiana e Alegrete. Está desativada desde que os trens de passageiros da linha Porto Alegre - Uruguaiana pararam de fazer a linha, em 2 de fevereiro de 1996.
Bueno, parceiro, a colaboração, por ora, era esta. Um abraço de todo o lombo, xiru!
Mas esse José é uma fonte! Que luxo esses complementos. Eu pesquisei um monte sobre o tema e em nenhum lugar a grafia de "Feitio do Alegrete" dando a ideia de que fosse uma marca. Mas agora me classifiquei com essa informação.
Mil gracias pela parceria de sempre!
Descobri que o livro é queres ler é título , com 64 anos.
Parabéns pelo seu canal...muito bom
Muito linda essa música,!!!!
Excelente!
Minha mãe é filha do Bento Timotio da Cunha
top bonita pesquisa tchê
Explica a música guria.Da última Califórnia... manda um abraço pra Livramento...
Está marca , marcou minha infância ,
Parabéns Lucas
Não fazia ideia que tinha um livro chamado queres ler, interessante. Meu tio me falou que "amor gaúcho" era um perfume antigo, que tem na letra lá do césar "me encharco de amor gaúcho".
Classico do Nativismo, bela letra e mensagem de vida muito interessante. Curtindo em out/23
O. meu. muito. obrigado. por. explicar. a. horigem. da. linda. musica. Guri. um. baita. quebra. costela. pra. ti. vivente
Adoro esses videos , sou fã da nossa musica gaucha. É interessante saber sobre a história da musica e letra. Curtindo em maio de 2024.
Ameiiii a história deste verdadeiro clássico da nossa música!!!💜
Realmente as botas fabricadas no Alegrete eram bem famosas . Eu passei a adolescência lá e afirmo !
👍👏👏👏👏👏👏👏👏👏😘💜
Ótimo explicação da letra da música. Descobri que O livro que QUERES LER é o título do livro com 60 anos. Minha idade hoje.
No matecast do guri de Uruguaiana o neto Fagundes explica esse causo da música Guri !!
ESSA MÚSICA É DIVINA, E SOU UM APAIXONADO POR NOSSAS MÚSICAS GAÚCHA.
QUE NOSSOS GOVERNANTES RESPEITEM ESSE SONHO QUE TODOS NÓS TEMOS,
POIS EU JÁ ME MANDEI DO RS POR CAUSA DESTE DESRESPEITO.
Minha família materna é toda gaúcha, e essa música me traz muitas boas lembranças de quando eu era criança e dançávamos ela na cozinha da minha avó. Que delícia, que saudade!
Feitio do Alegrete é uma fábrica de alpargatas, botas, botinas, chinelos e cintos localizada, obviamente, em Alegrete. Por isso ele menciona na música que quer botas Feitio do Alegrete.
Parabéns por trazer na chincha a cultura gaucha... É te dedicares a espalhar aos quatro ventos... um abraço !
Pois é Negovéio, também pensava que queres ler, estava conjugado errado. Linha campera também é cultura. Gente abraço
Parabéns, que baita comentário , digo um ensinamento.
É interessante esclarecer duas coisas.
1. Sobre a dita Taboada.
2. As esporas (de onde mesmo?).
Obrigado.
Moro em São Paulo, mas amo o Rio Grande do Sul. Dr. Ózio.
Tabuada é as contas de multiplicação da matemática básica. As esporas são do Ibirocai, que é uma região ali na volta do Alegrete. Baita abraço!
Vídeo explicando a música: criado em galpão
Sou franco em dizer que foi hoje que descobri o significado da letra o livro Queres ler!!!
Aprendemos os significados de muitas palavras, com a nossa música gaúcha, tem fundamento:
Excelente parabéns
Descobri agora, com 49 anos, do livro 'queres ler",mas que báh!.Lucas, parabéns pelo canal! tbem descobri agora. Quando puder explica a letra Laços de Estrelas. Não sei quem éo compositor, mas eu aprecio na voz do Leopoldo Rassier. Obrigado! Abraço!
Show de galpão, Lucas
Ouvi parte da Califórnia pelo rádio, sou paranaense, mas cursava medicina veterinária na UFPel em Pelotas. Uma pérola essa canção, sempre faço um churrasco e ouço essa baita música!
Bah me lavei chorando aqui. Essa música é muitooo especial pra minha família! Obrigada por esse vídeo! Especial mesmo! Parabéns!! 💚🙏👏👏👏👏
Perfeito a história deu pra entender melhor essa bela canção parabéns! Só faltou dizer que foi inspirado no Próprio Neto Fagundes, e que os compositores eram primos da família Fagundes! Abraço parabéns pelo projeto
Parabéns. Gostaria que explicasse a letra da música "trem de lata".
Essa foi a musica da minha entrada na formatura, como uma homenagem ao meu pai.. é linda demais!!!
Muito legal conteúdo deste vídeo sou fã desta canção ….
Parabéns pelo vídeo!!!!! Rio Grande do Sul lindo e abençoado Estado
Toda vez que ouço está canção as lágrimas vem, pois me lembra do meu velho pai, um dia espero encontrar, a saudade que sinto e tão grande que muitas vezes desejei ir ao encontro deste.
A música tem esse poder.
Q esplicaçao bem macanuda 👏👏👏
Tchê, um amigo meu me falou a uns 10 anos atrás do livro " Queres ler" , pra mim foi uma surpresa essa informação 🤠
Oi me criei ouvindo essa música e hoje arrecem entendi que era o título do livro 🤦🏾♀️😁😁
Mas que barbaridade! Quase equarenta anos ouvindo essa música, e também achava que "meu livro Queres Ler" era um equívoco da letra....
"Guri", é uma música que toca o coração de todos que que amam ou amaram, de verdade , o seu pai. Perdi meu querido pai muito cedo, esta música penetra lá no fundo da minha memória e, me faz relembrar os inesquecíveis momentos de convívio com ele. O genial, Cesar Passarinho, interpretou com um sentimento d'alma que nenhum outro interprete conseguiu alcançar , até hoje.
Essa música foi escrita especialmente para o Neto Fagundes, retratando a vida dele com o pai. E os compositores são primos do pai dele.
Caramba,,agora quê fiquei sabendo quê queres ler é um livro , muito bom.
Isso surpreendeu muita gente!
O termo botar as vacas, aqui na nossa região significa recolher as vacas do leite a tardinha pra posar apartadas dos terneiros, pra tirar o leite demanhã. Pro terneiro não mamar a noite é claro. Moro em Canguçu-RS
Mas as melhores botas eram as botas Bonini, de Pelotas. Ah! :D Belo video, paisano! Gracias!
Que letra linda desta música, faz um bem escutar, parabéns.😃♥️
Outra música que e um hino baita explanação e explicação
Buenas EXCELENTE Parabens. Abraço.
minha cidade tava numa quebradeira danada na época da dilma, juntei uns pila, me preparei pra mudar de estado. A ultima musica q ouvi com meu pai foi essa musica, enquanto a gente fazia um ultimo churrasco de despedida, morro de saudade dele, sempre digam tudo q tem pra dizer pros seus pais, pode ser que não tenha uma segunda chance.
Obrigada pela explicação amei
TchÊ, eu jurava que eu tava inscrito, fui ver e não tava, ainda bem que tu falou !
Maravilha gratidão saber desta história é algo que traz cultura e conhecimento.
Seus vídeos seguem um padrão de espalhar a nobre Cultura do Rio Grande do Sul. É uma satisfação ser inscrito no seu canal.
A primeira vez que ouvi essa música foi na voz de Sérgio Reis, mas hoje realmente compreendo tão bela poesia.
Parabéns.
Mas loco de especial
#linhacampeia tchê gurizada vamos compartilhar e deixar o like pra esse amigo
Da musica guri fiseram a musica guria creio ceja uma respota a musica guri
Sim os autores disseram que depois de tanto tempo eles tiveram essa luz de fazer a resposta
Isso mesmo. Inclusive, ganhou a 41ª Califórnia, em 2019. Segue o link: ruclips.net/video/Wf88h2xV0xY/видео.html
Isso não e uma música e sim um hino
Boa música amigo , faz um explicando a letra de gritos de liberdade é boa tbm recomendo !!
Mais hino do no Rio Grande canto desde piá... Parabéns Xiru ...
té acho q #sonho #de #guri combina mais. ;)
Esclareceu minha dúvida após décadas - e o meu livro QUERES LER.
Bah Lucas tu é um manancial de cultura gaúcha, queria mesmo é churrasqueira contigo e trocar umas ideias!!!
Bah Lucas, nessa época eu estava estudando em Pelotas, linda poesia,lembro bem,sdes, valeu tchê... abraço.
Tchê Lucas,descobri do livro aqui,a marca "feitio do Alegrete"existe!! Já encontrei umas alpargatas dessa marca,essa música é uma coisa de louco!!! Mais uma pra nós aprender com essa enciclopédia do nativistmo,Lucas!!!
Baita vídeo! Aceita sugestões? Faz um vídeo da música "Sabe moço" do Leopoldo Rassier. Baita música que carrega uma letra pesada de versos
👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
Tudo bem tche Negri ??
Boa explanação. .
Vamo revivendo nossos tempos de guri. .
Guri Arteiro
Tioso
Medonho
Bons sonhos qe não voltam mais. .
Fiquei em dúvida sobre
Calhandra de ouro. .
valeeeeuuuu
Forte abraço
de
TCHE GARAY. .
fala sobre uma vaneira de respeito
Muito legal essa música de vez enquando eu arranjo ela no violão! Valeu pela história 😄!
Excelente! Obrigada, Lucas, pela explicação da letra da música que é linda, simples e verdadeira.
Que baita letra...parabéns pelo canal!!sempre conteúdo de qualidade que agrega conhecimento sobre a nossa cultura!q assim continue! abraço
Respondendo a pergunta foi hj no auge dos meus quarenta e nove anos. Rssss
Além de linda,ainda fala no meu Alegrete,que tanto amo.😃❤️♥️🧡
Parabéns por levar as nossas tradições
Essa música é espetacular e esse canal tbm parabéns 👏👏👏
Respondendo a pergunta, foi no auge dos meus quarenta e nove anos. rssss
Feitiu do Alegrete, é a grife da bota