Já vi psiquiatra dizendo que quem tem TDAH por exemplo tem menos dopamina, isso é um marcador biológico que indica uma disfunção. Podia botar esse doutor aí pra discutir com a Ana Beatriz Barbosa por exemplo
@@concurseiratrt porque pseudociência existem esses marcadores q ele fala, se existe mostra para nós, ao invés de dizer q é pseudociência mostra a ciência verdadeira
Meu filho estava sofrendo muito de ansiedade. Fazia terapia e tomava medicamentos. Até que um dia ele teve um sintoma estranho. Começou a ser contorcer e seu rosto ficou deformado. Foi levado ao pronto socorro e por causa desse sintomas e da ansiedade foi internado numa clínica psiquiátrica. Alguns dias depois ele estava se sentindo bem melhor mas teve outra crise e igual a anterior, corpo se contorcendo e rosto deformado. A mãe dele, passou a ler todas as bulas dos medicamentos que ele tomava, e um deles citava esses sintomas. Parou de tomar imediatamente. Nunca mais teve essas contrações musculares. Em resumo, meu filho passou um mes internado em uma clinica psiquiátrica por causa de um efeito colateral de um medicamento e quem descobriu nao foi o medico, foi a mae dele, minha esposa.
@@patil5964 Depois disso ficou tratando da ansiedade e depressão durante dois anos chegando a usar 8 medicamentos ao mesmo tempo até que levamos a uma médica que reduziu para um e então agora ele consegue trabalhar e seguir a sua vida normalmente. Mas antes foram dois anos de invalidez.
@@teresa6767Provavelmente seja filho do marido e, por afinidade, ela o considera filho. Lindo, isso! Também tenho uma filha que tem a mãe dela (minha irmã), no caso, a minha filha é, na verdade, a minha sobrinha.
Vou falar por mim: Fiquei desde 2009 até 2021 tendo crises de pânico e depressão (com internações/ tentativa de su1cidio), não havia nada de remédio que funcionasse, então mudei radicalmente a minha alimentação, eliminei o trigo, o leite e o açúcar, troquei todos os alimentos industrializados para alimentos naturais, verduras, legumes, frutas, arroz integral, temperos naturais e carne somente peixes, carne bovina uma vez a cada seis meses por vontade mesmo, inclui todos os dias cloreto de magnésio p.a. (que tomo até hoje e tomarei para sempre) e em questão de 30 dias tudo o que vivi por 12 anos havia sumido, e em março de 2021 fui aos poucos diminuindo os remédios e então eliminei de vez todos o medicamentos no ano de 2021 ainda. Hoje eu tenho uma vida e até sonhos e planos para o meu futuro, hoje sou grata por ter me libertado da situação que eu estava. Obs: com toda essa mudança na minha saúde eu também comecei a pesquisar sobre a espiritualidade (quem sou eu, o que estou fazendo aqui e para onde vou depois que daqui partir) e tem contribuído muito para não me desanimar devido ao tempo que perdi estando "doente" e eu acredito que sempre há esperança. Desejo que todos tenham uma jornada abençoada. Abraços.
Concordo com sua mudança feis muito bem eu também usava remédio pra tiróide pra pressão alta entre outros remédios de farma também parei com tudo comessei a medicina natural tenho variedades de plantas no meu quintal minha saúde melhorou muito mais confesso que nao acredito em espíritos creio somente em JESUS e na volta dele porque ele e único quanto a comer algo que por ventura está envenenado DEUS disse não matarás só ele tem o poder da cura nao estou dizendo que como de tudo também tirei muitos alimentos da minha casa só ficou o principal arroz feijão carne legumes frutas
Eu tive um tempo de psicose , fui diagnosticada com bipolaridade, tive uma crise, tomei remedio, tentei suicídio, fui internada em uma clínica psiquiátrica, sai de la e resolvi mudar minha vida, me afastei das pessoas que me faziam mal, parei de beber alcohol, mudando meus hábitos alimentares e até hoje 2 anos depois eu não tenho uma crise, não tomo mais remédio e estou vivendo muito melhor. Pessoas ruins e lugares ruins te afetam muito, afaste-se e liberte-se, cuide da sua alimentação, pare de fumar e beber, nao é fácil ,mas é necessário se você quiser viver uma vida saudável. Esta é apenas minha experiência.
As mudanças nos hábitos são extremamente necessárias pra melhora da bipolaridade, mas é uma doença e precisa de remédio pro resto da vida, evite crises, pois elas podem te prejudicar demais. O álcool é totalmente não recomendado pra quem é bipolar. Siga o @drrenatosilva. Espero que fique bem, mas não abandone tratamento. Faz parte do processo de se manter bem assim como vc está.
A sua experiência nos mostra que a gente consegue viver sem ser a base de medicamentos, e que quando realmente queremos sair desse vício a gente consegue. Basta ter coragem, força e determinação. Agradeço por nos contar a sua experiência.
Eu estava pensando algo parecido agora. Os relatos das experiências das pessoas são as mais fortes evidências de que há muito erros da ciência e industria farmacêutica.
Depois de mais de 20 anos me tratando de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico com diversas medicações sem sucesso, me convenci de que de fato não é uma doença. É uma espécie de vício de pensamento, um erro cognitivo que precisa ser corrigida do jeito certo. Com terapia cognitiva comportamental, mudança de estilo de vida, no contexto em que a pessoa está inserida. Não é fácil, mas medicações só atrasam esse processo de identificação e enfrentamento das questões.
não é igual para todas as pessoas. Talvez pra você fosse "só" um vício de pensamento, mas para outras a disfunção química não deixa mudar esses "vícios de pensamento", ou você acha que alguém se sui - ci - da apenas por "erro de pensamento"?. O pior erro do dunker é achar que o mundo se resume ao que ele acredita. desserviço, apesar que muitos psicanalistas já assumem que o dunker tá ultrapassado já e não admite.
@@deboraampessan6011verdade. Dunker não arreda o pé de suas convicções. E nesse sentido, da psicologia e psicanálise é preciso ouvir o que outros profissionais e outras vertentes tem a dizer. E medicamento é necessário em diversos casos em conjunto com terapia. Nem todo conteúdo é fácil de abordar e tratar, minimizar o sofrimento psíquico ajuda o cliente/paciente no processo até que se possa tirar o medicamento.
Concordo plenamente e vou ser mais ousada. Meu pai era esquizo, mantinha sempre sinais negativos da doença por estar sempre medicado. Eu cresci ouvindo ele falar sobre perseguição como a do Brizola e ele entender que o Papa estava a espreita atrás das portas sempre. Para mim, esses eram medos dele, nunca aceitei me deixar levar por meus medos que comumente me causavam ansiedade, aflição, impressão de que algo ruim poderia acontecer o tempo todo. Cresci com um mantra pessoal: minha vontade é maior do que meu medo. Não obstante, aproveitei cada momento de medo para evolução pessoal. Não fiquei cega pensando em sinais de esquizofrenia e que até tal idade ela poderia se manifestar e então eu estava fadada a ser esquizofrenica porque a literatura traz essa condição como um legado. Eu não aceito o que não me parece bom para a minha vida. Eu sou o gerador de pensamentos do meu cérebro e ele me obedece, não o contrário! Se todos enfrentassem seus medos, dominariam seus cérebros também, essa é a chave! A felicidade está comigo e não em uma pílula mágica. Se estou com serotonina baixa, como um chocolate, se estou com dopamina baixa, ligo para alguém para agente sair e dar risadas, estou ficando brava, sento sozinha a olhar um cachorrinho, flores, o vento nas árvores para baixar o cortizol... eu me reconheço, logo me domino! Um abraço à todos!
Em 1993 passei por uma cirurgia e anestesia geral. Foi uma bomba relógio que explodiu em mim. Depois de 1 mês já estava diagnisticada com síndrome do Pânico, depressão e psicose maníaco depressiva (bipolar) Foi um caos total. Fui para a medicação e melhorei em 2 ou 3 meses. Me dei alta e voltei a vida normal. Em 1994, cai de novoem depressão e o buraco ficou mais fundo. Voltei para a medicação e melhorei. Somente em 1996, deixei a medicação quando me envolvi com o Evangelho de Jesus Cristo. Estou ha 28 anos sem medicação. Tenho desafios sim, mas quando nuvens querem se aproximar, procuro tomar sol, ouvir música animada e é claro, continuar a fé em Jesus.
Agora vc falou tudo: TOMAR SOL. Nos fizeram temer o sol. Nossa vitamina D foi derrubada. A sociedade está carente demais de vitamina D. Todos atualmente precisam tomar. Todos esses sintomas é vitamina D baixa!
Já fui diagnosticada como bipolar, com crises de pânico e doze anos de depressao e duas tentativas de suicidio. Depois de 4 anos de medicamentos tarja preta, me sentia uma zumbi, sem prazer algum na vida. Comecei a meditar, praticar yoga, terapia, exercício físico e virei vegetariana. Percebi que mto da minha depressao vinha do meu estômago! Troquei os ambientes que vivia para ambientes saudáveis e tempo na natureza. Estou agora ha 10 anos saudável e feliz. Aprendi a lidar com a ansiedade e as tristezas da vida! Elas vem mas estou resiliente, atenta e tenho rede de apoio para viver saudável. Microdosagem de psilocibina me ajudou muito a mudar padrões neurais e ser uma pessoa muito mais ativa e positiva! A criar saídas saudáveis para meus traumas!!! A parte mais difícil desse processo foi entender que eu não sou uma pessoa x,y,z (não era meu diagnóstico!) mas eu tinha traços daquilo (e isso me fez perceber que eu poderia lidar!). Se eu não me identifico sou capaz de observar e cuidar!!! O diagnóstico pode ser uma prisão, não um lugar de potência para a saúde! Tudo isso sem apoio dos psiquiatras que me diagnosticaram. Mas encontro vários profissionais incríveis, terapeutas e psicólogos competentes. Espero que quem está passando por processos mentais possa encontrar seu caminho de saúde!!!! ❤
Conheço um médico que diz o seguinte : Tudo isso começou com criação e nomear “ doenças” na década de 90 e o resultado chegou em 2000 em diante . A venda de remédio nessa linha multiplicou em 1000 vezes no Japão .. pense um pouco . Tem um livro sobre o câncer e tratamento, operação ., etc… esse é o outro caso de muita manipulação … qualquer coisa pede para operar , manda químio , rádio… Eu não faço mais o exame de psa , toque ..lá diz ué na maioria mexeu pode piorar de vez. A próstata e uma delas , melhor deixar que a probabilidade de espalhar e muito pequena , se mexer .. aí pode virar uma bomba .
Eu fiquei anos fazendo análise com psicanalistas. De minha própria iniciativa procurei psiquiatras, porque em alguns períodos sem antidepressivo era impossível pra mim levar uma vida normal. Eu entendo que há um fator biológico e até genético na minha tendência depressiva. Mas as coisas só começaram a andar mesmo pra mim, depois de décadas, quando comecei a estudar sobre famílias disfuncionais, narcisismo, bode expiatório, etc. Tudo fez sentido, e colocarem NOMES nas coisas, no processo que eu vivi, foi muito importante, tanto pra validar alguns sentimentos meus, como pra validar algumas atitudes que decidi tomar. Foi libertador, porque fez SENTIDO.
Nesse caso , sua depressão pode ser resultado de uma sequência de traumas, o que coloca nosso corpo em estado de luta , fuga ou inércia. Procure sobre a teoria polivagal ,caso não conheça . Você vai entender que nosso sistema nervoso , identifica pessoas que nos fazem mal , mesmo que nosso consciente não. A partir dessa identificação ele decidi de forma autônoma. Se irá, reagir ( ansiedade , sindrome do pânico), fugir ( depressão agitada , excesso de defesa ) ou ficar inerte ( depressão profunda, suicídio ou desistir de tudo ) . Observe seu ambiente !
Exatamente o mesmo aconteceu comigo , há pouco descobri sobre o transtorno narcisista, sempre senti algo muito errado no meio que vivia mesmo depois que me casei,foi aí que venho tudo a tona , Pais e marido com o transtorno fui profundamente afetada como vítima do transtorno, e Aí tudo fez sentido, foi como uma clarão em minha consciência, como se todas as janelas do meu subconsciente se escancarassem e chegasse todas as respostas, gosto muito do canal de Emanuel Aragão sobre Psicanálise que estuda minuciosamente nossos sentimentos e comportamentos e o outro canal é" Psicanálise e eu "são dois irmãos que entendem a fundo sobre o transtorno narcisista, Está convidada para fazer uma visita por Lá, você me ajudou com seu relato me identifiquei bastante com você
Quando conheci minha esposa e começamos a nos relacionar, ela era muito ciumenta, a ponto de eu não poder olhar tv e não podermos sair para passear, isso fazia muito mal a ela. Bom, procuramos um psicólogo que logo a encaminhou a um psiquiatra, que queria até internar! receitou medicamentos e aquela coisa toda, diagnósticou com um monte de coisa que nem lembro.. Qustionei ele se não poderia ser outra coisa, maturidade por exemplo pois a gente era muito novo e ela meio mimada kkk Ele me afirmou que isso não interferia, que era problema na cabeça dela. Por questões muito dela mesma, por não querer passar a vida tomando medicamentos, ela decidiu mudar. Ela dormia 3hrs da manhã, acordava tarde pois trabalhava a tarde, se alimentava mal, e nunca se exercitava. Hoje ela tem horários, rotina de exercícios, horários para se alimentar, uma responsabilidade maior pois temos uma filha, objetivos para o futuro com os estudos. Hoje ela é outra pessoa. Acho que o problema são os profissionais pouco qualificados e que acham que sabem tudo. Mas enfim, só um relato.
A questão é outra, desde o xamanismo encontramos mitos sociais sendo utilizados para dar sentido e força para encontrar a causa da dor humana, e o que foi toda a construção da medicina, em seus experimentos diversos e, por muitas vezes, completamente ineficazes, ao longo da história?
@@PsiLivre kkkk... escreve qualquer coisa! A questão é outra... e vem com uma coisa nada a ver. Mal redigido ainda por cima, emendando uma pergunta no meio de uma afirmação...
Eu também fiz algo parecido pois estava de cama 2 anos e sem querer viver a vida, mudei todo meu habito alimentar e até os pensamentos foram mudando, existe uma aula em video de uma universiddade americana que assistí certa vez explicando que o processo inflamatório começa no intestino e passa para o cérebro e é aonde acontece os pensamentos negativos depressivo e os questionamentos sobre a falta de sentido da vida, acontece em uma certa região do cérebro quando é atingido pela inflamaçao; Depois desse video comecei mudar todo habito alimentar,. troquei tudo que é produto por alimento de verdade; Nós somos o que comemos, faz muito sentido essa frase.
Não lembro nem o titulo do video, faz muito tempo mesmo acho que meados de 2008, lembro que era parte de uma video aula de uma certa universidade americana que infelizmente eu nem lembro o nome, mas sei que aqui no yt hoje existe aulas que dizem o mesmo mas em portugues mesmo@@leticiapaes3745
Não, essa videoaula é antiga acho que foi em 2008 e não tenho mais o link , mas hoje existe alguns video explicando sobre isso, um que assistí recentemente ruclips.net/video/A_8nZrgcKZM/видео.html&ab_channel=PsiquiatraFernandoFernandes @@leticiapaes3745
Não, essa videoaula é antiga acho que foi em 2008 e não tenho mais o link , mas hoje existe alguns video explicando sobre isso, um que assistí recentemente ruclips.net/video/A_8nZrgcKZM/видео.html&ab_channel=PsiquiatraFernandoFernandes@@leticiapaes3745
" A forma como vc interpreta seu sofrimento afeta seu sofrimento ". Que soco no estômago agora viu. Esse dr é de fato um psicanalista. Convidado espetacular.
Isso não faz dele um psicanalista, já que isso é conhecimento corrente de qualquer pessoa que lidar com a área de saúde. O que faz dele psicanalista é querer ir contra as tendências modernas e ficar apegado às definições da psicopatologia psicanalítica.
@@smenegon6286 Ele também se contorcia em vida, toda vez que era contrariado. É fato notório que psicanalistas não largam Freud e não aderem a inovações. Dizer que afirmar isso é recalque, sem rebater o que foi dito, é só outra forma de contorção.
Ja fiz tratamento com um psiquiatra ha mais de 10 anos, qnd tive depressão, e o medico era contra o tratamento psicológico, ou seja, me atrapalhou o tratamento, pois remédios so fizeram mal pra minha saúde. Hj estou bem. Estou fazendo análise com terapeuta do segmento de Sigmund Freud e estou finalmente obtendo autoconhecimento. A Terapia TCC tb me auxiliou até certo. Cada pessoa tem seu caminho, o que a auxilia. A cada um deve ser feita uma série análise antes da prescrição do tratamento.
Seria bom colocar ele discutindo com algum especialista que discorda, mas gostei muito do ponto dele. Fui diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade, mas quando me comparo com outras pessoas que sofrem do quadro, sinto que são coisas completamente diferentes. Tenho disposição, tenho ânimo mas tenho baixas e falta de disciplina. Enquanto meu colega tem mais pique que eu pra fazer várias coisas mas passa dias deitado sem levantar de vez em quando.
Acontece q há mtos "transtornos psíquicos" de origem física e podemos citar por ex uma DISBIOSE INTESTINAL como causa, e quanto a outros transtornos de origem PSICOEMOCIONAL, estes AINDA não são diagnosticados com clareza por não existir aparelhos c uma tecnologia q consiga detectar os campos sutis (energéticos) do Ser humano, mas q num futuro bem próximo existirá...
Depressão acontece quando a gente não encontra propósito no que fazer. A gente tem pico de euforia com coisas novas e depois desanimamos quando não empolga mais. Euforia é difícil se manter constante. O que temos que trabalhar é a baixa após a euforia. Ou seja, perdi o interesse ok. Mas o que tem que trabalhar é perdi o interesse …aí que tristeza, pq perdi o interesse, cai no tédio, vou me isolar pq isso não deu certo ou não aconteceu como eu queria. As pessoas só vão encontrar propósito em algo se tentar novas coisas e administrar que aquilo pode não dar certo, que são tentativas. Pode ficar triste, sim mais isso tem que ser por no máximo 3 dias depois isso tem que ser trabalhado e deixado de lado. Tenta algo novo. Outro ponto nunca se compare com outras pessoas pois você gostaria de ser como ela. Se vc quer ser igual aja como ela. Se for para dar desculpa não consigo. Então l, procure pessoas que pensam e agem como você. Assim não irá se sentir mal e irá ver que é normal.
@@darlyinvestmentsSaiba que de comentário me ajudou MUITO. Já gastei uma.grana com terapia e nunca me esclareceram de modo tão simples e eficaz como este comentário. Obrigada 🙏
Entendo q ele fala, muita gente q teve quadros depressivos tomam remédio pra toda vida para evitar uma nova crise. Eu tive problemas de depressao pontuais, ligados a circunstâncias externas, aos 40 anos decidi q tinha q me fortalecer espiritualmente e daí começou a minha saga de aprendizagem de vários aspectos religiosos, hoje eu me identifico muito com a filosofia e acredito em energia e um ser superior. Isso me fortalece, me dá ancora, e estou aprendendo a me conhecer e conhecer o mundo ao meu redor. E uma viagem e eu nunca mais tive depressao. E tudo escolha na vida. ❤
@@psicologia_e_reflexao eu não sou contra, mas as pessoas ao invés de praticarem exercícios, ter uma boa alimentação e ter um sono reparador, elas preferem tomar um remédio para, de maneira equivocada, se livrarem dos efeitos que uma vida desregrada causam.... E aí os laboratórios se aproveitam dessa situação e ficam cada vez mais ricos e poderosos, e o povo caindo nessa ladainha de que remédio é bom. Com relação a remédios, ele pode até salvar vidas, mas estou falando de como parte dos médicos preferem receitar remédios em detrimento de uma vida saudável sem remédios. É só ver a quantidade de comentários aqui falando dos efeitos colaterais...
@@psicologia_e_reflexao há várias pessoas que tiveram péssimas experiências com medicamentos psiquiátricos, outras pessoas tiveram boas experiências e outras simplesmente não tiveram efeito algum. Cada um decide sobre si.
Sou psiquiatra e grande fã do Dunker. Ele não falou nada errado, mas acho importante frisar que essa convenção para nomear e separar cada transtorno é indispensável para a escolha do tratamento medicamentoso e, como ele disse, para orientar o paciente que ele é uma pessoa e não se resume a um transtorno e que medicação não é nem consegue ser a única ferramenta utilizada para o tratamento do transtorno em si. É necessário o acompanhamento psicológico e muito mais que isso, como a manutenção de uma rotina saudável, desde a prática de atividade física que, comprovadamente, atua na neuroplasticidade cerebral, dentre outras atividades como a interação, a manutenção de uma rede de apoio e até mesmo uma alimentação saudável, menos inflamatória.
Uma vez li que as doenças são causadas pela desnutrição (a falta de alguma delas) alimentar! Muito raramente o externo causa doenças. Contudo, os "PRODUTOS" (industrializados) alimentícios estão causando isso e a população não enxerga nada!
Com todo respeito. Conheço dezenas de psicólogos que se consultam com outros psicólogos e o mesmo acontece com psiquiatras, inclusive tomando rivotril e escitalopram ais montes. Então não, esse psicanalista cutucou a ferida e provocou geral. Esse doutor está muito correto, por assim dizer, em suas colocações. Haverá o dia em que psicólogos e psiquiatras serão banidos por inutilidade, simplesmente porque não existe doença mental. Por mais psicanalistas como este doutor.
Muitos sintomas estão ligados a má alimentação, falta de contato com a natureza, família disfuncional, gravidez indesejada e indisciplina no viver, porém, sabemos que um pouco vem do DNA da família. Isso tudo é bem triste.❤❤
Parem de comer produtos químicos industrializados toda causa das doenças está na alimentação industrializados comam comida de verdade nosso intestino é nosso segundo cérebro. Não precisamos comer açúcar leite materno não tem açúcar. Açúcar é o causador de doenças até câncer. Carboidratos refinados derivados do trigo fazem mal e óleo vegetal um veneno ☠️ usem banha de porco óleo de coco ou azeite… doenças vem da alimentação errada.
Trato meus pacientes com método que identificam a causa do problema de ansiedade e depressão (não somente esses), e na maioria esmagadora desses pacientes, existem traumas emocionais ocorridos ainda no ventre, ou até os primeiros 07 anos de vida. Eles (ciência/médico) querem tratar os sintomas com medicação, mas o problema está na energia de um trauma emocional. Remédio em alguns casos podem máscarar o problema.
Eu ficha a base de remédios. Um rua falei vou encarar a realidade e parar de viver esse mundinho cor de rosa que não existe. Mas o ponto crucial foi escolher entre continuar amamentando minha bebê na época ou tomar remédios. E também mudei alimentação e nutrição, suplementando o que falta. Impossível viver sem suplementos hoje, principalmente magnésio, vitaminas B12 e D.
Aos 17min, Lutz pergunta se o diagnóstico não seria algo "bom", ele expressou uma pergunta minha. O diagnóstico é Libertador. Porque explica o comportamento, a inadequação, a estranheza... E a rejeição. Não se trata de rotular uma existência e, sim, explicar. Pois não se tem como lutar contra um "inimigo" do qual não se sabe nada - e o "bicho" ainda te habita com status de dono da casa. Um diagnóstico faz a pessoa tomar as rédeas da vida em suas mãos; ou melhor: tira das mãos do inimigo a chave da sua própria casa . Minha opinião. Obrigada, Lutz, por essa pergunta! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Tb vejo dessa forma. O problema é q tem pessoas q ao invés de verem dessa forma, usam o diagnóstico apenas p se "vitimizarem"(ou os outros), no sentido de se definirem pelo diagnóstico. Mas n é por isso q não se deve dar algum diagnóstico, pois é como vc disse, ajuda a dar um direcionamento e entender o pq de ser de tal forma.
Sim, mas infelizmente quando se trata desses transtornos vc nunca terá certeza absoluta de nada. Por exemplo, os mesmos sintomas que se manifesfam em quem tem ansiedade, tb se manifesta em quem está sob efeito do estresse, ou seja, vc sente o sintoma, mas nunca sabe com exatidão do que se trata, se foi o estresse, ansiedade, um trauma do passado, o fato de não ter dormido bem a noite, estar se alimentando mal e etc. Assim como até hoje não descobriram realmente qual a causa da ansiedade, quem sente tb raramente entende o que exatamente está acontecendo consigo mesmo. Se houvesse o tal marcador como ele diz no vídeo seria muito mais fácil.
Na verdade não explica nada. Eles dizem para você que é um diagnóstico, mas é mentira. Você que decide acreditar, se entregar e conviver com o problema, muitas vezes "achando bonito" dizer que "sofre de transtorno tal", muitas vezes como desculpa contra algo que você não quer fazer, algum ambiente que você não quer conviver, etc. É como se fosse uma "carta coringa" para se usar quando a ocasião exige resiliência, mas você não tem a força necessária para isso. O tratamento e sempre querer ser conhecer e saber realmente o que está acontecendo, mas isso dá trabalho e é para poucos. Para o resto existe os "diagnósticos".
@@FabianoMaiaFranco não é bem assim tb n, eu por ex.sei o que me causou a ansiedade, boa parte vinda da minha infância traumática, mas que piora sim os sintomas até com má alimentação, pois a má alimentação causa neuroinflamacão em quem é suscetível, ou seja, um monte de coisas pode desencadear sintomas de ansiedade, o estresse, os traumas, a má alimentação. Agora vc acha que mesmo descobrindo, o que já é difícil pq as causas são mts, são todas as pessoas que tem dinheiro para pagar um bom hipnólogo, um bom terapeuta para tratar seus traumas? São todas as pessoas que conseguem ter uma alimentação maravilhosa, que conseguem dormir mt bem a noite a fim de melhorar da neuroinflamacão? Então não, nem sempre se trata de preguiça de se auto conhecer, de resolver os seus infinitos problemas não, as vzs as pessoas tomam remédio por falta de oportunidade de fazerem uma boa terapia, pq custa caro. Afinal de contas o que é menos pior, tomar remédio ou morrer em vida? E só quem já teve crises e mais crises de ansiedade sabe do que eu estou falando.
Como ele falou, os transtornos não tem marcadores biológicos, então é um diagnóstico subjetivo, pode variar de acordo com o médico. Eu mesma, já passei por vários diagnósticos diferentes, burnout, transtorno de ansiedade e depressão, e terminou com bipolar. Acho que meu médico é bipolar tb, 😅 Se a gente tem médico de todas as especialidades que às vezes dá um diagnóstico errado, mesmo com os marcadores biológicos, imagina a qtde de pessoas diagnosticadas com "doenças mentais", que tomam vários remédios que não são adequados pra ela, e às vezes nem são necessários?
Por isso é muito importante procurar profissionais competentes para te ajudar a entender o seu processo, cada processo é individual. É muito maravilhoso quando vemos um paciente que estava em um processo de adoecimento (da própria vida) consegue retomar e fazer as atividades que fazem sentido para ele!
Não tem marcadores biológicos mas tem marcadores cognitivos e comportamentais. A ciência não se resume apenas a biologia, mas isso não é ensinado nas faculdades de medicina pois a cura total não interessante ao sistema
@@enfermeirodamente mas os marcadores cognitivos e comportamentais são difusos. Supostamente uma pessoa com TDAH tem quase os mesmo marcadores comportamentais e cognitivo que uma pessoa ansiosa.
Que coincidência louca, acabei de assistir a entrevista no podcast do Lewis Howes, com a neurocientista Caroline Leaf, ela deixa claro que depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos por aí não podem ser chamados de doença, mas sim de sintomas de alerta do corpo, são sinais de que algo não está correndo da forma que deveria... Mas já fiquei pensando, muita gente que se diz entender por aí, até mesmo profissionais, irão me xingar se eu sair falando sobre isso por aí kkk...
Lembrando que drogas a doidado são receitadas a pessoas com depressão e outros quadros de problemas mentais, muitas vezes para sanar um problema que poderia ter outras formas de tratamento menos agressivas...
Cara, a depressão é uma doença de origem biológica causada pelos fatores externos: ambiente, convívio, alimentação, saúde física, etc... É uma das doenças mais estudadas do nosso século. Uma pessoa pode desenvolver um caso de depressão severo apenas tendo hábitos ruins e ficando isolada da sociedade. Mesmo que trate os sintomas, muitas pessoas não se recuperam; precisam de um tratamento longo com remédios, pois a "química do cérebro fica desbalanceada". Os receptores de noradrenalina e serotonina não respondem corretamente. Já conversei bastante com psiquiatras quando tive depressão, e apenas um tratamento com início, meio e fim vai levar a pessoa a uma recuperação. O problema atual é que muitas pessoas confundem falta de propósito em suas vidas, o que as deixa tristes (entre vários outros problemas), porém não estão necessariamente doentes. Nesse caso, apenas mudando hábitos ou "vivendo diferente já resolve". Porém, quando a pessoa fica nesse estado de desânimo e sofrimento por um período muito longo, a química do cérebro muda, e ela desenvolve a doença. Discordo veementemente desse psicanalista; falou uma das maiores asneiras. Existem autópsias, estudos clínicos, desenvolvimento de remédios para tratamento desde os anos 50. Vítimas de abuso, traumas, pacientes com câncer, vários transtornos mentais aparecem em ressonâncias. Pesquisem, gente! Vamos utilizar os estudos, a ciência, não qualquer Zé que vai em podcast.
Esse ano eliminei pornografia + excesso de celular, na alimentação cortei açúcar, laticínios, soja e processados. Melhorei meu sono e mais hidratação e percebi tanta melhora que tive, como felicidade real, clareza mental, zero acne, perdi gordura facial, veias do braço que nunca tinha visto apareceram, sumiram minhas olheiras, não sinto mais nenhuma tristeza ou vazio
Já faz tempo que pesquisas associam depressão com mercadores biológicos. Como a perda da capacidade dos neurônios reciclarem os componentes velhos etc etc...o fato é que essas ideias aqui discutidas não conseguem amenizar o sofrimento de ninguém. A depressão, o toc, a ansiedade generalizada, o pânico, são reais e tem incapacitado milhares de pessoas no mundo todo.
Mas isto tem uma causa, esses comportamentos podem ser sintomas. Que pode ser causado pelo modo de vida q a pessoa teve na infância ou tem na fase adulta, pode ser questão metabólica ou outros.
Os tópicos levantados tem como objetivo trazer luz ao entendimento. Vejo como grande utilidade na condução e moderação durante avaliação que muitas vezes insere o indivíduo num buraco de doença rotulada que na maioria das vezes é um transtorno temporal e não definitivo. Vejo os pontos citados de grande valia. Pode ser usado como ferramenta útil no prognóstico e receituários que muitas vezes são confusos, imensos e ineficientes...
Verdade, muito difícil categorizar os transtornos. Não é objetivo. Depressão é tão diferente em cada pessoa, com tantas causas e sintomas diferentes, que fica difícil definir com precisão o que é e como tratar. Se fosse uma doença definida, você não ficaria experimentando remédios diferentes e terapias diferentes até uma dar certo, sem falar que o remédio que eu tomei para ansiedade foi o mesmo para depressão. Tem gente que resolve só com terapia, tem gente que só com remédio, tem gente que faz os dois, tem gente que resolve sem fazer nada, tem gente que não resolve de jeito nenhum. Tudo parece convencionado por similaridade, mas não é objetivo, pelo contrário, é muito confuso. Esse cara está certo.
Obrigada a todos por compartilhar suas histórias! Este é um tema muito sério Abuso sexual foi a lama que sujou a minha alma. Resultado: negação por parte dos familiares Até fui considerada como louca Mas creio que Deus está me abençoando Estou vencendo a depressão Superação e amor Fé, força, paz Utilizo a fé, a oração Paz e bençãos a todos nós 🙏
Meu filho é bipolar, teve crises sérias, tentou suicídio, graças ao lítio, e uma excelente psiquiatra, está bem estabilizado. Depois existe muita coisa que está sendo estudado, pois existem conexões cerebrais, antigamente não tinha conhecimento de muitas doenças, da mesma forma, no futuro, poderemos descobrir.
Já olhou as vitaminas do corpo dele,?e como é o intestino dele? detalhes tem médicos que nem exames pra a B12,que só a cobalamina é que realmente funciona no corpo
Perfeito!! Eu faço acompanhamento com nutricionista e tomo diversas vitaminas. Faço exercício físico e corro 10 km por semana. Sempre tive ansiedade patológica que atrapalhava muito minhas relações e trabalho. Após procurar ajuda psiquiátrica e iniciar o uso do escitalopram ( Exodus), não tenho mais sudorese excessiva nas mãos, pensamentos acelerados, toc, pensamentos suicidas. O remédio me salvou. Muitas vezes o transtorno vem que desequilíbrio químico cerebral, fato. Algumas pessoas precisarão de medicamentos e isto não é demérito.
@@telmamariaalvesdearaujo4201 Ceticismo, o Transtorno afetivo bipolar existe e pode causar demência se não for estabilizada. Eu a possuo e tenho vitaminas e hormônios em dia. Acredito que muitos dos transtornos referenciado por esse psicanalista como o tdah são padrões comportamentais que com terapia se resolve.
Meu filho sofre de depressão. E algum transtorno porém. Graças a Deus hoje faz um tratamento novo de medicamentos e está muito melhor. Conversas, boa vontade não adiantaram. Se tratando de mente o caso é complexo. Mas tudo Deus conduz. É preciso buscar ajuda médica sim. Deus abençoe a todos.
Mude a alimentacao do seu filho, retire o trigo por completo, muitos transtornos tem origem no trigo que comemos hoje, livre-se dos remedios que sao como drogas
Não existir marcadores atualmente, não significa que eles não existam. Algumas doenças necessitem de biópsia para diagnóstico. Como fazer uma biópsia no cérebro?
Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas esperiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos.
Pois é. Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo parece querer puxar sardinha para a área dele. Ele é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas experiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos. Geralmente, quando se vai a um psicólogo, este pode perceber algo no paciente que necessite do tratamento psiquiátrico, e assim o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se for o caso.
Discordar da existência das doenças mentais, podem ser perigoso. Vi em minha família, uma pessoa tida como normal, começar com depressão e em menos de 1 ano, se matou enforcada! Não acredito que isso seja simplesmente criado pela pessoa!
Veja o vídeo novamente. Não se trata de algo criado "pela pessoa", mas sofrimentos que se desenvolvem nas relações sociais, nos significados, na forma de vida de uma sociedade. Ele não disse que o problema não existe, mas sim que NAO É DOENÇA, mas algo de outra ordem.
Armas psicotronicas causam depressão. Você sabia que as antenas Torres de celular foram inventadas bem antes dos aparelhos de telefone celular??? Elas foram uma invenção militar americana . Antenas Torres sempre foram armas psicotronicas e são até hoje. As antenas Torres de celular funcionam emitindo e captando pulsos eletromagnéticos. Nosso cérebro funciona emitindo e captando pulsos eletromagnéticos quando pensamos, nos movimentamos ou fazemos qualquer coisa. As antenas Torres de celular interagem com nosso cérebro, sendo assim capaz de ler nossos pensamentos, ver memórias visuais ou auditivas alem de causarem diversas doenças como ataque cardíaco, AVC, aneurisma cerebral, câncer, depressão entre outras. Houve uma expansão na instalação de antenas Torres de celular no Brasil no início da década de 90. Pois no final da década de 90, para ser preciso no ano de 98 foi lançado no Brasil o primeiro telefone pre pago do Brasil o famoso baby da telesp celular e tbm o seu concorrente da Tess. Não coincidentemente o "surto"de depressão no Brasil começou na mesma época. Também aumentou o número de mortes pelas doenças citadas a cima. Não que estar próximo a uma antena Torre de celular vá causar essa doença por si só. Eles escolhem a vítima a dedo, são pessoas selecionadas. Suicídio é a principal causa de morte no mundo hoje. Houve um crescimento de mais de 400% na Taxa de suicídio no Brasil desde a década de 90 até hoje. É um genocídio silencioso. Suicídio é a nova forma de assassinato. É o crime perfeito.
😢creio que são várias esferas: físico, emocional e espiritual. As x a origem é espiritual que pode atingir o emocional e físico.somos seres tricotomicos. Corpo e alma e espírito. Precisamos saber a raiz do problema e tratar mas o que acontece e que se trata os sintomas apenas e a raiz contínua lá.
Adoro ver o Lutz tentando entender o convidado, me identifico e da vontade ate de dar um abraco nele e dizer "tamo junto", pq somos humanos e precisamos sempre evoluir ❤ por isso gosto tanto destes cortes.
Quando a minha mãe faleceu, a minha esposa preocupada marcou uma consulta pra me em um posto de saúde para a dra me receitar uma Fluoxetina. Fui para a consulta e a dra me passou uma medicação pesada taja preta, rasguei a receita e fui trabalhar e depois do trabalho fui para o treino de jiu-jitsu, todo fragmentado emocionalmente, contudo sobrevivi para a glória de Deus.
Ótimo pra vc. Mas tenho um tio que faz a mesma coisa com os medicamentos e toda vez tem que ser internado pq ele surta, perde a racionalidade, chegando a sair sem roupa na rua e outras coisas mais.
Uma coisa é fato e já tinha visto num TED uma vez, o psiquiatra é o único médico que nao faz exames no órgão que ele trata, e isso certamente não deve ser uma coisa boa
Não fazem exames pq não são neurologistas , ok . No entanto dão diagnóstico de doença ou transtorno mental juntamente com medicamentos que pode piorar a situação da pessoa ao invés de ajudar . Nunca vi ninguém melhorar de supostas doenças ou transtornos mentais ... pelo contrário , vi um círculo vicioso , pacientes piorando ,os psiquiatras receitando remédios fortes cm efeitos colaterais graves a ponto das pessoas engordarem e viverem dormindo ! Enfim , acabando com vida alheia , só isso . Encarar a vida e aceitar o fato que não se pode controlar nada nem ninguém , viver um dia de cada vez ..... a dor faz parte da vida , devemos passar pelo processo . As pessoas querem soluções mágicas e rápidas para seus problemas interiores ... e acabam mal por isso.
Conheço uma pessoa que tem uma filha que apresenta comportamento inadequados. Foi feito vários exames de cabeça nela,mas,não encontraram nada. Porém, ela realmente apresenta" transtornos mentais " . A mente humana é uma incógnita. Eu lido com pessoas transtornadas. Minha mãe vê coisas,eu me lembro de quando era criança, ela conversava com um bicho ,que era chamava de diabo. Vejo muitas pessoas confusas com a vida hoje,e, depois de muito pesquisar, entendo que muitas das pessoas que estão com alguma disfunção em.sua mente, na maioria dos casos, estão com altos déft de vitaminas e sais minerais.Eu pergunto:- Não seria isso o alerta que a mente da pessoa ,com a Mente "doente"que ela faz ao corpo?
Sempre tive depressão e suas comorbidades. Fiz terapia e tals. Só quando meu psiquiatra acertou minha medicação é que consegui me levantar. Viva os remédios e os médicos psiquiatras!
Existem pessoas que colocam Sigmon Froid ,como o inventor da roda na psiquiatria e psicanálise ,não imaginam que nem tudo descrito por Froid tem credibilidade ,só de saber que um ser como ele se drogava comas drogas ilícitas e lícitas da época dele ,pode imaginar que ele também é um idiota ao fazer uma declaração irresponsável e inconsequente ,ao dizer que as pessoa que tem baixa -estima ,e sofrem de depressão estão cercados de idiotas ,sendo que ele não era tão sano mentalmente como muitos pensam !!! Está mais do que provado que baixo-estima e depressão não é frescura e é real ,e e a pior das doenças ,pois é a doença da alma ,ninguém vê é só a pessoa que tem e sofre é que sabe . Distraiam ,faça alguma atividade física ,sene útil ,mas se tratem com especialista bom ,pois quem tem depressão não deve ignora-la jamais e pode até levar a morte !!
Desde criança, recebi diagnósticos de Transtorno de ansiedade generalizada. Isso se repetia a cada médico que meus pais me levavam: pediatras, clínicos, cardio, neuro, psicólogo, psiquiatra... Houve um tempo que entraram com medicações, que não me ajudaram em nada. Só me anularam como pessoa. Eu dormia, ficava calminha, quieta, mas a tristeza só aumentava. Até o dia, que já na juventude, eu tomei a decisão de fazer as pazes com a ansiedade e acolher aquilo como parte da minha personalidade. As vezes, ainda tenho crises, mas como sei identificar, só ignoro ou abraço o momento. Na maioria das vezes, essas crises acontecem quando estou com dificuldades financeiras, problemas no relacionamento, quando minha filha adoece, quando eu preciso passar por uma situação difícil; as vezes, eu não consigo identificar o motivo, mas com certeza é algum gatinho que eu só desconheço. A certeza que eu tenho é que a medicação não vai fazer nada disso sumir, só vai mascarar tudo. Hoje eu digo apenas que quem tiver ao meu lado, que lute pra dar conta; pq essa sou eu, eu sou assim.Pra ficar ao meu lado, tem que entender que isso vem no combo. Aprender a lidar desaa forma diminuiu minhas crises em quase 90%.
Sofro de depressão a mais de 20 anos e estabiliza quando medicado. O psicanalista falou, falou, mas não trouxe de provas que o que ele disse é verídico l!! Sou de Porto Alegre e fico a inteira disposição para ele curar minha depressão, pois tem dias que nem caminhar consigo!! E as pessoas que por causa desta doença tiram a suas vidas TODOS os dias, isso é normal? E quem entra em depressão após uma grande mudança POSITIVA na vida?? Tentei psicólogo e não serviu para NADA, somente remédios!
Olá Roberto, esse foi só um recorte de uma fala dele com um título sensacionalista. Mas entrelinhas, o que ele quis dizer é que na Psicanálise as pessoas não são rotuladas com títulos se referindo ao seu sofrimento. Olha-se para a subjetividade de cada pessoa. Busca-se investigar a causa do sofrimento psíquico de cada indivíduo através das palavras. Busque uma terapia psicanalítica. Toda escola de Psicanálise possui uma clínica escola onde os atendimentos se tornam muito acessíveis financeiramente se esse for o seu caso.
Tira o glutem! Faça uma caminhada, suplemento o magnesio treonato, tome melatonina antes de dormir, comece com 5 mg, retire embutidos, foque em algo q te dê prazer, um livro legal, diminua o tempo das telas, e procure conexão com Deus, afinal eles nos criou e pode sim operar um milagre dentro de vc, perdi minha mãe tem 2 anos, como eu a amava, chorava todos os dias como se tivesse um buraco no peito, choro sem fim, um dia ouvindo um louvor sento uma voz falando dentro de mim, uma presença tomou conta d meu quarto, jesus estava me curando e me disse q minha mãe estava com ele e que em breve ele voltaria, ouvindo um louvor antigo, e recebendo uma cura interior, eu por 3 meses chorava todos os dias de tristesa, eu não parava de chorarar, após o consolador vir de encontro a mim, após esse dia foi o último dia q eu chorei, me emociono sinto falta mas não fico mais desfalecida, não precisei de remédio nem psicólogo, confiei em Deus e pedi a cura da dor e jesus me deu. Anoite tomava chá de paciflora de vez em quando o me acalmar
Roberto tenho uma amiga que se libertou da depressão, depois que fez um exame de sangue para verificar a Vitamina B12 e a dela estava muito baixa. Abaixo de 200..então a médica deu aquela dosagem que precisa ser na veia durante um mês e ela foi melhorando..hoje está por volta de 800 a Vitamina B12 dela..As vezes, um simples exame de sangue pode ser a chave para virar essa história..a falta de Vitamina B12 está bem relacionada com a depressão, pois a pessoa começa a ter anemia, sem perceber e isso causa uma letargia, que não consegue ter forças prá NADA e pode ser confundido com depressão. É só uma sugestão. Que DEUS te Abençoe Roberto
Mas se a psiquiatria diz que a depressão é um desequilíbrio químico cerebral então tem que indicar os marcadores biológicos que sustentem tal afirmação.
Errado, para ser doença precisa ter uma causa bem definida. Por isso que no Dsm, na categoria F não há a palavra doença, mas transtorno, devido a relação multifatorial envolvida.
@@Verdalidade O que não significa que é tudo "social" como acham os psicanalistas. Por exemplo, o autismo de nível 3 é um transtorno e pode acontecer com qualquer um independente da família ser ou não disfuncional e é visível logo na primeira infância e não tem exame nenhum que vai diagnosticar, o diagnóstico é puramente através da observação do comportamento da criança. A questão é essa, o fato de ainda não conseguirmos desenvolver um exame para diagnosticar sem a necessidade de análise do comportamento não significa que as causas vão necessariamente ser sociais, pode ser alguma alteração durante a gestação, genética ou no desenvolvimento do cérebro no primeiro ano de vida.
Só acho que esse assunto de transtornos (depressao, Tdha, bipolaridade e etc) sao bem mais complexo do que uma simples conversa pode esclarecer, pois os "marcadores" sao os numeros de pessoas que chegam no fim e pulam no abismo (pra nao dizer a palavra). E como esse entrevistado disse que nao podemos fazer um diagnostico para tomar medicamento como nas doenças, e entao DR da uma soluçao entao, pois tem muitos que estao no desespero na beirada do abismo para pular, e dizer que essa pessoas tem que mudar seus comportamento e habitos, nao resolve, pois senao ja teriam feito. Essa é minha opiniao a respeito de algo muito serio tipo Depressao, para ser tratado desta forma. Se mentiram para gente o tempo todo, ENTAO diz a verdade e mostre a soluçao?
Clínicas naturistas tiram a pessoa da depressão em 15 a 21 dias. Depressão tem mais a ver com intestino do que qualquer outra coisa. Sabe-se que um TDAH melhora sem tomar café, comer açúcar e sem chocolate... assim, retirar ou incluir alimentos, mudar a qualidade de vida, poderá ser uma solução simples e inesperada. Mas precisamos experimentar para crer e ver!
Eu sou Borderline,TDAH,TAG, Depressão, Epilepsia, Insônia e sou Limítrofe, faço uso dos medicamentos Lamotrigina, Levetiracetam, Clobazam, Amitriptilina, Depakene e Zolpidem.
Eu tenho várias características de uma pessoa com TDAH mas nunca fui ao médico atrás de um diagnóstico, porém eu estudo e prático coisas que ouço especialista falarem que melhoram o estilo de vida, pois tendo ou não o diagnóstico eu terei que fazer do mesmo jeito. E vejo mudanças. Ou seja independente do que seja, do nome,da causa , e aí como vamos fazer? O que vou fazer com isso ? Eu não quero saber pq tenho, desde quando , se eu sou desfocada e desatenta, vou fazer coisas e ajustar meu ambiente e rotina para melhorar. Pra mim é super difícil seguir uma lista de tarefas, mas quando eu concluo uma e vou para outra a sensação é inexplicável. 😂 Sabe lá oq aconteceu no meu cérebro mas eu tô só indo kkk um dia de cada vez . Adoro seu Canal Lutz, parabéns pelo seu trabalho e continue..
Eu intendo tudo isso porque ja fui internada no hospicio no hospital santa juliana no Rio de janeiro e no hospital no engenho de Dentro no Rio de janeiro fiz pericia por 9anos e hoje estou curada ate agora nao sei porque os medicos nunca descobriu que eu estava desequilibrada espiritualmente e me dava receitas e receitas eu nao tomava os remédio..mas estou equilibrada atualmente. Fui liberta estou livre curada para curar Jesus cristo foi a chave aceitei ele como meu salvador.gratidão.
Foi a melhor explicação que eu ja ouvi e com certeza se você não ter Fé em Deus e fortalecer seu piscologico e sua inteligencia emocional, o risco vai ser grande de perder o controle de sua mente! Infelizmente muitas pessoas não vai entender essa explicação!
Não sou da área, mas tenho enorme respeito e interesse. Muito dos meus transtornos superei com ajuda das pessoas envolvidas nesse áreas embor nunca fiz terapia ( quero fazer). Mas tem algo que muito me ajudou e me levou ao autoconhecimento no momento que essa história de buscar cura. Parece que as pessoas te tratam como doentes e, depois, oferece a cura. Nesse momento aceitei minha pessoa como ela é se é doença ou transtorno não sei , mas sou eu. Nesse caminhar sentir o autoamor. Tô seguindo a vida e quando os fantasias surgem troco uma ideia com eles. Kkkk acabei me amando mais. O amor próprio é algo que já está em nós. Perdão pelo relato de cidadão comum aliás adoro ser assim. Abraço a todos
Ele pediu pra apresentar o marcador biológico de uma doença mental. Durante a depressão certas partes do cérebro ficam "apagadas" com menor atividade, fato já observado por diversos estudos, isso não seria um marcador?
Achei estranho também, porque testes genéticos mostram quais são os genes alterados no autismo, mostram inclusive os genes do autismo mais grave, qdo grave e do mais leve, qdo leve... Não vejo como isso não pode ser um marcador biológico. Ele está atacando pra defender a profissão dele... Ok, entendo, mas tá soando meio negacionista com estes argumentos
Testes genéticos mostram quais são os genes alterados no autismo, mostram inclusive os genes do autismo mais grave, qdo grave e do mais leve, qdo leve... Não vejo como isso não pode ser um marcador biológico. Ele está atacando pra defender a profissão dele... Ok, entendo, mas tá soando meio negacionista com estes argumentos. A ciência médica avança cada vez mais, não adianta querer brecar isso. Posso concordar com a confusão dos diagnósticos, mas essa é uma questão que as pesquisas na área com o tempo vão desenvolver melhor e classificar com mais clareza
Perfeito a colocação! Como as pessoas gostam de serem enganadas. Conheço uma mulher, que ama falar dos transtornos que ela diz que possui. Parece que se orgulha.
O diabético vai falar da doença sempre que for necessário falar , ng vai reclamar disso . Oferece um doce e ele vai dizer não posso pois tenho diabetes, ele precisa justificar o pq de não aceitar . Tu nunca vai ver uma pessoa falar o que tu disse q respeito de uma pessoa com doença física.
Eu tenho disforia menstrual,passei a perceber que no período pré menstrual vinha uma depressão,ansiedade, pânico e medo que pensava que ia morrer, não conseguia levantar da cama e chorava noite e dia,apenas minha menstruação descia magicamente me tornava a pessoa de sempre,foi surreal,como em dois anos foi só piorando,agora,com vitaminas e pilolas de lavanda 15 dias antes de menstruar tá controlado
Olá, vc poderia me dizer quais as vitaminas e onde encontro essas pílulas de lavanda? Passo pela mesma situação,todos os meses. Fico extremamente deprimida, estressada e querendo me isolar do mundo. A menstruação desce, todos esses sentimentos vão embora
@@gabys1991 eu moro na Itália,mas vc pode procurar por pilolas para ansiedade de lavanda aí no brasil,complementar com vitamina b,magnésio, ferro,eu melhorei muito
Eu tive depressão e junto ansiedade e toc religioso, pensei que ia ficar doida, comecei orar direto e pedir a Jesus pra me curar e ele me curou. Obs: nunca fiz tratamento nem com médicos nem medicações.
Hj eu entendo o porquê das crise de choro ..tenho uma vida de muita luta e ja tive muita perda na família entao quando penso nas pessoas que perdir eu fico assim..mas quando percebo que isto está me levando para baixo ,logo dou um jeito de sair dessa situação e me alegro, convido as crianças vizinhas para bricar das brincadeiras de antigamente e me divirto muito e assim as indústria nao vao se lucrando com meu dinheiro e me adoencendo cada vez mais ..e se vc está passando por isso faça o mesmo que eu e vc vai se agradecer por nao aceitar isso na sua vida
Debate super importante! Não devemos achar que classificações do DSM são a verdade absoluta do universo, categorias que já vem empacotadas pela natureza. Ao contrário, são criações baseadas em interpretação de fenômenos majoritariamente subjetivos. E essa interpretação está em constante mudança.
No corpo humano, inclusive a alimentação, o Ambiente que você vive: físico, ambiental ( clima, etc),, com pessoas interfere em qualquer doença física, psiquica e mental.
Claro, mas o ponto é que se você estiver, por exemplo, com uma tuberculose, você não vai se cuidar mudando de atitude em relação à ela. Claro: se você tiver uma boa alimentação, praticar exercícios físicos frequentemente, se hidratar bastante e não ter uma vida estressante, você vai combater melhor a doença.
Caro Dunker, agradeço a análise crítica 🌞 (1/3) quando nos perguntamos sobre doenças propriamente ditas (patologias), vamos em busca de agentes patogênicos; (2/3) quanto a traumas físicos, o instrumento e as circunstâncias podem ser conhecidas ou não, o que pode ser eventualmente importante. (3/3) E quanto aos transtornos? Também aí vamos em busca de suas motivações, de suas razões. Assim como as patologias, os transtornos são frequentemente motivados desde fora. São motivações de outra ordem que não aquela a que pertencem os patógenos. Chamar doenças a transtornos, como você bem disse, é naturalizar processos que precisamos compreender sob uma categoria a que chamaríamos "transtornogênese" (passe agora esse termo, por me faltar outro melhor). Se quisermos nos ancorar em metáforas biológicas, pensaríamos a nossa configuração histórica como um ambiente insalubre de (re)produção de agentes "transtornogênicos" de efeitos sindêmicos. Noutra perspectiva sobre a distinção necessária, diríamos: se o patógeno é o novo corona vírus, a sindemia associada remete ao neoliberalismo como ambiente "transtornogênico". Quando falamos de transtornos mentais - e essa convicção se fortalece em seu discurso - estamos falando em transtornos sociais. Então, não se trata apenas da clínica individual, mas de uma clínica social. Obrigado.
Somos 4 em 1: eu físico / eu mental / eu emocional / eu espiritual. Tem que haver uma harmonia entre esses 4 eus para que haja uma boa saúde. Então a coisa é muito mais complexa. Não importa o nome que se dê a isso, o fato é que sim, as pessoas estão sofrendo e sofrendo muito com esses desequilíbrios. Sou psicoterapeuta e gostaria de saber como chamar uma dor que dói na alma. Me ajudem por favor!
Sensacional!!!❤ Resolvi com Hooponopono, Terapia Neural, dieta, consegui no trabalho uma salinha só pra mim, na qual trabalho só com luz natural e tenho observado que as fases da lua tem sim influência no meu bem estar. Meu diagnóstico é bipolaridade.❤
Gente, impressionada com o grau de frieza que esse cara fala. A pior coisa do mundo é sentir essa dor indefinida da alma, pior do que qualquer outra dor que já senti. Se morrer um pouco a cada dia não for doença, o que mais é. Para mim, não importa a etimologia, eu só queria uma cura, assim como outras doenças têm. O problema é ter que conviver com esse tipo de pessoa assim. Injustificável ouvir isso de um profissional. Será que ele já teve algum dia depressão? Transtorno não é doença?
Concordo com você, eu parei de tomar antidepressivos, e não tenho força pra nada. Vou na academia, canto em coral, faço meditação e não consigo conviver com minha tristeza e medo dos problemas.
Dizer que não é doença, não minimizou a ideia de sofrimento que a depressão causa. O que ele faz é dizer que tem causas emocionais e, como tal, está na história psíquica da pessoa. Assim, a dependência química desaparece e a pessoa poderá, então, voltar-se para uma coisa melhor: cuidar de si, emocional, espiritual e intelectualmente.
@@lucasantunes7209 , não é bem assim não. Há vários psicanalistas, quando percebem que não é a Psicanálise mais ideal para um paciente, o encaminham para outra abordagem.
@@mateusgoncalves3851 É verdade, mas existe uma "piada" (com um fundo de verdade) dita entre psicólogos cognitivo-comportamentais que diz o seguinte: Quando a TCC falha, o terapêuta se pergunta onde errou. Quando um psicanalista erra, é resistência. Embora existam psicólogos psicodinâmicos e psicanalistas que entendem que há uma adequação dos pacientes a uma ou outra abordagem, boa parte prontamente aponta uma suposta resistência à análise. Vimos as vertentes empiristas passarem por três "ondas" (e possivelmente está se iniciando a 4ª), mas não vimos a psicanálise questionar o seu resultado e inovar frente a fracassos. A resistência acaba sendo incomparavelmente mais atribuída ao insucesso do que a falta de eficácia na psicanálise. O que é uma pena
É? Então pq Lázaro ficou doente e morreu? E Jó que era servo do Deus vivo? Às vezes servos tem de passar por determinadas situações ou doenças p poder assistir e ajudar outras pessoas nessa mesma condição no futuro, caso contrário a taxação de "falta de jesus" ou crítica será o único diagnóstico... mas onde fica a misericórdia? A empatia? O amor ao próximo?
Gostaria muito de recuperar essa fé pois tentei a cura por a fé e acredite eu estou ficando ateu não acredito em mais nada não tenho esperança em nada só tou cumprindo as 24 hrs de cada dia por obrigação não sei até quando
Eu fiz psicoanalise por mais de 20 anos e tomando remedio para transtorno de ansidade generalizada...até que parei com os remedios aos poucos. Aí que tá o problema, depois dr alguns meses sem remedios e passando bem, um evento estressante age como um gatilho e o problema volta e bem pior....hoje agradeço a Deus que existem bons remedios e bons médicos....nunca mais quero passar por um depressao🙏
Parabéns. Um comentário lúcido. E exatamente isso. Você pode parar de tomar os medicamentos. Tudo bem. E a gente até pode ficar bem por um tempo. Mas aí vão ter gatilhos.E aí reside o problema.
Com9 vc explica a melhora do quadro somente a partir do uso de medicacao? Que foram existir a partir da década de 50 e desde então temos uma resposta positiva dos sintomas
Eu explico com a atenuação de sintomas por um curto tempo, paliativos que logo o corpo, que é uma maravilha de Deus, rejeita, se adapta, pois simplesmente não é natural. Existem coisas naturais para tudo e o que não foram descobertos ainda pois não dariam lucro são proibidos ou desaconselhados pelos laboratórios.
Eu tive depressão e se não fosse a medicação teria morrido. Esse homem falou algo atrasado, retrógrado, da época do Freud, meu Deus, quanto atraso na fala dele. Não ajuda em nada, só questiona e não propõe nada de objetivo.
@@sunshine_pr De fato temos um número maior de pessoas diagnosticadas . Temos mais motivos para tantos conflitos pessoais atualmente. Em contrapartida, temos tratamento medicamentoso entre outros que não tínhamos antes, porém, muitas pessoas ainda tem dificuldade em falar sobre isso é simplesmente não procuram ajuda. Ocorre tbm um número elevado de diagnóstico errado onde a medicação pode agravar terrivelmente o quadro. Por exemplo, um parente que sofre com transtorno bipolar, principalmente o tipo 1 que é o mais severo, tem episódios de depressão, episódios de mania( elevadíssimo aumento de energia), episódio misto, e principalmente neste último caso, é onde ocorre o maior número de suicídio. Fato registrado, pude pesquisar.. E veja bem, quem sofre de transtorno bipolar NÃO DEVE FAZER USO DE ANTIDEPRESSIVO. Aí está a confusão. O diagnóstico do transtorno bipolar pode levar décadas.. O médico tem que ver o paciente que está em depressão em episódio de mania. Enquanto isso não ocorre, os médicos vai tratar com antidepressivo . Qdo o tratamento deveria ter como medicação principal e indispensável, o moderador de humor. Somente na década de 50 descobriram o LITIO. E ele revolucionou o tratamento. A patologia tbm já teve outros nomes. Esses casos mais graves do transtorno bipolar levavam as pessoas a demência e eram aquelas pessoas que víamos nos manicômios. Ainda não tem cura, mas graças a medicação , temos uma qualidade de vida melhor. Esse é um exemplo. Sou bipolar tipo 1.
Quando decidimos afirmar q algo não existe precisamos primeiro ter bem definido o q é esse algo sobre o qual estamos pensando. Muitas vezes falamos besteira pq esquecemos de considerar isso. Há quem diz por exemplp q o mal não existe... e isso é praticamente o mesmo q dizer q não existe nada q te incomode te entristeça ou te atrapalhe o bastante. É muito mais seguro afirmar q o mal pode ser uma coisa um tanto relativa q afirmar q o mal não existe. Outra: afirmar q não existe frio, ou seja, q não existe ausência de calor, q mata... Algo q não existe pode matar? O q afinal significa o verbo existir?
Tive síndrome do pânico w depressão. Nunca tomei nada e nanne arrependo. Eu passava mal a todo tempo, mas eu entendia q do jeito q veio, ia... Me reconciliei com Cristo e lutei muito... Tive alguns contratempos que n me ajudaram mas me serviu pra enxergar a realidade das coisas. Um relacionamento de 10 anos e 4 meses q acabou, ela n aguentou o peso da mala (eu estava pesando pra ela... até disse que eu estava acomodado). Queria uma desculpa pra terminar por achar q minha vida acabara ali... Mas estou de pé, conquistando tudo q tenho pra conquistar, com ajuda do Senhor. 🙏🏽 Agora, muito mais maduro; muito mais sensível às pessoas, e ligado com Deus...
Ainda bem que vc tem fé, não podemos mudar a realidade, mas podemos mudar nossa forma de encarar a realidade! Quando temos fé todo peso se torna leve, pois o fardo dele é leve. Tem gente que vira lembrança e a gente vira a página!
@@melkfiais8891 Cara quanta maturidade vc tem, na vida nem tudo vai ser como planejamos, mas aceitar isso sem abaixar a cabeça é para poucos kk e pode ter certeza que a pessoa certa vai chegar
@@dixhoo3706 Vc não tem ideia de como essa palavra sua me ajudou, vc não tem... Muitíssimo obrigado pelo incentivo, amigo! Quando os de perto não ajudam, aparece quem nem aparece para ajudar. Um abraço, só fundo do coração!... Tudo de bom para ti e sua família, irmão...
@@melkfiais8891 Tmj irmão, eu falo d coração mesmo, eu sou o tipo de pessoa que mesmo na dor, mesmo caído gosto de levantar pessoas, vejo que no mundo falta muita empatia com o próximo.
Que doutor maravilhoso,Penso Igual digo que o diagnóstico não é sentença de morte ou de medicação devemos buscar a mudança de vida pois é o caminho para a cura.
Meu primo tinha 17 anos e era depressivo, pois sua Mãe havia morrido. Meus parentes diziam que era preguiça de trabalhar. Aí um dia ele entrou em uma indústria e começou a trabalhar até um dia que cometeu suicídio.
O problema não se encontra necessariamente nas convenções. Ao longo dos anos, analisando o comportamento de muitas pessoas, me impressiona que o comum é que as pessoas mal conseguem decifrar o próprio mundo psíquico, mal conseguem compreender e controlar os próprios comportamentos, e isso independente de formação acadêmica. Que dirá fazer interpretações de sentimentos e atitudes alheias. Se com as convenções são dados muitos diagnósticos errados e muitas vidas são prejudicadas, muito pior seria se não existissem as convenções, pois as possibilidades de erros seriam muito maiores. Ou seja, no fim das contas o problema está na subjetividade dos diagnósticos das "doenças" mentais, pois, por mais que um indivíduo se aperfeiçoe com mestrados, doutorados, os erros continuarão se ele não possui empatia, inteligência interpessoal, capacidade de transformar dados (de pacientes, no caso) em informações, interpretações coerentes que possam ajudar os pacientes.
Quando a minha psicanalista nomeou meu transtorno "TEPT crônico" e encontrei o livro "O corpo guarda as marcas" foi vital para o entendimento da minha história e do meu problema. Aprendi a controlar melhor os pensamentos e a ansiedade.
Eu tive depressão e o medicamento me ajudou muito, também fiz terapia. Em 2023 fiz o desmame. Acredito que o acesso e permanência no tratado tem que melhorar, mas não se pode demonizar os medicamento. Tem gente morrendo por pré conceito ao tratamento e medicação.
Mas tem que existir tratamento para os casos mais graves...mas há estudos que mostram que eles são só 10 a 20% de todos os diagnóstico de depressão...aliás nunca dá para fazer testes por isso!Porque só pacientes já muito afetados mostram esses marcadores.mas pacientes num estado início e média não!Eles são 80 %...😢Aliás Alemanha é pioneira nessa coisa de perguntar ao paciente o que quer fazer...❤ No caso os estudos mostram mesmo que tomando anti depressivos em baixa ou média depressão não muda nada mas você fica com uma enorme quantidade de efeitos secundários.Principalmente o vício 😢
@@Lihhmi75893 No sentido, do ciclo encantatório. Quais suas dívidas em ter cometido erros e te fazem pagar, de uma maneira que por não termos o conhecimento de que estamos preso num jogo, aceitamos o quê nos é imposto. Então passamos por situações, de nascermos com alguma deficiência ou ativarmos alguma doença. E algumas pessoas, por já ter tido consciência de estar vivendo numa dimensão ou espaço tempo de prisão, não conseguem se encaixar, neste AGORA, e se submetem as drogas para não estarem no presente momento. Outros, trazem memórias de uma outra vida, e não conseguem abrir mão, sofrendo por uma paixão ilusória, por um apego a algum familiar, por uma vida de riqueza que nesta realidade não vive, por uma beleza não atual. Através disto, acaba -se abrindo portais, através de bebidas, drogas, depressão, ansiedade, com o uso de medicamentos e outros. Trazendo para si, seres que vagam a procura de encarnados, para sugarem suas energias através disto tudo a cima, que falei. E por quê naquela família? Para pagar uma dívida, com aquelas pessoas e vice e versa. Só nos livramos disto tudo, quando temos consciência de quê somos um objeto num jogo, que temos a certeza da nossa capacidade, que somos os donos de nossas Vidas e tomarmos as rédeas; nos libertarmos, e fazemos nosso destino, sempre no AGORA, só você e a ENERGIA dentro de ti. As doenças? Transmutamos, quando quebramos vínculos com o desconhecido e com tudo no aqui, que não agrega liberdade. Comece a perceber, o que ver quando dorme, muitas respostas vem daí. Este é o meu entendimento, a minha verdade, a minha realidade.
Doença não existe,e espiritual você é atacado,ou não. Você é protegido por Deus ou não. Isso de doença você pode criar para si mesmo pelo que tanto pensa. Se pensar negativo,que a vida é difícil,complicada,e todo pensamento ruim sobre a vida,você poderá não ter motivo de viver e se suicidar,mas se pensar positivo,encontrar novas maneiras de viver a vida,tudo será diferente. Vocês criam a realidade de vocês pelos pensamentos que tem. Pegue um bloco de notas,abaixe no celular,e começa anotar tudo,ele salva sozinho e não apaga,só se você excluir. Anote desde quem você é,até o fim da criatividade mental que tiver. Não importa o que seja,anote.
@@Lihhmi75893 Faça o seguinte,pega um bloco de notas,ou um caderno,comece anotar sobre você. Faça esse compromisso com você de sempre anotar,não pode esquecer isso. Você anota seu nome,óbvio que você não é seu nome,anota seus pensamentos,emoções,hábitos,se não souber o que é emoções e hábitos,vai no RUclips pesquisar. Vai anotando tudo,anote sobre quais suas crenças positivas e negativas,crenças de merecimento,capacidade,anote tudo,você vai ver que seus problemas a maioria serão solucionados. Tô pensando até em gravar vídeos para ajudar as pessoas,já que muitas criam as doenças nelas mesmas. Faça isso,abaixe o bloco de notas ou pega um caderno e caneta,e começa escrever tudo,incluindo motivos de estar viva,motivos de ser grata. Ok?
Os remedios ajudam muito sim. Convivi com pessoas que tiveram depressao, uma usou a medicação e esta viva, o outro acreditou que conseguiria sair do quadro sem ajuda medicamentosa e cometeu suicidio 😢
Acontece o contrário tbm. Conheço uma que suicidou-se após alguns meses tomando antidepressivo. Inclusive tem alguns cujo efeito colateral é querer se suicidar. Aliás vários. Tem gente que não se dá com nenhum antidepressivo, e as vezes se vê oprimido a tomar e piora. Nada é certo. Aí é tentar de todas as formas. E deixar sempre a decisao para o paciente. Na minha opinião.
tomo a 8 anos , esse vídeo me deixou pensativa . Tenho TPB , não sei se consigo viver sem a medicação . Mas, gostaria de levar essa possibilidade para o meu médico .
Hum... complicado! Existem características visíveis de comportamento... é não são mentirosos... senti dores no corpo por 10 anos, sem tratamento, até um anjo médico me diagnosticar com fobromialgia, quando comecei a tomar remédios que diminuem o meu fardo. Antes, muitos médicos insinuavam que eu mentia....😢
Pois é. Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo parece querer puxar sardinha para a área dele. Ele é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas experiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos. Geralmente, quando se vai a um psicólogo, este pode perceber algo no paciente que necessite do tratamento psiquiátrico, e assim o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se for o caso.
O segredo para saúde psicológica e saúde geral. Diminuir açúcar, trigo, leite. Dormir antes da meia noite 8 horas por dia, fazer uma atividade física 3x na semana, não ficar se comparando com falsidades da internet, diminuir telas, contato com a natureza..
A Psiquiatria evoluiu muito nas últimas decadas. Este pensamento de que não existe doença psiquiatrica é absurda. Somente quem não tem a mínima atualização na área biologica das doenças mentais pode fazer uma afirmação desta.
EXATAMENTE ! SO ASSISTIR ATE A METADE DO VIDEO . POR QUE CHEGO A CONCLUSÃO QUE SO QUEM PASSA SABE ,SO QUEM SOFRE A ANOS . QUANDO ELE FALA ..QUANDO OS TRANSTORNOS FORAM (INVENTADOS ) MISERICÓRDIA. QUEM DERA FOSSE ASSIM . MAS EM FIM
Me senti uma Idiota, bateu uma crise existencial só de ver o vídeo, Porquê não é possível eu me sentir desse jeito a anos, não porque quero , nós sabemos que tentamos P'ra caramba sair dessa, fingir em estar bem ,é algo normal para nós , Agora em afirmar que não existe doenças do gênero?? Nossa!!!!
@@Vill-MoonlightNão se sinta um idiota, a questão é q tudo está na mente e vc q a comanda. A depressão sempre quis me pegar e quase pegou, rejeitei a medicação pois meu coração acelerou tanto q parecia q ia sair pela boca, foi horrível. Tomei só 2 dias e nunca mais, oração, jejum e força de vontade, foram os “remédios”. Eu mando na minha mente e não ela em mim. Claro, minha experiência. Respeitem!
Desserviço! É muito difícil as pessoas encararem a depressão como uma doença a ser tratada geralmente é encarada como frescura por muitos e geralmente são tratamento que param pela metade eu digo isso por causa do meu pai que não aderiu ao tratamento direito e esta em surto não fala nada com nada a duras penas estamos tentando controlar a medicação e sim medicado ele tem uma vida funcional ele fica saudável a convivência com a minha mãe e os filhos fica ótima transtornos mentais são doença sim e muitas são genéticas e hereditárias e pioram de acordo com gatilhos ambientais. Depressão e cia são problemas químicos do cérebro que se não forem tratados cedo evoluem para algo muito pior por o cérebro sofre.
A principio eu também achei estranho, mas se você pensar bem não é uma doença, é um transtorno psicológico que pode ser causado por outros fatores, e isso não pode tirar o transtorno que isso dá a pessoa e o direito a medicação, sem deixar de descobrir a real causa. E estao dizendo que esta no intestino, em traumas, e falta de nutrientes etc ba realidade é um sintoma que em.muitos casos poderia ser resolvido sem remédios. Eu estou com ansiedade , não é fácil, pior não consigo tomar remédios e acho que o sistema digestivo tem muito a ver.
E tem outra, as pessoas tendem a acreditar quando veem, uma crise tem que acontecer pra ser levado a sério. O tempo todo a pessoa com transtorno mental se esforça pra corresponder ao padrão de vida social, a pessoa também quer sair, rir, trabalhar, etc, como qualquer pessoa normal. Então depois de um tempo de tratamento pode ser que se consiga seguir a vida dentro desse padrão mas na verdade por dentro a pessoa ainda sofre e está o tempo todo no limite das forças pra ficar bem, entretanto pra quem vê de fora parece que a pessoa não tem mais nada. Isso também dificulta o tratamento, é outro estigma na pessoa que vai ser chamada de fingida, forçada, mentirosa, aproveitadora, irresponsável, todos os adjetivos ruins possíveis.
tu entra no consultório, conta que está passando por isso e aquilo, não tem um exame sequer, nada e sai cheia de remédios... e tu ainda acredita só pq um doutor disse. Nunca vi um depressivo ficar curado com remédios e todos os suicidas tomavam remédios.
Segundo as tradições filosóficas do Oriente Asiático, as doenças, mesmo aquelas patológicas citadas como exemplo no vídeo acima, não passam de projeções mental. As doenças mentais são novas formas de prender nossa energia nesse planeta. Por isso é importante estar em dia com sua espiritualidade! Paz para todos 👏🙌
Por isso é importantíssimo conhecer diversos pontos de vista e seguir o que sua convicção disser, depois de absorver essas noções. Existe muito conhecimento sério e muito charlatanismo, e só quem pode exercer o senso crítico pra tirar conclusões, somos nós mesmos. Como a Thereza respondeu ali, fazer o que a sua lucidez apontar.
Nossa, estou nessa, e estou desconfiando muito dos medicamentos sim, tenho ansiedade, meu médico me preescreveu medicamentos para eplepsia, então estou inchada e com tonturas e não consigo dirigir mais, minha vida está estranha ou seja, eu estou me sentindo estranha, possuo esse manual por curiosidade, e leio tudo sobre esses transtornos.. Prof. Christian é maravilhoso, hoje estudo psicanálise clínica é maravilhoso, as descobertas os estudos é instigante, adoro!!
@@psicologia_e_reflexao o núcleo desta área não está em oferecer discursos, e sim ouvidos, e isto está explícito do inicio ao fio da obra, em todos os autores. Mas você é a pessoa que interpreta texto como Chapolin Colorado faria.
O problema é que a galera tende a achar que uma farmacêutica é uma empresa que existe pra ajudar, quando ela é uma empresa como qualquer outra, que tem acionistas, que paga dividendos, que deve aferir lucro dentro de uma meta esperada. Como ela pode fazer isso? Com gente doente. Pessoas saudáveis não compram remédios. O resto você deduz...
É verdade eu já tive sentimentos de culpa e como consequência quis dar fim a minha vida, mas foi só uma fase, já tive sentimentos de injustiça, de querer vingança e como consequência quis matar as pessoas, hoje eu não ignoro meus pensamentos eu me respeito, mas não me deixo levar muito, aprendi a ter equilíbrio entre o bem e o mal.
@@Order_Sw O mais importante é não negar a nós mesmo o sentimento de culpa , como faz a maioria das pessoas . Aceitar nos permite corrigir nossos comportamentos . quando negamos aparece depressão, insônia , síndrome do Pânico, e todo tipo de doenças . Que deus continue te dando forças e sabedoria para continuar e controlar os sentimentos ruins.
INSIDER:
www.insiderstore.com.br/LutzPodcast e use o cupom LUTZ12 para 12% de desconto em todo site
Já vi psiquiatra dizendo que quem tem TDAH por exemplo tem menos dopamina, isso é um marcador biológico que indica uma disfunção. Podia botar esse doutor aí pra discutir com a Ana Beatriz Barbosa por exemplo
Eu sempre pensei ser mais espiritual isso ou química alterada ou comida q comemos mas nunca q o cérebro fosse doente
😂😂😂😂
Mandei mensagem pra insider questionando se eles vão continuar patrocinando pseudociencia
@@concurseiratrt porque pseudociência existem esses marcadores q ele fala, se existe mostra para nós, ao invés de dizer q é pseudociência mostra a ciência verdadeira
Meu filho estava sofrendo muito de ansiedade. Fazia terapia e tomava medicamentos. Até que um dia ele teve um sintoma estranho. Começou a ser contorcer e seu rosto ficou deformado. Foi levado ao pronto socorro e por causa desse sintomas e da ansiedade foi internado numa clínica psiquiátrica. Alguns dias depois ele estava se sentindo bem melhor mas teve outra crise e igual a anterior, corpo se contorcendo e rosto deformado. A mãe dele, passou a ler todas as bulas dos medicamentos que ele tomava, e um deles citava esses sintomas. Parou de tomar imediatamente. Nunca mais teve essas contrações musculares. Em resumo, meu filho passou um mes internado em uma clinica psiquiátrica por causa de um efeito colateral de um medicamento e quem descobriu nao foi o medico, foi a mae dele, minha esposa.
Médicos trabalham para a indústria farmaceutica. Se atente a tudo q alivia os sintomas e não busca o q q está causando aquilo
@@patil5964 Depois disso ficou tratando da ansiedade e depressão durante dois anos chegando a usar 8 medicamentos ao mesmo tempo até que levamos a uma médica que reduziu para um e então agora ele consegue trabalhar e seguir a sua vida normalmente. Mas antes foram dois anos de invalidez.
@@teresa6767provavelmente são separados
@@teresa6767Provavelmente seja filho do marido e, por afinidade, ela o considera filho. Lindo, isso! Também tenho uma filha que tem a mãe dela (minha irmã), no caso, a minha filha é, na verdade, a minha sobrinha.
Que medo desses remédios e desses médicos.
Vou falar por mim:
Fiquei desde 2009 até 2021 tendo crises de pânico e depressão (com internações/ tentativa de su1cidio), não havia nada de remédio que funcionasse, então mudei radicalmente a minha alimentação, eliminei o trigo, o leite e o açúcar, troquei todos os alimentos industrializados para alimentos naturais, verduras, legumes, frutas, arroz integral, temperos naturais e carne somente peixes, carne bovina uma vez a cada seis meses por vontade mesmo, inclui todos os dias cloreto de magnésio p.a. (que tomo até hoje e tomarei para sempre) e em questão de 30 dias tudo o que vivi por 12 anos havia sumido, e em março de 2021 fui aos poucos diminuindo os remédios e então eliminei de vez todos o medicamentos no ano de 2021 ainda. Hoje eu tenho uma vida e até sonhos e planos para o meu futuro, hoje sou grata por ter me libertado da situação que eu estava.
Obs: com toda essa mudança na minha saúde eu também comecei a pesquisar sobre a espiritualidade (quem sou eu, o que estou fazendo aqui e para onde vou depois que daqui partir) e tem contribuído muito para não me desanimar devido ao tempo que perdi estando "doente" e eu acredito que sempre há esperança.
Desejo que todos tenham uma jornada abençoada.
Abraços.
Vc eliminou processos inflamatórias. Tem estudos que falam sobre isso na depressão
Sim a Fadiga adrenal é o que causa isso, a cura é exatamente o que você fez
Super depoimento, parabéns 👏👏👏
Concordo com sua mudança feis muito bem eu também usava remédio pra tiróide pra pressão alta entre outros remédios de farma também parei com tudo comessei a medicina natural tenho variedades de plantas no meu quintal minha saúde melhorou muito mais confesso que nao acredito em espíritos creio somente em JESUS e na volta dele porque ele e único quanto a comer algo que por ventura está envenenado DEUS disse não matarás só ele tem o poder da cura nao estou dizendo que como de tudo também tirei muitos alimentos da minha casa só ficou o principal arroz feijão carne legumes frutas
Muita luz! Que história! Merece um livro. Acho que ajudaria muitas pessoas.
Eu tive um tempo de psicose , fui diagnosticada com bipolaridade, tive uma crise, tomei remedio, tentei suicídio, fui internada em uma clínica psiquiátrica, sai de la e resolvi mudar minha vida, me afastei das pessoas que me faziam mal, parei de beber alcohol, mudando meus hábitos alimentares e até hoje 2 anos depois eu não tenho uma crise, não tomo mais remédio e estou vivendo muito melhor. Pessoas ruins e lugares ruins te afetam muito, afaste-se e liberte-se, cuide da sua alimentação, pare de fumar e beber, nao é fácil ,mas é necessário se você quiser viver uma vida saudável. Esta é apenas minha experiência.
E digo mais, algum amigo esteve com vc nessa fase? Kkkk
Parabéns pela mudança. Você se tornou uma luz acesa no mundo. Uma luz ilumina outras pessoas, mas, antes de tudo ilumina a si mesma.
Marcelo Lima
Voce pode me deizer o que exatamente e uma psicose?
As mudanças nos hábitos são extremamente necessárias pra melhora da bipolaridade, mas é uma doença e precisa de remédio pro resto da vida, evite crises, pois elas podem te prejudicar demais. O álcool é totalmente não recomendado pra quem é bipolar. Siga o @drrenatosilva. Espero que fique bem, mas não abandone tratamento. Faz parte do processo de se manter bem assim como vc está.
A sua experiência nos mostra que a gente consegue viver sem ser a base de medicamentos, e que quando realmente queremos sair desse vício a gente consegue. Basta ter coragem, força e determinação. Agradeço por nos contar a sua experiência.
Tive esse problema. Depressão e ansiedade. Até o que eu falei, Chega!!!
Caminhada, musculação e claro Fé. Hoje estou livre.
Basta querer e tudo é possivel ao que crer.
A melhor terapia são os testemunhos comentados aqui ❤
No RUclips digite psiquiatria uma indústria da morte e depois o marketing da loucura.
Verdade
Estou lendo cada um
Vicios é doença
@@anacristinasantosreisdejes1142Vícios são só hábitos destrutivos. Basta vc querer que vc para.
Eu estava pensando algo parecido agora. Os relatos das experiências das pessoas são as mais fortes evidências de que há muito erros da ciência e industria farmacêutica.
Depois de mais de 20 anos me tratando de transtorno de ansiedade e síndrome do pânico com diversas medicações sem sucesso, me convenci de que de fato não é uma doença. É uma espécie de vício de pensamento, um erro cognitivo que precisa ser corrigida do jeito certo. Com terapia cognitiva comportamental, mudança de estilo de vida, no contexto em que a pessoa está inserida. Não é fácil, mas medicações só atrasam esse processo de identificação e enfrentamento das questões.
Eu me curei tomando cloreto de magnésio p.a.
Pesquise sobre.
👏👏👏🙌🤜🤛
não é igual para todas as pessoas. Talvez pra você fosse "só" um vício de pensamento, mas para outras a disfunção química não deixa mudar esses "vícios de pensamento", ou você acha que alguém se sui - ci - da apenas por "erro de pensamento"?. O pior erro do dunker é achar que o mundo se resume ao que ele acredita. desserviço, apesar que muitos psicanalistas já assumem que o dunker tá ultrapassado já e não admite.
@@deboraampessan6011verdade. Dunker não arreda o pé de suas convicções. E nesse sentido, da psicologia e psicanálise é preciso ouvir o que outros profissionais e outras vertentes tem a dizer.
E medicamento é necessário em diversos casos em conjunto com terapia. Nem todo conteúdo é fácil de abordar e tratar, minimizar o sofrimento psíquico ajuda o cliente/paciente no processo até que se possa tirar o medicamento.
Nunca vi um depressivo ficar curado com remédios, mas todos os suicidas tomavam remédios.
Concordo plenamente e vou ser mais ousada. Meu pai era esquizo, mantinha sempre sinais negativos da doença por estar sempre medicado. Eu cresci ouvindo ele falar sobre perseguição como a do Brizola e ele entender que o Papa estava a espreita atrás das portas sempre. Para mim, esses eram medos dele, nunca aceitei me deixar levar por meus medos que comumente me causavam ansiedade, aflição, impressão de que algo ruim poderia acontecer o tempo todo. Cresci com um mantra pessoal: minha vontade é maior do que meu medo. Não obstante, aproveitei cada momento de medo para evolução pessoal. Não fiquei cega pensando em sinais de esquizofrenia e que até tal idade ela poderia se manifestar e então eu estava fadada a ser esquizofrenica porque a literatura traz essa condição como um legado. Eu não aceito o que não me parece bom para a minha vida. Eu sou o gerador de pensamentos do meu cérebro e ele me obedece, não o contrário! Se todos enfrentassem seus medos, dominariam seus cérebros também, essa é a chave! A felicidade está comigo e não em uma pílula mágica. Se estou com serotonina baixa, como um chocolate, se estou com dopamina baixa, ligo para alguém para agente sair e dar risadas, estou ficando brava, sento sozinha a olhar um cachorrinho, flores, o vento nas árvores para baixar o cortizol... eu me reconheço, logo me domino! Um abraço à todos!
Você só conseguiu porque não é esquizofrênica. Se fosse, não teria conseguido. Não pense que os esquizofrênicos só são assim porque se entregam.
Faço minhas as vossas palavras!
Que depoimento fantastico. Um ensino,🙏🏽
Desejo prosperidade sempre a vc.
😮 uaaaallll
Muito obrigada
Em 1993 passei por uma cirurgia e anestesia geral. Foi uma bomba relógio que explodiu em mim. Depois de 1 mês já estava diagnisticada com síndrome do Pânico, depressão e psicose maníaco depressiva (bipolar) Foi um caos total. Fui para a medicação e melhorei em 2 ou 3 meses. Me dei alta e voltei a vida normal. Em 1994, cai de novoem depressão e o buraco ficou mais fundo. Voltei para a medicação e melhorei. Somente em 1996, deixei a medicação quando me envolvi com o Evangelho de Jesus Cristo. Estou ha 28 anos sem medicação. Tenho desafios sim, mas quando nuvens querem se aproximar, procuro tomar sol, ouvir música animada e é claro, continuar a fé em Jesus.
Perfeito ❤
Vc recebe Jesus na Eucaristia? Ele me curou da depressão quando eu me encontrei com Ele na Eucaristia.
Isso mesmo minha irmã, Jesus é remédio e cura para muitas doenças.
Agora vc falou tudo: TOMAR SOL.
Nos fizeram temer o sol.
Nossa vitamina D foi derrubada. A sociedade está carente demais de vitamina D.
Todos atualmente precisam tomar.
Todos esses sintomas é vitamina D baixa!
@@sirleiadias1877 Jesus não se limita a nada. Vc o recebe no coração independente da religião.
Seja feliz, minha linda❤
Já fui diagnosticada como bipolar, com crises de pânico e doze anos de depressao e duas tentativas de suicidio. Depois de 4 anos de medicamentos tarja preta, me sentia uma zumbi, sem prazer algum na vida. Comecei a meditar, praticar yoga, terapia, exercício físico e virei vegetariana. Percebi que mto da minha depressao vinha do meu estômago! Troquei os ambientes que vivia para ambientes saudáveis e tempo na natureza. Estou agora ha 10 anos saudável e feliz. Aprendi a lidar com a ansiedade e as tristezas da vida! Elas vem mas estou resiliente, atenta e tenho rede de apoio para viver saudável.
Microdosagem de psilocibina me ajudou muito a mudar padrões neurais e ser uma pessoa muito mais ativa e positiva! A criar saídas saudáveis para meus traumas!!!
A parte mais difícil desse processo foi entender que eu não sou uma pessoa x,y,z (não era meu diagnóstico!) mas eu tinha traços daquilo (e isso me fez perceber que eu poderia lidar!). Se eu não me identifico sou capaz de observar e cuidar!!! O diagnóstico pode ser uma prisão, não um lugar de potência para a saúde!
Tudo isso sem apoio dos psiquiatras que me diagnosticaram. Mas encontro vários profissionais incríveis, terapeutas e psicólogos competentes. Espero que quem está passando por processos mentais possa encontrar seu caminho de saúde!!!! ❤
Que lindo seu depoimento. Obrigada
Johrei 🙌
Conheço um médico que diz o seguinte :
Tudo isso começou com criação e nomear “ doenças” na década de 90 e o resultado chegou em 2000 em diante .
A venda de remédio nessa linha multiplicou em 1000 vezes no Japão .. pense um pouco .
Tem um livro sobre o câncer e tratamento, operação ., etc… esse é o outro caso de muita manipulação … qualquer coisa pede para operar , manda químio , rádio… Eu não faço mais o exame de psa , toque ..lá diz ué na maioria mexeu pode piorar de vez. A próstata e uma delas , melhor deixar que a probabilidade de espalhar e muito pequena , se mexer .. aí pode virar uma bomba .
Obrigada pelo teu comentário Gratidão
Suas palavras são de grande ajuda pra quem passa por esses problemas.
Eu fiquei anos fazendo análise com psicanalistas. De minha própria iniciativa procurei psiquiatras, porque em alguns períodos sem antidepressivo era impossível pra mim levar uma vida normal. Eu entendo que há um fator biológico e até genético na minha tendência depressiva. Mas as coisas só começaram a andar mesmo pra mim, depois de décadas, quando comecei a estudar sobre famílias disfuncionais, narcisismo, bode expiatório, etc. Tudo fez sentido, e colocarem NOMES nas coisas, no processo que eu vivi, foi muito importante, tanto pra validar alguns sentimentos meus, como pra validar algumas atitudes que decidi tomar. Foi libertador, porque fez SENTIDO.
Nesse caso , sua depressão pode ser resultado de uma sequência de traumas, o que coloca nosso corpo em estado de luta , fuga ou inércia. Procure sobre a teoria polivagal ,caso não conheça . Você vai entender que nosso sistema nervoso , identifica pessoas que nos fazem mal , mesmo que nosso consciente não. A partir dessa identificação ele decidi de forma autônoma. Se irá, reagir ( ansiedade , sindrome do pânico), fugir ( depressão agitada , excesso de defesa ) ou ficar inerte ( depressão profunda, suicídio ou desistir de tudo ) . Observe seu ambiente !
@@anneedlamentora Não conheço, nunca ouvi falar, mas vou procurar. Obrigada 👍
Exatamente o mesmo aconteceu comigo , há pouco descobri sobre o transtorno narcisista, sempre senti algo muito errado no meio que vivia mesmo depois que me casei,foi aí que venho tudo a tona , Pais e marido com o transtorno fui profundamente afetada como vítima do transtorno, e Aí tudo fez sentido, foi como uma clarão em minha consciência, como se todas as janelas do meu subconsciente se escancarassem e chegasse todas as respostas, gosto muito do canal de Emanuel Aragão sobre Psicanálise que estuda minuciosamente nossos sentimentos e comportamentos e o outro canal é" Psicanálise e eu "são dois irmãos que entendem a fundo sobre o transtorno narcisista, Está convidada para fazer uma visita por Lá, você me ajudou com seu relato me identifiquei bastante com você
@@grato370 O canal Psicanálise e eu, eu conheço e gosto muito também.
Same here
Quando conheci minha esposa e começamos a nos relacionar, ela era muito ciumenta, a ponto de eu não poder olhar tv e não podermos sair para passear, isso fazia muito mal a ela.
Bom, procuramos um psicólogo que logo a encaminhou a um psiquiatra, que queria até internar! receitou medicamentos e aquela coisa toda, diagnósticou com um monte de coisa que nem lembro..
Qustionei ele se não poderia ser outra coisa, maturidade por exemplo pois a gente era muito novo e ela meio mimada kkk
Ele me afirmou que isso não interferia, que era problema na cabeça dela.
Por questões muito dela mesma, por não querer passar a vida tomando medicamentos, ela decidiu mudar.
Ela dormia 3hrs da manhã, acordava tarde pois trabalhava a tarde, se alimentava mal, e nunca se exercitava.
Hoje ela tem horários, rotina de exercícios, horários para se alimentar, uma responsabilidade maior pois temos uma filha, objetivos para o futuro com os estudos.
Hoje ela é outra pessoa.
Acho que o problema são os profissionais pouco qualificados e que acham que sabem tudo.
Mas enfim, só um relato.
Querem vender remédios e fidelizar o doente
@@edgararaujo6752 exatamente
Com certeza.
Excelente!
@@evelynsauter204 minha resposta?
"A pior parte de ter uma doença mental é que as pessoas esperam que você se comporte como se não a tivesse”
Arthur Flech
A questão é outra, desde o xamanismo encontramos mitos sociais sendo utilizados para dar sentido e força para encontrar a causa da dor humana, e o que foi toda a construção da medicina, em seus experimentos diversos e, por muitas vezes, completamente ineficazes, ao longo da história?
@@PsiLivre kkkk... escreve qualquer coisa! A questão é outra... e vem com uma coisa nada a ver. Mal redigido ainda por cima, emendando uma pergunta no meio de uma afirmação...
@@psicologia_e_reflexao Oi? Não entendi, esta é a sua crítica?
@@PsiLivre Leia novamente, então.
@@psicologia_e_reflexao Impressionante crítica meu jovem, vou procurar melhorar e dar a ver em detrimento do nada a ver.
Eu também fiz algo parecido pois estava de cama 2 anos e sem querer viver a vida, mudei todo meu habito alimentar e até os pensamentos foram mudando, existe uma aula em video de uma universiddade americana que assistí certa vez explicando que o processo inflamatório começa no intestino e passa para o cérebro e é aonde acontece os pensamentos negativos depressivo e os questionamentos sobre a falta de sentido da vida, acontece em uma certa região do cérebro quando é atingido pela inflamaçao; Depois desse video comecei mudar todo habito alimentar,. troquei tudo que é produto por alimento de verdade; Nós somos o que comemos, faz muito sentido essa frase.
vc tem o link dessa video aula?
Não lembro nem o titulo do video, faz muito tempo mesmo acho que meados de 2008, lembro que era parte de uma video aula de uma certa universidade americana que infelizmente eu nem lembro o nome, mas sei que aqui no yt hoje existe aulas que dizem o mesmo mas em portugues mesmo@@leticiapaes3745
Se tiver link compartilha aqui nos comentários seria muito bom se mais pessoas assistissem
Não, essa videoaula é antiga acho que foi em 2008 e não tenho mais o link , mas hoje existe alguns video explicando sobre isso, um que assistí recentemente ruclips.net/video/A_8nZrgcKZM/видео.html&ab_channel=PsiquiatraFernandoFernandes @@leticiapaes3745
Não, essa videoaula é antiga acho que foi em 2008 e não tenho mais o link , mas hoje existe alguns video explicando sobre isso, um que assistí recentemente ruclips.net/video/A_8nZrgcKZM/видео.html&ab_channel=PsiquiatraFernandoFernandes@@leticiapaes3745
" A forma como vc interpreta seu sofrimento afeta seu sofrimento ". Que soco no estômago agora viu. Esse dr é de fato um psicanalista. Convidado espetacular.
Isso não faz dele um psicanalista, já que isso é conhecimento corrente de qualquer pessoa que lidar com a área de saúde. O que faz dele psicanalista é querer ir contra as tendências modernas e ficar apegado às definições da psicopatologia psicanalítica.
@@psicologia_e_reflexao Sigmund Freud está se contorcendo no caixão com o q acabara de dizer. Pra mim, o q vc disse é puro recalque.
@@smenegon6286 Ele também se contorcia em vida, toda vez que era contrariado.
É fato notório que psicanalistas não largam Freud e não aderem a inovações. Dizer que afirmar isso é recalque, sem rebater o que foi dito, é só outra forma de contorção.
Ja fiz tratamento com um psiquiatra ha mais de 10 anos, qnd tive depressão, e o medico era contra o tratamento psicológico, ou seja, me atrapalhou o tratamento, pois remédios so fizeram mal pra minha saúde. Hj estou bem. Estou fazendo análise com terapeuta do segmento de Sigmund Freud e estou finalmente obtendo autoconhecimento. A Terapia TCC tb me auxiliou até certo. Cada pessoa tem seu caminho, o que a auxilia. A cada um deve ser feita uma série análise antes da prescrição do tratamento.
Se chamar um disléxico de tdah as suas dificuldades se alteram? A frase é bonita, mas na prática ?
Seria bom colocar ele discutindo com algum especialista que discorda, mas gostei muito do ponto dele. Fui diagnosticado com depressão e transtorno de ansiedade, mas quando me comparo com outras pessoas que sofrem do quadro, sinto que são coisas completamente diferentes. Tenho disposição, tenho ânimo mas tenho baixas e falta de disciplina. Enquanto meu colega tem mais pique que eu pra fazer várias coisas mas passa dias deitado sem levantar de vez em quando.
É pq é um espectro, não é uma coisa ou preta ou branca
Depressão é muito confundido com bipolar. Vai que vc é bipolar? Tdah? Procure um médico mais assertivo.
Acontece q há mtos "transtornos psíquicos" de origem física e podemos citar por ex uma DISBIOSE INTESTINAL como causa, e quanto a outros transtornos de origem PSICOEMOCIONAL, estes AINDA não são diagnosticados com clareza por não existir aparelhos c uma tecnologia q consiga detectar os campos sutis (energéticos) do Ser humano, mas q num futuro bem próximo existirá...
Depressão acontece quando a gente não encontra propósito no que fazer. A gente tem pico de euforia com coisas novas e depois desanimamos quando não empolga mais. Euforia é difícil se manter constante. O que temos que trabalhar é a baixa após a euforia. Ou seja, perdi o interesse ok. Mas o que tem que trabalhar é perdi o interesse …aí que tristeza, pq perdi o interesse, cai no tédio, vou me isolar pq isso não deu certo ou não aconteceu como eu queria.
As pessoas só vão encontrar propósito em algo se tentar novas coisas e administrar que aquilo pode não dar certo, que são tentativas. Pode ficar triste, sim mais isso tem que ser por no máximo 3 dias depois isso tem que ser trabalhado e deixado de lado. Tenta algo novo. Outro ponto nunca se compare com outras pessoas pois você gostaria de ser como ela. Se vc quer ser igual aja como ela. Se for para dar desculpa não consigo. Então l, procure pessoas que pensam e agem como você. Assim não irá se sentir mal e irá ver que é normal.
@@darlyinvestmentsSaiba que de comentário me ajudou MUITO. Já gastei uma.grana com terapia e nunca me esclareceram de modo tão simples e eficaz como este comentário. Obrigada 🙏
Entendo q ele fala, muita gente q teve quadros depressivos tomam remédio pra toda vida para evitar uma nova crise. Eu tive problemas de depressao pontuais, ligados a circunstâncias externas, aos 40 anos decidi q tinha q me fortalecer espiritualmente e daí começou a minha saga de aprendizagem de vários aspectos religiosos, hoje eu me identifico muito com a filosofia e acredito em energia e um ser superior. Isso me fortalece, me dá ancora, e estou aprendendo a me conhecer e conhecer o mundo ao meu redor. E uma viagem e eu nunca mais tive depressao. E tudo escolha na vida. ❤
A indústria da loucura lucra muito. Em todos os sentidos.
Perfeito
Vdd. Depois da pandemia então...
Novidade eles criam eles tratam hahahahaha
Por essa industria meu irmão morreu de ataque cardiaco com trinta anos, pois tinha depressao ,e hoje a cura Seria tartar com a B12 Methylcobalamin.
a indústria "da doença" , indústria farmacêutica não dá ponto sem nó! Lucra com a doença! Saúde não dá lucro 🙌🏾
O melhor corte que assisti nos últimos anos... Novamente a máfia dos medicamentos atuando.... , parabéns Dr Christian Dunker... Parabéns Lutz...
Você é contra uso de medicamentos? De cirurgias também?
@@psicologia_e_reflexao eu não sou contra, mas as pessoas ao invés de praticarem exercícios, ter uma boa alimentação e ter um sono reparador, elas preferem tomar um remédio para, de maneira equivocada, se livrarem dos efeitos que uma vida desregrada causam.... E aí os laboratórios se aproveitam dessa situação e ficam cada vez mais ricos e poderosos, e o povo caindo nessa ladainha de que remédio é bom. Com relação a remédios, ele pode até salvar vidas, mas estou falando de como parte dos médicos preferem receitar remédios em detrimento de uma vida saudável sem remédios. É só ver a quantidade de comentários aqui falando dos efeitos colaterais...
@@tiagorodrigues7672Vc acha que pessoas que têm vida regrada nunca precisam de remédios?
@@tiagorodrigues7672Mas vc acha que quem tem vida regrada não precisa tomar remédios nunca?
@@psicologia_e_reflexao há várias pessoas que tiveram péssimas experiências com medicamentos psiquiátricos, outras pessoas tiveram boas experiências e outras simplesmente não tiveram efeito algum. Cada um decide sobre si.
Sou psiquiatra e grande fã do Dunker. Ele não falou nada errado, mas acho importante frisar que essa convenção para nomear e separar cada transtorno é indispensável para a escolha do tratamento medicamentoso e, como ele disse, para orientar o paciente que ele é uma pessoa e não se resume a um transtorno e que medicação não é nem consegue ser a única ferramenta utilizada para o tratamento do transtorno em si. É necessário o acompanhamento psicológico e muito mais que isso, como a manutenção de uma rotina saudável, desde a prática de atividade física que, comprovadamente, atua na neuroplasticidade cerebral, dentre outras atividades como a interação, a manutenção de uma rede de apoio e até mesmo uma alimentação saudável, menos inflamatória.
Uma vez li que as doenças são causadas pela desnutrição (a falta de alguma delas) alimentar! Muito raramente o externo causa doenças. Contudo, os "PRODUTOS" (industrializados) alimentícios estão causando isso e a população não enxerga nada!
Com todo respeito. Conheço dezenas de psicólogos que se consultam com outros psicólogos e o mesmo acontece com psiquiatras, inclusive tomando rivotril e escitalopram ais montes. Então não, esse psicanalista cutucou a ferida e provocou geral. Esse doutor está muito correto, por assim dizer, em suas colocações. Haverá o dia em que psicólogos e psiquiatras serão banidos por inutilidade, simplesmente porque não existe doença mental. Por mais psicanalistas como este doutor.
Muitos sintomas estão ligados a má alimentação, falta de contato com a natureza, família disfuncional, gravidez indesejada e indisciplina no viver, porém, sabemos que um pouco vem do DNA da família. Isso tudo é bem triste.❤❤
Parem de comer produtos químicos industrializados toda causa das doenças está na alimentação industrializados comam comida de verdade nosso intestino é nosso segundo cérebro. Não precisamos comer açúcar leite materno não tem açúcar. Açúcar é o causador de doenças até câncer. Carboidratos refinados derivados do trigo fazem mal e óleo vegetal um veneno ☠️ usem banha de porco óleo de coco ou azeite… doenças vem da alimentação errada.
Vcs querem é dinheiro em primeiro lugar...admita!!!😂😂😂
Dunker é um homem importante para a sociedade. Sabemos muito bem como funciona o sistema!
Trato meus pacientes com método que identificam a causa do problema de ansiedade e depressão (não somente esses), e na maioria esmagadora desses pacientes, existem traumas emocionais ocorridos ainda no ventre, ou até os primeiros 07 anos de vida.
Eles (ciência/médico) querem tratar os sintomas com medicação, mas o problema está na energia de um trauma emocional.
Remédio em alguns casos podem máscarar o problema.
Eu ficha a base de remédios. Um rua falei vou encarar a realidade e parar de viver esse mundinho cor de rosa que não existe. Mas o ponto crucial foi escolher entre continuar amamentando minha bebê na época ou tomar remédios. E também mudei alimentação e nutrição, suplementando o que falta. Impossível viver sem suplementos hoje, principalmente magnésio, vitaminas B12 e D.
Aconselho a ver no RUclips videos do Delfino Mendes, muita gente curada e melhorou com ele
Verdade! Minha depressão mesmo é traumática! 😓😓
Remédio nenhum cura nada.
Excelente ponto de vista! Tenho estudado cura interior para entender a causa de muitos transtornos.
Aos 17min, Lutz pergunta se o diagnóstico não seria algo "bom", ele expressou uma pergunta minha. O diagnóstico é Libertador. Porque explica o comportamento, a inadequação, a estranheza... E a rejeição. Não se trata de rotular uma existência e, sim, explicar. Pois não se tem como lutar contra um "inimigo" do qual não se sabe nada - e o "bicho" ainda te habita com status de dono da casa. Um diagnóstico faz a pessoa tomar as rédeas da vida em suas mãos; ou melhor: tira das mãos do inimigo a chave da sua própria casa . Minha opinião. Obrigada, Lutz, por essa pergunta! 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Tb vejo dessa forma. O problema é q tem pessoas q ao invés de verem dessa forma, usam o diagnóstico apenas p se "vitimizarem"(ou os outros), no sentido de se definirem pelo diagnóstico. Mas n é por isso q não se deve dar algum diagnóstico, pois é como vc disse, ajuda a dar um direcionamento e entender o pq de ser de tal forma.
Não somos CID somos humanos, indivíduo...
Sim, mas infelizmente quando se trata desses transtornos vc nunca terá certeza absoluta de nada. Por exemplo, os mesmos sintomas que se manifesfam em quem tem ansiedade, tb se manifesta em quem está sob efeito do estresse, ou seja, vc sente o sintoma, mas nunca sabe com exatidão do que se trata, se foi o estresse, ansiedade, um trauma do passado, o fato de não ter dormido bem a noite, estar se alimentando mal e etc.
Assim como até hoje não descobriram realmente qual a causa da ansiedade, quem sente tb raramente entende o que exatamente está acontecendo consigo mesmo.
Se houvesse o tal marcador como ele diz no vídeo seria muito mais fácil.
Na verdade não explica nada. Eles dizem para você que é um diagnóstico, mas é mentira. Você que decide acreditar, se entregar e conviver com o problema, muitas vezes "achando bonito" dizer que "sofre de transtorno tal", muitas vezes como desculpa contra algo que você não quer fazer, algum ambiente que você não quer conviver, etc. É como se fosse uma "carta coringa" para se usar quando a ocasião exige resiliência, mas você não tem a força necessária para isso.
O tratamento e sempre querer ser conhecer e saber realmente o que está acontecendo, mas isso dá trabalho e é para poucos. Para o resto existe os "diagnósticos".
@@FabianoMaiaFranco não é bem assim tb n, eu por ex.sei o que me causou a ansiedade, boa parte vinda da minha infância traumática, mas que piora sim os sintomas até com má alimentação, pois a má alimentação causa neuroinflamacão em quem é suscetível, ou seja, um monte de coisas pode desencadear sintomas de ansiedade, o estresse, os traumas, a má alimentação. Agora vc acha que mesmo descobrindo, o que já é difícil pq as causas são mts, são todas as pessoas que tem dinheiro para pagar um bom hipnólogo, um bom terapeuta para tratar seus traumas? São todas as pessoas que conseguem ter uma alimentação maravilhosa, que conseguem dormir mt bem a noite a fim de melhorar da neuroinflamacão?
Então não, nem sempre se trata de preguiça de se auto conhecer, de resolver os seus infinitos problemas não, as vzs as pessoas tomam remédio por falta de oportunidade de fazerem uma boa terapia, pq custa caro.
Afinal de contas o que é menos pior, tomar remédio ou morrer em vida? E só quem já teve crises e mais crises de ansiedade sabe do que eu estou falando.
Antes de vc achar que está com depressão e baixa auto estima, certifique-se que vc não está cercado de idiotas. Sigmund Freud
Parece que não é de Freud nem de William, mas de qualquer forma, independente da fonte, é um bom pensamento.
Kiforte, heim????
Kkkk perfeito
Excelente.
❤li isso hoje
Perfeito. Houve muito tdah no passado e viveu sem nenhum diagnóstico e estão ativos
Como ele falou, os transtornos não tem marcadores biológicos, então é um diagnóstico subjetivo, pode variar de acordo com o médico. Eu mesma, já passei por vários diagnósticos diferentes, burnout, transtorno de ansiedade e depressão, e terminou com bipolar. Acho que meu médico é bipolar tb, 😅 Se a gente tem médico de todas as especialidades que às vezes dá um diagnóstico errado, mesmo com os marcadores biológicos, imagina a qtde de pessoas diagnosticadas com "doenças mentais", que tomam vários remédios que não são adequados pra ela, e às vezes nem são necessários?
Pois é!
Por isso é muito importante procurar profissionais competentes para te ajudar a entender o seu processo, cada processo é individual. É muito maravilhoso quando vemos um paciente que estava em um processo de adoecimento (da própria vida) consegue retomar e fazer as atividades que fazem sentido para ele!
É surreal tudo isso
Não tem marcadores biológicos mas tem marcadores cognitivos e comportamentais. A ciência não se resume apenas a biologia, mas isso não é ensinado nas faculdades de medicina pois a cura total não interessante ao sistema
@@enfermeirodamente mas os marcadores cognitivos e comportamentais são difusos. Supostamente uma pessoa com TDAH tem quase os mesmo marcadores comportamentais e cognitivo que uma pessoa ansiosa.
Que coincidência louca, acabei de assistir a entrevista no podcast do Lewis Howes, com a neurocientista Caroline Leaf, ela deixa claro que depressão, ansiedade e outros problemas psicológicos por aí não podem ser chamados de doença, mas sim de sintomas de alerta do corpo, são sinais de que algo não está correndo da forma que deveria...
Mas já fiquei pensando, muita gente que se diz entender por aí, até mesmo profissionais, irão me xingar se eu sair falando sobre isso por aí kkk...
Lembrando que drogas a doidado são receitadas a pessoas com depressão e outros quadros de problemas mentais, muitas vezes para sanar um problema que poderia ter outras formas de tratamento menos agressivas...
Cara, a depressão é uma doença de origem biológica causada pelos fatores externos: ambiente, convívio, alimentação, saúde física, etc...
É uma das doenças mais estudadas do nosso século. Uma pessoa pode desenvolver um caso de depressão severo apenas tendo hábitos ruins e ficando isolada da sociedade. Mesmo que trate os sintomas, muitas pessoas não se recuperam; precisam de um tratamento longo com remédios, pois a "química do cérebro fica desbalanceada". Os receptores de noradrenalina e serotonina não respondem corretamente. Já conversei bastante com psiquiatras quando tive depressão, e apenas um tratamento com início, meio e fim vai levar a pessoa a uma recuperação.
O problema atual é que muitas pessoas confundem falta de propósito em suas vidas, o que as deixa tristes (entre vários outros problemas), porém não estão necessariamente doentes. Nesse caso, apenas mudando hábitos ou "vivendo diferente já resolve". Porém, quando a pessoa fica nesse estado de desânimo e sofrimento por um período muito longo, a química do cérebro muda, e ela desenvolve a doença. Discordo veementemente desse psicanalista; falou uma das maiores asneiras. Existem autópsias, estudos clínicos, desenvolvimento de remédios para tratamento desde os anos 50. Vítimas de abuso, traumas, pacientes com câncer, vários transtornos mentais aparecem em ressonâncias. Pesquisem, gente! Vamos utilizar os estudos, a ciência, não qualquer Zé que vai em podcast.
Traumas emocionais que estão sempre engatilhados na repetição. A Terapia TRG trata disso com êxito.
Já assisti esse episódio, é incrível.
A medicina antroposofica vê desta forma também!
GEnte.. ouvindo pela 2a vez. E maravilhada com os conhecimentos compartilhados! Muitíssimo obrigada!
Esse ano eliminei pornografia + excesso de celular, na alimentação cortei açúcar, laticínios, soja e processados. Melhorei meu sono e mais hidratação e percebi tanta melhora que tive, como felicidade real, clareza mental, zero acne, perdi gordura facial, veias do braço que nunca tinha visto apareceram, sumiram minhas olheiras, não sinto mais nenhuma tristeza ou vazio
Uma curiosidade: por que essa imagem no seu perfil?!
@@heberpelagio7161 Só de zoeira mesmo, não preciso colocar minha foto no RUclips pois ninguém me conhece aqui
Já faz tempo que pesquisas associam depressão com mercadores biológicos. Como a perda da capacidade dos neurônios reciclarem os componentes velhos etc etc...o fato é que essas ideias aqui discutidas não conseguem amenizar o sofrimento de ninguém. A depressão, o toc, a ansiedade generalizada, o pânico, são reais e tem incapacitado milhares de pessoas no mundo todo.
Terapia individual e coletiva com psicólogo e psicanálise me ajudou, aliviou bastante
Mas isto tem uma causa, esses comportamentos podem ser sintomas. Que pode ser causado pelo modo de vida q a pessoa teve na infância ou tem na fase adulta, pode ser questão metabólica ou outros.
Vc esta confundindo efeitos da depressão com a causa da depressão!
Os tópicos levantados tem como objetivo trazer luz ao entendimento. Vejo como grande utilidade na condução e moderação durante avaliação que muitas vezes insere o indivíduo num buraco de doença rotulada que na maioria das vezes é um transtorno temporal e não definitivo. Vejo os pontos citados de grande valia. Pode ser usado como ferramenta útil no prognóstico e receituários que muitas vezes são confusos, imensos e ineficientes...
Vddddd
Verdade, muito difícil categorizar os transtornos. Não é objetivo. Depressão é tão diferente em cada pessoa, com tantas causas e sintomas diferentes, que fica difícil definir com precisão o que é e como tratar. Se fosse uma doença definida, você não ficaria experimentando remédios diferentes e terapias diferentes até uma dar certo, sem falar que o remédio que eu tomei para ansiedade foi o mesmo para depressão. Tem gente que resolve só com terapia, tem gente que só com remédio, tem gente que faz os dois, tem gente que resolve sem fazer nada, tem gente que não resolve de jeito nenhum. Tudo parece convencionado por similaridade, mas não é objetivo, pelo contrário, é muito confuso. Esse cara está certo.
Obrigada a todos por compartilhar suas histórias! Este é um tema muito sério
Abuso sexual foi a lama que sujou a minha alma.
Resultado: negação por parte dos familiares
Até fui considerada como louca
Mas creio que Deus está me abençoando
Estou vencendo a depressão
Superação e amor
Fé, força, paz
Utilizo a fé, a oração
Paz e bençãos a todos nós 🙏
Sinto por você, querida. Queria poder te abraçar, de verdade.
Apague de sua mente os rótulos e tire tbem as culpas q porventura, acha que tem.
muita força pra vc, querida!
Meu filho é bipolar, teve crises sérias, tentou suicídio, graças ao lítio, e uma excelente psiquiatra, está bem estabilizado. Depois existe muita coisa que está sendo estudado, pois existem conexões cerebrais, antigamente não tinha conhecimento de muitas doenças, da mesma forma, no futuro, poderemos descobrir.
Já olhou as vitaminas do corpo dele,?e como é o intestino dele? detalhes tem médicos que nem exames pra a B12,que só a cobalamina é que realmente funciona no corpo
Perfeito!! Eu faço acompanhamento com nutricionista e tomo diversas vitaminas. Faço exercício físico e corro 10 km por semana. Sempre tive ansiedade patológica que atrapalhava muito minhas relações e trabalho. Após procurar ajuda psiquiátrica e iniciar o uso do escitalopram ( Exodus), não tenho mais sudorese excessiva nas mãos, pensamentos acelerados, toc, pensamentos suicidas. O remédio me salvou. Muitas vezes o transtorno vem que desequilíbrio químico cerebral, fato. Algumas pessoas precisarão de medicamentos e isto não é demérito.
@@telmamariaalvesdearaujo4201 Ceticismo, o Transtorno afetivo bipolar existe e pode causar demência se não for estabilizada. Eu a possuo e tenho vitaminas e hormônios em dia. Acredito que muitos dos transtornos referenciado por esse psicanalista como o tdah são padrões comportamentais que com terapia se resolve.
E geralmente traumas
Meu filho sofre de depressão. E algum transtorno porém. Graças a Deus hoje faz um tratamento novo de medicamentos e está muito melhor. Conversas, boa vontade não adiantaram. Se tratando de mente o caso é complexo. Mas tudo Deus conduz. É preciso buscar ajuda médica sim. Deus abençoe a todos.
Parabéns pelo comentário. Isso mesmo, procurar ajuda médica sempre. As melhoras para o seu filho.
Concordo 👍
Mude a alimentacao do seu filho, retire o trigo por completo, muitos transtornos tem origem no trigo que comemos hoje, livre-se dos remedios que sao como drogas
Dunker é um gigante. Acho o debate extremamente válido e necessário.
Mas é psicanalista (tb sou).
Deveria haver um neurologista dando contra-ponto.
Não existir marcadores atualmente, não significa que eles não existam. Algumas doenças necessitem de biópsia para diagnóstico. Como fazer uma biópsia no cérebro?
Sim, Auzheimer é uma destas doenças.
Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas esperiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos.
Pois é. Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo parece querer puxar sardinha para a área dele. Ele é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas experiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos. Geralmente, quando se vai a um psicólogo, este pode perceber algo no paciente que necessite do tratamento psiquiátrico, e assim o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se for o caso.
Descobriram o Alzheimer da minha avó através da punção da medula. Dois anos após ela faleceu.
E nem que existam. Mas há quantas décadas de pesquisas não conseguiram encontrar? O jeito é aguardar sem afirmar a existência.
Brilhante entrevistado!!! A pergunta do entrevistador mostra q ele não entendeu a diferença entre DOENÇA e TRANSTORNO. Ele ficou mais confuso.
Discordar da existência das doenças mentais, podem ser perigoso. Vi em minha família, uma pessoa tida como normal, começar com depressão e em menos de 1 ano, se matou enforcada! Não acredito que isso seja simplesmente criado pela pessoa!
Veja o vídeo novamente. Não se trata de algo criado "pela pessoa", mas sofrimentos que se desenvolvem nas relações sociais, nos significados, na forma de vida de uma sociedade. Ele não disse que o problema não existe, mas sim que NAO É DOENÇA, mas algo de outra ordem.
Armas psicotronicas causam depressão.
Você sabia que as antenas Torres de celular foram inventadas bem antes dos aparelhos de telefone celular??? Elas foram uma invenção militar americana . Antenas Torres sempre foram armas psicotronicas e são até hoje.
As antenas Torres de celular funcionam emitindo e captando pulsos eletromagnéticos. Nosso cérebro funciona emitindo e captando pulsos eletromagnéticos quando pensamos, nos movimentamos ou fazemos qualquer coisa.
As antenas Torres de celular interagem com nosso cérebro, sendo assim capaz de ler nossos pensamentos, ver memórias visuais ou auditivas alem de causarem diversas doenças como ataque cardíaco, AVC, aneurisma cerebral, câncer, depressão entre outras.
Houve uma expansão na instalação de antenas Torres de celular no Brasil no início da década de 90. Pois no final da década de 90, para ser preciso no ano de 98 foi lançado no Brasil o primeiro telefone pre pago do Brasil o famoso baby da telesp celular e tbm o seu concorrente da Tess.
Não coincidentemente o "surto"de depressão no Brasil começou na mesma época. Também aumentou o número de mortes pelas doenças citadas a cima.
Não que estar próximo a uma antena Torre de celular vá causar essa doença por si só. Eles escolhem a vítima a dedo, são pessoas selecionadas.
Suicídio é a principal causa de morte no mundo hoje.
Houve um crescimento de mais de 400% na Taxa de suicídio no Brasil desde a década de 90 até hoje.
É um genocídio silencioso. Suicídio é a nova forma de assassinato. É o crime perfeito.
😢creio que são várias esferas: físico, emocional e espiritual. As x a origem é espiritual que pode atingir o emocional e físico.somos seres tricotomicos. Corpo e alma e espírito. Precisamos saber a raiz do problema e tratar mas o que acontece e que se trata os sintomas apenas e a raiz contínua lá.
@@Dcpa67concordo, não podem desprezar, problemas espirituais, e problemas espirituais não trata com remédio....
O que ele tá falando é uma tese ALTAMENTE contestável.
Muito bom o posicionamento deste psicanalista...
Faz muito sentido o que ele diz...
Adoro ver o Lutz tentando entender o convidado, me identifico e da vontade ate de dar um abraco nele e dizer "tamo junto", pq somos humanos e precisamos sempre evoluir ❤ por isso gosto tanto destes cortes.
Quando a minha mãe faleceu, a minha esposa preocupada marcou uma consulta pra me em um posto de saúde para a dra me receitar uma Fluoxetina.
Fui para a consulta e a dra me passou uma medicação pesada taja preta, rasguei a receita e fui trabalhar e depois do trabalho fui para o treino de jiu-jitsu, todo fragmentado emocionalmente, contudo sobrevivi para a glória de Deus.
Ótimo pra vc. Mas tenho um tio que faz a mesma coisa com os medicamentos e toda vez tem que ser internado pq ele surta, perde a racionalidade, chegando a sair sem roupa na rua e outras coisas mais.
Uma coisa é fato e já tinha visto num TED uma vez, o psiquiatra é o único médico que nao faz exames no órgão que ele trata, e isso certamente não deve ser uma coisa boa
😂 é porque o ser humano é muito mais que o seu cérebro.
Pq quem cuida do cérebro é o neurologista. Psiquiatria cuida da parte mental, pensamentos, tristezas...
Não fazem exames pq não são neurologistas , ok . No entanto dão diagnóstico de doença ou transtorno mental juntamente com medicamentos que pode piorar a situação da pessoa ao invés de ajudar . Nunca vi ninguém melhorar de supostas doenças ou transtornos mentais ... pelo contrário , vi um círculo vicioso , pacientes piorando ,os psiquiatras receitando remédios fortes cm efeitos colaterais graves a ponto das pessoas engordarem e viverem dormindo ! Enfim , acabando com vida alheia , só isso . Encarar a vida e aceitar o fato que não se pode controlar nada nem ninguém , viver um dia de cada vez ..... a dor faz parte da vida , devemos passar pelo processo . As pessoas querem soluções mágicas e rápidas para seus problemas interiores ... e acabam mal por isso.
Acontece que não tem exame que meça a dor da alma né?
Conheço uma pessoa que tem uma filha que apresenta comportamento inadequados. Foi feito vários exames de cabeça nela,mas,não encontraram nada. Porém, ela realmente apresenta" transtornos mentais " . A mente humana é uma incógnita. Eu lido com pessoas transtornadas. Minha mãe vê coisas,eu me lembro de quando era criança, ela conversava com um bicho ,que era chamava de diabo. Vejo muitas pessoas confusas com a vida hoje,e, depois de muito pesquisar, entendo que muitas das pessoas que estão com alguma disfunção em.sua mente, na maioria dos casos, estão com altos déft de vitaminas e sais minerais.Eu pergunto:- Não seria isso o alerta que a mente da pessoa ,com a Mente "doente"que ela faz ao corpo?
Christian Dunker, que pessoa necessária, cada dia admiro mais esse cara
Sempre tive depressão e suas comorbidades. Fiz terapia e tals. Só quando meu psiquiatra acertou minha medicação é que consegui me levantar. Viva os remédios e os médicos psiquiatras!
Existem pessoas que colocam Sigmon Froid ,como o inventor da roda na psiquiatria e psicanálise ,não imaginam que nem tudo descrito por Froid tem credibilidade ,só de saber que um ser como ele se drogava comas drogas ilícitas e lícitas da época dele ,pode imaginar que ele também é um idiota ao fazer uma declaração irresponsável e inconsequente ,ao dizer que as pessoa que tem baixa -estima ,e sofrem de depressão estão cercados de idiotas ,sendo que ele não era tão sano mentalmente como muitos pensam !!!
Está mais do que provado que baixo-estima e depressão não é frescura e é real ,e e a pior das doenças ,pois é a doença da alma ,ninguém vê é só a pessoa que tem e sofre é que sabe .
Distraiam ,faça alguma atividade física ,sene útil ,mas se tratem com especialista bom ,pois quem tem depressão não deve ignora-la jamais e pode até levar a morte !!
Há casos em que é necessário. Mas não é a maioria.
Se vc não tratar a causa, o dia que vc esquecer de tomar 1 pílula, os sintomas da depressão irá voltar?
Kkkkkk
Kkkk viva a máfia das indústrias farmacêuticas e aos doutores
Desde criança, recebi diagnósticos de Transtorno de ansiedade generalizada. Isso se repetia a cada médico que meus pais me levavam: pediatras, clínicos, cardio, neuro, psicólogo, psiquiatra... Houve um tempo que entraram com medicações, que não me ajudaram em nada. Só me anularam como pessoa. Eu dormia, ficava calminha, quieta, mas a tristeza só aumentava. Até o dia, que já na juventude, eu tomei a decisão de fazer as pazes com a ansiedade e acolher aquilo como parte da minha personalidade. As vezes, ainda tenho crises, mas como sei identificar, só ignoro ou abraço o momento. Na maioria das vezes, essas crises acontecem quando estou com dificuldades financeiras, problemas no relacionamento, quando minha filha adoece, quando eu preciso passar por uma situação difícil; as vezes, eu não consigo identificar o motivo, mas com certeza é algum gatinho que eu só desconheço. A certeza que eu tenho é que a medicação não vai fazer nada disso sumir, só vai mascarar tudo. Hoje eu digo apenas que quem tiver ao meu lado, que lute pra dar conta; pq essa sou eu, eu sou assim.Pra ficar ao meu lado, tem que entender que isso vem no combo. Aprender a lidar desaa forma diminuiu minhas crises em quase 90%.
Importante ser divulgado. Tem muito mais por trás desse assunto a ser explanado.
Sofro de depressão a mais de 20 anos e estabiliza quando medicado.
O psicanalista falou, falou, mas não trouxe de provas que o que ele disse é verídico l!!
Sou de Porto Alegre e fico a inteira disposição para ele curar minha depressão, pois tem dias que nem caminhar consigo!!
E as pessoas que por causa desta doença tiram a suas vidas TODOS os dias, isso é normal?
E quem entra em depressão após uma grande mudança POSITIVA na vida??
Tentei psicólogo e não serviu para NADA, somente remédios!
Olá Roberto, esse foi só um recorte de uma fala dele com um título sensacionalista. Mas entrelinhas, o que ele quis dizer é que na Psicanálise as pessoas não são rotuladas com títulos se referindo ao seu sofrimento. Olha-se para a subjetividade de cada pessoa. Busca-se investigar a causa do sofrimento psíquico de cada indivíduo através das palavras. Busque uma terapia psicanalítica. Toda escola de Psicanálise possui uma clínica escola onde os atendimentos se tornam muito acessíveis financeiramente se esse for o seu caso.
Tira o glutem! Faça uma caminhada, suplemento o magnesio treonato, tome melatonina antes de dormir, comece com 5 mg, retire embutidos, foque em algo q te dê prazer, um livro legal, diminua o tempo das telas, e procure conexão com Deus, afinal eles nos criou e pode sim operar um milagre dentro de vc, perdi minha mãe tem 2 anos, como eu a amava, chorava todos os dias como se tivesse um buraco no peito, choro sem fim, um dia ouvindo um louvor sento uma voz falando dentro de mim, uma presença tomou conta d meu quarto, jesus estava me curando e me disse q minha mãe estava com ele e que em breve ele voltaria, ouvindo um louvor antigo, e recebendo uma cura interior, eu por 3 meses chorava todos os dias de tristesa, eu não parava de chorarar, após o consolador vir de encontro a mim, após esse dia foi o último dia q eu chorei, me emociono sinto falta mas não fico mais desfalecida, não precisei de remédio nem psicólogo, confiei em Deus e pedi a cura da dor e jesus me deu. Anoite tomava chá de paciflora de vez em quando o me acalmar
7:31
A depressão é foda amigo, só ressignificando as coisas que você vai conseguir sair dessa.
Roberto tenho uma amiga que se libertou da depressão, depois que fez um exame de sangue para verificar a Vitamina B12 e a dela estava muito baixa. Abaixo de 200..então a médica deu aquela dosagem que precisa ser na veia durante um mês e ela foi melhorando..hoje está por volta de 800 a Vitamina B12 dela..As vezes, um simples exame de sangue pode ser a chave para virar essa história..a falta de Vitamina B12 está bem relacionada com a depressão, pois a pessoa começa a ter anemia, sem perceber e isso causa uma letargia, que não consegue ter forças prá NADA e pode ser confundido com depressão. É só uma sugestão. Que DEUS te Abençoe Roberto
Doença não é definida por marcador biológico mas sim por uma disordem com grupo de sinais e sintomas. Pode ter causa conhecida ou não.
Mas se a psiquiatria diz que a depressão é um desequilíbrio químico cerebral então tem que indicar os marcadores biológicos que sustentem tal afirmação.
Errado, para ser doença precisa ter uma causa bem definida. Por isso que no Dsm, na categoria F não há a palavra doença, mas transtorno, devido a relação multifatorial envolvida.
Causa conhecida = doença, causa desconhecida = transtorno
@@Verdalidade O que não significa que é tudo "social" como acham os psicanalistas. Por exemplo, o autismo de nível 3 é um transtorno e pode acontecer com qualquer um independente da família ser ou não disfuncional e é visível logo na primeira infância e não tem exame nenhum que vai diagnosticar, o diagnóstico é puramente através da observação do comportamento da criança.
A questão é essa, o fato de ainda não conseguirmos desenvolver um exame para diagnosticar sem a necessidade de análise do comportamento não significa que as causas vão necessariamente ser sociais, pode ser alguma alteração durante a gestação, genética ou no desenvolvimento do cérebro no primeiro ano de vida.
Sensacional 👏👏👏👏 Justificar não doi, encarar e tentar mudar naturalmente para muitos causam dores insuportáveis e acabam recorrendo aos remédios.
Só acho que esse assunto de transtornos (depressao, Tdha, bipolaridade e etc) sao bem mais complexo do que uma simples conversa pode esclarecer, pois os "marcadores" sao os numeros de pessoas que chegam no fim e pulam no abismo (pra nao dizer a palavra). E como esse entrevistado disse que nao podemos fazer um diagnostico para tomar medicamento como nas doenças, e entao DR da uma soluçao entao, pois tem muitos que estao no desespero na beirada do abismo para pular, e dizer que essa pessoas tem que mudar seus comportamento e habitos, nao resolve, pois senao ja teriam feito. Essa é minha opiniao a respeito de algo muito serio tipo Depressao, para ser tratado desta forma. Se mentiram para gente o tempo todo, ENTAO diz a verdade e mostre a soluçao?
Clínicas naturistas tiram a pessoa da depressão em 15 a 21 dias. Depressão tem mais a ver com intestino do que qualquer outra coisa. Sabe-se que um TDAH melhora sem tomar café, comer açúcar e sem chocolate... assim, retirar ou incluir alimentos, mudar a qualidade de vida, poderá ser uma solução simples e inesperada.
Mas precisamos experimentar para crer e ver!
Ayahuasca foi o que me tirou do abismo...
ruclips.net/video/wGRQ7TvGrfU/видео.html
É MUITO SOFRIDO MESMO.
Eu sou Borderline,TDAH,TAG, Depressão, Epilepsia, Insônia e sou Limítrofe, faço uso dos medicamentos Lamotrigina, Levetiracetam, Clobazam, Amitriptilina, Depakene e Zolpidem.
“Tanto fenômenos abstratos desenvolvem fenômenos fisioquímicos (emoções, doenças, dormir, ações...), como fenômenos fisioquímicos desenvolvem fenômenos abstratos (Ler, musica, escrever...)” Edson X ,
2005
edson-exs.blogspot.com/2023/04/as-palavras-e-acoes-das-pessoas-podem.html?m=1
Com todo o respeito a todos diagnosticados sem Deus não tem jeito absolutamente não tem jeito!
Surpreendentemente e assustadoramente muito claro e honesto o Dunker. Parabéns pelo conteúdo de muita qualidade aqui!
Eu tenho várias características de uma pessoa com TDAH mas nunca fui ao médico atrás de um diagnóstico, porém eu estudo e prático coisas que ouço especialista falarem que melhoram o estilo de vida, pois tendo ou não o diagnóstico eu terei que fazer do mesmo jeito. E vejo mudanças. Ou seja independente do que seja, do nome,da causa , e aí como vamos fazer? O que vou fazer com isso ? Eu não quero saber pq tenho, desde quando , se eu sou desfocada e desatenta, vou fazer coisas e ajustar meu ambiente e rotina para melhorar. Pra mim é super difícil seguir uma lista de tarefas, mas quando eu concluo uma e vou para outra a sensação é inexplicável. 😂 Sabe lá oq aconteceu no meu cérebro mas eu tô só indo kkk um dia de cada vez . Adoro seu Canal Lutz, parabéns pelo seu trabalho e continue..
Interessante! Pura inteligência sua tomada de ação.
Eu intendo tudo isso porque ja fui internada no hospicio no hospital santa juliana no Rio de janeiro e no hospital no engenho de Dentro no Rio de janeiro fiz pericia por 9anos e hoje estou curada ate agora nao sei porque os medicos nunca descobriu que eu estava desequilibrada espiritualmente e me dava receitas e receitas eu nao tomava os remédio..mas estou equilibrada atualmente. Fui liberta estou livre curada para curar
Jesus cristo foi a chave aceitei ele como meu salvador.gratidão.
Louvado seja o nome do senhor Jesus Cristo 🙏 forças pra vc
Aí sim, achou 0 caminho!
Até que enfim alguém pensando fora da caixa
Sim, muito interessante.
Concordo com o psicanalista.
Sim com desinformacao😂😂😂
@@karinarj5154 vc acredita em marcador biológico pq nunca estudou medicina.
@@aureliaauro nao mas eu tenho tdah eu nao inventei isso eu nasci com o cerebro diferente dos demais
Não tem jeito, Dunker é um monstro de conhecimento e de poder de aula. Sério mesmo, muito bom!
Foi a melhor explicação que eu ja ouvi e com certeza se você não ter Fé em Deus e fortalecer seu piscologico e sua inteligencia emocional, o risco vai ser grande de perder o controle de sua mente! Infelizmente muitas pessoas não vai entender essa explicação!
Não sou da área, mas tenho enorme respeito e interesse. Muito dos meus transtornos superei com ajuda das pessoas envolvidas nesse áreas embor nunca fiz terapia ( quero fazer). Mas tem algo que muito me ajudou e me levou ao autoconhecimento no momento que essa história de buscar cura. Parece que as pessoas te tratam como doentes e, depois, oferece a cura. Nesse momento aceitei minha pessoa como ela é se é doença ou transtorno não sei , mas sou eu. Nesse caminhar sentir o autoamor. Tô seguindo a vida e quando os fantasias surgem troco uma ideia com eles. Kkkk acabei me amando mais. O amor próprio é algo que já está em nós. Perdão pelo relato de cidadão comum aliás adoro ser assim. Abraço a todos
Ele pediu pra apresentar o marcador biológico de uma doença mental.
Durante a depressão certas partes do cérebro ficam "apagadas" com menor atividade, fato já observado por diversos estudos, isso não seria um marcador?
O apagão pode ser consequência, não a causa
Achei estranho também, porque testes genéticos mostram quais são os genes alterados no autismo, mostram inclusive os genes do autismo mais grave, qdo grave e do mais leve, qdo leve... Não vejo como isso não pode ser um marcador biológico. Ele está atacando pra defender a profissão dele... Ok, entendo, mas tá soando meio negacionista com estes argumentos
Testes genéticos mostram quais são os genes alterados no autismo, mostram inclusive os genes do autismo mais grave, qdo grave e do mais leve, qdo leve... Não vejo como isso não pode ser um marcador biológico. Ele está atacando pra defender a profissão dele... Ok, entendo, mas tá soando meio negacionista com estes argumentos. A ciência médica avança cada vez mais, não adianta querer brecar isso. Posso concordar com a confusão dos diagnósticos, mas essa é uma questão que as pesquisas na área com o tempo vão desenvolver melhor e classificar com mais clareza
Ta desinformado, sou a favor da ciência.
@@soniawanemaxerreis7852na verdade, na minha opinião, ele não está atacando, está questionando.
Perfeito a colocação! Como as pessoas gostam de serem enganadas. Conheço uma mulher, que ama falar dos transtornos que ela diz que possui. Parece que se orgulha.
O diabético vai falar da doença sempre que for necessário falar , ng vai reclamar disso . Oferece um doce e ele vai dizer não posso pois tenho diabetes, ele precisa justificar o pq de não aceitar . Tu nunca vai ver uma pessoa falar o que tu disse q respeito de uma pessoa com doença física.
Eu tenho disforia menstrual,passei a perceber que no período pré menstrual vinha uma depressão,ansiedade, pânico e medo que pensava que ia morrer, não conseguia levantar da cama e chorava noite e dia,apenas minha menstruação descia magicamente me tornava a pessoa de sempre,foi surreal,como em dois anos foi só piorando,agora,com vitaminas e pilolas de lavanda 15 dias antes de menstruar tá controlado
Oi colega, pode me passar essas vitaminas e pílulas que citou? Passo com algo semelhante com minha parceira. Obrigado.
Olá, vc poderia me dizer quais as vitaminas e onde encontro essas pílulas de lavanda? Passo pela mesma situação,todos os meses. Fico extremamente deprimida, estressada e querendo me isolar do mundo. A menstruação desce, todos esses sentimentos vão embora
@@gabys1991 eu moro na Itália,mas vc pode procurar por pilolas para ansiedade de lavanda aí no brasil,complementar com vitamina b,magnésio, ferro,eu melhorei muito
Estou passando por isso, eu fui observando isso em mim nos últimos meses e percebi que acontece no período menstrual
Pfv, pode passar o nome das pílulas e onde conseguir?
Eu tive depressão e junto ansiedade e toc religioso, pensei que ia ficar doida, comecei orar direto e pedir a Jesus pra me curar e ele me curou.
Obs: nunca fiz tratamento nem com médicos nem medicações.
Minha a ansiedade resolvi assim também.
Toc religioso oq é isso???
@@formosojosesilva-md9nj pensamentos repetitivos com coisas religiosas, tipo: chingando Deus, blasfemando. Mas é algo involuntário.
Quando começei a pedir Auxilio e a rezar o "Pai nosso" , aos poucos a minha depressão e ansiedade praticamente desapareceram.
@@alexandrapatricio2727 glórias a Deus
Hj eu entendo o porquê das crise de choro ..tenho uma vida de muita luta e ja tive muita perda na família entao quando penso nas pessoas que perdir eu fico assim..mas quando percebo que isto está me levando para baixo ,logo dou um jeito de sair dessa situação e me alegro, convido as crianças vizinhas para bricar das brincadeiras de antigamente e me divirto muito e assim as indústria nao vao se lucrando com meu dinheiro e me adoencendo cada vez mais ..e se vc está passando por isso faça o mesmo que eu e vc vai se agradecer por nao aceitar isso na sua vida
Lembrei de um livro do Machado de Assis...chamado O Alienista...
❤🎉
Exato kkkkk
Exato
Debate super importante! Não devemos achar que classificações do DSM são a verdade absoluta do universo, categorias que já vem empacotadas pela natureza. Ao contrário, são criações baseadas em interpretação de fenômenos majoritariamente subjetivos. E essa interpretação está em constante mudança.
No corpo humano, inclusive a alimentação, o Ambiente que você vive: físico, ambiental ( clima, etc),, com pessoas interfere em qualquer doença física, psiquica e mental.
Claro, mas o ponto é que se você estiver, por exemplo, com uma tuberculose, você não vai se cuidar mudando de atitude em relação à ela. Claro: se você tiver uma boa alimentação, praticar exercícios físicos frequentemente, se hidratar bastante e não ter uma vida estressante, você vai combater melhor a doença.
Caro Dunker, agradeço a análise crítica 🌞
(1/3) quando nos perguntamos sobre doenças propriamente ditas (patologias), vamos em busca de agentes patogênicos;
(2/3) quanto a traumas físicos, o instrumento e as circunstâncias podem ser conhecidas ou não, o que pode ser eventualmente importante.
(3/3) E quanto aos transtornos? Também aí vamos em busca de suas motivações, de suas razões. Assim como as patologias, os transtornos são frequentemente motivados desde fora. São motivações de outra ordem que não aquela a que pertencem os patógenos. Chamar doenças a transtornos, como você bem disse, é naturalizar processos que precisamos compreender sob uma categoria a que chamaríamos "transtornogênese" (passe agora esse termo, por me faltar outro melhor). Se quisermos nos ancorar em metáforas biológicas, pensaríamos a nossa configuração histórica como um ambiente insalubre de (re)produção de agentes "transtornogênicos" de efeitos sindêmicos.
Noutra perspectiva sobre a distinção necessária, diríamos: se o patógeno é o novo corona vírus, a sindemia associada remete ao neoliberalismo como ambiente "transtornogênico".
Quando falamos de transtornos mentais - e essa convicção se fortalece em seu discurso - estamos falando em transtornos sociais. Então, não se trata apenas da clínica individual, mas de uma clínica social.
Obrigado.
Somos 4 em 1: eu físico / eu mental / eu emocional / eu espiritual. Tem que haver uma harmonia entre esses 4 eus para que haja uma boa saúde. Então a coisa é muito mais complexa. Não importa o nome que se dê a isso, o fato é que sim, as pessoas estão sofrendo e sofrendo muito com esses desequilíbrios.
Sou psicoterapeuta e gostaria de saber como chamar uma dor que dói na alma. Me ajudem por favor!
seria a dor moral dra.
Noite escura da alma , chamamos na espiritualidade , geralmente uma fase que seu espírito está sem alimento.
Acho q não precisa nomear a dor....
Conheço essa dor. Ou outra parecida. Mas já a chamei assim, dor na alma.
Oi Silvana... estudar a terapia energética "Access Consciousness" pode ser uma contribuição interessante.... eu uso muito
Sensacional!!!❤ Resolvi com Hooponopono, Terapia Neural, dieta, consegui no trabalho uma salinha só pra mim, na qual trabalho só com luz natural e tenho observado que as fases da lua tem sim influência no meu bem estar. Meu diagnóstico é bipolaridade.❤
Gente, impressionada com o grau de frieza que esse cara fala.
A pior coisa do mundo é sentir essa dor indefinida da alma, pior do que qualquer outra dor que já senti.
Se morrer um pouco a cada dia não for doença, o que mais é.
Para mim, não importa a etimologia, eu só queria uma cura, assim como outras doenças têm.
O problema é ter que conviver com esse tipo de pessoa assim.
Injustificável ouvir isso de um profissional.
Será que ele já teve algum dia depressão?
Transtorno não é doença?
Sandra, busque informações sobre seu perfil pelo Human Design! Pode lhe ajudar! Estou a disposição
Concordo com você, eu parei de tomar antidepressivos, e não tenho força pra nada.
Vou na academia, canto em coral, faço meditação e não consigo conviver com minha tristeza e medo dos problemas.
E um racista com pessoas com problemas mentais por nao e ele
Podem esperar sentadas. Nao querem mudar nao mudem. Remedinho milagroso nao vai ter, só enganacao
Dizer que não é doença, não minimizou a ideia de sofrimento que a depressão causa. O que ele faz é dizer que tem causas emocionais e, como tal, está na história psíquica da pessoa. Assim, a dependência química desaparece e a pessoa poderá, então, voltar-se para uma coisa melhor: cuidar de si, emocional, espiritual e intelectualmente.
Abordagem super atual de 100 anos atrás. Fiz análise anos, zero resultado. Aimmmmm a culpa é do paciente...
Quem disse que a culpa é do paciente?
@@mateusgoncalves3851 Para os psicanalistas se a análise não funciona, é porque o paciente está inconscientemente resistindo ao processo
@@lucasantunes7209 , não é bem assim não. Há vários psicanalistas, quando percebem que não é a Psicanálise mais ideal para um paciente, o encaminham para outra abordagem.
@@mateusgoncalves3851 É verdade, mas existe uma "piada" (com um fundo de verdade) dita entre psicólogos cognitivo-comportamentais que diz o seguinte:
Quando a TCC falha, o terapêuta se pergunta onde errou.
Quando um psicanalista erra, é resistência.
Embora existam psicólogos psicodinâmicos e psicanalistas que entendem que há uma adequação dos pacientes a uma ou outra abordagem, boa parte prontamente aponta uma suposta resistência à análise.
Vimos as vertentes empiristas passarem por três "ondas" (e possivelmente está se iniciando a 4ª), mas não vimos a psicanálise questionar o seu resultado e inovar frente a fracassos. A resistência acaba sendo incomparavelmente mais atribuída ao insucesso do que a falta de eficácia na psicanálise.
O que é uma pena
Psicanálise deveria ser classificada como charlatanismo
Já passei por isso doenças vem da cabeça da gente se acreditamos no nosso único SENHOR JESUS não ficamos doentes
Concordo
É? Então pq Lázaro ficou doente e morreu? E Jó que era servo do Deus vivo? Às vezes servos tem de passar por determinadas situações ou doenças p poder assistir e ajudar outras pessoas nessa mesma condição no futuro, caso contrário a taxação de "falta de jesus" ou crítica será o único diagnóstico... mas onde fica a misericórdia? A empatia? O amor ao próximo?
Pqp o q mais tem é crente doente. Olha o absurdo que a pessoa chega a dizer. Surreal.
Gostaria muito de recuperar essa fé pois tentei a cura por a fé e acredite eu estou ficando ateu não acredito em mais nada não tenho esperança em nada só tou cumprindo as 24 hrs de cada dia por obrigação não sei até quando
Guando passamos por alguma doença e provação de fé e só com a permissão de DEUS ficamos doentes
Fantástico,esse podcast, fico feliz q a vdd uma hora aparece. Sempre tem profissionais honestos q tem coragem de expor essas falácias. Parabéns!
Eu fiz psicoanalise por mais de 20 anos e tomando remedio para transtorno de ansidade generalizada...até que parei com os remedios aos poucos. Aí que tá o problema, depois dr alguns meses sem remedios e passando bem, um evento estressante age como um gatilho e o problema volta e bem pior....hoje agradeço a Deus que existem bons remedios e bons médicos....nunca mais quero passar por um depressao🙏
Parabéns. Um comentário lúcido. E exatamente isso. Você pode parar de tomar os medicamentos. Tudo bem. E a gente até pode ficar bem por um tempo. Mas aí vão ter gatilhos.E aí reside o problema.
Com9 vc explica a melhora do quadro somente a partir do uso de medicacao? Que foram existir a partir da década de 50 e desde então temos uma resposta positiva dos sintomas
A medicação pode se comparar com uma lobotomia do passado você não é mais você fica um zumbi alienado anestesiado.
.
Qual melhora positiva, se a população só adoece mais e mais, e as taxas de suicíd|o só aumentam?
Eu explico com a atenuação de sintomas por um curto tempo, paliativos que logo o corpo, que é uma maravilha de Deus, rejeita, se adapta, pois simplesmente não é natural. Existem coisas naturais para tudo e o que não foram descobertos ainda pois não dariam lucro são proibidos ou desaconselhados pelos laboratórios.
Eu tive depressão e se não fosse a medicação teria morrido. Esse homem falou algo atrasado, retrógrado, da época do Freud, meu Deus, quanto atraso na fala dele.
Não ajuda em nada, só questiona e não propõe nada de objetivo.
@@sunshine_pr De fato temos um número maior de pessoas diagnosticadas .
Temos mais motivos para tantos conflitos pessoais atualmente.
Em contrapartida, temos tratamento medicamentoso entre outros que não tínhamos antes, porém, muitas pessoas ainda tem dificuldade em falar sobre isso é simplesmente não procuram ajuda. Ocorre tbm um número elevado de diagnóstico errado onde a medicação pode agravar terrivelmente o quadro.
Por exemplo, um parente que sofre com transtorno bipolar, principalmente o tipo 1 que é o mais severo, tem episódios de depressão, episódios de mania( elevadíssimo aumento de energia), episódio misto, e principalmente neste último caso, é onde ocorre o maior número de suicídio. Fato registrado, pude pesquisar..
E veja bem, quem sofre de transtorno bipolar NÃO DEVE FAZER USO DE ANTIDEPRESSIVO. Aí está a confusão.
O diagnóstico do transtorno bipolar pode levar décadas.. O médico tem que ver o paciente que está em depressão em episódio de mania. Enquanto isso não ocorre, os médicos vai tratar com antidepressivo . Qdo o tratamento deveria ter como medicação principal e indispensável, o moderador de humor.
Somente na década de 50 descobriram o LITIO. E ele revolucionou o tratamento. A patologia tbm já teve outros nomes. Esses casos mais graves do transtorno bipolar levavam as pessoas a demência e eram aquelas pessoas que víamos nos manicômios.
Ainda não tem cura, mas graças a medicação , temos uma qualidade de vida melhor.
Esse é um exemplo. Sou bipolar tipo 1.
Quando decidimos afirmar q algo não existe precisamos primeiro ter bem definido o q é esse algo sobre o qual estamos pensando. Muitas vezes falamos besteira pq esquecemos de considerar isso. Há quem diz por exemplp q o mal não existe... e isso é praticamente o mesmo q dizer q não existe nada q te incomode te entristeça ou te atrapalhe o bastante. É muito mais seguro afirmar q o mal pode ser uma coisa um tanto relativa q afirmar q o mal não existe. Outra: afirmar q não existe frio, ou seja, q não existe ausência de calor, q mata... Algo q não existe pode matar? O q afinal significa o verbo existir?
Tive síndrome do pânico w depressão. Nunca tomei nada e nanne arrependo. Eu passava mal a todo tempo, mas eu entendia q do jeito q veio, ia... Me reconciliei com Cristo e lutei muito... Tive alguns contratempos que n me ajudaram mas me serviu pra enxergar a realidade das coisas. Um relacionamento de 10 anos e 4 meses q acabou, ela n aguentou o peso da mala (eu estava pesando pra ela... até disse que eu estava acomodado). Queria uma desculpa pra terminar por achar q minha vida acabara ali... Mas estou de pé, conquistando tudo q tenho pra conquistar, com ajuda do Senhor. 🙏🏽 Agora, muito mais maduro; muito mais sensível às pessoas, e ligado com Deus...
Ainda bem que vc tem fé, não podemos mudar a realidade, mas podemos mudar nossa forma de encarar a realidade! Quando temos fé todo peso se torna leve, pois o fardo dele é leve.
Tem gente que vira lembrança e a gente vira a página!
@@dixhoo3706 Sendo realista, essa pessoa nem lambança virou... Porque, para mim, o quem nunca existiu, não pode lembrado...
@@melkfiais8891 Cara quanta maturidade vc tem, na vida nem tudo vai ser como planejamos, mas aceitar isso sem abaixar a cabeça é para poucos kk e pode ter certeza que a pessoa certa vai chegar
@@dixhoo3706 Vc não tem ideia de como essa palavra sua me ajudou, vc não tem... Muitíssimo obrigado pelo incentivo, amigo! Quando os de perto não ajudam, aparece quem nem aparece para ajudar. Um abraço, só fundo do coração!... Tudo de bom para ti e sua família, irmão...
@@melkfiais8891 Tmj irmão, eu falo d coração mesmo, eu sou o tipo de pessoa que mesmo na dor, mesmo caído gosto de levantar pessoas, vejo que no mundo falta muita empatia com o próximo.
Que doutor maravilhoso,Penso Igual digo que o diagnóstico não é sentença de morte ou de medicação devemos buscar a mudança de vida pois é o caminho para a cura.
Meu primo tinha 17 anos e era depressivo, pois sua Mãe havia morrido. Meus parentes diziam que era preguiça de trabalhar. Aí um dia ele entrou em uma indústria e começou a trabalhar até um dia que cometeu suicídio.
O problema não se encontra necessariamente nas convenções. Ao longo dos anos, analisando o comportamento de muitas pessoas, me impressiona que o comum é que as pessoas mal conseguem decifrar o próprio mundo psíquico, mal conseguem compreender e controlar os próprios comportamentos, e isso independente de formação acadêmica. Que dirá fazer interpretações de sentimentos e atitudes alheias.
Se com as convenções são dados muitos diagnósticos errados e muitas vidas são prejudicadas, muito pior seria se não existissem as convenções, pois as possibilidades de erros seriam muito maiores.
Ou seja, no fim das contas o problema está na subjetividade dos diagnósticos das "doenças" mentais, pois, por mais que um indivíduo se aperfeiçoe com mestrados, doutorados, os erros continuarão se ele não possui empatia, inteligência interpessoal, capacidade de transformar dados (de pacientes, no caso) em informações, interpretações coerentes que possam ajudar os pacientes.
No RUclips digite psiquiatria uma indústria da morte e depois o marketing da loucura.
Quando a minha psicanalista nomeou meu transtorno "TEPT crônico" e encontrei o livro "O corpo guarda as marcas" foi vital para o entendimento da minha história e do meu problema. Aprendi a controlar melhor os pensamentos e a ansiedade.
Glória a Deus!!!! Já desafiei medicos para me explicar isso. Na verdade sempre quis provar isso !!!! São males da alma, e não do corpo!!!!
Mente é alma em latim.
Bom sabert! Obrigada!
@@evandroolimpioribeiro
Eu tive depressão e o medicamento me ajudou muito, também fiz terapia. Em 2023 fiz o desmame. Acredito que o acesso e permanência no tratado tem que melhorar, mas não se pode demonizar os medicamento. Tem gente morrendo por pré conceito ao tratamento e medicação.
Mas tem que existir tratamento para os casos mais graves...mas há estudos que mostram que eles são só 10 a 20% de todos os diagnóstico de depressão...aliás nunca dá para fazer testes por isso!Porque só pacientes já muito afetados mostram esses marcadores.mas pacientes num estado início e média não!Eles são 80 %...😢Aliás Alemanha é pioneira nessa coisa de perguntar ao paciente o que quer fazer...❤
No caso os estudos mostram mesmo que tomando anti depressivos em baixa ou média depressão não muda nada mas você fica com uma enorme quantidade de efeitos secundários.Principalmente o vício 😢
Maravilhoso! Aceite se puder, o lado espiritual desta realidade.
Como assim? Vc acha que essas " doenças" são espirituais? Mas em qual sentido?
@@Lihhmi75893 No sentido, do ciclo encantatório. Quais suas dívidas em ter cometido erros e te fazem pagar, de uma maneira que por não termos o conhecimento de que estamos preso num jogo, aceitamos o quê nos é imposto. Então passamos por situações, de nascermos com alguma deficiência ou ativarmos alguma doença. E algumas pessoas, por já ter tido consciência de estar vivendo numa dimensão ou espaço tempo de prisão, não conseguem se encaixar, neste AGORA, e se submetem as drogas para não estarem no presente momento. Outros, trazem memórias de uma outra vida, e não conseguem abrir mão, sofrendo por uma paixão ilusória, por um apego a algum familiar, por uma vida de riqueza que nesta realidade não vive, por uma beleza não atual. Através disto, acaba -se abrindo portais, através de bebidas, drogas, depressão, ansiedade, com o uso de medicamentos e outros. Trazendo para si, seres que vagam a procura de encarnados, para sugarem suas energias através disto tudo a cima, que falei. E por quê naquela família? Para pagar uma dívida, com aquelas pessoas e vice e versa. Só nos livramos disto tudo, quando temos consciência de quê somos um objeto num jogo, que temos a certeza da nossa capacidade, que somos os donos de nossas Vidas e tomarmos as rédeas; nos libertarmos, e fazemos nosso destino, sempre no AGORA, só você e a ENERGIA dentro de ti. As doenças? Transmutamos, quando quebramos vínculos com o desconhecido e com tudo no aqui, que não agrega liberdade. Comece a perceber, o que ver quando dorme, muitas respostas vem daí. Este é o meu entendimento, a minha verdade, a minha realidade.
Doença não existe,e espiritual você é atacado,ou não. Você é protegido por Deus ou não. Isso de doença você pode criar para si mesmo pelo que tanto pensa. Se pensar negativo,que a vida é difícil,complicada,e todo pensamento ruim sobre a vida,você poderá não ter motivo de viver e se suicidar,mas se pensar positivo,encontrar novas maneiras de viver a vida,tudo será diferente. Vocês criam a realidade de vocês pelos pensamentos que tem. Pegue um bloco de notas,abaixe no celular,e começa anotar tudo,ele salva sozinho e não apaga,só se você excluir. Anote desde quem você é,até o fim da criatividade mental que tiver. Não importa o que seja,anote.
@@AlissonHenrik1 interessante é seu ponto de vista, mas é tão difícil mudar, deixar de ser negativa.
@@Lihhmi75893 Faça o seguinte,pega um bloco de notas,ou um caderno,comece anotar sobre você. Faça esse compromisso com você de sempre anotar,não pode esquecer isso. Você anota seu nome,óbvio que você não é seu nome,anota seus pensamentos,emoções,hábitos,se não souber o que é emoções e hábitos,vai no RUclips pesquisar. Vai anotando tudo,anote sobre quais suas crenças positivas e negativas,crenças de merecimento,capacidade,anote tudo,você vai ver que seus problemas a maioria serão solucionados. Tô pensando até em gravar vídeos para ajudar as pessoas,já que muitas criam as doenças nelas mesmas.
Faça isso,abaixe o bloco de notas ou pega um caderno e caneta,e começa escrever tudo,incluindo motivos de estar viva,motivos de ser grata. Ok?
Maravilhosa psicanalista!!👏🏼👏🏼
Os remedios ajudam muito sim. Convivi com pessoas que tiveram depressao, uma usou a medicação e esta viva, o outro acreditou que conseguiria sair do quadro sem ajuda medicamentosa e cometeu suicidio 😢
Acontece o contrário tbm. Conheço uma que suicidou-se após alguns meses tomando antidepressivo. Inclusive tem alguns cujo efeito colateral é querer se suicidar. Aliás vários. Tem gente que não se dá com nenhum antidepressivo, e as vezes se vê oprimido a tomar e piora. Nada é certo. Aí é tentar de todas as formas. E deixar sempre a decisao para o paciente. Na minha opinião.
Conheci gente que passou décadas tomando antidepressivo e terminou se matando.
Isso é muito relativo. Há medicações que deixam a pessoam em estado depressivo.
tomo a 8 anos , esse vídeo me deixou pensativa . Tenho TPB , não sei se consigo viver sem a medicação . Mas, gostaria de levar essa possibilidade para o meu médico .
@@thabatameressa6480eu tb tenho TPB e esse vídeo me dxou confusa. Os medicamentos foram a única coisa que conseguiram me estabilizar.
Hum... complicado! Existem características visíveis de comportamento... é não são mentirosos... senti dores no corpo por 10 anos, sem tratamento, até um anjo médico me diagnosticar com fobromialgia, quando comecei a tomar remédios que diminuem o meu fardo. Antes, muitos médicos insinuavam que eu mentia....😢
Pois é. Este psicanalista realmente errou. Conforme as discussōes e debates científicos relacionados às doenças mentais, existem sim marcadores biológicos para elas mas apenas que é muito difícil, até o momento, dar-se um diagnóstico preciso com base nestes marcadores, sendo que eles são levados em consideração sempre com base nos sintomas e comportamentos do indivíduo. Sabe-se, por exemplo, que pessoas com transtornos mentais possuem níveis alterados de dopamina, no cérebro. Isto é sim um evidente marcador biológico. Mas o fato é que a ciência médica ainda não descobriu qual "índice de deficiência de dopamina" causa uma depressão, ou qual causaria o transtorno psicótico, a esquizofrenia etc. Isto porque o histórico pessoal de vida do indivíduo e sua relação com as experiências de stress ao longo da vida, também influenciará em qual tipo de transtorno mental ele terá. Ou seja, deve haver um trabalho psiquiátrico associado ao psicológico. Mas esse especialista do vídeo parece querer puxar sardinha para a área dele. Ele é da linha psicanalítica, sendo que o método da Psicanálise se dá apenas psicologicamente (e não psiquiatricamente) com base no uso da linguagem e na compreensão dos conflitos internos do indivíduo decorrentes daquilo que ele viveu, sem lidar com o aspecto físico-cerebral. Mas em transtornos, deve-se sim considerar a questão psicológica com base nas experiências do sujeito, mas também a psiquiátrica com base no cérebro. Claro que existem problemas que são somente e apenas psicológicos e que dispensam tratamentos psiquiátricos ligados ao cérebro, podendo-se usar apenas a Psicanálise ou outra abordagem da Psicologia, como a Gestalt, a Cognitiva etc. Mas não é o caso de grande parte dos transtornos. Geralmente, quando se vai a um psicólogo, este pode perceber algo no paciente que necessite do tratamento psiquiátrico, e assim o psicólogo encaminha para o psiquiatra, se for o caso.
Eu também
Caramna. Revoluconário. Sincera gratidão.
Muito conhecimento e sabedoria! Namastê
O segredo para saúde psicológica e saúde geral. Diminuir açúcar, trigo, leite. Dormir antes da meia noite 8 horas por dia, fazer uma atividade física 3x na semana, não ficar se comparando com falsidades da internet, diminuir telas, contato com a natureza..
E acima de tudo: SER AGRADECIDO. Gratidão a Deus muda tudo.
@@danielpires8363 e se seguir a receita te garanto que dá certo! Mas é desafiador mesmo, tem que ter peito.
@@danielpires8363 segue a receita, vai ser bom pra vc
Analise superficial, genérica e tosca.
Espero que você não trabalhe com saúde mental… eu teria pena dos seus pacientes
A Psiquiatria evoluiu muito nas últimas decadas. Este pensamento de que não existe doença psiquiatrica é absurda. Somente quem não tem a mínima atualização na área biologica das doenças mentais pode fazer uma afirmação desta.
EXATAMENTE ! SO ASSISTIR ATE A METADE DO VIDEO .
POR QUE CHEGO A CONCLUSÃO QUE SO QUEM PASSA SABE ,SO QUEM SOFRE A ANOS .
QUANDO ELE FALA ..QUANDO OS TRANSTORNOS FORAM (INVENTADOS ) MISERICÓRDIA.
QUEM DERA FOSSE ASSIM .
MAS EM FIM
Me senti uma Idiota, bateu uma crise existencial só de ver o vídeo,
Porquê não é possível eu me sentir desse jeito a anos, não porque quero , nós sabemos que tentamos P'ra caramba sair dessa, fingir em estar bem ,é algo normal para nós ,
Agora em afirmar que não existe doenças do gênero?? Nossa!!!!
@@Vill-MoonlightNão se sinta um idiota, a questão é q tudo está na mente e vc q a comanda. A depressão sempre quis me pegar e quase pegou, rejeitei a medicação pois meu coração acelerou tanto q parecia q ia sair pela boca, foi horrível. Tomei só 2 dias e nunca mais, oração, jejum e força de vontade, foram os “remédios”. Eu mando na minha mente e não ela em mim. Claro, minha experiência. Respeitem!
@@syloliveira3988 e funcionou direito??? Como te sentes agora???
Desserviço! É muito difícil as pessoas encararem a depressão como uma doença a ser tratada geralmente é encarada como frescura por muitos e geralmente são tratamento que param pela metade eu digo isso por causa do meu pai que não aderiu ao tratamento direito e esta em surto não fala nada com nada a duras penas estamos tentando controlar a medicação e sim medicado ele tem uma vida funcional ele fica saudável a convivência com a minha mãe e os filhos fica ótima transtornos mentais são doença sim e muitas são genéticas e hereditárias e pioram de acordo com gatilhos ambientais. Depressão e cia são problemas químicos do cérebro que se não forem tratados cedo evoluem para algo muito pior por o cérebro sofre.
A principio eu também achei estranho, mas se você pensar bem não é uma doença, é um transtorno psicológico que pode ser causado por outros fatores, e isso não pode tirar o transtorno que isso dá a pessoa e o direito a medicação, sem deixar de descobrir a real causa. E estao dizendo que esta no intestino, em traumas, e falta de nutrientes etc ba realidade é um sintoma que em.muitos casos poderia ser resolvido sem remédios. Eu estou com ansiedade , não é fácil, pior não consigo tomar remédios e acho que o sistema digestivo tem muito a ver.
@@bluebird2604 com certeza acredito muito que é um tratamento multifatorial
Alimentação exercícios são fundamentais
E tem outra, as pessoas tendem a acreditar quando veem, uma crise tem que acontecer pra ser levado a sério. O tempo todo a pessoa com transtorno mental se esforça pra corresponder ao padrão de vida social, a pessoa também quer sair, rir, trabalhar, etc, como qualquer pessoa normal. Então depois de um tempo de tratamento pode ser que se consiga seguir a vida dentro desse padrão mas na verdade por dentro a pessoa ainda sofre e está o tempo todo no limite das forças pra ficar bem, entretanto pra quem vê de fora parece que a pessoa não tem mais nada. Isso também dificulta o tratamento, é outro estigma na pessoa que vai ser chamada de fingida, forçada, mentirosa, aproveitadora, irresponsável, todos os adjetivos ruins possíveis.
@@MrFoxy447 grande mestre do entendimento, iluminai com a sua sabedoria kkkkkkkkkkk
tu entra no consultório, conta que está passando por isso e aquilo, não tem um exame sequer, nada e sai cheia de remédios... e tu ainda acredita só pq um doutor disse.
Nunca vi um depressivo ficar curado com remédios e todos os suicidas tomavam remédios.
Este é um vídeo importantíssimo! Abre nossas mentes para bons questionamentos. Abramos nossas mentes enquanto ainda é tempo,
Segundo as tradições filosóficas do Oriente Asiático, as doenças, mesmo aquelas patológicas citadas como exemplo no vídeo acima, não passam de projeções mental. As doenças mentais são novas formas de prender nossa energia nesse planeta. Por isso é importante estar em dia com sua espiritualidade! Paz para todos 👏🙌
Ta cada vez mais difícil a gente entender as coisas. Cada um diz uma coisa!
Calma. Vai levando a vida da melhor maneira que puder e usando os métodos disponíveis para alívio do sofrimento. É o que tem para hoje.
Pode ser que em breve se encontrem marcadores nos transtornos,como por exemplo um defeito mum cromossoma ou um erro numa proteina .Saúde para todos
A verdade não está no que um ou outro diz. Melhor acolher tudo, sentir o q vc mesmo diz e fazer respeitosamente o q sua lucidez apontar.
Por isso é importantíssimo conhecer diversos pontos de vista e seguir o que sua convicção disser, depois de absorver essas noções. Existe muito conhecimento sério e muito charlatanismo, e só quem pode exercer o senso crítico pra tirar conclusões, somos nós mesmos. Como a Thereza respondeu ali, fazer o que a sua lucidez apontar.
Pra vc vê como tudo tem falha
Vamos retendo o que e bom e vivendo
Queria ver alguém que tem transtorno bipolar, parou de tomar medicamentos, e hoje está bem. Eu duvido! E digo isso porque me trato disso.
Nossa, estou nessa, e estou desconfiando muito dos medicamentos sim, tenho ansiedade, meu médico me preescreveu medicamentos para eplepsia, então estou inchada e com tonturas e não consigo dirigir mais, minha vida está estranha ou seja, eu estou me sentindo estranha, possuo esse manual por curiosidade, e leio tudo sobre esses transtornos.. Prof. Christian é maravilhoso, hoje estudo psicanálise clínica é maravilhoso, as descobertas os estudos é instigante, adoro!!
Você identificou que uma solução não é satisfatória e está procurando outras soluções em uma área que só tem discursos a oferecer.
@@psicologia_e_reflexao o núcleo desta área não está em oferecer discursos, e sim ouvidos, e isto está explícito do inicio ao fio da obra, em todos os autores.
Mas você é a pessoa que interpreta texto como Chapolin Colorado faria.
O problema é que a galera tende a achar que uma farmacêutica é uma empresa que existe pra ajudar, quando ela é uma empresa como qualquer outra, que tem acionistas, que paga dividendos, que deve aferir lucro dentro de uma meta esperada. Como ela pode fazer isso? Com gente doente. Pessoas saudáveis não compram remédios. O resto você deduz...
Lendo os comentários dos 'Ler mais", notei q tem muita gente se vitimizando! E tbm muita gente confusa!
Kkkkk Tem muita gente tratando preguiça como depressão!😂😂😂😂😂😂
Tem muita gente tratando tristeza como depressão!
Tudo depende de como vc pensa e de como vc enfrenta cada problema!
Esse senhor está certíssimo!É uma convenção!
Sentimentos de culpa gera depressão !!
Obrigada por isso
@@lianetonelto8883de nada
E gastrite
É verdade eu já tive sentimentos de culpa e como consequência quis dar fim a minha vida, mas foi só uma fase, já tive sentimentos de injustiça, de querer vingança e como consequência quis matar as pessoas, hoje eu não ignoro meus pensamentos eu me respeito, mas não me deixo levar muito, aprendi a ter equilíbrio entre o bem e o mal.
@@Order_Sw O mais importante é não negar a nós mesmo o sentimento de culpa , como faz a maioria das pessoas . Aceitar nos permite corrigir nossos comportamentos . quando negamos aparece depressão, insônia , síndrome do Pânico, e todo tipo de doenças . Que deus continue te dando forças e sabedoria para continuar e controlar os sentimentos ruins.
Muito bom ouvir o Christian Duckan. 👏👏👏