Grande Dr. Bruno. Nós marinheiros de primeira viagem, assim como Eu, agradecemos muito quando profissionais capacitados e responsáveis como Tu , abrem espaço em seu tempo e compartilham conosco um pouco de seu conhecimento. Muito, muito sucesso e um venturoso ano de 2019. Luiz Henrique
Eu nao sei pra que tanto vídeo ensinando o que todo mundo ja sabe, parabéns, ate que em fim achei um vídeo que ensinou o que ninguém ensina, lidar com a ponta das mais chatas, a mi prima e a si
Tinha levado minha LP num Luthier referência aqui em Recife e ele me ensinou como enrolar as cordas. Esqueci tudo e esse vídeo me salvou! Valeu Bruno! Sucesso pra vc. ;)
Eu gostei muito do vídeo. Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre troca de cordas. Fica a sugestão de fazer um vídeo de troca de cordas de guitarra modelo Telecaster ou uma strato.
Valeu Bruno! Me ajudou muito cara melhor vídeo que achei aqui no RUclips. Cara se não for pedir demais faz um video de regulagem das oitavas em les Paul, abraço!
Regulagem de oitavas é igual pra todas as guitarras, violões e contrabaixos. Bate o harmônico da 12ª casa ou da 19ª casa e comparar com a nota do traste. Se a nota do traste estiver mais aguda que o harmônico, tem que afastar o saddle do braço. Se estiver grave tem que aproximar o saddle. Fim de papo. Sem mistério.
Obrigado, Sérgio! Desculpe a qualidade do vídeo. Foi algo bem caseiro mesmo com o intuito de mostrar aos meus clientes uma forma efetiva e fácil de enrolar as cordas. Como tempo você vai fazer isso aí de olhos fechados! =)
Valeu, Pedro! Eu quero fazer mais vídeos sim! Mas eu preciso reservar um tempo e dinheiro pra fazer vídeos com qualidade. Eu particularmente não gosto da qualidade desse vídeo que eu postei, mas tinha que colocar online pq muito cliente não sabe enrolar as cordas direito, entende? Se deus quiser eu vou conseguir fazer mais vídeos esse ano! ;)
cara vlw msmo muito bom esse jeito vc nao tem noção de como esse video me ajudou eu sempre perdia corda na hora de começar e enrolar ela sempre quebrava nao sabia como da a 1 volta pra ela nao escapar desse jeito e mt facil vlw msmo ajudo demais
Parabéns...amigo, só estou enrolando minhas cordas com seu método agora...muito bom! Tenho uma Les Paul simples...kkk e queria que me ajudasse, qual a distância das cordas da Les paul em relação ao braço....Captadores ...estou tendo dificuldades para regular. Obrigado...sucesso aê !!!
Adriany Amâncio Que bom que o método te ajudou! Sobre regulagem: É um erro você pensar que existe uma medida certa para a regulagem, esse talvez seja o maior e mais comum erro nesse assunto. Cada músico toca com uma pegada, cada instrumento tem um determinado nível de precisão no alinhamento da escala, trastes, um raio de escala diferente, fora o calibre de cordas e afinação usada. Tudo isso modifica a regulagem. Por isso o correto é levar num BOM luthier para que ele faça uma boa regulagem pra você, de acordo com a sua pegada e com o seu instrumento.
percebi que ao voltar a corda é previsões ter cuidado com o acabamento, no denyifo de evitar se ferir ou rasgar a capa da guitarra pelo lado de dentro, ou sseja a sobra vodtims rasgar a capa
Ótimo vídeo! Uma pergunta: o que vc pra resolver os problemas de afinação das Les Paul (corda D e G)?? Tenho uma LP epiphone standard e isso me enche o saco.. é uma ótima guitarra mas preciso afinar ela a cada música.
Nut Graphtech. Série Tusq XL ou Black Tusq xL. Mas tem que ser o XL, hein! E instalado direitinho. Se não souber fazer, não leve em um profissional ruim. Leva num luthier de confiança.
Caro amigo... Gostei bastante do video, porem estou sofrendo com uma Epiphone com ponte Bigsby, a ponte e meio dura será que seu eu jogar um lubrificante, um ante ferrugem sei la algo assim e fizer esse tipo de trabalho ao colocar as cordas melhore ??
Se vc está falando que a alavanca é dura, é isso memso. Alavanca de bigsby é dura por natureza. Eu sempre aplico um pouco do Planet Waves Lubrikit nos pontos de contato das cordas para melhorar a afinação, mas isso não vai deixar sua alavancada mais suave. A Bigsby usa uma mola bem forte no seu sistema mesmo. Se ela estiver mais dura do que o normal tem que ver qual o problema nela. MAs aí só eu olhando sua guitarra pessoalmente.
bruno qual jogo de tarraxas em conta vc indica q e sem travas e em estilo tulipa parecido as que são usadas nas gibson les paul? estava pensando em comprar a gotoh vc tem alguma q possa indicar? obrigado
Não, se não perde o sentido da trava. Em tarraxas com trava vc estica a corda o máximo que der e trava com ela esticada. Aí depois afina, não chega a dar nem uma volta completa pra afinar.
Bom dia, estou interessado em comprar uma Epiphone White Alpine que custa uns 3000,00 b$arôes, kkkk mas preciso de uns conselhos acerca das Epiphones. eu ja tenho uma Epiphone simples mas ela desafina muito rapido, creio q eu nao tava sabendo colocar as cordas direito, agora q eu aprendi com seu video vou fazer o mesmo, e se ele continuar com o problema vou levar p Luthier
É uma pergunta sem noção. O calibre da corda não ajuda a arrebentar menos. Vc escolhe o calibre de acordo com o seu gosto como guitarrista. Se vc quer diminuir as quebras de corda, use saddles String Saver da Graphtech.
+Bruno Lobão vi que vc é do Rio, tenho uma les paul Black Beauty com detalhes dourado, bem semelhante com a dessa guitarra, só que descascou (foi perdendo) o dourado, vc faz esse tal banho de dourado novamente nestas peças como na ponte e tarrachas?
Normal o hardware dourado perder a cor, cara. Mas nesse caso só comprando peças novas mesmo.Esse acabamento é um banho químico que mistura cromo e uma camada fina de amarelo para chegar na cor dourada. O processo de retirar o acabamento antigo e aplicar o novo normalmente acaba com as peças. Dissolve parte delas e deforma.
legal mesmo,valeu,meu violão e minha guitarra vivem perdendo a afinação e me dizem que é por causa disso,só não entendo é como o Nut dessa guitarra tá tão baixo,praticamente a corda trasteja já na 1ª casa,eu baixei o meu nut o máximo que pude,já perdi alguns nuts por causa disso,porque até certo ponto dá para baixar,se chegar assim tão perto trasteja muito!
O nut tem que ser mais alto que os trastes. Eu deixo 0,25mm mais alto na mizinha e 0,75mm mais alto no mizão. E faço isso para todas as guitarras que trabalho, independente de ser uma regulagem com cordas mais altas ou cordas super baixas.
sei que o vídeo é antigo, e minha pergunta não tem muito haver com a afinação em si... anyway, como exatamente o encordoamento afeta o timbre? tanto clean como com distorção (que no caso é high gain) vlw !
+igor hinokuma Essa é uma pergunta com uma resposta bem óbvia! A corda influencia MUITO no timbre. Uma corda ruim, que vibra mal, não timbra bem. Cordas muito baratas, de baixa qualidade não têm uma boa resposta magnética sobre o captador e tudo mais. Mas além de 'qualidade' em si tem uma questão de materiais usados para a fabricação das cordas e o quão aberto ou fechado é o timbre delas. Entra no site da D'Addario, por exemplo, que vc vai ver um marcador de vai do Mellow(Som mais fechado, aveludado) até o Bright(Som brilhante, aberto)
+igor hinokuma Só um adendo: Existem ligas diferente sendo experimentada atualmente para aumentar a resposta das cordas. A Ernie Ball tem a Cobalt(Feita com uma concentração de cobalto nas cordas para aumentar a influÊncia magnética das corda) Depois eles fizeram a M-Steel., que também tem uma altíssima influÊncia magnética e um médio-agudo bem alto devido à composição da liga. A D'Addario lançou recentemente a NYXL, que usa uma liga que eles desenvolveram para ter mais respota magnética da corda e ser mais fácil de esticar nos bends. Em violões vc tem comummente as cordas com concentração 80/20 entre bronze e níquel e tem as com concentração 80/15. Aí tem as Phospor bronze, que usam fósforo na composição da liga para aumentar resposta mecânica das cordas. Enfim... Corda influencia TUDO! E cordas mal colocada(Torcidas) vibram errado e prejudicam tudo tbm. Trastejam sem bater em traste nenhum, não batem oitavas direito, soam irregulares. Mata geral!
bruno minhas tarraxas nao tem travas elas as cordas n voltam ?e qntas voltas tenho qdar para seter umaboa segurança e nao ter excesso tantos nas primas qntasnos bordoes
Se vc quer mudar o calibre ou a afinação, é necessário refazer a regulagem pro calibre ou afinação nova. Leia em sequência as 4 matérias que eu escrevi sobre regulagem e você irá entender bem como isso funciona. brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-1-regulagem-de-oitavas_26.html
Isso segura a afinação mesmo?? Aqueles bends de 1 tom e meio... Dá pra fazer de boa, sem se preocupar com a afinação depois???? Podia ter feito o teste depois do serviço...
Eu não tenho nenhuma obrigação de fazer teste de bend de 1 tom e meio depois do vídeo. Um dia quem sabe eu tenha tempo pra montar um canal bonitinho do RUclips onde eu mostre tudo de uma forma melhor. Eu fiz esse vídeo pq a maioria dos clientes não sabe enrolar as cordas direito e eu mostrei meu método. É um vídeo caseiro que eu fiz há anos atrás, na minha casa, antes mesmo de ter a minha oficina. Enfim... Eu sou luthier e não RUclipsr. Se vc quiser testar o método aplica e testa. É mais rápido que esperar alguém gravar um vídeo testando.
cara achei bacana o video e a dica. mas dizem que não é bom tirar todas as cordas ao mesmo tempo, dizem que é pra não perder a regulagem que foi feita no instrumento, procede? se tirar todas as cordas e afinar da maneira que vc ensinou. tenho que mandar regular o instrumento (guitarra ou violão) novamente? essa é a minha duvida. vlw flw
Eric, isso é mais pra guitarras de ponte flutuante, pra não desbalancear a ponte. Uma guitarra de ponte fixa você não vai ter esse problema, desde que use o mesmo calibre de cordas. Não adianta pegar uma guitarra regulada pra 010 e trocar uma corda de cada vez botando um encordoamento 011 que vc vai desregular a guitarra. Mas tirar todas as cordas e botar de novo não desregula não.
Amigo, fiz tudo que você pediu, menos a parte de de fazer a corda passar por baixo dela mesma na primeira volta. Toda vez que eu tentava fazer ela passar por baixo a corda "pulava" invertia o lado. Eu acabei passando ela por cima. Ficou cheio de nó esquisito na tarraxa, e não sei se estraguei ou não a corda. Devo botar de novo?
Pedro, eu teria que ver pessoalmente pra dizer se 'estragou' a corda. NA dúvida, faça de novo com mais calma. Assista o vídeo mais vezes. Se você for aqui do Rio de Janeiro pode vir na minha oficina com um jogo de cordas fechado que eu te ajudo.
Beleza. Aproveitando a chance: o que você acha de misturar cordas de diferentes calibres? Eu, por exemplo, to usando uma G que veio de um pacote 0.09 em uma guitarra onde todas vieram de um 0.11. Tem problema?
Claro que tem problema! HAhahah o esforço pra dar bend na Sol vai ser muito menos que nas outras cordas, dificilmente vc vai conseguir calibrar bem a força de uma corda pra outra. Fora que a Sol vai vibrar muito mais que as outras, as cordas velhas não vão ter o mesmo som de uma corda nova, enfim. Não sei por onde começar a explicar o quão errado isso é. Compra um jogo de cordas 010 e leva pra um luthier regular pra 010 pra você. Dali pra frente vc vÊ se quer subir o calibre pra 011 ou descer pra 009. Qualquer coisa lÊ essa matéria aqui tbm. brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-2-ajuste-do-tensor.html
Hahaha. Coloquei aqui, ainda não eletrifiquei, mas não vi problema com a sonoridade. Se não fizer mal nenhum pra guitarra, ta ótimo. A verdade é que eu uso 0.11, mas a G quebrou e eu to sem money pra comprar um kit inteiro XD então botei a 0.09. Faz mal à guitarra?
rodrigo magalhes ribeiro Seguinte: O trastejado pode ser o nut muito baixo, pode ser a corda que torceu quando vc enrolou e também pode ser pq vc tirou todas as cordas e colocou só a 6ª por enquanto. - Se você realmente enrolou a corda errado e ela torceu, já era. Compre outra corda. Se vc enrolou errado e quer recolocar ela, é muito difícil conseguir fazer isso sem torcer ela de fato. - Se vc tiirou todas as cordas, vai ter que afinar todas elas pr o braço ficar com a curvatura que estava antes. Uma corda só vai deixar o braço com curva pra trás, gerando trastejado. Você já clocou as 6 cordas novas? Ou a guitarra está somente com a 6ª?
rodrigo magalhes ribeiro Certamente se você coloca uma corda com menor calibre do que o tensor está regulado, vc compromete as primeiras casas e as cordas soltas com trastejados.
Bruno! Depois que eu assisti esse vídeo da troca das cordas, minha SG e minha LP agradecem pela segurança de poder tocar e as cordas não voltarem mais :D Eu to com uma Stratocaster aqui em casa de um amigo. Preciso trocar as cordas dela também. Posso usar a mesma lógica ou com as Stratos isso muda?!?! Abrç!
Uma coisa que eu faço que melhora a estabilização da corda, é colocar a corda pelo cordal ao contrario, tipo as cordas passam por cima do cordal e deixo o cordal bem baixo, a estabilização é bem melhor
Não muda nada. quando vc faz isso até joga um pouquiiiiinho a mais de tensão na corda e isso acaba tirando um.pouco da elasticidade dela. Mas a afinação não vai ser mais estável por causa disso não.
Mais na minha guitarra ( Strinberg Les Paul ) deu uma melhorada, pois a ponte ficou com as cordas mais retas invés quando eu colocava as cordas da forma normal, parecia que as cordas ficavam com um angulo a esquerda mais agora parece que isso foi resolvido
+Wollace Menjao o ângulo pode ser ajustado pelos pivôs do tailpiece. De qualquer forma, passar as cordas por cima não muda nada na estabilidade. Eu mexo de 3 20 a 50 instrumentos por mês. passar as cordas por cima nunca fez diferença na estabilidade de nenhuma Les Paul por aqui.
Uso esse método há 8 anos. Faço manutenção de 20 a 35 instrumentos por mês e a estabilidade de afinação é ótima! Mas se seu dedo for muito grosso, usa tipo 2 dedos e meio.
Sim, é por que tenho um amigo Luthier e ele disse que quanto menos corda enrolada, mais precisa é a afinação ou algo assim. Entretanto, obrigado pela atenção ai!, e difícil ver alguém que responde em um vídeo de 4 anos :D
Em tarraxas normais existe um mínimo de corda enrolada que é necessário para travar a corda e segurar bem a afnação. Pouca corda vai fazer ela desafinar mais, na verdade. Agora, quando é tarraxa com trava vc estica ela toda e trava, deixando o mínimo de corda. Nesse caso é benéfico ter o mínimo de corda, mas só pq a tarraxa já se encarrega de travar ela.
mano na boa. Me perdoa cara, antigamente eu falava que tu era fresco, mas nem sabia da importância de um enrolador de cordas e outra, nem tocava guitarra, foi mal mano. Aprecio teu trabalho
Eu tenho uma LP Strinberg e está com as tarraxas originais. Eu tenho a impressão de que, uma ponte tune o matic ruim, um nut de má qualidade e cordas mal enroladas são muito mais causadoras de desafinação do que as tarraxas. Não consigo imaginar uma tarraxa girando sozinha e desafinando a guitarra.
Exatamente!! As tarraxas de má qualidade simplesmente duram menos, a engrenagem espana mais rápido. Mas ela segura a afinação se não houver trito no nut, na ponte e a corda estiver bem colocada e estabilizada.
mas este vídeo pode ser melhorado, falando especificamente sobre a ponta das cordas desencantadas, que além de incomodar tanto machucando a mão ou arranhado outros instrumentos ou moveis, ainda danifica o bag
e ai blz, é melhor deixar uma margem de 2 dedos nas cordas (4,5,6) ou só na (6) mesmo? OBS: o calibre que eu uso é 0.10! Outra pergunta é, qual produto posso passar nas cordas para evitar que elas não fiquem (seca)? ótimo vídeo valeu!
2 dedos só na 6. O encordoamento nesse vídeo é .010 também. A dica acima está correta!. Aplique o GHS Fast Fret sempre que vc terminar de tocar e tira o excesso com um pano seco. Nisso vc tira a gordura que fica nas cordas. Se vc quiser as cordas super deslizantes pode passar o Fast Fret antes de tocar tbm.
Não. Em pontes flutuantes as molas podem soltar e em pontes fixas o cordal pode soltar também quando vc tira as cordas todas. A gente sempre recomenda que os clientes troquem uma corda de cada vez pra o cara evitar de soltar uma peça que ele não sabe mexer. - - E vale lembrar que eu sou luthier e essa guitarra estava na bancada para ser regulada. Todo instrumento em regulagem eu tiro todas as cordas para limpar escala e trastes antes de colocar as cordas novas.
Mesma coisa. Só que as 6 cordas são do mesmo lado e vc encaixa as 2 primeiras no rebaixador de cordas. Trabalho com isso há 10 anos e acho até mais fácil no head de fender.
MUITO BOM...E VALE LEMBRAR QUE, ANTES DE RECOLOCAR AS ACORDAS É PRECISO LIMPAR O BRAÇO DO INSTRUMENTO COM LUSTRA MÓVEIS E TIRAR TODO EXCESSO DE SUJEIRA E GORDURA QUE NOSSA MÃO POSSUI, ASSIM VOCE TERÁ UM BRAÇO ZERADO TODA VEZ QUE TROCAR AS CORDAS...NÃO SOU LUTHIER, SOU CUIDADOSO...ABÇ.
+EDILSON BATISTA SANTOS NEgativo! Não recomendo nunca o uso de lustra móveis, pois a maioria deles ajuda a acumular sujeira depois por serem gordurosos por si só. Se a escala estiver muito imunda, pode se usar um pano com nafta para tirar a sujeira e depois hidratar com óleo de limão. Se a escala estiver só um pouco suja, um pano com alguma abrasividade junto do óleo de limão já serve. Lembrando também que todo tipo de óleo para limpeza de escala só é indicado usar em escalas escuras, que são naturalmente oleosas e hidrofílicas. Assim o óleo aplicado vai apenas repor as perdas naturais da madeira e contornar os efeitos visuais de oxidação dela. Escalas claras envernizadas se limpa com massa de polir e estopa, como em qualquer verniz. Escalas claras sem nenhum acabamento as técnicas são outras, mas nunca usa-se óleo pois são madeiras hidrofílicas, que absorvem muito o óleo, vão estufar com o tempo e mancham instantaneamente. E finalmente, passar óleo na escala ESCURA é algo que se deve fazer de 2 a 4 vezes por ANO. Não necessariamente a cada troca de corda.
+Bruno Lobão Opa amigo, nunca usei óleo de peroba...vc confundiu...porém lustra móveis, sempre usei, claro sempre com escala escura e NUNCA deu problema, muito pelo contrário funciona muito bem.
+EDILSON BATISTA SANTOS Também não recomendo lustra móveis para escalas expostas pq é uma massa de polir que pode ficar nos poros da madeira. Em muitas escalas fica cheio de risco branco. Fora isso, o lustra móveis tem água na mistura, água afofa a madeira e torna ela mais maleável à ação do clima. Pode até usar pra escala envernizada, mas o resultado usando massa de polir é muito melhor!
cara sou muito burro, envés de torcer a corda um pouco, pra dentro do headstock, torci pro lado de fora, kkkkkkkkk mas mesmo assim ta funcionando perfeitamente, eu acho...
Se vc torcer pra fora, gira a tarraxa até o furo ficar alinhado com o lado que vc torceu. A corda vai ficar naturalmente na posição da tarraxa. Aí vc torce ela de novo, só que pra dentro do head. Vc vai ver que ela vai fazer aquele formado em Z que segura ela. Eu torço pro lado errado algumas vezes na correria de um trabalho, não se sinta burro, só faça com mais atenção. Forte abraço!
Então paga um luthier pra fazer a manutenção por você. Se você for do RJ eu posso te atender. Se for de fora do rJ eu posso te recomendar alguém, caso eu conheça alguém da sua cidade.
Esse é o video que eu assisto sempre que vou trocar minhas cordas há 4 anos
Que maneiro, Luís!! Fico muito feliz mesmo de saber isso!
Faço o mesmo amigo hahaha
Eu também kkkk
São dois hehehe
Tudo tem a sua forma correta de fazer. Toco guitarra há 17 anos e a dica da marcação dos três dedos foi sensacional! Muito obrigado!!!
Assisti fazendo e foi uma mão na roda! é a primeira vez q faço isto VLW!!!!!!
Meu amigo, tenho uma Epiphone Les Paul. Quando vi o seu vídeo no RUclips, já fui direto nele ! Valeu. Um abraço.
Muito bom esse método!!! Bem mais simples e eficiente! Muito obrigado por postar o vídeo!!!
Alex Melch Fico feliz de ter te ajudado, amigo!
Grande Dr. Bruno. Nós marinheiros de primeira viagem, assim como Eu, agradecemos muito quando profissionais capacitados e responsáveis como Tu , abrem espaço em seu tempo e compartilham conosco um pouco de seu conhecimento. Muito, muito sucesso e um venturoso ano de 2019. Luiz Henrique
Muito obrigado!!
Igualmente a ti!
Muito obrigado mesmo, arrebentou minha mizinha e tava sofrendo pois tenho a guitarra a duas semanas só agora vou eu mesmo trocar certo ela.
Este enrolador eh baratinho e muito útil. Num eh frescura e praticidade mermão!
Eu nao sei pra que tanto vídeo ensinando o que todo mundo ja sabe, parabéns, ate que em fim achei um vídeo que ensinou o que ninguém ensina, lidar com a ponta das mais chatas, a mi prima e a si
Tinha levado minha LP num Luthier referência aqui em Recife e ele me ensinou como enrolar as cordas. Esqueci tudo e esse vídeo me salvou! Valeu Bruno! Sucesso pra vc.
;)
muito bom amigo,bom método de se enrolar corda perfeitamente, você simplificou muito esse método, ótimo profissional você.
Boa dica. Enrolo dessa maneira tb, fica bem firme e a afinação fica bem estável.. Legal mano.
resolveu meu problema, tava até pensando em trocar as tarraxas, mas o problema era que eu não enrolava da maneira correta. Obrigado
Agora eu aprendi a botar cordas, sempre estraguei as minhas😔👏👏
Melhor vídeo sobre o assunto!
Até hoje esse vídeo me permite trocar as cordas decentemente! É uma pena tu ser do RJ e não do RS :(
melhor vídeo sobre troca de corda!!
Muito obrigado, Bruno...!!!
Eu gostei muito do vídeo. Tirou muitas dúvidas que eu tinha sobre troca de cordas.
Fica a sugestão de fazer um vídeo de troca de cordas de guitarra modelo Telecaster ou uma strato.
Ótimo vídeo,me esclareceu mt.Deveria ter mais ikes,pois tem um conteúdo nota 10.
Cara, finalmente um método que realmente funciona e tem a sua lógica!!! Obrigado de verdade mesmo!!! Tava mais que precisando!!! Valeu!!
Simples e definitivo!
Valeu, Alexandre!
Melhor método, muito bom!!! Muito fácil de se fazer me ajudou muito vlw.
Muito bom meu caro. Jesus te abençoe. Um forte abraço.
Boa Dica Bruno, vídeo bem explicativo.
toco ja tem um tempo, achava q eu trocava as cordas de fora correta kkk, vivendo e aprendendo
ME AJUDOU MUITO LOBÃO. UM ABRAÇO!
Valeu Bruno! Me ajudou muito cara melhor vídeo que achei aqui no RUclips. Cara se não for pedir demais faz um video de regulagem das oitavas em les Paul, abraço!
Regulagem de oitavas é igual pra todas as guitarras, violões e contrabaixos. Bate o harmônico da 12ª casa ou da 19ª casa e comparar com a nota do traste. Se a nota do traste estiver mais aguda que o harmônico, tem que afastar o saddle do braço. Se estiver grave tem que aproximar o saddle. Fim de papo. Sem mistério.
Eu só devo voltar a fazer vídeos pro ano que vem. Quero montar melhor o canal. Fica ligado que uma hora vai sair vídeo
Obrigado!!! muito bem explicado!!! tirou minhas duvidas!!!
Obrigado, Sérgio! Desculpe a qualidade do vídeo. Foi algo bem caseiro mesmo com o intuito de mostrar aos meus clientes uma forma efetiva e fácil de enrolar as cordas. Como tempo você vai fazer isso aí de olhos fechados! =)
que nada esta exelente!!! agradeço mesmo sempre teve problemas de afinação. agora não mais!! flw
Muito bom. Puta aula!
Obrigada Lobão. Precisei agora.
Claro e direito, parabéns
Muito bom a explicação
Valeu cara,tu é foda,me ajudou pra cacete,seria bom mais vídeos,gostei da forma que tu explica!
Valeu, Pedro! Eu quero fazer mais vídeos sim! Mas eu preciso reservar um tempo e dinheiro pra fazer vídeos com qualidade. Eu particularmente não gosto da qualidade desse vídeo que eu postei, mas tinha que colocar online pq muito cliente não sabe enrolar as cordas direito, entende? Se deus quiser eu vou conseguir fazer mais vídeos esse ano! ;)
Cara, muito obrigado mesmo. Eu acabei estourando um jogo de corda, por não saber colocar.
Excelente vídeo!
Ajudou muito, valeu!
Vlw pelo video Bruno, obrigado.
cara vlw msmo muito bom esse jeito vc nao tem noção de como esse video me ajudou eu sempre perdia corda na hora de começar e enrolar ela sempre quebrava nao sabia como da a 1 volta pra ela nao escapar desse jeito e mt facil vlw msmo ajudo demais
lheol s Que bom que ajudou!
Valeu, ajudou bastante
Muito bom, valeu !
As 3 cordas mais finas, Mi Si Sol... se eu enrolar bastante, elas vão desafinar menos?
Muito bom Aula boa
Parabéns...amigo, só estou enrolando minhas cordas com seu método agora...muito bom! Tenho uma Les Paul simples...kkk e queria que me ajudasse, qual a distância das cordas da Les paul em relação ao braço....Captadores ...estou tendo dificuldades para regular. Obrigado...sucesso aê !!!
Adriany Amâncio Que bom que o método te ajudou! Sobre regulagem: É um erro você pensar que existe uma medida certa para a regulagem, esse talvez seja o maior e mais comum erro nesse assunto. Cada músico toca com uma pegada, cada instrumento tem um determinado nível de precisão no alinhamento da escala, trastes, um raio de escala diferente, fora o calibre de cordas e afinação usada. Tudo isso modifica a regulagem. Por isso o correto é levar num BOM luthier para que ele faça uma boa regulagem pra você, de acordo com a sua pegada e com o seu instrumento.
Sensacional fera!!! Obrigado!!
percebi que ao voltar a corda é previsões ter cuidado com o acabamento, no denyifo de evitar se ferir ou rasgar a capa da guitarra pelo lado de dentro, ou sseja a sobra vodtims rasgar a capa
Ótimo vídeo! Uma pergunta: o que vc pra resolver os problemas de afinação das Les Paul (corda D e G)?? Tenho uma LP epiphone standard e isso me enche o saco.. é uma ótima guitarra mas preciso afinar ela a cada música.
Nut Graphtech. Série Tusq XL ou Black Tusq xL. Mas tem que ser o XL, hein! E instalado direitinho. Se não souber fazer, não leve em um profissional ruim. Leva num luthier de confiança.
Bill Baker. Você pode procurar na internet "Bill Baker String change" ou algo do tipo.
Caro amigo... Gostei bastante do video, porem estou sofrendo com uma Epiphone com ponte Bigsby, a ponte e meio dura será que seu eu jogar um lubrificante, um ante ferrugem sei la algo assim e fizer esse tipo de trabalho ao colocar as cordas melhore ??
Se vc está falando que a alavanca é dura, é isso memso. Alavanca de bigsby é dura por natureza. Eu sempre aplico um pouco do Planet Waves Lubrikit nos pontos de contato das cordas para melhorar a afinação, mas isso não vai deixar sua alavancada mais suave. A Bigsby usa uma mola bem forte no seu sistema mesmo. Se ela estiver mais dura do que o normal tem que ver qual o problema nela. MAs aí só eu olhando sua guitarra pessoalmente.
Eu coloquei um pouco de Oleo de maquina nos pontos de atritos melhorou um pouco, mas vou ver se compro esse ai que vc falou.
muito Bom gostei
olha, parabéns pelo vídeo, me ajudou muito. Embora este vídeo seja um pouco antigo kkkk, mas me ajudou mesmo Obrigada ^^
valeu!!
Se é antigo pra ti imagina pramim
Mandou bem!
bruno qual jogo de tarraxas em conta vc indica q e sem travas e em estilo tulipa parecido as que são usadas nas gibson les paul? estava pensando em comprar a gotoh vc tem alguma q possa indicar? obrigado
ALEXANDRE RABELO Indico a Gotoh mesmo.
Pq tu apertou a corda Em para baixo e a E para cima?
Aplica-se a mesma técnica para tarraxas com trava ?
Não, se não perde o sentido da trava. Em tarraxas com trava vc estica a corda o máximo que der e trava com ela esticada. Aí depois afina, não chega a dar nem uma volta completa pra afinar.
Bruno Lobão Foi o que andei vendo, mas fiquei na duvida. Tenho uma strato com Gotoh Magnum Lock e enrolava da mesma forma que sem trava.
Que alicate é este utilizado para cortar as cordas?
Paulo Henrique é um torquês de força dupla. Mas pode usar alicate normal. Esse detalhe realmente não faz diferença
Bom dia, estou interessado em comprar uma Epiphone White Alpine que custa uns 3000,00 b$arôes, kkkk mas preciso de uns conselhos acerca das Epiphones. eu ja tenho uma Epiphone simples mas ela desafina muito rapido, creio q eu nao tava sabendo colocar as cordas direito, agora q eu aprendi com seu video vou fazer o mesmo, e se ele continuar com o problema vou levar p Luthier
Você pode colocar um nut Graphtech Black Tusq XL nela também. Me procure no Facebook que eu posso te explicar melhor como funciona.
Bruno Lobão Cara, eu comprei um jogo de cordas Elixir 009, e coloquei conforme seu vídeo. agora ela não ta desafinando, ta segurando bem, :)
Show!!
Esse método pode ser usado para colocar cordas em um violão folk?
Kátson Fernandes Pode sim. mas no violão de aço vc prende a corda no cavalete usando aqueles seis pinos.
qual numeração de corda boa para uma les paul e boa para não arrebentar facil???
É uma pergunta sem noção. O calibre da corda não ajuda a arrebentar menos. Vc escolhe o calibre de acordo com o seu gosto como guitarrista. Se vc quer diminuir as quebras de corda, use saddles String Saver da Graphtech.
+Bruno Lobão vi que vc é do Rio, tenho uma les paul Black Beauty com detalhes dourado, bem semelhante com a dessa guitarra, só que descascou (foi perdendo) o dourado, vc faz esse tal banho de dourado novamente nestas peças como na ponte e tarrachas?
Normal o hardware dourado perder a cor, cara.
Mas nesse caso só comprando peças novas mesmo.Esse acabamento é um banho químico que mistura cromo e uma camada fina de amarelo para chegar na cor dourada. O processo de retirar o acabamento antigo e aplicar o novo normalmente acaba com as peças. Dissolve parte delas e deforma.
Esse método, serve para viola tbm?
Serve sim! Mas com as tarraxas colocadas dessa mesma forma. Se for aquela tarraxa parecida co mde violão de nylon é outro método que eu uso.
Jae bruno blz? Eu posso usar cordas flat em guitarras com traste fica bem ?
Pode usar. O som só fica mais fechado. A corda flat tem menos agudos.
se for num headstock tipo strato a curva da corda segue na mesma direção das primas e bordoes?
Normalmente as tarraxas de strato são do mesmo lado dos bordões.
certo
Minha guitarra eh uma Winner, posso fazer a mesma coisa do video?
Não conheço a sua guitarra. Mas o método é eficiente para toda tarraxa que a corda entre nela paralela ao headstocl.
Pode fazer com margem de 1 dedo?
pois não tenho esse enrolador ai kk
Margem de 1 dedo não vai te dar a estabilidade necessária nem vai fazer um bom ângulo da corda. Pega R$10,00 e compra um enrolador!!
legal mesmo,valeu,meu violão e minha guitarra vivem perdendo a afinação e me dizem que é por causa disso,só não entendo é como o Nut dessa guitarra tá tão baixo,praticamente a corda trasteja já na 1ª casa,eu baixei o meu nut o máximo que pude,já perdi alguns nuts por causa disso,porque até certo ponto dá para baixar,se chegar assim tão perto trasteja muito!
O nut tem que ser mais alto que os trastes. Eu deixo 0,25mm mais alto na mizinha e 0,75mm mais alto no mizão. E faço isso para todas as guitarras que trabalho, independente de ser uma regulagem com cordas mais altas ou cordas super baixas.
sei que o vídeo é antigo, e minha pergunta não tem muito haver com a afinação em si... anyway, como exatamente o encordoamento afeta o timbre? tanto clean como com distorção (que no caso é high gain) vlw !
+igor hinokuma Essa é uma pergunta com uma resposta bem óbvia! A corda influencia MUITO no timbre. Uma corda ruim, que vibra mal, não timbra bem. Cordas muito baratas, de baixa qualidade não têm uma boa resposta magnética sobre o captador e tudo mais. Mas além de 'qualidade' em si tem uma questão de materiais usados para a fabricação das cordas e o quão aberto ou fechado é o timbre delas.
Entra no site da D'Addario, por exemplo, que vc vai ver um marcador de vai do Mellow(Som mais fechado, aveludado) até o Bright(Som brilhante, aberto)
+igor hinokuma Só um adendo: Existem ligas diferente sendo experimentada atualmente para aumentar a resposta das cordas. A Ernie Ball tem a Cobalt(Feita com uma concentração de cobalto nas cordas para aumentar a influÊncia magnética das corda)
Depois eles fizeram a M-Steel., que também tem uma altíssima influÊncia magnética e um médio-agudo bem alto devido à composição da liga.
A D'Addario lançou recentemente a NYXL, que usa uma liga que eles desenvolveram para ter mais respota magnética da corda e ser mais fácil de esticar nos bends.
Em violões vc tem comummente as cordas com concentração 80/20 entre bronze e níquel e tem as com concentração 80/15.
Aí tem as Phospor bronze, que usam fósforo na composição da liga para aumentar resposta mecânica das cordas.
Enfim... Corda influencia TUDO!
E cordas mal colocada(Torcidas) vibram errado e prejudicam tudo tbm. Trastejam sem bater em traste nenhum, não batem oitavas direito, soam irregulares. Mata geral!
entendi... vlw!
bruno minhas tarraxas nao tem travas elas as cordas n voltam ?e qntas voltas tenho qdar para seter umaboa segurança e nao ter excesso tantos nas primas qntasnos bordoes
O método do vídeo é feito com tarraxas sem travas, rapaz. É só seguir as mesmas margens e orientação das voltas que estão no vídeo.
valeu
Bruno Lobão
Amigo se meu violão está regulado em .011 posso mudar pra .010 sem problema?
Se vc quer mudar o calibre ou a afinação, é necessário refazer a regulagem pro calibre ou afinação nova.
Leia em sequência as 4 matérias que eu escrevi sobre regulagem e você irá entender bem como isso funciona.
brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-1-regulagem-de-oitavas_26.html
vlw demaisssss
Isso segura a afinação mesmo??
Aqueles bends de 1 tom e meio... Dá pra fazer de boa, sem se preocupar com a afinação depois????
Podia ter feito o teste depois do serviço...
Se o nut for bem lubrificado ou for um nut Graphtech XL vai segurar sim!
@@BrunoLobaoLuthier A proposito, como posso lubrificar o meu Nut?? Qual a melhor opção?
Eu não tenho nenhuma obrigação de fazer teste de bend de 1 tom e meio depois do vídeo. Um dia quem sabe eu tenha tempo pra montar um canal bonitinho do RUclips onde eu mostre tudo de uma forma melhor.
Eu fiz esse vídeo pq a maioria dos clientes não sabe enrolar as cordas direito e eu mostrei meu método.
É um vídeo caseiro que eu fiz há anos atrás, na minha casa, antes mesmo de ter a minha oficina.
Enfim... Eu sou luthier e não RUclipsr. Se vc quiser testar o método aplica e testa. É mais rápido que esperar alguém gravar um vídeo testando.
@@alexreis3615 A Planet Waves vende um lance chamado Lubrikit. Ele vem numa seringa pra aplicar bem nos slots do nut.
cara achei bacana o video e a dica. mas dizem que não é bom tirar todas as cordas ao mesmo tempo, dizem que é pra não perder a regulagem que foi feita no instrumento, procede? se tirar todas as cordas e afinar da maneira que vc ensinou. tenho que mandar regular o instrumento (guitarra ou violão) novamente? essa é a minha duvida. vlw flw
Eric, isso é mais pra guitarras de ponte flutuante, pra não desbalancear a ponte. Uma guitarra de ponte fixa você não vai ter esse problema, desde que use o mesmo calibre de cordas. Não adianta pegar uma guitarra regulada pra 010 e trocar uma corda de cada vez botando um encordoamento 011 que vc vai desregular a guitarra. Mas tirar todas as cordas e botar de novo não desregula não.
So funciona com enrolador?
Dá pra fazer sem o enrolador, claro!! Mas vc vai demorar muito mais, e vai ser mais difícil ficar segurando a corda no lugar certo.
Cara que técnica interessante, vi o Ozielzinho fazendo algo parecido . Segura a afinação bem? Abraço meu velho
Segura muito bem! Eu regulo uma média de 30 a 35 instrumentos por mês e uso o mesmo método em todos há muitos anos.
Obrigado pela dica, usarei a partir de hoje.
Mt bom
Amigo, fiz tudo que você pediu, menos a parte de de fazer a corda passar por baixo dela mesma na primeira volta. Toda vez que eu tentava fazer ela passar por baixo a corda "pulava" invertia o lado. Eu acabei passando ela por cima. Ficou cheio de nó esquisito na tarraxa, e não sei se estraguei ou não a corda. Devo botar de novo?
Pedro, eu teria que ver pessoalmente pra dizer se 'estragou' a corda. NA dúvida, faça de novo com mais calma. Assista o vídeo mais vezes. Se você for aqui do Rio de Janeiro pode vir na minha oficina com um jogo de cordas fechado que eu te ajudo.
Beleza. Aproveitando a chance: o que você acha de misturar cordas de diferentes calibres? Eu, por exemplo, to usando uma G que veio de um pacote 0.09 em uma guitarra onde todas vieram de um 0.11. Tem problema?
Claro que tem problema! HAhahah
o esforço pra dar bend na Sol vai ser muito menos que nas outras cordas, dificilmente vc vai conseguir calibrar bem a força de uma corda pra outra. Fora que a Sol vai vibrar muito mais que as outras, as cordas velhas não vão ter o mesmo som de uma corda nova, enfim. Não sei por onde começar a explicar o quão errado isso é.
Compra um jogo de cordas 010 e leva pra um luthier regular pra 010 pra você. Dali pra frente vc vÊ se quer subir o calibre pra 011 ou descer pra 009.
Qualquer coisa lÊ essa matéria aqui tbm.
brunolobaoluthier.blogspot.com.br/2015/01/regulagens-topico-2-ajuste-do-tensor.html
Hahaha. Coloquei aqui, ainda não eletrifiquei, mas não vi problema com a sonoridade. Se não fizer mal nenhum pra guitarra, ta ótimo. A verdade é que eu uso 0.11, mas a G quebrou e eu to sem money pra comprar um kit inteiro XD então botei a 0.09.
Faz mal à guitarra?
Ainda na ativa mano
Sempre, irmão! Qualquer coisa manda whatsapp. (21)97094-2675
coloquei a corda 6 errado... e ficou trastejando.. sera que essa corda ainda serve...ou terei que comprar outra?
rodrigo magalhes ribeiro Seguinte: O trastejado pode ser o nut muito baixo, pode ser a corda que torceu quando vc enrolou e também pode ser pq vc tirou todas as cordas e colocou só a 6ª por enquanto.
- Se você realmente enrolou a corda errado e ela torceu, já era. Compre outra corda. Se vc enrolou errado e quer recolocar ela, é muito difícil conseguir fazer isso sem torcer ela de fato.
- Se vc tiirou todas as cordas, vai ter que afinar todas elas pr o braço ficar com a curvatura que estava antes. Uma corda só vai deixar o braço com curva pra trás, gerando trastejado.
Você já clocou as 6 cordas novas? Ou a guitarra está somente com a 6ª?
Levei num lutiér.. Ele disse que foi pq coloquei corda de calibre menor ....
rodrigo magalhes ribeiro Se escreve "Luthier" ou "Lutier". Nada de acento, por favor.
rodrigo magalhes ribeiro Certamente se você coloca uma corda com menor calibre do que o tensor está regulado, vc compromete as primeiras casas e as cordas soltas com trastejados.
Obrigado...
Qual o nome disso que vc aperta aí
O que eu uso pra enrolar a corda mais rápido? Enrolador de cordas, Pegwinder ou manivela. Vc acha nas lojas com esses 3 nomes.
Bruno! Depois que eu assisti esse vídeo da troca das cordas, minha SG e minha LP agradecem pela segurança de poder tocar e as cordas não voltarem mais :D
Eu to com uma Stratocaster aqui em casa de um amigo. Preciso trocar as cordas dela também.
Posso usar a mesma lógica ou com as Stratos isso muda?!?!
Abrç!
Mesma lógica, cara! A única diferença é que as tarraxas são todas pro mesmo lado! ;)
Qualquer coisa me procura no facebook tbm. abs
Ótimo, Cara! Brigadão mais uma vez!!! Abrç
Uma coisa que eu faço que melhora a estabilização da corda, é colocar a corda pelo cordal ao contrario, tipo as cordas passam por cima do cordal e deixo o cordal bem baixo, a estabilização é bem melhor
Não muda nada. quando vc faz isso até joga um pouquiiiiinho a mais de tensão na corda e isso acaba tirando um.pouco da elasticidade dela. Mas a afinação não vai ser mais estável por causa disso não.
Mais na minha guitarra ( Strinberg Les Paul ) deu uma melhorada, pois a ponte ficou com as cordas mais retas invés quando eu colocava as cordas da forma normal, parecia que as cordas ficavam com um angulo a esquerda mais agora parece que isso foi resolvido
+Wollace Menjao o ângulo pode ser ajustado pelos pivôs do tailpiece. De qualquer forma, passar as cordas por cima não muda nada na estabilidade. Eu mexo de 3
20 a 50 instrumentos por mês. passar as cordas por cima nunca fez diferença na estabilidade de nenhuma Les Paul por aqui.
A corda da mi da minha guitarra estourou, como faz pra tirar?
Dependendo do modelo de guitarra pode ter que soltar alguma coisa. Qual a guitarra?
Bruno Lobão( Samick)
Samick é uma marca, não um modelo. Qual o tipo de ponte da sua guitarra?
tal de tremolo
Tremolo de strato ou Floyd Rose?
ME ajuda a te ajudar, cara.
Like mais um inscrito 🤙
Como faço pra identificar as corda que vem na caixa. Comprei um jogo da Dunlop + n sei com identificar alguém mi ajuda!
como assim? vc não sabe qual é a primeira, a segunda, terceira e assim por diante?
no pacotinho ali deveria dizer cara
+Christopher Weinberg pois é. as Dunlop vêm em envelopes individuais com a espessura de cada corda. Não tem erro.
3 dedos é um pouco demais, não acha?
Não.
Uso esse método há 8 anos. Faço manutenção de 20 a 35 instrumentos por mês e a estabilidade de afinação é ótima! Mas se seu dedo for muito grosso, usa tipo 2 dedos e meio.
Sim, é por que tenho um amigo Luthier e ele disse que quanto menos corda enrolada, mais precisa é a afinação ou algo assim. Entretanto, obrigado pela atenção ai!, e difícil ver alguém que responde em um vídeo de 4 anos :D
Em tarraxas normais existe um mínimo de corda enrolada que é necessário para travar a corda e segurar bem a afnação. Pouca corda vai fazer ela desafinar mais, na verdade. Agora, quando é tarraxa com trava vc estica ela toda e trava, deixando o mínimo de corda. Nesse caso é benéfico ter o mínimo de corda, mas só pq a tarraxa já se encarrega de travar ela.
BillZoey, qual o nome do seu amigo luthier? Eu gostaria de bater um papo com ele e entender melhor o que ele te disse e o método dele.
mano na boa. Me perdoa cara, antigamente eu falava que tu era fresco, mas nem sabia da importância de um enrolador de cordas e outra, nem tocava guitarra, foi mal mano. Aprecio teu trabalho
Eu tenho uma LP Strinberg e está com as tarraxas originais. Eu tenho a impressão de que, uma ponte tune o matic ruim, um nut de má qualidade e cordas mal enroladas são muito mais causadoras de desafinação do que as tarraxas. Não consigo imaginar uma tarraxa girando sozinha e desafinando a guitarra.
Exatamente!!
As tarraxas de má qualidade simplesmente duram menos, a engrenagem espana mais rápido.
Mas ela segura a afinação se não houver trito no nut, na ponte e a corda estiver bem colocada e estabilizada.
Bruno Lobão "suspeitei desde o princípio"
Bill Baker ! Bill Baker !
mas este vídeo pode ser melhorado, falando especificamente sobre a ponta das cordas desencantadas, que além de incomodar tanto machucando a mão ou arranhado outros instrumentos ou moveis, ainda danifica o bag
e ai blz,
é melhor deixar uma margem de 2 dedos nas cordas (4,5,6) ou só na (6) mesmo? OBS: o calibre que eu uso é 0.10!
Outra pergunta é, qual produto posso passar nas cordas para evitar que elas não fiquem (seca)?
ótimo vídeo valeu!
Fast Fret da GHS! Barato e resolve tua bronca! Além de dar uma maior durabilidade a corda.
+Flávio Guimarães vlw man
2 dedos só na 6. O encordoamento nesse vídeo é .010 também. A dica acima está correta!. Aplique o GHS Fast Fret sempre que vc terminar de tocar e tira o excesso com um pano seco. Nisso vc tira a gordura que fica nas cordas. Se vc quiser as cordas super deslizantes pode passar o Fast Fret antes de tocar tbm.
+Bruno Lobão vlw cara \m/
N É ERRADO TIRAR TODAS AS CORDAS DE UMA VEZ SÓ?
Não. Em pontes flutuantes as molas podem soltar e em pontes fixas o cordal pode soltar também quando vc tira as cordas todas. A gente sempre recomenda que os clientes troquem uma corda de cada vez pra o cara evitar de soltar uma peça que ele não sabe mexer.
-
-
E vale lembrar que eu sou luthier e essa guitarra estava na bancada para ser regulada. Todo instrumento em regulagem eu tiro todas as cordas para limpar escala e trastes antes de colocar as cordas novas.
Bruno Lobão (Y)
Mais esse ai é tranquilo quero ver pega um head stock de fender
Mesma coisa. Só que as 6 cordas são do mesmo lado e vc encaixa as 2 primeiras no rebaixador de cordas. Trabalho com isso há 10 anos e acho até mais fácil no head de fender.
Salvou minha vida, tenho uma a 3 e achei q a corda n estourava por ser de aço, mas né kkkk
MUITO BOM...E VALE LEMBRAR QUE, ANTES DE RECOLOCAR AS ACORDAS É PRECISO LIMPAR O BRAÇO DO INSTRUMENTO COM LUSTRA MÓVEIS E TIRAR TODO EXCESSO DE SUJEIRA E GORDURA QUE NOSSA MÃO POSSUI, ASSIM VOCE TERÁ UM BRAÇO ZERADO TODA VEZ QUE TROCAR AS CORDAS...NÃO SOU LUTHIER, SOU CUIDADOSO...ABÇ.
+EDILSON BATISTA SANTOS NEgativo! Não recomendo nunca o uso de lustra móveis, pois a maioria deles ajuda a acumular sujeira depois por serem gordurosos por si só. Se a escala estiver muito imunda, pode se usar um pano com nafta para tirar a sujeira e depois hidratar com óleo de limão. Se a escala estiver só um pouco suja, um pano com alguma abrasividade junto do óleo de limão já serve.
Lembrando também que todo tipo de óleo para limpeza de escala só é indicado usar em escalas escuras, que são naturalmente oleosas e hidrofílicas. Assim o óleo aplicado vai apenas repor as perdas naturais da madeira e contornar os efeitos visuais de oxidação dela.
Escalas claras envernizadas se limpa com massa de polir e estopa, como em qualquer verniz. Escalas claras sem nenhum acabamento as técnicas são outras, mas nunca usa-se óleo pois são madeiras hidrofílicas, que absorvem muito o óleo, vão estufar com o tempo e mancham instantaneamente.
E finalmente, passar óleo na escala ESCURA é algo que se deve fazer de 2 a 4 vezes por ANO. Não necessariamente a cada troca de corda.
+EDILSON BATISTA SANTOS Que vc não é luthier eu percebi. Luthiers não usam óleo de peroba! ;)
+Bruno Lobão Opa amigo, nunca usei óleo de peroba...vc confundiu...porém lustra móveis, sempre usei, claro sempre com escala escura e NUNCA deu problema, muito pelo contrário funciona muito bem.
Bruno Lobão Bom, pra mim sempre deu certo...vai que minha PRS é mágica hehe
+EDILSON BATISTA SANTOS Também não recomendo lustra móveis para escalas expostas pq é uma massa de polir que pode ficar nos poros da madeira. Em muitas escalas fica cheio de risco branco. Fora isso, o lustra móveis tem água na mistura, água afofa a madeira e torna ela mais maleável à ação do clima. Pode até usar pra escala envernizada, mas o resultado usando massa de polir é muito melhor!
cara sou muito burro, envés de torcer a corda um pouco, pra dentro do headstock, torci pro lado de fora, kkkkkkkkk mas mesmo assim ta funcionando perfeitamente, eu acho...
Se vc torcer pra fora, gira a tarraxa até o furo ficar alinhado com o lado que vc torceu. A corda vai ficar naturalmente na posição da tarraxa. Aí vc torce ela de novo, só que pra dentro do head. Vc vai ver que ela vai fazer aquele formado em Z que segura ela.
Eu torço pro lado errado algumas vezes na correria de um trabalho, não se sinta burro, só faça com mais atenção.
Forte abraço!
ok, muito obrigado!
eu passava a corda mais de uma vez no buraco da tarracha pqp kkkkk
Só dificulta na hora de trocar corda.
Agora é aproveitar o método certo daqui pra frente
tenho medo de fazer cagada mesmo seguindo as instruções do vídeo.
Então paga um luthier pra fazer a manutenção por você.
Se você for do RJ eu posso te atender. Se for de fora do rJ eu posso te recomendar alguém, caso eu conheça alguém da sua cidade.
ate que em fim alguem pra ensinar o que fazer com a ponta da mi prima que da tanto trabalho e desgosto
Mas a enrolação está no sentido ANTI-HORARIO não???
:P
tendi foi nada...