Subversão da SNK? Ou só mais um game de guerra? 👇Apoie o pior e ganhe desvantagens. ruclips.net/channel/UCp-fLTAjXmkVBi9Or06T-1wjoin 👇Como eu estudo japonês baionder.com/japones ------------------------------ Siga por sua conta e risco • Instalixo instagram.com/baionder • Xuitter www.x.com/Baionder ---------------------------- 👇Venha pro WhatsApp - RUclips não notifica bem. whatsapp.com/channel/0029VaWPFWO0G0Xah9XCFs2v
Só mais um game de guerra. O bom dos anos 80 e 90, não havia essa questão ideológica que temos hoje para causar discussões irrelevantes em redes sociais. As vezes penso que as redes sociais só surgiram para ser o sensacionalismo barato a nível programas de TV, apenas para gerar brigas e discussões inúteis e que só enchem os bolsos de empresários oportunistas.
Fala, Baião! Ao ver seu vídeo, fui procurar esse jogo no NES e joguei um bocado ! Realmente é simples, porém complexo e bacana! Pelo visto, as munições são infinitas, tanto quanto as bombas e também os continues! Bom pro camarada dizer que zerou na primeira vez que jogou, como vi num vídeo ontem! Depois com calma vou procurar a versão Arcade ! Sobre as questões policiais, devo abordar!
Muito bom, Baião. Muito equilibrado o conteúdo entre resgate histórico do jogo, localizações, contexto dos lançamentos e o jogo em si. 20 minutos de vídeo, porque era o tempo necessário.
Leve o tempo que for necessário para compartilhar o conteúdo (e o o tempo que for humanamente possível de editar), meu amigo! A gente fica aqui assistindo essa obra e curtindo muito.
Kkkkk eu em 89 preocupado com o brasil ficando pra tras devido a pressao americana que nos impediu de produzir supercomputadores, ou eles "parariam de comprar nossas laranjas." Mas eu era um pirralho ruim da cabeça
Baião, trampo sensacional aqui. Poucos canais (no mundo!) tem condições de abordar esse jogo sem cair em cuzice de ataque a espantalhos ou mera panfletagem infantiloíde. Mais uma vez, obrigado!
Joguei muito no meu dynavision II lá no início dos anos 90 com uns 8 anos. Tinha um cartucho Super Charge 3 em 1 com ele como Revolution Heroes, Double Dragon e Gremlins 2. Três jogos maravilhosos que junto com Kage/Shadow of the Ninja eram os meus preferidos. Valeu pela lembrança, excelente vídeo! Parabéns!
Mandou bem: nessa realidade atual, mais importa para um político alimentar medo de fantasmas do que encarar as causas reais dos problemas e suas soluções. Daí porque admiro sua coragem em abordar esse jogo e todo o rico contexto por trás dele sem temer os haters, anti isso ou aquilo etc. Infelizmente, não me recordo do arcade original, mas conheci o game pelo lançamento da CCE para o Top Game, que eventualmente ainda curto jogar!
Ah, como você, não sou lá grande fã da franquia Metal Slug, o que no meu caso pode ser considerado uma surpresa, porque ainda hoje sou da turma do “tiro e bomba”: se tem humanos, veículos aéreos ou naves metralhando tudo, me chama que eu tô dentro!
Também nunca vi o arcade deste jogo. Conheci a versão do Turbo Game na casa dos amigos e achava, na época, que era uma continuação ou versão pirata do “Ikari Warriors “, que eu jogava demais. Eu adoro “Metal Slug”, mas compreendo o motivo de vocês não curtirem muito: o povo puxou muito o saco dessa franquia e se esqueceu bastante dos “Ikari “ por um bom tempo. Algo que foi remediado ao oficializar essa franquia como parte da série “Ikari Warriors “ ( muito embora, na prática parece que é o contrário, nos materiais promocionais).
Muito bom o texto Baião! Isso tudo da polarização é cortina de fumaça pra desviar dos problemas reais. E do ponto das empresas de games serem ideológicas, ainda mais no Japão, na época, realmente é algo bobo. Lá até hj boa parte da população tem aquela mentalidade do espírito japonês do Japão imperial, e tem na cabeça uma dinâmica totalmente diferente do que a gente vê no ocidente, imagine 40 anos atrás. Até para os declaradamente apoiadores ideológicos desses temas, como o Kojima, acredito que é algo quase que exclusivamente estético. E a gente nota muito isso do é produzido lá hoje em dia, mais focado ao mercado interno, que se estivessem inclinados a toda baboseira ocidental, não seria o que é.
Eita que aula. gostei da abordagem. Não gostamos muito das coisas como são hoje, mas é verdade que temos que analizar as coisas com menos paixão, não é apenas a nossa visão que acontece. E isso é difícil. Sempre me Perguntei por que Chê estava tbm na SNK kkk, agora ficou bem claro. Joinha, muito bom o vídeo. O mundo é gadão midiático desde o início kkkk . Parabéns pior melhor do mundo, muito obrigado!
Foi um dos poucos jogos que joguei junto com o meu falecido irmão quando criança.Eu tinha extamente esse cartucho da CCE.Inclusive foi através desse jogo que começou o meu interesse por Che Guevara, inclusive anos mais tarde comprei a Revista Caros Amigos ,edição especial sobre ele, com o poster autografado , pelo fotógrafo da foto ícônica.Além da doutrinação política que eu recebida na escola,foi justamente esse jogo que solidificou na minha cabeça, mito do herói revolucionário, que libertou um povo sofrido e explorado de todo um sistema opressor.Felizmente após 2003 , comecei a buscar outras fontes de informação, e minha percepção mudou totalmente sobre esse indivíduo.Que na minha infâcia e juventude, era meu Herói, igual ao Hideo Kojima, que o cultua até hoje.Com relação ao jogo de Famicom, eu acho ele um dos melhores já lançados para o console, no ano em que foi lançado, ele estava acima da média da maioria dos jogos daquele período...Realmente é um jogo muito difícil,entretanto no console original essa dificuldade é ainda mais aumentada, devido o efeito "flicker",que é absurdo nesse jogo.Que ao meu ver, impacta muito na jogabilidade.Se tivesse uma versão para o Master System, talvez fosse mais fiel aos arcades,devido a diferença de hardware entre os dois consoles.Jogar no emulador é bem mais fácil...
Cara, primeiramente muito obrigadl aí pela moral. E esse tipo de relato é muito importante, pq ele é muito humano e real. Eu tambem mudei EXTREMAMENTE de opinião com o amadurecimento, e hoje me vejo mudando muito de novo. Tenho me tornado um tanto pragmático, mas enfim... Me impressiona MUITO quandl vejo algp sobre o porte pra famicom SEM EXALTAR a fluidez e o conteúdo extra do jogo. Felizmente tive oportunidade de joga-lo ná época. Quem viveu... viveu...
Bom trabalho Baião, gosto bastante do Guerrilla Wars, adoro jogos de visão isométrica e os de visão superior (como é o caso de Guerrilla Wars), só joguei a versão do arcade nos emuladores, é uma pena que a versão do arcade nunca tenha recebido um port!!👍🙋♀️
sensacional mano! cara, eu to jogando bastante esse game ultimamente (No Nes) :D enão fazia ideia de toda essa historia e polemicas kkkkk eu via la a fotinha do guevara, mas nem tchum...achei q fosse só os caras usando a imagem dele pra criar a arte da cutscene, algo meio comum no nes muito bomver vc falar dele, abraço
Top demais Baião kkkk braborr... essa'vinheita sua eu achava q era de algum jogo da snk mas é da animação do robo azul " ele é ferro e fogo ". Falando do jogo eu vejo mt do frontline do atari nele
Boa Baião, vídeo muito bom. E o pior que eu nem tinha ligado o conflito na África com o contexto da criação do jogo, isso da até uma explicação muito boa de o que aconteceu na época para levar os criadores a pegarem o tema, já que muita gente tem o péssimo habito de achar que jogo nasce formado da mente do desenvolvedor já todo idealizado e montado sem nenhuma influência da realidade a volta dele. É sempre um negócio muito dahora ver como o mundo em volta do desenvolvedor acabou gerando os jogos que tanto gostamos. Alias, eu vi que você fala bastante desta linha da SNK que tinha os manches com potenciômetro de 8 direções, mas fiquei curioso se já chegou a pegar aqueles arcade de dois manches, como o Bullet da SEGA e o Smash TV.
Sim cara, joguei tudo isso aí. Eu só nunca joguei o ikari em gabinete original
6 месяцев назад+1
@@PiordoMundo Que dahora, estes são uns gabinetes que eu sempre tive curiosidade de pegar, pois uma vez que eu peguei um jogo de trackball em São Paulo quando eu tava visitando parente, foi uma diferença enorme da experiência emulada. Estes controles diferenciados sempre perdem algo na emulação.
Cara, realmente é outra realidade. Alguns jogos com essa parte mecânica diferenciada ficaram por aqui até tarde. (A maioria era quit de conversão) e realmente, coisa tipo jogar paper boy num gabinete com guidão de bicicleta era foda, tem coisa que nem porte oficial nem emulação compensa.
Muito bom , devo ter visto sim nos port de nes , nos clones da vida , mas realmente um video de falando de joguinho , porem com uma pitada de história paras os enzos que nao viveram os anos 80 mas comprava ficha com troco de pão ...
Devia ser um tesão essa máquina...nunca consegui jogar a versão do fliper; só tive contato com a versão de nes que jogo até hoje. Não imaginava que existia tantos ports assim...enfim. Ótima contribuição para a "lore" desse game tão foda!
Vídeo bem interessante, parabéns! Nessa mesma pegada, ficaria legal um comentário seu sobre a série Strider, da Capcom, sobretudo o primeiro, que já vi gente acusando de ser um "panfleto anti-comunista" (ou anti-URSS). Cordial abraço!
@@PiordoMundo Isso é verdade. Mas mesmo assim se acha muito pouca coisa gringa (e de qualidade bem duvidosa) sobre o jogo e nada em português. Uma pena, porque é um baita jogo praticamente todos os aspectos e a história do game não é tão clichê quanto faz parecer. Valeu!
Uma ótima tarde, caro Baião! Só esse vídeo já foi superior a todas as aulas que já tive de Sociologia, Ciências Sociais e História desse período. Confesso que nunca tinha visto esse jogo e nem suas versões para consoles pessoalmente, mas o nome "Revolution Heroes" não me é estranho. Mas creio que não deve ter tido algum port para Master System, então eu realmente não devo ter jogado. Sua didática para demonstrar as localizações, resgate histórico e o contexto popular em pouco mais de 20 minutos demonstra seu talento e a qualidade do conteúdo :) e agradeço por esse vídeo e por esse Pior Canal do Mundo! Tenha uma excelente semana e fico aqui, sempre ávido pelo próximo vídeo e desejoso pelo seu sucesso, meu caro! Forte abraço!
Mais uma vez... muito obrigado pela extrema levantada de bola. (E realmente não houve porte pro master o que é uma pena, pela paleta de cores). E é bom que haja quem tenha gostado, este vídeo me custou inscritos... os ânimos políticos andam aflorados
Que isso Baião, que história interessante, qnt malabarismo esse time da Snk teve que fazer para conseguir vender a proposta de jogo deles. Muito bom, segura esse "like".
Opa! Descobri esse jogo emulando pelo site Click jogos. Ele é bem bacana. Joguei depois pela coleção de 40 anos da SNK. Rolaria alguma menção ao S.A.R Search and Rescue também dessa mesma coletânea? Como jogo de terror no espaço é bem inovador
Belo vídeo! Isso é normal, só se vê política em revoluções marxistas ou simplesmente anti-imperialista. Pouca gente falava o quanto Rambo era político, Resfate do Soldado Ryan, etc....
A maravilhosa década de 80 !! Apesar dos pesares sinto saudades dos anos 80 . Games ,músicas, roupas!!! Tinha muita porcaria? Claro mas até hj somos atropelados por tendências dos anos 80!!! Nessas horas adoro ser um velhaco e ter vivido essa década!!
Tínhamos um diferencial nos anos 80 e 90, não haviam redes sociais para prender as pessoas em um ambiente recheado de pessoas que só ficam o dia inteiro apontando o dedo virtual um para o outro, chamando de "ista". Naquela época só nos divertiamos e se alguém tinha uma opinião política ou diferente, ficava só pra ele.
Nao cheguei a jogar esses. Lembro muito de ter jogado o Jackal. Se nao me engano, era um jipe armado com granadas que evoluiam para misseis qnd os prisioneiros eram salvos. Gostava muito desse.
Mais um video foda, mestre de mal gosto! Mas o mais foda foi a recomendação logo abaixo do video do tal comumelo com ele na tumb. Vei pior que tava parecendo com vc kkkkk é tipo como se vc fosse a versão orochi kkkk Brincadeiras a parte, ótimo video e comentários! Abraço e uma dose
Me lembro deste jogo com o nome de REvolution Heroes, e nunca tinha me atentado que no jogo o título era Guerrilha war. Bem, acredito que estes personagens não se tornaram lutadores do The King o Fighters, ou se tornaram? KK , Valeu cara por trazer esta pérola que nem me lembrava mais.
Dá pra entender melhor o lugar de Cuba no cenário mundial, neste vídeo de joguinho, que em toda uma vida escolar. Isso não é uma coisa boa. Na verdade é muito preocupante.
Vi numa entrevista do Koji Obata, diretor, produtor e designer da SNK pré-Neo Geo, que Ikari e Guevara foram feitos praticamente graças a leis novas que regulavam os estabelecimentos de entretenimento adulto. Os "Game Centers" não podiam mais ficar abertos 24 horas então o tempo de funcionamento deles foi cortado pela metade. As máquinas tinham que arrecadar dinheiro mais rápido então os desenvolvedores faziam jogos com temas provocativos, cutscenes e ação frenética de dois jogadores. A entrevista tá no shmuplations, chamada "Ikari Warriors, Guerilla War, and The SNK Golden Age"
Minha (pseudo) análise sobre isso: - O japonês do século 20 não tinha muito conhecimento sobre a história do ocidente, e quando tinha era proveniente de poucas fontes. - A Revolução Cubana foi um movimento que recebeu apoio popular, o povo só não esperava que o que viria seria tão ruim quanto (ou pior).
Apesar de não ser marxista, vc deve saber que eu não sou, tem muito mais por trás disso. Na verdade a tomada de cuba freou uma dominação cultural americana sobre a america latina. E apesar de batista já ter sido anteriormente eleito (de maneira suspeita), ele não aceitou a derrota nas urnas e tomou o poder. A verdade é que já estava sobre Cuba uma ditadura sanguinária. É uma situação mt complicada pra observar apenas sobre um ponto de vista ideológico.
@@PiordoMundo eu acredito que convergimos. Batista era péssimo, Fidel surgiu como salvador e através do apoio popular conseguiu ascender ao poder. Porém seu legado não foi melhor que o de Batista, Cuba só trocou o seis por meia-dúzia de sinal trocado, sendo o regime fundado por Castro classificado como "não livre" segundo o "Freedom in the World 2014", "repressivo" segundo o "2014 Index of Economic Freedom", do Wall Street Journal e Fundação Heritage e "situação grave" para a liberdade de expressão conforme o "Press Freedom Index 2014". Apenas webcomunas, escorados em narrativas e propagandas comunistas, conseguem pintar a Cuba revolucionária um lugar melhor. Quando muito é o mesmo lugar, inclusive as mesmas edificações de 50 anos atrás.
Não falei de legado ser maior ou melhor que o de ninguém, apenas que já tava ruim. (Ainda não vi ninguem ascender com apoio popular sem ser visto como "salvador" há quem seja visto até como imortal kk)
Muito interessante, tanto o conteúdo histórico, quanto o jogo. Foi inevitável não lembrar do solo de guitarra cantando o refrão. Cuidado, Baião, o pop continua nao poupando ninguem 😂
O que assisti de filmes e desenhos e joguei games com algum viés geralmente "a favor do tio sam" e de músicas geralmente "contra o tio sam" não está no gibi (na verdade estava sim puramente explicito nos quadrinhos) queríamos ver a pancadaria rolar e o som alto e brabo tocar. Como dizia Raul seixas em Só pra variar: "Pena não ser burro. Não sofria tanto."
Muito bom esse jogo, comparando com o port do Ikari esse jogo parecia ser de arcade até no Famicom, o port do Ikari é injogável porque eles quiseram adaptar a movimentação suave do arcade, tanto que tem hack que implementa quick turn nos personagens e melhora um pouco, mas ainda é extremamente dificil
Vídeo bacana, o pessoal do Japão pega um monte de personalidades históricas para fazer suas obras, exemplo, Hitler no jogo Bionic Comando, Nobunaga Oda em milhares de coisas, lá é de boa fazer isso, mas aqui no ocidente eles censuram.
Outro jogo com personagem real é o Ganbare Gorby (Gorby aqui é o Gorbachev) que foi lançado para o Game Gear no Japão, vale a pena conhecer, mesmo que seja por curiosidade!✌
Um dos joguinhos que eu adorava jogar com meu amigo Juan. Com tematica de guerra, era o segundo que mais jogavamos, perdendo apenas pro Contra 01 no saudoso Dynavision dele É fácil encontrar a mídia "especializada" dizendo que esse jogo nunca saiu aqui ou que não tinha os sprites do Che Guevara. Tipico de copia e cola da gringa
A "inocência" de certos desenvolvedores japoneses com esses temas. Até hoje não sei se aquela foto do Kojima com camisas e poses com fotos do Che Guevara e afins foram só mesmo na "inocência" dele não saber realmente quem era Che.
Não é nem de não saber, isso aí eu tb duvido. é mais do significado não ter o mesmo peso em construção cultural. Em algumas percepcões, falar "comunismo" é mais força de expressão que a ideologia propriamente dita. Eu não gosto muito de falar sobre isso, pq acabo arrumando briga com os dois lados, quando a única coisa que eu quero é que todo político queime.
Provavelmente foi uma idéia de "como podemos atrair mais público?" Para eles realmente nem teria tanto peso, vide o tanto de obras dos anos 80 que usam vários tópicos tabus no ocidente.
“Não saber quem era Che” aparentemente, japonês não lê sobre história né? É muito estranho essa ideia de que o Kojima não possa simpatizar com certas ideias. Mas teve uma época que aqui no Brasil mesmo,’Che era um visto pra todo lado em camisas, pichações, adesivo no carro...
Esse não joguei muito, mas terminei várias vezes. Não lembro se cheguei a terminar esse junto com meu irmão, mas lembro de ter jogado muito com ele os Contra e Jackal, esse último foi daqueles que jogamos muito quando ganhamos o videogame, não tínhamos coordenação e fluência pra vencer, então demorou semanas pra gente terminar, então era aquela comemoração ir cada vez avançando nas fases. Quando joguei esse Guerrila War eu já tinha mais as manhas e consegui terminar logo, mas por curiosidade na época nunca chegamos a jogar nenhum ikari, quando vimos esse guerilla dissemos "parece Commando e Gunsmoke" Ah e na época só me liguei que o jogo era do guevara e do castro só no final, eu nem prestava atenção nos nome na tela, só importava o "lives: x" haha
@@PiordoMundo é provável que eu tenha feito tentativas de zerar sem continue, eu era desses haha, mas realmente não lembro. Inclusive quando na locadora ficava sem novidades era o sistema né "bora pegar esse repetido pra tentar terminar sem morrer"
O melhor dos vídeos é toda essa narração do contexto histórico de como as coisas eram vistas aqui no nosso Brasil, o mundo pegando fogo quando indo de arrasta pra cima o planeta inteiro e o brasileiro tava como sempre preocupado mais em sobreviver devido as condições sócio econômica do nosso país aí quando olhamos parece até que nada mudou tirando o acesso a diversas mudanças o mujdo parece igual apenas com algumas particularidades e como sempre o brasileiro tá sempre tentando sobreviver kkk isso que dá nascer em país pobre é nível hard desde criança. Quem na próxima encarnação a gente nasce num país de primeiro se é wue ainda vai existir primeiro mundo 😂😂😂😂
02:21 Não acredito, sempre pensei que tinha jogado alguma versão esquisita de Comando da Capcom com esse manche aí. Quem manda eu não vasculhar roms antigas da SNK.
port de nes foi segundo jogo que joguei do console, um vizinho tinha uma piratinha japonesa, a anos que jogo e não consigo fechar com 1 credito kk mas nem me esforcei pra isso, apenas coloco pra relaxar mesmo
Depende do jogo. Pra rolagem vertical este formato é o ideal. Em uma resolutção quadrada nao dá tempo de reagir ao que vem de cima. Mas em vídeo respondo melhor
kkkkkkk ontem eu estava olhando isso aqui no pc, eu resgatei grátis na amazon prime uns jogos da coleção ACA NeoGeo e veio junto o SNK 40th Anniversary Collection e tava olhando no NEOGEO MUSEUM as capas curiosas entre elas essa que tu citou no inicio, aproveitando antes que eu me esqueça, queria saber se tu ja jogou no emulador jogos da Atomiswave, mais especificamente Dolphin Blue? Eu não conheço ninguém que tenha zerado aquele jogo usando menos que 30 continues, jogo do capeta de dificil, legitimo roubo, apesar de bem divertido tem momentos que tu morre meio sem chance de escapar. Um abraço aqui do sul e boa semana.
Imagina se esse jogo fosse lançado hoje, vai vim sempre um primata falar "Ain, que jogo Fac1sta, esse jogo está cheio de teoria da conspiração, o Cheira-Vara nunca foi um assassino, ele sempre foi um herói" esse tipo de pessoa que acha que o Cheira-Vara foi um herói, deve ter um histórico de ser corno.
Agora aguardo uma review de Hong Kong 97, se é pra falar de game de Esquerda. kkkkkkk... E mais: quem disser que jogar Guerrilla War é enaltecer o Comunismo, corrobora a ideia de que jogar Mortal Kombat enaltece assassinato. Ou seja: é uma anta. Excelente vídeo, mensageiro da agonia.
@@PiordoMundo Achei q era da SNK, sempre achei que era inspirado no ikari Warrios por causa da visão. A SNK comprou essa Saurus? Pq ela continua publicando.
Só pra lembrar que antes de Metal Slug (96), a SNK (com parceria de um certo grupo pequeno) criou/lançou outros 3 jogos, GunForce (91), In The Hunt (93) e GunForce 2 (94).
@@PiordoMundo do mesmo jeito que Contra é da Konami (mas só alcançou popularidade com a parceria com a Nintendo), esses jogos da IREM só ganharam popularidade por causa da parceria com a SNK.
Vc está completamente enganado sobre o envolvimento da snk com esses jogos. Dê uma googlada aí. A nazca que mais tarde faria o metal slug com a snk não é a irem. Apenas há membros que eram de lá. Não é a snk.
@@PiordoMundo eu nunca disse que a SNK é dona da franquia GunForce, mas que houve parceria com a SNK para fazer os jogos para os arcades. Em ambos os jogos, a própria IREM criou o arcade Irem-92 para lançar o jogo inicialmente antes de fazer as parcerias com outras plataformas (Nintendo/SNES para o GunForce e Macintosh e Microsoft Windows para o GunForce II). Então, eu assumo o meu erro de ter dado à entender que a IREM/Nazca fizeram parceria com a SNK.
@@PiordoMundo O que quis dizer é que GunForce, In the Hunt e GunForce II foram lançados primeiramente para o arcade Irem M-92 antes de serem portados para consoles caseiros via parcerias. Espero que fique claro isso.
imagina só, num plano alternativo, em q a ditadura anterior cubana fosse desmontada pelos EUA, transformando Cuba num Havai 2 e hj a população fosse rica e próspera, não miserável e morta de fome como atualmente é triste q esse tipo de obra de ficção só possa vir de uma softhouse do outro lado do mundo, visto q o país em voga não possui a menor capacidade de gerar um trabalho tecnológico como esse
Cara, eu não percebo um interesse yanke em anexar nações latinas ao seu territorio como fez com o havai (devido ao historico de desembarque de europeus e localização apontando pra ásia)
Por aproximadamente 100 Bison Dollars dá pra comprar um controle arcade com o manche octogonal pra jogar Ikari Warriors. Com a conversão mais a Taxa do Amor daria aí uns 1200 reais em troco de pão. Bem fora da realidade.
@@PiordoMundo eu mandei entregar algumas coisas na casa da minha irmã que mora no Chile e vou contrabandear na mala. Não vou me oferecer porque sou só mais um doido da Internet. Mas isso me faz pensar que teremos novamente que arrumar aquele amigo que vai pro Paraguai com frequência...
boa parte, mas a ditadura havia sido muito recente... e essas escolhas não são feitas por pessoas comuns que só estavam levando a vida. na realidade das publicadoras, isso podia ser negativo. é tipo os interneteiros de hoje, que pensam que a realidade é igual ao twitter.
E você tem ideia do que é comunismo? Socialismo é a tomada dos meios de produção pela classe trabalhadora e a extinção progressiva da classe burguesa através da opressão do Estado.
Joguei muito o port do NES, e é um jogo que tenho um grande carinho, boas lembranças de jogatinas matinais no meu Top Game CCE, época de inocência mesmo, distante de dilemas políticos e econômicos... mas hoje como eu não curto lamber bolas de ditadores e gosto de deixar gamers comunas putos, costumo perguntar quantos cubanos ou soviéticos jogaram essa maravilha 😂
Sou um ferrenho anticomunista, joguei o jogo e não vi nada demais, o fato de alguém retratar uma determinada situação num jogo, filme ou música não significa endossá-lo.
Eu acho criativo trabalhar com fatos históricos, mesmo que deem uma romantizada, já que não foi che nem fidel a bala que fizeram a revolução cubana, mas toda uma mobilização política popular do povo cubano. Pra além de lados políticos, é um personagem histórico, como sla, napoleão, lenin, garibaldi ou joana d’arc. Msm eu sendo anarquista, conversando com um amigo cubano ele dizia que o que cuba precisava era “manter as conquistas da revolução e melhora-las” mesmo que ele não ignorasse a controvérsia do passado. Mas sei lá, rambo matando soviético e vietcongue tbm é propaganda.
Cara... mas esses dois, juntos a outros caras, entraram em Cuba e tomaram o país pelas armas mesmo. A Revolução Cubana foi um movimento armado. Só após um período inicial de guerrilha em Sierra Maestra, o movimento revolucionário ganhou força e apoio popular.
@@PiordoMundo sim claro, não to subestimando tbm as guerrilhas, e a luta que foi, mas tinha todo um movimento sindicalista que ajudou a forçar a queda do regime anterior.
Subversão da SNK? Ou só mais um game de guerra?
👇Apoie o pior e ganhe desvantagens.
ruclips.net/channel/UCp-fLTAjXmkVBi9Or06T-1wjoin
👇Como eu estudo japonês
baionder.com/japones
------------------------------
Siga por sua conta e risco
• Instalixo
instagram.com/baionder
• Xuitter
www.x.com/Baionder
----------------------------
👇Venha pro WhatsApp - RUclips não notifica bem.
whatsapp.com/channel/0029VaWPFWO0G0Xah9XCFs2v
Só mais um game de guerra. O bom dos anos 80 e 90, não havia essa questão ideológica que temos hoje para causar discussões irrelevantes em redes sociais.
As vezes penso que as redes sociais só surgiram para ser o sensacionalismo barato a nível programas de TV, apenas para gerar brigas e discussões inúteis e que só enchem os bolsos de empresários oportunistas.
@@hayashiyu1439 não havia tanto no BR pq estavamos mto ocupados tocando a vida.
A ideologia sempre existiu. Nós é que não nos dávamos conta.
Fala, Baião!
Ao ver seu vídeo, fui procurar esse jogo no NES e joguei um bocado !
Realmente é simples, porém complexo e bacana!
Pelo visto, as munições são infinitas, tanto quanto as bombas e também os continues!
Bom pro camarada dizer que zerou na primeira vez que jogou, como vi num vídeo ontem!
Depois com calma vou procurar a versão Arcade !
Sobre as questões policiais, devo abordar!
@@joaorosa8819 sim, continue infinito, só que perde os pontos. Já que pontuar era muito importante
Nunca tinha percebido a influência da música cubana em games japoneses! Impressionante!
aah podescrer
Muito bom, Baião. Muito equilibrado o conteúdo entre resgate histórico do jogo, localizações, contexto dos lançamentos e o jogo em si. 20 minutos de vídeo, porque era o tempo necessário.
valeu cara! a ideia era ser curto, mas eu tou tendo muita dificuldade pra encurtar os vídeos, tem muita coisa pra falar.
Leve o tempo que for necessário para compartilhar o conteúdo (e o o tempo que for humanamente possível de editar), meu amigo! A gente fica aqui assistindo essa obra e curtindo muito.
Aaah valeu man
Video exelente sem Mimimi e sem vender vies ideologico, nos mostrando a história desse game que eu nao joguei.
Sapoha era pra ter 8 minutos, acabou virando minidoc kk
Bah que vídeo top, contando a história ainda, valeu mesmo!
Aaha valeu man
Excelente, aí sim é vídeo de categoria negrada. Além da curiosidade do game, também uma retrospectiva e perspectiva daquela época.
que é isso cara, valeu demais aí a moral
@@PiordoMundo isso é justiça mermão, mérito, isso sim é um trabalho bem feito.
Texto fodas.
é nois
boas lembranças ao ver o cartucho "REVOLUTION HEROES" novamente.
Marcou d+
Quem foi criança e se ligava nisso? O negócio era prega fogo!!!😂😂😂
Kkkkk eu em 89 preocupado com o brasil ficando pra tras devido a pressao americana que nos impediu de produzir supercomputadores, ou eles "parariam de comprar nossas laranjas." Mas eu era um pirralho ruim da cabeça
@@PiordoMundo kkkkkkkk
Por isso o Brasil não saiu na frente na computação quântica...ahhh esses emperealistas preversos....kkkk
Na vdd a nossa reserva de mercado já nos segurava o suficiente no sucateamento tecnológico.
exato! A gente queria era meter bala e pegar tanque!
Baião, trampo sensacional aqui.
Poucos canais (no mundo!) tem condições de abordar esse jogo sem cair em cuzice de ataque a espantalhos ou mera panfletagem infantiloíde.
Mais uma vez, obrigado!
Po cara, valeu aí essa moral. Fui totalmente neutro na informação e pessoal na experiência
Joguei muito no meu dynavision II lá no início dos anos 90 com uns 8 anos. Tinha um cartucho Super Charge 3 em 1 com ele como Revolution Heroes, Double Dragon e Gremlins 2. Três jogos maravilhosos que junto com Kage/Shadow of the Ninja eram os meus preferidos. Valeu pela lembrança, excelente vídeo! Parabéns!
Só jogão cara
Baião, esse vídeo tá top demais. Consegues fazer a geral revisitar esses clássicos com uma bagagem absurda.
@@cesarmodesto aaah, valeu cara! Esse tipo dá trabalho por causa das plataformas obscuras, nem sempre é fácil rodar os jogos.
@@PiordoMundo Mano, um dia tu podes juntar tudo isso e escrever (ou fazer doc) de O Pior Guia de Curiosidades de Jogos Famosos e Obscuros.
Hahahaha
Mandou bem: nessa realidade atual, mais importa para um político alimentar medo de fantasmas do que encarar as causas reais dos problemas e suas soluções. Daí porque admiro sua coragem em abordar esse jogo e todo o rico contexto por trás dele sem temer os haters, anti isso ou aquilo etc. Infelizmente, não me recordo do arcade original, mas conheci o game pelo lançamento da CCE para o Top Game, que eventualmente ainda curto jogar!
valeu cara! e podescrer... essa publicação da cce foi muito popular por aqui. molecada encardiu de jogar isso.
Ah, como você, não sou lá grande fã da franquia Metal Slug, o que no meu caso pode ser considerado uma surpresa, porque ainda hoje sou da turma do “tiro e bomba”: se tem humanos, veículos aéreos ou naves metralhando tudo, me chama que eu tô dentro!
sou desse tipo também. eu acho que é de tanto ver a galera adorando o jogo. que na verdade eu acho bem tardio
Também nunca vi o arcade deste jogo. Conheci a versão do Turbo Game na casa dos amigos e achava, na época, que era uma continuação ou versão pirata do “Ikari Warriors “, que eu jogava demais. Eu adoro “Metal Slug”, mas compreendo o motivo de vocês não curtirem muito: o povo puxou muito o saco dessa franquia e se esqueceu bastante dos “Ikari “ por um bom tempo. Algo que foi remediado ao oficializar essa franquia como parte da série “Ikari Warriors “ ( muito embora, na prática parece que é o contrário, nos materiais promocionais).
Verdade cara
Os Anos 80 era Barra Pesada! Valeu Baião pelo Excelente Vídeo!!!
sou eu quem agradece cara
Muito bom o texto Baião! Isso tudo da polarização é cortina de fumaça pra desviar dos problemas reais.
E do ponto das empresas de games serem ideológicas, ainda mais no Japão, na época, realmente é algo bobo. Lá até hj boa parte da população tem aquela mentalidade do espírito japonês do Japão imperial, e tem na cabeça uma dinâmica totalmente diferente do que a gente vê no ocidente, imagine 40 anos atrás. Até para os declaradamente apoiadores ideológicos desses temas, como o Kojima, acredito que é algo quase que exclusivamente estético. E a gente nota muito isso do é produzido lá hoje em dia, mais focado ao mercado interno, que se estivessem inclinados a toda baboseira ocidental, não seria o que é.
Cara, muito perspicaz
Vídeo incrivel, na época a gente só queria jogar aquele logo de guerra e tals, obrigado por trazer o contexto histórico.
pois é cara
Muito bom baião, será q o Ralf e o Clak é o Guevara e o Fidel ? Pesando bem até q eles se parecem 😱 kkkkk
kkk nada, ikari warriors era pra ser rambo II, mas a SNK não conseguiu a licença.
Fala Baião! Como professor de história, adoro seus vídeos, chego até levar pra sala de aula. Um abraço!
aaah valeu aí a moral cara
Eita que aula. gostei da abordagem. Não gostamos muito das coisas como são hoje, mas é verdade que temos que analizar as coisas com menos paixão, não é apenas a nossa visão que acontece. E isso é difícil. Sempre me Perguntei por que Chê estava tbm na SNK kkk, agora ficou bem claro. Joinha, muito bom o vídeo. O mundo é gadão midiático desde o início kkkk . Parabéns pior melhor do mundo, muito obrigado!
Valeu cara! Esse deu trabalho... e CLARO atraiu um monte de gente doente pra encher o saco.
Vídeo muito top, não tem só o review do jogo mas também tem história!
Kk fui obrigado, ou n daria pra explicar
Mano, mandou muito bem no vídeo! Parabéns!
Valeu man
Foi um dos poucos jogos que joguei junto com o meu falecido irmão quando criança.Eu tinha extamente esse cartucho da CCE.Inclusive foi através desse jogo que começou o meu interesse por Che Guevara, inclusive anos mais tarde comprei a Revista Caros Amigos ,edição especial sobre ele, com o poster autografado , pelo fotógrafo da foto ícônica.Além da doutrinação política que eu recebida na escola,foi justamente esse jogo que solidificou na minha cabeça, mito do herói revolucionário, que libertou um povo sofrido e explorado de todo um sistema opressor.Felizmente após 2003 , comecei a buscar outras fontes de informação, e minha percepção mudou totalmente sobre esse indivíduo.Que na minha infâcia e juventude, era meu Herói, igual ao Hideo Kojima, que o cultua até hoje.Com relação ao jogo de Famicom, eu acho ele um dos melhores já lançados para o console, no ano em que foi lançado, ele estava acima da média da maioria dos jogos daquele período...Realmente é um jogo muito difícil,entretanto no console original essa dificuldade é ainda mais aumentada, devido o efeito "flicker",que é absurdo nesse jogo.Que ao meu ver, impacta muito na jogabilidade.Se tivesse uma versão para o Master System, talvez fosse mais fiel aos arcades,devido a diferença de hardware entre os dois consoles.Jogar no emulador é bem mais fácil...
Cara, primeiramente muito obrigadl aí pela moral. E esse tipo de relato é muito importante, pq ele é muito humano e real. Eu tambem mudei EXTREMAMENTE de opinião com o amadurecimento, e hoje me vejo mudando muito de novo. Tenho me tornado um tanto pragmático, mas enfim... Me impressiona MUITO quandl vejo algp sobre o porte pra famicom SEM EXALTAR a fluidez e o conteúdo extra do jogo. Felizmente tive oportunidade de joga-lo ná época. Quem viveu... viveu...
Mais um vídeo foda! Excelente, Baião!
valeu aeh man!
Sensacional Baião, bom trabalho, vídeo irretocável.
Aaah valeu aí a moral meu velho
Bom trabalho Baião, gosto bastante do Guerrilla Wars, adoro jogos de visão isométrica e os de visão superior (como é o caso de Guerrilla Wars), só joguei a versão do arcade nos emuladores, é uma pena que a versão do arcade nunca tenha recebido um port!!👍🙋♀️
Pois é! Essa coleção de 40 anos da snk salvou muitos jogos
Meu chapa, seu texto é incrível!
ah, valeu cara!
sensacional mano!
cara, eu to jogando bastante esse game ultimamente (No Nes) :D
enão fazia ideia de toda essa historia e polemicas kkkkk
eu via la a fotinha do guevara, mas nem tchum...achei q fosse só os caras usando a imagem dele pra criar a arte da cutscene, algo meio comum no nes
muito bomver vc falar dele, abraço
@@retrocompativel conhecidencia da poha
Aí sim! Melhorando a qualidade do áudio.
Baita qualidade! Parabéns, mano!
Aaah valeu cara!
Top demais Baião kkkk braborr... essa'vinheita sua eu achava q era de algum jogo da snk mas é da animação do robo azul " ele é ferro e fogo ". Falando do jogo eu vejo mt do frontline do atari nele
sim, um corte de segundos do "a ferro e fogo"
Tento imaginar esse jogo igual os elseworlds dos filmes do Tarantino, recontando a historia de uma forma bizarra.
kkkkkk
Boa Baião, vídeo muito bom.
E o pior que eu nem tinha ligado o conflito na África com o contexto da criação do jogo, isso da até uma explicação muito boa de o que aconteceu na época para levar os criadores a pegarem o tema, já que muita gente tem o péssimo habito de achar que jogo nasce formado da mente do desenvolvedor já todo idealizado e montado sem nenhuma influência da realidade a volta dele.
É sempre um negócio muito dahora ver como o mundo em volta do desenvolvedor acabou gerando os jogos que tanto gostamos.
Alias, eu vi que você fala bastante desta linha da SNK que tinha os manches com potenciômetro de 8 direções, mas fiquei curioso se já chegou a pegar aqueles arcade de dois manches, como o Bullet da SEGA e o Smash TV.
Sim cara, joguei tudo isso aí. Eu só nunca joguei o ikari em gabinete original
@@PiordoMundo Que dahora, estes são uns gabinetes que eu sempre tive curiosidade de pegar, pois uma vez que eu peguei um jogo de trackball em São Paulo quando eu tava visitando parente, foi uma diferença enorme da experiência emulada. Estes controles diferenciados sempre perdem algo na emulação.
Cara, realmente é outra realidade. Alguns jogos com essa parte mecânica diferenciada ficaram por aqui até tarde. (A maioria era quit de conversão) e realmente, coisa tipo jogar paper boy num gabinete com guidão de bicicleta era foda, tem coisa que nem porte oficial nem emulação compensa.
Muito bom , devo ter visto sim nos port de nes , nos clones da vida , mas realmente um video de falando de joguinho , porem com uma pitada de história paras os enzos que nao viveram os anos 80 mas comprava ficha com troco de pão ...
hahahaha
Acendi um charuto pra assistir esse vídeo. Mandou bem demais, Baião!
Hahahahaha boa cara!
"jA cOmSsoU a lAgRASSaUm NoS JoGUinHUs" zueras a parte, é incrível como nessa época o pessoal era inventivo pra testar novos elementos.
Exato cara
Devia ser um tesão essa máquina...nunca consegui jogar a versão do fliper; só tive contato com a versão de nes que jogo até hoje. Não imaginava que existia tantos ports assim...enfim. Ótima contribuição para a "lore" desse game tão foda!
Joguei em fliper pirata
Vídeo bem interessante, parabéns! Nessa mesma pegada, ficaria legal um comentário seu sobre a série Strider, da Capcom, sobretudo o primeiro, que já vi gente acusando de ser um "panfleto anti-comunista" (ou anti-URSS). Cordial abraço!
aah, valeu. strider foi beeeeem mais famoso na época kk
@@PiordoMundo Isso é verdade. Mas mesmo assim se acha muito pouca coisa gringa (e de qualidade bem duvidosa) sobre o jogo e nada em português. Uma pena, porque é um baita jogo praticamente todos os aspectos e a história do game não é tão clichê quanto faz parecer. Valeu!
verdade
Uma ótima tarde, caro Baião!
Só esse vídeo já foi superior a todas as aulas que já tive de Sociologia, Ciências Sociais e História desse período. Confesso que nunca tinha visto esse jogo e nem suas versões para consoles pessoalmente, mas o nome "Revolution Heroes" não me é estranho. Mas creio que não deve ter tido algum port para Master System, então eu realmente não devo ter jogado.
Sua didática para demonstrar as localizações, resgate histórico e o contexto popular em pouco mais de 20 minutos demonstra seu talento e a qualidade do conteúdo :) e agradeço por esse vídeo e por esse Pior Canal do Mundo!
Tenha uma excelente semana e fico aqui, sempre ávido pelo próximo vídeo e desejoso pelo seu sucesso, meu caro!
Forte abraço!
Mais uma vez... muito obrigado pela extrema levantada de bola. (E realmente não houve porte pro master o que é uma pena, pela paleta de cores). E é bom que haja quem tenha gostado, este vídeo me custou inscritos... os ânimos políticos andam aflorados
Que isso Baião, que história interessante, qnt malabarismo esse time da Snk teve que fazer para conseguir vender a proposta de jogo deles. Muito bom, segura esse "like".
Pois é cara! Achei muito interessante quando me aprofundei na história do jogo.
Opa! Descobri esse jogo emulando pelo site Click jogos. Ele é bem bacana. Joguei depois pela coleção de 40 anos da SNK. Rolaria alguma menção ao S.A.R Search and Rescue também dessa mesma coletânea? Como jogo de terror no espaço é bem inovador
bom jogo, cedo ou tarde chego nele
Porra! Esse sim é obscuro, nunca ouvi falar! Bom demais o vídeo!
o arcade ficou meio esquecido mesmo, mas o "revulution heroes" foi bem popular entre a molecada. até sumir kk
Mais um video genial parabens!
Que é isso cara, agradecemos o péssimo gosto
@@PiordoMundo Sempre péssimos é este o diferencial.
Kkkk
Belo vídeo!
Isso é normal, só se vê política em revoluções marxistas ou simplesmente anti-imperialista.
Pouca gente falava o quanto Rambo era político, Resfate do Soldado Ryan, etc....
Sempre é, mas o problema é o cara achar que há política em relato.
Este não é um vídeo de cunho político ideológico, este é um vídeo para dar um bom dia gostoso no zap da família.
Kkk faz sentido
A maravilhosa década de 80 !! Apesar dos pesares sinto saudades dos anos 80 . Games ,músicas, roupas!!! Tinha muita porcaria? Claro mas até hj somos atropelados por tendências dos anos 80!!! Nessas horas adoro ser um velhaco e ter vivido essa década!!
A maior parte do que consumo é dessa década
@@PiordoMundo não tem como não consumir!!! Uma década sensacional
Tínhamos um diferencial nos anos 80 e 90, não haviam redes sociais para prender as pessoas em um ambiente recheado de pessoas que só ficam o dia inteiro apontando o dedo virtual um para o outro, chamando de "ista".
Naquela época só nos divertiamos e se alguém tinha uma opinião política ou diferente, ficava só pra ele.
As pessoas estão muito imersas em si mesmas
Nao cheguei a jogar esses. Lembro muito de ter jogado o Jackal. Se nao me engano, era um jipe armado com granadas que evoluiam para misseis qnd os prisioneiros eram salvos. Gostava muito desse.
jackal é extremamente divertido
Cara ... vídeo top demais 🎉 vc tem video sobre o exerion ?
valeu cara, ainda não revisei exerion em vídeo.
Já devo ter dito isto,mas você é formado em jornalismo ou coisa parecida? Você articula muito bem.o uso das palavras.
kkk engraçado pq na minha concepção, jornalista ou coisa parecida é o oposto. Sou apenas um preparador físico.
Mais um video foda, mestre de mal gosto!
Mas o mais foda foi a recomendação logo abaixo do video do tal comumelo com ele na tumb. Vei pior que tava parecendo com vc kkkkk é tipo como se vc fosse a versão orochi kkkk
Brincadeiras a parte, ótimo video e comentários!
Abraço e uma dose
Kkk ainda bem q n vi isso
Me lembro deste jogo com o nome de REvolution Heroes, e nunca tinha me atentado que no jogo o título era Guerrilha war. Bem, acredito que estes personagens não se tornaram lutadores do The King o Fighters, ou se tornaram? KK , Valeu cara por trazer esta pérola que nem me lembrava mais.
Hahahahaha não rolou personagem real no kof ainda
Dá pra entender melhor o lugar de Cuba no cenário mundial, neste vídeo de joguinho, que em toda uma vida escolar. Isso não é uma coisa boa. Na verdade é muito preocupante.
Cara... pesado
Tenho uma camiseta do Tchê, mas só uso no dia de faxina, pra ficar com raiva e terminar logo.
hahahahaahahahh
Vi numa entrevista do Koji Obata, diretor, produtor e designer da SNK pré-Neo Geo, que Ikari e Guevara foram feitos praticamente graças a leis novas que regulavam os estabelecimentos de entretenimento adulto.
Os "Game Centers" não podiam mais ficar abertos 24 horas então o tempo de funcionamento deles foi cortado pela metade. As máquinas tinham que arrecadar dinheiro mais rápido então os desenvolvedores faziam jogos com temas provocativos, cutscenes e ação frenética de dois jogadores.
A entrevista tá no shmuplations, chamada "Ikari Warriors, Guerilla War, and The SNK Golden Age"
esses e todos os outros jogos já criados pra arcade quando a concorrência engrossou. era muito jogo.
Minha (pseudo) análise sobre isso:
- O japonês do século 20 não tinha muito conhecimento sobre a história do ocidente, e quando tinha era proveniente de poucas fontes.
- A Revolução Cubana foi um movimento que recebeu apoio popular, o povo só não esperava que o que viria seria tão ruim quanto (ou pior).
Só mais 72 horas patriota, já começou a orar hoje para o pneu pedindo ajuda aos ets da terra plana de ratanabá? 🤣👍👍
@@mlkinmaneiro w/t/f 🤷♂
Apesar de não ser marxista, vc deve saber que eu não sou, tem muito mais por trás disso. Na verdade a tomada de cuba freou uma dominação cultural americana sobre a america latina. E apesar de batista já ter sido anteriormente eleito (de maneira suspeita), ele não aceitou a derrota nas urnas e tomou o poder. A verdade é que já estava sobre Cuba uma ditadura sanguinária. É uma situação mt complicada pra observar apenas sobre um ponto de vista ideológico.
@@PiordoMundo eu acredito que convergimos. Batista era péssimo, Fidel surgiu como salvador e através do apoio popular conseguiu ascender ao poder. Porém seu legado não foi melhor que o de Batista, Cuba só trocou o seis por meia-dúzia de sinal trocado, sendo o regime fundado por Castro classificado como "não livre" segundo o "Freedom in the World 2014", "repressivo" segundo o "2014 Index of Economic Freedom", do Wall Street Journal e Fundação Heritage e "situação grave" para a liberdade de expressão conforme o "Press Freedom Index 2014". Apenas webcomunas, escorados em narrativas e propagandas comunistas, conseguem pintar a Cuba revolucionária um lugar melhor. Quando muito é o mesmo lugar, inclusive as mesmas edificações de 50 anos atrás.
Não falei de legado ser maior ou melhor que o de ninguém, apenas que já tava ruim. (Ainda não vi ninguem ascender com apoio popular sem ser visto como "salvador" há quem seja visto até como imortal kk)
Muito interessante, tanto o conteúdo histórico, quanto o jogo. Foi inevitável não lembrar do solo de guitarra cantando o refrão. Cuidado, Baião, o pop continua nao poupando ninguem 😂
Pois é, por isso não faço videos sobre jogos hypados 😉
O que assisti de filmes e desenhos e joguei games com algum viés geralmente "a favor do tio sam" e de músicas geralmente "contra o tio sam" não está no gibi (na verdade estava sim puramente explicito nos quadrinhos) queríamos ver a pancadaria rolar e o som alto e brabo tocar. Como dizia Raul seixas em Só pra variar:
"Pena não ser burro. Não sofria tanto."
Foda cara
Muito bom esse jogo, comparando com o port do Ikari esse jogo parecia ser de arcade até no Famicom, o port do Ikari é injogável porque eles quiseram adaptar a movimentação suave do arcade, tanto que tem hack que implementa quick turn nos personagens e melhora um pouco, mas ainda é extremamente dificil
Pois é cara! Jogabilidade dele no famicom é mt lisa. Fora que tem um monte de coisa a mais
Vídeo bacana, o pessoal do Japão pega um monte de personalidades históricas para fazer suas obras, exemplo, Hitler no jogo Bionic Comando, Nobunaga Oda em milhares de coisas, lá é de boa fazer isso, mas aqui no ocidente eles censuram.
Pois é cara
Outro jogo com personagem real é o Ganbare Gorby (Gorby aqui é o Gorbachev) que foi lançado para o Game Gear no Japão, vale a pena conhecer, mesmo que seja por curiosidade!✌
Game gear eu tive pouca vivência, mas vale sim
Um dos joguinhos que eu adorava jogar com meu amigo Juan. Com tematica de guerra, era o segundo que mais jogavamos, perdendo apenas pro Contra 01 no saudoso Dynavision dele
É fácil encontrar a mídia "especializada" dizendo que esse jogo nunca saiu aqui ou que não tinha os sprites do Che Guevara. Tipico de copia e cola da gringa
Incrível... negócio foi bem comum por aqui
A "inocência" de certos desenvolvedores japoneses com esses temas. Até hoje não sei se aquela foto do Kojima com camisas e poses com fotos do Che Guevara e afins foram só mesmo na "inocência" dele não saber realmente quem era Che.
Não é nem de não saber, isso aí eu tb duvido. é mais do significado não ter o mesmo peso em construção cultural. Em algumas percepcões, falar "comunismo" é mais força de expressão que a ideologia propriamente dita. Eu não gosto muito de falar sobre isso, pq acabo arrumando briga com os dois lados, quando a única coisa que eu quero é que todo político queime.
Os dois lados queimem kkkkkk
Profundamente
Provavelmente foi uma idéia de "como podemos atrair mais público?"
Para eles realmente nem teria tanto peso, vide o tanto de obras dos anos 80 que usam vários tópicos tabus no ocidente.
“Não saber quem era Che” aparentemente, japonês não lê sobre história né? É muito estranho essa ideia de que o Kojima não possa simpatizar com certas ideias. Mas teve uma época que aqui no Brasil mesmo,’Che era um visto pra todo lado em camisas, pichações, adesivo no carro...
Eu não lembro dele no NES mas as imagens me lembram algo
tinha muito jogo assim
Faz o "G"
Kkkkk ptqpr
Esse não joguei muito, mas terminei várias vezes. Não lembro se cheguei a terminar esse junto com meu irmão, mas lembro de ter jogado muito com ele os Contra e Jackal, esse último foi daqueles que jogamos muito quando ganhamos o videogame, não tínhamos coordenação e fluência pra vencer, então demorou semanas pra gente terminar, então era aquela comemoração ir cada vez avançando nas fases. Quando joguei esse Guerrila War eu já tinha mais as manhas e consegui terminar logo, mas por curiosidade na época nunca chegamos a jogar nenhum ikari, quando vimos esse guerilla dissemos "parece Commando e Gunsmoke"
Ah e na época só me liguei que o jogo era do guevara e do castro só no final, eu nem prestava atenção nos nome na tela, só importava o "lives: x" haha
@@AlexKoti kkkkkk deve ter zerado, ele tem continue infinito
@@PiordoMundo eita carai não lembrava disso dos continues. Fui ver vídeo agora e só lembrava do começo e do final
@@AlexKoti kkk só perdia a pontuação toda. Como na época pontuar era importante né, faz sentido
@@PiordoMundo é provável que eu tenha feito tentativas de zerar sem continue, eu era desses haha, mas realmente não lembro. Inclusive quando na locadora ficava sem novidades era o sistema né "bora pegar esse repetido pra tentar terminar sem morrer"
@@AlexKoti aaaah com ctz absoluta
O melhor dos vídeos é toda essa narração do contexto histórico de como as coisas eram vistas aqui no nosso Brasil, o mundo pegando fogo quando indo de arrasta pra cima o planeta inteiro e o brasileiro tava como sempre preocupado mais em sobreviver devido as condições sócio econômica do nosso país aí quando olhamos parece até que nada mudou tirando o acesso a diversas mudanças o mujdo parece igual apenas com algumas particularidades e como sempre o brasileiro tá sempre tentando sobreviver kkk isso que dá nascer em país pobre é nível hard desde criança. Quem na próxima encarnação a gente nasce num país de primeiro se é wue ainda vai existir primeiro mundo 😂😂😂😂
Cara, parece brincadeira. Mas é exatamente isso.
02:21 Não acredito, sempre pensei que tinha jogado alguma versão esquisita de Comando da Capcom com esse manche aí. Quem manda eu não vasculhar roms antigas da SNK.
Hahahah acontece
port de nes foi segundo jogo que joguei do console, um vizinho tinha uma piratinha japonesa, a anos que jogo e não consigo fechar com 1 credito kk mas nem me esforcei pra isso, apenas coloco pra relaxar mesmo
lúcido
Comentando pra engajar até chegar ao João Carvalho (Ms Barney)
=)
Por quê os arcades antigos tinham os tubos estreitos?
Depende do jogo. Pra rolagem vertical este formato é o ideal. Em uma resolutção quadrada nao dá tempo de reagir ao que vem de cima. Mas em vídeo respondo melhor
@@PiordoMundo entendi! Achei que esse jogo só tinha para o NES.
Tem muito jogo do nes que na verdade é porte de arcade menos conhecido
Muito bom!
valeu cara!
Eu joguei a versão de Nes 72 pinos ,achei muito boa pro console !
É um bom jogo
Tem aquele jogo SHOCK TROOPERS
Sim, do rime de desenvolvimento da saurus
kkkkkkk ontem eu estava olhando isso aqui no pc, eu resgatei grátis na amazon prime uns jogos da coleção ACA NeoGeo e veio junto o SNK 40th Anniversary Collection e tava olhando no NEOGEO MUSEUM as capas curiosas entre elas essa que tu citou no inicio, aproveitando antes que eu me esqueça, queria saber se tu ja jogou no emulador jogos da Atomiswave, mais especificamente Dolphin Blue? Eu não conheço ninguém que tenha zerado aquele jogo usando menos que 30 continues, jogo do capeta de dificil, legitimo roubo, apesar de bem divertido tem momentos que tu morre meio sem chance de escapar. Um abraço aqui do sul e boa semana.
cara, n parei pra tentar zerar não. época esse jogo eu tava correndo atras de emprego, mas tá na minha lista.
Difícil mesmo seria a SNK, uma empresa japonesa, fazer um jogo onde o heroi fosse Mao Zedong.
Já pensou? "A Grande Marcha" seria o nome.
kkkkkk ri alto
Fala parceiro de mau gosto. É nóis na fita.
Opa, aí sim
Sempre joguei ele emprestado no meu Top Game VG-9000! E mesmo depois de saber essa relação com a tomada de Havana, não me tornei simpatizante de nada.
Pois é
Nunca joguei. O nome Guerrilla War tinha escutado, mas só fui saber da versão japonesa já adulto.
só vim saber pela internet
@@PiordoMundo Eu também. Muita coisa. A gente nunca saberia se não fosse ela.
Vídeo excelente! "Até a Vitória sempre!"
valeu cara
Imagina se esse jogo fosse lançado hoje, vai vim sempre um primata falar "Ain, que jogo Fac1sta, esse jogo está cheio de teoria da conspiração, o Cheira-Vara nunca foi um assassino, ele sempre foi um herói" esse tipo de pessoa que acha que o Cheira-Vara foi um herói, deve ter um histórico de ser corno.
kkk vai depender do que o pirado acredita
Quanta informação inusitada condensada num inocente vídeo de joguinho. Aprendi um monte de coisas. Obrigado!
Pp cara, sou eu quem agradece a visita
Agora aguardo uma review de Hong Kong 97, se é pra falar de game de Esquerda. kkkkkkk...
E mais: quem disser que jogar Guerrilla War é enaltecer o Comunismo, corrobora a ideia de que jogar Mortal Kombat enaltece assassinato. Ou seja: é uma anta.
Excelente vídeo, mensageiro da agonia.
Kkk sem chance de levar hong kong 98 a serio
Um dos melhores jogos de nes
Muito divertido
Nunca esqueci da revista (Videogame, se não me engano) dizer que este é "o primeiro jogo de esquerda da história ".
Kk pois é cara!
Sensacional! O pior canal do mundo não aborda apenas games, tem até geopolítica! "É mais fácil atacar fantasmas do que mostrar resultados". Muito bom!
Infelizmente é muito fácil desse jeito né cara? Só resta lamentar.
Imagina no próximo kof ou fatal fury aparece o fucking fidel castro e o che representando cuba 😂
Kkkk acho que o diabo não libera
Shock Troppers da SNK tbm continuou o legado
@guilhermemagalhaes9530 shock troopers é da SAURUS, SNK só publicou, nem editou nada no jogo
@@PiordoMundo Achei q era da SNK, sempre achei que era inspirado no ikari Warrios por causa da visão. A SNK comprou essa Saurus? Pq ela continua publicando.
Ela foi fundada como subdsidiária, mas com um time criativo totalmente diferente. Com a dissolução em 2000 a snk ficou com tudo.
Última vez que vi o Guevara, foi ele levando uma pisa do bixxcoitu Olive em baki😂
@@fabriciofenryir397 😂😂😂😂😂 boa hahahah
confesso que n entendi poha nenhuma
Na terceira temporada de Baki, tem um cara chamado guevaru no arco na prisão
ah, n curto baki... nunca verei
@@PiordoMundo Não curte homens musculosos em poses não gulosas kkkkk
será que é difícil conseguir esse controle com giroscópio para rodar em um emulador?? E será que o emulador iria reconhecer esse controle???
sim, há como usar em emulador. os da coin ops devem dar até pra habilitar jogar com o pinto
eu tinha essa fita pra NES. mas n lembro como chegou até mim e como se foi. kkkkkkk T_T
Kkk normal d+
😂
Cara o campo de comentários não apareceu aqui. Só apareceu um "hipar o vídeo" pra mil e não casei quantos. Mas não é R$. Sei lá...
kkkk é frescura nova do youtube, parece que cada usuário pode dar um hypar, eu nem peço like, imagina se vou pedir isso.
Só pra lembrar que antes de Metal Slug (96), a SNK (com parceria de um certo grupo pequeno) criou/lançou outros 3 jogos, GunForce (91), In The Hunt (93) e GunForce 2 (94).
Os jogos citados, na verdade, são da excelente IREM....
@@PiordoMundo do mesmo jeito que Contra é da Konami (mas só alcançou popularidade com a parceria com a Nintendo), esses jogos da IREM só ganharam popularidade por causa da parceria com a SNK.
Vc está completamente enganado sobre o envolvimento da snk com esses jogos. Dê uma googlada aí. A nazca que mais tarde faria o metal slug com a snk não é a irem. Apenas há membros que eram de lá. Não é a snk.
@@PiordoMundo eu nunca disse que a SNK é dona da franquia GunForce, mas que houve parceria com a SNK para fazer os jogos para os arcades. Em ambos os jogos, a própria IREM criou o arcade Irem-92 para lançar o jogo inicialmente antes de fazer as parcerias com outras plataformas (Nintendo/SNES para o GunForce e Macintosh e Microsoft Windows para o GunForce II). Então, eu assumo o meu erro de ter dado à entender que a IREM/Nazca fizeram parceria com a SNK.
@@PiordoMundo O que quis dizer é que GunForce, In the Hunt e GunForce II foram lançados primeiramente para o arcade Irem M-92 antes de serem portados para consoles caseiros via parcerias. Espero que fique claro isso.
eu conhecia esse jogo como revolution heroes
pois é! ele foi muito popular aqui nos clones
Bora dominar Cuba então!!
@@rodrigodoy2k12 kkkk
imagina só, num plano alternativo, em q a ditadura anterior cubana fosse desmontada pelos EUA, transformando Cuba num Havai 2 e hj a população fosse rica e próspera, não miserável e morta de fome como atualmente
é triste q esse tipo de obra de ficção só possa vir de uma softhouse do outro lado do mundo, visto q o país em voga não possui a menor capacidade de gerar um trabalho tecnológico como esse
Cara, eu não percebo um interesse yanke em anexar nações latinas ao seu territorio como fez com o havai (devido ao historico de desembarque de europeus e localização apontando pra ásia)
@@PiordoMundo, como eu disse, num mundo alternativo, talvez eles pudessem até ver seu vídeo
uma dúvida, vc é comuna?
@@TiagoSantos-lt4do não, em algum momento parece que sim?
Para os fanáticos da extrema-direita, qualquer um que pense(nao esteja 100% alinhado com o Trump ou Bozo) é comunista. @@PiordoMundo
Maluco é maluco
Por aproximadamente 100 Bison Dollars dá pra comprar um controle arcade com o manche octogonal pra jogar Ikari Warriors. Com a conversão mais a Taxa do Amor daria aí uns 1200 reais em troco de pão. Bem fora da realidade.
A taxinha gostosa é a melhor parte
@@PiordoMundo o que já era difícil pra gente aqui agora ta beirando o impossível...
@@TiagoSliachticas pior que eu tou precisando de equipamento pra aumentar a frequencia de videos, mas acho que n vai rolar kkk
@@PiordoMundo eu mandei entregar algumas coisas na casa da minha irmã que mora no Chile e vou contrabandear na mala. Não vou me oferecer porque sou só mais um doido da Internet.
Mas isso me faz pensar que teremos novamente que arrumar aquele amigo que vai pro Paraguai com frequência...
@@TiagoSliachticas cara, que merda. Pior que as vezes são produtos que simplesmente não existem aqui
Sem querer ser puxa-saco, mas já sendo, parabéns pelo conteúdo.
que é isso cara, agradeço aí a moral
Muito bom
Valeu cara!
Naquela época, muita gente não tinha nem ideia do que era comunismo.. só queria trocar tiro com bonequinho na tela e passar de fase kkkkk
boa parte, mas a ditadura havia sido muito recente... e essas escolhas não são feitas por pessoas comuns que só estavam levando a vida. na realidade das publicadoras, isso podia ser negativo. é tipo os interneteiros de hoje, que pensam que a realidade é igual ao twitter.
E você tem ideia do que é comunismo? Socialismo é a tomada dos meios de produção pela classe trabalhadora e a extinção progressiva da classe burguesa através da opressão do Estado.
Até hoje pouca gente sabe, eles confundem socialismo, comunismo e social democracia.
Alguns chamam ate o Lula de comunista rsrsrsrsrsrs
@@PiordoMundo De fato, a SNK se arriscou demais 👀
@@lucasalmeida3267 Mas ele é comunista mesmo
Joguei muito o port do NES, e é um jogo que tenho um grande carinho, boas lembranças de jogatinas matinais no meu Top Game CCE, época de inocência mesmo, distante de dilemas políticos e econômicos...
mas hoje como eu não curto lamber bolas de ditadores e gosto de deixar gamers comunas putos, costumo perguntar quantos cubanos ou soviéticos jogaram essa maravilha 😂
hahaahahahah
Sou um ferrenho anticomunista, joguei o jogo e não vi nada demais, o fato de alguém retratar uma determinada situação num jogo, filme ou música não significa endossá-lo.
@@danielmedeiros2385 tb n vejo nada d+
Eu acho criativo trabalhar com fatos históricos, mesmo que deem uma romantizada, já que não foi che nem fidel a bala que fizeram a revolução cubana, mas toda uma mobilização política popular do povo cubano. Pra além de lados políticos, é um personagem histórico, como sla, napoleão, lenin, garibaldi ou joana d’arc.
Msm eu sendo anarquista, conversando com um amigo cubano ele dizia que o que cuba precisava era “manter as conquistas da revolução e melhora-las” mesmo que ele não ignorasse a controvérsia do passado. Mas sei lá, rambo matando soviético e vietcongue tbm é propaganda.
Cara... mas esses dois, juntos a outros caras, entraram em Cuba e tomaram o país pelas armas mesmo. A Revolução Cubana foi um movimento armado. Só após um período inicial de guerrilha em Sierra Maestra, o movimento revolucionário ganhou força e apoio popular.
@@PiordoMundo sim claro, não to subestimando tbm as guerrilhas, e a luta que foi, mas tinha todo um movimento sindicalista que ajudou a forçar a queda do regime anterior.
Ah, com ctz