Antes de ficar putinho... Não, nada... Pode ficar putinho! 👇Apoie o pior e ganhe desvantagens marciobaiao.com/piordomundo 👇Redes sociais instagram.com/baionder/ facebook.com/baionder twitter.com/Baionder
Aquele tempo que era bom: Tv com no máximo 5 emissoras; Ficha de orelhão no bolso, sol e chuva pra encontrar um funcionando; Não tinha asfalto; A água encanada era ruim. Enfim, que saudade (nem fwdendo)!
Esse vídeo me deu uma baita vontade de documentar de alguma forma minha trajetória de maníaco por vídeos game, não tinha me tocado que essa falsidade generalizada atrapalharia de forma irreversível a compreensão da galera. Bom, com minha cabeça de TDAH fodida, provavelmente vou escrever meia duzia de rascunhos um dia e esquecer o assunto, mas a vontade veio! kkkk
Fala Baião como sempre mandando a letra muito bem, na minha opinião "de merda é claro" nostalgia tem que ser uma saudade boa, e nos fazer refletir para nos acalmar um pouco e lembrar das coisas que realmente valem a pena....há 2 semanas atrás sobrou um dinheirinho no bolso e chamei uns amigos de infância "irmãos mesmos" para curtir um rock e tomar uma gelada no bar, ninguém podia, família, trabalho, compromisso acabei indo sozinho voltando pra casa no carro na estrada lembrei que antigamente faltava grana, faltava lugar pra ir, faltava muita coisa....mas a rapaziada estava sempre junta e sobrava sorrisos....um abraço irmão...Tmj sempre!!!!!
Pois é cara, eu mesmo não consigo nem sequer jogar 5 horas por semana. Acabo limpando a casa, louça, etc ouvindo algum conteúdo sabe. Mas jogar mesmo, ah... Tô com o Seguro encosta aqui faz um ano, nunca dei nem play nele. É o resultado de trabalhar 8 horas por dia, se tem alguma grana mas não se tem tempo. *Desafio qualquer pai que trabalhe 8 horas, 40 semanais, que não pague alguém pra limpar sua casa e possa me dizer que acompanha de verdade a vida escolar de seus filhos! Enquanto a carga horária for essa, esqueça qualidade de vida!!!
Cara, eu posso sentir saudades das interações e das locadoras onde nos reuníamos para jogar. Mas... O acesso hoje a emulação mudou minha vida completamente, pois pude jogar o que apenas olhava nas vitrines careiras das lojas americanas em seu auge.
Tenho boas memórias, mas não sinto saudades do passado. Hoje é melhor para poder ver seriados, documentários e animes antigos a vontade que eu não pude ver na época.😌🤩
Cara, pelo seu relato aparenta que você teve uma infância não tão boa. Não sei se por questões financeiras ou familiares. Mas acho que o fator nostalgia é muito particular pra ser tratado de forma geral. Cada um teve suas experiências e cada coisa vai trazer determinados sentimentos. Não entendo pq você quis “desromantizar” o que muitas pessoas veem com muito carinho. Quando nós dos anos 70/80/90 falamos “na nossa época” estamos nos referindo as nossas experiências e isso é muito relativo. Você diz que não sente saudade da falta de acesso à informação ou a facilidade com que se descobria as coisas, hoje eu já acho que a facilidade em excesso tira o brilho de muitas coisas. Por exemplo, dificilmente eu paro para assistir um filme, são tantas opções em todos os gêneros que essa facilidade faz-me perder o interesse. Tudo é muito fácil, eu me lembro de esperar o corujão altas horas pra poder me deliciar com filmes, ou ir q locadora pra assistir um filme com minha família no final de semana. Era o momento que tinha pra isso, então era muito valorizado. A ausência da facilidade a tudo aproximava muito as pessoas para fazer coisas de fato juntas.. Eu creio que antes da tecnologia se tornar algo viral e de fácil acesso, cada avanço, seja nos games ou em outro meio, eram muito aproveitados por nós. Por isso muita gente sente saudades desse período. Eu imagino que algumas pessoas não puderam desfrutar muito dessa época como aparentemente você, mas isso não exclue o fato de que realmente foi um período muito legal da humanidade. Podemos dizer que seremos a última geração que vai saber o que é viver uma adolescência ou infância sem a necessidade de estar com um smartphone para estar conectado ao mundo. Tudo tem dois lados, cabe a nós aproveitar o que o lado mais doce da história. E se a nostalgia for esse meio, que seja. Des de que isso não influencie no nosso presente ou futuro acho que tá valendo.
As coisas não eram nem um pouco fáceis com inflação indo pra 2 mil por cento ao ano. Não dá pra achar isso bom. Mas não se trata disso, se trata de falsa nostalgia (inventar coisas que não aconteceram)... E não de atacar a nostalgia real.
Sim sim. Não foram períodos fáceis, mas esse não é o que eu tava querendo dizer. Em toda a história vai haver momentos bons e ruins. Eu prefiro me apegar ao lado bom, e falar sobre isso. Mas enfim, sucesso no seu canal, abraço!
TEm aquela velha "máxima", toda geração critica a outra geração seguinte, e acaba esquecendo as partes ruins de suas época.. com o tempo aprendi a respeitar o tempo e suas mudanças que não nos cabem criticar, e também fazer auto critica da nossa memória, é um exercício, com alguma paciência vamos lembrando tantas dificuldade que vivíamos e as alterações que nós criamos talvez como uma maneira de nos sentirmos melhor forjando que era tudo muito bom, mas analisando friamente com alguma meditação lembro de tantas coisas horríveis daquele tempo. Pois bem, as falsas memórias seja forçadamente ou inconscientemente virou nicho de comércio para canais de games, de esporte e muitas coisas...e junto a isso temos um fenômeno da pós-verdade que é uma narrativa falsa repetida diversas vezes que torna uma "verdade", hoje noto que vivemos a Era da mentira, das falsas narrativas.
@@mjfilho33 SMS ainda existe cara por incrível que pareça os usuários usam para enviar e confirmar o código do número do telefone ou de alguma conta na plataforma por proteção do indivíduo
Cansei de falar “bicho, não tenho saudade dos anos 80, não. Desabastecimento, a carne com um preço de manhã, outro à tarde, uma linha de telefone era um patrimônio…”. Mas o mercado da nostalgia vende o passado cor-de-rosa, tudo era maravilhoso, tudo era melhor e bla bla bla… tem coisas daquela época que não quero reviver nem se banhassem a ouro. Mas é assustador ver os mercadores da nostalgia romantizarem (leia-se mentirem) sobre o passado na cara dura.
Como disse Neymar: saudade daquilo que a gente não viveu. Nostalgia é um totem que te reconecta a sensações do passado. Nesse sentido a falsa nostalgia tb é a criação de um mundo lúdico que ajuda seu portador a lidar com as dores das privações do passado: não ter jogado quando quis, não ter experimentado por falta de oportunidade, etc. Uma espécie de catarse alucinógena que, no meu entendimento, vem antes da malicia da sede por audiência. Não pertencer é dolorido, principalmente na infância (a partir dos 5, 6 anos) onde nosso senso de identidade começa a ser formado. Excelente vídeo, meu irmão. Reflexão interessante.
@@lendoanona4688uma das maiores vergonhas q ele falou de metal gear, toda vez q ele citava o solid snake ele colocava uma foto do big boos ou do venom snake
Vejo diferença entre saudade e nostalgia (devo estar errado, mas tentarei explicar). Sinto saudade de meu pai e minha mãe que se foram cedo, dos almoços de domingo com a família completa e de aproveitar pequenos momentos REAIS que fazem parte da minha história. Nostalgia é um selo, uma sensação a ser vendida. Imagino que muitos tenham aceitado isso, por criar um mundo paralelo e inserir “memórias” melhores do que tiveram. Nem tudo no passado era bom, assim como hoje! Dirijo minha vida como um carro, as vezes olho os retrovisores, mas sigo em frente.
Na ÉPOCA parecia tudo lindo e legal, pq éramos crianças. Mas analisando BEM, puta merda, tinha bastante coisa ruim, como o vídeo pontua, a época do início dos anos 90 foi um INFERNO sobre a inflação..... E sinceramente? Meu deus, games nos anos 90 era extremamente foda ter pelo preço e dificuldade de arrumar um. Até mesmo uma televisão era algo não tão fácil..... Nostalgia realmente é apenas aquela sensação de liberdade e leveza que tínhamos quando éramos crianças pequenas, sem preocupações além de ir para escola, ver desenho apenas em certos horários e as vezes ganhar um dinheiro para comprar una doces.
Pia, o mais grandioso no seu trabalho, claro, na minha experiência como consumidor do seu conteúdo, é a forma como vc tem feito com que muitas lembranças da minha infância e adolescência, ressurjam. Memórias que ha muito tempo ja havia esquecido. Lembranças muito boas que a vida tratou de guardar profundamente no subconsciente, e que vc com seus vídeos têm trazido a tona. Experiências extraordinárias da perspectiva de uma criança que viveu tudo isso, que simplesmente não lembrava mais que um dia tive. Isso não tem preço cara. Talvez seja por isso, que o tenho na mais grande estima, como um velho amigo, que compartilhou comigo grandes momentos em frente à uma tela, em lugares pouco iluminados e com cheiros que so quem esteve lá, sabe. Um velho amigo, que compartilhou tudo isso ao meu lado, mesmo a milhares de km de distância, mesmo que nunca tenhamos nos conhecido. Ainda assim, um grande amigo. É, é realmente estranho, mas é essa sensação de velha amizade, que seu trabalho me traz. Um grande abraço cara, e sucesso na caminhada, de um cara, que mesmo que não tenha ideia disso, torce por vc.👊🏻
Pô cara... Que foda! Muito obrigado mano! Basicamente o único objetivo é esse resgate de memórias pra quem tem dificuldade pra amarrar os fatos. É isso aí!
Todo mundo era humilde. As coisas eram muito caras, de dificil acesso. As vezes vejo os caras falando que jogaram determinados jogos que eu aqui na periferia de sao paulo na decada de 80 nunca vi.
Será que no futuro vai ter gente dizendo que sente saudades da época em que youtubers colocavam nas capas dos vídeos imagens deles com cara de quem tá com o Kid Bengala atrás?
uma situação engraçada fizeram uma estreia de um jogo de nintendinho, ae no chat colocaram enquete, aonde vc jogou esse jogo? e uma das opções era super nintendo e foi a mais votada kk
Falar de algo não tão antigo assim, lá pelo ano de 2010, consegui comprar meu Nintendo DS. Os poucos amigos que tinha riam e me perguntavam pq nao tinha comprado um psp, ja que um Nds so tinha jogo de criancinha e menina. Mal tinha vídeos no youtube, tirando a galerinha do Pokemon, acho eu nao conhecia mais ninguem que tinha e jogava. Agora, o Nintendo Ds entrou para a lista de retro games e tem muito youtube comprando e fazendo reviews falando o quanto se divertiu horrores com o portátil. Oras?! Eu fico de cara ainda. Acontece o mesmo com todo o nicho dos retro altuma coisa. Era um inferno alugar joguinho, isso quando vc tinha video game em casa.
Ótimo vídeo Márcio, acredito que muitos até nem gostavam de videogames na época e até descriminavam que curtia e se arrepende de não ter jogado ou ter frequentado aquele meio que muitos amigos vivenciaram. Tem RUclipsr que corre pagar 5k num jogo pra dizer que era “ meu sonho de infância “ que muitas vezes ele nem viu o jogo 😅. Mas faz parte nesse mundo de entretenimento
Verdade,o mundo gamer naquela época era muito descriminado,pois aquele que gostavam de vídeo game eram tratados como aqui chamado em recife de donzelos,tabacudos e virjão e fora os apelidos e grupinhos que faziam de tudo pra brigar com vc,(daí que comecei a ter vários inimigos e brigas constantes)hoje tá safe.Nostalgia pelos momentos bons nos games?sim,mas querer viver tudo outra vez? nem em sonho
Eu posso citar nomes. Lembro de um vídeo do velberan, onde ele se passando por nostálgico, falava do turbo game, de como era isso e aquilo, e no fim, o cara foi colocar o cartucho no console e simplesmente não sabia. Disse que o aparelho tava ruim, q não entrava o jogo e etc, mas o cartucho apenas estava ao contrário.
@@PiordoMundo citar nomes pode motivar até a processo. Igual aquele otário lá do micros expressões faciais, que processou um outro cara só pq este último falou a verdade que aquilo tudo era pseudo ciência e tudo mentira. Vai que "gamers" resolvem empurrar no teu toba só pq voce disse que eles forçam nostalgia e inflam preços de trecos antigos com isso. Aliás, um video sobre preços inflados seria uma boa. E tem também a opção de falar dos "gamers raiz" que deixam de pagar as contas pra comprar joguinho antigo pra ostentar em rede social. Muitas tretas...
Eu acho engraçado quando o povo fala que jogou fliperama com troco de pão. Naquela época o pão era vendido por unidade e não por peso como hoje em dia. E com isso, eram poucas as vezes que sobrava troco, pois muita gente comprava pão com o dinheiro contado. Outro fator é que fliperama, a maioria só tinha em buteco, com fichas a 15 centavos (as máquinas velhas) e 25 centavos (as máquinas como SF2 e MK1). Só nos anos 90 é que as fichas ficaram em 25 e 50 centavos. Isso pelo menos em bairros aqui em SP. Mas fliperama em buteco são poucos que entravam, com medo dos risca facas, surra da mãe e os moleques de rua que te batiam pra tirar dinheiro. Tinham os fliperama no shopping, vinculados ao Playcenter, os arcades da Playland. Mas era tudo caro, mais de 1 real e a frescura do cartão de créditos (fichas). Muitos falam muito, mas alguns só poderiam ser filhos de agiotas para ter jogado certos jogos.
Ainda bem que aqui era algo equivalente a 10 centavos (pesando ainda antes do real) e assim foi por muito tempo. Senão eu não teria jogado tanto quanto joguei
Uma vez vi uma live de um grande youtuber de jogatina, entrevistando outro que tem um grande canal retro. Na live, um deles disse que o jogo 'Cadilacs e Dinossauros' não fez parte de sua infância por não ter nenhuma maquina na região onde morava ou por qualquer outro motivo que eu não me lembro...Outro dia vi o mesmo youtuber fazendo um vídeo jogando esse jogo e ele disse que "uau... na minha época esse jogo era loucura... eu ficava louco e blá blá blá"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
As vezes me pego pensando como hoje é melhor que ontem: jogos de gráficos e som que só sonhávamos. Graças a emulação, qualquer arcade, jogo ou console da época de moleque à disposição. TVs enormes e totalmente interativas. Internet ultra veloz. Passagens de avião muito mais baratas do que nos anos 80, quando viajar era um evento de luxo. Enfim, costumo dizer pros amigos mais chegados que não tenho saudades nenhuma dos anos 90. A única coisa que era melhor era o lado social, por não existir celulares e redes sociais. Mas ganha-se se um lado e perde de outro. Faz parte. Ótimo vídeo!
Conheci seu canal agr, sou jovem, 21 anos, não vivi essa época, meu pc é ruim, e por conta dissmo comecei a emular jogos do SNES, NES, Mega drive, e eu comece ia gostar de retro gaming pq meu pc é ruim mesmo kkkk, nunca entendi essa galera de nostalgia exagerada, um maluco que disse que CHOROU ouvindo a música de top gear naquele horizon chase, que tá ganhando dinheiro na OSSADA do Ayrton senna, enfim, acho bizonho.
Geralmente quem apela pra "falsa nostalgia" na verdade na época era (e hoje esta mais ainda) classe média pra alta, o que ta longe da realidade de 70% da população brasileira hoje em dia e ainda mais naquela época.
O troco do pão para fichas de fliperama acontece a rodo nas redes sociais. Eu, particularmente, nunca fiz isso, e o povo jura de pés juntos que faziam isso frequentemente para jogar KoF, principalmente.
isso aconteceu pq alguém interpretou de forma errada a historia do troco do pão, que sim tem gente que os pais deixavam os filhos ficarem com o troco, de qualquer coisa por sinal, e sim esse troco iria mais tarde pra ser usado pra jogar, só que algum doente achava msm que a pessoa ia jogar na hora de comprar o pão, acredito que isso se reflete ao que foi falado no video que a pessoa tentador fingir viver o que não viveu interpretou errado e agora temos os zumbis do pão pra contar essa historia
Eu tenho bastante saudades e nostalgia e várias coisas do passado, mas não trocaria nada que tenho hoje por aquilo que possuí no passado. O melhor tempo sempre está por vir.
Nunca entendi essa história de jogar Fliperama com dinheiro de pão. A primeira vez que eu tive acesso à um fliper tive que desembolsar 4 mangos por duas fichas. Foi uma experiência incrível poder pegar naquele volante e dirigir aquele carro que eu não fazia ideia de qual era, porem sábia que era algo que eu não poderia fazer isso todo dia muito menos com o troco do pão.
Passei por vários momentos bons com os videogames e por pouco não caio nessa história de que o passado era melhor, no meu caso foi pior, um exemplo é sobre informação escassa que agora tenho muita através do smartphone e para uma pessoa pobre que Eu sou hoje às coisas estão bem melhores... Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
Tem a questão da pessoa ligar a ideia de uma "época de ouro" com a vida pessoal. Tipo, muitos na infância tinham a vida mais tranquila, sem conta pra pagar ou sem um padrão explorador que te humilha todos os dias, nesse caso, até mesmo as limitações da época são romantizadas. PS: A música no final do vídeo me trouxe um pouco da palavra com "N", mas na minha realidade, essa trilha era tocada com um som insuportável através de um emulador de master no PS1. Que bom que hoje posso jogar o OutRun em uma qualidade bem melhor!
Mas falando sério, em relação a nostalgia. Existia uma nostalgia da minha parte, da minha epoca de jovem, onde com pouco dinheiro eu conseguia me divertir muito, agora com mais dinheiro do que eu tinha antes, eu estou devendo.
Acredito que as memórias fazem parte de nossa vida, porém creio que algumas podem estar distorcidas pela nossa própria visão de criança, e outras podem estar romantizadas pela nossa própria vontade de fugir da realidade atual. Eu tenho algumas boas memórias de criança, porém não tenho vontade de vive las novamente já que faz parte do amadurecimento, que o que passou passou. Lembro de muita coisa que experimentei pela primeira vez e por este motivo são inesquecíveis, mas não tenho saudade de apanhar de repetentes 2 ou 3 anos, sendo misturados com crianças bem menores, não tenho saudade de professoras que surravam alunos na frente todo mundo. Não tenho saudade de hiperinflação, não tenho saudade de não ter opções na tv sendo quase obrigado a assistir programas de calouros por falta de opção em finais de semana chuvosos. Me lembro que quando comprava qualquer coisa, o selo do preço parecia um livro de tanta reimpressão. Algumas vezes acho realmente estranho de senhores da minha idade não parecerem ter tido estes tipos de lembranças, principalmente da hiperinflação. Bem, podemos ainda tentar passar pano acreditando que tiveram algum tipo de bloqueio, ou ser mais realistas, e realmente perceber que é uma falcatrua com um tiquinho de mau caráter. Tema pra ser refletido e indagado quase como a questão do quem vem primeiro, o ovo ou a galinha.. Vídeo sagaz como sempre..
E eu que depois na minha adolescência confiei em brksedu, davy jones, sr Wilson, Fiaspo e vários outros e o YT recomendou seu canal pra mim mas só gostei desse vídeo porque eu queria ouvir essa opinião porque todos esses youtubers que mencionei ali em cima não passam de personagens!
Cara... Desses aí que vc citou, eu respeito o Wilson, por achar ele criativo pra krl. (Fora que ele não nega que é um personagem). O restante eu ignoro a existência.
Que saudade de contar centenas de cruzeiros... Mas é isso, se não é romance não é nostalgia e se o passado se confunde com experiência individual dá pra ter saudade até da ditadura.
É isso mesmo, concordo com tudo, principalmente o fato de muitas empresas usarem de nostalgia para vender, seja vídeo games ou outras mídias, pegando de jeito os véio saudosistas, ai quando são lançados o tal produto muitas vezes NÃO TEM NADA HAVER com aquilo que o cara consumia na infância/adolescência, sendo apenas um produto todo redesenhado para agradar a geração atual, usando aquela mesma temática antiga, e tem gente que ainda se contenta com os caras literalmente estu***ndo suas memórias. Na minha visão tem franquias que não deveriam ser revividas, muita coisa só funciona no contexto da época, e se for trazer de volta alterando as coisas melhor deixar nas memórias mesmo. E como tu disse, isso é muito mais sobre a época que a pessoa viveu e suas boas lembranças com aquilo, mas é uma época que NUNCA vai voltar, e não adianta ficar consumindo só coisa da época para tentar preencher um vazio que você tem, o sentimento jamais será o mesmo.
Na verdade o que eu sinto falta da época é a quantidade menor de responsabilidades e maior de amigos que conseguia ver e interagig com mais frequência. Hoje em dia, com trabalho, estudo e família está até difícil de ter alguns minutos para jogar algo, indepentende de ser retrô ou atual. Quanto a os jogos, era bem difícil conseguir dinheiro para jogar, muitas vezes fazíamos "vaquinha" para alugar o jogo e até mesmo o console. Hoje as coisas estão mais fáceis, com várias possibilidades de emulação e everdrives. Infelizmente os consoles "reais" voltaram a ficar fora do meu alcance novamente. Felizmente quando pude, adquiri bastante coisa, a maioria foi sucata que com muito esforço consegui consertar uma grande parte e descobri um novo hobby bem interessante: a eletrônica! Ótimo vídeo, como sempre mandou a realidade nua a crua da maior parte de nosso brazilzão!!
Que vídeo massa... essa mania que brasileiro retrogamer tem de reescrever sua própria memória é muito bizarra, principalmente quem não viveu a época. Como a maioria das informações são centradas no que ocorreu nos EUA, bizarramente tem muito zé por aí que se sente americano e faz o que você falou, "lembra" trocar pokemon com seu gameboy com todos os coleguinhas da escola que também tinham gameboy, de jogar Super Mario Bros 3 no seu nintendinho caixotão oficial, etc. etc. etc. enquanto a realidade era completamente diferente. Sou mais novo (nasci no começo dos anos 90) mas eu lembro claramente que mesmo lá pelo início dos anos 2000 videogame novo ainda era pra poucos, só conhecia uma pessoa com um gameboy color (a molecada da rua BABAVA) e a maioria ainda jogava em Super Nintendo, alguns Mega Drive e outros mais humildes num Phantom/Turbo enquanto americano já estava se acostumando com a ideia do PS2. Na época do SNES meu pai por exemplo tinha um Top Game CCE. Era época de locadoras, importação cara e cartuchos piratas do paraguai vindos da China, só nisso já se altera totalmente quais jogos eram populares e conhecidos. No SNES o que era popular? Os clássicos SMW e DKC sim, até porque vinham junto do videogame, mas também ISS e ISSD e a série Top Gear, por exemplo, e é muito fácil entender o porquê, já que no caso do ISS futebol sempre foi pica no Brasil e saiu uma caralhada de Futebol Brasileiro e Ronaldinho Soccer pirata, e o Top Gear porque é um jogo excelente numa ROM pequena, o que deixa fácil pra piratear, mais barato pra comprar... Eu gosto do seu canal porque você sempre manda a real e as memórias que você teve na sua própria época, sem fazer discursinho de Wikipedia ou copiado de americano que viveu a época dele no país dele. A maioria dos canais brasileiros são assim e é broxante.
O que você falou sobre nostalgia,eu acho que South park abordou isso em um episódio,e também eu concordo com você e não vou mentir sobre as minhas jogadas,exemplo eu não vou mentir que tiver todos consoles que queria,tipo eu gostaria muito de tem tido tido um psp ou ps3 mas não tiver ,ou um game boy advance ,mas também não vou mentir que acharia muito dos games do gba difícil e que usaria sabe state só por não tem paciência de usar password
Acontece comigo um fenômeno estranho, sinto nostalgia de algo que não vivi, nunca tive, mas que fui tão influenciado na época que puxando pela minha cabeça ela consegue me convencer de que foi verdade. Por exemplo o videogame Jaguar, na época li materias de revistas que prometiam que console seria uma revolução, que os gráficos dos jogos seriam surreais... Eu criança sonhei varias vezes com o console, desejei como se fosse a coisa mais legal do mundo. E hj em dia meus sonhos da época parecem algo que realmente vivi, porém a realidade eu nunca tive o Jaguar, nem se quer o vi ao vivo. E estes "sonhos" me dão nostalgia de algo que fantasiei.
Nota-se isso que em até canais grandes que nunca falaram de jogos antigos, começaram a fazer esse tipo de conteúdo, e devido ao tamanho dos canais, estão se tornando referência em algo que não viveram e não conhecem, tudo, como falado em vídeo, por likes e visualizações. Abraço!
Esse video foi mais que perfeito .. É exatamente o que eu sempre pensei .. nem toda nostalgia é real .. nem tudk foi vivido pelo nostalgico ... a maior parte é fake ou imputada .. porque nos anos 90 era mohh bozzzta, ninguem tinha grana era tudo caro .. E video game era caro igual ou até mais que hoje .. Muito boa percepção esse video tem que ser eternizado para servir de guia para os desavisados ..
Justamente... os anos 90 era uma merda total... só temos carinho pelos produtos de mídia bons que ficaram e hoje existe um "anos 90 idílico " que tá mais pra "San Junipero" do Black Mirror que o que era de fato!
Fico extremamente feliz vendo que ainda existe canais que não se renderam ao algoritmo e a nostalgia vazia. Tu pode chamar esse canal de pior do mundo mas ele é muito necessário!
A falsa nostalgia é um veneno da nossa sociedade. Não tenho saudades da minha infância a não ser a vontade de estar mais longe da velhice do q hj e refazer meu passado melhor e corrigir os erros passados😂.
Tenho quarenta e dois anos. Numa conversa um conhecido mais velho que eu falou como os bonecos de Star Wars embalaram a infância dele e eu perguntei se ele tinha importado, ele disse que pegou o Han Solo dele na Mesbla e um monte de coisas anacrônicas. Eu ganhei um Han Solo em 1988 quando foi lançado no Brasil pela Glasslite e não gostei muito, como nunca tinha assistido Star Wars parecia um boneco do Paulo Ricardo. Mas o que pega é que o cara inventou essa parada na própria cabeça e ficou bravo comigo.
Foda cara... Eu passo por esse tipo de coisa quase todos os dias. Imagina ser o chato que fala que não foi bem assim, quase todo dia? Pessoal tá embriagado de nostalgia inventada.
A indústria da nostalgia é gigante! Nostalgia gera série, novela, música, remake de jogos, filmes... Enfim, qualquer coisa para embelezar uma época como qualquer outra, época com seus momentos bons e ruins. Já foi o tempo da nostalgia enquanto um conjunto de memórias agradáveis de uma época que ficou. Agora é tudo exagero sem qualquer experiência. A nostalgia morreu!
Vídeo excelente, o que eu acho engraçado é ''youtubers'' da minha idade (27) vir falar que jogou com troco do pão kkkkkk, isso não faz o menor sentido, tive contato com os arcades em lugares como ''hotzone'' ''playland'' ou em casas de amigos que os pais deles tinham arcade modificado com mais de 300 jogos dentro, outra coisa que eu tive contato e já peguei o enterro foram de locadoras como blockbuster, que era onde eu alugava jogos de ps2 e snes que era o que eu tinha, o restante dos jogos que eu conheci foi tudo através da emulação e fico feliz por isso por que de jeito maneira eu teria grana pra alugar/comprar mais de 100 jogos de nes, snes, mega drive entre outros, nostalgia é legal para relembrar mas apenas isso, temos que olhar sempre para o presente, por que o passado já se foi e o futuro ainda vai ser, abraço.
Minutos atrás estava conversando com meu irmão (que é bem longe da bolha de gamer) sobre este assunto, e curiosamente vem a notificação com este conteúdo ruim. Intankavel e maravilhoso. Um disco do Polegar de cabeça pra baixo sobre este video.
Sla, um mundo ferrado, com a maior parte das pessoas sem muita perspectiva, com as pessoas sem poder de decidir nada de suas vidas (sim, é uma crítica política ao nosso atual sistema) faz as pessoas quererem voltar pra um momento onde as coisas eram mais simples, seja isso um momento que aconteceu de vdd ou não. É uma coisa até meio da psiquiatria, de vc “regredir” pro passado pra se defender das incertezas do futuro. Por isso que a nostalgia vende tão bem. E aqui eu não condeno a nostalgia por si, pq ela é algo gostoso, mas desde que feito com honestidade né?
Muito interessante seu video, eu mesmo não tenho nostalgia nenhuma do meu passado Gamer, o que me deixa meio puto é que hoje eu posso jogar todos os jogos que eu sonhei em jogar quando era criança, mas é tanta coisa pra jogar que eu não acabo jogando nada kkkk, grande abraco !!!
Na moral... tenho saudades de quando o padrão era as moças terem pelo na ppk (e só os da ppk, pq hoje a mina ou parece uma foca ou um wookie) e que não soltavam aleatoriamente durante o coito frases genéricas de filme pornô. Com jogos eu não troco AMS2 por nenhum jogo de corrida antigo, não trocaria Original Sin 2 nem por Pool of Radiance e não trocaria Rimworld por... bom, não existia nada como Rimworld. Mas eu queria um remake de Starflight
É o Melhor Pior Canal do Mundo kkkkk Uma coisa que pra mim nunca fez sentido é o lance de alugar sexta pra devolver segunda, na minha cidade pra ganhar um dia teria de alugar sábado! O povo confunde nostalgia com saudosismo. Quando jogo "jogo velho" ou assisto algo a respeito, é para lembrar do jogo ou aprender algo novo, nunca foi, pra mim, sobre: reviver aqueles áureos momentos de tempos que não voltam mais. Parte do que era bom "naqueles tempos" era por sermos criança e não termos noção muitas vezes, das durezas e dificuldades do mundo a nossa volta. Claro que esta "épca boa que não volta mais" é muito relativa né.
@@PiordoMundo o ponto que você levantou também sobre "aceitar/adotar" a experiência de outro como sua, pra enturmar, faz todo sentido, ainda mais nas redes sociais. É quase como seu "amigão mentiroso" lá que inventava as coisas pra ser o bom da turma. Vejo muita gente comentando no canal Top Milhão Infância Boa, falando como era a vida dos que jogavam com o troco do pão e vou lá falar que a minha era assim também, que jogava com o troco do pão dos outros até, pra ver se recebo like ou um orgásmico comentário. "Na padaria da minha cidade tinha uma caixinha pras pessoas doarem o troco do pão pras crianças que vinham com o dinheiro contado poderem jogar no bar do Eliseu com o troco do pão doado" Que aí já é uma variante do troco do pão.
Ainda pior que nostalgia é o neoretro. Edições numeradas com um valor criado absolutamente do nada, tipo os neons no deserto. Será que a coisa descaralha até o nível jogo NFT?
Discutir sobre jogos q nem conhecem pode ser, mas essa geração de agora é fato q nunca vao sentir a adrenalina de sair mais cedo de bicicleta e ir jogar ficha antes da aula de KOF no duelo, matar aula. Tomar coque de malandro veio q perdia pra gente, eu ja acordei cedo num sabado pra ir no centro de bicke pra ver a kof 98 q tinha acabado de lançar numa telona de 29, cada quebrada q ja fui enfrentar os bons, a primeira vez q cheguei no Iori Orochi q agente chamava de iori do mau, fora quando conheci uma maquina de kof 94 quando so jogava sf2 na locadora, se for citar um monte de nostalgia real. Alugar fita, ligar pra namorada de orelhao com ficha, nostalgia é historia e nao jogos, jogos hj todo mundo jogou tudo, agora viver na epoca so quem viveuuuu
Ah... Com ctz... Isso aí que vc citou eu passei com jogos mais antigos. Mas lembro de ter passado correndo na casa de um brother da época, e gritado no portão dele de manhã que tinha chegado a 98 no bairro... Maluco saiu correndo de casa se vestindo e tropeçando, ainda com um pão na boca. Essas coisas não se reconstroem. E com ctz só quem viveu viveu.
Mais um ótimo video cara, parabéns Eu gosto demais desse teu quadro, na real é o meu favorito. E por mais q o sujeito que está ouvindo n concorde com oq tu falou, no mínimo ele tem que reconhecer q vc traz uma nova forma de refletir sobre o assunto, uma nova perspectiva - e isso na minha opinião é o real valor do "tapa na cara".
Fui assistir um vídeo pra ficar de boa trabalhando e acabei levando um tapa na nostalgia. Ganhou um inscrito! Quase fui vítima desse mal, me vi comprando consoles caríssimos pra tentar voltar no passado. Mas fiquei esperto e abracei a emulação. Nostalgia é meu p3n!s !!!
Quando tu falou das pessoas se basearem em histórias de pessoas que contam mentiras sem se importar se a história é real ou não, só me veio na cabeça a Caverna do Dragão, onde todo mundo "sabe" que eles só não voltam pra casa porque todas a vezes ou a Uni ou o Mestre dos Magos impedem eles de voltar, mas ninguém reassiste pra saber que a Uni nunca moveu um músculo para impedir eles de passar, e a unica vez que o mestre foi responsável por eles ficarem, ele estava congelado e ia morrer se eles não arrumassem um item pra ele, e por acaso um portal apareceu enquanto eles foram atrás desse item. Mas no imaginário de todos "fãs", vale mais aquela crepipasta que vem sendo disseminada há décadas. Que jogo legal esse de fundo, vou ter que procurar, é o Seya descendo a porrada em boxeadores na rua, gostei.
@@juniorbill6564 O único episodio onde a amizade dos dois teve um pouco a ver com eles não voltarem, foi a Caixa de Pandora, quando portal abriu, o Bob falou que ia ficar preocupado com a uni sozinha lá, mas uma amiga do mestre estava perto e disse que cuidava, então ele já correu pro portal, nessa interação de uns 10 segundos o Vingador destruiu a ponte e fechou o portal. Então nem considero isso como eles não saírem porque o Bob não quis. Talvez vc esteja falando de uma vez que foi um berreiro entre os dois, mas o portal era pro mundo dos unicórnios, nada a ver com eles voltarem pra casa.
que ver uma coisa engraçada era jogar street fighter ao som SO para contrariar no bar, toda vez que eu escuto só para contrariar eu lembro de street fighter 2, kkkkkkkk
Eu acho que no fundo, a nostalgia é só uma vontade insaciável de voltar a infancia, uma epoca onde você não precisava vender 5 dias da sua semana para sobreviver e tinha muito tempo para brincar, jogar video-game/fliperama e assistir TV, acredito ser saudável ter nostagia mas não quer dizer que era melhor, a tecnologia nos ajudou bastante (E também nos atrapalha bastante, visto que a nova geração tem a atenção de um passarinho e escuta/assiste tudo no 2x). Visto isso, se eu tivesse uma maquina do tempo com ctz voltaria a essa epoca, mesmo sendo mais arcaica, eu era uma criança feliz.
Nada contra nostalgia... Mas voltar pra um tempo com inflação de 2 mil por cento ao ano, com linha telefonica a preço de carro? Dispenso voltar pra uma infância pobre... O tempo livre vai voltar... vou ficar sem fazer nada de novo na velhice mesmo kkk
@@PiordoMundo Você é um filho dos 80, aquele tempo era ruim mesmo, eu sou dos 90, o Real era 1 pra 1 do Dólar, não passei por esse período de super inflamação, tempo ótimo de ser bancado pelos pais, isso é um tempo que não volta mais.
Plano real é de 94 irmão... Significa que praticamente metade dos anos 90 foi sofrido também. Na velhice, aposentado, vc passa a ser bancado pelo estado (e por suas economias pessoais) o passado está voltando. É tipo mágica... Até as fraldas vão voltar 😆
@@PiordoMundo Se você chegar até os 70 anos, depender de INSS, quando estiver quase lá eles mudam as regras e a aposentadoria vai ser a partir do 80 kkkkkk, eu nasci em 92, quando comecei a ter consciência de grana foi em 94, já tinha 2 anos, se fazia muito com 1 real, inclusive pra alugar as fitas do Megao na locadora de casa era 3 reais, passava o fim de semana com a fita, mais 1 real passava na vendia e comprava uma porrada de doces, realmente não tive problemas com inflação, acredito que sua indignação com a nostalgia tenha mais a ver com os perrengues que passou na infância, e tá tudo bem, cada um tem sua história e suas experiências, mas a nostalgia é um mercado lucrativo não é atoa, e não é de hoje, Hollywood já trabalha com "Remakes" desde os anos 70.
Ótimo vídeo. Falando sobre essa “nostalgia” dos tempos recentes, tive na época do lançamento um snes, ps1 e neo geo. Para entrar nos arcades você tinha que ser maior de 18 ou com os pais acompanhados (que era meu caso, toda sexta feira depois da aula meu pai me levava para eu jogar sf2 e ver ele de braços cruzados atrás de um monte de cara de 18, 20 anos fumando e eu do lado vendo acabar as fichas). Foi uma época boa, foi ótima, mas o hoje, o atual e bem melhor. Se eu quiser reviver, posso através de emuladores ou consoles, e o melhor, de jogos que nunca tive a chance de jogar. Nostalgia é bom quando passa algo verdadeiro e que foi vivenciado. Porém reafirmo. O presente e muito melhor. Abraços.
Eu já peguei alguns canais na mentira dessa nostalgia mas não fui lá xingar o cara, pra mim isso é se tornar um maluco psicótico. Eu particularmente gosto mais do Super Nintendo porém eu gostava muito de assistir o pessoal que jogava o MegaDrive na locadora perto daqui de casa.
O mercado explora sempre a fé das pessoas, sempre jogando contra a realidade material do contexto de cada uma. É pela fé de querer acreditar em algo maior que a realidade que vive(maior parte das vezes abaixo das expectativas), que piá compra uma camisa com um logo de jacaré pra se sentir bem. Creio que o conceito de nostalgia marketado a exaustão segue essa mesma idéia, de explorar mentiras que as pessoas querem viver. Ou seja: uma baita de uma cornagem, onde quem tem consciência de seu convívio em sociedade não cai.
Me lembrou o Wolverine, que no seu auge era um cara que não tinha passado. As vezes ele era confrontado com algo que tinha feito, só pra tempos depois descobrir que não tinha sido ele. Ou foi? E afinal, era uma forma lúdico de colocar que a memoria é uma construção. Você falando, eu lembrei que na infância minha família pegava roupa e leite das doações da igreja, mas PRA MIM o mundo era menos complicado. Nao era motivo de sofrimento ou tristeza, mas talvez pros meus pais fosse. Acho que a nostalgia tem ver com poder simplificar o mundo. Meu eu de hoje voltar pra um momento onde minha relação com o ambiente era mais fácil. É duro ficar adulto.
Uns tempos atrás eu acompanhava dois canais desses de nostalgia, que falava de filmes, séries, jogos e desenhos animados dos anos 80 e 90, até o momento que deu no saco! Sei lá, ver um marmanjo barbado que só fala de coisas que eram pra crianças daquelas épocas, com roupinha e cenário temático me pareceu muita imaturidade. Tipo um tiozão metido a garoto e que não quer crescer. Parabéns pelo vídeo!
Valeu Cláudio... Pô, eu acho complicado essas paradas. E não gosto quando acham que eu sou como eles por gostar das mesmas coisas. Fica parecendo que gente comum não consome isso.
Concordo contigo na maioria das coisas....tudo era difícil nos anos 90, lembro que sempre precisava fazendo troca de cartuchos ou coisa do gênero, pois nem sempre dava para alugar cartuchos ou ter um amigo bem amigo mesmo que emprestava um jogo por algum tempo. De fliperama também era bem difícil, pois as fichas não eram nada barato e além do mais meus pais não deixavam ir a qualquer lugar, pois algum era uns botecos barra pesada, ou era casinos irregulares (com jogo do bicho e afins). Fui sortudo sim em quando criança ter tido atari 2600, mega drive e depois o super nintendo. Mas nada era fácil e nem fico romantizando...Claro que tem jogos e tudo mais que até hoje tenho carinho e que posteriormente comprei para ter como coleção e jogar alguns deles (novamente, pois na época lembro que sempre em algum momento vendia meus videogames para ajudar a pagar uma conta de luz, comida que faltava em casa e etc....essa parte os "nostálgicos" tem aminésia ou esquecimento...ou só eu era pobre...)
Eu penso bem parecido, nostalgia é engodo, do passado eu só tenho saudade da juventude. Em games eu só jogo aquilo que eu gosto, tipo um F-Zero que eu sempre revisito porque gosto e não porque é ótimo. Por sinal em games só é nostalgia aquilo que não se joga, game é game quando você joga.
Verdade... nostalgia reside na lembrança e não na vida real... toda vez que jogo a trilogia Donkey Kong Contry eu encaro com pragmatismo como um bom game e não com "nostalgia"
Meu primo que tinha Megadrive, e era a melhor forma de conseguir jogar sem gastar dinheiro indo a locadora ou fliperama. Só que ele era um porre e irritante, mas engolia muito sapo para poder jogar. Não sinto nostalgia alguma dessas coisas. Também não tenho saudades daqueles malditos adaptador RF ou aquela caixinha TVComputer, que dava sempre uma qualidade de imagem de merda. É o que chamo "nostalgia do mal".
@@PiordoMundo um bom video seria citar justamente "o lado podre" da nostalgia. Jogar numa sala de locadora quente com um ventilador bufando um um vento que parecia q esquentava mais do que refrescava. Jogar em fliperamas vagabundos cheio de bêbados e pessoas de caráter duvidoso. Tem que aguentar aquele amigo mala só pq ele tinha videogame. Essas malditas peças de conexão que quebravam e não transmitiam uma imagem de qualidade para a TV, isso quando a própria TV já não era de péssima qualidade. Se rotulado na escola como "esquisitão" ou "crianção" quando se é adolescente e gostava de games.
Saudades dos anos 80 quando eu era milionária e tinha todos os videogames lançados até o momento e que minha casa era uma locadora particular,troco do pão?que nada,eu era a dona das fichas,era tudo meu!!!Saudades desse tempo que deve ter acontecido em alguma outra linha do tempo no multiverso,mas como sempre o Barry Allen estragou tudo de novo
Que vídeo satisfatório e necessário, esses dias havia um B.O sobre um rapaz que jurava ser fan da série RE, ter terminado todos os games mais não conhecia os personagens.... Ainda sobre essa questão da exploração da nostalgia, tenho uma sensação muito boa ao consumir conteúdo de games retrô pois possuí na época master sysrem, snes e ps1 e desses só não tenho ainda o master, no entento quando me destino a montar um console na minha tv de tubo não consigo jogar mais que 1h, 1x na semana, me pergunto se tenho nostalgia pelos games ou pelo momento da vida? Será que sem esses vídeos eu abriria meus tapauer ao menos para ligar os consoles? É uma questão tenho me perguntado. Em fim, fica aqui o corriqueiro like e parabéns pela autenticidade do canal. Abração e Pelo Sport tudo!
hahaaha valeu cara! é algo assim mesmo... sobre esse rapaz, tem cara mentindo muito mais por aí e ninguém diz nada. na minha perspectiva, jogo antigo é como musica ou filme antigo, consumo por gostar do formato. se for só pela saudade, acho que não diverte o suficiente.
por isso que não sou relevante, porque vivi realmente naquele tempo do atari, mesmo com provas, e ao mesmo tempo jogando os jogos mais atuais. o público quer um eterno "personagem" de nostalgia.
Exatamente o que eu penso. Muitos que veneram games das antigas não entendem que aquilo foi o que havia de melhor na época, eram atuais, extraindo o poder do processamento dos consoles daquela geração. Até parece que um cara que tinha um SNES iria ficar “nostálgico” em ver um PONG.
Teve uma situação cujo fiquei tão indignado que parei total de ver o canal, que foi quando eu vi o canal de um fulano aí, que dizia jogar o Snatcher do Sega CD em 1993, na locadora com o resto do troco do pão. Aí eu vi que o Snatcher de Sega CD saiu em 1994 e que não era qualquer dono de locadora que tinha o Sega CD caro pra cacete, e ainda por cima o clássico "troco do pão" que minha nossa, eu acho que só daria pra contar quantas vezes ouvi isso apenas se eu tivesse 30090 dedos. Os cara se perde de tanta mentira. Mas aí, o que tem a falar sobre esse relato?
pior nem é isso... ele saiu em dezembro de 94 na europa e janeiro de 95 nos EUA. eu só vim ver esse jogo no sega CD quase em 96. na casa do brother Robinho Games... hj comerciante de games conhecido aqui na região.
@@PiordoMundotô assistindo agora essa nova homenagem pra depois mergulhar nos comentários. Sonho encontrar algum amigo meu neles pra sacanear o fdp rsrsrsr
Fala aí amigo . A maioria dos RUclipsrs Retrogamers quando estão jogando algo , falam assim : " esse jogo era otimo " . Como se o jogo não existisse mais . Deixou de ser novidade mas ainda está disponível 🤣🤣🤣🤣
Acabei de me lembrar disso. É pior ainda pois não se assume sabe. É óbvio que cada tempo é único, não verdade oque está sendo dito é que no tempo dele era melhor...
Bom, eu sou realmente da época dos flipers roots. Joguei muito Mortal Kombat com bafo de cachaceiro no cangote. É visível que a maioria dos youtubers nunca passariam nem perto de um ambiente cheio de pivetes, como eram os fliperamas. A nostalgia joga uma lente de fantasia em nossas mentes e a indústria ( não só de games ) soube capitalizar muito bem em cima disso. Eu mesmo nunca fui chegado em KOF. Nos fliperamas que frequentei nunca vi uma máquina de KOF. Mas tempos atrás eu cheguei a cair nessa pegadinha e por " nostalgia " baixei o KOF 94 no PS3. Só para constatar que eu nunca gostei do jogo mesmo kkkk. Incrível como a gente consegue ser manipulado se não ficarmos vigilantes com o que tentam nos empurrar pra cabeça
Pooo com ctz. Já eu joguei muito KOF, até o 98. Só que (normalmente) botequim onde tinha jogos de máquinas neo geo, só tinha máquinas neo geo. Porém! Sou MT mais adaptado a jogos de luta da Capcom, por motivos óbvios.
@@PiordoMundo Engraçado... eu joguei muito Samurai Shodown e Art Of Fighting, os dois do neo geo, e não me lembro de máquinas de KOF. Por aqui KOF nunca fez fama, mas esses outros da snk lotavam
Sério? Kof 94 galera aqui pirou... Mas samurai deu mais boom. 95 eu perdi o início, pq fiquei muito doente. Mas quando voltei pra rua pessoal tava louco pelo jogo. 96 deu uma esfriada... e na 97 já foi um absurdo. Filas e filas.
Nossa velhooooo. Essa daí do "qual jogo você vai alugar pra devolver só na segunda", é maravilhosa kkkkk. Pensei que só eu achava isso ridículo. Como se todo mundo tivesse grana pra locar jogo toda semana, né? Eu por exemplo, poderia até locar, mas preferia gastar com comida que tava sempre faltando lá em casa. A locação de cada cartucho era a partir de um real (variando de acordo com a locadora e época). Com um real naquela época eu comprava dez pães, pô! Fico olhando esses caras falando essas coisas e começo a pensar que só eu quem vivia num país de terceiro mundo kkkkk
As pessoas mentem pra elas msm para serem legais descoladas iu que viveram algo especial e são de alguma forma importantes para aquela época de resumindo era complicado os fliperamas lugar barulhento cheio de jogadores chatos que enchiam seu saco.querendo contra direto tinha briga por besteiras ... E o troco do pão das mães era contado se vc iria gastar vc iria ter um problema com as maes do anos 90 ... Que convenhamos eram mães bravas slc .. 😂😂
Antes de ficar putinho... Não, nada... Pode ficar putinho!
👇Apoie o pior e ganhe desvantagens
marciobaiao.com/piordomundo
👇Redes sociais
instagram.com/baionder/
facebook.com/baionder
twitter.com/Baionder
Aquele tempo que era bom:
Tv com no máximo 5 emissoras;
Ficha de orelhão no bolso, sol e chuva pra encontrar um funcionando;
Não tinha asfalto;
A água encanada era ruim.
Enfim, que saudade (nem fwdendo)!
hahhaha
“Papo de jogar fliperama com troco de pão sabendo que a maioria nem passava perto com medo de tomar um tapa” - Baião, bisturi cirúrgico kkkkkkk.
e pra quem provar que eu tou mentindo... eu tiro meu chapéu kk
Cara rachei nessa parte 😂😂😂
@@DinossauroGAMER kkkk
Também queria saber se alguém passou a tomar fumaça de cigarro na cara ao jogar Street Fighter 2 (foi o meu caso). kkkkk
Esse vídeo me deu uma baita vontade de documentar de alguma forma minha trajetória de maníaco por vídeos game, não tinha me tocado que essa falsidade generalizada atrapalharia de forma irreversível a compreensão da galera. Bom, com minha cabeça de TDAH fodida, provavelmente vou escrever meia duzia de rascunhos um dia e esquecer o assunto, mas a vontade veio! kkkk
hahahahahahahaha (e cara, irreversível mesmo)
Fala Baião como sempre mandando a letra muito bem, na minha opinião "de merda é claro" nostalgia tem que ser uma saudade boa, e nos fazer refletir para nos acalmar um pouco e lembrar das coisas que realmente valem a pena....há 2 semanas atrás sobrou um dinheirinho no bolso e chamei uns amigos de infância "irmãos mesmos" para curtir um rock e tomar uma gelada no bar, ninguém podia, família, trabalho, compromisso acabei indo sozinho voltando pra casa no carro na estrada lembrei que antigamente faltava grana, faltava lugar pra ir, faltava muita coisa....mas a rapaziada estava sempre junta e sobrava sorrisos....um abraço irmão...Tmj sempre!!!!!
Isso aí é foda mano
Pois é cara, eu mesmo não consigo nem sequer jogar 5 horas por semana. Acabo limpando a casa, louça, etc ouvindo algum conteúdo sabe. Mas jogar mesmo, ah...
Tô com o Seguro encosta aqui faz um ano, nunca dei nem play nele.
É o resultado de trabalhar 8 horas por dia, se tem alguma grana mas não se tem tempo.
*Desafio qualquer pai que trabalhe 8 horas, 40 semanais, que não pague alguém pra limpar sua casa e possa me dizer que acompanha de verdade a vida escolar de seus filhos!
Enquanto a carga horária for essa, esqueça qualidade de vida!!!
*"Sekiro encostado"
Cara, eu posso sentir saudades das interações e das locadoras onde nos reuníamos para jogar. Mas... O acesso hoje a emulação mudou minha vida completamente, pois pude jogar o que apenas olhava nas vitrines careiras das lojas americanas em seu auge.
pois é
Tenho boas memórias, mas não sinto saudades do passado. Hoje é melhor para poder ver seriados, documentários e animes antigos a vontade que eu não pude ver na época.😌🤩
Exato cara
Cara, pelo seu relato aparenta que você teve uma infância não tão boa. Não sei se por questões financeiras ou familiares. Mas acho que o fator nostalgia é muito particular pra ser tratado de forma geral. Cada um teve suas experiências e cada coisa vai trazer determinados sentimentos. Não entendo pq você quis “desromantizar” o que muitas pessoas veem com muito carinho. Quando nós dos anos 70/80/90 falamos “na nossa época” estamos nos referindo as nossas experiências e isso é muito relativo. Você diz que não sente saudade da falta de acesso à informação ou a facilidade com que se descobria as coisas, hoje eu já acho que a facilidade em excesso tira o brilho de muitas coisas. Por exemplo, dificilmente eu paro para assistir um filme, são tantas opções em todos os gêneros que essa facilidade faz-me perder o interesse. Tudo é muito fácil, eu me lembro de esperar o corujão altas horas pra poder me deliciar com filmes, ou ir q locadora pra assistir um filme com minha família no final de semana. Era o momento que tinha pra isso, então era muito valorizado. A ausência da facilidade a tudo aproximava muito as pessoas para fazer coisas de fato juntas.. Eu creio que antes da tecnologia se tornar algo viral e de fácil acesso, cada avanço, seja nos games ou em outro meio, eram muito aproveitados por nós. Por isso muita gente sente saudades desse período. Eu imagino que algumas pessoas não puderam desfrutar muito dessa época como aparentemente você, mas isso não exclue o fato de que realmente foi um período muito legal da humanidade. Podemos dizer que seremos a última geração que vai saber o que é viver uma adolescência ou infância sem a necessidade de estar com um smartphone para estar conectado ao mundo.
Tudo tem dois lados, cabe a nós aproveitar o que o lado mais doce da história. E se a nostalgia for esse meio, que seja. Des de que isso não influencie no nosso presente ou futuro acho que tá valendo.
As coisas não eram nem um pouco fáceis com inflação indo pra 2 mil por cento ao ano. Não dá pra achar isso bom. Mas não se trata disso, se trata de falsa nostalgia (inventar coisas que não aconteceram)... E não de atacar a nostalgia real.
Sim sim. Não foram períodos fáceis, mas esse não é o que eu tava querendo dizer. Em toda a história vai haver momentos bons e ruins. Eu prefiro me apegar ao lado bom, e falar sobre isso. Mas enfim, sucesso no seu canal, abraço!
Eu vejo os dois lados, abraço.
Concordo com tudo desse longo comentário. Abraços!
Vc na verdade está com fogo no labo, como diria cebolinha.
TEm aquela velha "máxima", toda geração critica a outra geração seguinte, e acaba esquecendo as partes ruins de suas época.. com o tempo aprendi a respeitar o tempo e suas mudanças que não nos cabem criticar, e também fazer auto critica da nossa memória, é um exercício, com alguma paciência vamos lembrando tantas dificuldade que vivíamos e as alterações que nós criamos talvez como uma maneira de nos sentirmos melhor forjando que era tudo muito bom, mas analisando friamente com alguma meditação lembro de tantas coisas horríveis daquele tempo. Pois bem, as falsas memórias seja forçadamente ou inconscientemente virou nicho de comércio para canais de games, de esporte e muitas coisas...e junto a isso temos um fenômeno da pós-verdade que é uma narrativa falsa repetida diversas vezes que torna uma "verdade", hoje noto que vivemos a Era da mentira, das falsas narrativas.
Exatamente isso... Pra que ser, se posso só falar que sou?
Cadê o coração pra eu por nesse comentário maravilhoso!
Pois é. Quem sente falta de secretária eletrônica? SMS? Telefone fixo? O Zap matou todos eles kkk.
@@mjfilho33 SMS ainda existe cara por incrível que pareça os usuários usam para enviar e confirmar o código do número do telefone ou de alguma conta na plataforma por proteção do indivíduo
Cansei de falar “bicho, não tenho saudade dos anos 80, não. Desabastecimento, a carne com um preço de manhã, outro à tarde, uma linha de telefone era um patrimônio…”. Mas o mercado da nostalgia vende o passado cor-de-rosa, tudo era maravilhoso, tudo era melhor e bla bla bla… tem coisas daquela época que não quero reviver nem se banhassem a ouro. Mas é assustador ver os mercadores da nostalgia romantizarem (leia-se mentirem) sobre o passado na cara dura.
Aqui já pintou um monte reclamando kkk
Previsível, né?
O de sempre... Paumolecencia gamer
Como disse Neymar: saudade daquilo que a gente não viveu.
Nostalgia é um totem que te reconecta a sensações do passado. Nesse sentido a falsa nostalgia tb é a criação de um mundo lúdico que ajuda seu portador a lidar com as dores das privações do passado: não ter jogado quando quis, não ter experimentado por falta de oportunidade, etc. Uma espécie de catarse alucinógena que, no meu entendimento, vem antes da malicia da sede por audiência.
Não pertencer é dolorido, principalmente na infância (a partir dos 5, 6 anos) onde nosso senso de identidade começa a ser formado.
Excelente vídeo, meu irmão. Reflexão interessante.
sim pedro, corretíssimo!
Vendo esse vídeo me veio a mente a frase do Araújo do Caps Lock: vc não é nostálgico, vc não tem é dinheiro.
não sei quem é... mas tem algum sentido
@@PiordoMundoTe falei q ele fez dois vídeos argumentando que o "EiNerd" plagiou um vídeo.
Eu sumiria do planeta se fosse o Ei nerd....
aahh é esse cara
@@PiordoMundo aliás, o Ei Nerd a cada semana alguém que mostra algo mais vergonhoso do cara
@@lendoanona4688uma das maiores vergonhas q ele falou de metal gear, toda vez q ele citava o solid snake ele colocava uma foto do big boos ou do venom snake
Vejo diferença entre saudade e nostalgia (devo estar errado, mas tentarei explicar). Sinto saudade de meu pai e minha mãe que se foram cedo, dos almoços de domingo com a família completa e de aproveitar pequenos momentos REAIS que fazem parte da minha história. Nostalgia é um selo, uma sensação a ser vendida. Imagino que muitos tenham aceitado isso, por criar um mundo paralelo e inserir “memórias” melhores do que tiveram. Nem tudo no passado era bom, assim como hoje! Dirijo minha vida como um carro, as vezes olho os retrovisores, mas sigo em frente.
Mas saudade e nostalgia são diferentes mesmo
Na ÉPOCA parecia tudo lindo e legal, pq éramos crianças.
Mas analisando BEM, puta merda, tinha bastante coisa ruim, como o vídeo pontua, a época do início dos anos 90 foi um INFERNO sobre a inflação.....
E sinceramente? Meu deus, games nos anos 90 era extremamente foda ter pelo preço e dificuldade de arrumar um.
Até mesmo uma televisão era algo não tão fácil.....
Nostalgia realmente é apenas aquela sensação de liberdade e leveza que tínhamos quando éramos crianças pequenas, sem preocupações além de ir para escola, ver desenho apenas em certos horários e as vezes ganhar um dinheiro para comprar una doces.
Exato Eduardo!
Pia, o mais grandioso no seu trabalho, claro, na minha experiência como consumidor do seu conteúdo, é a forma como vc tem feito com que muitas lembranças da minha infância e adolescência, ressurjam.
Memórias que ha muito tempo ja havia esquecido.
Lembranças muito boas que a vida tratou de guardar profundamente no subconsciente, e que vc com seus vídeos têm trazido a tona.
Experiências extraordinárias da perspectiva de uma criança que viveu tudo isso, que simplesmente não lembrava mais que um dia tive.
Isso não tem preço cara.
Talvez seja por isso, que o tenho na mais grande estima, como um velho amigo, que compartilhou comigo grandes momentos em frente à uma tela, em lugares pouco iluminados e com cheiros que so quem esteve lá, sabe.
Um velho amigo, que compartilhou tudo isso ao meu lado, mesmo a milhares de km de distância, mesmo que nunca tenhamos nos conhecido.
Ainda assim, um grande amigo.
É, é realmente estranho, mas é essa sensação de velha amizade, que seu trabalho me traz.
Um grande abraço cara, e sucesso na caminhada, de um cara, que mesmo que não tenha ideia disso, torce por vc.👊🏻
Pô cara... Que foda! Muito obrigado mano! Basicamente o único objetivo é esse resgate de memórias pra quem tem dificuldade pra amarrar os fatos. É isso aí!
Caraca vc é o porta voz da minha mente. Tudo que eu penso em falar vc já falou. Nao sou psicólogo.😂😂😂
kkkk acontece vez ou outra
Todo mundo era humilde. As coisas eram muito caras, de dificil acesso. As vezes vejo os caras falando que jogaram determinados jogos que eu aqui na periferia de sao paulo na decada de 80 nunca vi.
não ter visto é normal... foda é que os caras falam que tiveram. aí é foda
Será que no futuro vai ter gente dizendo que sente saudades da época em que youtubers colocavam nas capas dos vídeos imagens deles com cara de quem tá com o Kid Bengala atrás?
certamente
O engraçado do lance do "troco de pão" é que a grande maioria deles são playboys e quem comprava pão era a empregada da casa.
é exatamente o que eu falo
uma situação engraçada fizeram uma estreia de um jogo de nintendinho, ae no chat colocaram enquete, aonde vc jogou esse jogo? e uma das opções era super nintendo e foi a mais votada kk
Hahahahahahahhahahahajajajahahahhahaahhahahahahaha
Vergonha alheia master
Falar de algo não tão antigo assim, lá pelo ano de 2010, consegui comprar meu Nintendo DS. Os poucos amigos que tinha riam e me perguntavam pq nao tinha comprado um psp, ja que um Nds so tinha jogo de criancinha e menina. Mal tinha vídeos no youtube, tirando a galerinha do Pokemon, acho eu nao conhecia mais ninguem que tinha e jogava. Agora, o Nintendo Ds entrou para a lista de retro games e tem muito youtube comprando e fazendo reviews falando o quanto se divertiu horrores com o portátil. Oras?! Eu fico de cara ainda.
Acontece o mesmo com todo o nicho dos retro altuma coisa. Era um inferno alugar joguinho, isso quando vc tinha video game em casa.
os caras metem muito caô
Ótimo vídeo Márcio, acredito que muitos até nem gostavam de videogames na época e até descriminavam que curtia e se arrepende de não ter jogado ou ter frequentado aquele meio que muitos amigos vivenciaram. Tem RUclipsr que corre pagar 5k num jogo pra dizer que era “ meu sonho de infância “ que muitas vezes ele nem viu o jogo 😅. Mas faz parte nesse mundo de entretenimento
O r mbo parece um desses kkkkkkk
Eu era tratado como um tipo de doente mental... por viver enfiado em qualquer lugar que houvesse games.
Verdade,o mundo gamer naquela época era muito descriminado,pois aquele que gostavam de vídeo game eram tratados como aqui chamado em recife de donzelos,tabacudos e virjão e fora os apelidos e grupinhos que faziam de tudo pra brigar com vc,(daí que comecei a ter vários inimigos e brigas constantes)hoje tá safe.Nostalgia pelos momentos bons nos games?sim,mas querer viver tudo outra vez? nem em sonho
@@sandromarquesferreira7321 fora o bom e velho "viciado" kkk
@@PiordoMundo verdade esqueci o principal 😂
Eu posso citar nomes.
Lembro de um vídeo do velberan, onde ele se passando por nostálgico, falava do turbo game, de como era isso e aquilo, e no fim, o cara foi colocar o cartucho no console e simplesmente não sabia. Disse que o aparelho tava ruim, q não entrava o jogo e etc, mas o cartucho apenas estava ao contrário.
karaio... eu lembro disso. foi foda
detalhe... eu também posso citar nomes. só resolvi não fazer mais, pra depois ninguém sair por aí fantasiando que quero crescer às custas de A ou B.
@@PiordoMundo citar nomes pode motivar até a processo. Igual aquele otário lá do micros expressões faciais, que processou um outro cara só pq este último falou a verdade que aquilo tudo era pseudo ciência e tudo mentira.
Vai que "gamers" resolvem empurrar no teu toba só pq voce disse que eles forçam nostalgia e inflam preços de trecos antigos com isso.
Aliás, um video sobre preços inflados seria uma boa.
E tem também a opção de falar dos "gamers raiz" que deixam de pagar as contas pra comprar joguinho antigo pra ostentar em rede social.
Muitas tretas...
altas pensões kk
Finalmente um canal de qualidade duvidosa para relembrar memórias esdrúxulas. Perfeição. 😩
kkkkkk
por isso que do nada surgiram varios retrogames , o povo e muito emocionado.
KKK algo assim
Muitos desses nem jogaram na época.
Eu acho engraçado quando o povo fala que jogou fliperama com troco de pão. Naquela época o pão era vendido por unidade e não por peso como hoje em dia.
E com isso, eram poucas as vezes que sobrava troco, pois muita gente comprava pão com o dinheiro contado.
Outro fator é que fliperama, a maioria só tinha em buteco, com fichas a 15 centavos (as máquinas velhas) e 25 centavos (as máquinas como SF2 e MK1). Só nos anos 90 é que as fichas ficaram em 25 e 50 centavos. Isso pelo menos em bairros aqui em SP.
Mas fliperama em buteco são poucos que entravam, com medo dos risca facas, surra da mãe e os moleques de rua que te batiam pra tirar dinheiro.
Tinham os fliperama no shopping, vinculados ao Playcenter, os arcades da Playland. Mas era tudo caro, mais de 1 real e a frescura do cartão de créditos (fichas).
Muitos falam muito, mas alguns só poderiam ser filhos de agiotas para ter jogado certos jogos.
Ainda bem que aqui era algo equivalente a 10 centavos (pesando ainda antes do real) e assim foi por muito tempo. Senão eu não teria jogado tanto quanto joguei
Uma vez vi uma live de um grande youtuber de jogatina, entrevistando outro que tem um grande canal retro. Na live, um deles disse que o jogo 'Cadilacs e Dinossauros' não fez parte de sua infância por não ter nenhuma maquina na região onde morava ou por qualquer outro motivo que eu não me lembro...Outro dia vi o mesmo youtuber fazendo um vídeo jogando esse jogo e ele disse que "uau... na minha época esse jogo era loucura... eu ficava louco e blá blá blá"... kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
mentira nem tem perna curta... simplesmente não tem perna. fora que pra nunca ter visto cadilacs, só nunca tendo ido em fliper.
Já vi cara falar que saiu pra Sega CD, oque é meia verdade pois saiu um jogo com esse nome mas era outro jogo.
bem meia boca
@@PiordoMundo era uma outra proposta. A Capcom quis lucrar com o nome e só.
E ainda ruim kk
As vezes me pego pensando como hoje é melhor que ontem: jogos de gráficos e som que só sonhávamos. Graças a emulação, qualquer arcade, jogo ou console da época de moleque à disposição. TVs enormes e totalmente interativas. Internet ultra veloz. Passagens de avião muito mais baratas do que nos anos 80, quando viajar era um evento de luxo.
Enfim, costumo dizer pros amigos mais chegados que não tenho saudades nenhuma dos anos 90. A única coisa que era melhor era o lado social, por não existir celulares e redes sociais. Mas ganha-se se um lado e perde de outro. Faz parte.
Ótimo vídeo!
Pois é cara! Linha telefonica a preço de carro. Saudade zero
Conheci seu canal agr, sou jovem, 21 anos, não vivi essa época, meu pc é ruim, e por conta dissmo comecei a emular jogos do SNES, NES, Mega drive, e eu comece ia gostar de retro gaming pq meu pc é ruim mesmo kkkk, nunca entendi essa galera de nostalgia exagerada, um maluco que disse que CHOROU ouvindo a música de top gear naquele horizon chase, que tá ganhando dinheiro na OSSADA do Ayrton senna, enfim, acho bizonho.
É a no$talgia
Geralmente quem apela pra "falsa nostalgia" na verdade na época era (e hoje esta mais ainda) classe média pra alta, o que ta longe da realidade de 70% da população brasileira hoje em dia e ainda mais naquela época.
exatamente!
O troco do pão para fichas de fliperama acontece a rodo nas redes sociais. Eu, particularmente, nunca fiz isso, e o povo jura de pés juntos que faziam isso frequentemente para jogar KoF, principalmente.
Kkkk mandelagem
isso aconteceu pq alguém interpretou de forma errada a historia do troco do pão, que sim tem gente que os pais deixavam os filhos ficarem com o troco, de qualquer coisa por sinal, e sim esse troco iria mais tarde pra ser usado pra jogar, só que algum doente achava msm que a pessoa ia jogar na hora de comprar o pão, acredito que isso se reflete ao que foi falado no video que a pessoa tentador fingir viver o que não viveu interpretou errado e agora temos os zumbis do pão pra contar essa historia
sim.. troco do pão é uma expressão kkk maluco zumbizou na parada
Eu tenho bastante saudades e nostalgia e várias coisas do passado, mas não trocaria nada que tenho hoje por aquilo que possuí no passado. O melhor tempo sempre está por vir.
Verdade cara !
Nunca entendi essa história de jogar Fliperama com dinheiro de pão. A primeira vez que eu tive acesso à um fliper tive que desembolsar 4 mangos por duas fichas. Foi uma experiência incrível poder pegar naquele volante e dirigir aquele carro que eu não fazia ideia de qual era, porem sábia que era algo que eu não poderia fazer isso todo dia muito menos com o troco do pão.
Karaio, caro
@@PiordoMundo pois é. Onde morava era cidade de interior sem muito acesso à games.
Aqui, república de Bundaritiba, os Boy (Continuo) usavam fichas de transporte. Estudantes também.uita gente andava quilômetros pra poder jogar.
e assim eu peguei insolação
Passei por vários momentos bons com os videogames e por pouco não caio nessa história de que o passado era melhor, no meu caso foi pior, um exemplo é sobre informação escassa que agora tenho muita através do smartphone e para uma pessoa pobre que Eu sou hoje às coisas estão bem melhores... Valeu pelo Excelente Vídeo!!!
sou eu quem agradece cara... mt ruim não ter acesso as coisas. não dá pra romantizar...
@@PiordoMundo Exatamente!👍🏽
Por aí cara. Tenho certeza q nenhum de nós sentimos sdds do antigo yt q demorava décadas pra carregar um vídeo, mt menos da antiga Internet.
Tem a questão da pessoa ligar a ideia de uma "época de ouro" com a vida pessoal. Tipo, muitos na infância tinham a vida mais tranquila, sem conta pra pagar ou sem um padrão explorador que te humilha todos os dias, nesse caso, até mesmo as limitações da época são romantizadas.
PS: A música no final do vídeo me trouxe um pouco da palavra com "N", mas na minha realidade, essa trilha era tocada com um som insuportável através de um emulador de master no PS1. Que bom que hoje posso jogar o OutRun em uma qualidade bem melhor!
exatamente cara!
Mas falando sério, em relação a nostalgia. Existia uma nostalgia da minha parte, da minha epoca de jovem, onde com pouco dinheiro eu conseguia me divertir muito, agora com mais dinheiro do que eu tinha antes, eu estou devendo.
Hahahahahahahahahahahah
Acredito que as memórias fazem parte de nossa vida, porém creio que algumas podem estar distorcidas pela nossa própria visão de criança, e outras podem estar romantizadas pela nossa própria vontade de fugir da realidade atual. Eu tenho algumas boas memórias de criança, porém não tenho vontade de vive las novamente já que faz parte do amadurecimento, que o que passou passou. Lembro de muita coisa que experimentei pela primeira vez e por este motivo são inesquecíveis, mas não tenho saudade de apanhar de repetentes 2 ou 3 anos, sendo misturados com crianças bem menores, não tenho saudade de professoras que surravam alunos na frente todo mundo. Não tenho saudade de hiperinflação, não tenho saudade de não ter opções na tv sendo quase obrigado a assistir programas de calouros por falta de opção em finais de semana chuvosos. Me lembro que quando comprava qualquer coisa, o selo do preço parecia um livro de tanta reimpressão. Algumas vezes acho realmente estranho de senhores da minha idade não parecerem ter tido estes tipos de lembranças, principalmente da hiperinflação. Bem, podemos ainda tentar passar pano acreditando que tiveram algum tipo de bloqueio, ou ser mais realistas, e realmente perceber que é uma falcatrua com um tiquinho de mau caráter. Tema pra ser refletido e indagado quase como a questão do quem vem primeiro, o ovo ou a galinha.. Vídeo sagaz como sempre..
exatamente isso cara!
E eu que depois na minha adolescência confiei em brksedu, davy jones, sr Wilson, Fiaspo e vários outros e o YT recomendou seu canal pra mim mas só gostei desse vídeo porque eu queria ouvir essa opinião porque todos esses youtubers que mencionei ali em cima não passam de personagens!
Cara... Desses aí que vc citou, eu respeito o Wilson, por achar ele criativo pra krl. (Fora que ele não nega que é um personagem). O restante eu ignoro a existência.
Que saudade de contar centenas de cruzeiros...
Mas é isso, se não é romance não é nostalgia e se o passado se confunde com experiência individual dá pra ter saudade até da ditadura.
O bagulho é loko
É isso mesmo, concordo com tudo, principalmente o fato de muitas empresas usarem de nostalgia para vender, seja vídeo games ou outras mídias, pegando de jeito os véio saudosistas, ai quando são lançados o tal produto muitas vezes NÃO TEM NADA HAVER com aquilo que o cara consumia na infância/adolescência, sendo apenas um produto todo redesenhado para agradar a geração atual, usando aquela mesma temática antiga, e tem gente que ainda se contenta com os caras literalmente estu***ndo suas memórias.
Na minha visão tem franquias que não deveriam ser revividas, muita coisa só funciona no contexto da época, e se for trazer de volta alterando as coisas melhor deixar nas memórias mesmo. E como tu disse, isso é muito mais sobre a época que a pessoa viveu e suas boas lembranças com aquilo, mas é uma época que NUNCA vai voltar, e não adianta ficar consumindo só coisa da época para tentar preencher um vazio que você tem, o sentimento jamais será o mesmo.
Exatamente cara! N curto essa coisa de caça níqueis. E nesse nicho tá cheio.
Na verdade o que eu sinto falta da época é a quantidade menor de responsabilidades e maior de amigos que conseguia ver e interagig com mais frequência.
Hoje em dia, com trabalho, estudo e família está até difícil de ter alguns minutos para jogar algo, indepentende de ser retrô ou atual.
Quanto a os jogos, era bem difícil conseguir dinheiro para jogar, muitas vezes fazíamos "vaquinha" para alugar o jogo e até mesmo o console.
Hoje as coisas estão mais fáceis, com várias possibilidades de emulação e everdrives. Infelizmente os consoles "reais" voltaram a ficar fora do meu alcance novamente.
Felizmente quando pude, adquiri bastante coisa, a maioria foi sucata que com muito esforço consegui consertar uma grande parte e descobri um novo hobby bem interessante: a eletrônica!
Ótimo vídeo, como sempre mandou a realidade nua a crua da maior parte de nosso brazilzão!!
Poo cara... É isso aí! Lembro dos caras que começavam a se interessar por eletrônica já na época, muito influência dos jogos mesmo.
Vou comentar algo realmente relevante e acho que vai agregar muito nesse assunto... Mano senti uma leve semelhança entre você e o Inri Cristo 😅
OH PHHHAAAI!!!!!
Nostalgia bizarra é a Kombi da Elis Regina operada por IA
kkk eu poderia passar o fim de semana sem saber dessa
Que vídeo massa... essa mania que brasileiro retrogamer tem de reescrever sua própria memória é muito bizarra, principalmente quem não viveu a época. Como a maioria das informações são centradas no que ocorreu nos EUA, bizarramente tem muito zé por aí que se sente americano e faz o que você falou, "lembra" trocar pokemon com seu gameboy com todos os coleguinhas da escola que também tinham gameboy, de jogar Super Mario Bros 3 no seu nintendinho caixotão oficial, etc. etc. etc. enquanto a realidade era completamente diferente. Sou mais novo (nasci no começo dos anos 90) mas eu lembro claramente que mesmo lá pelo início dos anos 2000 videogame novo ainda era pra poucos, só conhecia uma pessoa com um gameboy color (a molecada da rua BABAVA) e a maioria ainda jogava em Super Nintendo, alguns Mega Drive e outros mais humildes num Phantom/Turbo enquanto americano já estava se acostumando com a ideia do PS2. Na época do SNES meu pai por exemplo tinha um Top Game CCE.
Era época de locadoras, importação cara e cartuchos piratas do paraguai vindos da China, só nisso já se altera totalmente quais jogos eram populares e conhecidos. No SNES o que era popular? Os clássicos SMW e DKC sim, até porque vinham junto do videogame, mas também ISS e ISSD e a série Top Gear, por exemplo, e é muito fácil entender o porquê, já que no caso do ISS futebol sempre foi pica no Brasil e saiu uma caralhada de Futebol Brasileiro e Ronaldinho Soccer pirata, e o Top Gear porque é um jogo excelente numa ROM pequena, o que deixa fácil pra piratear, mais barato pra comprar...
Eu gosto do seu canal porque você sempre manda a real e as memórias que você teve na sua própria época, sem fazer discursinho de Wikipedia ou copiado de americano que viveu a época dele no país dele. A maioria dos canais brasileiros são assim e é broxante.
Cara... Primeiramente valeu aí a consideração. E broxante é exatamente o que me vem à mente mesmo. Nenhuma palavra pode explicar melhor.
O que você falou sobre nostalgia,eu acho que South park abordou isso em um episódio,e também eu concordo com você e não vou mentir sobre as minhas jogadas,exemplo eu não vou mentir que tiver todos consoles que queria,tipo eu gostaria muito de tem tido tido um psp ou ps3 mas não tiver ,ou um game boy advance ,mas também não vou mentir que acharia muito dos games do gba difícil e que usaria sabe state só por não tem paciência de usar password
Normal
Acontece comigo um fenômeno estranho, sinto nostalgia de algo que não vivi, nunca tive, mas que fui tão influenciado na época que puxando pela minha cabeça ela consegue me convencer de que foi verdade. Por exemplo o videogame Jaguar, na época li materias de revistas que prometiam que console seria uma revolução, que os gráficos dos jogos seriam surreais... Eu criança sonhei varias vezes com o console, desejei como se fosse a coisa mais legal do mundo.
E hj em dia meus sonhos da época parecem algo que realmente vivi, porém a realidade eu nunca tive o Jaguar, nem se quer o vi ao vivo.
E estes "sonhos" me dão nostalgia de algo que fantasiei.
não é tão estranho... mídias excepcionais (livros, séries, filmes, músicas) tem esse poder.
Nota-se isso que em até canais grandes que nunca falaram de jogos antigos, começaram a fazer esse tipo de conteúdo, e devido ao tamanho dos canais, estão se tornando referência em algo que não viveram e não conhecem, tudo, como falado em vídeo, por likes e visualizações. Abraço!
EXATAMENTE!
Esse video foi mais que perfeito ..
É exatamente o que eu sempre pensei .. nem toda nostalgia é real .. nem tudk foi vivido pelo nostalgico ... a maior parte é fake ou imputada .. porque nos anos 90 era mohh bozzzta, ninguem tinha grana era tudo caro ..
E video game era caro igual ou até mais que hoje ..
Muito boa percepção esse video tem que ser eternizado para servir de guia para os desavisados ..
Poo valeu aí pela moral... Mas é bem isso aí mesmo
Justamente... os anos 90 era uma merda total... só temos carinho pelos produtos de mídia bons que ficaram e hoje existe um "anos 90 idílico " que tá mais pra "San Junipero" do Black Mirror que o que era de fato!
@@educosta_89 foda
Fico extremamente feliz vendo que ainda existe canais que não se renderam ao algoritmo e a nostalgia vazia. Tu pode chamar esse canal de pior do mundo mas ele é muito necessário!
Coisas ruins são mesmo hahaha
.. e valeu aí cara!
A falsa nostalgia é um veneno da nossa sociedade. Não tenho saudades da minha infância a não ser a vontade de estar mais longe da velhice do q hj e refazer meu passado melhor e corrigir os erros passados😂.
é isso
Tenho quarenta e dois anos. Numa conversa um conhecido mais velho que eu falou como os bonecos de Star Wars embalaram a infância dele e eu perguntei se ele tinha importado, ele disse que pegou o Han Solo dele na Mesbla e um monte de coisas anacrônicas. Eu ganhei um Han Solo em 1988 quando foi lançado no Brasil pela Glasslite e não gostei muito, como nunca tinha assistido Star Wars parecia um boneco do Paulo Ricardo. Mas o que pega é que o cara inventou essa parada na própria cabeça e ficou bravo comigo.
Foda cara... Eu passo por esse tipo de coisa quase todos os dias. Imagina ser o chato que fala que não foi bem assim, quase todo dia? Pessoal tá embriagado de nostalgia inventada.
A indústria da nostalgia é gigante! Nostalgia gera série, novela, música, remake de jogos, filmes... Enfim, qualquer coisa para embelezar uma época como qualquer outra, época com seus momentos bons e ruins.
Já foi o tempo da nostalgia enquanto um conjunto de memórias agradáveis de uma época que ficou. Agora é tudo exagero sem qualquer experiência. A nostalgia morreu!
ta foda
Cara, esse quadro é um direto no queixo 😂😂
Sempre me faz perder inscritos deliciosamente...mas vale a pena
É um Hadouken
@@PiordoMundosó boi vai embora.
Vídeo excelente, o que eu acho engraçado é ''youtubers'' da minha idade (27) vir falar que jogou com troco do pão kkkkkk, isso não faz o menor sentido, tive contato com os arcades em lugares como ''hotzone'' ''playland'' ou em casas de amigos que os pais deles tinham arcade modificado com mais de 300 jogos dentro, outra coisa que eu tive contato e já peguei o enterro foram de locadoras como blockbuster, que era onde eu alugava jogos de ps2 e snes que era o que eu tinha, o restante dos jogos que eu conheci foi tudo através da emulação e fico feliz por isso por que de jeito maneira eu teria grana pra alugar/comprar mais de 100 jogos de nes, snes, mega drive entre outros, nostalgia é legal para relembrar mas apenas isso, temos que olhar sempre para o presente, por que o passado já se foi e o futuro ainda vai ser, abraço.
Podescrer cara
Sempre pensei nesse aspecto da falsa nostalgia também.
Prefiro o HOJE que o ONTEM
Pois é
Minutos atrás estava conversando com meu irmão (que é bem longe da bolha de gamer) sobre este assunto, e curiosamente vem a notificação com este conteúdo ruim.
Intankavel e maravilhoso.
Um disco do Polegar de cabeça pra baixo sobre este video.
Hahahahahahah excelente cara
Sla, um mundo ferrado, com a maior parte das pessoas sem muita perspectiva, com as pessoas sem poder de decidir nada de suas vidas (sim, é uma crítica política ao nosso atual sistema) faz as pessoas quererem voltar pra um momento onde as coisas eram mais simples, seja isso um momento que aconteceu de vdd ou não. É uma coisa até meio da psiquiatria, de vc “regredir” pro passado pra se defender das incertezas do futuro. Por isso que a nostalgia vende tão bem. E aqui eu não condeno a nostalgia por si, pq ela é algo gostoso, mas desde que feito com honestidade né?
Problema é que a honestidade tá em falta
Muito interessante seu video, eu mesmo não tenho nostalgia nenhuma do meu passado Gamer, o que me deixa meio puto é que hoje eu posso jogar todos os jogos que eu sonhei em jogar quando era criança, mas é tanta coisa pra jogar que eu não acabo jogando nada kkkk, grande abraco !!!
hahahahaha
Olha saudades eu tenho do tempo livre da época.
Música nostalgica ai de Out Run, zerei demais no Master System
bom porte
Na moral... tenho saudades de quando o padrão era as moças terem pelo na ppk (e só os da ppk, pq hoje a mina ou parece uma foca ou um wookie) e que não soltavam aleatoriamente durante o coito frases genéricas de filme pornô. Com jogos eu não troco AMS2 por nenhum jogo de corrida antigo, não trocaria Original Sin 2 nem por Pool of Radiance e não trocaria Rimworld por... bom, não existia nada como Rimworld. Mas eu queria um remake de Starflight
ja começa o argumento com minha principal busca em sites adultos kkk
@@PiordoMundo Ppk sem pelo é igual a pizza sem cobertura
Gnio!
Kkkkkk
É o Melhor Pior Canal do Mundo kkkkk
Uma coisa que pra mim nunca fez sentido é o lance de alugar sexta pra devolver segunda, na minha cidade pra ganhar um dia teria de alugar sábado!
O povo confunde nostalgia com saudosismo.
Quando jogo "jogo velho" ou assisto algo a respeito, é para lembrar do jogo ou aprender algo novo, nunca foi, pra mim, sobre: reviver aqueles áureos momentos de tempos que não voltam mais.
Parte do que era bom "naqueles tempos" era por sermos criança e não termos noção muitas vezes, das durezas e dificuldades do mundo a nossa volta. Claro que esta "épca boa que não volta mais" é muito relativa né.
é bem por aí cara... pra mim, é tentar contar como era por aqui. é uma merda ver o que acontecia ao meu redor ser apagado por qqr zé bunda.
@@PiordoMundo o ponto que você levantou também sobre "aceitar/adotar" a experiência de outro como sua, pra enturmar, faz todo sentido, ainda mais nas redes sociais.
É quase como seu "amigão mentiroso" lá que inventava as coisas pra ser o bom da turma. Vejo muita gente comentando no canal Top Milhão Infância Boa, falando como era a vida dos que jogavam com o troco do pão e vou lá falar que a minha era assim também, que jogava com o troco do pão dos outros até, pra ver se recebo like ou um orgásmico comentário.
"Na padaria da minha cidade tinha uma caixinha pras pessoas doarem o troco do pão pras crianças que vinham com o dinheiro contado poderem jogar no bar do Eliseu com o troco do pão doado" Que aí já é uma variante do troco do pão.
hahahahahahaha
Ainda pior que nostalgia é o neoretro. Edições numeradas com um valor criado absolutamente do nada, tipo os neons no deserto. Será que a coisa descaralha até o nível jogo NFT?
o nostalgico comum já é problemático... imagina o que está inventando kkk
Discutir sobre jogos q nem conhecem pode ser, mas essa geração de agora é fato q nunca vao sentir a adrenalina de sair mais cedo de bicicleta e ir jogar ficha antes da aula de KOF no duelo, matar aula. Tomar coque de malandro veio q perdia pra gente, eu ja acordei cedo num sabado pra ir no centro de bicke pra ver a kof 98 q tinha acabado de lançar numa telona de 29, cada quebrada q ja fui enfrentar os bons, a primeira vez q cheguei no Iori Orochi q agente chamava de iori do mau, fora quando conheci uma maquina de kof 94 quando so jogava sf2 na locadora, se for citar um monte de nostalgia real. Alugar fita, ligar pra namorada de orelhao com ficha, nostalgia é historia e nao jogos, jogos hj todo mundo jogou tudo, agora viver na epoca so quem viveuuuu
Ah... Com ctz... Isso aí que vc citou eu passei com jogos mais antigos. Mas lembro de ter passado correndo na casa de um brother da época, e gritado no portão dele de manhã que tinha chegado a 98 no bairro... Maluco saiu correndo de casa se vestindo e tropeçando, ainda com um pão na boca. Essas coisas não se reconstroem. E com ctz só quem viveu viveu.
Primeiro comentário lúcido! 99% confundiu legal as coisas, ou só porque talvez não tenha vivido acha que não aconteceu.
Eu acho que vc é que não tá entendendo porra nenhuma
Mais um ótimo video cara, parabéns
Eu gosto demais desse teu quadro, na real é o meu favorito. E por mais q o sujeito que está ouvindo n concorde com oq tu falou, no mínimo ele tem que reconhecer q vc traz uma nova forma de refletir sobre o assunto, uma nova perspectiva - e isso na minha opinião é o real valor do "tapa na cara".
aaah discordar é necessário. atualmente discordar se tornou quase uma agressão ne
@@PiordoMundo exatamente, e só pra constar: eu concordo com oq vc fala nesse vídeo hehe
Kkkkk esse é difícil não concordar
Fui assistir um vídeo pra ficar de boa trabalhando e acabei levando um tapa na nostalgia. Ganhou um inscrito! Quase fui vítima desse mal, me vi comprando consoles caríssimos pra tentar voltar no passado. Mas fiquei esperto e abracei a emulação. Nostalgia é meu p3n!s !!!
hahahahah boa cara! claro que passei pelo mesmo
Quando tu falou das pessoas se basearem em histórias de pessoas que contam mentiras sem se importar se a história é real ou não, só me veio na cabeça a Caverna do Dragão, onde todo mundo "sabe" que eles só não voltam pra casa porque todas a vezes ou a Uni ou o Mestre dos Magos impedem eles de voltar, mas ninguém reassiste pra saber que a Uni nunca moveu um músculo para impedir eles de passar, e a unica vez que o mestre foi responsável por eles ficarem, ele estava congelado e ia morrer se eles não arrumassem um item pra ele, e por acaso um portal apareceu enquanto eles foram atrás desse item. Mas no imaginário de todos "fãs", vale mais aquela crepipasta que vem sendo disseminada há décadas. Que jogo legal esse de fundo, vou ter que procurar, é o Seya descendo a porrada em boxeadores na rua, gostei.
é bem isso aí mesmo cara... (sobre o jogo é bem isso kk)
Tem um episódio que eles só não vão embora porque Bob de Cisne(ele tem a cara do Hyoga kkkkk)não queria deixar Uni
@@juniorbill6564 O único episodio onde a amizade dos dois teve um pouco a ver com eles não voltarem, foi a Caixa de Pandora, quando portal abriu, o Bob falou que ia ficar preocupado com a uni sozinha lá, mas uma amiga do mestre estava perto e disse que cuidava, então ele já correu pro portal, nessa interação de uns 10 segundos o Vingador destruiu a ponte e fechou o portal. Então nem considero isso como eles não saírem porque o Bob não quis. Talvez vc esteja falando de uma vez que foi um berreiro entre os dois, mas o portal era pro mundo dos unicórnios, nada a ver com eles voltarem pra casa.
Saudades dos anos 80 quando tirava um x1 com os amigos depois da escola nos fliperamas
Obs:nasci em 97 kkk
Hahahahahahahahah
Nos anos 80 nem x1 existia.
@@sams10esamtv64 exato
@@sams10esamtv64 KKK olha que existia... Mas muito mal elaborado e pouco atrativo.
@@PiordoMundo kkk
"Não seja corno de empresa" - BAIÃO; Márcio - 2023.
ser corno de empresa é um fim da picada
que ver uma coisa engraçada era jogar street fighter ao som SO para contrariar no bar, toda vez que eu escuto só para contrariar eu lembro de street fighter 2, kkkkkkkk
HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Eu acho que no fundo, a nostalgia é só uma vontade insaciável de voltar a infancia, uma epoca onde você não precisava vender 5 dias da sua semana para sobreviver e tinha muito tempo para brincar, jogar video-game/fliperama e assistir TV, acredito ser saudável ter nostagia mas não quer dizer que era melhor, a tecnologia nos ajudou bastante (E também nos atrapalha bastante, visto que a nova geração tem a atenção de um passarinho e escuta/assiste tudo no 2x). Visto isso, se eu tivesse uma maquina do tempo com ctz voltaria a essa epoca, mesmo sendo mais arcaica, eu era uma criança feliz.
Nada contra nostalgia... Mas voltar pra um tempo com inflação de 2 mil por cento ao ano, com linha telefonica a preço de carro? Dispenso voltar pra uma infância pobre... O tempo livre vai voltar... vou ficar sem fazer nada de novo na velhice mesmo kkk
@@PiordoMundo Você é um filho dos 80, aquele tempo era ruim mesmo, eu sou dos 90, o Real era 1 pra 1 do Dólar, não passei por esse período de super inflamação, tempo ótimo de ser bancado pelos pais, isso é um tempo que não volta mais.
Plano real é de 94 irmão... Significa que praticamente metade dos anos 90 foi sofrido também. Na velhice, aposentado, vc passa a ser bancado pelo estado (e por suas economias pessoais) o passado está voltando. É tipo mágica... Até as fraldas vão voltar 😆
@@PiordoMundo Se você chegar até os 70 anos, depender de INSS, quando estiver quase lá eles mudam as regras e a aposentadoria vai ser a partir do 80 kkkkkk, eu nasci em 92, quando comecei a ter consciência de grana foi em 94, já tinha 2 anos, se fazia muito com 1 real, inclusive pra alugar as fitas do Megao na locadora de casa era 3 reais, passava o fim de semana com a fita, mais 1 real passava na vendia e comprava uma porrada de doces, realmente não tive problemas com inflação, acredito que sua indignação com a nostalgia tenha mais a ver com os perrengues que passou na infância, e tá tudo bem, cada um tem sua história e suas experiências, mas a nostalgia é um mercado lucrativo não é atoa, e não é de hoje, Hollywood já trabalha com "Remakes" desde os anos 70.
@@antonioguilherme9991 se vc começou a ter consciência sobre grana com 2 anos vc é um gênio cara! Sequer tenho lembranças dos dois anos de idade.
Pode tomar uma dose de whisky barato antes de escolher o cavalo?kkkkkkk!
qqr coisa tá valendo kk
Ótimo vídeo. Falando sobre essa “nostalgia” dos tempos recentes, tive na época do lançamento um snes, ps1 e neo geo. Para entrar nos arcades você tinha que ser maior de 18 ou com os pais acompanhados (que era meu caso, toda sexta feira depois da aula meu pai me levava para eu jogar sf2 e ver ele de braços cruzados atrás de um monte de cara de 18, 20 anos fumando e eu do lado vendo acabar as fichas). Foi uma época boa, foi ótima, mas o hoje, o atual e bem melhor. Se eu quiser reviver, posso através de emuladores ou consoles, e o melhor, de jogos que nunca tive a chance de jogar. Nostalgia é bom quando passa algo verdadeiro e que foi vivenciado. Porém reafirmo. O presente e muito melhor. Abraços.
bem por aí mesmo caraa
"Saudades daquilo que não vivi"
Saudade daquilo que não vivi e que alguém famosinho tá pondo hype kk
Eu já peguei alguns canais na mentira dessa nostalgia mas não fui lá xingar o cara, pra mim isso é se tornar um maluco psicótico. Eu particularmente gosto mais do Super Nintendo porém eu gostava muito de assistir o pessoal que jogava o MegaDrive na locadora perto daqui de casa.
Ficar indo xingar é coisa de doente.... Eu só não assisto mais. (Aqui tem uns caras que decidiram ser doentes oficiais do canal TB)
Caralho!!! estava conversando sobre esse pseudo romance da nostalgia exatamente hj de manhã com meu cliente.
São os espíritos do algoritmo me alertando kkk
Muito trabalhado por grupos extremistas por sinal.
O mercado explora sempre a fé das pessoas, sempre jogando contra a realidade material do contexto de cada uma.
É pela fé de querer acreditar em algo maior que a realidade que vive(maior parte das vezes abaixo das expectativas), que piá compra uma camisa com um logo de jacaré pra se sentir bem. Creio que o conceito de nostalgia marketado a exaustão segue essa mesma idéia, de explorar mentiras que as pessoas querem viver. Ou seja: uma baita de uma cornagem, onde quem tem consciência de seu convívio em sociedade não cai.
tá dificil saber seu lugar no espaço e no tempo... pelo visto...
Me lembrou o Wolverine, que no seu auge era um cara que não tinha passado. As vezes ele era confrontado com algo que tinha feito, só pra tempos depois descobrir que não tinha sido ele. Ou foi? E afinal, era uma forma lúdico de colocar que a memoria é uma construção.
Você falando, eu lembrei que na infância minha família pegava roupa e leite das doações da igreja, mas PRA MIM o mundo era menos complicado. Nao era motivo de sofrimento ou tristeza, mas talvez pros meus pais fosse. Acho que a nostalgia tem ver com poder simplificar o mundo. Meu eu de hoje voltar pra um momento onde minha relação com o ambiente era mais fácil. É duro ficar adulto.
o lance é que eu é quem ia buscar a comida. não dá pra romantizar.
Uns tempos atrás eu acompanhava dois canais desses de nostalgia, que falava de filmes, séries, jogos e desenhos animados dos anos 80 e 90, até o momento que deu no saco! Sei lá, ver um marmanjo barbado que só fala de coisas que eram pra crianças daquelas épocas, com roupinha e cenário temático me pareceu muita imaturidade. Tipo um tiozão metido a garoto e que não quer crescer. Parabéns pelo vídeo!
Valeu Cláudio... Pô, eu acho complicado essas paradas. E não gosto quando acham que eu sou como eles por gostar das mesmas coisas. Fica parecendo que gente comum não consome isso.
@@PiordoMundo sim, aí logo se cria mais um grupinho no meio de tantos que já existem
haja saco
A cultura pop em geral apela absurdamente pra nostalgia, mas por pura falta de criatividade.
e um tantinho assim de vadiagem
Conheci ótimos amigos nas locadoras de videogame aqui de Fortaleza nos anos 1990.
Todos nós kk
Concordo contigo na maioria das coisas....tudo era difícil nos anos 90, lembro que sempre precisava fazendo troca de cartuchos ou coisa do gênero, pois nem sempre dava para alugar cartuchos ou ter um amigo bem amigo mesmo que emprestava um jogo por algum tempo. De fliperama também era bem difícil, pois as fichas não eram nada barato e além do mais meus pais não deixavam ir a qualquer lugar, pois algum era uns botecos barra pesada, ou era casinos irregulares (com jogo do bicho e afins). Fui sortudo sim em quando criança ter tido atari 2600, mega drive e depois o super nintendo. Mas nada era fácil e nem fico romantizando...Claro que tem jogos e tudo mais que até hoje tenho carinho e que posteriormente comprei para ter como coleção e jogar alguns deles (novamente, pois na época lembro que sempre em algum momento vendia meus videogames para ajudar a pagar uma conta de luz, comida que faltava em casa e etc....essa parte os "nostálgicos" tem aminésia ou esquecimento...ou só eu era pobre...)
Essa é a impressão que eu tenho, todo mundo na internet era milionário
Eu penso bem parecido, nostalgia é engodo, do passado eu só tenho saudade da juventude.
Em games eu só jogo aquilo que eu gosto, tipo um F-Zero que eu sempre revisito porque gosto e não porque é ótimo.
Por sinal em games só é nostalgia aquilo que não se joga, game é game quando você joga.
Passo bem pouca saudade dos jogos... Tou sempre jogando eles
Verdade... nostalgia reside na lembrança e não na vida real... toda vez que jogo a trilogia Donkey Kong Contry eu encaro com pragmatismo como um bom game e não com "nostalgia"
Meu primo que tinha Megadrive, e era a melhor forma de conseguir jogar sem gastar dinheiro indo a locadora ou fliperama. Só que ele era um porre e irritante, mas engolia muito sapo para poder jogar. Não sinto nostalgia alguma dessas coisas. Também não tenho saudades daqueles malditos adaptador RF ou aquela caixinha TVComputer, que dava sempre uma qualidade de imagem de merda. É o que chamo "nostalgia do mal".
Exatamente cara...
Eu odiava aquelas caixinhas de RF, e pior, ainda jogava em TV preto e branco. Vou lá ter saudades destas coisas... hahaha
bobs going home em preto e branco não dava pra ver alguns buracos... só tristeza kk
@@PiordoMundo um bom video seria citar justamente "o lado podre" da nostalgia. Jogar numa sala de locadora quente com um ventilador bufando um um vento que parecia q esquentava mais do que refrescava. Jogar em fliperamas vagabundos cheio de bêbados e pessoas de caráter duvidoso. Tem que aguentar aquele amigo mala só pq ele tinha videogame. Essas malditas peças de conexão que quebravam e não transmitiam uma imagem de qualidade para a TV, isso quando a própria TV já não era de péssima qualidade. Se rotulado na escola como "esquisitão" ou "crianção" quando se é adolescente e gostava de games.
sim.. podescrer... na vdd falo isso solto quase sempre.
Saudades dos anos 80 quando eu era milionária e tinha todos os videogames lançados até o momento e que minha casa era uma locadora particular,troco do pão?que nada,eu era a dona das fichas,era tudo meu!!!Saudades desse tempo que deve ter acontecido em alguma outra linha do tempo no multiverso,mas como sempre o Barry Allen estragou tudo de novo
Nunca aceitei quando parou de vir cards de Pc engine dentro do pão
Que vídeo satisfatório e necessário, esses dias havia um B.O sobre um rapaz que jurava ser fan da série RE, ter terminado todos os games mais não conhecia os personagens.... Ainda sobre essa questão da exploração da nostalgia, tenho uma sensação muito boa ao consumir conteúdo de games retrô pois possuí na época master sysrem, snes e ps1 e desses só não tenho ainda o master, no entento quando me destino a montar um console na minha tv de tubo não consigo jogar mais que 1h, 1x na semana, me pergunto se tenho nostalgia pelos games ou pelo momento da vida? Será que sem esses vídeos eu abriria meus tapauer ao menos para ligar os consoles? É uma questão tenho me perguntado. Em fim, fica aqui o corriqueiro like e parabéns pela autenticidade do canal. Abração e Pelo Sport tudo!
hahaaha valeu cara! é algo assim mesmo... sobre esse rapaz, tem cara mentindo muito mais por aí e ninguém diz nada. na minha perspectiva, jogo antigo é como musica ou filme antigo, consumo por gostar do formato. se for só pela saudade, acho que não diverte o suficiente.
Uma aula de sociologia sobre o prejuízo de narrativas mentirosas
A coisa tá feia mano
Essas Histórias de vídeo Game me trás boas lembranças da infância amigos que eu perdi o contato, más realmente viver hj tem muito mais vantagens😂😂😂
com, ctz
Como assim minhas 10h seguidas jogando Gradius no fliperama com uma ficha quando eu não era nem nascido não é nostalgia? Kkkk
Hahahaha é isso
por isso que não sou relevante, porque vivi realmente naquele tempo do atari, mesmo com provas, e ao mesmo tempo jogando os jogos mais atuais.
o público quer um eterno "personagem" de nostalgia.
sim, com ctz
Exatamente o que eu penso. Muitos que veneram games das antigas não entendem que aquilo foi o que havia de melhor na época, eram atuais, extraindo o poder do processamento dos consoles daquela geração. Até parece que um cara que tinha um SNES iria ficar “nostálgico” em ver um PONG.
Teve uma situação cujo fiquei tão indignado que parei total de ver o canal, que foi quando eu vi o canal de um fulano aí, que dizia jogar o Snatcher do Sega CD em 1993, na locadora com o resto do troco do pão. Aí eu vi que o Snatcher de Sega CD saiu em 1994 e que não era qualquer dono de locadora que tinha o Sega CD caro pra cacete, e ainda por cima o clássico "troco do pão" que minha nossa, eu acho que só daria pra contar quantas vezes ouvi isso apenas se eu tivesse 30090 dedos. Os cara se perde de tanta mentira. Mas aí, o que tem a falar sobre esse relato?
pior nem é isso... ele saiu em dezembro de 94 na europa e janeiro de 95 nos EUA. eu só vim ver esse jogo no sega CD quase em 96. na casa do brother Robinho Games... hj comerciante de games conhecido aqui na região.
Gusang é um nascido em 200X que finge ter vivido nos anos 90
Nunca acompanhei muito.
E eu pensando ele iria dize: Puta merda hein?! Ainda estas nessa fase de que só existe duas opções para escolher?!
Se eu escolhi, vai cavalo morto kk
Como disse o filósifo, "saudade do que ainda não vivemos"
kkkkkkk
Favoritado e compartilhado em todos os meus 28 grupos no Facebook 😅
Hahahahahahahahahahahbaba
@@PiordoMundo tô louco pra ler os comentários sobre o compartilhamento dessa nova carta de amor á 1080dpi😉
já tem um monte choramingando
@@PiordoMundotô assistindo agora essa nova homenagem pra depois mergulhar nos comentários. Sonho encontrar algum amigo meu neles pra sacanear o fdp rsrsrsr
Sujeira kk
Fala aí amigo . A maioria dos RUclipsrs Retrogamers quando estão jogando algo , falam assim : " esse jogo era otimo " . Como se o jogo não existisse mais . Deixou de ser novidade mas ainda está disponível 🤣🤣🤣🤣
Kkkk "que saudade" negócio tá aí pô, é só jogar.
"No meu tempo as coisa eram diferentes"
Acabei de me lembrar disso. É pior ainda pois não se assume sabe. É óbvio que cada tempo é único, não verdade oque está sendo dito é que no tempo dele era melhor...
kkkk
Bom, eu sou realmente da época dos flipers roots. Joguei muito Mortal Kombat com bafo de cachaceiro no cangote. É visível que a maioria dos youtubers nunca passariam nem perto de um ambiente cheio de pivetes, como eram os fliperamas. A nostalgia joga uma lente de fantasia em nossas mentes e a indústria ( não só de games ) soube capitalizar muito bem em cima disso. Eu mesmo nunca fui chegado em KOF. Nos fliperamas que frequentei nunca vi uma máquina de KOF. Mas tempos atrás eu cheguei a cair nessa pegadinha e por " nostalgia " baixei o KOF 94 no PS3. Só para constatar que eu nunca gostei do jogo mesmo kkkk. Incrível como a gente consegue ser manipulado se não ficarmos vigilantes com o que tentam nos empurrar pra cabeça
Pooo com ctz. Já eu joguei muito KOF, até o 98. Só que (normalmente) botequim onde tinha jogos de máquinas neo geo, só tinha máquinas neo geo. Porém! Sou MT mais adaptado a jogos de luta da Capcom, por motivos óbvios.
@@PiordoMundo Engraçado... eu joguei muito Samurai Shodown e Art Of Fighting, os dois do neo geo, e não me lembro de máquinas de KOF. Por aqui KOF nunca fez fama, mas esses outros da snk lotavam
Sério? Kof 94 galera aqui pirou... Mas samurai deu mais boom. 95 eu perdi o início, pq fiquei muito doente. Mas quando voltei pra rua pessoal tava louco pelo jogo. 96 deu uma esfriada... e na 97 já foi um absurdo. Filas e filas.
@@PiordoMundo Sei que KOF foi gigante. Mas aqui no interior de MG não parece ter pegado muito. Acho que foi uma coisa local mesmo
Aaah pô, cê é de interior. Não adianta... Outro fluxo
Nossa velhooooo. Essa daí do "qual jogo você vai alugar pra devolver só na segunda", é maravilhosa kkkkk. Pensei que só eu achava isso ridículo. Como se todo mundo tivesse grana pra locar jogo toda semana, né? Eu por exemplo, poderia até locar, mas preferia gastar com comida que tava sempre faltando lá em casa. A locação de cada cartucho era a partir de um real (variando de acordo com a locadora e época). Com um real naquela época eu comprava dez pães, pô! Fico olhando esses caras falando essas coisas e começo a pensar que só eu quem vivia num país de terceiro mundo kkkkk
Exatamente cara!
As pessoas mentem pra elas msm para serem legais descoladas iu que viveram algo especial e são de alguma forma importantes para aquela época de resumindo era complicado os fliperamas lugar barulhento cheio de jogadores chatos que enchiam seu saco.querendo contra direto tinha briga por besteiras ... E o troco do pão das mães era contado se vc iria gastar vc iria ter um problema com as maes do anos 90 ... Que convenhamos eram mães bravas slc .. 😂😂
kkk a chinelada na cara era garantida
famoso " saudade daquilo que não vivi"
sim