3 RPGs de SNES que joguei quando era moleque que mesmo depois de quase 30 anos ainda guardo na recordação toda a experiência das descobertas e de horas e horas com dicionário na frente da tv anotando diálogos e possíveis dicas dos puzzles. 1. Brainlord - É um dos meus rpgs favoritos eu ganhei o cartucho do meu irmão, tinha uns 12 anos. 2. Young Merlin, muito boa a história e os puzzles...e tem fase de mina abandonada, rs... 3. Ilusion of Gaia pra que curte história antiga e mistérios antigos da humanidade esse game é obrigação.
Com certeza faltou jogo, é claro. O SNES é cheio de clássicos e jogos que poderiam ser. O que você colocaria nesse iceberg? E se gosta do PlayStation 1, aqui tem um iceberg com os RPGs de lá! ruclips.net/video/M9Lyorj-cNI/видео.html
Cho dar uma de palestrinha, e mencionar q o SD Gundam Gaiden é quase como um "Chespirito adaptando algum conto famoso". Tu vê o elenco, e é sempre as mesmas pessoas, mas em papeis diferentes (às vezes acaba que o "ator" entrega qual é o papel dele na trama, caso tu conheça algo das séries originais, mas acaba não sendo necessário conhecer nada prévio) apesar de ter muito mais cabeça pra interpretar papéis diferentes sem precisar repetir ator :v Do jogo aí de snes não posso comentar a fundo, até pq quando peguei, a tradução tava só nos menus, sei lá pq diabos. Mas em si nas animações da época (80~90) eram geralmente contos fechados com alguma trama de um "rei demonio ou algum ser maligno" querendo dominar o mundo... umas tramas bem básicas de qualquer rpg. Já as animações de 2005 pra frente, é sempre alguma adaptação do romance dos 3 reinos (apesar de ter tido várias séries em mangá e em linhas de cartas da Bandai, e quase todas nunca tiveram alguma adaptação pra outra midia, tal como o SD Gundam: Space-Time Den GunVoyager, que é praticamente um grupo policial que lida com crimes através do tempo. E até onde consegui informação, o mangá nunca teve continuação, tendo só 1 volume publicado, mas que seria uma premissa muito boa pra algum jogo)
Impressionante nunca vejo Rudra no hihou nessas listas 😅. Jogo muito bom vc escolhe entre 3 personagens pra começar e cada um deles monta uma party diferente e se cruzam na história,mas pra desbloquear o final verdadeiro tem que zera com tds eles. Jogo tem um sistema interessante que vc pode ter acesso a todas as magias desde o início isso só vai depender da sua criatividade. A propósito tem tradução hein.
Milagre alguém falar de Bushi Seiryuuden! Além da jogatina em overworld (exploração do mapa) e plataforma 2D (fases de batalha e puzzles), ainda tem seções em 1ª pessoa que é pra conversar com NPC's (o que deixa bem nítido o traço clássico de Ken Sugimori). O legal da sessão de plataforma 2D de Bushi Seiryuuden, é que cada passo que você dá é um turno. Então os inimigos na tela se mexem ou executam um ataque quando você se mexe ou ataca. O que deixa legal é o desafio de tentar acabar com a mesma horda de inimigos em menos turnos, pois acaba ganhando bônus no jogo. Enfim, recomendo muito.
Quase todos esses jogos que você citou eu já tive no snes. Era daqueles colecionadores de RPG do SNES. Vendi quase todos e fiquei somente com alguns que me apeguei, jogos como Silva Saga com esses sistemas de batalha a lá Dragon Quest desfiz de todos devido a dificuldade de entender o que estava escrito nos menus. Esse problema da língua e escrita e a falta de tempo de se dedicar mais tempo a jogar, fez com que eu optasse em ficar somente com aqueles mais fáceis de se jogar como jogos de estratégia, RPG/Ação e alguns de batalha de turno semelhantes aos jogos de Final Fantasy e Chrono Trigger. Vamos lá então. Vou mencionar somente jogos que você não citou como é o caso de Final Fantasy VI no topo. Logo abaixo que tal citarmos a trilogia da Terra: Soul Blazer, Illusion of Gaia e Terranigma ou como é conhecido no Japão, Tenchi Souzou. Há também o inesquecível Actraiser que mistura ação, rpg e simulação. Há para quem gosta de estratégia com simulação e rpg os jogos da saga Ogre como o raríssimo Ogre Battle e o Tactics Ogre que ficou somente no Japão. Há também o obscuro Shadowrun, muita ação num mundo entrópico. Também saiu no Ocidente jogos menos conhecidos como o Robotrek que utiliza como mecânica batalhas de turno em que um jovem utiliza robôs para enfrentar os inimigos. No Japão ficaram jogos magníficos como o Treasure Hunter G que mistura estratégia, ação e rpg. Há também o meu favorito jogo de ação/rpg do console que é o Front Mission Gun Hazard e por último uma surpresa muito boa que tive foi descobrir o jogo de estratégia e rpg chamado Little Master.
Tem um RPG do Super Nintendo, que eu nunca consegui sair do inicio dele quando você é solto no world map, que é o Palladin's Quest. Esse eu nunca vi ninguém falando em lugar nenhum, então, acho que ele tá bem em baixo no Iceberg.
- Silva Saga 2 é um jogo que eu tenho um certo carinho, por mais simples que ele seja em sua história e progressão. Uma das coisas que eu gosto do sistema de batalha dele são as camadas das mecânicas que ele apresenta para cada slot de personagens, além dos mercenários que você contrata e da trupe que te acompanha, o jogo tem um grupo de elementais que você pode upar e fazer fusões. - Outra coisa que me cativa nele é sua trilha sonora, gosto demais da música do bar caindo escada abaixo. SAHASHASASHASHASHASH - Novamente, um ótimo vídeo.
@@kaique2594 sei que minha existência e fruto das decisões alheias a minha vontade por parte de meus acestrais,e mesmo que não existisse diferença alguma faria a esse mundo....... Sei que meu país se afunda em desgraça diariamente pelo oportunismo e hipocrisia dos que se mantêm no poder por uma suposta democracia que não pode ser contrariada... Que minha vida se esvai a cada dia sem propósito algum a minha existência como se eu fosse apenas uma briza que passa e não mas existe..... Sei que desperdiço minha existência com redes sociais e opiniões vazias com comentários vazios com coisas vazias cheias de pessoas vazias em lugares vazios......eu eu mais ainda.... Sei que jamais conseguirei o que almejo sem esforço três vezes maior que alguém de um país melhor e que morrerei sabendo que meus descendentes passarão pelo mesmo...... Mas ainda sim, aqui estou sem saber porque ainda não sai de nada ao meu redor..... Kkkkkkkkk foda-se👍👍👍👍👍😎😎😎😎😎
Cara, eu joguei Secret of Mana, cheguei no chefe final e só nele descobri que tinha que upar uma magia específica pra poder derrotar ele. Morri e fiquei com preguiça de voltar porque a última dungeon é muito grande. Mas não me traumatizou, o jogo é muito bom e um dia eu vou rejogar pra zerar.
8:00 Esse protagonista desse jogo parece o protagonista do anime Overlord que também é um vilão dentro de um jogo, será que o criador de overlord se inspirou nesse jogo.🤔🤔🤔
Meu amigo, gostaria de parabenizar você, seu jeito simples e carismático, de fazer todos esses seus vídeos. A sua pegada nesse canal é algo que automaticamente bate uma nostalgia sem tamanho. Parabéns mesmo. Eu peço que você nunca mude esse jeito que lida com seu canal, que faz seus vídeos. Não deite no comodismo (n que vc tenha, longe disso), como alguns canais cosmo effects da vida. Mantenha essa simplicidade, pq vc está dando uma aula pra muitos outros canais e principalmente, pseudos "gamers" que tem nesse RUclips, que nunca jogaram um RE4 na vida, com Wesker protagonista. Parabéns!!
Esqueceu The Seventh Saga e Mystic Ark esse ultimo é um jogaço recomendo. Ambos do mesmo desenvolvedor que tambem trabalhou em bomberman Mystic ark tem uma historia fenomenal.
esperar teus vídeos serem publicados parecem uma eternidade, agora que platinei teu canal principal. Melhor descoberta de 2023. Agradeço todo dia ao RetroGames Brasil pela live com vc e com o Edu. Bjão Cogu. força ai, pra sempre produzir esses conteúdos maravilhosos.
As vezes eu penso que o Super Nintendo nunca saiu de linha, e que tem desenvolvedoras fazendo jogos até hoje, é uma quantidade de jogos obscuros impossível, só nesse vídeo mais uns 3 ou 4 que não conhecia, e pelo menos 2 deu muita vontade de começar uma partida agora.
Cronotrigger foi um sucesso! O melhor rpg do super nintendo para mim! Foi o 1ro game produzido pela união de grandes empresas, Square, da franquia Final Fantasy, e Enix, da franquia Dragon Quest. Sem contar do incrível Akira Toriyama, criador do famoso anime Dragon Ball, como designer dos personagens do game. Até hj eu jogo Cronotrigger! Muito bom de mais!
um dos jogos q eu sempre quis jogar do SNES, mas nunca traduziram é Bakumatsu Kourinden Oni (da serie Oni). ele é tão "japones" que o testo é escrito de cima pra baixo, direita pra esquerda.
Fala, Cogu! Muito obrigado pela lista. Tem muitos aí que eu não conhecia. Um jogo que gostei de jogar na época, lá na década de 90 mesmo, foi o Drakkhen. Não sei onde eu colocaria ele na posição do iceberg. Grande abraço! Continue com os ótimos vídeos e continue com essa tua boa energia.
5:44 AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHH FINALMENTE! FINALMENTE ALGUÉM FALANDO DESSE JOGO! Eu amo Secret of the Stars, rpg muito simples, mas com uma história legalzinha até, gráficos realmente não fazem jus ao potencial do Snes, mas eu tenho um carinho enorme por esse jogo, conheci ele mais ou menos em 2010 num Snestation da vida, mas fui zerar bem recentemente em 2021
meu ice berg de rpgs foi baseado muito pelo RPG makers, queria que você falasse mais sobre o RPG makers cogu, nossa eu lembro de ter jogado muitos rpgs por causa do meu irmão que mexia com RPG maker gostaria que você fizesse um vídeo sobre os jogos feitos por fãs no RPG maker como cavaleiros do Zodíaco entre outros
Excelente vídeo, Cogu! Nessa lista do iceberg eu adicionaria também o Seiken Densetsu 3, que só tinha tradução de fã e ficou popularmente conhecido no ocidente como Secret of Mana 2. Depois foi lançado oficialmente no ocidente como Trials of Mana na coletânea Collection of Mana lançada pro Nintendo Switch. Jogão!!
Os RPGs mais famosos de Snes foram sem dúvidas Chrono Trigger e Final Fantasy 6 (3 no ocidente). Curti muito quando tinha uns 8 e 9 anos. Bom para treinar o inglês... Sobre jogos obscuros, não acho que Romancing Saga seja isso. Apesar de ter ficado restrito ao Japão na época, hoje está disponível inclusive na Steam. Mas sua dificuldade é real. Uma formação errada de equipe é fatal, e não tem essa de ficar revivendo os personagens - morreu, é o fim do boneco. Acho que ele acabaria se encaixando na categoria dos RPGs com chips especiais como Star Ocean e Tales os Phantasia, que só sairam no Japão, mas o pessoal sempre teve interesse em jogar. Boa menção a Shin Megami Tensei. No super famicom,, esse jogo era bem obscuro e com uma história bem macabra para a época - Digital Devil Story: Megami Tensei II (mais desconhecidos que Shin Megami Tensei i e II que tb sairam para o super famicom). Tentei jogar e é muito difícil depois de ter jogado os mais atuais. Acho que só quem era muito aficcionado por RPG conseguiria zerar esse jogo.
eu incluiria nessa lista: - Dual Orb II - G.O.D. - Herakles no Eikou IV - Nekketsu Tairiku Burning Heroes
Год назад+8
Excelente vídeo Cogu, o Super Nintendo é um prato cheio pra quem gosta de RPG. Com certeza você conhece, mas não deixe de falar de Terranigma nos próximos, a galera tem que conhecer essa obra prima!
Dragon view,esse jogo faz parte da minha história com games.Que jogo massa!Me lembro que ninguém levou fé nele na época,meus amigos folgavam em mim porque só eu alugava ele na locadora Master Games,lendária locadora de games na minha cidade(primeira locadora que fui na vida com 10 anos),esse jogo é muito bom,tem um lugar no meu coração.
Mano, não lembro o nome mas jogava um game no snes meio RPG de estratégia, era sobre guerreiros que tinham dragões aí dava para montar seu exercíto e colocar cada dragão para um dono e isso alimentava as estatísticas cada um combinava com um personagem melhor, era até que perplexo para a época, queria jogar de novo mas nunca lembrei o nome.
Earthbound é pra mim, uma misturada de sentimentos! Parece lenda urbana (kkkkkk) mas minha irmã trabalhou numa locadora de video&games que tinha o jogo e inclusive, ficava a caixa gigante entre os jogos. Eu odiava o jogo na época por causa da vila onde os npcs falavam "BOING" pra tudo, com as fontes tudo zoadas kkkkk... No fim das contas, quando a locadora vendeu os jogos, eu só corri pra comprar o Super Metroid (que tenho até hoje!), e só anos depois, percebi o outro diamante que deixei de comprar 😢
EU NÃO ACREDITO. você chegou no nível de perfeição em conteúdo de vídeo. Snes pra mim é o melhor console do mundo. Meu sonho e meta é finalizar todos os jogos bons desse console
Cara, Não entendo porque esse jogo não fez sucesso... Ótimos gráficos, sistema de batalha muito bom. Estilo medieval fiel. Além da trilha sonora ser ótima, história bacana. Demorei muito pra zerar na época (anos90) porque não tinha detonado... Agarrei na parte do deserto pra abrir o caminho pro keire Temple.
Cogu vou aproveitar que tu tá de olho por aqui e te falar, me identifico DEMAIS contigo e com seu canal, claro, você deve ter vários seguidores assim, mas não sei se comigo é mais forte, principalmente falando de Snes. Eu ganhei o meu no Natal de 94, quase 95, eu tinha 4 anos e meio, porque sou de junho de 90. Alugava muita fita já que comprar era caro, meu Snes veio com Fatal Fury (Terrível hauahauaha). Enfim, que bom que tem pessoas como você que se dedicam a trazer esses vídeos maravilhosos pra nós!!!
Dual Orb II é muito foda! A trajetória de Lagnus lembra muito o do Darth Vader: "ou você morre como herói, ou vive o suficiente para se tornar um vilão"
EXCELENTE VÍDEO, como sempre! Meu primeiro emprego: Progames - locadora de vídeogame, em 1995. Joguei muito RPG e havia um que não está no vídeo, da Square Enix - The 7th Saga. Para a época, tinha um bom gráfico, personagens interessantes e variados. Um tanto difícil, acabei não zerando por conta de não possuir o cartucho na época.
Cogu, apesar de não ter jogado 1% dos jogos que vc já jogou, assistindo seus vídeos e ouvindo suas histórias, me remete a uma infância que perdi no mundo dos games por falta de oportunidade mesmo, sou de família muito humilde e minhas poucas experiências com vídeo quando eu era criança, só acontecia mesmo nos fliperamas, ou casas de jogos de SNES onde eu alugava 1 hora e pra mim era um dos momentos mais especiais da minha vida. Lembro de um jogo que me prendia muito, por conta da ação e dos puzzles, os personagens principais eram o pateta e o Max, muito divertido e hj um dos preferidos dos meus filhos tbm. Queria saber de vc se ele se enquadra no perfil de RPG, pois, assistindo esse vídeo vi muitas semelhanças entre os jogos. Espero que vc responda! Um abraço e muito mais sucesso p vc e toda sua equipe
Confesso que senti falta de alguns, como "Adventures of Hourai High", "Arabian nights", "Treasure Hunter G", "G.O.D", ou até outros mais simples como "The Magical Land of WOZZ", ou ainda algo mais ambicioso como "Chaos Seed", mas, ainda assim, ficou muito bom o vídeo!
Acompanho seu canal há uns meses, e quanta nostalgiaaaa, hahahha... adoro o seu conteúdo, mesmo! Parabéns demais! Eu fiquei curioso pra saber em quais níveis vc botaria o jogos Breath of Fire 2, Robotrek, Actraiser 1 e Fire Emblem - Monsho no Naso (acho q foi o primeiro pra SNES, de 1994) ! Foram todos RPGs que cresci jogando, hahaha!!! Todo o sucesso do mundo pra vc! Abração!!!!
Pior que mesmo que eu adore rpg, eu não tava mais com paciência pra rpg antigo, até que esbarrei com Energy Breaker. Simplesmente não parei mais de jogar, ele tem umas ideias meio complicadas de lidar, mas me ajudou bastante a trabalhar essa falta de paciência e me deixou encantado. O Earthbound é um dos meus jogos favoritos, inclusive tô bolando um rpg de mesa dele. Enfim, ótimo vídeo! Me animou a experimentar uns rpgs mais diferentes
A era de ouro dos JRPGs foi, sem dúvida, a era 16/32 bits…qntos e qntos jogos incríveis não foram lançados nessa época dos anos 90, começo dos anos 2000? E, desculpa Cogu…mas Lufia 2 merece estar em toda e qlquer lista de rpgs do Snes…que jogo maravilhoso…tinha um que eu sempre comecei a jogar, mas nunca fui mto longe e sempre me arrependo disso, principalmente pq não lembro o nome dele…mas o jogo começava numa delegacia ou necrotério, algo assim e se passa no mundo contemporâneo… E faltou uma menção honrosa para The 7th Saga e EVO- Search for the Eden…
Cara, é a primeira vez que vejo alguém falando de Dragon View num vídeo. Eu tive a GIGANTESCA sorte de alugar esse jogo. Como eu gostava!!! E ainda gosto!!!
Crono, que saudades... tb gostaria de esquecer, só pra jogar dnv pela primeira vez! Foi o meu primeiro rpg, e me ganhou de cara. Hj tenho ele no 3ds. Foi ele q me levou a jogar o final fantasy 6, e dali só foi!
Eu tô me sentindo um crackudo de RPGs do SNES porque eu já joguei todos os mencionados. Hauhuha Sempre é bom ver a análise do Cogu sobre os jogos e super apoio uma sequência desse vídeo porque tem muito JRPG que nunca veio pro Ocidente que hoje em dia tem tradução de fã. Minha lista já na parte bem abaixo do iceberg: - Last Bible III - Laplace no Ma - Horai Gakuen no Bouken! The Adventure of Hourai High School - Crystal Beans from Dungeon Explorer - Shiki Eiyuuden: Jinryuu Densetsu Enorme maioria RPG de turno que é o gênero que mais curto.
"Eu invejo quem nunca jogou, cara eu gostaria de jogar esse jogo, como se fosse a primeira vez" EXATO!!! Eu falo isso pra todos com quem falo sobre Chrono Trigger e dizem que nunca jogaram ou mesmo ouviram falar. CT é o jogo que mais amo mesmo hoje!
Pode me ajudar pfv nunca joguei e gostaria de conhecer a versão steam vale a pena ? Estou na dúvida pq falam nos comentários que a versão é de celular tem diferença ?Obrigado
@@dancesario8186faz muito tempo que não jogo nada. Só assisto aos vídeos. O que eu sempre vi falar é que a melhor versão é a de 3DS por ter conteúdo extra que não tinha nas outras mas a experiência deve ser só no portátil que eu nunca tive porque eu testei em emulador e não curti muito. Os textos e as duas telas ficaram estranhos na tela do PC. Cheguei a jogar a versão de PS1 quando tive o console e não consegui terminar porque tem muito loading que não tinha na versão de SNES que sempre foi a minha favorita inclusive no emulador. Também vi gente falando mal da versão de IOS porque os menus, textos e controles foram mal otimizados para o toque do aparelho. A da Steam eu não conheço mas eu não recomendo muito ela porque toda vez que tem uma daquelas atualizações forçadas automáticas... ela simplesmente some com todos os seus saves e não estão nem aí. Não adianta reclamar. Isso acabou de acontecer com uma amigo meu que estava fazendo um detonado de Final Fantasy VI no canal dele. Teve que começar tudo de novo então ele foi pelo emulador mesmo e perdeu uma grana pois a Square ainda ainda cobra caro em jogo antigo. Ele falou que quando comprou tava mais de 40 conto alguns FF clássicos. Comprado 5 já vai 200 e ainda pra ficar perdendo save a toa. Fod@
@@dancesario8186 Vai na versão Steam, que tem tudo que há nas versões PS1 e DS, e tem o filtro de suavização dos emuladores de SNES. Só vai, é um jogo apoteótico, além de ser um clássico.
Impressionante como eu gosto desse canal. Que bom que Lufia 2 foi mencionado (de novo rs). Foi meu primeiro rpg de SNES e porta de entrada pro mundo de jogos de RPG, tenho um carinho e nostalgia muito grande por esse jogo, apesar de não ser muito conhecido. Grande abraço Cogu!
Nunca vou me esquecer da primeira vez que joguei Chrono Trigger e Final Fantasy IV. O Chrono eu e um amigo alugamos na locadora, aí viramos um final de semana inteiro tentando zerar, infelizmente na época era comum galera furtar a bateria dos jogos que tinham save, então tivemos que deixar o console ligado fds inteiro pra não chegarmos nem na metade kkkk
Ja peguei meu bloquinho de notas e anotei todos. Preciso jogar mais RPGs. Sendo que o meu favorito é o Final Fantasy 7. ❤❤❤❤. Cogu, faz um vídeo sobre jogos de helicópteros, principalmente por causa do Desert Strike 😍😍😍😍. Tmj mestre
Chrono Trigger foi o primeiro RPG que eu gostei, quando pequeno eu não gostava dos combates por turnos do final fantasy, mas quando peguei o Chrono Trigger pra jogar foi amor a primeira vista, já zerei duas vezes e mestrei um RPG com uma referência a Chorno Trigger.
Nossa o RPG de ranma é muito bom ele pega essência jocosa do anime até na soundtrack ;) claro que sou suspeito para falar o jogo tem seus defeitos como muita batalha aleatória e exige farmar consideravelmente mas eu curti.
Seu canal e seu conhecimento sobre jogos mais antigos é essencial, adoro seus vídeos, sempre me informando mais e mais sobre esses jogos maravilhosos do super nintendo
Após + ou - uns 15 anos enrolando pra jogar BoF 1 e 2 finalmente os tirei da lista esse ano. O 1 ficou bem datado, mas o 2 até me surpreendeu em alguns momentos da história. Recomendo pra quem for jogar usar os hacks de rebalanceamento e de revisão e correções no texto do jogo.
Excelente vídeo! Ao meu ver, faltou a trilogia "Soul Blazer" aqui, em especial Terranigma, que é um dos meus action rpg favoritos de todos os tempos...
Ei tenho uma história curiosa com Secret of Mana porque foi o primeiro RPG que eu tive contato na vida, eu e meus amigos só jogávamos jogos de luta, plataforma, briga de rua, corrida e tal, ai quando minha vó alugou ele ninguém sabia o que fazer e ainda era tudo inglês, pegamos trauma desse jogo e só anos depois fui dar uma nova chance kkk.
cara queria muito lembrar um rpg (meio action), que vc era um heroi de cabelo azul e seu progresso fazia as coisas se "construirem", no inicio vc ia ajeitando uma vilazinha a medida que fazia o progresso, depois era uma floresta etc, sempre esqueço do nome desse... mas tava no hype pra voltar a jogar caso alguém saiba de qual jogo se trata kkkk
Esse é o melhor achado do ano. Só vídeo top Rogerinho. Mto obrigado por compartilhar conosco todo conhecimento de maneira tão leve. Passo horas vendo os seus vídeos. Obrigado!
Fiquei até lisonjeado agora, por nunca ter jogado Chrono Trigger!! Eu assistia partes do jogo quando meu irmão estava jogando, mas nunca me senti atraído para jogá-lo. Talvez o sistema de batalha parecesse complicado pra mim à época. Mesmo nunca tendo jogado, sempre quis fazer cosplay do Frog...
Meu povo, recomendo o Bahamut Lagoon pro SNES também! Um RPGzinho em turnos muito legal com temática de dragões, show de bola! Pelo menos é como eu me lembro dele...
Cogu, tu me garantiu uns 2 anos de jogos bons pra serem jogados!!! :D Acho que da lista, só conheci do Brain Lord pra cima. De resto, tudo novidade pra mim! O SNES realmente tem pérolas incríveis! Forte abraço, meu bom! Excelente trabalho, e um dos melhores vídeos do canal!
Eu com um grande amante dos JRPG e outros tipos de RPG, estratégia e etc...fiquei muito feliz de Brainlord ser lembrado, que é um dos jogos que a Enix nao tinha se unido com a Squaresoft.( os puzzles sao brabos, mas o jogo é curto uns 15 à 20 horas no maximo ). A história de Lufia é singela e uma das mais bonitas que joguei.( E sim, o Lufia 2 é a geração passada que vc joga no inicio do 1 ). P.S: Jogo que zerei há pouco tempo e não conhecia jogando, só de escutar falar é E.V.O. Recomendo!
Esse vídeo me deu uma vontade de ver um iceberg de quase 1 hora dos jogos mais desconhecidos que o Cogu já zerou kk
Caraca, ia ser maneiro um vídeo disso hahaha
@@Cogumelandoctz que uns seria um parasite eve e uns jogos do famigerado console portátil da sega kkkkk
Cogu, seria tão bom ter links das lives jogando esses jogos kkk tô pedindo demais? Kkk Seu canal é espetacular!
Concordo, merece e queremos!!! Amo esses vídeos
Fiquei com vontade de ver um iceberg de ,7horas do Castlevania, não tem como, não dá tempo 😅
Shadowrun do SNES foi um RPG que me pegou de jeito , estou jogando novamente ele agora em 2023 , um jogo que envelheceu muito bem !
3 RPGs de SNES que joguei quando era moleque que mesmo depois de quase 30 anos ainda guardo na recordação toda a experiência das descobertas e de horas e horas com dicionário na frente da tv anotando diálogos e possíveis dicas dos puzzles.
1. Brainlord - É um dos meus rpgs favoritos eu ganhei o cartucho do meu irmão, tinha uns 12 anos.
2. Young Merlin, muito boa a história e os puzzles...e tem fase de mina abandonada, rs...
3. Ilusion of Gaia pra que curte história antiga e mistérios antigos da humanidade esse game é obrigação.
Com certeza faltou jogo, é claro. O SNES é cheio de clássicos e jogos que poderiam ser. O que você colocaria nesse iceberg? E se gosta do PlayStation 1, aqui tem um iceberg com os RPGs de lá! ruclips.net/video/M9Lyorj-cNI/видео.html
Cho dar uma de palestrinha, e mencionar q o SD Gundam Gaiden é quase como um "Chespirito adaptando algum conto famoso".
Tu vê o elenco, e é sempre as mesmas pessoas, mas em papeis diferentes (às vezes acaba que o "ator" entrega qual é o papel dele na trama, caso tu conheça algo das séries originais, mas acaba não sendo necessário conhecer nada prévio) apesar de ter muito mais cabeça pra interpretar papéis diferentes sem precisar repetir ator :v
Do jogo aí de snes não posso comentar a fundo, até pq quando peguei, a tradução tava só nos menus, sei lá pq diabos. Mas em si nas animações da época (80~90) eram geralmente contos fechados com alguma trama de um "rei demonio ou algum ser maligno" querendo dominar o mundo... umas tramas bem básicas de qualquer rpg. Já as animações de 2005 pra frente, é sempre alguma adaptação do romance dos 3 reinos (apesar de ter tido várias séries em mangá e em linhas de cartas da Bandai, e quase todas nunca tiveram alguma adaptação pra outra midia, tal como o SD Gundam: Space-Time Den GunVoyager, que é praticamente um grupo policial que lida com crimes através do tempo. E até onde consegui informação, o mangá nunca teve continuação, tendo só 1 volume publicado, mas que seria uma premissa muito boa pra algum jogo)
Impressionante nunca vejo Rudra no hihou nessas listas 😅.
Jogo muito bom vc escolhe entre 3 personagens pra começar e cada um deles monta uma party diferente e se cruzam na história,mas pra desbloquear o final verdadeiro tem que zera com tds eles. Jogo tem um sistema interessante que vc pode ter acesso a todas as magias desde o início isso só vai depender da sua criatividade. A propósito tem tradução hein.
Faltou o Jogo de JOJO do Super Nintendo, é um jogo um pouquinho esquecido talvez poderia estar no segundo ou terceiro andar do iceberg.🧊🧊🧊
Arabian Nights também era daora
Robotrek era um rpg bem bacana. Você podia evoluir seu personagem colocando novas partes nele!
Chrono Trigger segue sendo perfeito do começo ao fim em todos os detalhes
Invencível!
Amo o quanto esse canal enaltece Chrono Trigger com razão❤
Assistindo o Cogu, me sinto indo em uma locadora e o dona da locadora me recomenda os melhores games de cada gênero 😊
Até algumas semanas atrás não conhecia o Cogu e agora não consigo parar de assistir! Só conteúdo de qualidade, sem falar no carisma! Sucesso sempre!
Né, ele é simples, sucinto, parece que tô ouvindo um amigo
Muito obrigado por sua presença! Tmj!
Cara eu conheci ele deve fazer uns 3 meses no máximo, simplesmente assisti todos os vídeos dele, são tão bons que as vezes até repito haha
Ele causa esse efeito em quem conhece o canal a pouco tempo.
Milagre alguém falar de Bushi Seiryuuden! Além da jogatina em overworld (exploração do mapa) e plataforma 2D (fases de batalha e puzzles), ainda tem seções em 1ª pessoa que é pra conversar com NPC's (o que deixa bem nítido o traço clássico de Ken Sugimori).
O legal da sessão de plataforma 2D de Bushi Seiryuuden, é que cada passo que você dá é um turno. Então os inimigos na tela se mexem ou executam um ataque quando você se mexe ou ataca. O que deixa legal é o desafio de tentar acabar com a mesma horda de inimigos em menos turnos, pois acaba ganhando bônus no jogo.
Enfim, recomendo muito.
Quase todos esses jogos que você citou eu já tive no snes. Era daqueles colecionadores de RPG do SNES. Vendi quase todos e fiquei somente com alguns que me apeguei, jogos como Silva Saga com esses sistemas de batalha a lá Dragon Quest desfiz de todos devido a dificuldade de entender o que estava escrito nos menus. Esse problema da língua e escrita e a falta de tempo de se dedicar mais tempo a jogar, fez com que eu optasse em ficar somente com aqueles mais fáceis de se jogar como jogos de estratégia, RPG/Ação e alguns de batalha de turno semelhantes aos jogos de Final Fantasy e Chrono Trigger. Vamos lá então. Vou mencionar somente jogos que você não citou como é o caso de Final Fantasy VI no topo. Logo abaixo que tal citarmos a trilogia da Terra: Soul Blazer, Illusion of Gaia e Terranigma ou como é conhecido no Japão, Tenchi Souzou. Há também o inesquecível Actraiser que mistura ação, rpg e simulação. Há para quem gosta de estratégia com simulação e rpg os jogos da saga Ogre como o raríssimo Ogre Battle e o Tactics Ogre que ficou somente no Japão. Há também o obscuro Shadowrun, muita ação num mundo entrópico. Também saiu no Ocidente jogos menos conhecidos como o Robotrek que utiliza como mecânica batalhas de turno em que um jovem utiliza robôs para enfrentar os inimigos. No Japão ficaram jogos magníficos como o Treasure Hunter G que mistura estratégia, ação e rpg. Há também o meu favorito jogo de ação/rpg do console que é o Front Mission Gun Hazard e por último uma surpresa muito boa que tive foi descobrir o jogo de estratégia e rpg chamado Little Master.
As eras 16 e 32 bits com certeza representam o auge dos RPGs japoneses, é impressionante a quantidade e qualidade dos jogos daquela época.
5:10 esse jogo me lembrou muito beyond oasis do mega drive, joguinho esse que me surpreendeu e se tornou meu favorito do console
Tem um RPG do Super Nintendo, que eu nunca consegui sair do inicio dele quando você é solto no world map, que é o Palladin's Quest. Esse eu nunca vi ninguém falando em lugar nenhum, então, acho que ele tá bem em baixo no Iceberg.
- Silva Saga 2 é um jogo que eu tenho um certo carinho, por mais simples que ele seja em sua história e progressão. Uma das coisas que eu gosto do sistema de batalha dele são as camadas das mecânicas que ele apresenta para cada slot de personagens, além dos mercenários que você contrata e da trupe que te acompanha, o jogo tem um grupo de elementais que você pode upar e fazer fusões.
- Outra coisa que me cativa nele é sua trilha sonora, gosto demais da música do bar caindo escada abaixo. SAHASHASASHASHASHASH
- Novamente, um ótimo vídeo.
Meus desconhecidos favoritos: Secret of Evermore, Paladin’s Quest e Drakken.
agora não, Cogu! minha mãe ainda tá preparando a janta 😡
5⁰ série ON
@@3389-ØØ você não sabe de nada.
@@kaique2594 sei que minha existência e fruto das decisões alheias a minha vontade por parte de meus acestrais,e mesmo que não existisse diferença alguma faria a esse mundo.......
Sei que meu país se afunda em desgraça diariamente pelo oportunismo e hipocrisia dos que se mantêm no poder por uma suposta democracia que não pode ser contrariada...
Que minha vida se esvai a cada dia sem propósito algum a minha existência como se eu fosse apenas uma briza que passa e não mas existe.....
Sei que desperdiço minha existência com redes sociais e opiniões vazias com comentários vazios com coisas vazias cheias de pessoas vazias em lugares vazios......eu eu mais ainda....
Sei que jamais conseguirei o que almejo sem esforço três vezes maior que alguém de um país melhor e que morrerei sabendo que meus descendentes passarão pelo mesmo......
Mas ainda sim, aqui estou sem saber porque ainda não sai de nada ao meu redor.....
Kkkkkkkkk foda-se👍👍👍👍👍😎😎😎😎😎
E eu fazendo a janta kkkk
Kkk
Cara, eu joguei Secret of Mana, cheguei no chefe final e só nele descobri que tinha que upar uma magia específica pra poder derrotar ele. Morri e fiquei com preguiça de voltar porque a última dungeon é muito grande. Mas não me traumatizou, o jogo é muito bom e um dia eu vou rejogar pra zerar.
Eu adoro o visual desses primeiros RPG do início SNES
Cogu, você precisa jogar Golden Sun depois. JPRG delicinha, pixel art e história incríveis. Vai se apaixonar
8:00 Esse protagonista desse jogo parece o protagonista do anime Overlord que também é um vilão dentro de um jogo, será que o criador de overlord se inspirou nesse jogo.🤔🤔🤔
Cogu realmente chega perto do núcleo da terra. Não conhecia quase nenhum desses!!!
Trás mais conteúdo assim, Cogu!!!
Que inveja, é que nem disse no vídeo, tem coisa que eu queria muito jogar pela primeira vez de novo! hahahaha
Ele usa palavras de efeitos muito engraçadas, tipo: "Acachapante", "Esbardiada" kkk
Meu amigo, gostaria de parabenizar você, seu jeito simples e carismático, de fazer todos esses seus vídeos. A sua pegada nesse canal é algo que automaticamente bate uma nostalgia sem tamanho. Parabéns mesmo. Eu peço que você nunca mude esse jeito que lida com seu canal, que faz seus vídeos. Não deite no comodismo (n que vc tenha, longe disso), como alguns canais cosmo effects da vida. Mantenha essa simplicidade, pq vc está dando uma aula pra muitos outros canais e principalmente, pseudos "gamers" que tem nesse RUclips, que nunca jogaram um RE4 na vida, com Wesker protagonista. Parabéns!!
Num era o Krauser kkkkk eu entendi a referência
Boa noite, sou novo aqui... Esqueceu de um Clássico "Tales Of Phantasy"... esse jogo é d+. primeiro jogo que vi com trilha sonora cantada pro Snes....
pois e, este e pra mim o MELHOR RPG do SNS
Esqueceu The Seventh Saga e Mystic Ark esse ultimo é um jogaço recomendo. Ambos do mesmo desenvolvedor que tambem trabalhou em bomberman Mystic ark tem uma historia fenomenal.
esperar teus vídeos serem publicados parecem uma eternidade, agora que platinei teu canal principal. Melhor descoberta de 2023. Agradeço todo dia ao RetroGames Brasil pela live com vc e com o Edu. Bjão Cogu. força ai, pra sempre produzir esses conteúdos maravilhosos.
Nossa, conseguiu ver tudo! Muito obrigado Hugo e valeu por comparecer lá na live!
Somos 2😊
As vezes eu penso que o Super Nintendo nunca saiu de linha, e que tem desenvolvedoras fazendo jogos até hoje, é uma quantidade de jogos obscuros impossível, só nesse vídeo mais uns 3 ou 4 que não conhecia, e pelo menos 2 deu muita vontade de começar uma partida agora.
Um bem obscuro, mas que adorei jogar foi Soul Blazer; gráficos bonitos, bgm maneira e lore viajada... 10/10.
Cronotrigger foi um sucesso! O melhor rpg do super nintendo para mim! Foi o 1ro game produzido pela união de grandes empresas, Square, da franquia Final Fantasy, e Enix, da franquia Dragon Quest. Sem contar do incrível Akira Toriyama, criador do famoso anime Dragon Ball, como designer dos personagens do game. Até hj eu jogo Cronotrigger! Muito bom de mais!
Cara, que prazer é ouvir o Cogu falando sobre games. Que vídeo excelente!
um dos jogos q eu sempre quis jogar do SNES, mas nunca traduziram é Bakumatsu Kourinden Oni (da serie Oni). ele é tão "japones" que o testo é escrito de cima pra baixo, direita pra esquerda.
Fala, Cogu! Muito obrigado pela lista. Tem muitos aí que eu não conhecia. Um jogo que gostei de jogar na época, lá na década de 90 mesmo, foi o Drakkhen. Não sei onde eu colocaria ele na posição do iceberg. Grande abraço! Continue com os ótimos vídeos e continue com essa tua boa energia.
5:44 AAAAAAAAAAAAAAAAAAHHHHH FINALMENTE! FINALMENTE ALGUÉM FALANDO DESSE JOGO! Eu amo Secret of the Stars, rpg muito simples, mas com uma história legalzinha até, gráficos realmente não fazem jus ao potencial do Snes, mas eu tenho um carinho enorme por esse jogo, conheci ele mais ou menos em 2010 num Snestation da vida, mas fui zerar bem recentemente em 2021
Cogu o rei do RUclips, muito obrigado por tanto conteúdo de qualidade! ❤
Secret of the stars, muito bom esse mano, feliz pela citação 5:46
Com certeza. Gosto muito desse jogo
meu ice berg de rpgs foi baseado muito pelo RPG makers, queria que você falasse mais sobre o RPG makers cogu, nossa eu lembro de ter jogado muitos rpgs por causa do meu irmão que mexia com RPG maker gostaria que você fizesse um vídeo sobre os jogos feitos por fãs no RPG maker como cavaleiros do Zodíaco entre outros
Excelente vídeo, Cogu! Nessa lista do iceberg eu adicionaria também o Seiken Densetsu 3, que só tinha tradução de fã e ficou popularmente conhecido no ocidente como Secret of Mana 2. Depois foi lançado oficialmente no ocidente como Trials of Mana na coletânea Collection of Mana lançada pro Nintendo Switch. Jogão!!
Amo SD3! É um dos meus rpgs favoritos da vida!
Os RPGs mais famosos de Snes foram sem dúvidas Chrono Trigger e Final Fantasy 6 (3 no ocidente). Curti muito quando tinha uns 8 e 9 anos. Bom para treinar o inglês... Sobre jogos obscuros, não acho que Romancing Saga seja isso. Apesar de ter ficado restrito ao Japão na época, hoje está disponível inclusive na Steam. Mas sua dificuldade é real. Uma formação errada de equipe é fatal, e não tem essa de ficar revivendo os personagens - morreu, é o fim do boneco. Acho que ele acabaria se encaixando na categoria dos RPGs com chips especiais como Star Ocean e Tales os Phantasia, que só sairam no Japão, mas o pessoal sempre teve interesse em jogar.
Boa menção a Shin Megami Tensei. No super famicom,, esse jogo era bem obscuro e com uma história bem macabra para a época - Digital Devil Story: Megami Tensei II (mais desconhecidos que Shin Megami Tensei i e II que tb sairam para o super famicom). Tentei jogar e é muito difícil depois de ter jogado os mais atuais. Acho que só quem era muito aficcionado por RPG conseguiria zerar esse jogo.
Quando ouço falar sobre RPG de Ação, sem turno ou semi-turno, meus ouvidos brilham!
eu incluiria nessa lista:
- Dual Orb II
- G.O.D.
- Herakles no Eikou IV
- Nekketsu Tairiku Burning Heroes
Excelente vídeo Cogu, o Super Nintendo é um prato cheio pra quem gosta de RPG. Com certeza você conhece, mas não deixe de falar de Terranigma nos próximos, a galera tem que conhecer essa obra prima!
Tbm senti falta de terranigma, história fantástica.
vou até comentar aqui,para lembrar de ver mais sobre esse jogo depois
@@pedroinfinnit8453 vale muito a pena. Super Nintendo é cheio de jogos bons não tão conhecidos.
Dragon view,esse jogo faz parte da minha história com games.Que jogo massa!Me lembro que ninguém levou fé nele na época,meus amigos folgavam em mim porque só eu alugava ele na locadora Master Games,lendária locadora de games na minha cidade(primeira locadora que fui na vida com 10 anos),esse jogo é muito bom,tem um lugar no meu coração.
Mano, não lembro o nome mas jogava um game no snes meio RPG de estratégia, era sobre guerreiros que tinham dragões aí dava para montar seu exercíto e colocar cada dragão para um dono e isso alimentava as estatísticas cada um combinava com um personagem melhor, era até que perplexo para a época, queria jogar de novo mas nunca lembrei o nome.
Bahamut Lagoon?
Cogu, faltou citar magic knight rayearth, que é RPG também!!! E muito bom tbm
Esse Cogu é diferenciado demais pqp
Brain lord é um dos meus jogos favoritos de SNES, na época descobri ao acaso e me apaixonei
Earthbound é pra mim, uma misturada de sentimentos!
Parece lenda urbana (kkkkkk) mas minha irmã trabalhou numa locadora de video&games que tinha o jogo e inclusive, ficava a caixa gigante entre os jogos.
Eu odiava o jogo na época por causa da vila onde os npcs falavam "BOING" pra tudo, com as fontes tudo zoadas kkkkk...
No fim das contas, quando a locadora vendeu os jogos, eu só corri pra comprar o Super Metroid (que tenho até hoje!), e só anos depois, percebi o outro diamante que deixei de comprar 😢
EU NÃO ACREDITO. você chegou no nível de perfeição em conteúdo de vídeo. Snes pra mim é o melhor console do mundo. Meu sonho e meta é finalizar todos os jogos bons desse console
Cara, extremamente honrado que você falou de Dragon View! Eu amo esse jogo, e pouquíssima gente conhece xD
Fora que a trilha sonora dele é magnífica!!
Cara,
Não entendo porque esse jogo não fez sucesso... Ótimos gráficos, sistema de batalha muito bom. Estilo medieval fiel. Além da trilha sonora ser ótima, história bacana. Demorei muito pra zerar na época (anos90) porque não tinha detonado... Agarrei na parte do deserto pra abrir o caminho pro keire Temple.
Silva aqui, presente. Cogu já está me convencendo a jogar Chrono Triger, e Earthbound é maravilhoso, um dos melhores que joguei do Super.
Só eu que acharia maravilhoso um vídeo do cogu só sobre zelda?
Boa!
Já ouviram falar no jogo ganpuru - gummans proof, tem tradução. Que jogo legal.
Cogu vou aproveitar que tu tá de olho por aqui e te falar, me identifico DEMAIS contigo e com seu canal, claro, você deve ter vários seguidores assim, mas não sei se comigo é mais forte, principalmente falando de Snes. Eu ganhei o meu no Natal de 94, quase 95, eu tinha 4 anos e meio, porque sou de junho de 90. Alugava muita fita já que comprar era caro, meu Snes veio com Fatal Fury (Terrível hauahauaha). Enfim, que bom que tem pessoas como você que se dedicam a trazer esses vídeos maravilhosos pra nós!!!
Senti falta da trilogia Terranigma (Soul Blazer, Legend of Gaia e Terranigma) que sao jogos maravilhosos por sinal.
Faltou mencionar Zelda, 7thSaga, Soul Blazer, E.V.O e Drakkhen
Eu tava esperando Dual Orb 2 e Bahamut Lagoon nessa lista. Hahaha Eu amo a história do Dual Orb 2 e me amarrei no sistema de Bahamut Lagoon.
Bahamut Lagoon é muito bizarro. Depois que eu descobri que Sendak era um velho, nunca mais vi o jogo com os mesmos olhos kkkkkk
Mano.... Acho que Shadowrun poderia estar nessa lista aí. Jogo maravilhoso.
Cogu, foi um crime não mencionar Bahamut Lagoon e Dual Orb II hahaha
Ei cogu ficou faltando nesse iceberg o jogo dual orb 2 e last bible 3 que quase ninguém conhece e são super difíceis até hoje não consegui zerar kkk
Dual Orb II é muito foda! A trajetória de Lagnus lembra muito o do Darth Vader: "ou você morre como herói, ou vive o suficiente para se tornar um vilão"
EXCELENTE VÍDEO, como sempre! Meu primeiro emprego: Progames - locadora de vídeogame, em 1995. Joguei muito RPG e havia um que não está no vídeo, da Square Enix - The 7th Saga. Para a época, tinha um bom gráfico, personagens interessantes e variados. Um tanto difícil, acabei não zerando por conta de não possuir o cartucho na época.
Cogu, apesar de não ter jogado 1% dos jogos que vc já jogou, assistindo seus vídeos e ouvindo suas histórias, me remete a uma infância que perdi no mundo dos games por falta de oportunidade mesmo, sou de família muito humilde e minhas poucas experiências com vídeo quando eu era criança, só acontecia mesmo nos fliperamas, ou casas de jogos de SNES onde eu alugava 1 hora e pra mim era um dos momentos mais especiais da minha vida. Lembro de um jogo que me prendia muito, por conta da ação e dos puzzles, os personagens principais eram o pateta e o Max, muito divertido e hj um dos preferidos dos meus filhos tbm. Queria saber de vc se ele se enquadra no perfil de RPG, pois, assistindo esse vídeo vi muitas semelhanças entre os jogos. Espero que vc responda! Um abraço e muito mais sucesso p vc e toda sua equipe
Confesso que senti falta de alguns, como "Adventures of Hourai High", "Arabian nights", "Treasure Hunter G", "G.O.D", ou até outros mais simples como "The Magical Land of WOZZ", ou ainda algo mais ambicioso como "Chaos Seed", mas, ainda assim, ficou muito bom o vídeo!
Acompanho seu canal há uns meses, e quanta nostalgiaaaa, hahahha... adoro o seu conteúdo, mesmo! Parabéns demais! Eu fiquei curioso pra saber em quais níveis vc botaria o jogos Breath of Fire 2, Robotrek, Actraiser 1 e Fire Emblem - Monsho no Naso (acho q foi o primeiro pra SNES, de 1994) ! Foram todos RPGs que cresci jogando, hahaha!!! Todo o sucesso do mundo pra vc! Abração!!!!
Acrescentaria também nas camadas mais baixas: Hero Senki Project Olympus
Pior que mesmo que eu adore rpg, eu não tava mais com paciência pra rpg antigo, até que esbarrei com Energy Breaker. Simplesmente não parei mais de jogar, ele tem umas ideias meio complicadas de lidar, mas me ajudou bastante a trabalhar essa falta de paciência e me deixou encantado.
O Earthbound é um dos meus jogos favoritos, inclusive tô bolando um rpg de mesa dele.
Enfim, ótimo vídeo! Me animou a experimentar uns rpgs mais diferentes
A era de ouro dos JRPGs foi, sem dúvida, a era 16/32 bits…qntos e qntos jogos incríveis não foram lançados nessa época dos anos 90, começo dos anos 2000? E, desculpa Cogu…mas Lufia 2 merece estar em toda e qlquer lista de rpgs do Snes…que jogo maravilhoso…tinha um que eu sempre comecei a jogar, mas nunca fui mto longe e sempre me arrependo disso, principalmente pq não lembro o nome dele…mas o jogo começava numa delegacia ou necrotério, algo assim e se passa no mundo contemporâneo…
E faltou uma menção honrosa para The 7th Saga e EVO- Search for the Eden…
Necrotério? Por acaso é Shadowrun?
Cara, é a primeira vez que vejo alguém falando de Dragon View num vídeo. Eu tive a GIGANTESCA sorte de alugar esse jogo. Como eu gostava!!! E ainda gosto!!!
Crono, que saudades... tb gostaria de esquecer, só pra jogar dnv pela primeira vez! Foi o meu primeiro rpg, e me ganhou de cara. Hj tenho ele no 3ds. Foi ele q me levou a jogar o final fantasy 6, e dali só foi!
Caraca, Cogu falou de Dark Half, esse eu traduzi p/ PT-BR.
Eu tô me sentindo um crackudo de RPGs do SNES porque eu já joguei todos os mencionados. Hauhuha Sempre é bom ver a análise do Cogu sobre os jogos e super apoio uma sequência desse vídeo porque tem muito JRPG que nunca veio pro Ocidente que hoje em dia tem tradução de fã.
Minha lista já na parte bem abaixo do iceberg:
- Last Bible III
- Laplace no Ma
- Horai Gakuen no Bouken! The Adventure of Hourai High School
- Crystal Beans from Dungeon Explorer
- Shiki Eiyuuden: Jinryuu Densetsu
Enorme maioria RPG de turno que é o gênero que mais curto.
Cogu nossa eu lembro tanto da minha infância quando assisto seus vídeos, principalmente quando você fala sobre jogos do super nintendo saudades
"Eu invejo quem nunca jogou, cara eu gostaria de jogar esse jogo, como se fosse a primeira vez" EXATO!!! Eu falo isso pra todos com quem falo sobre Chrono Trigger e dizem que nunca jogaram ou mesmo ouviram falar. CT é o jogo que mais amo mesmo hoje!
Pode me ajudar pfv nunca joguei e gostaria de conhecer a versão steam vale a pena ? Estou na dúvida pq falam nos comentários que a versão é de celular tem diferença ?Obrigado
@@dancesario8186faz muito tempo que não jogo nada. Só assisto aos vídeos. O que eu sempre vi falar é que a melhor versão é a de 3DS por ter conteúdo extra que não tinha nas outras mas a experiência deve ser só no portátil que eu nunca tive porque eu testei em emulador e não curti muito. Os textos e as duas telas ficaram estranhos na tela do PC. Cheguei a jogar a versão de PS1 quando tive o console e não consegui terminar porque tem muito loading que não tinha na versão de SNES que sempre foi a minha favorita inclusive no emulador. Também vi gente falando mal da versão de IOS porque os menus, textos e controles foram mal otimizados para o toque do aparelho. A da Steam eu não conheço mas eu não recomendo muito ela porque toda vez que tem uma daquelas atualizações forçadas automáticas... ela simplesmente some com todos os seus saves e não estão nem aí. Não adianta reclamar. Isso acabou de acontecer com uma amigo meu que estava fazendo um detonado de Final Fantasy VI no canal dele. Teve que começar tudo de novo então ele foi pelo emulador mesmo e perdeu uma grana pois a Square ainda ainda cobra caro em jogo antigo. Ele falou que quando comprou tava mais de 40 conto alguns FF clássicos. Comprado 5 já vai 200 e ainda pra ficar perdendo save a toa. Fod@
@@dancesario8186 Vai na versão Steam, que tem tudo que há nas versões PS1 e DS, e tem o filtro de suavização dos emuladores de SNES. Só vai, é um jogo apoteótico, além de ser um clássico.
Sempre ótima lista Cogu. Achei falta do Bahamut Lagoon e Treasure of the Rudras. Que só agora finalmente temos uma tradução em inglês.
faltou Terranigma, ótimo jogo, nunca zerei pq o emulador sempre travava, e nem procure quanto custa pq o cartucho e super raro
Eu nem gosto tanto de vídeo game antigo, mas adoro os vídeos do Cogu, que comunicador bom de serviço,
EXCELENTE o vídeo! Só senti falta de E.V.O.: Search for Eden, The Lord of the Rings (que eu sei q vc já falou de ambos em outro vídeo) e de Robotrek!
Cogu faz mais vídeos assim, por favor, com jogos de outros estilos do SNES, meus parabéns pelo trabalho
Impressionante como eu gosto desse canal. Que bom que Lufia 2 foi mencionado (de novo rs). Foi meu primeiro rpg de SNES e porta de entrada pro mundo de jogos de RPG, tenho um carinho e nostalgia muito grande por esse jogo, apesar de não ser muito conhecido.
Grande abraço Cogu!
Joguei um esses dias, mas foi pouco. Tem tradução de fã: Rudra no Hihou. Nele você forma as magias você mesmo, criando as palavras. Bem diferente.
Vim falar desse jogo aqui msm, conhecia como Treasure of the Rudras, até hoje queria jogar novamente em uma rom sem bug
Nunca vou me esquecer da primeira vez que joguei Chrono Trigger e Final Fantasy IV. O Chrono eu e um amigo alugamos na locadora, aí viramos um final de semana inteiro tentando zerar, infelizmente na época era comum galera furtar a bateria dos jogos que tinham save, então tivemos que deixar o console ligado fds inteiro pra não chegarmos nem na metade kkkk
Ja peguei meu bloquinho de notas e anotei todos. Preciso jogar mais RPGs. Sendo que o meu favorito é o Final Fantasy 7. ❤❤❤❤. Cogu, faz um vídeo sobre jogos de helicópteros, principalmente por causa do Desert Strike 😍😍😍😍. Tmj mestre
Chrono Trigger foi o primeiro RPG que eu gostei, quando pequeno eu não gostava dos combates por turnos do final fantasy, mas quando peguei o Chrono Trigger pra jogar foi amor a primeira vista, já zerei duas vezes e mestrei um RPG com uma referência a Chorno Trigger.
Nossa o RPG de ranma é muito bom ele pega essência jocosa do anime até na soundtrack ;) claro que sou suspeito para falar o jogo tem seus defeitos como muita batalha aleatória e exige farmar consideravelmente mas eu curti.
Seu canal e seu conhecimento sobre jogos mais antigos é essencial, adoro seus vídeos, sempre me informando mais e mais sobre esses jogos maravilhosos do super nintendo
A lista é boa, Cogu, mas eu com certeza incluiria os Shin Megami Tensei I e II nela, no meu caso. ^^
Faltou Goof Tropa hahaha
Boa seleção. Baixando os que eu não tenho
Cogu, eu gostava muito de jogar magic knight rayearth, era bem legal.
Cogu, já ouviu falar d robotrek? Sou super fã e nunca vi ninguém comentando dele
Um jogo maravilhoso do SNES é o Terranigma, lindíssimo, trilhas sonoras bem instrumentais, pena que não é muito conhecido 😓
Após + ou - uns 15 anos enrolando pra jogar BoF 1 e 2 finalmente os tirei da lista esse ano. O 1 ficou bem datado, mas o 2 até me surpreendeu em alguns momentos da história. Recomendo pra quem for jogar usar os hacks de rebalanceamento e de revisão e correções no texto do jogo.
Excelente vídeo! Ao meu ver, faltou a trilogia "Soul Blazer" aqui, em especial Terranigma, que é um dos meus action rpg favoritos de todos os tempos...
Cara agora que eu saquei porque adoro seus vídeos, eles tem uma vibe de revista de game dos anos 90, parabéns e sucesso aí 👍
Ei tenho uma história curiosa com Secret of Mana porque foi o primeiro RPG que eu tive contato na vida, eu e meus amigos só jogávamos jogos de luta, plataforma, briga de rua, corrida e tal, ai quando minha vó alugou ele ninguém sabia o que fazer e ainda era tudo inglês, pegamos trauma desse jogo e só anos depois fui dar uma nova chance kkk.
cara queria muito lembrar um rpg (meio action), que vc era um heroi de cabelo azul e seu progresso fazia as coisas se "construirem", no inicio vc ia ajeitando uma vilazinha a medida que fazia o progresso, depois era uma floresta etc, sempre esqueço do nome desse... mas tava no hype pra voltar a jogar caso alguém saiba de qual jogo se trata kkkk
Acho q é actraiser, mas pode ser outro
@@jokerlawfull6566 não é actriser não :/
@@Riblink182é Soul Blazer?
Obrigado, Cogu! Por partilhar essas pérolas perdidas do Super Nintendo, Já estou conferindo aqui e adorando!
😄
Esse é o melhor achado do ano. Só vídeo top Rogerinho. Mto obrigado por compartilhar conosco todo conhecimento de maneira tão leve. Passo horas vendo os seus vídeos. Obrigado!
Fiquei até lisonjeado agora, por nunca ter jogado Chrono Trigger!! Eu assistia partes do jogo quando meu irmão estava jogando, mas nunca me senti atraído para jogá-lo. Talvez o sistema de batalha parecesse complicado pra mim à época. Mesmo nunca tendo jogado, sempre quis fazer cosplay do Frog...
Meu povo, recomendo o Bahamut Lagoon pro SNES também! Um RPGzinho em turnos muito legal com temática de dragões, show de bola! Pelo menos é como eu me lembro dele...
Concordo muito com a lista, parabéns pelo vídeo! Acho que faltou Seiken Densetsu 3 e Terranigma!
Cogu, tu me garantiu uns 2 anos de jogos bons pra serem jogados!!! :D
Acho que da lista, só conheci do Brain Lord pra cima. De resto, tudo novidade pra mim!
O SNES realmente tem pérolas incríveis!
Forte abraço, meu bom! Excelente trabalho, e um dos melhores vídeos do canal!
Eu com um grande amante dos JRPG e outros tipos de RPG, estratégia e etc...fiquei muito feliz de Brainlord ser lembrado, que é um dos jogos que a Enix nao tinha se unido com a Squaresoft.( os puzzles sao brabos, mas o jogo é curto uns 15 à 20 horas no maximo ). A história de Lufia é singela e uma das mais bonitas que joguei.( E sim, o Lufia 2 é a geração passada que vc joga no inicio do 1 ).
P.S: Jogo que zerei há pouco tempo e não conhecia jogando, só de escutar falar é E.V.O. Recomendo!