Sou professor de História e acabei de conhecer esse canal! Com toda a certeza, estarei trabalhando com esse material com meus alunos. Continuem produzindo, nós professores agradecemos eternamente!
Meu Deus!ler isso que o senhor escreveu me deu um alivio tão surpreendente que destes 32anos de docência; NUNCA li isso ou muito mais! Nunca imaginei um colega decidido esclarecer e moldar uma consciência nova no alunado. Parabéns!!!
Amigo, creia que, ensinando a verdade aos seus alunos, voce causará uma revolução no meio educacional brasileiro, tão contaminado pela ideologia gramsciana-marxista. Não desista nunca desse projeto, e que Deus lhe abençoe nessa nova empreitada!
Excelente trabalho, parabéns pela iniciativa! Por gentileza você poderia passar o nome de uma meia dúzia de historiadores anti-marxismo, para eu ler? Muito obrigado!!!
Graças a Deus eu não carrego essa culpa de não ensinar isso em sala de aula. Leciono geografia e sempre afirmei que a revolução industrial trouxe desenvolvimento e melhorou a vida das pessoas.
Parabéns!!! Poucos são assim como você. Eu também não reclamo dos meus professores. Pra mim eles passaram os conteúdos da maneira correta, um ou outro deva ter colocado uma pitadinha de ideologia, mas que não fez diferença.
Professora de História e Geografia, fico feliz quando vejo um material ousado e de excelente nível. Esse documentário prima pela honestidade intelectual e pela qualidade das informações. Parabéns! Gratidão pelas preciosas informações que compartilharam conosco.
Melhor resumo que já vi sobre a revolução industrial. Sugiro fazerem o mesmo conteudo para o público infantil, minha filha já tem se deparado com várias questões contraditorias no colégio. Parabens pelo material produzido.
Você está equivocado tanto quanto o cara do canal. Lembre-se que não existe neutralidade, então ele conta a versão que quiser, assim como você. Mas e as fontes utilizadas, são confiáveis? Essa é a questão!
@@wiliamgratao8629 O que está errado no video? até a china adotou o capitalismo com força total. Duvida, vai na 25 de março e conversa com um chines. Pergunte para ele quem é mais capitalista o Brasil ou a china.
Eu sempre fui, e ainda sou, um "operário", e mesmo assim, atualmente, tenho que ouvir de pessoas que nunca frequentaram o trabalho na iniciativa privada, dizer que toda a exploração estatal cobrando taxas, encargos, contribuições, e outras paraditagens, é um "direito", e que devemos lutar por estes direitos... Direito de tirar dinheiro do meu orçamento doméstico e dar aos burocratas pra alimentar sua fome de regalias, mordomias, privilégios e poder... Comunismo realmente é um câncer!!!
Moço pense em um problema que existe na sua vida só uma tá bom, pronto pensou ? Esse poblema é por causa do capitalismo todo os problemas da nossa sociedade q vc imagina é pro coisa do capitalismo e oq não é poblema é solucionado por dinheiro...
Год назад+220
Sou professor de Geografia em Portugal. Obrigado pelo seu excelente trabalho. Irei usar este seu video nas aulas. Nota: muito obrigado pelas fontes e referências bibliográficas bem feitas. Um fator decisivo para romper a desinformação promovida pelos programas escolares.
Peço desculpa, mas a que desinformação dos manuais se refere? Eu sou professora de história em Portugal e aprendi isto e muito mais na FLUP e leciono a Revolução industrial no oitavo ano e no programa do secundário a matéria é mais aprofundada.
Год назад+1
@@mariadaconceicaosilva3443 felizmente a Maria Silva é uma excepção. A norma é desconhecer quem é Edmund Burke e nunca exercer o *contraditório* que nos melhores casos são apenas evocações grotescas de autores.
A Revolução Industrial foi uma conquista de toda a humanidade, e não apenas da burguesia, permitindo que essa explorasse impediosamente as classe menos favorecidas, homens, mulheres, adolescentes e crianças com o fez na Europa e Estados Unidos do Século XIX
Esse é o melhor canal da internet sobre esses assuntos, com muitos detalhes e ao mesmo tempo resumido.. pena que parou postar mais vídeos 😢😢 queremos mais !!
A classe média dita no vídeo é no formato da época...sendo roupas com pouco tempo de uso, casa com conforto honesto e alimentação variada sem a necessidade de pular refeições. As farmácias, bancas e panificadoras deveriam surgir de famílias grandes que possuiam um número maior de pessoas em idade de trabalhar. A ascensão social que Marx não via se devia, não ao sistema capitalista e sim a exploração da carga horária da época...sem tempo livre não tem ascensão social. Salário pequeno é devido à profissões simples...e com mão de obra abundante...não se trata de exploração característica do sistema capitalista.
@@thiagoferreiradeoliveira7893pois não é! Quem gravou esse vídeo, além de não entender nada de Marx, também não entendeu nada da revolução industrial. O cara vir falar em renda média! Pqp
@@marlinsilva7431 Vocês vivem de capitalismo reclamando dele. Produção distribuição e consumo também é capitalismo. Vocês não vivem sem consumir algo produzido ou distribuído por outras pessoas. Vocês aprenderam o que é capitalismo pelos livros do MEC. A maioria não interpretaram nenhuma obra do Marx. Vocês são um bando de esquerdopatas faz o L, analfabetos funcionais que saem das Universidades depois de quase jubilados. 😃 Muitos de vocês saem das Universidades para parasitar no funcionalismo público, mamando do capital produzido pela sociedade, mas criticam o capitalismo. A indústria a distribuídora (empresários) coloca a taxa de imposto nos produtos, os consumidores pagam, as empresas repassam para o Estado. Bando de faz o L nazipetistas esquerdopatas, que em conluio com traficantes e o judiciário da instância do STF, tiraram o comuna luladrão da cadeia e forjaram a eleição favorável a ele 😃😃
Obrigado pelo comentário generoso, Sandro. 🙂Nosso canal ainda é muito recente. Tem apenas 40 dias mais ou menos. E este vídeo foi publicado há apenas 3 semanas. É natural que ainda tenha poucas visualizações.
Год назад+11
Já está com 2,6 mil e aumentando! Vamos compartilhar pra chegar a mais pessoas
Parabéns pra os criadores desse canal. Eu sigo canais muito bons no RUclips por anos e persigo esse tipo de conteúdo (ciência) e até agora eu descubro vcs. Que eu saiba não tem outro canal que nem esse aqui. Não descobri em inglês ou espanhol. Parabéns mesmo!
Um excelente livro que trata da manipulação da história para fins políticos pelo marxismo é o Revisionismo Histórico da biblioteca do exército. Neste livro ele fala do trabalho da escola histórica dos Analles (Francesa) que é mais plural. Parabenizo vocês pela iniciativa deste canal é excelente!!
Então, partiu livraria! Pelo andar da carruagem, não demora muito pra obras desse tipo entrar pro catálogo das publicações "subversivas" e ir parar na fogueira. 😬
Sensacional! Acabei de conhecer este canal e estou encantada com a seriedade do conteúdo de vcs. O vídeo sobre a Revolução Francesa também está excelente! Muito obrigada por tanta informação de qualidade 😊
Terminei o ensino médio ano passado e eu só tenho a agradecer ao meu professor de história que me fez aprender sobre a revolução industrial no 2° ano de maneira fácil e que faz os alunos realmente se interessarem por esse grande acontecimento.😊
Caí aqui de paraquedas procurando videos que falassem a verdade sobre a Revolução Industrial. Estou me inscrevendo agora no canal e vou começar a acompanhar esse baita trabalho. Parabéns.
Gostei muito deste documentário. Realmente Karl Marx nunca foi a campo, ou seja, nunca visitou uma fábrica sequer ainda que a esquerda ao longo da história tenha fraudado fontes e até tentado fazer fotomontagens que foram rechaçadas por peritos. Aliás, o único contato que Karl Marx teve com a classe trabalhadora foi quando engravidou sua empregada doméstica. E pior: não assumi e fez de tudo para esconder da esposa rica que o sustentava.
É interessante perceber que justo nesse momento de transição revolucionista grandes nomes de diversas áreas, apesar de criarem seus próprios meios, encontram nessa revolução a princípio industrial que influenciará tantas outras revoluções, a facilitação de suas artes. Talvez hoje tenhamos, nos tempos atuais, o efeito contrário devido a abundância de recursos e falta de seleção qualitativa em oposição à epóca, menos recursos e maior primazia pela qualidade, logo beleza.
@@julianoguedes3693 Ninguém analisa o que não aconteceu, muito embora a inventividade humana possa criar um fato hipotético. Se um fato aconteceu de verdade, o simples fato de ter acontecido é uma verdade. As análises, dependendo de quem as faça, podem distorcer os fatos e suas consequências, sendo, portanto, aquelas uma das partes vulneráveis nesse âmbito, pois podem tender para as falsidades históricas e científicas, o que, convenhamos, não há como negá-las.
Gostaria de parabenizar o produtor desses documentários, de muito bom nível, eloquente locução elucidativa. Notei também que não possui viés político, apenas mostra fatos e verdades. Parabéns !! Espero por mais vídeos!!
Cara, meus comentários em vídeos são praticamente inexistentes, mas eu tive que vir aqui e lhe parabenizar pelo ótimo trabalho em mostrar a verdade. Ganhou mais um inscrito :)
Excelente conteúdo, parabéns! Tem um papel social esse tipo de conteúdo , que, tendenciosamente, não é abordado atualmente nos meios formais de educação!
Boa parte das informações expostas no vídeo ja eram de meu conhecimento. Já apresentei em varias turmas, inclusive para colegas professores. Vocês podem imaginar os problemas que eu arrumei. O autor do video comsegue organizar o encadeamento das ideias de modo excepcional, parabéns. Utilizarei o documentario em minhas aulas. Vida longa ao canal.
Gostei do vídeo, a Revolução Industrial foi um período necessário para o desenvolvimento da humanidade, verdade, não se fala que antes da industrialização já tinha trabalho infantil, fato é que até hoje, em zonas rurais, mais afastadas e pobres, as pessoas gostam de ter muitos filhos para trabalhar na lavoura e ajudar com as tarefas de casa...
Obrigado pelo comentário simpático, Sabrina. No TikTok temos outros vídeos mais curtos sobre a Rev. Industrial. Também fizemos um vídeo específico sobre a história do trabalho infantil.
Esse canal precisa e merece crescer muito e alcançar mais pessoas. Parabéns pelo seu trabalho, é um conteúdo de valor inestimável e produzido com qualidade e cuidado.
Incrível, extraordinário e espetacular, todos esses elogios descrevem perfeitamente seu canal. Não costumo comentar em vídeos, porém me sinto obrigado a galardear seu compromisso com a verdade, é um verdadeiro Carl Sagan para a história, diga-se de passagem.
Obrigado pelo comentário generoso, Núbia. Temos tmb um canal no TikTok com vídeos mais curtos sobre Revolução francesa, URSS, escravidão e outros temas históricos interessantes. Se puder acessar, espero que goste.
Muito legal o video, vai bem em linha com um livro que acabei de ler sobre o assunto. Mas o principal de tudo 'e ter um Metal de m'usica de fundo. Mais canais precisam fazer isso.
Não adianta: ainda que a ideia socialista não seja viável, as tentativas de se implantar esse regime serão uma constante na história humana. O Brasil e a América latina em geral infelizmente está seguindo este caminho
Adianta sim. Aliás interferir na Educação, Universidades, Música, Artes e Imprensa foram a base do espalhamento das ideias socialistas pelo mundo. Espalhando a Verdade, eles serão uma minoria de fracassados sem poder ou força.
A ideia socialista é muito tentadora e mira justamente nos desejos sombrios do coração como a inveja, ganância, preguiça, etc. Não é nenhuma surpresa que isso faça tanto sucesso, principalmente aqui na América Latina. Só ver como o povo brasileiro adora ser enganado com coaches, esquemas de pirâmides e golpes similares que prometem enriquecimento rápido.
@@edersonnico Não é isso não. É que existe muita forçação de barra por parte de ricos com poder para o capitalismo continuar. E a massa não tá mais aguentando esse sistema, mas também é muito alienada, medrosa e acomodada para fazer algo a respeito. Não há nem síntese de um sistema novo ou um contingente considerável falando de revolução. Então idealmente se conforma com alternativa já postulada, mesmo que seja outra merda, porque a dor presente fala mais alto. Mas não fala o suficiente para dar um basta. Então vai sendo empurrado esse lixo até sabe-se onde.
Exato, mas não podemos falar que a culpa para o trabalho infantil e abusivo foi culpa da revolução industrial, já que antes disso já existia. Obviamente, isso não tira certa culpa que a revolução tem.
Acabei de conhecer esse canal e não paro de assistir vídeo após vídeos coisas que eu entendia por intuição lógica mas sem comprovação porque não sou estudioso de Campo me deixaram Encantado impressionado seria muito importante vocês terem algum contato com a Brasil paralelo para que esse material seja mais difundido
FANTÁSTICO VÍDEO! Seu eu pudesse, daria 10 mil likes. O primor com o roteiro, citações bibliográficas, imagens históricas para ilustrar o vídeo. Qualidade impecável. Informações essenciais e verdadeiras para recuperar a mente destruída da maioria do povo, pelas socialistas e gramscistas. Eu só mudaria a trilha heavy metal. Atrapalha um pouco. Mas está de parabéns. Estado da arte. Expressão da Verdade que eleva o Ser Humano!
A distorção da realidade está presente tanto em escolas públicas como escolas privadas. Eu estudei alguns anos em escola particular e lá também eles omitem a verdade.
A Revolução Industrial foi uma conquista de toda a humanidade, e não apenas da burguesia, permitindo que essa explorasse impediosamente as classe menos favorecidas, homens, mulheres, adolescentes e crianças com o fez na Europa e Estados Unidos do Século XIX
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 kkkkkkkk claro, é uma conquista de toda a humanidade, mas vc só joga a culpa de coisas ruins na burguesia. Se é uma conquista de toda a humanidade, mérito e desmérito não deveriam ser atribuídos a toda a humanidade também? Pensamento um pouco enviesado o seu. Típico de pessoas que se negam a ver a realidade como ela é sentem o ímpeto de culpar a burguesia por tudo q houve de ruim. Agora, muito importante citar que o trabalho infantil sempre existiu. Desde muito antes da revolução industrial. Foi justamente a industrialização que elevou os salários e permitiu que crianças pudessem ir para a escola ao invés de trabalhar para ajudar a família em casa. Não vejo as pessoas atribuindo o mérito aos industriais que desenvolveram a economia para que humanidade chegasse ao ponto de poder mandar os filhos pra faculdade.
@@luizvictoriobaptistaneto1561 De acordo com a historia, o trabalho infantil foi amplamente utilizado nas fabricas doa Europa e dos Estados Unidos - pelo menos em todoo seculo XIX até as primerias decadas do seculo XX pela burguesia industrial e mais ninguem, que concetravam os lucros da industria e pagavam migalhas aos operarios que trabalhavam e vivia em condiç~eos sub-humanas. Ademais, Erros de civilizações passadas não justificam os das mais atuais.
Amei o vídeo com essa música de fundo!! Ficou muito bom mesmo! Parabéns 🎉. Uma coisa que sempre me faz pensar: se o trabalho que a pessoa tem é explorador e a deixa miserável porque ela continua trabalhando lá? Alguns podem dizer que é por falta de opção, mas em geral elas continuam trabalhando pq essa é uma melhor opção do qualquer outra que elas tem, e sendo esse o caso, mesmo que subpar, ainda assim é benéfico pra elas.
Mais uma vez, sensacional. Mais conteúdo que eu não sabia. Eu já defendi a revolução industrial dos ataques contra ela, porque sabia que o pessoal que trabalhava nas condições ruins das indústrias estavam BEM piores antes, mas estas informações extras ajudaram ainda mais.
Obrigado, Talbaim. Em breve vamos lançar aulas de 1 hora, por um preço bem razoável. Vai ser a forma de monetizar o canal. Tmb temos um perfil no tiktok com dezenas de vídeos diferentes dos que estão disponíveis aqui.
A Revolução Industrial causou profundas transformações no mundo, e uma dessas transformações deu-se no processo produtivo e no estilo de vida dos trabalhadores. Para que possamos entender como a vida do trabalhador mudou, precisamos visualizar, antes, as mudanças no processo de produção de mercadorias utilizando o contexto da produção têxtil. Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal. Com o desenvolvimento das máquinas, a produção passou a ser parte da maquinofatura, isto é, a máquina era a grande responsável pela produção. Assim, se, antes da máquina, a produção necessitava da habilidade artesanal do trabalhador, agora, isso não era mais necessário porque qualquer trabalhador poderia manejar a máquina e realizar todo o processo sozinho. Na prática, isso significa que não era mais necessário um trabalhador com habilidades manuais, e o resultado disso foi que seu salário diminuiu. O historiador Eric Hobsbawm traz um dado interessante que comprova essa observação. Utilizando como base o salário de um artesão que trabalhava na cidade de Bolton (cidade inglesa próxima à Manchester), ele aponta que, em 1795 (no começo da Revolução Industrial), o salário médio era de 33 shillings. Em 1815, esse salário já havia caído para 14 shillings, e, entre 1829-1834, ele já era inferior a 6 shillings.|1| Esse processo de quedas salariais aconteceu em toda Inglaterra e espalhou-se pela Europa na medida em que ela industrializou-se. Além do salário extremamente baixo, os trabalhadores eram obrigados a aceitar uma carga de trabalho excessivamente elevada que, em alguns casos, chegava a 16 horas diárias de trabalho, das quais o trabalhador só tinha 30 minutos para almoçar. Essa jornada era particularmente cruel porque todos aqueles que não a aguentassem eram prontamente substituídos por outros trabalhadores. O trabalho, além de cansativo, era perigoso, pois não havia nada que protegesse os trabalhadores, e eram comuns os acidentes que os faziam perder os dedos ou mesmo a mão em casos mais graves. Os afastados por problema de saúde não recebiam, pois o salário só era pago para aqueles que trabalhavam. Os que ficavam fisicamente incapacitados de exercer o serviço eram demitidos e outros trabalhadores contratados. Na questão salarial, mulheres e crianças também trabalhavam e seus salários eram, pelo menos, 50% menores do que os dos homens adultos. Muitos patrões preferiam contratar somente mulheres e crianças porque o salário era menor (e, por conseguinte, seu lucro maior) e essas eram mais sujeitas a obedecerem às ordens, sem se rebelarem. Esse quadro de extrema exploração dos trabalhadores fez com que esses se mobilizassem em prol de melhorias de sua situação. Assim, foram criadas as organizações de trabalhadores, conhecidas no Brasil como sindicatos e na Inglaterra como trade union. As maiores reivindicações dos trabalhadores eram melhorias no salário e redução da carga de trabalho. A mobilização dos trabalhadores deu surgimento a dois grandes movimentos, na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, que são o ludismo e o cartismo. O primeiro atuou no período entre os anos de 1811 e 1816 e ficou marcado pela mobilização de trabalhadores para invadir as fábricas e destruir as máquinas. Os adeptos do ludismo acreditavam que as máquinas estavam roubando os empregos dos homens e, assim, era necessário destruí-las. A repressão das autoridades inglesas sobre o ludismo foi duríssima, e o movimento teve atuação muito curta. O segundo surgiu na década de 1830 e mobilizou trabalhadores para lutar por direitos trabalhistas e também por direitos políticos. Os cartistas tinham como uma de suas principais exigências o sufrágio universal masculino, isto é, exigiam que todos os homens tivessem direito ao voto. Além disso, reivindicavam que a classe trabalhadora tivesse representação no Parlamento. Os protestos de trabalhadores na Inglaterra resultaram em algumas melhorias para essa classe, e essas melhorias foram obtidas, principalmente, por meio da greve. Um dos grandes ganhos dos movimentos de trabalhadores na Inglaterra foi conquistar a redução da jornada de trabalho para 10 horas por dia. Importante mencionar que a mobilização de trabalhadores não foi resultado apenas da Revolução Industrial, uma vez que, na história recente da Europa, as populações mais pobres revoltavam-se contra as autoridades. Um exemplo na própria história inglesa foram os diggers, que se mobilizaram durante os anos da Revolução Puritana. Além do capital para investir no desenvolvimento industrial, era necessário também que houvesse grande quantidade de mão de obra para trabalhar nas indústrias. Acontece que a Inglaterra do século XVIII tinha uma grande quantidade de mão de obra, fruto dos cercamentos que forçaram os camponeses ingleses a mudarem-se para as cidades inglesas. Esses cercamentos eram resultado da Lei dos Cercamentos, uma lei inglesa que permitia que as terras comuns utilizadas pelos camponeses fossem cercadas e transformadas em pasto para a criação de ovelhas. Essas terras comuns eram parte de um sistema feudal que separava determinadas áreas para que os camponeses cultivassem-nas. Os cercamentos resultaram na expulsão dos camponeses de suas terras, uma vez que essas estavam sendo transformadas em pasto e esses não tinham mais como sobreviver no campo. Assim, os camponeses eram obrigados a irem para o único lugar onde poderiam obter um sustento: as cidades. Lá, tornaram-se mão de obra que alimentava as indústrias, e essa grande disponibilidade dava aos patrões um poder de pressão sobre o salário dos trabalhadores. A Revolução industrial, melhorou muito a vida das pessoas (elite) né?
Amigo, parabéns pelo texto. Mas lamento dizer que foi tempo perdido. O público alvo que precisa ler isso não tem capacidade cognitiva de compreender ou ao menos ler o texto inteiro.
Respeitosamente, penso que, o ponto aqui, nos comentários em relação aos vídeos, fica sendo no interesse de que cada um. Um visa somente a esfera "econômica" da experiência humana, o outro foca em outras áreas a mais, como a saúde, por exemplo. Minha contribuição para esses comentários é chamar atenção para as naturais e assim, reais "NECESSIDADES" da experiência humana: Educação(criação e crescimento de caráter), individualidade(capacidade de pensar e agir por si mesmo), desenvolvimento integral do ser, criatividade, originalidade, autonomia, confiança em si na produtividade, bem-estar emocional e físico e TEMPO para administrar e usufruir todos esses benefícios. Sendo assim, da minha parte não vejo vantagem para quem considera a natureza das coisas, segundo a visão mais ampla da vida humana, essa "mentalidade" pró-revolução industrial e capitalismo. É certo, tem muitas coisas interessantes que derivam dessa revolução padrão, como no próprio vídeo mostra, porém, na maioria dos casos, "a caminhos que para o homem parece direito, mas seu FIM são os caminhos são morte". "Assim são os caminhos de cada um que é ganancioso quanto ao ganho; que toma a vida dos que a possuem." Provérbios 16:25 e 1:19 KJV.
Só pelo fato de você citar dados descritos por Eric Hobsbaw, que é um historiador britânico marxista, a base argumentativa do seu texto foi automaticamente deletada.
Confesso que, devido aos ultimos tempos, costumo dizer a proximos que meu respeito e admiracao por professores ja nao existia mais. Quando encontramos professores assim, a coisa ate muda! Eh uma pena que isso represente 0,5% do todo. Continue o belo trabalho!👏👏👏
Como eu queria ter tido um professor de história como vc na minha época do ensino médio. Além de ser imparcial, mostrando vários lados dos fatos, narra tudo com uma trilha sonora muito foda! Conquistou esse inscrito aqui!
Se você nao teve boa educação, nao conhece os dois (ou mais) lados da história…se não conhece os diferentes lados da história, como pode saber que este lado é imparcial?
Embora Erick Hobsbawn seja de formação marxistas, eu li a Era das Revoluções, e ele diz que desde a invenção da agricultura e das cidades, a Revolução Industrial foi um dos maiores acontecimentos histórico, pois mudou de maneira significativa o rumo da humanidade.
Foi dessa forma que eu aprendi ,tenho 65 anos e na época em que estava na escola a gente aprendia a verdade e ainda haviam os livros que contavam os fatos históricos de forma fidedigna.
Um tempo atrás achei um livro de história do Brasil que foi do meu avô, impresso nos anos 1920. Era de um papel grosseiro, impressão em apenas duas cores (preto com detalhes em verde), pequeno e encadernado brochura, mas a história ensinada ali era muito diferente daquela que eu aprendo nos anos 1980. Foi uma leitura para lá de interessante e o sentimento que tive foi o mesmo que este vídeo me trouxe.
Ótimo, espetacular vídeo. Bastante didático, conseguiu transmitir a realidade de maneira simples, clara e usando de muita lógica para combater as falácias.
Contextualize colonialidade e escravidão africana com foco no ocidente. A colonialidade e a escravidão africana são dois conceitos inter-relacionados que desempenharam papéis significativos na história do ocidente. A colonialidade refere-se a um sistema de poder que se estabeleceu durante a era colonial, no qual as potências europeias dominaram e exploraram vastas regiões do mundo, incluindo partes da África, Américas, Ásia e Oceania. Esse sistema foi caracterizado pela imposição de estruturas políticas, econômicas, culturais e sociais europeias nas regiões colonizadas, resultando em profundos impactos nas sociedades e nas pessoas afetadas. A escravidão africana foi uma das manifestações mais cruéis e desumanas da colonialidade no ocidente. Durante o período conhecido como comércio transatlântico de escravos, que ocorreu principalmente entre os séculos XVI e XIX, milhões de africanos foram capturados, vendidos e enviados à força para as Américas, onde eram escravizados e explorados nas plantações, minas e outras atividades econômicas. A escravidão africana desempenhou um papel central na expansão e no fortalecimento dos impérios coloniais europeus. As potências coloniais, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, estabeleceram colônias nas Américas e no Caribe para a produção de commodities, como açúcar, tabaco, algodão e café. A mão de obra escrava africana foi fundamental para o funcionamento dessas colônias e para a acumulação de riqueza das metrópoles europeias. A escravidão africana no ocidente foi caracterizada por condições brutais, abuso sistemático, violência física e mental, e a negação completa dos direitos humanos básicos. A escravidão não apenas causou imenso sofrimento humano, mas também teve impactos duradouros na estrutura social, nas relações raciais e na cultura das sociedades ocidentais. Após a abolição da escravidão no século XIX, os efeitos da colonialidade e da escravidão africana persistiram, contribuindo para a desigualdade social e racial que ainda pode ser observada nos dias de hoje. O racismo estrutural, a discriminação racial, a marginalização e a pobreza são alguns dos legados desses sistemas opressivos.
Rapaz, perdi meu tempo. Além de ser algo que supostamente todo mundo estuda na escola (comentários do RUclips não seriam o local apropriado pra aprender isso), também não tem conclusão. Sugiro que da próxima vez você escreva uma conclusão, do contrário, daqui a pouco você posta uma descrição do seu quarto.
Excelente conteúdo! Seria possível descrever os nomes/fontes das pinturas/fotos agregadas aos vídeos? E a trilha sonora também... Na ocasião, desejo bençãos de Cristo, cujo Nome é sobre todo nome (Filipenses 2), e que te alimentes da Palavra e Salvação Dele!
Parabéns pela alta qualidade das informações históricas. O ensaio biográfico do Paul Johnson sobre o Karl Marx deveria ser leitura obrigatória nas nossas escolas.
Luta de classes é um vírus mental, quem se contamina não consegue se curar, e ainda sai contaminando por aí. A pessoa fica tão cega que não percebe que essa árvore só traz frutos podres e continua regando.
Nossa, que vídeo esclarecedor. Muito bom mesmo. Já me inscrevi e vou compartilhar com todos que conheço. Forte abraço e continuem esse maravilhoso trabalho. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼😃
Sou professor de História e acabei de conhecer esse canal! Com toda a certeza, estarei trabalhando com esse material com meus alunos. Continuem produzindo, nós professores agradecemos eternamente!
Eu é que agradeço por este comentário gentil, MMCB. Obrigado.
Meu Deus!ler isso que o senhor escreveu me deu um alivio tão surpreendente que destes 32anos de docência; NUNCA li isso ou muito mais! Nunca imaginei um colega decidido esclarecer e moldar uma consciência nova no alunado. Parabéns!!!
Amigo, creia que, ensinando a verdade aos seus alunos, voce causará uma revolução no meio educacional brasileiro, tão contaminado pela ideologia gramsciana-marxista. Não desista nunca desse projeto, e que Deus lhe abençoe nessa nova empreitada!
Como me alivia ver que ainda existe professores de história que tem interesse em ensinar e não doutrinar... parabéns Professor.
Excelente trabalho, parabéns pela iniciativa! Por gentileza você poderia passar o nome de uma meia dúzia de historiadores anti-marxismo, para eu ler?
Muito obrigado!!!
Graças a Deus eu não carrego essa culpa de não ensinar isso em sala de aula. Leciono geografia e sempre afirmei que a revolução industrial trouxe desenvolvimento e melhorou a vida das pessoas.
Professores como o sr. São heróis prosperidade e benção de Deus a ti e familia
Parabéns pelo bom senso!
Então vc é uma peça rara amigo,
Que aula de merda em.
Parabéns!!! Poucos são assim como você. Eu também não reclamo dos meus professores. Pra mim eles passaram os conteúdos da maneira correta, um ou outro deva ter colocado uma pitadinha de ideologia, mas que não fez diferença.
Professora de História e Geografia, fico feliz quando vejo um material ousado e de excelente nível. Esse documentário prima pela honestidade intelectual e pela qualidade das informações. Parabéns! Gratidão pelas preciosas informações que compartilharam conosco.
Eu é que agradeço pelo comentário generoso, professora Tânia.
JANJA+LULA=JAULA
@@stalinaciodasilva 😂😂😂😂😂
A informação descentralizada nos agracia com conteúdos ótimos!
Sem ela, jamais teríamos acesso a um material tão rico!
Muito obrigado!
Eu é que agradeço pelo comentário, amigo. 😊
Ótimo lixo
Melhor resumo que já vi sobre a revolução industrial. Sugiro fazerem o mesmo conteudo para o público infantil, minha filha já tem se deparado com várias questões contraditorias no colégio. Parabens pelo material produzido.
Obrigado pelo comentário, Jobson.
Você está equivocado tanto quanto o cara do canal. Lembre-se que não existe neutralidade, então ele conta a versão que quiser, assim como você. Mas e as fontes utilizadas, são confiáveis? Essa é a questão!
pq tu não tira a sua filha dessa escola ? pq insiste em fazer ela passar pela doutrinação ?
@@wiliamgratao8629 pois revela as tuas fontes ae
@@wiliamgratao8629 O que está errado no video? até a china adotou o capitalismo com força total. Duvida, vai na 25 de março e conversa com um chines. Pergunte para ele quem é mais capitalista o Brasil ou a china.
Sou biólogo e acabei de conhecer este canal. Fica aqui registrado meu apreço e agradecimento aos seus criadores!!
Esse canal sim pode ser chamado de "influencer" e não o que temos hoje em dia! Parabéns ao canal por tamanha seriedade e fontes bibliográficas! 🎉
Concordo cara.
Cara Márcia, as fontes são unilaterais. Só servem pra alicerçar a parcialidade do vídeo.
@@joseotaviomacielneto9297 O maluco usou literalmente " O capital ", mete o louco não calvo
Vou
Eu sempre fui, e ainda sou, um "operário", e mesmo assim, atualmente, tenho que ouvir de pessoas que nunca frequentaram o trabalho na iniciativa privada, dizer que toda a exploração estatal cobrando taxas, encargos, contribuições, e outras paraditagens, é um "direito", e que devemos lutar por estes direitos... Direito de tirar dinheiro do meu orçamento doméstico e dar aos burocratas pra alimentar sua fome de regalias, mordomias, privilégios e poder... Comunismo realmente é um câncer!!!
E não se esqueça dos oligarcas amigos do rei
Ué. Se o capitalismo leva todo mundo ao enriquecimento, por que você continua sendo operário?
você fala muito bem para um simples operário 😂
Trabalha lá então operario.. teu chefe agradece
Moço pense em um problema que existe na sua vida só uma tá bom, pronto pensou ? Esse poblema é por causa do capitalismo todo os problemas da nossa sociedade q vc imagina é pro coisa do capitalismo e oq não é poblema é solucionado por dinheiro...
Sou professor de Geografia em Portugal. Obrigado pelo seu excelente trabalho. Irei usar este seu video nas aulas.
Nota: muito obrigado pelas fontes e referências bibliográficas bem feitas. Um fator decisivo para romper a desinformação promovida pelos programas escolares.
Obrigado pelo comentário gentil, professor Luís. Fico feliz que tenha gostado do vídeo.
Olá, sou professora de história também em Portugal.
Peço desculpa, mas a que desinformação dos manuais se refere? Eu sou professora de história em Portugal e aprendi isto e muito mais na FLUP e leciono a Revolução industrial no oitavo ano e no programa do secundário a matéria é mais aprofundada.
@@mariadaconceicaosilva3443 felizmente a Maria Silva é uma excepção. A norma é desconhecer quem é Edmund Burke e nunca exercer o *contraditório* que nos melhores casos são apenas evocações grotescas de autores.
A Revolução Industrial foi uma conquista de toda a humanidade, e não apenas da burguesia, permitindo que essa explorasse impediosamente as classe menos favorecidas, homens, mulheres, adolescentes e crianças com o fez na Europa e Estados Unidos do Século XIX
Esse é o melhor canal da internet sobre esses assuntos, com muitos detalhes e ao mesmo tempo resumido.. pena que parou postar mais vídeos 😢😢 queremos mais !!
É realmente muito bom ouvir as coisas como realmente são, e não a versão marxista contada nas escolas
A classe média dita no vídeo é no formato da época...sendo roupas com pouco tempo de uso, casa com conforto honesto e alimentação variada sem a necessidade de pular refeições.
As farmácias, bancas e panificadoras deveriam surgir de famílias grandes que possuiam um número maior de pessoas em idade de trabalhar.
A ascensão social que Marx não via se devia, não ao sistema capitalista e sim a exploração da carga horária da época...sem tempo livre não tem ascensão social.
Salário pequeno é devido à profissões simples...e com mão de obra abundante...não se trata de exploração característica do sistema capitalista.
O vídeo já começou com mentira.
@@thiagoferreiradeoliveira7893pois não é! Quem gravou esse vídeo, além de não entender nada de Marx, também não entendeu nada da revolução industrial. O cara vir falar em renda média! Pqp
Hahahahaha você não está atrás de história, está atrás de alguém que repita o que você quer ouvir
@@marlinsilva7431 Vocês vivem de capitalismo reclamando dele.
Produção distribuição e consumo também é capitalismo.
Vocês não vivem sem consumir algo produzido ou distribuído por outras pessoas.
Vocês aprenderam o que é capitalismo pelos livros do MEC. A maioria não interpretaram nenhuma obra do Marx.
Vocês são um bando de esquerdopatas faz o L, analfabetos funcionais que saem das Universidades depois de quase jubilados. 😃
Muitos de vocês saem das Universidades para parasitar no funcionalismo público, mamando do capital produzido pela sociedade, mas criticam o capitalismo.
A indústria a distribuídora (empresários) coloca a taxa de imposto nos produtos, os consumidores pagam, as empresas repassam para o Estado.
Bando de faz o L nazipetistas esquerdopatas, que em conluio com traficantes e o judiciário da instância do STF, tiraram o comuna luladrão da cadeia e forjaram a eleição favorável a ele 😃😃
Obrigada RUclips pela recomendação desse canal! Conteúdo de extremo valor. 👏
Esse vídeo é a prova de que quem procura, acha. Uma pena ter apenas 82 likes... Essa excelente explicação deveria viralizar!
Obrigado pelo comentário generoso, Sandro. 🙂Nosso canal ainda é muito recente. Tem apenas 40 dias mais ou menos. E este vídeo foi publicado há apenas 3 semanas. É natural que ainda tenha poucas visualizações.
Já está com 2,6 mil e aumentando! Vamos compartilhar pra chegar a mais pessoas
Estou vendo 7 meses depois, já tem 3.2 mil likes, mas ainda é pouco pra este nível de vídeo.
É a prova que a maioria das pessoas não querem realmente nada com a educação...merecem o desgoverno que as governam. Por mais paradoxal que isso seja.
Agora, 8.3 mil 😊
Um dos melhores canais sobre história! Importantíssima a inclusão das referências bibliográficas! Parabéns!
Muito obrigado pelo comentário generoso, Berenice. 🙏
Isso é uma aula de verdade. Obrigado ao canal pelo excelente vídeo!
A verdade Caminha devagar e tem muito obstáculos a vencer...mas sempre chega a um bom senso e trás a luz.
Parabéns pra os criadores desse canal. Eu sigo canais muito bons no RUclips por anos e persigo esse tipo de conteúdo (ciência) e até agora eu descubro vcs. Que eu saiba não tem outro canal que nem esse aqui. Não descobri em inglês ou espanhol. Parabéns mesmo!
Um excelente livro que trata da manipulação da história para fins políticos pelo marxismo é o Revisionismo Histórico da biblioteca do exército. Neste livro ele fala do trabalho da escola histórica dos Analles (Francesa) que é mais plural. Parabenizo vocês pela iniciativa deste canal é excelente!!
essa escola de Analles é um perigo, pegou o que tinha de pior no marxismo e inventaram uma monte de encheção de linguiça
Uma pena que os próprios militares não o tenham lido. rs
Essa escola dos analles deveria se chamar escola dos anais, porque ensinam muita merda
@@charlesjr9523 pois é jkkkkkkkkkkk
Então, partiu livraria! Pelo andar da carruagem, não demora muito pra obras desse tipo entrar pro catálogo das publicações "subversivas" e ir parar na fogueira. 😬
Esse canal deveria ser divulgado nas escolas e universidades.
Sensacional! Acabei de conhecer este canal e estou encantada com a seriedade do conteúdo de vcs.
O vídeo sobre a Revolução Francesa também está excelente!
Muito obrigada por tanta informação de qualidade 😊
Obrigado pelo comentário generoso, Marcia. 😊
Terminei o ensino médio ano passado e eu só tenho a agradecer ao meu professor de história que me fez aprender sobre a revolução industrial no 2° ano de maneira fácil e que faz os alunos realmente se interessarem por esse grande acontecimento.😊
Caí aqui de paraquedas procurando videos que falassem a verdade sobre a Revolução Industrial. Estou me inscrevendo agora no canal e vou começar a acompanhar esse baita trabalho. Parabéns.
Gostei muito deste documentário. Realmente Karl Marx nunca foi a campo, ou seja, nunca visitou uma fábrica sequer ainda que a esquerda ao longo da história tenha fraudado fontes e até tentado fazer fotomontagens que foram rechaçadas por peritos. Aliás, o único contato que Karl Marx teve com a classe trabalhadora foi quando engravidou sua empregada doméstica. E pior: não assumi e fez de tudo para esconder da esposa rica que o sustentava.
É interessante perceber que justo nesse momento de transição revolucionista grandes nomes de diversas áreas, apesar de criarem seus próprios meios, encontram nessa revolução a princípio industrial que influenciará tantas outras revoluções, a facilitação de suas artes.
Talvez hoje tenhamos, nos tempos atuais, o efeito contrário devido a abundância de recursos e falta de seleção qualitativa em oposição à epóca, menos recursos e maior primazia pela qualidade, logo beleza.
Parabéns pelo magnifico trabalho em prol da verdade dos factos. Autêntico serviço público.
Muito bom vídeo. Já o postei em minhas redes sociais.
Obrigado, Célio.
ATÉ QUE ENFIM, UM CANAL DESTA MÍDIA SOCIAL, QUE CONTA AS VERDADES DA HISTÓRIA E A HISTÓRIA COM VERDADE.
a historia nao é mais ou menos verdadeira por base no que você deseja ouvir
@@matheusricardo7691E nem mais história pq um professor marxista fracassado contou!
Nem o que a esquerda quer
Não existem verdades da história, apenas análises sobre fatos e consequências dos fatos.
@@julianoguedes3693 Ninguém analisa o que não aconteceu, muito embora a inventividade humana possa criar um fato hipotético. Se um fato aconteceu de verdade, o simples fato de ter acontecido é uma verdade. As análises, dependendo de quem as faça, podem distorcer os fatos e suas consequências, sendo, portanto, aquelas uma das partes vulneráveis nesse âmbito, pois podem tender para as falsidades históricas e científicas, o que, convenhamos, não há como negá-las.
Ótimo canal, parabéns aos produtores pelo excelente trabalho!
Gostaria de parabenizar o produtor desses documentários, de muito bom nível, eloquente locução elucidativa. Notei também que não possui viés político, apenas mostra fatos e verdades. Parabéns !!
Espero por mais vídeos!!
Demente
Aí tu forçou amigo, o vídeo é completamente político.
Cara, meus comentários em vídeos são praticamente inexistentes, mas eu tive que vir aqui e lhe parabenizar pelo ótimo trabalho em mostrar a verdade. Ganhou mais um inscrito :)
Oi Profa Geo. Vou usar. Muito obrigada! ❤🎉🎉🎉
Excelente conteúdo, parabéns! Tem um papel social esse tipo de conteúdo , que, tendenciosamente, não é abordado atualmente nos meios formais de educação!
Obrigado pelo comentário generoso, Douglas. 🙏
Eu é que agradeço pelo comentário gentil, Cássio. 🙏
Video maravilhoso!!! Já vou compartilhar em todos os grupos.
Obrigado, amigo. 😊
O conhecimento é liberador. Quem leva o conhecimento em consideração, jamais será levado para a escravidão.
Esse vídeo foi um belo de um tapa na cara. Eu aqui com 21 anos reclamando do meu trabalho enquanto no passado as pessoas trabalhavam nessas condições.
Boa parte das informações expostas no vídeo ja eram de meu conhecimento. Já apresentei em varias turmas, inclusive para colegas professores. Vocês podem imaginar os problemas que eu arrumei. O autor do video comsegue organizar o encadeamento das ideias de modo excepcional, parabéns. Utilizarei o documentario em minhas aulas. Vida longa ao canal.
Obrigado pelo comentário gentil e por torcer pelo canal, professor Mozart. 😊
Gostei do vídeo, a Revolução Industrial foi um período necessário para o desenvolvimento da humanidade, verdade, não se fala que antes da industrialização já tinha trabalho infantil, fato é que até hoje, em zonas rurais, mais afastadas e pobres, as pessoas gostam de ter muitos filhos para trabalhar na lavoura e ajudar com as tarefas de casa...
Obrigado pelo comentário simpático, Sabrina. No TikTok temos outros vídeos mais curtos sobre a Rev. Industrial. Também fizemos um vídeo específico sobre a história do trabalho infantil.
Fantástico. Gostei demais do conteúdo. Surpreendente
Esse canal precisa e merece crescer muito e alcançar mais pessoas. Parabéns pelo seu trabalho, é um conteúdo de valor inestimável e produzido com qualidade e cuidado.
A população precisa ver uma matéria séria como essa
Já virei um espectador aficionado pelo canal. Sempre instrutivo. Gratidão.
Sem querer caí aqui, descreveu com honestidade essa parte da história. Parabéns.
Obrigado, Ewerton.
Conheci esse canal a pouco dias, mas vou seguir ❤
Muito obrigado por esses excelentes conteúdos. Inscrito com toda certeza do mundo.
Top video!!! Maravilhoso conhecer parte da historia, que não aprendemos na escola.
Não ta dramatizando não? Muitas escolas ensinam isso sim é, se não o fazem, o conhecimento está aí em todos os lugares é só buscar
Incrível, extraordinário e espetacular, todos esses elogios descrevem perfeitamente seu canal. Não costumo comentar em vídeos, porém me sinto obrigado a galardear seu compromisso com a verdade, é um verdadeiro Carl Sagan para a história, diga-se de passagem.
Obrigado pelos comentários tão generosos, Kellington. 😊
Muito legal este canal e bom falar a verdade mostrar os fatos como eles são ,e não como hoje está sendo mostrado nos meios educacionais
Obrigado, Darci.
Vou continuar aqui para ver seus milhões de inscritos
Obrigado pela torcida, Jarlison! 🥰
Parabéns pelos esclarecimentos!!! já virei fã do canal
Cara!!! Estou impactada com esse canal. Vocês são necessários!! Obrigada por tanto.
Obrigado pelo comentário generoso, Núbia. Temos tmb um canal no TikTok com vídeos mais curtos sobre Revolução francesa, URSS, escravidão e outros temas históricos interessantes. Se puder acessar, espero que goste.
Que horror ver tanta mentira e distorção sobre como o capitalismo é "bonzinho" com os trabalhadores! E tem gente que acredita. Isso é que é o pior.
Muito legal o video, vai bem em linha com um livro que acabei de ler sobre o assunto. Mas o principal de tudo 'e ter um Metal de m'usica de fundo. Mais canais precisam fazer isso.
Não adianta: ainda que a ideia socialista não seja viável, as tentativas de se implantar esse regime serão uma constante na história humana. O Brasil e a América latina em geral infelizmente está seguindo este caminho
Calma. Eventualmente culminará numa guerra e o trauma sepultará essa ideologia nojenta pra sempre
Adianta sim. Aliás interferir na Educação, Universidades, Música, Artes e Imprensa foram a base do espalhamento das ideias socialistas pelo mundo. Espalhando a Verdade, eles serão uma minoria de fracassados sem poder ou força.
A ideia socialista é muito tentadora e mira justamente nos desejos sombrios do coração como a inveja, ganância, preguiça, etc.
Não é nenhuma surpresa que isso faça tanto sucesso, principalmente aqui na América Latina. Só ver como o povo brasileiro adora ser enganado com coaches, esquemas de pirâmides e golpes similares que prometem enriquecimento rápido.
Eu espero que a humanidade supere o modelo de Estado coercitivo que existe hoje
Acho que a tecnologia permitirá isso mais cedo ou mais tarde
@@edersonnico Não é isso não. É que existe muita forçação de barra por parte de ricos com poder para o capitalismo continuar. E a massa não tá mais aguentando esse sistema, mas também é muito alienada, medrosa e acomodada para fazer algo a respeito. Não há nem síntese de um sistema novo ou um contingente considerável falando de revolução. Então idealmente se conforma com alternativa já postulada, mesmo que seja outra merda, porque a dor presente fala mais alto. Mas não fala o suficiente para dar um basta. Então vai sendo empurrado esse lixo até sabe-se onde.
Parabéns! Excelente! um resumo bem equilibrado da história! Paulo Freire deve estar se revirando de Raiva!!
Valeu, Marcelo.
Parabéns professor. Finalmente história com verdade e não discurso político.
Obrigado pelo comentário, amigo.
Que espetáculo de aula 🙏🏾🇧🇷
conheci o canal hoje e já vou assistir quantos vídeos puder!! Excelente conteúdo!! Espero que não sejam censurados.
Obrigado, Carlos Henrique. 😊
Melhor canal de história
Excelente material, parabéns! Ótimo roteiro, imagens, narração!
Obrigado pelo comentário generoso, Maicon. 😊
Que video maravilhoso! Meus parabéns pelo trabalho excelente. Vou guardar esse vídeo para mostrar para meus filhos quando crescerem. Muito obrigado.
Eu é que agradeço pelo comentário tão generoso e inusitado, João Paulo. Obrigado.
Na Inglaterra, foram as lei trabalhistas que reduziram as mortes, principalmente de mulheres e crianças que trabalhavam em carvoarias
Exato, mas não podemos falar que a culpa para o trabalho infantil e abusivo foi culpa da revolução industrial, já que antes disso já existia. Obviamente, isso não tira certa culpa que a revolução tem.
E foi no capitalismo que surgiram essas legislações trabalhistas
parabéns pelo canal, é de grande proveito. sou estudante de História, irei aproveita bem seu canal dentro da sala de aula, parabéns pelo bom conteúdo.
Acabei de conhecer esse canal e não paro de assistir vídeo após vídeos coisas que eu entendia por intuição lógica mas sem comprovação porque não sou estudioso de Campo me deixaram Encantado impressionado seria muito importante vocês terem algum contato com a Brasil paralelo para que esse material seja mais difundido
BP teatro das tesouras.
FANTÁSTICO VÍDEO! Seu eu pudesse, daria 10 mil likes. O primor com o roteiro, citações bibliográficas, imagens históricas para ilustrar o vídeo. Qualidade impecável. Informações essenciais e verdadeiras para recuperar a mente destruída da maioria do povo, pelas socialistas e gramscistas. Eu só mudaria a trilha heavy metal. Atrapalha um pouco. Mas está de parabéns. Estado da arte. Expressão da Verdade que eleva o Ser Humano!
Obrigado, Sanjaysatya. Os próximos vídeos terão uma trilha bem mais discreta. 😊
A distorção da realidade está presente tanto em escolas públicas como escolas privadas. Eu estudei alguns anos em escola particular e lá também eles omitem a verdade.
A Revolução Industrial foi uma conquista de toda a humanidade, e não apenas da burguesia, permitindo que essa explorasse impediosamente as classe menos favorecidas, homens, mulheres, adolescentes e crianças com o fez na Europa e Estados Unidos do Século XIX
@@umfilhodedeustotalmenteama5522 kkkkkkkk claro, é uma conquista de toda a humanidade, mas vc só joga a culpa de coisas ruins na burguesia. Se é uma conquista de toda a humanidade, mérito e desmérito não deveriam ser atribuídos a toda a humanidade também? Pensamento um pouco enviesado o seu. Típico de pessoas que se negam a ver a realidade como ela é sentem o ímpeto de culpar a burguesia por tudo q houve de ruim.
Agora, muito importante citar que o trabalho infantil sempre existiu. Desde muito antes da revolução industrial. Foi justamente a industrialização que elevou os salários e permitiu que crianças pudessem ir para a escola ao invés de trabalhar para ajudar a família em casa.
Não vejo as pessoas atribuindo o mérito aos industriais que desenvolveram a economia para que humanidade chegasse ao ponto de poder mandar os filhos pra faculdade.
@@luizvictoriobaptistaneto1561 De acordo com a historia, o trabalho infantil foi amplamente utilizado nas fabricas doa Europa e dos Estados Unidos - pelo menos em todoo seculo XIX até as primerias decadas do seculo XX pela burguesia industrial e mais ninguem, que concetravam os lucros da industria e pagavam migalhas aos operarios que trabalhavam e vivia em condiç~eos sub-humanas. Ademais, Erros de civilizações passadas não justificam os das mais atuais.
Fantastico material, vou indica-lo.tambem sou historiador.
Obrigado pelo comentário generoso, Wilson. 🙏 Fico feliz que tenha gostado. 😊
Amei o vídeo com essa música de fundo!! Ficou muito bom mesmo! Parabéns 🎉.
Uma coisa que sempre me faz pensar: se o trabalho que a pessoa tem é explorador e a deixa miserável porque ela continua trabalhando lá? Alguns podem dizer que é por falta de opção, mas em geral elas continuam trabalhando pq essa é uma melhor opção do qualquer outra que elas tem, e sendo esse o caso, mesmo que subpar, ainda assim é benéfico pra elas.
Que vídeo excelente e completo! Maravilhoso trabalho. Parabéns!
É o segundo vídeo que assisti. Conteúdo espetacular. Narração sóbria e clara. Parabéns 🎉
Mais uma vez, sensacional. Mais conteúdo que eu não sabia. Eu já defendi a revolução industrial dos ataques contra ela, porque sabia que o pessoal que trabalhava nas condições ruins das indústrias estavam BEM piores antes, mas estas informações extras ajudaram ainda mais.
Fico feliz por ter ajudado, Walter. Obrigado pelo comentário.
Estou absurdado com a qualidade desse canal!!! E é em português!!!! Parabéns demais!! Espero que abra logo formas de apoiar!
Obrigado, Talbaim. Em breve vamos lançar aulas de 1 hora, por um preço bem razoável. Vai ser a forma de monetizar o canal. Tmb temos um perfil no tiktok com dezenas de vídeos diferentes dos que estão disponíveis aqui.
@@manualdehistoria4774 Apoiado!!
A Revolução Industrial causou profundas transformações no mundo, e uma dessas transformações deu-se no processo produtivo e no estilo de vida dos trabalhadores. Para que possamos entender como a vida do trabalhador mudou, precisamos visualizar, antes, as mudanças no processo de produção de mercadorias utilizando o contexto da produção têxtil.
Antes da Revolução Industrial, o processo de produção era manufatureiro, ou seja, a produção acontecia em uma manufatura, na qual a produção era manual e o trabalhador realizava seu trabalho por meio de sua capacidade artesanal. Com o desenvolvimento das máquinas, a produção passou a ser parte da maquinofatura, isto é, a máquina era a grande responsável pela produção.
Assim, se, antes da máquina, a produção necessitava da habilidade artesanal do trabalhador, agora, isso não era mais necessário porque qualquer trabalhador poderia manejar a máquina e realizar todo o processo sozinho. Na prática, isso significa que não era mais necessário um trabalhador com habilidades manuais, e o resultado disso foi que seu salário diminuiu.
O historiador Eric Hobsbawm traz um dado interessante que comprova essa observação. Utilizando como base o salário de um artesão que trabalhava na cidade de Bolton (cidade inglesa próxima à Manchester), ele aponta que, em 1795 (no começo da Revolução Industrial), o salário médio era de 33 shillings. Em 1815, esse salário já havia caído para 14 shillings, e, entre 1829-1834, ele já era inferior a 6 shillings.|1| Esse processo de quedas salariais aconteceu em toda Inglaterra e espalhou-se pela Europa na medida em que ela industrializou-se.
Além do salário extremamente baixo, os trabalhadores eram obrigados a aceitar uma carga de trabalho excessivamente elevada que, em alguns casos, chegava a 16 horas diárias de trabalho, das quais o trabalhador só tinha 30 minutos para almoçar. Essa jornada era particularmente cruel porque todos aqueles que não a aguentassem eram prontamente substituídos por outros trabalhadores.
O trabalho, além de cansativo, era perigoso, pois não havia nada que protegesse os trabalhadores, e eram comuns os acidentes que os faziam perder os dedos ou mesmo a mão em casos mais graves. Os afastados por problema de saúde não recebiam, pois o salário só era pago para aqueles que trabalhavam. Os que ficavam fisicamente incapacitados de exercer o serviço eram demitidos e outros trabalhadores contratados.
Na questão salarial, mulheres e crianças também trabalhavam e seus salários eram, pelo menos, 50% menores do que os dos homens adultos. Muitos patrões preferiam contratar somente mulheres e crianças porque o salário era menor (e, por conseguinte, seu lucro maior) e essas eram mais sujeitas a obedecerem às ordens, sem se rebelarem.
Esse quadro de extrema exploração dos trabalhadores fez com que esses se mobilizassem em prol de melhorias de sua situação. Assim, foram criadas as organizações de trabalhadores, conhecidas no Brasil como sindicatos e na Inglaterra como trade union. As maiores reivindicações dos trabalhadores eram melhorias no salário e redução da carga de trabalho.
A mobilização dos trabalhadores deu surgimento a dois grandes movimentos, na primeira metade do século XIX, na Inglaterra, que são o ludismo e o cartismo.
O primeiro atuou no período entre os anos de 1811 e 1816 e ficou marcado pela mobilização de trabalhadores para invadir as fábricas e destruir as máquinas. Os adeptos do ludismo acreditavam que as máquinas estavam roubando os empregos dos homens e, assim, era necessário destruí-las. A repressão das autoridades inglesas sobre o ludismo foi duríssima, e o movimento teve atuação muito curta.
O segundo surgiu na década de 1830 e mobilizou trabalhadores para lutar por direitos trabalhistas e também por direitos políticos. Os cartistas tinham como uma de suas principais exigências o sufrágio universal masculino, isto é, exigiam que todos os homens tivessem direito ao voto. Além disso, reivindicavam que a classe trabalhadora tivesse representação no Parlamento.
Os protestos de trabalhadores na Inglaterra resultaram em algumas melhorias para essa classe, e essas melhorias foram obtidas, principalmente, por meio da greve. Um dos grandes ganhos dos movimentos de trabalhadores na Inglaterra foi conquistar a redução da jornada de trabalho para 10 horas por dia.
Importante mencionar que a mobilização de trabalhadores não foi resultado apenas da Revolução Industrial, uma vez que, na história recente da Europa, as populações mais pobres revoltavam-se contra as autoridades. Um exemplo na própria história inglesa foram os diggers, que se mobilizaram durante os anos da Revolução Puritana.
Além do capital para investir no desenvolvimento industrial, era necessário também que houvesse grande quantidade de mão de obra para trabalhar nas indústrias. Acontece que a Inglaterra do século XVIII tinha uma grande quantidade de mão de obra, fruto dos cercamentos que forçaram os camponeses ingleses a mudarem-se para as cidades inglesas.
Esses cercamentos eram resultado da Lei dos Cercamentos, uma lei inglesa que permitia que as terras comuns utilizadas pelos camponeses fossem cercadas e transformadas em pasto para a criação de ovelhas. Essas terras comuns eram parte de um sistema feudal que separava determinadas áreas para que os camponeses cultivassem-nas.
Os cercamentos resultaram na expulsão dos camponeses de suas terras, uma vez que essas estavam sendo transformadas em pasto e esses não tinham mais como sobreviver no campo. Assim, os camponeses eram obrigados a irem para o único lugar onde poderiam obter um sustento: as cidades. Lá, tornaram-se mão de obra que alimentava as indústrias, e essa grande disponibilidade dava aos patrões um poder de pressão sobre o salário dos trabalhadores.
A Revolução industrial, melhorou muito a vida das pessoas (elite) né?
Amigo, parabéns pelo texto. Mas lamento dizer que foi tempo perdido. O público alvo que precisa ler isso não tem capacidade cognitiva de compreender ou ao menos ler o texto inteiro.
Respeitosamente, penso que, o ponto aqui, nos comentários em relação aos vídeos, fica sendo no interesse de que cada um.
Um visa somente a esfera "econômica" da experiência humana, o outro foca em outras áreas a mais, como a saúde, por exemplo.
Minha contribuição para esses comentários é chamar atenção para as naturais e assim, reais "NECESSIDADES" da experiência humana: Educação(criação e crescimento de caráter), individualidade(capacidade de pensar e agir por si mesmo), desenvolvimento integral do ser, criatividade, originalidade, autonomia, confiança em si na produtividade, bem-estar emocional e físico e TEMPO para administrar e usufruir todos esses benefícios.
Sendo assim, da minha parte não vejo vantagem para quem considera a natureza das coisas, segundo a visão mais ampla da vida humana, essa "mentalidade" pró-revolução industrial e capitalismo.
É certo, tem muitas coisas interessantes que derivam dessa revolução padrão, como no próprio vídeo mostra, porém, na maioria dos casos, "a caminhos que para o homem parece direito, mas seu FIM são os caminhos são morte". "Assim são os caminhos de cada um que é ganancioso quanto ao ganho; que toma a vida dos que a possuem." Provérbios 16:25 e 1:19 KJV.
*da morte.
Só pelo fato de você citar dados descritos por Eric Hobsbaw, que é um historiador britânico marxista, a base argumentativa do seu texto foi automaticamente deletada.
Vídeo impecável, meu parabéns pela qualidade, ganhou mais um inscrito
Manual de História 📝⏳👏 sensacional esse vídeo, Parabéns novamente. Quando tiver o curso já quero fazer.
Obrigado mais uma vez, Ricardo. 😊Só não entendi qual o curso você gostaria de fazer.
Que canal! Muitos parabéns pelo excelente trabalho.
Confesso que, devido aos ultimos tempos, costumo dizer a proximos que meu respeito e admiracao por professores ja nao existia mais. Quando encontramos professores assim, a coisa ate muda! Eh uma pena que isso represente 0,5% do todo. Continue o belo trabalho!👏👏👏
Bela observação! 😊
Que qualidades meus caros! muito obrogado .Sugiro um episodio somente a respeito do trabalho infantil na historia
Como eu queria ter tido um professor de história como vc na minha época do ensino médio.
Além de ser imparcial, mostrando vários lados dos fatos, narra tudo com uma trilha sonora muito foda!
Conquistou esse inscrito aqui!
Se você nao teve boa educação, nao conhece os dois (ou mais) lados da história…se não conhece os diferentes lados da história, como pode saber que este lado é imparcial?
Excelente aula, todo aquele que compactua com as ideias de marx deveria assistir esse vídeo
Embora Erick Hobsbawn seja de formação marxistas, eu li a Era das Revoluções, e ele diz que desde a invenção da agricultura e das cidades, a Revolução Industrial foi um dos maiores acontecimentos histórico, pois mudou de maneira significativa o rumo da humanidade.
Boa. Excelente trabalho, parabéns. Tem que ter alcance esse tipo de vídeo. Quem não sabe a história está condenado
Excelente vídeo! Adorei a estrutura, a montagem e a narração. Ótimo conteúdo histórico. Guardei nos favoritos pra voltar a assistir de novo
Que canal maravilhoso. Obrigada pelo excelente conteúdo.
Foi dessa forma que eu aprendi ,tenho 65 anos e na época em que estava na escola a gente aprendia a verdade e ainda haviam os livros que contavam os fatos históricos de forma fidedigna.
Pelo jeito hj não tem 1/3 do conteúdo. Tudo o que ele falou tinha no meu livro de história.
Um tempo atrás achei um livro de história do Brasil que foi do meu avô, impresso nos anos 1920. Era de um papel grosseiro, impressão em apenas duas cores (preto com detalhes em verde), pequeno e encadernado brochura, mas a história ensinada ali era muito diferente daquela que eu aprendo nos anos 1980. Foi uma leitura para lá de interessante e o sentimento que tive foi o mesmo que este vídeo me trouxe.
Esse video é uma obra de arte, começando pela trilha sonora. parabéns!
Obrigado, amigo. 👊
Ótimo, espetacular vídeo. Bastante didático, conseguiu transmitir a realidade de maneira simples, clara e usando de muita lógica para combater as falácias.
Adorei o vídeo, muito obrigada pelos esclarecimentos.
Obrigado pelo comentário, Lilian.
Contextualize colonialidade e escravidão africana com foco no ocidente.
A colonialidade e a escravidão africana são dois conceitos inter-relacionados que desempenharam
papéis significativos na história do ocidente. A colonialidade refere-se a um sistema de poder que
se estabeleceu durante a era colonial, no qual as potências europeias dominaram e exploraram
vastas regiões do mundo, incluindo partes da África, Américas, Ásia e Oceania. Esse sistema foi
caracterizado pela imposição de estruturas políticas, econômicas, culturais e sociais europeias nas
regiões colonizadas, resultando em profundos impactos nas sociedades e nas pessoas afetadas.
A escravidão africana foi uma das manifestações mais cruéis e desumanas da colonialidade no
ocidente. Durante o período conhecido como comércio transatlântico de escravos, que ocorreu
principalmente entre os séculos XVI e XIX, milhões de africanos foram capturados, vendidos e
enviados à força para as Américas, onde eram escravizados e explorados nas plantações, minas e
outras atividades econômicas.
A escravidão africana desempenhou um papel central na expansão e no fortalecimento dos
impérios coloniais europeus. As potências coloniais, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e
Holanda, estabeleceram colônias nas Américas e no Caribe para a produção de commodities, como
açúcar, tabaco, algodão e café. A mão de obra escrava africana foi fundamental para o
funcionamento dessas colônias e para a acumulação de riqueza das metrópoles europeias.
A escravidão africana no ocidente foi caracterizada por condições brutais, abuso sistemático,
violência física e mental, e a negação completa dos direitos humanos básicos. A escravidão não
apenas causou imenso sofrimento humano, mas também teve impactos duradouros na estrutura
social, nas relações raciais e na cultura das sociedades ocidentais.
Após a abolição da escravidão no século XIX, os efeitos da colonialidade e da escravidão africana
persistiram, contribuindo para a desigualdade social e racial que ainda pode ser observada nos dias
de hoje. O racismo estrutural, a discriminação racial, a marginalização e a pobreza são alguns dos
legados desses sistemas opressivos.
Rapaz, perdi meu tempo. Além de ser algo que supostamente todo mundo estuda na escola (comentários do RUclips não seriam o local apropriado pra aprender isso), também não tem conclusão. Sugiro que da próxima vez você escreva uma conclusão, do contrário, daqui a pouco você posta uma descrição do seu quarto.
@@danieltecladistadorock5450 Se tu fosse estudante diria que talvez você tivesse autismo, pois não se situou contexto?
Sensacional!
Parabens pelo excelente conteúdo.👋👋👋
Ótimo conteúdo, vou divulgar seu canal nas minhas redes.
Parabéns pelo canal! Conteúdo de excelente qualidade!! Obrigada.
Eu é que agradeço, Cláudia.
gostei muito do seu canal. terão mais vídeos?
Obrigado, Rafael. Terão mais vídeos, sim. Logo voltaremos a produzir vídeos com mais frequência. 😉
Outra coisa, sua entonação de voz é perfeita!!! Deus te abençoe sempre 🙏🏼. Que seu canal continue crescendo muito. Me faça um favor... Continue!!! 😃👍🏼
Excelente conteúdo! Seria possível descrever os nomes/fontes das pinturas/fotos agregadas aos vídeos? E a trilha sonora também... Na ocasião, desejo bençãos de Cristo, cujo Nome é sobre todo nome (Filipenses 2), e que te alimentes da Palavra e Salvação Dele!
Parabéns pela alta qualidade das informações históricas. O ensaio biográfico do Paul Johnson sobre o Karl Marx deveria ser leitura obrigatória nas nossas escolas.
A "Luta de classes", criação imaginada e utilizada por Karl Marx
e seu consorte Friedrich Engels deriva da antiga máxima:
"Dividir para conquistar."
Luta de classes é um vírus mental, quem se contamina não consegue se curar, e ainda sai contaminando por aí. A pessoa fica tão cega que não percebe que essa árvore só traz frutos podres e continua regando.
Sem palavras pelo excelente conteúdo, parabéns pela explanação simples e completa. Ganhou mais um inscrito.👏👏👏
Este é o meu segundo vídeo neste canal e percebo que a qualidade aqui não é acidental. Ganhou minha inscrição!
Q vídeo maravilhoso, talvez o melhor que eu tenha assistido até hj no RUclips
Nunca nem vi esse assunto na escola ,gente tô passada 😮😮😮
No sul eles ensinam sim. Só que nos estados menos abastados eles dizem que Max é um herói, só que ele é um enganador.
Nem deve mesmo porque o canal é tendencioso e distorce a História. Ele mente sem o menor pudor.
Meu….com todo respeito….não há nada de tão novo assim no vídeo….que escola você estudou?
@@iaracarloni5439o canal mente? Pode dar um exemplo do seu argumento?
@@VBvb447ele respondeu?
Nossa, que vídeo esclarecedor. Muito bom mesmo. Já me inscrevi e vou compartilhar com todos que conheço. Forte abraço e continuem esse maravilhoso trabalho. Parabéns 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼😃
Olá! No vídeo sobre Rev. Francesa voce indicou uma série de bibliografias, poderia fazer o mesmo sobre a revolução industrial?