Uma comparação interessante seria: pegar uma strato e colocar nela os mesmos captadores de uma les paul (exatamente os mesmos modelos de humbuckers), e então comparar o som das duas lado a lado (claro, usando em ambas o mesmo cabo, ampli, microfone... igualmente configurados). O que acham? Vídeo muito legal, parabéns!
Se vc colocar os mesmos captadores e usar o mesmo equipamento vai dar exatamente o mesmo som, vai mudar pouquissimo a ponto de provavelmente nem ser perceptível
@@HelberLucas20 sim mas não tanto quanto dizem, Claro falando de instrumentos de corpo maciço, o sustain muda mas o timbre em si não, afinal o captador é magnético e só capta as cordas e não os fatores externos
Muito legal esse vídeo, apresenta vários pontos que ajudam a decidir qual modelo comprar! Eu particularmente gosto bastante de Les Paul, tanto que tenho 3, uma Standard, Traditional Pro e uma Zakk Wilde. Parabéns pelo tarabalho!!!
Ótima explicação e isenta. Tenho os dois modelos e não existe melhor, gosto de todas. É como comparar uma chuteira com um tênis de corrida. Ambos são calçados, mas cada é pra um terreno diferente. Agora pra falar de sustain, tem que comparar duas guitarras com mesma madeira, mesmo tamanho de escala. Tipo duas LP de mogno, uma colada e outra parafusada. Eu chutaria que se mudar algo nos sustain, é miserável, não é relevante.
Eu tenho justamente uma Fender MIM com GK3 embutido e uma Epiphone Les Paul Black Beauty (3 captadores) e as adoro. São ótimas guitarras mesmo com captação original.
@@JojoJack vou pesquisar o que seja melhor pro meu bolso irmão valeu aí pelas as dicas já vi e revejo sempre teus vídeos. Eu sou Fã de Humbuckers O Hum dos Singles me incomoda principalmente quando uso distorções mais fortes tenho uma guitarra com Humbuckers que tinha som de Singles daí fiquei frustado quando liguei no Amp Marshall MG30CFX uma microfonia horrível estava acontecendo daí troquei a elétrica e captadores por Humbuckers Passivos Cerâmicos gostei demais do som.
Não podemos esquecer da ergonomia. Tenho 1,68 m e tenho uma Gianinni modelo "Les Paul". É muito pesada e o braço esquerdo tem que ficar muito esticado para tocar base. A stratocaster tem a correia posicionada no prolongamento do 12o traste, o que faz com que ela seja mais confortável.
Faça sua escolha. Eu ia de SG por causa de Angus, mas anos depois fui muito influenciado por Slash então hoje vou de LP. Mas tenho olhos para uma Strato que será a próxima.
Em primeiro lugar EXCELENTE video. 20:21 Eu não tenho as guitarras originais (nem Gibson nem Fender), também acho que na sonoridade a madeira, se fizer, alguma diferença é minima. NO ENTANTO, na minha experiência eu SINTO mais a madeira da Les Paul vibrando na barriga quando toco (toco mais violão então eu 'procuro' mais esse tipo de feedback), como um retorno em tempo real e isso faz diferença, especialmente ao tocar ao vivo.
Primeiramente, parabéns! Queria pegar uma guita Memphis MG230 pra fazer um projeto nela... Colocar ferragens Wilkinson (Ponte e Tarraxas), Nut de Carbono, Captadores Malagoli (Custom 84 Ponte e 59 no Braço), blindar, fazer um Push-pull pra defasar o captador da ponte, e colocar trastes de inox. Acha que compensa esse trampo? É pra uso pessoal, estudo... Queria uma guita simples, barata, mas com qualidade. Melhor um arroz e feijão top do que uma lasanha zuada, pelo menos assim penso eu hehehe.
Esse tipo de coisa vale pela experiência, pela brincadeira e tal. Claro que gastar muito uma Memphis pode ser estranho, mas também você pode guardar as peças originais e, se for vender, voltar com elas...
Essa é a nossa realidade. Na real, sabe a diferença de uma mephis turbinada e uma fender? Só o borbulho dos comentários. "Puts, o cara tem uma fender..." aí a cidade inteira fica sabendo, vem cara do fim do mundo pra ver você tocar e tal... só isso. Agora cara que trabalha com música, tem discriminação se não tiver uma fender, geralmente vai perder oportunidades porque os caras que contratam, olham muito isso. No mais, o som se o cara for ligeiro, ninguém vai notar se é uma fen6ou ñ... Real isso que falei
Muito bom, enfim tirei um tempo pra matar uma dúvida que me acompanhava a longos anos, 😅😅😅😅. Obrigado pela disponibilidade das informações, que nem meu professor me ensinou qdo ainda estava tentando tocar.😅🤟
Muito bom o vídeo, o que eu achei bem legal é que vc considerou a parte elétrica muito bem, em outros canais só repetem as coisas que são ditas por outras pessoas igual a um esquema de pirâmide financeira. Eu com muita dúvida, mesmo depois de ler artigos e ver diversos vídeos sobre o assunto. Muito obrigado pelo vídeo, eu imagino o trabalho de tocar, gravar e editar.
Obrigado! Sim, eu sei que tem outros vídeos sobre o assunto. Mas quando é assim, eu prefiro não ver antes. Eu faço sempre "do zero", senão pode acabar me influenciando.
Mesmo já sabendo bem as diferenças entre as duas, acompanhei o vídeo com prazer. Vc deve ter sido (ou ainda ser) um excelente professor, hehehe. E esse som aí com o relógio imaginário é Pink Floyd. Boa sacada.
Boa série jota, sou apaixonado pelo modelo les paul mas não curto muito a pegada do braço pelo menos pra mim as que tive não curtia muito já a strato pegando o gancho lá do Fábio da lutheria de banheiro acho a guitarra perfeita kkk vlw abcs
Mas, como eu disse, se o problema é só o braço, dá pra achar Les Paul com braço mais fino (a primeira Lespa que tive e já foi embora, uma Strimberg, era assim).
JJJ muito bem explicado as diferenças básicas entre o modelo Strato e o Les Paul, quanto a importância da seleção da madeira no timbre também concordo que há uma interação entre madeira x captador, a madeira influencia pouco no timbre comparado com o captador, mas influencia com certeza. Costumo fazer uma analogia entre captador x madeira e churrasco x tempero, no caso o captador é a carne do churrasco e a madeira é o tempero. Sem carne (captador) não é possível fazer o churrasco ( obter timbre da guitarra), mas sem o tempero (madeira) o churrasco não fica com aquele sabor diferenciado. É possível fazer o churrasco APENAS com a carne (captador), mas para o ritual de assar a carne ficar completo é necessário que se adicione tempero como sal, erva, vinho (no caso da comparação a madeira) para que o churrasco fique saboroso.
Ótimo review! Mas na dúvida, acabei tendo as duas! Porque parece que a Stratocaster é mais fácil achar no mercado pra canhoto iniciante, e foi o que aconteceu comigo no começo, há anos e anos atrás. Mas a minha paixão antiga pela Les Paul fez-me ter não somente uma, mas DUAS! Eu tenho uma Epiphone com várias mods: Ponte Gotoh, tarraxa Gotoh adaptada de Gibson, Captador Seymour Duncan, escudo adaptado canhoto feito em CAD, Knobs Top Hat Preto estilo SG. Enfim, toda personalizada. Já a outra é uma Les Paul Standard Strinberg canhota preta, linda. Por ora, vou deixá-la assim original (essa coisa de mod vicia...)
Vício? Nada! Tenho 3 Gibson Les paul (Studio, Junior e Classic). 7 fender Stratocaster USA, uma Gibson SG, 2 esp explorer, 1 ibanez série S com pickups HSS Fender, 1 ibanez PGM300 de assinatura Paul Gilbert, 1 Ibanez Les Paul de 1973, uma LTD com Floyd Rose e pickups Seymour Duncan, 1 violão Martin, 1 violão Taylor e uma Jackson 8 cordas. Nem vicia! 😂😂😂😂
Obrigado, espetacular seu vídeo. Uma opinião: quando comparar a sonoridade seria legal solos ou acordes curtos, tipo uns 10 segundos, de uma guitarra seguido imediatamente de outra. Assim nossa "memória curta" teria uma melhor forma de comparar as sonoridades de graves, agudos e acordes. Um abraço!
Aprendi em uma Les Paul Epiphone-Gibson. Tinha Epiphone escrito no braço. Na placa de latão escuro no corpo, parte traseira da guitarra, estava escrito em alto-relevo Gibson e embaixo o número de série. Passei esta guitarra para meu filho e até hoje fiquei sem. Acho a Les Paul mais acústica, som mais encorpado e grave. Muito bom para blues e gospel. Principalmente com cordas 07, para a qual ela foi adaptada porque o braço estava com tendência a empenar. As cordas mais finas tensionavam menos e seguravam melhor a afinação. Continuo com a Les Paul.
Distribuidores Elixir em Curitiba: ZERO-DB INSTR.MUSICAIS DRUM SHOPP INST.MUSICAIS SARTORI INSTR.MUSICAIS SÃO PAULO DEVE TER O FABRICANTE OU IMPORTADOR. AS CORDAS 07 SÃO MAIS SENSÍVEIS AO TOQUE. PODEM SER MAIS FÁCEIS DE ARREBENTAR. EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS. MAS O SOM É MARAVILHOSO.
Oi Jojo, eu ia dizer que cheguei agora, mas tô mentindo pq faz um tempo assistindo esse vídeo. Que legal Cara, que show de aula. Nossa, muito claro a forma de vc explicar. Amo som da guitarra e não sei nada. Agora, depois dessa aula top de diferenças entre as guitarras. Parece que vou chegar na loja sabendo tudo! Gratidão Cara, vc é muito legal, muito simples. Dismistifica o conhecimento de guitarra.
te conheci hoje.. estou gostando muito e . vc ja meio que respondeu uma duvida sobre colado ou não. sobre madeira... vi vários testes de luthier americano mostrando que.. captadores nao podem de forma alguma deslocar vibrar ou algo do gênero. se mudar alguma coisa na vibração da corda pense comigo ... e se usar o tremolo ? ja perdeu quase tudo... enfim estamos aqui para conhecer a visão de todos.... forte abraçpo e sucesso a todos
Eu gosto do som da Les Paul, tem um timbre clássico que eu gostaria que minhas músicas tivessem. E o design me agrada mais também rsrs para qualquer estilo musical, também tem a questão do braço mais grosso da Les Paul que pra mim é mais confortável, pois minhas mãos são grandes e na strato fico me sentindo como se tivesse caçando as cordas, o braço é muito pequenininho e meus dedos ficam topando nas outras cordas, torna o ato de tocar um trabalho cansativo kkk.
É exatamente isso que sinto com as minhas stratos, a palma da mão chega a doer! Nunca tive uma les paul, queria trocar uma das minhas em uma epiphone!!😅
@@danilosteinke um modelo de guitarra que possui isso são as SuperStrato, tem umas com dois humbuckers e um single, dois humbuckers, e uma que tem um humbucker e dois singles, vc pode meio que misturar seu gênero musical nela, pq ela possui essa configuração.
Boa meu camarada. O conteúdo de colocou mais algumas dúvidas e isso é ótimo. Agora tenho referências e mais questões para avaliação da tocabilidade, manutenção, afinação e até mesmo encordoamento para a guitarra. Muito obrigado pelo conteúdo, foi realmente muito esclarecedor. Forte abraço.
Você podia fazer um vídeo ensinando a regular uma lespool ou SG não achei nenhum vídeo ensinando altura de cordas qual corda vem de fábrica essas coisas padrão Gibson de regulagem
Olhei várias vídeos sobre as duas guitarras reviews, preços, custo benefício, vantagem e desvantagens e tava com muita dúvida qual com. é decidir compra á. ..... Telecaster ¯\_(ツ)_/¯
Eu aqui dois anos depois. Bom tirou minhas dúvidas com certeza, acho que Lp seria perfeita. Eu curto Ac/dc e gostaria demais de começar aprender a tocar. Foi muito difícil de escolher, vou ir comprar ela tô nervosa KKKKKKJ confesso
Excelente vídeo! Eu só fiquei me perguntando como eles faziam antigamente (década de 60, 70) pra cortar os ruídos dos single coil... já existia a técnica de blindagem? Se sim, porque já não vem de fabrica o isolamento no sistema?
Tudo era mais ruidoso antigamente... a relação sinal/ruído era péssima. Um hum a mais... nem se notava tanto... kkkkkkkk Acho que a blindagem é bem antiga. E vem, sim, em vários modelos. Outros não, por decisão do fabricante. Um misto de "purismo" com a crença de que a blindagem reduz o brilho.
Olá Jojo. Para quem quer aprender a tocar e nunca pegou num violão ou guitarra; nem mesmo sabe o que é um acorde, sequer, e, nem mesmo sabe tocar campainha de casa, enfim, quer começar a aprender do ZERO. O que é melhor, comprar primeiramente um violão pra começar ou já pode começar com a guitarra? Existe alguma diferença no rendimento do aprendizado, começar com violão ou guitarra ? Muito bom vídeo. Grande abraço.
Ótimo vídeo, admiro seu trabalho e deixo uma humilde sujestão:se possível ensine a gente a fazer pedais handemade,acredito que combina perfeitamente com a ideia do canal que e fazer modificações em guitarras e tal...mas parabéns!
Eu já fiz alguma coisa nesse sentido e estou terminando um agora mesmo (um tremolo). Inclusive estou filmando, mas dei uma travada aqui porque a caixa que comprei ficou pequena demais... De qualquer forma, o vídeo da semana que vem (salvo algum imprevisto) é exatamente sobre pedais. Não sobre fazer, mas sobre usar... Valeu!
Sim, Mas o braço parafusado tem que ser muito bem feito em relação de ocupar todo o espaço de "engate", já com o braço colado, muitas as vezes a cola preenche o espaço todo de junção do braço com o corpo bem mais fácil. Mas pelos estudos o braço parafusado da mais sustain. De nada:)
Outras desvantagens da stratocaster na minha opinião são o captador do meio que fica atrapalhando a palhetada, o botão de volume também atrapalha, e acho uqe as casas são mais largas. Meu sonho é, pelo menos, reformar minha strato, colocando só um minihambucker no braço e outro na ponte, deixando o espaço do meio vazio e tirando um knob, deixando só um volume e um tone, movendo o botão de volume para baixo, retirando o knob debaixo do captador da ponte, deixando aquele espaço vazio. Mas a strato é o meu modelo preferido. Acho a guitarra mais versátil do mundo. E, além da versatilidade, normalmente é bem confortável, pois os cortes dão pontos de apoio para apoiar o braço, o que não existe na les paul, que tem cortes retos.
Mas em questão de ser mais macia a tocabilidade, tem diferença? Ouvir dizer que a strato tem a escala maior, então as cordas ficam mais duras. Estou com uma estilo strato, de outra marca, foi regulado por luthier, mas sofro com as cordas muito duras, mesmo com corda 09. Tenho a pele das mãos bem fina, aí incomoda muito, mesmo calejando.
Boas explicações merecem vídeos longos. Na verdade, dúvida mesmo para mim não ficou. Eu gosto muito da stratocaster, do design em si, mas devido aos ruídos dos singlecoils com os pedais de distorção eu preferia uma stratocaster com dois humbuckers.
Saudações! Meu camarada, seu vídeo é fantástico. Muito bom mesmo. Um comentário é o seguinte: Acho, de maneira bem simplista, que a Strato tem um som mais melódico e a Les Paul um som mais grave. Uma boa escolha é ter as duas para tocar vários estilos de Rock and Blues. Isso é apenas uma opinião pessoal. Abraço
Cara eu não tenho uma fender. Mas tenho uma squier Califórnia pense numa guitarra do timbre sensacional. Um som cheio mas ao mesmo tempo strato pura, PS ta toda original ainda.
Bom dia mestre, minha dúvida e em relação a marcas de entrada! receberei de uma divida uma Les Paul, diante da situação peço sua opinião para escolha, Condor ou Dolphin essas foram as opções! Desde já obrigado...
Parabéns. Única coisa que eu diria sobre as demonstrações é que se vc utilizasse o som direto do ampli no ambiente reproduziria o timbre mais fielmente. Mas valeu
PRETENDO COMPRAR UMA GUITARRA PARA TOCAR A LETRA DA MÚSICA COM ELA, TIPO USANDO UM KARAOKÊ ONDE É RETIRADA A VOZ DO CANTOR E ESTA, SENDO SUBSTITUÍDA PELO SOM DA GUITARRA. QUAL DAS DUAS, NA SUA HUMILDE OPINIÃO, SERIA A MELHOR ESCOLHA? AGUARDO SUA RESPOSTA. PARABÉNS PELO CANAL E SUCESSO!
Olha... Qualquer uma delas (ou mesmo outro modelo) é capaz de fazer isso que você pretende. A escolha, no caso, deve ser por outros motivos: preço, conforto, aparência...
Meu problema com a strato é o captador do meio. Queria que tivesse de fábrica um modelo igual ao do Faíska, com Humbucker ponte e Single no Braço, seria perfeita.
Excelente vídeo Jojo!! Você indica Strato feita de Poplar? Estou querendo pegar a nova Squier Contemporary HH e ela vem com madeira Poplar, estou com pé atrás por causa da madeira... se puder me ajudar eu agradeço.
Poplar é uma das madeiras normalmente usadas em guitarras. Acho ela meio mole, mas com um bom acabamento duro em PU, isso não é problema. Na minha série mais recente, estou reformando um corpo de Tele exatamente em poplar...
Não creio que conseguisse distinguir, num teste cego... Madeira pra mim tem que ser bonita e resistente. O resto eu deixo pros morcegos decidirem... hehehe
Ótima aula pros iniciantes, pois mostra em detalhes as mais importantes características, assim como sua série "pedaleira antiga ainda dá caldo?" e ainda mais outros videos de instruções. JJJ é cultura heheheh!!!
@@Daniel_1917 Pra mim o Mustang sempre foi inigualável, assim como a Les Paul. Tem beleza e som que dão um prazer único. Mas a strato é mais barata e mais fácil de dominar, além de que não faz feio. Ou seja: Camaro = Strato.
@ALVE'S CINE Depende do som que vc quer fazer mas assim, eu iria na 0.10 por ser mais fácil de tocar, em instrumentos acusticos o calibre da corda assim como material do corpo ( em violão só o tampo) do instrumento fazem MUITA diferença, em instrumentos sólidos não é muito relevante-
Amigo, tem como eu tocar um rock um pouco mais pesado com uma stratocaster ? Tipo a música "Sweet child o' mine" dos Guns n roses ( queria saber se tem como tocar essa música com a stratocaster )
Supondo uma strato padrão, dá pra usar as posições 2 e 4. O som é igualzinho aos humbuckers? Não... mas usando uma distorção bacana, dá pra usar de boa.
Me tira uma dúvida se possível que acredito que seja de muita gente também Quando a Lp vem com três captadores qual é o terceiro Como vai ser cada um ponte ,meio e braço? Obrigado
É bem raro vir com três. De cabeça só lembro do Peter Frampton usar. Como a guitarra continua tendo os mesmos 4 knobs, temos algumas possibilidades: 3 volumes e 1 tone geral (seria minha preferência); 3 tones e um volume geral; ou juntar dois captadores como se fossem um. Não sei qual solução eles usam...
Matou minhas dúvidas! Agora só falta o dinheiro
Talvez uma usada...
A dúvida eu nem tive , sou team Les Paul . Agora me falta o dinheiro também 😅🤣🤣
Sim kk
Muito eu jkkkkk
Cara, 2022, e curtindo o vídeo. Muito legal, tipo um bate-papo entre amigos. Valeu.
Parabéns pelo vídeo, muito educativo. Explicou praticamente tudo. Uma aula 👍👏
Uma comparação interessante seria: pegar uma strato e colocar nela os mesmos captadores de uma les paul (exatamente os mesmos modelos de humbuckers), e então comparar o som das duas lado a lado (claro, usando em ambas o mesmo cabo, ampli, microfone... igualmente configurados). O que acham? Vídeo muito legal, parabéns!
A premissa da Strato são seus Captadores Single.
Se vc colocar os mesmos captadores e usar o mesmo equipamento vai dar exatamente o mesmo som, vai mudar pouquissimo a ponto de provavelmente nem ser perceptível
@@viniciusassuncao5395 A madeira faz diferença também.
@@HelberLucas20 sim mas não tanto quanto dizem, Claro falando de instrumentos de corpo maciço, o sustain muda mas o timbre em si não, afinal o captador é magnético e só capta as cordas e não os fatores externos
Muito legal esse vídeo, apresenta vários pontos que ajudam a decidir qual modelo comprar! Eu particularmente gosto bastante de Les Paul, tanto que tenho 3, uma Standard, Traditional Pro e uma Zakk Wilde. Parabéns pelo tarabalho!!!
Obrigado, Geraldo!
Ótima explicação e isenta. Tenho os dois modelos e não existe melhor, gosto de todas. É como comparar uma chuteira com um tênis de corrida. Ambos são calçados, mas cada é pra um terreno diferente. Agora pra falar de sustain, tem que comparar duas guitarras com mesma madeira, mesmo tamanho de escala. Tipo duas LP de mogno, uma colada e outra parafusada. Eu chutaria que se mudar algo nos sustain, é miserável, não é relevante.
Sim, a mudança é sutil no caso do sustain.
A minha strato é SSH, os captadores do braço e do meio são single coil e o captador da ponte é humbucker.
aprendi muito , obrigado por compartilhar conhecimento
Excelente vídeo! Ideal pra quem "tá na dúvida"! Parabéns!!
Time les paul 100% , john fogerty , ron wood .muito bom video!!!!
que vídeo absurdo de detalhes cara, parabéns!!! Adorei
Eu tenho justamente uma Fender MIM com GK3 embutido e uma Epiphone Les Paul Black Beauty (3 captadores) e as adoro. São ótimas guitarras mesmo com captação original.
Quais são os captadores ideais para Metal em Les Paul Alnico 2 ou Cerâmico ou Ativo Humbuckers PAF 1959 Braço PAF 1957 Ponte?
Não sou a pessoa mais indicada pra te responder, mas geralmente o pessoal do metal curte captação mais forte. Aqueles EMS ativos pretos, por exemplo.
@@JojoJack Obrigado Jojo Jack sempre assisto seus vídeos faço parte do pessoal do Metal! EMG né depois vou saber os valores desses captadores ativos.
@@albertosousa7812 Não é barato, mas tem alternativos...
@@JojoJack vou pesquisar o que seja melhor pro meu bolso irmão valeu aí pelas as dicas já vi e revejo sempre teus vídeos. Eu sou Fã de Humbuckers O Hum dos Singles me incomoda principalmente quando uso distorções mais fortes tenho uma guitarra com Humbuckers que tinha som de Singles daí fiquei frustado quando liguei no Amp Marshall MG30CFX uma microfonia horrível estava acontecendo daí troquei a elétrica e captadores por Humbuckers Passivos Cerâmicos gostei demais do som.
@@albertosousa7812 Boa sorte aí.
eu estava em duvida em comprar uma strato ou uma LP entao acabei me interessando no modelo superstratus que junta o melhos dos dois modelos
PO MANO FICOU TOP AS CORES DESSA STRATOCASTER ,COMBINOU MUITO ,FICOU BM ANOS 90 ...
Obrigado, mas essa não foi pintada por mim... hehehe
Vídeo excelente, parabéns!
Não podemos esquecer da ergonomia. Tenho 1,68 m e tenho uma Gianinni modelo "Les Paul". É muito pesada e o braço esquerdo tem que ficar muito esticado para tocar base. A stratocaster tem a correia posicionada no prolongamento do 12o traste, o que faz com que ela seja mais confortável.
Graças a meus 1.93 nunca passei por isso
Poxa, tenho 13 anos e 1,65 de altura. Será que pesa muito?
@@gmelles18 alto pkrl
@@gmelles18 Nirvana
@@dusu6835 piru
Parabéns pelo vídeo
valeu
34:41 ele toca time do pink floyd
yep
Gratidão veio, foi demais. Acompanho outros canais de guitarra e só hoje, depois de ver o teu video, posso dizer que entendi alga coisa! Show
Gostei muito da maneira como você explica as coisas, linguagem simples e objetiva. Excelente vídeo!
obrigado, xará!
Parabéns, excelente vídeo, estou pensando em comprar uma Les Paul e seu vídeo foi muito esclarecedor, obrigado!
Valeu!
Faça sua escolha.
Eu ia de SG por causa de Angus, mas anos depois fui muito influenciado por Slash então hoje vou de LP. Mas tenho olhos para uma Strato que será a próxima.
Eu adoro SG também! Mas não é uma opção neste vídeo... hehehe
Telecaster
SG tem muita personalidade, não ia combinar contigo
Em primeiro lugar EXCELENTE video.
20:21 Eu não tenho as guitarras originais (nem Gibson nem Fender), também acho que na sonoridade a madeira, se fizer, alguma diferença é minima. NO ENTANTO, na minha experiência eu SINTO mais a madeira da Les Paul vibrando na barriga quando toco (toco mais violão então eu 'procuro' mais esse tipo de feedback), como um retorno em tempo real e isso faz diferença, especialmente ao tocar ao vivo.
É, eu fiz uns dois vídeos sobre esse assunto de madeira... Cada um pensa de um jeito. Pra mim, a diferença, quando existe, é pequena.
Primeiramente, parabéns!
Queria pegar uma guita Memphis MG230 pra fazer um projeto nela... Colocar ferragens Wilkinson (Ponte e Tarraxas), Nut de Carbono, Captadores Malagoli (Custom 84 Ponte e 59 no Braço), blindar, fazer um Push-pull pra defasar o captador da ponte, e colocar trastes de inox.
Acha que compensa esse trampo? É pra uso pessoal, estudo... Queria uma guita simples, barata, mas com qualidade.
Melhor um arroz e feijão top do que uma lasanha zuada, pelo menos assim penso eu hehehe.
Esse tipo de coisa vale pela experiência, pela brincadeira e tal. Claro que gastar muito uma Memphis pode ser estranho, mas também você pode guardar as peças originais e, se for vender, voltar com elas...
Essa é a nossa realidade. Na real, sabe a diferença de uma mephis turbinada e uma fender? Só o borbulho dos comentários. "Puts, o cara tem uma fender..." aí a cidade inteira fica sabendo, vem cara do fim do mundo pra ver você tocar e tal... só isso. Agora cara que trabalha com música, tem discriminação se não tiver uma fender, geralmente vai perder oportunidades porque os caras que contratam, olham muito isso. No mais, o som se o cara for ligeiro, ninguém vai notar se é uma fen6ou ñ... Real isso que falei
Show viu, explicou muito bem. OBRIGADO
Valeu!
Eu tambem gosto das duas ambas sao lindas
muito bom
Muito bom, enfim tirei um tempo pra matar uma dúvida que me acompanhava a longos anos, 😅😅😅😅. Obrigado pela disponibilidade das informações, que nem meu professor me ensinou qdo ainda estava tentando tocar.😅🤟
Valeu!
Muito bom o vídeo, o que eu achei bem legal é que vc considerou a parte elétrica muito bem, em outros canais só repetem as coisas que são ditas por outras pessoas igual a um esquema de pirâmide financeira.
Eu com muita dúvida, mesmo depois de ler artigos e ver diversos vídeos sobre o assunto.
Muito obrigado pelo vídeo, eu imagino o trabalho de tocar, gravar e editar.
Obrigado! Sim, eu sei que tem outros vídeos sobre o assunto. Mas quando é assim, eu prefiro não ver antes. Eu faço sempre "do zero", senão pode acabar me influenciando.
Muito bom mano, bem detalhado, parabéns pelo vídeo!!!
Obrigado
Tirou todas minhas duvidas, obrigado mesmo! Vou de Stratocaster, só queria ter grana pra começar com uma Fender já huahu
Eu demorei muitos anos até poder ter uma Fender.
@@JojoJack Imagino, vou começar com uma simples para estudar e ir fazendo upgrades conforme evoluo, novamente obrigado pelo vídeo :D
Obrigado pela generosidade de falar sobre esses assuntos
Valeu!
Tô em dúvida entre a Gibson Les Paul Epiphone Special e a Fender Bullet Stratocaster Squier.
São as duas mais simples das respectivas linhas e não são "exatamente" Fender e Gibson, são Squier e Epiphone.
Obrigado por esse vídeo
Muito bom seu canal! Parabéns!
Muito obrigado!
Mesmo já sabendo bem as diferenças entre as duas, acompanhei o vídeo com prazer. Vc deve ter sido (ou ainda ser) um excelente professor, hehehe. E esse som aí com o relógio imaginário é Pink Floyd. Boa sacada.
Fui professor universitário por uns 15 anos (cansei... hehehe).
O som da guitarra da primeira nota de "Time". Ficou igualzinho... kkkkk
Valeu!
Jojo, obrigado. Faltou falar da tocabilidade, o que muda em cada modelo...
É... aí é algo muito pessoal... e a tocabilidade depende muito da regulagem que se coloca.
Obrigado pelo vídeo, acrescentou conhecimento e no meu caso sanou muitas dúvidas!
valeu!
Boa série jota, sou apaixonado pelo modelo les paul mas não curto muito a pegada do braço pelo menos pra mim as que tive não curtia muito já a strato pegando o gancho lá do Fábio da lutheria de banheiro acho a guitarra perfeita kkk vlw abcs
Mas, como eu disse, se o problema é só o braço, dá pra achar Les Paul com braço mais fino (a primeira Lespa que tive e já foi embora, uma Strimberg, era assim).
As Ltd esp e ibanez vc encontra com braço mais fino do que padrão Gibson, apesar Gibson tem algumas de braço mais fino também
JJJ muito bem explicado as diferenças básicas entre o modelo Strato e o Les Paul, quanto a importância da seleção da madeira no timbre também concordo que há uma interação entre madeira x captador, a madeira influencia pouco no timbre comparado com o captador, mas influencia com certeza.
Costumo fazer uma analogia entre captador x madeira e churrasco x tempero, no caso o captador é a carne do churrasco e a madeira é o tempero.
Sem carne (captador) não é possível fazer o churrasco ( obter timbre da guitarra), mas sem o tempero (madeira) o churrasco não fica com aquele sabor diferenciado.
É possível fazer o churrasco APENAS com a carne (captador), mas para o ritual de assar a carne ficar completo é necessário que se adicione tempero como sal, erva, vinho (no caso da comparação a madeira) para que o churrasco fique saboroso.
Eu acho que faz muito pouca diferença...
Minha opinião está nesse vídeo:
ruclips.net/video/GNYea_giJVo/видео.html
Obrigado! Ajudou muito!
Parabéns pelo vídeo.
Muito bom!!
Obrigado!
Me ajudou muito. Excelente vídeo!
valeu!
Ótimo review! Mas na dúvida, acabei tendo as duas! Porque parece que a Stratocaster é mais fácil achar no mercado pra canhoto iniciante, e foi o que aconteceu comigo no começo, há anos e anos atrás.
Mas a minha paixão antiga pela Les Paul fez-me ter não somente uma, mas DUAS!
Eu tenho uma Epiphone com várias mods: Ponte Gotoh, tarraxa Gotoh adaptada de Gibson, Captador Seymour Duncan, escudo adaptado canhoto feito em CAD, Knobs Top Hat Preto estilo SG. Enfim, toda personalizada.
Já a outra é uma Les Paul Standard Strinberg canhota preta, linda. Por ora, vou deixá-la assim original (essa coisa de mod vicia...)
Então... Eu tenho uma série onde tuno uma epiphone les paul com peças Gibson. Vicia mesmo... hehehe
Vício? Nada! Tenho 3 Gibson Les paul (Studio, Junior e Classic). 7 fender Stratocaster USA, uma Gibson SG, 2 esp explorer, 1 ibanez série S com pickups HSS Fender, 1 ibanez PGM300 de assinatura Paul Gilbert, 1 Ibanez Les Paul de 1973, uma LTD com Floyd Rose e pickups Seymour Duncan, 1 violão Martin, 1 violão Taylor e uma Jackson 8 cordas. Nem vicia! 😂😂😂😂
Obrigado, espetacular seu vídeo. Uma opinião: quando comparar a sonoridade seria legal solos ou acordes curtos, tipo uns 10 segundos, de uma guitarra seguido imediatamente de outra. Assim nossa "memória curta" teria uma melhor forma de comparar as sonoridades de graves, agudos e acordes. Um abraço!
Tem razão.
Aprendi em uma Les Paul Epiphone-Gibson. Tinha Epiphone escrito no braço. Na placa de latão escuro no corpo, parte traseira da guitarra, estava escrito em alto-relevo Gibson e embaixo o número de série. Passei esta guitarra para meu filho e até hoje fiquei sem.
Acho a Les Paul mais acústica, som mais encorpado e grave. Muito bom para blues e gospel. Principalmente com cordas 07, para a qual ela foi adaptada porque o braço estava com tendência a empenar. As cordas mais finas tensionavam menos e seguravam melhor a afinação. Continuo com a Les Paul.
007? Caramba, nem sei onde vende corda tão fina...
Distribuidores Elixir em Curitiba:
ZERO-DB INSTR.MUSICAIS
DRUM SHOPP INST.MUSICAIS
SARTORI INSTR.MUSICAIS
SÃO PAULO DEVE TER O FABRICANTE OU IMPORTADOR.
AS CORDAS 07 SÃO MAIS SENSÍVEIS AO TOQUE. PODEM SER MAIS FÁCEIS DE ARREBENTAR. EXIGEM CUIDADOS ESPECIAIS. MAS O SOM É MARAVILHOSO.
Poxa que belo vídeo parabéns
obrigado
Oi Jojo, eu ia dizer que cheguei agora, mas tô mentindo pq faz um tempo assistindo esse vídeo. Que legal Cara, que show de aula. Nossa, muito claro a forma de vc explicar. Amo som da guitarra e não sei nada. Agora, depois dessa aula top de diferenças entre as guitarras. Parece que vou chegar na loja sabendo tudo! Gratidão Cara, vc é muito legal, muito simples. Dismistifica o conhecimento de guitarra.
Obrigado!
te conheci hoje.. estou gostando muito e . vc ja meio que respondeu uma duvida sobre colado ou não. sobre madeira... vi vários testes de luthier americano mostrando que.. captadores nao podem de forma alguma deslocar vibrar ou algo do gênero. se mudar alguma coisa na vibração da corda pense comigo ... e se usar o tremolo ? ja perdeu quase tudo... enfim estamos aqui para conhecer a visão de todos.... forte abraçpo e sucesso a todos
O lance do captador não vibrar é pra não gerar "apito" em alto ganho.
Valeu!
Valeu Mestre!
Eu gosto do som da Les Paul, tem um timbre clássico que eu gostaria que minhas músicas tivessem. E o design me agrada mais também rsrs para qualquer estilo musical, também tem a questão do braço mais grosso da Les Paul que pra mim é mais confortável, pois minhas mãos são grandes e na strato fico me sentindo como se tivesse caçando as cordas, o braço é muito pequenininho e meus dedos ficam topando nas outras cordas, torna o ato de tocar um trabalho cansativo kkk.
É exatamente isso que sinto com as minhas stratos, a palma da mão chega a doer! Nunca tive uma les paul, queria trocar uma das minhas em uma epiphone!!😅
Vdd e minha mão do jeito que é grande, a Les Paul facilita muito
clean de strato, drive de les paul quando inventarem uma guitarra com os dois será perfeita, até lá fico com a strato
Acho que já inventaram a PRS... hehehe
@@JojoJack soa bem diferente de uma strato e não tem o peso da Lea paul, mas é uma guitarra legal.
@@danilosteinke um modelo de guitarra que possui isso são as SuperStrato, tem umas com dois humbuckers e um single, dois humbuckers, e uma que tem um humbucker e dois singles, vc pode meio que misturar seu gênero musical nela, pq ela possui essa configuração.
@@Alek_So ainda pode se splitar o capotador
@Azzi Guitar confesso que eu detestava as tele por causa da aparência mas o timbre me seduziu.
Boa meu camarada. O conteúdo de colocou mais algumas dúvidas e isso é ótimo. Agora tenho referências e mais questões para avaliação da tocabilidade, manutenção, afinação e até mesmo encordoamento para a guitarra.
Muito obrigado pelo conteúdo, foi realmente muito esclarecedor.
Forte abraço.
Valeu!
Você podia fazer um vídeo ensinando a regular uma lespool ou SG não achei nenhum vídeo ensinando altura de cordas qual corda vem de fábrica essas coisas padrão Gibson de regulagem
@Thiago Nilso
ruclips.net/video/dFatl8-WNPA/видео.html
Tá na lista!
muiito top, parabéns pelo trabalho, estamos juntos
Valeu!
Na dúvida, compra logo as duas.
Olhei várias vídeos sobre as duas guitarras reviews, preços, custo benefício, vantagem e desvantagens e tava com muita dúvida qual com. é decidir compra á. ..... Telecaster ¯\_(ツ)_/¯
Vai estar bem servido do mesmo jeito...
Eu aqui dois anos depois. Bom tirou minhas dúvidas com certeza, acho que Lp seria perfeita. Eu curto Ac/dc e gostaria demais de começar aprender a tocar. Foi muito difícil de escolher, vou ir comprar ela tô nervosa KKKKKKJ confesso
Talvez uma SG seja uma opção... ainda mais que você curte AC/DC... experimente na loja.
Excelente vídeo! Eu só fiquei me perguntando como eles faziam antigamente (década de 60, 70) pra cortar os ruídos dos single coil... já existia a técnica de blindagem? Se sim, porque já não vem de fabrica o isolamento no sistema?
Tudo era mais ruidoso antigamente... a relação sinal/ruído era péssima. Um hum a mais... nem se notava tanto... kkkkkkkk
Acho que a blindagem é bem antiga. E vem, sim, em vários modelos. Outros não, por decisão do fabricante. Um misto de "purismo" com a crença de que a blindagem reduz o brilho.
Eu fico com as duas 🤣 tú és guitarrista de mão cheia 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻💋
Valeu!
Raio da lespaul geralmente é 12, na stratocaster fica entre 7,5 e 9 mas possui em outras medidas tbm.
Isso aí.
Uso posição 2 e 4 na strato pra eliminar o hum quando uso drive.
Na minh so aumenta o hum
@@aluiziobertante1072 vixi alguma coisa está errada na elétrica hein ou o cap do meio nao tem polaridade invertida.
Olá Jojo.
Para quem quer aprender a tocar e nunca pegou num violão ou guitarra; nem mesmo sabe o que é um acorde, sequer, e, nem mesmo sabe tocar campainha de casa, enfim, quer começar a aprender do ZERO.
O que é melhor, comprar primeiramente um violão pra começar ou já pode começar com a guitarra?
Existe alguma diferença no rendimento do aprendizado, começar com violão ou guitarra ?
Muito bom vídeo.
Grande abraço.
Cara, muita gente fala esse lance de começar pelo violão. Eu fui direto pra guitarra... Eu acho que você pode começar por qual você gosta mais...
Começa pela guitarra mas se puder compra depois um violão, e tri poder ver o que você consegue fazer com cada um...
Ótimo vídeo, admiro seu trabalho e deixo uma humilde sujestão:se possível ensine a gente a fazer pedais handemade,acredito que combina perfeitamente com a ideia do canal que e fazer modificações em guitarras e tal...mas parabéns!
Eu já fiz alguma coisa nesse sentido e estou terminando um agora mesmo (um tremolo). Inclusive estou filmando, mas dei uma travada aqui porque a caixa que comprei ficou pequena demais... De qualquer forma, o vídeo da semana que vem (salvo algum imprevisto) é exatamente sobre pedais. Não sobre fazer, mas sobre usar... Valeu!
Duas considerações:
1) ótimo vídeo
2) braço parafusado dá mais sustain
(Hehe)
1) obrigado
2) eu vi seu vídeo... (mas já sabia da polêmica antes dele... hehehe)
sustain= jazz :)
Pensei que o braço colado dava mais...
@@myrellathaysfabio todo mundo pensava... no meu canal tenho um vídeo para explicar isso
Sim, Mas o braço parafusado tem que ser muito bem feito em relação de ocupar todo o espaço de "engate", já com o braço colado, muitas as vezes a cola preenche o espaço todo de junção do braço com o corpo bem mais fácil. Mas pelos estudos o braço parafusado da mais sustain.
De nada:)
Outras desvantagens da stratocaster na minha opinião são o captador do meio que fica atrapalhando a palhetada, o botão de volume também atrapalha, e acho uqe as casas são mais largas. Meu sonho é, pelo menos, reformar minha strato, colocando só um minihambucker no braço e outro na ponte, deixando o espaço do meio vazio e tirando um knob, deixando só um volume e um tone, movendo o botão de volume para baixo, retirando o knob debaixo do captador da ponte, deixando aquele espaço vazio. Mas a strato é o meu modelo preferido. Acho a guitarra mais versátil do mundo. E, além da versatilidade, normalmente é bem confortável, pois os cortes dão pontos de apoio para apoiar o braço, o que não existe na les paul, que tem cortes retos.
Para mim não vi nenhum problema na palhetada, e muito menos no volume.
Tenho duas Les Paul hahaha SOU apaixonado por esse modelo
Então por isso que tem guitarras com dois singlecoils e um humbucker ou vice-versa, para que o músico opte pelas duas sonoridades provavelmente.
sim
Mas em questão de ser mais macia a tocabilidade, tem diferença? Ouvir dizer que a strato tem a escala maior, então as cordas ficam mais duras. Estou com uma estilo strato, de outra marca, foi regulado por luthier, mas sofro com as cordas muito duras, mesmo com corda 09. Tenho a pele das mãos bem fina, aí incomoda muito, mesmo calejando.
De modo geral, quanto maior a escala, menor a espessura. Mas isso vai do gosto de cada um. Você pode experimentar 08, por exemplo...
Qual a melhor?, Stratocaster winner ou les paul strinberg LPS230?
Não toquei em nenhuma dessas aí, não sei dizer. Tive uma Strinberg clp79, que não chegava nem perto dessa Epiphone do vídeo.
Boas explicações merecem vídeos longos. Na verdade, dúvida mesmo para mim não ficou. Eu gosto muito da stratocaster, do design em si, mas devido aos ruídos dos singlecoils com os pedais de distorção eu preferia uma stratocaster com dois humbuckers.
Fica ótima com 2 hb.
Pedal de noisegate te resolve o problema.
@@Andresilva-pq3dv eu comprei um, um pouquinho antes de estourar a pandemia.
Saudações! Meu camarada, seu vídeo é fantástico. Muito bom mesmo.
Um comentário é o seguinte: Acho, de maneira bem simplista, que a Strato tem um som mais melódico e a Les Paul um som mais grave. Uma boa escolha é ter as duas para tocar vários estilos de Rock and Blues. Isso é apenas uma opinião pessoal. Abraço
se possível, uma de cada.
Na dúvida, comprei uma de cada.
Acabei de pedir uma Les Paul, Strinberg 230..
Opa!
curtiu ela? to em dúvida
Cara eu não tenho uma fender. Mas tenho uma squier Califórnia pense numa guitarra do timbre sensacional. Um som cheio mas ao mesmo tempo strato pura, PS ta toda original ainda.
Algumas Squiers são bem decentes. Pena que custam muito caro aqui, só por causa do "by Fender"...
Bom dia mestre, minha dúvida e em relação a marcas de entrada! receberei de uma divida uma Les Paul, diante da situação peço sua opinião para escolha, Condor ou Dolphin essas foram as opções! Desde já obrigado...
Depende do modelo, do ano, do estado... mas apenas com informação de marca, eu iria de Condor.
@@JojoJack Obrigado!!
Parabéns. Única coisa que eu diria sobre as demonstrações é que se vc utilizasse o som direto do ampli no ambiente reproduziria o timbre mais fielmente. Mas valeu
Obrigado. Mas ele está mais ou menos assim, tem um mic (zoom h1) perto do ampli.
34:28. "Time" Pink Floyd.
PRETENDO COMPRAR UMA GUITARRA PARA TOCAR A LETRA DA MÚSICA COM ELA, TIPO USANDO UM KARAOKÊ ONDE É RETIRADA A VOZ DO CANTOR E ESTA, SENDO SUBSTITUÍDA PELO SOM DA GUITARRA. QUAL DAS DUAS, NA SUA HUMILDE OPINIÃO, SERIA A MELHOR ESCOLHA? AGUARDO SUA RESPOSTA. PARABÉNS PELO CANAL E SUCESSO!
Olha... Qualquer uma delas (ou mesmo outro modelo) é capaz de fazer isso que você pretende. A escolha, no caso, deve ser por outros motivos: preço, conforto, aparência...
A melodia?
A minha é uma superstratocastar Ibanez e não tem o escudo
Meu problema com a strato é o captador do meio. Queria que tivesse de fábrica um modelo igual ao do Faíska, com Humbucker ponte e Single no Braço, seria perfeita.
Mas sempre se pode trocar o do meio ou até tirá-lo da jogada, como faz Ritchie Blackmore.
Strato Yamaha rgx 112 é assim meu amigo .
As duas sao otimas jj
O slash também quando toca Nothing to say ele usa uma les paul com alavanca,quem quiser ver é só pesquisar Slash - Nothing to say - made in stoke
Excelente vídeo Jojo!! Você indica Strato feita de Poplar? Estou querendo pegar a nova Squier Contemporary HH e ela vem com madeira Poplar, estou com pé atrás por causa da madeira... se puder me ajudar eu agradeço.
Poplar é uma das madeiras normalmente usadas em guitarras. Acho ela meio mole, mas com um bom acabamento duro em PU, isso não é problema.
Na minha série mais recente, estou reformando um corpo de Tele exatamente em poplar...
@@JojoJack Poplar tem uma característica mais aguda que Alder?
Não creio que conseguisse distinguir, num teste cego...
Madeira pra mim tem que ser bonita e resistente. O resto eu deixo pros morcegos decidirem... hehehe
@@JojoJack hehehe obrigado mestre!
Q trampo em, parceiro. Não entendo nada, mas gostei dos vídeos 😂👌
Valeu!
Ótima aula pros iniciantes, pois mostra em detalhes as mais importantes características, assim como sua série "pedaleira antiga ainda dá caldo?" e ainda mais outros videos de instruções. JJJ é cultura heheheh!!!
Valeu, irmão!
Me explica a do tic tac
hahaha é Time, do Pink Floyd...
Eu gosto do corpo da les paul só que não consigo sair do esquema de captadores que é colocado nas stratos
Essa nova série ficou muito legal. Mas escolher entre Les Paul e Strato é a mesma coisa de escolher entre Mustang e Camaro...kkkk
É mais ou menos isso.
E qual é o mustang e qual o camaro?
@john marston então... qual dos 2 é o mais rápido?
@@Daniel_1917 Pra mim o Mustang sempre foi inigualável, assim como a Les Paul. Tem beleza e som que dão um prazer único. Mas a strato é mais barata e mais fácil de dominar, além de que não faz feio. Ou seja: Camaro = Strato.
Não consigo gostar de Les Paul, nem pelo som, acho ela feia
O som da LES PAUL é surreal❤🤘
@ALVE'S CINE Depende do som que vc quer fazer mas assim, eu iria na 0.10 por ser mais fácil de tocar, em instrumentos acusticos o calibre da corda assim como material do corpo ( em violão só o tampo) do instrumento fazem MUITA diferença, em instrumentos sólidos não é muito relevante-
Pra mim mesmo strato tem quer ter o escudo acho lindas com eles
Amigo, tem como eu tocar um rock um pouco mais pesado com uma stratocaster ? Tipo a música "Sweet child o' mine" dos Guns n roses ( queria saber se tem como tocar essa música com a stratocaster )
Supondo uma strato padrão, dá pra usar as posições 2 e 4. O som é igualzinho aos humbuckers? Não... mas usando uma distorção bacana, dá pra usar de boa.
@@JojoJack Muito obrigado !!
Espetacular!!! Muito bom...Parabéns, irmão!
Vou comprar uma Les Paul...(Basswood ou Mahogany?)
Depois compro uma Strato.
Obrigado!
Se puder ser de algum tipo de mogno (mahogany), melhor... afinal, é a madeira "normal" da Les Paul.
@@JojoJack Valeu!!!
Chou eu tenho uma estratocaster é muito macia ,tocar com alavanca de distorção e pedaleira fica muito bom .
Tenho uma stratocaster + pra frente vou comprar uma les paul
interessante obrigado
Tou querendo uma estrato que as corda seja bem perto do braco tem algum nome pra isso?
Regulagem.
Me tira uma dúvida se possível que acredito que seja de muita gente também
Quando a Lp vem com três captadores qual é o terceiro
Como vai ser cada um ponte ,meio e braço?
Obrigado
É bem raro vir com três. De cabeça só lembro do Peter Frampton usar. Como a guitarra continua tendo os mesmos 4 knobs, temos algumas possibilidades: 3 volumes e 1 tone geral (seria minha preferência); 3 tones e um volume geral; ou juntar dois captadores como se fossem um. Não sei qual solução eles usam...
@@JojoJack Ace Frehley/ kiss
Camisa do Yes ícone do Rock progressivo.. amo de paixão essa banda.
Super banda!