Cara, essa sua explicação sobre ordem e caos aos 05:00 se encaixa perfeitamente na psicologia das cores do jogo Magic the Gathering. Muitas pessoas veem erroneamente cartas brancas como bondosas quando na verdade muitos vilões são brancos justamente por representar a ordem atraves da autoridade absoluta. Não conhecia seu canal, talvez ja tenha bagagem do tema em mtg, mas caso contrario, recomendo demais ler sobre a psicologia das cores do magic. Ótima analise, ganhou mais um inscrito.
Essa é minha série de jogos favorita e o Shin Megami Tensei V se tornou o meu game favorito da série e um dos favoritos da minha vida. O gameplay é maravilhoso e viciante, o mundo expansivo e a história apesar de básica é intensa e fica na sua cabeça por muito tempo. Excelente vídeo CAPSLOCK!
"Shin Megami Tensei 5 parece o irmão mais novo edgy e antissocial de Persona 5" - IGN America em um vídeo OFICIAL do canal deles.... foi a frase de abertura do vídeo...
amo jogos com temática religiosa , as vezes tento conversar com meu pai sobre , mas só pelo fato do jogo trazer essa ideia de " e se deus fosse morto?" creio que ele ficaria meio roxo de raiva . quem sabe mais pra frente XD
Baita video e baita review, só complementando, o SMT5 é continuação direta do SMT3 Nocturne, o final canon do SMT3 é a rota true caos com Demi Fiend derrotando e ficando ao lado do Lucifer (por isso o jogo se chamana Europa e Japão 'Lucifer's Call'). . . . vou spoilar, desceu pq quis . . . . . . . . . . (Tem um personagem mo SMT5 que fala sobre um evento que ocorreu em Tokyo 18 anos atrás semelhante ao evento do jogo referência clara aos eventos de SMT3, e entre os lançamentos de SMT3 e 5 tem exatos 18 anos. E não atoa, o SMT3 foi remasterizado as vesperas do SMT5)
Smt é uma das jóias raras que me fazem amar videogames, ainda não joguei esse, mas mesmo com spoilers, é ótimo ver um vídeo do Araújo tão completinho e bem feito sobre algo que ele claramente ama.
Eu sinto que poderia ouvir o Araújo falar por horas sem me cansar, igual naqueles vídeos essay 😁 hehe Sobre o Shin Megami 5 o Araújo só me confirmou o que eu sentia lendo as críticas dizendo que “o jogo é razo”, conheci a franquia no quarto jogo e estava com um pé atrás do que a crítica estava falando em relação a história. Ainda não tive tempo de jogar o 5 mas fiquei feliz com essa review confirmando tudo que eu tinha ideia e expectativa, vou jogar com muito mais tranquilidade por ter noção dos acertos e erros que tem no jogo
Eu amo SMT e conheci através do capslock mesmo, e pra colocar a cereja no bolo essa análise foi detalhista e precisa nas qualidades e defeitos do jogo, simplesmente a minha favorita
Em alguns momentos, a palavra que você busca é "Esotérica". E a separação filosófica humana, é o Kama-manas. Quem se interessa por esse universo, recomendo buscar a escola de filosofia voluntária: "Nova Acrópole". Normalmente toda cidade possui uma sede. No mais, excelente review, meu amigo Araujo. Abraços
Esse é um jogo que estou interessado há muito tempo. E puxa, somente quem ama essa série pode fazer de mais de meia hora com muito conteúdo explicativo, para não dizer filosófico como o seu. Sinceramente, desde que esse jogo saiu para o switch esperava esse teu review!
SMT 5 é uma continuação direta de TODA a franquia desde o primeiro ate o apocalipse, no SMT 3, Demi-Fiend Transcende e Lucifer nomeia ele como seu general. E eles vão para batalha contra deus, Essa luta acontece no SMT 4 Apocalypse (que é maravilhoso de verdade vei) E nessa luta eles não matam deus, Eles Negaram a existencia dele juntos fazendo apenas ele Sumir, e É como Luficer falou Eventualmente eles serão criados por Humanos de novo, então o Nahobino tomando Esse trono vazio faz com que ele se torne a existencia que havia sido negado. É por isso que eu AMO todos os jogos do SMT if pra frente é muito bom vei
Interessante ver um Review do jogo agora, considerando que estou bem próximo de zerar. Só parei pra jogar um pouco do Fire Emblem Engage e alguns jogos que comprei no Xbox.
Sobre o lance da comparação, eu me diverti bem mais com o Shin Megami Tensei V do que o tão aclamado Persona 5 Royal. MAS CALMA, vou explicar kkkkkk Persona 5 é de fato MUITO superior no aspecto história, personagens e desenvolvimento, mas eu sinceramente achei o gameplay BEEEM massante, as vezes eu só queria jogar, mas tinha que ficar fazendo tanto filler na rotina do jogo que as vzs eu me sentia numa light novel interativa ao invés de um RPG kkkkkk e ai acabei ficando com preguiça e dropei na metade. Também achei as dungeons do P5 desinteressantes, a movimentação é esquisita, o boneco é rápido e grande demais pra um cenário extremamente apertado e confuso, as dungeons e menus exóticos com cores SUPER ''estouradas'' são até bonitos, mas a longo prazo começa a forçar demais a vista (pelo menos pra mim que uso óculos kkkkk). Já o SMTV, cara eu achei os cenários LINDOS, a exploração é sensacional e a interface é SUPER intuitiva (e olha que foi o primeiro jogo da franquia que experimentei e entendi rapidinho toda a lore de batalha/fusão etc, já no persona meu deus kkkkkkkkk mesmo tendo jogado o SMTV antes, teve coisa que eu demorei a entender). Até a trilha sonora achei que combina mais com a atmosfera do jogo e tal. O SMTV foi tudo que eu queria fosse Pokémon Scarlet & Violet kkkkkkkkk
Muito obrigado por fazer esse vídeo! Gostei mto da sua análise, está de parabéns. Gosto mto da série SMT e é sempre bom saber um pouco mais sobre os jogos que são de difícil acesso! Você poderia fazer sobre SMT 1 também, se não for pedir mto? Um abraço.
Joguei e finalizei esse jogo no início do ano passado e me apaixonei. Amei tudo o que ele me deu, foi realmente viciante. A algumas semanas atrás joguei e finalizei também smt 3 nocturne HD remaster e gostei bastante também. Agora quero jogar o 4. Fui apresentando a smt pelo 5 e acho difícil de algum outro derruba-lo para mim. Fico feliz que conheci essa franquia.
Só espero que no próximo jogo a Alice seja mais valorizada no seu Die For Me! 😅 Usei ela até o fim, mas sem nem ter pierce no ataque signature foi triste, build com Impaler nela é essencial. 😅 Dito isso, concordo com tudo o que foi dito, e senti falta de desenvolvimento dos outros personagens de modo geral, com exceção do Dazai.
Terminei poucos dias após lançamento desse jogo na época, achava muito legal ficar construindo os times e builds dos demônios, meu favorito era o samurai o bichinho dava muitos críticos poderosos.
Eu esperei cada dia por esse vídeo. 😀 Ultimamente estou vendo jiu-jitsu kaizen e não pude deixar de comparar com SMT. Eu tenho certeza que o Gege se inspirou na série. Aquela tokyo claustrofóbica e a esperança de que uma pisada em falso vai te custar muitíssimo caro. Até hoje lembro quanto foi prazeroso zerar o smt 4 pelo caminho neutro. Talvez um dos melhores jogos que joguei em muito tempo.
Eta porr4, cabei de descobrir que fiz o final secreto sem querer. Eu simplesmente tretei todo mundo em todas as sidequests possíveis do jogo. Aí apareceu o djabo shiny dourado ae no final. E como não fiz outro final mesmo tendo começado de novo, não sabia disso. E pra mim é um jogo nota 10 apesar dos notáveis problemas na narrativa e de alguns diálogos realmente confusos, que eu acredito serem propositais, afinal, nada no jogo é simples de entender ou de julgar certo ou errado. E realmente falta conteúdo pra complementar personagens e histórias soltas. Mas foi aqui que o jogo me ganhou. A gameplay e a liberdade que ele dá pro jogador montar suas próprias habilidades e a sua equipe como bem entender, é incrível. As estratégias baseadas na evolução do nahobino e na evolução e fusão dos demônios são quase infinitas. O jogo passa horas oferecendo mais e mais conteúdo como forma de recompensa da evolução do nahobino. Abrindo espaços nos inventários, vendendo coisas e permitindo fundir mais e mais demônios, até um ponto em que a entidade que faz isso questiona se eu me sinto bem matando tantos deles apenas pra obter aliados cada vez mais poderosos. É tudo absolutamente espetacular. Ah! Também a opção do grimorio, que permite invocar, pagando dinheiro, um demônio puro, com suas próprias habilidades, sem as mudanças feitas durante a jogatina, ou então salvar e invocar os demônios já modificados, é algo também maravilhoso. É possível "corrigir" a evolução de algum demônio se o jogador quiser. Ou então descartar pra abrir espaço no inventário e trazer esse aliado ao time de novo depois do ponto em que ele parou. Isso é fantástico. A exploração é magnífica e ao fazer todas as quests e indo e voltando em alguns lugares específicos, me deu a opção de evoluir ao nível 99 todos os demônios que eu queria, usando o item certo pra isso, já que grindar em batalhas a partir de determinado momento não fazia mais sentido. E eu fiz a evolução máxima com uns 15 ou 20 demônios. Pra descobrir que uns ficavam muito fortes e outros que eu gostava não evoluíam tanto assim mesmo no nível mais alto do jogo, me obrigando a ir e frente com demônios mais fracos mesmo evoluídos ao seu limite, ou descartando pra ter outros que eu não queria tanto assim. Esse jogo é maravilhoso. Eu só não consegui destruir a humanidade como queria fazer desde o começo. Mas tudo bem.
Excelente video, Araujo! Ver você falando sobre o jogo só me fez reforçar minha opinião sobre o jogo, gosto muito dele e como realmente é filosofico nos pontos abordados mas falha em aprofundar os finais do Caos e Neutro, me senti naturalmente levado pelo jogo ao final Ordem justamente por abordar muito mais o ponto de vista da Abdiel. Fiz os finais Ordem e Caos mas desisti do final secreto por causa de Shiva e do grind absurdo que teria de fazer, o jogo já havia forçado isso a certa altura do mesmo. Enfim, um video maravilhoso de um ótimo jogo que tem sua imperfeições, talvez eu volte para termina-lo em definitivo agora.
Excelente Review Araújo! Tendo jogado o game no lançamento e vendo ele agora percebi o quanto ele é esquecível. A teoria por trás do jogo, como você disse, é muito interessante, porém é abordada de forma tão rasa e sem impacto que eu continuei jogando só pelo gameplay mesmo, mesmo tendo feito a maioria das sidequests não lembro de praticamente nada. De qualquer forma vale a pena a experiência, tem momentos bem legais e tecnicamente é um dos mais interessantes do switch.
Estou a aplaudir de pé seu texto Araújo, assim como você, eu amo MEGATEN (minha franquia predileta) e também me doeu ter que ser crítico com SMTV. Pra mim, o melhor jogo de Nintendo Switch, mas ainda acho que ele fica MUITO atrás de SMTIV, onde a ATLUS conseguiu colocar tudo ali naquele cartuchinho. Mas convenhamos, a estética do jogo, e a forma que a história é contada é sedutora demais. O que me deixa mais triste é a falta de desafio do jogo: um sistema de combate super complexo e gostoso, que só é usado em sua plenitude em dois momentos, nos combates contra Shiva e o Demi Fiend (e que combate!).
Eu pessoalmente gostei smt 5, não é um jogo perfeito mas para um game altamente nichado com orçamento visivelmente limitado, eu achei que alguns demons bem carismáticos Achei bem interessante o sistema de nahobino você ter uma alma genea
Atlus te ouviu e vai lançar a completa. Vai jogar e fazer um vídeo revisitando? Eu tô gostando do jogo mas ele é muito lento kkkk. 55 horas e acabei de terminar a terceira área do jogo. Difícil subir level
A conceitualização que é feita no início do vídeo é perfeita e linda, porém eu não achei que smtv (e outros também?) toquem tão à fundo nesses temas. Aliás, citar temas profundos não torna uma obra necessariamente profunda.
Ele disse mais no início do vídeo que foi Lúcifer que matou Deus. No caso, é o protagonista do 3 mesmo, o demi fiend, mas foi sob total influência de Lúcifer.
Eu joguei bastante esse game mas a historia realmente, ela fica entre boa e fraca, eu parei de jogar por 1 mês por causa da historia que não estava me chamando mais a atenção, só acho que ele é um jogo bem pesado em grind, é muito cansativo e não cansativo legal mas o cansativo realmente que fica chato mas é um bom jogo e ficou muito bom o vídeo, tirou bastante da essência que eu tbm acho. Eu tenho uma duvida se vc gosta e talvez pensa em fazer alguma coisa sobre Digimon world next order assim, é um jogo de 2016 que relançou em PT-BR esses tempos, eu gosto muito da historia que faz referencias ao jogos anteriores e um review técnico assim de qualidade sinto que está faltando até pra quem começa a jogar agora poder entender a historia mas profundamente.
caralho, esperei tanto por esse vídeo que nem achei que ele viria hahaha foda que eu to jogando o SMTV agora, então não vou poder ver o vídeo todo pra não tomar spoiler 🥲 dito isso, tb joguei o IV no 3DS (por recomendação sua) e apesar de ter amado a história, lore, ambientação e atmosfera do jogo, achei o gameplay fora dos combates extremamente chato, cansativo e frustrante. Ainda bem que no V é o contrário, e explorar Da'at é incrivelmente divertido e sem dúvidas um dos pontos fortes do jogo
Cara shin megami tensei 5 é tão profundo sobre essas coisas divinas e celestiais que eu fico me perguntando será que isso é só ficção? pra mim a ficção imita a realidade velho porque é impossível imaginar uma coisa sem ter visto ou conhecido ela, no caso a bíblia, total referência bíblica esse jogo, o protagonista seria Jesus? Cara shin megami tensei, só me confirma que a ficção imita a realidade, mano olha essa história velho namoral, essas coisas são ocultas dos nossos olhos mas elas existem só são ocultas de nós porém mostrada nos jogos como ficção porém não é ficção, é imitação da realidade
A história é meia fraca, mas o gameplay, ambientação e trilha sonora são fodásticos. Da série SMT pra mim só não bate o 3. Melhor jogo de Switch até agora junto com DQ11.
Parei de ver quando iam começar os spoilers mais pesados (por volta de 13minutos). Uma pergunta que não tinha sido respondida ainda: posso jogar o jogo sem jogar os anteriores?
Pode, pode jogar tranquilamente. Jogar os anteriores só vai te deixar um pouco mais situado na franquia, enriquece a experiência, mas não é necessário.
Ta ai não sou fã desta saga, estava começando pelo persona pq é o que tenho acesso no momento, mas seu review me chamou atenção pra essa franquia de uma outra forma.
Não gosto de gameplays, mas a QUARTA-FEIRA NO CANAL CAPSLOCK, isso faz a internet valer a pena.
Cara, essa sua explicação sobre ordem e caos aos 05:00 se encaixa perfeitamente na psicologia das cores do jogo Magic the Gathering. Muitas pessoas veem erroneamente cartas brancas como bondosas quando na verdade muitos vilões são brancos justamente por representar a ordem atraves da autoridade absoluta. Não conhecia seu canal, talvez ja tenha bagagem do tema em mtg, mas caso contrario, recomendo demais ler sobre a psicologia das cores do magic. Ótima analise, ganhou mais um inscrito.
Um dos melhores videos que eu já vi sobre, Shin Megami Tensei. É uma pena que essa franquia não tem tanta fama
Minhas análises favoritas com certeza são às do canal CAPSLOCK, dito isso, agora bora assistir
Essa é minha série de jogos favorita e o Shin Megami Tensei V se tornou o meu game favorito da série e um dos favoritos da minha vida.
O gameplay é maravilhoso e viciante, o mundo expansivo e a história apesar de básica é intensa e fica na sua cabeça por muito tempo.
Excelente vídeo CAPSLOCK!
O cara deu uma aula de história e filosofia explicando o game, triste que no RUclips quando o conteúdo é bom tem poucas vizualizações e ibope
"Shin Megami Tensei 5 parece o irmão mais novo edgy e antissocial de Persona 5" - IGN America em um vídeo OFICIAL do canal deles.... foi a frase de abertura do vídeo...
"é uma filosofia confusa que nem sempre se encaixa"
essa frase é o resumo de todos os Shin megamis tenseis.
Nem todos.
amo jogos com temática religiosa , as vezes tento conversar com meu pai sobre , mas só pelo fato do jogo trazer essa ideia de " e se deus fosse morto?" creio que ele ficaria meio roxo de raiva .
quem sabe mais pra frente XD
Baita video e baita review, só complementando, o SMT5 é continuação direta do SMT3 Nocturne, o final canon do SMT3 é a rota true caos com Demi Fiend derrotando e ficando ao lado do Lucifer (por isso o jogo se chamana Europa e Japão 'Lucifer's Call').
.
.
.
vou spoilar, desceu pq quis
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
(Tem um personagem mo SMT5 que fala sobre um evento que ocorreu em Tokyo 18 anos atrás semelhante ao evento do jogo referência clara aos eventos de SMT3, e entre os lançamentos de SMT3 e 5 tem exatos 18 anos. E não atoa, o SMT3 foi remasterizado as vesperas do SMT5)
Smt é uma das jóias raras que me fazem amar videogames, ainda não joguei esse, mas mesmo com spoilers, é ótimo ver um vídeo do Araújo tão completinho e bem feito sobre algo que ele claramente ama.
Eu sinto que poderia ouvir o Araújo falar por horas sem me cansar, igual naqueles vídeos essay 😁 hehe
Sobre o Shin Megami 5 o Araújo só me confirmou o que eu sentia lendo as críticas dizendo que “o jogo é razo”, conheci a franquia no quarto jogo e estava com um pé atrás do que a crítica estava falando em relação a história. Ainda não tive tempo de jogar o 5 mas fiquei feliz com essa review confirmando tudo que eu tinha ideia e expectativa, vou jogar com muito mais tranquilidade por ter noção dos acertos e erros que tem no jogo
Eu amo SMT e conheci através do capslock mesmo, e pra colocar a cereja no bolo essa análise foi detalhista e precisa nas qualidades e defeitos do jogo, simplesmente a minha favorita
Provavelmente o RPG que eu mais joguei no Switch...
...e só joguei bastante para procurar (e não achar) o que estava faltando na história.
Jogue outros megaten, esse é um dos mais medianos comparados aos outros
Ansioso pelo novo game. E finalmente em PT-BR a 60FPS.
Em alguns momentos, a palavra que você busca é "Esotérica". E a separação filosófica humana, é o Kama-manas. Quem se interessa por esse universo, recomendo buscar a escola de filosofia voluntária: "Nova Acrópole". Normalmente toda cidade possui uma sede. No mais, excelente review, meu amigo Araujo. Abraços
Esse é um jogo que estou interessado há muito tempo. E puxa, somente quem ama essa série pode fazer de mais de meia hora com muito conteúdo explicativo, para não dizer filosófico como o seu. Sinceramente, desde que esse jogo saiu para o switch esperava esse teu review!
SMT 5 é uma continuação direta de TODA a franquia desde o primeiro ate o apocalipse,
no SMT 3, Demi-Fiend Transcende e Lucifer nomeia ele como seu general. E eles vão para batalha contra deus, Essa luta acontece no SMT 4 Apocalypse (que é maravilhoso de verdade vei) E nessa luta eles não matam deus, Eles Negaram a existencia dele juntos fazendo apenas ele Sumir, e É como Luficer falou Eventualmente eles serão criados por Humanos de novo, então o Nahobino tomando Esse trono vazio faz com que ele se torne a existencia que havia sido negado. É por isso que eu AMO todos os jogos do SMT if pra frente é muito bom vei
Araújo obrigado por existir e fazer seu trabalho maravilhoso
Acabei de pegar meu SMT V! Esperando ansiosamente chegar
Interessante ver um Review do jogo agora, considerando que estou bem próximo de zerar.
Só parei pra jogar um pouco do Fire Emblem Engage e alguns jogos que comprei no Xbox.
" *Deus está morto.* Bem vindos a mais uma Quarta-feira no Canal Capslock! 😃"
Tava super ansioso por essa review!!! Bora
Sobre o lance da comparação, eu me diverti bem mais com o Shin Megami Tensei V do que o tão aclamado Persona 5 Royal. MAS CALMA, vou explicar kkkkkk Persona 5 é de fato MUITO superior no aspecto história, personagens e desenvolvimento, mas eu sinceramente achei o gameplay BEEEM massante, as vezes eu só queria jogar, mas tinha que ficar fazendo tanto filler na rotina do jogo que as vzs eu me sentia numa light novel interativa ao invés de um RPG kkkkkk e ai acabei ficando com preguiça e dropei na metade. Também achei as dungeons do P5 desinteressantes, a movimentação é esquisita, o boneco é rápido e grande demais pra um cenário extremamente apertado e confuso, as dungeons e menus exóticos com cores SUPER ''estouradas'' são até bonitos, mas a longo prazo começa a forçar demais a vista (pelo menos pra mim que uso óculos kkkkk). Já o SMTV, cara eu achei os cenários LINDOS, a exploração é sensacional e a interface é SUPER intuitiva (e olha que foi o primeiro jogo da franquia que experimentei e entendi rapidinho toda a lore de batalha/fusão etc, já no persona meu deus kkkkkkkkk mesmo tendo jogado o SMTV antes, teve coisa que eu demorei a entender). Até a trilha sonora achei que combina mais com a atmosfera do jogo e tal. O SMTV foi tudo que eu queria fosse Pokémon Scarlet & Violet kkkkkkkkk
Araújo meus parabéns pelo texto, ficou sensacional!
Muito obrigado por fazer esse vídeo! Gostei mto da sua análise, está de parabéns. Gosto mto da série SMT e é sempre bom saber um pouco mais sobre os jogos que são de difícil acesso! Você poderia fazer sobre SMT 1 também, se não for pedir mto? Um abraço.
Que analise completa, sensacional estou impressionado como você conseguiu observar tantos detalhes, extraindo 100% do que o jogo quer passar
13:11 meteoro de Pegasus
Que análise incrível, que roteiro IMPECÁVEL!! 👏 👏 👏
Sensacional o vídeo, Araújo!
Joguei e finalizei esse jogo no início do ano passado e me apaixonei. Amei tudo o que ele me deu, foi realmente viciante. A algumas semanas atrás joguei e finalizei também smt 3 nocturne HD remaster e gostei bastante também. Agora quero jogar o 4.
Fui apresentando a smt pelo 5 e acho difícil de algum outro derruba-lo para mim. Fico feliz que conheci essa franquia.
Vídeo muito bem escrito Araújo, você destrinchou não só o jogo mas a essência dessa franquia de forma excelente
Araujo: poder de mudar o mundo
Zero: mudar o mundo?? Soa como conversa de um Maverick pra mim!
Só espero que no próximo jogo a Alice seja mais valorizada no seu Die For Me! 😅
Usei ela até o fim, mas sem nem ter pierce no ataque signature foi triste, build com Impaler nela é essencial. 😅
Dito isso, concordo com tudo o que foi dito, e senti falta de desenvolvimento dos outros personagens de modo geral, com exceção do Dazai.
Vídeo incrível, parabéns pela qualidade da produção e pelo poder de síntese!
Tem vídeos tão bons do canal, seja de jogo ou conselhos de vida do Araújo, que às vezes eu retorno nos vídeos.
Muito boa análise. Levanta pontos do jogo que muitas vezes nem prestamos atenção.
Boa caps,Gostaria de uma recomendação de Review,faz do Soul Hackers 2,tb da atlus,entrou no game pass ontem,gostaria da sua opnião!
SMT e araujo me lembra de Video Games.
Terminei poucos dias após lançamento desse jogo na época, achava muito legal ficar construindo os times e builds dos demônios, meu favorito era o samurai o bichinho dava muitos críticos poderosos.
Yoshitsune? Se for realmente yoshitsune é brabo
morrendo de rir com isso aqui 26:23
Conteúdo de qualidade meu amigo parabéns 🍷🗿
Sempre gostei de persona sem olha Shin Megami... A partir desse vídeo vou jogar agora, cara esse vídeo do Araújo me despertou total interesse 😯
Eu esperei cada dia por esse vídeo. 😀
Ultimamente estou vendo jiu-jitsu kaizen e não pude deixar de comparar com SMT. Eu tenho certeza que o Gege se inspirou na série. Aquela tokyo claustrofóbica e a esperança de que uma pisada em falso vai te custar muitíssimo caro.
Até hoje lembro quanto foi prazeroso zerar o smt 4 pelo caminho neutro. Talvez um dos melhores jogos que joguei em muito tempo.
que vídeo incrível
Aos 32 minutos: "Fica muito claro que faltou muito a dizer". Olha aí a previsão do SMT V Vengeance!
Eta porr4, cabei de descobrir que fiz o final secreto sem querer. Eu simplesmente tretei todo mundo em todas as sidequests possíveis do jogo. Aí apareceu o djabo shiny dourado ae no final.
E como não fiz outro final mesmo tendo começado de novo, não sabia disso.
E pra mim é um jogo nota 10 apesar dos notáveis problemas na narrativa e de alguns diálogos realmente confusos, que eu acredito serem propositais, afinal, nada no jogo é simples de entender ou de julgar certo ou errado. E realmente falta conteúdo pra complementar personagens e histórias soltas.
Mas foi aqui que o jogo me ganhou. A gameplay e a liberdade que ele dá pro jogador montar suas próprias habilidades e a sua equipe como bem entender, é incrível. As estratégias baseadas na evolução do nahobino e na evolução e fusão dos demônios são quase infinitas. O jogo passa horas oferecendo mais e mais conteúdo como forma de recompensa da evolução do nahobino. Abrindo espaços nos inventários, vendendo coisas e permitindo fundir mais e mais demônios, até um ponto em que a entidade que faz isso questiona se eu me sinto bem matando tantos deles apenas pra obter aliados cada vez mais poderosos. É tudo absolutamente espetacular.
Ah! Também a opção do grimorio, que permite invocar, pagando dinheiro, um demônio puro, com suas próprias habilidades, sem as mudanças feitas durante a jogatina, ou então salvar e invocar os demônios já modificados, é algo também maravilhoso. É possível "corrigir" a evolução de algum demônio se o jogador quiser. Ou então descartar pra abrir espaço no inventário e trazer esse aliado ao time de novo depois do ponto em que ele parou. Isso é fantástico.
A exploração é magnífica e ao fazer todas as quests e indo e voltando em alguns lugares específicos, me deu a opção de evoluir ao nível 99 todos os demônios que eu queria, usando o item certo pra isso, já que grindar em batalhas a partir de determinado momento não fazia mais sentido. E eu fiz a evolução máxima com uns 15 ou 20 demônios. Pra descobrir que uns ficavam muito fortes e outros que eu gostava não evoluíam tanto assim mesmo no nível mais alto do jogo, me obrigando a ir e frente com demônios mais fracos mesmo evoluídos ao seu limite, ou descartando pra ter outros que eu não queria tanto assim.
Esse jogo é maravilhoso.
Eu só não consegui destruir a humanidade como queria fazer desde o começo. Mas tudo bem.
EU JAMAIS PODERIA TER PEDIDO UMA REVIEW MELHOR QUE ESSA MEU DEUS!!!!! EMOCIONEI!
26:09 isso foi um Pegasus Ryusei Ken ou um Diamond Dust?
Um dos meus favoritos 🤟🏻
Conheci meu jogo favorito (Shin megami tensei iv) através desse canal.
Obrigado pelo material se qualidade!
Excelente video, Araujo! Ver você falando sobre o jogo só me fez reforçar minha opinião sobre o jogo, gosto muito dele e como realmente é filosofico nos pontos abordados mas falha em aprofundar os finais do Caos e Neutro, me senti naturalmente levado pelo jogo ao final Ordem justamente por abordar muito mais o ponto de vista da Abdiel. Fiz os finais Ordem e Caos mas desisti do final secreto por causa de Shiva e do grind absurdo que teria de fazer, o jogo já havia forçado isso a certa altura do mesmo. Enfim, um video maravilhoso de um ótimo jogo que tem sua imperfeições, talvez eu volte para termina-lo em definitivo agora.
Voltei rápidão pra esse vídeo ora falar que vai existir um Fairy Fencer de turnos tático
Excelente Review Araújo! Tendo jogado o game no lançamento e vendo ele agora percebi o quanto ele é esquecível. A teoria por trás do jogo, como você disse, é muito interessante, porém é abordada de forma tão rasa e sem impacto que eu continuei jogando só pelo gameplay mesmo, mesmo tendo feito a maioria das sidequests não lembro de praticamente nada. De qualquer forma vale a pena a experiência, tem momentos bem legais e tecnicamente é um dos mais interessantes do switch.
Estou a aplaudir de pé seu texto Araújo, assim como você, eu amo MEGATEN (minha franquia predileta) e também me doeu ter que ser crítico com SMTV. Pra mim, o melhor jogo de Nintendo Switch, mas ainda acho que ele fica MUITO atrás de SMTIV, onde a ATLUS conseguiu colocar tudo ali naquele cartuchinho.
Mas convenhamos, a estética do jogo, e a forma que a história é contada é sedutora demais. O que me deixa mais triste é a falta de desafio do jogo: um sistema de combate super complexo e gostoso, que só é usado em sua plenitude em dois momentos, nos combates contra Shiva e o Demi Fiend (e que combate!).
Eu notei q o canal ainda não tem por onde começar Ys, e q o Jorge ainda não jogou Tomba 2
Finalmente MegaTen de volta ao canal hi hi
Que vídeo bom mn, vou ver de novo fds
Eu pessoalmente gostei smt 5, não é um jogo perfeito mas para um game altamente nichado com orçamento visivelmente limitado, eu achei que alguns demons bem carismáticos
Achei bem interessante o sistema de nahobino você ter uma alma genea
sempre muito bom!
Excelente review!
Esperei muito sua crítica, Araújo. Não somente é fã da série como entende a lore como nenhum outro dos youtubes brazucas
Ótimo video!
ganhei o jogo no ano passado, mas nunca nem cheguei a testar [trabalho demais], mas depois desse video vou dar uma chance
Fiz 100% desse game no Switch oled tive que joga em espanhol pra entender a história e cara foi incrível meu primeiro contato com esse tipo de jogo..
Se puder, jogue o nocturne tmb. Ele é ótimo.
sua voz parece a do rodrigo goes :)
Parabéns pelo trabalho
AE. Tava esperando, quando eu joguei eu achei bem mais ou menos, pra falar a verdade.
Chegando aqui depois do anuncio do relançamento dessa maravilha fora do ecossistema Nintendo. Ansioso!!
13:08 hyoga mulher?! 🤔
Atlus te ouviu e vai lançar a completa. Vai jogar e fazer um vídeo revisitando? Eu tô gostando do jogo mas ele é muito lento kkkk. 55 horas e acabei de terminar a terceira área do jogo. Difícil subir level
Estou sempre no hype pra Depois do Hype.
A conceitualização que é feita no início do vídeo é perfeita e linda, porém eu não achei que smtv (e outros também?) toquem tão à fundo nesses temas. Aliás, citar temas profundos não torna uma obra necessariamente profunda.
Mas não foi um anjo que matou Deus mas foi o protagonista do SMT 3 Nocturne
Ele disse mais no início do vídeo que foi Lúcifer que matou Deus. No caso, é o protagonista do 3 mesmo, o demi fiend, mas foi sob total influência de Lúcifer.
Ótimo vídeo
Adorei os spoilers e a análise filosófica.
Smt parece fazer analogia a qualquer tipo de eleição presidencial, n importa a escolha só vai da bosta kkkkkkkkkkk
Eu joguei bastante esse game mas a historia realmente, ela fica entre boa e fraca, eu parei de jogar por 1 mês por causa da historia que não estava me chamando mais a atenção, só acho que ele é um jogo bem pesado em grind, é muito cansativo e não cansativo legal mas o cansativo realmente que fica chato mas é um bom jogo e ficou muito bom o vídeo, tirou bastante da essência que eu tbm acho. Eu tenho uma duvida se vc gosta e talvez pensa em fazer alguma coisa sobre Digimon world next order assim, é um jogo de 2016 que relançou em PT-BR esses tempos, eu gosto muito da historia que faz referencias ao jogos anteriores e um review técnico assim de qualidade sinto que está faltando até pra quem começa a jogar agora poder entender a historia mas profundamente.
Só sei de uma coisa, Artemis é uma amazona de bronze
caralho, esperei tanto por esse vídeo que nem achei que ele viria hahaha
foda que eu to jogando o SMTV agora, então não vou poder ver o vídeo todo pra não tomar spoiler 🥲
dito isso, tb joguei o IV no 3DS (por recomendação sua) e apesar de ter amado a história, lore, ambientação e atmosfera do jogo, achei o gameplay fora dos combates extremamente chato, cansativo e frustrante. Ainda bem que no V é o contrário, e explorar Da'at é incrivelmente divertido e sem dúvidas um dos pontos fortes do jogo
Cara shin megami tensei 5 é tão profundo sobre essas coisas divinas e celestiais que eu fico me perguntando será que isso é só ficção? pra mim a ficção imita a realidade velho porque é impossível imaginar uma coisa sem ter visto ou conhecido ela, no caso a bíblia, total referência bíblica esse jogo, o protagonista seria Jesus? Cara shin megami tensei, só me confirma que a ficção imita a realidade, mano olha essa história velho namoral, essas coisas são ocultas dos nossos olhos mas elas existem só são ocultas de nós porém mostrada nos jogos como ficção porém não é ficção, é imitação da realidade
então Vishu flynn tmb foi um nahobino ?
eu até esqueci que esse jogo lançou
Tem jordan Peterson aí nesse caos e ordem hehehe
Agora smt 5 tem seu selo de aprovação do caspslock
Brabo
queria mt jogar esse jogo, ja tinha jogado o 4, mas não gostei dos sistemas do 5 e acabei deixando de lado
Sdds da sua review
SMT 5 não é uma continuação do 3??
Sim.
na minha opinião o melhor SMT depois do strange journey!
Eridanus ainda machuca
É quase um crime esse jogo está preso no switch. Pqp que jogo fantástico
A história é meia fraca, mas o gameplay, ambientação e trilha sonora são fodásticos.
Da série SMT pra mim só não bate o 3.
Melhor jogo de Switch até agora junto com DQ11.
Olha quase todos os golpes encaixam se disserem que isso é algo de saint seiya.
muito foda
110 hrs de jogo aki, indico pra quem quiser jogar
O primeiro arco parece ter sido feito para captar fans do persona
Esse jogo saiu pra quais plataformas?
Parei de ver quando iam começar os spoilers mais pesados (por volta de 13minutos). Uma pergunta que não tinha sido respondida ainda: posso jogar o jogo sem jogar os anteriores?
Pode, pode jogar tranquilamente. Jogar os anteriores só vai te deixar um pouco mais situado na franquia, enriquece a experiência, mas não é necessário.
Ta ai não sou fã desta saga, estava começando pelo persona pq é o que tenho acesso no momento, mas seu review me chamou atenção pra essa franquia de uma outra forma.
Não esquecendo que Persona são spin offs do Shin Megami Tensei.
Não importa quantos gameplays de SMT 5 eu veja, Idun vai ser sempre uma party member recorrente
qualidade
agora que sabemos a premissa basica... calma aeee amigo tendi n ksjskjskjskjsks