Um detalhe importante é embrulhar a bomba numa esponja ou tecido pq a moto vibra demais e ela fica batendo. Por ser de plástico acaba quebrando também!
Essa é exatamente a bomba que coloquei na minha moto. Usei a primeira durante cinco anos. Ano passado que por segurança apenas eu troquei. Uso o vácuo apenas de um cilindro. Optei por não colocar um T e usar dos dois, justamente pra não ter tanta pressão. Não sei se estou falando corretamente, mas nunca tive problema. Comprei a bomba em loja que arruma motoserra e roçadeira. Essa bomba é usada naqueles carrinhos que alaram gramados também.
Grande Andreas, você é quase um padrinho da Virago no Brasil, que a Yamaha possa reconhecer isso! Me diga se já lhe passou pela cabeça instalar dois vacuômetros no painel para monitorar a sincronia dos pistões e eventualmente regular com mais facilidade.
Sabe que cheguei a pensar nisso tb? Mais um voltímetro, contagiros, pressão do óleo, marcador de gasolina.... Mas vai complicando tanto que deixa de ser Virago! Kkkk
Bom dia. Eu tenho uma virago 535 dx com 5000 km tem 18 anos, gosto de dar umas voltas de verão, tudo tem funcionado muito bem, só que um dia a bomba da gasolina deixou de funcionar, membrana com umas fissuras.Fui saber o preço aproximadamente 300 euros original, não vendem membranas, porque não é reparável, aparecem bombas de fabrico chinês 50 euros mas, não aconselham, comprei uma membrana de uma bomba de elevação do motor perkins adaptei-a e tenho a bomba a funcionar. Gostei do seu video com adaptação da bomba a vácuo, gostava que me disse qual o modelo da bomba, minha dúvida é quando há excesso de vácuo, o senhor resolveu com o vai-passe. Foi surpresa a bomba de vácuo, aqui em Portugal já tenho comentado não é comum essa adaptação, mas parece ser excelente. Pode responder para o meu email: araujomanel22@gmail.com Atenciosamente, Manuel Araújo
@@manuelaraujo6708 vejo que a Yamaha castiga nos dois lados do oceano. Aqui sai muito caro tudo que seja original da marca, então vamos adaptando. Amigos usaram um outro tipo de bomba elétrica. Está que tenho é usada em geradores elétricos, mas há uma grande variedade. Cordiais saudações!
@@clemilsoncruz6000 caramba, desculpe a demora! Eu cheguei a fazer de 23 a 24 km/l nela. Mas uma boa média na estrada são uns 21... Com folga 240km sem passar susto.
O Sr. Sabe tudo do sistema. Sensacional. Muito bom. Sou fã da Virago e pretendo adquirir uma. Vai ser minha primeira providência colocar esse sistema...
alcir grohmann paguei 12.800 nela, não fiquei 1 mês com ela e já compraram ela de mim, eu não queria vender mas o lance foi tão bom que eu tive que aceitar R$14.500 reais.
bom dia meu nobre!Muito bom esse vídeo, comprei uma virago 535 recentemente e me esclareceu muito sobre o assunto sou mecânico de veículos diesel e gasolina, não entendo muito de mecânica de motos apesar de ter possuir outros modelos, mas tinha 12 anos sem motocicleta.
Oi Sérgio! Uma vez cheguei em casa e desliguei a moto no descanso, engatada. Esqueci a chave ligada. Depois de unz dias a danada não pegava de jeito nenhum! Fiz todos os testes e a solução na época foi trocar a bobina de pulso... Vc precisa checar todos os terminais e conexões. Se tiver faiscs na vela tire ums tampinha de borracha do coletor, aquele biquinho do vácuo. Injete ali uns 5ml de gasolina e tente a partida. Se ser sinal o teu problema é nos carburadores.
Voce poderia colocar a especificação desta bomba de gasolina, recentemente comprei uma virago 535, e a bomba original esta com problema, gostaria de trocar. Obrigado, e muito bons seus videos, estou gostando muito.
Para mim é a melhor escolha na categoria. Muito gostosa de pilotar, desempenho excelente. Mas procure bem... Moto velha cheia de gambiarra ninguém merece!
Muito bom, tenho uma Kawasaki ninja zx6r ano 2002 esportiva e usa uma bomba elétrica, fora do tanque, vi outras bombas a vácuo para motos de até 800 cc e vou instalar na minha, obrigado pelas suas informações!
Muito obrigado pela excelente explicação, simplifica minha ideia de continuar com a moto, pois peguei em negócio e já não via a hora de trocar para evitar os problemas crônicos que li pela internet, agora deu vontade de usá-la
Show o vídeo muito bem explicado , espero ver o outro em que vc explique melhor a válvula de alívio posta em sua moto pois estou negociando uma virago 535 e já estou me enterando da moto que já me apaixonei
Procure bem e acha um filé! Observe o dono... Essa moto se fosse zero custaria de 40 a 50 mil. Mas como perdeu valor de mercado o pessoal trata ela como se fosse uma 125! Um dono consciente vai te entregar um tesouro, mas um lambão te entrega uma bomba... Tenha em mente que vai precisar conhecimento e um bom mecânico, pois ela assusta à primeira vista. Mas na real, é tudo muito simples! Essa moto bem cuidada é pra vida inteira. Motor e cardã são eternos se vc cuidar bem. O resto é genérico... rolamentos, amortecedores, cabos, velas... isso tudo é bobagem e igual em qq moto. Adoro a minha e sou fã incondicional! Vem com fé!
Muito boa a explicação estou pensando em comprar uma mais achei perigoso esse sistema com certeza irei substituir o tanque original e eliminar esse tanque de baixo se der algum vazamento nesta mangueira ou braçadeiras fica perigoso ao meu ver dizem q o tanque da Shadow dá certo!
Lindo vídeo como sempre, eu tenho uma Ame 250, e que casei com ela tudo numa boa, mas olhando para essa moto, estou desviando olhar, sendo tentado por essa maquina minha fidelidade esta meia abalada, isso para mim intrigante, mas cogito divorciar dessa Ame, no futuro próximo, e pegar essa moto Virago 535 e casar novamente, e haja casamento e divorcio além que estou já pesquisando em ter uma grana para modificar as rodas, por rodas de liga leve novas, trocar o carburador único, carburador da Falcon 400, tem um vídeo falando, pois o fabricante Yamaha sugere um único carburador Mikuni de 40 mm de espessura, com bomba aceleradora original com suporte de duas saídas, em fim esse pensamento, mas estou curtindo muito minha AME 250...
AME 250 é uma bela máquina, ouvi muitos elogios sobre ela! Sou apaixonado pelas Viragos desde o lançamento e enfim consegui possuir esta, que encontrei em perfeito estado. Hoje completou 100 mil km e está um relógio! Creio que aguentam uns 500 mil km se bem cuidadas e usadas dentro do esperado. Antes de comprar pesquisei tudo sobre a manutenção dela e a carburação única é uma possibilidade. Mas já se encontra o par de carburadores novos made in China a um preço bem interessante!
@@andreasV535 , você ligou a linha de vácuo apenas no cilindro traseiro? Pergunto pois vi outro video que a pessoa fez a ligação nos dois cilindros com outra conexão T.
@@guilhermealmada5155 Essa bombinha da Mikuni suga um pouco de ar, diferente de outras. Então no início eu usei um T mas depois desisti disso achando que foi a causa dela ter rachado. Já tenho outra bomba de reserva e logo vou testar a ligação com T novamente. Se rachar, troco a bomba. O que fiz para compensar esse ar extra foi abrir meia volta a mais o parafuso da mistura do carburador correspondente.
Deu ruim! Por motivos ainda desconhecidos a bombinha plástica rachou! Troquei por outra em metal... segue link com a troca no momento do acontecido. Fiz o serviço de emergência no meio da rua! Por sorte eu já tinha aa nova de reserva e consegui emendar os pedaços de mangueira. De volta em casa caprichei na instalação! Segue o link:
Andreas... você é bastante dinâmico, parabéns... e se expressa de forma bastante técnica, procurando se basear nos princípios da física, dentro das possibilidades. Se for o caso de dar sugestoes de melhoria, entao sugiro que após a filmagem usando um apoio fixo, você filmasse os detalhes de perto e, após, os introduzisse no trecho do vídeo a que pertence. Você teria como editar o vídeo original e, depois, cortar e introduzir os detalhes em close ? Ficaria digno de oscar em Hollywood...
Eu teria de desmontar tudo, o que dá muito trabalho sem necessidade no momento... Mas em nosso grupo do face tem uma sequência de fotos bem detalhadas. Acesse: Yamaha Virago 535 Brasil. Abraço!
Bom dia! Instalei na minha e ficou ótimo. Mas a bomba a vácuo nào veda a passagem de combustível estando a moto desligada. Isso pode dar algum problema? Excesso nos carburadores, por exemplo... Obrigado.
Instalei duas bombas à vácuo, uma na Virago 535, e outra na Shadow 600, estão funcionando muito bem... Já fiz uns testes e a Virago chegou a uns 150Km/h, a Shadow 600 chegou a uns 140Km/h. Um desempenho muito bom, apesar de não pilotarmos nessa velocidade toda. Mas para fazer uma ultrapassagem é primordial.
Bom dia,obrigado por responder,esqueci de comentar que no dia do ocorrido após observar a poça de gasolina abri o tanque para ver e fiquei surpreso com a pressão,por mais de 5 segundos expeliu o gaz o que me levou a crer que poderia estar entupido o respiro do tanque e que esse fato poderia ser a causa,não estava entupido mas mesmo assim limpei tudo,só achei insuficiente a largura do canal de dreno que e por volta de 1mm,vamos ver, mas ainda acho que tem alguma coisa errada,pois a pressão deveria ser aliviada,o que não aconteceu.
opa o senhor sabe me dizer se o sistema original com a bomba elétrica tinha esses redutores de pressão ? o senhor colocou esses por que a pressão é maior que a original?
Olá Andreas, muito bom os vídeos, acabei de instalar a minha bomba e está funcionando perfeitamente! Muito obrigado pelas dicas! Parece que tem um grupo no whatsapp, se puder me passar o link para entrar, agradeceria. Obrigado.
Cara minha virago está vazando gasolina as vezes e eu já identifiquei dois lugares. Um é naangueira que une os dois carburadores e outro pinga escorrendo pela base do descanso. E quanto mais cheio estiver o tanque mais ela vaza. Estou com a moto há um mês.
Para escorrer no descanso provavelmente vaza da bomba ou das mangueiras. Tire os bancos e a carenagem plástica. Ali fica a bomba. Observe todas as mangueiras e conexões...
Ótimo vídeo amigo, quero instalar esta mesma bomba na minha Drag Star 2005. E vc me fez ver um detalhe, este sistema de alivio de pressão. Sera que devo tbm fazer igual na minha Drag? Já tenho esta mesma bomba aqui em casa comprada, a da minha Drag (original) esta fazendo aquele mesmo barulho que estas bombas fazem antes da partida, só que um detalhe... Durante o funcionamento com ela rodando, tentei uma bomba chinesa (similar a original) mas o barulho ao rodar é até mais alto! Estou na iminência de instalar esta mesma bomba a vácuo em minha moto, só estou verificando alguns detalhes, sua explicação é muito boa por sinal. Se puder me tire esta duvida amigo.
Eu aconselho a todos. Uma por preservar a bomba, que é frágil. Outra para diminuir mesmo a pressão excessiva na linha de combustível e agulhas dos carburadores. Se vc tiver tempo, no site Alibaba vendem uma de metal que parece mais confiável. Embora eu já esteja usando esta ha um ano e 25 mil km...
Boa noite Andreas, acha necessário colocar uma torneira depois da bomba? Depois de alguns relatos de ter gasolina no óleo por causa da bomba a vácuo fique pensativo sobre isso, dês de já, obrigado.
Boa noite sempre vejo seis vídeos. Gostaria de saber se você sabe o código da tinta pintura da nossas motos a minha é igual a sua, quero reformar a minha pois ninguém nem a concessionária Yamaha sabe o código. Se souber de algo sobre a cor se possível me passar agradeço. 🏍✌
Cara...vc tá de parabéns...acompanho seus vídeos aki no RUclips e na página do Facebook...vídeos muito didáticos...só gostaria de saber se vc ou alguem pode me dizer...quanto a litros tem no tanque superior e no tanque inferior... Abraço irmão...
Embaixo 8,5l e em cima 5l. Total 13,5 sendo uns 2,5 de reserva. Mas tem de abastecer retinha pra sair o ar e no final colocar no descanso para completar...
Olá Andreas, obrigado pelas dicas, entretanto em uma Virago 535 que eu tinha, a bateria nãoc arregava nem a porrete e um mecanico me disse que era que o magneto , em baixa rotação, não gerava a tensão necessária para a carga, pois ele foi adaptdo da V-Max, isso procede?
Talvez a marcha lenta da V Max seja mais alta... Não posso afirmar. Mas provavelmente a máxima rpm seja muito maior do que a 535. O magneto é calculado para suportar essa variação das rpm.
@@andreasV535 obrigado pela sua atenção. Acho que a rotação baixa é que era o problema. A Yamaha, na época, em uma resposta a mim, deu a entender que a minha, fabricada na Califórnia, é que tinha este problema e que ele já tinha sido resolvido. :)
Tudo tem uma vida útil e uma manutenção programada. Se vc cuidar bem nunca te deixará na mão. Lembre-se de um fato: a borracha resseca e se deteriora com o tempo. Isso vale para pneus, mangueiras, correias, e a membrana da bomba é de borracha. Logo... A última 535 foi fabricada em 2002, ou seja, ha 17 anos! Uma vez feita a substituição dessas borrachas todas de uma vez só a vida útil é para além de 10 anos. Pneus se recomenda usar com menos de 5 anos, então vc tira as conclusões. E toda moto é assim. A parte mecânica e elétrica da 535 se foi bem tratada é para uns 500 mil km folgado!
Ola irmao tdbm Ai gostei da sua ideia pretendo colocar ma minha Mas eu ivano gostaria d lhe pergutar arespeito da pinsa de freio quero trocala vc sabe qual poso usar. Da um socorro ai por favor
Pega uma caneta Bic... Tira aquela tampinha que tem no fundo. Com um arame aquecido faça um furo entre 0.7 e 1mm de diâmetro. Pronto! Enfie essa tampinha furada na mangueirinha de forma que fique encostada no bico do T para não virar e pronto.
A mais fina possível. De preferência paredes grossas para que não ceda à sucção. Usei uma que se encaixou perfeitamente no bico do coletor, e no bico da bomba tive de emendar 3cm de outra mais grossa.
Boa tarde, tudo bem? Você pode me dizer se alguma vez ocorreu uma parada e demora pra conseguir ligar a moto por motivo da bomba ter esvaziado quando ela pede reserva e você demora a perceber que ela estava pedindo reserva. Já ocorreu isso? Ou alguma vez ocorreu pane seca por acabar totalmente o combustível do tamque, ai seria so completar o tamque de combustível e a bomba consegue puxar combustível? Preciso ver o vídeo do gicleur que você colocou na ligação de entrada e saida da bomba!
Oi Nicola! Quando entra ar na bomba é muito chato. Se for elétrica tem duas opções. Em primeiro lugar, se a reserva estiver ok... Vc vai ligar e desligar a chave várias vezes consecutivas. Vai ouvir a bomba funcionar alguns segundos e parar. Assim que ela parar, desligue e ligue. Vai repetindo até que ela faça um ruído curto. Isso é sinal de que encheu as cubas e pressurizou o sistema. Agora é só dar a partida. Se a bomba for a vácuo é mais difícil. Vc precisa ter um bom fôlego! Abra o tanque, cole os lábios no bocal e sopre com muita força até dar pressão e segure o máximo que puder. Essa pressão faz o combustível subir pelo sistema.
@@andreasV535 essas dúvidas que perguntei é com bomba à vácuo, sabendo que você já usa a um bom tempo. Vou comprar uma bomba à vácuo pra colocar na minha virago. Estou com uma bomba elétrica paralela de + ou - R$ 150,00 e com medo de ficar na mão em qualquer viagem. Essa paralela é minha terceira bomba em 25 anos que estou com a moto a primeira que veio na moto a segunda comprei original Mitsubishi comprei na yamaha em 2003 ou 2004. Tenho uma tenere 600 89 que usa esse tipo de bomba à vácuo originalmente à 12 anos.
A Virago tem um zigue-zague na tubulação que prende o ar qdo dá reserva. Um jeito é ter um bom fôlego e soprar no bocal do tanque até a gasola subir pros carburadores. Outro jeito (trabalhoso) é montar a bomba afogada, abaixo do tanque inferior.
Meu amigo, a qual mangueira se refere? Se for a grossa de ligação entre os tanques tem um vídeo no canal que te ensina a resolver o problema. Espero que goste!
Oi Andreas, parabéns pelo vídeo! Eu estou com a grana para comprar uma 535, já encontrei algumas disponíveis, mas estou com muito medo de pegar uma moto com muitos problemas. Você saberia dizer quais seriam os principais itens que eu deveria verificar? Muito obrigado!
Amigo, é difícil prever. Lembre que já é uma moto idosa, então analise o vendedor. A moto é a cara do dono. Se for um lambão sai fora... De forma geral quem gosta delas é gente tranquila e cuidadosa, mas como peças novas custam caro vão surgindo as gambiarras. Peça para tirar os bancos e dê uma olhada. Se estiver cheio de remendos, fios partidos, mangueiras estropiadas... sai fora. Tem muita filezinha no mercado, vale a pena procurar e pagar um pouco mais por algo realmente bom. Não se fie por km do painel. A minha virou o contador e está chegando em 110 mil km e se comporta como zero! Ela é um tanque de guerra, muito robusta. Mas plásticos, borrachas em contato com óleo, gasolina e calor ficam ressecados e precisam de troca. Bomba de gasolina dá apara trocar bem barato por uma a vácuo. O principal em moto velha é a parte elétrica e carburação. Observe se está tudo bem cuidado e sem parafusos espanados... Enfim, é igual a qualquer coisa. O motor é um pouco barulhento mesmo, assim como a transmissão em baixass velocidades, mas na estrada a coisa muda de figura! Quando vc passa a chave do estilo tiozinho para top gun o bicho pega! Essa moto é um foguete e boa de curva. Em subida de serra é uma delícia! Escolha bem e boa sorte!
Qualquer pecinha com um furo de 0,7 mm que vc puser dentro da mangueira que liga a entrada e saída de gasolina. Nas auto-peças tem pronto, mas vc pode fazer em casa com uma tampinha traseira de caneta BIC e furando com uma agulha de injeção aquecida num isqueiro. Atençao pq alguns plásticos se dissolvem na gasolina.
Muito usada em Kart. Se tiver alguma pista por perto vc acha. Também se encontra em casas de máquinas (geradores, cortador de grama, etc) mas com certeza no Mercado Livre vc acha vários modelos. Essa é a mais baratinha e tem funcionado a contento!
Seis anos depois, este vídeo ainda passando boas informações. 👏👏👏
Estamos em Outubro de 2019. Dois anos de uso intenso e a bombinha segue perfeita!
@Paulo Roberto manteve o mesmo consumo.
Posso por na drag star 650 nao muda o desempenho final ?
@@angelosiconato7135 apesar de maior cilindrada o consumo da Drag é praticamente o mesmo, então a bomba é igual.
Parabéns , nota 10 para seu vídeo . Vc bolou um regulador de pressão para não rachar de novo . Super top
Um detalhe importante é embrulhar a bomba numa esponja ou tecido pq a moto vibra demais e ela fica batendo. Por ser de plástico acaba quebrando também!
Essa é exatamente a bomba que coloquei na minha moto. Usei a primeira durante cinco anos. Ano passado que por segurança apenas eu troquei. Uso o vácuo apenas de um cilindro. Optei por não colocar um T e usar dos dois, justamente pra não ter tanta pressão. Não sei se estou falando corretamente, mas nunca tive problema. Comprei a bomba em loja que arruma motoserra e roçadeira. Essa bomba é usada naqueles carrinhos que alaram gramados também.
Desde Colombia, le coloqué una bomba de pulsos ó vacum y me funciona perfectamente y más económica y menos espacio.
Grande Andreas, você é quase um padrinho da Virago no Brasil, que a Yamaha possa reconhecer isso! Me diga se já lhe passou pela cabeça instalar dois vacuômetros no painel para monitorar a sincronia dos pistões e eventualmente regular com mais facilidade.
Sabe que cheguei a pensar nisso tb? Mais um voltímetro, contagiros, pressão do óleo, marcador de gasolina.... Mas vai complicando tanto que deixa de ser Virago! Kkkk
Estou comprando uma 535cc agora depois do seu vídeo fico até mais confiante em pegar ela . Via que não e um bicho de 7 cabeça
Parabéns muito bom, Parabéns pela explicação, me ajudou bastante Não fazia ideia do circuito da gasolina🥰
Cavalheiro,vc é um digni professor pardal,meus parabéns pelas dicas,estou pensando em adquirir uma 535.
Peço a quem não gostar do video que exponha suas razões. Assim posso aperfeiçoar os próximos!
Caro Amigo, Belíssima Moto, Poderia me informar a Autonomia dela ? Grande Abraço, Parabéns pela Máquina! 👍.
Bom dia.
Eu tenho uma virago 535 dx com 5000 km tem 18 anos, gosto de dar umas voltas de verão, tudo tem funcionado muito bem, só que um dia a bomba da gasolina deixou de funcionar, membrana com umas fissuras.Fui saber o preço aproximadamente 300 euros original, não vendem membranas, porque não é reparável, aparecem bombas de fabrico chinês 50 euros mas, não aconselham, comprei uma membrana de uma bomba de elevação do motor perkins adaptei-a e tenho a bomba a funcionar. Gostei do seu video com adaptação da bomba a vácuo, gostava que me disse qual o modelo da bomba, minha dúvida é quando há excesso de vácuo, o senhor resolveu com o vai-passe. Foi surpresa a bomba de vácuo, aqui em Portugal já tenho comentado não é comum essa adaptação, mas parece ser excelente.
Pode responder para o meu email: araujomanel22@gmail.com
Atenciosamente,
Manuel Araújo
@@manuelaraujo6708 vejo que a Yamaha castiga nos dois lados do oceano. Aqui sai muito caro tudo que seja original da marca, então vamos adaptando. Amigos usaram um outro tipo de bomba elétrica. Está que tenho é usada em geradores elétricos, mas há uma grande variedade. Cordiais saudações!
Dificil te ouvir com nitidez devido aos ruidos no fundo.
@@clemilsoncruz6000 caramba, desculpe a demora! Eu cheguei a fazer de 23 a 24 km/l nela. Mas uma boa média na estrada são uns 21... Com folga 240km sem passar susto.
Ótima explicação! Sabe o que está falando.
Grande ideia. Gostei muito. Vou adaptar na moto V Blade.
Cheguei agora no canal. Já gostei. E deixei um outro comentário.
Muito boa essa sugestão da bomba a vácuo, junto com a melhor explicação do sistema de alimentação da virago 535 que já vi.
PARABÉNS, Andreas!
O Sr. Sabe tudo do sistema. Sensacional. Muito bom. Sou fã da Virago e pretendo adquirir uma. Vai ser minha primeira providência colocar esse sistema...
Graças a você eu criei coragem pra comprar a minha virago, mês que vem eu pego ela, não pare de postar dicas!
Abraços.
Sempre juntos! Obrigado!
João... que valor pagou ? quero vender a minha, que está ótima, mas não sei avaliar o preço...
alcir grohmann paguei 12.800 nela, não fiquei 1 mês com ela e já compraram ela de mim, eu não queria vender mas o lance foi tão bom que eu tive que aceitar R$14.500 reais.
eu gostaria que você visse a foto da minha...se concordar, poderia me passar seu zap ?
... o meu é (31) 9 9129 3517. Grato !!
Parabéns Andrea
Boa noite. Poderia fazer um vídeo a respeito da injeção eletrônica e do sistema de refrigeração da Virago XV 535 ano 2002.
Belíssima dica, Andreas. TMJ.
Muito boa aula! Obrigado, Andreas.
Sensacional ....a melhor explicação do youtube sobre esse sistema. Muito bom mesmo...
Agora NASA vem. Kkkkkk.
Maravilha viu amigo esse sistema foi muito útil pra mim. Parabéns...
bom dia meu nobre!Muito bom esse vídeo, comprei uma virago 535 recentemente e me esclareceu muito sobre o assunto sou mecânico de veículos diesel e gasolina, não entendo muito de mecânica de motos apesar de ter possuir outros modelos, mas tinha 12 anos sem motocicleta.
Bacana!! Obrigado por compartilhar essas informações. Estou colocando na minha DRag Star uma bomba dessa. A elétrica deu defeito.
Bom dia! Parabens! Aula muito bem explicada, sou o Sergio de belo horizonte MG, comprei uma xv 535 semana passada mas a moto simplesmente nao funciona
Oi Sérgio! Uma vez cheguei em casa e desliguei a moto no descanso, engatada. Esqueci a chave ligada. Depois de unz dias a danada não pegava de jeito nenhum! Fiz todos os testes e a solução na época foi trocar a bobina de pulso... Vc precisa checar todos os terminais e conexões. Se tiver faiscs na vela tire ums tampinha de borracha do coletor, aquele biquinho do vácuo. Injete ali uns 5ml de gasolina e tente a partida. Se ser sinal o teu problema é nos carburadores.
@@andreasV535 opa! Vou fazer isso que você disse, Deus abençoe pela dica.
Parabéns pelos vídeos com clareza nas informações. Vou adquirir uma e estou procurando informações sobre manutenções. Mais um inscrito. Abraço.
Você explica tudo muito bem e olha que eu nem tenho Virago, mas foi uma aula muito bacana!
Voce poderia colocar a especificação desta bomba de gasolina, recentemente comprei uma virago 535, e a bomba original esta com problema, gostaria de trocar.
Obrigado, e muito bons seus videos, estou gostando muito.
Vídeo muito bom, comprei uma virago 535 já com problema na bomba ! Esse vídeo ajudou demais
Obrigado amigo! Curta muito sua moto, ela é maravilhosa!
Excelente, explicação melhor não existe, parabéns mas parabéns mesmo por esse vídeo com essa valiosíssima dica. Fique com Deus amigo
Parabéns! Muito bom 👍
Comecei este mês a ideia de ter essa moto, para mim que serei novato kkk, gostei muito da explicação.
Para mim é a melhor escolha na categoria. Muito gostosa de pilotar, desempenho excelente. Mas procure bem... Moto velha cheia de gambiarra ninguém merece!
Caramba... Depois de muito tempo estou revendo o vídeo. O ruido da brastemp no fundo é horrível! kkkk... Na hora nem me toquei. Desculpem!
Oi, me ajuda, lê minha pergunta mestre
Muito bom, tenho uma Kawasaki ninja zx6r ano 2002 esportiva e usa uma bomba elétrica, fora do tanque, vi outras bombas a vácuo para motos de até 800 cc e vou instalar na minha, obrigado pelas suas informações!
Sua moto de alto desempenho vai precisar uma bomba mais forte.
@@andreasV535 isso mesmo eu vi no mercado livre uma que se instala em motos acima de 800 cilindradas
Vídeo muito esclarecedor, mas o barulho ao fundo, algumas partes, não dá para entender.
Eu adquiri uma Virago 535 a alguns dias, vou aproveitar essa dica de usar bomba a vácuo, obrigado pela informação amigo.
Muito obrigado pela excelente explicação, simplifica minha ideia de continuar com a moto, pois peguei em negócio e já não via a hora de trocar para evitar os problemas crônicos que li pela internet, agora deu vontade de usá-la
Vai fundo! A moto é excelente. Ja rodei 56 mil km nela. Procure um bom mecanico e seja feliz! Venha para o Face... Yamaha Virago 535 Brasil.
Salve Andreas, mais um inscrito irmão
Seja bem-vindo!
Ótima fica vou fazer na minha
Show o vídeo muito bem explicado , espero ver o outro em que vc explique melhor a válvula de alívio posta em sua moto pois estou negociando uma virago 535 e já estou me enterando da moto que já me apaixonei
Procure bem e acha um filé! Observe o dono... Essa moto se fosse zero custaria de 40 a 50 mil. Mas como perdeu valor de mercado o pessoal trata ela como se fosse uma 125! Um dono consciente vai te entregar um tesouro, mas um lambão te entrega uma bomba...
Tenha em mente que vai precisar conhecimento e um bom mecânico, pois ela assusta à primeira vista. Mas na real, é tudo muito simples! Essa moto bem cuidada é pra vida inteira. Motor e cardã são eternos se vc cuidar bem. O resto é genérico... rolamentos, amortecedores, cabos, velas... isso tudo é bobagem e igual em qq moto. Adoro a minha e sou fã incondicional! Vem com fé!
Muito bom seus videos. Tenho um 535 parecida com a sua. Aprendi bastante ja.
Cara que experiência ...nota 10000
Muito boa a explicação estou pensando em comprar uma mais achei perigoso esse sistema com certeza irei substituir o tanque original e eliminar esse tanque de baixo se der algum vazamento nesta mangueira ou braçadeiras fica perigoso ao meu ver dizem q o tanque da Shadow dá certo!
Olha... Manutenção é importante em qualquer máquina. Já vi quem botou tanque de Harley, mudou tudo e ficou bom! Mas a beleza da Virago é única...
Gostei do video parabéns eu usei uma mikuni de aluminio comprei no ebay
Lindo vídeo como sempre, eu tenho uma Ame 250, e que casei com ela tudo numa boa, mas olhando para essa moto, estou desviando olhar, sendo tentado por essa maquina minha fidelidade esta meia abalada, isso para mim intrigante, mas cogito divorciar dessa Ame, no futuro próximo, e pegar essa moto Virago 535 e casar novamente, e haja casamento e divorcio além que estou já pesquisando em ter uma grana para modificar as rodas, por rodas de liga leve novas, trocar o carburador único, carburador da Falcon 400, tem um vídeo falando, pois o fabricante Yamaha sugere um único carburador Mikuni de 40 mm de espessura, com bomba aceleradora original com suporte de duas saídas, em fim esse pensamento, mas estou curtindo muito minha AME 250...
AME 250 é uma bela máquina, ouvi muitos elogios sobre ela! Sou apaixonado pelas Viragos desde o lançamento e enfim consegui possuir esta, que encontrei em perfeito estado. Hoje completou 100 mil km e está um relógio! Creio que aguentam uns 500 mil km se bem cuidadas e usadas dentro do esperado. Antes de comprar pesquisei tudo sobre a manutenção dela e a carburação única é uma possibilidade. Mas já se encontra o par de carburadores novos made in China a um preço bem interessante!
@@andreasV535 Muito obrigado pela dica, espero mas relatos desses...
Eu estourei duas bombas mikuni dessa antes de achar esse video. Vou falar com meu mecânico pra usar esse T de "alívio" e ver se funciona.
Estou usando assim desde setembro de 2017 e já rodei uns 35 mil km. Rodei hoje a 140 km/h. Está tudo ok!
@@andreasV535 , você ligou a linha de vácuo apenas no cilindro traseiro? Pergunto pois vi outro video que a pessoa fez a ligação nos dois cilindros com outra conexão T.
@@guilhermealmada5155 Essa bombinha da Mikuni suga um pouco de ar, diferente de outras. Então no início eu usei um T mas depois desisti disso achando que foi a causa dela ter rachado. Já tenho outra bomba de reserva e logo vou testar a ligação com T novamente. Se rachar, troco a bomba. O que fiz para compensar esse ar extra foi abrir meia volta a mais o parafuso da mistura do carburador correspondente.
Deu ruim! Por motivos ainda desconhecidos a bombinha plástica rachou! Troquei por outra em metal... segue link com a troca no momento do acontecido. Fiz o serviço de emergência no meio da rua! Por sorte eu já tinha aa nova de reserva e consegui emendar os pedaços de mangueira. De volta em casa caprichei na instalação! Segue o link:
Uma dúvida: o que acontece se o botão da reserva parar de funcionar? Aquele que fica no guidão...
Da pra colocar um torneirinha e acionar manualmente?
@@Afonsotox vc pode trocar o reparo e deixar zerada ou trocar a torneira pela da Drag Star. Mas fica ruim de mexer com a moto em movimento!
Muito linda essa moto meu sonho parabéns Abç.
Muito bom vídeo
Com relação a torneira de gasolina,eu comprei uma da DT 200,ela é igual a da ybr porém é bem menor ,diminuindo o risco de bater na balança.
Não bate. Mas lembre-se de abrir antes de secar!
Oi Andreas , mostra como é o giclê .
0.7mm
Hoje, 10 de setembro de 2018, completou um ano e 25 mil km em perfeito funcionamento.
Esse problema já foi resolvido, né?
Baixe o manual de serviço. É bem simples de fazer, mas é bom conhecer antes...
nem tenho moto e gostei da esplicasao
Andreas... você é bastante dinâmico, parabéns... e se expressa de forma bastante técnica, procurando se basear nos princípios da física, dentro das possibilidades. Se for o caso de dar sugestoes de melhoria, entao sugiro que após a filmagem usando um apoio fixo, você filmasse os detalhes de perto e, após, os introduzisse no trecho do vídeo a que pertence. Você teria como editar o vídeo original e, depois, cortar e introduzir os detalhes em close ? Ficaria digno de oscar em Hollywood...
Obrigado! Mas meu conhecimento de edição é limitado... Faço por diversão e pra dar uma ajuda aos Viragueiros. Vamos ver futuramente!
Show mano boa explicação.... Agora uma sugestão poderia mostrar o reparo da reserva ? Agradeço
Eu teria de desmontar tudo, o que dá muito trabalho sem necessidade no momento... Mas em nosso grupo do face tem uma sequência de fotos bem detalhadas. Acesse: Yamaha Virago 535 Brasil. Abraço!
Essa virago tá super conservada, parabéns
Marca e modelo da bomba à vacuo
Bom dia! Instalei na minha e ficou ótimo. Mas a bomba a vácuo nào veda a passagem de combustível estando a moto desligada. Isso pode dar algum problema? Excesso nos carburadores, por exemplo... Obrigado.
Muito bom!
Instalei duas bombas à vácuo, uma na Virago 535, e outra na Shadow 600, estão funcionando muito bem... Já fiz uns testes e a Virago chegou a uns 150Km/h, a Shadow 600 chegou a uns 140Km/h. Um desempenho muito bom, apesar de não pilotarmos nessa velocidade toda. Mas para fazer uma ultrapassagem é primordial.
Andreas, boa noite ! Poderia informa a especificação desse gigle que vc colocou no esquema de alívio?
0.7mm
Bom dia,obrigado por responder,esqueci de comentar que no dia do ocorrido após observar a poça de gasolina abri o tanque para ver e fiquei surpreso com a pressão,por mais de 5 segundos expeliu o gaz o que me levou a crer que poderia estar entupido o respiro do tanque e que esse fato poderia ser a causa,não estava entupido mas mesmo assim limpei tudo,só achei insuficiente a largura do canal de dreno que e por volta de 1mm,vamos ver, mas ainda acho que tem alguma coisa errada,pois a pressão deveria ser aliviada,o que não aconteceu.
opa o senhor sabe me dizer se o sistema original com a bomba elétrica tinha esses redutores de pressão ? o senhor colocou esses por que a pressão é maior que a original?
A elétrica original tem um pressostato. Abraço!
Essa bomba serve para a Virago 1100?
Show!!!
Andreas Wagner a bomba a vácuo só consome a gasolina do tanque superior?
Não... Ela puxa tudo!
Olá Andreas, muito bom os vídeos, acabei de instalar a minha bomba e está funcionando perfeitamente!
Muito obrigado pelas dicas!
Parece que tem um grupo no whatsapp, se puder me passar o link para entrar, agradeceria.
Obrigado.
Atenção... Só mecânica....chat.whatsapp.com/5czriGIcaUM0DnqT5E9d2b
Muito obrigado Andreas!
Cara minha virago está vazando gasolina as vezes e eu já identifiquei dois lugares. Um é naangueira que une os dois carburadores e outro pinga escorrendo pela base do descanso. E quanto mais cheio estiver o tanque mais ela vaza. Estou com a moto há um mês.
Para escorrer no descanso provavelmente vaza da bomba ou das mangueiras. Tire os bancos e a carenagem plástica. Ali fica a bomba. Observe todas as mangueiras e conexões...
Tem o link dessa bomba pra compra
Buenas, a minha bomba de combustível elétrica deu pau, me aconselha a colocar esta a vácuo????? Jeferson de Porto Alegre
Com certeza! Abraço!
Oi Andreas, saberia informar se essa adaptação funciona para a XV1100?
Eu usaria uma bomba mais forte devido ao consumo maior! Abraço!
Ótimo vídeo amigo, quero instalar esta mesma bomba na minha Drag Star 2005. E vc me fez ver um detalhe, este sistema de alivio de pressão. Sera que devo tbm fazer igual na minha Drag? Já tenho esta mesma bomba aqui em casa comprada, a da minha Drag (original) esta fazendo aquele mesmo barulho que estas bombas fazem antes da partida, só que um detalhe... Durante o funcionamento com ela rodando, tentei uma bomba chinesa (similar a original) mas o barulho ao rodar é até mais alto! Estou na iminência de instalar esta mesma bomba a vácuo em minha moto, só estou verificando alguns detalhes, sua explicação é muito boa por sinal. Se puder me tire esta duvida amigo.
Eu aconselho a todos. Uma por preservar a bomba, que é frágil. Outra para diminuir mesmo a pressão excessiva na linha de combustível e agulhas dos carburadores. Se vc tiver tempo, no site Alibaba vendem uma de metal que parece mais confiável. Embora eu já esteja usando esta ha um ano e 25 mil km...
A engrenagem caracol do velocímetro da virago 250 serve na 535?
Já usaram da YBR. Só a engrenagem. A carcaça pode descartar.
Boa noite Andreas, acha necessário colocar uma torneira depois da bomba? Depois de alguns relatos de ter gasolina no óleo por causa da bomba a vácuo fique pensativo sobre isso, dês de já, obrigado.
Use a original. On/Off.
Como foi feito esse giclê? Fiz essa adequação na minha virago 535, mas ainda não fiz o alívio por estar em dúvida da fabricação do giclê
Eu usei uma tampinha de plástico resistente a gasolina e furei com uma agulha de injeção aquecida a rubro. 0,7mm.
O que acontece se o botão da reserva parar de funcionar? Aquele que fica no guidão?
Eu posso colocar uma torneirinha e acionar manualmente?
Olá boa noite,tenho uma shadow 600 ela está sem bomba será que daria certo este sistema nela ? Parabéns pelo video
Não conheco a Shadow, mas se dá falta de gasolina essa bomba pode ajudar sim, desde que corretamente instalada.
Ola boa tarde gostaria de saber porque que a virago xv 535 joga combustível fora do carburador
Impurezas travando a agulha ou bóia furada. Abraço!
Andreas, boa noite. Tu não explicou o lance do giclê!!! Conta aí pra nós como é esse giclê que se coloca ali... Obrigado.
2021 vou comprar uma moto dessa...
Boa noite sempre vejo seis vídeos. Gostaria de saber se você sabe o código da tinta pintura da nossas motos a minha é igual a sua, quero reformar a minha pois ninguém nem a concessionária Yamaha sabe o código. Se souber de algo sobre a cor se possível me passar agradeço. 🏍✌
Também não sei... E preciso pintar um Paralamas. Lembra muito a cor Chevrolet Ônix...
Cara...vc tá de parabéns...acompanho seus vídeos aki no RUclips e na página do Facebook...vídeos muito didáticos...só gostaria de saber se vc ou alguem pode me dizer...quanto a litros tem no tanque superior e no tanque inferior...
Abraço irmão...
Embaixo 8,5l e em cima 5l. Total 13,5 sendo uns 2,5 de reserva. Mas tem de abastecer retinha pra sair o ar e no final colocar no descanso para completar...
@@andreasV535 vlw irmão...muito obrigado...que não nos falte boas estradas pra curtir a motoca...
Amigo, não é muito complicado não? Me diga uma coisa, como clarear esse motor, o meus esta escuro. É pintura?
Os cilindros e bloco são pintados com tinta de alumínio. Abraço!
Olá Andreas, obrigado pelas dicas, entretanto em uma Virago 535 que eu tinha, a bateria nãoc arregava nem a porrete e um mecanico me disse que era que o magneto , em baixa rotação, não gerava a tensão necessária para a carga, pois ele foi adaptdo da V-Max, isso procede?
Talvez a marcha lenta da V Max seja mais alta... Não posso afirmar. Mas provavelmente a máxima rpm seja muito maior do que a 535. O magneto é calculado para suportar essa variação das rpm.
@@andreasV535 obrigado pela sua atenção. Acho que a rotação baixa é que era o problema. A Yamaha, na época, em uma resposta a mim, deu a entender que a minha, fabricada na Califórnia, é que tinha este problema e que ele já tinha sido resolvido. :)
É muito comum mesmo dar problema na bomba de gasolina de? Estou pensando em pegar uma 535, por isso a pergunta. Abraços. Otimo video.
Tudo tem uma vida útil e uma manutenção programada. Se vc cuidar bem nunca te deixará na mão. Lembre-se de um fato: a borracha resseca e se deteriora com o tempo. Isso vale para pneus, mangueiras, correias, e a membrana da bomba é de borracha. Logo... A última 535 foi fabricada em 2002, ou seja, ha 17 anos! Uma vez feita a substituição dessas borrachas todas de uma vez só a vida útil é para além de 10 anos. Pneus se recomenda usar com menos de 5 anos, então vc tira as conclusões. E toda moto é assim. A parte mecânica e elétrica da 535 se foi bem tratada é para uns 500 mil km folgado!
O pneu 170-80-15 serve na virago 535 ?
Nunca usei...
Ola irmao tdbm
Ai gostei da sua ideia pretendo colocar ma minha
Mas eu ivano gostaria d lhe pergutar arespeito da pinsa de freio quero trocala vc sabe qual poso usar.
Da um socorro ai por favor
É a mesma pinça da Drag Star. Confirme!
Boa noite amigo!!! Minha bomba rachou feio, como vc fez o alivio?
Bom dia! São dois Ts: um na mangueira de entrada e outro na de saída. E uma mangueira unindo os dois com um giclé por dentro, com 0,7mm.
Meu nobre! Estou com uma baita dificuldade de fazer o gigler . Me orienta melhor? Por favor? O brigado.
Pega uma caneta Bic... Tira aquela tampinha que tem no fundo. Com um arame aquecido faça um furo entre 0.7 e 1mm de diâmetro. Pronto! Enfie essa tampinha furada na mangueirinha de forma que fique encostada no bico do T para não virar e pronto.
@@andreasV535 ___ Fiz isso. Usei um alfinete. A 100km/h dá falta de combustivel.
Bom vídeo amigo, mas e para equalizar os carburadores? Já que é feita a equalização na mesma saída
A equalização é rápida. Com a gasolina contida nos carburadores dá e sobra.
@@andreasV535 comprei a bomba ontem, a minha eletrica queimou, assim que chegar vou fazer a instalação.
@@cac37 beleza! Qualquer dúvida chame a gente..
@@andreasV535 vlw, meu amigo
Saudações, esse sistema funciona na Virago 1100?, parabéns pelo vídeo e pela super dica.
Talvez necessite uma bomba de maior vazão nas velocidades mais altas... O consumo dela é maior!
Qual a espessura da mangueira que deve ser usado na instalação da bomba a vácuo ??
A mais fina possível. De preferência paredes grossas para que não ceda à sucção. Usei uma que se encaixou perfeitamente no bico do coletor, e no bico da bomba tive de emendar 3cm de outra mais grossa.
Olá, o acionamento da reserva funciona normalmente?
Daora
otimo video.. grande abraço
Andreas! O que é o "batoque de vidro de perfume" que vc mencionou? Vou fazer esta adaptação esta semana. Sds! (Vitoria-ES)
É uma tampinha. Pode usar da caneta Bic tb... A traseira.
Boa tarde, tudo bem?
Você pode me dizer se alguma vez ocorreu uma parada e demora pra conseguir ligar a moto por motivo da bomba ter esvaziado quando ela pede reserva e você demora a perceber que ela estava pedindo reserva. Já ocorreu isso?
Ou alguma vez ocorreu pane seca por acabar totalmente o combustível do tamque, ai seria so completar o tamque de combustível e a bomba consegue puxar combustível?
Preciso ver o vídeo do gicleur que você colocou na ligação de entrada e saida da bomba!
Oi Nicola! Quando entra ar na bomba é muito chato. Se for elétrica tem duas opções. Em primeiro lugar, se a reserva estiver ok... Vc vai ligar e desligar a chave várias vezes consecutivas. Vai ouvir a bomba funcionar alguns segundos e parar. Assim que ela parar, desligue e ligue. Vai repetindo até que ela faça um ruído curto. Isso é sinal de que encheu as cubas e pressurizou o sistema. Agora é só dar a partida. Se a bomba for a vácuo é mais difícil. Vc precisa ter um bom fôlego! Abra o tanque, cole os lábios no bocal e sopre com muita força até dar pressão e segure o máximo que puder. Essa pressão faz o combustível subir pelo sistema.
@@andreasV535 essas dúvidas que perguntei é com bomba à vácuo, sabendo que você já usa a um bom tempo. Vou comprar uma bomba à vácuo pra colocar na minha virago. Estou com uma bomba elétrica paralela de + ou - R$ 150,00 e com medo de ficar na mão em qualquer viagem. Essa paralela é minha terceira bomba em 25 anos que estou com a moto a primeira que veio na moto a segunda comprei original Mitsubishi comprei na yamaha em 2003 ou 2004. Tenho uma tenere 600 89 que usa esse tipo de bomba à vácuo originalmente à 12 anos.
A Virago tem um zigue-zague na tubulação que prende o ar qdo dá reserva. Um jeito é ter um bom fôlego e soprar no bocal do tanque até a gasola subir pros carburadores. Outro jeito (trabalhoso) é montar a bomba afogada, abaixo do tanque inferior.
a Mangueira de combustível principal curvada original aonde comprar?
Original... Se existir, só na Yamaha.
Meu amigo, a qual mangueira se refere? Se for a grossa de ligação entre os tanques tem um vídeo no canal que te ensina a resolver o problema. Espero que goste!
Oi Andreas, parabéns pelo vídeo!
Eu estou com a grana para comprar uma 535, já encontrei algumas disponíveis, mas estou com muito medo de pegar uma moto com muitos problemas. Você saberia dizer quais seriam os principais itens que eu deveria verificar? Muito obrigado!
Amigo, é difícil prever. Lembre que já é uma moto idosa, então analise o vendedor. A moto é a cara do dono. Se for um lambão sai fora... De forma geral quem gosta delas é gente tranquila e cuidadosa, mas como peças novas custam caro vão surgindo as gambiarras. Peça para tirar os bancos e dê uma olhada. Se estiver cheio de remendos, fios partidos, mangueiras estropiadas... sai fora. Tem muita filezinha no mercado, vale a pena procurar e pagar um pouco mais por algo realmente bom. Não se fie por km do painel. A minha virou o contador e está chegando em 110 mil km e se comporta como zero! Ela é um tanque de guerra, muito robusta. Mas plásticos, borrachas em contato com óleo, gasolina e calor ficam ressecados e precisam de troca. Bomba de gasolina dá apara trocar bem barato por uma a vácuo. O principal em moto velha é a parte elétrica e carburação. Observe se está tudo bem cuidado e sem parafusos espanados... Enfim, é igual a qualquer coisa. O motor é um pouco barulhento mesmo, assim como a transmissão em baixass velocidades, mas na estrada a coisa muda de figura! Quando vc passa a chave do estilo tiozinho para top gun o bicho pega! Essa moto é um foguete e boa de curva. Em subida de serra é uma delícia! Escolha bem e boa sorte!
@@andreasV535 Muito obrigado pelas dicas!
Boa noite minha virago está parando depois de acelerar o q seria? funciona mas quando acelera ela para depois de uma 3 minutos
Como é o gicle de alivio de pressão?
Qualquer pecinha com um furo de 0,7 mm que vc puser dentro da mangueira que liga a entrada e saída de gasolina. Nas auto-peças tem pronto, mas vc pode fazer em casa com uma tampinha traseira de caneta BIC e furando com uma agulha de injeção aquecida num isqueiro. Atençao pq alguns plásticos se dissolvem na gasolina.
@@andreasV535 vou fazer, então, usando agulha de insulina. Agora vai dar certo!!!!
@@Virago535cc De insulina acho que é muito fina! Usei de injeção normal. Medi no paquimetro e deu 0.7mm
@@andreasV535 __ QSL, TKS !!!
Andreas, muito bom seu vídeo, uma sugestão: poderia falar em um vídeo essa questão do alívio? ficou curto essa parte e é bem importante. Abraço
Vou fazer! Obrigado!
Olá amigo parabéns pelo video, minha dúvida é onde consigo comprar esta bomba a vácuo?
Muito usada em Kart. Se tiver alguma pista por perto vc acha. Também se encontra em casas de máquinas (geradores, cortador de grama, etc) mas com certeza no Mercado Livre vc acha vários modelos. Essa é a mais baratinha e tem funcionado a contento!