Um excelente debate. O dr. José Militão dá um show, é bem preparado intelectualmente e respeitoso em ouvir o posicionamento contrário. Senti a prof.ª Eliane da Conceição tentado se impor pela presença e atropelando o outro debatedor, mas isso não desqualifica seus argumentos. Ambos estão de parabéns, pois apontam as questões mais relevantes neste debate. Sou a favor das cotas raciais desde muito tempo, mas o dr. Militão está sempre a me ensinar neste tema.
Foi um dos melhores programas. E concordo com o advogado: o racismo só será superado quando o conceito de raça for abolido, seja do senso comum ou do debate acadêmico. PS: Andresa Boni tem que ser a apresentadora titular, ela é ótima!
Este homem é lucido e preparado enquanto a professora apenas decorou uma cartilha doutrinaria. Nos melhores cursos sempre os primeiros colocados são os descendentes de japoneses.
Sou branco e sou pobre e também sou a favor das cotas , pois existe sim e muito racismo dentro de classes sociais e não apenas racismo entre classes sociais . É notório isso , basta prestar atenção , a maioria da população pobre não é negra e sim miscigenada , mas essa parte negra sofre sim racismo dentro da própria classe social (pela parte branca e miscigenada) e acaba levando desvantagem , o próprio pobre branco tem preconceito com o pobre negro , fazendo com que esse negro se afaste das escolas , tenha maior dificuldade pra arrumar emprego ( já que alem de pouco estudo , existe o " patrão branco" ) e consequentemente maior dificuldade ao acesso a faculdade , as cotas raciais dão a oportunidade da parte negra da população se reerguer , ter um futuro melhor e caminhar junto com a parte branca , que no caso não esta em desvantagem , pois existe cotas sociais também , retirar as cotas raciais não ira acabar com o preconceito e nem diminui-lo ! Cotas raciais não significa que será formado um negro sem capacidade e nem que um branco foi injustiçado , as oportunidades estão ai , basta querer .
+Alexsandro Almeida Dá uma lida nos comentários que fizeram depois do seu, e antes também. O brasileiro é racista, e prova clara ddisso são os comentários. Cotas raciais ainda serão necessárias por muitos anos, vide comentários totalmente ridículos.
Acho que vc tem razão. Eu tbem acreditava na tese das cotas sociais. Agora, vejo que o problema é mais complexo e é tbem econômico. Preto bem sucedido, articulado e com dinheiro tem muito mais possibilidades...
Boa a sugestão de ler todos os comentários: decorridos mais de 10 anos e milhares de exemplos reais, vale a pena rever as diversas opiniões e as verdades distintas!!!
Sou pardo e meus avós negros... Trabalho desde 11anos, mãe camelô e Pai porteiro, sempre estudei em colégio público. Fiz um concurso público e disputei vaga como não cotista, quase perdi minha vaga por ter feito isto, entraram 44 cotista na minha frente com nota 7,0 enquanto eu tirei 8,25. Sorte q abriram mais 180 vagas quase dois anos depois, foi qnd entrei... Isso é dizer q o negro é inferior ao branco. Quer preconceito pior?
as cotas só vai funcionar quando for exigido comprovante de renda .-. devem reservar portas de entradas para os dois grupos de classe media , alta / classe baixa e média baixa . simplificando deve haver vagas igualitárias para quem tem baixa renda e para quem não tem .
JOAQUIM BARBOSA, negro, pobre aqui do interior de MG, teve 7 irmãos, pai pedreiro, mãe dona de casa, estudou sempre em escola pública, não havia cotas, ele formou segundo grau, passou pra direito em Federal, fez especialização em Direito do estado, fez mestrado e Pós Doutorado em Francês na Universidade de París, foi professor da PUC e da URJ,trabalhou na Embaixada brasileira na Finlândia, aprovado no concurso público para Procurador da República, estudou na Universidade de Colúmbia (USA) e Califórnia (USA) com trabalhos em inglês. Complementou estudos na Áustria e Alemanha, fala FLUENTEMENTE Inglês, Espanhol, Francês, ,Alemão, tem QI normal,... apenas dedicado e esforçado como deve ser PRECISOU DE COTAS? nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnão!
Isso msm!! Então ele ñ precisou de cotas, assim como a maioria dos negros ñ precisam, podendo entrar pelo metodo tradicional. Mas pq acabar com as cotas então? Eu sou negro, e n entraria p cotas pq antes de saber como ingressar num curso superior eu acreditava e tinha disposição de entrar pelo o metodo q todos entram. Posteriormente eu fiqei sabendo q as cotas existem e q eu poderia entrar por elas. Mas pq eu faria isso? Se eu ja tinha disposição lra entrar pela normal. Ou seja, sobra a vaga pra quem precisa, pobres, negros/índios. Assim como eu existe outros negros q pensam do msm jeito. Ter cotas pra negros ñ significa q todos negros vão entrar somente por cotas. E qem entra por cota compete com outros, tem q tirar notas boas tbm.
Lendo alguns comentários percebo o quanto as pessoais são egocêntricas, quando acham que por ser negro e não sofrer racismo pode desvalidar as ações afirmativas, precisamos olhar além da nossa perspectiva, o racismo esta como somos vistos socialmente e não como me alto declaro, alguns abaixo podem não sofrer por não está em lugares considerados de previlegios, por ter a cor da pele mais clara, traços mais finos, ai entrar o conceito do colorismo, onde diz que quanto mais escuro for sua pele mais racismo você irá sofre, as cotas são necessárias pois o governo promoveu essa desigualdade e tem como dever de reparar, aconselho todos buscar livros como o lugar de fala - Djamila ribeiro
Debate daora, concordo mais com a professora, mas o advogado tem um bom ponto da discussão de raça humana ser só uma, só que vejo essa como uma discussão que só terá resultado daqui á muito tempo.
Não se pode equilibrar uma balança desequilibrada colocando pesos equitativamente dos dois lados, principalmente se esse desequilíbrio tende a gerar mais desequilíbrio ainda.
Gente cotas raciais não foram feitas pra combater racismo. Foram feitas pra promover equidade educacional por conta de uma construção sociológica ... Não é sobre sua opinião pessoal sobre um negro (oq o racista acha é problema dele) A questão é sobre reparo.
Que ótimo que ainda exista cotas para negros e demais,mas não deveria ser assim, pois todos deveriam ter os mesmos direitos e deveria ser bem dividido todas as oportunidades É triste saber que exista ainda esse tipo de preconceito ,e a exclusao social, quantos negros sofrem e o quanto deve fazer mal para eles se sentirem exclusos
Atualmente, existem poucos negros pertencentes as classes, média e alta, se as cotas restringirem-se apenas a questões raciais, certamente, esse pequeno grupo de negros das classes mais favorecidas socialmente seriam favorecidos, mesmo não precisando, porque eles já possuem recursos para obtenção de uma educação melhor , uma vez que, no Brasil o ensino privado e mais eficiente que o público. O jovem negro, pobre, morador da periferia e que sempre estudou em escolas públicas teria que disputar essa vaga com um outro jovem negro, mas que estudou em escolas privadas e que já estaria em vantagem, devido a sua formação. Concordo com o advogado quando afirma que, as cotas devem ser sociais.
Acho que ficou claro que a professora Eliane é racista, e que apesar do professor tenta esclarecer seu ponto de vista mostrando que a raça negra só vai para de ser discriminado quando esse conceito de raça deixar de existir, ele acabou encontrando dificuldades pois a mediadora do debate Andresa Boni estava tendendo para o lado da ideia professora, fazendo perguntas como "quem mata o negros no Brasil" ou "quando haverá igualdade racial no Brasil", A igualdade racial nunca vai existir porque não existem raças.
Na teoria essa frase somos todos iguais e humanos e muito legal. Mas na prática isso não acontece. Qualquer sociedade além de ser hierarquizada, ainda é dividida por GRUPOS SOCIAIS. Homens e Mulheres, Negros e brancos, Ricos e Pobres, Heterossexuais e LGBT. Esses grupos podem até interagir entre si, mas existe várias práticas e lei feitas pelos os grupos DOMINANTES (Homens, Brancos, Heterossexuais e Ricos) que vai lhes privilegiar de diversas formas e negar esses mesmos direitos civis e privilégios para outros. Então o problema é que nós vivemos em um SISTEMA CAPITALISTA que vai garantir direitos e privilégios a determinados grupos e irá negar isso as minorias. Então o preconceito e a desigualdade racial, social, sexual são devido a vários fatores históricos, sociais e políticos.
Você usou daquele ardil canalha de projetar sua pecha nos outros. E a professora que sofre racismo. E você, em sendo branco, ta livre dessa doença e ainda tem canalhice de imputar isso a quem sofre. Quer mais mau caratismo isso. O racista brasileiro ciente do privilégio ainda e perfido pra desumanizar e desqualificar o racismo
Sou da cor parda, mas mesmos si fosse branco amarelo vermelho ou negro, seria contra a lei de cotas. Vejo muita de gente que tem a cor branca e tem medo de falar sobre o tema achando que ela vai ser considerada racista se discorda, e ela sem saber ta sendo conivente com o racismo. muita gente interpreta que o racista é quem tem preconceito com negros, e esse é um conceito errado porque racista é quem defende a separação de "raças" independente da cor. E contra isso que muitas personalidades famosas como Martin Luther King Jr ou Nelson Mandela que lutou pra tirar essa ideia tanto de pessoas brancas como de negras. Existe racismo em todos os setores sociais, a diferença é que os racistas de cor branca praticam um racismo mais velado por medo de uma lei que "favorece" mais pessoas de cor negra, e as pessoas de cor negra praticam um racismo mais escancarado. Caso você veja ou seja vitima de um ato racista não si cale por medo, essa pratica só continua a existe por ignorância e conivência das pessoas. Racismo é o maior sinônimo de burrice da sociedade contemporânea! diga não se você acredita nisso.
Não existe racismo reverso. Uma pessoa branca JAMAIS sofrerá racismo. Não confunda PRECONCEITO com RACISMO. Preconceito qualquer indivíduo ou grupo social pode sofrer. Agora o racismo é um sistema estrutural que garante direitos e privilégios para um determinado grupo. E nega esses mesmos direitos para pessoas de cor. Um negro não tem nenhum poder institucional de oprimir uma pessoa branca. O carro da polícia não para pessoas brancas, o segurança do shopping não segue o cara branco, o cara branco não é confundido com um bandido e etc.
As cotas raciais não são a solução, e sim politica sérias para os mais pobres independente da cor, óbvio que os negros sofrem mais com isso, mas não são os únicos pobres de um mode geral sofrem com isso devemos lutar contra a desigualdade entre todos os grupos étnicos e não apenas a um em especial.
A caríssima professora mostrou-se pouco preparada, com um discurso pronto, cheio de jargões e cliches, além de ter uma necessidade absurda de se olhar no vídeo o tempo todo ( é que narciso acha feio o que não é espelho). Preconceituosa. Fraca de argumentos. Ele foi bem coerente.
COTAS RACIAIS DO PONTO DE VISTA LÓGICO E RACIONAL. Lógica: Então se tem mais pretos vivendo na pobreza, aqueles brancos (vulneráveis) que vivem na mesma pobreza não devem ser assistidos pelos mesmos benefícios do preto que vive nas mesmas condições? Mas o preto rico e de classe média alta (sim, eles existem) pode ter acesso aos benefícios em detrimento ao branco vulnerável, é isso? Mas, vamos abranger a lógica de outro ângulo: Sendo a maioria da camada pobre/miseravel/vulnerável de gente preta, as cotas sendo sociais abrangeriam majoritariamente os pretos que nessa classe social se encontram. Ou seja; se para cada 10 indivíduos em situação vulnerável no país, 7 (sete) são pretos e 3 (três) são brancos, as cotas sociais dariam OPORTUNIDADE para 70% dos pretos e 30% de brancos. Isso é lógica racional. De nenhum ponto de vista que se olhe há embasamento lógico e relacional para ser a favor de cotas pela cor da pele. As cotas servem para partidos e políticos populistas angariarem dividendos eleitoreiros.
O cara falou que não é coerente 95% das pessoas não serem racistas, mas conhecerem alguém racista. É claro que é possível. Se você conhecer em média 100 pessoas, 5 dessas serão racistas. Portanto, basta conhecer apenas 20 pessoas para conhecer, em média, algum racista entre elas.
concordo com o advogado, com a segregação haverá mais discriminação. as cotas deveriam ser implantadas a partir da perspectiva econômica e não racial, se a maioria da população negra é pobre então ela será beneficiada, mas também os brancos e pardos pobres poderão desfrutar desse auxilio. A desculpa de que os negros sofreram com a escravidão e por isso merecem essas cotas, é uma visão ultrapassada e errática, basta lembrar que o nosso país é miscigenado, ou seja, todos nós temos algum parentesco com os negros e temos os mesmos direitos e os auxílios que deveriam ser proporcionados pelo governo deveriam estar de acordo com as deficiências da população, e ser negro não é um deficiência, é só a cor de pele
Vocês são muito hipócritas. Cotas criariam mais discriminação, então sem eles diminuem ? haushaushua mas já não tem e olha a situação que vivemos. Querida, cotas são cotas sejam elas raciais, economia, deficiência ou de gênero. Todo país é miscigenado já que não existe raça pura. As cotas são para Negros e Indígenas. Foram os negros que foram escravizados e não pardos, brancos ou amarelos.
COTAS RACIAIS DO PONTO DE VISTA LÓGICO E RACIONAL. Lógica: Então se tem mais pretos vivendo na pobreza, aqueles brancos (vulneráveis) que vivem na mesma pobreza não devem ser assistidos pelos mesmos benefícios do preto que vive nas mesmas condições? Mas o preto rico e de classe média alta (sim, eles existem) pode ter acesso aos benefícios em detrimento ao branco vulnerável, é isso? Mas, vamos abranger a lógica de outro ângulo: Sendo a maioria da camada pobre/miseravel/vulnerável de gente preta, as cotas sendo sociais abrangeriam majoritariamente os pretos que nessa classe social se encontram. Ou seja; se para cada 10 indivíduos em situação vulnerável no país, 7 (sete) são pretos e 3 (três) são brancos, as cotas sociais dariam OPORTUNIDADE para 70% dos pretos e 30% de brancos. Isso é lógica racional. De nenhum ponto de vista que se olhe há embasamento lógico e relacional para ser a favor de cotas pela cor da pele. As cotas servem para partidos e políticos populistas angariarem dividendos eleitoreiros.
Vitor Procópio Toda cota é social porque 'quem é diferente de você não é alienígena'. Quem aprovou o sistema de cotas (Brasilo e estadunidense) foi a suprema corte. Os brancos vuneraveis, tambem, são assistidos já que a pobreza é um problema tão profundo como o racismo ou machismo.
Poderíamos falar também sobre a delegacia dá mulher, o estatuto do idoso ou o da crianca? Sem falar na ausência de direito de família pro gay ou o fato dos mesmo não poderem doar sangue?!
Cotas raciais nas universidades, isso sim é preconceito. Ter um número limite de negros dentro de uma universidade. Uma pessoa entra em uma universidade por mérito dela, ninguém pode barrar ela de entrar em uma universidade só porque já atingiu uma cota limite de negros ali. ela estudou entt ela pode muito bem chegar aonde ela quiser, porque não pode ter mais negros do que brancos em uma universidade?. Cada um tem que entrar pelo mérito próprio sem ver se é negro, branco ou pardo sla.
Porque a cota é pra negro e não pra pobre? Porque a cota é racial e não social? Os próprios movimentos que combatem a divisão da sociedade em raças, dividem a sociedade em raças quando lhes é conveniente: O menino favelado branco que mora no mesmo beco do favelado preto tem mais oportunidades do que seu vizinho preto por ser branco, por isso o favelado preto tem cota e o favelado branco não. Faz sentido! Onde está a lógica? "Mas tem muito mais preto que branco na favela!" Se há mais miserável preto do que miserável Branco, pela lógica, as cotas sociais irão beneficiar proporcionalmente mais pretos. "Mas a dívida histórica de escravidão de seus ancestrais..." Simples: Prove documentalmente que seu ancestral foi escravo, pois qualquer um pode ter ancestrais que foram escravos. Depois cobre primeiro da tribo africana que sequestrou e escravizou seu ancestral, e o vendeu para os traficantes de escravos.
Gostaria vcs fossem em sala de aula da rede pública que tem bons profissionais e perguntem como é o comprometimento dos pais e desses alunos que hoje é a favor de cotas Eles até espancam e molham Seus educadores
Para: Prem Sarup Sharma Pq ele falou o que vc quis ouvir? Negros no Brasil estão duplamente em desigualdade, por serem negros e por serem pobres, ser negro já sendo pobre é um agravante social em praticamente todos os indicadores sociais, cotas sociais simplesmente não seriam capazes de promover a inclusão desses mais vulneráveis, por isso cotas raciais foram propostas, para que se ampliasse a cobertura de inclusão de todos os pobres, negros e brancos, em situação menos ou mais crítica socialmente falando.
Em muitos debates que vejo, os defensores de cotas raciais parecem equivocadamente igualar NEGROS e POBRES. Poderiam rever esse argumento até pra que se melhore a qualidade dos debates.
Mas entao q sejam fieis a realidade do pais pq caso contrario fica parecendo um artificio usado no discurso pra que se foque no problema enfrentado somente por negros. Tb ja ouvi alguns defensores de cotas raciais dizerem que o sistema nao tem pretensão de impor a idéia de que as pessoas pertençam a diferentes raças, até pq isso de certa forma ja existe etc. Pode nao ter essa pretensão, mas qual o impacto gerado quando se usa uma linguagem racial em todo pais?
Porque a cota é pra negro e não pra pobre? Porque a cota é racial e não social? Os próprios movimentos que combatem a divisão da sociedade em raças, dividem a sociedade em raças quando lhes é conveniente: O menino favelado branco que mora no mesmo beco do favelado preto tem mais oportunidades do que seu vizinho preto por ser branco, por isso o favelado preto tem cota e o favelado branco não. Faz sentido! Onde está a lógica? "Mas tem muito mais preto que branco na favela!" Se há mais miserável preto do que miserável Branco, pela lógica, as cotas sociais irão beneficiar proporcionalmente mais pretos. "Mas a dívida histórica de escravidão de seus ancestrais..." Simples: Prove documentalmente que seu ancestral foi escravo, pois qualquer um pode ter ancestrais que foram escravos. Depois cobre primeiro da tribo africana que sequestrou e escravizou seu ancestral, e o vendeu para os traficantes de escravos.
Porque historicamente os NEGROS foram prejudicados ,e nao os brancos.Os brancos pobres também foram prejudicados no passado por serem pobres,mas os negros pobres foram prejudicados por serem negros e pobres,por isso para pobres temos os programas sociais e para negros pobres temos os programas sociais e as cotas.
Percebe-se com a introdução da apresentadora do debate , que ela desconhece o conceito de pardo ( nome horrível ) , onde se coloca o pardo como negro e, junto com os negros os colocam como maioria no Brasil .
Indenização histórica..é fazer com que pessoas de hoje sejam indenizadas por crimes cometidos por pessoas do passado. reparação histórica seria mandar todos negros como homens livres de volta para Africa. As pessoas querem indenizações... não reparações.
Grosseiramente falando... Daqui a pouco vão querer q países Africanos disputem a copa do Mundo com dois jogadores á mais em relação aos outros... obs: Sou pardo quase negro, não admito essa diferença de superioridade ou inferioridade por ambas as raças.
Essa mulher fala a verdade que ninguem quer ouvir. E conviniente manter o status quo e perpetuar a hipocrisia, para os que estao em vantagem. pecisamos de admitir que ha racismo no brasil e manter o dialogo e criar um pais mais justo pra todos. O brasil me da nojo por isso o deixei. Espero nunca mais ter que viver ai prefiro ser discriminado aqui nos EUA, pelo menos aqui posso chegar a algum lugar. Doi menos poque aqui nao e meu pais.
Um excelente debate. O dr. José Militão dá um show, é bem preparado intelectualmente e respeitoso em ouvir o posicionamento contrário. Senti a prof.ª Eliane da Conceição tentado se impor pela presença e atropelando o outro debatedor, mas isso não desqualifica seus argumentos. Ambos estão de parabéns, pois apontam as questões mais relevantes neste debate. Sou a favor das cotas raciais desde muito tempo, mas o dr. Militão está sempre a me ensinar neste tema.
Foi um dos melhores programas. E concordo com o advogado: o racismo só será superado quando o conceito de raça for abolido, seja do senso comum ou do debate acadêmico. PS: Andresa Boni tem que ser a apresentadora titular, ela é ótima!
Então, pra enfrentarmos o racismo devemos superar o conceito de raça ? Nossa raça humana ?
O comentário se refere a etnia.
Este homem é lucido e preparado enquanto a professora apenas decorou uma cartilha doutrinaria.
Nos melhores cursos sempre os primeiros colocados são os descendentes de japoneses.
Sou branco e sou pobre e também sou a favor das cotas , pois existe sim e muito racismo dentro de classes sociais e não apenas racismo entre classes sociais . É notório isso , basta prestar atenção , a maioria da população pobre não é negra e sim miscigenada , mas essa parte negra sofre sim racismo dentro da própria classe social (pela parte branca e miscigenada) e acaba levando desvantagem , o próprio pobre branco tem preconceito com o pobre negro , fazendo com que esse negro se afaste das escolas , tenha maior dificuldade pra arrumar emprego ( já que alem de pouco estudo , existe o " patrão branco" ) e consequentemente maior dificuldade ao acesso a faculdade , as cotas raciais dão a oportunidade da parte negra da população se reerguer , ter um futuro melhor e caminhar junto com a parte branca , que no caso não esta em desvantagem , pois existe cotas sociais também , retirar as cotas raciais não ira acabar com o preconceito e nem diminui-lo ! Cotas raciais não significa que será formado um negro sem capacidade e nem que um branco foi injustiçado , as oportunidades estão ai , basta querer .
+Alexsandro Almeida Dá uma lida nos comentários que fizeram depois do seu, e antes também. O brasileiro é racista, e prova clara ddisso são os comentários. Cotas raciais ainda serão necessárias por muitos anos, vide comentários totalmente ridículos.
Alexsandro Almeida o
Acho que vc tem razão. Eu tbem acreditava na tese das cotas sociais. Agora, vejo que o problema é mais complexo e é tbem econômico. Preto bem sucedido, articulado e com dinheiro tem muito mais possibilidades...
Boa a sugestão de ler todos os comentários: decorridos mais de 10 anos e milhares de exemplos reais, vale a pena rever as diversas opiniões e as verdades distintas!!!
Essa professora ficou o tempo todo interrompendo o advogado... A reporte deveria ter sido mais firme e controlar o tempo de cada um.
Cotas raciais em concurso público é uma grande injustiça.
Sou pardo e meus avós negros... Trabalho desde 11anos, mãe camelô e Pai porteiro, sempre estudei em colégio público. Fiz um concurso público e disputei vaga como não cotista, quase perdi minha vaga por ter feito isto, entraram 44 cotista na minha frente com nota 7,0 enquanto eu tirei 8,25. Sorte q abriram mais 180 vagas quase dois anos depois, foi qnd entrei... Isso é dizer q o negro é inferior ao branco. Quer preconceito pior?
Perfeito
@El-Rey Viriathus é isso aí! Cotas raciais são comodismo!
as cotas só vai funcionar quando for exigido comprovante de renda .-. devem reservar portas de entradas para os dois grupos de classe media , alta / classe baixa e média baixa . simplificando deve haver vagas igualitárias para quem tem baixa renda e para quem não tem .
JOAQUIM BARBOSA, negro, pobre aqui do interior de MG, teve 7 irmãos, pai pedreiro, mãe dona de casa, estudou sempre em escola pública, não havia cotas, ele formou segundo grau, passou pra direito em Federal, fez especialização em Direito do estado, fez mestrado e Pós Doutorado em Francês na Universidade de París, foi professor da PUC e da URJ,trabalhou na Embaixada brasileira na Finlândia, aprovado no concurso público para Procurador da República, estudou na Universidade de Colúmbia (USA) e Califórnia (USA) com trabalhos em inglês. Complementou estudos na Áustria e Alemanha, fala FLUENTEMENTE Inglês, Espanhol, Francês, ,Alemão, tem QI normal,... apenas dedicado e esforçado como deve ser PRECISOU DE COTAS? nnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnnão!
Isso msm!!
Então ele ñ precisou de cotas, assim como a maioria dos negros ñ precisam, podendo entrar pelo metodo tradicional. Mas pq acabar com as cotas então?
Eu sou negro, e n entraria p cotas pq antes de saber como ingressar num curso superior eu acreditava e tinha disposição de entrar pelo o metodo q todos entram. Posteriormente eu fiqei sabendo q as cotas existem e q eu poderia entrar por elas. Mas pq eu faria isso? Se eu ja tinha disposição lra entrar pela normal. Ou seja, sobra a vaga pra quem precisa, pobres, negros/índios. Assim como eu existe outros negros q pensam do msm jeito.
Ter cotas pra negros ñ significa q todos negros vão entrar somente por cotas. E qem entra por cota compete com outros, tem q tirar notas boas tbm.
deveria ter 2 pessoas pensam diferente e aumentar o tempo
Lendo alguns comentários percebo o quanto as pessoais são egocêntricas, quando acham que por ser negro e não sofrer racismo pode desvalidar as ações afirmativas, precisamos olhar além da nossa perspectiva, o racismo esta como somos vistos socialmente e não como me alto declaro, alguns abaixo podem não sofrer por não está em lugares considerados de previlegios, por ter a cor da pele mais clara, traços mais finos, ai entrar o conceito do colorismo, onde diz que quanto mais escuro for sua pele mais racismo você irá sofre, as cotas são necessárias pois o governo promoveu essa desigualdade e tem como dever de reparar, aconselho todos buscar livros como o lugar de fala - Djamila ribeiro
Debate daora, concordo mais com a professora, mas o advogado tem um bom ponto da discussão de raça humana ser só uma, só que vejo essa como uma discussão que só terá resultado daqui á muito tempo.
Debate salutar e importante para formação de opinião, parabéns!
Não se pode equilibrar uma balança desequilibrada colocando pesos equitativamente dos dois lados, principalmente se esse desequilíbrio tende a gerar mais desequilíbrio ainda.
Gente cotas raciais não foram feitas pra combater racismo.
Foram feitas pra promover equidade educacional por conta de uma construção sociológica ...
Não é sobre sua opinião pessoal sobre um negro (oq o racista acha é problema dele)
A questão é sobre reparo.
Esse cara é muito bom. Muito inteligente.
Concordo com o Dr. José Roberto 👏👏👏
Que ótimo que ainda exista cotas para negros e demais,mas não deveria ser assim, pois todos deveriam ter os mesmos direitos e deveria ser bem dividido todas as oportunidades
É triste saber que exista ainda esse tipo de preconceito ,e a exclusao social, quantos negros sofrem e o quanto deve fazer mal para eles se sentirem exclusos
Sim. Porque ter cotas nas universidades? Porque a pessoa que é negra, não pode entrar pelo próprio mérito dela?. Ela estudou pra entrar ali.
Atualmente, existem poucos negros pertencentes as classes, média e alta, se as cotas restringirem-se apenas a questões raciais, certamente, esse pequeno grupo de negros das classes mais favorecidas socialmente seriam favorecidos, mesmo não precisando, porque eles já possuem recursos para obtenção de uma educação melhor , uma vez que, no Brasil o ensino privado e mais eficiente que o público. O jovem negro, pobre, morador da periferia e que sempre estudou em escolas públicas teria que disputar essa vaga com um outro jovem negro, mas que estudou em escolas privadas e que já estaria em vantagem, devido a sua formação. Concordo com o advogado quando afirma que, as cotas devem ser sociais.
Acho que ficou claro que a professora Eliane é racista, e que apesar do professor tenta esclarecer seu ponto de vista mostrando que a raça negra só vai para de ser discriminado quando esse conceito de raça deixar de existir, ele acabou encontrando dificuldades pois a mediadora do debate Andresa Boni estava tendendo para o lado da ideia professora, fazendo perguntas como "quem mata o negros no Brasil" ou "quando haverá igualdade racial no Brasil", A igualdade racial nunca vai existir porque não existem raças.
Na teoria essa frase somos todos iguais e humanos e muito legal. Mas na prática isso não acontece. Qualquer sociedade além de ser hierarquizada, ainda é dividida por GRUPOS SOCIAIS. Homens e Mulheres, Negros e brancos, Ricos e Pobres, Heterossexuais e LGBT.
Esses grupos podem até interagir entre si, mas existe várias práticas e lei feitas pelos os grupos DOMINANTES (Homens, Brancos, Heterossexuais e Ricos) que vai lhes privilegiar de diversas formas e negar esses mesmos direitos civis e privilégios para outros. Então o problema é que nós vivemos em um SISTEMA CAPITALISTA que vai garantir direitos e privilégios a determinados grupos e irá negar isso as minorias. Então o preconceito e a desigualdade racial, social, sexual são devido a vários fatores históricos, sociais e políticos.
Você usou daquele ardil canalha de projetar sua pecha nos outros. E a professora que sofre racismo. E você, em sendo branco, ta livre dessa doença e ainda tem canalhice de imputar isso a quem sofre. Quer mais mau caratismo isso. O racista brasileiro ciente do privilégio ainda e perfido pra desumanizar e desqualificar o racismo
Sou da cor parda, mas mesmos si fosse branco amarelo vermelho ou negro, seria contra a lei de cotas. Vejo muita de gente que tem a cor branca e tem medo de falar sobre o tema achando que ela vai ser considerada racista se discorda, e ela sem saber ta sendo conivente com o racismo. muita gente interpreta que o racista é quem tem preconceito com negros, e esse é um conceito errado porque racista é quem defende a separação de "raças" independente da cor. E contra isso que muitas personalidades famosas como Martin Luther King Jr ou Nelson Mandela que lutou pra tirar essa ideia tanto de pessoas brancas como de negras.
Existe racismo em todos os setores sociais, a diferença é que os racistas de cor branca praticam um racismo mais velado por medo de uma lei que "favorece" mais pessoas de cor negra, e as pessoas de cor negra praticam um racismo mais escancarado.
Caso você veja ou seja vitima de um ato racista não si cale por medo, essa pratica só continua a existe por ignorância e conivência das pessoas.
Racismo é o maior sinônimo de burrice da sociedade contemporânea! diga não se você acredita nisso.
Não existe racismo reverso. Uma pessoa branca JAMAIS sofrerá racismo. Não confunda PRECONCEITO com RACISMO. Preconceito qualquer indivíduo ou grupo social pode sofrer. Agora o racismo é um sistema estrutural que garante direitos e privilégios para um determinado grupo. E nega esses mesmos direitos para pessoas de cor. Um negro não tem nenhum poder institucional de oprimir uma pessoa branca. O carro da polícia não para pessoas brancas, o segurança do shopping não segue o cara branco, o cara branco não é confundido com um bandido e etc.
racismo não tem nada a ver com negros, seu burro. E sim com cores. Os negros não sofreram 1/4 dos asiáticos e eu não vejo eles pedindo cotas
Vejo que os dois estão usando seus viés histórico e defendendo apartir de um "prisma"de percepção e crença.
As cotas raciais não são a solução, e sim politica sérias para os mais pobres independente da cor, óbvio que os negros sofrem mais com isso, mas não são os únicos pobres de um mode geral sofrem com isso devemos lutar contra a desigualdade entre todos os grupos étnicos e não apenas a um em especial.
A caríssima professora mostrou-se pouco preparada, com um discurso pronto, cheio de jargões e cliches, além de ter uma necessidade absurda de se olhar no vídeo o tempo todo ( é que narciso acha feio o que não é espelho). Preconceituosa. Fraca de argumentos. Ele foi bem coerente.
COTAS RACIAIS DO PONTO DE VISTA LÓGICO E RACIONAL.
Lógica: Então se tem mais pretos vivendo na pobreza, aqueles brancos (vulneráveis) que vivem na mesma pobreza não devem ser assistidos pelos mesmos benefícios do preto que vive nas mesmas condições? Mas o preto rico e de classe média alta (sim, eles existem) pode ter acesso aos benefícios em detrimento ao branco vulnerável, é isso?
Mas, vamos abranger a lógica de outro ângulo: Sendo a maioria da camada pobre/miseravel/vulnerável de gente preta, as cotas sendo sociais abrangeriam majoritariamente os pretos que nessa classe social se encontram. Ou seja; se para cada 10 indivíduos em situação vulnerável no país, 7 (sete) são pretos e 3 (três) são brancos, as cotas sociais dariam OPORTUNIDADE para 70% dos pretos e 30% de brancos. Isso é lógica racional.
De nenhum ponto de vista que se olhe há embasamento lógico e relacional para ser a favor de cotas pela cor da pele.
As cotas servem para partidos e políticos populistas angariarem dividendos eleitoreiros.
O cara falou que não é coerente 95% das pessoas não serem racistas, mas conhecerem alguém racista. É claro que é possível. Se você conhecer em média 100 pessoas, 5 dessas serão racistas. Portanto, basta conhecer apenas 20 pessoas para conhecer, em média, algum racista entre elas.
Vc esqueceu que ele disse que 90% das pessoas conhecem pessoas racistas e não 5% como vc disse!
concordo com o advogado, com a segregação haverá mais discriminação. as cotas deveriam ser implantadas a partir da perspectiva econômica e não racial, se a maioria da população negra é pobre então ela será beneficiada, mas também os brancos e pardos pobres poderão desfrutar desse auxilio. A desculpa de que os negros sofreram com a escravidão e por isso merecem essas cotas, é uma visão ultrapassada e errática, basta lembrar que o nosso país é miscigenado, ou seja, todos nós temos algum parentesco com os negros e temos os mesmos direitos e os auxílios que deveriam ser proporcionados pelo governo deveriam estar de acordo com as deficiências da população, e ser negro não é um deficiência, é só a cor de pele
Vocês são muito hipócritas.
Cotas criariam mais discriminação, então sem eles diminuem ? haushaushua mas já não tem e olha a situação que vivemos.
Querida, cotas são cotas sejam elas raciais, economia, deficiência ou de gênero.
Todo país é miscigenado já que não existe raça pura.
As cotas são para Negros e Indígenas.
Foram os negros que foram escravizados e não pardos, brancos ou amarelos.
COTAS RACIAIS DO PONTO DE VISTA LÓGICO E RACIONAL.
Lógica: Então se tem mais pretos vivendo na pobreza, aqueles brancos (vulneráveis) que vivem na mesma pobreza não devem ser assistidos pelos mesmos benefícios do preto que vive nas mesmas condições? Mas o preto rico e de classe média alta (sim, eles existem) pode ter acesso aos benefícios em detrimento ao branco vulnerável, é isso?
Mas, vamos abranger a lógica de outro ângulo: Sendo a maioria da camada pobre/miseravel/vulnerável de gente preta, as cotas sendo sociais abrangeriam majoritariamente os pretos que nessa classe social se encontram. Ou seja; se para cada 10 indivíduos em situação vulnerável no país, 7 (sete) são pretos e 3 (três) são brancos, as cotas sociais dariam OPORTUNIDADE para 70% dos pretos e 30% de brancos. Isso é lógica racional.
De nenhum ponto de vista que se olhe há embasamento lógico e relacional para ser a favor de cotas pela cor da pele.
As cotas servem para partidos e políticos populistas angariarem dividendos eleitoreiros.
Vitor Procópio
Toda cota é social porque 'quem é diferente de você não é alienígena'.
Quem aprovou o sistema de cotas (Brasilo e estadunidense) foi a suprema corte.
Os brancos vuneraveis, tambem, são assistidos já que a pobreza é um problema tão profundo como o racismo ou machismo.
Poderíamos falar também sobre a delegacia dá mulher, o estatuto do idoso ou o da crianca?
Sem falar na ausência de direito de família pro gay ou o fato dos mesmo não poderem doar sangue?!
Nusss, eu sei que o assunto é sério, que a professora é gabaritada e tal, mas com uma deusa de ébano dessas, nem conseguí prestar atenção no debate!!
o maior preconceito é quando o colega pede um lápis cor "cor de pele'' kkk que é a cor de pele de uma pessoa branca
Não precisa responder :
Se vc pudesse escolher , sabendo e vendo tudo que acontece no dia a dia no Brasil e no mundo , vc seria branco ou negro ?
mó brisa!! os caras brigam como loucos
Cotas raciais nas universidades, isso sim é preconceito. Ter um número limite de negros dentro de uma universidade. Uma pessoa entra em uma universidade por mérito dela, ninguém pode barrar ela de entrar em uma universidade só porque já atingiu uma cota limite de negros ali. ela estudou entt ela pode muito bem chegar aonde ela quiser, porque não pode ter mais negros do que brancos em uma universidade?. Cada um tem que entrar pelo mérito próprio sem ver se é negro, branco ou pardo sla.
Gente essa essa professora não sabe ouvir. Eu totalmente contra as cotas.
A cota tem que ser proporcional a necessidade de cada um e não de acordo com a droga da cor da pele de alguns..!!!! Ta muito difícil de entender!!???
Leonardo Costa tá difícil de entender sim, se vc contextualizar seu comentário talvez fique mais fácil de entender ...
Porque a cota é pra negro e não pra pobre?
Porque a cota é racial e não social?
Os próprios movimentos que combatem a divisão da sociedade em raças, dividem a sociedade em raças quando lhes é conveniente:
O menino favelado branco que mora no mesmo beco do favelado preto tem mais oportunidades do que seu vizinho preto por ser branco, por isso o favelado preto tem cota e o favelado branco não. Faz sentido! Onde está a lógica?
"Mas tem muito mais preto que branco na favela!"
Se há mais miserável preto do que miserável Branco, pela lógica, as cotas sociais irão beneficiar proporcionalmente mais pretos.
"Mas a dívida histórica de escravidão de seus ancestrais..."
Simples: Prove documentalmente que seu ancestral foi escravo, pois qualquer um pode ter ancestrais que foram escravos. Depois cobre primeiro da tribo africana que sequestrou e escravizou seu ancestral, e o vendeu para os traficantes de escravos.
PERFEITOOOOO
Gostaria vcs fossem em sala de aula da rede pública que tem bons profissionais e perguntem como é o comprometimento dos pais e desses alunos que hoje é a favor de cotas
Eles até espancam e molham
Seus educadores
Para: Prem Sarup Sharma
Pq ele falou o que vc quis ouvir?
Negros no Brasil estão duplamente em desigualdade, por serem negros e por serem pobres, ser negro já sendo pobre é um agravante social em praticamente todos os indicadores sociais, cotas sociais simplesmente não seriam capazes de promover a inclusão desses mais vulneráveis, por isso cotas raciais foram propostas, para que se ampliasse a cobertura de inclusão de todos os pobres, negros e brancos, em situação menos ou mais crítica socialmente falando.
Realmente, a superioridade intelectual do convidado é óbvia! A mocinha deveria escutá-lo atentamente!! Ele tem muito a contribuir!!
Racistas ou Racialistas? Escolham um deles e fale sobre cada um.
Em muitos debates que vejo, os defensores de cotas raciais parecem equivocadamente igualar NEGROS e POBRES. Poderiam rever esse argumento até pra que se melhore a qualidade dos debates.
Mas entao q sejam fieis a realidade do pais pq caso contrario fica parecendo um artificio usado no discurso pra que se foque no problema enfrentado somente por negros. Tb ja ouvi alguns defensores de cotas raciais dizerem que o sistema nao tem pretensão de impor a idéia de que as pessoas pertençam a diferentes raças, até pq isso de certa forma ja existe etc. Pode nao ter essa pretensão, mas qual o impacto gerado quando se usa uma linguagem racial em todo pais?
Porque a cota é pra negro e não pra pobre?
Porque a cota é racial e não social?
Os próprios movimentos que combatem a divisão da sociedade em raças, dividem a sociedade em raças quando lhes é conveniente:
O menino favelado branco que mora no mesmo beco do favelado preto tem mais oportunidades do que seu vizinho preto por ser branco, por isso o favelado preto tem cota e o favelado branco não. Faz sentido! Onde está a lógica?
"Mas tem muito mais preto que branco na favela!"
Se há mais miserável preto do que miserável Branco, pela lógica, as cotas sociais irão beneficiar proporcionalmente mais pretos.
"Mas a dívida histórica de escravidão de seus ancestrais..."
Simples: Prove documentalmente que seu ancestral foi escravo, pois qualquer um pode ter ancestrais que foram escravos. Depois cobre primeiro da tribo africana que sequestrou e escravizou seu ancestral, e o vendeu para os traficantes de escravos.
Porque historicamente os NEGROS foram prejudicados ,e nao os brancos.Os brancos pobres também foram prejudicados no passado por serem pobres,mas os negros pobres foram prejudicados por serem negros e pobres,por isso para pobres temos os programas sociais e para negros pobres temos os programas sociais e as cotas.
Que mulher mais despreparada. Além de não saber ouvir quando o outro convidado fala, fica o tempo inteiro se admirando...
Percebe-se com a introdução da apresentadora do debate , que ela desconhece o conceito de pardo ( nome horrível ) , onde se coloca o pardo como negro e, junto com os negros os colocam como maioria no Brasil .
Indenização histórica..é fazer com que pessoas de hoje sejam indenizadas por crimes cometidos por pessoas do passado.
reparação histórica seria mandar todos negros como homens livres de volta para Africa.
As pessoas querem indenizações... não reparações.
José R. F. Militão oferece luz para que se enxergue a questão racial no Brasil com mais sensatez.
Aff Militão melhores, saia do raso, pfr!!!!
O governo deve investir no melhora/estímulo à educação e melhor distribuição de renda, e não nessa baboseira de cotas
Maioria negra??? Que mentira!!!
Concordo desde que tenha cotas para pilotos de Boeing
Já que deve ser pela cor e não pela capacidade
Que surra este senhor deu nesta jovem senhorita.
Linda negra deve livrar-se de todo este ranço preconceituoso.
Grosseiramente falando... Daqui a pouco vão querer q países Africanos disputem a copa do Mundo com dois jogadores á mais em relação aos outros... obs: Sou pardo quase negro, não admito essa diferença de superioridade ou inferioridade por ambas as raças.
Pardo não e branco nem negro
Essa mulher fala a verdade que ninguem quer ouvir. E conviniente manter o status quo e perpetuar a hipocrisia, para os que estao em vantagem. pecisamos de admitir que ha racismo no brasil e manter o dialogo e criar um pais mais justo pra todos. O brasil me da nojo por isso o deixei. Espero nunca mais ter que viver ai prefiro ser discriminado aqui nos EUA, pelo menos aqui posso chegar a algum lugar. Doi menos poque aqui nao e meu pais.
Sou um grande fã de Militão! Jogou duro!
mulher extremamente racista.
Ela não é professora e muito menos estudiosa da história.
Brasil, país racista!
esse cara é louco
22:10 e 23:08.