Opa valeu pelo comentário. Na verdade eu mesmo não tenho um portfólio, usei alguns datasets pra estudar mas nunca cheguei a de fato estruturar um. É algo que pretendo fazer e gravar. Obrigado pela ideia.
Fala Vinicius, beleza? Minha dúvida é O QUE análisar dentro de uma base de dados? Há alguma orientação? Porque eu pego um base de dados e fico confuso de exatamente quais perguntas responder, sabe?
Carlos, Esse é um desafio que todos enfrentamos. O que você precisa fazer é entender o que você quer responder com aqueles dados. Quer mostrar se a venda cresceu ou caiu, se o preço da casa sobe beseado na região e tamanho de área... As perguntas são o que movem a análise. Você deve fazer a análise exploratório para saber o que existe na base de dados mas o objetivo é sempre responder a pergunta. Se jogar um barco na água sem saber pra onde vai, tu tem um oceano pra navegar pro resto da vida. Já se tiver um norte fica mais fácil identificar se está se perdendo ou se está no caminho. Abração e obrigado pela pergunta. Espero ter respondido.
@@ViniciusRaphael Entend, obrigado pela resposta. O que me deixa sem norte é justamente eu não saber o que responder. Sinto falta de orientações que me falem assim: Com base nesses dados, quero que você análise quais impactos determinada variável implica sobre essa outra variável, sabe? Nas empresas isso deve ocorrer sempre, mas fora delas eu realmente não sei o que analisar, sinto falta de uma indagação para que eu possa ao menos iniciar uma análise.
@@cafonso_ Entendi. Faz sentido tua pergunta. Uma pessoa de nível júnior é alguém com essas caraterísticas, que precisa de um guia para saber o que procurar. No trabalho de fato você vai ter alguém que te indique o que olhar. Depois com a experiência você vai começando a ter uma noção e conforme avança passa a ter autonomia. Se quiser me manda mensagem e podemos conversar sobre alguma base, dai eu te ajudo com possíveis perguntas a serem feitos e você faz teu portfólio a partir disso.
O bom da UCI é que muitos dados já estão tratados, então o tempo gasto com o tratamento é menor, o que permite focar mais na análise em si. Eu que agradeço pelo comentário.
Boa noite, qual curso voce me indica fazer para eu conseguir entrar no mercado de analise de dados? tive pesquisando, porem nao sei qual fazer, achei uns que ensinal excell, python, sql e tudo mais em curso, vale apena?
Oi Robert, não existe uma fórmula mágica e de fato tem muito curso disponível no mercado. Te recomendo aprender SQL e depois Python. Nessa ordem é a mais confortável de aprender. Caso você queira fazer de graça tem muito conteúdo no RUclips, recomendo começar por eles e comprar algum curso quando sentir que precisa se aprofundar. Como alguém que trabalha com isso posso confirmar que até hoje a minha fonte de consulta mais usadas são stack overflow, chatgpt e youtube.
@@robertfaiao6762 Excel facilita o dia a dia de trabalho mas dependendo da empresa possivelmente você nem vai usar. Recomendo saber o intermediário pra ter autonomia.
Muito obrigado pelo canal e pela sinceridade nos videos. É dificil achar alguem que não queira te vender curso hoje em dia. Quão importante é ter certificados de cursos nas habilidades e tecnologias dos cientistas/analistas de dados? Sabe se há diferença na perspectiva de quem contrata?
Oi Samuel, Certificações ajudam mas não são essenciais. Elas servem para dar uma visibilidade em redes sociais e mostrar o quanto a pessoa está se atualizando. Na perspectiva de contratação a experiência é o que tem maior peso. Além disso o portfólio ajuda a enxergarem seu trabalho. Colocaria esses 2 pontos como mais importantes. E obrigado demais pelo teu comentário.
Muito bom o vídeo, Vinícius, parabéns! Estou querendo começar a formação em Análise de Dados pela Data Sciency Academy, o curso contempla SQL, Phyton e Power Bi nessa sequência, também oferece diversos cursos extras que incluem Machine Learning e Excel avançado com VBA, entre outros cursos extras. Além disso, durante o curso tem a criação de 10 projetos que podem ser usados para uso em portfólio próprio. Você acha que é uma boa pra começar? Sou Engenheiro Civil de formação.
Oi Lucas, apesar de eu não saber sobre qual curso você está se referindo pelo escopo que você passou parece sim que ele atende todas as habilidades necessárias pra se tornar um analista de dados. Se quiser compartilha o link dele que dou uma olhada.
Boa Maurício, Que ótimo que está estudando esses temas, acho que vão enriquecer profissionalmente mesmo as pessoas que não pensem em migrar. Mas já que pretende, melhor ainda. Muito boa sorte no processo e conte comigo se eu puder ajudar em algo. Abração
Olá Vinícios, cara estou estudando a uns 2 meses para me torna uma analista de dados e futuramente um cientista de dados. Estou com um certo frio na barriga, por que não tenho ensino superior, queria uma opinião de um profissional, você acha que tenho chance de conseguir alguma vaga?
Luis, Minha dica pra tua vida é, vá atrás do seu ensino superior. Independente de qual área você vai seguir, o risco de não ter um diploma te coloca numa margem que para se recolocar no mercado se torna muito complicado. Não te digo que é impossível conseguir a vaga mas as chances diminuem. Hoje em dia existem faculdades EAD que você paga 100 reais por mês, com isso já se abrem portas para conseguir um estágio. Com o estágio você abre novas portas por passar a ter experiência. Isso vira uma bola de neve. Não vai garantir sucesso mas vai minimizar o risco. Abração
Pessoal, é recomendável estudar banco de dados e Python ao mesmo tempo, ou é melhor estudar e aprender um e depois partir para ou outro ? Estava pensando em dividir minha hora entre esses dois cursos...
Neivison, Estudar banco de dados e consulta a banco de dados são coisas diferentes. Estudar banco de dados envolve a estrutura, custos e performance (pessoal de engenharia de dados e TI é quem domina essa parte) Se você quer trabalhar com análise te recomendo SQL (linguagem de consulta a banco de dados) e Python em seguida. Caso você tenha tempo e foco no aprendizado vale estudar os 2 juntos, maaas se tiver que começar por algum, SQL vai ser um caminho mais rápido.
Vinícius muito obrigado pelo conteúdo, estou fazendo faculdade e suas dicas vem me auxiliando bastante no estudo gostaria de tirar algumas dúvidas como está seu nome no LinkedIn?
Canal mto bom! muito útil.
Muito obrigado pelo comentário.
bom demais irmão, parabens!!!
Muito obrigado pelo comentário
Muito obrigada!
Muito obrigado a você pelo comentário Ângela.
Muito bom Vini!
Valeu Lucas =D
irmão parabéns pelo conteúdo
Obrigado demais pelo comentário Fabio
👏🏻👏🏻
Cara, muito obrigado pelo conteúdo! Tá ajudando muito! E tu é super carismático hahaha valeuuu
Fico feliz demais em ajudar. Obrigado mesmo por comentar Marcos e pelo elogio =D.
Muito obrigado Vinícius! Ótimo conteúdo como sempre!
Muito obrigado pelo seu comentário Rodolfo. De verdade.
Poderia dar dicas de como montar seu portfólio e boas práticas para se fazer com ele, isso ajudaria bastante,
Opa valeu pelo comentário.
Na verdade eu mesmo não tenho um portfólio, usei alguns datasets pra estudar mas nunca cheguei a de fato estruturar um.
É algo que pretendo fazer e gravar.
Obrigado pela ideia.
Faz um vídeo ensinando a fazer um portifólio!
Vou fazer sim Tomás. Obrigado pela ideia.
Up
Fala Vinicius, beleza? Minha dúvida é O QUE análisar dentro de uma base de dados?
Há alguma orientação? Porque eu pego um base de dados e fico confuso de exatamente quais perguntas responder, sabe?
Carlos,
Esse é um desafio que todos enfrentamos. O que você precisa fazer é entender o que você quer responder com aqueles dados. Quer mostrar se a venda cresceu ou caiu, se o preço da casa sobe beseado na região e tamanho de área...
As perguntas são o que movem a análise. Você deve fazer a análise exploratório para saber o que existe na base de dados mas o objetivo é sempre responder a pergunta.
Se jogar um barco na água sem saber pra onde vai, tu tem um oceano pra navegar pro resto da vida. Já se tiver um norte fica mais fácil identificar se está se perdendo ou se está no caminho.
Abração e obrigado pela pergunta. Espero ter respondido.
@@ViniciusRaphael Entend, obrigado pela resposta.
O que me deixa sem norte é justamente eu não saber o que responder. Sinto falta de orientações que me falem assim:
Com base nesses dados, quero que você análise quais impactos determinada variável implica sobre essa outra variável, sabe?
Nas empresas isso deve ocorrer sempre, mas fora delas eu realmente não sei o que analisar, sinto falta de uma indagação para que eu possa ao menos iniciar uma análise.
@@cafonso_ Entendi. Faz sentido tua pergunta. Uma pessoa de nível júnior é alguém com essas caraterísticas, que precisa de um guia para saber o que procurar.
No trabalho de fato você vai ter alguém que te indique o que olhar. Depois com a experiência você vai começando a ter uma noção e conforme avança passa a ter autonomia.
Se quiser me manda mensagem e podemos conversar sobre alguma base, dai eu te ajudo com possíveis perguntas a serem feitos e você faz teu portfólio a partir disso.
Queria saber como começar, qual curso vc iníciou?
Eu comecei por SQL, depois Python.
Massa! poderia fazer um vídeo na pratica. saber como funciona o dia a dia de um analista.
Sim sim, está no radar.
Obrigadasso pela ideia.
O kaggle realmente é uma super "mão na roda". O outro eu nunca entrei, vou dar olhadinha. Obrigada 🙏🏼
O bom da UCI é que muitos dados já estão tratados, então o tempo gasto com o tratamento é menor, o que permite focar mais na análise em si.
Eu que agradeço pelo comentário.
Boa noite, qual curso voce me indica fazer para eu conseguir entrar no mercado de analise de dados? tive pesquisando, porem nao sei qual fazer, achei uns que ensinal excell, python, sql e tudo mais em curso, vale apena?
Oi Robert, não existe uma fórmula mágica e de fato tem muito curso disponível no mercado.
Te recomendo aprender SQL e depois Python. Nessa ordem é a mais confortável de aprender.
Caso você queira fazer de graça tem muito conteúdo no RUclips, recomendo começar por eles e comprar algum curso quando sentir que precisa se aprofundar. Como alguém que trabalha com isso posso confirmar que até hoje a minha fonte de consulta mais usadas são stack overflow, chatgpt e youtube.
Opa, obrigado pela resposta meu amigo, vou fazer isso então, acha necessário ser expert no Excel? Inglês vou comecei hoje!
@@robertfaiao6762 Excel facilita o dia a dia de trabalho mas dependendo da empresa possivelmente você nem vai usar.
Recomendo saber o intermediário pra ter autonomia.
Vou fazer os cursos grátis que vc disse em outro vídeo, e começar a procurar alguma coisas na área!
Muito obrigado pelo canal e pela sinceridade nos videos. É dificil achar alguem que não queira te vender curso hoje em dia. Quão importante é ter certificados de cursos nas habilidades e tecnologias dos cientistas/analistas de dados? Sabe se há diferença na perspectiva de quem contrata?
Oi Samuel,
Certificações ajudam mas não são essenciais. Elas servem para dar uma visibilidade em redes sociais e mostrar o quanto a pessoa está se atualizando.
Na perspectiva de contratação a experiência é o que tem maior peso. Além disso o portfólio ajuda a enxergarem seu trabalho.
Colocaria esses 2 pontos como mais importantes.
E obrigado demais pelo teu comentário.
@@ViniciusRaphael Muito obrigado por tudo que tem feito! Sucesso, cara!
Muito bom o vídeo, Vinícius, parabéns! Estou querendo começar a formação em Análise de Dados pela Data Sciency Academy, o curso contempla SQL, Phyton e Power Bi nessa sequência, também oferece diversos cursos extras que incluem Machine Learning e Excel avançado com VBA, entre outros cursos extras. Além disso, durante o curso tem a criação de 10 projetos que podem ser usados para uso em portfólio próprio. Você acha que é uma boa pra começar? Sou Engenheiro Civil de formação.
Oi Lucas, apesar de eu não saber sobre qual curso você está se referindo pelo escopo que você passou parece sim que ele atende todas as habilidades necessárias pra se tornar um analista de dados.
Se quiser compartilha o link dele que dou uma olhada.
boa!! to curtindo bastante os conteúdos manin!
Estou iniciando uma migração, estou na fase de estudos ainda mas estamos firmes
Sucesso!
Boa Maurício,
Que ótimo que está estudando esses temas, acho que vão enriquecer profissionalmente mesmo as pessoas que não pensem em migrar. Mas já que pretende, melhor ainda.
Muito boa sorte no processo e conte comigo se eu puder ajudar em algo.
Abração
Olá, tudo bem?
Conseguiu ingressar na área?
Olá Vinícios, cara estou estudando a uns 2 meses para me torna uma analista de dados e futuramente um cientista de dados.
Estou com um certo frio na barriga, por que não tenho ensino superior, queria uma opinião de um profissional, você acha que tenho chance de conseguir alguma vaga?
Já estudei o curso de estatística que você mencionou e o de SQL SERVE, tenho conhecimento em Power Bi vou para a linguagem Python .
Luis,
Minha dica pra tua vida é, vá atrás do seu ensino superior. Independente de qual área você vai seguir, o risco de não ter um diploma te coloca numa margem que para se recolocar no mercado se torna muito complicado.
Não te digo que é impossível conseguir a vaga mas as chances diminuem.
Hoje em dia existem faculdades EAD que você paga 100 reais por mês, com isso já se abrem portas para conseguir um estágio. Com o estágio você abre novas portas por passar a ter experiência. Isso vira uma bola de neve. Não vai garantir sucesso mas vai minimizar o risco.
Abração
@@ViniciusRaphael obrigado, nem tenho palavras!!
Pessoal, é recomendável estudar banco de dados e Python ao mesmo tempo, ou é melhor estudar e aprender um e depois partir para ou outro ?
Estava pensando em dividir minha hora entre esses dois cursos...
Neivison,
Estudar banco de dados e consulta a banco de dados são coisas diferentes. Estudar banco de dados envolve a estrutura, custos e performance (pessoal de engenharia de dados e TI é quem domina essa parte)
Se você quer trabalhar com análise te recomendo SQL (linguagem de consulta a banco de dados) e Python em seguida.
Caso você tenha tempo e foco no aprendizado vale estudar os 2 juntos, maaas se tiver que começar por algum, SQL vai ser um caminho mais rápido.
Vinícius muito obrigado pelo conteúdo, estou fazendo faculdade e suas dicas vem me auxiliando bastante no estudo gostaria de tirar algumas dúvidas como está seu nome no LinkedIn?
Muito obrigado a você pelo comentário. Fico feliz em ajudar.
www.linkedin.com/in/vinicius-sousa1/