Ah prof. Pra quem tá acostumado com seus vídeos de 2 horas vc bem que poderia fazer um "pergunte ao ateu" respondendo a pelo menos 5 perguntas... Quem apoia? #pergunteaoateu
O Pirula original sempre fez vídeos de 20 e tantos minutos O negócio é que o pirula estourou quando vídeo do youtube tinha 4-8minutos, e ele fazia com uns 25 (que virou unidade de tempo, conhecida como "pirula") Hj em dia ta cheio de podcast com 5horas
Apoiar eu apoio, mas como o próprio Pirula disse, ele usa esses vídeos para dar continuidade no canal, então fazer com que continue sendo poucos minutos e tenham sempre perguntas pra se responder é o mais viável pra que o canal continue e a série também. Infelizmente isso pede um pouco mais da nossa compreensão.
Eu sempre fui ateia, até onde eu sei... Lembro que com uns 8 ou 9 anos, eu falei para a minha mãe que "não acreditava em Deus e que preferia a ciência", ela sendo católica praticante, me repreendeu e me colocou na catequese. Durante esse tempo eu fiz primeira comunhão, estudei a biblia, participei da igreja... E todo o momento eu tentava acreditar e entender o que fazia as pessoas acreditar em Deus, mas nunca consegui. Quando fiquei mais velha, uns 15 ou 16 anos, eu deixei de vez de ir para a igreja e assumi meu ateísmo. Eu nunca consegui acreditar em Deus e divindades, por mais que eu tentasse, não consigo ver lógica na existência disso.
@Vanessa o motivo pela qual as pessoas acreditam numa religião está ligado onde a pessoa nasce, se for na Arábia Saudita o "verdadeiro" deus e profeta são Alah e Maomé, se for em Israel ainda esperam o "verdadeiro" Messias, se for no Brasil, o "verdadeiro" é Jesus Cristo, então você percebe que as crenças são inseridas por influência do meio onde o indivíduo vive, e não porque de fato tem coerência.
Você sempre esteve certa, parabéns 👏👏👏. Eu também tive dificuldade em acreditar em deus e afins ; também tive que "cumprir" com as praces católicas de catequizaçã,que ao meu ver são "demonizadoras". A cada dia que passa eu me convenço mais de que deus é uma invenção humana!
Achei perfeito. Pra mim, ser ateu não é uma escolha, é uma conclusão. Diria mais, seria um processo. Como quase todos, nasci e fui inserido em uma religião, no meu caso era católico. Acreditei durante muito tempo, como costumo dizer, por inércia - ou seja, só permaneci no movimento - até que comecei com os questionamentos e reflexões. No princípio é dolorido mesmo, me achava um "homem de pouca fé" e me sentia mal por isso. Como tanta gente tem atitudes impressionantes em nome de uma fé, e eu não conseguia sentir nada? Mas, ao longo do processo fui aceitando que as crenças das religiões não faziam o menor sentido pra mim e que eu realmente não "precisava" acreditar em algo, como a maioria diz. Só após aceitar meu ateísmo é que fiquei realmente em paz!!! Gostei muito do vídeo!!!
É interessante, que eu cresci numa família de ateus e agnósticos e senti a necessidade de ir pro cristianismo, justamente porque não aguentava a dor existencial, mesmo tentando viver com ela a vida inteira. No fim, faz 10 anos que sou mais feliz do que nunca, e respeito a escolha de cada um.
@siga a batida Ex cristão existe. E há muitos. Agora EX ATEU é dificílimo, diria quase impossível. Alguns destes EX ATEUS dizem e alegam que sofreram uma experiência sobrenatural, paranormal ou sei lá o qué. O fato é que isto não passa de truques da mente. O cérebro prega peças.
@@raulortiz7384 sim sim, a experiencia deles é totalmente irrelevante e descartavel né? Mesmo eles sentindo e passando por aquilo e voce sem nenhum aparato ou dados pra dizer se foi um fenomeno da mente ou fenomeno externo voce ainda afirma que foi a mente dele. Quando você não sabe de algo é melhor assumir ignorancia do que ser prepotente e afirmar sobre um evento que sequer participou. Eu era ateu e passei por experiencias indescritíveis, mas sua teoria que ta certa....
Sou ex-crente. Minha mãe me levava pra igreja desde que eu era um bebê. Em julho de 2010, com 23 anos, e após alguns anos de dúvidas e questionamentos sobre a minha crença, entreguei minha carteira de membro na igreja em que eu congregava (Assembleia de Deus). De lá pra cá, meu ateísmo não diminuiu, apenas ficou menos ostensivo. Minhas influências no início do meu ateísmo foram: Pirulla, Yuri Grecco, Bernardo (Be Matemática), George Carlin, Bill Maher, entre outros.
Caraca. Tb tenho um histórico de 23 anos dentro da cultura evangélica. Hoje tenho 32 anos e nao tenho menor vontade de voltar, acreditar ou visitar um lugar desses.
Minha influência no ateísmo foi a própria bíblia. Após ler a bíblia de maneira livre e autônoma, sem interferência alheia, concluí que os textos que nela contém são 100% metafóricos. Nada é de interpretação literal na bíblia.
Interessante. Eu cresci num ambiente cristão (igreja católica), fiz curso de catequese. Minha mãe me ensinou a rezar. Aprendi toda a cartelinha, e em nenhum momento acreditei em nada daquilo. Orações sempre me pareceram coisas vazias e sem sentido, conversar com Deus me fazia sentir louca, no auge dos meus 7 anos de idade. Nunca consegui acreditar nesse Deus das religiões cristãs, hoje entendo e agradeço quando me dizem que fazem orações ou "Deus te abençoe", mas nunca consegui responder de volta, porque não acredito naquilo que estou dizendo e me parece vazio e errado querer usar a fé dos outros dessa forma. Me lembro de pensar e me sentir assim, desde criança. Não fui batizada, e eu sempre fugi disso pelas razões anteriores. Envolve compromisso com a fé, eu sou autista nível 1 e fazer promessas que eu sei que jamais irei cumprir me trazem um peso grande demais para carregar. Hoje entendo que minha negação na juventude era toda relativa a isso: uma responsabilidade que não tenho como cumprir.
Sou cristão professo, praticante, católico, mas gosto desse Pirulla aí. Muitas coisas discordo dele, a começar obviamente pelo seu ateísmo, mas acho-o muito inteligente, possui ótimas informações e já aprendi coisas com o cara. Sem falar que o cara é engraçado também. Vlw.
#PergunteAoAteu #pergunteaoateu Oi Pirulla, desculpa interromper sua leitura kkkk Queria te agradecer. Seus vídeos foram muito importantes pra mim. Minha mãe foi internada por depressão (tentativa de suicídio). Seus vídeos serviram pra mim como um conforto, desde pequeno fui criado por ela para amar o conhecimento, além disso nunca fomos muito religiosos, passamos por muitas vertences, religiões diferentes. Isso me abalou muito, não tinha raiva de Deus, não acreditava nele, desde sempre na real, mas aos 15 anos os seus vídeos me deram um norte, me trouxeram para a ciência de forma mais intensa e me clareou muitas dúvidas. A partir da relfexão concluí que Deus não precisava e mais provavelmente não existia, além de que se ele existe aos molde que me foram apresentados ele era incongruente. Obrigado, seus vídeos de alguma forma salvaram minha vida, mudaram minha trajetória de vida. Espero que essa mensagem possa melhorar um pouco seu dia, precisava te agradecer.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA.
Eu era cristão fervoroso desde criança, só acordei depois de 21 anos. Tive amigos que saíram também, mas a maioria que sai da igreja, mantém uma certa crença. Minha esposa é uma dessas pessoas, e tudo bem. A crença e não crença, é algo extremamente pessoal. Meu irmão mesmo, largou o protestantismo pra ir pra católica, eu tudo certo.
Pirula, a sua regra de responder só as perguntas do último vídeo serve a uma finalidade: vc não ter de voltar ad eternum pra achar perguntas boas. Ou seja, é uma proteção à sua sanidade mental, não uma restrição ao que vc quer. Se vc lembra de cabeça uma pergunta e acha ela boa, usa. A regra de se proteger ainda está respeitada.
@@vanderval_jr sim, verdade. Só que como são perguntas bem específicas, que ele lembra de cabeça, não teria problema tbm para o engajamento. Ele montaria um vídeo com várias perguntas do último, e aquela que ele quer usar.
O RESPEITO É O QUE NUNCA DEVE FALTAR :D Eu amo esse canal porque ele me faz perceber a diferença gigante que existe entre os humanos, eu mesmo fui criado em um lar sem religião e que tendia para o ateísmo, sendo meu pai e minha mãe cientistas de profissão biologo e quimica) q, porém por volta dos 16 anos eu passei a frequentar uma igreja com uma ex namorada, e dali eu só decidi continuar indo mesmo após o termino. De inicio era pelo ambiente legal e as pessoas, reuniões e tudo mais, mas com o passar de 1 ano mais ou menos eu só conclui de forma lógica que fazia sentido eu acreditar que Deus era um ser existente, porque eu me sentia muito melhor concluindo isso na minha vida. Por isso eu acho super legal ver que para o outro lado é a mesma coisa, a pessoa conclui de forma lógica que Deus não existe, algo que eu nunca tinha parado pra pensar! Ps: Lembrando aos amigos religiosos que respeitar quem não acredita em Deus é REGRA, sempre bom lembrar que a biblia é clara ao dizer que nós não temos o papel de julgar , e se voce acredita na religião q segue, deve saber que a salvação é INDIVIDUAL, e você não deve de forma alguma impor a religião!! Como eu Gosto muito da decisão que fiz e de fato me sinto muito melhor num geral desde a conclusão que tomei lá na adolescência, eu tento compartilhar isso com as pessoas q eu gosto, mas entender que não cabe a mim empurrar goela abaixo as coisas é muito importante pro convívio!
Pena que o que vc diz é o oposto do q os crentes pregam e fazem As pessoas que mais julgam as outras de forma geral são os crentes e são que mais querem enfiar guela abaixo de todo mundo que o certo é ser crente Vc é uma pessoa muito sóbrea, sensata, mas vc é a excessão à regra. O principal ensinamento deveria ser o de que religião é uma coisa pessoal, que vc não deveria nem dizer nem querer saber sobre oq a outra pessoa acredita, pura e simplesmente pq não te diz respeito. Mas a realidade a gente sabe qual é. Paz 🕊️
@@Pirulla25 Acredito que o principal responsável pra essa decisão foi a "falta" de amor por parte dos meu pais, a minha família sempre me tratou muito bem e durante a adolescência e como sou filho único, eu tinha acesso as coisas sem muito problema, principalmente falando do financeiro, porem sempre tive problemas relacionados ao contato com eles... meu pai e a minha mãe são professores quase aposentados já (eu atualmente tbm sou, segui a profissão em biologia), porém algo que sempre senti falta foi a relação com eles principalmente com a minha mãe, que sempre foi muito centrada e exigente, Eu não vou dizer que eles eram preconceituosos com religião pq eu vivia nessa contexto, então não sei dizer se era por maldade ou por inocência, mas para mim era comum a "ideia" de ver pessoas religiosas como inferiores a minha família, por ser uma família formada, letrada, cientista e esse tipo de coisa, desde a infância eu fui direcionado para este lado (tanto que acabei me formando em biologia tbm) mas querendo ou não, era no sentido de ser "superior" aos coitados que acreditavam em alguma religião (parece horrível, pq de fato era eu só não percebia mesmo) Meu objetivo contando isso é só um relato e tbm um desabafo quem sabe, pois eu acabei permanecendo na religião inicialmente pelo carinho q eu nunca tinha recebido dos meus pais e que encontrei ali (algo que com certeza não é normal de se encontrar em todas as igrejas infelizmente...) mas acredito que dei sorte, o lugar oferecia auxilio psicológico com uma voluntaria da universidade FURG, que usava o espaço da igreja para isso nos sábados , com o tempo eu fui percebendo que eu levava uma vida meio "triste"?ou algo do tipo? eu tinha uma situação financeira boa e amigos, estudava numa universidade federal boa e tudo mais, porém me sentia bem sozinho principalmente em casa com a própria família. Quando comecei a frequentar o local recebi desaprovação deles o que sinceramente me fez ficar mais centrado na decisão, a minha ex namorada de fato mudou a minha vida por conta disso e eu particularmente demorei MUITO para passar a acreditar em Deus, eu frequentava mais pelo social e pelos benefícios que eu sentia que aquilo me trazia. Alias só para ficar claro, eu nunca me separei dela de fato, ocorreu que ela infelizmente faleceu por conta do COVID em 2020 no ápice da pandemia devido a falta de oxigênio nos hospitais. Evento trágico que deixou marcas obviamente, e que de alguma forma, me fortaleceram nessa fé que hoje possuo, principalmente pq quem mais me acolheu no luto foi essa "família" que fiz na igreja...
Oi Pirula. Sou ateu, e já fui cristão. Sempre q estava num momento difícil na minha vida, eu me recorria a Deus, e "Ele" sempre me acolhia. Eu sei q n era deus diretamente q me fazia sentir melhor, e sim a ideia de alguém mais forte em algum lugar do universo me ouvindo. Às vezes desejo q Deus exista de fato, eu me pego perguntando isso a Ele, pq ele n existe e pq as coisas são tão complicadas. Mas eu sei q é em vão pq é como se eu tivesse perguntado a uma parede o sentido da vida. Acredito q pra seguir em frente em momentos difíceis, temos q aceitar tudo aquilo q n está no nosso controle, e focar no q precisamos fazer, e é justamente a ideia q algumas pessoas entregarem seus problemas a Deus, e deixar q ele resolva. O problema é q uma boa parte delas confiam demais em Deus e esquecem de fazer oq tem q ser feito ou ent não aceitam a vida como é e acredita q é um plano dEle, pra algo bom, e nunca acontece. Como vc lida com o fato de q muitas pessoas estão sofrendo no mundo e tem muitas pessoas cruéis e q nunca (talvez) vão pagar pelos seus erros? Como posso me contentar q viver e sofrer e q a felicidade não é algo eterno como dizem os cristãos? #pergunteaoateu
#PergunteAoAteu Dr. Tio Pirula, o que faz mais falta para você em não ter uma religião? Quando falam que seria bom (não sei se é a palavra certa) crer em algo nos momentos difíceis, eu não consigo sentir isso. Eu acho que às vezes a pessoa pode até sofrer mais tentando entender os desígnios e motivos de um divino, ao invés de enxergar a vida simplesmente como: a vida aqui e agora, sem mais nada além do que construímos e das contingências materiais.
#PergunteAoAteu #pergunteaoateu Opa Pirula! Blz! Então... Minha questão conversa um pouco com esse seu vídeo. Começando com um caso que aconteceu comigo: eu era professor de Química e Física em uma escola e o professor de História era um padre. Em um horário de intervalo, estávamos a diretora, o padre e eu jogando conversa fora, quando veio à tona a religiosidade de cada um. Eu respondi que eu era ateu (ninguém sabia atém então). A diretora, muito religiosa, ficou louca da vida, tentando me convencer da sua crença enquanto o padre ficou só me observando. No final da minha conversa com a diretora, ele só olhou pra mim e perguntou "Eron, me diz uma coisa: você já foi evangélico, não foi?". Uma pergunta que me pegou de surpresa, pq eu realmente fui evangélico quando adolescente. Eu respondi . "Sim, já fui! Como você sabem?". Ele respondeu "Eu sabia! Essa fé evangélica está sendo uma verdadeira fábrica de ateus!". O problema é que, pela dinâmica da conversa entre nós três, ele não discorreu sobre o pq que ele achava isso e eu nunca mais tive a oportunidade de debater com ele este assunto! Isso foi há uns 3 ou 4 anos e ainda martela na minha cabeça, pq de fato os amigos meus que são ateus vieram de lares super religiosos e boa parte deles evangélicos! Não apenas eu. Atribuo isso ao fanatismo religioso, que é geralmente atribuído aos evangélicos. Eu, por exemplo, via a minha mãe fazendo verdadeiras loucuras na igreja universal que eu achava estranho mesmo eu sendo um membro. E aí? O que você pode me dizer sobre fanatismo religioso no seio familiar e o ateísmo despertado na pessoa? Tem correlação? Não tem? O quanto pode ter?
A pergunta levanta uma questao pertinente. Essa "inveja" que alguns ateus tem de pessoas que tem sistemas de crença em alguns momentos. A sensação de ter resposta pra tudo e conforto pra tudo e tals. Eu acabei de perder meu filho (ha um mes e pouco), sendo ele um jovem de 25 anos que acabara de se formar 3 sargento do exercito e perdeu a vida num infeliz acidente de moto. Minha maior dor é nao ter o conforto de acreditar que "ele esta num ligar melhor" ou "a vontade de deus foi feita" etc. Nao ter nada pra se apegar te forca a viver a realidade dos fatos de forma mais intensa eu penso.
Sinto muito pela sua perda! 😔 Penso da mesma forma sobre essa ideia em uma continuação após a morte; confesso que adoraria que fosse verdade mas a realidade das coisas nos mostram que não é assim.
Pirula, como você falou, me descobri ateu por ter chegado a essa conclusão. Nunca acreditei realmente nas histórias que me contavam e não via a necessidade de um ser criador. Mas as vezes passo por esses momentos que gostaria de acreditar em algo pra me reconfortar, mesmo não conseguindo. Gostaria de saber o que você pensa sobre isso e como passa por esses momentos. #pergunteaoateu
É engracado o cara que diz: "eu sei que nao foi alucinação pq so eu vi e sei o que vi". Quando a definicao de alucinação é justamente a pessoa ver ou vivenciar algo que ninguem mais viu ou vivenciou ao mesmo tempo.
Eu me tornei ateu duas vezes. Explico: quando criança criado na fé cristã, eu acreditava piamente em tudo que me ensinavam. Lá por volta dos doze anos comecei a questionar e vi que tudo era apenas uma fábula, igual a do Papai Noel. Aos 18 me mostraram as profecias bíblicas dos últimos tempos e eu voltei a acreditar em Deus e na Bíblia. Aos 32, agora com um conhecimento profundo da religião, questionei tudo de novo e percebi que tinha sido enganado, de fato não existem previsões do futuro fidedignas nem na Bíblia e nem em lugar nenhum. Voltei a ser ateu, agora com conhecimento de causa e isso é muito libertador. Não tenho raiva da religião, nem de ninguém, como disse o Pirulla, não foi uma escolha, foi uma conclusão.
@imnoobonfe2428 Se vc quiser pode ajustar qualquer previsão a algum acontecimento, sempre depois que o fato ocorreu. A imprevisibilidade do futuro não tem como escapar. Tem uma frase que resume bem isso: “Quem mata o profeta é o tempo.”
Eu não sou ateia, sou cristã, mas gosto MUITO dos seus vídeos. Adoro ouvir pessoas inteligentes falando. Concordo em muita coisa com você, porque sou muito cética e racional. A religião, a minha fé, me ajudam nesse mundo, não consigo não crer, mas também não fico presa à religiosidade. Obrigada pelos vídeos!
Minha pergunta é justamente sobre algo que foi levantado nesse vídeo e que sinto muitas vezes na minha vida, que é, como lidar com essa "inveja" ou esse desconforto quanto a quem tem fé, pq eu me sentiria muito melhor sabendo que tem algo depois desse caos todo em que vivemos e que vai ficar tudo bem no final ou que realmente tem algo ou alguém que olha por nós, mas pra mim simplesmente não dá, pq fé é algo que não tenho! #PergunteAoAteu
Vc tem q procura psicólogo pra te ajudar, talvez este ajude a vc entender e aceitar sua forma de pensar ou procurar revisar melhor seu entendimento e centrar nele sobre espiritualidade, metafísica, etc...
sou crente, mas eu amo e admiro a sinceridade de vcs ateus e céticos, é uma sinceridade que da gosto de ler e ouvir kskkk. Cara, crer em algo acaba sendo muito pessoal, assim como não crer.. Vc pode tentar se enganar, achando q ''é só começar a acreditar'', mas se não houver um exercircio genuino de fé, vc nunca estará acreditando de fato, só tentando ficar bem consigo mesmo. Aconselho vc estudar mais sobre as visões de mundo ateistas, sobre o sentido da vida, precisa haver essa aceitação com seu proprio mundo. A minha razão de vida está conectada diretamente com meus irmãos em cristo, e creio que a sua, vc tbm encontrara em pessoas que tem a mesma cosmovisão que a sua 🤝
É interessante essa parte sobre ser religioso por ser confortável. Nos pouquíssimos momentos que falo com alguém sobre meu ateísmo, eu costumo dizer que não me tornei ateu, mas em um certo momento eu descobri que o ateísmo existia, o que era isso e que eu cumpria mais as características disso do que da crença em qualquer religião. Antes disso eu era "católico por inércia". Criado em um meio católico, onde o mais diferente que se tinha era ser evangélico, e qualquer ato religioso diferente disso era associado ao diabo, eu não tinha opção alguma além de seguir o fluxo do meio que me rodeava.
eu era Ateu e tudo mudou depois de presenciar um evento paranormal claro, do tipo, não tinha explicação MESMO, e aconteceu diante dos meus olhos! foi aberto um mundo novo pra mim, pois fui estudar sobre espiritualidade e muita coisa mudou na minha vida, passei por uma transformação profunda que não me faz duvidar em nada da existência de Deus, continuo amando a ciência, mas é inegável que ela não da atenção para aquilo que é inexplicável pois não existem meios para comprovar, mas a história é clara e o tempo ira fazer isso mudar. é inevitável
Amigo, não é que a ciência "não dá atenção para aquilo que é inexplicável". É porque simplesmente AINDA NÃO ENCONTROU RESPOSTAS! A ciência não é uma coisa feita da noite para o dia. São anos e anos de pesquisas, caminhando a pequenos passos, pequenas descobertas (até mesmo este celular ou computador que vc escreveu esta mensagem tem ciência por trás, e levou várias décadas para ser desenvolvido). Já a religião (e esta espiritualidade que vc está acreditando) julga ter a resposta para tudo. Geralmente, usam a carta curinga "Deus quis assim". Pera lá! Vc tem procuração para saber das vontades divinas? Enquanto a ciência evolui e tenta achar respostas, as religiões acham que já encontraram e justificam por meio de teorias fantasiosas. Meu conselho: evite seguir religião ou qualquer outro misticismo/conspiracionismo que já venha com respostas prontas.
Também já presenciei fatos sobrenaturais após invocar demônios para propor um pacto 😥 Foi em 2020, numa fase difícil 😮 O Q vivenciei foram coisas mudarem de lugar sem ter ninguém na fábrica, batidas na parede etc 🤔
Quebrei o pacto, voltei a buscar a Deus, mas vira e mexe percebo a presença de demônios fazendo barulhos tentando me assustar, mas não sinto medo 😮 Mas enfim, conte como foi a experiência sobrenatural q vc viveu.
#PergunteAoAteu Oiê, meu nome e Rúbia 😸, uma dúvida, sobre a questão da ressurreição para ser cristão na onde está escrita ? Sou ateia, e essa sua série sempre me ajudou bastante. Meu irmão foi assassinado e até hj sofro mto com isso, e realmente, as vezes, se eu tivesse fé, seria mais fácil 😭. Mas ainda bem que ciência e arte existem 🌷
Na verdade é todo um contexto e Pirula resumiu, existem os Credos, alicerces da fé Católica q esta elaborou como Credos principais. Na Bíblia os Evangelhos mostram a narrativa q Jesus Cristo morreu e foi ressuscitado e visto por dezenas por pessoas. Depois a posição de ressuscitado, agora ao lado do Pai, é descrita no livro de atos por Estevão, antes de morrer em martírio - Atos 7:56-60. As cartas Paulinas e dos demais apóstolos falam da vida celestial de Cristo, como ser ativo a favor da igreja cristã e a liderando ativamente, a mesma coisa apontada por João em Apocalipse, citando Cristo várias vezes. Resumindo é o contexto pleno do Novo Testamento q apontam a credulitude do cristão na vida Cristo como cumpridor das profecias do Antigo testamento, época do ele como o Messias e depois sendo ressuscitado e agindo como ser espiritual liderando a igreja de tal forma.
Pirula eu já assisti todos os vídeos do Pergunte Ao Ateu, na verdade todos os vídeos do seu canal e gostaria muito de simplismente agradecer por me fazer perceber que ser ateu é algo normal e me aceitar melhor.
Ótimo vídeo,até pra mim que sou Cristão e evangélico, a provocação também necessária pra nós que precisamos estar o tempo todo questionando e alimentando a nossa fé.
Nunca foi tão urgente falar de ateísmo nesse país ! Fale mesmo Pirulla !!! Amamos ver você falando de qq Jeito nesse canal ! Sugestão : acha que seria interessante fazer vídeos reagindo a outros vídeos sobre religião ou biologia? Seria uma forma de movimentar o canal sem muita trabalheira ... sei lá ... beijos pirulla ! Amo demais seu canal há séculos
Carla a Igreja de Cristo ta lascada mano, esses falsos cristãos ferraram com tudo(que Deus abençoe eles), mas agora é só questão de tempo para sermos perseguidos, tenso
@@murilogarcia8699 Murilo querido, o deus que vc crê, lamento informar que nao há evidencia alguma da existencia dele ! Acompanhe o canal Teologia Reversa e canal Além da fé. Entre nas lives ( será muito bem vindo ) e converse um pouco com a galera lá ! Vc é um jovem, precisa conhecer o outro lado daquilo que crê
@@carlanascimento3614 Eu já tive muitas boas e más experiências com ele, na verdade com ele foram só boas, comigo tentando achar o melhor jeito de fazer as coisas foram más. Enfim, diariamente através das minhas experiências consigo muitas evidências de que Cristo existe, isso é a chamada fé, acreditar em algo que eu não consiga ver, embora eu tenha mais certeza na existência dEle do que da minha própria existência
@@carlanascimento3614 Pelo contrário, não traz conforto, talvez segurança, mas conforto não, porque somos diariamente tentados a seguir caminhos errados e temos q enfrentar nossos medos para honra e glória dEle!
Eu já fui um "ateu", mas isso vem mais por eu não concordar muito com as visões que me deram de Deus, pra mim sempre foi meio difícil engolir a ideia de uma entidade no formato de um homem que observa tudo ao mesmo tempo. Porém, com o passar do tempo eu decidi revisar mais os meus conceitos e me vi mais dentro do Panteísmo/Deus de Spinoza. Agora eu me vejo como um teísta, mas um agnóstico, tentando sempre entender mais sobre o mundo que me cerca por meio da ciência, nunca me mostrando tendo certeza da existência (ou não) de Deus. Adoro seu canal e a sua abordagem de temas como esse, sempre se mostrando muito respeitoso e explicando o tema com cautela e entendendo os dois lados. Você é uma das minhas principais motivações e inspirações para continuar seguindo na área da biologia. Beijos e continue sendo uma pessoa incrível (para você também, pessoa que esteja lendo esse comentário, que você continue sendo uma pessoa ótima e que sua vida só melhore).
Год назад+4
É bem isso, eu sempre tive um olhar puramente de respeito à religião cristã desde pequeno, mas o medo de fazer coisa "errada" do ponto de vista religioso me devorava por dentro, e hoje percebo o quanto de oportunidades que acabei perdendo ao longo da minha infância e adolescência. A última década foi crucial eu conhecer pessoas, estudos e obras que me fizeram questionar aquilo que eu acreditava, e cheguei ao ponto de realmente ver que não estava saudável pra mim. Eu tenho minhas próprias filosofias de vida, e sempre estou buscando melhorar como pessoa, mantenho a mente aberta e desenvolvo melhor opinião e ponto de vista sobre tudo um pouco, mas ainda tenho muito o que aprender, é claro. Para mim não existe nenhum problema, efeito ou coisa ruim que provenha da minha descrença, sou feliz e sigo com minha vida em paz.
se tu parar pra pensar, religião pode ser pior que o ateísmo, as pessoas lá só condenam e exigem algo que nem elas conseguem carregar! (Claro, nem todas, tem umas boas mesmo). Te entendo mt mano e meio que sou ex-religioso mas também não sou ateu kk Se tu quiser bora trocar uma idéia ae
Me tornei ateu mesmo em 1997, aos 16 anos, sem medo, sem dúvida do que eu acreditava, mas eu nem sabia que o nome era ateu. Numa época que era tão difícil acesso a informação. Hoje já tenho 25 anos de ateísmo, inabalável, "imbrochável" kkk, nunca tive dúvida disso, nem mesmo nos piores momentos. O primeiro ateu que conheci foi um churrasqueiro da minha formatura do ensino médio. Ele não escondia de ninguém e aquilo me serviu de exemplo pra não esconder. Adoro quando a mente do pessoal buga quando descobre que eu sou ateu kkkk.
Gostei muito. Eu fui criada em família católica, aí fiz a loucura de estudar antropologia. A constatação é realmente o q te torna ateu. Nao tenho dúvidas.
#PergunteAoAteu Pirula, primeiramente parabéns por não desistir do RUclips, seu canal maravilhoso e faria muita falta se acabasse. Vamos lá pras perguntinhas. Eu tive uma criação católica, e por volta dos 13 anos, após minha primeira comunhão, comecei questionar minha fé e dui me descobrindo ateia. Digo que sou ateia e pós-católica, porque não tenho como eliminar a influência que a educação católica teve no meu desenvolvimento pessoal e interpessoal. Você acha que sua vida seria mais fácil se você tivesse alguma crença espiritual/sobrenatural? Eu acho que seria mais fácil, pois não posso sair por aí falando que sou ateia sem correr o risco de perder amizades ou oportunidades de trabalho. Além disso, tem o alento nas horas difíceis, mas nada que um bom psicólogo não possa resolver de forma até mais eficaz. E você acha que a religiosidade é mais benéfica ou maléfica para o ser humano? Um abração aqui de Belém/PA!
Já comentei isso em outro vídeo seu, mas repito: Fé para mim é um sentimento. Um sentimento que eu não sinto. Já o conjunto de dogmas que formam a crença, é racional, e eu fiz todo o caminho de questionar esses dogmas justamente pq me faltava a fé. Hoje sou “duplamente” ateia, tanto pelo racional quando pelo emocional, digamos assim
Uma excelente música que fala sobre o brigar com deus é Espelho, do João Nogueira. Hoje cantada por seu filho. A música a passa justamente por esse momento onde um acontecimento na vida faz uma pessoa a duvidar da existência do divino.
Funde vc mesmo essa Igreja Ateia 😅 Mas disfarce um Poko o nome pq fanáticos religiosos entranhado no poder público poderia dificultar a burocracia. A instituição poderia se chamar Igreja Naturalista Darwin Vive 😅 ou Igreja Agnóstica Deus de Espinosa 😅
A argumentação de que não foi alucinação pq a pessoa sentiu, não se sustenta. Alucinação é exatamente isso. É "real", a pessoa tem experiência tão real qto vc comer um pão de queijo mineiro.
caramba Pirulla, na parte da reflexão da ressurreição de Cristo vc tinha toda razão! doeu msm pensar sobre isso! pq eu não estava de fato confortável em crer nisso, acreditava só por que minha religião mandava, mas acho que posso lidar com isso, aprender a crer literalmente
Pílula, sou ateia e já passei por uma situação de muita tristeza na qual desejei acreditar em Deus pra que eu tivesse pra onde fugir, ou pra quem pedir ajuda. Você poderia falar sobre a influência da falta da crença na vida das pessoas e sobre esse sentimento de querer acreditar e não conseguir. #PergunteAoAteu
Caí aqui aleatoriamente, mas então... Fui ateia por 10 anos, totalmente cética, questionava tudo. Até que coisas MUITO estranhas aconteceram, inexplicáveis pela razão, então me tornei Espírita Kardecista e me encontrei na vida.
Na minha opinião no conforto da vida eterna. Vc saber que um dia vai morrer ae depois acabou é foda. A religião te da um pouco de conforto nisso. É uma coisa que sinto falta quando era crente
queria reiterar tudo que o dagoberto falou e colocar outra visão, sim... é horrível saber que quando meus parente cristãos que, por várias vezes, mutilaram suas vontades genuinas pela promessa de um céu que não existe. porém, depois de um tempo entrando em pino por essa questão, eu simplesmente aceitei o quão o mundo é lindo e gratuito, é de graça, não há razão de ser dessa forma e não precisa ter uma razão de ser como ele é, não há um super engenheiro que desenhou tudo, mas ainda há beleza e ela merece ser aproveitada. eu sei que isso não ajuda na questão da morte, mas ajuda na vida, e vamos concordar vivemos mais que morremos, ufa!
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA. A IRRACIONALIDADE surge na nossa mente quando há ausência de RACIONALIDADE, quando ainda não se compreende algo de maneira lógica. A RACIONALIDADE surge na nossa mente quando já não existe IRRACIONALIDADE (ILUSÃO) acerca de algo, quando já não compreende as coisas de maneira ilusória/supersticiosa. A IRRACIONALIDADE completa a RACIONALIDADE e a RACIONALIDADE completa a IRRACIONALIDADE. Uma circunstância existe em função da outra. Todos nós temos uma PORCENTAGEM (%) DE RACIONALIDADE (razão) e IRRACIONALIDADE (ilusão) acerca de algo. Vivenciamos o *Sagrado e o Profano* constantemente em nossa vida, segundo o mitólogo, filósofo e cientista da Religião, MIRCEA ELIADE.
@@justmeyouknow eu abrangeria mais essa visão e diria que o universo como um todo é lindo. A forma com que tudo funciona, desde o nascimento de uma estrela até sua morte; da formação de um planeta, a própria vida, o desenvolvimento dela; Se você pensar que o ser humano, uma espécie como qualquer outra nesse planeta, conseguiu responder a maior parte das dúvidas do universo, conseguiu enxergar como ele funciona após milhões e milhões de anos do desenvolvimento da vida na Terra. É simplesmente deslumbrante.
Também concordo com seu ponto de vista Pirulla, minha família parte católica e parte evangélica, depois de adulta que comecei a refletir e fazer questionamentos, pois sinto que na minha educação não era instigada a questionar e nem na escola, hoje vejo que não tinha um incentivo talvez para desenvolver um senso crítico. Depois de adulta fui meio mística e enfim conclui que sou ateia e estou em paz comigo, apesar de não falar abertamente sobre isso com alguns amigos, pois não são todos que vão entender ou respeitar meu ponto de vista.
Pirulla, deixa eu dizer uma coisa pra vc. Vc é extremamente necessário e benéfico na comunidade da internet como um todo. Eu agradeço muito por vc compartilhar sua maneira de analisar assuntos importantes como esse. Esse comentário é só pra isso mesmo, pra te agradecer.
Oi Pirula, sempre um prazer te ouvir e, além do ateísmo, adorei saber que estamos no mesmo lado de um espectro político e sou grato por vc ter se posicionado. Não tive escolha, sou cético. Fui um falso cristão por muito tempo, da mesma forma nunca gostei de futebol e acho que acreditar em Deus ou torcer por um time torna a vida mais fácil. Um amigo analista diz que quem sofre por um time ou por um Deus, não sofre por muitas outras coisas. O que você acha? #pergunteaoateu
@@dion5804 Eu tinha um enorme medo de morrer e ir pro inferno. Não podia ver relâmpagos à noite que já achava que era Jesus voltando e eu ia me ferrar. Uma loucura. 🤣🤣🤣
Sou um cristão (não tão praticante), e é interessante pensar nessas perguntas no final do vídeo, pois desafia o meu conhecimento acerca do assunto e tbm "abre os meus olhos", em vez de acreditar fixamente em alguns dogmas, busco a resposta para um melhor compreendimento. É algo mais de minha pessoa, mas os argumentos que questionam a existência de Deus, além de provarem minha ignorância, me estimula e buscar ainda mais sobre o cristianismo. Ótimo vídeo por sinal, Pirulla!
#pergunteaoateu. Pirula, no livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan, que eu comprei, inclusive por indicação sua, há um capítulo que versa sobre as coisas que a ciência ainda não explica. Umas dessas coisas é sobre crianças que, por exemplo, lembram de coisas que não viveram, e de lugares em que não estiveram. Uma possível explicação disso seria a reencarnação. Gostaria que você pudesse explanar sobre o assunto. Obrigado! Admiro demais seu trabalho.
Reencarnação? Que coisa ridícula, prefiro acreditar em fadas do que nisso. Se lembrar de coisas que não aconteceram pode ser sinal de patologia ou simplesmente uma nostalgia distorcida.
@@HaroldoPinheiro-OKmas ai tu tá confundindo imaginação com memória concreta, as crianças se lembram de nome, lugar e forma que morreram, o que seria totalmente impossível se não tivesse acontecido, já que normalmente são pessoas totalmente desconhecidas, socialmente falando, ou seja, não daria simplesmente pra pegar alguma informação na Internet sobre ela e sair dizendo que é a reencarnação da pessoa
#pergunteaoateu Uma dúvida que eu sempre tive foi acerca do "movimento ateísta", que pessoas como Richard Dawkins e Christopher Hitchens propagaram (especialmente uns 10 anos atrás). Você acha que esses movimentos são necessários para uma maior aceitação do ateísmo na sociedade? E se sim, oq vc considera como acertos e erros no movimento?
@@kauagirao Acredito que o neoliberalismo precarizando a vida das pessoas e a falta de acesso aos avanços da ciência estão na base do enfraquecimento desse movimento e ascensão do pensamento religioso.
Passei a vida inteira no ateísmo, fui criado em família não-religiosa, mas algo houve em mim nos últimos dois anos: eu desenvolvi fé. Ela simplesmente brotou em mim, e é uma coisa muito linda. Eu sempre ficava triste pela minha incapacidade em tê-la. Certamente minha vida se tornou mais colorida, bem como não diminuiu meu senso crítico ou lógica.
Tenho uma pergunta para um próximo vídeo .sou agnóstico e Existe um canal que se chama "afinal que somos nós" sobre relatos de eqms e que mexeu um pouco comigo ,vc podia assistir alguns vídeos e falar sobre essas Eqms , experiências de pessoas que sairam do corpo e se viram fora do corpo e foram pra outro mundo etc ?
@@Juliana_desouza87 Então, esse canal meio que desmistifica essa possibilidade. Existem inúmeros fatores que deixa claro não ser possível ser apenas algo da nossa mente. Tem vários casos que as pessoas relataram coisas que ocorreram enquanto estavam em cirurgia, por exemplo, que não poderiam saber. Vale a pena assistir com a mente aberta. É um canal sério de um físico e neurocirurgião.
Essa série sobre ateísmo sempre me deixa uma nova e saudável "pulga atrás da orelha" .Assistindo num domingo de manhã, é um presente para meu cérebro inquisitivo e inquieto. Simplesmente adoro.💖😘
Mesmo vc sendo ateu agradeço a Deus por vc ter nascido pois vc ajuda muitas pessoas com sua sabedoria , trás clareza e luz no meio dessa escuridão . Eu faço matemática e semestre passado meu professor pediu para que lesse O mundo assombrado pelos demônios e eu li. Depois eu vi q vc tinha um vídeo desse livro e fiquei muito feliz. Esse livro abriu minha mente e sinto que estamos vivendo ele no dias atuais.
Questionamentos sobre a eternidade, finitude, existência material… Sempre me tiraram os cabelos e nunca de fato foram respondidos em nenhuma religião das quais participei. Acredito que o medo da resposta era maior do que fazer a pergunta corretamente!
#pergunteaoateu Pirula, existem muitas religiões diferentes, muitas divindades diferentes nessas religiões (algumas dessas nem cultuadas são mais inclusive) e muitos conjuntos de dogmas, crenças, regras em cada uma delas. Se você pudesse montar o seu kit religião pra acreditar, quais seriam as regras, divindades que vc escolheria? Teria alguma preferencia por algo que já existe ou montaria seu próprio kit?
Eu queria ouvir um pouco sobre a época do "neoateismo" no Brasil, acredito que já deva ter uns 10~15 anos. Foi quando me tornei ateu e conheci o seu canal, Front. da ciência (lá na primeira temporada), a LiHS, ATEA, etc.. Eu sinto que faz falta nesses últimos anos x.x #PergunteAoAteu
Gosto muito das suas discussões sobre religião e ateísmo. As informações que você trouxe, em vídeos recentes ou antiquissimos, me ajudaram a trabalhar meu autoconhecimento...
#PergunteAoAteu Fala Pirulla, tudo bem? Achei interessante esse ponto de que somente é cristão aquele que realmente acredita que Jesus ressuscitou. Com isso, veio a dúvida, o que faz a pessoa ser realmente ateia? A pessoa que não acredita em Deus (e muitos associam somente ao Deus cristão) mas acredita em fantasma, astrologia ou lei da atração pode ser considerada ateia? Uma pessoa ateia pode ser supersticiosa ou algo do tipo. Um grande abraço!
Cara, um ateu que acredita em fantasma, astrologia e lei da atração infelizmente não é ateu, ateus se baseiam pela ciência e ceticismo, algo pra ser real tem que respeitar as leis da física, química e biologia e etc, que é o que compõe tudo nesse mundo e possivelmente talvez no universo inteiro
Em 2013, aos 14 anos eu me tornei ateu. 9 anos depois, eu aqui com 23 anos, me tornei um ex-ateu. Confesso que em muitos momentos a influência do ateísmo ainda grita dentro de mim como por exemplo na crença de que rezar vai de fato fazer algum efeito ou não. Não sei se no futuro voltarei a ser ateu, mas por enquanto eu sigo acreditando em Deus e em Nossa Senhora (só pra constar, nao tenho religião)
Show! Mas um vídeo mostrando a impossível biologia dos dragões de House of the Dragon, mostrando o porque seria impossível eles voarem, com o tamanho, peso, seria demais!! E está no hype da internet, poderia atrair novo público para seu canal!! Abs!!
#PergunteAoAteu Pirula, o que você sente falta em religião? Eu, assim como a pessoa da pergunta anterior, gostaria muito de ter uma religião, uma crença, principalmente em momentos críticos, pois esse conforto, esse "colinho de mãe", essa certeza de que tudo vai acabar bem, nem que seja só no pós-morte, ajuda muito a manter a sanidade. Eu já procurei várias religiões, nunca me encaixei em nenhuma, nunca encontrei alguma que eu pudesse dizer "é essa!!" e com o passar dos anos me tornei cada vez mais cética, e como desde bem jovem eu já não conseguia acreditar no Deus "velho barbudo", cheguei a conclusão de que, caso exista, Deus não pode ser mais do que um átomo que saiu da inércia e causou o Big-Bang. Me desculpe pelo comentário longo. Um abraço!!!
Todo mundo coloca algo como religião. É algo intrínseco do ser humano. Nesse mundo secular ocorre a substituição da religião tradicional transcende. Exemplo? Bolsonaristas e Lulistas que vivem em realidades paralelas.
Vi artigo comentando sobre uma atitude inusitada sobre as uma espécie de abelha. Elas, deliberadamente, danificam as folhas de plantas para que elas floresçam mais rápido. Achei muito interessante para um vídeo seu.
Acho que só deixaria de ser ateia se algo muito "sobrenatural" rolasse na minha frente e de mais uma galera ao mesmo tempo (porque se eu estiver sozinha, é capaz deu achar que alucinei kkk), depois de buscar todas as explicações possíveis, daí pode ser que eu começasse a acreditar em algo. Não tem como você começar acreditar, se tu não acredita, é uma frase confusa, mas faz sentido pra mim.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO. Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA. A IRRACIONALIDADE surge na nossa mente quando há ausência de RACIONALIDADE, quando ainda não se compreende algo de maneira lógica. A RACIONALIDADE surge na nossa mente quando já não existe IRRACIONALIDADE (ILUSÃO) acerca de algo, quando já não compreende as coisas de maneira ilusória/supersticiosa. A IRRACIONALIDADE completa a RACIONALIDADE e a RACIONALIDADE completa a IRRACIONALIDADE. Uma circunstância existe em função da outra. Todos nós temos uma PORCENTAGEM (%) DE RACIONALIDADE (razão) e IRRACIONALIDADE (ilusão) acerca de algo. Vivenciamos o *Sagrado e o Profano* constantemente em nossa vida, segundo o mitólogo, filósofo e cientista da Religião, MIRCEA ELIADE.
Acho que nem assim pra mim, teria q ser algo coletivo e constante, afinal, há alucinações e histerias coletivas. Se um grupo grande de pessoas em uma igreja viram ou sentiram algo uma vez, não significa mt, pois a intensa vontade de sentir/acreditar é capaz de causar sensações e alucinações em todos
A nossa mente é incrível, eu só acreditaria em algo se uma coisa nível apocalipse acontecesse. E olha que pra crentes eu posso ser considerado o próprio milagre.
Eu sempre fui Cristão, mas era da boca pra fora. Até perceber que não acreditava que Jesus é Deus. Quando aceitei essa verdade me tornei Cristão verdadeiro.
#pergunteaoateu Einstein dizia que uma vez aberta, uma mente não poderia ser fechada novamente. Mas meu questionamento é: Pirulla, qual impacto vc acredita que uma descoberta de vida inteligente fora da Terra teria sobre o cristianismo e as demais religiões? Haveria um renascimento das religiões? Ou o secularismo dominaria de vez o mundo?
Essa foi a melhor pergunta. Penso que se um dia descobrirmos que não estamos sozinhos no universo, as religiões acabam (não necessariamente a fé em algo transcendental).
@@thiago6468 pois é, Thiago. Tem um livro do Carl Sagan, Contato, que discute um pouco essa questão. Ali no livro, as grandes religiões entram em negação, mas surgem diversas seitas e cultos alternativos.
Eu acho que quando você é criança você sempre vai acreditar na parada que as pessoas que vc convive acreditam. Já quando vc cresce e passa a pensar por você mesmo ou ouvir outras visões e acaba mudando se vc não se identificar mais nisso e acho que o contrário acontece também mesmo sendo menos comum.
#pergunteaoateu sem ser influenciado por nada nem ninguém, quero perguntar: o que você sente falta de quanto acreditava em religião? e se você pudesse escolher acreditar ou não em religião, como se fosse só clicar um botão, o que preferiria?
#pergunteaoateu tudo bom, pirula? Há muitos anos sou ateu/agnostico e sempre que alguém próximo a mim tem alguma perda eu tenho dificuldade em consolar ela (um de seus vídeos tratou sobre isso e me ajudou bastante). Isso me levou a questionar o quão bem eu ficaria quando eu fosse a pessoa sendo consolada, já que 90% do que normalmente dizem tem pouco efeito em mim. Ainda não passei por uma situação extrema o suficiente desde que deixei de acreditar, então fico um pouco apreensivo e frequentemente "invejo" aqueles que acreditam em algo superior. Você já passou por isso ou tem alguma sugestão?
Sempre fui ateu... Cara... eu chorei no velório da minha avó por parte de mãe a 6 anos atrás, mas chorei principalmente por ver os parentes chorando tristes, acho. No velório da minha avó por parte de pai ano passado eu estava totalmente pleno, dando suporte ao "evento" no que precisasse. é o que passei...
Leonardo David, se permita a conhecer Deus irmão , essas perguntas dúvidas que você tem em seu coração somente Deus pode te responder ! O homem é falho , não queira buscar em pessoas o que somente Deus pode te dar irmão . Se permita.
Eu já passei por isso, minha tia mais próxima faleceu. Foram os piores dias da minha vida, mas nem passou pela minha cabeça voltar a considerar o cristianismo. É mais aquela ideia: Queria muito que fosse verdade... Mas sei q não é. E dói muito pensar nisso. Você chega a evitar pensar na possibilidade de existir um céu, porque é entreter uma ideia irreal, que só te faz sofrer pelo fato de não ser verdade. Nada do que te disserem vai ajudar (mas dependendo do que fizerem, talvez ajude a lidar melhor). Não sei se teria sido diferente se eu ainda acreditasse.
Pirula amo seu canal! Eu não sou atéia por algumas coisas que vi, contudo esse assunto é extremamente complexo, e não tenho nada contra aos ateus, pelo contrário prefiro conversar com um ateu do que uma pessoa fundamentalista, e fico um passinho a ser atéia! Por todas as conclusões de vida e científica que vivo! Será que Jesus estava em estado de catatonismo, é um ponto para se discutir.
Assista canal multiversal Flaviana, e terá a resposta. Sei até quem são os 144 mil comprados da terra. E quem é o 666, um homem. Faça maratona pra entender o conceito. Aliado a Joséph Atweel e o Messias de César.
Como é bom essas discussões, a muito tempo não tinha onde me sentir incluída kkkkkk Pirulla e ateu mas fala graças a Deus, eu tbm kkkkk se me dão a paz do senhor eu tbm retribuo, o carinho que importa
Eu atualmente me encontro em um cenário bem nebuloso, aos 17 anos eu cheguei a conclusão do ateísmo, acho que isso veio acompanhado do meu ceticismo, no entanto de uns 2 anos pra cá, eu tenho considerado muito a ideia de que possa existir algo além, acho que nunca vou chegar no ponto de me tornar um cristão, ou ser de alguma religião, mas to sempre variando meu pensamento, entre agnosticismo, teísmo, e ateísmo, todo dia eu mudo o que eu penso, bem estranho. Nunca imaginei que passaria por isso.
Eu era ateu na época da faculdade (entrei em biologia em 2008). Acabei mudando minha visão de mundo ao longo dos anos. Hoje não tenho religião, mas tenho crença. Olhando pelo ângulo ocidental, eu seria hoje considerado um panteista :) Para mim o tempo como ateu foi importante para eliminar a influência teísta que tive por toda a vida. A ideia de Deuses pessoais para mim foi descartada.
Poderia explicar o porquê? Não é im ataque, tenho curiosidade msm. Ouço mt isso relacionado a algo como "o mundo é mt perfeito pra vir do acaso", "seres vivos são mt complexos e eficientes pra n terem sido projetados por alguém". Pra mim é um argumento mt fraco pq é o famoso deus/divindade das lacunas: se eu n entendo ou a ciência n explica ainda, só pode ser deus. Com o avanço da ciência, as "evidências " pra esse tipo de crença vão sendo destruídas. O que te levou a entender q vc estava errado como ateu e que com ctz o sobrenatural existe?
@@Gabriel_834 eu não acredito no sobrenatural. O panteismo argumenta que o natural é o divino. Ou seja, o Sol é Deus, a Terra é Deus, o vento é Deus. É muito mais a forma de ver o mundo do que algo fantástico. O Universo é tão perfeito ou imperfeito como dá para ser. Acaso significa sem causa, e tudo tem uma causa, no caso da evolução a seleção natural é uma delas, no caso da gravidade a relatividade geral, não faz diferença como chamamos. Não sei se fui claro.
@@Tungdil_01 Ah, n conhecia o panteísmo. Então deus seria como um campo de força ou o tempo-espaço: tudo está imerso nele, interage de certa forma com ele, etc. Só n entendi se esse deus tem vontade e interfere no natural e o que me levaria a crer nele 🤔
@@Gabriel_834 no panteismo , tudo é Deus (pan=tudo, Teo=Deus). Pegue por exemplo as crenças indígenas e africanas. Elas são politeístas, mas cada Deus é um elemento da natureza. O trovão, o vento, a floresta, etc. Os Deuses não possuem consciência, eles apenas moldam o mundo ao nosso redor. Algumas crenças orientais também têm uma pegada de panteismo, como o hinduísmo. Como você deve ter notado não existe uma crença, mas sim várias, e não é uma invenção moderna, é uma forma comum de várias culturas. Algumas misturam panteismo com politeísmo ou animismo, e tudo bem. Pelo fato de os Deuses não serem pessoais, o panteismo mais raiz não tem esse lance de milagre, vontade divina, salvação, reencarnação; mas claro que cada cultura adapta para o que mais convém (se não me engano no hinduísmo tem reencarnação e é politeísta). A tradição que sigo é o taoísmo 道家, que vem da China e tem várias linhas, algumas consideram a existência de Deuses enquanto outras não. Então não tem apenas uma resposta
Para facilitar o entendimento, penso assim (mas não sou um especialista em epistemologia): Teísmo: Cristianismo, Islamismo, Zoroastrismo, etc. Inclui também crenças politeístas. Panteismo: alguns ramos do hinduísmo, budismo, taoísmo, etc. No ocidente o filósofo Spinoza foi um cara que tentou organizar o pensamento panteismo.
#PergunteAoAteu Pirula, o que você acha de gente que está sempre usando o argumento de que religião e religiosidade são coisas diferentes? Eu sinceramente não consigo enxergar isso, pois a religiosidade de alguém será sempre baseada nos ensinamentos de uma religião. É um argumento que geralmente escuto de cristãos se distanciando de práticas indefensáveis das igrejas.
Minha mãe é uma dessas. Ignorando esse argumento confuso, acho que o que ela quer dizer é que nenhuma instituição ou ritual retém o acesso a deus, que ele está além disso.
Minha mãe é católica e meu pai é mormon, ja estive em diversas vertentes do cristianismo, inclusive o espiritismo. O fato é que me sinto meio constrangido em qualquer desses lugares. Como na pergunta feita, sentia um pouco de inveja das outras pessoas mesmo quando criança porque eu estava alí em um culto de fé e não sentia nada. Pra mim não parecia que qualquer oração que eu fizesse ou qualquer rito que seguisse iria mudar alguma coisa, ou que eu estava falando com um ser divino. O fato é que quando eu ia pra igreja a única coisa que me interessava era estudar a bíblia, e não por fé ou crença na palavra, mas pra conhecer as histórias mesmo. Aí comecei a ver documentários, me apaixonei por Einstein, por Darwin e foi um caminho sem volta. Hoje em dia eu tenho convicção de que eu nunca fui propenso a ter fé e não escolhi ser ateu. Só tinha um pensamento científico aguçado que me fez concluir que uma divindade assim era improvável.
Fico imaginando um anjo aparecendo para Pirulla assim como apareceu para algumas pessoas segundo a história bíblica kk imagina só: Pirulla, eu sou um anjo enviado do pai, e vim te provar que nosso pai existe e vc vai ter que passar isso para outras pessoas tb kkk
Eu tenho medo disso, porque eu acharia que estou tendo episódios psicoticos kkkk acho que todo ateu ligaria imediatamente pro psiquiatra (geralmente é isso, mas muita gente acha que surtos são revelações divinas, antes da esquizofrenia ser descoberta, existia muitos profetas por esquina kkk)
Eu sou ateu desde a infância, fui criado cristão mas meus pais não frequentavam igreja e eu não levava a sério e não sentia medo ou necessidade de alguma força superior. A princípio era algo meio sem fundamento, mas ao longo da adolescência e vida adulta virou algo mais convicto. Uma coisa que eu percebi após 20 anos de ateu é que a grande questão para muitas pessoas em questão de sentimento é que somos animais sociais e precisamos de grupos. A religião não oferece suporte apenas pessoal, oferece um suporte em grupo. Mas para muitos formar grupos seculares seriam algo como uma "religião ateia" e eu mesmo fico meio na dúvida se levaria a algo assim. Eu comecei a pensar nisso alguns anos atrás, quando Tim Mitchin lançou White Wine in the Sun e vi algum relato, não lembro mais onde, de um enterro secular, sobre o que fizeram, como celebraram a vida e aceitaram a morte, acho que era de um cara jovem, os pais na casa dos 40 ou 50. Acho que grupos de apoio, para discussões filosóficas e sobre como anda a vida, iriam substituir instituições religiosas per si.
#pergunteaoateu Pirula, vc também sente uma grande discriminação e/ou preconceito quando se diz ateu as pessoas? Eu particularmente quando digo que sou ateia vejo a cara de decepção se formando na pessoa no mesmo instante, tanto que as vezes até evito dizer. O que acha disso?
Ah prof. Pra quem tá acostumado com seus vídeos de 2 horas vc bem que poderia fazer um "pergunte ao ateu" respondendo a pelo menos 5 perguntas... Quem apoia? #pergunteaoateu
Eu apoio, até pq temos mais chances de termos a pergunta respondida haha
O Pirula original sempre fez vídeos de 20 e tantos minutos
O negócio é que o pirula estourou quando vídeo do youtube tinha 4-8minutos, e ele fazia com uns 25 (que virou unidade de tempo, conhecida como "pirula")
Hj em dia ta cheio de podcast com 5horas
Apoio
As mais curtas ele poderia colocar no Shorts
Apoiar eu apoio, mas como o próprio Pirula disse, ele usa esses vídeos para dar continuidade no canal, então fazer com que continue sendo poucos minutos e tenham sempre perguntas pra se responder é o mais viável pra que o canal continue e a série também. Infelizmente isso pede um pouco mais da nossa compreensão.
Eu sempre fui ateia, até onde eu sei... Lembro que com uns 8 ou 9 anos, eu falei para a minha mãe que "não acreditava em Deus e que preferia a ciência", ela sendo católica praticante, me repreendeu e me colocou na catequese. Durante esse tempo eu fiz primeira comunhão, estudei a biblia, participei da igreja... E todo o momento eu tentava acreditar e entender o que fazia as pessoas acreditar em Deus, mas nunca consegui. Quando fiquei mais velha, uns 15 ou 16 anos, eu deixei de vez de ir para a igreja e assumi meu ateísmo. Eu nunca consegui acreditar em Deus e divindades, por mais que eu tentasse, não consigo ver lógica na existência disso.
@Vanessa o motivo pela qual as pessoas acreditam numa religião está ligado onde a pessoa nasce, se for na Arábia Saudita o "verdadeiro" deus e profeta são Alah e Maomé, se for em Israel ainda esperam o "verdadeiro" Messias, se for no Brasil, o "verdadeiro" é Jesus Cristo, então você percebe que as crenças são inseridas por influência do meio onde o indivíduo vive, e não porque de fato tem coerência.
Você sempre esteve certa, parabéns 👏👏👏.
Eu também tive dificuldade em acreditar em deus e afins ; também tive que "cumprir" com as praces católicas de catequizaçã,que ao meu ver são "demonizadoras".
A cada dia que passa eu me convenço mais de que deus é uma invenção humana!
@@elias111brn É algo ilegal que não pode descrever?
@@onlytrue7348 não, mas é antiético
@@elias111brn amarração do amor 😂
Minha pergunta é: Pirulla, qual dessas perguntas dos vídeos anteriores você mais gostaria de responder? Com a resposta, por favor 😉 #pergunteaoateu
O cara e um gênio kkk
Boa hahahaha
O novo Galileu aí kkkkkkkk
Carai cuzao, aí tem sagacidade
Amei
Achei perfeito. Pra mim, ser ateu não é uma escolha, é uma conclusão. Diria mais, seria um processo. Como quase todos, nasci e fui inserido em uma religião, no meu caso era católico. Acreditei durante muito tempo, como costumo dizer, por inércia - ou seja, só permaneci no movimento - até que comecei com os questionamentos e reflexões. No princípio é dolorido mesmo, me achava um "homem de pouca fé" e me sentia mal por isso. Como tanta gente tem atitudes impressionantes em nome de uma fé, e eu não conseguia sentir nada? Mas, ao longo do processo fui aceitando que as crenças das religiões não faziam o menor sentido pra mim e que eu realmente não "precisava" acreditar em algo, como a maioria diz. Só após aceitar meu ateísmo é que fiquei realmente em paz!!! Gostei muito do vídeo!!!
É interessante, que eu cresci numa família de ateus e agnósticos e senti a necessidade de ir pro cristianismo, justamente porque não aguentava a dor existencial, mesmo tentando viver com ela a vida inteira. No fim, faz 10 anos que sou mais feliz do que nunca, e respeito a escolha de cada um.
@siga a batida Ex cristão existe. E há muitos. Agora EX ATEU é dificílimo, diria quase impossível. Alguns destes EX ATEUS
dizem e alegam que sofreram uma experiência sobrenatural, paranormal ou sei lá o qué. O fato é que isto não passa de truques
da mente. O cérebro prega peças.
@@raulortiz7384 sim sim, a experiencia deles é totalmente irrelevante e descartavel né? Mesmo eles sentindo e passando por aquilo e voce sem nenhum aparato ou dados pra dizer se foi um fenomeno da mente ou fenomeno externo voce ainda afirma que foi a mente dele.
Quando você não sabe de algo é melhor assumir ignorancia do que ser prepotente e afirmar sobre um evento que sequer participou.
Eu era ateu e passei por experiencias indescritíveis, mas sua teoria que ta certa....
@@raulortiz7384 nao se chama de fato algo que voce nao tem as ferramentas pra constatar.
Conclusao a tua bunda,né? Por acaso todos os ateus refutaram definitivamente todos os argumentos filosóficos sobre a existencia de Deus?
Sou ex-crente. Minha mãe me levava pra igreja desde que eu era um bebê. Em julho de 2010, com 23 anos, e após alguns anos de dúvidas e questionamentos sobre a minha crença, entreguei minha carteira de membro na igreja em que eu congregava (Assembleia de Deus). De lá pra cá, meu ateísmo não diminuiu, apenas ficou menos ostensivo. Minhas influências no início do meu ateísmo foram: Pirulla, Yuri Grecco, Bernardo (Be Matemática), George Carlin, Bill Maher, entre outros.
Também eu, ex crente e militante ateísta.
Caraca. Tb tenho um histórico de 23 anos dentro da cultura evangélica. Hoje tenho 32 anos e nao tenho menor vontade de voltar, acreditar ou visitar um lugar desses.
Minha influência no ateísmo foi a própria bíblia.
Após ler a bíblia de maneira livre e autônoma, sem interferência alheia, concluí que os textos que nela contém são 100% metafóricos.
Nada é de interpretação literal na bíblia.
Interessante. Eu cresci num ambiente cristão (igreja católica), fiz curso de catequese. Minha mãe me ensinou a rezar. Aprendi toda a cartelinha, e em nenhum momento acreditei em nada daquilo. Orações sempre me pareceram coisas vazias e sem sentido, conversar com Deus me fazia sentir louca, no auge dos meus 7 anos de idade. Nunca consegui acreditar nesse Deus das religiões cristãs, hoje entendo e agradeço quando me dizem que fazem orações ou "Deus te abençoe", mas nunca consegui responder de volta, porque não acredito naquilo que estou dizendo e me parece vazio e errado querer usar a fé dos outros dessa forma. Me lembro de pensar e me sentir assim, desde criança.
Não fui batizada, e eu sempre fugi disso pelas razões anteriores. Envolve compromisso com a fé, eu sou autista nível 1 e fazer promessas que eu sei que jamais irei cumprir me trazem um peso grande demais para carregar. Hoje entendo que minha negação na juventude era toda relativa a isso: uma responsabilidade que não tenho como cumprir.
Carteira de membro da igreja? 😳 sério q existe isso?
Sou cristão professo, praticante, católico, mas gosto desse Pirulla aí. Muitas coisas discordo dele, a começar obviamente pelo seu ateísmo, mas acho-o muito inteligente, possui ótimas informações e já aprendi coisas com o cara. Sem falar que o cara é engraçado também. Vlw.
#PergunteAoAteu #pergunteaoateu
Oi Pirulla, desculpa interromper sua leitura kkkk
Queria te agradecer. Seus vídeos foram muito importantes pra mim. Minha mãe foi internada por depressão (tentativa de suicídio). Seus vídeos serviram pra mim como um conforto, desde pequeno fui criado por ela para amar o conhecimento, além disso nunca fomos muito religiosos, passamos por muitas vertences, religiões diferentes.
Isso me abalou muito, não tinha raiva de Deus, não acreditava nele, desde sempre na real, mas aos 15 anos os seus vídeos me deram um norte, me trouxeram para a ciência de forma mais intensa e me clareou muitas dúvidas. A partir da relfexão concluí que Deus não precisava e mais provavelmente não existia, além de que se ele existe aos molde que me foram apresentados ele era incongruente.
Obrigado, seus vídeos de alguma forma salvaram minha vida, mudaram minha trajetória de vida.
Espero que essa mensagem possa melhorar um pouco seu dia, precisava te agradecer.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA.
Eu era cristão fervoroso desde criança, só acordei depois de 21 anos. Tive amigos que saíram também, mas a maioria que sai da igreja, mantém uma certa crença.
Minha esposa é uma dessas pessoas, e tudo bem.
A crença e não crença, é algo extremamente pessoal. Meu irmão mesmo, largou o protestantismo pra ir pra católica, eu tudo certo.
Pirula, a sua regra de responder só as perguntas do último vídeo serve a uma finalidade: vc não ter de voltar ad eternum pra achar perguntas boas.
Ou seja, é uma proteção à sua sanidade mental, não uma restrição ao que vc quer.
Se vc lembra de cabeça uma pergunta e acha ela boa, usa.
A regra de se proteger ainda está respeitada.
E também ajuda a gerar engajamento, algo fundamental
@@vanderval_jr sim, verdade.
Só que como são perguntas bem específicas, que ele lembra de cabeça, não teria problema tbm para o engajamento.
Ele montaria um vídeo com várias perguntas do último, e aquela que ele quer usar.
O RESPEITO É O QUE NUNCA DEVE FALTAR :D
Eu amo esse canal porque ele me faz perceber a diferença gigante que existe entre os humanos, eu mesmo fui criado em um lar sem religião e que tendia para o ateísmo, sendo meu pai e minha mãe cientistas de profissão biologo e quimica) q, porém por volta dos 16 anos eu passei a frequentar uma igreja com uma ex namorada, e dali eu só decidi continuar indo mesmo após o termino.
De inicio era pelo ambiente legal e as pessoas, reuniões e tudo mais, mas com o passar de 1 ano mais ou menos eu só conclui de forma lógica que fazia sentido eu acreditar que Deus era um ser existente, porque eu me sentia muito melhor concluindo isso na minha vida. Por isso eu acho super legal ver que para o outro lado é a mesma coisa, a pessoa conclui de forma lógica que Deus não existe, algo que eu nunca tinha parado pra pensar! Ps: Lembrando aos amigos religiosos que respeitar quem não acredita em Deus é REGRA, sempre bom lembrar que a biblia é clara ao dizer que nós não temos o papel de julgar , e se voce acredita na religião q segue, deve saber que a salvação é INDIVIDUAL, e você não deve de forma alguma impor a religião!!
Como eu Gosto muito da decisão que fiz e de fato me sinto muito melhor num geral desde a conclusão que tomei lá na adolescência, eu tento compartilhar isso com as pessoas q eu gosto, mas entender que não cabe a mim empurrar goela abaixo as coisas é muito importante pro convívio!
Pena que o que vc diz é o oposto do q os crentes pregam e fazem
As pessoas que mais julgam as outras de forma geral são os crentes e são que mais querem enfiar guela abaixo de todo mundo que o certo é ser crente
Vc é uma pessoa muito sóbrea, sensata, mas vc é a excessão à regra. O principal ensinamento deveria ser o de que religião é uma coisa pessoal, que vc não deveria nem dizer nem querer saber sobre oq a outra pessoa acredita, pura e simplesmente pq não te diz respeito. Mas a realidade a gente sabe qual é.
Paz 🕊️
olha, você é um caso raríssimo de "conversão invertida": criado em familia sem religião que virou teísta. Acho que é o primeiro caso que me relatam.
@@Pirulla25 Acredito que o principal responsável pra essa decisão foi a "falta" de amor por parte dos meu pais, a minha família sempre me tratou muito bem e durante a adolescência e como sou filho único, eu tinha acesso as coisas sem muito problema, principalmente falando do financeiro, porem sempre tive problemas relacionados ao contato com eles... meu pai e a minha mãe são professores quase aposentados já (eu atualmente tbm sou, segui a profissão em biologia), porém algo que sempre senti falta foi a relação com eles principalmente com a minha mãe, que sempre foi muito centrada e exigente,
Eu não vou dizer que eles eram preconceituosos com religião pq eu vivia nessa contexto, então não sei dizer se era por maldade ou por inocência, mas para mim era comum a "ideia" de ver pessoas religiosas como inferiores a minha família, por ser uma família formada, letrada, cientista e esse tipo de coisa, desde a infância eu fui direcionado para este lado (tanto que acabei me formando em biologia tbm) mas querendo ou não, era no sentido de ser "superior" aos coitados que acreditavam em alguma religião (parece horrível, pq de fato era eu só não percebia mesmo)
Meu objetivo contando isso é só um relato e tbm um desabafo quem sabe, pois eu acabei permanecendo na religião inicialmente pelo carinho q eu nunca tinha recebido dos meus pais e que encontrei ali (algo que com certeza não é normal de se encontrar em todas as igrejas infelizmente...) mas acredito que dei sorte, o lugar oferecia auxilio psicológico com uma voluntaria da universidade FURG, que usava o espaço da igreja para isso nos sábados , com o tempo eu fui percebendo que eu levava uma vida meio "triste"?ou algo do tipo? eu tinha uma situação financeira boa e amigos, estudava numa universidade federal boa e tudo mais, porém me sentia bem sozinho principalmente em casa com a própria família. Quando comecei a frequentar o local recebi desaprovação deles o que sinceramente me fez ficar mais centrado na decisão, a minha ex namorada de fato mudou a minha vida por conta disso e eu particularmente demorei MUITO para passar a acreditar em Deus, eu frequentava mais pelo social e pelos benefícios que eu sentia que aquilo me trazia.
Alias só para ficar claro, eu nunca me separei dela de fato, ocorreu que ela infelizmente faleceu por conta do COVID em 2020 no ápice da pandemia devido a falta de oxigênio nos hospitais. Evento trágico que deixou marcas obviamente, e que de alguma forma, me fortaleceram nessa fé que hoje possuo, principalmente pq quem mais me acolheu no luto foi essa "família" que fiz na igreja...
@@zowkingame1169 já leu e refletiu sobre o paradoxo de Epicuro?
@@gelaguirre3363 esse paradoxo já foi abandonado por ateus mais sérios, porque já apresenta várias refutações
um video quentinho sobre ateísmo do pirulla no sabado a noite
Oi Pirula. Sou ateu, e já fui cristão. Sempre q estava num momento difícil na minha vida, eu me recorria a Deus, e "Ele" sempre me acolhia. Eu sei q n era deus diretamente q me fazia sentir melhor, e sim a ideia de alguém mais forte em algum lugar do universo me ouvindo. Às vezes desejo q Deus exista de fato, eu me pego perguntando isso a Ele, pq ele n existe e pq as coisas são tão complicadas. Mas eu sei q é em vão pq é como se eu tivesse perguntado a uma parede o sentido da vida. Acredito q pra seguir em frente em momentos difíceis, temos q aceitar tudo aquilo q n está no nosso controle, e focar no q precisamos fazer, e é justamente a ideia q algumas pessoas entregarem seus problemas a Deus, e deixar q ele resolva. O problema é q uma boa parte delas confiam demais em Deus e esquecem de fazer oq tem q ser feito ou ent não aceitam a vida como é e acredita q é um plano dEle, pra algo bom, e nunca acontece. Como vc lida com o fato de q muitas pessoas estão sofrendo no mundo e tem muitas pessoas cruéis e q nunca (talvez) vão pagar pelos seus erros? Como posso me contentar q viver e sofrer e q a felicidade não é algo eterno como dizem os cristãos? #pergunteaoateu
Cara tu fez a pergunta que o Rodrigo Silva fala que é a melhor pergunta do ateu, Deus que tu exista ?
#PergunteAoAteu Dr. Tio Pirula, o que faz mais falta para você em não ter uma religião? Quando falam que seria bom (não sei se é a palavra certa) crer em algo nos momentos difíceis, eu não consigo sentir isso. Eu acho que às vezes a pessoa pode até sofrer mais tentando entender os desígnios e motivos de um divino, ao invés de enxergar a vida simplesmente como: a vida aqui e agora, sem mais nada além do que construímos e das contingências materiais.
#PergunteAoAteu #pergunteaoateu Opa Pirula! Blz! Então... Minha questão conversa um pouco com esse seu vídeo. Começando com um caso que aconteceu comigo: eu era professor de Química e Física em uma escola e o professor de História era um padre. Em um horário de intervalo, estávamos a diretora, o padre e eu jogando conversa fora, quando veio à tona a religiosidade de cada um. Eu respondi que eu era ateu (ninguém sabia atém então). A diretora, muito religiosa, ficou louca da vida, tentando me convencer da sua crença enquanto o padre ficou só me observando. No final da minha conversa com a diretora, ele só olhou pra mim e perguntou "Eron, me diz uma coisa: você já foi evangélico, não foi?". Uma pergunta que me pegou de surpresa, pq eu realmente fui evangélico quando adolescente. Eu respondi . "Sim, já fui! Como você sabem?". Ele respondeu "Eu sabia! Essa fé evangélica está sendo uma verdadeira fábrica de ateus!". O problema é que, pela dinâmica da conversa entre nós três, ele não discorreu sobre o pq que ele achava isso e eu nunca mais tive a oportunidade de debater com ele este assunto! Isso foi há uns 3 ou 4 anos e ainda martela na minha cabeça, pq de fato os amigos meus que são ateus vieram de lares super religiosos e boa parte deles evangélicos! Não apenas eu. Atribuo isso ao fanatismo religioso, que é geralmente atribuído aos evangélicos. Eu, por exemplo, via a minha mãe fazendo verdadeiras loucuras na igreja universal que eu achava estranho mesmo eu sendo um membro. E aí? O que você pode me dizer sobre fanatismo religioso no seio familiar e o ateísmo despertado na pessoa? Tem correlação? Não tem? O quanto pode ter?
Acredito que sim.O padre tem razão, o fanatismo afasta com certeza. O bom é o equilíbrio que nos traz paz...
Valeu! Parabéns desde 2012 assistindo seus vídeos tamo juntos é só o começo há... e desde 2012 que sou ateu
A pergunta levanta uma questao pertinente. Essa "inveja" que alguns ateus tem de pessoas que tem sistemas de crença em alguns momentos. A sensação de ter resposta pra tudo e conforto pra tudo e tals. Eu acabei de perder meu filho (ha um mes e pouco), sendo ele um jovem de 25 anos que acabara de se formar 3 sargento do exercito e perdeu a vida num infeliz acidente de moto. Minha maior dor é nao ter o conforto de acreditar que "ele esta num ligar melhor" ou "a vontade de deus foi feita" etc. Nao ter nada pra se apegar te forca a viver a realidade dos fatos de forma mais intensa eu penso.
Sinto muito pela sua perda!
😔
Penso da mesma forma sobre essa ideia em uma continuação após a morte; confesso que adoraria que fosse verdade mas a realidade das coisas nos mostram que não é assim.
Pirula, como você falou, me descobri ateu por ter chegado a essa conclusão. Nunca acreditei realmente nas histórias que me contavam e não via a necessidade de um ser criador. Mas as vezes passo por esses momentos que gostaria de acreditar em algo pra me reconfortar, mesmo não conseguindo. Gostaria de saber o que você pensa sobre isso e como passa por esses momentos. #pergunteaoateu
É engracado o cara que diz: "eu sei que nao foi alucinação pq so eu vi e sei o que vi". Quando a definicao de alucinação é justamente a pessoa ver ou vivenciar algo que ninguem mais viu ou vivenciou ao mesmo tempo.
Eu me tornei ateu duas vezes. Explico: quando criança criado na fé cristã, eu acreditava piamente em tudo que me ensinavam. Lá por volta dos doze anos comecei a questionar e vi que tudo era apenas uma fábula, igual a do Papai Noel.
Aos 18 me mostraram as profecias bíblicas dos últimos tempos e eu voltei a acreditar em Deus e na Bíblia.
Aos 32, agora com um conhecimento profundo da religião, questionei tudo de novo e percebi que tinha sido enganado, de fato não existem previsões do futuro fidedignas nem na Bíblia e nem em lugar nenhum.
Voltei a ser ateu, agora com conhecimento de causa e isso é muito libertador. Não tenho raiva da religião, nem de ninguém, como disse o Pirulla, não foi uma escolha, foi uma conclusão.
Você acha que só 1% das pessoas do planeta terra vão descobrir que existem religiões de alta frequência e religiões de baixa frequência?
@@blog8020Acho que vc deve contextualizar seu comentário.
@imnoobonfe2428 Se vc quiser pode ajustar qualquer previsão a algum acontecimento, sempre depois que o fato ocorreu. A imprevisibilidade do futuro não tem como escapar. Tem uma frase que resume bem isso: “Quem mata o profeta é o tempo.”
A vida é feita dos nossos momentos de entendimento.
Eu não sou ateia, sou cristã, mas gosto MUITO dos seus vídeos. Adoro ouvir pessoas inteligentes falando. Concordo em muita coisa com você, porque sou muito cética e racional. A religião, a minha fé, me ajudam nesse mundo, não consigo não crer, mas também não fico presa à religiosidade.
Obrigada pelos vídeos!
Minha pergunta é justamente sobre algo que foi levantado nesse vídeo e que sinto muitas vezes na minha vida, que é, como lidar com essa "inveja" ou esse desconforto quanto a quem tem fé, pq eu me sentiria muito melhor sabendo que tem algo depois desse caos todo em que vivemos e que vai ficar tudo bem no final ou que realmente tem algo ou alguém que olha por nós, mas pra mim simplesmente não dá, pq fé é algo que não tenho!
#PergunteAoAteu
Vc tem q procura psicólogo pra te ajudar, talvez este ajude a vc entender e aceitar sua forma de pensar ou procurar revisar melhor seu entendimento e centrar nele sobre espiritualidade, metafísica, etc...
sou crente, mas eu amo e admiro a sinceridade de vcs ateus e céticos, é uma sinceridade que da gosto de ler e ouvir kskkk. Cara, crer em algo acaba sendo muito pessoal, assim como não crer.. Vc pode tentar se enganar, achando q ''é só começar a acreditar'', mas se não houver um exercircio genuino de fé, vc nunca estará acreditando de fato, só tentando ficar bem consigo mesmo. Aconselho vc estudar mais sobre as visões de mundo ateistas, sobre o sentido da vida, precisa haver essa aceitação com seu proprio mundo. A minha razão de vida está conectada diretamente com meus irmãos em cristo, e creio que a sua, vc tbm encontrara em pessoas que tem a mesma cosmovisão que a sua 🤝
Contente que tenha voltado com essa série.
Essa figurinha do *Kaperulla* é maravilhosa kkkkkk
É interessante essa parte sobre ser religioso por ser confortável. Nos pouquíssimos momentos que falo com alguém sobre meu ateísmo, eu costumo dizer que não me tornei ateu, mas em um certo momento eu descobri que o ateísmo existia, o que era isso e que eu cumpria mais as características disso do que da crença em qualquer religião. Antes disso eu era "católico por inércia". Criado em um meio católico, onde o mais diferente que se tinha era ser evangélico, e qualquer ato religioso diferente disso era associado ao diabo, eu não tinha opção alguma além de seguir o fluxo do meio que me rodeava.
eu era Ateu e tudo mudou depois de presenciar um evento paranormal claro, do tipo, não tinha explicação MESMO, e aconteceu diante dos meus olhos! foi aberto um mundo novo pra mim, pois fui estudar sobre espiritualidade e muita coisa mudou na minha vida, passei por uma transformação profunda que não me faz duvidar em nada da existência de Deus, continuo amando a ciência, mas é inegável que ela não da atenção para aquilo que é inexplicável pois não existem meios para comprovar, mas a história é clara e o tempo ira fazer isso mudar. é inevitável
Amigo, não é que a ciência "não dá atenção para aquilo que é inexplicável". É porque simplesmente AINDA NÃO ENCONTROU RESPOSTAS! A ciência não é uma coisa feita da noite para o dia. São anos e anos de pesquisas, caminhando a pequenos passos, pequenas descobertas (até mesmo este celular ou computador que vc escreveu esta mensagem tem ciência por trás, e levou várias décadas para ser desenvolvido). Já a religião (e esta espiritualidade que vc está acreditando) julga ter a resposta para tudo. Geralmente, usam a carta curinga "Deus quis assim". Pera lá! Vc tem procuração para saber das vontades divinas? Enquanto a ciência evolui e tenta achar respostas, as religiões acham que já encontraram e justificam por meio de teorias fantasiosas. Meu conselho: evite seguir religião ou qualquer outro misticismo/conspiracionismo que já venha com respostas prontas.
Também já presenciei fatos sobrenaturais após invocar demônios para propor um pacto 😥 Foi em 2020, numa fase difícil 😮 O Q vivenciei foram coisas mudarem de lugar sem ter ninguém na fábrica, batidas na parede etc 🤔
Quebrei o pacto, voltei a buscar a Deus, mas vira e mexe percebo a presença de demônios fazendo barulhos tentando me assustar, mas não sinto medo 😮 Mas enfim, conte como foi a experiência sobrenatural q vc viveu.
#PergunteAoAteu Oiê, meu nome e Rúbia 😸, uma dúvida, sobre a questão da ressurreição para ser cristão na onde está escrita ? Sou ateia, e essa sua série sempre me ajudou bastante. Meu irmão foi assassinado e até hj sofro mto com isso, e realmente, as vezes, se eu tivesse fé, seria mais fácil 😭. Mas ainda bem que ciência e arte existem 🌷
Na verdade é todo um contexto e Pirula resumiu, existem os Credos, alicerces da fé Católica q esta elaborou como Credos principais.
Na Bíblia os Evangelhos mostram a narrativa q Jesus Cristo morreu e foi ressuscitado e visto por dezenas por pessoas. Depois a posição de ressuscitado, agora ao lado do Pai, é descrita no livro de atos por Estevão, antes de morrer em martírio - Atos 7:56-60. As cartas Paulinas e dos demais apóstolos falam da vida celestial de Cristo, como ser ativo a favor da igreja cristã e a liderando ativamente, a mesma coisa apontada por João em Apocalipse, citando Cristo várias vezes.
Resumindo é o contexto pleno do Novo Testamento q apontam a credulitude do cristão na vida Cristo como cumpridor das profecias do Antigo testamento, época do ele como o Messias e depois sendo ressuscitado e agindo como ser espiritual liderando a igreja de tal forma.
E, se Cristo não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé.
1 Coríntios 15:14
Pirula eu já assisti todos os vídeos do Pergunte Ao Ateu, na verdade todos os vídeos do seu canal e gostaria muito de simplismente agradecer por me fazer perceber que ser ateu é algo normal e me aceitar melhor.
Pirulindo, como eu fico feliz quando recebo notificações do seu canal.
Piru lindo? Kkkkkkk.
😲
Ótimo vídeo,até pra mim que sou Cristão e evangélico, a provocação também necessária pra nós que precisamos estar o tempo todo questionando e alimentando a nossa fé.
Nunca foi tão urgente falar de ateísmo nesse país ! Fale mesmo Pirulla !!! Amamos ver você falando de qq Jeito nesse canal !
Sugestão : acha que seria interessante fazer vídeos reagindo a outros vídeos sobre religião ou biologia? Seria uma forma de movimentar o canal sem muita trabalheira ... sei lá ... beijos pirulla ! Amo demais seu canal há séculos
Carla a Igreja de Cristo ta lascada mano, esses falsos cristãos ferraram com tudo(que Deus abençoe eles), mas agora é só questão de tempo para sermos perseguidos, tenso
@@murilogarcia8699 Murilo querido, o deus que vc crê, lamento informar que nao há evidencia alguma da existencia dele ! Acompanhe o canal Teologia Reversa e canal Além da fé. Entre nas lives ( será muito bem vindo ) e converse um pouco com a galera lá ! Vc é um jovem, precisa conhecer o outro lado daquilo que crê
@@carlanascimento3614 Eu já tive muitas boas e más experiências com ele, na verdade com ele foram só boas, comigo tentando achar o melhor jeito de fazer as coisas foram más.
Enfim, diariamente através das minhas experiências consigo muitas evidências de que Cristo existe, isso é a chamada fé, acreditar em algo que eu não consiga ver, embora eu tenha mais certeza na existência dEle do que da minha própria existência
@@murilogarcia8699 se crer te traz confiança e conforto amigo , continue crendo ! 👍🏽
@@carlanascimento3614 Pelo contrário, não traz conforto, talvez segurança, mas conforto não, porque somos diariamente tentados a seguir caminhos errados e temos q enfrentar nossos medos para honra e glória dEle!
Eu já fui um "ateu", mas isso vem mais por eu não concordar muito com as visões que me deram de Deus, pra mim sempre foi meio difícil engolir a ideia de uma entidade no formato de um homem que observa tudo ao mesmo tempo. Porém, com o passar do tempo eu decidi revisar mais os meus conceitos e me vi mais dentro do Panteísmo/Deus de Spinoza. Agora eu me vejo como um teísta, mas um agnóstico, tentando sempre entender mais sobre o mundo que me cerca por meio da ciência, nunca me mostrando tendo certeza da existência (ou não) de Deus.
Adoro seu canal e a sua abordagem de temas como esse, sempre se mostrando muito respeitoso e explicando o tema com cautela e entendendo os dois lados. Você é uma das minhas principais motivações e inspirações para continuar seguindo na área da biologia. Beijos e continue sendo uma pessoa incrível (para você também, pessoa que esteja lendo esse comentário, que você continue sendo uma pessoa ótima e que sua vida só melhore).
É bem isso, eu sempre tive um olhar puramente de respeito à religião cristã desde pequeno, mas o medo de fazer coisa "errada" do ponto de vista religioso me devorava por dentro, e hoje percebo o quanto de oportunidades que acabei perdendo ao longo da minha infância e adolescência.
A última década foi crucial eu conhecer pessoas, estudos e obras que me fizeram questionar aquilo que eu acreditava, e cheguei ao ponto de realmente ver que não estava saudável pra mim.
Eu tenho minhas próprias filosofias de vida, e sempre estou buscando melhorar como pessoa, mantenho a mente aberta e desenvolvo melhor opinião e ponto de vista sobre tudo um pouco, mas ainda tenho muito o que aprender, é claro.
Para mim não existe nenhum problema, efeito ou coisa ruim que provenha da minha descrença, sou feliz e sigo com minha vida em paz.
se tu parar pra pensar, religião pode ser pior que o ateísmo, as pessoas lá só condenam e exigem algo que nem elas conseguem carregar! (Claro, nem todas, tem umas boas mesmo).
Te entendo mt mano e meio que sou ex-religioso mas também não sou ateu kk
Se tu quiser bora trocar uma idéia ae
Me tornei ateu mesmo em 1997, aos 16 anos, sem medo, sem dúvida do que eu acreditava, mas eu nem sabia que o nome era ateu. Numa época que era tão difícil acesso a informação. Hoje já tenho 25 anos de ateísmo, inabalável, "imbrochável" kkk, nunca tive dúvida disso, nem mesmo nos piores momentos. O primeiro ateu que conheci foi um churrasqueiro da minha formatura do ensino médio. Ele não escondia de ninguém e aquilo me serviu de exemplo pra não esconder. Adoro quando a mente do pessoal buga quando descobre que eu sou ateu kkkk.
"Não precisa chamar de Doutor." Quem tem doutorado é mesmo outro nível.
Gostei muito. Eu fui criada em família católica, aí fiz a loucura de estudar antropologia. A constatação é realmente o q te torna ateu. Nao tenho dúvidas.
#PergunteAoAteu Pirula, primeiramente parabéns por não desistir do RUclips, seu canal maravilhoso e faria muita falta se acabasse. Vamos lá pras perguntinhas. Eu tive uma criação católica, e por volta dos 13 anos, após minha primeira comunhão, comecei questionar minha fé e dui me descobrindo ateia. Digo que sou ateia e pós-católica, porque não tenho como eliminar a influência que a educação católica teve no meu desenvolvimento pessoal e interpessoal. Você acha que sua vida seria mais fácil se você tivesse alguma crença espiritual/sobrenatural? Eu acho que seria mais fácil, pois não posso sair por aí falando que sou ateia sem correr o risco de perder amizades ou oportunidades de trabalho. Além disso, tem o alento nas horas difíceis, mas nada que um bom psicólogo não possa resolver de forma até mais eficaz. E você acha que a religiosidade é mais benéfica ou maléfica para o ser humano?
Um abração aqui de Belém/PA!
Sua história é bem parecida com a minha
Como eu adoro seus vídeos sobre ateísmo, evolução e esses "curtas" respondendo perguntas. Tmj, parabéns pelo trabalho fantástico!
Já comentei isso em outro vídeo seu, mas repito:
Fé para mim é um sentimento. Um sentimento que eu não sinto. Já o conjunto de dogmas que formam a crença, é racional, e eu fiz todo o caminho de questionar esses dogmas justamente pq me faltava a fé.
Hoje sou “duplamente” ateia, tanto pelo racional quando pelo emocional, digamos assim
Uma excelente música que fala sobre o brigar com deus é Espelho, do João Nogueira. Hoje cantada por seu filho. A música a passa justamente por esse momento onde um acontecimento na vida faz uma pessoa a duvidar da existência do divino.
Deveria ter alguma forma de reunião de ateus. Tipo uma igreja ao contrário. É difícil não pertencer a grupo nenhum.
Funde vc mesmo essa Igreja Ateia 😅 Mas disfarce um Poko o nome pq fanáticos religiosos entranhado no poder público poderia dificultar a burocracia. A instituição poderia se chamar Igreja Naturalista Darwin Vive 😅 ou Igreja Agnóstica Deus de Espinosa 😅
A argumentação de que não foi alucinação pq a pessoa sentiu, não se sustenta. Alucinação é exatamente isso. É "real", a pessoa tem experiência tão real qto vc comer um pão de queijo mineiro.
caramba Pirulla, na parte da reflexão da ressurreição de Cristo vc tinha toda razão! doeu msm pensar sobre isso! pq eu não estava de fato confortável em crer nisso, acreditava só por que minha religião mandava, mas acho que posso lidar com isso, aprender a crer literalmente
Pílula, sou ateia e já passei por uma situação de muita tristeza na qual desejei acreditar em Deus pra que eu tivesse pra onde fugir, ou pra quem pedir ajuda. Você poderia falar sobre a influência da falta da crença na vida das pessoas e sobre esse sentimento de querer acreditar e não conseguir. #PergunteAoAteu
Ótima pergunta 👏
Daniel Gontijo é maravilhoso!!! Parabéns por citar esse excelente canal aqui ❤
Verdade. Vim ver o vídeo por conta do react dele.
🙌☺️
Caí aqui aleatoriamente, mas então... Fui ateia por 10 anos, totalmente cética, questionava tudo. Até que coisas MUITO estranhas aconteceram, inexplicáveis pela razão, então me tornei Espírita Kardecista e me encontrei na vida.
#PergunteAoAteu Pirulla, sempre tive curiosidade de te perguntar: "Do que você mais sente falta na religião?" 🤓🥸
Na minha opinião no conforto da vida eterna. Vc saber que um dia vai morrer ae depois acabou é foda. A religião te da um pouco de conforto nisso. É uma coisa que sinto falta quando era crente
queria reiterar tudo que o dagoberto falou e colocar outra visão, sim... é horrível saber que quando meus parente cristãos que, por várias vezes, mutilaram suas vontades genuinas pela promessa de um céu que não existe. porém, depois de um tempo entrando em pino por essa questão, eu simplesmente aceitei o quão o mundo é lindo e gratuito, é de graça, não há razão de ser dessa forma e não precisa ter uma razão de ser como ele é, não há um super engenheiro que desenhou tudo, mas ainda há beleza e ela merece ser aproveitada. eu sei que isso não ajuda na questão da morte, mas ajuda na vida, e vamos concordar vivemos mais que morremos, ufa!
Não sou o Pirulla, mas é possível que seja a certeza sobre as coisas e o conforto que a religião propõe na vida
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA.
A IRRACIONALIDADE surge na nossa mente quando há ausência de RACIONALIDADE, quando ainda não se compreende algo de maneira lógica.
A RACIONALIDADE surge na nossa mente quando já não existe IRRACIONALIDADE (ILUSÃO) acerca de algo, quando já não compreende as coisas de maneira ilusória/supersticiosa.
A IRRACIONALIDADE completa a RACIONALIDADE e a RACIONALIDADE completa a IRRACIONALIDADE. Uma circunstância existe em função da outra.
Todos nós temos uma PORCENTAGEM (%) DE RACIONALIDADE (razão) e IRRACIONALIDADE (ilusão) acerca de algo.
Vivenciamos o *Sagrado e o Profano* constantemente em nossa vida, segundo o mitólogo, filósofo e cientista da Religião, MIRCEA ELIADE.
@@justmeyouknow eu abrangeria mais essa visão e diria que o universo como um todo é lindo. A forma com que tudo funciona, desde o nascimento de uma estrela até sua morte; da formação de um planeta, a própria vida, o desenvolvimento dela; Se você pensar que o ser humano, uma espécie como qualquer outra nesse planeta, conseguiu responder a maior parte das dúvidas do universo, conseguiu enxergar como ele funciona após milhões e milhões de anos do desenvolvimento da vida na Terra.
É simplesmente deslumbrante.
Também concordo com seu ponto de vista Pirulla, minha família parte católica e parte evangélica, depois de adulta que comecei a refletir e fazer questionamentos, pois sinto que na minha educação não era instigada a questionar e nem na escola, hoje vejo que não tinha um incentivo talvez para desenvolver um senso crítico. Depois de adulta fui meio mística e enfim conclui que sou ateia e estou em paz comigo, apesar de não falar abertamente sobre isso com alguns amigos, pois não são todos que vão entender ou respeitar meu ponto de vista.
Muito bem. Se quiser amigos on line que te entenda pode falar aqui.
Particularmente meu tipo de vídeo favorito e creio que não só meu, parabéns pirulito 🍭
Pirulla, deixa eu dizer uma coisa pra vc. Vc é extremamente necessário e benéfico na comunidade da internet como um todo. Eu agradeço muito por vc compartilhar sua maneira de analisar assuntos importantes como esse. Esse comentário é só pra isso mesmo, pra te agradecer.
Eu sou ex ateu dependendo do momento, quando o palmeiras tá jogando finais eu rezo para todas as entidades possíveis
Brilhante reflexão, como sempre!!👌🏽👍🏽👏🏽
#pergunteaoateu só criar uma nova regra, do tipo "a cada 20 vídeos o próximo será respondendo ótimas perguntas dos capítulos anteriores", ou não?
Apoiado
Super apoiado, só poderia ser a cada 5 vídeos hehe
Up
Up
Oi Pirula, sempre um prazer te ouvir e, além do ateísmo, adorei saber que estamos no mesmo lado de um espectro político e sou grato por vc ter se posicionado.
Não tive escolha, sou cético. Fui um falso cristão por muito tempo, da mesma forma nunca gostei de futebol e acho que acreditar em Deus ou torcer por um time torna a vida mais fácil. Um amigo analista diz que quem sofre por um time ou por um Deus, não sofre por muitas outras coisas.
O que você acha?
#pergunteaoateu
#pergunteaoateu Pirulla, no que vc sente falta de uma religião? Ou por que? (Observação: pergunta 100% espontânea, ninguém me sugeriu)
No meu caso, não sinto a menor falta.
@@dion5804 Eu tinha um enorme medo de morrer e ir pro inferno. Não podia ver relâmpagos à noite que já achava que era Jesus voltando e eu ia me ferrar. Uma loucura. 🤣🤣🤣
Sou um cristão (não tão praticante), e é interessante pensar nessas perguntas no final do vídeo, pois desafia o meu conhecimento acerca do assunto e tbm "abre os meus olhos", em vez de acreditar fixamente em alguns dogmas, busco a resposta para um melhor compreendimento.
É algo mais de minha pessoa, mas os argumentos que questionam a existência de Deus, além de provarem minha ignorância, me estimula e buscar ainda mais sobre o cristianismo.
Ótimo vídeo por sinal, Pirulla!
O que é um cristão não praticante? Ou não tão praticante?
@@arthurdiniz7469 é basicamente algm que se considera cristão, mas no cotidiano não pratica os valores de Cristo tlgd
#pergunteaoateu. Pirula, no livro “O Mundo Assombrado pelos Demônios”, de Carl Sagan, que eu comprei, inclusive por indicação sua, há um capítulo que versa sobre as coisas que a ciência ainda não explica. Umas dessas coisas é sobre crianças que, por exemplo, lembram de coisas que não viveram, e de lugares em que não estiveram. Uma possível explicação disso seria a reencarnação.
Gostaria que você pudesse explanar sobre o assunto.
Obrigado! Admiro demais seu trabalho.
A explicação mais simples é que elas não estão realmente se lembrando de nada, e simplesmente imaginando o lugar.
Reencarnação? Que coisa ridícula, prefiro acreditar em fadas do que nisso. Se lembrar de coisas que não aconteceram pode ser sinal de patologia ou simplesmente uma nostalgia distorcida.
@@HaroldoPinheiro-OKmas ai tu tá confundindo imaginação com memória concreta, as crianças se lembram de nome, lugar e forma que morreram, o que seria totalmente impossível se não tivesse acontecido, já que normalmente são pessoas totalmente desconhecidas, socialmente falando, ou seja, não daria simplesmente pra pegar alguma informação na Internet sobre ela e sair dizendo que é a reencarnação da pessoa
Sou ateu e frequento locais religiosos.... Por me sentir bem com as pessoas que estão lá e todos sabem que sou ateu...
#pergunteaoateu
Uma dúvida que eu sempre tive foi acerca do "movimento ateísta", que pessoas como Richard Dawkins e Christopher Hitchens propagaram (especialmente uns 10 anos atrás). Você acha que esses movimentos são necessários para uma maior aceitação do ateísmo na sociedade? E se sim, oq vc considera como acertos e erros no movimento?
Percebo que esses movimentos perderam muito da força que tinham (mas talvez seja só uma percepção pessoal).
@@kauagirao Acredito que o neoliberalismo precarizando a vida das pessoas e a falta de acesso aos avanços da ciência estão na base do enfraquecimento desse movimento e ascensão do pensamento religioso.
@@helgafever768 Tá bom.
Passei a vida inteira no ateísmo, fui criado em família não-religiosa, mas algo houve em mim nos últimos dois anos: eu desenvolvi fé. Ela simplesmente brotou em mim, e é uma coisa muito linda. Eu sempre ficava triste pela minha incapacidade em tê-la. Certamente minha vida se tornou mais colorida, bem como não diminuiu meu senso crítico ou lógica.
Tenho uma pergunta para um próximo vídeo .sou agnóstico e Existe um canal que se chama "afinal que somos nós" sobre relatos de eqms e que mexeu um pouco comigo ,vc podia assistir alguns vídeos e falar sobre essas Eqms , experiências de pessoas que sairam do corpo e se viram fora do corpo e foram pra outro mundo etc ?
São experiências da mente da própria pessoa.
@@Juliana_desouza87 Então, esse canal meio que desmistifica essa possibilidade. Existem inúmeros fatores que deixa claro não ser possível ser apenas algo da nossa mente. Tem vários casos que as pessoas relataram coisas que ocorreram enquanto estavam em cirurgia, por exemplo, que não poderiam saber. Vale a pena assistir com a mente aberta. É um canal sério de um físico e neurocirurgião.
Grande, Pirulla !!!!
Gostaria de ouvir um pouco sobre as pessoas que se denominam Religiosos não Praticante.
Um grande abraço!
Adoooro ouvir o Pirulla! Vlw pelo vídeo!
Essa série sobre ateísmo sempre me deixa uma nova e saudável "pulga atrás da orelha" .Assistindo num domingo de manhã, é um presente para meu cérebro inquisitivo e inquieto. Simplesmente adoro.💖😘
Mesmo vc sendo ateu agradeço a Deus por vc ter nascido pois vc ajuda muitas pessoas com sua sabedoria , trás clareza e luz no meio dessa escuridão . Eu faço matemática e semestre passado meu professor pediu para que lesse O mundo assombrado pelos demônios e eu li. Depois eu vi q vc tinha um vídeo desse livro e fiquei muito feliz. Esse livro abriu minha mente e sinto que estamos vivendo ele no dias atuais.
A dor de ter a fé confrontada é muito bem mostrada no filme O Homem da Terra.
Adoro seus vídeos, são complexos mas muito ricos em conhecimento e informação.
Questionamentos sobre a eternidade, finitude, existência material… Sempre me tiraram os cabelos e nunca de fato foram respondidos em nenhuma religião das quais participei. Acredito que o medo da resposta era maior do que fazer a pergunta corretamente!
#pergunteaoateu Pirula, existem muitas religiões diferentes, muitas divindades diferentes nessas religiões (algumas dessas nem cultuadas são mais inclusive) e muitos conjuntos de dogmas, crenças, regras em cada uma delas. Se você pudesse montar o seu kit religião pra acreditar, quais seriam as regras, divindades que vc escolheria? Teria alguma preferencia por algo que já existe ou montaria seu próprio kit?
Adorei a pergunta. Responde essa Pirula!
Pirula, que ce acha de fazer um mini pergunte ao ateu nos shorts, e responder os menores assuntos?
Eu queria ouvir um pouco sobre a época do "neoateismo" no Brasil, acredito que já deva ter uns 10~15 anos. Foi quando me tornei ateu e conheci o seu canal, Front. da ciência (lá na primeira temporada), a LiHS, ATEA, etc.. Eu sinto que faz falta nesses últimos anos x.x #PergunteAoAteu
não encontrei uma boa definição para neoateismo... seria o ateismo onde os que se identificam não vão para a fogueira?
@@danielml Época dos ateus do Facebook
Gosto muito das suas discussões sobre religião e ateísmo. As informações que você trouxe, em vídeos recentes ou antiquissimos, me ajudaram a trabalhar meu autoconhecimento...
#PergunteAoAteu Fala Pirulla, tudo bem? Achei interessante esse ponto de que somente é cristão aquele que realmente acredita que Jesus ressuscitou. Com isso, veio a dúvida, o que faz a pessoa ser realmente ateia? A pessoa que não acredita em Deus (e muitos associam somente ao Deus cristão) mas acredita em fantasma, astrologia ou lei da atração pode ser considerada ateia? Uma pessoa ateia pode ser supersticiosa ou algo do tipo. Um grande abraço!
Cara, um ateu que acredita em fantasma, astrologia e lei da atração infelizmente não é ateu, ateus se baseiam pela ciência e ceticismo, algo pra ser real tem que respeitar as leis da física, química e biologia e etc, que é o que compõe tudo nesse mundo e possivelmente talvez no universo inteiro
Em 2013, aos 14 anos eu me tornei ateu. 9 anos depois, eu aqui com 23 anos, me tornei um ex-ateu. Confesso que em muitos momentos a influência do ateísmo ainda grita dentro de mim como por exemplo na crença de que rezar vai de fato fazer algum efeito ou não. Não sei se no futuro voltarei a ser ateu, mas por enquanto eu sigo acreditando em Deus e em Nossa Senhora (só pra constar, nao tenho religião)
Show! Mas um vídeo mostrando a impossível biologia dos dragões de House of the Dragon, mostrando o porque seria impossível eles voarem, com o tamanho, peso, seria demais!! E está no hype da internet, poderia atrair novo público para seu canal!! Abs!!
Alguém já fez esse vídeo há um bom tempo, mas não me lembro agora quem foi, acho que o Calazans.
Acho interessante a resposta de Rubem Alves quando lhe perguntaram se acreditava em Deus, ele respondeu "qual deles?"
#PergunteAoAteu Pirula, o que você sente falta em religião? Eu, assim como a pessoa da pergunta anterior, gostaria muito de ter uma religião, uma crença, principalmente em momentos críticos, pois esse conforto, esse "colinho de mãe", essa certeza de que tudo vai acabar bem, nem que seja só no pós-morte, ajuda muito a manter a sanidade. Eu já procurei várias religiões, nunca me encaixei em nenhuma, nunca encontrei alguma que eu pudesse dizer "é essa!!" e com o passar dos anos me tornei cada vez mais cética, e como desde bem jovem eu já não conseguia acreditar no Deus "velho barbudo", cheguei a conclusão de que, caso exista, Deus não pode ser mais do que um átomo que saiu da inércia e causou o Big-Bang. Me desculpe pelo comentário longo. Um abraço!!!
Todo mundo coloca algo como religião. É algo intrínseco do ser humano. Nesse mundo secular ocorre a substituição da religião tradicional transcende. Exemplo? Bolsonaristas e Lulistas que vivem em realidades paralelas.
tenta budismo, ou pelo menos o estilo de vida do budismo
é uma religião bem mais tranquila q o cristianismo hebraico, n tem tanto fanatismo e ir pro inferno por cada passo q vc der
@@MarcosSantos-of5dm realmente, quase seitas
@naointeressa tem uma frase q diz sobre isso
Vi artigo comentando sobre uma atitude inusitada sobre as uma espécie de abelha. Elas, deliberadamente, danificam as folhas de plantas para que elas floresçam mais rápido. Achei muito interessante para um vídeo seu.
Acho que só deixaria de ser ateia se algo muito "sobrenatural" rolasse na minha frente e de mais uma galera ao mesmo tempo (porque se eu estiver sozinha, é capaz deu achar que alucinei kkk), depois de buscar todas as explicações possíveis, daí pode ser que eu começasse a acreditar em algo.
Não tem como você começar acreditar, se tu não acredita, é uma frase confusa, mas faz sentido pra mim.
cláudia, normal.
Pessoas com o PENSAMENTO IRRACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da RELIGIÃO/SUPERSTIÇÃO.
Pessoas com o PENSAMENTO RACIONAL mais aguçado compreende as coisas da vida através da CIÊNCIA/LÓGICA.
A IRRACIONALIDADE surge na nossa mente quando há ausência de RACIONALIDADE, quando ainda não se compreende algo de maneira lógica.
A RACIONALIDADE surge na nossa mente quando já não existe IRRACIONALIDADE (ILUSÃO) acerca de algo, quando já não compreende as coisas de maneira ilusória/supersticiosa.
A IRRACIONALIDADE completa a RACIONALIDADE e a RACIONALIDADE completa a IRRACIONALIDADE. Uma circunstância existe em função da outra.
Todos nós temos uma PORCENTAGEM (%) DE RACIONALIDADE (razão) e IRRACIONALIDADE (ilusão) acerca de algo.
Vivenciamos o *Sagrado e o Profano* constantemente em nossa vida, segundo o mitólogo, filósofo e cientista da Religião, MIRCEA ELIADE.
Acho que nem assim pra mim, teria q ser algo coletivo e constante, afinal, há alucinações e histerias coletivas. Se um grupo grande de pessoas em uma igreja viram ou sentiram algo uma vez, não significa mt, pois a intensa vontade de sentir/acreditar é capaz de causar sensações e alucinações em todos
A nossa mente é incrível, eu só acreditaria em algo se uma coisa nível apocalipse acontecesse. E olha que pra crentes eu posso ser considerado o próprio milagre.
@@Gabriel_834 sim, sim, não me expressei bem, mas é isso aí
Eu sempre fui Cristão, mas era da boca pra fora. Até perceber que não acreditava que Jesus é Deus. Quando aceitei essa verdade me tornei Cristão verdadeiro.
#pergunteaoateu
Einstein dizia que uma vez aberta, uma mente não poderia ser fechada novamente. Mas meu questionamento é: Pirulla, qual impacto vc acredita que uma descoberta de vida inteligente fora da Terra teria sobre o cristianismo e as demais religiões? Haveria um renascimento das religiões? Ou o secularismo dominaria de vez o mundo?
Essa foi a melhor pergunta. Penso que se um dia descobrirmos que não estamos sozinhos no universo, as religiões acabam (não necessariamente a fé em algo transcendental).
@@thiago6468 pois é, Thiago. Tem um livro do Carl Sagan, Contato, que discute um pouco essa questão. Ali no livro, as grandes religiões entram em negação, mas surgem diversas seitas e cultos alternativos.
@@SupremeMrRici Conheço o livro e tb vi o filme, de 1997, com Jodie Foster. Filme espetacular, aliás.
Sou atéia, e você me traz conforto.
Ótimo vídeo! O ateismo para mim é mais palpável e coerente simples assim, já o teismo necessita de fé, algo que não tenho. 😎
Eu acho que quando você é criança você sempre vai acreditar na parada que as pessoas que vc convive acreditam. Já quando vc cresce e passa a pensar por você mesmo ou ouvir outras visões e acaba mudando se vc não se identificar mais nisso e acho que o contrário acontece também mesmo sendo menos comum.
#pergunteaoateu sem ser influenciado por nada nem ninguém, quero perguntar: o que você sente falta de quanto acreditava em religião? e se você pudesse escolher acreditar ou não em religião, como se fosse só clicar um botão, o que preferiria?
"O ateísmo não é uma opção, é uma conclusão".
Pirulla
#pergunteaoateu tudo bom, pirula? Há muitos anos sou ateu/agnostico e sempre que alguém próximo a mim tem alguma perda eu tenho dificuldade em consolar ela (um de seus vídeos tratou sobre isso e me ajudou bastante). Isso me levou a questionar o quão bem eu ficaria quando eu fosse a pessoa sendo consolada, já que 90% do que normalmente dizem tem pouco efeito em mim. Ainda não passei por uma situação extrema o suficiente desde que deixei de acreditar, então fico um pouco apreensivo e frequentemente "invejo" aqueles que acreditam em algo superior. Você já passou por isso ou tem alguma sugestão?
Sempre fui ateu... Cara... eu chorei no velório da minha avó por parte de mãe a 6 anos atrás, mas chorei principalmente por ver os parentes chorando tristes, acho.
No velório da minha avó por parte de pai ano passado eu estava totalmente pleno, dando suporte ao "evento" no que precisasse.
é o que passei...
Leonardo David, se permita a conhecer Deus irmão , essas perguntas dúvidas que você tem em seu coração somente Deus pode te responder ! O homem é falho , não queira buscar em pessoas o que somente Deus pode te dar irmão . Se permita.
Eu já passei por isso, minha tia mais próxima faleceu. Foram os piores dias da minha vida, mas nem passou pela minha cabeça voltar a considerar o cristianismo. É mais aquela ideia: Queria muito que fosse verdade... Mas sei q não é. E dói muito pensar nisso. Você chega a evitar pensar na possibilidade de existir um céu, porque é entreter uma ideia irreal, que só te faz sofrer pelo fato de não ser verdade. Nada do que te disserem vai ajudar (mas dependendo do que fizerem, talvez ajude a lidar melhor). Não sei se teria sido diferente se eu ainda acreditasse.
"Ah, vou ser ateu..." kkkkk. Perfeito. Ate hj minha familia n entende e acha isso, mesmo eu respeitando tudo e a todos
Pirula amo seu canal! Eu não sou atéia por algumas coisas que vi, contudo esse assunto é extremamente complexo, e não tenho nada contra aos ateus, pelo contrário prefiro conversar com um ateu do que uma pessoa fundamentalista, e fico um passinho a ser atéia! Por todas as conclusões de vida e científica que vivo! Será que Jesus estava em estado de catatonismo, é um ponto para se discutir.
Catatonismo seria possível mesmo com tudo o q ele sofreu antes da morte? Chicotadas, pregos, a crucificação em si, q ferra o corpo todo...
Assista canal multiversal Flaviana, e terá a resposta.
Sei até quem são os 144 mil comprados da terra. E quem é o 666, um homem.
Faça maratona pra entender o conceito.
Aliado a Joséph Atweel e o Messias de César.
@@rodrigo77729215 multiversal flaviana.
Canal.
O mesias de César.
Jesus uma sátira de Tito Flávio e Guerra dos judeus
Prezado, oq você poderia falar sobre corpos incorruptos??? Muito obrigado!!!
Cadê o vídeo sobre as espécies extintas????
Como é bom essas discussões, a muito tempo não tinha onde me sentir incluída kkkkkk Pirulla e ateu mas fala graças a Deus, eu tbm kkkkk se me dão a paz do senhor eu tbm retribuo, o carinho que importa
Adoro ouvir o Pirula falar cool
Eu atualmente me encontro em um cenário bem nebuloso, aos 17 anos eu cheguei a conclusão do ateísmo, acho que isso veio acompanhado do meu ceticismo, no entanto de uns 2 anos pra cá, eu tenho considerado muito a ideia de que possa existir algo além, acho que nunca vou chegar no ponto de me tornar um cristão, ou ser de alguma religião, mas to sempre variando meu pensamento, entre agnosticismo, teísmo, e ateísmo, todo dia eu mudo o que eu penso, bem estranho. Nunca imaginei que passaria por isso.
Eu era ateu na época da faculdade (entrei em biologia em 2008). Acabei mudando minha visão de mundo ao longo dos anos. Hoje não tenho religião, mas tenho crença. Olhando pelo ângulo ocidental, eu seria hoje considerado um panteista :)
Para mim o tempo como ateu foi importante para eliminar a influência teísta que tive por toda a vida. A ideia de Deuses pessoais para mim foi descartada.
Poderia explicar o porquê? Não é im ataque, tenho curiosidade msm. Ouço mt isso relacionado a algo como "o mundo é mt perfeito pra vir do acaso", "seres vivos são mt complexos e eficientes pra n terem sido projetados por alguém". Pra mim é um argumento mt fraco pq é o famoso deus/divindade das lacunas: se eu n entendo ou a ciência n explica ainda, só pode ser deus. Com o avanço da ciência, as "evidências " pra esse tipo de crença vão sendo destruídas. O que te levou a entender q vc estava errado como ateu e que com ctz o sobrenatural existe?
@@Gabriel_834 eu não acredito no sobrenatural. O panteismo argumenta que o natural é o divino. Ou seja, o Sol é Deus, a Terra é Deus, o vento é Deus. É muito mais a forma de ver o mundo do que algo fantástico. O Universo é tão perfeito ou imperfeito como dá para ser. Acaso significa sem causa, e tudo tem uma causa, no caso da evolução a seleção natural é uma delas, no caso da gravidade a relatividade geral, não faz diferença como chamamos. Não sei se fui claro.
@@Tungdil_01 Ah, n conhecia o panteísmo. Então deus seria como um campo de força ou o tempo-espaço: tudo está imerso nele, interage de certa forma com ele, etc. Só n entendi se esse deus tem vontade e interfere no natural e o que me levaria a crer nele 🤔
@@Gabriel_834 no panteismo , tudo é Deus (pan=tudo, Teo=Deus). Pegue por exemplo as crenças indígenas e africanas. Elas são politeístas, mas cada Deus é um elemento da natureza. O trovão, o vento, a floresta, etc. Os Deuses não possuem consciência, eles apenas moldam o mundo ao nosso redor. Algumas crenças orientais também têm uma pegada de panteismo, como o hinduísmo. Como você deve ter notado não existe uma crença, mas sim várias, e não é uma invenção moderna, é uma forma comum de várias culturas. Algumas misturam panteismo com politeísmo ou animismo, e tudo bem. Pelo fato de os Deuses não serem pessoais, o panteismo mais raiz não tem esse lance de milagre, vontade divina, salvação, reencarnação; mas claro que cada cultura adapta para o que mais convém (se não me engano no hinduísmo tem reencarnação e é politeísta). A tradição que sigo é o taoísmo 道家, que vem da China e tem várias linhas, algumas consideram a existência de Deuses enquanto outras não. Então não tem apenas uma resposta
Para facilitar o entendimento, penso assim (mas não sou um especialista em epistemologia):
Teísmo: Cristianismo, Islamismo, Zoroastrismo, etc. Inclui também crenças politeístas.
Panteismo: alguns ramos do hinduísmo, budismo, taoísmo, etc. No ocidente o filósofo Spinoza foi um cara que tentou organizar o pensamento panteismo.
#PergunteAoAteu Eu acredito que a fé faz com que as pessoas não se rebelem contra as injustiças sociais, vc teria algo a dizer sobre isso ?
#PergunteAoAteu Pirula, o que você acha de gente que está sempre usando o argumento de que religião e religiosidade são coisas diferentes? Eu sinceramente não consigo enxergar isso, pois a religiosidade de alguém será sempre baseada nos ensinamentos de uma religião. É um argumento que geralmente escuto de cristãos se distanciando de práticas indefensáveis das igrejas.
Minha mãe é uma dessas. Ignorando esse argumento confuso, acho que o que ela quer dizer é que nenhuma instituição ou ritual retém o acesso a deus, que ele está além disso.
Minha mãe é católica e meu pai é mormon, ja estive em diversas vertentes do cristianismo, inclusive o espiritismo. O fato é que me sinto meio constrangido em qualquer desses lugares. Como na pergunta feita, sentia um pouco de inveja das outras pessoas mesmo quando criança porque eu estava alí em um culto de fé e não sentia nada. Pra mim não parecia que qualquer oração que eu fizesse ou qualquer rito que seguisse iria mudar alguma coisa, ou que eu estava falando com um ser divino. O fato é que quando eu ia pra igreja a única coisa que me interessava era estudar a bíblia, e não por fé ou crença na palavra, mas pra conhecer as histórias mesmo. Aí comecei a ver documentários, me apaixonei por Einstein, por Darwin e foi um caminho sem volta. Hoje em dia eu tenho convicção de que eu nunca fui propenso a ter fé e não escolhi ser ateu. Só tinha um pensamento científico aguçado que me fez concluir que uma divindade assim era improvável.
Fico imaginando um anjo aparecendo para Pirulla assim como apareceu para algumas pessoas segundo a história bíblica kk imagina só: Pirulla, eu sou um anjo enviado do pai, e vim te provar que nosso pai existe e vc vai ter que passar isso para outras pessoas tb kkk
Eu tenho medo disso, porque eu acharia que estou tendo episódios psicoticos kkkk acho que todo ateu ligaria imediatamente pro psiquiatra (geralmente é isso, mas muita gente acha que surtos são revelações divinas, antes da esquizofrenia ser descoberta, existia muitos profetas por esquina kkk)
Eu sou ateu desde a infância, fui criado cristão mas meus pais não frequentavam igreja e eu não levava a sério e não sentia medo ou necessidade de alguma força superior. A princípio era algo meio sem fundamento, mas ao longo da adolescência e vida adulta virou algo mais convicto. Uma coisa que eu percebi após 20 anos de ateu é que a grande questão para muitas pessoas em questão de sentimento é que somos animais sociais e precisamos de grupos. A religião não oferece suporte apenas pessoal, oferece um suporte em grupo. Mas para muitos formar grupos seculares seriam algo como uma "religião ateia" e eu mesmo fico meio na dúvida se levaria a algo assim. Eu comecei a pensar nisso alguns anos atrás, quando Tim Mitchin lançou White Wine in the Sun e vi algum relato, não lembro mais onde, de um enterro secular, sobre o que fizeram, como celebraram a vida e aceitaram a morte, acho que era de um cara jovem, os pais na casa dos 40 ou 50. Acho que grupos de apoio, para discussões filosóficas e sobre como anda a vida, iriam substituir instituições religiosas per si.
#pergunteaoateu Pirula, vc também sente uma grande discriminação e/ou preconceito quando se diz ateu as pessoas? Eu particularmente quando digo que sou ateia vejo a cara de decepção se formando na pessoa no mesmo instante, tanto que as vezes até evito dizer. O que acha disso?
Os famosos ateufóbicos
Que reflexão profunda, um questionamento que nunca fiz a mim mesmo se eu realmente acredito que Jesus ressuscitou de forma genuína... É complicado