A Morte é o de menos, o problema real é a falta de propósito e leis objetivas, é justamente que os ateus tendem a viver como se Deus existissem ou quando não colocam o estado como sua religião, legislando moral, ética etc etc... Sobre a morte nem vale apena se preocupar, afinal se morrer e acabar tudo eu nem vou perceber que morri kk
Cara, isso é transcendental. Amo essa frase, mas creio que o desespero da morte alheia - nem é a nossa em si - acabe por acabar com a nossa resiliência a respeito da finutide da existência. Eu acho isso doido, quando eu era cristã não tinha medo de morrer e nem ficava muito triste quando alguém morria, orque achava que ia pra um lugar melhor, pelo visto eu era uma das únicas pessoas que acreditava em Deus ao meu redor.
Verdade, parafraseando o Pirulla : Só sei que nada sei Pirula podia fazer um merchand com essa frase, coloca em uma camisa, quando for debater com Criacionistas de novo. Caso tenha estômago ainda.
Se uma dia ele precisar levantar uma grana pra alguma causa, pode fazer uma rifa valendo “2h na mesa do bar com o Pirulla” …quer dizer…2h é um vídeo dele…no bar tem que ser no mínimo umas 4h.
Quando ele falou sobre sentir reconforto perante a ideia da morte, lembrei de uma frase do Kyojuro Rengoku de Demon Slayer: "Envelhecer e morrer é o que dá sentido e beleza ao tempo fugaz de uma vida humana. É exatamente porque envelhecemos e morremos que nossas vidas têm valor e nobreza."
Tem uma fala semelhante a essa no filme Troia. Aquiles fala que os deuses imortais sentem inveja da vida humana, porque por sua mortalidade, ela é mais significativa que a vida deles.
Eu já estive em coma alguns dias e sabe o q senti ou do que me recordo? Absolutamente nada, eu simplesmente deixei de existir (a famosa frase “penso logo existo” - como estava completamente inconsciente era como se estivesse morto). Depois q saí daquele estado e fui retomando a consciência ( ficando menos confuso ) refleti muito sobre essa questão da morte. Pra mim ficou muito claro q não há nada no pós vida, simplesmente deixamos de "ser e estar".. Mas pra minha surpresa isso não foi ruim e, dependendo da sua fase da vida, pode ser uma coisa boa (é como se todos os problemas que nos cercam se resolvessem instantaneamente- semelhante a um dia terrível q vc está passando e tudo q vc anseia é conseguir ter um sono profundo pra esquecer de tudo - esse sono profundo é a morte, sim, ela é um Rivotril eterno). Com isso não estou advogando a favor dos suicidas (muito pelo contrário, com a morte vc perde muita coisa boa q há na vida, aquilo q vc gosta de fazer ou a convivência de pessoas q vc ama). O ponto é q vc não percebe isso - na verdade é como se a sua morte só existisse pra quem te conhece e continua vivo (o morto nunca perceberá sua morte porque jamais terá consciência disso). Ou seja, fiquem tranquilos, vcs jamais saberão q morreram…Pelo menos foi isso q conclui após passar por essa experiência
Isso acontece quando se dorme e não sonha (ou não lembra o que e se sonhou). Vc acorda no outro dia sem nem perceber quantas horas passou. A sensação é que não aconteceu nada, mas a pessoa tava normal. Com isso, não dá para concluir que depois da morte não existe nada já que a experiência de coma não é o mesmo que morrer.
@@LorenzoDalcin-v4s tive uma convulsão e meu coração parou de bater, basicamente "morri" por alguns segundos, foi essa a experiencia, eu não vi nenhum céu, nenhum deus, então pra mim foi a gota d'água
"Se Deus existisse, queria que ele pensasse como eu!" Essa foi perfeita. Boa parte dos teístas devem acreditar que a vontade de Deus é a delas próprias.
@@omni-man7027Mas a vontade dos deuses (seja de qual CULTURA for!) É a vontade humana! O deus cananita-árabe (Yahweh - ou, Jeová), por exemplo, possui, OBVIAMENTE, vontades e desejos humanos!
Eu era cristã, conheci o Pirulla pelos podcasts, e sempre tinham duvidas que me angústiavam sempre, principalmente em relação a isso de eternidade, eu nao consigo imaginar algo infinito e penso como ele, nao quero finitude quero um fim. Sempre gostei de ciência, dados concretos, e o evolucionismo, atualmente sou agnóstica (+ para o ateísmo) e me sinto aliviada, e é incrível como o Pirulla tem os mesmos pensamentos que eu tenho mas não sei explicar, acho incrível como ele organiza e comunica, me sinto bem melhor sendo agnóstica, e o Pirulla foi fundamental para essa fase transitória.
Posso confirmar isso com causa própria: Sou agnóstico e desde que a pandemia amenizou eu frequento um grupo de jovens na igreja, n vou à missa, mas 1 ou 2 vezes no mês vou aos eventos/reuniões, são pessoas muito boas e as palestras tem boas reflexões, eh uma experiência interessante e conheci mta gente la que alguns viraram amigos de verdade. especificamente o lugar q eu vou eh zero preconceitos e bem aberto as pessoas diferentes então me sinto acolhido, mas minha religião mesmo eh o pirulismo: ele posta, eu assisto, a mais de 12 anos kk
Sou ateia também. Cresci num lar mais ou menos cristão, minha mãe se diz cristã, mas acredita em coisas "mágicas" e outras coisas pagãs que em qualquer vertente católica mandariam ela direto pro inferno. A realidade é que a maioria de quem se diz cristão, navega longe, beeeeeeem longe daquilo que é um estilo de vida cristão, e a maioria abandonaria a religião se fosse forçado a viver sob a ótica da bíblia.
Eu sinto que muita gente se diz cristão pq não compreende que vc pode ser "espiritualizado" sem necessariamente estar alocado nos dogmas de uma religião.
@@stephaniecapelache8502exato! Ser espiritualizado não é exatamente ter uma religião,mas sim sentir a vida dentro de você. Mas sério ,eu não consigo o fim de mim mesmo ,isso pra mim não faz sentido.
Eu sempre preferi acreditar na solidariedade entre as pessoas do que achar que um Deus vai colocar ordem nas coisas. Acho muito mais bonito que a ideia do amor ao próximo parta de nós mesmo e não de um ser supremo
@@clementinadrumond5745 Também não precisou dar dízimo, colocar um copo d'água encima do televisor ou cantar em forma de berro incomodando os vizinhos. rs
Eu sou agnóstica, mas já fui cristã… Ninguém entende como não acredito em Deus hoje. Na verdade, só não tenho uma opinião formada, pra mim ele não é nada do que falam, se caso ele exista… Mas não acredito fielmente que não tenha nada depois daqui, tenho minhas dúvidas, mas nada concreto, então acredito que talvez tenha, talvez não tenha, mas se não tiver, que é uma opção l, que minha vida seja incrível. Eu me tornei uma pessoa muito, muito melhor. É aqui que tenho que amar minha família, falar o que sinto, é aqui que tenho que lutar pelos meus sonhos, talvez depois daqui não tenha nada, e eu não vou poder fazer isso. E é uma oportunidade e tanto viver. Larguei até o antidepressivo, acreditar que não devo nada para um Deus me deixa livre. A religião me adoeceu. Tive que negar anos quem eu realmente era Às vzs ruim, às vzs boa… Larguei engenharia de Software e comecei psicologia, amo neurociência… Mas só descobri quem eu sou, pq não preciso ser quem um Deus quer que eu seja… Queria muito encontrar meu pai, contar pra ele tudo que passei, as dores que senti, meninos babaca que me envolvi, medos, angústias, perdi ele com 8 anos, e hoje mesmo estava pensando o quanto seria bom contar pra ele tudo isso. Talvez não aconteça, já me conforta um pouco o fato dele ter sido meu pai e ter feito parte de 8 anos da minha história… Você e o Daniel Gontijo foram crucias para mulher que estou me tornando ❤️ Escuto com muito amor e atenção o que vocês falam.
Que relato incrível, meu! Sem dúvidas, o ateísmo no início soa terrível, sem amparos e vazio, mas a medida que é aprofundando, ele se torna a antítese disso! Os momentos breves, por serem únicos, se tornam muito mais valiosos, dói saber que nunca mais haverá, mas é acalentador saber que, ao menos, um dia houve! E esse dia foi maravilhoso!
Click Bait... Ele n deveria fazer um exercício de como se sentiria, caso tivesse a certeza que Deus existe... Fazer um exercício de como ele se sentiria ? Não eh o título do vídeo? Mas parece q o vídeo só serviu pra ficar punhetando sobre religião .... N eh sobre oq os homens acham e suas centenas de religiões ... O vídeo deveria ser como ele reagiria se fosse diferente do q ele acredita... Apenas isso... Seria um exercício interessante, falar q ficaria surpreso, etc... Mas não .. vai punhetar sobre crenças maionese .... A mesma bosta de sempre.... Punheta sobre religião... QUE BOSTA DE CLICK BAIT DE QUINTA.
Já diz na música Forever is a long time do Avantasia: "You are defying the devil Forever this time But you can't imagine Forever will drag on a long long time You are defying salvation The wait is your crime Stalemate in virtue we falter Forever is a long time" O fim é altamente reconfortante.
#PergunteAoAteu Dos motivos que você já ouviu para alguém ser ateu, qual você acha o pior? (Se você achar conveniente, poderia responder também a mesma pergunta substituindo a palavra ateu por religioso). Obrigado pela atenção
Acho que não existe bem motivo ruim, cada um tem sua própria motivação por estar trilhando esse caminho. Eu por exemplo, me considero ateu desde que nasci, e não tenho um motivo de fato, apenas nunca me senti confortável e nem via sentido em nenhuma religião mesmo frequentando a igreja durante toda a minha infância.
@@gamey1346 O melhor tipo de ateísmo é o neurológico mesmo, há comprovações da neurociencia que mostram que algumas pessoas nascem com a região do córtex pré frontal menos ativas na área lúdica e elas raramente/nunca experienciam o sentimento de fé, que nada mais é que uma emoção criada pela nossa imaginação. Ateu premium. Agora tem o ateu que terá que sofrer pra pensar de maneira racional - eu no caso kkkk se me der uma pedra e dizer que é mágica, eu já tô orando pra ela, e precisa ser reforçado todo dia a racionalidade. Ateus com região lúdica muito hiperativa, sofrem demais. De forma prática, o ateísmo é apenas a ausência de atividade imaginativa e delirante, ou a insistência em combater uma distorção cognitiva
Mesmo não tendo o mesmo ponto de vista, acho o seu respeito e sua coerência interna admirável. O que sempre deve acontecer no final dos seus vídeos é que acaba tendo mais um cristão orando por vc 😊
sei do significado que essa palavra carrega no coloquial, mas vamos nos atentar para não banalizá-la, realmente, pirulla é um grande paleontólogo, com certeza um dos mais renomados do país, e tem o meu total respeito, o acompanho desde 2015/2016 e queria te-lo conhecido antes, e além disso, como apontaste, ele faz grandes reflexões. mas não se esqueça, filósofo é quem produz conhecimento filosófico, esquecendo-nos deste detalhe abrimos espaço para a banalização completa do termo, o que abriu espaço para a ultra-direita de nosso país transformar o homem que disse que einstein era burro, que não existem provas do heliocentrismo, que a pepsi utiliza fetos abortados em ídolo, e claro, de forma inescrupulosa e completamente repugnante chamá-lo de filósofo
@@pedrosaraiva5303, nossa, cara, cê redigiu múltiplos parágrafos por conta de uma gíria. Porque, segundo tua lógica, chamar pessoas de filósofas é banalizar o trabalho de filósofos de formação e incitar o levante de novos Olavos de Carvalho. Que sono, jovem, na moral.
Suelen! Não sei porque, mas senti uma compaixão por você, não me leve a mal, não é compaixão no sentido de te menosprezar, mas compaixão no sentido de saber o quão ruim é uma crise existencial. Eu já tive um dia. No meio cristão, sempre ouvimos que no nosso coração existe um buraco do tamanho de Deus. E de fato, ele preenche tanto que chega a transbordar. E é tão surpreendente saber que Ele é acessível a qualquer um que deseja abrir a porta que Ele bate. Que Jesus hoje possa entrar em seu coração e suprir toda dúvida, todo vazio, toda falta. Eu sendo cristã, não poderia ser louca de passar por aqui e não te dizer que Jesus te ama loucamente, apesar de muitas vezes não entendermos nada! Deus te abençoe!
muitas vezes vc fala que se conseguiu alcançar 1 pessoa no seu canal, que tenha afetado positivamente, vc já ficaria feliz saiba que esse video me ajudou muito, em muitas coisas que rodeiam minha cabeça e muitas vezes tiram meu sono te acompanho há muitos anos, deve ser a primeira vez que comento sempre fico feliz quando vc lança qualquer video, independente do conteudo também acredito que eu não seja o único a pensar assim amo vc pirulla, e vc sempre fará parte da minha vida, mesmo que vc não tenha ideia de quem eu seja continue sendo essa pessoa maravilhosa que é! um grande abraço ♥
Se vc estiver errado pode ter certeza que será abraçado e amado pelo altíssimo. Não haverá sofrimento eterno, a justiça de Deus será uma vida espiritual plena, cada qual com seu galardão. Não haverá sentimentos humanos como estafa, tédio e nem lembranças desta vida...só o amor e a caridade.
Ótimo vídeo Pirulete, Kant já diria sobre isso, não diretamente sobre Deus, mas sobre a subjetividade da experiência, apesar de existir o local de reunião das crenças, ninguém acredita verdadeiramente igual. Por mas que cheguem numa ideia do que seria Deus, literalmente ninguém enxerga ele da mesma forma. A experiência do indivíduo é única e a interpretação do indivíduo também é única e subjetiva, e a única forma de comunicação que temos é a linguagem e ela é arcaica querendo ou não e com isso as pessoas estão sempre moldando Deus da forma que querem, não se moldando da forma que Deus quer.
Kant é um veneno filosófico. Aceitar que "cada um tem sua verdade" permite se justificar qualquer barbaridade. A realidade é que existe a verdade e existe o correto e isso independe do que eu ou vc achamos.
Eu sou um ateu/agnóstico que vai pelo outro lado. Sofro pelo medo de não ter nada depois da morte, mesmo sabendo que não sofrei antes de existir (nascer) e certamente não sofrerei por voltar a não existir (acho que estou parafraseando alguém). Não consigo ter fé, então sofro por querer provas e não encontra-las. Assim, fico nesta agonia de que o tempo está passando e logo tudo vai acabar e não aproveito (ou não sinto que) o momento. Esta paz que o Pirulla passa ao explicar sua interpretação da realidade, me causa inveja!
Esse lance de viver eternamente eu meio que hj em dia, diferente do Pirula até gosto bem da ideia, o que eu n gostaria é de viver feliz, sem medo ou dor, ou qualquer coisa negativa. Parece louco mas eu penso q a felicidade precisa da tristeza pra ser algo realmente relevante.
Sinceramente, eu desconheço uma pessoa mais sensata que o Pirulla aqui no RUclips. Assisto os vídeos e percebo o quanto meu entendimento e percepção das coisas são muito limitadas! Pirulla, eu adoro os seus vídeos 👏🏻
Cara, eu sou cristão, e por ser uma pessoa religiosa, de tempos em tempos eu tenho que lidar com aquela pergunta chata que atormenta meu sono:"será que eu acredito no céu, apenas porquê eu não quero morrer?", agora, não me leve a mal, mas querendo ou não, saber que existe alguém que tem medo de viver pra sempre me faz me sentir bem melhor...
Apesar de ser cristão, essa foi uma das melhores reflexões que eu já ouvi em minha vida. Esperava que fosse um vídeo arrogante ou prepotente, mas fui surpreendido. Não prometeu nada e entregou um pouco mais do que tudo
Infelizmente a maioria é revoltada com Deus - nem é ateu em si, de fato - porque sofreu abusos por pessoas téistas/religiosas, aí saem descontando em quem não tem nada haver. Poucos ateus, como eu, se tornaram ateus porque começaram a estudar e a justificar suas não-crenças, então há uma ala pequena que respeita os crentes em algo em geral
@@garapagarapa Desde pequena sou cética da existência de um deus, seja ele qual for, mas sempre fui curiosa e facinada pelas histórias de deuses (mitologia) no geral. Minha revolta é com alguns religiosos mesmo, que usam deus como desculpa para ações repudiaveis.
Como Carl Sagan, o divulgador científico tem que ser categorico na inexistência de deuses, pois se deixar transparecer qualquer pequena dúvida, o religioso pensa assim: ‘tá vendo, até os cientistas não tem tem toda certeza ‘.
Então você não entendeu o vídeo. A principal mensagem do Pirula no video é. Não sabemos nada sobre a existência ou não existência de seres divinos. E nenhum cientista vai afirmar que a ciência ou eles mesmos tem toda a razão. Porque a ciência é algo que sempre se transforma a medida que novas descobertas aparecem. Existem apenas alguns pontos que dá pra afirmar que sim, a ciência está 100% certa, mas não tudo. Porque se soubessemos de tudo acabaria as pesquisas.
@@gilberlandiofranciscodonas1173 E um ponto que a ciência está 100% é que o homem é do reino Animal, da classe dos Mamíferos, da ordem dos primatas, da família dos hominídeos, do gênero homo, da espécie homo sapiens. Aprendi na escola elementar.
@@A-origem-do-ponto.0_ não amigo sua informação está equivocada, o hinduísmo da qual Brahma seria o deus único não e mais antigo que o judaísmo, levando em consideração que Moisés foi o escritor do livro de Gênesis na verdade ele foi o escritor do primeiros 5 livros, ele viveu acredite você ou não a aproximadamente de 3100 a 3500 anos atrás, fiz um pesquisa aqui sobre o hindu e as datas batem na casa dos 3000 anos tem pelo menos uns 500 anos de diferença.
@@ruancarlos5839 O Deus Brahma é um conceito central no hinduísmo e é considerado como parte da trindade hindu, juntamente com Vishnu e Shiva. A origem do hinduísmo é complexa e não é possível datar com precisão quando as crenças relacionadas a Brahma surgiram. No entanto, o hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, e os primeiros textos sagrados hindus, conhecidos como Vedas, datam de cerca de 1500 a.C. Portanto, a concepção do Deus Brahma é anterior a esse período. Por outro lado, o Livro do Gênesis é o primeiro livro da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento cristão. O Gênesis é atribuído a Moisés e, segundo a tradição judaico-cristã, foi escrito em algum momento durante o século XIII a.C., embora a data exata seja incerta. Dessa forma, considerando as datas aproximadas mencionadas, o conceito do Deus Brahma é mais antigo do que o Livro do Gênesis. No entanto, é importante destacar que as religiões e suas narrativas evoluem ao longo do tempo, e os registros escritos não necessariamente representam o início da crença ou do conceito religioso em si.
#PergunteAoAteu Pirula, fazia bastante tempo que eu não assistia seus vídeos. Nos idos de 2010-2014 eu era um consumidor fiel de seus conteúdos. Inclusive, lembro de um congresso que você participou aqui na UFRRJ em 2011 sobre ateismo e agnosticismo, na época o público se resumia a pingados. Era uma espécie de movimento inicial de uma ideia de uma "não crença" com mais rigor científico. Fico feliz por você continuar fornecendo contéudos de qualidade até os dias atuais. Vou tratar de um exemplo pessoal para depois passar para a pergunta. Em 2019, eu passei por uma experiência negativa (#argumento 3 de seu vídeo anterior) em relação a cuidados de saúde, e de certa forma "inexplicável". Mesmo após eu ter percorrido uma grande quantidade de médicos para desvendar meu problema, eu não obtive êxito. Naquele momento eu resolvi mudar meu "mindset" para questões espirituais. Eu tenho total ciência que o desespero não faz com que Deus passe a existir, tampouco torna verdadeiro certas coisas absurdas descritas em qualquer livro religioso que serve como guia/dogma para seus praticantes. Mas ao passar a frequentar, por exemplo, um culto evangélico ou uma missa, eu me senti verdadeiramente melhor dentro daquele grupo. Existe uma estrutura de recepetividade por parte dessas pessoas, que envolve dinâmica de grupo, conversas, cânticos e sermões que são bastante interessantes. Tenta pensar nisso como algo semelhante ao que vemos ganhar tração na atualidade por meio de coachs do auto-conhecimento. Claro, sempre fazendo as devidas ressalvas as insanidades que essas pessoas possam estar falando. Isso está dentro do próprio contexto de sobrevivência de nossa espécie explicado por você diante das tantas dificuldades de nossas vidas. Pois bem, dentro do gancho do seu vídeo anterior se "existe Ex-Ateu?", que está intimamente relacionado a este, vamos à pergunta. Considerando que, como declarado por você, o ateismo/agnosticismo não parece ser uma escolha de vontade, e sim de conclusão, não seria verdade que as pessoas categorizadas nesse grupo, ao decidirem "forçar uma crença", não podem simplesmente se beneficiar dessa escolha através de wishful thinking (#argumento 4 de seu vídeo anterior)? Isso é meio que uma pegunta retórica, pois existe farta literatura que corrobora para esse sentido, isso inclusive deriva do argumento inicial da aposta de Pascal, que com base em uma matriz de teoria dos jogos simples, o benefício (acredito-não existe), é preferível aos demais. Isso foi vastamente aprimorado na atualidade, e para falar de trabalhos proximos a você, tem a dissertação de doutorado do próprio Gontijo. Ainda nessa justificativa, eu gostaria ainda que você exclui-se qualquer religião em específico e trata-se somente da questão da espiritualidade como agente beneficiente dessa decisão. Por fim, uma vez respondido essa questão de forma sincera - evidências empíricas e cientificas -, você diria que as religões nos dias atuais fazem mais bem ou mal à sociedade? Eu sei que é um péssimo momento para se perguntar isso, dado que Hamas e Israel estão em guerra por motivos religiosos. Mas você know-the-things, sabe utilizar dados estatisticos para excluir outliers e olhar para valores absolutos. O comentário esta grande e talvez você nem leia, mas em um próximo vídeo eu irei fazer uma critica mais aprofundada em relação as suas afirmações probabilisticas. Digo isto, pois vejo você cometer imprecisões reiteiradamente na palavra em termos de metodologia cientifica. Canso de ver você utilizar expressões do tipo "é muito provável que não exista", "é muito provável que exista". Grande abraço Pirula. #PergunteAoAteu
A Psicanálise aborda que o psiquismo humano é repetidamente voltado à busca constante de prazer, sendo que uma das pulsões humanas mais primitivas é a pulsão de morte, que seria basicamente o que nos faz ter comportamentos autodestrutivos ou nos colocar em riscos desnecessários (esportes radicais, acelerar o carro, nadar em locais profundos, etc.). A pulsão de morte carrega o desejo de acabar com as nossas vidas, pois desde que nosso psiquismo passou a ter noção de sua existência, ele não vivenciou um único dia livre da tensão de existir, portanto, a pulsão de morte visa acabar com essa tensão. Mórbido, né? Mas faz a gente pensar nos nossos comportamentos de risco!
Não tenho conhecimento profundo sobre a psicanálise mas creio que a pulsão de morte não se aplica nesses casos que você citou. Em uma breve pesquisa encontrei artigo discorrendo sobre a Pulsão de Morte: "Quanto à parte da pulsão de morte que permanece no ego, Freud (1923/1996j) dizia que ela poderia chegar à descarga por meio da fusão à pulsão de vida também. Neste formato, formas saudáveis de descarga são desenvolvidas em contrapartida às soluções que a pulsão de morte encontra quando desfusionada, que seria o estabelecimento de neuroses graves. Quando desfusionada, a pulsão de morte encontraria no superego um aliado e seria a responsável pela dureza e crueldade exibida dessa instância, e também por uma ação exagerada e excessivamente punidora voltada ao ego. A pulsão de morte é responsável ainda pelo sentimento de culpa instalado no ego, que faz com que o sujeito se julgue merecedor de sofrimento." As atividades: esportes radicais, corrida, nadar em lugares profundos se apresentam muito mais como atividades emocionantes, marcantes, que exuberam a coragem do sujeito que os pratica, sendo assim fortalecendo o ego e muito mais ligadas ao id e a pulsão de vida - por exemplo, tornando-se um recordista mundial e assim 'eternizando' sua existência. Caso um sujeito estivesse mergulhando em águas profundas pra atentar contra a própria vida, com a intenção de um suicídio, ou então estivesse realizando aquele mergulho só pra HUMILHAR o seu oponente do esporte, *agredindo* a sua fama e tomando seu título, aí sim seria um exemplo de pulsão de morte. Acho que é importante olhar pro contexto das atitudes e a intenção por trás delas, atitudes isoladas como os exemplos citados não me parecem fechar em pulsão de morte. Mas posso estar falando bobagem também, se tiver algum psicanalista pra me corrigir eu agradeço! ref: O desenvolvimento do conceito de pulsão de morte na obra de Freud - Revista Subjetividades (2015)
@@lisianmascari9174pessoas com depressão não necessariamente querem morrer, mas sim acabar com o sofrimento, morrendo, mas elas não querem morrer mas sim acabar com o sofrimento da maneira mais fácil, pq na cabeça delas, não tem outra maneira, é também tem pessoas que já tentaram de tudo, para não sofrer mais, mas acabaram por querer morrer, para não sofrer
Chegando depois do Podcast do Inteligência, com Pirulla e o Rodrigo Silva.😊 Eu "bato ponto" em qualquer conteúdo produzido que recebe a presença do Pr. Rodrigo, pois é sempre enriquecedor... E não posso deixar de comentar, considerando os precedentes... me surpreendi positivamente com a forma com que o Pirulla, enquanto ateu, abordou o tema da religião e a crença Cristã, com sinceridade e respeito no falar. Muito interessante e válido trazer o assunto também por este olhar. Achei que foi um excelente debate, com pessoas que pensam diferente conversando civilizadamente. 👏👏👏 Aguardo uma segunda rodada dos dois. Separei para ver a série Dinossauros citada durante o debate...Não importa se é crente ou ateu, esses bichos continuam gerando fascínio e curiosidade!! Vou levar alguns Pirullas de duração para para assistir tudo😂 ...Vi neste vídeo várias conjecturas utilizando o "e se", com relação as possibilidades e conceitos de "pós morte", "Céu", "Deus", "inferno", "eternidade"...e não pude deixar de perceber que na verdade várias das ponderações apresentadas não estão de todo em desacordo com o que a Bíblia revela sobre os assuntos, ao menos no que diz respeito ao meu conhecimento e estudo pela religião que pratico. O que existe hoje são muitas interpretações diferentes e até nomenclaturas, traduções ,algumas mais popularmente difundidas, e até historicamente perpetuadas, tornando-as mais facilmente aceitas que outras, uma espécie de status quo dentro do mundo religioso, e que acaba dando uma ideia equivocada de concordância geral a respeito de certas crenças. Eu por exemplo, pelo que aprendo da própria Bíblia, não creio que o inferno citado nos textos equivalem ao castigo "cartoonizado" de tortura eterna aos ímpios, nem tampouco que a ida ao Céu é um estado de passagem de alma que ocorre logo após a morte, e fujo constantemente do erro de projetar um Deus que é feito a minha imagem e semelhança, ao invés do caráter que Ele mesmo revela ser (o que é uma busca e aprendizado de uma vida toda, diga-se de passagem). Se eu for explicar como entendo cada um apenas desses pontos que citei, meu comentário ficará com 0,5 Pirullas de duração rsrsrs..sem falar que já existem vídeos abordando esses temas e de forma muito mais aprofundada do que eu poderia... Então me limito a um ponto que foi citado mais de uma vez no vídeo, que é de certa forma uma aversão ao conceito de vida eterna, e achei curiosa a visão dessa perspectiva, até por não ser tão convencional. Fazer um exercício reflexivo ou filosófico ao pressupor a cosmovisão apresentada na Bíblia, e ponderar o conceito de eternidade tendo em vista somente a realidade que conhecemos, poderia ser um erro anacrônico, uma vez que nossas vivências, apesar de acumular conhecimentos de milênios nas mais diversas áreas, falando de forma prática, na verdade se resumem a uma vivência de 80 - 100 anos. Somado a isso, a notável perda de foco, procrastinação sistêmica e tempo limítrofe de interesse que tem ocorrido com as gerações mais recentes, pode influir para o pensamento de que, a eternidade seria entediante, ainda mais dentro de um conceito "cartoonizado" de Céu. Ou seja, nossa ignorância prática e limitação circunstancial quanto ao conceito de eternidade supera nossa capacidade imaginativa quanto a vida eterna. Ao meu ver, o fato de que, mesmo ao longo dos milênios, povos de todas as culturas propunham uma "fuga" para morte, ou alguma espécie de além-morte, mostra, independente das divergências, que a humanidade em geral teve algo amputado de si, e procura soluções muitas vezes humanas para tal. O Deus da Bíblia se apresenta como sendo a própria vida (nós temos vida, Ele "É" a vida em si), e ao contrário das tantas divindades que são projeções das emoções e vaidades humanas representadas, por exemplo, nos panteões greco-romanos e egípcios (perceptíveis pelo comportamento e interesses atribuídos a certas divindades: amor, ódio, guerra, fertilidade...), Ele, no relato Bíblico, ao criar o ser humano à Sua imagem e semelhança, compartilha com a humanidade este dom comunicável: a eternidade. Nos era algo natural, e não a morte. Não a toa, que durante todo o relato, se apresenta a história da humanidade com um constante "resgate" ao caminho de Vida, o que nos era o ideal original. Um Deus Criador, amoroso e infinitamente criativo, não cansaria de surpreender seus filhos nas mais diversas áreas do conhecimento. Se mesmo em um mundo que não está dentro do que foi idealizado a ser, um mundo onde morrer é "normal", ou melhor dizendo, comum, e há sofrimento e injustiças acontecendo a todo instante, mesmo assim, temos dons dos mais diversos e incríveis áreas de inteligência precisam continuamente de difundir em especializações para "dar conta" das intrínsecas subjetividades segmentadas de cada área. Mesmo na biologia, uma vida inteira não é suficiente para conhecer toda a beleza escondida na fauna e flora. Isso tirando as espécies já não existentes. Eu particularmente, vou amar passar tempo com irmãos que aqui, nem será possível conhecer, irmãos de outros lugares, ou de outros tempos. Será muito prazeroso desfrutar de refeições ao lado de Jesus e tantas outras pessoas. A eternidade não me assusta, pelo contrário, me fascina, e é nosso estado natural, é só uma questão de tempo. Tampouco, temo a morte...mas no meu entendimento, é graças ao preço já pago por Cristo que posso reclamar as promessas por Ele feitas. Com respeito aos que pensam diferente, para mim, quem "religa" (do latim religare/ religião) o ser humano com o divino é Jesus Salvador! Ele sela a ruptura que a doença do pecado causou entre Criador e suas criaturas. Ele conquistou a chance da redenção ao se entregar e pagar o preço em nosso lugar. Religião é a necessidade do ser humano de ser regatado da condição que trouxe sobre si mesmo por sua livre escolha e ser acolhido. É o amor em ação do Resgatador pelos seus amados filhos. Se meu Deus e Criador tem o propósito de salvar e ter seus filhos mais uma vez, nas condições que Ele idealizou, de vivermos em um lugar sem pranto, nem morte nem dor, eternamente, sem ser "conhecedores/ praticadores do mal", amantes da vida e não da morte, eu só posso querer estar em unidade de propósito com Ele e desejar o mesmo para meus irmãos. Claro que escolhas são individuais e Deus nos deixa livres para escolher. O que posso repetir se resume em 1 Coríntios 2:9 "Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". Se existem um lugar assim, quero o Pirulla lá também, será um prazer conversar com Ele. Abraço pra quem leu, Deus abençoe guarde!✌💗😊*Em respeito ao seu tempo, a pergunta está daqui em diante, caso não seja possível ler tudo* 😅 #PergunteAoAteu Considerando as diversas expressões culturais manifestadas através da música (digo, não existe uma cultura que não tenha alguma forma de se expressar musicalmente), e inclusive tendo um peso diferenciado quando se trata do seu uso em adoração e liturgias religiosas, gostaria que falasse o que se sabe sobre o surgimento e desenvolvimento da música na visão naturalista. Forte abraço e sucesso!!🙏
#PergunteAoAteu Titio Pirulla, se por um acaso você se tornasse teísta, qual deus, religião ou vertente você escolheria para crer? Te admiro muito. Um abraço!
Uma das reflexões que me empurraram para o ateísmo foi justamente essa: eu parei para pensar sobre a eternidade, e fiquei pensando: "Existe algo que eu gostaria de fazer para todo o sempre?", e qualquer opção me pareceu aterradora, como você disse.
A eternidade não é uma concepção que possa simplesmente adentrar no nosso imaginário, ela não é material, eternidade não é aquela capa de revista das Testemunhas de Jeová com todo mundo sentado na grama sorrindo ao lado de um tigre. Nós temos a mania de querer encaixar Deus na nossa visão e imaginar como as coisas seriam. A eternidade não é algo palpável para nós, ela é a plenitude do nosso ser. Sendo assim, ela se diferencia de qualquer coisa que possamos imaginar, haja visto que qualquer felicidade que temos aqui não é passível de eternidade, mas só um "gostinho" da verdade. Tudo aponta para isso, o amor que sentimos uns pelos outros não é tão somente o fruto de uma reação química, ele é real, ele existe verdadeiramente, desse modo, existe esse amor em sua forma plena. O materialismo em que o ateísmo se baseia nega toda essa realidade, e quando partem para falar de eternidade o que eles fazem? materializam a eternidade!
Caraca, sem dúvidas o melhor vídeos desse quadro até agora! Muita reflexão boa e profunda, agregou de mais nas ideias que eu já tinha e trouxe novas também. Pirulla é o homem!
Mês passado quando eu estava indo embora da casa do meu pai, alguma coisa falou para eu voltar para trás e conversar mais com ele, até então isso nunca tinha acontecido e para minha tristeza eu acordei com um telefone da minha mãe falando q ele teve um avc. Tem coisas q a gente não consegue explicar, acho q se Deus ficasse andando por ai todos os dias,seria muito fácil ser cristão! Ter perdido o meu pai não me fez questionar as coisas mas sim ter a certeza que existe alguma coisa do outro lado.
Cara, esse vídeo do Pirulla foi super racional, educativo, elucidativo e top. Eu sempre pensei em quase tudo que ele disse (com exemplos diferentes) no decorrer da vida qd vamos nos perguntando sobre as contradições que existem em céu, inferno, punição, justiça, etc. E ele resumiu tudo isso no vídeo e com maiores aprofundamentos. Topzeira de vídeo. Vou repetir algumas vezes, com certeza!
Pílula, tu és o ateu mais carismático e humilde que eu já conheci... Parabéns! Se Deus existir, certamente, poderá ter misericórdia de ti por teu bom coração!
#pergunteaoateu... Grande Pirulla, tenho dois filhos (5 e 11 anos), e tenho muita dúvida de como educá-los em relação a questão religiosa, sou ateu e toda minha família religiosa. Com isso, minha mãe, como uma avó bem católica que é está catequizando meus filhos. O mais novo, na hora de dormir geralmente sente medo e por ter sido ensinado pela minha mãe, ele reza e pede para que eu reze com ele, faço para que ele se sinta mais confortável, porém fico contrariado por estar compartilhando algo que não acredito. Pergunto, como você agiria se fosse filho? Grande abraço e muito obrigado por todo seu conteúdo.
#PergunteAoAteu Sou Atea de nascença. Nunca vi sentido em nenhuma religião, mas quando estou passando por alguma angústia sobre algo que preciso aguardar a evolução natural como a recuperação da saude, alguma fase dificil como uma guerra, onde eu não possa interferir efetivamente numa mudança significativa. Nesse momento eu desejo que a natureza ou a ciência me surpreenda com algo que ainda não é do nosso conhecimento. Desejo ser aquela estatistica atípica que diz "esse foi um unico caso" contrariando o esperado. Você tambem passa por isso? Como vc lida com as suas aflições e medos sobre coisas que não estão no seu controle melhorar ou salvar?
@@mikaelfranca7416não acho que sejamos ateus de nascença, ateísmo também é um ensinamento, quando nascemos somos uma folha em branco, não somos nem ateu e nem cristão, até pq pra ser ateu você necessita de saber a ideia de algum deus.
Cara, eu sou cristão, e por ser uma pessoa religiosa, de tempos em tempos eu tenho que lidar com aquela pergunta chata que atormenta meu sono:"será que eu acredito no céu, apenas porquê eu não quero morrer?", mas esse vídeo mudou isso pra mim. Não sei se isso é meio errado da minha parte, mas saber que existe alguém que tem medo(ou algum desconforto) de viver pra sempre, me faz me sentir bem melhor... agradeço ao pírula por me mostrar esse outro lado da moeda!
Que tipo de cristão você é? Viver para sempre sob as condições que vivemos nesta vida é assustador mesmo. Jesus Cristo veio justamente para nos salvar disso. Você não entendeu?
Os gatos aqui da casa amam ouvir o Pirula, e querem ver o vídeo. Eu percebi quando minha cadeira ficava na frente e eles ficavam desviando a cabeça pra ver. Agora eu digo "Vamos ver o Pirula com a Déia?" E eles já vem pro quarto e se acomodam na cama. Boto o monitor grande pra eles.
Uma vez eu eu falei pra minha mãe que uma prima tava... "Experimentando o algodão doce ilegal." Eu tinha uns 9 ou 10 anos é a prima me xingou, odiou pegou ranço e dizia que no futuro eu e que ia me dá mau, anos se passaram eu estou muito bem enquanto ela mora na casa da mãe e tem que cuidar de 2 crianças e já tá vindo uma terceira. Que inesperado não? 😀
Cara, tu falou exatamente tudo que eu penso, só não tenho essa desenvoltura pra falar , mas ainda bem que existe pessoas assim igual a tí , que me representa, parabéns Pirula, e obrigado por existir.
Concordo plenamente.... ele foi perfeito. Quem me dera ter essa lucidez para explicar o meu pensamento para as pessoas que torcem o nariz pra mim por eu não ter a fé que eles têm...
@@Efesios511. por que ele estaria equivocado se é exatamente assim que a sua Bíblia diz? Que tudo é permissão de deus e nada acontece sem a permissão dele
Do jeito q eu sou bem amado pelas pessoas, qdo eu chegar no céu ou no inferno,as pessoas vão falar: "fogem,faz de conta q ele não está aqui, chegou o mala".
Oi Pirulla! Sou cristã e virei sua fã! Quero te dizer que Deus concorda plenamente com você em relação a punição eterna. Realmente não faz o menor sentido. Por isso Ele deixa claro na Bíblia que a morte eterna é simplesmente deixar de existir, não sofrer eternamente. Eu realmente desejo MUITO que você conheça a Deus, você vai amar descobrir que Ele é muitas coisas que você gostaria que Ele fosse e que Ele supera em infinitas outras o que você imagina, vai entender como e porque Ele é Justo, vai ver as peças se encaixarem e fazerem sentido, vai ver como Ele é incrível... Há muita deturpação do que se diz a respeito de Deus, mas você como um grande pesquisador que é faria uma incrível jornada estudando e analisando por você mesmo... a Bíblia. Eu desejo isso porque você tem um coração muito sincero, muito comprometido com a verdade e a justiça, enfim, acredito que é o amor Dele por você que Ele colocou no meu coração. ❤ Que Deus te abençoe e te guie, Pirulla. Você é muito especial. "Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos."
É muito "amor" mesmo. Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. 1 Samuel 15:3
"Quero te dizer que Deus concorda plenamente com você" calma que a Lívia tem o contato de deus no Whatsapp e acabou de sair de uma chamada de vídeo com ele, só pode ser piada um negócio desses sksksksksksk.
Sou cristã. Amei sua reflexão. Sim, é questão de fé! Segundo a Bíblia, a qual eu acredito ser a revelação de Deus, " ...mente nenhuma conseguiu imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam" 1 Coríntios 2:9. A eternidade nos trará possibilidades eternas... ❤
#PergunteAoAteu tio Pirula, como vc gostaria q fosse o seu pós morte? Tipo eu por exemplo gostaria de ver a historia da terra de perto, tipo uma gravação e eu pudesse checar cada canto e ver lq acertaram, erraram enfim, oq vc gostaria q fosse?
No livro de Urântia a parte 3 q fala sobre a origem e formação da vida é bem interessante. Uma outra visão pra mim achei bem coerente e lógica, fez muito sentido. Ideal q cada um busque e tire suas próprias conclusões.
A pergunta não foi para mim, mas na minha opinião, acho melhor o descanso eterno, que seria... não existir pós morte, você assim como todos da história não teriam consciência, sem alma, literalmente o nada.
reencarnação não faz sentido simplesmente porque sua alma/consciência é composta através do seu corpo. Não tem como sua alma está em outro corpo porque ela possuiria vários aspectos diferentes, justamente os que são relacionados ao corpo; e se tivesse diferença, já não seria sua alma, ou seja, não seria você.
O conceito de reencarnação vem da necessidade de explicar a injustiça do mundo. Até poderia fazer sentido em meados do século XIX (época em que Kardec criou o espiritismo), quando as ciências humanas ainda eram rudimentares e as pessoas acreditavam que medo, sofrimento e castigo eram instrumentos eficazes de educação, tanto que no espiritismo é conhecida como a "justiça da reencarnação". Ora, hoje sabemos que seres humanos submetidos à condições inóspitas e insalubres (físicas, psicológicas etc) não resultam em pessoas saudáveis. Como então deus, sendo justo e perfeito, colocaria espíritos em condições a promoverem, não o aprendizado, mas a possibilidade de reincidência no erro? Nós somos, grosso modo, frutos do meio em que estamos inseridos desde o nosso nascimento.
As críticas que mais escuto sobre o espiritismo são: afirmar que é científico, passar uma ideia imprecisa e teleológica da evolução e justificar as injustiças atuais com problemas de vidas passadas, como se houvesse um propósito para coisas ruins acontecerem.
@@umsermalignoSua afirmação contém a sua crença do que seja alma. Nós usamos a palavra Espírito. Alma seria o Espírito encarnado, nós nesse momento. Nós de verdade somos o Espírito e estamos encarnados sendo uma alma, entende?
@@rogeriasouza5976Muitas pessoas são presas e se reabilitam. Vemos todos os dias pessoas que antes viviam confortavelmente passarem pela pobreza, pela falência e aprenderem com isso, passando a darem mais valor às suas posses. Vemos pessoas com o hábito de atraírem seus parceiros ou amigos que passaram pelas angústias das traições aprenderem com isso e não praticarem mais isso. O método divino é eficaz, embora você precise estudá-lo melhor. Nem sempre toda a carga de maldade que praticamos se volta contra nós, podemos quitar boa parte do débito praticando o bem correspondente ao antídoto do mal que praticamos. Seu método educativo seria o quê? Conversar com os que praticaram o mal ensinando sobre o que seria o correto? Mas o que te indica que as pessoas irão ouvir o caminho correto? Se a sua solução para a educação não for essa, por favor me perdoe e me esclareça qual seria. Sabe quem defende essa solução? Os satanistas. Aquela emblemática imagem de Satanás com duas crianças no colo representa isso. Ele ensinando elas a não praticarem aquele mal de novo tentando as livrar da justiça de Deus.
É uma delícia poder ouvir e ver alguém com uma capacidade de entendimento e, principalmente passar com clareza e lucidez!! Pirulla sou sua fâ! Adoro sua linha de raciocínio e por sua responsabilidade com tudo que você passa. Sua fala é constituída de muito conhecimento e estudo, isso pra mim é admirável. Em tempos em que muitos acham que cabe "opiniâo" pra tudo, assistir seus vídeos é consolador... Parabéns!!
Posso contar minha vida ? Posso , obrigada ! De nada ! Minha infância Ex católica ( mãe escolhe ) , gostava dos meninos , e o Ricky Martin era o preferido , eu tinha 8 a os e ele tinha 12 anos , e com 14 anos passei a ser fã dos engenheiros do Hawaii também Eu conheci minha religião : Johrei ( Meishu Sama) conversando com o Carlos Maltz que ex baterista dos Engenheiros do Hawaii , e lá dentro uma pessoa me emprestava livros de romance espírita , e eu conheci também o centro espírita Alan Kardec. Não me lembro que época que foi , nunca foi exigido na infância que eu lê-se a bíblia. Então resolvi ler por conta própria , e no começo li que Javé Amaldiçoou a mulher e disse : O homem te governará ( não gostei , sou mulher , não concordo com isso não ) Depois li as leis de Moisés , uma delas que dizia assim : quem trabalhar no sábado terás o sangue derramado , depois li que apedrejaram um homem que colhia espigas no sábado Passei mal , parei de ler , passei a acreditar que Moisés era falso e passei acreditar só no novo testamento . Continuo na religião do Johrei por muitos anos . Alguns anos atrás , conhecei aprender sobre as leis do universo, entre elas : a lei da atração E voltei a ver vídeos no You tube sobre Ricky Martin, meu ídolo de infância E eu vi um vídeo antigo dele , de quando os filhos dele eram bebês , e ele era pai solteiro , fiquei encantada , ele é ótimo pai. E nessa entrevista falava do livro : Eu , Ricky Martin, era sobre a vida dele. Decidi ler e conheci a oração de Mahatma Gandhi do Hinduísmo , e busquei também pelo Budismo , religião que ele conhece e segue meditações dela Eu gostei do budismo , fiz algumas meditações por vídeo e vejo vídeos pelo you tube Cheguei na conclusão que Deus está na consciência humana. Passei a ver a página do Ricky Martin no Instagram e Facebook , e quando ele pública fotos com os filhos ou com o marido dele , eu vejo nos comentários um monte de comentários homofóbicos de cristãos , porque os cristãos tem ódio dele porque ele é gay. E ele é bonzinho , ele tem uma fundação que ajuda crianças e já ajudou pessoas quando tem desastres naturais , muito boa gente de bom coração. E por causa desse comentários homofóbicos eu resolvi ler um tal de Coríntios do novo testamento da bíblia e li que Paulo Tarso além de homofóbico era machistas. Eliminei também os apóstolos e passei a acreditar só em Jesus Cristo. Mas daí teve um monte de cristão que falava que eu ia pro inferno se não seguisse Jesus Cristo e a porra da bíblia inteira , então , eliminei a bíblia inteira Continuo com a minha religião do Johrei. , E ainda acredito no Kardecismo , Budismo e gosto da oração do Hinduísmo. E essas religiões que eu acredito , aceitam gays , eu pesquisei e aceitam. Enfim , eu só não acredito no cristianismo , judaísmo e Islamismo, nas outras religiões eu acredito. E seu eu estiver errada , dos dois lados , vai ser injusto.
Boa noite, moça! Tudo bem? Eu gostaria de falar que a bíblia está sempre falando sobre amor ao próximo, porque devemos amar o pecador, mas odiar o pecado. De fato, a bíblia apresenta o ato homossexual como pecado, mas Jesus morreu por todo mundo, sem acepção de pessoas, por isso alguém que é gay pode ir para o céu, o problema é o ato. (Eu, particularmente, acredito que as pessoas já nascem assim, mas nem todos os cristãos pensam assim.) A bíblia vê isso como pecado porque o homem e a mulher não são opostos, mas complementares, por isso devem desempenhar papéis específicos no casamento. E o casamento é na verdade uma analogia didática do relacionamento da igreja com Deus. Na questão do machismo é costume citar aquela parte de coríntios que diz que a mulher deve ser submissa ao marido. Entretanto, eu quero reforçar o que vem logo depois: que o homem deve se sacrificar e amar a sua esposa. Como eu já disse, isso é uma questão de distribuição de papéis, o homem recebeu o poder de guiar a esposa, mas tem a dever de amar ela e proteger porque ele tem uma capacidade física superior. Mas, uma vez que ele ultrapassa a sua esfera de poder e passa a usar essa capacidade para ele está sendo egoísta e machista, com isso não concordamos. Lembrando que isso só é pro casamento, a mulher não é de modo nenhum inferior e não deve ser submissa ao homem, a menos que seja uma figura de autoridade, como o patrão. Eu dei uma olhada no seu canal, vi que você posta alguns vídeos interessantes ksksksk eu vou me inscrever e a gente vai conversando sobre essas coisas. Eu amo conversar sobre religiões e conhecer opiniões diferentes ksksksk
Ótima interpretação da Bíblia, Calebe. Eu tenho a teoria de que criticar o cristianismo pega bem nos dias de hoje. Não sei bem o motivo. Talvez porque seja a religião predominante do ocidente e soe legal se rebelar "contra o sistema". Lembro da música Igreja dos Titãs, que desce a lenha no cristianismo. Beleza, sou favorável a liberdade de expressão. Mas imagino se o mesmo teor e o mesmo tom fosse dirigido contra religiões africanas ou espirita. Versos hipotéticos como "eu não gosto de Umbanda" ou "não gosto de mãe de santo" levariam facilmente alguém à cadeia hoje. Pois não é legal criticar a religião "das minorias". A da maioria pode. O Dalai Lama violou uma criança em público. Imagina o que esse cara não faz no privado. Mas não vamos criticar o budismo, pois é uma religião que prega a luz e a paz. O cristianismo fala de coisas que as pessoas não querem ouvir. Ninguém quer ouvir que vai queimar no fogo do Inferno se não se arrepender. E é isso que Jesus pregou. É mais legal ouvir que maos transmitem boas energias, que se você for mau vai reencarnar mais 300 vezes até ficar bom ou que todas as religiões levam ao caminho do bem. Ninguém quer ouvir que a Bíblia trata o homossexualismo como pecado. Vai contra a agenda vigente, ainda que seja só mais um pecado numa lista imensa. Alguém que vai na rede social do Rick Martin aporrinhar a vida dele não é um cristão. É um idiota desocupado. Se ele dá "um passito pra frente ou pra trás" com a Maria ou com o João não é uma questão. É a vida pessoal dele e deve ser respeitada. O cristianismo NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA OS GAYS, assim como não tem contra os adúlteros, os glutões, os assassinos e os ladrões. Ele tem contra a prática dessas pessoas e as convida ao arrependimento. Todas essas pessoas podem frequentar reuniões cristãs sem nenhuma forma de acepção. Não compreender isso é interpetar a Bíblia de forma superficial.
Sou cristão mas adoro o Pirula, as ideias , os pensamentos são diferentes mas convivo bem com isso, gosto da paleontologia e acredito no criacionismos e evolucionismo numa junção que podem ser válidas
Muito interessante essa visão! Concordo que temos uma grande tendência de julgar ao que é justo com a nossa medida do que é justiça e acho Suassuna genial ao provocar essa reflexão no auto da compadecida! Quanto a questão da eternidade no valor do prêmio ou do castigo, para mim é algo que se tornou bem mais fácil "aceitar" quando a eternidade no castigo passa a significar a perspectiva de quem observa, por exemplo: meu cachorro morreu eternamente! Pra ele isso foi um evento único, isolado e concluído, mas eu tenho continuamente sentido a falta dele!
Amo poder contar com conteúdos mais lógicos. Acompanhos seus vídeos porque me identifico e pela a minha sanidade mental, mesmo aceditando em algumas crenças. Tô em mais da metade do vídeo e digo, quem foi traído fica com uma mágoa grande e guarda, sim. Muito difícil esquecer, em um formato que vivemos, mais monogâmico. As crenças espiritualista falam de você melhorar moralmente e de que o inferno só existe na consciência. Sentir que errou, remorso e perdão seriam coisas que trabalharemos na mente e mesmo depois de mortos. Eu mesma ainda estou trabalhando mágoas e culpas em vida. Como espiritualista, gosto das palestras espíritas pq trazem algumas respostas para estes questionamentos, como por exemplo nos confrontarmos com pessoas em um tipo de moralidade que nos traria provas para que possmos aprender algo, mas elas estão caminhando, também e que nada é eternamente ruim, um dia todos acabam aprendendo. Mas a aleatoriedade para mim, é algo plausível, também.
Em minha modestissima opinião criamos a Realidade a nossa necessidade e entendimento.....o Universo é suficientemente plástico para contemplar qualquer percepção e todas são absolutamente Reais para quem as cria....
Quando a pessoa vem me falar algo como: "A mas se deus existir você vai pro inferno" fica parecendo que ela se força a acreditar só por medo do inferno mesmo Edit: Esse vídeo saiu justamente quando eu tava lendo a parte sobre religião do livro dele kkkkkkk
esse negócio de existir algo depois da morte é complexo. eu gostaria muito de ter a oportunidade de encontrar pessoas que já se foram mais uma vez, mas eu não consigo acreditar que isso vai realmente acontecer, então eu me contento com memórias saudáveis. é muito menos angustiante ter lapsos de memória felizes do que viver na ansiedade desse reencontro que provavelmente nunca vai acontecer. não sei explicar, mas na minha cabeça é mais confortável desse jeito.
Queria tb falar sobre as pessoas mortas das quais sentia saudade,sabem mesmo que as pessoas vivas nos temos medo que elas morram,isso demonstra que nos nao queriamos que elas morressem e que uma parte de mos vai sentir saudade de uma pessoa unica e especial do seu jeito,nunca se podera substituir aquela pessoa,e se eu nao ha poder voltar a encontrar vai ser a coisa mais triste do mundo para mim,querendo ou n ela foi parte das nossas vidas e nao te-la connosco faz-nos sentir imcompletos.
Miniatura feita pelo genial @carlosruas, meu amigo de montão, autor do Um Sábado Qualquer
Ficou engraçado gostei, do tio Lucy seu fã
Pirulla tu tá muito chique mesmo, thumb do Ruas e personalizado ainda!
O Pirulla segundo São Ruas. Já pode fazer os bonequinho!
A Doppel já pode fazer camiseta
se prolixidade tivesse um rosto
"Não tenho medo de estar morto. Estive morto por bilhoes de anos antes de nascer e isso não me causou o menor incômodo" Mark Twain
A Morte é o de menos, o problema real é a falta de propósito e leis objetivas, é justamente que os ateus tendem a viver como se Deus existissem ou quando não colocam o estado como sua religião, legislando moral, ética etc etc...
Sobre a morte nem vale apena se preocupar, afinal se morrer e acabar tudo eu nem vou perceber que morri kk
Cara, isso é transcendental. Amo essa frase, mas creio que o desespero da morte alheia - nem é a nossa em si - acabe por acabar com a nossa resiliência a respeito da finutide da existência. Eu acho isso doido, quando eu era cristã não tinha medo de morrer e nem ficava muito triste quando alguém morria, orque achava que ia pra um lugar melhor, pelo visto eu era uma das únicas pessoas que acreditava em Deus ao meu redor.
Coisa de ateu chato
@@JoaoAlves-qx4htLegal mesmo é ir pro inferno dps q morre pq deu a bunda
Essa é a grande lógica da vida do ateu tudo vai deixar de existir.
A gente é tão falho, q até na hora de criar um ser perfeito, ele não é perfeito
perfeito
Rsrs total
@@mariaalice-fi3vyperfeitamente imperfeito 👌😂
Bora cair na porrada? Vamo ver se vc é machão, passa seu whatsapp para a gente marcar.
Todo personagem fictício de qualquer história é um reflexo do ser humano afinal de contas 😅
"eu me contento com aquilo que sei que existe"...que frase linda
Mas então não faria sentido buscar por respostas concorda? Exemplo, a matéria escura.
@@gabrielbatista_Adm mas ele tá falando non plano espiritual
Verdade, parafraseando o Pirulla : Só sei que nada sei
Pirula podia fazer um merchand com essa frase, coloca em uma camisa, quando for debater com Criacionistas de novo. Caso tenha estômago ainda.
Poxa, seria legal sentar numa mesa de bar e trocar uma ideia com o Pirulla. É um cara realmente diferenciado. Abraço pirulla
Acho que esse é o sonho de todos os fãs do Pirulla, inclusive o meu!
Concordo com vc
Pirulla é uma das raras pessoas em que cx tem um bom papo.😊
Poderia rolar isso com os membros
Se uma dia ele precisar levantar uma grana pra alguma causa, pode fazer uma rifa valendo “2h na mesa do bar com o Pirulla” …quer dizer…2h é um vídeo dele…no bar tem que ser no mínimo umas 4h.
Quando ele falou sobre sentir reconforto perante a ideia da morte, lembrei de uma frase do Kyojuro Rengoku de Demon Slayer: "Envelhecer e morrer é o que dá sentido e beleza ao tempo fugaz de uma vida humana. É exatamente porque envelhecemos e morremos que nossas vidas têm valor e nobreza."
Eu também lembrei do rengoku
Tem uma fala semelhante a essa no filme Troia. Aquiles fala que os deuses imortais sentem inveja da vida humana, porque por sua mortalidade, ela é mais significativa que a vida deles.
Mas a grande maioria não envelhece e morre.
Meu querido sempre fui fã do slayer mas nunca vi a tradução das letras agora sou mais fã
carai verdade
Eu já estive em coma alguns dias e sabe o q senti ou do que me recordo? Absolutamente nada, eu simplesmente deixei de existir (a famosa frase “penso logo existo” - como estava completamente inconsciente era como se estivesse morto). Depois q saí daquele estado e fui retomando a consciência ( ficando menos confuso ) refleti muito sobre essa questão da morte. Pra mim ficou muito claro q não há nada no pós vida, simplesmente deixamos de "ser e estar".. Mas pra minha surpresa isso não foi ruim e, dependendo da sua fase da vida, pode ser uma coisa boa (é como se todos os problemas que nos cercam se resolvessem instantaneamente- semelhante a um dia terrível q vc está passando e tudo q vc anseia é conseguir ter um sono profundo pra esquecer de tudo - esse sono profundo é a morte, sim, ela é um Rivotril eterno). Com isso não estou advogando a favor dos suicidas (muito pelo contrário, com a morte vc perde muita coisa boa q há na vida, aquilo q vc gosta de fazer ou a convivência de pessoas q vc ama). O ponto é q vc não percebe isso - na verdade é como se a sua morte só existisse pra quem te conhece e continua vivo (o morto nunca perceberá sua morte porque jamais terá consciência disso). Ou seja, fiquem tranquilos, vcs jamais saberão q morreram…Pelo menos foi isso q conclui após passar por essa experiência
Isso acontece quando se dorme e não sonha (ou não lembra o que e se sonhou). Vc acorda no outro dia sem nem perceber quantas horas passou. A sensação é que não aconteceu nada, mas a pessoa tava normal.
Com isso, não dá para concluir que depois da morte não existe nada já que a experiência de coma não é o mesmo que morrer.
passei por algo parecido mas no meu caso foi uma experiencia de quase morte, e foi a gota d'água pra eu parar de acreditar em deus.
@@pasculinaa gostaria de ler essa historia da gota de agua quer contala?
@@LorenzoDalcin-v4s tive uma convulsão e meu coração parou de bater, basicamente "morri" por alguns segundos, foi essa a experiencia, eu não vi nenhum céu, nenhum deus, então pra mim foi a gota d'água
@@marinabarbosa5592 a gente sempre sonha, só que esquecemos
"Se Deus existisse, queria que ele pensasse como eu!" Essa foi perfeita. Boa parte dos teístas devem acreditar que a vontade de Deus é a delas próprias.
Pensar igual humano não iria fazer ele ser Deus e sim mais um humano
@@omni-man7027Mas a vontade dos deuses (seja de qual CULTURA for!) É a vontade humana!
O deus cananita-árabe (Yahweh - ou, Jeová), por exemplo, possui, OBVIAMENTE, vontades e desejos humanos!
@@omni-man7027 Então como deus pensa senão como nós? E por que tanta coincidência entre oq ele pensa e oq nós pensamos, de acordo com as escrituras?
@@omni-man7027 deuses são criados por homens, a sua imagem e semelhança.
Eu rezo para Crom, mas raramente o faço... Ele não ouve.
Eu era cristã, conheci o Pirulla pelos podcasts, e sempre tinham duvidas que me angústiavam sempre, principalmente em relação a isso de eternidade, eu nao consigo imaginar algo infinito e penso como ele, nao quero finitude quero um fim. Sempre gostei de ciência, dados concretos, e o evolucionismo, atualmente sou agnóstica (+ para o ateísmo) e me sinto aliviada, e é incrível como o Pirulla tem os mesmos pensamentos que eu tenho mas não sei explicar, acho incrível como ele organiza e comunica, me sinto bem melhor sendo agnóstica, e o Pirulla foi fundamental para essa fase transitória.
Isso é honestidade intelectual
É de pessoas assim que que q ciência precisa, pessoas de bom senso como vc Pirulão 👊🏻
Lá ele
@@elierdoss.soares173 kkkkkk Pirulão kkkkkkkkkk lá ele mesmo kkkkk
se vc se interesar em entender a bíblia, confira as aulas do prof. é Doutor Osvaldo Luís Ribeiro na Tenda do Necromante. Top da galáxias!👌
Primeira vez que eu vejo um gago digital kkkkkk obrigado pelo seu comentário, eu ri dms cara que que q kkk
@@marcosafonso2182 kkkkkkkkkkkk obri bri bri gado
Ilhas! Queremos mais vídeos de histórias trágicas em ilhas, pirulla.
Pirulla é o primeiro youtuber a criar toda uma fanbase de ilhas.
N conhecia 🤔
Não é exatamente uma história trágica, mas seria interessante ver mais sobre a ilha Picárnia, e o motim do "The Bounty"
Up
por favor, eu suplico!
As reflexões do Pirula são sempre boas. O tempo voa e nem percebo qdo estou ouvindo.
Biblia Original Codex
ele fala demais, mas fala bem
retórica e dialética impecável, no ao vivo ele nem se perde e todo mundo prende no que ele ta falando
Vc aprende mais sobre a religião assistindo os videos do pirula, do q frequentando o proprio templo ou religião
Verdade. Não é um conteúdo enviesado. Com respeito e bom humor....Muito Didático..
Tinha uma série do blablalogia que aprendi muito sobre religião, era o Pirula e os Carlos ruas.
Posso confirmar isso com causa própria: Sou agnóstico e desde que a pandemia amenizou eu frequento um grupo de jovens na igreja, n vou à missa, mas 1 ou 2 vezes no mês vou aos eventos/reuniões, são pessoas muito boas e as palestras tem boas reflexões, eh uma experiência interessante e conheci mta gente la que alguns viraram amigos de verdade. especificamente o lugar q eu vou eh zero preconceitos e bem aberto as pessoas diferentes então me sinto acolhido, mas minha religião mesmo eh o pirulismo: ele posta, eu assisto, a mais de 12 anos kk
....ou sendo um homem-bomba, em nome de Alá.
Discordo
Sou ateia também. Cresci num lar mais ou menos cristão, minha mãe se diz cristã, mas acredita em coisas "mágicas" e outras coisas pagãs que em qualquer vertente católica mandariam ela direto pro inferno. A realidade é que a maioria de quem se diz cristão, navega longe, beeeeeeem longe daquilo que é um estilo de vida cristão, e a maioria abandonaria a religião se fosse forçado a viver sob a ótica da bíblia.
A maioria das pessoas só é cristã porque se você não for os outros nem olham na sua cara.
Ame seu próximo como a ti mesmo!!
É realmente foda ser ateu no Brasil
Eu sinto que muita gente se diz cristão pq não compreende que vc pode ser "espiritualizado" sem necessariamente estar alocado nos dogmas de uma religião.
@@stephaniecapelache8502exato! Ser espiritualizado não é exatamente ter uma religião,mas sim sentir a vida dentro de você. Mas sério ,eu não consigo o fim de mim mesmo ,isso pra mim não faz sentido.
Eu sempre preferi acreditar na solidariedade entre as pessoas do que achar que um Deus vai colocar ordem nas coisas. Acho muito mais bonito que a ideia do amor ao próximo parta de nós mesmo e não de um ser supremo
Me dá um notebook preciso😢
Obrigada pelo culto de domingo!
Kkkķkķk boa, temos uma nova fase, o filósofo Pirula!
Culto bom esse, não precisei desligar o cérebro.
Na verdade seria assim: obrigado pelo culto não culto de domingo.
@@clementinadrumond5745 Também não precisou dar dízimo, colocar um copo d'água encima do televisor ou cantar em forma de berro incomodando os vizinhos. rs
Culto dos ateus quero ver todo mundo louvando a evolução.
Pirulla, orgulho de te acompanhar há mais de sete anos!
E eu há 11 anos... rsrs
Eu 11 anos e 6 meses. Primeiro vídeo que vi do Pirula foi o sobre Belo Monte.
Eu há 10
Eu sou agnóstica, mas já fui cristã… Ninguém entende como não acredito em Deus hoje. Na verdade, só não tenho uma opinião formada, pra mim ele não é nada do que falam, se caso ele exista…
Mas não acredito fielmente que não tenha nada depois daqui, tenho minhas dúvidas, mas nada concreto, então acredito que talvez tenha, talvez não tenha, mas se não tiver, que é uma opção l, que minha vida seja incrível.
Eu me tornei uma pessoa muito, muito melhor.
É aqui que tenho que amar minha família, falar o que sinto, é aqui que tenho que lutar pelos meus sonhos, talvez depois daqui não tenha nada, e eu não vou poder fazer isso.
E é uma oportunidade e tanto viver.
Larguei até o antidepressivo, acreditar que não devo nada para um Deus me deixa livre.
A religião me adoeceu. Tive que negar anos quem eu realmente era
Às vzs ruim, às vzs boa…
Larguei engenharia de Software e comecei psicologia, amo neurociência…
Mas só descobri quem eu sou, pq não preciso ser quem um Deus quer que eu seja…
Queria muito encontrar meu pai, contar pra ele tudo que passei, as dores que senti, meninos babaca que me envolvi, medos, angústias, perdi ele com 8 anos, e hoje mesmo estava pensando o quanto seria bom contar pra ele tudo isso. Talvez não aconteça, já me conforta um pouco o fato dele ter sido meu pai e ter feito parte de 8 anos da minha história…
Você e o Daniel Gontijo foram crucias para mulher que estou me tornando ❤️
Escuto com muito amor e atenção o que vocês falam.
Que relato incrível, meu!
Sem dúvidas, o ateísmo no início soa terrível, sem amparos e vazio, mas a medida que é aprofundando, ele se torna a antítese disso!
Os momentos breves, por serem únicos, se tornam muito mais valiosos, dói saber que nunca mais haverá, mas é acalentador saber que, ao menos, um dia houve! E esse dia foi maravilhoso!
Rapaz, nunca tinha visto uma abordagem tão resumida mas ao mesmo tempo tão amplificada sibre religiões ... Mas uma vez, parabéns Pirula ❗
Click Bait... Ele n deveria fazer um exercício de como se sentiria, caso tivesse a certeza que Deus existe... Fazer um exercício de como ele se sentiria ? Não eh o título do vídeo? Mas parece q o vídeo só serviu pra ficar punhetando sobre religião .... N eh sobre oq os homens acham e suas centenas de religiões ... O vídeo deveria ser como ele reagiria se fosse diferente do q ele acredita... Apenas isso... Seria um exercício interessante, falar q ficaria surpreso, etc... Mas não .. vai punhetar sobre crenças maionese .... A mesma bosta de sempre.... Punheta sobre religião... QUE BOSTA DE CLICK BAIT DE QUINTA.
Eu fui ateu até os 33. Deus se manifestou de forma inegável e salvou a minha vida. Hoje eu vivo para Ele.
ah foi kkkkk
pena
qual deus?kkkkkkkkkk
Sou cristão. Conte mais detalhes sobre sua bênção. Fortalecerá a fé dos cristãos q lerem 😌
@@PardoChadOxe está com inveja??
Já diz na música Forever is a long time do Avantasia:
"You are defying the devil
Forever this time
But you can't imagine
Forever will drag on a long long time
You are defying salvation
The wait is your crime
Stalemate in virtue we falter
Forever is a long time"
O fim é altamente reconfortante.
#PergunteAoAteu Dos motivos que você já ouviu para alguém ser ateu, qual você acha o pior? (Se você achar conveniente, poderia responder também a mesma pergunta substituindo a palavra ateu por religioso). Obrigado pela atenção
Acho que não existe bem motivo ruim, cada um tem sua própria motivação por estar trilhando esse caminho. Eu por exemplo, me considero ateu desde que nasci, e não tenho um motivo de fato, apenas nunca me senti confortável e nem via sentido em nenhuma religião mesmo frequentando a igreja durante toda a minha infância.
@@gamey1346 O melhor tipo de ateísmo é o neurológico mesmo, há comprovações da neurociencia que mostram que algumas pessoas nascem com a região do córtex pré frontal menos ativas na área lúdica e elas raramente/nunca experienciam o sentimento de fé, que nada mais é que uma emoção criada pela nossa imaginação. Ateu premium. Agora tem o ateu que terá que sofrer pra pensar de maneira racional - eu no caso kkkk se me der uma pedra e dizer que é mágica, eu já tô orando pra ela, e precisa ser reforçado todo dia a racionalidade. Ateus com região lúdica muito hiperativa, sofrem demais. De forma prática, o ateísmo é apenas a ausência de atividade imaginativa e delirante, ou a insistência em combater uma distorção cognitiva
Motivo políticos?
Há 11 anos acompanhando o senhor Pirulla.
Eu, desde 2011. Junto com a Tati feltrin, do TLT.
@@AlineRodrigues-jc7nxeu também...desde essa época. O canal do Yuri bombava e surgiu muitos RUclipsrs falando sobre ateísmo na época.
Mesmo não tendo o mesmo ponto de vista, acho o seu respeito e sua coerência interna admirável. O que sempre deve acontecer no final dos seus vídeos é que acaba tendo mais um cristão orando por vc 😊
Pois é. senhor abençoe a vida do pirulla é um bom homem kkkkkk.
Pirulla é um cara muito bacana, super respeitoso. Dificilmente nos, dias de hoje, vemos pessoas com visões diferentes se respeitando muito.
Eita preguiça desse povo
@@IuriPrardopor que cara?
@@IuriPrardoclaro seu cérebro é tão burro q só de pensar ele já fica cansado
Um dos melhores divulgador científico do RUclips
Ele é excelente.
Além de paleontólogo, o cara é um baita filósofo.
Que vídeo e colocações fantásticas, Pirula. Muito bom!
Super intelectual. É bizarro 🔝 🇧🇷
Bíblia Original Codex
sei do significado que essa palavra carrega no coloquial, mas vamos nos atentar para não banalizá-la, realmente, pirulla é um grande paleontólogo, com certeza um dos mais renomados do país, e tem o meu total respeito, o acompanho desde 2015/2016 e queria te-lo conhecido antes, e além disso, como apontaste, ele faz grandes reflexões.
mas não se esqueça, filósofo é quem produz conhecimento filosófico, esquecendo-nos deste detalhe abrimos espaço para a banalização completa do termo, o que abriu espaço para a ultra-direita de nosso país transformar o homem que disse que einstein era burro, que não existem provas do heliocentrismo, que a pepsi utiliza fetos abortados em ídolo, e claro, de forma inescrupulosa e completamente repugnante chamá-lo de filósofo
@@pedrosaraiva5303, nossa, cara, cê redigiu múltiplos parágrafos por conta de uma gíria. Porque, segundo tua lógica, chamar pessoas de filósofas é banalizar o trabalho de filósofos de formação e incitar o levante de novos Olavos de Carvalho. Que sono, jovem, na moral.
Esse vídeo me trouxe um certo conforto quanto alguns pensamentos, mas ao mesmo tempo uma crise existencial.
Suelen! Não sei porque, mas senti uma compaixão por você, não me leve a mal, não é compaixão no sentido de te menosprezar, mas compaixão no sentido de saber o quão ruim é uma crise existencial. Eu já tive um dia. No meio cristão, sempre ouvimos que no nosso coração existe um buraco do tamanho de Deus. E de fato, ele preenche tanto que chega a transbordar. E é tão surpreendente saber que Ele é acessível a qualquer um que deseja abrir a porta que Ele bate. Que Jesus hoje possa entrar em seu coração e suprir toda dúvida, todo vazio, toda falta. Eu sendo cristã, não poderia ser louca de passar por aqui e não te dizer que Jesus te ama loucamente, apesar de muitas vezes não entendermos nada! Deus te abençoe!
@@amandalustosavital1832 jesus é um lixo inútil
Mas independente de acreditar na vida após a morte ou não é isso.
Ou você acha que os cristãos não pensam:Seu eu estiver errado? não vai haver nada.
muitas vezes vc fala que se conseguiu alcançar 1 pessoa no seu canal, que tenha afetado positivamente, vc já ficaria feliz
saiba que esse video me ajudou muito, em muitas coisas que rodeiam minha cabeça e muitas vezes tiram meu sono
te acompanho há muitos anos, deve ser a primeira vez que comento
sempre fico feliz quando vc lança qualquer video, independente do conteudo
também acredito que eu não seja o único a pensar assim
amo vc pirulla, e vc sempre fará parte da minha vida, mesmo que vc não tenha ideia de quem eu seja
continue sendo essa pessoa maravilhosa que é!
um grande abraço ♥
Somos dois com o mesmo sentimento!
Somos 3!
Eu também ❤
eu tbm
Pirulla tem uma sensibilidade que poucos tem ao abordar sobre esse tema tão complexo.
Como é bom ouvir uma pessoa inteligente.
Obrigada por existir, Pirulla :)
caraca, 10 conto
@@thetrulybear Duas coxinhas pro pirua
@@thetrulybearcaraca, nunca viu 10 conto😮
Pra matar a saudade das origens desse canal
Se vc estiver errado pode ter certeza que será abraçado e amado pelo altíssimo. Não haverá sofrimento eterno, a justiça de Deus será uma vida espiritual plena, cada qual com seu galardão. Não haverá sentimentos humanos como estafa, tédio e nem lembranças desta vida...só o amor e a caridade.
Exatamente: ir para o céu com esse pessoal de bem seria um inferno!
Ótimo vídeo Pirulete, Kant já diria sobre isso, não diretamente sobre Deus, mas sobre a subjetividade da experiência, apesar de existir o local de reunião das crenças, ninguém acredita verdadeiramente igual. Por mas que cheguem numa ideia do que seria Deus, literalmente ninguém enxerga ele da mesma forma. A experiência do indivíduo é única e a interpretação do indivíduo também é única e subjetiva, e a única forma de comunicação que temos é a linguagem e ela é arcaica querendo ou não e com isso as pessoas estão sempre moldando Deus da forma que querem, não se moldando da forma que Deus quer.
Kant é um veneno filosófico. Aceitar que "cada um tem sua verdade" permite se justificar qualquer barbaridade. A realidade é que existe a verdade e existe o correto e isso independe do que eu ou vc achamos.
Eu sou um ateu/agnóstico que vai pelo outro lado. Sofro pelo medo de não ter nada depois da morte, mesmo sabendo que não sofrei antes de existir (nascer) e certamente não sofrerei por voltar a não existir (acho que estou parafraseando alguém).
Não consigo ter fé, então sofro por querer provas e não encontra-las. Assim, fico nesta agonia de que o tempo está passando e logo tudo vai acabar e não aproveito (ou não sinto que) o momento.
Esta paz que o Pirulla passa ao explicar sua interpretação da realidade, me causa inveja!
Esse lance de viver eternamente eu meio que hj em dia, diferente do Pirula até gosto bem da ideia, o que eu n gostaria é de viver feliz, sem medo ou dor, ou qualquer coisa negativa. Parece louco mas eu penso q a felicidade precisa da tristeza pra ser algo realmente relevante.
Realmente é uma pena o Yuri ter apagado os vídeos do canal dele, pq ele sempre trazia ótimos vídeos, e com ótimas reflexões
Sinceramente, eu desconheço uma pessoa mais sensata que o Pirulla aqui no RUclips. Assisto os vídeos e percebo o quanto meu entendimento e percepção das coisas são muito limitadas! Pirulla, eu adoro os seus vídeos 👏🏻
Gostei muito da sinceridade do Pirula...encontrei muitas coisas boas na sinceridade dele...Obrigado 😊
Outra pessoa que admiro muito aqui no RUclips é o Eduardo Bueno
@@Alisson_ad Sim, um grande historiador 👍🏻
@@milenasantana6566 Na verdade ele é jornalista, mas sabe mais de história que muitos historiadores por aí
Concordo plenamente. Eu prefiro acabar. Fico apavorada de pensar em um infinito. Não quero ser eterno.
Cara, eu sou cristão, e por ser uma pessoa religiosa, de tempos em tempos eu tenho que lidar com aquela pergunta chata que atormenta meu sono:"será que eu acredito no céu, apenas porquê eu não quero morrer?", agora, não me leve a mal, mas querendo ou não, saber que existe alguém que tem medo de viver pra sempre me faz me sentir bem melhor...
"Minha alucinação é suportar o dia a dia, meu delírio é a experiência com coisas reais"
Belchior pra sempre atual.
Apesar de ser cristão, essa foi uma das melhores reflexões que eu já ouvi em minha vida. Esperava que fosse um vídeo arrogante ou prepotente, mas fui surpreendido. Não prometeu nada e entregou um pouco mais do que tudo
Mano, consegui desenvolver um profundo respeito pelos ateus quando passei a acompanhar seu trabalho. Saúde e paz!
Infelizmente a maioria é revoltada com Deus - nem é ateu em si, de fato - porque sofreu abusos por pessoas téistas/religiosas, aí saem descontando em quem não tem nada haver. Poucos ateus, como eu, se tornaram ateus porque começaram a estudar e a justificar suas não-crenças, então há uma ala pequena que respeita os crentes em algo em geral
@@garapagarapa Desde pequena sou cética da existência de um deus, seja ele qual for, mas sempre fui curiosa e facinada pelas histórias de deuses (mitologia) no geral. Minha revolta é com alguns religiosos mesmo, que usam deus como desculpa para ações repudiaveis.
@@garapagarapaessa sua fala problemática amg, ainda mais vindo de uma pessoa q se diz ateia...
Como Carl Sagan, o divulgador científico tem que ser categorico na inexistência de deuses, pois se deixar transparecer qualquer pequena dúvida, o religioso pensa assim: ‘tá vendo, até os cientistas não tem tem toda certeza ‘.
Então você não entendeu o vídeo. A principal mensagem do Pirula no video é. Não sabemos nada sobre a existência ou não existência de seres divinos. E nenhum cientista vai afirmar que a ciência ou eles mesmos tem toda a razão. Porque a ciência é algo que sempre se transforma a medida que novas descobertas aparecem. Existem apenas alguns pontos que dá pra afirmar que sim, a ciência está 100% certa, mas não tudo. Porque se soubessemos de tudo acabaria as pesquisas.
@@gilberlandiofranciscodonas1173 E um ponto que a ciência está 100% é que o homem é do reino Animal, da classe dos Mamíferos, da ordem dos primatas, da família dos hominídeos, do gênero homo, da espécie homo sapiens. Aprendi na escola elementar.
Faço minhas as suas palavras... e não mudo uma vírgula... Perfeito!!!
Se existe um deus, é a morte, nunca ignora ninguém, não faz distinção, vem tanto para bons quanto para maus.
Sou cristão, e gosto muito do conteúdo do Pirula. É um prazer e as vezes engraçado no bom sentido ouvir quem pensa diferente.
Porque você não acredita em Brahma já que ele é mais antigo que o Deus judaico cristão e criou o universo?
@@A-origem-do-ponto.0_ não amigo sua informação está equivocada, o hinduísmo da qual Brahma seria o deus único não e mais antigo que o judaísmo, levando em consideração que Moisés foi o escritor do livro de Gênesis na verdade ele foi o escritor do primeiros 5 livros, ele viveu acredite você ou não a aproximadamente de 3100 a 3500 anos atrás, fiz um pesquisa aqui sobre o hindu e as datas batem na casa dos 3000 anos tem pelo menos uns 500 anos de diferença.
@@ruancarlos5839 O Deus Brahma é um conceito central no hinduísmo e é considerado como parte da trindade hindu, juntamente com Vishnu e Shiva. A origem do hinduísmo é complexa e não é possível datar com precisão quando as crenças relacionadas a Brahma surgiram. No entanto, o hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo, e os primeiros textos sagrados hindus, conhecidos como Vedas, datam de cerca de 1500 a.C. Portanto, a concepção do Deus Brahma é anterior a esse período.
Por outro lado, o Livro do Gênesis é o primeiro livro da Bíblia hebraica e do Antigo Testamento cristão. O Gênesis é atribuído a Moisés e, segundo a tradição judaico-cristã, foi escrito em algum momento durante o século XIII a.C., embora a data exata seja incerta.
Dessa forma, considerando as datas aproximadas mencionadas, o conceito do Deus Brahma é mais antigo do que o Livro do Gênesis. No entanto, é importante destacar que as religiões e suas narrativas evoluem ao longo do tempo, e os registros escritos não necessariamente representam o início da crença ou do conceito religioso em si.
@ruan carlos você pensa se eu tiver errado?
#PergunteAoAteu
Pirula, fazia bastante tempo que eu não assistia seus vídeos. Nos idos de 2010-2014 eu era um consumidor fiel de seus conteúdos. Inclusive, lembro de um congresso que você participou aqui na UFRRJ em 2011 sobre ateismo e agnosticismo, na época o público se resumia a pingados. Era uma espécie de movimento inicial de uma ideia de uma "não crença" com mais rigor científico. Fico feliz por você continuar fornecendo contéudos de qualidade até os dias atuais.
Vou tratar de um exemplo pessoal para depois passar para a pergunta. Em 2019, eu passei por uma experiência negativa (#argumento 3 de seu vídeo anterior) em relação a cuidados de saúde, e de certa forma "inexplicável". Mesmo após eu ter percorrido uma grande quantidade de médicos para desvendar meu problema, eu não obtive êxito. Naquele momento eu resolvi mudar meu "mindset" para questões espirituais. Eu tenho total ciência que o desespero não faz com que Deus passe a existir, tampouco torna verdadeiro certas coisas absurdas descritas em qualquer livro religioso que serve como guia/dogma para seus praticantes. Mas ao passar a frequentar, por exemplo, um culto evangélico ou uma missa, eu me senti verdadeiramente melhor dentro daquele grupo. Existe uma estrutura de recepetividade por parte dessas pessoas, que envolve dinâmica de grupo, conversas, cânticos e sermões que são bastante interessantes. Tenta pensar nisso como algo semelhante ao que vemos ganhar tração na atualidade por meio de coachs do auto-conhecimento. Claro, sempre fazendo as devidas ressalvas as insanidades que essas pessoas possam estar falando. Isso está dentro do próprio contexto de sobrevivência de nossa espécie explicado por você diante das tantas dificuldades de nossas vidas.
Pois bem, dentro do gancho do seu vídeo anterior se "existe Ex-Ateu?", que está intimamente relacionado a este, vamos à pergunta.
Considerando que, como declarado por você, o ateismo/agnosticismo não parece ser uma escolha de vontade, e sim de conclusão, não seria verdade que as pessoas categorizadas nesse grupo, ao decidirem "forçar uma crença", não podem simplesmente se beneficiar dessa escolha através de wishful thinking (#argumento 4 de seu vídeo anterior)? Isso é meio que uma pegunta retórica, pois existe farta literatura que corrobora para esse sentido, isso inclusive deriva do argumento inicial da aposta de Pascal, que com base em uma matriz de teoria dos jogos simples, o benefício (acredito-não existe), é preferível aos demais. Isso foi vastamente aprimorado na atualidade, e para falar de trabalhos proximos a você, tem a dissertação de doutorado do próprio Gontijo.
Ainda nessa justificativa, eu gostaria ainda que você exclui-se qualquer religião em específico e trata-se somente da questão da espiritualidade como agente beneficiente dessa decisão.
Por fim, uma vez respondido essa questão de forma sincera - evidências empíricas e cientificas -, você diria que as religões nos dias atuais fazem mais bem ou mal à sociedade? Eu sei que é um péssimo momento para se perguntar isso, dado que Hamas e Israel estão em guerra por motivos religiosos. Mas você know-the-things, sabe utilizar dados estatisticos para excluir outliers e olhar para valores absolutos.
O comentário esta grande e talvez você nem leia, mas em um próximo vídeo eu irei fazer uma critica mais aprofundada em relação as suas afirmações probabilisticas. Digo isto, pois vejo você cometer imprecisões reiteiradamente na palavra em termos de metodologia cientifica. Canso de ver você utilizar expressões do tipo "é muito provável que não exista", "é muito provável que exista".
Grande abraço Pirula.
#PergunteAoAteu
Qual sua idade?
A Psicanálise aborda que o psiquismo humano é repetidamente voltado à busca constante de prazer, sendo que uma das pulsões humanas mais primitivas é a pulsão de morte, que seria basicamente o que nos faz ter comportamentos autodestrutivos ou nos colocar em riscos desnecessários (esportes radicais, acelerar o carro, nadar em locais profundos, etc.). A pulsão de morte carrega o desejo de acabar com as nossas vidas, pois desde que nosso psiquismo passou a ter noção de sua existência, ele não vivenciou um único dia livre da tensão de existir, portanto, a pulsão de morte visa acabar com essa tensão. Mórbido, né? Mas faz a gente pensar nos nossos comportamentos de risco!
Isto não vai contra o famoso instinto de sobrevivência?
Sempre achei q só pessoas c depressão tivessem vontade de morrer...
Não tenho conhecimento profundo sobre a psicanálise mas creio que a pulsão de morte não se aplica nesses casos que você citou. Em uma breve pesquisa encontrei artigo discorrendo sobre a Pulsão de Morte:
"Quanto à parte da pulsão de morte que permanece no ego, Freud (1923/1996j) dizia que ela poderia chegar à descarga por meio da fusão à pulsão de vida também. Neste formato, formas saudáveis de descarga são desenvolvidas em contrapartida às soluções que a pulsão de morte encontra quando desfusionada, que seria o estabelecimento de neuroses graves. Quando desfusionada, a pulsão de morte encontraria no superego um aliado e seria a responsável pela dureza e crueldade exibida dessa instância, e também por uma ação exagerada e excessivamente punidora voltada ao ego. A pulsão de morte é responsável ainda pelo sentimento de culpa instalado no ego, que faz com que o sujeito se julgue merecedor de sofrimento."
As atividades: esportes radicais, corrida, nadar em lugares profundos se apresentam muito mais como atividades emocionantes, marcantes, que exuberam a coragem do sujeito que os pratica, sendo assim fortalecendo o ego e muito mais ligadas ao id e a pulsão de vida - por exemplo, tornando-se um recordista mundial e assim 'eternizando' sua existência. Caso um sujeito estivesse mergulhando em águas profundas pra atentar contra a própria vida, com a intenção de um suicídio, ou então estivesse realizando aquele mergulho só pra HUMILHAR o seu oponente do esporte, *agredindo* a sua fama e tomando seu título, aí sim seria um exemplo de pulsão de morte.
Acho que é importante olhar pro contexto das atitudes e a intenção por trás delas, atitudes isoladas como os exemplos citados não me parecem fechar em pulsão de morte. Mas posso estar falando bobagem também, se tiver algum psicanalista pra me corrigir eu agradeço!
ref: O desenvolvimento do conceito de pulsão de morte na obra de Freud - Revista Subjetividades (2015)
@@lisianmascari9174sim, é totalmente contraditório
@@lisianmascari9174pessoas com depressão não necessariamente querem morrer, mas sim acabar com o sofrimento, morrendo, mas elas não querem morrer mas sim acabar com o sofrimento da maneira mais fácil, pq na cabeça delas, não tem outra maneira, é também tem pessoas que já tentaram de tudo, para não sofrer mais, mas acabaram por querer morrer, para não sofrer
Voce é realmente um otimo comunicador. Pq voce ajuda a organizar os pensamentos que estao na minha cabeça.❤ 😊
Exatamente
Chegando depois do Podcast do Inteligência, com Pirulla e o Rodrigo Silva.😊 Eu "bato ponto" em qualquer conteúdo produzido que recebe a presença do Pr. Rodrigo, pois é sempre enriquecedor... E não posso deixar de comentar, considerando os precedentes... me surpreendi positivamente com a forma com que o Pirulla, enquanto ateu, abordou o tema da religião e a crença Cristã, com sinceridade e respeito no falar. Muito interessante e válido trazer o assunto também por este olhar. Achei que foi um excelente debate, com pessoas que pensam diferente conversando civilizadamente. 👏👏👏 Aguardo uma segunda rodada dos dois. Separei para ver a série Dinossauros citada durante o debate...Não importa se é crente ou ateu, esses bichos continuam gerando fascínio e curiosidade!! Vou levar alguns Pirullas de duração para para assistir tudo😂 ...Vi neste vídeo várias conjecturas utilizando o "e se", com relação as possibilidades e conceitos de "pós morte", "Céu", "Deus", "inferno", "eternidade"...e não pude deixar de perceber que na verdade várias das ponderações apresentadas não estão de todo em desacordo com o que a Bíblia revela sobre os assuntos, ao menos no que diz respeito ao meu conhecimento e estudo pela religião que pratico. O que existe hoje são muitas interpretações diferentes e até nomenclaturas, traduções ,algumas mais popularmente difundidas, e até historicamente perpetuadas, tornando-as mais facilmente aceitas que outras, uma espécie de status quo dentro do mundo religioso, e que acaba dando uma ideia equivocada de concordância geral a respeito de certas crenças. Eu por exemplo, pelo que aprendo da própria Bíblia, não creio que o inferno citado nos textos equivalem ao castigo "cartoonizado" de tortura eterna aos ímpios, nem tampouco que a ida ao Céu é um estado de passagem de alma que ocorre logo após a morte, e fujo constantemente do erro de projetar um Deus que é feito a minha imagem e semelhança, ao invés do caráter que Ele mesmo revela ser (o que é uma busca e aprendizado de uma vida toda, diga-se de passagem). Se eu for explicar como entendo cada um apenas desses pontos que citei, meu comentário ficará com 0,5 Pirullas de duração rsrsrs..sem falar que já existem vídeos abordando esses temas e de forma muito mais aprofundada do que eu poderia... Então me limito a um ponto que foi citado mais de uma vez no vídeo, que é de certa forma uma aversão ao conceito de vida eterna, e achei curiosa a visão dessa perspectiva, até por não ser tão convencional. Fazer um exercício reflexivo ou filosófico ao pressupor a cosmovisão apresentada na Bíblia, e ponderar o conceito de eternidade tendo em vista somente a realidade que conhecemos, poderia ser um erro anacrônico, uma vez que nossas vivências, apesar de acumular conhecimentos de milênios nas mais diversas áreas, falando de forma prática, na verdade se resumem a uma vivência de 80 - 100 anos. Somado a isso, a notável perda de foco, procrastinação sistêmica e tempo limítrofe de interesse que tem ocorrido com as gerações mais recentes, pode influir para o pensamento de que, a eternidade seria entediante, ainda mais dentro de um conceito "cartoonizado" de Céu. Ou seja, nossa ignorância prática e limitação circunstancial quanto ao conceito de eternidade supera nossa capacidade imaginativa quanto a vida eterna. Ao meu ver, o fato de que, mesmo ao longo dos milênios, povos de todas as culturas propunham uma "fuga" para morte, ou alguma espécie de além-morte, mostra, independente das divergências, que a humanidade em geral teve algo amputado de si, e procura soluções muitas vezes humanas para tal. O Deus da Bíblia se apresenta como sendo a própria vida (nós temos vida, Ele "É" a vida em si), e ao contrário das tantas divindades que são projeções das emoções e vaidades humanas representadas, por exemplo, nos panteões greco-romanos e egípcios (perceptíveis pelo comportamento e interesses atribuídos a certas divindades: amor, ódio, guerra, fertilidade...), Ele, no relato Bíblico, ao criar o ser humano à Sua imagem e semelhança, compartilha com a humanidade este dom comunicável: a eternidade. Nos era algo natural, e não a morte. Não a toa, que durante todo o relato, se apresenta a história da humanidade com um constante "resgate" ao caminho de Vida, o que nos era o ideal original. Um Deus Criador, amoroso e infinitamente criativo, não cansaria de surpreender seus filhos nas mais diversas áreas do conhecimento. Se mesmo em um mundo que não está dentro do que foi idealizado a ser, um mundo onde morrer é "normal", ou melhor dizendo, comum, e há sofrimento e injustiças acontecendo a todo instante, mesmo assim, temos dons dos mais diversos e incríveis áreas de inteligência precisam continuamente de difundir em especializações para "dar conta" das intrínsecas subjetividades segmentadas de cada área. Mesmo na biologia, uma vida inteira não é suficiente para conhecer toda a beleza escondida na fauna e flora. Isso tirando as espécies já não existentes. Eu particularmente, vou amar passar tempo com irmãos que aqui, nem será possível conhecer, irmãos de outros lugares, ou de outros tempos. Será muito prazeroso desfrutar de refeições ao lado de Jesus e tantas outras pessoas. A eternidade não me assusta, pelo contrário, me fascina, e é nosso estado natural, é só uma questão de tempo. Tampouco, temo a morte...mas no meu entendimento, é graças ao preço já pago por Cristo que posso reclamar as promessas por Ele feitas. Com respeito aos que pensam diferente, para mim, quem "religa" (do latim religare/ religião) o ser humano com o divino é Jesus Salvador! Ele sela a ruptura que a doença do pecado causou entre Criador e suas criaturas. Ele conquistou a chance da redenção ao se entregar e pagar o preço em nosso lugar. Religião é a necessidade do ser humano de ser regatado da condição que trouxe sobre si mesmo por sua livre escolha e ser acolhido. É o amor em ação do Resgatador pelos seus amados filhos. Se meu Deus e Criador tem o propósito de salvar e ter seus filhos mais uma vez, nas condições que Ele idealizou, de vivermos em um lugar sem pranto, nem morte nem dor, eternamente, sem ser "conhecedores/ praticadores do mal", amantes da vida e não da morte, eu só posso querer estar em unidade de propósito com Ele e desejar o mesmo para meus irmãos. Claro que escolhas são individuais e Deus nos deixa livres para escolher. O que posso repetir se resume em 1 Coríntios 2:9 "Todavia, como está escrito: "Olho nenhum viu, ouvido nenhum ouviu, mente nenhuma imaginou o que Deus preparou para aqueles que o amam". Se existem um lugar assim, quero o Pirulla lá também, será um prazer conversar com Ele. Abraço pra quem leu, Deus abençoe guarde!✌💗😊*Em respeito ao seu tempo, a pergunta está daqui em diante, caso não seja possível ler tudo* 😅 #PergunteAoAteu Considerando as diversas expressões culturais manifestadas através da música (digo, não existe uma cultura que não tenha alguma forma de se expressar musicalmente), e inclusive tendo um peso diferenciado quando se trata do seu uso em adoração e liturgias religiosas, gostaria que falasse o que se sabe sobre o surgimento e desenvolvimento da música na visão naturalista. Forte abraço e sucesso!!🙏
#PergunteAoAteu Titio Pirulla, se por um acaso você se tornasse teísta, qual deus, religião ou vertente você escolheria para crer? Te admiro muito. Um abraço!
interessante ele responder essa
Porque não necessariamente precisa ser o cristianismo.
Uma das reflexões que me empurraram para o ateísmo foi justamente essa: eu parei para pensar sobre a eternidade, e fiquei pensando: "Existe algo que eu gostaria de fazer para todo o sempre?", e qualquer opção me pareceu aterradora, como você disse.
A eternidade não é uma concepção que possa simplesmente adentrar no nosso imaginário, ela não é material, eternidade não é aquela capa de revista das Testemunhas de Jeová com todo mundo sentado na grama sorrindo ao lado de um tigre. Nós temos a mania de querer encaixar Deus na nossa visão e imaginar como as coisas seriam. A eternidade não é algo palpável para nós, ela é a plenitude do nosso ser. Sendo assim, ela se diferencia de qualquer coisa que possamos imaginar, haja visto que qualquer felicidade que temos aqui não é passível de eternidade, mas só um "gostinho" da verdade. Tudo aponta para isso, o amor que sentimos uns pelos outros não é tão somente o fruto de uma reação química, ele é real, ele existe verdadeiramente, desse modo, existe esse amor em sua forma plena. O materialismo em que o ateísmo se baseia nega toda essa realidade, e quando partem para falar de eternidade o que eles fazem? materializam a eternidade!
@@mateusfranca5458então oque é a eternidade?
Caraca, sem dúvidas o melhor vídeos desse quadro até agora! Muita reflexão boa e profunda, agregou de mais nas ideias que eu já tinha e trouxe novas também. Pirulla é o homem!
Mês passado quando eu estava indo embora da casa do meu pai, alguma coisa falou para eu voltar para trás e conversar mais com ele, até então isso nunca tinha acontecido e para minha tristeza eu acordei com um telefone da minha mãe falando q ele teve um avc. Tem coisas q a gente não consegue explicar, acho q se Deus ficasse andando por ai todos os dias,seria muito fácil ser cristão! Ter perdido o meu pai não me fez questionar as coisas mas sim ter a certeza que existe alguma coisa do outro lado.
Cara, esse vídeo do Pirulla foi super racional, educativo, elucidativo e top. Eu sempre pensei em quase tudo que ele disse (com exemplos diferentes) no decorrer da vida qd vamos nos perguntando sobre as contradições que existem em céu, inferno, punição, justiça, etc. E ele resumiu tudo isso no vídeo e com maiores aprofundamentos. Topzeira de vídeo. Vou repetir algumas vezes, com certeza!
Pílula, tu és o ateu mais carismático e humilde que eu já conheci... Parabéns! Se Deus existir, certamente, poderá ter misericórdia de ti por teu bom coração!
Sou adventista e concordo com você a respeito do sofrimento eterno, também não vejo lógica em alguém ser punido eternamente!
Pois é não tem nexo no sofrimento eterno
😰 Deus é egoísta e perverso 😥
40 minutos passa mais rapido do que 8 minutos em qualquer canal da Internet.
Eu acredito em uma coisa: que são suas atitudes que determinam seu caráter e só. Não é o que se fala ou demonstra e aquilo que vc faz, realiza e só.
Cara, quanta honestidade! Eu sou cristão e concerteza um grande admirador.
#pergunteaoateu... Grande Pirulla, tenho dois filhos (5 e 11 anos), e tenho muita dúvida de como educá-los em relação a questão religiosa, sou ateu e toda minha família religiosa. Com isso, minha mãe, como uma avó bem católica que é está catequizando meus filhos. O mais novo, na hora de dormir geralmente sente medo e por ter sido ensinado pela minha mãe, ele reza e pede para que eu reze com ele, faço para que ele se sinta mais confortável, porém fico contrariado por estar compartilhando algo que não acredito. Pergunto, como você agiria se fosse filho?
Grande abraço e muito obrigado por todo seu conteúdo.
O final desse vídeo me tocou de uma forma que não sei explicar, não pude evitar me emocionar, obrigado pelo vídeo.
Já estava buscando- cadê o Pirula?
Que maravilha terminar o domingo com o Mestre.obrigada
#PergunteAoAteu
Sou Atea de nascença. Nunca vi sentido em nenhuma religião, mas quando estou passando por alguma angústia sobre algo que preciso aguardar a evolução natural como a recuperação da saude, alguma fase dificil como uma guerra, onde eu não possa interferir efetivamente numa mudança significativa. Nesse momento eu desejo que a natureza ou a ciência me surpreenda com algo que ainda não é do nosso conhecimento. Desejo ser aquela estatistica atípica que diz "esse foi um unico caso" contrariando o esperado. Você tambem passa por isso? Como vc lida com as suas aflições e medos sobre coisas que não estão no seu controle melhorar ou salvar?
ele lida com isso falando mer das pra acéfalos assistirem
Se pararmos para pensar, todo mundo é ateu de nascença. Ninguém nasce adepto de uma religião, somos ensinados a tal por conta do nosso meio.
@@mikaelfranca7416 Acho que ela quis dizer que não teve nenhuma transição, só simplesmente nunca seguiu nenhuma religião
@@mikaelfranca7416leia novamente o que ela quis dizer.
@@mikaelfranca7416não acho que sejamos ateus de nascença, ateísmo também é um ensinamento, quando nascemos somos uma folha em branco, não somos nem ateu e nem cristão, até pq pra ser ateu você necessita de saber a ideia de algum deus.
AH é tão bom escutar alguém falando de assuntos complexos e sendo sensata .
Assistindo as 5 da manhã, começando bem a semana. Pirula sempre uma lição que nos faz refletir! ❤
Cara, eu sou cristão, e por ser uma pessoa religiosa, de tempos em tempos eu tenho que lidar com aquela pergunta chata que atormenta meu sono:"será que eu acredito no céu, apenas porquê eu não quero morrer?", mas esse vídeo mudou isso pra mim. Não sei se isso é meio errado da minha parte, mas saber que existe alguém que tem medo(ou algum desconforto) de viver pra sempre, me faz me sentir bem melhor... agradeço ao pírula por me mostrar esse outro lado da moeda!
Que tipo de cristão você é? Viver para sempre sob as condições que vivemos nesta vida é assustador mesmo. Jesus Cristo veio justamente para nos salvar disso. Você não entendeu?
@@esther8472 eu entendi sim, por isso eu gosto da ideia de viver pra sempre, mas entendo quem não se dá bem com o conceito
@@joaovitoro.perazzo8941 Ah! Desculpe, eu que não tinha entendido você.
Eu sou oposto do pirula nesse caso. Sou ateu, mas me cago de medo da inexistência eterna.
@@JulionpÉ um medo irracional, pq você está vivo agora, faça o que tem de fazer AGORA.
Como é bom saber que não estou sozinho e que tem pessoas que pensam como eu mesmo isso não fazendo diferença para o mundo
Estamos aqui 💪
@@arthurfrancovital5705 🙏😁
vídeo gostoso de ouvir, tom de voz agradável, opinião batendo, ritmo de assuntos bacana. Foi bom!
Eu ouço com fones para absorver tudo hehe
Os gatos aqui da casa amam ouvir o Pirula, e querem ver o vídeo. Eu percebi quando minha cadeira ficava na frente e eles ficavam desviando a cabeça pra ver. Agora eu digo "Vamos ver o Pirula com a Déia?" E eles já vem pro quarto e se acomodam na cama. Boto o monitor grande pra eles.
Eu adoro essa série
Você só pode adorar a Deus.
@@andersonguimaraes7703😂😂😂
@@andersonguimaraes7703vaza
Fico triste com as pessoas que não acredita em Deus 😢 mas Deus é misericordioso. Deus abençoe sua vida
Aquela velha frase :" Aqui se faz aqui se paga"..kkkkkkkkkk...Grande mentira ridícula....Me identifico muito contigo Pirula!
Uma vez eu eu falei pra minha mãe que uma prima tava... "Experimentando o algodão doce ilegal." Eu tinha uns 9 ou 10 anos é a prima me xingou, odiou pegou ranço e dizia que no futuro eu e que ia me dá mau, anos se passaram eu estou muito bem enquanto ela mora na casa da mãe e tem que cuidar de 2 crianças e já tá vindo uma terceira. Que inesperado não? 😀
@@SaurusMaximusmAh conga?
Está dizendo que as pessoas não sofrem as consequências por seus atos?
@@rogerpieces7503 As vezes sim, as vezes não.
Isso é muito subjetivo, mas com certeza existe crise de consciência.
Cara, tu falou exatamente tudo que eu penso, só não tenho essa desenvoltura pra falar , mas ainda bem que existe pessoas assim igual a tí , que me representa, parabéns Pirula, e obrigado por existir.
Concordo plenamente.... ele foi perfeito. Quem me dera ter essa lucidez para explicar o meu pensamento para as pessoas que torcem o nariz pra mim por eu não ter a fé que eles têm...
38:20 O céu o só uma promessa. ...
...minha cabeça não aguenta mais
Enghaw ❤🤗
O pirulla pode não ser o maior canal do brasil, mas com certeza é o que tem a fanbase mais longeva
As pessoas iam lutar por mudanças muito mais facilmente se não acreditassem que tudo foi por desejo de Deus
Tudo desejo de Deus ? Que Deus ? Se estiver se referindo a Cristo você está equivocado, caso não tudo certo
"Sim o mundo seria perfeito se todo mundo pensasse igual a a mim. Afinal eu não estou errado"
@@Efesios511. por que ele estaria equivocado se é exatamente assim que a sua Bíblia diz? Que tudo é permissão de deus e nada acontece sem a permissão dele
@@Brago.Oficial, sabe diferenciar permissão de decisão?
@@homero4826 permissão é consentimento. Reflita. E outra, na bíblia tbm diz que tudo seria vontade desse ser imaginado.
Do jeito q eu sou bem amado pelas pessoas, qdo eu chegar no céu ou no inferno,as pessoas vão falar: "fogem,faz de conta q ele não está aqui, chegou o mala".
Oi Pirulla! Sou cristã e virei sua fã! Quero te dizer que Deus concorda plenamente com você em relação a punição eterna. Realmente não faz o menor sentido. Por isso Ele deixa claro na Bíblia que a morte eterna é simplesmente deixar de existir, não sofrer eternamente. Eu realmente desejo MUITO que você conheça a Deus, você vai amar descobrir que Ele é muitas coisas que você gostaria que Ele fosse e que Ele supera em infinitas outras o que você imagina, vai entender como e porque Ele é Justo, vai ver as peças se encaixarem e fazerem sentido, vai ver como Ele é incrível... Há muita deturpação do que se diz a respeito de Deus, mas você como um grande pesquisador que é faria uma incrível jornada estudando e analisando por você mesmo... a Bíblia.
Eu desejo isso porque você tem um coração muito sincero, muito comprometido com a verdade e a justiça, enfim, acredito que é o amor Dele por você que Ele colocou no meu coração. ❤
Que Deus te abençoe e te guie, Pirulla. Você é muito especial.
"Bem aventurados os que tem fome e sede de justiça, porque serão fartos."
É muito "amor" mesmo.
Vai, pois, agora e fere a Amaleque; e destrói totalmente a tudo o que tiver, e não lhe perdoes; porém matarás desde o homem até à mulher, desde os meninos até aos de peito, desde os bois até às ovelhas, e desde os camelos até aos jumentos. 1 Samuel 15:3
"Quero te dizer que Deus concorda plenamente com você"
calma que a Lívia tem o contato de deus no Whatsapp e acabou de sair de uma chamada de vídeo com ele, só pode ser piada um negócio desses sksksksksksk.
@@itsilvjot eu tenho mesmo, é uma tecnologia incrível melhor q o zap chamada Bíblia Sagrada ☺️
Sou cristã. Amei sua reflexão. Sim, é questão de fé! Segundo a Bíblia, a qual eu acredito ser a revelação de Deus, " ...mente nenhuma conseguiu imaginar o que Deus preparou para aqueles que o amam" 1 Coríntios 2:9. A eternidade nos trará possibilidades eternas... ❤
A bíblia foi feita por homens, é machista, sexista, homofóbico.
Pírula, eu não sou ateu mais sou seu fã , gosto muito da sua onestídade.
#PergunteAoAteu tio Pirula, como vc gostaria q fosse o seu pós morte? Tipo eu por exemplo gostaria de ver a historia da terra de perto, tipo uma gravação e eu pudesse checar cada canto e ver lq acertaram, erraram enfim, oq vc gostaria q fosse?
No livro de Urântia a parte 3 q fala sobre a origem e formação da vida é bem interessante. Uma outra visão pra mim achei bem coerente e lógica, fez muito sentido.
Ideal q cada um busque e tire suas próprias conclusões.
Não tem pós-morte, o ego nasce com o corpo e morre com o corpo, tudo que tem um início tem um fim
A pergunta não foi para mim, mas na minha opinião, acho melhor o descanso eterno, que seria... não existir pós morte, você assim como todos da história não teriam consciência, sem alma, literalmente o nada.
ele fala no video, ele nao quer nada
#PergunteAoAteu Qual a sua questão ética com reencarnação? Pra mim, havendo mesmo vida após a morte, é a única possibilidade que faz sentido.
reencarnação não faz sentido simplesmente porque sua alma/consciência é composta através do seu corpo. Não tem como sua alma está em outro corpo porque ela possuiria vários aspectos diferentes, justamente os que são relacionados ao corpo; e se tivesse diferença, já não seria sua alma, ou seja, não seria você.
O conceito de reencarnação vem da necessidade de explicar a injustiça do mundo. Até poderia fazer sentido em meados do século XIX (época em que Kardec criou o espiritismo), quando as ciências humanas ainda eram rudimentares e as pessoas acreditavam que medo, sofrimento e castigo eram instrumentos eficazes de educação, tanto que no espiritismo é conhecida como a "justiça da reencarnação". Ora, hoje sabemos que seres humanos submetidos à condições inóspitas e insalubres (físicas, psicológicas etc) não resultam em pessoas saudáveis. Como então deus, sendo justo e perfeito, colocaria espíritos em condições a promoverem, não o aprendizado, mas a possibilidade de reincidência no erro? Nós somos, grosso modo, frutos do meio em que estamos inseridos desde o nosso nascimento.
As críticas que mais escuto sobre o espiritismo são: afirmar que é científico, passar uma ideia imprecisa e teleológica da evolução e justificar as injustiças atuais com problemas de vidas passadas, como se houvesse um propósito para coisas ruins acontecerem.
@@umsermalignoSua afirmação contém a sua crença do que seja alma. Nós usamos a palavra Espírito. Alma seria o Espírito encarnado, nós nesse momento. Nós de verdade somos o Espírito e estamos encarnados sendo uma alma, entende?
@@rogeriasouza5976Muitas pessoas são presas e se reabilitam. Vemos todos os dias pessoas que antes viviam confortavelmente passarem pela pobreza, pela falência e aprenderem com isso, passando a darem mais valor às suas posses. Vemos pessoas com o hábito de atraírem seus parceiros ou amigos que passaram pelas angústias das traições aprenderem com isso e não praticarem mais isso. O método divino é eficaz, embora você precise estudá-lo melhor. Nem sempre toda a carga de maldade que praticamos se volta contra nós, podemos quitar boa parte do débito praticando o bem correspondente ao antídoto do mal que praticamos.
Seu método educativo seria o quê? Conversar com os que praticaram o mal ensinando sobre o que seria o correto? Mas o que te indica que as pessoas irão ouvir o caminho correto? Se a sua solução para a educação não for essa, por favor me perdoe e me esclareça qual seria. Sabe quem defende essa solução? Os satanistas. Aquela emblemática imagem de Satanás com duas crianças no colo representa isso. Ele ensinando elas a não praticarem aquele mal de novo tentando as livrar da justiça de Deus.
Quando você fala sobre ser assustadora a ideia de ter uma vida eterna, me lembrou o filme Amantes Eternos, o vampiro completamente entendiado.
É uma delícia poder ouvir e ver alguém com uma capacidade de entendimento e, principalmente passar com clareza e lucidez!! Pirulla sou sua fâ! Adoro sua linha de raciocínio e por sua responsabilidade com tudo que você passa. Sua fala é constituída de muito conhecimento e estudo, isso pra mim é admirável. Em tempos em que muitos acham que cabe "opiniâo" pra tudo, assistir seus vídeos é consolador... Parabéns!!
Posso contar minha vida ?
Posso , obrigada ! De nada !
Minha infância
Ex católica ( mãe escolhe ) , gostava dos meninos , e o Ricky Martin era o preferido , eu tinha 8 a os e ele tinha 12 anos
, e com 14 anos passei a ser fã dos engenheiros do Hawaii também
Eu conheci minha religião : Johrei ( Meishu Sama) conversando com o Carlos Maltz que ex baterista dos Engenheiros do Hawaii , e lá dentro uma pessoa me emprestava livros de romance espírita , e eu conheci também o centro espírita Alan Kardec.
Não me lembro que época que foi , nunca foi exigido na infância que eu lê-se a bíblia.
Então resolvi ler por conta própria , e no começo li que Javé Amaldiçoou a mulher e disse : O homem te governará ( não gostei , sou mulher , não concordo com isso não )
Depois li as leis de Moisés , uma delas que dizia assim : quem trabalhar no sábado terás o sangue derramado , depois li que apedrejaram um homem que colhia espigas no sábado
Passei mal , parei de ler , passei a acreditar que Moisés era falso e passei acreditar só no novo testamento .
Continuo na religião do Johrei por muitos anos .
Alguns anos atrás , conhecei aprender sobre as leis do universo, entre elas : a lei da atração
E voltei a ver vídeos no You tube sobre Ricky Martin, meu ídolo de infância
E eu vi um vídeo antigo dele , de quando os filhos dele eram bebês , e ele era pai solteiro , fiquei encantada , ele é ótimo pai.
E nessa entrevista falava do livro : Eu , Ricky Martin, era sobre a vida dele.
Decidi ler e conheci a oração de Mahatma Gandhi do Hinduísmo , e busquei também pelo Budismo , religião que ele conhece e segue meditações dela
Eu gostei do budismo , fiz algumas meditações por vídeo e vejo vídeos pelo you tube
Cheguei na conclusão que Deus está na consciência humana.
Passei a ver a página do Ricky Martin no Instagram e Facebook , e quando ele pública fotos com os filhos ou com o marido dele , eu vejo nos comentários um monte de comentários homofóbicos de cristãos , porque os cristãos tem ódio dele porque ele é gay.
E ele é bonzinho , ele tem uma fundação que ajuda crianças e já ajudou pessoas quando tem desastres naturais , muito boa gente de bom coração.
E por causa desse comentários homofóbicos eu resolvi ler um tal de Coríntios do novo testamento da bíblia e li que Paulo Tarso além de homofóbico era machistas.
Eliminei também os apóstolos e passei a acreditar só em Jesus Cristo.
Mas daí teve um monte de cristão que falava que eu ia pro inferno se não seguisse Jesus Cristo e a porra da bíblia inteira , então , eliminei a bíblia inteira
Continuo com a minha religião do Johrei. , E ainda acredito no Kardecismo , Budismo e gosto da oração do Hinduísmo.
E essas religiões que eu acredito , aceitam gays , eu pesquisei e aceitam.
Enfim , eu só não acredito no cristianismo , judaísmo e Islamismo, nas outras religiões eu acredito.
E seu eu estiver errada , dos dois lados , vai ser injusto.
Boa noite, moça! Tudo bem?
Eu gostaria de falar que a bíblia está sempre falando sobre amor ao próximo, porque devemos amar o pecador, mas odiar o pecado. De fato, a bíblia apresenta o ato homossexual como pecado, mas Jesus morreu por todo mundo, sem acepção de pessoas, por isso alguém que é gay pode ir para o céu, o problema é o ato. (Eu, particularmente, acredito que as pessoas já nascem assim, mas nem todos os cristãos pensam assim.)
A bíblia vê isso como pecado porque o homem e a mulher não são opostos, mas complementares, por isso devem desempenhar papéis específicos no casamento. E o casamento é na verdade uma analogia didática do relacionamento da igreja com Deus.
Na questão do machismo é costume citar aquela parte de coríntios que diz que a mulher deve ser submissa ao marido. Entretanto, eu quero reforçar o que vem logo depois: que o homem deve se sacrificar e amar a sua esposa. Como eu já disse, isso é uma questão de distribuição de papéis, o homem recebeu o poder de guiar a esposa, mas tem a dever de amar ela e proteger porque ele tem uma capacidade física superior. Mas, uma vez que ele ultrapassa a sua esfera de poder e passa a usar essa capacidade para ele está sendo egoísta e machista, com isso não concordamos. Lembrando que isso só é pro casamento, a mulher não é de modo nenhum inferior e não deve ser submissa ao homem, a menos que seja uma figura de autoridade, como o patrão.
Eu dei uma olhada no seu canal, vi que você posta alguns vídeos interessantes ksksksk eu vou me inscrever e a gente vai conversando sobre essas coisas. Eu amo conversar sobre religiões e conhecer opiniões diferentes ksksksk
Ótima interpretação da Bíblia, Calebe. Eu tenho a teoria de que criticar o cristianismo pega bem nos dias de hoje. Não sei bem o motivo. Talvez porque seja a religião predominante do ocidente e soe legal se rebelar "contra o sistema". Lembro da música Igreja dos Titãs, que desce a lenha no cristianismo. Beleza, sou favorável a liberdade de expressão. Mas imagino se o mesmo teor e o mesmo tom fosse dirigido contra religiões africanas ou espirita. Versos hipotéticos como "eu não gosto de Umbanda" ou "não gosto de mãe de santo" levariam facilmente alguém à cadeia hoje. Pois não é legal criticar a religião "das minorias". A da maioria pode. O Dalai Lama violou uma criança em público. Imagina o que esse cara não faz no privado. Mas não vamos criticar o budismo, pois é uma religião que prega a luz e a paz. O cristianismo fala de coisas que as pessoas não querem ouvir. Ninguém quer ouvir que vai queimar no fogo do Inferno se não se arrepender. E é isso que Jesus pregou. É mais legal ouvir que maos transmitem boas energias, que se você for mau vai reencarnar mais 300 vezes até ficar bom ou que todas as religiões levam ao caminho do bem. Ninguém quer ouvir que a Bíblia trata o homossexualismo como pecado. Vai contra a agenda vigente, ainda que seja só mais um pecado numa lista imensa.
Alguém que vai na rede social do Rick Martin aporrinhar a vida dele não é um cristão. É um idiota desocupado. Se ele dá "um passito pra frente ou pra trás" com a Maria ou com o João não é uma questão. É a vida pessoal dele e deve ser respeitada. O cristianismo NÃO TEM ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA OS GAYS, assim como não tem contra os adúlteros, os glutões, os assassinos e os ladrões. Ele tem contra a prática dessas pessoas e as convida ao arrependimento. Todas essas pessoas podem frequentar reuniões cristãs sem nenhuma forma de acepção. Não compreender isso é interpetar a Bíblia de forma superficial.
Sou cristão mas adoro o Pirula, as ideias , os pensamentos são diferentes mas convivo bem com isso, gosto da paleontologia e acredito no criacionismos e evolucionismo numa junção que podem ser válidas
Muito interessante essa visão! Concordo que temos uma grande tendência de julgar ao que é justo com a nossa medida do que é justiça e acho Suassuna genial ao provocar essa reflexão no auto da compadecida! Quanto a questão da eternidade no valor do prêmio ou do castigo, para mim é algo que se tornou bem mais fácil "aceitar" quando a eternidade no castigo passa a significar a perspectiva de quem observa, por exemplo: meu cachorro morreu eternamente! Pra ele isso foi um evento único, isolado e concluído, mas eu tenho continuamente sentido a falta dele!
Aquele vídeo para fechar o domingo
Eu ia falar justamente sobre The Good Place, mas você já disse.
Pirula, como gosto de sua essência e maneira de refletir sobre as coisas ❤
Amo poder contar com conteúdos mais lógicos. Acompanhos seus vídeos porque me identifico e pela a minha sanidade mental, mesmo aceditando em algumas crenças. Tô em mais da metade do vídeo e digo, quem foi traído fica com uma mágoa grande e guarda, sim. Muito difícil esquecer, em um formato que vivemos, mais monogâmico. As crenças espiritualista falam de você melhorar moralmente e de que o inferno só existe na consciência. Sentir que errou, remorso e perdão seriam coisas que trabalharemos na mente e mesmo depois de mortos. Eu mesma ainda estou trabalhando mágoas e culpas em vida. Como espiritualista, gosto das palestras espíritas pq trazem algumas respostas para estes questionamentos, como por exemplo nos confrontarmos com pessoas em um tipo de moralidade que nos traria provas para que possmos aprender algo, mas elas estão caminhando, também e que nada é eternamente ruim, um dia todos acabam aprendendo. Mas a aleatoriedade para mim, é algo plausível, também.
São tantos ensinamentos, que estou vendo esse vídeo pela segunda vez.
Você falando é quase uma terapia pra mim, mó paz
Papo sensacional, alugou um triplex na minha cabeça. Me fez olhar de forma mais leve e racional os medos que sinto
Em minha modestissima opinião criamos a Realidade a nossa necessidade e entendimento.....o Universo é suficientemente plástico para contemplar qualquer percepção e todas são absolutamente Reais para quem as cria....
Quando a pessoa vem me falar algo como: "A mas se deus existir você vai pro inferno" fica parecendo que ela se força a acreditar só por medo do inferno mesmo
Edit: Esse vídeo saiu justamente quando eu tava lendo a parte sobre religião do livro dele kkkkkkk
esse é um bom motivo pra existir essa premissa. Causar medo e prender as pessoas em determinada crença
Olha mano vou ser bem sincero com você se for só por medo é melhor largar o dane-se para isso tudo
esse negócio de existir algo depois da morte é complexo. eu gostaria muito de ter a oportunidade de encontrar pessoas que já se foram mais uma vez, mas eu não consigo acreditar que isso vai realmente acontecer, então eu me contento com memórias saudáveis. é muito menos angustiante ter lapsos de memória felizes do que viver na ansiedade desse reencontro que provavelmente nunca vai acontecer. não sei explicar, mas na minha cabeça é mais confortável desse jeito.
Queria tb falar sobre as pessoas mortas das quais sentia saudade,sabem mesmo que as pessoas vivas nos temos medo que elas morram,isso demonstra que nos nao queriamos que elas morressem e que uma parte de mos vai sentir saudade de uma pessoa unica e especial do seu jeito,nunca se podera substituir aquela pessoa,e se eu nao ha poder voltar a encontrar vai ser a coisa mais triste do mundo para mim,querendo ou n ela foi parte das nossas vidas e nao te-la connosco faz-nos sentir imcompletos.
Foi um dos melhores vídeos desse canal, que eu já assisti. Ou, talvez, de fato o melhor. Parabéns, Pirulla. Por mais vídeos assim...