Fernanda Batista - Sofre Coração (1973 Audio Art Track)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 27 авг 2024
  • Esta gravação data de 1973 e pertence à Banda 2 da Face B do disco LP de 33 R.P.M. editado pela "RR", etiqueta da "Riso e Ritmo", de seu nome "O Melhor de Fernanda Baptista", em que a cantadeira Fernanda Baptista é acompanhada pela Orquestra Riso e Ritmo, sob a direcção de Ferrer Trindade, na interpretação de alguns dos maiores sucessos da sua carreira.
    Este é, sem dúvida, um deles, e uma das canções mais belas da nossa história. Intitula-se "Sofre Coração", composição de João Nobre, sobre versos de Amadeu do Vale, criado originalmente pela cantadeira em 1948, na revista à portuguesa "Disto é que Gosto", espectáculo levado a cena no Teatro Maria Victória, no Parque Mayer, em plena época de apogeu artístico da vedeta, e em pleno apogeu do género em Portugal.
    Um "fado-canção" de estilo melancólico e beleza rara, em que uma mulher pede ao seu coração para sofrer e chorar a cantar, por uma paixão que ainda palpita dentro de si, e que lhe destruiu a vida.
    Trata-se de um dos números musicais mais belos que já ouvi em toda a minha vida, numa interpretação formidável de Fernanda Baptista, que foi um grande sucesso na época, semelhante ao sucesso da época em que a canção foi gravada pela primeira vez, na "Valentim de Carvalho", em 1949, cuja gravação já tive o prazer de publicar na minha conta.
    Foi um dos êxitos de Fernanda Baptista mais ouvidos da rádio portuguesa dos finais de 1973 e inícios de 1974, com principal destaque para a Emissora Nacional e para a Rádio Renascença.
    Esta é a gravação discográfica mais conhecida deste celebrado êxito de Fernanda Baptista, que hoje faz parte do Portal do Fado, e tornou-se em presença frequente no reportório dos fadistas amadores nacionais. Foi editada e reeditada em compilações várias feitas pela "Riso e Ritmo" e pela "Movieplay", dedicadas à artista em questão, que estamos a ouvir neste momento.
    E agora, vou transcrever-lhes o texto escrito por Ema da Costa Pedrosa, propositadamente para a edição deste disco:
    «Não éramos muitos e estávamos do outro lado do vidro, na frieza dos consoletes e microfones, mas atentos, admiradores incondicionais da sua voz grande, diferente, espantosa, de cambiantes que nos arrastam no sentimento dos versos que canta. E assim, fomos mais felizes por termos, só para nós, a artista e a mulher, com a sua emoção e carinho pelas canções que se gravaram, porque cada um destes números é um pedaço da sua vida, recordação de um momento de glória. E nós fomos seus espectadores, vimos-lhe as lágrimas nos olhos, naquele sofrimento feliz de quem está a viver o sortilégio do triunfo e dos aplausos delirantes do seu público. E arrepiá-mo-nos com a expressão dada a cada fado, fomos levados pela alegria contagiante das suas marchas, e sentimos bem a emoção da que é ainda A MELHOR ARTISTA PORTUGUESA deste género, instituição viva do nosso teatro ligeiro que lhe deve uma vida de dedicação, elo entre este nosso teatro e o povo que a segue, fiel, e aprende com ela os fados e as canções autênticamente lusitanas que os nossos melhores autores escreveram para ela - FERNANDA BAPTISTA, das mais aplaudidas e acarinhadas entre as maiores do mundo artístico português. E nós, os muito poucos que tiveram a felicidade de assistir à gravação destte LP muito especial (técnica e orquestral-mente, o mais perfeito de quantos ela fez), estamos muito gratos à RR DISCOS pela oportunidade de poder assistir ao espectáculo que foi a actuação de FERNANDA BAPTISTA. Mas as emoções porque passámos vão transmitir-se a quem tiver a felicidade de ouvir esta gravação que, temos a certeza, será mais um grande êxito para a artista e a sua editora.
    Bem-haja FERNANDA BAPTISTA.».
    Este é o texto de Ema da Costa Pedrosa escrito neste álbum histórico, que foi muito difícil de ser gravado, devido às emoções fortes e comoções sucessivas da artista e do maestro, que não conseguiram conter as suas lágrimas de saudade e dor no momento das interpretações dos números, mas mesmo a custo conseguiram-no, e fizeram assim um dos melhores discos da música popular portuguesa.
    Mais tarde, esta gravação veio a ser reeditada pela Movieplay em várias compilações CD dedicadas pela editora à artista em questão, sendo elas as compilações "O Melhor dos Melhores - Fernanda Batista", editada em 1994, e já desaparecida do mercado, "Clássicos da Renascença - Fernanda Baptista", editada em 11 de Junho de 2000 numa parceria com a Rádio Renascença, e "Fernanda Baptista - A Maior Voz do Teatro de Revista", editada em 2005, disco de onde foi retirada esta gravação. Os dois últimos discos continuam à venda nos locais habituais.
    Espero que gostem.

Комментарии • 14

  • @EduardaGaspar-on7fj
    @EduardaGaspar-on7fj 22 дня назад

    Uma bonita canção cantada com sentimento por Fernanda Baptista. Foi uma voz que nos acompanhou durante uma vida. Ela era fadista,cantora,atriz,cantava as marchas populares,era machante.... enfim fazia de tudo com garra e saber.

  • @josecarloscampos8030
    @josecarloscampos8030 6 лет назад +2

    que saudade desta voz e desses tempos. fabuloso fernanda.

  • @manuelcorreia1418
    @manuelcorreia1418 6 лет назад +2

    Grande e saudosa fadista

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  6 лет назад +1

      Uma grande fadista, sem dúvida. Só não digo saudosa porque fadistas assim devem ser sempre lembradas com entusiasmo. Obrigado pelo comentário.

  • @padraodalegua
    @padraodalegua 8 лет назад +1

    Bem lembrado, sem dúvida. Um belo poema e uma música muito boa. Que nunca se esqueça do que temos de bom. Abraço

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  8 лет назад

      Caro amigo, muito obrigado pela mensagem. Não poderia estar mais de acordo consigo. Fique descansado, que enquanto puder, nunca me esquecerei daquilo que é bom. Um abraço para si também.

  • @rodriguesyvonne7122
    @rodriguesyvonne7122 6 лет назад +2

    Lindissimo. Fado. !!!Sua. Voz. E. Encantadora. !!!!

  • @laureferreira1134
    @laureferreira1134 7 лет назад +2

    Sublime amei

  • @Fonseca429
    @Fonseca429 3 года назад +1

    Excelente interpretação. E excelente voz. Mas talvez fosse mais voz para ópera. Felizmente, esta artista manteve-a até morrer.

    • @RDZ-RadioDifusaoZonofone
      @RDZ-RadioDifusaoZonofone  3 года назад +1

      Sem dúvida. Talvez, quem sabe... Há quem diga que ela é A Segunda Amália. E muito bem!!!!!