@@blog8020 pois é, nós da formalidade temos que pagar uma porrada de imposto, daí diz que vai fiscalizar os que não pagam, vem o choro, diz que vai cobrar de igreja que vende até água benta, daí não pode. Palhaçada isso aí viu. Se o SUS fosse só para os que pagam, e não sonegam imposto, talvez o serviço ficasse melhor.
Os irmãos Batista que o digam , povo pagando luz mais cara para pagar a divida da Ambar na compra da usina . Amigues do painho! Mas o Bozo e o cachaceiro eram iguais.
@A "igreja" não se restringe ao templo.. tem lucro gordo com tv, radio, imoveis, gráficas, escolas etc etc etc... muitos negócios lucrativos e que vão para os donos das igrejas.. pq isto nao deveria ser taxado?
A informalidade do mercado de trabalho no Brasil sempre foi enorme. Coisa de 30-40%. As nossaa regras criam uma cunha fiscal enorme, ou seja, existe uma gde diferença entre o custo para o empregador e o salário líquido do empregado. Segundo o IPEA a cunha no Brasil é entre 32,5% e 38,7%, dependendo do salário do empregado. O Brasil tem uma cunha fiscal maior que a média da OCDE! Maior que alguns países mto mais ricos como Irlanda, Japão, EUA, Austrália, Coreia do Sul e Israel. Há varias razões para o Brasil ter uma cunha fiscal tão gde. Uma delas é que realmente o sistema de seguridade social brasileiro é mto amplo para nosso nível de renda. Nossa contribuição patronal é 20%, semelhantes a mtos países da União Europeia. Mas a cunha fiscal tbm reflete privilégios a certos grupos como a desoneração da folha que faz com que setores tenham que pagar mais na média pelo privilégios tributário de outros setores (uma desoneração horizontal do salario mínimo, como proposta pelo CCIF, faria mais sentido), além do sistema S, cuja incidência tributária é sobre o empregador mas a incidência econômica é sobre o trabalhador. No Brasil temos um mecanismo parafiscal maluco que onera a folha de pagamentos do trabalhador e que em boa parte é para sustentar sindicato patronal! Aí como as pessoas se "defendem" dessa regulação bizarra e da tributação alta? (apesar do Brasil ter escolhido um Estado caro e com alta carga tributária na CF/88). Os mais qualificados, a elite dos funcionários do setor privado, vão para a pejotização, auxiliados por regimes especiais que já viraram bagunça como o Simples e LP, que atualmente tb abrigam profissionais liberais que pagam proporcionalmente menos imposto que um operário celetista de chão de fábrica. Já os menos qualificados vão para a informalidade (os mais organizados tiram um MEI). O pix é uma medida que ajuda a todo mundo, mas em especial quem tá na informalidade e consegue fazer as contas. É mto difícil entrar nessas discussões porque se é verdade que o Estado no Brasil é todo capturado por interesses patrimonialistas e tem como regra um péssimo desenho de políticas públicas, tb é verdade que oferece um welfare state generoso que precisa ser financiado, embora a qualidade dos serviços públicos varie bastante no Brasil. Eu acho que nós brasileiros precisamos decidir o que queremos e entender que existem trade-offs e custos de oportunidades. Não dá para ter carga tributária chilena, capacidade de investimento asiática, capacidade de consumo americana e seguridade social europeia...A conta não fecha!
@@YautjaPredador Se você souber a fórmula mágica para cobrar imposto sobre dividendos e grandes fortunas com esse Congresso aí, eu adoraria ouvir. O pobre vota em parlamentar que trabalha para o rico, aí fica difícil. PS: O "pai dos pobres" como você diz, mandou para o Congresso a cobrança de imposto sobre grandes fortunas. Imagino que você saiba o que aconteceu.
@@JorgeBachtold *O pai dos pobres tbm queria cobrir o prejuízo dos irmãos Batista com o dinheiro do contribuinte um tempinho atrás. Mas a sua memória é bem seletiva né?*
@YautjaPredador Puxa, vamos listar tudo o que os outros políticos além do "pai dos pobres" já fizeram para ferrar o povo? Como será que fica esse score? Fugir do assunto é a estratégia mais velha que existe quando não se tem resposta.
Ilusório é defender sonegação e o assalariado não pode nem que quisesse! Todo mundo tem que pagar, não adianta reclamar e não pagar (sonegar). Todo mundo vota e deve cobrar do seu deputado pra reduzir de todos (pagando)!
Governo tem que CHEGAR RASGANDO pra cima deste pessoal: pedreiros, mecânicos, meninas do job, pessoal que faz frete, gesseiros. Todo este pessoal SONEGA IMPOSTOS.
No Brasil a maior taxação não é na renda, é no consumo, muita gente está na informalidade - eu inclusive - porque não conseguimos sair dela. É uma grande parcela da população marginalizada e o governo no lugar de ajudar as pessoas a saírem dessa situação prefere procurar um jeito de tributar-nos ainda mais. Há muito tempo que perdi a esperança de sair da marginalidade, de ser um cidadão. Pelo menos não tive filhos, não deixarei o legado da minha miséria.
@@desideologia só que isso nao vai tirar ninguém da informalidade, só vai taxar a informalidade. Nao vai trazer controle sanitário nem de segurança, nem de qualidade ou padronização …
Também Trabalho na informalidade sou Pedreiro... E uma coisa posso dizer.. Prometeram atualizar a Tabela do imposto de Renda até 5 mil. Mas vão meter e a mão no bolso de quem movimenta Maís de 5 mil... Ou seja nos os informais nós Lascamos na mão desse governo.
Na real eles ja fizeram se chama MEI um cnpj sem burocracia e impostos, nao precisa de contador e paga só 70 por mês da direito a auxilio doença aposentadoria minima e pensão por morte pra quem ganhar até 81 mil por ano é um ótimo negócio.
O problema é a gente ver o governo liberar diversas renúncias fiscais pra grandes conglomerados enquanto tenta fiscalizar cada centavo que o pobre consegue. Para os grandes tudo, para os pequenos o rigor da lei
Acho que não foi bem o governo que liberou e sim o congresso que não aprovou a desoneração fiscal. Nas próximas eleições vamos ter cuidado em qual deputado e senador votamos, pois eles carregam o executivo de despesas sem ter a responsabilidade de indicar a fonte dos recursos, e menos ainda de se responsabilizar pelo déficit público, pela inflação. É preciso aprendermos com o que acontece.
Acho que essa conta aí é do congresso irmão, o governo está correndo atrás do dele, podemos até criticar o governo, mas somente quando de fato for culpa do governo, certo?
acompanhe as notícias para não divulgar fake news... o governo enviou para o congresso várias medidas para os ricos pagarem mais imposto... quem não aprovou foi o congresso!!!! que sempre taxa o pobre e deixa o rico de fora.. é uma vergonha... é só não votar nesses caras da extrema direita e centrão que o jogo fica mais equilibrado para os pobres.
A solução está aí. TEm mei com contribuição mensal de 81,00 e PJ com faturamento de 180mil no ano com imposto a partir de 6%. Que pagar menos que isso? Muda pra Bangladesh
@@victorstoian5290Bangladesh tem altos impostos e burocracia, parecido com o Brasil. Por isso é pobre. 80 mil anual de limite do Mei é ridículo para muitas áreas de comércio. Fora que muitas atividades não se enquadram no MEI.
Existem DOIS problemas: 1) baixa formalidade e 2) governo gastador e altos impostos. Tenho aqui comigo que um destes problemas é DEZ VEZES MAIOR que o outro. Kkkk.
E fez muito bem. Nenhum país deixa o pessoal importar coisas sem pagar. O Brasil , um país rico , muito rico , gerando emprego na China. Fala sério! E outras coisas Os governadores aumentaram ICMS O Congresso taxou O governo sancionou Só que , ainda está abaixou do que as empresas brasileiras pagam.
Que desembargador ganha mais de um milhão por mês? Tenho 2 amigos magistrados, meu avô foi desembargador, e nenhum deles ganha nem perto disso, os vencimentos respeitam o teto constitucional, que hoje é de R$ 39.200, fora isso existem alguns "auxílios" como "auxílio paletó", no total um desembargador hoje ganha na faixa de 60 por mês, bruto, e todos têm 27,5% de imposto de renda descontado na folha, ao contrário do que você falou. ( (Ministros do STF e STJ tem outros auxílios e no total ganham um pouco mais do que isso). Sem dúvida é uma classe privilegiada, e esses “auxílios” são imorais para um país pobre como o Brasil, mas no momento que você fala que magistrados ganham 1 milhão por mês e quase não pagam impostos, você está simplesmente mentindo, e esse comportamento em redes sociais é um verdadeiro desserviço ao nosso país
Brasileiro só copia a parte ruim dos americanos, uma delas são os "casos isolados" de psicopatas matando com armas, isso aumentou nessa última década...
@@atimosaí aumentam a taxa de juros e vai tudo pra os rentistas.. e o lularapio q tanto criticou o Campos neto (puro teatro).. foi lá e colocou alguém da mesma linhagem indicado pelo próprio .. não se fala mais em juros pela boca do Lula ..
@@edsonduarte8849 Onde você viu que diminuir a sonegação de impostos aumenta a taxa de juros? Eu já li que o aumento de pessoas formalmente empregadas aumenta a taxa de juros.
Igual falaram que o imposto das blusinha não era pro cidadão, agora tão falando que não vão taxar o pix.. Não é o pix que será taxado na prática, mas quem movimenta mais do que declara pra receita.. No final, mais imposto nas costas do pobre
Olá a todos. tenho um amigo que diz que imposto é o preço da civilização. Concordo com ele. Não significa que concordo com o sistema tributário nacional, mas tributação justa é fundamental para a civilização. Porém, se existe uma regra ela deve valer para todos. Assim, defender que há qualquer justificativa em não pagar o imposto devido enquanto que outra pessoa na mesma situação é obrigada a pagar porque recebe comnota, ou com carteira assina não é o mesmo que defender que o sistema deve ser alterado. No Brasil tributamos pobres e a classe média e isso é errado, mas uma simples alíquota final de 10% para os mais ricos se trona uma utopia. Finalmente, quanto ao estado controlar meus fluxos financeiros não me agrada. Como não me agrada que os bancos, as adminsitradoras de cartão de crédito, o facebook e esse youtube o façam. Mas eu confio mais no Estado... Abraço
Criou-se uma espécie de moda entre os jornalistas em dizer "o governo não criou um imposto novo". Foi assim sobre o Remessa Conforme e está sendo assim sobre o monitoramento das movimentações bancárias. Se apegam a estas minúcias técnico-gramaticais e transformam em pauta. A real é: O povo não se importa se o imposto é novo ou velho, o que o povo se importa é que, na prática, vai pagar um imposto que antes não pagava. Não é difícil entender...
@@AntonioAlvesVieiraFilho Amigo, tu tá falando do cara que rala de CLT de dia e faz bico de garçom a noite. Tu tá falando de trabalhador, cara, gente que rala mais do que eu e vc vamos ralar a vida toda, tudo pra conseguir dar uma vida digna pra família e filhos. Muitos desses são a única fonte de renda da família. Vai prender esse cara? Vai chamar esse cara de criminoso? Vai comparar com político que desvia milhões? Isso é loucura!
@@canal404 cara, o imposto é sobre a renda. Se você fatura mais, deve pagar mais. Sua mãe não te ensinou a ser honesto? A minha ensinou. Ninguém gosta de pagar imposto não, mas a real é que se todo mundo pagasse o que deveria direitinho, a carga poderia ser bem menor pra todos.
@@YautjaPredador E você acha diferente? É exatamente a mesma coisa, só mudam as oportunidades disponíveis. O cara que na primeira chance que tem sonega um imposto é exatamente o mesmo cara que, se estivesse na vida pública, na primeira chance que aparecesse iria aceitar uma propina. O mecanismo de desonestidade é exatamente o mesmo, só mudam as opções que a pessoa tem à disposição.
A questão fiscal é o grande gargalo do Brasil. Tudo depende de orçamento. A reflexão sobre o trabalho informal foi um ponto bem observado, mas o verdadeiro problema é velho patrimonialismo brasileiro. Nem mesmo Lula, que é visto como um governante popular, trabalha para tributar os mais ricos, taxar lucros e dividendos, revogar benefícios fiscais anacrônicos e tudo mais que torne nosso sistema tributário mais progressivo. Resultado: os que têm menos força política (os mais pobres) são sempre os mais sacrificados.
Não tem a ver com sonegar, mas muitos prestadores de serviços movimentam suas contas para comprar materiais empregados no serviço, ou seja, a movimentação realizada por PIX é muito superior ao lucro taxável a título de IR. Vale dizer, irá ser criada mais uma burocracia para os microempreendedores que terão que demonstrar todo esse fluxo e ausência de lucro tributável, sob pena de ser penalizados. Isso também vale para quem comercialização bens: pense no indivíduo que vende cachorro quente na rua, digamos que cerca de 70% do faturamento dele vai para pegar os insumos e demais despesas, se ele tiver uma entrada mensal de 15 mil por pix e cartões, o lucro na verdade será de 4,5 mil. Inverte-se o ônus, caso não exista uma conduta positiva (e custosa) no sentido de demonstrar que o lucro efetivo foi 4,5 mil, esse empreender poderá ser tributado com base no faturamento, o que nem de longe reflete a efetiva base de cálculo do IR.
@@MariluZica-s2u*Não adianta, o que conta é o somatório mensal. Ou seja, mesmo que vc fizer 5.000 depósitos de R$ 1,00 cada, vai cair na malha fina do mesmo jeito.*
Vejo muito no trabalho o desafio que a economia informal cria para politicas públicas. Aprendi as referências que você trouxe, Pedro, nem sabia mas estava peocurando por elas. Obrigado!
Tem doceiros e confeiteiros q conseguem, mas o problema é o gasto (ou seja, o lucro líquido/real é bem menor). Meu primo tem um trailer de lanches cujo lucro supera os 6mil/mês, porém ele gasta uns 3mil com produtos pra manter o negócio: pão, hambúrguer, guardanapo, produtos de limpeza, gás etc). Ou seja, o q de fato sobra pra ele é muito menos q o faturamento (as pessoas se focam muito no q a pessoa ganha e esquecem de contabilizar os gastos pra manter o negócio).
@@oldschool4261Exatamente, a margem de contribuição é pequena, mas a taxa vai pra cima da receita e não do lucro. Aí vem o governo e tributa justamente a receita. Tratando donos de doceria como se fossem Abílio Diniz!
No mesmo país em que o presidente mantém o sigilo de 100 anos dos seus cartões corporativos, essa ultra vigilância da Receita Federal nas movimentações bancárias do povão mostra bem a quem serve transparência
Não vai ter imposto novo, so vão meter na cola do trabalhador pobre brasileiro, nunca vai ter imposto novo, mas sempre tem um imposto velho para pagar a mais.
O que eu coloco é que o que pagamos de tributo não corresponde a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. É dose você ter o seu dinheiro pagando altos salários de juízes, militares, promotores e pouco receber em troca, assim como parlamentares. E a raiva aumenta ao saber que financiamos os projetos pessoais de muitos políticos.
@@jorgesalgado9759 Não estou dizendo se a carga tributária é alta, justa ou que está baixa. E sim, a devolução do que pagamos para manter o serviço que esão oferecidos pelo Estado (União, Estados e Municipios). Remunerar com valores absurdos carreiras que pouco devolvem ou nada devolvem a nós é demais (enquanto isso, professoras/professores que alfabetizam, muito mais importante do que um general ou um desembargador, ganha (se ganhar) bruto 5 mil reais. Aqui, no municipoio de São Paulo, o prefeito reeleito ampliou o número de secretárias, que nada jusificam a sua criação, a não ser loteamento a futuros apoios eleitorais. O que desejo, assim como você e todos, é que a cobrança seja justa (cobrado de acordo com a capacidade de cada um) e que haja serviços públicos que funcionem, sem que propspere a falsa ideia que privatizar o que é obrigação do Estado irá melhorar.
Essa conversa toda de imposto passa ao largo de um dos principais "pontos" aqui do Brasil - uma parte não desprezível dessa movimentação não é informal, mas sim ILÍCITA. Literalmente, caso de polícia.
Tratar trabalhador como criminoso é absurdo. Não estamos falando de gente que movimenta milhões declarando que movimenta mil. Estamos falando do cara que trabalha de carteira assinada de dia e faz bico de garçom à noite. É gente que rala, rala muito mais do que eu e você sequer iremos ralar. Vai por esse cara na cadeia? Isso é ridículo
Quero saber que tanto de "Taxa do pix" estão falando.... O que estou vendo está relacionado a uma zona obscura onde pequenos empreendedores potencialmente vão se lascar.... A direita vai voltar forte hein....
@@AntonioAlvesVieiraFilho *No governo Bolsonaro a inflação e o dólar estavam bem mais baixos, não havia taxa das blusinhas e os pobres na informalidade não eram extorquidos... Dá saudade mesmo.*
Como sempre um ótimo ponto a me fazer pensar. Mas não acredito que o nível de informalidade no Brasil seja somente pela alta burocracia em se abrir um negócio, nem que a democracia esteja ameaçada pelo fato desta nova "lupa" da receita federal no cidadão do Brasil.
Ah, agora tudo fez sentido. Os brasileiros informais precisam pagar imposto pra custear a saúde (2,8% do Orçamento Anual da União), educação (1,9% do OAU) e segurança (0,28% do OA). Somando tudo não dá 6%. Quer dizer, a justificativa pra pagar imposto ocupa menos de 6% do Orçamento. Antes de ver esse vídeo eu achava esse discurso ridículo. Mas agora vc me convenceu, afinal de contas, a Receita Federal manda o meu IRPF preenchido com as informações que eu já havia preenchido ano passado, sendo que a única informação que já vem atualizada é a do eSocial, que é preenchida pelas empresas.
Pelo que tu dissesse, o formal paga pelo informal, certo? Agora com a nova vigilância, vão aliviar os impostos dos formais, certo? Para né, Pedro. Tem uma música bem famosa no RS, que é mais ou menos assim: Para, Pedro, Pedro, para.
não vão aliviar pq br é uma desgraça... o q tem de carro de mais de 100k na frente de uma favela aqui não ta escrito, e o povo achando q ta na vantagem
É o erro desses passa pano, acha que somos idiotas, é claro que eu vou ser taxada se passa um gasto mensal de R$5k. Sendo que para sobreviver precisamos de R$6k. Além do coice a queda.
@@neiurpasquoto1160 sim, porém o executivo pode, e deve, politizar o debate e agenda públicos visando a mobilização popular. Coisa que o lulismo nunca fez e não fará, pois prefere acordos com a direita fisiológica. Antes isso não se configurava como um problema pois a outra força política (PSDB) também adotava o mesmo modelo de fazer política. Agora o lulismo disputa o voto (e a consciência) das massas com o bolsonarismo que despreza o componente institucional e busca sua força na politização das massas, ainda que com mentiras, desinformação e meias-verdades.
Ótimo vídeo! Importante dizer também que, no Brasil, a lei torna muito difícil alguém ser preso por sonegação (o pagamento extingue a punibilidade). Fomos construindo uma cultura jurídica em que decidimos controlar porque responsabilizamos de forma mais branda quando pegamos um ato de sonegação. Punimos com menos rigor, mas tentamos compensar com o controle maior.
"é verdade também que jovens brasileiros querem repensar como funciona a relação do estado, do trabalho, e de cada cidadão". Pedro, qual a fonte dessa frase?
Isso mesmo, Claro que não vai taxar o Pix, na verdade eles só querem saber quanto você movimenta pra depois cobrar imposto de renda. Tá parecendo aqueles reis que lemos em livros da escola, eles cobram de imposto tudo que o povo ganha, dessa forma as pessoas ficam na miséria e depois ficam revoltadas. O governo deu um tiro no pé, 5 mil reais? Meu deus, quem sonega de verdade ganha mais de 20 mil ao mês.
O meu grande problema com essas medidas é que sempre acaba atingindo a classe mais pobre, impostos sobre bilionários, regalias do exército, pensões exorbitantes, nada disso passa! "Rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre"
@@edsonduarte8849 Não tem o retorno dos seus sonhos, mas tem retorno, sim. Nem empresa privada presta sempre ótimo serviço. Um monte de gente reclama de plano de saúde no Brasil.
Expectativa: Taxar grandes fortunas x Realidade: taxar a grande massa Esse nosso governo acertou um belo tiro no pé. A direita vem na maciota em 2026…. Que desastre essa gestao
Vocês ficam culpando este pessoal do governo mas esquecem que eles tem ZERO empatia com a população informal. Eles só vêem as pessoas como pagadores de impostos.
O MBWay é algo mais regional. Mas na Europa tem sim um sistema que funciona como o PIX que é o SEPA, ele é um sistema único da zona do Euro que faz transferências imediatas e gratuitas pra qualquer banco da zona do Euro.
Qual a motivação para o cidadão comum pagar mais impostos para político ladrão desviar, juiz ganhar mais penduricalhos e não ter o retorno devido? O cidadão médio paga a maior carga de impostos do mundo e precisa pagar plano de saúde, escola particular e segurança privada.
Adorei você ter tocado no assunto. Conheço vários casos de sonegadores. Já tive grandes discussões com eles sobre se você não paga imposto, eu que faço tudo certo pago por você. Acho que é incrível que a maioria também seja a favor do bandido bom é bandido morto. Adoro perguntar qual a diferença entre sonegador e bandido? O cara que roubou o queijo de 30 reais na padaria ou o padeiro que não pagou 2000 reais de imposto? Fico orgulhoso do governo finalmente atacar isso e decepcionado que se a sonegação acabar, o IVA continuará 29%. PS: Portugal tem Pix, eles chamam de multibanco e aqui na Bélgica também. PS2: ouvi dizer que se você é pego aqui na Bélgica em trabalho informal, a multa é de 800 euros para começar.
Também acho UM ABSURDO a pessoa dar o seu dinheiro para uma organização criminosa chamada Estado sem nem tentar evitar. Mas é a vida. Temos que aceitar.
O Pedro está de brincadeira. Claro que esse caminho está todo mundo vendo, é mais imposto direto no Imposto de renda. Enfim SOMOS um monte de JACUS e BANANAS pagando para poucos terem muito e muitos não terem nada.
Antônio penso que você não mora NESSE LUGAR, pois quem mora aqui a sensação é que estamos sendo roubados todos os dias, levantamos de madrugada pra pagar festas de poucos. Um exemplo: o teto do salário DESSE POVO me parece que é 30.000,00, o que eles fazem: vão arrumando UM JEITINHO de gratificações e extrapola o teto. E sabe quem paga? Nós, os JACUS, BANANAS e PAMONHAS.
Tvz o trabalho informal no BR seja maior pq tem histórico de corrupção muita forte. Impostos N são repassados satisfatoriamente p saúde, segurança e educação. Aí as pessoas dão essa desculpa. Não deixam de ter uma parte de razão....
Pedro, é inocência achar que se a sonegação diminuir, quem paga imposto pagará menos. Vide a cobrança das malas pelas companhias aéreas que prometiam reduzir o preço das passagens 🤡
Enquanto não mudar a forma de cobrar imposto onde seja taxado lucro e dividendos e não consumo, continuaremos tendo pobre pagando imposto e rico vivendo das benesses do estado. A receita bate forte somente em pobre, visto a mordomia dada a família Silvio Saltos, zero imposto para repatriar dinheiro que foi enviado a paraíso fiscal sem saber como e de onde foi tirado essa grana
Bom, pra mim que vive na Alemanha (considerado o país do século 19 quando se trata de formas de pagamento) sei o quanto o PIX é revolucionário. Talvez, isso funcionasse melhor se o governo tentasse incentivar ou até mesmo facilitar melhor os MEIs, e criar mais alternativas para diferentes setores. Tem gente na informalidade simplesmente por ser impossível para eles as opções disponíveis no momento.
A reforma trabalhista no governo Temer jurou que iria acabar com a informalidade no mercado de trabalho. Então, o problema do Brasil é as promessas dos políticos demagogos e corruptos.
O problema é o retorno dos impostos, pagamos e não temos segurança, saúde, educação... enquanto juízes, militares e políticos se beneficiam do nosso dinheiro.
PEDRO DORIA NUNCA OUVIU FALAR DE ZELLE.... QUANTO TEMPO VC NAO VEM PRA CA PEDRO? TA TUDO BEM, A GENTE TE PERDOA, gosto demais do teu canal. Só não faz mais fake News please, ok 🫶 PS: Não recebo por cheque já há 3 anos na minha empresa de serviços. Todo mundo só paga por PIX, desculpe, ZELLE. BORA informar melhor Pedro! Adoro o canal
A maior questão nem eh essa… eh pq somos tratados assim: Pro governo e bancos, tudo. Pros cidadãos, nada. E ainda cobram, exigem… só deveres e nenhum direitos
Um segundo comentário com uma dúvida sobre o funcionamento. Assumindo o cenário que alguém receba R$10.000,00 por mês (PELO PIX), porém proveniente de dividendos, e outros R$ 3.000,00 de multiplas fontes (pelo PIX) , como fica a tributação do IR?
Pedro. Posso não estar entendendo a diferença, mas em Portugal, há uma coisa que se chama MBWay (e ja havia antes de haver pix no Brasil) e me parece exatamente a mesma coisa do PIX: imediato e gratuito. E aqui a declaracao do IR também ja vem toda pronta. Só temos que escolher a categoria dos gastos que não estão classificados. De resto, vem todas as compras do ano em que colocamos o contribuinte (pedimos nota).
Queria poder curtir duas vezes Uma pena que quem deveria ver essa reflexão não vai ver. Somos um país rumo ao desastre, em velocidade acelerada, com um piloto que se recusa a tirar a venda dos olhos...
A faxineira que tem apenas a terceira serie e está na informalidade é por que se ela for trabalhar como CLT ganhando um salário mínimo, mal dá para ela pagar o aluguel, água e luz. Trabalhando como diarista na informalidade e ganhando um pouco mais como diarista é única maneira que ela achou para sobreviver. Você acha justo a faxineira que não tem décimo terceiro, FGTS e direito a INSS pagar 27,5 % de imposto de Renda? Então essa é a realidade de muitos brasileiros que estão na informalidade, não por que querem, mas porque talvez seja a única maneira que eles tem de pagar as contas e sustentar os filhos.
Deixe de mentir, cara. 27,5 % de IR é para quem tem renda mensal acima de R$ 4.664,68. "A faixa de R$ 2.259,21 a R$ 2.826,65 é tributada em 7,5%. De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05, a tributação corresponde a 15%. Entre R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68, o imposto cobrado é de 22,5%. Acima de R$ 4.664,68, a alíquota é de 27,5%."
Para quem paga os impostos devidos em dia, nada muda. Para quem está insatisfeito com o valor dos impostos, que obviamente é o caso de todos, tem que cobrar os parlamentares para que lutem por uma mudança nas regras fiscais
" a taxa não é pro povo, é pro vendedor" já ouvi essa história antes, o vendedor informal que vende suco na rua vai pagar mais imposto mas não vai taxar o Pix, relaxa ❤
Eu pago 38% de tributos e quando preciso de saúde preciso pagar privado, quando preciso estudar preciso pagar privado, se quiser segurança preciso pagar privado ou comprar uma arma.
Essa lógica é correta - em tese - de quanto mais sonega mais o outro paga, mas não no Brasil, aqui paga mais quem não tem lobby no congresso para ser exceção a regra... se a regra fosse geral para todos, de forma igual e na mesma proporção - de novo em tese, porque no Brasil nunca funciona direito - todos poderiam pagar menos.
Não existe justiça tributária nesse país. Fiscalizar ainda mais os pobres e a classe média que pagam relativamente muito mais impostos que os ricos e a grande burguesia é um ato de covardia. Se não pode tirar dos mais ricos, tire o máximo que puder das classes de baixo. Se efetivamente apertarem a cobrança de impostos, todos nós pagaremos. Todos que fizeram comentários nesse vídeo pagarão muito mais pelo básico , e a elite arrumará um jeito de abocanhar todo esse excedente tributário. É muito injusto e covarde culpar os pobres e a classe média pela questão tributária. Quem menos pode já paga muito , se não na renda, no consumo. Quem tem menos renda consome 100% do que ganha, como vai fazer pra recolher mais ao leão, se já recolheu no consumo e consumiu tudo o que ganhou.
Eu pago meus impostos direitinho. Por que um uber que ganha mais do que eu acha que pode ter o "direito" de sonegar os impostos dele? Vai pagar o que deve sim.
O Brasil é um país muito complexo, dificilmente haverá uma resposta simples, uma solução simples para seus problemas complexos,porém , a questão tributária é claramente um fator agravante do nosso imenso abismo social. Nossa difusa , confusa e caótica legislação tributaria associada a desigualdade, onde quem pode menos paga muito e em muitos casos quem pode muito paga praticamente nada,corroem a já achatada renda dos mais pobres e da classe média. Não lutar por uma mudança na estrutura tributária, não lutar por uma correção real na tabela do IR, não se unir e não lutar pelo fim de algumas concessões e benefícios fiscais para determinados setores e apenas ficar apontando o vizinho ou o colega da mesma classe social é um grande erro que não nos levará a progredir nada, continuaremos a cavar esse poço.
Mas fazer pessoas ricas (investidores) a pagar mais impostos só vai fazer eles investirem menos. Ou você acha que eles vão mudar o padrão de vida deles. O padrão de vida continuará o mesmo. Mas eles vão passar uma parte do valor dos investimentos para o governo. Simples assim. Inclusive a tendência é de que nos próximos anos, paguem menos impostos, pois estarão investindo menos.
O investidor menos abastado já recolhe e paga seu quinhão. O Brasil é praticamente um paraíso fiscal para os abastados. Taxar um pouco mais quem pode mais e aliviar quem pode menos não vai afastar nenhum grande investidor ou rentista. Além do mais esses terão a escolha entre continuar ou migrar, e duvido que levem o dinheiro pra outro lugar. Já nós os menores, quem trabalha, quem produz, quem bota a economia pra girar no dia dia, nós não temos escolhas, somente a luta, por isso temos que saber escolher as batalhas corretas e parar de brigarmos uns com os outros e tentar alcançar uma sociedade mais justa, menos punitiva com os pobres, e isso começa com justiça tributária.
@@atimos Pelo menos o dinheiro do INVESTIMENTO destas pessoas vai pra algum lugar gerar riqueza. Da mesma forma, MILHARES de investidores estrangeiros trouxeram o dinheiro deles pra investir no Brasil entre 2019 e 2023.
Taxad não está para brincadeira!!! Aqui tem imposto sobre a renda, sobre o consumo...tem imposto pra tudo!!! Olha só, você compra um carro zero onde pelo menos 40% do valor é imposto....e paga 4% de imposto sobre esse valor por muitos anos!! Esse é o IPVA! 😍
Ridículo alguém suavizar a questão do PIX. Ridículo não, desonesto. Não importa COMO será feito, se por novo tributo ou por maior fiscalização o resultado é o mesmo: O POVO IRÁ PERDER MAIS DINHEIRO PARA O GOVERNO. Qual governo? Aquele que é ABSOLUTAMENTE LENIENTE com o crime organizado. Esses sim não pagam impostos, e parece que o governo não liga.
Há alguns dias vi muita gente reclamando de uma notícia que falava que o Brasil voltou a ser classe média. Agora vejo todos reclamando de que quem movimenta mais de 5k vai cair na malha da Receita Federal. Só sei que hoje eu queria muito estar nessa faixa de renda dos que vão ser taxados.
Porque não se usa tecnologia para cobrar IR da pessoa física como se faz a cobrança da jurídica. Isto é, cobrar sobre o lucro da PF e não a renda. Se todos tiverem seu CPF na nota de consumo!!?? Isso não é tão difícil assim.
Não entendo porque as pessoas ficam dizendo que o PIX só existe no Brasil. Eu vivo em Portugal e “PIX” daqui é o MB Way que faz exatamente a mesma coisa e foi criado quase que uma década antes. Você pode dizer que a arquitetura da tecnologia e obviamente o nome são diferentes, mas dizer que não tem é incorreto.
Até hoje não me conformo da dívida das igrejas ter sido perdoada.
Meu amigo, 35% dos eleitores são evangélicos. Se sai uma notícia dessas a manchete vai ser: governo quer taxar Deus
não ganha nada nunca mais.
Eita. Pessoal foi pra cima até das igrejas? Igreja não tem que pagar imposto nenhum.
@@blog8020 pois é, nós da formalidade temos que pagar uma porrada de imposto, daí diz que vai fiscalizar os que não pagam, vem o choro, diz que vai cobrar de igreja que vende até água benta, daí não pode. Palhaçada isso aí viu. Se o SUS fosse só para os que pagam, e não sonegam imposto, talvez o serviço ficasse melhor.
Os irmãos Batista que o digam , povo pagando luz mais cara para pagar a divida da Ambar na compra da usina . Amigues do painho! Mas o Bozo e o cachaceiro eram iguais.
@A "igreja" não se restringe ao templo.. tem lucro gordo com tv, radio, imoveis, gráficas, escolas etc etc etc... muitos negócios lucrativos e que vão para os donos das igrejas.. pq isto nao deveria ser taxado?
A informalidade do mercado de trabalho no Brasil sempre foi enorme. Coisa de 30-40%.
As nossaa regras criam uma cunha fiscal enorme, ou seja, existe uma gde diferença entre o custo para o empregador e o salário líquido do empregado. Segundo o IPEA a cunha no Brasil é entre 32,5% e 38,7%, dependendo do salário do empregado. O Brasil tem uma cunha fiscal maior que a média da OCDE!
Maior que alguns países mto mais ricos como Irlanda, Japão, EUA, Austrália, Coreia do Sul e Israel.
Há varias razões para o Brasil ter uma cunha fiscal tão gde. Uma delas é que realmente o sistema de seguridade social brasileiro é mto amplo para nosso nível de renda. Nossa contribuição patronal é 20%, semelhantes a mtos países da União Europeia. Mas a cunha fiscal tbm reflete privilégios a certos grupos como a desoneração da folha que faz com que setores tenham que pagar mais na média pelo privilégios tributário de outros setores (uma desoneração horizontal do salario mínimo, como proposta pelo CCIF, faria mais sentido), além do sistema S, cuja incidência tributária é sobre o empregador mas a incidência econômica é sobre o trabalhador.
No Brasil temos um mecanismo parafiscal maluco que onera a folha de pagamentos do trabalhador e que em boa parte é para sustentar sindicato patronal!
Aí como as pessoas se "defendem" dessa regulação bizarra e da tributação alta? (apesar do Brasil ter escolhido um Estado caro e com alta carga tributária na CF/88).
Os mais qualificados, a elite dos funcionários do setor privado, vão para a pejotização, auxiliados por regimes especiais que já viraram bagunça como o Simples e LP, que atualmente tb abrigam profissionais liberais que pagam proporcionalmente menos imposto que um operário celetista de chão de fábrica. Já os menos qualificados vão para a informalidade (os mais organizados tiram um MEI).
O pix é uma medida que ajuda a todo mundo, mas em especial quem tá na informalidade e consegue fazer as contas.
É mto difícil entrar nessas discussões porque se é verdade que o Estado no Brasil é todo capturado por interesses patrimonialistas e tem como regra um péssimo desenho de políticas públicas, tb é verdade que oferece um welfare state generoso que precisa ser financiado, embora a qualidade dos serviços públicos varie bastante no Brasil.
Eu acho que nós brasileiros precisamos decidir o que queremos e entender que existem trade-offs e custos de oportunidades. Não dá para ter carga tributária chilena, capacidade de investimento asiática, capacidade de consumo americana e seguridade social europeia...A conta não fecha!
Quem teria condições de propor esse debate público? O presidente da república?
Perfeitas colocações
@@juliomarques7226
Sinceramente eu não sei...sou apenas uma tributarista que estudou economia. Isso é pergunta para cientista político.
@@feliperebellosc
Obrigada 😉
@@juliomarques7226seria necessário rediscutir a própria constituição.
Na minha humilde opinião:
O governo tem que forçar mais a mão nas grandes empresas e fortunas que sonegam na cara dura!!
*Isso nunca vai acontecer. O pai dos pobres é uma mãe para os grandes empresários.*
@@YautjaPredador Se você souber a fórmula mágica para cobrar imposto sobre dividendos e grandes fortunas com esse Congresso aí, eu adoraria ouvir. O pobre vota em parlamentar que trabalha para o rico, aí fica difícil.
PS: O "pai dos pobres" como você diz, mandou para o Congresso a cobrança de imposto sobre grandes fortunas. Imagino que você saiba o que aconteceu.
@@JorgeBachtold *O pai dos pobres tbm queria cobrir o prejuízo dos irmãos Batista com o dinheiro do contribuinte um tempinho atrás. Mas a sua memória é bem seletiva né?*
@YautjaPredador Puxa, vamos listar tudo o que os outros políticos além do "pai dos pobres" já fizeram para ferrar o povo? Como será que fica esse score? Fugir do assunto é a estratégia mais velha que existe quando não se tem resposta.
@@JorgeBachtoldPois eh! Imagine isso aliada a uma boa gestão! 🎉 No fim, quem manda é quem pode pagar por narrativas… principalmente as falaciosas…
É ilusório pensar que o essa cobrança sobre os informais vai amenizar o imposto sobre os trabalhadores formais.
Pensei o mesmo. O Estado é uma grande sanguessuga. Quanto mais tem, mais quer.
Ilusório é defender sonegação e o assalariado não pode nem que quisesse! Todo mundo tem que pagar, não adianta reclamar e não pagar (sonegar). Todo mundo vota e deve cobrar do seu deputado pra reduzir de todos (pagando)!
Ah, se os informais que ganham mais pagarem daria pra reduzir os impostos dos formais!
Governo tem que CHEGAR RASGANDO pra cima deste pessoal: pedreiros, mecânicos, meninas do job, pessoal que faz frete, gesseiros. Todo este pessoal SONEGA IMPOSTOS.
@@blog8020*Mas essa camada mais pobre da população é justamente o eleitorado dele kkk*
No Brasil a maior taxação não é na renda, é no consumo, muita gente está na informalidade - eu inclusive - porque não conseguimos sair dela. É uma grande parcela da população marginalizada e o governo no lugar de ajudar as pessoas a saírem dessa situação prefere procurar um jeito de tributar-nos ainda mais.
Há muito tempo que perdi a esperança de sair da marginalidade, de ser um cidadão. Pelo menos não tive filhos, não deixarei o legado da minha miséria.
@@desideologia só que isso nao vai tirar ninguém da informalidade, só vai taxar a informalidade. Nao vai trazer controle sanitário nem de segurança, nem de qualidade ou padronização …
Também Trabalho na informalidade sou Pedreiro... E uma coisa posso dizer.. Prometeram atualizar a Tabela do imposto de Renda até 5 mil. Mas vão meter e a mão no bolso de quem movimenta Maís de 5 mil... Ou seja nos os informais nós Lascamos na mão desse governo.
@@santanasoueu13242026 fora lula certamente! 😊
Na real eles ja fizeram se chama MEI um cnpj sem burocracia e impostos, nao precisa de contador e paga só 70 por mês da direito a auxilio doença aposentadoria minima e pensão por morte pra quem ganhar até 81 mil por ano é um ótimo negócio.
Há uma reforma tributária em votação que está sendo totalmente bagunçada pelo congresso.
O problema é a gente ver o governo liberar diversas renúncias fiscais pra grandes conglomerados enquanto tenta fiscalizar cada centavo que o pobre consegue. Para os grandes tudo, para os pequenos o rigor da lei
Mas os pobres adoram um bilionário, imagina o poder deles se o Estado não regula... Os deputados são nossos representantes ou representantes deles?
Acho que não foi bem o governo que liberou e sim o congresso que não aprovou a desoneração fiscal. Nas próximas eleições vamos ter cuidado em qual deputado e senador votamos, pois eles carregam o executivo de despesas sem ter a responsabilidade de indicar a fonte dos recursos, e menos ainda de se responsabilizar pelo déficit público, pela inflação. É preciso aprendermos com o que acontece.
Acho que essa conta aí é do congresso irmão, o governo está correndo atrás do dele, podemos até criticar o governo, mas somente quando de fato for culpa do governo, certo?
acompanhe as notícias para não divulgar fake news... o governo enviou para o congresso várias medidas para os ricos pagarem mais imposto... quem não aprovou foi o congresso!!!! que sempre taxa o pobre e deixa o rico de fora.. é uma vergonha... é só não votar nesses caras da extrema direita e centrão que o jogo fica mais equilibrado para os pobres.
O Congresso derrubou tudo que o governo mandou sobre isso.
PERSE, E OUTROS
Problema: Baixa formalidade no Brasil.
Solução: Não resolver o problema e criar outro problema.
A solução está aí. TEm mei com contribuição mensal de 81,00 e PJ com faturamento de 180mil no ano com imposto a partir de 6%. Que pagar menos que isso? Muda pra Bangladesh
Vai resolver, o povo só não vai gostar kkkk
@@victorstoian5290muitas atividades e serviços não se enquadram no MEI. Fora que limite de 80 mil de faturamento, dependendo da área, é ridículo.
@@victorstoian5290Bangladesh tem altos impostos e burocracia, parecido com o Brasil. Por isso é pobre.
80 mil anual de limite do Mei é ridículo para muitas áreas de comércio. Fora que muitas atividades não se enquadram no MEI.
Existem DOIS problemas: 1) baixa formalidade e 2) governo gastador e altos impostos. Tenho aqui comigo que um destes problemas é DEZ VEZES MAIOR que o outro. Kkkk.
isso me fez me lembrar a taxaçao das blusinhas disse que nao ia taxar e taxou
E fez muito bem.
Nenhum país deixa o pessoal importar coisas sem pagar.
O Brasil , um país rico , muito rico , gerando emprego na China. Fala sério!
E outras coisas
Os governadores aumentaram ICMS
O Congresso taxou
O governo sancionou
Só que , ainda está abaixou do que as empresas brasileiras pagam.
@@jorgesalgado9759 ta serto
@@jorgesalgado9759 90% de imposto e vc acha que fez bem? DOENTE
Juiz tá precisando ne?
Enquanto tiver juiz e desembargador ganhando mais de 1 milhão por mês, quase todo isento de imposto, essa conversa é desculpa pra taxar o pobre.
Sem falar da aposentadoria exorbitantes de alguns militares.
Reclama com o congresso que não deixou mexer com esse povo.
Exatamente, é ainda tem os salários e benefícios dos políticos
Que desembargador ganha mais de um milhão por mês? Tenho 2 amigos magistrados, meu avô foi desembargador, e nenhum deles ganha nem perto disso, os vencimentos respeitam o teto constitucional, que hoje é de R$ 39.200, fora isso existem alguns "auxílios" como "auxílio paletó", no total um desembargador hoje ganha na faixa de 60 por mês, bruto, e todos têm 27,5% de imposto de renda descontado na folha, ao contrário do que você falou. ( (Ministros do STF e STJ tem outros auxílios e no total ganham um pouco mais do que isso). Sem dúvida é uma classe privilegiada, e esses “auxílios” são imorais para um país pobre como o Brasil, mas no momento que você fala que magistrados ganham 1 milhão por mês e quase não pagam impostos, você está simplesmente mentindo, e esse comportamento em redes sociais é um verdadeiro desserviço ao nosso país
Posso ficar o dia inteiro postando matérias mostrando isso
Não seria melhor seguir os exemplos de americanos e ingleses e baratear a abertura de empresas e a contratação de mão de obra?
Sonha, aqui so pensam em criar novos impostos.
Baratear mais? Tá brincando? Isso aqui é um paraíso para ricos
Brasileiro só copia a parte ruim dos americanos, uma delas são os "casos isolados" de psicopatas matando com armas, isso aumentou nessa última década...
Exato, o rico nem sente esses impostos, quem se lasca é o pobre.
Pobre, aqui incluindo o pequeno e médio empreendedor.
Quem poderia prever que o país que mais cobra imposto no mundo teria uma parcela gigante de trabalhadores na informalidade?
@guilhermebrendel1925 Será que se reduzisse a sonegação de impostos, os impostos seriam reduzidos? Provavelmente, sim.
@@atimosaí aumentam a taxa de juros e vai tudo pra os rentistas.. e o lularapio q tanto criticou o Campos neto (puro teatro).. foi lá e colocou alguém da mesma linhagem indicado pelo próprio .. não se fala mais em juros pela boca do Lula ..
@@edsonduarte8849 Onde você viu que diminuir a sonegação de impostos aumenta a taxa de juros? Eu já li que o aumento de pessoas formalmente empregadas aumenta a taxa de juros.
@@atimos Isto NUNCA VI. O que vi no governo anterior foi reduzir despesas e impostos e ter como consequência o aumento da arrecadação.
@@atimos provavelmente não, o Estado não consegue nem fechar as contas
Igual falaram que o imposto das blusinha não era pro cidadão, agora tão falando que não vão taxar o pix.. Não é o pix que será taxado na prática, mas quem movimenta mais do que declara pra receita.. No final, mais imposto nas costas do pobre
*Não é o pix que vai ser taxado, é o dono dele kkk*
Não vai ser taxado o Pix na transação, apenas anualmente, kkk
NÃO VÃO TAXAR PIX
FAKE NEWS
Olá a todos.
tenho um amigo que diz que imposto é o preço da civilização. Concordo com ele. Não significa que concordo com o sistema tributário nacional, mas tributação justa é fundamental para a civilização.
Porém, se existe uma regra ela deve valer para todos. Assim, defender que há qualquer justificativa em não pagar o imposto devido enquanto que outra pessoa na mesma situação é obrigada a pagar porque recebe comnota, ou com carteira assina não é o mesmo que defender que o sistema deve ser alterado. No Brasil tributamos pobres e a classe média e isso é errado, mas uma simples alíquota final de 10% para os mais ricos se trona uma utopia.
Finalmente, quanto ao estado controlar meus fluxos financeiros não me agrada. Como não me agrada que os bancos, as adminsitradoras de cartão de crédito, o facebook e esse youtube o façam. Mas eu confio mais no Estado...
Abraço
Criou-se uma espécie de moda entre os jornalistas em dizer "o governo não criou um imposto novo". Foi assim sobre o Remessa Conforme e está sendo assim sobre o monitoramento das movimentações bancárias. Se apegam a estas minúcias técnico-gramaticais e transformam em pauta. A real é: O povo não se importa se o imposto é novo ou velho, o que o povo se importa é que, na prática, vai pagar um imposto que antes não pagava. Não é difícil entender...
A pessoa age na ilegalidade e depois vai reclamar da corrupção? Hipócrita?
@@AntonioAlvesVieiraFilho *É sério que vc quer comparar o sigilo de 100 anos dos cartões corporativos do Lula com o pedreiro que não declara a renda?*
@@AntonioAlvesVieiraFilho Amigo, tu tá falando do cara que rala de CLT de dia e faz bico de garçom a noite. Tu tá falando de trabalhador, cara, gente que rala mais do que eu e vc vamos ralar a vida toda, tudo pra conseguir dar uma vida digna pra família e filhos. Muitos desses são a única fonte de renda da família. Vai prender esse cara? Vai chamar esse cara de criminoso? Vai comparar com político que desvia milhões? Isso é loucura!
@@canal404 cara, o imposto é sobre a renda. Se você fatura mais, deve pagar mais. Sua mãe não te ensinou a ser honesto? A minha ensinou. Ninguém gosta de pagar imposto não, mas a real é que se todo mundo pagasse o que deveria direitinho, a carga poderia ser bem menor pra todos.
@@YautjaPredador E você acha diferente? É exatamente a mesma coisa, só mudam as oportunidades disponíveis. O cara que na primeira chance que tem sonega um imposto é exatamente o mesmo cara que, se estivesse na vida pública, na primeira chance que aparecesse iria aceitar uma propina. O mecanismo de desonestidade é exatamente o mesmo, só mudam as opções que a pessoa tem à disposição.
Bem vindo de volta, Pedro. Sentimos sua falta
A questão fiscal é o grande gargalo do Brasil. Tudo depende de orçamento. A reflexão sobre o trabalho informal foi um ponto bem observado, mas o verdadeiro problema é velho patrimonialismo brasileiro. Nem mesmo Lula, que é visto como um governante popular, trabalha para tributar os mais ricos, taxar lucros e dividendos, revogar benefícios fiscais anacrônicos e tudo mais que torne nosso sistema tributário mais progressivo. Resultado: os que têm menos força política (os mais pobres) são sempre os mais sacrificados.
Pedrooo. Faltou dizer que sonegação fiscal nos EUA, país da "liberdade", DÁ CADEIA, regime fechado!
*Agora então o pai dos pobres quer prender até pedreiro que não declara os rendimentos. É rir pra não chorar...*
Uma coisa não tem nada a ver com a outra kkkkkkkk 0eko amor de deus não sabe o que liberdade de expressão.😂
@@YautjaPredadorQuem disse isso?
Belo comentário! Didático.
Não tem a ver com sonegar, mas muitos prestadores de serviços movimentam suas contas para comprar materiais empregados no serviço, ou seja, a movimentação realizada por PIX é muito superior ao lucro taxável a título de IR. Vale dizer, irá ser criada mais uma burocracia para os microempreendedores que terão que demonstrar todo esse fluxo e ausência de lucro tributável, sob pena de ser penalizados. Isso também vale para quem comercialização bens: pense no indivíduo que vende cachorro quente na rua, digamos que cerca de 70% do faturamento dele vai para pegar os insumos e demais despesas, se ele tiver uma entrada mensal de 15 mil por pix e cartões, o lucro na verdade será de 4,5 mil. Inverte-se o ônus, caso não exista uma conduta positiva (e custosa) no sentido de demonstrar que o lucro efetivo foi 4,5 mil, esse empreender poderá ser tributado com base no faturamento, o que nem de longe reflete a efetiva base de cálculo do IR.
A solução não seria simplesmente dividir o montante em parcelas inferiores a R$ 5 000?
@@MariluZica-s2u*Não adianta, o que conta é o somatório mensal. Ou seja, mesmo que vc fizer 5.000 depósitos de R$ 1,00 cada, vai cair na malha fina do mesmo jeito.*
@@MariluZica-s2u*Não adianta, o que conta é o somatório mensal.*
Sem contar que no pão, salsicha, gás e todo o resto que vai no cachorro quente pode contar ali uns 35% de impostos.
Estava esperando sair esse video.
Vejo muito no trabalho o desafio que a economia informal cria para politicas públicas.
Aprendi as referências que você trouxe, Pedro, nem sabia mas estava peocurando por elas.
Obrigado!
Excelentes considerações para “ponto de partida”! 🎉
Expectativa: taxar super ricos
Realidade: taxar vendedor de brigadeiro e quem compra coisa de 50 reais na china
Dá pra ganhar mais de 5 mil vendendo brigadeiro?
Tem doceiros e confeiteiros q conseguem, mas o problema é o gasto (ou seja, o lucro líquido/real é bem menor). Meu primo tem um trailer de lanches cujo lucro supera os 6mil/mês, porém ele gasta uns 3mil com produtos pra manter o negócio: pão, hambúrguer, guardanapo, produtos de limpeza, gás etc). Ou seja, o q de fato sobra pra ele é muito menos q o faturamento (as pessoas se focam muito no q a pessoa ganha e esquecem de contabilizar os gastos pra manter o negócio).
@@victoraugusto8576 bem mais.
@@oldschool4261Exatamente, a margem de contribuição é pequena, mas a taxa vai pra cima da receita e não do lucro.
Aí vem o governo e tributa justamente a receita.
Tratando donos de doceria como se fossem Abílio Diniz!
Gente rica pode fazer Lobby, pagar campanha, contratar Escritório de Esposa de Ministro do Supremo
No mesmo país em que o presidente mantém o sigilo de 100 anos dos seus cartões corporativos, essa ultra vigilância da Receita Federal nas movimentações bancárias do povão mostra bem a quem serve transparência
*Melhor comentário.*
E ainda vem os bolsominions versão esquerda defender
Não vai ter imposto novo, so vão meter na cola do trabalhador pobre brasileiro, nunca vai ter imposto novo, mas sempre tem um imposto velho para pagar a mais.
O que eu coloco é que o que pagamos de tributo não corresponde a qualidade dos serviços prestados pelo Estado. É dose você ter o seu dinheiro pagando altos salários de juízes, militares, promotores e pouco receber em troca, assim como parlamentares. E a raiva aumenta ao saber que financiamos os projetos pessoais de muitos políticos.
A CARGA TRIBUTÁRIA BRASILEIRA BAIXOU E ESTÁ MAIS A MAIS BAIXAS DOS ULTIMOS ANOS. PESQUISA.
@@jorgesalgado9759 Não estou dizendo se a carga tributária é alta, justa ou que está baixa. E sim, a devolução do que pagamos para manter o serviço que esão oferecidos pelo Estado (União, Estados e Municipios). Remunerar com valores absurdos carreiras que pouco devolvem ou nada devolvem a nós é demais (enquanto isso, professoras/professores que alfabetizam, muito mais importante do que um general ou um desembargador, ganha (se ganhar) bruto 5 mil reais. Aqui, no municipoio de São Paulo, o prefeito reeleito ampliou o número de secretárias, que nada jusificam a sua criação, a não ser loteamento a futuros apoios eleitorais. O que desejo, assim como você e todos, é que a cobrança seja justa (cobrado de acordo com a capacidade de cada um) e que haja serviços públicos que funcionem, sem que propspere a falsa ideia que privatizar o que é obrigação do Estado irá melhorar.
Meu Amigo Pedro, feliz 2025. Falo de Mojuí dos Campos, PA; sobre o chão arado, plantando Cacau e Açaí. Valeuzão pela reflexão.
Essa conversa toda de imposto passa ao largo de um dos principais "pontos" aqui do Brasil - uma parte não desprezível dessa movimentação não é informal, mas sim ILÍCITA. Literalmente, caso de polícia.
Tratar trabalhador como criminoso é absurdo. Não estamos falando de gente que movimenta milhões declarando que movimenta mil. Estamos falando do cara que trabalha de carteira assinada de dia e faz bico de garçom à noite. É gente que rala, rala muito mais do que eu e você sequer iremos ralar. Vai por esse cara na cadeia? Isso é ridículo
@@canal404*Essa galera vive numa bolha...*
Pois é, eu suponho que a maior relevância no PIB depois das exportadoras é a lavanderia de dinheiro Brasil!
Quero saber que tanto de "Taxa do pix" estão falando.... O que estou vendo está relacionado a uma zona obscura onde pequenos empreendedores potencialmente vão se lascar....
A direita vai voltar forte hein....
*As pessoas que estão mais revoltadas com o Petê são justamente os mais pobres que trabalham na informalidade, e estão revoltados com toda a razão.*
@@YautjaPredador então votem na extrema direita pra ver o que é bom pra tosse! kkkkk
@@AntonioAlvesVieiraFilho *No governo Bolsonaro a inflação e o dólar estavam bem mais baixos, não havia taxa das blusinhas e os pobres na informalidade não eram extorquidos... Dá saudade mesmo.*
@@YautjaPredador Tem saudades de ver pobres se alimentando de ossos no governo Bolsonaro também?
@@AntonioAlvesVieiraFilho > JÁ ACONTECEU. Foram 4 anos REDUZINDO impostos. REDUZINDO o estado.
Como sempre um ótimo ponto a me fazer pensar. Mas não acredito que o nível de informalidade no Brasil seja somente pela alta burocracia em se abrir um negócio, nem que a democracia esteja ameaçada pelo fato desta nova "lupa" da receita federal no cidadão do Brasil.
Falou tudo!! Para quem andava certo, NADA MUDA!!!
Mas os burrominions não conseguem entender
Muda sim, pq agora pagarão mais caro por serviços, ou terão que pagar em cédula
Fato.
*Muda pro pedreiro e pro pipoqueiro que não sentiam a mordida do leão e agora vão sentir. O rico continua de boa tirando o dinheiro dele do país.*
Você também usufrui da informalidade, mesmo sem saber. No Brasil sonega-se por sobrevivencia...
Prezado Pedro, o DOC foi "descontinuado" no ano passado.
Ah, agora tudo fez sentido. Os brasileiros informais precisam pagar imposto pra custear a saúde (2,8% do Orçamento Anual da União), educação (1,9% do OAU) e segurança (0,28% do OA). Somando tudo não dá 6%. Quer dizer, a justificativa pra pagar imposto ocupa menos de 6% do Orçamento. Antes de ver esse vídeo eu achava esse discurso ridículo. Mas agora vc me convenceu, afinal de contas, a Receita Federal manda o meu IRPF preenchido com as informações que eu já havia preenchido ano passado, sendo que a única informação que já vem atualizada é a do eSocial, que é preenchida pelas empresas.
Exatamente. Enquanto 50% é de juros para os vagais rentistas amigos do Haddad!
Pedro, não existe mais Doc!
Pelo que tu dissesse, o formal paga pelo informal, certo? Agora com a nova vigilância, vão aliviar os impostos dos formais, certo? Para né, Pedro. Tem uma música bem famosa no RS, que é mais ou menos assim: Para, Pedro, Pedro, para.
não vão aliviar pq br é uma desgraça... o q tem de carro de mais de 100k na frente de uma favela aqui não ta escrito, e o povo achando q ta na vantagem
Eu também não acredito nisso. o estado vai pegar o dinheiro e manter os impostos.
Mas quem eh que esta falando em taxacao do pix? Niguem esta falando isso.
É o erro desses passa pano, acha que somos idiotas, é claro que eu vou ser taxada se passa um gasto mensal de R$5k. Sendo que para sobreviver precisamos de R$6k. Além do coice a queda.
tem pessoas má intencionadas (ou ignorantes) que espalham esses rumores, distorcendo o que foi anunciado oficialmente...
Ótima explicação
Estou até hoje esperando o Lula taxar os super ricos, agora quem se fudeu foi eu vendendora brigadeiro na praia
Prezada, depende deste caco de Congresso Nacional.
@@neiurpasquoto1160 sim, porém o executivo pode, e deve, politizar o debate e agenda públicos visando a mobilização popular. Coisa que o lulismo nunca fez e não fará, pois prefere acordos com a direita fisiológica. Antes isso não se configurava como um problema pois a outra força política (PSDB) também adotava o mesmo modelo de fazer política. Agora o lulismo disputa o voto (e a consciência) das massas com o bolsonarismo que despreza o componente institucional e busca sua força na politização das massas, ainda que com mentiras, desinformação e meias-verdades.
Ótimo vídeo! Importante dizer também que, no Brasil, a lei torna muito difícil alguém ser preso por sonegação (o pagamento extingue a punibilidade). Fomos construindo uma cultura jurídica em que decidimos controlar porque responsabilizamos de forma mais branda quando pegamos um ato de sonegação. Punimos com menos rigor, mas tentamos compensar com o controle maior.
O problema não é o imposto em si. Pode ser ate de 100%. A questão é o retorno. Qual é o retorno?
Correcao: tem o equivalente a pix em Portugal e nos EUA.
Provavelmente na UE toda( provavelmente)
Sim, na Noruega é o Vipps. Cada país tem o seu, Pedro esta muito desatualizado.
"é verdade também que jovens brasileiros querem repensar como funciona a relação do estado, do trabalho, e de cada cidadão". Pedro, qual a fonte dessa frase?
Aprendeu com o Monark
Nem tudo precisa de fonte, algumas coisas são opinião pessoal.
@ O Pedro não é um irresponsável. É consciente demais pra fazer esse tipo de afirmação sem estar embasado. De algum lugar ele tirou isso.
Não, só vai fazer vocês pagarem imposto de renda
Isso mesmo,
Claro que não vai taxar o Pix, na verdade eles só querem saber quanto você movimenta pra depois cobrar imposto de renda.
Tá parecendo aqueles reis que lemos em livros da escola, eles cobram de imposto tudo que o povo ganha, dessa forma as pessoas ficam na miséria e depois ficam revoltadas.
O governo deu um tiro no pé,
5 mil reais?
Meu deus, quem sonega de verdade ganha mais de 20 mil ao mês.
Só vai pagar quem JÁ NÃO PAGAVA.
@@Hojesimbr *O pedreiro e o pipoqueiro vão pagar. Enquanto isso o rico continua de boa tirando o dinheiro dele do país.*
O meu grande problema com essas medidas é que sempre acaba atingindo a classe mais pobre, impostos sobre bilionários, regalias do exército, pensões exorbitantes, nada disso passa!
"Rico cada vez fica mais rico, e o pobre cada vez fica mais pobre"
Eu tou achando que vamos ver um revival do dinheiro em espécie entre os prestadores de serviços.
Aqueles que irão falir certamente vão adotar esse revival…
Tomara que role esse "revival". Não sou contra a existência do Pix, mas sempre preferi pagar em dinheiro em espécie, como os idosos de interior fazem.
Temos que dar o troco em 2026 não reelegendo esse cidadão e nem quem ele indicar
*Isso se houver eleições.*
Cumprir nossa parte pra garantir a corrupção.
@ferzasm7242 Sonegar dá pra considerar como uma forma de corrupção.
@@atimostaxação onde n se tem retorno algum se chama roubo ..
@@edsonduarte8849 Não tem o retorno dos seus sonhos, mas tem retorno, sim. Nem empresa privada presta sempre ótimo serviço. Um monte de gente reclama de plano de saúde no Brasil.
@@atimos *Isso aí. Vamos pagar direitinho nossos impostos pra Janja poder continuar gastando os 4 mil por hora dela.*
@@YautjaPredador Justificando a sonegação atacando uma mulher. Que baixaria.
É isso, parabéns pela conversa!
Agora.... faltou falar de corrigir a tabela do IRPF, que acumulou anos de perdas pela falta de correção.
Expectativa: Taxar grandes fortunas x Realidade: taxar a grande massa
Esse nosso governo acertou um belo tiro no pé. A direita vem na maciota em 2026….
Que desastre essa gestao
Que seja. Só não espero a extrema direita ocupando o cargo de presidente da República
Vocês ficam culpando este pessoal do governo mas esquecem que eles tem ZERO empatia com a população informal. Eles só vêem as pessoas como pagadores de impostos.
FAKE NEWS
Lamento mas está enganado em Portugal a o MB WAY que funciona como o Pix já desde 2015
O MBWay é algo mais regional. Mas na Europa tem sim um sistema que funciona como o PIX que é o SEPA, ele é um sistema único da zona do Euro que faz transferências imediatas e gratuitas pra qualquer banco da zona do Euro.
@ o sistema SEPA não é semelhante ao pix não é transferência ponto a ponto direta
Qual a motivação para o cidadão comum pagar mais impostos para político ladrão desviar, juiz ganhar mais penduricalhos e não ter o retorno devido?
O cidadão médio paga a maior carga de impostos do mundo e precisa pagar plano de saúde, escola particular e segurança privada.
Top a análise do Pedro Doria, trouxe várias visões sobre o assunto
Mas q.pegou muito.mal essa.noticia pegou
Qual notícia ? A que o Flávio Bolsonaro vomitou ? Até mesmo porque isso foi decidido em setembro de 2024...
Mas só porque as pessoas distorcem o que é dito oficialmente, criam teorias, fake news, e por aí vai...
Agente paga muito imposto e não temos quase nada em troca é revoltante. Que juízes políticos e militares tenham mais retorno
Muito bom!
Brasil é muito avançado em muitos aspectos. Eu troco a eficiência do sistema bancário brasileiro pela maior dificuldade em sonegar, com certeza.
Em Portugal existe o MBWAY que é aceito em todo o país, é de graça e veio antes do Pix 😂
A solução: Taxar os super ricos.
Sempre foi e sempre será, taxar os ricos
Se demorar, é porque o teu querido PT já estará quase fazendo isso. 😏 Fala sério...
Adorei você ter tocado no assunto. Conheço vários casos de sonegadores. Já tive grandes discussões com eles sobre se você não paga imposto, eu que faço tudo certo pago por você.
Acho que é incrível que a maioria também seja a favor do bandido bom é bandido morto. Adoro perguntar qual a diferença entre sonegador e bandido?
O cara que roubou o queijo de 30 reais na padaria ou o padeiro que não pagou 2000 reais de imposto? Fico orgulhoso do governo finalmente atacar isso e decepcionado que se a sonegação acabar, o IVA continuará 29%.
PS: Portugal tem Pix, eles chamam de multibanco e aqui na Bélgica também.
PS2: ouvi dizer que se você é pego aqui na Bélgica em trabalho informal, a multa é de 800 euros para começar.
Também acho UM ABSURDO a pessoa dar o seu dinheiro para uma organização criminosa chamada Estado sem nem tentar evitar. Mas é a vida. Temos que aceitar.
O Pedro está de brincadeira. Claro que esse caminho está todo mundo vendo, é mais imposto direto no Imposto de renda. Enfim SOMOS um monte de JACUS e BANANAS pagando para poucos terem muito e muitos não terem nada.
E por que uns podem sonegar e outros não? Você acha justo?
Antônio penso que você não mora NESSE LUGAR, pois quem mora aqui a sensação é que estamos sendo roubados todos os dias, levantamos de madrugada pra pagar festas de poucos. Um exemplo: o teto do salário DESSE POVO me parece que é 30.000,00, o que eles fazem: vão arrumando UM JEITINHO de gratificações e extrapola o teto. E sabe quem paga? Nós, os JACUS, BANANAS e PAMONHAS.
Tvz o trabalho informal no BR seja maior pq tem histórico de corrupção muita forte.
Impostos N são repassados satisfatoriamente p saúde, segurança e educação.
Aí as pessoas dão essa desculpa.
Não deixam de ter uma parte de razão....
Pedro, é inocência achar que se a sonegação diminuir, quem paga imposto pagará menos. Vide a cobrança das malas pelas companhias aéreas que prometiam reduzir o preço das passagens 🤡
Pensei exatamente nisso!
Precisamos do estado necessário. Só isso.
Enquanto não mudar a forma de cobrar imposto onde seja taxado lucro e dividendos e não consumo, continuaremos tendo pobre pagando imposto e rico vivendo das benesses do estado.
A receita bate forte somente em pobre, visto a mordomia dada a família Silvio Saltos, zero imposto para repatriar dinheiro que foi enviado a paraíso fiscal sem saber como e de onde foi tirado essa grana
Bom, pra mim que vive na Alemanha (considerado o país do século 19 quando se trata de formas de pagamento) sei o quanto o PIX é revolucionário.
Talvez, isso funcionasse melhor se o governo tentasse incentivar ou até mesmo facilitar melhor os MEIs, e criar mais alternativas para diferentes setores. Tem gente na informalidade simplesmente por ser impossível para eles as opções disponíveis no momento.
A reforma trabalhista no governo Temer jurou que iria acabar com a informalidade no mercado de trabalho. Então, o problema do Brasil é as promessas dos políticos demagogos e corruptos.
Oi Pedro, o Zelle (é isso?), já não lembro! Mas quando morei nos eua tinha essa transação muito parecida com o Pix! Tô errado? 😘
O problema é o retorno dos impostos, pagamos e não temos segurança, saúde, educação... enquanto juízes, militares e políticos se beneficiam do nosso dinheiro.
Enquanto não fizer um ajuste nos Três Poderes , o Brasileiro trabalhador é quem vai pagar a conta .
Bem-vindo de volta, Pedro. Fez falta!
Olá Pedro, em Portugal não tem Pix mas tem Mbway, que é um pouco semelhante. Não há custos pra transações mas há limites para realizar e para receber.
PEDRO DORIA NUNCA OUVIU FALAR DE ZELLE.... QUANTO TEMPO VC NAO VEM PRA CA PEDRO?
TA TUDO BEM, A GENTE TE PERDOA, gosto demais do teu canal. Só não faz mais fake News please, ok 🫶
PS: Não recebo por cheque já há 3 anos na minha empresa de serviços. Todo mundo só paga por PIX, desculpe, ZELLE.
BORA informar melhor Pedro!
Adoro o canal
A maior questão nem eh essa… eh pq somos tratados assim: Pro governo e bancos, tudo. Pros cidadãos, nada. E ainda cobram, exigem… só deveres e nenhum direitos
Um segundo comentário com uma dúvida sobre o funcionamento.
Assumindo o cenário que alguém receba R$10.000,00 por mês (PELO PIX), porém proveniente de dividendos, e outros R$ 3.000,00 de multiplas fontes (pelo PIX) , como fica a tributação do IR?
O ideal é perguntar pata um contador, mas que eu saiba dividendos no são tributáveis, não faz diferença se recebe por PIX ou qualquer outro meio
Pedro. Posso não estar entendendo a diferença, mas em Portugal, há uma coisa que se chama MBWay (e ja havia antes de haver pix no Brasil) e me parece exatamente a mesma coisa do PIX: imediato e gratuito. E aqui a declaracao do IR também ja vem toda pronta. Só temos que escolher a categoria dos gastos que não estão classificados. De resto, vem todas as compras do ano em que colocamos o contribuinte (pedimos nota).
Nossa, que serviço maravilhoso que o estado presta!😂😂😂tô aqui esperando tudo isso.
Nos países que você citou o criminoso tributário vai preso. Aqui, quando o sonegador criminoso paga o débito, extingue-se o crime.
Quem vai ser taxado é pobre trabalhador, talvez seja a tal grandes fortunas 😂.
Queria poder curtir duas vezes
Uma pena que quem deveria ver essa reflexão não vai ver. Somos um país rumo ao desastre, em velocidade acelerada, com um piloto que se recusa a tirar a venda dos olhos...
A faxineira que tem apenas a terceira serie e está na informalidade é por que se ela for trabalhar como CLT ganhando um salário mínimo, mal dá para ela pagar o aluguel, água e luz. Trabalhando como diarista na informalidade e ganhando um pouco mais como diarista é única maneira que ela achou para sobreviver. Você acha justo a faxineira que não tem décimo terceiro, FGTS e direito a INSS pagar 27,5 % de imposto de Renda? Então essa é a realidade de muitos brasileiros que estão na informalidade, não por que querem, mas porque talvez seja a única maneira que eles tem de pagar as contas e sustentar os filhos.
O governo quer enviar um projeto pra isentar quem ganha até 5 mil mensais, conta outra...
Deixe de mentir, cara. 27,5 % de IR é para quem tem renda mensal acima de R$ 4.664,68.
"A faixa de R$ 2.259,21 a R$ 2.826,65 é tributada em 7,5%. De R$ 2.826,66 até R$ 3.751,05, a tributação corresponde a 15%. Entre R$ 3.751,06 até R$ 4.664,68, o imposto cobrado é de 22,5%. Acima de R$ 4.664,68, a alíquota é de 27,5%."
@AntonioAraujo-rg2il Faxineira está cobrando na faixa de 200 a 220 reais a faxina, são 22 dias úteis no mês então faça as contas.
O Pix não será taxado. Quem vai ser taxado é você ❤
Engraçadinho...
@jeansoares2014 Parte do povo reflete parte dos políticos: escondendo dinheiro. ❤
Para quem paga os impostos devidos em dia, nada muda. Para quem está insatisfeito com o valor dos impostos, que obviamente é o caso de todos, tem que cobrar os parlamentares para que lutem por uma mudança nas regras fiscais
" a taxa não é pro povo, é pro vendedor" já ouvi essa história antes, o vendedor informal que vende suco na rua vai pagar mais imposto mas não vai taxar o Pix, relaxa ❤
Enquanto a Janja não falar nada (ela que falou a frase), tá susse, kkkk
Quem tem dissonância cognitiva realmente chega nessa conclusão.
@@Odisseu_AOE e qual a conclusão de quem possui inteligência em demasia?
Eu pago 38% de tributos e quando preciso de saúde preciso pagar privado, quando preciso estudar preciso pagar privado, se quiser segurança preciso pagar privado ou comprar uma arma.
Pra quem já paga certinho na formalidade se sente injustiçado.
Essa lógica é correta - em tese - de quanto mais sonega mais o outro paga, mas não no Brasil, aqui paga mais quem não tem lobby no congresso para ser exceção a regra... se a regra fosse geral para todos, de forma igual e na mesma proporção - de novo em tese, porque no Brasil nunca funciona direito - todos poderiam pagar menos.
Não existe justiça tributária nesse país. Fiscalizar ainda mais os pobres e a classe média que pagam relativamente muito mais impostos que os ricos e a grande burguesia é um ato de covardia. Se não pode tirar dos mais ricos, tire o máximo que puder das classes de baixo. Se efetivamente apertarem a cobrança de impostos, todos nós pagaremos. Todos que fizeram comentários nesse vídeo pagarão muito mais pelo básico , e a elite arrumará um jeito de abocanhar todo esse excedente tributário. É muito injusto e covarde culpar os pobres e a classe média pela questão tributária. Quem menos pode já paga muito , se não na renda, no consumo. Quem tem menos renda consome 100% do que ganha, como vai fazer pra recolher mais ao leão, se já recolheu no consumo e consumiu tudo o que ganhou.
Eu pago meus impostos direitinho. Por que um uber que ganha mais do que eu acha que pode ter o "direito" de sonegar os impostos dele? Vai pagar o que deve sim.
@@_Fernando.”por que um Uber que ganha mais que eu “
Só essa frase já demonstra que o que te move é a inveja!
O Brasil é um país muito complexo, dificilmente haverá uma resposta simples, uma solução simples para seus problemas complexos,porém , a questão tributária é claramente um fator agravante do nosso imenso abismo social. Nossa difusa , confusa e caótica legislação tributaria associada a desigualdade, onde quem pode menos paga muito e em muitos casos quem pode muito paga praticamente nada,corroem a já achatada renda dos mais pobres e da classe média. Não lutar por uma mudança na estrutura tributária, não lutar por uma correção real na tabela do IR, não se unir e não lutar pelo fim de algumas concessões e benefícios fiscais para determinados setores e apenas ficar apontando o vizinho ou o colega da mesma classe social é um grande erro que não nos levará a progredir nada, continuaremos a cavar esse poço.
Mas fazer pessoas ricas (investidores) a pagar mais impostos só vai fazer eles investirem menos. Ou você acha que eles vão mudar o padrão de vida deles. O padrão de vida continuará o mesmo. Mas eles vão passar uma parte do valor dos investimentos para o governo. Simples assim. Inclusive a tendência é de que nos próximos anos, paguem menos impostos, pois estarão investindo menos.
O investidor menos abastado já recolhe e paga seu quinhão. O Brasil é praticamente um paraíso fiscal para os abastados. Taxar um pouco mais quem pode mais e aliviar quem pode menos não vai afastar nenhum grande investidor ou rentista. Além do mais esses terão a escolha entre continuar ou migrar, e duvido que levem o dinheiro pra outro lugar. Já nós os menores, quem trabalha, quem produz, quem bota a economia pra girar no dia dia, nós não temos escolhas, somente a luta, por isso temos que saber escolher as batalhas corretas e parar de brigarmos uns com os outros e tentar alcançar uma sociedade mais justa, menos punitiva com os pobres, e isso começa com justiça tributária.
Boa
E.pegou mais mal ainda.pq os i.postao dos super ricos nao foram nem sequer tocados
Super rico é o Estado que é trilionário
@renataottodiniz2292 Os super riquinhos ameaçaram tirar o dinheiro deles do Brasil, daí um monte de deputados votou contra taxar os super riquinhos.
@@atimos Pelo menos o dinheiro do INVESTIMENTO destas pessoas vai pra algum lugar gerar riqueza. Da mesma forma, MILHARES de investidores estrangeiros trouxeram o dinheiro deles pra investir no Brasil entre 2019 e 2023.
E você acha que se esses 40% de informais passarem a pagar impostos o Governo vai baixar os impostos pra rodos?
Na verdade, o povo brasileiro já é acostumado a forte presença do governo (por isso o Pix deu tão certo).
Taxad não está para brincadeira!!! Aqui tem imposto sobre a renda, sobre o consumo...tem imposto pra tudo!!! Olha só, você compra um carro zero onde pelo menos 40% do valor é imposto....e paga 4% de imposto sobre esse valor por muitos anos!! Esse é o IPVA! 😍
Ridículo alguém suavizar a questão do PIX. Ridículo não, desonesto. Não importa COMO será feito, se por novo tributo ou por maior fiscalização o resultado é o mesmo: O POVO IRÁ PERDER MAIS DINHEIRO PARA O GOVERNO. Qual governo? Aquele que é ABSOLUTAMENTE LENIENTE com o crime organizado. Esses sim não pagam impostos, e parece que o governo não liga.
PATRIOTAS: DEUS me livre que a PÁTRIA cobre imposto da minha FAMÍLIA.
Há alguns dias vi muita gente reclamando de uma notícia que falava que o Brasil voltou a ser classe média. Agora vejo todos reclamando de que quem movimenta mais de 5k vai cair na malha da Receita Federal. Só sei que hoje eu queria muito estar nessa faixa de renda dos que vão ser taxados.
Porque não se usa tecnologia para cobrar IR da pessoa física como se faz a cobrança da jurídica. Isto é, cobrar sobre o lucro da PF e não a renda. Se todos tiverem seu CPF na nota de consumo!!?? Isso não é tão difícil assim.
Se vai ficar mais difícil sonegar, na prática, é uma elevação da arrecadação. Ou seja, é uma medida meramente arrecadatória.
Não entendo porque as pessoas ficam dizendo que o PIX só existe no Brasil. Eu vivo em Portugal e “PIX” daqui é o MB Way que faz exatamente a mesma coisa e foi criado quase que uma década antes. Você pode dizer que a arquitetura da tecnologia e obviamente o nome são diferentes, mas dizer que não tem é incorreto.
Pedro, aqui nos EUA tem o Zelle que eh bem mais simples que o PIX e foi criado antes do PIX
Mas os produtos ja tem impostos....nao eh suficiente....