O costume de chacoalhar a foto vem de um dos primeiros modelos da Polaroid que precisava de fato que vc balançasse a foto porque o oxigênio fazia parte da reação química. Foi apenas um modelo fabricado que tinha essa necessidade (e quanto mais balançava mais rápido revelava), mas a partir daí, o marketing foi tão bom que esse movimento ficou na cabeça das pessoas.
Esse movimento não é recomendando pela a Palaroid, até a música do Outkast Hey Ya!” que ele fala “Shake it like a Polaroid picture” fez Polaroid vir a público dizer pra não balançar as fotos que movimentos bruscos podem até danificar o resultado, abrindo possibilidade para o surgimento de bolhas durante a revelação.
Eu achava que o hábito vinha da sala de revelação, onde mergulhava-se o papel fotográfico no líquido revelador e depois retirava e chacoalhava para retirar o excesso do líquido, antes de pendurá-la em uma corda/varal pra secar.
@@lissandrobatistabotelho4225 a câmera é o equipamento necessário para revelar a foto. O vídeo mostra exatamente o que acontece. A camera espreme o revelador anexado e espalha pelo papel. depois é só esperar a reação química.
Muito legal! Eu me divirto muito com essa Instax que voc6e desmontou, sempre cria um momento mais único entre você e a pessoa que você tirou a foto, as pessoas guardam na carteira, penduram no quarto e coisas assim. Eu queria muito ter uma câmera (que seria incrível você mostrar no canal, Iberê) que é a Polaroid SX-70, foi a primeira câmera desse estilo instantâneo, foi lançada nos anos 60 e até hoje é usada, ela tem um filme bem maior que essa aí e ela se dobra pra ficar parecendo uma bolsinha, muito legal, foi um produto revolucionário que mudou pra sempre a fotografia.
Iberê, se possível vá atrás do patrocínio pra esse vídeo, porque da muita vontade de comprar essa câmera assistindo esse vídeo. Inclusive, excelente conteúdo, o manual do mundo está cada dia melhor
Sobre o porquê de antigamente chacoalharem a foto: É porque, antigamente, os líquidos demoravam pra secar e abanar a foto acelerava esse processo (ou não).... Mas as máquinas mais recentes já resolverem esse problema e as reações acontecem mais rapidamente e o líquido reagente seca também mais rápido.
Permita-me acrescentar mais informações a quem se interesse pelo assunto... A Instax conseguiu resolver esse problema da velocidade de revelação. A Polaroid, depois de adquirida pelo Impossible Project, demora bastante pra ser revelada. 5 minutos pra começar a formar uma imagem, 15 minutos pra imagem completa. E mais um mês sem poder colocar direto em álbum pra química secar de vez! Mas chacoalhar a foto não surte mais nenhum efeito, sendo que os químicos se encontram selados entre plásticos, diferente da antiga (e perdida) fórmula dos filmes mais antigos da Polaroid.
Iberê, confesso que nao seguia desde o início, seus videos vem aparecendo pra eu no youtube e não assistia. Depois que vi um, não parei mais. Você dá um show de carisma, de apresentação, de inteligência... parabéns pelo seu trabalho e toda a equipe do manual do mundo. Me tornei fã!
Os dois sensores são: Luz e o outro Aproximidade. Quando colocada a lente de selfie, a câmera reconhece a proximidade com o objeto e controla o flash para uma "potência" menor.
Bacana! Tenho até hoje em pefeito estado de conservação fotos e uma Polaroid que ganhei no Natal de 1995, comprada pela minha avó no igualmente vintage Mappin da Praça Ramos. ❤
Não imaginava que a íris, nessa câmera, era uma roleta, que nem as das LENTES das primeiras câmeras de televisão! Aliás, essa era a maior reclamação do meu irmão, cinegrafista profissional, em relação a algumas câmeras amadoras, elas tem uma íris formada por apenas 4 pás (ou até 3, pelo formato que aparece no 'lens flare' das mesmas), então mesmo podendo ajustar, o ajuste é eletrônico e às vezes ficam uns *degraus* nos quais a imagem fica ou escura ou clara demais. Imagine com esse sistema da roleta.
Sabe o que é bom da fotografia analógica? Ela te acalma. Quando você tira foto com um filme comum, de 36 poses, você tem que pensar. Você contempla ao redor. Você olha os detalhes do lugar onde você está. E aí escolhe e tira. É um dos hobbies que eu mais sinto falta, mas infelizmente ficou muito caro. Eu considero as minhas melhores fotos de viagem, as que eu tirei analogicamente.
Parece que tudo que fica fácil de mais perde um pouco do valor e da importância. Hoje em dia celular faz tantas coisas que antes precisavam de vários equipamentos caros diferentes e apesar de ter em mãos um supercomputador portátil, as pessoas nem ligam pro tanto de coisas que pode fazer. Em parte isso vem com a nova geração que já nasce com toda essa tecnologia disponível e não sabe o real valor que tem.
Eu realmente amo esse canal! Não só porque me ensina sobre ciência, mas também porque me permite praticar o meu português. A propósito, eu sou da Colômbia!
Muito bom esse vídeo Iberê! O que você acha de continuar nessa pegada de descobrir o que tem por dentro das câmeras e fazer isso com outras tambem? Tipo uma DSLR e uma Mirrorless, pra galera entendera diferença entre todas elas?! Abraços!
Demais Iberê! Essa diferença entre o que se vê no visor e o que de fato passa pela lente se chama Erro de Paralaxe. Essa câmera aí, creio que não, mas algumas câmeras tentam diminuir esse desvio através de um conjunto óptico.
Sobre esse mito de chacoalhar a foto para que ela se revele mais rápido, a própria Polaroid escreveu um comunicado dizendo q n era para fzr isso pq podia estragar a foto, dps q a música Hey ya! do Outkast ficou famosa por uma parte q dizia shake It, shake it
Eu sempre quis tirar foto nessas câmeras kkk Pena que é caro ter uma, ainda mais hoje em dia que câmeras analógicas já não são mais comuns. Eu lembrei do vídeo da câmera pinhole. Achei bem incrível o quão simples é fazer uma câmera rudimentar. E o processo de revelação da foto é bastante interessante.
A pilha no geral era pro flash e nas cameras mais top um motor girava o filme. E acredito que essa tambem deve ter algum mecanisma que expulsa o papel fotográfico. Mas eu tinha uma que paguei 5 reais ela tinha uma manivela em baixo pra girar o filme e nao tinha flash. Era muito simples. E realmente eu lembro que agente tiva fotos em momentos e eventos especiais. Nao era que nem hoje tudo tira foto. Isso tinha um simbolismo de registrar aquele momento e nem saber na hora se a foto ficou boa. E ao mesmo tempo ter poucas chances de fazer uma segunda tentativa. Isso era complicado principalmente quando ia registar os primeiras coisas que um bebe fazia. Pois era muitos fatores aleatorios e tinha tudo pra foto sair cortada ou queimada
Iberê e equipe MdM, agora q vcs tem todas as peças de uma câmera e acesso a uma cortadora a laser, poderiam fazer um vídeo criando uma câmera de tripé daquelas antigonas com flash de pólvora e cortininha, sabe? O q acham?
Curiosidade a foto instantânea "Polaroid" não pode ser chacoalhada por que pode estragar a revelação, tem uma música do outkast - Heya que deu um problema pra marca pois na música tem um trecho "shake like a Polaroid picture" se chacoalhe igual a uma foto Polaroid, e a marca soltou uma nota pra não chacoalhar pra não estragar o produto.
Encontrei esse videi pesquisando sobre como funciona uma camera digital e uma imagem digita, acabei de perceber que não existe isso no Manual do Mundo, poderiam fazer :D
Saudades das fotos com filme fotográfico. A qualidade com certeza era muito melhor. Pena que não tem mais hoje. Eu ainda acho essas câmeras instantâneas muito caras, principalmente o pacote de 10 fotos. Realmente, é pra momentos mais especiais.
Bons tempos de fotos analógicas, que meus pais mandavam revelar numa relojoaria no centro de Piedade, na frente da praça da igreja matriz, com um cara chamado Maurício, AKA sogro do Ibere 😁
Iai Iberê blz, cara ru gostaria muito de ver vc tentatando recriar o robô do filme wall.e, onde tem um robozinho bem fofinho q vive em Marte aparentemente (não lembro exatamente) e ele tem uma amiguinha q é uma barata kk, seria mto legal de vê vc recriando esse robô, sendo em tamanho real ou em miniatura, um abraço 😁👍🏻
A imagem que vemos surgindo lentamente no papel fotográfico é da mesma maneira que aparece na bandeja com líquido revelador onde se coloca o papel fotográfico depois que ele foi sensibilizado pela luz do ampliador, isso dentro de um estúdio fotográfico.
iberê, faz um video mostrando o que tem dentro daquela bolsa do : ''fogareiro quimico''. é um sache que voce coloca na agua e a agua ferve sem usar fogo.
Iberê, se tudo que está em movimento tende a permanecer em movimento (levando em consideração que este corpo encontra-se no vácuo em um ponto de gravidade nula), não seria possível fabricar um motor de energia infinita no espaço sideral?
Show demais Iberê!!!!😯👏👏👏Você acha que é possível fazer um vídeo mostrando o que tem dentro de um microscópio?Ia ser muito legal saber mais sobre as lentes e outras peças que compõe um instrumento assim👀🍃
top kkk nemmsabia que existia isso ainda kkk antigamentebisso era coisa de ricasso ! diziam que as fotos dessas câmeras nao era boa , a imagem sumia do papel com pouco tempo...
Nas antigas polaroide a foto chegava a sair meio molhada de produto químico, por isso se chacoalhava, para secar rs. Parece que isso se manteve até hoje.
Olá meus amigos do Manual do Mundo, Iberê falou que as máquinas fotográficas antigas não utilizavam pilhas, está certo, mas elas utilizavam baterias do tipo "pastilha", grande abraço.
Minha avó tinha vários porta retrato dessas mesmo tipo de foto. Eu me perguntava pq o pota retrato cheio de coisa dentro..tinha molas algo parece que tinha um sensor de luz sabe. Era um porta retrato muito top.
Queria saber se vc conseguiu montar ela novamente? 😁😁😁 Quando era criança adorava abrir as coisas e dificilmente montava de novo, e por muitas vezes montava, mas, sobrava peças... 🤣🤣😂😂
Uma duvida, nos filmes antigos, quando iam fazer aquelas fotos com chapa e tal, o flash era uma pequena explosão que um assistente acendia, que química era aquela? Iberê que será conseguiria tentar achar uma maquina similar da época, e mostrar o funcionamento com esses "flash"? Seria uma aula de história com química, misturado com o que tem dentro. Já que a Alura tem a trilha de fotografia, bem que podia rolar uma série patrocinada igual da programação... Chama o Paulo Silveira.
O costume de chacoalhar a foto vem de um dos primeiros modelos da Polaroid que precisava de fato que vc balançasse a foto porque o oxigênio fazia parte da reação química. Foi apenas um modelo fabricado que tinha essa necessidade (e quanto mais balançava mais rápido revelava), mas a partir daí, o marketing foi tão bom que esse movimento ficou na cabeça das pessoas.
Esse movimento não é recomendando pela a Palaroid, até a música do Outkast Hey Ya!” que ele fala “Shake it like a Polaroid picture” fez Polaroid vir a público dizer pra não balançar as fotos que movimentos bruscos podem até danificar o resultado, abrindo possibilidade para o surgimento de bolhas durante a revelação.
Eu achava que o hábito vinha da sala de revelação, onde mergulhava-se o papel fotográfico no líquido revelador e depois retirava e chacoalhava para retirar o excesso do líquido, antes de pendurá-la em uma corda/varal pra secar.
Você saberia me dizer por favor se essa câmera precisa de um equipamento especial para a foto ser revelada ou só a câmera já é o suficiente.
@@lissandrobatistabotelho4225 a câmera é o equipamento necessário para revelar a foto. O vídeo mostra exatamente o que acontece. A camera espreme o revelador anexado e espalha pelo papel. depois é só esperar a reação química.
Muito legal! Eu me divirto muito com essa Instax que voc6e desmontou, sempre cria um momento mais único entre você e a pessoa que você tirou a foto, as pessoas guardam na carteira, penduram no quarto e coisas assim.
Eu queria muito ter uma câmera (que seria incrível você mostrar no canal, Iberê) que é a Polaroid SX-70, foi a primeira câmera desse estilo instantâneo, foi lançada nos anos 60 e até hoje é usada, ela tem um filme bem maior que essa aí e ela se dobra pra ficar parecendo uma bolsinha, muito legal, foi um produto revolucionário que mudou pra sempre a fotografia.
Iberê, se possível vá atrás do patrocínio pra esse vídeo, porque da muita vontade de comprar essa câmera assistindo esse vídeo. Inclusive, excelente conteúdo, o manual do mundo está cada dia melhor
Iberê parabéns ,cada pessoa que te assiste ama seu conteúdo. VC merece tudo que VC tem
Você é cabulosooooooo, tudo que procuro o funcionamento nesse RUclips você já fez vídeo !!! Amo demais todos 😭😭😭♥️
O legal é que o Iberê sabe montar denovo, isso não aconteceu com meus brinquedos.
Sobre o porquê de antigamente chacoalharem a foto:
É porque, antigamente, os líquidos demoravam pra secar e abanar a foto acelerava esse processo (ou não)....
Mas as máquinas mais recentes já resolverem esse problema e as reações acontecem mais rapidamente e o líquido reagente seca também mais rápido.
Permita-me acrescentar mais informações a quem se interesse pelo assunto... A Instax conseguiu resolver esse problema da velocidade de revelação. A Polaroid, depois de adquirida pelo Impossible Project, demora bastante pra ser revelada. 5 minutos pra começar a formar uma imagem, 15 minutos pra imagem completa. E mais um mês sem poder colocar direto em álbum pra química secar de vez! Mas chacoalhar a foto não surte mais nenhum efeito, sendo que os químicos se encontram selados entre plásticos, diferente da antiga (e perdida) fórmula dos filmes mais antigos da Polaroid.
Iberê, confesso que nao seguia desde o início, seus videos vem aparecendo pra eu no youtube e não assistia. Depois que vi um, não parei mais.
Você dá um show de carisma, de apresentação, de inteligência... parabéns pelo seu trabalho e toda a equipe do manual do mundo. Me tornei fã!
Os dois sensores são: Luz e o outro Aproximidade.
Quando colocada a lente de selfie, a câmera reconhece a proximidade com o objeto e controla o flash para uma "potência" menor.
Bacana! Tenho até hoje em pefeito estado de conservação fotos e uma Polaroid que ganhei no Natal de 1995, comprada pela minha avó no igualmente vintage Mappin da Praça Ramos. ❤
Não imaginava que a íris, nessa câmera, era uma roleta, que nem as das LENTES das primeiras câmeras de televisão! Aliás, essa era a maior reclamação do meu irmão, cinegrafista profissional, em relação a algumas câmeras amadoras, elas tem uma íris formada por apenas 4 pás (ou até 3, pelo formato que aparece no 'lens flare' das mesmas), então mesmo podendo ajustar, o ajuste é eletrônico e às vezes ficam uns *degraus* nos quais a imagem fica ou escura ou clara demais.
Imagine com esse sistema da roleta.
Bem que poderia ter um remake daquele experimento com a câmera pinhole caseira. Aquele vídeo é incrível.
Bjão Mari e Iberê ❤
Que vídeo incrível Iberê! Respondeu a todas as dúvidas que eu tinha porque eu precisava saber como esse trem funcionava 😂 Obrigado pelo conteúdo!
Sabe o que é bom da fotografia analógica? Ela te acalma. Quando você tira foto com um filme comum, de 36 poses, você tem que pensar. Você contempla ao redor. Você olha os detalhes do lugar onde você está. E aí escolhe e tira. É um dos hobbies que eu mais sinto falta, mas infelizmente ficou muito caro. Eu considero as minhas melhores fotos de viagem, as que eu tirei analogicamente.
Parece que tudo que fica fácil de mais perde um pouco do valor e da importância. Hoje em dia celular faz tantas coisas que antes precisavam de vários equipamentos caros diferentes e apesar de ter em mãos um supercomputador portátil, as pessoas nem ligam pro tanto de coisas que pode fazer. Em parte isso vem com a nova geração que já nasce com toda essa tecnologia disponível e não sabe o real valor que tem.
Eu realmente amo esse canal! Não só porque me ensina sobre ciência, mas também porque me permite praticar o meu português. A propósito, eu sou da Colômbia!
Cara, os temas dos seus vídeos são demais!!!!!!! Amo MM
Show 😊 obrigado pela excelente explicação 😃😃
muito bacana o video ibere sempre cada vez melhor teus videos parabens!!
Vídeo tooopp!!! Sempre Quis saber oque tinha dentro.
Muito bom esse vídeo Iberê! O que você acha de continuar nessa pegada de descobrir o que tem por dentro das câmeras e fazer isso com outras tambem? Tipo uma DSLR e uma Mirrorless, pra galera entendera diferença entre todas elas?! Abraços!
Obrigado Iberê, por me lembrar do porquê evoluímos para câmeras digitais. Sou da opinião de que é pra frente que se anda.
Parabéns pelo canal.
Cada dia que eu vejo um manual, eu acho incrível a atuação do Iberê, tá fazendo teatro Iberê? Eu amo isso kk
Nossa nesse canal eu ja aprendi mais coisas que na propria escola kkkkkkk
Esse canal é incrivel!
Ss bem isso msm kkk
Que vídeo maravilhoso 🤩👍
Parabéns Iberê vc sempre nós mostrando essa curiosidade , jamais saberia o segredo dessa máquina bse não fosse o manual do mundo.
Demais Iberê! Essa diferença entre o que se vê no visor e o que de fato passa pela lente se chama Erro de Paralaxe.
Essa câmera aí, creio que não, mas algumas câmeras tentam diminuir esse desvio através de um conjunto óptico.
Parabéns pelo conteúdo e edição 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻 muito interessante
Sobre esse mito de chacoalhar a foto para que ela se revele mais rápido, a própria Polaroid escreveu um comunicado dizendo q n era para fzr isso pq podia estragar a foto, dps q a música Hey ya! do Outkast ficou famosa por uma parte q dizia shake It, shake it
Você tem umas ideias geniais ♡
Iberê, faz um vídeo explicando a física quântica pfv! 🛐
Gostei muito do vídeo, agora eu quero uma câmera dessas !!!
Nossa Iberê. Magnífico!
Legal, isso é algo que eu sempre quis saber😀😀
Sucesso!
O manual do mundo é bem organizado, gostei do final de cada pecinhas arrumadas em seu lugar
Eu sempre quis tirar foto nessas câmeras kkk
Pena que é caro ter uma, ainda mais hoje em dia que câmeras analógicas já não são mais comuns.
Eu lembrei do vídeo da câmera pinhole. Achei bem incrível o quão simples é fazer uma câmera rudimentar.
E o processo de revelação da foto é bastante interessante.
aqui na europa são bem baratinhas
Caro é o papel
Tem a câmera Instax mini
A câmera em si voce compra 100 150 no mercado livre
Caro e o papel cada pacote com 10 custa 70 pila
Iberê faz um vídeo mostrando o funcionamento do Manual do mundo, mostrando sua equipe e função dos seus funcionários. Sempre tive essa curiosidade
Sensacional Ibere!!! ❤
Sensacional o conteúdo do canal! Parabéns!!!!!!
Vc é incrível Iberê 👏🏼👏🏼👏🏼
Muito legal! Iberê, faz uma Polaroid caseira pra gente!
não acho que isso seja muito viável
MDs kkkk
@@fatalmb1470 Ah sim, mas Iberê já fez submarino e vitrola rsrs
iberê por favor responde uma coisa por que quando colocamos refri em um copo de plastico faz muito mais espuma que em um de vidro?
A pilha no geral era pro flash e nas cameras mais top um motor girava o filme. E acredito que essa tambem deve ter algum mecanisma que expulsa o papel fotográfico. Mas eu tinha uma que paguei 5 reais ela tinha uma manivela em baixo pra girar o filme e nao tinha flash. Era muito simples. E realmente eu lembro que agente tiva fotos em momentos e eventos especiais. Nao era que nem hoje tudo tira foto. Isso tinha um simbolismo de registrar aquele momento e nem saber na hora se a foto ficou boa. E ao mesmo tempo ter poucas chances de fazer uma segunda tentativa. Isso era complicado principalmente quando ia registar os primeiras coisas que um bebe fazia. Pois era muitos fatores aleatorios e tinha tudo pra foto sair cortada ou queimada
Iberê e equipe MdM, agora q vcs tem todas as peças de uma câmera e acesso a uma cortadora a laser, poderiam fazer um vídeo criando uma câmera de tripé daquelas antigonas com flash de pólvora e cortininha, sabe?
O q acham?
Amo❤️ o manual do mundo 😊
Muito interessante, eu nem imaginava que é assim que funciona uma câmera
lembrando que as digitais são um pouco diferentes
Iberê, por que quando você liga o flash de dia, a foto fica mais escura? Não deveria ficar mais clara, já que o dia é claro e o flash também?
Show! Gostei da estética desse tipo de foto
Curiosidade a foto instantânea "Polaroid" não pode ser chacoalhada por que pode estragar a revelação, tem uma música do outkast - Heya que deu um problema pra marca pois na música tem um trecho "shake like a Polaroid picture" se chacoalhe igual a uma foto Polaroid, e a marca soltou uma nota pra não chacoalhar pra não estragar o produto.
So uma recomendacao Ibere... na hora de desmontar tem que tomar cuidado pra nao fechar curto nos contatos do capacitor senao ele explode
Encontrei esse videi pesquisando sobre como funciona uma camera digital e uma imagem digita, acabei de perceber que não existe isso no Manual do Mundo, poderiam fazer :D
Excelente conteúdo!
Saudades das fotos com filme fotográfico. A qualidade com certeza era muito melhor. Pena que não tem mais hoje.
Eu ainda acho essas câmeras instantâneas muito caras, principalmente o pacote de 10 fotos. Realmente, é pra momentos mais especiais.
abri esse video ja lembrando daquela camera q vc ensinou a fazer anos atrás. Que saudades
Ibere, senti um pouco de falta de uma aulinha de quimica sobre essa reação, a proxima vez se possível me explica com mais detalhes?
Abraços
Bons tempos de fotos analógicas, que meus pais mandavam revelar numa relojoaria no centro de Piedade, na frente da praça da igreja matriz, com um cara chamado Maurício, AKA sogro do Ibere 😁
😱😱 que legal!
Obrigado por matar uma das minhas milhares de curiosidades da vida.
Iai Iberê blz, cara ru gostaria muito de ver vc tentatando recriar o robô do filme wall.e, onde tem um robozinho bem fofinho q vive em Marte aparentemente (não lembro exatamente) e ele tem uma amiguinha q é uma barata kk, seria mto legal de vê vc recriando esse robô, sendo em tamanho real ou em miniatura, um abraço 😁👍🏻
Apoiado!!
Upi
Mais um vídeo incrível meus parabéns manual do mundo cada dia mais eu aprendo com vocês melhor canal brasileiro 💖👏
Muito bacana! Mas pra ficar mais top ainda, você poderia fazer uma câmera caseira (câmera escura) e gerar uma imagem no filme 😉
que da hora esse quadro da câmera hahahah, por essa eu não esperava
Obrigado Deus por mais um vídeo do manual del mundo
Pergunta pro Iberê Responde: Por que o nosso coração segue o ritmo da música quando estamos num show? Isso pode ser risco pra quem usa marca-passo?
Ainda ontem eu tava pesquisando sobre polaroide aí agora o iberê me manda um vídeo desses, já é a segunda vez q acontece
Tenho uma máquina azul igualzinha. Comprei no Shopping Monalisa, PY.
Qual a composição química desse líquido?
A imagem que vemos surgindo lentamente no papel fotográfico é da mesma maneira que aparece na bandeja com líquido revelador onde se coloca o papel fotográfico depois que ele foi sensibilizado pela luz do ampliador, isso dentro de um estúdio fotográfico.
iberê, faz um video mostrando o que tem dentro daquela bolsa do : ''fogareiro quimico''. é um sache que voce coloca na agua e a agua ferve sem usar fogo.
Iberê, se tudo que está em movimento tende a permanecer em movimento (levando em consideração que este corpo encontra-se no vácuo em um ponto de gravidade nula), não seria possível fabricar um motor de energia infinita no espaço sideral?
EU SEMPRE QUIS SABER . OBRIGADA
Maneiro demais! ♥
Eu sempre aprendo uma coisa nova me divertindo
Oi Iberê!! Tudo bem?? Faz a bola perfeita de dados?
"Eisten foi cremado"
Eu realmente amo o senso de humor do ibere kkkkk
Essas câmeras dão muita nostalgia do passado, principalmente das câmeras Polaroid 😱🤯👏
Show demais Iberê!!!!😯👏👏👏Você acha que é possível fazer um vídeo mostrando o que tem dentro de um microscópio?Ia ser muito legal saber mais sobre as lentes e outras peças que compõe um instrumento assim👀🍃
adorei Iberêêêêê
Cabra baom para explicar. Parabéns. Dizem que vc tem um programa na TV. Qual canal é horário?
Experimentos Extraordinários, passa na TV Ratimbum.
_Matei minha curiosidade._ 😅😃
top kkk nemmsabia que existia isso ainda kkk antigamentebisso era coisa de ricasso ! diziam que as fotos dessas câmeras nao era boa , a imagem sumia do papel com pouco tempo...
E vamos assistir mais um vídeo incrivel do Manual do Mundo antes de ir pra escola fazer a prova da Obmep! kkk
Oi iberê, eu tenho uma duvida, da para virar ambidestro? Tipo treinar a mão esquerda pra poder escrever com as duas?
Nas antigas polaroide a foto chegava a sair meio molhada de produto químico, por isso se chacoalhava, para secar rs. Parece que isso se manteve até hoje.
Muito legal !!
Oque era dificil pro ibere pra mim essas maquinas eram normal. Meu pai foi fotografo profissional por 40 anos e tinhas varios modelos de Polaroid!
Melhor canal do mundo
IBERÊ FOTÔNICO !! 😂😎🤙🏻
O termo técnico "queimar" o filme é "velar", que pode ser usado para queimar o filme fotográfico onde estão todas as fotos ou o papel fotográfico.
sempre quis ter essas câmeras que permitem a pessoa tirar fotos dela mesma de frente e com roupas diferentes.
Faz sobre cameras modernas 😃😃😁
Obrigado manual do mundo e também ao ibere. Muito bom seus vídeos 😁
demais iberê show
A Pollaroid foi tão famosa, mas tão famosa, que foi inspiração pra uma das músicas de maior sucesso dos anos 2000: Hey Ah, Outkast.
Opa nada melhor que ver manual do mundo enquanto almoça!!
Olá meus amigos do Manual do Mundo, Iberê falou que as máquinas fotográficas antigas não utilizavam pilhas, está certo, mas elas utilizavam baterias do tipo "pastilha", grande abraço.
Oi, Luciano! Mas é o que eu falei: essas baterias eram só pro fotômetro. Dava pra tirar as fotos tranquilamente sem a pilha :-)
A explicação para a diferença de visão entre a lente ocular e a lente objetiva denomina-se "paralaxe"
Eu ainda tenho Polaroid a minha levanta uma parte para cima e colocava cartucho. Top abraço amigo👍🇵🇹
seria show se vc fizesse uma câmera desta caseira..
Minha avó tinha vários porta retrato dessas mesmo tipo de foto. Eu me perguntava pq o pota retrato cheio de coisa dentro..tinha molas algo parece que tinha um sensor de luz sabe. Era um porta retrato muito top.
Show de bola.⚽️👍
Iberê faz um vídeo dando zoom na lua
Queria saber se vc conseguiu montar ela novamente? 😁😁😁
Quando era criança adorava abrir as coisas e dificilmente montava de novo, e por muitas vezes montava, mas, sobrava peças... 🤣🤣😂😂
Uma duvida, nos filmes antigos, quando iam fazer aquelas fotos com chapa e tal, o flash era uma pequena explosão que um assistente acendia, que química era aquela? Iberê que será conseguiria tentar achar uma maquina similar da época, e mostrar o funcionamento com esses "flash"? Seria uma aula de história com química, misturado com o que tem dentro.
Já que a Alura tem a trilha de fotografia, bem que podia rolar uma série patrocinada igual da programação... Chama o Paulo Silveira.