Só concordo com tudo o que falou, comprovo isso em vários trabalhos que eu faço e já discuti com muito videomaker. Não adianta, o cara que tem uma FF vai defender até a morte que há uma diferença gigantesca entre ambos, porque ele gastou um caminhão de dinheiro nela e obviamente não vai aceitar que 95% do público não percebe a diferença, sequer, entre uma imagem de celular e de uma mirrorless... excelente vídeo como sempre! Parabéns!
Você está certo até certo ponto... FF para cropada realmente não existe diferença. Mas isso se deve a diminuição de bit rate das próprias redes sociais que acaba igualando as duas em uma mesma imagem. Agora na questão do arquivo cru da sim para notar uma grande diferença. Mas mano, falar que o público não percebe uma imagem de celular para uma câmera mirror é sacanagem! Da para ver nitidamente a diferença de qualidade, textura, iluminação, profundidade e várias coisas... Até o público leigo percebe a diferença. (ouço isso todos os dias pq trabalho com isso)
@@guilhermethalles9864 também trabalho com isso amigo. Tenho uma produtora. A maioria dos meus clientes faz 90% dos vídeos com celular, porque não veem diferença suficiente de qualidade para contratar uma produtora o tempo todo. Ja teve vez que gravei em FHD (por uma serie de questões) e o cliente queria 4k. Só exportei em 4k e o cliente achou maravilhoso. Sobre os arquivos "brutos", amigo, só nós estamos preocupados com isso. Não adianta gravar em 300Mbps, se na hora de exportar vamos fazê-lo em 40 ou 50Mbps no maximo. E nossos clientes vao postar nas redes, vão postar em seus sites. Não vão passar no cimema... é besteira. Nós que somos da área percebemos. Leigos não percebem. Já fiz várias vezes testes em redes sociais de filmar a mesma cena com câmera e com meu celular (S22) a maioria erra. Você pode ver. Eu vejo. Pessoas comuns que não tem nada a ver com audiovisuais (e até algumas que tem sim a ver) não percebem diferença.
pra não perceber a diferença entre câmera de celular e câmera fotográfica (seja FF ou APSC), só quando o trabalho do fotógrafo ou videógrafo for uma bost*, por não tem nem como comparar os looks que cada formato entrega. óbvio, quando tu domina o teu equipamento, tu consegue sim fazer coisa muito boa com um celular, mas se tu domina o teu equipamento mesmo, tu faz coisa infinitamente melhor com uma câmera... e desculpa pra quem se sentir ofendido, se o teu trabalho não tem diferença entre filmar com celular e câmera, sinto informar, teu trabalho é ruim.
Também não entendi o ponto dos dois de cima. Meus clientes me procura para justamente sair ''imagem de celular''. Não estou falando que o vídeo de celular é ruim. Ele entrega um ótimo resultado, mas a câmera é bem melhor. Fiz um teste com meus pais essa semana, peguei alguns vídeos meus que gravei de celular e outros fiz com minha a6400. Sem falar qual é qual e usei no mesmo quadro, luz etc. Ambos gostaram mais da imagem da Sony. Enfim. Acredito que vocês entregam um excelente trabalho com ambos. O importante aqui é deixar o cliente feliz e satisfeito!
O ponto crucial: uma câmera com sensor aps-c necessita de um projeto ótico específico. Então usar uma câmera com sensor full frame que simula um sensor aps-c com uma lente para sensor full frame não é a mesma coisa pois há uma redução da área por onde a luz passa. E ao usar uma parte menor da lente a quantidade de luz também será menor. A comparação fica desequilibrada. Sim, o processamento da imagem acaba compensando as diferenças. Tecnologia de amplificação de sinal, sim, a tecnologia corre a passos largos nos smartphones pois há muito mais dinheiro investido neles do que em câmeras cujo mercado retraiu 95% em 12 anos. Esse tema é desafiador. Parabéns por se arriscar nele e isso vale um like. E por isso se faz necessário compreender alguns aspectos da ótica. Pra muita gente existe uma dificuldade enorme em compreender o mecanismo de formação de imagem em um sistema de lentes. Previsível. Não é algo simples mesmo. É a tal da ótica geométrica. O ponto mais importante é entender que o ÂNGULO DE SAÍDA DO CONE DE LUZ de um sistema de lentes é diferente entre o sistema ótico de uma lente para sensor full frame e para sensor aps-c. E se o ÂNGULO DE SAÍDA é diferente (é maior no full frame) então temos que a quantidade de luz que atravessa a lente é a MESMA, convergindo para o sensor em ângulos diferentes . Então o tamanho do sensor NÃO influencia na quantidade de luz. As pessoas erram por um modelo que considera que os raios de luz chegam paralelos ao sensor. Não chegam dessa forma. Eles chegam em ângulo, convergem para a lente. Não podemos comparar o caminho de luz que converge para o sensor (todas as lentes de câmeras fotográficas se comportam como um sistema resultante convergente) com painéis solares que coletam luz em cima do telhado. Os raios solares nos chegam por uma trajetória paralela entre eles, diferentemente dos raios de luz que atravessam um sistema de lentes convergente. Esse assunto abre uma outra reflexão: porque as câmeras da Fuji com sensor aps-c tem preços similares a vários modelos de full frame? O desempenho tecnológico pode ser parte da resposta. E a lente de 50mm 1.8 da Fuji possui um angulo de saída bem menor que a 50mm 1.8 dos encaixes EF e RF, por exemplo. Isso garante que TODA a lente será aproveitada, sem perdas. Então TODA a lente é aproveitada, eliminando perdas. Infelizmente os fabricantes disponibilizam muito mais lentes para full frame. E acaba que muita gente usa lente full frame em câmeras com sensor aps-c. Aí fica escuro mesmo. A tal da 50mm 1.8 faz um estrago e tanto. As lentes zoom com abertura constante, quase tudo é pra full frame. Só salva a Fuji. Os demais fabricantes de câmeras sabotam o processo e empurram o usuário para as full frames.aps-c.
Parabéns pelo vídeo, Álvaro! Esclarecendo um assunto em que fazem muita confusão. Dito isso, segue minha colaboração: 1- Câmera é uma ferramenta para realizar um trabalho (ou hobby). Dependendo do trabalho, a APS-C se sairá melhor, e vice-versa. Fotógrafos retratistas geralmente preferem câmeras full frame, pois vão isolar o assunto com mais facilidade. Fotógrafos de pássaros e vida selvagem geralmente vão preferir câmeras cropadas, pois vão conseguir ter mais alcance com lentes de mesma distância focal. 2- Luz é matéria prima para a fotografia. Como o amigo bem colocou, a full frame capta mais luz, então geralmente produzirá uma imagem mais rica em detalhes, especialmente em situações de baixa luz, com ISOs altos. Testes bem controlados mostram que a diferença nas câmeras modernas é de aproximadamente 1 stop. Ou seja, uma imagem com ISO 3200 capturada em uma câmera full frame terá o nível de ruído semelhante a uma imagem com ISO 1600 capturada por uma câmera APS-C. Muitos fotógrafos não trabalham em baixa luz, e muitos que trabalham ainda podem produzir sua própria luz, com flash, ou LED. 3 - A diferença na qualidade de imagem (em situações de baixa luz) é muito, mas muito menor que a diferença de preço das câmeras. 4 - Nenhum cliente será capaz de dizer se uma foto ou vídeo foi produzida com uma câmera full frame ou cropada. Tenho uma full frame e uma APS-C. Uso a full frame para fotografar ensaios e casamentos. Uso a APS-C para fotografar imóveis, e acho ela melhor para isso, pois com a mesma exposição consigo mais profundidade de campo. Daria para fazer todos estes trabalhos com uma câmera cropada? Sem dúvida, fiz por um tempo, e muitos fazem. Há muitos fotógrafos premiados que fotografam com câmera micro 4/3. Na área do vídeo as câmeras micro 4/3 são amplamente utilizadas para grandes produções.
Um fato que pouca gente nota é que quanto maior o sensor, menor é a profundidade de campo , aplicados mesma abertura, distância focal e distância do sensor pro objeto em foco, e do foco para o fundo. A profundidade de campo de um sensor APSC é maior do que de um Fullframe. Interessante que um sensor Fullframe entrega uma imagem focada mais bonita e há uma espécie de "degradê" de desfoque entre as áreas fora de foco para as áreas em foco. Eu adoro essas características. Todavia apenas olhos bem treinados que já usaram os dois sensores percebem bem essa diferença . No mais, tem a questão do corte do sensor que, se por um lado uma Fullframe é melhor para grande angular (10-35MM ) e para um ângulo normal (40-60MM), na parte teleobjetiva, os sensores APSC claramente tem uma vantagem por causa do fator de corte. Assim se pegar por exemplo uma Tamron 150-600, ela se sairá melhor numa Cropada do que numa Fullframe. Agora, com minha experiência, te digo que um sensor Cropado pra maioria das situações dá e sobra.
Muito didática a sua explanação. É a abordagem mais acessível que já vi sobre esses conceitos. Obrigado por partilhar os seus conhecimentos de forma tão amigável. Parabéns, Álvaro, você faz a diferença! Abração!
Oi Álvaro. Faltou dizer uma vantagem boa do quadro cortado usando lente de quadro inteiro. Normalmente as lentes são melhores no centro e perdem qualidade nas bordas. Como o quadro cortado pega apenas o centro da imagem, ele aproveita o melhor da lente, o miolo, e a parte pior é descartada. OBS. Quando você entrou em casa parece que tinha uns pixels presos no seu sensor...
Impressionante como mesmo sabendo a maioria dessas informações porque eu gosto do assunto. E mesmo mesmo assim assisto o vídeo completo. Porque além de uma aula sobre vídeo e foto vc dá uma aula de elegância. Calma. Dicção. E oratória. Seus vídeos são Impressionantes e importantes
Álvaro boa tarde! Eu mais amadora na fotografia, não sou profissional e suas explicações foram muito importantes para eu entender algumas coisas. Agradeço por demais e parabéns pelo seu canal! Sucesso para você!!!
Cara, em meio a tanta asneira que vemos aqui no YT, como você traz um baita conteúdo com embasamento. Excelente explicação, exemplos e didática. Muitíssimo obrigado por mais esse vídeo!
Cara, eu novamente, dos vídeos sobre fotografia e câmeras os seus vídeos são disparados os melhores. Vc é bem técnico e realmente ensina algo sem enrolação e de forma clara!
Muito bom!!! Obrigado!!! Já fiz várias comparações de densidade e tamanho de pixel, é lenda de fotografo, não faz diferença se comparado com sensores de mesma tecnologia. Os fotógrafos comparam sensores modernos 35mm cmos com sensores aps do tempo do ccd, ai surgem essas lentas. Eles nem sabem o que estão comparando com o que... Abraço!!
Obrigado por assistir e pelo comentário Douglas, grande abraço!
Год назад+2
Excelente como sempre! Eu adicionaria um outro ponto: a tecnologia de edição e pós-processamento mudou radicalmente também e isso amplia ainda mais o potencial dos resultados com sensores "cropados", como a questão do ruído em baixa luz também. Hoje podemos chegar a um ruído menor através da edição mesmo com câmeras de processadores mais antigos, graças aos novos recursos do Lightroom, por exemplo.
Em 19:30 você resumiu bem. Não tem totalmente como validar esse teste em todas as inúmeras variáveis envolvidas para além da mudança de crop. Mesmo com 2 câmeras, elas teriam de ao menos ter tecnologias semelhantes de construção de sensor. Por exemplo a Sony tem criado sensores de pixels retroiluminados que otimizam a luz. Os efeitos de moire e ruídos, até mesmo desfoque, só seriam perceptíveis na troca real do sensor físico. Um teste que vc pode fazer é manter o mesmo enquadramento e área total com a troca do menu crop x full frame (Não deixar acontecer o "zoom" do crop). Talvez tenha faltado isso pra vc ver a mudança de desfoque real.
Parabéns pelo vídeo, pela explicação e pelos detalhes mudando pra lá e pra cá para termos melhor entendimento, show!!! Não sei se fiquei com dúvida na explicação do 5:58 , sobre o que falou ....... Está coreto ou viajei?! Forte abraço
Olá amigo Álvaro parabéns pela riqueza de detalhes na comparação da crop VS Full Frame. Conteúdo formidável na maneira didática de vc passar. Abraço aqui de Salvador BA
Amigo Álvaro, ja tive 5D, 6DmII, e hoje penso como vc, eh relevante, estou feliz com a 80d, 90d e minhas duas sl3, vídeos sem duvidas ficaram melhor, lentes mais em conta, mas preciso comprar uma full mirroeles já eh futuro pra mim... rsrsrs, concordo com seus pensamentos e não foi a full frame que mudou meu trabalho foi sim conhecimento... Abraços meu nobre amigo!!!
Que aula fantástica. Parabéns! Vc conseguiu simplificar assuntos complexos e fez uma junção perfeita de temas. Sempre aprendo muito por aqui. Obrigado!
Excelente vídeo. Parabéns por falar sobre a distância focal não mudar independente do tamanho do sensor. Hoje vemos um monte de RUclipsrs falando um monte de besteiras na internet sem fundamento técnico algum. Uma lente 35 milímetros será a mesma 35MM , independente do tamanho do sensor. O que muda é o ângulo de visão.
gostei do vídeo Alvaro, realmente a diferença está apenas na amplitude. Agora basta saber se a pessoa quer uma máquina pra focar em Paisagens ou Retrato com enquadramento. Sua sugestão Cropado pra "vlogs & vídeos" em ambientes internos faz total sentido.
Atualmente estou com uma Canon T5, já comprei varios acessorios para usar com ela.... Estou fazendo o possível pra juntar dinheiro para comprar a Canon 90D... Mas tá difícil meu cartão não tem o limite de R$ 6500... E o valor que eu juntei foi R$ 2000... Estou procurando alguns freela pra bater a meta!
Gostaria de saber se existe configuração na Alfa 7 para eliminar a vinheta provocada por lentes Sony cropadas., A mount usadas com adaptador. Com lentes Tamrom, está vinheta não aparece.
Tenho pouco espaço no meu "cenário", rsss. Eu faço videos para o canal com uma FF e 40mm. Preciso FF? Não, com uma cropada e 24mm daria tb, certo? Sim, daria, mas eu tinha uma cropada e 50mm, porém tinha que deixar a camera bem longe de mim e com o microfone com cabo esticado... quase caindo sempre a camera. rsss Por questão de uma baita oportunidade, peguei um FF antiga com a lente 40mm. Ficou perfeito para o meu caso, mas se não aparecesse a oportunidade, compraria apenas a lente 24mm.
21:00 😂 eu tenho ela porque vi vários videos teus. E sou bem feliz até hoje. Só o peso me incomoda as vezes. Se lançarem a mesmas características porem menos pesadas compro de novo.
Obrigado pelo conteúdo!!! Gostaria de saber até aonde vale a pena pegar uma câmera selada. Gostaria de fotografar paisagens e moro em uma região extremamente úmida.
Um dos melhores vídeos em português sobre o assunto. Contudo, estou passando por alguns problemas e acho que uma FF me ajudaria muito. Comecei a fazer alguns eventos como aniversários com minha SL3 e vejo que ela não entrega uma imagem aceitável com ISO maior que 800. Preciso usar o flash em altas potências pra não subir o tanto o ISO. Já uma R6 que é FF me permite subir mais o ISO e ainda ter qualidade. Acho que esse é um diferencial muito importante. Vc concorda?
Vou ver esses video umas 20x, tem muito aprendizado com ele, obrigado por compartilhar todo esse conteúdo. Quando voce vai lançar sua camera??? hahaha😅
Parabens novamente por seus videos. Eu trabalhei com 70, 80 e hj tenho 2 90D. Uso lentes claras, e boas, e os resultados sao muiito bons. Não tenho dificuldades com elas. Mesmo em ambientes mais escuras. Obrigado por seu empenho em nos trazer esses assuntos.
eu acho que para mim uma camera Full frame tipo a A7IIi a vantagem dela é de quando usar fator cropado temos um zoom a mais na lente, e geralmente uma camera full frame temos melhor qualidade em relação a luz baixa, em ambientes favoráveis como esse, não vemos a diferença, assim como gravamos em 4k temos a possibilidade do crop, por isso acho melhor full e 4k Minha simples opinião
Álvaro, incrível o video e a riqueza de detalhes nos testes. Estou com uma RP e uma R7 e faz todo sentido, aqui me descobrindo onde e quando usar uma ou outra. O desafio sao os comandos e os menus. Abraçao e gratidao imensa. Se e quando vieres ao Brasil, tem aqui um lugar para você e familia.
Fala Álvaro, tudo bem? Gosto muito dos seus vídeos, sempre bem didáticos, parabéns! Nessa comparação do desfoque e qualidade entre os dois sensores, acredito que tenha gravado com a mesma câmera, só mudando o fator de corte. Como se trata do mesmo sensor, talvez só fique mais próximo do real, a parte do enquadramento. Na questão do desfoque, pelo que vi, deixou a câmera gravando sempre na mesma distância, nesse caso, o desfoque será sempre muito semelhante, porém, se for pra obter o mesmo enquadramento, usando a mesma lente e configurações, a full frame obrigatoriamente precisará estar mais próxima do assunto, com isso o desfoque de fundo será mais pronunciado. Grande abraço!!
Muito bom o vídeo. Parabéns! Porém acredito que esse comparativo ficaria mais interessante se fosse usado duas câmeras, cada uma com sensores distintos. Quando a câmera faz esse corte na imagem a perspectiva muda, mas as propriedades do sensor ainda são nativos de um ff.
Sensacional 👏 eu tenho as 2 - uma excelente Sl2 e uma 5d mark Ill, a Sl2 por no chinelo a 5d , em video entao e covardia uma vez que o orocessador e um digig 7 e da 5 d , muito antiga hoje , nao yem dual pixel , e bem complicado filmar com ela . Nao obstsnte - mesmo assim concordando com absolutamente tudo , para meu olho , existe uma Textura nao sei explicar na 5D , principalmente quando em telas maiores . Nafa gritante , mas é para mim um efeito interessante e só. Eu gostei muito da citacao da PRODUÇÃO, sim iluminacao , extrair tudo de cada equipamento, e principalmente LENTES Prime , porque obvio lente do kit nao vale. Excelente Alvaro mais uma vez matou a pau ! PS - sem contar com a eficao e colorizacao, 👏👏👏
@@Megapixelers Na verdade eu comprei ela por sua causa !!!! e não me arrependi , na epoca ( antes da fabrica de manaus fechar, pois ela era fabricada no Brasil , digo montada) paguei miseros 2.500,00 - é um avião - usando lentes Prime , que eu alugo sai de baixo...da um pau na minha 5D , facil facil... rsss
Tenho uma Fuji x S10 e um kit de lentes 1.4. Eu tinha uma Canon 6D e, de certa forma, tinha muito apego à FF. Estou com oportunidade de compra de uma R8 nos EUA mas a dúvida sobre fazer esse investimento era enorme! Depois do seu vídeo repensei e vi que não vale mesmo gastar essa grana.
Olá, boa noite Álvaro. Excelente vídeo com sempre. O tema é complexo e iremos rever o vídeo varias vezes com certeza. Ótima aula Álvaro, você é excelente professor, orador, palestrante, apresentador e ancora do seu próprio canal. Obrigado. Tenho quase certeza que sua mãe tem formação em Letras ou Música.
Ainda tenho duas câmeras HasselBlad com um kit de lentes bem legal que vai da 40 a 150 mm e em muitos casos uso essas lentes da hasselblad com adaptadores nas digitais Canon - mesmo tendo que usar eles de forma totalmente mecânica e tendo um lentidão maior eu acabo ganhando muito em qualidade final de imagem tanto gdo faço fotos como em vídeo - como vc bem explicou isso é por conta de usar só o "miolo" ou parte central dessas lentes - como sempre vc foi bem claro em suas explicações - Parabéns pelo trabalho que vem fazendo ao longo do tempo trazendo muito conteúdo com qualidade -
Excelente! Uma aula free que entrega muito mais que curso pago por ai. No meu caso, estava gravando com uma Canon 80D lente 10-18mm imóveis (dica sua @megapixelers) agora estou com uma sony a7iii com uma 16-35mm. Tenho a mesma área de visão, sem cortar nada, porém tenho maior nitidez devido ao maior processamento tecnológico das câmeras Sony. Enfim, só pra compartilhar minhas experiências de uso por aqui.
O sensor cropado é um contratempo para quem se filma sozinho devido à questão da distância entre a câmera e quem está se filmando, sobretudo no meu caso que prefiro a estética da 50tinha, aí tenho que me gravar com a câmera a uns 2 metros de distância, com um sensor fullframe a câmera ficaria mais próxima, mas não consigo pensar em outro contratempo para uma câmera cropada.
Esta dúvida tem me atormentado já que estava pensando em investir entre uma 90D ou uma 6D Mark iii e a diferença de valores é bem considerável... Você acabou de me convencer a optar pela 90d...espero não me arrepender!
Perfeito Alvaro, duvido tambem, tenho as duas, cropada e full com adaptador e digo ainda que a imagem com a mesma lente nas duas a cropada é mais nitida do que a full com adaptador no meu caso a rp, bom demais o video amigo, vlw e obrigado, abraços
Independente de qual seja o assunto, a forma como você fala o faz parecer simples demais. Qualquer dia você vai ter que lançar um livro ensinando como preparar um roteiro pra fazer vídeos pra internet. Não conheço outro que consiga se expressar tão bem. Obrigado por nos permitir ter acesso a esses seus conhecimentos.
@@Megapixelers tivemos alguns dias com mínimas ao amanhecer em torno de 5° mas no momento está mais ameno. No interior do Estado já é um pouco mais frio, mas acredito que ainda assim não se compare por onde você anda aí irmão. Um grande abraço e muito obrigado pelos teus conteúdos. Embora eu seja só mais um entusiasta da fotografia, aprendo muito com teus vídeos.
Boa tarde meu querido brother Álvaro, sempre trazendo conteúdos extremamente relevantes. É um prazer e honra de poder assistir seus conteúdos, uma verdadeira aula. Um forte abraço na família e até o próximo vídeo.
Oi Álvaro; concordo com quase tudo que vc falou, mas tive a impressão que o desfoque naquela foto que as folhas das árvores estavam atrás de vc, ficou um pouco diferente usando o sensor full frame. 🤔
falou tudo concordo as câmeras evoluiu, usa a a7iii Full frame ela me dá as duas opções Full frame e apsc...uso as duas e me entrega um ótimo resultado
Muito bom o conteúdo Alvaro! Eu por exemplo faço astrofotografia então o full frame é imprescindível pois as vezes tenho que subir bastante meu iso. Ja usei crop sensor como a sony A6400 e a diferença para minha atual A 7IV é muito grande!
Boas explicações, Álvaro, e FF ou cropada é só uma questão do segmento de cada um. Eu falaria, ainda, sobre o fator "ampliação". Uma FF faria sim a diferença para grandes ampliações. Nas antigas (há mais de 20 anos) eu trabalhava com Pentax 6x7 (cromo) e a diferença entre o 35mm era gritante (para ampliações gigantes). Cropado x FF (ainda) tem uma boa diferença para grandes ampliações.
Essas aulas que o ALVARO dá, são espectaculares. Na minha humilde opinião, com base nas imagens desse video, não vi muita diferença nas imagens, em questão de qualidade, digo ate que por muitas vezes preferi a sensor CROP, mas essa é só minha opinião . obrigado pela AULA ALVARO, ótimo video como sempre,
Otima abordagem, como sempre video muito didatico e facil de assistir. Hoje eu tenho uma Canon RP e comprei ela pq queria experimentar um sensor Full Frame, acredito que a maioria tambem tenha esse desejo de ver com os proprios olhos. E sinceramente a minha proxima camera nao vai ser uma Full Frame, como vc bem disse, a tecnologia chegou a um ponto em que principalmente pra hobby a economia em uma apsc abre espaco para comprar lentes melhores. Nada a reclamar da RP, pretendo ficar com ela por um bom tempo, principalmente pelo preco que paguei por comprar usada..mas facilmente trocaria por uma R7 usada ou ate mesmo uma R10 usada se por algum motivo a RP parar de funcionar.
A diferença de qualidade entre fullframe e cropada está na objetiva usada e na ampliação para mídia impressa. Uso uma Zeiss T* numa cropada e para web não ha necessidade de fullframe
Amado mestre 😊, você se assemelha a florada das cerejeiras do Japão, colorindo nossos olhos e as suas explicações, soam por sua voz com uma sinfonia. Quando eu tiver netos, vou colocar todos os seus vídeos para que eles cresçam doutrinados por sua profunda e especial inteligência 😊. No mais, digo ao povo, que deixem o LIKE caramba 😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
Kkkk, ta inspirado hoje o meu amigo, por trás das brincadeiras sei que tem muito amor e respeito envolvido e saiba que a reciproca é verdadeira, bom sábado e grande abraço!
Parabéns fato hoje de com a tecnologia,a diferença entre sensor Full frame e cropado no que diz respeito a luminosidade e qualidade é pouca . E não inclui resultado final.
Rapaz... como eu gosto do conteúdo de seu canal! Parabéns, Álvaro! Concordo com você. Talvez o full frame se justifique em casos específicos, mas para a maioria de nós, não me parece tão relevante. É mais ou menos o caso das lentes fixas e zoom.
Muito legal o seu vídeo. Bem montado, bem feito. Como relato pessoal, eu migrei de uma cropada (7D) para uma full frame por três motivos: 1 - porque eu já precisava trocar, pela idade tecnológica da 7D. 2 - porque como meu objetivo é foto de paisagem, muitas vezes estou exposto á poeira e à água e portanto, era interessante que eu tivesse lentes seladas e da mesma maneira a câmera. 3 - porque me aventuro na astrofotografia e o sensor de área maior e com menos pixels entrega cada pixel de tamanho maior que um sensor cropado de mesma resolução e pixels maiores tendem a captar mais luz. Não fossem estes tópicos, eu talvez estivesse ainda com minha 7D ou ao menos atualizado-a com a mark II.
os sensores melhoraram bastante. Mas era phoda ...na época da d750 vs uma D7500 ou outra...a diferença da qualidade da imagem era bem evidente no grão. Em especial ISO alto. Não que ficasse ruim na d7500 , mas da para ver a diferença. Nessas Mirrorless ....apesar da z6II que é a que eu tenho ter diferença para a z50 ....mas é outro papo. Linda a imagem da z50 tb.
Adquiri a Canon R7, porém não me liguei no crop e peguei a lente 50mm... meu estúdio é pequeno 3,8m x 3,3metros... To meio que frustado cara, qual lente você aconselha eu pegar? Pra fazer fotos em estúdio, que eu consiga enquadrar meu assunto e o cenário....
Eu prefiro usar uma camera mais economica e investir mais em lentes e outros equipamento. Isso me gera nuito mais diversão pq aumenta o numero de recursos a serem desvendados. Pq no final o que vale é a diversão. Muito bom video, muito esclarecedor do assunto. Gostei. Parabéns e grande abraço.
@@Megapixelers agradeço eu pelo conteudo a linguagem e material do canal parabens mesmo alvaro ... comprei minha t5i pra gravar videos tocando cover na guitarra sempre gravava com webcam e quis dar um upgrade to aprendendo ainda ... alvaro vc tem algum video com magic lantern pensei em usalo pra gravar videos em full hd em raw o que acha ?
Alvaro uma pergunta o q são esses pontos azuls e vermelhas nos videos eu yenho esse mesmo problema em iso elevado eu tenho medo de ser pixels mortos É pixel morto @megapixels
Boa noite Alvaro... parabéns pelo vídeo... Muito bem explicado e super didático... Só uma observação... impressão minha ou sua camera ta com um hot pixel??? Fica um ponto vermelho do lado direito da imagem... Abraço
Só concordo com tudo o que falou, comprovo isso em vários trabalhos que eu faço e já discuti com muito videomaker. Não adianta, o cara que tem uma FF vai defender até a morte que há uma diferença gigantesca entre ambos, porque ele gastou um caminhão de dinheiro nela e obviamente não vai aceitar que 95% do público não percebe a diferença, sequer, entre uma imagem de celular e de uma mirrorless... excelente vídeo como sempre! Parabéns!
Você está certo até certo ponto... FF para cropada realmente não existe diferença. Mas isso se deve a diminuição de bit rate das próprias redes sociais que acaba igualando as duas em uma mesma imagem. Agora na questão do arquivo cru da sim para notar uma grande diferença. Mas mano, falar que o público não percebe uma imagem de celular para uma câmera mirror é sacanagem! Da para ver nitidamente a diferença de qualidade, textura, iluminação, profundidade e várias coisas... Até o público leigo percebe a diferença. (ouço isso todos os dias pq trabalho com isso)
@@guilhermethalles9864 também trabalho com isso amigo. Tenho uma produtora. A maioria dos meus clientes faz 90% dos vídeos com celular, porque não veem diferença suficiente de qualidade para contratar uma produtora o tempo todo. Ja teve vez que gravei em FHD (por uma serie de questões) e o cliente queria 4k. Só exportei em 4k e o cliente achou maravilhoso. Sobre os arquivos "brutos", amigo, só nós estamos preocupados com isso. Não adianta gravar em 300Mbps, se na hora de exportar vamos fazê-lo em 40 ou 50Mbps no maximo. E nossos clientes vao postar nas redes, vão postar em seus sites. Não vão passar no cimema... é besteira. Nós que somos da área percebemos. Leigos não percebem. Já fiz várias vezes testes em redes sociais de filmar a mesma cena com câmera e com meu celular (S22) a maioria erra. Você pode ver. Eu vejo. Pessoas comuns que não tem nada a ver com audiovisuais (e até algumas que tem sim a ver) não percebem diferença.
Um dos últimos
Jobs, parte dele fiz com o meu iPhone 14 pro e ninguém percebeu hahahaha (e outra parte com a fx30)
pra não perceber a diferença entre câmera de celular e câmera fotográfica (seja FF ou APSC), só quando o trabalho do fotógrafo ou videógrafo for uma bost*, por não tem nem como comparar os looks que cada formato entrega.
óbvio, quando tu domina o teu equipamento, tu consegue sim fazer coisa muito boa com um celular, mas se tu domina o teu equipamento mesmo, tu faz coisa infinitamente melhor com uma câmera... e desculpa pra quem se sentir ofendido, se o teu trabalho não tem diferença entre filmar com celular e câmera, sinto informar, teu trabalho é ruim.
Também não entendi o ponto dos dois de cima. Meus clientes me procura para justamente sair ''imagem de celular''. Não estou falando que o vídeo de celular é ruim. Ele entrega um ótimo resultado, mas a câmera é bem melhor. Fiz um teste com meus pais essa semana, peguei alguns vídeos meus que gravei de celular e outros fiz com minha a6400. Sem falar qual é qual e usei no mesmo quadro, luz etc. Ambos gostaram mais da imagem da Sony. Enfim. Acredito que vocês entregam um excelente trabalho com ambos. O importante aqui é deixar o cliente feliz e satisfeito!
O ponto crucial: uma câmera com sensor aps-c necessita de um projeto ótico específico. Então usar uma câmera com sensor full frame que simula um sensor aps-c com uma lente para sensor full frame não é a mesma coisa pois há uma redução da área por onde a luz passa. E ao usar uma parte menor da lente a quantidade de luz também será menor. A comparação fica desequilibrada.
Sim, o processamento da imagem acaba compensando as diferenças. Tecnologia de amplificação de sinal, sim, a tecnologia corre a passos largos nos smartphones pois há muito mais dinheiro investido neles do que em câmeras cujo mercado retraiu 95% em 12 anos.
Esse tema é desafiador. Parabéns por se arriscar nele e isso vale um like. E por isso se faz necessário compreender alguns aspectos da ótica. Pra muita gente existe uma dificuldade enorme em compreender o mecanismo de formação de imagem em um sistema de lentes. Previsível. Não é algo simples mesmo. É a tal da ótica geométrica. O ponto mais importante é entender que o ÂNGULO DE SAÍDA DO CONE DE LUZ de um sistema de lentes é diferente entre o sistema ótico de uma lente para sensor full frame e para sensor aps-c. E se o ÂNGULO DE SAÍDA é diferente (é maior no full frame) então temos que a quantidade de luz que atravessa a lente é a MESMA, convergindo para o sensor em ângulos diferentes . Então o tamanho do sensor NÃO influencia na quantidade de luz. As pessoas erram por um modelo que considera que os raios de luz chegam paralelos ao sensor. Não chegam dessa forma. Eles chegam em ângulo, convergem para a lente. Não podemos comparar o caminho de luz que converge para o sensor (todas as lentes de câmeras fotográficas se comportam como um sistema resultante convergente) com painéis solares que coletam luz em cima do telhado. Os raios solares nos chegam por uma trajetória paralela entre eles, diferentemente dos raios de luz que atravessam um sistema de lentes convergente.
Esse assunto abre uma outra reflexão: porque as câmeras da Fuji com sensor aps-c tem preços similares a vários modelos de full frame? O desempenho tecnológico pode ser parte da resposta. E a lente de 50mm 1.8 da Fuji possui um angulo de saída bem menor que a 50mm 1.8 dos encaixes EF e RF, por exemplo. Isso garante que TODA a lente será aproveitada, sem perdas. Então TODA a lente é aproveitada, eliminando perdas.
Infelizmente os fabricantes disponibilizam muito mais lentes para full frame. E acaba que muita gente usa lente full frame em câmeras com sensor aps-c. Aí fica escuro mesmo. A tal da 50mm 1.8 faz um estrago e tanto. As lentes zoom com abertura constante, quase tudo é pra full frame. Só salva a Fuji. Os demais fabricantes de câmeras sabotam o processo e empurram o usuário para as full frames.aps-c.
Li todo o comentário longo, mas ótimo vc é muito sábio
Parabéns pelo vídeo, Álvaro! Esclarecendo um assunto em que fazem muita confusão. Dito isso, segue minha colaboração:
1- Câmera é uma ferramenta para realizar um trabalho (ou hobby). Dependendo do trabalho, a APS-C se sairá melhor, e vice-versa. Fotógrafos retratistas geralmente preferem câmeras full frame, pois vão isolar o assunto com mais facilidade. Fotógrafos de pássaros e vida selvagem geralmente vão preferir câmeras cropadas, pois vão conseguir ter mais alcance com lentes de mesma distância focal.
2- Luz é matéria prima para a fotografia. Como o amigo bem colocou, a full frame capta mais luz, então geralmente produzirá uma imagem mais rica em detalhes, especialmente em situações de baixa luz, com ISOs altos. Testes bem controlados mostram que a diferença nas câmeras modernas é de aproximadamente 1 stop. Ou seja, uma imagem com ISO 3200 capturada em uma câmera full frame terá o nível de ruído semelhante a uma imagem com ISO 1600 capturada por uma câmera APS-C. Muitos fotógrafos não trabalham em baixa luz, e muitos que trabalham ainda podem produzir sua própria luz, com flash, ou LED.
3 - A diferença na qualidade de imagem (em situações de baixa luz) é muito, mas muito menor que a diferença de preço das câmeras.
4 - Nenhum cliente será capaz de dizer se uma foto ou vídeo foi produzida com uma câmera full frame ou cropada.
Tenho uma full frame e uma APS-C. Uso a full frame para fotografar ensaios e casamentos. Uso a APS-C para fotografar imóveis, e acho ela melhor para isso, pois com a mesma exposição consigo mais profundidade de campo. Daria para fazer todos estes trabalhos com uma câmera cropada? Sem dúvida, fiz por um tempo, e muitos fazem. Há muitos fotógrafos premiados que fotografam com câmera micro 4/3. Na área do vídeo as câmeras micro 4/3 são amplamente utilizadas para grandes produções.
Sem palavras para agradecer a excelente colaboração Fabio, grande abraço!
Um fato que pouca gente nota é que quanto maior o sensor, menor é a profundidade de campo , aplicados mesma abertura, distância focal e distância do sensor pro objeto em foco, e do foco para o fundo. A profundidade de campo de um sensor APSC é maior do que de um Fullframe. Interessante que um sensor Fullframe entrega uma imagem focada mais bonita e há uma espécie de "degradê" de desfoque entre as áreas fora de foco para as áreas em foco. Eu adoro essas características.
Todavia apenas olhos bem treinados que já usaram os dois sensores percebem bem essa diferença . No mais, tem a questão do corte do sensor que, se por um lado uma Fullframe é melhor para grande angular (10-35MM ) e para um ângulo normal (40-60MM), na parte teleobjetiva, os sensores APSC claramente tem uma vantagem por causa do fator de corte. Assim se pegar por exemplo uma Tamron 150-600, ela se sairá melhor numa Cropada do que numa Fullframe.
Agora, com minha experiência, te digo que um sensor Cropado pra maioria das situações dá e sobra.
A didática é sensacional! O uso de exemplos ajuda muito a entender também! Obrigada!
Muito didática a sua explanação. É a abordagem mais acessível que já vi sobre esses conceitos.
Obrigado por partilhar os seus conhecimentos de forma tão amigável.
Parabéns, Álvaro, você faz a diferença! Abração!
Muito obrigado pelo apoio Wagner, forte abraço!
Oi Álvaro. Faltou dizer uma vantagem boa do quadro cortado usando lente de quadro inteiro. Normalmente as lentes são melhores no centro e perdem qualidade nas bordas. Como o quadro cortado pega apenas o centro da imagem, ele aproveita o melhor da lente, o miolo, e a parte pior é descartada. OBS. Quando você entrou em casa parece que tinha uns pixels presos no seu sensor...
Obrigado por complementar Meu amigo, forte abraço!
Ele falou algo próximo aos 10:00
mas ele falou sobre isso no vídeo.
Excelente conteúdo planejado de forma inteligente e passado de modo simples, mas denso. Parabéns!
Impressionante como mesmo sabendo a maioria dessas informações porque eu gosto do assunto. E mesmo mesmo assim assisto o vídeo completo. Porque além de uma aula sobre vídeo e foto vc dá uma aula de elegância. Calma. Dicção. E oratória. Seus vídeos são Impressionantes e importantes
Sem palavras para agradecer o apoio Guto e Gael, grande abraço!
Ótimo video professor, não faz ideia do quanto isso esclareceu minhas dúvidas. Em nome de todos os aspirantes à fotografia, OBRIGADO!👍
Eu que te agradeço por assistir Gabriel, forte abraço e bom sábado!
Álvaro boa tarde! Eu mais amadora na fotografia, não sou profissional e suas explicações foram muito importantes para eu entender algumas coisas. Agradeço por demais e parabéns pelo seu canal! Sucesso para você!!!
Fico feliz que gostou do vídeo Regiane, obrigado por assistir, grande abraço!
Amador? Kkkkkkk! Você é ótimo, muito profissional em seus exclarecimetos. Continue ajudando a comunidade,vc é muito importante! Grato Álvaro...
Eu que te agradeço pelo apoio Antônio, abração!
Cara, em meio a tanta asneira que vemos aqui no YT, como você traz um baita conteúdo com embasamento. Excelente explicação, exemplos e didática. Muitíssimo obrigado por mais esse vídeo!
Eu que te agradeço por assistir e comentar Bruno, grande abraço!
Bastante didática a explicação sobre distância focal! Parabéns!
Cara, eu novamente, dos vídeos sobre fotografia e câmeras os seus vídeos são disparados os melhores. Vc é bem técnico e realmente ensina algo sem enrolação e de forma clara!
Muito obrigado meu amigo!
O melhor vídeo sobre "Cropada X Full Frame" que já asstí no youtbe. Parabéns Alvaro pelo seu profissionalismo, você é formidável.
Muito obrigado pelo apoio Alberto, grande abraço!
Muito bom!!! Obrigado!!! Já fiz várias comparações de densidade e tamanho de pixel, é lenda de fotografo, não faz diferença se comparado com sensores de mesma tecnologia. Os fotógrafos comparam sensores modernos 35mm cmos com sensores aps do tempo do ccd, ai surgem essas lentas. Eles nem sabem o que estão comparando com o que... Abraço!!
Obrigado por assistir e pelo comentário Douglas, grande abraço!
Excelente como sempre! Eu adicionaria um outro ponto: a tecnologia de edição e pós-processamento mudou radicalmente também e isso amplia ainda mais o potencial dos resultados com sensores "cropados", como a questão do ruído em baixa luz também. Hoje podemos chegar a um ruído menor através da edição mesmo com câmeras de processadores mais antigos, graças aos novos recursos do Lightroom, por exemplo.
Muito obrigado por assistir e pela dica meu amigo, abração!
Só deu vontade estar nesse clima do final do vídeo. Meu clima preferido. Muito top tudo que vc posta.
Muito obrigado meu amigo, bom sábado!
Em 19:30 você resumiu bem. Não tem totalmente como validar esse teste em todas as inúmeras variáveis envolvidas para além da mudança de crop.
Mesmo com 2 câmeras, elas teriam de ao menos ter tecnologias semelhantes de construção de sensor. Por exemplo a Sony tem criado sensores de pixels retroiluminados que otimizam a luz.
Os efeitos de moire e ruídos, até mesmo desfoque, só seriam perceptíveis na troca real do sensor físico.
Um teste que vc pode fazer é manter o mesmo enquadramento e área total com a troca do menu crop x full frame (Não deixar acontecer o "zoom" do crop). Talvez tenha faltado isso pra vc ver a mudança de desfoque real.
cara que esclarecedor, voçê fala objetivamente e claro com a luz do dia
Muito obrigado meu amigo, forte abraço!
Parabéns pelo vídeo, pela explicação e pelos detalhes mudando pra lá e pra cá para termos melhor entendimento, show!!!
Não sei se fiquei com dúvida na explicação do 5:58 , sobre o que falou ....... Está coreto ou viajei?!
Forte abraço
Olá amigo Álvaro parabéns pela riqueza de detalhes na comparação da crop VS Full Frame. Conteúdo formidável na maneira didática de vc passar. Abraço aqui de Salvador BA
Muito obrigado meu amigo Ailton, boa semana!
Excelente explicação, obrigado 👍
Amigo Álvaro, ja tive 5D, 6DmII, e hoje penso como vc, eh relevante, estou feliz com a 80d, 90d e minhas duas sl3, vídeos sem duvidas ficaram melhor, lentes mais em conta, mas preciso comprar uma full mirroeles já eh futuro pra mim... rsrsrs, concordo com seus pensamentos e não foi a full frame que mudou meu trabalho foi sim conhecimento... Abraços meu nobre amigo!!!
Opa, você está muito bem equipado meu amigo, grande abraço!
Que aula fantástica. Parabéns! Vc conseguiu simplificar assuntos complexos e fez uma junção perfeita de temas. Sempre aprendo muito por aqui. Obrigado!
Eu que agradeço o apoio e confiança Djair, abração!
Que aula. Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado Fernando, abração!
Excelente vídeo. Parabéns por falar sobre a distância focal não mudar independente do tamanho do sensor. Hoje vemos um monte de RUclipsrs falando um monte de besteiras na internet sem fundamento técnico algum. Uma lente 35 milímetros será a mesma 35MM , independente do tamanho do sensor. O que muda é o ângulo de visão.
Obrigado por assistir e pelo comentário meu amigo!
9:54 Exato! 👏🙏🏽 que maravilha é ver teus vídeos. Um abraço
Outro abraço meu amigo!
Amador o que Alvaro, você é profissional irmão, sou cinegrafista e digo que você é profissional, sabe muito!
Que nada Jonathas, eu aprendo de manhã e a tarde compartilho o meu conhecimento, mas muito obrigado mesmo pelo apoio meu amigo!
Parabéns pela didática e canteúdo do vídeo! explicou em detalhes de forma prática e objetiva temas complexos e ajudou a muitos!
Muito obrigado por assistir meu amigo!
No RUclips Studio, como eu faço para filtrar apenas os meus vídeos que não estão em uma playlist?
gostei do vídeo Alvaro, realmente a diferença está apenas na amplitude. Agora basta saber se a pessoa quer uma máquina pra focar em Paisagens ou Retrato com enquadramento. Sua sugestão Cropado pra "vlogs & vídeos" em ambientes internos faz total sentido.
Muito obrigado por assistir e comentar Humberto, grande abraço!
Excelente explicação, com ótimos exemplos! Parabéns! Sou leigo no assunto e considero esse vídeo uma aula!
Muito obrigado Wander, Feliz Ano Novo!
Eu virei seu Fã com esses vídeos mostrando na prática as coisas
Te amo
Muito obrigado Patrick, te amo também!
Atualmente estou com uma Canon T5, já comprei varios acessorios para usar com ela.... Estou fazendo o possível pra juntar dinheiro para comprar a Canon 90D... Mas tá difícil meu cartão não tem o limite de R$ 6500... E o valor que eu juntei foi R$ 2000... Estou procurando alguns freela pra bater a meta!
Você tem uma boa câmera meu amigo, se Deus quiser e ele quer, em breve você realizará todos os seus sonhos, estou torcendo por você, sucesso!
Caro Brisolla, muito grato pela extensiva e esclarecedora explicação.
Eu que te agradeço por assistir Alex!
Gostaria de saber se existe configuração na Alfa 7 para eliminar a vinheta provocada por lentes Sony cropadas., A mount usadas com adaptador. Com lentes Tamrom, está vinheta não aparece.
Tenho pouco espaço no meu "cenário", rsss. Eu faço videos para o canal com uma FF e 40mm. Preciso FF? Não, com uma cropada e 24mm daria tb, certo? Sim, daria, mas eu tinha uma cropada e 50mm, porém tinha que deixar a camera bem longe de mim e com o microfone com cabo esticado... quase caindo sempre a camera. rsss
Por questão de uma baita oportunidade, peguei um FF antiga com a lente 40mm. Ficou perfeito para o meu caso, mas se não aparecesse a oportunidade, compraria apenas a lente 24mm.
21:00 😂 eu tenho ela porque vi vários videos teus. E sou bem feliz até hoje. Só o peso me incomoda as vezes. Se lançarem a mesmas características porem menos pesadas compro de novo.
Muito obrigado pela confiança meu amigo, grande abraço!
Parabéns pela explanação prof. Alvaro. Sou Observador de Aves, as fotografias de aves num APSC (fator corte) é muito melhor.
Obrigado pelo comentário Getúlio, grande abraço!
Obrigado pelo conteúdo!!!
Gostaria de saber até aonde vale a pena pegar uma câmera selada. Gostaria de fotografar paisagens e moro em uma região extremamente úmida.
Obrigado pela aula. Agora sei um pouquinho mais 🙏
Eu que agradeço a confiança Marcos!
Um dos melhores vídeos em português sobre o assunto. Contudo, estou passando por alguns problemas e acho que uma FF me ajudaria muito. Comecei a fazer alguns eventos como aniversários com minha SL3 e vejo que ela não entrega uma imagem aceitável com ISO maior que 800. Preciso usar o flash em altas potências pra não subir o tanto o ISO. Já uma R6 que é FF me permite subir mais o ISO e ainda ter qualidade. Acho que esse é um diferencial muito importante. Vc concorda?
Nossa esse vídeo serve de utilidade pública, obrigado 🙏
Obrigado por assistir Binho, boa semana!
Vou ver esses video umas 20x, tem muito aprendizado com ele, obrigado por compartilhar todo esse conteúdo.
Quando voce vai lançar sua camera??? hahaha😅
Kkkk com certeza nunca meu amigo, abração!
Nossa Álvaro sensacional, eu sempre tive dúvidas sobre isso, parabéns carinha q Deus abençoe muito vc viu !!!
Que Deus te abençoe muito também meu amigo Marcilio!
Parabens novamente por seus videos. Eu trabalhei com 70, 80 e hj tenho 2 90D. Uso lentes claras, e boas, e os resultados sao muiito bons. Não tenho dificuldades com elas. Mesmo em ambientes mais escuras. Obrigado por seu empenho em nos trazer esses assuntos.
Eu que te agradeço o comentário Beto!
eu sou viciado em fotos tele, meu hobby e capturar o que está longe. Pra mim, sensor menor é vida.
Obrigado por assistir e comentar meu amigo!
eu acho que para mim uma camera Full frame tipo a A7IIi a vantagem dela é de quando usar fator cropado temos um zoom a mais na lente, e geralmente uma camera full frame temos melhor qualidade em relação a luz baixa, em ambientes favoráveis como esse, não vemos a diferença, assim como gravamos em 4k temos a possibilidade do crop, por isso acho melhor full e 4k
Minha simples opinião
Muito obrigado pelo comentário meu amigo, grande abraço!
Álvaro, incrível o video e a riqueza de detalhes nos testes. Estou com uma RP e uma R7 e faz todo sentido, aqui me descobrindo onde e quando usar uma ou outra. O desafio sao os comandos e os menus. Abraçao e gratidao imensa. Se e quando vieres ao Brasil, tem aqui um lugar para você e familia.
Muito obrigado por assistir e pelo convite Rick, grande abraço!
A R7 segura bem o ISO? Pq a RP aguenta até uns 8000 de ISO de boa.
Parabéns pela qualidade e clareza das explicações mais uma vez. E te digo que mesmo em publicidade, não consegui ver diferença de qualidade
Muito obrigado Valdir, grande abraço!
Fala Álvaro, tudo bem? Gosto muito dos seus vídeos, sempre bem didáticos, parabéns! Nessa comparação do desfoque e qualidade entre os dois sensores, acredito que tenha gravado com a mesma câmera, só mudando o fator de corte. Como se trata do mesmo sensor, talvez só fique mais próximo do real, a parte do enquadramento. Na questão do desfoque, pelo que vi, deixou a câmera gravando sempre na mesma distância, nesse caso, o desfoque será sempre muito semelhante, porém, se for pra obter o mesmo enquadramento, usando a mesma lente e configurações, a full frame obrigatoriamente precisará estar mais próxima do assunto, com isso o desfoque de fundo será mais pronunciado. Grande abraço!!
Muito bom o vídeo. Parabéns! Porém acredito que esse comparativo ficaria mais interessante se fosse usado duas câmeras, cada uma com sensores distintos. Quando a câmera faz esse corte na imagem a perspectiva muda, mas as propriedades do sensor ainda são nativos de um ff.
Verdade Thiago, na próxima usarei sua dica , grande abraço!
Pera aí... Mas ele não usou duas Câmeras com sensores diferentes?
Sensacional 👏 eu tenho as 2 - uma excelente Sl2 e uma 5d mark Ill, a Sl2 por no chinelo a 5d , em video entao e covardia uma vez que o orocessador e um digig 7 e da 5 d , muito antiga hoje , nao yem dual pixel , e bem complicado filmar com ela . Nao obstsnte - mesmo assim concordando com absolutamente tudo , para meu olho , existe uma Textura nao sei explicar na 5D , principalmente quando em telas maiores . Nafa gritante , mas é para mim um efeito interessante e só. Eu gostei muito da citacao da PRODUÇÃO, sim iluminacao , extrair tudo de cada equipamento, e principalmente LENTES Prime , porque obvio lente do kit nao vale. Excelente Alvaro mais uma vez matou a pau ! PS - sem contar com a eficao e colorizacao, 👏👏👏
Muito obrigado pelo comentário Jean, você sabe que a SL2 é minha queridinha né?
@@Megapixelers Na verdade eu comprei ela por sua causa !!!! e não me arrependi , na epoca ( antes da fabrica de manaus fechar, pois ela era fabricada no Brasil , digo montada) paguei miseros 2.500,00 - é um avião - usando lentes Prime , que eu alugo sai de baixo...da um pau na minha 5D , facil facil... rsss
Nossa D+ sua explicação tirei uma dúvida imensa que tinha sobre a minha câmera.
Obrigado por assistir e comentar Ivison!
Tenho uma Fuji x S10 e um kit de lentes 1.4. Eu tinha uma Canon 6D e, de certa forma, tinha muito apego à FF. Estou com oportunidade de compra de uma R8 nos EUA mas a dúvida sobre fazer esse investimento era enorme! Depois do seu vídeo repensei e vi que não vale mesmo gastar essa grana.
Muito obrigado por assistir e comentar Jeanunes!
Olá, boa noite Álvaro. Excelente vídeo com sempre. O tema é complexo e iremos rever o vídeo varias vezes com certeza. Ótima aula Álvaro, você é excelente professor, orador, palestrante, apresentador e ancora do seu próprio canal. Obrigado. Tenho quase certeza que sua mãe tem formação em Letras ou Música.
Muito obrigado pelo apoio André, minha mãe foi vendedora a vida inteira, o que não deixa de ser uma arte né? Grande abraço!
Ainda tenho duas câmeras HasselBlad com um kit de lentes bem legal que vai da 40 a 150 mm e em muitos casos uso essas lentes da hasselblad com adaptadores nas digitais Canon - mesmo tendo que usar eles de forma totalmente mecânica e tendo um lentidão maior eu acabo ganhando muito em qualidade final de imagem tanto gdo faço fotos como em vídeo - como vc bem explicou isso é por conta de usar só o "miolo" ou parte central dessas lentes - como sempre vc foi bem claro em suas explicações - Parabéns pelo trabalho que vem fazendo ao longo do tempo trazendo muito conteúdo com qualidade -
Muito obrigado pelo comentário meu amigo, grade abraço!
Muito obrigado pelo vídeo muito elucidativo! Cara, parabéns pela sua forma de produzir e se comunicar, ganhou mais um inscrito!
Oba! Seja bem vindo Aelson e muito obrigado mesmo, bom sábado e forte abraço!
Excelente! Uma aula free que entrega muito mais que curso pago por ai. No meu caso, estava gravando com uma Canon 80D lente 10-18mm imóveis (dica sua @megapixelers) agora estou com uma sony a7iii com uma 16-35mm. Tenho a mesma área de visão, sem cortar nada, porém tenho maior nitidez devido ao maior processamento tecnológico das câmeras Sony. Enfim, só pra compartilhar minhas experiências de uso por aqui.
Parabéns pela evolução meu amigo, sucesso!
Excelente video. Parabéns por exemplificar de maneira tão amigável questões técnicas de ótica. Congrats !
Muito obrigado Antônio, grande abraço!
Adorei a sua explicação , muito clara e ilustrativa. Parabens!!!!
Muito obrigado Lilly!
Álvaro vc é topp...sem dúvida suas comparações são muito boas...
Muito obrigado pelo apoio meu amigo, forte abraço!
O sensor cropado é um contratempo para quem se filma sozinho devido à questão da distância entre a câmera e quem está se filmando, sobretudo no meu caso que prefiro a estética da 50tinha, aí tenho que me gravar com a câmera a uns 2 metros de distância, com um sensor fullframe a câmera ficaria mais próxima, mas não consigo pensar em outro contratempo para uma câmera cropada.
Sempre comprei lente 35mm pra sensor cropado pra ter distância focal (estética) equivalente a 50mm.
Obrigado por assistir e comentar Isaac, grande abraço!
Olá Álvaro!! Muito bom este seu vídeo!! Explicação muito clara e objetiva. Valeu!!!
Abraços de Michigan
Outro abraço André, bom sábado!
Esta dúvida tem me atormentado já que estava pensando em investir entre uma 90D ou uma 6D Mark iii e a diferença de valores é bem considerável...
Você acabou de me convencer a optar pela 90d...espero não me arrepender!
A 90D é minha câmera preferida Leander!
Perfeito Alvaro, duvido tambem, tenho as duas, cropada e full com adaptador e digo ainda que a imagem com a mesma lente nas duas a cropada é mais nitida do que a full com adaptador no meu caso a rp, bom demais o video amigo, vlw e obrigado, abraços
Obrigado pelo comentário meu amigo, bom sábado e grande abraço
Independente de qual seja o assunto, a forma como você fala o faz parecer simples demais.
Qualquer dia você vai ter que lançar um livro ensinando como preparar um roteiro pra fazer vídeos pra internet. Não conheço outro que consiga se expressar tão bem.
Obrigado por nos permitir ter acesso a esses seus conhecimentos.
Não diria um livro meu amigo, mas você me deu uma ótima sugestão para uma live ou um mesmo um vídeo, muito obrigado pelo apoio e confiança, abração!
Bahhhhhh Álvaro, tu sempre da uma aula irmão...sempre sensacional tua didática. Abraço.
Muito obrigado por assistir Douglas, muito frio aí no sul?
@@Megapixelers tivemos alguns dias com mínimas ao amanhecer em torno de 5° mas no momento está mais ameno. No interior do Estado já é um pouco mais frio, mas acredito que ainda assim não se compare por onde você anda aí irmão. Um grande abraço e muito obrigado pelos teus conteúdos. Embora eu seja só mais um entusiasta da fotografia, aprendo muito com teus vídeos.
Boa tarde meu querido brother Álvaro, sempre trazendo conteúdos extremamente relevantes. É um prazer e honra de poder assistir seus conteúdos, uma verdadeira aula. Um forte abraço na família e até o próximo vídeo.
Bom final de semana para você e a família meu amigo Lenio!
Oi Álvaro; concordo com quase tudo que vc falou, mas tive a impressão que o desfoque naquela foto que as folhas das árvores estavam atrás de vc, ficou um pouco diferente usando o sensor full frame. 🤔
falou tudo concordo as câmeras evoluiu, usa a a7iii Full frame ela me dá as duas opções Full frame e apsc...uso as duas e me entrega um ótimo resultado
Obrigado por assistir e comentar meu amigo!
Muito bom o conteúdo Alvaro!
Eu por exemplo faço astrofotografia então o full frame é imprescindível pois as vezes tenho que subir bastante meu iso.
Ja usei crop sensor como a sony A6400 e a diferença para minha atual A 7IV é muito grande!
Obrigado por assistir e comentar Felipe, grande abraço!
o que são esses pontos coloridos na imagem: ? 19:20
Hot pixels da minha canon R5 quando ela super aquece e está com ISO altos
@@Megapixelersvc n utiliza mais a Sony a7siii?
@@jaisondalabona5373 Uso muito Jailson!
ganhou um fã! + 1 inscrito,, top suas explicações.
Não achei a Full Frame visivelmente superior, e adorei o vídeo! Aprendi muito!!!
Com certeza vou seguir com as cropadas!
É pq o teste foi com boa luz
Boas explicações, Álvaro, e FF ou cropada é só uma questão do segmento de cada um.
Eu falaria, ainda, sobre o fator "ampliação". Uma FF faria sim a diferença para grandes ampliações.
Nas antigas (há mais de 20 anos) eu trabalhava com Pentax 6x7 (cromo) e a diferença entre o 35mm era gritante (para ampliações gigantes).
Cropado x FF (ainda) tem uma boa diferença para grandes ampliações.
Muito obrigado por assistir e pela sugestão Adair, farei em breve um novo vídeo com esse complemento, forte abraço!
Essas aulas que o ALVARO dá, são espectaculares.
Na minha humilde opinião, com base nas imagens desse video, não vi muita diferença nas imagens, em questão de qualidade, digo ate que por muitas vezes preferi a sensor CROP, mas essa é só minha opinião .
obrigado pela AULA ALVARO, ótimo video como sempre,
Muito obrigado Mari, Muh e filhas!
@@Megapixelers ♥️
Otima abordagem, como sempre video muito didatico e facil de assistir. Hoje eu tenho uma Canon RP e comprei ela pq queria experimentar um sensor Full Frame, acredito que a maioria tambem tenha esse desejo de ver com os proprios olhos. E sinceramente a minha proxima camera nao vai ser uma Full Frame, como vc bem disse, a tecnologia chegou a um ponto em que principalmente pra hobby a economia em uma apsc abre espaco para comprar lentes melhores. Nada a reclamar da RP, pretendo ficar com ela por um bom tempo, principalmente pelo preco que paguei por comprar usada..mas facilmente trocaria por uma R7 usada ou ate mesmo uma R10 usada se por algum motivo a RP parar de funcionar.
Muito obrigado por assistir e comentar meu amigo, parabéns pela sua RP, sucesso!
Então a lente 24 - 70 não é adequada para câmeras cropadas?
A diferença de qualidade entre fullframe e cropada está na objetiva usada e na ampliação para mídia impressa.
Uso uma Zeiss T* numa cropada e para web não ha necessidade de fullframe
Amado mestre 😊, você se assemelha a florada das cerejeiras do Japão, colorindo nossos olhos e as suas explicações, soam por sua voz com uma sinfonia. Quando eu tiver netos, vou colocar todos os seus vídeos para que eles cresçam doutrinados por sua profunda e especial inteligência 😊. No mais, digo ao povo, que deixem o LIKE caramba 😂😂😂😂😂😂😂😂😂.
Kkkk, ta inspirado hoje o meu amigo, por trás das brincadeiras sei que tem muito amor e respeito envolvido e saiba que a reciproca é verdadeira, bom sábado e grande abraço!
@@Megapixelers sou seu fã Bribri 🤣🤣🤣🤣🤣
Parabéns fato hoje de com a tecnologia,a diferença entre sensor Full frame e cropado no que diz respeito a luminosidade e qualidade é pouca . E não inclui resultado final.
Rapaz... como eu gosto do conteúdo de seu canal!
Parabéns, Álvaro!
Concordo com você. Talvez o full frame se justifique em casos específicos, mas para a maioria de nós, não me parece tão relevante. É mais ou menos o caso das lentes fixas e zoom.
Muito obrigado pelo apoio Sergio, grande abraço!
Muito legal o seu vídeo. Bem montado, bem feito. Como relato pessoal, eu migrei de uma cropada (7D) para uma full frame por três motivos: 1 - porque eu já precisava trocar, pela idade tecnológica da 7D. 2 - porque como meu objetivo é foto de paisagem, muitas vezes estou exposto á poeira e à água e portanto, era interessante que eu tivesse lentes seladas e da mesma maneira a câmera. 3 - porque me aventuro na astrofotografia e o sensor de área maior e com menos pixels entrega cada pixel de tamanho maior que um sensor cropado de mesma resolução e pixels maiores tendem a captar mais luz. Não fossem estes tópicos, eu talvez estivesse ainda com minha 7D ou ao menos atualizado-a com a mark II.
Obrigado por compartilhar suas razões com a gente Carlos, forte abraço!
Que aula foi essa produção
Obrigado por assistir Thiago, grande abraço!
os sensores melhoraram bastante. Mas era phoda ...na época da d750 vs uma D7500 ou outra...a diferença da qualidade da imagem era bem evidente no grão. Em especial ISO alto. Não que ficasse ruim na d7500 , mas da para ver a diferença. Nessas Mirrorless ....apesar da z6II que é a que eu tenho ter diferença para a z50 ....mas é outro papo. Linda a imagem da z50 tb.
Obrigado pelo comentário Rafael, grande abraço!
Adquiri a Canon R7, porém não me liguei no crop e peguei a lente 50mm... meu estúdio é pequeno 3,8m x 3,3metros... To meio que frustado cara, qual lente você aconselha eu pegar? Pra fazer fotos em estúdio, que eu consiga enquadrar meu assunto e o cenário....
Eu prefiro usar uma camera mais economica e investir mais em lentes e outros equipamento. Isso me gera nuito mais diversão pq aumenta o numero de recursos a serem desvendados. Pq no final o que vale é a diversão. Muito bom video, muito esclarecedor do assunto. Gostei. Parabéns e grande abraço.
Você está muito bem equipado meu amigo, forte abraço!
Talvez não seja assunto, mas em relação ao melhor celular pra gravar vídeos e uma câmera sl3 o que seria mais interessantes em porcentagem?
simplesmente do caralho ... eu vejo os videos do alvaro só pra melhorar o meu dialogo com os profissionais da area...
Obrigado pela confiança Chris, bom sábado!
@@Megapixelers agradeço eu pelo conteudo a linguagem e material do canal parabens mesmo alvaro ... comprei minha t5i pra gravar videos tocando cover na guitarra sempre gravava com webcam e quis dar um upgrade to aprendendo ainda ... alvaro vc tem algum video com magic lantern pensei em usalo pra gravar videos em full hd em raw o que acha ?
Muito bom e explicativo Álvaro
Muito obrigado Edson, abração!
Muito boa explicação! Obrigada pelo vídeo!
Eu que te agradeço por assistir Giselle, forte abraço!
Excelente explicação. Parabéns pelo vídeo.
Muito obrigado por assistir Telles!
Alvaro uma pergunta o q são esses pontos azuls e vermelhas nos videos eu yenho esse mesmo problema em iso elevado eu tenho medo de ser pixels mortos
É pixel morto
@megapixels
Quando foi pro ambiente de baixa luz, apareceram vários artefatos(pontos coloridos) o que houve?
Boa noite Alvaro... parabéns pelo vídeo... Muito bem explicado e super didático...
Só uma observação... impressão minha ou sua camera ta com um hot pixel??? Fica um ponto vermelho do lado direito da imagem... Abraço
Ta com hot pixel mas só aparece em ISOs altos e quando a câmera ta quente
@@Megapixelers menos mal então... Eu tive maior problema com a minha R6 mkii com dead pixel... a ponto da Canon trocar a camera... 🙏🏻🙏🏻
Excelente vídeo! Parabéns 👏👏👏👏👏👏
Muito obrigado Robson, grande abraço!
Muito legal! Didático demais!
Muito obrigado Fabinho, forte abraço!