Olá, vc sabe se é necessário manter a residência ativa durante todo o processo de nacionalidade? Pq vou dar entrada com residência válida, mas em breve vou me formar na Universidade e não terei mais vinculo. Nesse caso, corre o risco de quando for analisado e minha residência não for mais válida, ser negado? Muito obrigada pelo vídeo.
Olá, tudo bem? Sobre a dúvida, é explicado no vídeo que para fazer a solicitação, você reúne a documentação e manda por correspondência com aviso de receção, para a Conservatória do Registo Central de Lisboa.
Meu primeiro visto foi carimbado no passaporte, isso é considerado provisório, só valeu a data que continha no primeiro cartão emitido em Portugal, quase paguei adiantado 4 meses .
Olá, tudo bem? Para considerar o tempo de visto, para o pedido de nacionalidade portuguesa, tem que ser visto de residência. Então, uma vez que você tem um visto de residência, comprove o dia que você entrou em Portugal, é sim possível contar esse período do visto para fins de nacionalidade. A própria legislação fala sobre isso. Agora, se foi um visto de estada temporária ou um visto Schengen, que é de turismo, esses realmente não se consideram para aplicação, se considera mesmo a partir do momento que se obteve a primeira autorização. Nem sempre a autoridade aceita de primeira a aplicação do entendimento de que o visto conta, mas uma vez que você debata e apresente a legislação defendendo a situação, eles aceitam.
Olá Dra. Mayara, eu resido em Portugal há mais de 5 anos com cidadania Italiana, neste caso na como não tenho título de residencia apenas protocolar com o passaporte italiano é suficiente? e relativamente a declaração do tempo de residencia onde posso encontrá-la? Muito obrigada pela ateção
Olá, Natalia! Com a cidadania italiana você consegue ter o registo de certificado de cidadão da UE, o qual lhe garante 5 anos de residência legal, portanto, pode usar isso para demonstrar sua moradia, juntamente com os demais documentos. Se precisar de algum apoio, só chamar nos contatos da descrição do vídeo, será um prazer ajudar!
Olá, Gardênia! Tudo bem? Entra em contato conosco pelos dados na descrição do vídeo, para que possamos verificar o seu caso. Será um prazer poder ajudar nesse processo! 🙏🏻🥰
Sempre ótimos vídeos! Faz também sobre nacionalidade para ascendente de português originário (imigrantes pais de portugueses). Quase não se encontra vídeos sobre esse tema, principalmente vídeos recentes. Esse tipo de nacionalidade pode ser feito o pedido em qualquer conservatória ou apenas nos registros centrais?
Fico feliz que esteja gostando dos vídeos, Bruno! Pode deixar, anotado! Sobre a dúvida, somente no registo central mesmo que pode ser feito 🙏🏻 algumas conservatórias a parte podem receber e encaminhar para a conservatória de registos centrais, mas seu processo acaba levando um pouco mais de tempo enquanto aguarda eles remeterem, o que não vale a pena, pois pode enviar direto a eles.
@@user-nz7yq9qx2b Olá! Já tem alguns anos que a Conservatória exige que a certidão de nascimento seja em inteiro teor por cópia repográfica, só a cópia simples não é o suficiente. Pode ser que na sua vez, o conservador aceite, mas, de fato, eles são bem criteriosos com relação ao modelo da certidão.
Tenho uma dúvida , o atestado criminal ele pode ser aquele gerado no site da polícia federal ? Tem que fazer o apostilamento de Haia ? A certidão pode ser com validade de quanto tempo ?
Olá, Norberto! Tudo bem? Para a nacionalidade portuguesa, precisa ser o registro criminal nacional, gerado no site do gov, e com apostila de Haia, devendo estar dentro da validade dos 90 dias quando chegar à Conservatória.
Olá, Karla! Tem que sempre apresentar a de nascimento, caso tenha alterado o nome ao casar, então precisa também apresentar a de casamento. Lembrando que quando casa no consulado precisa registrar o casamento no cartório do Brasil. Caso precise de algum apoio, basta chamar nos dados da descrição do vídeo!
Boa tarde Mayara, vou enviar email para a Aima solicitando a declaração por tempo de residência. Nesse caso quais dados devo mencionar no email, meu nome completo Nif e Niss? Ou só o nome completo basta. Tenho 3 anos de residência entre 2010/2013, e em abril completa 2 de CPLP...posso dar a entrada na nacionalidade em abril? Seguidora nova por aqui...ótimo conteúdo 🤗🌹
Regina, para requerer a contagem de tempo, alguns documentos tem que ser enviados e fazer o preenchimento de um formulário, nesse sentido, nós prestamos esse serviço. Ressaltamos que, seria muito importante você buscar resolver essa situação o quanto antes, de repente, nem que seja protocolando o processo de nacionalidade sem a contagem e enviando essa contagem depois por correspondência, justamente porque a AIMA considera até mesmo os meses. Como 2010 foi exatamente há 15 anos atrás, a cada dia que passa, é um dia a menos da autorização que você teve lá em 2010. Precisa verificar se você já tem exatamente os 5 anos, incluindo cada mês, para já requerer a nacionalidade e não perder mais tempo. Caso tenha interesse, é só chamar nos nossos canais de comunicação na descrição do vídeo, será um prazer ajudar!
Olá! Obrigado pelo vídeo! Fiquei em dúvida aqui: eu tenho residência de 5 anos (familiar cidadão UE), não necessariamente preciso renovar minha residência ou solicitar residência permanente. Posso dar entrada no dia posterior que vence minha residência, por exemplo? Outra questão: no site da justiça gov pt, na relação dos documentos, não estão relacionados passaporte nem título de residência, apenas certidão de nascimento
Olá, Jean. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Não é possível pedir a nacionalidade portuguesa por tempo de residência, sem ter um título de residência dentro da validade. No momento que nós vamos protocolar, no próprio sistema do IRN, se é informada uma validade de um documento que já venceu, o sistema não permite a continuidade do pedido. O portal do governo (gov.pt), que traz a informação sobre os documentos, é desatualizado, até poucos meses atrás, dizia que o mínimo de residência legal era de 6 anos, sendo que a alteração aconteceu em 2022. Então, se pararmos para olhar como era há, mais ou menos, dois anos atrás, realmente, não era necessário ter um título de residência válido para poder protocolar o pedido de nacionalidade por tempo de residência, mas, a Conservatória passou a exigir já tem algum tempo e não permite o protocolo sem o título está dentro da validade. Salientando que, tendo um protocolo de nacionalidade não significa que você pode continuar residindo em Portugal sem título de residência, por isso, quando protocolar seu pedido de nacionalidade, ainda assim, precisará renovar seu documento para continuar residindo no país. Já que, o processo de nacionalidade por tempo de residência demora de 2 a 3 anos atualmente. Durante esse período, se quiser permanecer em Portugal, tem que ter a autorização de residência. Depois que tiver protocolado o pedido de nacionalidade, aí sim poderá ficar sem a sua autorização válida, até ir embora de Portugal, porque já terá cumprido os critérios para a solicitação. Se precisar de algum apoio, estamos à disposição, é só entrar em contato com os dados na descrição do vídeo!
Dra Mayara, uma dúvida sobre os documentos necessários a Dra fala que precisa da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, quem casou e mudou o sobrenome, precisa também da certidão de casamento inteiro teor por cópia reprográfica, para sair nome corretamente? Obrigada pelo conteúdo, traz muita luz para nós!
Olá! Um dos requisitos do pedido de nacionalidade por tempo de residência é já ter 18 anos. Então, sendo assim, para a menor de 18 não é possível solicitar. Mas um dos pais, tendo essa nacionalidade, pode sim transmitir para o filho menor, depois de concedida.
Olá. Constatei que existe um erro na assinatura da minha nha mãe na minha certidão. Erro apenas na assinatura, o "corpo" do documento está com os nomes corretos. Achas que Vai ter impacto na análise?
O meu solicitador não falou nada a respeito de ter de ser reprografica a cópia, fiz com a inteiro teor digitada... Estou no ponto 3 do meu processo (para decisão). Ainda corro risco de cair em exigência?
Olá! Sim, pode acabar caindo em exigência. A troca da inteiro teor digitada para a inteiro teor por cópia reprográfica foi implementada porque estavam acontecendo muitas fraudes nos documentos. Assim, a forma de evitar fraudes é exigindo a cópia do livro ou o original, o que elimina o risco de fraude. De fato, a conservatória já exige isso há anos. Pode ser que você tenha sorte e o seu processo não caia em exigência, mas é possível que caia, sim.
APRENDENDO SEMPRE COM OS TEUS CONTEÚDOS, FORÇA MAYARA. 😍
Muito obrigada, Francisco! 🙏🏻💪🏻
Excelente vídeo!
Muito obrigado!
Muito obrigado pelo feedback, Renato! Fico feliz que tenha gostado 😊
Parabéns pelo conteúdo, direto e reto.
Obrigada, Paulo! Fico feliz que tenha gostado😊
Olá, vc sabe se é necessário manter a residência ativa durante todo o processo de nacionalidade? Pq vou dar entrada com residência válida, mas em breve vou me formar na Universidade e não terei mais vinculo. Nesse caso, corre o risco de quando for analisado e minha residência não for mais válida, ser negado? Muito obrigada pelo vídeo.
Manda com o que mesmo em 2:02 ? ficou estranho por que parece que você havia explicado sobre isso, mas apagou essa parte do video... ficou estranho.
Olá, tudo bem? Sobre a dúvida, é explicado no vídeo que para fazer a solicitação, você reúne a documentação e manda por correspondência com aviso de receção, para a Conservatória do Registo Central de Lisboa.
Meu primeiro visto foi carimbado no passaporte, isso é considerado provisório, só valeu a data que continha no primeiro cartão emitido em Portugal, quase paguei adiantado 4 meses .
Olá, tudo bem? Para considerar o tempo de visto, para o pedido de nacionalidade portuguesa, tem que ser visto de residência. Então, uma vez que você tem um visto de residência, comprove o dia que você entrou em Portugal, é sim possível contar esse período do visto para fins de nacionalidade. A própria legislação fala sobre isso. Agora, se foi um visto de estada temporária ou um visto Schengen, que é de turismo, esses realmente não se consideram para aplicação, se considera mesmo a partir do momento que se obteve a primeira autorização.
Nem sempre a autoridade aceita de primeira a aplicação do entendimento de que o visto conta, mas uma vez que você debata e apresente a legislação defendendo a situação, eles aceitam.
Ótimo vídeo, parabéns e obrigado pelas informações...
Sobre a certidão em 5:26, posso usar a certidão de casamento ao invés da certidão de nascimento?
Olá! Muito obrigada 🥰 Não, precisa mesmo ser a certidão de nascimento! Se tiver alterado o nome ao casar, então precisará usar as duas!
Perco a nacionalidade brasileira se eu pedir esta nacionalidade portuguesa por tempo?
Olá Dra. Mayara, eu resido em Portugal há mais de 5 anos com cidadania Italiana, neste caso na como não tenho título de residencia apenas protocolar com o passaporte italiano é suficiente? e relativamente a declaração do tempo de residencia onde posso encontrá-la? Muito obrigada pela ateção
Olá, Natalia! Com a cidadania italiana você consegue ter o registo de certificado de cidadão da UE, o qual lhe garante 5 anos de residência legal, portanto, pode usar isso para demonstrar sua moradia, juntamente com os demais documentos. Se precisar de algum apoio, só chamar nos contatos da descrição do vídeo, será um prazer ajudar!
Bom dia! Dr.Mayara como posso fazer para que vc possa protocolar?
Olá, Gardênia! Tudo bem? Entra em contato conosco pelos dados na descrição do vídeo, para que possamos verificar o seu caso. Será um prazer poder ajudar nesse processo! 🙏🏻🥰
Sempre ótimos vídeos! Faz também sobre nacionalidade para ascendente de português originário (imigrantes pais de portugueses). Quase não se encontra vídeos sobre esse tema, principalmente vídeos recentes.
Esse tipo de nacionalidade pode ser feito o pedido em qualquer conservatória ou apenas nos registros centrais?
Fico feliz que esteja gostando dos vídeos, Bruno! Pode deixar, anotado! Sobre a dúvida, somente no registo central mesmo que pode ser feito 🙏🏻 algumas conservatórias a parte podem receber e encaminhar para a conservatória de registos centrais, mas seu processo acaba levando um pouco mais de tempo enquanto aguarda eles remeterem, o que não vale a pena, pois pode enviar direto a eles.
Boa tarde ! Quero saber se a certidão normal apostilada serve para pedir
@@user-nz7yq9qx2b Olá! Já tem alguns anos que a Conservatória exige que a certidão de nascimento seja em inteiro teor por cópia repográfica, só a cópia simples não é o suficiente. Pode ser que na sua vez, o conservador aceite, mas, de fato, eles são bem criteriosos com relação ao modelo da certidão.
Tenho uma dúvida , o atestado criminal ele pode ser aquele gerado no site da polícia federal ? Tem que fazer o apostilamento de Haia ? A certidão pode ser com validade de quanto tempo ?
Olá, Norberto! Tudo bem? Para a nacionalidade portuguesa, precisa ser o registro criminal nacional, gerado no site do gov, e com apostila de Haia, devendo estar dentro da validade dos 90 dias quando chegar à Conservatória.
E para quem é casada a certidão tem que ser de casamento ou de nascimento?
Me casei no consulado brasileiro em Lisboa .
Olá, Karla! Tem que sempre apresentar a de nascimento, caso tenha alterado o nome ao casar, então precisa também apresentar a de casamento. Lembrando que quando casa no consulado precisa registrar o casamento no cartório do Brasil. Caso precise de algum apoio, basta chamar nos dados da descrição do vídeo!
Olá bom dia Mayara,tudo bem?? A fotocópias de passaporte e residência tem de ser autenticada?? Obrigada
Olá, Valquiria! Não precisa, basta a cópia simples.
Boa tarde Mayara, vou enviar email para a Aima solicitando a declaração por tempo de residência. Nesse caso quais dados devo mencionar no email, meu nome completo Nif e Niss? Ou só o nome completo basta. Tenho 3 anos de residência entre 2010/2013, e em abril completa 2 de CPLP...posso dar a entrada na nacionalidade em abril? Seguidora nova por aqui...ótimo conteúdo 🤗🌹
Regina, para requerer a contagem de tempo, alguns documentos tem que ser enviados e fazer o preenchimento de um formulário, nesse sentido, nós prestamos esse serviço. Ressaltamos que, seria muito importante você buscar resolver essa situação o quanto antes, de repente, nem que seja protocolando o processo de nacionalidade sem a contagem e enviando essa contagem depois por correspondência, justamente porque a AIMA considera até mesmo os meses. Como 2010 foi exatamente há 15 anos atrás, a cada dia que passa, é um dia a menos da autorização que você teve lá em 2010. Precisa verificar se você já tem exatamente os 5 anos, incluindo cada mês, para já requerer a nacionalidade e não perder mais tempo. Caso tenha interesse, é só chamar nos nossos canais de comunicação na descrição do vídeo, será um prazer ajudar!
Olá! Obrigado pelo vídeo! Fiquei em dúvida aqui: eu tenho residência de 5 anos (familiar cidadão UE), não necessariamente preciso renovar minha residência ou solicitar residência permanente. Posso dar entrada no dia posterior que vence minha residência, por exemplo?
Outra questão: no site da justiça gov pt, na relação dos documentos, não estão relacionados passaporte nem título de residência, apenas certidão de nascimento
Olá, Jean. Fico feliz que tenha gostado do vídeo! Não é possível pedir a nacionalidade portuguesa por tempo de residência, sem ter um título de residência dentro da validade. No momento que nós vamos protocolar, no próprio sistema do IRN, se é informada uma validade de um documento que já venceu, o sistema não permite a continuidade do pedido. O portal do governo (gov.pt), que traz a informação sobre os documentos, é desatualizado, até poucos meses atrás, dizia que o mínimo de residência legal era de 6 anos, sendo que a alteração aconteceu em 2022.
Então, se pararmos para olhar como era há, mais ou menos, dois anos atrás, realmente, não era necessário ter um título de residência válido para poder protocolar o pedido de nacionalidade por tempo de residência, mas, a Conservatória passou a exigir já tem algum tempo e não permite o protocolo sem o título está dentro da validade.
Salientando que, tendo um protocolo de nacionalidade não significa que você pode continuar residindo em Portugal sem título de residência, por isso, quando protocolar seu pedido de nacionalidade, ainda assim, precisará renovar seu documento para continuar residindo no país. Já que, o processo de nacionalidade por tempo de residência demora de 2 a 3 anos atualmente. Durante esse período, se quiser permanecer em Portugal, tem que ter a autorização de residência.
Depois que tiver protocolado o pedido de nacionalidade, aí sim poderá ficar sem a sua autorização válida, até ir embora de Portugal, porque já terá cumprido os critérios para a solicitação. Se precisar de algum apoio, estamos à disposição, é só entrar em contato com os dados na descrição do vídeo!
Ola para qual conservatória posso enviar vivo no algarve. Qual endereço enviar por gentilieza.
Olá, Dhenyse! Você poderia explicar um pouco melhor a sua dúvida, por favor?
Dra Mayara, uma dúvida sobre os documentos necessários a Dra fala que precisa da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica, quem casou e mudou o sobrenome, precisa também da certidão de casamento inteiro teor por cópia reprográfica, para sair nome corretamente? Obrigada pelo conteúdo, traz muita luz para nós!
Sim, Vidiane. Sempre recomendamos apresentar, junto com a certidão de nascimento, a de casamento, quando há mudança de nome 🙏🏻
Boa tarde! Pode ser pedido para os menores tbm, ou só depois que sair o do adulto?
Olá! Um dos requisitos do pedido de nacionalidade por tempo de residência é já ter 18 anos. Então, sendo assim, para a menor de 18 não é possível solicitar. Mas um dos pais, tendo essa nacionalidade, pode sim transmitir para o filho menor, depois de concedida.
@portugalcommayara obrigada!
Imagina 😊
Mas após obter a nacionalidade, os pais podem transmitir aos filhos menores?
Obrigada.
Sim, Thais. É possível os pais transmitirem para os filhos menores depois da concessão da nacionalidade.
Olá, uma questão a certidão de nascimento em inteiro teor apostilada em Haia, precisa ter validade de 6 meses?
Olá, Anne. Para a nacionalidade portuguesa, se exige que a certidão tenha sido emitida há, no máximo, 6 meses.
Olá.
Constatei que existe um erro na assinatura da minha nha mãe na minha certidão. Erro apenas na assinatura, o "corpo" do documento está com os nomes corretos.
Achas que Vai ter impacto na análise?
Olá, Tom. Não é algo comum o conservador prestar atenção na assinatura, acreditamos que não terá nenhum problema quanto a isso no seu pedido 🙌🏻
@portugalcommayara Obrigada
O meu solicitador não falou nada a respeito de ter de ser reprografica a cópia, fiz com a inteiro teor digitada... Estou no ponto 3 do meu processo (para decisão). Ainda corro risco de cair em exigência?
Olá! Sim, pode acabar caindo em exigência. A troca da inteiro teor digitada para a inteiro teor por cópia reprográfica foi implementada porque estavam acontecendo muitas fraudes nos documentos. Assim, a forma de evitar fraudes é exigindo a cópia do livro ou o original, o que elimina o risco de fraude. De fato, a conservatória já exige isso há anos. Pode ser que você tenha sorte e o seu processo não caia em exigência, mas é possível que caia, sim.
Quanto tempo após dar a entrada no processo durou até e chegar a parte 3?